ROTEIRO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL. Submarino

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ROTEIRO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL. Submarino"

Transcrição

1 Submarino Demonstração do princípio de funcionamento de um submarino, ilustrando o Princípio de Arquimedes. Copo de água; Garrafa de plástico transparente com água; Tampa de caneta sem furo na ponta; Massa de modelar. 1. Faça uma bola de massa de modelar; 2. Prenda a bola de massa de modelar na parte de baixo da tampa; 3. Para saber se a tampa da caneta está correta, coloque-a dentro do copo de água (a tampa deverá ficar flutuando na posição vertical; se for preciso, tire ou coloque mais massa de modelar); 4. Coloque a tampa dentro da garrafa com água; 5. Tampe a garrafa. O submarino está flutuando, mas se você apertar a garrafa, o submarino desce. A. Por que tal movimento acontece ao apertar a garrafa? B. Tente imaginar a relação entre o funcionamento do seu submarino com tampa de caneta e um submarino real.

2 Condução de calor Verificar o processo de propagação do calor por condução. Barra de metal (pode ser, faca ou colher totalmente metálica); Velas (precisa-se também de fósforos ou isqueiro); Percevejos ou clipes de metal; Prendedor de roupas. 1. Com a cera da própria da vela prenda os percevejos ou clipes na barra de metal mantendo distantes igualmente um do outro a partir de uma extremidade da barra; 2. Coloque a vela na vertical fixando-a em uma superfície e ascenda-a; 3. Com o auxílio do prendedor de roupas segure a barra de metal na extremidade oposta; 4. Segure a barra de metal com os percevejos ou clipes virados para baixo e aproxime uma de suas extremidades da chama da vela. Aguarde a chama da vela aquecer toda a barra de metal observando como isso acontece a partir do comportamento dos percevejos ou clipes. A. O que aconteceu com os percevejos ou clipes? Como e por que o acontecimento ocorreu da maneira observada? B. Pense se existem outras maneiras de propagação do calor.

3 Pressão Demonstrar um fenômeno relacionado à diferença de pressão. Vela (precisa-se também de fósforos ou isqueiro); Prato com água (pode ser adicionado corante na água para um melhor efeito visual); Copo de vidro transparente (Obs.: precisa ser mais alto que a vela). 1. Cole a vela no prato com um pouco de cera derretida; 2. Coloque aproximadamente 2 cm de altura de água no interior do prato; 3. Ascenda a vela; 4. Com o copo de vidro com a boca para baixo cubra a vela e aguarde. Observe que depois de certo tempo a vela começa a apagar e parte da água que estava no prato começa a entrar no copo de vidro. A. Por que a água sobe no copo à medida que a vela se apaga? B. Procure pensar na diferença de pressão que existirá entre o interior e o exterior do copo.

4 Demonstrar os princípios da leis de Newton. Balão e disco voador Um cd usado; Balões; Tampa de garrafa pet; Cola Super Bonder; Fita adesiva; Barbante; Canudinhos. 1. Pegue a tampa de garrafa pet e faça um pequeno orifício no seu centro, depois cole-a no meio do cd usado, coincidindo os orifícios; 2. Encha um balão e segurando firmemente para o ar não sair prenda-o na tampa de garrafa pet com a fita adesiva. 3. Deixando o ar escapar lentamente, forma-se entre o cd e a superfície na qual ele se apoia um colchão de ar. Em virtude disso o bloco poderá deslizar sobre a superfície praticamente sem atrito. 4. Com o balão cheio de ar, dê um pequeno impulso no bloco e observe o seu movimento sobre uma superfície horizontal. 5. Para fazer o balão voador, inicie passando o barbante por um pedaço de canudinho de aprox. 5 cm; 6. Com o auxílio de dois colegas estique o barbante que possui o canudinho; 7. Encha um balão e sem deixar o ar escapar prenda-o no canudinho que está no barbante com a fita adesiva; 8. Continuando uma boa extensão de barbante esticado, largue o balão e observe o que acontece. De acordo com cada uma da leis de Newton, verifique a demonstração de cada uma delas. A. Descreva cada episódio correspondente a cada uma das leis de Newton.

5 Primeira Lei de Newton Princípio da Inércia Segunda Lei de Newton Princípio Fundamental da Dinâmica Primeira Lei de Newton Princípio da Ação e da Reação

6 Disco de Newton Comprovar que a luz branca é uma mistura de várias cores. Folha de desenho; Lápis de cor; Régua e compasso; Barbante. 1. Desenhe um círculo com o máximo de diâmetro possível na folha de desenho; 2. Divida esse círculo em sete partes a partir de seu ponto central; 3. Pinte cada parte dividida com a seguinte ordem de cores: vermelho, laranja, amarelo verde, azul, anil e violeta; 4. Recorte o círculo; 5. Faça dois furos, com aprox. 1 cm de distância do centro do círculo cada, numa mesma linha entre as divisões feitas; 6. Passe o barbante pelos furos e amarre as pontas de forma a deixar uma alça de cada lado do disco. Segurando pelas alças, uma de cada lado do disco, peça para um colega enrolar os fios, arrodeando o máximo possível o disco. Depois, mantendo o barbante enrolado esticado, solte o disco de Newton e observe o lado do círculo pintado. A. O que se percebe ao observar as cores no disco de Newton girando? B. Como você pensa que tal fenômeno acontece?

7 Associação de espelhos Demonstrar a determinação do número de imagens formadas em uma associação de espelhos planos. Dois espelhos planos; Transferidor; Régua; Folha de ofício; Objeto qualquer. 1. Posicione, com o auxílio do transferidor, os dois espelhos com um ângulo de 90 entre eles; 2. Coloque um objeto qualquer em meio aos dois espelhos; 3. Observe o número de imagens formadas nos espelhos; 4. Repita os procedimentos anteriores para os ângulos 60, 45 e 30. Observe e anote a quantidade de imagens formadas em cada um dos casos propostos acima. A. Verifique a coerência da equação: n = 360 θ 1, ou seja, o número de imagens formadas será igual ao ângulo máximo de 360º dividido pelo ângulo entre os espelhos retirando-se o objeto.

8 Demonstrar a propagação do som em sólidos. Uma colher totalmente de metal; Cordão. Propagação do som 1. Suspenda a colher de metal com o cordão deixando-o longo em ambos os lados; 2. Coloque cuidadosamente as extremidades do cordão em suas orelhas, mantendo-as nessa posição com seus dedos. 3. Curvando-se para frente, deixe a colher colidir várias vezes contra um obstáculo rígido, como uma parede ou uma mesa. 4. Repita a experiência sem colocar o cordão em suas orelhas. Ouça com atenção o som emitido pelas colisões da colher no obstáculo rígido em ambos os casos. A. Procure uma explicação para a diferença percebida no som ouvido com o cordão e sem ele.

9 Espectroscópio Analisar as cores do espectro da luz emitida por uma fonte qualquer. Um cd usado; Dois rolos da parte de dentro do papel higiênico; Fita adesiva preta ou isolante; Tesoura. 1. Retire, com cuidado, a cobertura metálica do cd usado; 2. Junte os rolos de papelão e revista-os com a fita adesiva preta ou isolante; 3. Cubra uma das extremidades do tubo formado com a própria fita adesiva deixando apenas uma fenda muito estreita para a entrada da luz; 4. Na outra extremidade do tubo formado coloque uma parte do cd preparado prendendo-o com fita adesiva, de forma as trilhas do cd fiquem na mesma orientação da fenda. Visualize, pela extremidade que foi colocado o cd, o espectro formado por diversos tipos de luz. Sugerimos que analise o espectro de uma lâmpada incandescente, de uma lâmpada fluorescente e de lâmpadas de vapor de mercúrio e de vapor de sódio, usadas na iluminação pública. Procure observar somente a luz pretendida, portanto, deixe o local iluminado somente com ela. A. A partir do experimento realizado, tente explicar o funcionamento do espectroscópio?

10 Volume de bexigas Estudar o comportamento o volume de duas bexigas quando colocadas em contato, uma delas com volume inicial bastante maior do que a outra. Duas bexigas iguais; Um tubo ou pedaço de mangueira de aproximadamente 10cm; Elásticos. 1. Assoprando, encha bem a primeira bexiga e a insira numa das extremidades da mangueira. Com o elástico ou com o dedo, tampe firmemente a extremidade da mangueira para que o ar da bexiga não escape. 2. Encha bem pouco a segunda bexiga. Seu tamanho enchido deve ser menos da metade da primeira. Coloque-a na outra extremidade da mangueira também segurando firmemente com o dedo ou com um elástico para que o ar não escape. 3. Libere as aberturas das mangueiras e observe o que ocorre com as bexigas. Debata com seus colegas o que foi observado e explique o que aconteceu no experimento. Repitao algumas vezes com novas bexigas se desejar observar melhor o ocorrido. A. Como vocês avaliam as hipóteses iniciais diante do observado?

11 Mini câmera fotográfica - pinhole Objetivos: Entender a física por trás de uma máquina fotográfica. Estimular o poder de observação e despertar a visão crítica nos diversos tipos de fotografias. Construir uma máquina pinhole. 1 lata de alumínio; 1 tesoura; 1 caixa de fósforos pequena (de pelo menos 37 mm de altura); Fita adesiva; Fita isolante preta; 1 régua; 1 canetinha preta; 1 estilete; 1 agulha ou alfinete; Papelão ou papel-cartão; 1 filme fotográfico 35 mm; 1 cilindro vazio de filme 35 mm. 1. Recorte o fundo de gaveta da caixa de fósforos. Essa será a moldura de sua foto. Se você fizer um corte retangular, a foto será retangular com a proporção muito próxima do tamanho padrão de revelação 10cm x 15cm. Mas você pode fazer outros formatos. Se fizer um círculo, o filme será sensibilizado pela luz somente nessa parte circular, e sua foto terá esse formato. Tenha muito cuidado ao manusear o estilete ou a tesoura para não se cortar enquanto recorta a gaveta. 2. Recorte bem no centro da caixa de fósforos (parte externa) um quadrado de 0,6cm x 0,6cm. 3. Pinte com canetinha preta todo o interior da gaveta e da caixa de fósforos. Agora reflita: qual é o objetivo dessa etapa? 4. Recorte um quadrado de 2cm x 2cm da lata e alumínio e, no centro desse quadrado, faça um furo com a agulha ou o alfinete. Quanto menor o furo, melhor, por isso não force toda a agulha pela lata. É por esse furo que entrará a luz na máquina fotográfica. 5. Com fita isolante, prenda o quadrado de alumínio na caixa de fósforos. O buraco feito com a agulha deve estar posicionado bem no centro do recorte de 0,6cm x 0,6cm que você fez antes. 6. Recorte o pedaço de papelão em formato de U e prenda-o com fita isolante em volta do alumínio que você acabou de fixar, procurando deixar sempre o furo centralizado. Recorte outro pedaço de papelão que se encaixe no U anterior, de maneira que você possa fechar a entrada de luz de sua máquina. Esse é o diafragma de sua máquina. Ao abri-lo, você

12 permitirá a entrada de luz que sensibilizará o filme. De preferência pinte também o diafragma de preto ou envolva com a fita isolante, mas cuidado com a espessura, pois ele precisa deslizar para cima e para baixo para permitir ou bloquear a entrada de luz. 7. Corte a ponta do filme novo, que vem vincada. 8. Coloque a gaveta com o corte da moldura mais próxima da parte de trás (que não tem furo) da caixa de fósforos. Passe o filme, com a parte mais marrom voltada para o furo, entre a moldura e a parte de trás da caixa. Cole com fita adesiva transparente o filme novo no pedaço do negativo que restou no cilindro vazio. 9. Deixe os cilindros o mais próximo possível da caixa de fósforos e sele contra a luz qualquer abertura da câmera. Para isso, passe a fita isolante por toda a extremidade entre o filme e a caixa. 10. Para rodar o filme, pegue i anel da latinha e alumínio, amasse-o e encaixe-o no cilindro vazio. Cada volta completa do cilindro, corresponde, aproximadamente, a uma pose do filme. 11. Recorte mais um pedaço do papelão para encaixar na parte de baixo do cilindro com filme. Prenda depois com fita isolante. Isso servirá para o filme não voltar para dentro da bobina conforme for tirando fotografias com sua câmera. 12. Agora é só testar sua máquina. Posicione-a num lugar estável e abra o diafragma. O tempo de exposição do filme depende da abertura que você fez com a agulha, mas alguns tempos para você se basear no início são os seguintes: Fotos externas em dias com Sol: q a 10 s; Fotos externas em dias nublados: 10 a 30 s; Fotos noturnas ou em ambientes internos: mais de 30 s até 10 min ou mais, dependendo da iluminação. No primeiro filme pode ser interessante você bater várias vezes a mesma foto com tempos de exposição diferentes, a fim de conhecer melhor sua máquina. Neste caso, faça anotações com os tempos precisos das fotos e as condições locais de luz. Depois, leve seu filme para revelar em alguma loja do ramo e divirta-se com sua nova câmera. A. Agora você já conta com uma máquina fotográfica feita com uma simples caixa de fósforos, compreender o seu funcionamento pode fazer com que as suas fotos fiquem muito melhores. Para isso, pesquise sobre a câmara escura. Como ela se relaciona com a câmera que você acabou de construir?

13 Ponto cego Verificação da existência do ponto cego na junção do nervo óptico coma retina. Cartolina branca; Uma caneta. 1. Desenhe, numa cartolina branca, um xis e um círculo bem afastados um do outro, como mostra a figura a seguir. 2. Mantenha a folha a aproximadamente 30 cm dos olhos, feche o olho direto e fixe seu olhar no X. Aproxime a cartolina do rosto e repare que o círculo desaparece em determinado momento. É nesse ponto que a imagem se forma no ponto cego. Se você continuar esse procedimento, o círculo reaparecerá. Repita a segunda etapa, mas desta vez feche o olho esquerdo, fixe a visão no círculo e espere o X desaparecer. A. Se nos dois casos há momentos em que os olhos deixam de enxergar um objeto, há sempre pontos ocultos naquilo que vemos?

14 Cabo de guerra eletrostático Demonstrar a eletrização entre os corpos. Para isso, vamos realizar uma disputa por uma lata de refrigerante vazia, em que cada adversário tentará atraí-la para o seu lado utilizando balões de festa eletrizados. Dois balões de festa de cores diferentes, apenas para diferenciar os adversários; Dois panos secos de lã ou de algodão, um para cada oponente; Uma lata de refrigerante vazia; Fita adesiva colorida. 1. Procure uma superfície bem lisa e plana, como o tampo de uma mesa. Superfícies irregulares não permitem que a lata gire livremente; 2. Marque com fita adesiva o ponto de partida, onde a lata de refrigerante ficará inicialmente; 3. Coloque um pano de cada lado do campo. Agora, cada adversário deve, ao mesmo tempo, atritar seu balão com o pano; 4. A disputa inicia quando cada adversário para de atritar seu balão e o aproxima da lata. Se um dos adversários deixar o balão tocar a lata será desclassificado. 5. Vence o jogo aquele que conseguir atrair a lata para seu campo, afastando-a do campo adversário. Vocês podem disputar melhor de três ou de cinco partidas. Procure entender o porquê ocorre atração que ocorre entre a lata de refrigerante vazia e os balões. A. Descreva o processo de eletrização entre o pano e o balão.

15 B. Explique por que há atração entre o balão e a lata de refrigerante. Seria possível haver repulsão entre eles? C. O que acontece, em termos de eletrização, se o balão tocar a lata de refrigerante?

16 Lente de água Produzir uma lente de aumento com grande capacidade de ampliação. Apontador laser; Seringa descartável; Dois copos. 1. Encha a seringa com água da torneira. Quanto mais impurezas houver na água melhor, pois poderemos observar muitos microrganismos com a lente. Você pode acrescentar uma pequena quantidade de terra fina, à água da seringa. 2. Aperte vagarosamente o êmbolo da seringa para que comece a se formar uma gota na ponta, mas não deixe cair da seringa. 3. Agora, posicionado em frente a uma parede branca, apoie a seringa entre dois copos, pelas abas laterais. A parede branca servirá para projetar a imagem fornecida pela lente. 4. Apoie o apontador laser sobre uma mesa ou outro suporte em frente à seringa e direcione o feixe de luz para que passe através da gota. Você pode ajustar a altura do apontador usando livros ou cadernos. Desligue as luzes do ambiente e observe a imagem projetada na parede. A. Qual é a natureza da imagem conjugada pela gota? Ela funciona como uma lente convergente ou divergente?

17 Distribuição de forças Verificar de forma simples a veracidade do princípio da distribuição de forças. Corda; Dois cabos de vassoura de madeira. 1. Solicite a quatro colegas que segurem os cabos de duas vassouras, próximos um do outro. 2. Amarre com uma corda em um dos cabos e faça essa corda passar em torno dos dois cabos, conforme a orientação do professor. 3. Solicite a seus colegas que tentem separar as vassouras, enquanto você puxa a extremidade livre da corda, tentando aproximá-las. Observe que você conseguirá facilmente vencer a competição. A. Relacione o experimento realizado com o funcionamento de associações de roldanas. B. Procure explicar como e por quantas vezes sua força foi multiplicada ou por quantas vezes as forças de seus quatro colegas foi dividida.

Experimentos. Como a distância entre as fitas afetam a interação entre elas? Explique. Duas fitas T Duas fitas B Uma fita T e uma B

Experimentos. Como a distância entre as fitas afetam a interação entre elas? Explique. Duas fitas T Duas fitas B Uma fita T e uma B Prática 1: Introdução a Eletrostática I. Eletrização por atrito Experimentos I.1. Experimento: Pressione um pedaço de fita adesiva, cerca de 20 cm de comprimento, firmemente sobre uma superfície lisa sem

Leia mais

PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS. tutoriais

PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS. tutoriais MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS tutoriais Máquina de somar tutoriais COMO FAZER Você vai precisar de: MATERIAIS: 1 pasta ou caixa de polipropileno branca ou transparente ; 1 tubo de papelão, de papel

Leia mais

Após recortada a parte interna, pinta-se de preto dentro dela e uma das laterais internas da caixinha.

Após recortada a parte interna, pinta-se de preto dentro dela e uma das laterais internas da caixinha. O Nucleo de Fotografia Univali, em parceria com a aluna Caroline Agnoletto e o aluno Eugênio Andreola, criaram este passo a passo de como montar uma pinhole com uma caixinha de fósforos. Mesmo quem não

Leia mais

CÂMARA ESCURA. Cad. Cat. Ens. Fis., Florianópolis, 3(1): 46-50, abr Renato Meineck Santos Diez Arribas Depto de Física ICEG Passo Fundo RS

CÂMARA ESCURA. Cad. Cat. Ens. Fis., Florianópolis, 3(1): 46-50, abr Renato Meineck Santos Diez Arribas Depto de Física ICEG Passo Fundo RS CÂMARA ESCURA Renato Meineck Santos Diez Arribas Depto de Física ICEG Passo Fundo RS Um aparelho muito simples que nos dá a idéia do funcionamento do olho humano e da câmara fotográfica é a caixa escura.

Leia mais

PRATÍCA 5 : LEIS DE NEWTON. OBJETIVOS: Demonstrar experimentalmente as Leis de Newton.

PRATÍCA 5 : LEIS DE NEWTON. OBJETIVOS: Demonstrar experimentalmente as Leis de Newton. PRATÍCA 5 : LEIS DE NEWTON OBJETIVOS: Demonstrar experimentalmente as Leis de Newton. AÇÃO E REAÇÃOXPERIMENTO 1 MATERIAL: Um copinho de filme fotográfico branco; Um pedaço de cartolina; Compasso; Régua;

Leia mais

João Francisco Walendowsky * Aluno do Curso de Licenciatura em Física UFSC José de Pinho Alves Filho Depto. de Física UFSC Florianópolis SC

João Francisco Walendowsky * Aluno do Curso de Licenciatura em Física UFSC José de Pinho Alves Filho Depto. de Física UFSC Florianópolis SC LABORATÓRIO CASEIRO APARELHO DE SILBERMANN João Francisco Walendowsky * Aluno do Curso de Licenciatura em Física UFSC José de Pinho Alves Filho Depto. de Física UFSC Florianópolis SC I. Introdução Certamente,

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DONA ISABEL PIBID Física IFRS/BG ROTEIRO PARA EXECUÇÃO DO EXPERIMENTO DO PRINCIPIO DE ARQUIMEDES Nomes:

COLÉGIO ESTADUAL DONA ISABEL PIBID Física IFRS/BG ROTEIRO PARA EXECUÇÃO DO EXPERIMENTO DO PRINCIPIO DE ARQUIMEDES Nomes: ROTEIRO PARA EXECUÇÃO DO EXPERIMENTO DO PRINCIPIO DE ARQUIMEDES Demonstração do princípio de funcionamento de um submarino, ilustrando o Princípio de Arquimedes. Duas garrafas PET transparente com tampa,

Leia mais

CONSTRUA SUA PRÓPRIA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA!

CONSTRUA SUA PRÓPRIA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA! CONSTRUA SUA PRÓPRIA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA! Personagem: Você trabalha na equipe do Instituto de Meteorologia do município, observando os padrões do tempo e desenvolvendo previsões do tempo para a cidade.

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 19/2016

EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 19/2016 Página 1 de 28 Tipo de Julgamento: Menor Preço por 1 15,00 Un CADERNO CAPA DURA GRANDE 10 MATÉRIAS Valor de Referência: 29,90000 2 20,00 Un CADERNO PEQUENO 100 FOLHAS 3 24,00 Un LIVRO ATA Valor de Referência:

Leia mais

Introdução às Ciências Físicas Módulo 1 Aula 1

Introdução às Ciências Físicas Módulo 1 Aula 1 Experimento 2 A emissão da luz por diferentes fontes Objetivo: Construir um modelo para a emissão de luz por uma fonte não puntiforme. Material utilizado! caixa escura! máscaras! fonte de luz 1 com lâmpadas

Leia mais

KIT DE PAPELARIA - MATERNAL VALOR R$ 247,30

KIT DE PAPELARIA - MATERNAL VALOR R$ 247,30 1 Alfabeto móvel de EVA 2 Apontador JUMBO com depósito KIT DE PAPELARIA - MATERNAL VALOR R$ 247,30 1 Brinquedo monta tudo (pote ou pacote com peças grandes para segurança do aluno) 1 Caderno grande de

Leia mais

(PP) de qualquer tamanho, lixa de madeira, isopor para suporte, palito de churrasco, cola quente.

(PP) de qualquer tamanho, lixa de madeira, isopor para suporte, palito de churrasco, cola quente. MEDIDOR DE VENTURI Autores: Beatriz de Brito Leite; Fabio enrique Sicca Guiduce; Grabriel de Oliveira Ramos; Pedro Henrique Sore Spricido; Twyla Vieira Hadich 1. Objetivo: Medir a vazão de escoamento de

Leia mais

ACESSÍVEIS. tutoriais

ACESSÍVEIS. tutoriais MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS tutoriais Painel interativo t u t oria i s COMO FAZER Você vai precisar de: MATERIAIS: Papel paraná ou couro ou papelão; 6 embalagens de margarina de 250g com tampa transparente

Leia mais

O agricultor. O Coelho. Materiais: - Folhas (palha) de milho - Fios de lã - fita de tecido vermelha - Rodela fina de rolha. Instruções.

O agricultor. O Coelho. Materiais: - Folhas (palha) de milho - Fios de lã - fita de tecido vermelha - Rodela fina de rolha. Instruções. ERRATA - PÁGINA 62 O agricultor Materiais: - Folhas (palha) de milho - Fios de lã - fita de tecido vermelha - Rodela fina de rolha - 2 varetas de madeira - Tesouras de pontas arredondadas - linha - cola

Leia mais

SEMINÁRIOS SOBRE CINEMÁTICA, DINÂMICA E ONDAS

SEMINÁRIOS SOBRE CINEMÁTICA, DINÂMICA E ONDAS SEMINÁRIOS SOBRE CINEMÁTICA, DINÂMICA E ONDAS A U T O R A S : B E A T R I S L I S B Ô A M E L L O J O S I A N E L A D E L F O O L G A D A R O S A P E R E I R A P R O F E S S O R : S E R G I O M I T T M

Leia mais

TUTORIAL PARA A CONFECÇÃO DA BASE DE LANÇAMENTOS

TUTORIAL PARA A CONFECÇÃO DA BASE DE LANÇAMENTOS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO DOS VINHEDOS TUTORIAL PARA A CONFECÇÃO DA BASE DE LANÇAMENTOS LEMBRETE: Este tutorial é uma sugestão para as equipes, que estão livres para desenvolverem e testarem suas

Leia mais

COLÉGIO STELLA MARIS LISTA DE MATERIAL ESCOLAR - MINI MATERNAL ( 2 anos )

COLÉGIO STELLA MARIS LISTA DE MATERIAL ESCOLAR - MINI MATERNAL ( 2 anos ) LISTA DE MATERIAL ESCOLAR - MINI MATERNAL - 2018 ( 2 anos ) - 1 estojo de guache 6 cores ( pintura a dedo ) - 1 estojo de cola colorida Plastipaint - 8 cx. de massa de modelar 12 cores - 4 tubos de cola

Leia mais

Projeto: Rosa Sirota Bijouteria Azulejo Tinta Mosaico

Projeto: Rosa Sirota Bijouteria Azulejo Tinta Mosaico Projeto: Rosa Sirota Bijouteria Azulejo Tinta Mosaico Tempo de execução: 40 minutos sem contar secagens Grau de dificuldade: difícil Material: 50 g de massa de biscuit (vide receita) Tinta para Tecido

Leia mais

ROTEIRO PARA O EXPERIMENTO PRÁTICO SISMÓGRAFO

ROTEIRO PARA O EXPERIMENTO PRÁTICO SISMÓGRAFO ROTEIRO PARA O EXPERIMENTO PRÁTICO SISMÓGRAFO ÁREA DO CONHECIMENTO Física CONTEÚDO Mecânica: oscilações; movimento harmônico simples; ondas mecânicas. OBJETIVO(S) Mostrar o princípio de funcionamento de

Leia mais

COLÉGIO STELLA MARIS LISTA DE MATERIAL ESCOLAR - MINI MATERNAL ( 2 anos )

COLÉGIO STELLA MARIS LISTA DE MATERIAL ESCOLAR - MINI MATERNAL ( 2 anos ) LISTA DE MATERIAL ESCOLAR - MINI MATERNAL - 2017 ( 2 anos ) - 1 caixa com gizão de cera jumbo - 1 estojo de guache 6 cores ( pintura a dedo ) - 1 estojo de cola colorida Plastipaint - 8 cx. de massa de

Leia mais

ANEXO IV RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO

ANEXO IV RELAÇÃO DOS ITENS DA LICITAÇÃO Folha: 1/6 1 10,000 CAX ALFINETE COLORIDO CABEÇA EM PLÁSTICO E 2,5000 25,0000 PONTA DE METAL PAA QUADRO MURAL CX COM 50 UNIDADES (05-03-0634) 2 10,000 CX ALFINETE Nº 29. (05-02-0152) 4,9000 49,0000 3 60,000

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS

LISTA DE MATERIAIS NÍVEL 1 Educação Infantil 01 estojo grande (para materiais de uso diário) 01 apontador para lápis jumbo, com depósito 01 tubo de cola branca, líquida, 90g 01 jogo de cola colorida 01 jogo de cola colorida

Leia mais

G o s p e. cine. Como Construir Uma Tela Para Projeção Para o Projeto CINE GOSPEL. GRÁTIS

G o s p e. cine. Como Construir Uma Tela Para Projeção Para o Projeto CINE GOSPEL. GRÁTIS cine G o s p e l NÃO GRÁTIS PERCA Como Construir Uma Tela Para Projeção Para o Projeto CINE GOSPEL. Estrutura metálica: 2 Barras de tubos galvanizados 3/4 x 6,0 m 4 Conexões TEE galvanizados 3/4 4 Juntas

Leia mais

7 projetos de Brinquedos sonoros

7 projetos de Brinquedos sonoros 7 projeto de Brinquedo onoro Marcelo Serralva Ebook ASTRONAUTA CHOCALHO Materiai: - Lata de tamanho diferente - Super-cola - Grão de feijão - tinta, papéi e fita (para decorar) Como fazer: - epare uma

Leia mais

COLÉGIO UNILAVRAS LISTA DE MATERIAL ESCOLAR 2013 EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL I

COLÉGIO UNILAVRAS LISTA DE MATERIAL ESCOLAR 2013 EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL I LISTA DE MATERIAL ESCOLAR 2013 EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL I Material de uso individual 01 Copo com tampa com nome do aluno 01 Jogo americano de tecido ou toalhinha para lanche (para ficar na escola) Obs:

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL I 2019

EDUCAÇÃO INFANTIL I 2019 EDUCAÇÃO INFANTIL I 2019 1 estojo com 2 ou 3 repartições 1 Caderno Meia pauta massa de modelar de E.V.A 1 tesoura sem ponta 2 tubos de cola branca 90 g com tampa 1 cola glitter 1 caixa de lápis de cor

Leia mais

TUTORIAL PARA A CONFECÇÃO DA BASE DE LANÇAMENTOS

TUTORIAL PARA A CONFECÇÃO DA BASE DE LANÇAMENTOS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO DOS VINHEDOS TUTORIAL PARA A CONFECÇÃO DA BASE DE LANÇAMENTOS LEMBRETE: Este tutorial é uma sugestão para as equipes. Estas estão livres para desenvolverem e testarem suas

Leia mais

Atividade experimental: fenômenos relacionados com a pressão do ar

Atividade experimental: fenômenos relacionados com a pressão do ar Atividade experimental: fenômenos relacionados com a pressão do ar Nas atividades que se seguem, você irá realizar experimentos relacionados com a pressão que o ar exerce sobre os corpos. Alguns dos fenômenos

Leia mais

Roteiro para aula experimental

Roteiro para aula experimental 1. Introdução à eletrostática Resumo Roteiro para aula experimental Nesta aula prática vamos estudar os princípios básicos da eletrostática: carga elétrica, eletrização, o poder das pontas e a gaiola de

Leia mais

Convites. Produto virtual para impressão! Você vai precisar de: Dica:

Convites. Produto virtual para impressão! Você vai precisar de: Dica: Convites Você vai precisar de: - 1 ou mais folhas no formato A4 (recomendamos folhas na gramatura 180 gramas) - 1 tesoura Dica: Você pode fazer a impressão em uma gráfica rápida da sua cidade: Envie o

Leia mais

Oficina 14: Cartografia. Atividade 1- Eu, um ponto de referência.

Oficina 14: Cartografia. Atividade 1- Eu, um ponto de referência. Oficina 14: Cartografia Atividade 1- Eu, um ponto de referência. 1 Apresentação do problema - Localizar no espaço os objetos e pessoas que se encontram ao meu redor; - Desenvolver as primeiras noções de

Leia mais

ANEXO II Aquisição de material de expediente para uso nas diversas Secretarias, deste Município

ANEXO II Aquisição de material de expediente para uso nas diversas Secretarias, deste Município PREGÃO PRESENCIAL N o 037/2016 ANEXO II Aquisição de material de expediente para uso nas diversas Secretarias, deste Município Item Quant. Unidade Descrição 1 55 UNIDADE BASTÃO COLA QUENTE GROSSO 2 46

Leia mais

GREENVIRTA-SE! No dia das crianças, faça BRINQUEDOS COM MATERIAL RECICLÁVEL e esteja junto de verdade!

GREENVIRTA-SE! No dia das crianças, faça BRINQUEDOS COM MATERIAL RECICLÁVEL e esteja junto de verdade! GREENVIRTA-SE! No dia das crianças, faça BRINQUEDOS COM MATERIAL RECICLÁVEL e esteja junto de verdade! Dia das crianças, para muitos, é apenas presente, consumo. Para nós do Greenpeace, é muito mais do

Leia mais

ROTEIRO DE MONTAGEM DO MATERIAL DA AULA PRÁTICA EQUAÇÃO DE BERNOULLI

ROTEIRO DE MONTAGEM DO MATERIAL DA AULA PRÁTICA EQUAÇÃO DE BERNOULLI CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SÃO VICENTE DO SUL ROTEIRO DE MONTAGEM DO MATERIAL DA AULA PRÁTICA EQUAÇÃO DE BERNOULLI PROFESSOR RAFHAEL BRUM WERLANG 1.0 OBJETIVO Este roteiro destina-se a auxiliar

Leia mais

(baseado em 11 avaliações)

(baseado em 11 avaliações) Experimento cadastrado por Xambim Baldez em 30/06/2008 Classificação Total de exibições: 9512 (até 16/11/2011) (baseado em 11 avaliações) Palavras-chave: física,fonte,heron,garrafa,pet,energia,potencial,pressão,atmosf

Leia mais

25 Problemas de Óptica

25 Problemas de Óptica 25 Problemas de Óptica Escola Olímpica - Gabriel Lefundes 25 de julho de 2015 Problema 1. O ângulo de deflexão mínimo um certo prisma de vidro é igual ao seu ângulo de refração. Encontre-os. Dado: n vidro

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS PRÉ 4

LISTA DE MATERIAIS PRÉ 4 LISTA DE MATERIAIS - 2019 PRÉ 4 1 Tesoura sem ponta (boa qualidade cuidar mão dominante da criança) 1 Pasta polionda fina 1 Pincel chato (nº 20) cabo longo 1 Pote de 250ml de tinta guache cores primárias

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA PERSONALIZAÇÃO DE BONECOS COM A MÁQUINA 3D FACE DOLL

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA PERSONALIZAÇÃO DE BONECOS COM A MÁQUINA 3D FACE DOLL MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA PERSONALIZAÇÃO DE BONECOS COM A MÁQUINA 3D FACE DOLL Identificação dos elementos da Máquina 3D Face Doll: Antes de ligar a máquina 3D Face Doll e iniciar seu trabalho é indispensável

Leia mais

Brincadeira científica - Câmera fotográfica

Brincadeira científica - Câmera fotográfica Brincadeira científica - Câmera fotográfica Você, provavelmente, está acostumado a tirar fotos com uma câmera digital ou um celular. Mas você sabe como a imagem de um grande edifício, ou de uma pessoa,

Leia mais

COLÉGIO STELLA MARIS LISTA DE MATERIAL ESCOLAR - MINI MATERNAL ( 2 anos )

COLÉGIO STELLA MARIS LISTA DE MATERIAL ESCOLAR - MINI MATERNAL ( 2 anos ) LISTA DE MATERIAL ESCOLAR - MINI MATERNAL - 2019 ( 2 anos ) - 1 caixa com gizão de cera jumbo - 1 estojo de guache 6 cores ( pintura a dedo ) - 1 estojo de cola colorida Plastipaint - 8 cx. de massa de

Leia mais

Técnica: Coelho de roupa amarela e branco em crochê

Técnica: Coelho de roupa amarela e branco em crochê BR /0 BR /0 Criação: Coats Corrente Execução: Vilma Maurer Medidas - aprox. cm de altura Material Linha Esterlina (nov. 0 m): nov. na cor 0 (azul). Linha Camila (nov. m): nov. na cor BC (branco), nov.

Leia mais

LISTA DE MATERIAL 2017 USO INDIVIDUAL MATERNAL

LISTA DE MATERIAL 2017 USO INDIVIDUAL MATERNAL LISTA DE MATERIAL 2017 USO INDIVIDUAL MATERNAL 04 caixas de massa de modelar (soft) 02 caixas de giz de cera grande 01 pote de 250 gr. de tinta guache roxo ou marrom 01 caixa de tinta pintura a dedo 01

Leia mais

Material Didático - Rede Salesiana de Escolas será comercializado pelo site

Material Didático - Rede Salesiana de Escolas será comercializado pelo site Material para uso coletivo 02 tubos de cola 90g 02 tubo de cola glitter 01 caixa de massa de modelar (Soft com 12 cores) 01 pacote de lantejoulas ou estrelinhas 02 metros de TNT (cor: verde, branco ou

Leia mais

Kit 5 peças Passeio com a Mamãe

Kit 5 peças Passeio com a Mamãe Kit 5 peças Passeio com a Mamãe Criação e Execução: Dirce Pfefer Técnica: Costura Marca: Tecidos Coats Tema: Infantil Tamanho: Único Materiais: Tecidos de algodão Coats Corrente: 1047005-22444, com 210

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Guarda-roupa de 2 portas ref. 1303 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais

Leia mais

Passo a passo Coelho da páscoa

Passo a passo Coelho da páscoa Passo a passo Coelho da páscoa Criação e execução Liliana Quintero lilianac.q@hotmail.com Materiais Necessários: Soft Branco 30 x 40 cm feltro laranja 9 x 9 cm feltro verde 9 x 4 cm Tecido de algodão estampado

Leia mais

, Â. ,', - DIA DAS _..., Pf CAS ARTESANAIS PARA FAZER f VENPf R

, Â. ,', - DIA DAS _..., Pf CAS ARTESANAIS PARA FAZER f VENPf R ,.......,....... 4... Â...... 6, I,', - DIA DAS _..., \, edulj Pf CAS ARTESANAIS PARA FAZER f VENPf R APOSTILA Cartonagem Claudia Wada 2 AULA 1 - Quadro porta-retratos QUADRO GRANDE Base: 60 x 70 cm (1x)

Leia mais

MATERIAL ESCOLAR

MATERIAL ESCOLAR 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I 02 CADERNOS DE CAPA DURA DE 96 FOLHAS (FORMATO 200 MM X 275 MM) COR VERDE E AZUL 01 CADERNO DE CALIGRAFIA CAPA DURA (BROCHURA) DE 96 FOLHAS (FORMATO 200MM X 275 MM) 01 CADERNO

Leia mais

OFICINA Nº 01 - O ABAJUR DE CONVECÇÃO

OFICINA Nº 01 - O ABAJUR DE CONVECÇÃO OFICINA Nº 01 - O ABAJUR DE CONVECÇÃO Lucas Guimarães Barros, Jadson Nascimento, Brenda Pinheiro 1.1) A imagem abaixo ilustra a fervura da água em uma panela. Como você explicaria esse processo? Imagem

Leia mais

COLÉGIO ENAU Rua Dr. Jorge Tibiriçá, 137 Núcleo Colonial Ribeirão Pires/SP CEP Tel CNPJ /

COLÉGIO ENAU Rua Dr. Jorge Tibiriçá, 137 Núcleo Colonial Ribeirão Pires/SP CEP Tel CNPJ / LISTA DE MATERIAL - 2017 (CCT COMPLEMENTO CONTRATURNO) 01 Agenda Grande / Capa dura / Espiral 01 Estojo com divisórias 01 Lápis preto Sextavado 01 Apontador com depósito 01 Caixa de lápis de cor 12 cores

Leia mais

Instruções de montagem do Irrigador Solar. Washington Luiz de Barros Melo

Instruções de montagem do Irrigador Solar. Washington Luiz de Barros Melo Instruções de montagem do Irrigador Solar Washington Luiz de Barros Melo Versão 8/2015 1 Irrigador Solar Irrigação ativada pelo sol Washington Luiz de Barros Melo 1. As partes do irrigador O irrigador

Leia mais

MÓDULO 6 ARRANJOS DE MESA

MÓDULO 6 ARRANJOS DE MESA MÓDULO 6 ARRANJOS DE MESA ÍNDICE MÓDULO 6 Aula 6.0 - Bem Vindo...02 Aula 6.1 - Arranjos de Mesa com Cachepô...03 Aula 6.2 - Arranjos de Mesa com Base em Acetato...05 Aula 6.3 - Arranjos de Mesa com Balão

Leia mais

A mala do jovem astrónomo

A mala do jovem astrónomo A mala do jovem astrónomo Rosa M. Ros União Astronómica Internacional Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha Objetivos Compreender a importância da realização de observações cuidadosas. Compreender

Leia mais

Lista de Materiais PERÍODO INTEGRAL

Lista de Materiais PERÍODO INTEGRAL Lista de Materiais - 2016 - PERÍODO INTEGRAL 03/02/2016 (Quarta-Feira) Início das aulas e entrega do material para as auxiliares 10/02/2016 - (Quarta-feira) Reunião com pais às 19h na Reitoria. 10 Folhas

Leia mais

TUTORIAL CORDÃO DE LUZ

TUTORIAL CORDÃO DE LUZ TUTORIAL CORDÃO DE LUZ por MARINA TSUGE WWW.VIDADETSUGE.COM.BR MATERIAL NECESSÁRIO 90mt de linha de cotton (são aquelas linhas pra fazer crochê. Um rolo grande tem 500 mt OBS.: quanto mais linha, mais

Leia mais

Pressione simultaneamente as teclas CTRL e + para aumentar o zoom

Pressione simultaneamente as teclas CTRL e + para aumentar o zoom 1 Pressione simultaneamente as teclas CTRL e + para aumentar o zoom # Código Descrição SUAP Imagem (meramente ilustrativa) 1 000334 ABRIDOR DE ENVELOPE, TIPO ESPATULA, MATERIAL METALICO 2 000197 ALFINETE

Leia mais

Kit 5 peças - Passarinho

Kit 5 peças - Passarinho Kit 5 peças - Passarinho Criação e Execução: Dirce Pfefer Técnica: Costura Marca: Tecidos Coats Tema: Infantil Tamanho: Único Materiais: Tecidos Coats Corrente: 2400011-16002, com 100 cm; 1047009-26780,

Leia mais

MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS

MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS tutoriais Jogo das cédulas tutoriais COMO FAZER Você vai precisar de: MATERIAIS: 20 LEDs 3 volts, de alto brilho; 1 caixa de papelão com tampa. aproximadamente Largura

Leia mais

Atividade prática - Estudando a água Parte 11

Atividade prática - Estudando a água Parte 11 Atividade prática - Estudando a água Parte 11 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio Objetivo Diversos experimentos, usando principalmente água e materiais de fácil obtenção, são possíveis

Leia mais

Gabinete-gaveteiro para material de modelismo

Gabinete-gaveteiro para material de modelismo Gabinete-gaveteiro para material de modelismo Material ½ Placa MDF 3mm 3 puxadores de madeira, tipo botão, de ¼ a ½ polegada de diâmetro 1 Estilete modelo Olpha H-1 (7mm) 1 Lata de cera marca Cristalina

Leia mais

1º ANO 1º SEMESTRE DE 2019

1º ANO 1º SEMESTRE DE 2019 1º ANO 1º SEMESTRE DE 2019 Alunos que fazem 6 anos no 1 semestre ou 7 anos no 2 semestre 100 FOLHAS DE SULFITE COLORIDO; 01 AGENDA; 01 ÁBACO PEQUENO - APROXIMADAMENTE 20CM x 20 CM; 01 PACOTE COLEÇÃO ECOCORES

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS - MATERNAL 2018

LISTA DE MATERIAIS - MATERNAL 2018 LISTA DE MATERIAIS - MATERNAL 2018 *01 PASTA BRASIL *01 BRINQUEDO PEDAGÓGICO DE PLÁSTICO OU MADEIRA - EXCETO E.V.A. *01 LIVRO DE HISTÓRIA INFANTIL (PARA CRIANÇAS DE 4 ANOS)- TAMANHO GRANDE *02 CADERNOS

Leia mais

Estado do Amazonas Prefeitura Municipal de Envira Secretaria Municipal de Administração

Estado do Amazonas Prefeitura Municipal de Envira Secretaria Municipal de Administração OFÍCIO/SEMAD/Nº 042-2014 Envira, 26 de Maio de 2014. DA: SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO PARA: GABINETE DO PREFEITO Senhor Prefeito, Pelo presente instrumento, solicito a adoção de medidas legais com o objetivo

Leia mais

ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA)

ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA) ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA) Ao, Excelentíssimo Senhor, Prefeito Municipal de Três de Maio Apresentamos abaixo nossa proposta para fornecimento de material de expediente para

Leia mais

ROTEIRO DE EXPERIMENTO PÊNDULO ELETROSTÁTICO. MATERIAS UTILIZADOS (Ver figura 1) 2 pedaços de 5,0cm de tubo PVC para cola 20mm;

ROTEIRO DE EXPERIMENTO PÊNDULO ELETROSTÁTICO. MATERIAS UTILIZADOS (Ver figura 1) 2 pedaços de 5,0cm de tubo PVC para cola 20mm; ROTEIRO DE EXPERIMENTO PÊNDULO ELETROSTÁTICO MATERIAS UTILIZADOS (Ver figura 1) 7 Joelhos para cola 20mm; 3 Ts para cola 20mm; 2 pedaços de 5,0cm de tubo PVC para cola 20mm; 3 pedaços de tubo PVC de 15cm;

Leia mais

1 Dobre o tecido de algodão cru ao meio, risque e recorte com margem todas as peças do corpo da boneca. Posicione o molde das pernas na dobra.

1 Dobre o tecido de algodão cru ao meio, risque e recorte com margem todas as peças do corpo da boneca. Posicione o molde das pernas na dobra. BONECA DE PANO Um dos brinquedos femininos mais antigos é a boneca de pano, que ao longo dos anos vem ganhando novos modelos, mas que nunca perdeu seu charme e delicadeza. Uma boneca representa muito mais

Leia mais

ACESSÍVEIS. tutoriais

ACESSÍVEIS. tutoriais MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS tutoriais Caixa sensorial tutoriais COMO FAZER Você vai precisar de: MATERIAIS: 1 carrinho de controle remoto que se mova para frente, trás e lados, de aproximadamente

Leia mais

Construa uma. Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D

Construa uma. Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D Construa uma Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D 2 Modelos de folhagens Obs: Imprima as páginas 2 e 3 em papel branco. Recorte os modelos para usar como molde para criar a folhagem de fundo. Coloque

Leia mais

Física Experimental III GFB025 Prof. Raul F. Cuevas

Física Experimental III GFB025 Prof. Raul F. Cuevas Curvas Equipotencias e Campo Elétrico Objetivos: Estudar a distribuição das curvas equipotenciais em uma regiao onde existe um campo elétrico definido por uma configuração especifica de eletrodos. Constroir

Leia mais

LISTAGEM DE MATERIAIS DE EXPEDIENTES E PEDAGOGICOS - SUGESTÕES. Quantidade Especificação Detalhamento material

LISTAGEM DE MATERIAIS DE EXPEDIENTES E PEDAGOGICOS - SUGESTÕES. Quantidade Especificação Detalhamento material LISTAGEM DE MATERIAIS DE EXPEDIENTES E PEDAGOGICOS - SUGESTÕES Quantidade Especificação Detalhamento material 50 und. Folhas EVA cor preta 50 und. Folhas EVA cor branco 50 und. Folhas EVA cor azul 50 und.

Leia mais

Sistema de Ensino TRILHAS - FTD

Sistema de Ensino TRILHAS - FTD Sistema de Ensino TRILHAS - FTD (04 módulos integrados + 01 Livro de Inglês + 01 Livro de Arte + 01 Livro de Caligrafia + Educação Financeira + Riqueza Cultural + 02 Literaturas + Agenda e 01 Estojo) +

Leia mais

Lista de Materiais Pré I 2016

Lista de Materiais Pré I 2016 Lista de Materiais Pré I 2016 Material Escolar Entregar para a Professora 02 Lápis pretos Jumbo com apontador; 01 Caixa de lápis de cor Jumbo 12 cores; 01 Caixa de giz de cera Curtom grosso 12 cores; 01

Leia mais

Instruções de Montagem do

Instruções de Montagem do Instruções de Montagem do Irrigador Solar Washington Luiz de Barros Melo Versão 8/2015 1 Irrigador Solar Irrigação ativada pelo sol Washington Luiz de Barros Melo 1. As partes do irrigador O irrigador

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PEDAGOGIA LITORAL NORTE/OSÓRIO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PEDAGOGIA LITORAL NORTE/OSÓRIO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PEDAGOGIA LITORAL NORTE/OSÓRIO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Acadêmicas: Claines Kremer e Genisele Oliveira Data: Setembro 2015 PLANO

Leia mais

Aula Prática: Confecção da caixinha de vento

Aula Prática: Confecção da caixinha de vento Aula Prática: Confecção da caixinha de vento Docentes Elizabeth Setim de Miranda Ruth Janice Guse Schadeck Márcia Helena Mendonça Editores Bruno Reis Martins Rafael de Oliveira Fratoni Aplicação nos 6

Leia mais

I. Introdução. II. Montagem do painel. Jorge Roberto Pimentel Depto. de Física UNESP Rio Claro SP

I. Introdução. II. Montagem do painel. Jorge Roberto Pimentel Depto. de Física UNESP Rio Claro SP LABORATÓRIO CASEIRO PAINEL DE TRAÇADO DE RAIOS Jorge Roberto Pimentel Depto. de Física UNESP Rio Claro SP I. Introdução O estudo das imagens fornecidas por lentes ou espelhos esféricos, nas aulas teóricas,

Leia mais

1º ANO Alunos que fazem 6 anos no 1 semestre ou 7 anos no 2 semestre

1º ANO Alunos que fazem 6 anos no 1 semestre ou 7 anos no 2 semestre 1º ANO 2017 Alunos que fazem 6 anos no 1 semestre ou 7 anos no 2 semestre 100 FOLHAS DE SULFITE COLORIDO; 01 PACOTE COLEÇÃO ECOCORES TEXTURA VISUAL 2, 180g/m, TAMANHO: 230X320 mm (EDITORA NOVA PRINT);

Leia mais

1. PROBLEMATIZAÇÃO: 2. PERGUNTAS-CHAVE: Atividade 5

1. PROBLEMATIZAÇÃO: 2. PERGUNTAS-CHAVE: Atividade 5 Atividade 5 (1) 1. PROBLEMATIZAÇÃO: No dia-a-dia diversas situações decorrem do fenômeno luminoso denominado reflexão da luz. Dentre elas, em estudos anteriores, vocês tiveram a oportunidade de perceber

Leia mais

Cesta de Decorativas

Cesta de Decorativas Cesta de Decorativas Esta cesta é muito versátil, pois serve para colocar frutas, revistas, flores e muito mais. Basta soltar a imaginação! Material - 1 lixeira média para servir de molde - tesoura - 1

Leia mais

PLANILHA QUANTITATIVA/ QUALITATIVA DOS MATERIAIS DE CONSUMO E EXPEDIENTE A SEREM FORNECIDOS AO PROJETO AMIGOS DA SAÚDE - PARA SIMPLES CONSULTA

PLANILHA QUANTITATIVA/ QUALITATIVA DOS MATERIAIS DE CONSUMO E EXPEDIENTE A SEREM FORNECIDOS AO PROJETO AMIGOS DA SAÚDE - PARA SIMPLES CONSULTA ± 2 1 de 5 PLANILHA QUANTITATIVA/ QUALITATIVA DOS MATERIAIS DE CONSUMO E EXPEDIENTE A SEREM FORNECIDOS AO PROJETO AMIGOS DA SAÚDE - PARA SIMPLES CONSULTA Item Materiais Unidade Quant. Descrição 1 Alfinete

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO CONVITE Nº 4/2013

EDITAL DE LICITAÇÃO CONVITE Nº 4/2013 92.005.586/0001-03 Tipo de Julgamento: Menor Preço por Página 1 de 7 Sub. Qtde. Unid. Descrição Marca/Modelo Valor Valor Total 1 200,00 UND PAPEL OFICIO A4 PCT 500 2 25,00 Cx PINCEL MARCADOR PARA QUADRO

Leia mais

Rio Grande do Sul MUNICÍPIO DE FREDERICO WESTPHALEN RUA JOSE CANELLAS, 258 C.N.P.J / SETOR DE LICITAÇÕES

Rio Grande do Sul MUNICÍPIO DE FREDERICO WESTPHALEN RUA JOSE CANELLAS, 258 C.N.P.J / SETOR DE LICITAÇÕES PUBLICAÇÃO DO JULGAMENTO E CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS A, torna público, para fins de intimação e conhecimento, o resultado do Procedimento Licitatório do(a) Pregão nº 12/2012, sendo julgada(s) como vencedora(s)

Leia mais

Todo o material deverá ser encapado com plástico vermelho e etiquetado. Não será aceito o uso de fichário nem lapiseira. Nome do aluno: turma:

Todo o material deverá ser encapado com plástico vermelho e etiquetado. Não será aceito o uso de fichário nem lapiseira. Nome do aluno: turma: Lista de Material 1º ano 1 resma de papel A4 (se possível Chamex Office) 1 metro de contact transparente 10 envelopes brancos (tamanho ofício) 2 folhas de papel celofane 1 folha de papel crepom decorada

Leia mais

Projeto: Rosa Sirota Caixa Quadrada Tinta Mosaico

Projeto: Rosa Sirota Caixa Quadrada Tinta Mosaico Projeto: Rosa Sirota Caixa Quadrada Tinta Mosaico Tempo de execução: aproximadamente 1 hora e meia sem contar tempos de secagem Grau de dificuldade: difícil Material: Caixa de MDF quadrada, com tampa medindo

Leia mais

LISTA DE MATERIAIS - MATERNAL

LISTA DE MATERIAIS - MATERNAL LISTA DE MATERIAIS - MATERNAL - 2017 MATERIAL - COLETIVO *02 PINCÉIS DE BORDA REDONDA- Nº 12 E 10 *04 CAIXAS DE MASSA PARA MODELAR 12 CORES SOFT *500 FOLHAS DE PAPEL SULFITE A4 *02 FOLHAS DE E.V. A. (CORES

Leia mais

LISTA DE MATERIAL EDUCAÇÃO INFANTIL CSM 2016 NÍVEL I 1 ANO

LISTA DE MATERIAL EDUCAÇÃO INFANTIL CSM 2016 NÍVEL I 1 ANO NÍVEL I 1 ANO 1 lençolzinho (etiquetado) 1m de algodão cru 1 jogo de blocos (grande) para montar (peças apropriadas para a idade) para os meninos. 1 travesseiro pequeno - etiquetado ½ m de velcro Panelinhas

Leia mais

Lista de Material Ensino Fundamental 2º ano EF ARTE Material Individual

Lista de Material Ensino Fundamental 2º ano EF ARTE Material Individual Lista de Material Ensino Fundamental 2º ano EF - 2011 01 lápis grafite HB 01 tela virada 30 x 30 cm 01 cola em bastão 21g 01 cartão telado 18 x 24 cm 01 placa de MDF 20 x 20 cm (0,5 cm espessura) 01 folha

Leia mais

PROCESSO DE LICITAÇÃO TOMADA DE PREÇOS Nº 005/2013 ANEXO I ITEM QUANTIDADE UNIDADE DESCRIÇÃO UNIDADE AGENDA TELEFONICA MESA FICHARIO COM REFIL

PROCESSO DE LICITAÇÃO TOMADA DE PREÇOS Nº 005/2013 ANEXO I ITEM QUANTIDADE UNIDADE DESCRIÇÃO UNIDADE AGENDA TELEFONICA MESA FICHARIO COM REFIL PROCESSO DE LICITAÇÃO TOMADA DE PREÇOS Nº 005/2013 ANEXO I ITEM QUANTIDADE UNIDADE DESCRIÇÃO 01 60 UNIDADE AGENDA TELEFONICA MESA FICHARIO COM REFIL 02 150 CAIXA ALFINETE MAPAS COLORIDO 03 120 PACOTE ALMAÇO

Leia mais

Colégio Anchieta Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Lista de Material Escolar

Colégio Anchieta Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Lista de Material Escolar MATERNAL I ( 02 anos) 003 caixas de giz de cera (grande) 004 caixas de massa de modelar 002 caixas de fósforo (palitos pequenos) 001 rolo de durex (pequeno e largo) 001 rolo durex colorido 001 folha de

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Guarda-roupa de 2 portas ref. 1224 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais

Leia mais

Prepare-se para uma jornada inesquecível pelo Universo, que está ao alcance das suas mãos no Calendário Astronômico.

Prepare-se para uma jornada inesquecível pelo Universo, que está ao alcance das suas mãos no Calendário Astronômico. No dia 21 de dezembro, exatamente às 19h22, o Verão começa por aqui, no Hemisfério Sul do planeta. O Sol traz muito calor para os nossos dias, que também ficam mais longos. Quando a nova estação chega,

Leia mais

Por favor leia este manual antes de instalar a persiana e guarde-o para futuras referências.

Por favor leia este manual antes de instalar a persiana e guarde-o para futuras referências. Por favor leia este manual antes de instalar a persiana e guarde-o para futuras referências. A persiana pode ser instalada dentro ou fora do batente da janela, direcionando os suportes para a parede ou

Leia mais

Lista de Materiais (básica) Integral. Ano Letivo 2017

Lista de Materiais (básica) Integral. Ano Letivo 2017 Integral Materiais a serem providenciados, mantidos em ordem e repostos no decorrer do ano letivo: 1 caixa de canetinha 1 cola bastão 1 estojo simples 1 caixa de sapatos (iremos decorá-la) 1 tesoura sem

Leia mais

Relação de Materiais. Maternal Baby/ livros de Literatura Infantil (de pano ou. plástico) e ou livros resistentes;

Relação de Materiais. Maternal Baby/ livros de Literatura Infantil (de pano ou. plástico) e ou livros resistentes; Maternal Baby/2015 01 foto RECENTE 3 X 4; 01 caixa com 6 tintas têmperas 01 tinta de rosto (da cor da sua preferência); 01 brocha pequena; 01 tubo de cola branca com o bico fino; 03 tubos de cola colorida;

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Guarda-roupa de 3 portas ref. 1307 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais

Leia mais

Lista 10: Dinâmica das Rotações NOME:

Lista 10: Dinâmica das Rotações NOME: Lista 10: Dinâmica das Rotações NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para serem resolvidos e entregues. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder

Leia mais

SUGESTÕES DE ATIVIDADES. Fontes de Energia 1. CONSTRUÇÃO DE UM FORNO SOLAR

SUGESTÕES DE ATIVIDADES. Fontes de Energia 1. CONSTRUÇÃO DE UM FORNO SOLAR SUGESTÕES DE ATIVIDADES Fontes de Energia 1. CONSTRUÇÃO DE UM FORNO SOLAR Para demonstrar a utilização doméstica da energia solar, sugerimos a construção de um forno solar com os seus alunos. E por que

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA Departamento de Física e Química

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA Departamento de Física e Química UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA Departamento de Física e Química Apostila da Disciplina Fundamentos de Óptica (FIS0935) Docentes: Prof.Dr.

Leia mais

Lista de Materiais. Integral. Ano Letivo 2018

Lista de Materiais. Integral. Ano Letivo 2018 Integral Materiais a serem providenciados, mantidos em ordem e repostos no decorrer do ano letivo: 1 caixa de canetinha 1 cola bastão 1 estojo simples 1 caixa de sapatos (iremos decorá-la) 1 tesoura sem

Leia mais

Curso de Capacitação Artesanato com Garrafas PET

Curso de Capacitação Artesanato com Garrafas PET Curso de Capacitação Artesanato com Garrafas PET Fazendo Arte com PET Módulo I Corte e Dobradura 7 peças ATELIER ARTES, COISAS & TROÇOS Cláudia Gianini (5511) 3272-8111 contato@artesecoisas.com.br www.artesecoisas.com.br

Leia mais