TRF 5ª Região Direito Processual Civil Questões Herval Junior

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TRF 5ª Região Direito Processual Civil Questões Herval Junior"

Transcrição

1 TRF 5ª Região Direito Processual Civil Questões Herval Junior

2 Indice Atos Processuais...3 Capacidade Processual...24 Nulidades...35 Audiência...46 Recurso...57 JEF...96 Juiz e Ministério Público Partes e Procuradores Sentença e coisa Julgada...142

3 Atos Processuais

4 Questão 1 (FCC TRT - 22ª Região (PI) - Analista Judiciário - Área Judiciária) A carta precatória a) poderá ser dirigida a cumprimento por juiz subordinado ao que a expediu ou a autoridade judiciária estrangeira. b) não poderá ser apresentada a juízo diverso do que dela consta, a fim de se praticar o ato, pois não tem caráter itinerante. c) que tiver por objeto exame pericial sobre documento deverá ser instruída com cópia deste, ficando nos autos o original. d) não poderá em nenhuma situação ser recusada pelo juízo deprecado, ainda que através de despacho motivado. e) poderá ser transmitida por telefone, havendo urgência, entre o escrivão do juízo deprecante e o do juízo deprecado.

5 Questão 2 (FCC PGE-RJ - Tecnico Assistente de Procuradoria) No tocante à comunicação dos atos processuais, é INCORRETO afirmar: a) A carta precatória é expedida para cumprimento de ato fora dos limites territoriais da comarca e que não enseja a expedição de carta de ordem ou rogatória. b) Por ordem judicial ou de qualquer serventuário da justiça serão cumpridos os atos processuais dentro dos limites territoriais da comarca.

6 c) A carta precatória possui caráter itinerante, podendo ser encaminhada para cumprimento do ato a juízo diverso do que dela constar. d) A carta rogatória é a expedida quando o ato tiver de ser cumprido perante autoridade judiciária estrangeira. e) A carta de ordem se dá quando expedida por tribunal para ser cumprida por juiz a ele subordinado.

7 Questão 3 (FCC TRF - 1ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Judiciária) Considere as seguintes assertivas sobre a comunicação dos atos processuais, nos termos do Código de Processo Civil: I. Em regra, a citação deverá ser feita pelo correio para qualquer comarca do País. II. A carta de ordem será expedida para a prática de ato processual se o Juiz for subordinado ao Tribunal de que dela emanar. III. Citação é o ato pelo qual se dá ciência a alguém dos atos e termos do processo, para que faça ou deixe de fazer alguma coisa. IV. A citação deve obrigatoriamente ser feita por oficial de justiça nas ações de estado.

8 Está correta a que se afirma em a) I, II e III, somente. b) I, II e IV, somente. c) I, III e IV, somente. d) II, III e IV, somente. e) I, II, III e IV.

9 Questão 4 (FCC PGE-RJ - Técnico Superior de Procuradoria) No tocante aos atos processuais, é INCORRETO afirmar: a) A penhora poderá ser feita aos domingos, independentemente de autorização judicial, quando o adiamento puder causar grave prejuízo à parte ou à própria prestação jurisdicional. b) Serão realizados em dias úteis das 6 às 20 horas, podendo ser concluídos após as 20 horas, se a interrupção prejudicar a diligência. c) Pela intimação se dá ciência a alguém dos atos e termos do processo, para que faça ou deixe de fazer alguma coisa. d) A citação pelo correio não se admite na execução civil e nas ações de estado. e) O ato será válido quando alcançar a finalidade, mesmo se realizado de forma diversa da prevista em lei, quando inexistir cominação de nulidade.

10 Questão 5 (FCC MPE-SE - Técnico do Ministério Público Área Administrativa) A intimação do Ministério Público, em qualquer caso, somente poderá ser feita a) pessoalmente. b) por carta simples. c) por carta registrada. d) pela imprensa. e) por carta registrada, com aviso de recebimento.

11 Questão 6 (FCC TRE-AM - Analista Judiciário - Área Administrativa) Considere as assertivas abaixo a respeito das cartas. I. Cumprida a carta, será devolvida ao juízo de origem, no prazo de 30 dias, mediante traslado e pagamento das custas pela parte. II. A carta tem caráter itinerante; antes ou depois de Ihe ser ordenado o cumprimento, poderá ser apresentada a juízo diverso do que dela consta, a fim de se praticar o ato. III. Quando o objeto da carta for exame pericial sobre documento, este será remetido em cópia fotográfica de alta resolução, ficando nos autos o documento original. IV. A carta de ordem, carta precatória ou carta rogatória pode ser expedida por meio eletrônico, situação em que a assinatura do juiz deverá ser eletrônica, na forma da lei.

12 De acordo com o Código de Processo Civil, está correto o que se afirma APENAS em a) I, II e III. b) I, II e IV. c) II e IV. d) III e IV. e) II, III e IV.

13 Questão 7 (FCC TJ-PI - Analista Judiciário - Área Administrativa) É correto afirmar que a intimação aos advogados das partes a) não precisa ser realizada quando houver revelia. b) pode ser realizada através do órgão oficial, sempre. c) deve ser feita pessoalmente, em caso de antecipação da audiência. d) pode ser dispensada, a critério do juiz. e) não se faz necessária no procedimento sumário.

14 Questão 8 (FCC TJ-PI - Analista Judiciário - Área Administrativa) Manifestação do princípio do contraditório, a citação constitui o ato de integração do réu na relação processual e sua validade é essencial para possibilitar a regularidade da prestação jurisdicional. Por tal razão, deve ser a) realizada, ainda que o réu se encontre gravemente doente. b) dirigida pessoalmente ao réu, apenas. c) realizada, ainda que o oficial de justiça constate ser o réu demente. d) dirigida pessoalmente ao réu, ao seu representante legal ou ao procurador legalmente autorizado. e) realizada, ainda que no dia do falecimento do cônjuge do réu.

15 Questão 9 (FCC TRT - 7ª Região (CE) - Analista Judiciário - Área Administrativa) O despacho que ordenar a citação se prolatado por juiz a) competente, constitui em mora o devedor e suspende a prescrição. b) competente ou incompetente, constitui em mora o devedor e interrompe a prescrição. c) incompetente, constitui em mora o devedor mas não interrompe a prescrição. d) competente, não constitui em mora o devedor mas suspende a prescrição. e) incompetente, constitui em mora o devedor e suspende prescrição.

16 Questão 10 (FCC TJ-SE - Analista Judiciário - Área Judiciária) Com relação à citação é correto afirmar: a) Será considerada ineficaz se o réu não tiver colocado a nota de ciência no mandado. b) Poderá ser feita a quem estiver assistindo a qualquer ato de culto religioso. c) Será feita pelo correio quando for ré a pessoa jurídica de direito público. d) A interrupção da prescrição pela citação retroagirá à data da propositura da ação. e) Ordenada por juiz incompetente não constituirá em mora o devedor.

17 Questão 11 (FCC TRF-2R - Analista Judiciário - Área Judiciária) A respeito da citação, considere: I. Citação é o ato pelo qual se dá ciência a alguém dos atos e termos do processo, para que faça ou deixe de fazer alguma coisa. II. Não se fará a citação, salvo para evitar o perecimento do direito, aos noivos, nos três primeiros dias de bodas. III. Comparecendo o réu apenas para argüir a nulidade e sendo esta declarada, considerar-se-á feita a citação na data em que ele ou seu advogado for intimado da decisão.

18 Está correto o que consta APENAS em a) I e II. b) I e III. c) II. d) II e III. e) III.

19 Questão 12 (FCC TRF-2R - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados) A citação poderá ser feita pelo correio a) se for ré pessoa incapaz. b) se o réu residir em outra Comarca. c) se for ré pessoa jurídica de direito público. d) no processo de execução. e) nas ações de estado.

20 Questão 13 (FCC TRF-3R - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados) Ajuizada uma ação ordinária fundada em direito real sobre imóvel no foro da situação da coisa e sendo o réu pessoa capaz domiciliado na Capital de outro Estado da Federação, a citação poderá ser feita a) pelo correio ou por carta precatória. b) pelo correio ou por carta de ordem. c) somente por carta precatória. d) somente por carta de ordem. e) somente por carta rogatória.

21 Questão 14 (Prova: FCC TRF-4R - Técnico Judiciário - Área Administrativa) De acordo com o Código de Processo Civil, NÃO constitui requisito essencial da carta precatória a) a menção do ato processual, que lhe constitui o objeto. b) a indicação dos juízes de origem e de cumprimento do ato. c) a assinatura do escrivão e a declaração de que o subscreve por ordem do juiz. d) o encerramento com a assinatura do juiz. e) o inteiro teor da petição e do despacho judicial.

22 Questão n. 15 (FCC TRF-4R - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Sobre a comunicação dos atos processuais, analise: I. Quando a citação for feita por meio de oficial de justiça, o prazo começa a correr da data da juntada aos autos do mandado cumprido. II. Não se fará a citação, salvo para evitar o perecimento do direito, aos noivos, nos dez primeiros dias de bodas. III. Em regra, a citação será feita pelo correio, para qualquer comarca do País. IV. A carta precatória tem caráter itinerante e somente depois de ordenado o cumprimento poderá ser apresentada a juízo diverso que dela consta, a fim de se praticar o ato.

23 De acordo com o Código de Processo Civil, é correto o que consta APENAS em a) I, II e III. b) I, III e IV. c) I e III. d) II, III e IV. e) II e III.

24 Capacidade Processual

25 Questão 1 (FCC TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Analista Judiciário - Área Judiciária) NÃO têm capacidade postulatória para atuar na Justiça Comum a) os membros do Ministério Público no exercício de suas funções. b) os profissionais regularmente inscritos no quadro de advogados da Ordem dos Advogados do Brasil. c) todas as pessoas maiores e capazes que se acharem no exercício de seus direitos. d) os Juízes de Direito nas exceções de suspeição ou impedimento contra eles oposta. e) os membros da Advocacia Geral da União no exercício de suas atribuições.

26 Questão 2 (FCC TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Analista Judiciário - Execução de Mandados) A capacidade processual a) é o poder atribuído ao juiz para solucionar o conflito de interesses entre o autor e o réu. b) é causa de nulidade insanável, não podendo o juiz assinar prazo para a sua regularização. c) é a aptidão profissional para atuar em juízo, como representante da parte. d) não é pressuposto de validade do processo. e) é inerente a toda pessoa maior e capaz, com plena capacidade de exercício dos atos da vida civil.

27 Questão 3 (FCC TRT - 12ª Região (SC) - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Os menores de dezesseis anos, apesar de serem titulares do direito material violado, não podem ajuizar a ação competente sem estarem representados ou assistidos na forma da lei, por a) falta de capacidade para ser parte. b) serem entes despersonalizados. c) falta de capacidade postulatória. d) ausência de interesse de agir. e) falta de capacidade processual.

28 Questão 4 (FCC TRT - 9ª REGIÃO (PR) - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Em uma ação ordinária movida contra pessoa jurídica de direito privado, o Juiz verificou que a procuração outorgada ao advogado que apresentou a contestação foi assinada por pessoa alheia ao quadro social da empresa e sem poderes para representá-la. Em vista disso, suspendeu o processo e determinou a intimação da ré pelo correio para sanar o defeito de representação no prazo de 30 dias. Não tendo sido cumprido esse despacho dentro do prazo fixado, o juiz deverá a) decretar a nulidade do processo. b) extinguir o processo sem exame do mérito. c) declarar a ré revel. d) fixar novo prazo para a regularização da representação. e) determinar o prosseguimento do processo.

29 Questão 5 (FCC TRE-SP - Analista Judiciário - Área Judiciária) Considere as seguintes assertivas: I. Excepcionalmente, o juiz poderá nomear curador especial ao réu incapaz que tenha representante legal. II. O juiz deverá nomear curador especial ao réu citado por hora certa que não apresentar contestação no prazo legal. III. O Município será representado em juízo, ativa e passivamente, por seu Procurador ou Prefeito. IV. Nas ações em que o espólio for parte, os herdeiros nunca figurarão no pólo ativo ou passivo da demanda, pois serão representados em juízo pelo inventariante.

30 É correto o que consta APENAS em a) II, III e IV. b) II e III. c) I, II e III. d) I e II. e) I, II e IV.

31 Questão 6 (FCC TRF - 4ª REGIÃO - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Considere as seguintes assertivas a respeito da capacidade processual: I. O cônjuge somente necessitará do consentimento do outro para propor ações que versem sobre direitos reais imobiliários. II. Nas ações possessórias, a participação do cônjuge do autor ou do réu é indispensável em qualquer hipóteses em razão da natureza jurídica da ação. III. A herança jacente ou vacante será representada em juízo, ativa e passivamente, por seu inventariante. IV. As sociedades sem personalidade jurídica, quando demandadas, não poderão opor a irregularidade de sua constituição.

32 De acordo com o Código de Processo Civil, está correto o que consta APENAS em a) I e III. b) III e IV. c) II, III e IV. d) I, II e IV. e) I e IV.

33 Questão 7 (FCC TRT-20R - Analista Judiciário - Área Judiciária) De acordo com o Código de Processo Civil, em relação a capacidade processual é correto afirmar que a) ambos os cônjuges serão necessariamente citados para as ações que versem sobre direitos reais imobiliários. b) nas ações possessórias, a participação do cônjuge do autor ou do réu é indispensável, exceto nos casos de composse ou de ato por ambos praticados. c) as sociedades sem personalidade jurídica, quando demandadas, poderão opor a irregularidade de sua constituição. d) verificando a incapacidade processual ou a irregularidade da representação das partes, o juiz, de plano, extinguirá o processo sem julgamento do mérito. e) a herança jacente ou vacante será representada em juízo, ativa e passivamente, pelo inventariante.

34 Questão 8 (FCC TJ-PI - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados) O menor com dezesseis anos de idade a) tem capacidade para estar em juízo, dependendo da assistência de seu representante legal para praticar os atos processuais. b) tem capacidade para estar em juízo, mas não para praticar atos processuais, e por isso deve ser repre- sentado. c) tem capacidade para estar em juízo e para praticar livremente os atos processuais. d) não tem capacidade para estar em juízo, por isso deve ser representado. e) tem capacidade para estar em juízo, dependendo da assistência de seu representante legal para praticar os atos processuais, com a participação complementar de curador especial.

35 Nulidades

36 Questão 1 (FCC TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Analista Judiciário - Área Judiciária) NÃO têm capacidade postulatória para atuar na Justiça Comum a) os membros do Ministério Público no exercício de suas funções. b) os profissionais regularmente inscritos no quadro de advogados da Ordem dos Advogados do Brasil. c) todas as pessoas maiores e capazes que se acharem no exercício de seus direitos. d) os Juízes de Direito nas exceções de suspeição ou impedimento contra eles oposta. e) os membros da Advocacia Geral da União no exercício de suas atribuições.

37 Questão 2 (FCC TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Analista Judiciário - Execução de Mandados) A capacidade processual a) é o poder atribuído ao juiz para solucionar o conflito de interesses entre o autor e o réu. b) é causa de nulidade insanável, não podendo o juiz assinar prazo para a sua regularização. c) é a aptidão profissional para atuar em juízo, como representante da parte. d) não é pressuposto de validade do processo. e) é inerente a toda pessoa maior e capaz, com plena capacidade de exercício dos atos da vida civil.

38 Questão 3 (FCC TRT - 12ª Região (SC) - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Os menores de dezesseis anos, apesar de serem titulares do direito material violado, não podem ajuizar a ação competente sem estarem representados ou assistidos na forma da lei, por a) falta de capacidade para ser parte. b) serem entes despersonalizados. c) falta de capacidade postulatória. d) ausência de interesse de agir. e) falta de capacidade processual.

39 Questão 4 (FCC TRT - 9ª REGIÃO (PR) - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Em uma ação ordinária movida contra pessoa jurídica de direito privado, o Juiz verificou que a procuração outorgada ao advogado que apresentou a contestação foi assinada por pessoa alheia ao quadro social da empresa e sem poderes para representá-la. Em vista disso, suspendeu o processo e determinou a intimação da ré pelo correio para sanar o defeito de representação no prazo de 30 dias. Não tendo sido cumprido esse despacho dentro do prazo fixado, o juiz deverá a) decretar a nulidade do processo. b) extinguir o processo sem exame do mérito. c) declarar a ré revel. d) fixar novo prazo para a regularização da representação. e) determinar o prosseguimento do processo.

40 Questão 5 (FCC TRE-SP - Analista Judiciário - Área Judiciária) Considere as seguintes assertivas: I. Excepcionalmente, o juiz poderá nomear curador especial ao réu incapaz que tenha representante legal. II. O juiz deverá nomear curador especial ao réu citado por hora certa que não apresentar contestação no prazo legal. III. O Município será representado em juízo, ativa e passivamente, por seu Procurador ou Prefeito. IV. Nas ações em que o espólio for parte, os herdeiros nunca figurarão no pólo ativo ou passivo da demanda, pois serão representados em juízo pelo inventariante.

41 É correto o que consta APENAS em a) II, III e IV. b) II e III. c) I, II e III. d) I e II. e) I, II e IV.

42 Questão 6 (FCC TRF - 4ª REGIÃO - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Considere as seguintes assertivas a respeito da capacidade processual: I. O cônjuge somente necessitará do consentimento do outro para propor ações que versem sobre direitos reais imobiliários. II. Nas ações possessórias, a participação do cônjuge do autor ou do réu é indispensável em qualquer hipóteses em razão da natureza jurídica da ação. III. A herança jacente ou vacante será representada em juízo, ativa e passivamente, por seu inventariante. IV. As sociedades sem personalidade jurídica, quando demandadas, não poderão opor a irregularidade de sua constituição.

43 De acordo com o Código de Processo Civil, está correto o que consta APENAS em a) I e III. b) III e IV. c) II, III e IV. d) I, II e IV. e) I e IV.

44 Questão 7 (FCC TRT-20R - Analista Judiciário - Área Judiciária) De acordo com o Código de Processo Civil, em relação a capacidade processual é correto afirmar que a) ambos os cônjuges serão necessariamente citados para as ações que versem sobre direitos reais imobiliários. b) nas ações possessórias, a participação do cônjuge do autor ou do réu é indispensável, exceto nos casos de composse ou de ato por ambos praticados. c) as sociedades sem personalidade jurídica, quando demandadas, poderão opor a irregularidade de sua constituição. d) verificando a incapacidade processual ou a irregularidade da representação das partes, o juiz, de plano, extinguirá o processo sem julgamento do mérito. e) a herança jacente ou vacante será representada em juízo, ativa e passivamente, pelo inventariante.

45 Questão 8 (FCC TJ-PI - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados) O menor com dezesseis anos de idade a) tem capacidade para estar em juízo, dependendo da assistência de seu representante legal para praticar os atos processuais. b) tem capacidade para estar em juízo, mas não para praticar atos processuais, e por isso deve ser repre- sentado. c) tem capacidade para estar em juízo e para praticar livremente os atos processuais. d) não tem capacidade para estar em juízo, por isso deve ser representado. e) tem capacidade para estar em juízo, dependendo da assistência de seu representante legal para praticar os atos processuais, com a participação complementar de curador especial.

46 Audiência

47 Questão 1 (FCC TCM-BA - Procurador Especial de Contas) Na audiência, de acordo com o Código de Processo Civil, as provas serão produzidas na seguinte ordem: a) o perito e os assistentes técnicos responderão aos quesitos de esclarecimentos, as testemunhas arroladas pelo autor e pelo réu serão inquiridas, o juiz tomará os depoimentos pessoais, primeiro do autor e depois do réu. b) o juiz tomará os depoimentos pessoais, primeiro do autor e depois do réu, o perito e os assistentes técnicos responderão aos quesitos de esclarecimentos e serão inquiridas as testemunhas arroladas pelo autor e pelo réu. c) o perito e os assistentes técnicos responderão aos quesitos de esclarecimentos, o juiz tomará os depoimentos pessoais, primeiro do autor e depois do réu e serão inquiridas as testemunhas arroladas pelo autor e pelo réu.

48 d) o perito e os assistentes técnicos responderão aos quesitos de esclarecimentos, o juiz tomará os depoimentos pessoais, primeiro do autor e depois do réu e serão inquiridas as testemunhas arroladas pelo réu e pelo autor. e) as testemunhas arroladas pelo autor e pelo réu serão inquiridas, o juiz tomará os depoimentos pessoais, primeiro do autor e depois do réu e o perito e os assistentes técnicos responderão aos quesitos de esclarecimentos

49 Questão 2 (FCC TRT - 14ª Região (RO e AC) - Analista Judiciário - Área Judiciária) A respeito da audiência de instrução e julgamento, considere: I. A audiência poderá ser adiada, somente um vez, por convenção das partes. II. Quem der causa ao adiamento responderá pelas despesas acrescidas. III. Em virtude da amplitude do direito de defesa, o juiz não poderá, ouvidas as partes, fixar os pontos controvertidos sobre os quais incidirá a prova.

50 Está correto o que se afirma APENAS em a) I. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) III.

51 Questão 3 (FCC BACEN - Procurador - Prova 2) Na audiência observar-se-á o seguinte: I. O Juiz inquirirá as testemunhas separada e sucessivamente, primeiro as do réu e depois as do autor. II. O Juiz exercerá o poder de polícia, ordenando que se retirem da sala os que se comportarem inconvenientemente. III. O perito e os assistentes técnicos responderão aos quesitos de esclarecimento que os advogados formularem durante a audiência. IV. O depoimento pessoal do autor será tomado antes do depoimento pessoal do réu.

52 Questão 5 (FCC TRT - 16ª REGIÃO (MA) - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados) A respeito da audiência de instrução e julgamento no processo civil, é INCORRETO afirmar que a) os peritos e os assistentes técnicos serão ouvidos após os depoimentos pessoais do autor e do réu. b) o juiz, ao iniciar a instrução, ouvidas as partes, fixará os pontos controvertidos sobre que incidirá a prova. c) quem der causa ao adiamento responderá pelas despesas acrescidas. d) poderá ser dispensada pelo juiz a produção das provas requeridas pela parte cujo advogado não compareceu à audiência. e) poderá ser adiada, uma só vez, por convenção das partes.

53 Questão 6 (FCC TRT - 6ª Região (PE) - Analista Judiciário - Área Judiciária) A respeito da audiência e em conformidade com a lei processual civil, é correto afirmar que a) o autor responde pelas despesas acrescidas se ocorrer adiamento da audiência por ausência justificada do réu. b) a audiência poderá ser adiada por convenção das partes quantas vezes estas reputarem necessário. c) a audiência é una e contínua, não podendo em nenhuma hipótese ser designada outra data para o seu prosseguimento. d) os depoimentos pessoais das partes serão colhidos após os esclarecimentos do perito e dos assistentes técnicos. e) as testemunhas podem ser ouvidas em qualquer ordem, independentemente de terem sido arroladas pelo autor ou pelo réu.

54 Questão 7 (FCC TRE-SP - Analista Judiciário - Área Administrativa) Em relação à audiência de instrução e julgamento, nos termos do Código de Processo Civil, é correto afirmar: a) A audiência é una e contínua e deve obrigatoriamente ser concluída num único dia b) A audiência pode ser adiada por convenção das partes, o que só será admitido duas vezes. c) O Juiz deverá obrigatoriamente dispensar a produção das provas requeridas pela parte cujo advogado não compareceu à audiência. d) Incumbe ao advogado provar o impedimento de comparecimento até 24 horas antes da abertura da audiência. e) Os peritos e assistentes técnicos prestarão os esclarecimentos necessários solicitados pelas partes antes dos depoimentos pessoais e da inquirição de testemunhas

55 Questão 8 (FCC TRE-AP - Analista Judiciário - Área Judiciária) Considere as seguintes provas: I. Depoimento pessoal do autor. II. Inquirição de testemunhas arroladas pelo autor. III. Depoimento pessoal do réu. IV. Inquirição de testemunhas arroladas pelo réu. V. Esclarecimentos do perito e dos assistentes técnicos.

56 Serão produzidas na audiência na ordem indicada em a) II, V, I, III e IV. b) V, I, III, II e IV. c) I, III, II, IV e V. d) I, II, III, IV e V. e) II, IV, I, III e V.

57 Recursos

58 Questão n.1 (FCC TRE-CE - Analista Judiciário - Área Judiciária) Não admitido o recurso extraordinário ou o recurso especial, caberá agravo nos próprios autos, no prazo de 10 dias. Da decisão do relator que não conhecer do agravo, negar-lhe provimento ou decidir, desde logo, o recurso não admitido na origem, a) não caberá recurso. b) caberá agravo, no prazo de 5 dias, ao órgão competente. c) caberá agravo, no prazo de dez dias, ao órgão competente. d) caberá mandado de segurança, no prazo de 120 dias. e) caberá mandado de segurança, no prazo de 180 dias.

59 Questão n.2 (FCC TJ-PE - Analista Judiciário - Área Judiciária - e Administrativa) No processo V o apelante provou justo impedimento para a falta de recolhimento das custas recursais e o M.M. juiz relevou a pena de deserção, fixando prazo para efetuar o preparo. Neste caso, de acordo com o Código de Processo Civil brasileiro, em regra, esta decisão é a) recorrível através de Recurso Extraordinário. b) recorrível através de Agravo de Instrumento. c) recorrível através de Apelação. d) irrecorrível, cabendo ao tribunal apreciar-lhe a legitimidade. e) recorrível através de Agravo Retido.

60 Questão n.3 FCC TJ-PE - Técnico Judiciário - Área Judiciária - e Administrativa) No processo I a parte vencida interpôs apelação; no processo II o réu interpôs embargos infringentes; no processo III o autor interpôs recurso especial; no processo IV o réu interpôs agravo de instrumento. Nestes casos, de acordo com o Código de Processo Civil brasileiro caberá recurso adesivo APENAS nos processos a) I, II e IV. b) I e II. c) III e IV. d) I, II e III. e) I e III.

61 Questão n.4 (FCC TRT - 11ª Região (AM) - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Tício ajuizou ação de cobrança contra Igor, julgada procedente em primeira instância. Tício interpôs recurso de apelação, recebido por decisão do Magistrado apenas no efeito devolutivo. Tício interpôs contra esta decisão embargos declaratórios por entender que havia contradição, os quais foram rejeitados pelo Magistrado. Contra a decisão que recebeu o recurso no efeito devolutivo caberá a) agravo de instrumento, no prazo de dez dias. b) mandado de segurança. c) agravo retido, no prazo de dez dias. d) agravo de instrumento, no prazo de quinze dias. e) agravo retido, no prazo de quinze dias.

62 Questão n.5 ( FCC PGE-MT - Procurador) Nos tribunais, os autos serão conclusos ao revisor e, na sessão de julgamento, será admitida sustentação oral, quando se tratar de a) apelação, embargos infringentes ou ação rescisória. b) apelação, embargos declaratórios ou agravo de instrumento. c) embargos infringentes, embargos declaratórios ou ação rescisória. d) agravo de instrumento, apelação ou embargos infringentes. e) embargos declaratórios, embargos infringentes ou agravo de instrumento.

63 Questão n.6 (FCC PGE-MT - Procurador) Numa ação ordinária, o autor interpôs agravo de instrumento contra decisão interlocutória proferida pelo juiz da causa. O relator, no entanto, converteu o agravo de instrumento em agravo retido. Dessa decisão a) cabe reclamação para a turma julgadora. b) cabe recurso especial. c) não cabe recurso. d) cabe recurso extraordinário. e) cabe agravo para a turma julgadora.

64 Questão n.7(fcc TRT - 20ª REGIÃO (SE) - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Na audiência de instrução e julgamento, o juiz indeferiu requerimento de acareação de testemunhas formulado pelo advogado do autor. Nesse caso, a) caberá agravo na forma retida, no prazo de dez dias, sendo que, ouvido o agravado, o juiz poderá reformar sua decisão. b) caberá agravo de instrumento, dirigido diretamente ao tribunal competente, no prazo de dez dias, através de petição. c) não caberá recurso, devendo o advogado do autor formular protesto no termo da audiência, para poder posteriormente arguir nulidade.

65 d) caberá apelação, interposta por petição, no prazo de quinze dias, ao juiz prolator da decisão. e) caberá agravo na forma retida, devendo ser interposto oral e imediatamente, bem como constar do respectivo termo, nele expostas sucintamente as razões do agravante.

66 Questão n.8 (FCC MPE-CE - Promotor de Justiça) A interposição do agravo de instrumento a) não admite juízo de retratação. b) não obsta o andamento do processo, ressalva feita à possibilidade de concessão de efeito suspensivo ao recurso. c) é regra geral do ordenamento processual civil, com hipóteses excepcionais de interposição de agravo retido. d) dirigir-se-á ao juiz da causa, a quem caberá o encaminhamento dos autos ao tribunal competente. e) dá-se em face de atos processuais ordinatórios e de decisões interlocutórias.

67 Questão n. 9 (FCC TCE-AL - Procurador) A respeito do Recurso de apelação, assinale a alternativa incorreta. a) Será sempre recebido nos efeitos devolutivo e suspensivo. b) O seu prazo para interposição é de quinze dias. c) É cabível contra decisão que indefere liminarmente a petição inicial. d) É admitida sua interposição na forma adesiva. e) Não cabe contra sentença em mandado de segurança.

68 Questão n.10 (FCC TRE-AP - Analista Judiciário - Área Administrativa) Considere as seguintes assertivas a respeito do Recurso de Apelação: I. A apelação será recebida só no efeito devolutivo, quando interposta de sentença que confirmar a antecipação dos efeitos da tutela. II. Recebida a apelação em ambos os efeitos, o juiz não poderá inovar no processo; recebida só no efeito devolutivo, o apelado poderá promover, desde logo, a execução provisória da sentença, extraindo a respectiva carta. III. Provando o apelante justo impedimento, o juiz relevará a pena de deserção, fixando-lhe prazo para efetuar o preparo. Esta decisão será irrecorrível, cabendo ao tribunal apreciarlhe a legitimidade. IV. Após a apresentação da resposta, o juiz não poderá reexaminar os pressupostos de admissibilidade do recurso.

69 De acordo com o Código de Processo Civil brasileiro, está correto o que se afirma SOMENTE em a) I, II e III. b) II, III e IV. c) I e II. d) III e IV. e) I e III.

70 Questão n.11 (FCC TRT - 19ª Região (AL) - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados) A respeito dos recursos, é correto afirmar: a) Nos embargos infringentes, quando o desacordo for parcial, o julgamento não fica restrito à matéria objeto da divergência, possibilitando o reexame integral do alegado na apelação. b) A parte que, no prazo legal, apresentou recurso autônomo, pode também interpor recurso adesivo. c) O Ministério Público tem legitimidade para recorrer no processo em que é parte, não podendo fazê-lo naqueles em que oficiou como fiscal da lei. d) O recorrente poderá, a qualquer tempo, desistir do recurso, desde que haja anuência dos litisconsortes. e) O juiz não receberá o recurso de apelação quando a sentença estiver em conformidade com Súmula do Superior Tribunal de Justiça ou do Supremo Tribunal Federal.

71 Questão n.12 (FCC TJ-AP - Titular de Serviços de Notas e de Registros) Das decisões interlocutórias caberá agravo de instrumento a) no prazo de 15 dias, quando se tratar de decisão suscetível de causar à parte lesão grave e de difícil reparação, bem como nos casos de inadmissão da apelação, dentre outras hipóteses. b) no prazo de 10 dias, salvo quando se tratar de decisão suscetível de causar à parte lesão grave e de difícil reparação, bem como nos casos de inadmissão da apelação, dentre outras hipóteses. c) no prazo de 15 dias, salvo quando se tratar de decisão suscetível de causar à parte lesão grave e de difícil reparação, bem como nos casos de inadmissão da apelação, dentre outras hipóteses.

72 d) no prazo de 10 dias, quando se tratar de decisão suscetível de causar à parte lesão grave e de difícil reparação, bem como nos casos de inadmissão da apelação, dentre outras hipóteses. e) no prazo de 8 dias, quando se tratar de decisão suscetível de causar à parte lesão grave e de difícil reparação, bem como nos casos de inadmissão da apelação, dentre outras hipóteses.

73 Questão n.13 (FCC TRT - 14ª Região (RO e AC) - Técnico Judiciário - Área Administrativa) O agravo retido a) será conhecido mesmo se o vencido não tiver requerido a sua apreciação pelo tribunal nas razões de apelação. b) depende de preparo, que deve ser recolhido, através da guia própria, no prazo de interposição. c) contra decisões interlocutórias proferidas em audiência deverá ser interposto oral e imediatamente. d) será conhecido mesmo se o vencedor não tiver requerido a sua apreciação pelo tribunal na resposta da apelação. e) devolve a matéria para o tribunal, impedindo o juiz que proferiu a decisão agravada de reformá-la.

74 Questão n.14 (FCC TRT - 14ª Região (RO e AC) - Analista Judiciário - Execução de Mandados) A respeito dos recursos, considere: I. A parte que aceitar tacitamente a sentença ou a decisão não poderá recorrer. II. O recurso adesivo não está sujeito a preparo. III. O recorrente poderá, a qualquer tempo, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso. Está correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) I e III. c) II. d) II e III. e) III.

75 Questão n.15 (FCC TRE-RN - Analista Judiciário - Área Judiciária) Natanael é advogado do processo A. Tendo em vista decisão interlocutória desfavorável ao seu cliente e, em razão dos prejuízos iminentes relativos a esta decisão, Natanael interpôs agravo de instrumento, requerendo a juntada aos autos principais de cópia da petição do agravo de instrumento e do comprovante de sua interposição, assim como a relação dos documentos que instruíram o recurso no décimo dia da propositura do referido recurso. Neste caso, de acordo com o Código de Processo Civil, Natanael

76 a) extrapolou o prazo legal de quarenta e oito horas, o que acarretará a inadmissibilidade do agravo. b) atendeu o prazo legal não havendo penalidade legal. c) extrapolou o prazo legal de cinco dias, o que poderá acarretar a inadmissibilidade do agravo. d) extrapolou o prazo legal de três dias, o que poderá acarretar a inadmissibilidade do agravo. e) extrapolou o prazo legal de cinco dias, porém seu recurso poderá ainda ser admitido.

77 Questão n.16 (FCC TRE-RN - Analista Judiciário - Área Judiciária) Em determinado processo o autor, Mauro, no ato da interposição de recurso, deixou de recolher as despesas processuais referentes ao porte de remessa e retorno de autos. Neste caso, de acordo com o Código de Processo Civil, a) o recurso deverá ser recebido normalmente, tendo em vista que não há obrigatoriedade de recolhimento de despesas referentes ao porte de remessa e retorno de autos. b) o recurso deverá ser considerado deserto.

78 c) Mauro deverá ser intimado para suprir a irregularidade e recolher as despesas restantes no prazo de cinco dias. d) Mauro deverá ser intimado para suprir a irregularidade e recolher as despesas restantes no prazo de quarenta e oito horas. e) Mauro deverá ser intimado para suprir a irregularidade e recolher as despesas restantes no prazo de três dias.

79 Questão n.17 (FCC TJ-PE - Juiz) Em relação aos recursos no processo civil, a) a insuficiência no valor do preparo recursal implicará deserção imediata. b) o recorrente pode desistir do recurso, desde que com a anuência do recorrido ou dos litisconsortes necessários. c) o não conhecimento do recurso principal não tem influência em relação ao recurso adesivo, que nesse ponto torna-se autônomo. d) com exceção dos embargos de declaração, o prazo para recorrer no processo civil será sempre de quinze dias. e) a renúncia ao direito de recorrer independe da aceitação da outra parte.

80 Questão n. 18 (FCC TRF - 1ª REGIÃO - Analista Judiciário - Execução de Mandados) De acordo com o Código de Processo Civil brasileiro, o agravo de instrumento terá a sua petição instruída obrigatoriamente com cópias da a) decisão agravada e da certidão da respectiva intimação, apenas. b) decisão agravada, da petição inicial, contestação e das procurações outorgadas aos advogados do agravante e do agravado. c) decisão agravada, da certidão da respectiva intimação e das procurações outorgadas aos advogados do agravante e do agravado. d) certidão da respectiva intimação, da petição inicial, contestação e das procurações outorgadas aos advogados do agravante e do agravado. e) decisão agravada, da certidão da respectiva intimação, da petição inicial, contestação e da procuração outorgada ao advogado do agravante, apenas.

81 Questão n.19 ( FCC TRT - 22ª Região (PI) - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados) O recurso a) só pode ser interposto pela parte vencida. b) extraordinário impede a execução da sentença. c) especial deve ser interposto no prazo de 15 dias. d) interposto pelo Município depende de preparo. e) adesivo é independente do principal.

82 Questão n.20 (FCC PGE-RJ - Técnico Assistente de Procuradoria) São requisitos de admissibilidade de qualquer recurso: a) o interesse e a contradição na decisão recorrida. b) a tempestividade e a interposição perante o juízo recorrido. c) o preparo e o sucumbimento. d) a tempestividade e o interesse. e) a legitimidade recursal e a procedência das alegações.

83 Questão n. 21 (FCC PGE-AM - Procurador) No julgamento da apelação a) o Tribunal não poderá apreciar a ocorrência de deserção, se o apelado não a suscitar na resposta ao recurso. b) o Tribunal fica limitado à apreciação da matéria que tiver sido apreciada na sentença, ainda que outras questões tenham sido suscitadas e discutidas no processo. c) interposta de sentença que extinguiu o processo sem resolução de mérito, poderá o Tribunal julgar a lide se a matéria for exclusivamente de direito e se estiver em condições de julgamento imediato. d) o Tribunal não poderá determinar o cumprimento de qualquer diligência, e retomar a apreciação do pedido recursal, para não haver supressão de instância. e) nenhuma questão de fato não proposta no juízo inferior poderá ser suscitada, ainda que a parte tenha deixado de fazê-lo por motivo de força maior.

84 Questão n. 22 (FCC PGE-AM - Procurador) Do ato do juiz que indeferir a petição inicial caberá recurso de a) embargos de declaração somente, com efeitos modificativos, ressalvada a possibilidade de o autor ajuizar ação idêntica, desde que corrigidos os vícios que deram causa ao indeferimento da petição inicial. b) apelação, podendo o magistrado reformar o ato, mas se não o reconsiderar, o recurso será julgado no Tribunal sem revisão se o procedimento for sumário e com revisão, se ordinário ou especial. c) agravo de instrumento, que será recebido nos efeitos suspensivo e devolutivo. d) apelação, podendo o magistrado reformar o ato, mas se não o reconsiderar o recurso será julgado no Tribunal sem revisão. e) apelação, não podendo o magistrado reformar seu próprio ato, e será julgado no Tribunal sem revisão.

85 Questão n. 23 (FCC TJ-GO - Juiz) Em relação à apelação, a) recebida só no efeito devolutivo, poderá o apelado promover desde logo a execução definitiva da sentença, extraindo a respectiva carta. b) quando o pedido ou a defesa tiver mais de um fundamento e o juiz acolher apenas um deles, devolve-se ao tribunal somente o conhecimento do fundamento acolhido. c) serão objeto de apreciação e julgamento pelo tribunal todas as questões suscitadas e discutidas no processo, ainda que a sentença não as tenha julgado por inteiro. d) nos casos de extinção do processo sem julgamento do mérito, o tribunal, ao afastar a extinção, determinará sempre o retorno dos autos para novo julgamento, em obediência ao duplo grau de jurisdição. e) a regra é seu recebimento apenas no efeito devolutivo.

86 Questão n. 24 (FCC TJ-GO - Juiz) O preparo deve ser comprovado no ato de interposição do recurso. Se este se der em momento diverso, dar-se-á a) preclusão consumativa. b) prescrição. c) decadência. d) perempção. e) preclusão lógica.

87 Questão n.25 (FCC TJ-GO - Juiz) O agravo retido: a) é interposto mediante o pagamento do respectivo preparo, sob pena de deserção. b) sua interposição é exceção, pois a regra continua sendo a interposição de agravo de instrumento. c) uma vez interposto, seu conhecimento é automático por ocasião do julgamento da apelação. d) deve ser interposto oral e imediatamente das decisões interlocutórias proferidas em audiência de instrução e julgamento. e) não existe juízo de retratação em relação a tal recurso, já que não há exame imediato pelo Tribunal.

88 Questão n. 26 (FCC DPE-MA - Defensor Público) O prazo para o Defensor Público interpor recurso adesivo é de a) trinta dias, contados da mesma data do termo inicial para as contrarrazões do recurso principal. b) dez dias, contados da publicação do despacho que admitiu o recurso principal. c) vinte dias, contados da publicação do despacho que admitiu o recurso principal. d) dez dias, contados da mesma data do termo inicial para as contrarrazões do recurso principal. e) quinze dias, contados da mesma data do termo inicial para as contrarrazões do recurso principal.

89 Questão n.27 (FCC TJ-PI - Assessor Jurídico) Relativamente aos recursos cíveis, analise as seguintes assertivas: I. O prazo para interposição do recurso conta-se da leitura da sentença quando proferida em audiência, tendo comparecido as partes ou seus procuradores. II. O recurso adesivo é admissível nos embargos infringentes e o seu conhecimento fica condicionado ao conhecimento do recurso principal. III. A desistência do recurso por uma parte independe da aceitação da outra, mesmo se esta tiver oferecido recurso adesivo. IV. Sob pena de configurar supressão de um grau de julgamento, o Tribunal, em nenhuma hipótese, poderá julgar a lide se o juiz de primeiro grau tiver extinto o processo sem apreciação do mérito. V. O interesse, o preparo e a tempestividade são considerados pressupostos objetivos de admissibilidade recursal.

90 Está correto APENAS o que se afirma em a) I, II e III. b) I, II e V. c) I, III e IV. d) II, III e IV. e) II, IV e V.

91 Questão n.28 (FCC TRE-SP - Analista Judiciário - Área Administrativa) No que concerne aos embargos de declaração, nos termos do Código de Processo Civil, é correto afirmar: a) O Juiz julgará os embargos de declaração no prazo de cinco dias. Nos Tribunais, o relator apresentará os embargos em mesa na sessão subseqüente, proferindo voto. b) Se os embargos de declaração forem manifestamente protelatórios, o juiz ou Tribunal, declarando que o são, condenará o embargante a pagar ao Estado multa não excedente a 2% sobre o valor da causa. c) Os embargos de declaração serão opostos dentro do prazo de dez dias, em petição dirigida ao Juiz ou Relator, com indicação do ponto obscuro, contraditório ou omisso. d) Os embargos de declaração estão sujeitos ao preparo e serão opostos em petição dirigida ao juiz ou relator. e) Os embargos de declaração não interrompem nem suspendem o prazo para interposição de outros recursos.

92 Questão n.29 (FCC TRF - 1ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandado) No que concerne ao recurso de apelação, nos termos do Código de Processo Civil, é correto afirmar: a) Constatando o Tribunal a ocorrência de nulidade no processo, sanável ou insanável, poderá determinar a realização ou renovação do ato processual. b) Quando o pedido ou a defesa tiver mais de um fundamento e o juiz acolher apenas um deles, a apelação somente devolverá ao Tribunal o conhecimento deste fundamento.

93 c) A apelação será recebida em seu efeito devolutivo e suspensivo quando interposta de sentença que confirmar a antecipação dos efeitos da tutela. d) Serão, em regra, objeto de apreciação e julgamento pelo Tribunal todas as questões suscitadas e discutidas no processo, ainda que a sentença não as tenha julgado por inteiro. e) Após a apresentação de contra-razões de apelação pelo apelado, inexiste possibilidade de reexame dos pressupostos de admissibilidade do recurso.

94 Questão n.48 (FCC MPE-SE - Analista do Ministério Público - Especialidade) Caberá o recurso de agravo a) das sentença terminativas. b) dos despachos de mero expediente. c) somente quando o procedimento for ordinário ou es pecial, mas não em procedimento sumário. d) somente quando o juiz deixar de receber apelação, ou para agregar-lhe efeito suspensivo, quando rece bida somente no efeito devolutivo. e) das decisões interlocutórias.

95 Questão n.30 (FCC MPE-SE - Técnico do Ministério Público Área Administrativa) Considera-se pressuposto recursal subjetivo a a) sucumbência. b) previsão legal. c) adequação. d) tempestividade. e) regularidade procedimental.

96 JEF

97 Questão 1(FCC TRF - 1ª REGIÃO - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Compete ao Juizado Especial Federal Cível processar, conciliar e julgar causas a) que tenham como objeto a anulação de lançamento fiscal de valor inferior a sessenta salários mínimos. b) de competência da Justiça Federal até o valor de setenta salários mínimos, bem como executar as suas sentenças. c) sobre bens imóveis das autarquias e fundações públicas federais. d) que tenham como objeto a impugnação da pena de demissão imposta a servidores públicos civis. e) que versem sobre direitos ou interesses individuais homogêneos quando, havendo indenização em pecúnia, o valor não ultrapasse quarenta salários mínimos.

98 Questão 2 (FCC TRF - 1ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados) Podem ser ajuizadas no Juizado Especial Federal as causas de competência da Justiça Federal, até o valor de sessenta salários mínimos, que versem sobre a) divisão e demarcação. b) bens imóveis das fundações públicas federais. c) impugnação da pena de demissão imposta a servidores públicos civis. d) anulação ou cancelamento de ato administrativo federal de lançamento fiscal. e) litígio entre Estado Estrangeiro e pessoa domiciliada ou residente no Brasil.

99 Questão 3 (FCC TRF - 4ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados) Considere as seguintes assertivas a respeito dos Juizados Especiais Federais: I. Podem ser partes no Juizado Especial Federal Cível, como autores, as pessoas físicas e as microempresas e empresas de pequeno porte, assim definidas na legislação competente. II. Para efetuar o exame técnico necessário à conciliação ou ao julgamento da causa, o Juiz nomeará pessoa habilitada, que apresentará o laudo até cinco dias antes da audiência, independentemente de intimação das partes.

100 III. Tratando-se de obrigação de pagar quantia certa, após o trânsito em julgado da decisão, em regra, o pagamento será efetuado no prazo de noventa dias, contados da entrega da requisição, por ordem do Juiz, à autoridade citada para a causa mediante precatório previamente expedido. IV. As partes poderão designar, por escrito, representantes para a causa, advogado ou não. Está correto o que consta APENAS em a) I, II e IV. b) II e IV. c) I e IV. d) I, II e III. e) II, III e IV.

101 Questão 4 (FCC TRF - 4ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Judiciária) Com relação ao Juizado Especial Federal, é correto afirmar: a) É incabível pedido de uniformização de interpretação de lei federal quando houver divergência entre decisões sobre questões de direito material proferidas por Turmas Recursais em razão do princípio da unicidade e da independência. b) Não se incluem na competência do Juizado Especial Federal Cível as causas para a anulação ou cancelamento de ato administrativo federal, salvo o de natureza previdenciária e o de lançamento fiscal. c) Compete ao Juizado Especial Federal Cível processar, conciliar e julgar causas de competência da Justiça Federal até o valor de quarenta salários mínimos, bem como executar as suas sentenças.

102 d) Quando a pretensão versar sobre obrigações vincendas, para fins de competência do Juizado Especial Federal Cívil, a soma de vinte e quatro parcelas não poderá exceder o valor legal máximo pré-estabelecido. e) Não haverá prazo diferenciado para a prática de qualquer ato processual pelas pessoas jurídicas de direito público, exceto para a interposição de recursos.

103 Questão n.5 (FCC TRF-4R - Técnico Judiciário - Área Administrativa) O Juizado Especial Federal visa à obtenção do máximo rendimento da lei com o mínimo de atos processuais. Tal objetivo diz respeito ao princípio a) da legalidade. b) da oralidade. c) da economia processual. d) do contraditório. e) da impessoalidade.

104 Juiz e Ministério Público

105 Questão 1 (FCC TRE-AP - Analista Judiciário - Área Judiciária) Fábio é juiz de direito na comarca de Barra de Ouro onde tramitam os processos Prata, Bronze e Cobre. No processo Prata ele é herdeiro presuntivo do autor, no processo Bronze ele é amigo intimo do réu e no processo Cobre ele é cunhado do advogado do autor. Nestes casos, é defeso a Fábio exercer as suas funções a) nos processos Bronze e Cobre, somente. b) no processo Prata, somente. c) nos processos Prata, Bronze e Cobre. d) nos processos Prata e Bronze, somente. e) no processo Cobre, somente.

106 Questão 2 (FCC TRE-TO - Analista Judiciário - Área Judiciária) Mara é juíza de direito. Neste mês recebeu através da distribuição três processos: A, B e C. No processo A o advogado do autor é o marido de Mara. No processo B uma das partes é inimiga capital de Mara e no processo C a autora é empregada de Mara. Nestes casos, Mara está impedida de exercer as suas funções a) no processo A. b) no processo B c) no processo C. d) nos processos A e B. e) nos processos A e C.

Questão 1 (FCC TJ-PE - Técnico Judiciário - Área Judiciária - e Administrativa)

Questão 1 (FCC TJ-PE - Técnico Judiciário - Área Judiciária - e Administrativa) CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 10 RECURSOS. Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo módulo. No módulo

Leia mais

ADRIANA SAWARIS NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL. 1ª Edição MAI 2013

ADRIANA SAWARIS NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL. 1ª Edição MAI 2013 ADRIANA SAWARIS NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL 206 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS GABARITADAS Seleção das Questões: Prof.ª Adriana Sawaris Organização e Diagramação: Mariane dos Reis 1ª Edição MAI

Leia mais

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12 Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Sumário Antecipação dos Efeitos da Tutela Teoria Geral da Execução Execução

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Conceito, Pressupostos, Juízo de Admissibilidade, Efeitos Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil CONCEITO, PRESSUPOSTOS, JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE,

Leia mais

Direito Processual Civil. Dos Recursos: Disposições Gerais

Direito Processual Civil. Dos Recursos: Disposições Gerais Direito Processual Civil Dos Recursos: Disposições Gerais Conceito de Recurso O recurso é o meio do qual se valem as partes, o Ministério Público ou o terceiro prejudicado, para obter a reforma, a anulação,

Leia mais

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem).

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem). PARTE II TEORIA GERAL DOS RECURSOS Conceito: Recurso é o direito que a parte vencida ou o terceiro prejudicado possui de, uma vez atendidos os pressupostos de admissibilidade, submeter a matéria contida

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III RECURSOS. Caderno de exercícios II

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III RECURSOS. Caderno de exercícios II PROFESSORA MEYRE ELIZABETH CARVALHO SANTANA DIREITO PROCESSUAL CIVIL III RECURSOS Caderno de exercícios II 1. Anote a opção incorreta: Suponha que, ao receber um recurso de Agravo de Instrumento, o Relator

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.009 a 1.014 do Código de Processo Civil 1. Recurso de Apelação Conceito Cabe recurso de apelação contra a sentença do juiz que põe fim à fase cognitiva do procedimento comum,

Leia mais

RECURSOS NO PROCESSO CIVIL

RECURSOS NO PROCESSO CIVIL RECURSOS NO PROCESSO CIVIL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. TEORIA GERAL DOS RECURSOS... 4 Regra Geral dos Recursos... 5 2. APELAÇÃO...9 3. AGRAVO DE INSTRUMENTO E AGRAVO INTERNO...11 Agravo Interno...13

Leia mais

RAQUEL BUENO DIREITO PROCESSUAL CIVIL

RAQUEL BUENO DIREITO PROCESSUAL CIVIL RAQUEL BUENO DIREITO PROCESSUAL CIVIL VUNESP 2015 ESCREVENTE TÉCNICO JUDICIÁRIO 1. Incumbe ao escrivão a) estar presente às audiências e coadjuvar o juiz na manutenção da ordem. b) efetuar avaliações e

Leia mais

CORREÇÃO DE PROVA. ESCREVENTE TJ 2015.

CORREÇÃO DE PROVA. ESCREVENTE TJ 2015. CORREÇÃO DE PROVA. ESCREVENTE TJ 2015. PROFESSORA JULIANA VIEIRA PEREIRA 37. Incumbe ao escrivão (A) efetuar avaliações e executar as ordens do juiz a que estiver subordinado. (B) estar presente às audiências

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULAS 12

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULAS 12 AULAS 12 Dos prazos. Da Comunicação dos atos processuais. Da citação. Da Das cartas. Das intimações. Das nulidades dos atos processuais. Da distribuição e do registro. Dos Prazos Processuais Artigos 218

Leia mais

Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil

Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil Prof. Ms. Gabriel Bressan gabriel.bressan@aglaw.com.br ALMEIDA GUILHERME Advogados Associados www.aglaw.com.br PARTE GERAL www.aglaw.com.br PARTE GERAL

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC RECURSOS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC RECURSOS OFICINA DO NOVO CPC RECURSOS RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.009 a 1.014 do Código de Processo Civil 1. Recurso de Apelação Conceito Cabe recurso de apelação contra a sentença do juiz que põe fim à fase

Leia mais

Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento

Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento Direito Processual Civil Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento Embargos de Declaração Art. 1.022: Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para: I - esclarecer obscuridade

Leia mais

Tipos de Recurso (Art. 994)

Tipos de Recurso (Art. 994) Tipos de Recurso (Art. 994) O CPC prevê 9 tipos de recursos cíveis: Art. 994. São cabíveis os seguintes recursos: I - apelação; II - agravo de instrumento; III - agravo interno; IV - embargos de declaração;

Leia mais

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC)

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE 1995. Características do Juizado Especial Cível 1. Oralidade 2. Simplicidade 3. Informalidade 4. Economia processual 5. Celeridade 6. Conciliação

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. AULA 09 Justiça gratuita Procuradores Sucessão das partes Sucessão dos procuradores

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. AULA 09 Justiça gratuita Procuradores Sucessão das partes Sucessão dos procuradores AULA 09 Justiça gratuita Procuradores Sucessão das partes Sucessão dos procuradores 1. Justiça gratuita - Art. 98 do CPC A justiça gratuita isenta o autor ou o réu das custas, despesas processuais e, provisoriamente,

Leia mais

Teoria geral dos recursos e apelação. 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação

Teoria geral dos recursos e apelação. 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação 1. Normais fundamentais: Duração razoável : rol AI, IRDR, RE e REsp repetitivos. Isonomia: Vinculação dos precedentes;

Leia mais

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) E O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE 1995. 1 Características do Juizado Especial Cível 1. Oralidade 2. Simplicidade 3. Informalidade 2 Características

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL 2013

DIREITO PROCESSUAL CIVIL 2013 DIREITO PROCESSUAL CIVIL 2013 21. Acerca do litisconsórcio e da assistência, assinale a alternativa correta. a) O litisconsórcio necessário pode ocorrer somente no polo ativo da relação jurídica processual.

Leia mais

PROCESSO CIVIL. Prof. Darlan Barroso ATOS PROCESSUAIS. Revisão ao vivo - Eventials 11 de março de 2018

PROCESSO CIVIL. Prof. Darlan Barroso ATOS PROCESSUAIS. Revisão ao vivo - Eventials 11 de março de 2018 PROCESSO CIVIL Prof. Darlan Barroso ATOS PROCESSUAIS Revisão ao vivo - Eventials 11 de março de 2018 1) Negócio jurídico processual Art. 190. Versando o processo sobre direitos que admitam autocomposição,

Leia mais

1. Teoria Geral dos Recursos:

1. Teoria Geral dos Recursos: 1. Teoria geral dos recursos; 2. Apelação; 3. Agravo de instrumento; 4. Agravo interno; 5. Embargos declaratórios; 6. Embargos de divergência; 7. Recursos especial e extraordinário (recursos extraordinários

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 PRAZO é o interregno de tempo no qual deve-se realizar algum

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) TÉCNICO TRT s 07 PROVAS 34 QUESTÕES (2012 2010) A apostila contém provas de Direito Processual Civil de concursos da Fundação Carlos Chagas (FCC),

Leia mais

Juizados Especiais. Aula 8 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor)

Juizados Especiais. Aula 8 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) Juizados Especiais Aula 8 (09.04.13) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) e-mail: vinipedrosa@uol.com.br Ementa da aula Recursos e embargos de declaração Mandado de segurança, habeas corpus

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRÁTICA FORENSE EM MANDADO DE SEGURANÇA. Aula n Módulo de Direito Sanitário - Prof. Dr.

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRÁTICA FORENSE EM MANDADO DE SEGURANÇA. Aula n Módulo de Direito Sanitário - Prof. Dr. PRÁTICA FORENSE EM MANDADO DE SEGURANÇA Aula n. 75 - Módulo de Direito Sanitário - Prof. Dr. Joseval Viana Procedimento do Mandado de Segurança Petição Inicial até à sentença Recurso de Apelação APELAÇÃO

Leia mais

PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS

PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS Sumário 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e características 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária 2 Direito Processual Civil PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS 2.1 Conceito e delimitação

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO PROCESSO CIVIL

ALEXSSANDER AUGUSTO PROCESSO CIVIL ALEXSSANDER AUGUSTO PROCESSO CIVIL 1. (2017 CONSULPLAN - TJ-MG - Titular de Serviços de Notas e de Registros) Sobre os Juizados Especiais Cíveis, instituídos pela Lei nº 9.099/95: As pessoas jurídicas

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 07/06/2018). Recursos.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 07/06/2018). Recursos. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 07/06/2018). Recursos. Pressupostos. Subjetivos (pessoa) Pressupostos Objetivos (lei) Subjetivo as pessoas

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho. Prof ª. Eliane Conde Atos processuais O processo representa um complexo ordenado

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Recurso Ordinário / Contrarrazões / Recurso Adesivo Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em

Leia mais

ANALISTA TRF 5ª REGIÃO

ANALISTA TRF 5ª REGIÃO CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER ANALISTA TRF 5ª REGIÃO PROCESSO CIVIL Plano Intensivo 1 Sumário Questões... 3 Gabarito... 11 2 Questões Questão 1: FCC - AJ TRF4/TRF 4/Judiciária/"Sem Especialidade"/2014

Leia mais

02/04/2019. Professor Hugo Penna Sentença. Decisão interlocutória. Despacho

02/04/2019. Professor Hugo Penna Sentença. Decisão interlocutória. Despacho Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br Sentença Decisão interlocutória Despacho remédio voluntário idôneo a ensejar, dentro do mesmo processo, a reforma, invalidação, o esclarecimento ou a integração

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde RECURSO ORDINÁRIO Classificação: recurso ordinário (reexame de fatos e provas) Cabimento: (CLT, art. 895)

Leia mais

Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS

Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e características 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária 2 Direito Processual Civil 2.1 Conceito e delimitação

Leia mais

11/12/2018. Professor Hugo Penna Conceito. Condições ou pressupostos processuais?

11/12/2018. Professor Hugo Penna Conceito. Condições ou pressupostos processuais? Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br Conceito Condições ou pressupostos processuais? 1 Art. 17. CPC/2015 Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade. Conceito Classificação: Ativa

Leia mais

16/05/2017 PATRICIA DREYER PROCESSO CIVIL

16/05/2017 PATRICIA DREYER PROCESSO CIVIL PATRICIA DREYER PROCESSO CIVIL 1. (VUNESP/2017/ TJM-SP/Escrevente Técnico Judiciário) Assinale a alternativa correta no que diz respeito à mudança de lei que rege prazos e formas recursais no curso de

Leia mais

JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA

JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA... 4 O que são os Juizados Especiais da Fazenda Pública?...4 Competência do Juizado Especial da Fazenda

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. RECURSO DE APELAÇÃO Artigos ao do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. RECURSO DE APELAÇÃO Artigos ao do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37 RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.010 ao 1.014 do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37 1 Conceito Apelação é o recurso interposto contra sentença que põe fim à fase cognitiva do procedimento

Leia mais

Dessas características, a voluntariedade e a taxatividade tratam-se de princípios recursais. Os princípios recursais são:

Dessas características, a voluntariedade e a taxatividade tratam-se de princípios recursais. Os princípios recursais são: PRÁTICA SIMULADA IV (CÍVEL) - CCJ0048 Título SEMANA 10 Descrição RECURSOS Daniel Assumpção (2013) afirma que "o conceito de recurso deve ser construído partindo-se de cinco características essenciais a

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. Recursos.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. Recursos. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (05/11/2018) Recursos. Pressupostos objetivos: g) Forma deverá o recorrente na elaboração do seu

Leia mais

TEORIA GERAL DOS RECURSOS

TEORIA GERAL DOS RECURSOS TEORIA GERAL DOS RECURSOS FUNDAMENTO, CONCEITO E NATUREZA JURIDICA Fundamentos: A necessidade psicológica do vencido irresignação natural da parte A falibidade humana do julgador Razões históricas do próprio

Leia mais

Direito Processual Civil. Dos Recursos: Apelação e Agravo Interno

Direito Processual Civil. Dos Recursos: Apelação e Agravo Interno Direito Processual Civil Dos Recursos: Apelação e Agravo Interno Apelação Art. 1.009: Da sentença cabe apelação. 1 o As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO RECURSO DE APELAÇÃO RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.010 ao 1.014 do Código de Processo Civil 1 RECURSO DE APELAÇÃO Conceito Apelação é o recurso interposto contra sentença que põe fim à fase cognitiva do

Leia mais

A lei alterou de certa forma a aplicação dos embargos infringentes, passando o CPC a dispor:

A lei alterou de certa forma a aplicação dos embargos infringentes, passando o CPC a dispor: A essência dos embargos infringentes Valter Nilton Felix Se há votos vencidos, talvez o mérito pudesse ser outro, a sentença merece revisão, quem sabe a decisão tenha sido equivocada, a parte vencida pode

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Agravo Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DO AGRAVO DO AGRAVO DE INSTRUMENTO Art. 1.015. Cabe agravo de instrumento contra as

Leia mais

Art Cabe agravo de instrumento contra as decisões interlocutórias que versarem sobre:

Art Cabe agravo de instrumento contra as decisões interlocutórias que versarem sobre: PUC-GOIÁS PRÁTICA JURÍDICA IV AS TURMA A01-2017-2 Professora: Leônia Machado Pimenta Bueno AGRAVOS - ORIENTAÇÕES No CPC/1973, existiam quatro agravos: agravo de instrumento, agravo retido, agravo regimental

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Dos Prazos Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DOS PRAZOS Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 218. Os atos processuais serão realizados

Leia mais

QUESTÕES RESPOSTA DO RÉU #NCPC #AQUIÉMONSTER

QUESTÕES RESPOSTA DO RÉU #NCPC #AQUIÉMONSTER QUESTÕES RESPOSTA DO RÉU #NCPC #AQUIÉMONSTER 01 Com referência ao processo, ao procedimento comum e à intervenção de terceiros, assinale a opção correta de acordo com o Código de Processo Civil (CPC).

Leia mais

AULA 1 10/02/11 A FASE RECURSAL

AULA 1 10/02/11 A FASE RECURSAL AULA 1 10/02/11 A FASE RECURSAL 1 AS FASES DO PROCESSO O processo é composto por uma sucessão de atos reunidos em diversas fases que se sucedem: fase postulatória, fase saneadora, fase instrutória ou probatória,

Leia mais

Processo Civil OAB - FGV. O Agravo, conforme a atualização legislativa, pode ser interposto de duas formas:

Processo Civil OAB - FGV. O Agravo, conforme a atualização legislativa, pode ser interposto de duas formas: AGRAVO Aspectos Introdutórios O Agravo, conforme a atualização legislativa, pode ser interposto de duas formas: - AGRAVO DE INSTRUMENTO, interposto por instrumento, na forma do art. 522 do CPC; - AGRAVO

Leia mais

1) Com relação aos Atos do Escrivão ou do Chefe de Secretaria é INCORRETO afirmar que :

1) Com relação aos Atos do Escrivão ou do Chefe de Secretaria é INCORRETO afirmar que : 1 1) Com relação aos Atos do Escrivão ou do Chefe de Secretaria é INCORRETO afirmar que : a) Os atos e termos do processo serão datilografados ou escritos com tinta escura indelével, assinado-os as pessoas

Leia mais

TABELA DE PRAZOS PROCESSUAIS TJSP 2017

TABELA DE PRAZOS PROCESSUAIS TJSP 2017 NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL TABELA DE PRAZOS PROCESSUAIS TJSP 2017 Dentro do estudo do Direito Processual Civil, o edital do TJSP abrange os seguintes pontos: arts. 144 a 5 impedimento e suspeição auxiliares

Leia mais

SENADO FEDERAL SECRETARIA-GERAL DA MESA SECRETARIA DE COMISSÕES COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA

SENADO FEDERAL SECRETARIA-GERAL DA MESA SECRETARIA DE COMISSÕES COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA SENADO FEDERAL SECRETARIA-GERAL DA MESA SECRETARIA DE COMISSÕES COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA TEXTO FINAL Do PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 498, DE 2009 Na Comissão de Constituição, Justiça

Leia mais

O agravo de instrumento no novo CPC

O agravo de instrumento no novo CPC O agravo de instrumento no novo CPC Advogado; GILBERTO GOMES BRUSCHI Mestre e Doutor em Processo Civil pela PUC/SP; Sócio efetivo do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP); Membro do Centro

Leia mais

08/03/2015 APELAÇÃO. Direito Processual Civil II NOÇÃO. Recurso cabível contra as sentenças.

08/03/2015 APELAÇÃO. Direito Processual Civil II NOÇÃO. Recurso cabível contra as sentenças. Direito Processual Civil II FREDERICO OLIVEIRA fjsdeoliveira@gmail.com twitter: @fredoliveira197 Skype: frederico.oliveira42 APELAÇÃO NOÇÃO Recurso cabível contra as sentenças. Art. 162, 1o, CPC atual:

Leia mais

RECURSO DE APELAÇÃO. Pode ser interposto contra qualquer sentença, seja ou não de mérito;

RECURSO DE APELAÇÃO. Pode ser interposto contra qualquer sentença, seja ou não de mérito; RECURSO DE APELAÇÃO O recurso de apelação é a modalidade recursal mais importante no sistema jurídico brasileiro. Através dele se atua o princípio do duplo grau de jurisdição. O Código de Processo Civil

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi Prof ª. Eliane Conde Procuradores No âmbito laboral empregado

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (01/10/2018).

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (01/10/2018). CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (01/10/2018). Juizados Especiais Cíveis, lei n.º 9.099/95. Competência. A opção do requerente pelo

Leia mais

ATOS PROCESSUAIS. 2 - Forma dos atos processuais - CPC, art. 188/211

ATOS PROCESSUAIS. 2 - Forma dos atos processuais - CPC, art. 188/211 Curso Escrevente SP Atos processuais Código de Processo Civil - dos Atos Processuais (Livro IV): da Forma, do Tempo e do Lugar dos Atos Processuais (Título I), da Comunicação dos Atos Processuais (Título

Leia mais

Tribunais e MPU -Fernando Gajardoni-Camilo Zufelato-Proc Civil-5ed.indb 9 24/03/ :20:57

Tribunais e MPU -Fernando Gajardoni-Camilo Zufelato-Proc Civil-5ed.indb 9 24/03/ :20:57 Capítulo I TEORIA GERAL DO PROCESSO... 17 1. PRINCÍPIOS E NORMAS FUNDAMENTAIS... 17 2. JURISDIÇÃO... 22 2.1. Generalidades e conceito... 22 2.2. Características... 23 2.3. Divisão... 24 3. AÇÃO E PROCESSO...

Leia mais

Sumário CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO...

Sumário CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO... Capítulo 1 CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO... 15 1. Introdução...15 2. Conceito de Direito Processual do Trabalho...15 3. Fontes do Direito Processual

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES 2 1- (Exame XIII 2014) Paulo ajuizou ação em face de sua exempregadora, a empresa Peças ABC Ltda. Na audiência, o Juiz propôs a conciliação, que

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.153, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2009. Mensagem de veto Dispõe sobre os Juizados Especiais da Fazenda Pública no âmbito dos Estados,

Leia mais

Sumário EDITAL SISTEMATIZADO... 17

Sumário EDITAL SISTEMATIZADO... 17 Sumário EDITAL SISTEMATIZADO... 17 Capítulo I TEORIA GERAL DO PROCESSO... 21 1. PRINCÍPIOS E NORMAS FUNDAMENTAIS... 21 2. JURISDIÇÃO... 26 2.1. Generalidades e conceito... 26 2.2. Características... 27

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (29/10/2018). Ação Rescisória.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (29/10/2018). Ação Rescisória. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (29/10/2018). Ação Rescisória. Diferença da rescisória para o recurso. É ação autônoma, com todos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores Prof ª. Eliane Conde Ocorre a substituição processual

Leia mais

AGRAVO DE INSTRUMENTO

AGRAVO DE INSTRUMENTO MÓDULO 32 AGRAVO DE INSTRUMENTO Artigos 1.015 a 1.020 do Código de Processo Civil CONCEITO O agravo de instrumento é interposto contra as decisões interlocutórias previstas no artigo 1.015 do Código de

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO O Recurso Especial é interposto contra acórdão que desrespeita matéria infraconstitucional. O Recurso Extraordinário, contra acórdão que violar a Constituição Federal.

Leia mais

RECURSOS RECURSOS EM ESPÉCIE RECURSO ORDINÁRIO (RO)

RECURSOS RECURSOS EM ESPÉCIE RECURSO ORDINÁRIO (RO) Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Recursos Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins 20 RECURSOS RECURSOS EM ESPÉCIE Art. 893 da CLT: trata

Leia mais

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE Alencar Frederico Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba;

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Juizado Especial Federal Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil LEI Nº 10.259, DE 12 DE JULHO DE 2001. Art. 1º São instituídos os Juizados

Leia mais

Prof. Rodrigo Capobianco

Prof. Rodrigo Capobianco Prof. Rodrigo Capobianco RECURSOS Tendo em vista o princípio do duplo grau de jurisdição, em regra, as decisões podem ser reavaliadas por uma instância superior Para essa reavaliação o instrumento adequado

Leia mais

AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO... 19

AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO... 19 Sumário AGRADECIMENTOS... 17 INTRODUÇÃO... 19 Capítulo 1 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 23 1. Conceito... 23 2. Autonomia do direito processual do trabalho... 23 3. Fontes do direito processual do trabalho...

Leia mais

Recursos Introdução. Direito Processual Civil IV. Prof. Leandro Gobbo 1

Recursos Introdução. Direito Processual Civil IV. Prof. Leandro Gobbo 1 Recursos Introdução Direito Processual Civil IV Prof. Leandro Gobbo 1 Princípios recursais Duplo grau de jurisdição: submissão da lide a exames sucessivos. Taxatividade: só há recursos que a lei preveja.

Leia mais

Capítulo I TEORIA GERAL DO PROCESSO PRINCÍPIOS E NORMAS FUNDAMENTAIS JURISDIÇÃO Generalidades e conceito

Capítulo I TEORIA GERAL DO PROCESSO PRINCÍPIOS E NORMAS FUNDAMENTAIS JURISDIÇÃO Generalidades e conceito Capítulo I TEORIA GERAL DO PROCESSO... 21 1. PRINCÍPIOS E NORMAS FUNDAMENTAIS... 21 2. JURISDIÇÃO... 26 2.1. Generalidades e conceito... 26 2.2. Características... 27 2.3. Divisão... 28 3. AÇÃO E PROCESSO...

Leia mais

DA FORMAÇÃO, SUSPENSÃO E EXTINÇÃO DO PROCESSO. Des. ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO

DA FORMAÇÃO, SUSPENSÃO E EXTINÇÃO DO PROCESSO. Des. ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO DA FORMAÇÃO, SUSPENSÃO E EXTINÇÃO DO PROCESSO Des. ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO Formação do processo ETAPAS DA ESTABILIZAÇÃO DO PROCESSO DA FORMAÇÃO DO PROCESSO Art. 262. O processo civil começa por

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br JUIZADO ESPECIAL FEDERAL (Lei nº 10.259/2001) - Previsão constitucional (art. 98,

Leia mais

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho SUMÁRIO Direito do Trabalho... 05 Direito Processual Civil... 139 Direito Processual do Trabalho... 195 DIREITO DO TRABALHO ÍNDICE CAPÍTULO 01... 7 Fontes e Princípios de Direito do Trabalho... 7 Surgimento

Leia mais

Art Os atos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos.

Art Os atos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos. SENTENÇA Nos termos dos artigos 162, 1º do CPC: Art. 162. Os atos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos. 1º Sentença é o ato do juiz que implica alguma das situações previstas

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Artigos 1.022 a 1.026 do Código de Processo Civil 1. Conceito Os embargos declaratórios são opostos contra qualquer decisão que contenha obscuridade, omissão,

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO PROCESSUAL CIVIL

ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO PROCESSUAL CIVIL ALEXSSANDER AUGUSTO DIREITO PROCESSUAL CIVIL 1 - (2018 CESPE - DPE-PE - Defensor Público) A prática eletrônica de ato processual poderá ocorrer até as vinte e quatro horas do último dia do prazo. 2 - (2017

Leia mais

RECURSOS NOÇÕES GERAIS

RECURSOS NOÇÕES GERAIS RECURSOS NOÇÕES GERAIS Rosinete Cavalcante da costa Mestre em Direito: Relações Privadas e Constituição Profa. da Faculdade de Direito de Linhares (FACELI) Profa. da Faculdade Batista de Vitória (FABAVI)

Leia mais

Resolução de Questões TJ-SC Parte - III

Resolução de Questões TJ-SC Parte - III Direito Processual Civil Resolução de Questões TJ-SC Parte - III 21) Em sede de ação indenizatória movida em face do Estado do Rio de Janeiro, no âmbito de suas fases de saneamento e de instrução, é correto

Leia mais

JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS. Lei n /2001 Lei n /95

JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS. Lei n /2001 Lei n /95 JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS Lei n. 10.259/2001 Lei n. 9.099/95 O PROCEDIMENTO Competência: fixada em razão do valor da causa e não da complexidade 60 SM. Juizados Estaduais menor complexidade, até 40 SM

Leia mais

índice INTRODUÇÃO Abreviaturas... 9 Nota à 5ª edição Nota à 4" edição Nota à 3" edição Nota à 2" edição e sumário)...

índice INTRODUÇÃO Abreviaturas... 9 Nota à 5ª edição Nota à 4 edição Nota à 3 edição Nota à 2 edição e sumário)... índice Abreviaturas... 9 Nota à 5ª edição...... 25 Nota à 4" edição... 27 Nota à 3" edição......... 31 Nota à 2" edição... 33 INTRODUÇÃO 1. O chamado "processo de conhecimento"... 35 2. Do "processo de

Leia mais

CPC/73 A

CPC/73 A Turma e Ano: Curso de Direito Processual Civil 2015 módulo B Matéria / Aula: APELAÇÃO: Efeito suspensivo e devolutivo. Teoria da Causa madura Aula 9 Professor: Edward Carlyle (Juiz Federal) Monitor: Lino

Leia mais

OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Recurso Ordinário Constitucional. Recurso Especial. Recurso Extraordinário

OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Recurso Ordinário Constitucional. Recurso Especial. Recurso Extraordinário OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS Recurso Ordinário Constitucional Recurso Especial Recurso Extraordinário RECURSOS - CARACTERÍSTICAS Interposição na mesma relação processual

Leia mais

Ofício n. 855/2016-GPR. Brasília, 1º de junho de 2016.

Ofício n. 855/2016-GPR. Brasília, 1º de junho de 2016. Ofício n. 855/2016-GPR. Brasília, 1º de junho de 2016. Ao Exmo. Sr. Ministro Francisco Falcão Presidente do Superior Tribunal de Justiça Brasília - DF Assunto: Pedido de cancelamento dos enunciados das

Leia mais

1. SOLUÇÃO DE CONFLITOS 19

1. SOLUÇÃO DE CONFLITOS 19 SUMÁRIO 1. SOLUÇÃO DE CONFLITOS 19 1.1. ARBITRAGEM (Lei nº 9.307/96) 19 1.1.1. Introdução 19 1.1.2. O Juízo Arbitral 20 1.1.3. Objeto da Arbitragem 20 1.1.4. O Árbitro 21 1.1.5. O Procedimento Arbitral

Leia mais

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Doutor e Mestre em Direito Direito Processual Civil pela PUC / SP Facebook: Rogerio Licastro NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Recurso de apelação, agravo e outros

Leia mais

Quebrando a Banca Processo Civil Damião Soares

Quebrando a Banca Processo Civil Damião Soares Quebrando a Banca Processo Civil Damião Soares 2014 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 2014 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Leia mais

SUMÁRIO PARTE CÍVEL LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE CAPÍTULO I Disposições Gerais

SUMÁRIO PARTE CÍVEL LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE CAPÍTULO I Disposições Gerais SUMÁRIO PARTE CÍVEL Introdução ao Juizado Especial Cível... 41 LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE 1995 CAPÍTULO I Disposições Gerais Comentários... 49 Art. 1º... 50 Referências... 50 Comentários... 50

Leia mais

- A petição inicial é a peça exordial para a inauguração do processo civil, independente do rito.

- A petição inicial é a peça exordial para a inauguração do processo civil, independente do rito. PROCEDIMENTO/RITO - Princípio da Inércia do Juiz: Considerando que é o julgador da demanda, o juiz não age de ofício nos processos, devendo sempre ser provocado. Dessa forma, faz-se necessária a iniciativa

Leia mais

SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5

SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5 Sumário SUMÁRIO SOBRE OS AUTORES E COLABORADOR... 5 LIVRO I DO PROCESSO DE CONHECIMENTO... 17 Título I Da jurisdição e da ação... 17 Ê ÊCapítulo I Da jurisdição... 17 Ê ÊCapítulo II Da ação... 22 Título

Leia mais

AULA 5 10/03/11 O AGRAVO

AULA 5 10/03/11 O AGRAVO AULA 5 10/03/11 O AGRAVO 1 O CONCEITO O agravo é o recurso competente para a impugnação de decisão interlocutória. A decisão interlocutória é o ato processual do juiz que tem cunho decisório, mas que não

Leia mais

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS

ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL DIANTE DO NOVO CPC: DESAFIOS PRESENTES E FUTUROS Clarisse Frechiani Lara Leite Formada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 2002. Mestre e doutora em

Leia mais