Expressões Regulares

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Expressões Regulares"

Transcrição

1 Expressões Regulares

2 Expressões Regulares são usadas para validação de padrões sofisticados, o que pode ser útil em validação de formulários. Por exemplo, uma expressão regular pode ser usada para verificar se um endereço de está sintaticamente correto. JavaScript permite expressões regulares compatíveis com Perl.

3 Existem duas maneiras de criar uma expressão regular em JavaScript: Usando a sintaxe literal var reexemplo= /padrão/; Usando o construtor RegExp() var reexemplo = new RegExp("pattern");

4 Considerando que o padrão que será usado é conhecido, não há vantagem real entre usar uma ou outra maneira Se o padrão a ser validado nao é conhecido de antemão (por exemplo, esse padrão será informado em um formulário), pode ser mais fácil utilizar o construtor RegExpl()

5 Em JavaScript existem dois métodos principais para se testar strings test() exec() exec() O método exec() pega um argumento (string), e verifica se essa string contém uma ou mais ocorrências do padrão especificado pela expressão regular. Se um ou mais padrões é encontrado, o método retorna um array de resultados com as posições iniciais das ocorrências. Se nenhuma ocorrência é encontrada, o método retorna null.

6 O método test() O método test() também recebe uma string como argumento e verifica se a string contém ou nao uma ocorrência especificada pela expressão regular. Ele retorna true se a string contém, ou false se nao contém. Este método é útil na validação de formulários.

7 Sintaxe de Expressões Regulares Uma expressão regular é um padrão que especifica uma lista de caracteres. Existem regras de sintaxe que determinam como esse padrão é especificado. Essas regras são apresentadas a seguir.

8 Start and End Início e Fim ( ^ $ ) Um circunflexo (^) no início de uma expressão regular indica que o padrão que está sendo buscado deve iniciar com esse padrão. O padrão ^for pode ser encontrado em "forno", porém não é encontrado em uniforme". Um sinal de cifrão ($) no final de uma expressão regular expression indica que o padrão que está sendo buscado deve terminar com esse padrão. O padrão arte$ pode ser encontrado em parte", mas nao é encontrado em artesanato.

9 Número de Ocorrências (? + * {} ) Os seguintes símbolos afetam o número de ocorrências do caracter precedente:?, +, *, and {}. Uma interrogação (?) indica que o caracter precedente pode aparecer zero ou uma vez no padrão O padrão foo? Pode ser encontrado em "food" e "fod", mas não em "faod". Um sinal de adição (+) indica que o caracter precedente pode aparecer uma ou mais vezes no padrão.

10 O padrão fo+ pode ser encontrado em "fod", "food" e "foood", mas não em "fd". Um asterisco (*) indica que o caracter precedente pode aparecer zero ou mais vezes no padrão. O padrão fo*d pode se encontrado em "fd", "fod" e "food".

11 Parênteses contendo um parâmetro ( {n} ) indicam que o caracter precedente pode aparecer exatamente n vezes no padrão. O padrão fo{3}d pode ser encontrado em "foood", mas não em "food" ou"fooood".

12 Parênteses com dois parâmetros ( {n1,n2} ) indicam que o caractere precedente deve aparecer entre n1 e n2 vezes no padrão. O padrão fo{2,4}d pode ser encontrado em "food","foood" e "fooood", mas não em "fod" ou "foooood". Parênteses contendo um parâmetro e um segundo parâmetro vazio ( {n,} ) indicam que o caractere precedente deve aparecer pelo menos n vezes no padrão. O padrão fo{2,}d pode ser encontrado em "food" e "foooood", mas não em "fod".

13 Caracteres Comuns (. \d \D \w \W \s \S ) Um ponto (. ) representa qualquer caracter, excet a quebra de linha. O padrão fo.d pode ser encontrado em "food", "foad", "fo9d", e "fo*d". A barra invertida seguida do caracter d ( \d ) representa qualquer dígito. É o Equivalente a [0-9]. O padrão fo\dd pode ser encontrado em "fo1d", "fo4d" e "fo0d", mas não em "food" ou "fodd".

14 A barra invertida seguida do caracter D ( \D ) representa qualquer caracter exceto um dígito. É o equivalente a [^0-9]. O padrão fo\dd pode ser encontrado em "food" e "foad", mas não em "fo4d". A barra invertida seguida do caracter w ( \w ) representa qualquer caracter alfanumérico (letras, dígitos e o underscore (_) ). O padrão fo\wd pode ser encontrado em "food", "fo_d" e "fo4d", mas não em "fo*d".

15 A barra invertida seguida do caracter W ( \W ) representa qualquer caracter excet um caracter alfanumérico O padrão fo\wd pode ser encontrado em "fo*d", "fo@d" e "fo.d", mas não em "food". A barra invertida seguida do caracter s ( \s) representa qualquer caracter de espaço (e.g, espaço, tab, quebra de linha, etc.). O padrão fo\sd pode ser encontrado em "fo d", mas não em "food".

16 A barra invertida seguida do caracter S ( \S ) representa qualquer caracter exceto um caracter de espaço. O padrão fo\sd pode ser encontrado em "fo*d", "food" e "fo4d", mas não em "fo d".

17 Grupamentos( [ ] ) Colchetes ( [ ] ) são usados para agrupar opções. O padrão f[aeiou]d pode ser encontrado em "fad" e "fed", mas não em "food", "faed" ou "fd". O padrão f[aeiou]{2}d pode ser encontrado em "faed" e "feod", mas não em "fod", "fed" ou "fd".

18 Negação ( ^ ) Quando usado após o primeiro caracter de uma expressão regular, o circunflexo ( ^ ) é usado para negação. O padrão f[^aeiou]d pode ser encontrado em "fqd" e "f4d", mas não em "fad" ou "fed".

19 Subpadrões ( () ) Parentesis ( () ) são usados para capturar subpadrões. O padrão f(oo)?d pode ser encontrado em "food" e "fd", mas não em "fod".

20 Alternativas ( ) A barra vertical ( ) é usada para criar padrões opcionais. O padrão foo$ ^bar pode ser encontrado em "foo" e "bar", mas não em "foobar".

21 Caracter de Escape ( \ ) A barra invertida (\) é usada para evitar caracteres especiais. O padrão fo\.d pode ser encontrado em "fo.d", mas não em "food" ou "fo4d".

22 Pré-Referências Quando queremos fazer referência a um subpadrão anterior dentro de um padrão, podemos usar pré-referências (backreferences) Elas podem ser usadas para garantir que dois subpadrões combinem. O primeiro subpadrão em um padrão é referenciado como \1, o segundo é referenciado como \2, e assim por diante

23 Por exemplo, o padrão ([bmpw])o\1 combina com bob, mom, pop, wow, mas não combina com bop ou pow. Analisando: [bmpw] é o primeiro subpadrão: b ou m ou p ou w o é o segundo subpadrão \1 manda que o primeiro subpadrão seja repetido

24 Outro exemplo seria combinar os delimitadores de números em documentos. Por exemplo, o número do seguro social americano pode ser definido com a seguinte expressão: ^\d{3}([\- ]?)\d{2}([\- ]?)\d{4}$ Analisando: ^\d{3} : precisa iniciar com uma sequência de 3 dígitos ([\- ]?): em seguida vem um hifen ou um espaço (opcional) \d{2}: em seguida uma sequência de 2 dígitos ([\- ]?): em seguida vem um hifen ou um espaço (opcional) \d{4}$: precisa finalizar com uma sequência de 4 dígitos

25 Expressões Válidas: As 3 últimas não são ideais. O ideal seria que o mesmo delimitador usado na primeira parte da expressão seja repetido.

26 ^\d{3}([\- ]?)\d{2}\1\d{4}$ Inicia com 3 digitos Um espaço ou hífen opcional 2 digitos \1: o mesmo subpadrão usado nos primeiros () 4 dígitos para finalizar Assim, garantimos que os delimitadores são iguais

27 Formulários podem ser validados utilizando Expressões Regulares Exemplos: var RE_ = /^(\w+[\-\.])*\w+@(\w+\.)+[a-za-z]+$/; var RE_PASSWORD = /^[A-Za-z\d]{6,8}$/;

28 Analisando: O início da expressão deve conter uma repetição de zero ou mais vezes da seguinte sequência: ( )* \w+[\-\.]: qualquer combinação de caracteres alfanuméricos seguida de um hifen ou ponto Após essa sequencia inical deve aparecer 1 ou mais caracteres alfanuméricos(\w+) Após essa sequencia, o

29 Após (\w+\.)+ indica que deve vir uma sequencia de 1 ou mais caracteres alfanuméricos, seguida do. O fato da expressao estar entre ( )+ significa que esse padrão pode ser repetido 1 ou mais vezes [A-Z a-z]+ indica que podem ser inseridos apenas caracteres alfabéticos, repetidos 1 ou mais vezes. O $ indica o fim da expressão

30 function validate(form) { var = form. .value; var password = form.password.value; var errors = []; if (!RE_ .test( )) { alert( Informe um válido! ); } return true; }

31 Criar uma Expressão Regular para Senha: Uma senha válida possui entre 6 e 8 caracteres alfabéticos ou dígitos ^[A-Za-z\d]{6,8}$

32 Atividade Escrever Expressões Regulares para: Nome próprio Inicia com letra maiúscula Seguido por uma ou mais letras Estado Duas letras maiúsculas CPF 3 digitos seguidos de um. ou espaço Seguido por 3 digitos seguidos de um. ou espaço Seguido por 3 digitos seguidos de um - ou espaço Finaliza com 2 digitos

33 Login de usuário: 6 a 15 digitos alfanumericos Telefone DDD opcional entre parentesis ou apenas 2 digitos 4 digitos seguidos de um - ou espaço 4 digitos numéricos

34 Para pensar: A validação de CPF através de expressões regulares é suficiente para dizer se um CPF é realmente válido ou não? Existe vantagem em validar formulários através de expressões regulares?

35 Escrever funções para validar os campos do formulário anterior usando expressões regulares

Como validar essa informação? A resposta é simples, através de expressões regulares.

Como validar essa informação? A resposta é simples, através de expressões regulares. AULA 5 Expressões Regulares As expressões regulares são um método formal de especificação de um padrão de texto, seja busca de algo ou para auxiliar na validação de entrada de dados. O usuário geralmente

Leia mais

Desenvolvimento Web. JavaScript aula II variáveis (cont.) e diálogos. Professor: Bruno Gomes

Desenvolvimento Web. JavaScript aula II variáveis (cont.) e diálogos. Professor: Bruno Gomes INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA CAMPUS CURRAIS NOVOS Desenvolvimento Web JavaScript aula II variáveis (cont.) e diálogos Professor: Bruno Gomes

Leia mais

Minicurso de JavaScript PET Sistemas de Informação Segundo Dia Anthony Tailer. Clecio dos Santos. Rhauani Fazul.

Minicurso de JavaScript PET Sistemas de Informação Segundo Dia Anthony Tailer. Clecio dos Santos. Rhauani Fazul. Minicurso de JavaScript PET Sistemas de Informação Segundo Dia 13.09.2016 Anthony Tailer. Clecio dos Santos. Rhauani Fazul. Romeu Casarotto Anteriormente 12.09.2016 Introdução Como usar? Saídas Sintaxe

Leia mais

Escolas e Faculdades QI. Demétrius Loblein e Carlos Henrique EXPRESSÕES REGULARES

Escolas e Faculdades QI. Demétrius Loblein e Carlos Henrique EXPRESSÕES REGULARES Escolas e Faculdades QI Demétrius Loblein e Carlos Henrique EXPRESSÕES REGULARES Uma expressão regular, na Informática, define um padrão a ser usado para procurar ou substituir palavras ou grupos de palavras.

Leia mais

Manipulação de Strings

Manipulação de Strings Manipulação de Strings Prof. Wylliams Barbosa Santos wylliamss@gmail.com Introdução à Programação Crédito de Conteúdo: Professora Ceça Moraes Agenda String Conceitos Operações Métodos Exemplos Exercícios

Leia mais

C A P I T U L O 2 S I N T A X E B Á S I C A - V A R I Á V E I S E C O N S T A N T E S E M P H P

C A P I T U L O 2 S I N T A X E B Á S I C A - V A R I Á V E I S E C O N S T A N T E S E M P H P C A P I T U L O 2 S I N T A X E B Á S I C A - V A R I Á V E I S E C O N S T A N T E S E M P H P SINTAXE BÁSICA Neste capítulo vamos apresentar a estrutura básica do PHP. Para iniciar a construção de um

Leia mais

PHP INTRODUÇÃO DELIMITADORES DE CÓDIGO EXTENSÃO DE ARQUIVOS

PHP INTRODUÇÃO DELIMITADORES DE CÓDIGO EXTENSÃO DE ARQUIVOS INTRODUÇÃO PHP Aula 1 Introdução, Saída e Variáveis Leonardo Pereira facebook.com/leongamerti PHP significa PHP: Hypertext Preprocessor. Código PHP é executado no servidor, e o resultado é retornado para

Leia mais

Compilação da linguagem Panda

Compilação da linguagem Panda Construção de Compiladores I [BCC328] Atividades Práticas Compilação da linguagem Panda Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto Prof. José Romildo Malaquias 22 de abril de 2015 Resumo

Leia mais

08/05/2012. Tipos de dados. Tipos de dados. Elementos Básicos. Tipos de dados. Elementos Básicos Tipos de dados. Dados e seus tipos:

08/05/2012. Tipos de dados. Tipos de dados. Elementos Básicos. Tipos de dados. Elementos Básicos Tipos de dados. Dados e seus tipos: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE 1 2 Elementos Básicos Tipos de dados Dados e seus tipos: Computadores lidam com diversos tipos de dados: numéricos,

Leia mais

Soluções em Recebimentos. Manual Técnico

Soluções em Recebimentos. Manual Técnico Soluções em Recebimentos Layout de Arquivo Remessa CBR454 (para convênio com 6 posições) Manual Técnico Orientações Técnicas 1. Apresentação CONCEITO: O Arquivo-Remessa é o conjunto de informações que

Leia mais

JavaScript IFRN INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DO RIO GRANDE DO NORTE

JavaScript IFRN INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DO RIO GRANDE DO NORTE JavaScript IFRN INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DO RIO GRANDE DO NORTE Variável, tipo de dado e conversão // Variável var tw = "TreinaWeb"; // Redeclarando a variável var tw = 20;

Leia mais

Teoria e Implementação de Linguagens Computacionais. Especificação do projeto da disciplina (2006.1) Versão de 23/08/2006.

Teoria e Implementação de Linguagens Computacionais. Especificação do projeto da disciplina (2006.1) Versão de 23/08/2006. Teoria e Implementação de Linguagens Computacionais Especificação do projeto da disciplina (2006.1) Versão de 23/08/2006 André Santos Introdução O objetivo do projeto é proporcionar aos alunos da disciplina

Leia mais

Programação em C. Variáveis e Expressões. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação

Programação em C. Variáveis e Expressões. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Programação em C Variáveis e Expressões DCA0800 Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros Florencio

Leia mais

Informática para Ciências e Engenharias 2013/14. Teórica 7

Informática para Ciências e Engenharias 2013/14. Teórica 7 Informática para Ciências e Engenharias 2013/14 Teórica 7 Na aula de hoje... Controlo de execução ciclos condicionais while end Exemplos raiz quadrada histograma fórmula química while while e matrizes

Leia mais

Aula 04 Manipulação e Tipos de Dados em PHP. Prof. Pedro Baesse

Aula 04 Manipulação e Tipos de Dados em PHP. Prof. Pedro Baesse Aula 04 Manipulação e Tipos de Dados em PHP Prof. Pedro Baesse pedro.baesse@ifrn.edu.br Tipo de Dados Constantes Manipulação de dados Variáveis Operadores Variáveis podem guardar diversos tipos de dados

Leia mais

Compiladores - Análise Léxica

Compiladores - Análise Léxica Compiladores - Análise Léxica Fabio Mascarenhas 2018.1 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/comp Introdução Primeiro passo do front-end: reconhecer tokens Tokens são as palavras do programa O analisador léxico

Leia mais

Algoritmos II prof. Daniel Oliveira

Algoritmos II prof. Daniel Oliveira Algoritmos II prof. Daniel Oliveira Revisar conceitos abordados na disciplina anterior Abordar conceitos vistos com a linguagem C# Variáveis e listas Expressões Estruturas de controle do tipo condicional

Leia mais

Bacharelado em Ciência e Tecnologia Processamento da Informação. Equivalência Portugol Java. Linguagem Java

Bacharelado em Ciência e Tecnologia Processamento da Informação. Equivalência Portugol Java. Linguagem Java Linguagem Java Objetivos Compreender como desenvolver algoritmos básicos em JAVA Aprender como escrever programas na Linguagem JAVA baseando-se na Linguagem Portugol aprender as sintaxes equivalentes entre

Leia mais

Compiladores - Análise Léxica

Compiladores - Análise Léxica Compiladores - Análise Léxica Fabio Mascarenhas 2017.2 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/comp Introdução Primeiro passo do front-end: reconhecer tokens Tokens são as palavras do programa O analisador léxico

Leia mais

Linguagem Python. Processamento Estatístico da Linguagem Natural. Barra invertida em strings. Strings. Aspas triplas. Operações com Strings

Linguagem Python. Processamento Estatístico da Linguagem Natural. Barra invertida em strings. Strings. Aspas triplas. Operações com Strings Processamento Estatístico da Linguagem Natural Aula 7 Professora Bianca (Sala 302 Bloco E) bianca@ic.uff.br http://www.ic.uff.br/~bianca/peln/ Linguagem Python Introdução Características de Python Rodando

Leia mais

Bacharelado em Ciência e Tecnologia Processamento da Informação. Equivalência Portugol Java. Linguagem Java

Bacharelado em Ciência e Tecnologia Processamento da Informação. Equivalência Portugol Java. Linguagem Java Linguagem Java Objetivos????? ADAPTAR O TEXTO ABAIXO????? Aprender a sintaxe da Estrutura de Repetição ENQUANTO-FAÇA na linguagem PORTUGOL Aprender a resolver problemas que requeiram o uso de ESTRUTURAS

Leia mais

Desenvolvimento Web. JavaScript aula IV Funções. Professor: Bruno E. G. Gomes

Desenvolvimento Web. JavaScript aula IV Funções. Professor: Bruno E. G. Gomes INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA CAMPUS CURRAIS NOVOS Desenvolvimento Web JavaScript aula IV Funções Professor: Bruno E. G. Gomes 2013 INTRODUÇÃO

Leia mais

ALGORITMOS 3ª Aula. 3. Introdução Tipos de dados, variáveis e operadores Tipos de dados

ALGORITMOS 3ª Aula. 3. Introdução Tipos de dados, variáveis e operadores Tipos de dados 3. Introdução Segundo alguns especialistas, qualquer programa de computador pode ser escrito utilizando apenas três estruturas básicas: Seqüência, Condição e Repetição. Isto significa que, na construção

Leia mais

JavaScript (Manipulação de Vetores, Strings, Datas e Operações Matemáticas. Funções e Eventos)

JavaScript (Manipulação de Vetores, Strings, Datas e Operações Matemáticas. Funções e Eventos) Linguagem de Programação para Web JavaScript (Manipulação de Vetores, Strings, Datas e Operações Matemáticas. Funções e Eventos) Prof. Mauro Lopes 1-31 29 Objetivos Iremos avançar um pouco mais em nosso

Leia mais

TEXTO (Função TEXTO) Descrição. Sintaxe. Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função TEXTO no Microsoft Excel.

TEXTO (Função TEXTO) Descrição. Sintaxe. Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função TEXTO no Microsoft Excel. Página 1 de 8 TEXTO (Função TEXTO) Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função TEXTO no Microsoft Excel. Descrição A função TEXTO converte um valor numérico em texto e permite especificar

Leia mais

Curso de PHP. FATEC - Jundiaí TIPOS DE VARIÁVEIS

Curso de PHP. FATEC - Jundiaí TIPOS DE VARIÁVEIS Curso de PHP FATEC - Jundiaí TIPOS DE VARIÁVEIS - Inteiros - Ponto Flutuante - String - Array - Objetos - Booleanos PHP utiliza checagem de tipos dinâmica, ou seja, uma variável vel pode conter valores

Leia mais

Informática para Ciências e Engenharias 2014/15. Teórica 7

Informática para Ciências e Engenharias 2014/15. Teórica 7 Informática para Ciências e Engenharias 2014/15 Teórica 7 Na aula de hoje... Controlo de execução ciclos condicionais while end Exemplos raiz quadrada histograma fórmula química while while e matrizes

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@gmail.com

Leia mais

Sintaxe e Semântica. George Darmiton da Cunha Cavalcanti.

Sintaxe e Semântica. George Darmiton da Cunha Cavalcanti. Sintaxe e Semântica George Darmiton da Cunha Cavalcanti (gdcc@cin.ufpe.br) Tópicos Introdução O problema de descrever a sintaxe Métodos formais para descrever a sintaxe Gramáticas de atributos Descrevendo

Leia mais

ANEXO. Somente serão aceitos arquivos enviados pelo BBS/DATASUS. O telefone para acesso ao BBS é (0xx21)

ANEXO. Somente serão aceitos arquivos enviados pelo BBS/DATASUS. O telefone para acesso ao BBS é (0xx21) ANEXO Orientações para a transferência de informações do Cadastro de Beneficiários entre as Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar: 1. Forma de transferência

Leia mais

Identificadores Nome de variáveis, constantes, métodos, etc...

Identificadores Nome de variáveis, constantes, métodos, etc... IV.2 Aspectos Léxicos Convencionais Classes de símbolos Genéricos Token genérico / Lei de formação bem definida Podem possuir limitações de tamanho e/ou valor Possuem valor semântico o token deve ser acompanhado

Leia mais

FERRAMENTAS BÁSICAS DA PROGRAMAÇÃO

FERRAMENTAS BÁSICAS DA PROGRAMAÇÃO FERRAMENTAS BÁSICAS DA PROGRAMAÇÃO VARIÁVEIS E O COMANDO DE ATRIBUIÇÃO O computador possui uma área específica de armazenamento denominada de memória. O computador possui uma área específica de armazenamento

Leia mais

JavaScript (ou JScript)

JavaScript (ou JScript) 1. Introdução JavaScript (ou JScript) Uma linguagem como o JavaScript permite criar interfaces interativas na web (permite a interação do usuário). Para desenvolver web sites interativos precisamos de

Leia mais

Descrição da Linguagem DECAF

Descrição da Linguagem DECAF Descrição da Linguagem DECAF Eduardo Ferreira dos Santos 24 de maio de 2017 Abstract The project for the course is to write a compiler for a language called Decaf. Decaf is a simple imperative language

Leia mais

ALGORITMOS E APLICAÇÕES. FATEC IPIRANGA ADS Noturno 1º semestre de 2012 Prof. Luiz Carlos de Jesus Junior

ALGORITMOS E APLICAÇÕES. FATEC IPIRANGA ADS Noturno 1º semestre de 2012 Prof. Luiz Carlos de Jesus Junior ALGORITMOS E APLICAÇÕES FATEC IPIRANGA ADS Noturno 1º semestre de 2012 Prof. Luiz Carlos de Jesus Junior Formato Básico do Pseudocódigo Tipos de dados O VisuAlg prevê quatro tipos de dados: inteiro, real,

Leia mais

Ciência da Computação. Prof. Dr. Leandro Alves Neves Prof. Dr. Adriano M. Cansian

Ciência da Computação. Prof. Dr. Leandro Alves Neves Prof. Dr. Adriano M. Cansian Algoritmos e Programação Informática II Ciência da Computação Prof. Dr. Leandro Alves Neves Prof. Dr. Adriano M. Cansian 1 Sumário Tipos de Dados Variáveis Modelo esquemático Características e Regras para

Leia mais

Linguagem Computacional

Linguagem Computacional Informática II Linguagem Computacional Algoritmos e Programação Parte 2 Prof. Dr. Adriano Cansian Prof. Dr. Leandro Alves Neves 1 Sumário Tipos de Dados Variáveis Modelo esquemático Características e Regras

Leia mais

Autenticação Segura. Paulo Ricardo Lisboa de Almeida. 1 Universidade Positivo

Autenticação Segura. Paulo Ricardo Lisboa de Almeida. 1 Universidade Positivo Autenticação Segura Paulo Ricardo Lisboa de Almeida 1 Sistemas de Autenticação Um dos mais simples e mais empregados métodos de segurança implementados em aplicações Primeira linha de defesa Apesar de

Leia mais

Algoritmos. Algoritmos e Linguagem de Programação - Prof Carlos Vetorazzi

Algoritmos. Algoritmos e Linguagem de Programação - Prof Carlos Vetorazzi Algoritmos Algoritmos e Linguagem de Programação - Prof Carlos Vetorazzi Conceitos Linhas de Código de um Algoritmo ou Programa escrita do programa linha a linha, ou seja, a sintaxe do programa, podendo-se

Leia mais

Oficina: Programação para Android com o App Inventor. Profª. Alana Gama Licencianda em Ciências da Computação IF Baiano Campus Senhor do Bonfim

Oficina: Programação para Android com o App Inventor. Profª. Alana Gama Licencianda em Ciências da Computação IF Baiano Campus Senhor do Bonfim Oficina: Programação para Android com o App Inventor Profª. Alana Gama Licencianda em Ciências da Computação IF Baiano Campus Senhor do Bonfim Desenvolver o quinto Item da lista (Programação) Testa uma

Leia mais

Tópicos Especiais em Linguagens de Programação Shell Script Estruturas de Fluxo Condicionais

Tópicos Especiais em Linguagens de Programação Shell Script Estruturas de Fluxo Condicionais Tópicos Especiais em Linguagens de Programação Shell Script Estruturas de Fluxo Condicionais Andrei Rimsa Álvares Sumário Introdução Status de saída Comando test Comando if Comando case Outras formas de

Leia mais

Disciplina de Algoritmos e Programação

Disciplina de Algoritmos e Programação Disciplina de Algoritmos e Programação Aula Passada Prática com declaração e inicialização de variáveis Capacidade de representação (estouro de representação) Tamanho ocupado pela variável na memória (comando

Leia mais

Linguagem Python. Inteligência Artificial. Características de Python. Importando módulos. Módulos. Usando Python no modo interativo

Linguagem Python. Inteligência Artificial. Características de Python. Importando módulos. Módulos. Usando Python no modo interativo Linguagem Python Inteligência Artificial Aula 7 Profª Bianca Zadrozny http://www.ic.uff.br/~bianca/ia Introdução Características de Python Rodando programas Módulos Tipos básicos Números e variáveis Strings

Leia mais

PORTUGUÊS ESTRUTURADO: INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PROF. ALEXANDRO DOS SANTOS SILVA

PORTUGUÊS ESTRUTURADO: INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PROF. ALEXANDRO DOS SANTOS SILVA PORTUGUÊS ESTRUTURADO: INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PROF. ALEXANDRO DOS SANTOS SILVA SUMÁRIO Introdução Conceitos básicos Formato básico Tipos primitivos Variáveis Constantes Operadores Operações

Leia mais

Como construir um compilador utilizando ferramentas Java

Como construir um compilador utilizando ferramentas Java Como construir um compilador utilizando ferramentas Java p. 1/3 Como construir um compilador utilizando ferramentas Java Aula 3 A linguagem X ++ Prof. Márcio Delamaro delamaro@icmc.usp.br Como construir

Leia mais

Introdução a Javascript

Introdução a Javascript Introdução a Javascript André Tavares da Silva andre.silva@udesc.br Introdução Javascript Javascript é uma linguagem que permite injetar lógica em páginas escritas em HTML Podem estar "soltos" ou atrelados

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Variáveis Conceitos Básicos Variáveis x Constantes a = x + 5 a, x e 5 são variáveis ou constantes? Variáveis As variáveis são recipientes de valores É um espaço reservado

Leia mais

Descobrindo Lua. Sérgio Queiroz de Medeiros. Campus Party LabLua. Sérgio Queiroz de Medeiros Descobrindo Lua 1

Descobrindo Lua. Sérgio Queiroz de Medeiros. Campus Party LabLua. Sérgio Queiroz de Medeiros Descobrindo Lua 1 Descobrindo Lua Sérgio Queiroz de Medeiros smedeiros@inf.puc-rio.br LabLua Campus Party 2009 Sérgio Queiroz de Medeiros Descobrindo Lua 1 Instalando o Interpretador Para baixar o fonte: www.lua.org Para

Leia mais

Linguagem de programação Strings

Linguagem de programação Strings Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ponte Nova Linguagem de programação Strings Professor: Saulo Henrique Cabral Silva STRINGS 2 String - Fundamentos Um Literal (char) é um valor inteiro representado

Leia mais

JSP Prof. Daniela Pires. VARIAVEIS... 2 Tipos de Dados... 2 String Float Integer Boolean... 3

JSP Prof. Daniela Pires. VARIAVEIS... 2 Tipos de Dados... 2 String Float Integer Boolean... 3 Conteúdo VARIAVEIS... 2 Tipos de Dados... 2 String... 2 Float... 3 Integer... 3 Boolean... 3 Variáveis... 4 O que são variáveis?... 4 Tipo de variáveis... 5 Concatenação:... 6 1 VARIAVEIS Antes de falarmos

Leia mais

Computação L2. Linguagem C++ Observação: Material Baseado na Disciplina Computação Eletrônica.

Computação L2. Linguagem C++ Observação: Material Baseado na Disciplina Computação Eletrônica. Computação L2 Linguagem C++ ovsj@cin.ufpe.br Observação: Material Baseado na Disciplina Computação Eletrônica. Alfabeto São os símbolos ( caracteres ) permitidos na linguagem: Letras (maiúsculas e minúsculas);

Leia mais

Prof Evandro Manara Miletto. parte 1

Prof Evandro Manara Miletto. parte 1 Prof Evandro Manara Miletto parte 1 Sumário Introdução Variáveis e tipos de dados Operadores O que é JavaScript? JavaScript é uma linguagem de programação criada pela Netscape para adicionar interatividade

Leia mais

Fábio Rodrigues / Israel Lucania

Fábio Rodrigues / Israel Lucania Fábio Rodrigues / Israel Lucania Variável é um local na memória principal, isto é, um endereço que armazena um conteúdo. Em linguagem de alto nível nos é permitido dar nomes a esse endereço, facilitando

Leia mais

Capítulo 8. Estruturas de Repetição. Rui Rossi dos Santos Programação de Computadores em Java Editora NovaTerra

Capítulo 8. Estruturas de Repetição. Rui Rossi dos Santos Programação de Computadores em Java Editora NovaTerra Capítulo 8 Estruturas de Repetição Objetivos do Capítulo Apresentar as três estruturas de repetição (loops) disponíveis no Java: while, do-while e for. Indicar a sintaxe que deve ser empregada para a construção

Leia mais

Lista de Exercícios STRING LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PROF. EDUARDO SILVESTRI.

Lista de Exercícios STRING LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PROF. EDUARDO SILVESTRI. Lista de Exercícios STRING LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PROF. EDUARDO SILVESTRI. ATUALIZADO EM: 29/10/2007 1. Faça um programa que inverta uma string: leia a string com gets e armazene-a invertida em outra

Leia mais

VARIÁVEIS NUMÉRICAS : integer - Números inteiros entre e real - Números reais de 11 algarismos significativos.

VARIÁVEIS NUMÉRICAS : integer - Números inteiros entre e real - Números reais de 11 algarismos significativos. TURBO PASCAL Histórico Origem: desenvolvida nos anos entre 1968 e 1970 por Nicklaus Wirth na Universidade Técnica de Zurique, Suíça. Em 1970 é disponibilizado o primeiro compilador para a linguagem. Objetivo:

Leia mais

UFRJ IM - DCC. Departamento de Ciência da Computação. Sistemas Operacionais II. 25/10/2016 Profª Valeria Menezes Bastos 1

UFRJ IM - DCC. Departamento de Ciência da Computação. Sistemas Operacionais II. 25/10/2016 Profª Valeria Menezes Bastos 1 UFRJ IM - DCC Departamento de Ciência da Computação Sistemas Operacionais II 25/10/2016 Profª Valeria Menezes Bastos 1 Comando chown change owner É utilizado para alterar o dono e/ou grupo de arquivos

Leia mais

Conceitos de Linguagem de Programação - 2

Conceitos de Linguagem de Programação - 2 Conceitos de Linguagem de Programação - 2 Arthur Jovita Guerra Thalles Santos Silva Universidade Estadual de Santa Cruz - Ilhéus, BA 1 de novembro de 2011 1 Revisão Natureza das linguagens de Programação

Leia mais

Expressões Regulares. Tiago Alves de Oliveira

Expressões Regulares. Tiago Alves de Oliveira Expressões Regulares Tiago Alves de Oliveira Introdução As expressões regulares consistem em uma maneira de representar um padrão de caracteres. Expressão Regular descreve um conjunto de cadeias de caracteres,

Leia mais

Programação I Estruturas de Repetição

Programação I Estruturas de Repetição Programação I Estruturas de Repetição Prof. Carlos Alberto carlos.batista@facape.br carlos36_batista@yahoo.com.br Expressões compactas Frequentemente existe a necessidade de escrever expressões da forma:

Leia mais

Introdução aos Algoritmos

Introdução aos Algoritmos Introdução aos Algoritmos Aula 05 Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa http://www2.ufersa.edu.br/portal/professor/diogopedrosa diogopedrosa@ufersa.edu.br Universidade Federal Rural do Semiárido Bacharelado

Leia mais

Sistema de Gestão de Cartão de Benefício-Alimentação

Sistema de Gestão de Cartão de Benefício-Alimentação DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE : Sistema de Gestão de Cartão de Benefício-Alimentação : Arquivo para cadastro de usuário. Todas as informações e detalhes técnicos deste documento são de inteira

Leia mais

Curso básico de JavaScript Aula 2

Curso básico de JavaScript Aula 2 Tópicos 1 JavaScript é case sensitive... 1 2 Comentários... 1 3 Saídas do JavaScript... 1 4 Entrada de dados usando window.prompt( )... 3 5 Variáveis... 3 1.1 Regras para criar uma variável... 3 6 Literais...

Leia mais

01/08/2011. Tipos de dados Numéricos Alfanuméricos Lógicos. Numéricos. Tipos de dados. Dados Numéricos Inteiros. Dados Numéricos Reais.

01/08/2011. Tipos de dados Numéricos Alfanuméricos Lógicos. Numéricos. Tipos de dados. Dados Numéricos Inteiros. Dados Numéricos Reais. Engenharia de Controle e Automação Programação I Prof. Ricardo Sobjak ricardo.sobjak@ifsc.edu.br Tipos de dados Numéricos Alfanuméricos Lógicos Tipos de dados Os tipos de dados primitivos ou básicos são

Leia mais

Desenvolvido por: Juarez A. Muylaert Filho - Andréa T. Medeiros - Adriana S. Spallanzani -

Desenvolvido por: Juarez A. Muylaert Filho - Andréa T. Medeiros - Adriana S. Spallanzani - UAL é uma linguagem interpretada para descrição de algoritmos em Português. Tem por objetivo auxiliar o aprendizado do aluno iniciante em programação através da execução e visualização das etapas de um

Leia mais

QI Escolas e Faculdades

QI Escolas e Faculdades QI Escolas e Faculdades Automação de Escritório I 2011/1 Miguel Neumann miguel@rwx.com.br Software para elaborar planilhas eletrônicas, produzido pela Microsoft O Excel faz parte do "Office", um conjunto

Leia mais

Professor Jefferson Chaves

Professor Jefferson Chaves Professor Jefferson Chaves Revisar conteúdo primeiro ano; JavaScript; Introdução; Variáveis; Tipos de dados; Operadores; Controles de fluxo; O que é JavaScript? 10/03/2016 P C F de Oliveira 2015 4 Programa

Leia mais

Introdução aos Algoritmos

Introdução aos Algoritmos Introdução aos Algoritmos Aula 05 Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa http://www2.ufersa.edu.br/portal/professor/diogopedrosa diogopedrosa@ufersa.edu.br Universidade Federal Rural do Semiárido Bacharelado

Leia mais

Este artigo é um em uma série para auxiliar na instalação, no troubleshooting e na manutenção de produtos Cisco Small Business.

Este artigo é um em uma série para auxiliar na instalação, no troubleshooting e na manutenção de produtos Cisco Small Business. Índice Introdução Que são um Plano de discagem e como ele são configurados? Informações Relacionadas Introdução Este artigo é um em uma série para auxiliar na instalação, no troubleshooting e na manutenção

Leia mais

Compiladores. Análise Léxica

Compiladores. Análise Léxica Compiladores Análise Léxica Cristiano Lehrer, M.Sc. Introdução (1/3) Análise léxica é a primeira fase do compilador. A função do analisador léxico, também denominado scanner, é: Fazer a leitura do programa

Leia mais

1 d=

1 d= O que faz/o que é Como usar / Como funciona Formato geral do Arquivo Submetido ao Lex ER estendidas / Exemplos The Lex & YACC page: http://dinosaur.compilertools.net/ Flex: versão livre http://simplesamples.info/c++/flex.php

Leia mais

Descrição da Linguagem DECAF

Descrição da Linguagem DECAF Descrição da Linguagem DECAF Eduardo Ferreira dos Santos 8 de junho de 2017 Abstract The project for the course is to write a compiler for a language called Decaf. Decaf is a simple imperative language

Leia mais

IV.2 Aspectos Léxicos Convencionais

IV.2 Aspectos Léxicos Convencionais IV.2 Aspectos Léxicos Convencionais Classes de símbolos Genéricos - Token genérico / Lei de formação bem definida - Limitações de tamanho e/ou valor - Possuem valor semântico o token deve ser acompanhado

Leia mais

Fluxogramas e variáveis

Fluxogramas e variáveis Fluxogramas e variáveis Patrícia de Siqueira Ramos UNIFAL-MG, campus Varginha 11 de Março de 2019 Patrícia de Siqueira Ramos Fundamentos da programação 1 / 20 Fases de um algoritmo Patrícia de Siqueira

Leia mais

Estácio-FIC Graduação em Redes de Computadores

Estácio-FIC Graduação em Redes de Computadores Estácio-FIC Graduação em Redes de Computadores Disciplina Programação para Servidores Prof. Andrey Halysson Lima Barbosa Aula 8 Expressões regulares Sumário Definições; Metacaracteres: Representantes;

Leia mais

Variáveis e Entrada de Dados Marco André Lopes Mendes marcoandre.googlepages.

Variáveis e Entrada de Dados Marco André Lopes Mendes  marcoandre.googlepages. Variáveis e Entrada de Dados Marco André Lopes Mendes marcoandre@ifc-araquari.edu.br marcoandre@gmail.com marcoandre.googlepages.com Algoritmos é a base Primeiro programa Este programa possui apenas uma

Leia mais

Introdução ao Fortran 90-1

Introdução ao Fortran 90-1 Introdução ao Fortran 90-1 Departamento de Física UFPel Definição de Programa em Fortran 90 Programa ou Código-fonte Programa ou código-fonte é um conjunto de instruções, também chamadas de comandos, escritas

Leia mais

Especificação de Integração Linx Microvix WebApi v1.2

Especificação de Integração Linx Microvix WebApi v1.2 X Especificação de Integração Linx Microvix WebApi v1.2 Sumário 1 TECNOLOGIA... 3 2 ESPECIFICAÇÃO... 3 3 ACESSO... 8 4 TIPOS DE DADOS... 9 2/ 11 1 Tecnologia A integração com o Linx Microvix ERP está disponível

Leia mais

O elemento <script> Atributos opcionais do <script>:

O elemento <script> Atributos opcionais do <script>: JavaScript O elemento Atributos opcionais do : async (somente para arquivos de scripts externos): Indica que o script deve ser carregado, porém ele não deve impedir que outros recursos

Leia mais

Prof. A. G. Silva. 28 de agosto de Prof. A. G. Silva INE5603 Introdução à POO 28 de agosto de / 1

Prof. A. G. Silva. 28 de agosto de Prof. A. G. Silva INE5603 Introdução à POO 28 de agosto de / 1 INE5603 Introdução à POO Prof. A. G. Silva 28 de agosto de 2017 Prof. A. G. Silva INE5603 Introdução à POO 28 de agosto de 2017 1 / 1 Comandos de decisão simples e compostas Objetivos: Utilização de controles

Leia mais

Compiladores - JFlex. Fabio Mascarenhas

Compiladores - JFlex. Fabio Mascarenhas Compiladores - JFlex Fabio Mascarenhas 2018.1 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/comp JFlex Um gerador de analisadores léxicos que gera analisadores escritos em Java A sintaxe das especificações é inspirada

Leia mais

Descrição dos casos de uso. UC1 Efetuar Login. Campos:

Descrição dos casos de uso. UC1 Efetuar Login. Campos: Descrição dos casos de uso. UC1 Efetuar Login Permitir que o usuário faça login no sistema tem acesso a sua conta no sistema O sistema possui um formulário Login que contém os campos: E mail Senha Opção

Leia mais

Compiladores - JFlex. Fabio Mascarenhas Monday, April 15, 13

Compiladores - JFlex. Fabio Mascarenhas Monday, April 15, 13 Compiladores - JFlex Fabio Mascarenhas - 2013.1 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/comp JFlex Um gerador de analisadores léxicos que gera analisadores escritos em Java A sintaxe das especificações é inspirada

Leia mais

PROGRAMAÇÃO I E N T R A DA E S A Í DA D E DA D O S

PROGRAMAÇÃO I E N T R A DA E S A Í DA D E DA D O S PROGRAMAÇÃO I VA R I Á V E I S, C O N S TA N T E S, O P E R A D O R E S E N T R A DA E S A Í DA D E DA D O S Variáveis 2 Variáveis são locais onde são armazenados os valores na memória. Toda variável é

Leia mais

Python Listas e Strings. Listas 23/11/2016. Por que usar listas? Listas. Listas - Solução. Listas - Problema

Python Listas e Strings. Listas 23/11/2016. Por que usar listas? Listas. Listas - Solução. Listas - Problema Python Listas e Strings Prof. Paulo Henrique Ribeiro Gabriel (Com base no material do Prof. André Backes) Listas Por que usar listas? Listas As variáveis declaradas até agora são capazes de armazenar um

Leia mais

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@ifrn.edu.br

Leia mais

Aula 2 POO 1 Prática. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 2 POO 1 Prática. Profa. Elaine Faria UFU Aula 2 POO 1 Prática Profa. Elaine Faria UFU - 2019 Arrays É um grupo de variáveis que contém valores que são todos do mesmo tipo Os arrays são objetos tipos por referência Os elementos de um array podem

Leia mais

>>> concatena_strings_lista([ ola,, bom,, dia! ]) ola bom dia!

>>> concatena_strings_lista([ ola,, bom,, dia! ]) ola bom dia! Capítulo 5 Listas 1. (2) Escreva uma função concatena_strings_lista que recebe uma lista de cadeias de caracteres, e devolve uma cadeia de caracteres que resulta de concatenar todos os elementos da lista.

Leia mais

Introdução à Computação - aulas 01 e 02 -

Introdução à Computação - aulas 01 e 02 - MAC2166 Introdução à Computação - aulas 01 e 02 - Mauro Cesar Bernardes 25/Fevereiro/2014 Agenda Instalação do Python Python Shell Variáveis Operadores relacionais Operadores numéricos Comando de saída

Leia mais

Aula 11: Desvios e Laços

Aula 11: Desvios e Laços Aula 11: Desvios e Laços Nesta aula explicaremos alguns comandos que podem alterar o fluxo dos seus programas em JavaScript. Você aprenderá a estrutura dos comandos de desvios e laços. Entenderá como funcionam

Leia mais

Introdução ao Fortran 90-4

Introdução ao Fortran 90-4 Introdução ao Fortran 90-4 Departamento de Física UFPel Controles de Fluxo de Execução Definição Estruturas (ou blocos) de programação que permitem controlar o fluxo de execução de um programa, além da

Leia mais

Conceito de Linguagens de Programação - 1

Conceito de Linguagens de Programação - 1 Conceito de Linguagens de Programação - 1 Arthur Jovita, Thalles Silva November 1, 2011 1 Natureza das linguagens de Programação Linguagens Estáticas e Dinâmicas 2 Tipificação 3 4 Linguagens Estáticas

Leia mais

Documento de Protótipo

Documento de Protótipo Sistema de Controle de Pedidos Documento de Protótipo Versão 1.0 Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor 07/12/2010 1.0 Versão inicial do documento Bruno Oliveira Data N.N Descrição Nome Data

Leia mais

INE5416 Paradigmas de Programação. Ricardo Azambuja Silveira INE CTC UFSC E Mail: URL:

INE5416 Paradigmas de Programação. Ricardo Azambuja Silveira INE CTC UFSC E Mail: URL: INE5416 Paradigmas de Programação Ricardo Azambuja Silveira INE CTC UFSC E Mail: silveira@inf.ufsc.br URL: www.inf.ufsc.br/~silveira Conceitos Léxica estudo dos símbolos que compõem uma linguagem Sintaxe

Leia mais

Instruções, dados e expressões

Instruções, dados e expressões Instruções, dados e expressões Marina Andretta ICMC-USP 1 de março de 2016 Marina Andretta (ICMC-USP) sme0230-ipc 1 de março de 2016 1 / 50 Dados Um computador manipula informações presentes em sua memória.

Leia mais

Manipulando Strings no VBA (Replace, Mid e InStr)

Manipulando Strings no VBA (Replace, Mid e InStr) Manipulando Strings no VBA (Replace, Mid e InStr) por Eduardo Vieira Machado (Good Guy) Hoje gostaria de tratar de um assunto bastante atraente no Access e que é muito trabalhado nas empresas - a manipulação

Leia mais

RESULUÇÃO DOS EXERCÍCIOS E INSTRUÇÕES DE DECISÃO (if{} e else{}) Profº André Aparecido da Silva Disponível em:

RESULUÇÃO DOS EXERCÍCIOS E INSTRUÇÕES DE DECISÃO (if{} e else{}) Profº André Aparecido da Silva Disponível em: RESULUÇÃO DOS EXERCÍCIOS E INSTRUÇÕES DE DECISÃO (if{} e else{}) Profº André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas/java ATIVIDADE ELABORAR O PROGRAMA DE CÁLCULOS DE ÁREAS USANDO

Leia mais

Compiladores. Bruno Lopes. Bruno Lopes Compiladores 1 / 31. Instituto de C

Compiladores. Bruno Lopes. Bruno Lopes Compiladores 1 / 31. Instituto de C ompiladores Análise Léxica Bruno Lopes Bruno Lopes ompiladores 1 / 31 Front-end Lida com a linguagem de entrada Teste de pertinência: código fonte linguagem fonte? Programa está bem formado? Sintaticamente?

Leia mais