Geografia Ásia (Parte 2)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Geografia Ásia (Parte 2)"

Transcrição

1 Geografia Ásia (Parte 2) Ásia de Monções: Aspectos Naturais Esta região ocupa a Ásia na posição Sudeste, formada por três penínsulas : Decã, Indochina e Málaca. Além de um agrupamento de ilhas, a Insulíndia. A Ásia de Monções é banhada pelo Oceano Índico (a sul e sudeste) e pelo Pacífico (a sudeste e leste). Aspectos Físicos: O Relevo da Ásia de Monções apresenta uma grande variedade de formas e idades, que podem ser agrupadas em três conjuntos: Himalaia: São as grandes montanhas que separam a Ásia de Monções da China; estendem-se na direção leste-oeste, possuindo uma formação recente (datam do Terciário); devido a isso, possuem grandes altitudes (como o Monte Everest) e outros 60 picos na lista dos mais elevados do mundo; Planaltos: De formação antiga (Proterozóica segunda era Geológica da Terra, quando se formaram grandes concentrações de metais na crosta terrestre), encontramos: Decã (Índia), com importantes reservas minerais, que constituem o subcontinente indiano; Planícies: Junto aos principais rios encontramos estas áreas planas, de terrenos recentes, locais de grandes aglomerações humanas dedicadas à agricultura. Destaque para as planícies do Mekong e Indo-Gangética.

2 Relevo do Extremo-Oriente A Hidrografia é de enorme importância devido às aglomerações humanas. Os rios na Ásia de Monções têm origem no Himalaia e no Planalto do Decã e são alimentados pelas chuvas de verão. Alguns deles: Indo: Quase inteiramente no Paquistão, desemboca no Oceano Índico, após percorrer 3.200km desde o Himalaia. Ganges: Considerando-o sagrado, os adeptos do Brahmanismo se banham em suas águas em forma de ritual religioso. Nasce no Himalaia, cortando a Índia e desembocando no Golfo de Bengala, em Bangladesh. Brahmaputra: Outro rio sagrado que corta a Índia e Bangladesh, por 2.900km, unindo-se ao Ganges a 350km da desembocadura deste. Mekong: Também originário do Himalaia, irá desembocar, após 4.500km, no mar da China Meridional (Vietnã).

3 Importante rede hidrográfica na Índia A Vegetação é marcada pela importância do clima monçônico (clima tropical cuja alternância entre a estação seca e chuvosa é determinada pelos ventos de monções) e pela sua influência na agricultura. O Clima Monçônico funciona da seguinte forma: - Durante o inverno, forma-se sobre o interior da Ásia um centro de alta pressão atmosférica, do qual se deslocam os ventos de monções secos em direção ao Oceano Índico; - No verão, ocorre o processo inverso. O centro de alta pressão está no oceano e dirige-se para o continente. Devido à alta quantidade de umidade, estes ventos são responsáveis por longos períodos de chuva chegando a quantidades muito grandes de precipitação em algumas cidades.

4 Esquema explicativo dos ventos de monções. Este processo, entretanto, não é geral. Em algumas áreas protegidas, como na Península do Decã e em algumas áreas do Paquistão, os ventos monçônicos não surtem efeito, formando áreas quase desérticas. A vegetação acompanha o clima: em áreas chuvosas (litoral e subida do Himalaia) surgem florestas tropicais e savanas, onde encontramos animais de grande porte (elefantes, tigres), ou então vegetação desértica (em algumas áreas da Índia). Ásia de Monções: Aspectos Humanos Diversos povos europeus dominaram a região, entretanto, o domínio maior foi exercido pelos ingleses, que dominaram o Paquistão, Índia, entre outros, e franceses que dominaram a Tailândia, Vietnã, Laos e Camboja. A religiosidade é um traço marcante dos povos asiáticos, para compreender seus usos e costumes, é necessário analisá-las: Brahmanismo/Hinduísmo: É o direcionamento filosófico/religioso da maioria dos indianos. É uma das religiões mais antigas da terra (tem aproximadamente 50 séculos), resultado da junção de religiões dos povos brancos emigrados do norte com as religiões dos habitantes locais. Prega o que chama de transmigração da alma, ou seja, a alma evolui de animal até atingir o homem, passando por várias castas. Este é um dos motivos pelos quais os indianos não se alimentam de carne de gado, sendo considerado um animal sagrado. Outro aspecto é o crescimento populacional que, para a religião, é uma forma de atingir mais facilmente o paraíso. Com isso, a Índia possui enorme quantidade de pessoas na região dos rios Ganges e Brahmaputra. Esta enorme população enfrenta problemas como a falta de assistência médica, escolar e até alimentar. O governo tenta o controle de natalidade, mas, mesmo assim, o comportamento religioso é um grande entrave. Islamismo: Introduzida por conquistadores religiosos originários do Oriente Médio. A religião muçulmana estabeleceu-se principalmente no Paquistão e em Bangladesh.

5 Também contrária ao controle de natalidade e pregando a submissão da mulher, esta religião tem sido um entrave a uma atuação governamental maior. Budismo: Outra religião importante em países como Nepal e Tailândia. Foi criada a partir da filosofia de Sidarta Gautama, o Buda (Iluminado), que dizia ser a humildade e pobreza material o caminho para o paraíso. Esta também é uma das justificativas para a pobreza dos povos desta região. Lamaísmo: Característica das áreas do Himalaia, esta religião é uma mistura de cultos locais com a filosofia budista e hinduísta. Sua prática é forte no Nepal e no Tibete, onde Lhasa é a cidade sagrada. Distribuição religiosa na Índia Distribuição religiosa na Indonésia.

6 Ásia de Monções: Aspectos Econômicos Agricultura: Apesar de ser a principal atividade da região, seu rendimento é baixo devido à falta de infra-estrutura (máquinas e adubos). As principais técnicas de plantio são: Jardinagem: A mais utilizada, ocupa pequenos espaços ao longo dos rios com cuidados quase manuais. O principal plantio é o de cereais: arroz (base da alimentação) e sorgo. A maior parte vai para a Índia, com a produção de arroz, trigo, sorgo, algodão, chá e outros produtos, cultivados nos vales do Ganges e do Brahmaputra. A Índia possui também o maior rebanho bovino do mundo, porém não é utilizado para o corte. Plantation: Esta técnica, em que se empregam grandes propriedades, faz a Malásia e a Indonésia ocuparem o segundo lugar entre os produtores mundiais de borracha. Mineração: O principal país minerador é a Índia, onde se encontram minérios de ferro, manganês, bauxita, cromo, mica, carvão e petróleo. O país possui também potencial hidrelétrico e emprega tecnologia de energia solar. A Indonésia é uma grande produtora de petróleo, e a Malásia é a primeira produtora de estanho do mundo. Indústria: devido ao processo de colonização, que condicionava os países do sudeste asiático a meros exportadores de matérias-primas, a indústria pouco se desenvolveu na região. O único destaque fica para a Índia, que, a partir de 1947, explorando seus recursos minerais e sua mão de obra numerosa e barata, desenvolveu-se nos seguintes ramos: Siderúrgica: Vale do Rio Damodar (Planalto do Decã), onde capitais estrangeiros (Alemanha, EUA e Inglaterra) fazem a produção indiana ser maior que a brasileira; Têxtil: Produzindo juta e algodão, a Índia desenvolve o Plantio destes produtos, dos mais antigos e famosos do país, principalmente em Calcutá, Bombaim, Madras e Délhi. Química e Mecânica: Apesar da menor importância no setor, a Índia produz automóveis, aviões, locomotivas e máquinas em geral.

7 Ásia de Monções: Tigres Asiáticos A partir dos anos 70, alguns países do extremo oriente passaram a apresentar um crescimento econômico cada vez maior. Foram eles: Coréia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Cingapura. Tendo em vista o ritmo contínuo de crescimento e a adoção de uma política agressiva de exportações, estes países passaram a ser denominados Tigres ou Dragões Asiáticos. Os motivos que levaram estes países a apresentar um ritmo tão veloz de crescimento, imitando de certa forma o desenvolvimento japonês, foram: a) Posição estratégica no continente asiático, bem à frente da expansão do socialismo exportado pela URSS; b) Apoio dos EUA, que fornece recursos aos governos destes países, mesmo ao custo da manutenção de ditaduras militares; c) Investimentos dos governos em infra-estrutura, melhorando o nível de instrução da população, preparando-a para o que há de mais sofisticado, ao mesmo tempo em que incrementavam o sistema de água, luz, transportes para atrair capitais e indústrias externas. Estas empresas passam a utilizar mão de obra barata dos países, gerando empregos. Tal modelo fez com que estes países recebessem a denominação países-plataforma ou NICs (New Industrialized Country), os Novos Países Industrializados. d) Utilização de uma mão de obra barata e disciplinada, nos moldes orientais, seguindo princípios de hierarquia, obediência e respeito aos mais velhos; ao mesmo tempo, pouca atuação dos sindicatos e leis trabalhistas; e) A produção de bens de consumo duráveis (principalmente automóveis e eletroeletrônicos), voltados para a exportação, com preços baixos, concorrendo com outros centros de produção. f) Apoio aos grupos econômicos locais, copiando o modelo japonês.

8 Nos anos 70, estes países obtiveram taxas de crescimento próximas a 10%, o que lhes proporcionou a admiração da comunidade econômica internacional. Assim, outros países da Ásia procuraram imitar tal modelo, como Filipinas, Malásia, Tailândia e Indonésia, oferecendo uma estrutura operacional mais precária e uma mão de obra mais barata. De início, os capitais aplicados nestes países eram exclusivamente japoneses, mas nos últimos anos passaram a se aplicar também capitais estadunidenses. O admirável desenvolvimento destes países não os livra de problemas econômicos, como os observados no final dos anos 90, quando desequilíbrios financeiros expuseram as deficiências do modelo, obrigando os Tigres a recorrerem à ajuda internacional do FMI (Fundo Monetário Internacional). Em 1997, Hong Kong voltou ao controle chinês, devolvida pelo Reino Unido. Entretanto, não se pode deixar de considerar essa cidade ainda como um Tigre, pois a manutenção do modelo capitalista permanece.

ÁSIA MONÇÔNICA. Síntese dos Módulos 6, 7 e 8 Livro 1 - Frente 03 Pág. 219.

ÁSIA MONÇÔNICA. Síntese dos Módulos 6, 7 e 8 Livro 1 - Frente 03 Pág. 219. ÁSIA MONÇÔNICA Síntese dos Módulos 6, 7 e 8 Livro 1 - Frente 03 Pág. 219. ÁSIA DE MONÇÕES PAÍSES RIZICULTURA SISTEMA DE JARDINAGEM MONÇÕES E RIZICULTURA A importância das Monções está diretamente relacionada

Leia mais

Ásia de Monções: Quadro Natural (módulo 06 Livro 01 Frente 03 página 219)

Ásia de Monções: Quadro Natural (módulo 06 Livro 01 Frente 03 página 219) Ásia de Monções: Quadro Natural (módulo 06 Livro 01 Frente 03 página 219) Corresponde á Ásia de Monções: China, Índia, Indonésia, Malásia, Nepal entre outros países do sudeste asiático. ÁSIA ASPECTOS CLIMÁTICOS

Leia mais

OBJETIVO º ANO E.M. MÓDULO 31 OS TIGRES ASIÁTICOS

OBJETIVO º ANO E.M. MÓDULO 31 OS TIGRES ASIÁTICOS OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 31 OS TIGRES ASIÁTICOS INTRODUÇÃO TIGRES ASIÁTICOS (Vídeo) Na década de 1970, os novos países industrializados, fortemente apoiados pelos investimentos japoneses, voltaram-se

Leia mais

ÁSIA SUDESTE E MERIDIONAL. ÁSIA SUDESTE e MERIDIONAL RELEVO HIDROGRAFIA. RELEVO e HIDROGRAFIA

ÁSIA SUDESTE E MERIDIONAL. ÁSIA SUDESTE e MERIDIONAL RELEVO HIDROGRAFIA. RELEVO e HIDROGRAFIA ÁSIA SUDESTE E MERIDIONAL -LOCALIZAÇÃO NO MAPA MUNDI - ÁSIA SUDESTE e MERIDIONAL GMT Trópico de Câncer Equador Trópico de Capricórnio 1 2 RELEVO 1) No norte encontra-se uma área com os dobramentos (montanhas)

Leia mais

Ásia Capítulo 14. Ásia

Ásia Capítulo 14. Ásia Grande diversidade de paisagens, povos e culturas Área desértica: pessoas concentradas ao longo dos rios Tigre e Eufrates (Mesopotâmia) e Jordão (limite entre Israel e Jordânia). Essa região foi conhecida

Leia mais

Paisagens naturais diversificadas

Paisagens naturais diversificadas ÁSIA Pluralidade cultural Existência de antigas civilizações (chinesa, hindu, islâmica) Paisagens naturais diversificadas Essa grande diversidade resultou numa divisão do território em 6 partes: Ásia setentrional,

Leia mais

KIT DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 8º ANO A/ B GEOGRAFIA. Profºs. Marcelo e Fernando

KIT DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 8º ANO A/ B GEOGRAFIA. Profºs. Marcelo e Fernando KIT DE RECUPERAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 8º ANO A/ B GEOGRAFIA Profºs. Marcelo e Fernando Aluno (a):... Rua São Leopoldo 326-356 - Belenzinho - São Paulo-SP - CEP 03055-000 Telefones: (11) 2692 1196 - (11)

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 218-219) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 218-219) LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA (p. 218-219) ÁSIA: BERÇO DE IMPÉRIOS MILENARES Império Otomano 1299-1923 Império Chinês 1250 a.c. - 1916 d.c.

Leia mais

Principais países: Federação Russa China Japão. Índia Irã Arábia Saudita Israel

Principais países: Federação Russa China Japão. Índia Irã Arábia Saudita Israel Principais países: Federação Russa China Japão Índia Irã Arábia Saudita Israel *Rússia (comumente apenas A Sibéria) Estepes, Montanhas e desertos Cazaquistão Tadjiquistão Quirguistão Turcomenistão Uzbequistão

Leia mais

Ásia: características naturais gerais. Páginas 26 à 45.

Ásia: características naturais gerais. Páginas 26 à 45. Ásia: características naturais gerais Páginas 26 à 45. Ásia: formas de relevo Extremos altitudinais do relevo mundial. PONTO MAIS ELEVADO Monte Everest, na Cordilheira do Himalaia. PONTO MAIS BAIXO Depressão

Leia mais

Plano de Recuperação Final EF2

Plano de Recuperação Final EF2 Série/Ano: 8º ANO Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o ano nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos que

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Analise o mapa e responda às

Leia mais

ATIVIDADE ALUNO: 8º ANO TURMA: A E N S I N O F U N D A M E N T A L ATIVIDADE DE REVISÃO PROVA 2 CAP. 07 E 08

ATIVIDADE ALUNO: 8º ANO TURMA: A E N S I N O F U N D A M E N T A L ATIVIDADE DE REVISÃO PROVA 2 CAP. 07 E 08 ATIVIDADE GEOGRAFIA ALUNO: Av. José Celso Claudio J. Camburi Tel.: (27) 33395-3000 8º ANO TURMA: A DATA: E N S I N O F U N D A M E N T A L ATIVIDADE DE REVISÃO PROVA 2 CAP. 07 E 08 Utilize o mapa a seguir

Leia mais

SUL DA ÁSIA. Col. Santa Clara Prof. Marcos

SUL DA ÁSIA. Col. Santa Clara Prof. Marcos SUL DA ÁSIA Col. Santa Clara Prof. Marcos Dobramentos modernos (> 2 mil m) Planícies (0-200m) Planaltos (> 200m) Placas Tectônicas Quais são as placas tectônicas que formam a cordilheira do Himalaia?

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:9º ALUNO(a): Lista de atividades P1 Bimestre III Data da prova: 1/09/2017 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista

Leia mais

ASPECTOS NATURAIS DA ÁSIA

ASPECTOS NATURAIS DA ÁSIA ASPECTOS NATURAIS DA ÁSIA AULA 5 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA CARACTERÍSTICAS DO RELEVO CARACTERÍSTICAS DO RELEVO Norte Planície da Sibéria Subsolo rico em petróleo e gás natural CARACTERÍSTICAS DO RELEVO Sul

Leia mais

REGIONALIZAÇÃO DA ÁSIA. DIVISÃO EM CINCO REGIÕES POR CRITÉRIOS DE SEMELHANÇAS CULTURAIS E SOCIAIS. ORIENTE MÉDIO.

REGIONALIZAÇÃO DA ÁSIA. DIVISÃO EM CINCO REGIÕES POR CRITÉRIOS DE SEMELHANÇAS CULTURAIS E SOCIAIS. ORIENTE MÉDIO. REGIONALIZAÇÃO DA ÁSIA. DIVISÃO EM CINCO REGIÕES POR CRITÉRIOS DE SEMELHANÇAS CULTURAIS E SOCIAIS. ORIENTE MÉDIO. ORIENTE MÉDIO. UMA DAS PRIMEIRAS PARTES DA ÁSIA A SEREM OCUPADAS. CHAMA A ATENÇÃO DO MUNDO

Leia mais

Nota: Nome: Série:9º ano. Disciplina: Geografia Professor (a): Giovana Victal RECUPERAÇÃO 9º ANO. CAPÍTULOS 5 e 6

Nota: Nome: Série:9º ano. Disciplina: Geografia Professor (a): Giovana Victal RECUPERAÇÃO 9º ANO. CAPÍTULOS 5 e 6 Nome: Série:9º ano Nota: Disciplina: Geografia Professor (a): Giovana Victal CAPÍTULOS 5 e 6 RECUPERAÇÃO 9º ANO 1. Explique como funciona as Monções na Ásia. 2. Em que parte da Ásia as Monções ocorrem?

Leia mais

- É um arquipélago vulcânico situado no oceano Pacífico, formado por cerca de 3400 ilhas; Círculo de Fogo do Pacífico. - Quatro ilhas possuem 97% do

- É um arquipélago vulcânico situado no oceano Pacífico, formado por cerca de 3400 ilhas; Círculo de Fogo do Pacífico. - Quatro ilhas possuem 97% do Até 1868, era feudal e agrícola. A partir de 1868 (era Meiji), desenvolvimento econômico e transformações na sociedade. Principais fatores: a industrialização, o combate ao analfabetismo e os investimentos

Leia mais

Aulas 10 e 11. Índia e China. Adie por um dia e dez dias se passarão (Provérbio coreano).

Aulas 10 e 11. Índia e China. Adie por um dia e dez dias se passarão (Provérbio coreano). Aulas 10 e 11. Índia e China. Adie por um dia e dez dias se passarão (Provérbio coreano). Índia aspectos humanos. Segundo país mais populoso do planeta (formigueiro humano) 1,2 bilhões de habitantes; População:

Leia mais

Prof. Janderson Barros

Prof. Janderson Barros Países com um pequeno, território uma pequena população e praticamente agrário na década de 1950; Lembre-se que estamos no recorte históricogeográfico denominado de Guerra-Fria (1945-1989) Mundo bipolar-

Leia mais

REGIÕES DA ÁSIA. Ásia Setentrional Ásia Central Ásia Ocidental Ásia Meridional Ásia Oriental Sudeste da Ásia

REGIÕES DA ÁSIA. Ásia Setentrional Ásia Central Ásia Ocidental Ásia Meridional Ásia Oriental Sudeste da Ásia CONTINENTE ASIÁTICO REGIÕES DA ÁSIA Ásia Setentrional Ásia Central Ásia Ocidental Ásia Meridional Ásia Oriental Sudeste da Ásia A parte da geografia que estuda o relevo é a geomorfologia (geo:terra;

Leia mais

JAPÃO Aspectos naturais e origens

JAPÃO Aspectos naturais e origens OBJETIVO - 2016 1º ANO E.M. A MÓDULO 33 JAPÃO Aspectos naturais e origens - Arquipélago: abrange cerca de 3.000 ilhas de diferentes tamanhos; - Área: 377.743 km²; - Situado a noroeste do Oceano Pacífico

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Geografia 9 o ano Unidade 5 5 Unidade 5 Nome: Data: 1. Sobre a regionalização do continente asiático, associe os países às respectivas regiões. (A) Ásia Setentrional (B) Ásia

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia

Atividades de Recuperação Paralela de Geografia Atividades de Recuperação Paralela de Geografia 9º ano Ensino Fundamental II Leia as orientações de estudos antes de responder as questões Comece revisando a aula através dos apontamentos relembrando,

Leia mais

Exercícios de Fixação - 8º ano - Cap. 07

Exercícios de Fixação - 8º ano - Cap. 07 Exercícios de Fixação - 8º ano - Cap. 07 Pergunta: 1 Analise atentamente as informações abaixo. Fortes chuvas caem sobre o continente asiático Desde o final de julho, notícias sobre enchentes em países

Leia mais

Prof. Janderson Barros

Prof. Janderson Barros TEMA 1 Prof. Janderson Barros A Ásia e a Oceania não são continentes próximos apenas na geografia. As divindades que têm esse nome também são parentes. Oceano, o deus dos rios, deu origem à Oceama, e

Leia mais

Definição de latitude e longitude

Definição de latitude e longitude Definição de latitude e longitude Latitude A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte ou para

Leia mais

JAPÃO & TIGRES ASIÁTICOS

JAPÃO & TIGRES ASIÁTICOS JAPÃO & TIGRES ASIÁTICOS 6 852 ilhas (378.000 km²) Décima maior população do mundo 128 mil. 337 hab/km² Região Metropolitana de Tóquio, mais de 30 milhões hab. Constituição em 1947 monarquia constitucional

Leia mais

Outras Regionalizações do Espaço Mundial. Percurso 4. Expedições Geográficas. Profª Bruna Andrade 8ºANO

Outras Regionalizações do Espaço Mundial. Percurso 4. Expedições Geográficas. Profª Bruna Andrade 8ºANO Outras Regionalizações do Espaço Mundial. Percurso 4. Expedições Geográficas. Profª Bruna Andrade 8ºANO 1. Fim da IIGM (1939-1945) As desigualdades social, econômica, científica e tecnológica entre os

Leia mais

Unidade IV. Aula 22.1 Conteúdo Os quatro tigres. Natureza-sociedade: Questões ambientais FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

Unidade IV. Aula 22.1 Conteúdo Os quatro tigres. Natureza-sociedade: Questões ambientais FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade IV Natureza-sociedade: Questões ambientais Aula 22.1 Conteúdo Os quatro tigres. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 20 pontos

Leia mais

Aula de Revisão 8 ano 2º Trimestre Prova trimestral Geografia Professor Gabriel

Aula de Revisão 8 ano 2º Trimestre Prova trimestral Geografia Professor Gabriel Aula de Revisão 8 ano 2º Trimestre Prova trimestral Geografia Professor Gabriel Módulo 9. A ECONOMIA INDUSTRIAL DA EUROPA Origens e Evolução da Industrialização Revolução Industrial Inglaterra, final do

Leia mais

Aspectos Gerais. Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab.

Aspectos Gerais. Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab. EUROPA Módulo 4 Aspectos Gerais Velho Mundo: Berço da civilização ocidental (Democracia e Capitalismo) Possui 7% das terras emersas (49 países) 10,5% da população mundial (superior a 745 milhões de hab.)

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 9º - Ensino Fundamental Professores: Pedro Henrique e Carlos Afonso Atividades para Estudos Autônomos Data: 4 / 9 / 2017 Aluno(a): Nº.:

Leia mais

A Nova China. Milena S. Mata -20, Florencia Zampolini -09, Vinicius Cabral 24, Lorenna Faustino -16 e Vinicius Satoshi -25 9P5

A Nova China. Milena S. Mata -20, Florencia Zampolini -09, Vinicius Cabral 24, Lorenna Faustino -16 e Vinicius Satoshi -25 9P5 A Nova China Milena S. Mata -20, Florencia Zampolini -09, Vinicius Cabral 24, Lorenna Faustino -16 e Vinicius Satoshi -25 9P5 A divisão da China em três grandes partes se relaciona a seu relevo. A República

Leia mais

ESTADOS UNIDOS: superpotência mundial. Capítulo 9 Educador: Franco Augusto

ESTADOS UNIDOS: superpotência mundial. Capítulo 9 Educador: Franco Augusto ESTADOS UNIDOS: superpotência mundial Capítulo 9 Educador: Franco Augusto Alguns significados: fonte: http://www.significados.com.br Hegemonia significa preponderância de alguma coisa sobre outra. É a

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data 24/11/17 Nota Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 20

Leia mais

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 60 CHINA: CARACTERÍSTICAS GERAIS

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 60 CHINA: CARACTERÍSTICAS GERAIS GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 60 CHINA: CARACTERÍSTICAS GERAIS Como pode cair no enem 66º 32 30 ÁSIA - MONÇÕES altas pressões 60º 30º 23º 27 30 baixas pressões 0º A respeito da dinâmica das monções apresentadas

Leia mais

CHINA Aspectos naturais e humanos

CHINA Aspectos naturais e humanos OBJETIVO 2016 1º ANO E. M. A MÓDULO 35 CHINA Aspectos naturais e humanos REPÚBLICA POPULAR DA CHINA Localização: LESTE DA ÁSIA - País mais populoso do mundo: 1,393 bilhão de habitantes. - 3º em área territorial:

Leia mais

Melanésia: Povo Negro Polinésia: Maoris Micronésia: De pele escura, cabelo ondulado ou crespo e baixa estatura.

Melanésia: Povo Negro Polinésia: Maoris Micronésia: De pele escura, cabelo ondulado ou crespo e baixa estatura. OCEANIA Melanésia: Povo Negro Polinésia: Maoris Micronésia: De pele escura, cabelo ondulado ou crespo e baixa estatura. [5] Aspectos naturais Ígnea Metamórfica Sedimentar Cordilheira Australiana Atóis

Leia mais

2ª Série do Ensino Médio

2ª Série do Ensino Médio 2ª Série do Ensino Médio 01. A posição do Japão no mundo (Adaptado de Danielle e Serge Ceruti. "Histoire _ Géographie". Paris: Hachette, 1998, p. 236) Apesar de ser uma potência tecnológica, o Japão sofre

Leia mais

Marco Abreu dos Santos

Marco Abreu dos Santos Módulo 07 Capítulo 2 As paisagens rurais e os sistemas agrários Marco Abreu dos Santos marcoabreu@live.com www.professormarco.wordpress.com Organização do espaço agrário Quase todos os países do planeta

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 13 GEOGRAFIA DA ÁSIA

LISTA DE EXERCÍCIOS 13 GEOGRAFIA DA ÁSIA LISTA DE EXERCÍCIOS 13 GEOGRAFIA DA ÁSIA 1) A pobreza em recursos naturais, a escassez de terras agrícolas e a forte pressão demográfica caracterizavam esse país como áreas totalmente inviáveis para o

Leia mais

2ª Série do Ensino Médio

2ª Série do Ensino Médio 2ª Série do Ensino Médio 16. A China comemorou recentemente os 50 anos da Revolução Comunista e continua adotando um modelo de crescimento marcado por uma "prática socialista de mercado". De reconhecida

Leia mais

CHINA: A potência do século XXI

CHINA: A potência do século XXI CHINA: A potência do século XXI Características Gerais da China Mao Tsé-tung liderou a Revolução Comunista de 1949, que implantou o comunismo na China; Revolução Cultural Placa (1966-1976) do Pacífico

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:9º ALUNO(a): Lista de atividades P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista

Leia mais

3) Sobre a interdependência dos elementos da natureza, caracterize:

3) Sobre a interdependência dos elementos da natureza, caracterize: Educador: Abílio José C. Curricular: Geografia Data: / /2013 Estudante: 8 Ano 1) Caracterize resumidamente, as três esferas terrestres e responda: elas ainda apresentam os mesmos aspectos de quando se

Leia mais

ATIVIDADE Nº 23 SITE PADOGEO.COM/8ºANOS EXERCÍCIOS 2 - CONTINENTE AFRICANO - POPULAÇÃO. A sua pontuação é 100%. Resposta Correta Verificar

ATIVIDADE Nº 23 SITE PADOGEO.COM/8ºANOS EXERCÍCIOS 2 - CONTINENTE AFRICANO - POPULAÇÃO. A sua pontuação é 100%. Resposta Correta Verificar ATIVIDADE º 23 SITE PADOGEO.COM/8ºAOS EXERCÍCIOS 2 - COTIETE AFRICAO - POPULAÇÃO Resposta Correta Analise as frases se Verdadeiras ou Falsas a partir do texto "E a população africana? Como está distribuída?"

Leia mais

Plano de Recuperação Final EF2

Plano de Recuperação Final EF2 Série/Ano: 9º ANO Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o ano nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos que

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISCIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 7º ANO. PERCURSO 14 REGIÃO NORTE a construção de espaços geográficos

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISCIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 7º ANO. PERCURSO 14 REGIÃO NORTE a construção de espaços geográficos COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISCIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 7º ANO PERCURSO 14 REGIÃO NORTE a construção de espaços geográficos A construção de espaços geográficos de 1500 a 1930 Inicialmente

Leia mais

Comércio Exterior INDONÉSIA

Comércio Exterior INDONÉSIA Ministério das Relações Exteriores - MRE Departamento de Promoção Comercial e Investimentos - DPR Divisão de Inteligência Comercial - DIC INDONÉSIA Comércio Exterior Dezembro de 2014 Índice. Dados Básicos.

Leia mais

ÁSIA DE MONÇÕES. Quadro natural

ÁSIA DE MONÇÕES. Quadro natural ÁSIA DE MONÇÕES O sul e o sudeste da Ásia recebem o nome de Ásia de Monções. Reúne países localizados ao sul da China em uma área cortada pela linha do Equador e pelo Trópico de Câncer e banhada pelos

Leia mais

PERFIL DO AGRONEGÓCIO MUNDIAL

PERFIL DO AGRONEGÓCIO MUNDIAL SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DO AGRONEGÓCIO PERFIL DO AGRONEGÓCIO MUNDIAL Março/2014 2 ÍNDICE 03. Apresentação 04. População Mundial 05. População

Leia mais

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova.

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova. Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 9º Ano E.F. Data: /08/2019 Série Professor(a): Leonardo Trabalho Recuperação Matéria: Geografia Valor: 10,0 Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e

Leia mais

A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO

A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO PORTUGUESES E ESPANHÓIS, LANÇARAM-SE AO MAR E OCUPARAM O CONTINENTE AMERICANO PARA ATENDER OS INTERESSES DA METRÓPOLE; OUTROS POVOS

Leia mais

AMÉRICA ANDINA e PLATINA

AMÉRICA ANDINA e PLATINA OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 24 AMÉRICA ANDINA e PLATINA Geograficamente, o fator mais significativo dessa região em termos de quadro natural é a CORDILHEIRA DOS ANDES. AMÉRICA ANDINA Ocorrem as maiores

Leia mais

Programação anual. 6.ºa n o

Programação anual. 6.ºa n o Programação anual 6.ºa n o 1. A melhor forma de entender o mundo 2. O planeta Terra no Universo 3. Cartografia: localizar e orientar 4. Cartografia e as diversas formas de representar o espaço 5. Atmosfera

Leia mais

MERCADO DE ALIMENTOS E BEBIDAS UNIÃO EUROPEIA E CHINA

MERCADO DE ALIMENTOS E BEBIDAS UNIÃO EUROPEIA E CHINA MERCADO DE ALIMENTOS E BEBIDAS UNIÃO EUROPEIA E CHINA INFORMAÇÕES PARA A FEIRA ANUGA 217 COLÔNIA (ALEMANHA) US$ Bilhões EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE ALIMENTOS E BEBIDAS Gráfico 1 Exportações brasileiras

Leia mais

O CONTINENTE AMERICANO

O CONTINENTE AMERICANO O CONTINENTE AMERICANO Possuindo uma área de 42.560.270 Km2 o continente americano é o segundo maior continente da Terra ocupando 28 % das terras emersas, ficando atrás apenas do continente asiático. Mapa-múndi

Leia mais

Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais

Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais 1. Oriente Médio: uma visão eurocêntrica A expressão Oriente Médio designa a região da Península Arábica. Oriente Próximo: Turquia, Líbano e Síria. Extremo

Leia mais

Sobre a Cordilheira do Himalaia, pode-se destacar que:

Sobre a Cordilheira do Himalaia, pode-se destacar que: PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Analise as

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa A POPULAÇÃO ABSOLUTA E RELATIVA (p. 186-187) A POPULAÇÃO ABSOLUTA E RELATIVA (p. 186-187) A POPULAÇÃO ABSOLUTA E RELATIVA (p. 186-187) ÁREAS ANECÚMENAS Áreas desérticas Elevadas altitudes Áreas muito frias

Leia mais

Movimento Secular versus Bolha Pedro Bastos, CEO HSBC Global Asset Management - Brasil

Movimento Secular versus Bolha Pedro Bastos, CEO HSBC Global Asset Management - Brasil Setembro de 2008 Movimento Secular versus Bolha Pedro Bastos, CEO HSBC Global Asset Management - Brasil Global Asset Management 1 Conteúdo Integração entre Brasil e Ásia Redução do Home Bias e seus efeitos

Leia mais

PERCURSO 18 México. Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS

PERCURSO 18 México. Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS PERCURSO 18 México Prof. Gabriel Rocha 8º ano - EBS 1 Regiões Naturais Localizado na América do Norte e na América Latina. É o terceiro maior país da América Latina e o quinto das Américas. É o terceiro

Leia mais

LOCALIZA-SE: OCEANIA - PAÍSES. 1 -Ao sul do Equador (cortada pelo Trópico de Capricórnio)

LOCALIZA-SE: OCEANIA - PAÍSES. 1 -Ao sul do Equador (cortada pelo Trópico de Capricórnio) LOCALIZA-SE: 1 -Ao sul do Equador (cortada pelo Trópico de Capricórnio) 2 -No leste de Greenwich (cortada pela Linha Internacional de Mudança de Datas) A Oceania é o menor dos continentes habitados. É

Leia mais

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 64 OCEANIA

GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 64 OCEANIA GEOGRAFIA - 2 o ANO MÓDULO 64 OCEANIA Como pode cair no enem (UFRGS) Considere as seguintes afirmações sobre a Austrália. I) A Austrália não recebe fluxos migratórios significativos, apesar de ser considerado

Leia mais

JAPÃO Comércio Exterior

JAPÃO Comércio Exterior Ministério das Relações Exteriores - MRE Departamento de Promoção Comercial e Investimentos - DPR Divisão de Inteligência Comercial - DIC JAPÃO Comércio Exterior Dezembro de 2014 Índice. Dados Básicos.

Leia mais

AUSTRÁLIA. Intercâmbio Comercial com o Brasil e Comércio Exterior

AUSTRÁLIA. Intercâmbio Comercial com o Brasil e Comércio Exterior Ministério das Relações Exteriores - MRE Departamento de Promoção Comercial e Investimentos - DPR Divisão de Inteligência Comercial - DIC AUSTRÁLIA Intercâmbio Comercial com o Brasil e Comércio Exterior

Leia mais

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS BLOCO 10 AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO Regionalização Física Critério: distribuição das terras no sentido Norte-Sul. Dois grandes conjuntos: América do

Leia mais

Novas áreas de influência do século XXI. Prof. Gonzaga

Novas áreas de influência do século XXI. Prof. Gonzaga Novas áreas de influência do século XXI Prof. Gonzaga BRICS - Criado em 2009 pelos principais países emergentes - BRIC - 40% da população mundial - O termo BRIC foi criado pelo economista Jim O Neill -

Leia mais

Região insular asiática que compreende as ilhas da Indonésia, das Filipinas, da Malásia e de Timor, com a área oceânica adjacente.

Região insular asiática que compreende as ilhas da Indonésia, das Filipinas, da Malásia e de Timor, com a área oceânica adjacente. º º O Sudeste Asiático encontra-se dividido em três partes: Indochina, Insulíndia e Península Malaia. INSULÍNDIA Região insular asiática que compreende as ilhas da Indonésia, das Filipinas, da Malásia

Leia mais

LISTA DE CONTEÚDOS 9º ANO GEOGRAFIA

LISTA DE CONTEÚDOS 9º ANO GEOGRAFIA LISTA DE CONTEÚDOS 9º ANO 2018 - GEOGRAFIA EUROPA Territorialidade geológica, geomorfológica e híbrida da Eurásia; Recortes do relevo europeu e as conexões comerciais com o mundo (diferença conceitual

Leia mais

BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA SETEMBRO 2011

BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA SETEMBRO 2011 BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA SETEMBRO 2011 US$ milhões FOB Período Dias Úteis EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO CORR. COMÉRCIO SALDO Média Média Média Média Valor Valor Valor Valor p/dia útil p/dia útil p/dia útil

Leia mais

Região Sudeste. Aspectos naturais humanos e econômicos.

Região Sudeste. Aspectos naturais humanos e econômicos. Região Sudeste Aspectos naturais humanos e econômicos. Quadro natural: Relevo Do litoral para o interior, sucedem-se: planície costeira, com grandes baixadas, costas altas, praias, dunas, restingas, lagoas

Leia mais

1a. Revolução Industrial (1760 a 1850 )

1a. Revolução Industrial (1760 a 1850 ) INDÚSTRIA GERAL País/Local 1a. Revolução Industrial (1760 a 1850 ) Inglaterra (Europa Ocidental) Mudanças ao longo da I Rev. Industrial (transição para a II Rev. Industrial) Momento XVIII/XIX Ao longo

Leia mais

Equipe de geografia: professora Valderez e professores Major Cláudio e Vinícius.

Equipe de geografia: professora Valderez e professores Major Cláudio e Vinícius. 1 Nome: Nº Nota 2 Nome: Nº 3 Nome: Nº 4 Nome: Nº 5 Nome: Nº 6 Nome: Nº Turma: Data: /10/2017 Semana 35, de 02 a 06 de outubro Responda o que se pede: Tigres Asiáticos* *Alusão ao tigre decorre por esse

Leia mais

ASPECTOS FÍSICOS. Circulo Polar Ártico. Trópico de Câncer LINHA DO EQUADOR

ASPECTOS FÍSICOS. Circulo Polar Ártico. Trópico de Câncer LINHA DO EQUADOR CONTINENTE ASIÁTICO ASPECTOS FÍSICOS Situada quase totalmente no hemisfério norte, é cortado pela Linha do Equador, Trópico de Câncer e pelo Círculo Polar Ártico. Tomando como base o Meridiano de Greenwich,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 9 o - Ensino Fundamental Professores: Pedro Henrique e Bento Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 4 / 9 / 2018 Aluno(a):

Leia mais

Não é necessário possuir riquezas físicas para obter uma prosperidade econômica.

Não é necessário possuir riquezas físicas para obter uma prosperidade econômica. Não é necessário possuir riquezas físicas para obter uma prosperidade econômica. Arquipélago vulcânico e montanhoso localizado na fachada oriental da Ásia. Composto por 4.000 ilhas; Mais de 94% é formado

Leia mais

PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CARACTERÍSTICAS NATURAIS E CULTURAIS CARACTERÍSTICAS NATURAIS DO CONTINENTE AFRICANO A ÁFRICA APRESENTA ASPECTOS FÍSICOS DIVERSOS: RIOS CAUDALOSOS; EXTENSOS

Leia mais

China. 2012 1o bim. 9 os Anos 2012 ÁSIA CHINA. Prof a. Mônica Moraes Prof. Marcelo Duílio. prof_duilio@hotmail.com 1

China. 2012 1o bim. 9 os Anos 2012 ÁSIA CHINA. Prof a. Mônica Moraes Prof. Marcelo Duílio. prof_duilio@hotmail.com 1 9 os Anos 2012 ÁSIA CHINA Prof a. Mônica Moraes Prof. Marcelo Duílio prof_duilio@hotmail.com 1 CHINA - Um governo, dois sistemas DITATORIAL (NÃO DEMOCRÁTICO) parte CAPITALISTA parte SOCIALISTA A China

Leia mais

Compreender as DIFERENÇAS e SEMELHANÇAS O que nos afasta? O que nos aproxima?

Compreender as DIFERENÇAS e SEMELHANÇAS O que nos afasta? O que nos aproxima? Maio 2014 Apresentar a Indústria de MT Compreender as DIFERENÇAS e SEMELHANÇAS O que nos afasta? O que nos aproxima? Diagnosticar as NECESSIDADES MÚTUAS Do que precisamos? Do que podemos fornecer mutuamente?

Leia mais

A OCEANIA. A OCEANIA é o menor de todos os continentes, circundado por águas de todos os lados, daí o nome;

A OCEANIA. A OCEANIA é o menor de todos os continentes, circundado por águas de todos os lados, daí o nome; A OCEANIA A OCEANIA é o menor de todos os continentes, circundado por águas de todos os lados, daí o nome; é um grande ARQUIPÉLAGO formado por ilhas de origem vulcânica ( Ilhas Altas ) e coralígenas (

Leia mais

Ásia: suas divisões internas

Ásia: suas divisões internas ÁSIA Ásia: suas divisões internas O maior continente do mundo possui uma divisão bem diferenciada. São seis regiões que compõem a Ásia, delimitando as áreas geoeconômicas do continente asiático: Ásia Central

Leia mais

O potencial do futuro! BRICS

O potencial do futuro! BRICS O potencial do futuro! BRICS CONCEITOS E FUNDAMENTOS Em economia, BRICS é uma sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia, China, que se destacam no cenário mundial como países em desenvolvimento. O acrônimo

Leia mais

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO A colonização na América do Norte iniciou-se depois quando comparada ao processo de colonização da América

Leia mais

Revisão DE GEOGRAFIA 2º Trimestre Prova TRIMESTRAL Geografia Professor Gabriel

Revisão DE GEOGRAFIA 2º Trimestre Prova TRIMESTRAL Geografia Professor Gabriel Revisão DE GEOGRAFIA 2º Trimestre Prova TRIMESTRAL Geografia Professor Gabriel Módulo 8. A ECONOMIA RURAL DA EUROPA Características da Produção Agropecuária A. Predomínio de Pequenas Propriedades B. Alta

Leia mais

A Ásia conta com enormes reservas minerais e energéticas, circunstância que tem facilitado seu recente desenvolvimento industrial.

A Ásia conta com enormes reservas minerais e energéticas, circunstância que tem facilitado seu recente desenvolvimento industrial. A Ásia conta com enormes reservas minerais e energéticas, circunstância que tem facilitado seu recente desenvolvimento industrial. Recursos minerais e energéticos de alguns países da Ásia Os principais

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Analise o mapa e responda às

Leia mais

Geografia. A Distribuição da População Brasileira. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. A Distribuição da População Brasileira. Professor Luciano Teixeira. Geografia A Distribuição da População Brasileira Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA Demografia - Estudos de População Demografia

Leia mais

Fevereiro , , , ,9

Fevereiro , , , ,9 BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA FEVEREIRO 2010 US$ milhões FOB EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO CORR. COMÉRCIO SALDO Período Dias Valor Média Valor Média Valor Média Valor Média Úteis p/dia útil p/dia útil p/dia útil

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.org.br Discussão: CASO 1 - Empresa BMW Motors. Empresa Alemã de 1916. - Parque industrial especializado em produção de motocicletas. - Investimento inicial

Leia mais

Os principais aspectos físicos do continente americano

Os principais aspectos físicos do continente americano Os principais aspectos físicos do continente americano O CONTINENTE AMERICANO CARACTERÍSTICAS GERAIS O continente americano se destaca pela sua grande extensão Norte-Sul. É o segundo maior continente do

Leia mais

Oriente Médio Características Principais

Oriente Médio Características Principais Oriente Médio é um termo que se refere a uma área geográfica à volta das partes leste e sul do Mar Mediterrâneo. É um território que se estende desde o leste do Mediterrâneo até ao Golfo Pérsico. O Médio

Leia mais

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão PROFº CLAUDIO F GALDINO CONTINENTE AFRICANO A África é um continente! Ela, assim como os demais continentes, é resultado da separação da PANGEA, devido aos

Leia mais

Geografia Física. Turmas: T/R Chicão. Aula 2 Dinâmica Climática

Geografia Física. Turmas: T/R Chicão. Aula 2 Dinâmica Climática Geografia Física Turmas: T/R Chicão Aula 2 Dinâmica Climática Geografia Física Turmas TR 1 Sem Cartografia, escala, fuso horário, geologia e relevo 02/08 Dinâmica climática 16/08 Dinâmica climática 30/08

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO GABARITO

LISTA DE EXERCÍCIOS 3º ANO GABARITO Os investimentos externos em setores de serviços tecnológicos na Índia, relacionam-se com: abertura ao capital estrangeiro; privatizações; qualificação e baixos salários de uma parcela da população; uso

Leia mais