Autoconsumo Fotovoltaico: Em Portugal na Europa e no Mundo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Autoconsumo Fotovoltaico: Em Portugal na Europa e no Mundo."

Transcrição

1 Autoconsumo Fotovoltaico: Em Portugal na Europa e no Mundo. António Joyce - Antonio.Joyce@lneg.pt Congresso Nacional de Autoconsumo Fotovoltaico 10 Outubro 2015 NERSANT Torres Novas

2 O que é o Autoconsumo? A situação do Autoconsumo em Portugal. Autoconsumo na Europa e no Mundo.

3 O que é o Autoconsumo? A forte redução do custo dos sistemas Fotovoltaicos trouxe o custo da eletricidade produzida por estes sistemas para valores próximos quer da paridade com a rede (Grid Parity), quer mesmo, em alguns casos, de verdadeira competitividade com os custos de produção de eletricidade por meios ditos convencionais. Este fato levou a repensar os mecanismos de suporte a estes sistemas e a uma progressiva substituição do mecanismo mais utilizado, nomeadamente na Europa, as Feed in Tariffs (FiT) por outros esquemas. O Autoconsumo (Self Comsumption), em que o objetivo é a produção de eletricidade para satisfazer o consumo próprio (prosumers) é um desses esquemas. Reforça o posicionamento do Consumidor no processo. Tem a vantagem de potenciar medidas de Eficiência Energética. Permite reduzir as perdas na rede elétrica.

4 O sistema idealmente deverá produzir toda a energia necessária ao consumo. O eventual excesso de energia produzida em relação à energia consumida a nível instantâneo ou numa escala de tempo determinada pode ser injetado na rede. A forma como esta energia excedentária é remunerada pode assumir diferentes modalidades entre as quais: Tarifa bonificada (incentivo a uma determinada tecnologia) Tarifa variável com as horas do dia (cheio ou vazio). Tarifa reduzida (desincentiva o excesso de produção) Netmetering (balanço entre energia produzida e consumida) Netbilling (equilibra as contas de compra e venda de energia) Daqui resultam diferentes tipos de legislação de Autoconsumo. Na Europa não existe uniformidade neste tipo de legislação.

5 A variabilidade associada às Energias Renováveis, a diversidade de perfis de consumo e os esquemas tarifários de compra e venda da energia elétrica exigem: Dimensionamento criterioso do sistema. Ligação à rede elétrica e/ou armazenamento de energia elétrica. Esquemas de gestão flexíveis. O objetivo é otimizar os benefícios para o consumidor, quer em termos energéticos quer em ganhos económicos. Os benefícios económicos avaliam-se pela comparação entre o LCOE (Levelized Cost of Electricity) ou seja o custo da energia produzida ao longo do tempo de vida do sistema e o custo da energia que é substituída no mesmo período. Tendo em conta os diferentes perfis de consumo existem dois setores distintos de utilização: o setor Residencial e o setor Comercial.

6 Setor residencial Fonte: Victron Energy Fonte: SMA Produção PV (5 kwp) e consumo de uma casa com 4 pessoas num dia de Verão. Sistemas de pequena dimensão (ex: PV com 5 kwp). Perfis de consumo variáveis. Alguma capacidade para adaptar os perfis de consumo ao perfil de produção.

7 No setor Residencial existe um potencial significativo para melhorar o desempenho de sistemas de Autoconsumo nomeadamente a taxa de auto consumo: Medidas de eficiência energética. Alteração dos perfis de consumo para melhor adequação aos perfis de produção de renováveis (por exemplo o caso do Solar Fotovoltaico). Utilização de armazenamento de energia (elétrica e térmica). Integração com o veículo elétrico.

8 Setor Comercial Grandes Centros Comerciais, Retail Parks e Indústria com possibilidade de sistemas de autoconsumo de grande dimensão (ex: sistemas PV de 1MWp). Perfis aproximadamente constantes. Taxas de autoconsumo muito variáveis ao longo do ano. Fonte: SunEdison report Fonte: SMA

9 A situação do Autoconsumo em Portugal DL 153/2014 considera: Unidades de Produção para Auto Consumo (UPAC) obriga a um dimensionamento criterioso da instalação de acordo com os perfis de consumo. Potencia medidas de eficiência energética. Renováveis e Não Renováveis. Venda à rede eléctrica de eventuais excedentes é feita a um preço de 90% do custo de mercado grossista. Preço muito mais baixo do que o custo da energia eléctrica ao próprio consumidor o que penaliza a rentabilidade de um sistema. Unidades de Pequena Produção (até 250 kw - UPP) enquadra os anteriores regimes de micro e mini produção. Só Renováveis. Venda da totalidade da energia produzida à RESP obriga a que seja consumida no local da instalação pelo menos metade da energia produzida, o que não potencia medidas de eficiência energética. Remuneração é feita com uma tarifa atribuída com base num modelo de licitação que tem uma tarifa de referência que depende da categoria do sistema: Categoria I sistema só para venda de electricidade; Categoria II sistema associado à existência de veículos eléctricos; Categoria III sistema associado à instalação de colectores solares térmicos.

10 2015 Atividade de Produção de Energia elétrica (DL 153/2014 de 20 de Outubro, Tarifas) UPP Unidades de Pequena produção, Potência de ligação até 250 kw que utilizam Recursos Renováveis como fonte primária de Energia. (Prevê a licitação por oferta de descontos à tarifa de referência) Período de 15 anos, Tarifa? < Tar. Ref / kwh UPAC Unidades de Produção para Autoconsumo, até 1 MW, podem celebrar contratos para venda da energia não consumida à rede Período de 10 anos, renováveis de 5 em 5 Tarifa, OMIE m x 0,90 ~ (0,035 a 0,054) / kwh Têm de pagar uma compensação mensal à rede em função da potência instalada pelo período de 10 anos OMIE m - Média aritmética do preço de fecho no Operador do Mercado Ibérico de Energia para Portugal (mercado diário) no mês m

11 Nos primeiros seis meses de Autoconsumo em Portugal os resultados são os seguintes. (SERUP - Sistema Eletrónico de Registo de Unidades de Produção) A esmagadora maioria dos sistemas registados são Fotovoltaicos. Estão registados um total de 21.8 MW dos quais 13.9 MW são UPACs e 7.9 MW são UPPs (antiga micro e minigeração). Não foi possível obter dados sobre a totalidade de instalações já efetuadas. MÊS UPAC [kw] UPAC-MCP [kw] UPP-CAT I [kw] UPP-CAT II [kw] UPP-CAT III [kw] Totais [kw] mar abr mai jun jul ago Total UPAC- Unidades de Produção para Auto Consumo. MCP Mera Comunicação Prévia. UPP Unidades de Pequena Produção.

12 Autoconsumo na Europa e no Mundo Integrado na estratégia da designada Energy Union, proposta pela Comissão Europeia em Fevereiro de 2015, encontra-se o objetivo de colocar os consumidores no centro da transição de um mercado fortemente suportado para um mercado energético único e competitivo. Eficiência Energética Forte impacto das questões Ambientais. Europa liderando as Renováveis Apoio ao Consumidor através de : Mais informação para ajudar Consumidores a poupar dinheiro e energia. Dar aos Consumidores maiores escolhas para a sua participação nos mercados energéticos. Proteger os Consumidores

13 Existem, algumas barreiras ou incertezas na implementação do Autoconsumo a nível global (na Europa e no Mundo). Inexistência de um marco legal ou legislação complexa. Custo da eletricidade muito baixo em alguns países. Sistemas de Renováveis não competitivos em alguns países. Taxas de desconto (remuneração do dinheiro) elevadas. Alguns exemplos: Espanha: aplicação de um modelo que implica o pagamento de uma taxa por utilização de um recurso Renovável como o Sol. Itália: Legislação de Autoconsumo complexa com um teto de 200 kw para instalações do tipo netmetering. Reino Unido: Tarifas diferentes para a eletricidade consumida dão origem a que o Autoconsumo tenha níveis diferentes de interesse económico para os consumidores.

14 Fonte: CREARA analysis Autoconsumo no Setor Residencial: posicionamento de alguns países.

15 Fonte: CREARA analysis Autoconsumo no Setor Comercial: posicionamento de alguns países.

16 Conclusões Autoconsumo é uma ideia muito interessante que se tem vindo a desenvolver um pouco por todo o Mundo. Potencia medidas de Eficiência Energética. Legislação e apoios muito distintos (até na Europa). Várias tecnologias das Renováveis podem ser utilizadas mas Fotovoltaico é nitidamente dominante devido ao grande decréscimo de custos e possibilidade de LCOEs baixos. Portugal arrancou com a legislação de Autoconsumo há cerca de 1 ano mas neste momento tem pouco mais de 6 meses de implementação. Resultados parecem ser animadores permitindo antever uma retoma do mercado do Fotovoltaico. Número interessante de players neste setor. Alguma presença nos media. Autoconsumo coloca desafios importantes à área tecnológica como, por exemplo, o desenvolvimento de sistemas de armazenamento de energia, de gestão e de integração de Autoconsumo com o carregamento de veículos elétricos.

17 Bibliografia DL- 153/2014 de 20 de Outubro e Portarias n.º 14/2015, n.º 15/2015 e n.º 60-E/2015 Despacho n. 3/SERUP/DGEG/2015 da Direção Geral de Energia e Geologia de 3 de março de ( RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES, SERUP, ( Dados do SERUP no portal da DGEG (Março, Abril, Maio, Junho, Julho e Agosto de 2015) Projeto PVGRID - PV GRID PARITY MONITOR (Residential and Commercial sectors); CREARA Energy Experts, Fevereiro ENABLING THE EUROPEAN CONSUMER TO GENERATE POWER FOR SELF-CONSUMPTION report prepared to SunEdison by Jochen Hauff and Dennis Rendschmidt from A.T. Kearney Berlin (2011)

18 Obrigado

A importância da descentralização da produção de energia elétrica no âmbito da descarbonização da economia.

A importância da descentralização da produção de energia elétrica no âmbito da descarbonização da economia. A importância da descentralização da produção de energia elétrica no âmbito da descarbonização da economia. Raul Cunha dst Solar OERN Evolução da Potência Renovável Instalada em Portugal Produção de Energia

Leia mais

EFICIÊNCIA NO CONSUMO DE ENERGIA NA INDÚSTRIA COMPORTAMENTOS E MEDIDAS

EFICIÊNCIA NO CONSUMO DE ENERGIA NA INDÚSTRIA COMPORTAMENTOS E MEDIDAS SEMINÁRIO EFICIÊNCIA NO CONSUMO DE ENERGIA NA INDÚSTRIA COMPORTAMENTOS E MEDIDAS Pedro Cardoso Sistemas de Energia APICER 2016 24-02-2016 1 O custo da energia elétrica e o Autoconsumo O custo da energia

Leia mais

O AUTOCONSUMO E A SUA ENVOLVENTE. Seminário APESF 29 de Janeiro de 2015

O AUTOCONSUMO E A SUA ENVOLVENTE. Seminário APESF 29 de Janeiro de 2015 O AUTOCONSUMO E A SUA ENVOLVENTE Seminário APESF 29 de Janeiro de 2015 Introdução Breve Enquadramento As energias renováveis têm vindo a assumir um papel cada vez mais importante na economia Portuguesa

Leia mais

ENERGIAS COM FUTURO.

ENERGIAS COM FUTURO. ENERGIAS COM FUTURO. QUEM SOMOS A Proef Renováveis é uma empresa especializada em serviços e soluções para sistemas energéticos. Disponibilizamos aos nossos clientes soluções chave-na-mão que lhes permitem

Leia mais

AUTOCONSUMO PROEF UM CONCEITO. Workshop

AUTOCONSUMO PROEF UM CONCEITO. Workshop AUTOCONSUMO PROEF UM CONCEITO Workshop INDÍCE Principais características Novo regime DL 153/2014 Autoconsumo Pequena Produção Elementos constituintes Sistema Fotovoltaico Porquê esta Aposta Soluções de

Leia mais

Prinicipais Características do Novo Regime Autoconsumo e Pequena Produção

Prinicipais Características do Novo Regime Autoconsumo e Pequena Produção Prinicipais Características do Novo Regime Autoconsumo e Pequena Produção Segundo do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia o novo Regime de Produção Distríbuida prevê dois tipos de

Leia mais

Princípios fundamentais da nova legislação. Karl Moosdorf

Princípios fundamentais da nova legislação. Karl Moosdorf Princípios fundamentais da nova legislação Princípios fundamentais da nova legislação Autoconsumo Autoconsumo Uma ideia Muitos conceitos A rede como bateria Autoconsumo em tempo real Remuneração do excesso

Leia mais

GREEN BUSINESS WEEK 2017 O solar fotovoltaico na transição para uma economia de baixo carbono

GREEN BUSINESS WEEK 2017 O solar fotovoltaico na transição para uma economia de baixo carbono GREEN BUSINESS WEEK 2017 O solar fotovoltaico na transição para uma economia de baixo carbono Maria José Espírito Santo, Diretora de Serviços de Energia Elétrica Lisboa, 17 de março de 2017 1 O solar fotovoltaico

Leia mais

Regime Jurídico das Unidades de Produção (UP) Distribuída

Regime Jurídico das Unidades de Produção (UP) Distribuída Regime Jurídico das Unidades de Produção (UP) Distribuída - Decreto Lei n.º 153/2014 - Portaria n.º 14/2015 Portaria n.º 15/2015 Portaria n.º 60-E/2015 Filipe Pinto 08/11/2015 1 Objetivos Enquadramento

Leia mais

A DESCENTRALIZAÇÃO ENERGÉTICA pequena produção distribuída. Abril 2019

A DESCENTRALIZAÇÃO ENERGÉTICA pequena produção distribuída. Abril 2019 A DESCENTRALIZAÇÃO ENERGÉTICA pequena produção distribuída Abril 2019 O DL 153/2014 regime assente exclusivamente na Produção Distribuída e no modelo do Consumidor-Produtor, sob a forma de: UPAC Regra:

Leia mais

Necessidade urgente de uma legislação que regule o autoconsumo. Jorge Borges de Araújo

Necessidade urgente de uma legislação que regule o autoconsumo. Jorge Borges de Araújo 0 Necessidade urgente de uma legislação que regule o autoconsumo Jorge Borges de Araújo 1 Agenda 1. Contexto atual 2. Projecto decreto-lei resumo comentários APESE 3. Caso de estudo 4. Notas finais 2 APESE

Leia mais

REGIME JURÍDICO AUTOCONSUMO. 08 Mai. 15 1

REGIME JURÍDICO AUTOCONSUMO. 08 Mai. 15 1 REGIME JURÍDICO AUTOCONSUMO 1 AGENDA 1 DL 153/2014 - PRODUÇÃO DISTRIBUÍDA 2 UNIDADES DE AUTOCONSUMO (UPAC) 3 UNIDADES DE PEQUENA PRODUÇÃO (UPP) 4 CASO PRÁTICO 5 - CONCLUSÃO 2 1 DL 153/2014 - PRODUÇÃO DISTRIBUÍDA

Leia mais

GUIA PARA O AUTOCONSUMO FOTOVOLTAICO PORTUGAL

GUIA PARA O AUTOCONSUMO FOTOVOLTAICO PORTUGAL GUIA PARA O AUTOCONSUMO FOTOVOLTAICO PORTUGAL APESF e LNEG Lisboa, abril 2019 This project has received funding from the European Union s Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement

Leia mais

Proteu a pensar no seu conforto

Proteu a pensar no seu conforto Fotovoltaico Catálogo 1/2015 Proteu a pensar no seu conforto Autoconsumo Com a aprovação do diploma do auto consumo, que é um novo modelo de produção descentralizada de energia a partir de energias renováveis,

Leia mais

Solar fotovoltaico. Uma medida de eficiência energética. Uma pequena (r)evolução. Manuel Azevedo. solar power for a better world..

Solar fotovoltaico. Uma medida de eficiência energética. Uma pequena (r)evolução. Manuel Azevedo. solar power for a better world.. Solar fotovoltaico Uma medida de eficiência energética Uma pequena (r)evolução Manuel Azevedo Conteúdo Situação energética em Portugal Solar fotovoltaico - Mitos Auto consumo Situação Energética em Portugal

Leia mais

Enquadramento do novo regime de Produção Distribuída. Setembro de 2014

Enquadramento do novo regime de Produção Distribuída. Setembro de 2014 Enquadramento do novo regime de Produção Distribuída Setembro de 2014 Introdução Objectivos da apresentação Apresentar ponto de situação do atual enquadramento legislativo da Micro e Miniprodução Apresentar

Leia mais

O setor fotovoltaico em Portugal

O setor fotovoltaico em Portugal Fórum Nacional APESF 213 Para uma integração em larga escala do fotovoltaico em Portugal O setor fotovoltaico em Portugal Pedro Cabral, Diretor Geral de Energia e Geologia Lisboa, 9 de Maio de 213 A promoção

Leia mais

REVISÃO DOS REGULAMENTOS DO SETOR ELÉTRICO

REVISÃO DOS REGULAMENTOS DO SETOR ELÉTRICO REVISÃO DOS REGULAMENTOS DO SETOR ELÉTRICO Comentários da EDP Distribuição às propostas da ERSE decorrentes das alterações ao regime legal da Tarifa Social e da Pequena Produção e Autoconsumo Novembro

Leia mais

AUTOCONSUMO. instantâneo e sistemas híbridos. fotovoltaica

AUTOCONSUMO. instantâneo e sistemas híbridos. fotovoltaica F O T O V O LTA I C O AUTOCONSUMO en co er instantâneo e sistemas híbridos gia o nf rto po Pro du z a e n e r g i a e PO U P E n a s ua f a t u r a d e e l e t r i c i d a d e. up an ça A U T O C O N S

Leia mais

Micro e Minigeração Distribuída REN 482/2012

Micro e Minigeração Distribuída REN 482/2012 Micro e Minigeração Distribuída REN 482/2012 Davi Rabelo Especialista em Regulação Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição SRD Rio de Janeiro, 17 de outubro de 2017 AGENDA Conceitos

Leia mais

PRODUÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE FONTES

PRODUÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE FONTES PRODUÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE FONTES RENOVÁVEIS A produção de energia, a partir de fontes renováveis, tem múltiplas vantagens, existindo fortes incentivos para a construção dessas Centrais de Micro Geração

Leia mais

As perspetivas e o impacto da Energia Solar na economia portuguesa. Aplicação de paineis fotovoltaicos no ISEL para autoconsumo

As perspetivas e o impacto da Energia Solar na economia portuguesa. Aplicação de paineis fotovoltaicos no ISEL para autoconsumo As perspetivas e o impacto da Energia Solar na economia portuguesa Aplicação de paineis fotovoltaicos no ISEL para autoconsumo Cristina Camus António Moisés ISEL ISEL ISEL ISEL ISEL ISEL ISEL ISEL ISEL

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL CLIENTE: João Carlos Hiper Energy Ltda Criciúma TECNICO RESPONSÁVEL. 29/09/2016 Paulo Costa SOLAR Plus

PROPOSTA COMERCIAL CLIENTE: João Carlos Hiper Energy Ltda Criciúma TECNICO RESPONSÁVEL. 29/09/2016 Paulo Costa SOLAR Plus PROPOSTA COMERCIAL CLIENTE: João Carlos Hiper Energy Ltda Criciúma DATA TECNICO RESPONSÁVEL 29/9/26 Paulo Costa SOLAR Plus Análise econômica Análise das condições econômicas para a instalação de um sistema

Leia mais

As políticas e prioridades para a Eficiência Energética e para as Energias Renováveis em Portugal Isabel Soares Diretora de Serviços

As políticas e prioridades para a Eficiência Energética e para as Energias Renováveis em Portugal Isabel Soares Diretora de Serviços As políticas e prioridades para a Eficiência Energética e para as Energias Renováveis em Portugal Isabel Soares Diretora de Serviços Lisboa, 15 de julho de 2016 Ordem dos Engenheiros Oportunidades de Financiamento

Leia mais

INSERÇÃO DE NOVAS FONTES RENOVÁVEIS NO PLANEJAMENTO ENERGÉTICO BRASILEIRO

INSERÇÃO DE NOVAS FONTES RENOVÁVEIS NO PLANEJAMENTO ENERGÉTICO BRASILEIRO INSERÇÃO DE NOVAS FONTES RENOVÁVEIS NO PLANEJAMENTO ENERGÉTICO BRASILEIRO Mecanismos de promoção das fontes renováveis RIO DE JANEIRO, 30/04/2014 COPPE/UFRJ 1 Mecanismos de promoção de renováveis TARIFA

Leia mais

Energia solar fotovoltaica:

Energia solar fotovoltaica: Energia solar fotovoltaica: Uma solução para o setor energético brasileiro Raphael Duque Objetivos 1. Desafios do Setor de Energia Elétrica Brasileiro; 2. Uma Solução para o Setor Elétrico Brasileiro;

Leia mais

Energia Solar: limpa e economicamente. vantajosa.

Energia Solar: limpa e economicamente. vantajosa. Energia Solar: limpa e economicamente vantajosa. Apresentação Sócio Fundador da Arion Otimização em Energia Diretor Comercial Diretor de Marketing Diretor de Sistema de Gestão Sócio do MSMG Advogados

Leia mais

Estado atual do setor das energias renováveis em Portugal. Hélder Serranho Vice-presidente da APREN

Estado atual do setor das energias renováveis em Portugal. Hélder Serranho Vice-presidente da APREN Estado atual do setor das energias renováveis em Portugal Hélder Serranho Vice-presidente da APREN Estado atual do setor das energias renováveis em Portugal Hélder Serranho, APREN Índice Enquadramento

Leia mais

IMPACTO DA NOVA LEGISLAÇÃO SOBRE O REGIME DE AUTOCONSUMO DE ENERGIA. João Pedro Neves Alexandre

IMPACTO DA NOVA LEGISLAÇÃO SOBRE O REGIME DE AUTOCONSUMO DE ENERGIA. João Pedro Neves Alexandre João Pedro Neves Alexandre IMPACTO DA NOVA LEGISLAÇÃO SOBRE O REGIME DE AUTOCONSUMO DE ENERGIA Dissertação de Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Área de Especialização em Energia,

Leia mais

BALANÇO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS Energia. 22 de junho de 2018

BALANÇO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS Energia. 22 de junho de 2018 BALANÇO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS Energia 22 de junho de 2018 Balanço das Políticas de Energia no âmbito da preparação do PNI 2030 1. Preços da Energia 2. Energia Renováveis 3. Transporte, distribuição e

Leia mais

Novo Regime Jurídico aplicável à energia produzida em Cogeração Decreto Lei nº 23/2010

Novo Regime Jurídico aplicável à energia produzida em Cogeração Decreto Lei nº 23/2010 Novo Regime Jurídico aplicável à energia produzida em Cogeração Decreto Lei nº 23/2010 José Perdigoto Director Geral de Energia e Geologia Lisboa, 09 de Junho 2010 0 Cogeração de Elevada Eficiência (EE)

Leia mais

Análise económica da viabilidade de produção em autoconsumo

Análise económica da viabilidade de produção em autoconsumo Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Análise económica da viabilidade de produção em autoconsumo Gilberto Azevedo Moreira Dissertação realizada no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia

Leia mais

ENQUADRAMENTO LEGAL IMPLEMENTAÇÃO: MERCADO FOTOVOLTAICO. desenvolvimento do mercado fotovoltaico.

ENQUADRAMENTO LEGAL IMPLEMENTAÇÃO: MERCADO FOTOVOLTAICO. desenvolvimento do mercado fotovoltaico. ENQUADRAMENTO LEGAL E FISCAL IMPLEMENTAÇÃO ENQUADRAMENTO LEGAL IMPLEMENTAÇÃO: MERCADO FOTOVOLTAICO Na Figura 2 apresenta-se o resumo da evolução do quadro legal e fiscal de apoio ao desenvolvimento do

Leia mais

POSSIBILIDADES DE REDUÇÃO DO CUSTO DE ENERGIA: MICRO/MINIGERAÇÃO E MERCADO LIVRE DANIEL HOSSNI RIBEIRO DO VALLE SÃO PAULO, 30 DE JUNHO DE 2016

POSSIBILIDADES DE REDUÇÃO DO CUSTO DE ENERGIA: MICRO/MINIGERAÇÃO E MERCADO LIVRE DANIEL HOSSNI RIBEIRO DO VALLE SÃO PAULO, 30 DE JUNHO DE 2016 POSSIBILIDADES DE REDUÇÃO DO CUSTO DE ENERGIA: MICRO/MINIGERAÇÃO E MERCADO LIVRE DANIEL HOSSNI RIBEIRO DO VALLE SÃO PAULO, 30 DE JUNHO DE 2016 SUMÁRIO I. A Comercialização de Energia Elétrica - Relações

Leia mais

Geração Distribuída Energia Solar. Eng Carlos Ribeiro

Geração Distribuída Energia Solar. Eng Carlos Ribeiro 04 2014 Geração Distribuída Energia Solar Eng Carlos Ribeiro Grupo Enel Presença no mundo 40 países 97 GW de capacidade instalada 297 TWh de energia elétrica gerada 61 milhões de clientes 84 bilhões de

Leia mais

Transição energética nas empresas

Transição energética nas empresas Transição energética nas empresas Consumo de energia primária Portugal (PJ) Uma justificação para este insucesso pode estar relacionada com alguns aspetos importantes, levantados por um estudo do GEOTA,

Leia mais

AUTOCONSUMO FOTOVOLTAICO. A DEMOCRATIZAÇÃO DA ENERGIA

AUTOCONSUMO FOTOVOLTAICO. A DEMOCRATIZAÇÃO DA ENERGIA Manuel Azevedo Diogo Maximino Ribeiro da Silva Instituto Superior de Engenharia do Porto AUTOCONSUMO FOTOVOLTAICO. A DEMOCRATIZAÇÃO DA ENERGIA 1. Introdução Com a introdução da microprodução em Portugal

Leia mais

O exemplo prático das Energias Renováveis como solução na Gestão de Energia e Eficiência Energética.

O exemplo prático das Energias Renováveis como solução na Gestão de Energia e Eficiência Energética. SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS Workshop Gestão de Energia e Eficiência Energética nas Empresas PAINEL II O exemplo prático das Energias Renováveis como solução na Gestão de Energia e Eficiência

Leia mais

Energia Incentivada Geração Distribuída de Energia Mini e Micro Geração de Energia Conceitos Básicos

Energia Incentivada Geração Distribuída de Energia Mini e Micro Geração de Energia Conceitos Básicos Energia Incentivada Geração Distribuída de Energia Mini e Micro Geração de Energia Conceitos Básicos José Henrique Diniz Consultor ADENOR, SEBRAE e FUNDAÇÃO DOM CABRAL Sócio-Consultor: CONEXÃO Energia

Leia mais

ENERGIA NO SECTOR AGRO-ALIMENTAR

ENERGIA NO SECTOR AGRO-ALIMENTAR ENERGIA NO SECTOR AGRO-ALIMENTAR Lusiaves, um exemplo de sustentabilidade t d energética na indústria i agro- alimentar Miguel Loureiro Jorge Borges de Araújo 1 Agenda 1. Enquadramento: Eficiência energética

Leia mais

Forum de Energias Renováveis em Portugal Energia Solar (Térmica e Fotovoltaica) António Joyce, LNEG

Forum de Energias Renováveis em Portugal Energia Solar (Térmica e Fotovoltaica) António Joyce, LNEG Forum de Energias Renováveis em Portugal Energia Solar (Térmica e Fotovoltaica) António Joyce, LNEG antonio.joyce@lneg.pt Forum das Energias Renováveis, LNEG, 28 de Setembro 2018 Fórum das Energias Renováveis

Leia mais

Micro e Minigeração Distribuída REN 482/2012

Micro e Minigeração Distribuída REN 482/2012 Micro e Minigeração Distribuída REN 482/2012 Davi Rabelo Especialista em Regulação Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição SRD Rio de Janeiro, 17 de outubro de 2017 AGENDA Conceitos

Leia mais

Geração Distribuída - AP 026/2015 Resolução 687/ Alterações das Resoluções 482 e 414

Geração Distribuída - AP 026/2015 Resolução 687/ Alterações das Resoluções 482 e 414 Geração Distribuída - AP 02/2015 Resolução 87/2015 - Alterações das Resoluções 482 e 414 Brasil, Dezembro de 2015 Micro e Minigeração Distribuída Sistema de Compensação de Energia Troca de energia entre

Leia mais

A Regulação e o Desenvolvimento das Energias Renováveis em Cabo Verde

A Regulação e o Desenvolvimento das Energias Renováveis em Cabo Verde AGÊNCIA DE REGULAÇÃO ECONOMICA Seminário Boa Governação em Energias Renováveis 29 de Junho 1 de Julho de 2015 São Tomé e Príncipe A Regulação e o Desenvolvimento das Energias Renováveis em Cabo Verde Apresentação

Leia mais

RELATÓRIO DE CONCEITOS E BARREIRAS DE PVP4GRID

RELATÓRIO DE CONCEITOS E BARREIRAS DE PVP4GRID RELATÓRIO DE CONCEITOS E BARREIRAS DE PVP4GRID Portugal D2.4 Entrega Pública Autor: eclareon GmbH Berlim, Julho 2018 This project has received funding from the European Union s Horizon 2020 research and

Leia mais

Aproveite a energia do sol

Aproveite a energia do sol Aproveite a energia do sol A energia do sol chegou a sua casa. Agora, com as soluções de energia solar edp já pode produzir e consumir a sua própria eletricidade. Assim, reduz a sua fatura energética e

Leia mais

Aproveite a energia do sol

Aproveite a energia do sol Aproveite a energia do sol A energia do sol chegou a sua casa. Agora, com as soluções de energia solar edp já pode produzir e consumir a sua própria eletricidade. Assim, reduz a sua fatura energética e

Leia mais

RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES i. (Atualizado em )

RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES i. (Atualizado em ) RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES i (Atualizado em 04-04-2016) Assunto: Regime jurídico da pequena produção de eletricidade para autoconsumo ou para venda total à rede 1. Quem pode ser promotor de uma unidade

Leia mais

BUILD UP SKILLS FORESEE

BUILD UP SKILLS FORESEE BUILD UP SKILLS FORESEE Training FOr REnewableS and Energy Efficiency Apresentação de Resultados do Projeto SOLAR FOTOVOLTAICO - LNEG António Joyce, Carlos Rodrigues BUILD UP Skills FORESEE 23 fevereiro

Leia mais

Eficiência Energética e Redes Inteligentes

Eficiência Energética e Redes Inteligentes Eficiência Energética e Redes Inteligentes Guimarães, 17 de Fevereiro de 2012 Paulo Santos, ContaWatt, Lda Conteúdo Introdução Redes Inteligentes Casos de estudo Contributo para a eficiência energética

Leia mais

Estratégia pública para a energia solar

Estratégia pública para a energia solar Estratégia pública para a energia solar João Bernardo, DGEG Debate : ENERGIA 2020 Lisboa, 8 de Fevereiro de 2010 A Energia Solar no Programa do XVIII Governo Objectivos gerais Em matéria de energias renováveis,

Leia mais

EXPOREXEL - 21/05/2015

EXPOREXEL - 21/05/2015 EXPOREXEL - 21/05/2015 Eficiência Energética Autoconsumo Rexel / SMA Rexel Nuno Romão SMA Alexandre Cruz Eficiência Energética - Autoconsumo 1. O que é o Autoconsumo? 2. Enquadramento Legislativo 3. Diagrama

Leia mais

Energia Eólica: a visão dos promotores

Energia Eólica: a visão dos promotores Energia Eólica: a visão dos promotores António Lobo Gonçalves Administrador Delegado da EDP Renováveis Portugal Evolução do Sector Eólico em Portugal A potência eólica instalada em Portugal evoluiu ao

Leia mais

O Autoconsumo e a sua Envolvente

O Autoconsumo e a sua Envolvente O Autoconsumo e a sua Envolvente Tendências e Tecnologias para o Autoconsumo Lisboa, 29 de Janeiro de 2015 Energia: É um denominador comum transversal a toda a sociedade, com impacto direto

Leia mais

Eletricidade e Energias Renováveis em Portugal

Eletricidade e Energias Renováveis em Portugal Eletricidade e Energias Renováveis em Portugal VII Conferência Anual da RELOP Cabo Verde 4 de setembro de 2014 Alexandre Silva Santos Agenda 1. A evolução recente das energias renováveis no setor elétrico

Leia mais

A Produção Solar PV em Portugal

A Produção Solar PV em Portugal A Produção Solar PV em Portugal 5 de Maio de 2017 Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa 10:00 10:10 10:10 10:30 10:30 10:50 Abertura Prof. Dr. Jorge Maia Alves, Faculdade de Ciências da Universidade

Leia mais

Aproveite a energia do sol

Aproveite a energia do sol Aproveite a energia do sol A energia do sol chegou a sua casa. Agora, com as soluções de energia solar edp já pode produzir e consumir a sua própria eletricidade. Assim, reduz a sua fatura energética e

Leia mais

Soluções BES Ambiente e Energia Sustentável 2011 (Eficiência Energética; Microgeração e Minigeração) Apresentação a clientes

Soluções BES Ambiente e Energia Sustentável 2011 (Eficiência Energética; Microgeração e Minigeração) Apresentação a clientes Soluções BES Ambiente e Energia Sustentável 2011 (Eficiência Energética; Microgeração e Minigeração) Apresentação a clientes Gestão Marketing da Poupança de Empresas e Institucionais. 1. Enquadramento

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL CLIENTE: Julio Rodrigues Hiper Energy Ltda Criciúma TECNICO RESPONSÁVEL

PROPOSTA COMERCIAL CLIENTE: Julio Rodrigues Hiper Energy Ltda Criciúma TECNICO RESPONSÁVEL PROPOSTA COMERCIAL CLIENTE: Julio Rodrigues Hiper Energy Ltda Criciúma DATA TECNICO RESPONSÁVEL 29/9/216 Análise econômica Análise das condições econômicas para a instalação de um sistema de produção de

Leia mais

Autoconsumo Um novo futuro? 16 Julho 2014

Autoconsumo Um novo futuro? 16 Julho 2014 Autoconsumo Um novo futuro? 16 Julho 2014 Análise ao diploma em discussão pública Teresa Ponce de Leão Presidente Enquadramento Nova legislação Conclusões Enquadramento Enquadramento internacional A proposta

Leia mais

Aplicação de Sistemas de Microgeração no Vilamoura Golf & Garden Resort

Aplicação de Sistemas de Microgeração no Vilamoura Golf & Garden Resort Aplicação de Sistemas de Microgeração no Vilamoura Golf & Garden Resort Índice Introdução Apresentação do projecto Dimensionamento dos sistemas Benefícios Conclusões Introdução Caracterização da situação

Leia mais

Desafios da Operação do Sistema Elétrico com elevada penetração de renováveis.

Desafios da Operação do Sistema Elétrico com elevada penetração de renováveis. 18 de junho, Dia Mundial do Vento Desafios da Operação do Sistema Elétrico com elevada penetração de renováveis. REN Albino Marques 1. Desafios passados 2. Contexto legal e político 3. A transição energética

Leia mais

O FUTURO DO SETOR EÓLICO EXTENSÃO DE VIDA E REPOWERING DAS CENTRAIS EÓLICAS. Lisboa 7 de Dezembro Lisboa

O FUTURO DO SETOR EÓLICO EXTENSÃO DE VIDA E REPOWERING DAS CENTRAIS EÓLICAS. Lisboa 7 de Dezembro Lisboa O FUTURO DO SETOR EÓLICO EXTENSÃO DE VIDA E REPOWERING DAS CENTRAIS EÓLICAS Lisboa 7 de Dezembro Lisboa CARATERIZAÇÃO SETOR DA ELETRICIDADE RENOVÁVEL EM PORTUGAL ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DEENERGIAS RENOVÁVEIS

Leia mais

Perspectivas de Difusão dos RED

Perspectivas de Difusão dos RED SEMINÁRIO INTERNACIONAL Impactos dos Recursos Energéticos Distribuídos (RED) sobre o Setor de Distribuição Perspectivas de Difusão dos RED Amilcar Guerreiro Diretor de Estudos de Energia Elétrica Empresa

Leia mais

A GERAÇÃO FOTOVOLTAICA EM PORTUGAL. 08 Mai. 15 1

A GERAÇÃO FOTOVOLTAICA EM PORTUGAL. 08 Mai. 15 1 A GERAÇÃO FOTOVOLTAICA EM PORTUGAL 1 AGENDA 1 - A ENERGIA FOTOVOLTAICA 2 - EVOLUÇÃO MUNDIAL DA POTÊNCIA PV INSTALADA 3 - ENQUADRAMENTO POLÍTICO DO PV EM PORTUGAL 4 - EVOLUÇÃO POTÊNCIA PV INSTALADA EM PORTUGAL

Leia mais

PLANEAMENTO URBANO SOLAR

PLANEAMENTO URBANO SOLAR Miguel Águas Lisboa E-Nova Maria João Rodrigues Wee Solutions INDICE ENQUADRAMENTO ESTRATÉGICO PROJECTO POLIS PLANO SOLAR DE ACÇÃO PARA LISBOA PORTUGAL O PAIS MAIS RICO Entre 2800 e 3000 horas de Sol por

Leia mais

Micro-geração e Mini-geração Projectos e Ideias

Micro-geração e Mini-geração Projectos e Ideias Micro-geração e Mini-geração Projectos e Ideias Índice A S.energia Principais áreas de intervenção Projecto ECO-DESAFIO (CMB apoia microgeração) Ideias de projectos futuros para os municípios (minigeração)

Leia mais

POSICIONAMENTO DE AUTOCONSUMO. Direção Geral de Negócios / Direção Global de Regulação

POSICIONAMENTO DE AUTOCONSUMO. Direção Geral de Negócios / Direção Global de Regulação POSICIONAMENTO DE AUTOCONSUMO Direção Geral de Negócios / Direção Global de Regulação 18 / Outubro / 2016 1 CONTEXTO O sistema elétrico está evoluindo, partindo de um modelo baseado exclusivamente em usinas

Leia mais

As vantagens da geração distribuída. Dr. Saulo Piereti Professor Chefe de Departamento IFMT

As vantagens da geração distribuída. Dr. Saulo Piereti Professor Chefe de Departamento IFMT As vantagens da geração distribuída Professor Chefe de Departamento IFMT HISTÓRICO LEGISLAÇÃO Resolução Normativa 482/2012 ANEEL Normatiza a conexão da micro e mini geração ao sistema de distribuição.

Leia mais

A mobilidade elétrica e as suas implicações nas redes de energia e na cibersegurança

A mobilidade elétrica e as suas implicações nas redes de energia e na cibersegurança A mobilidade elétrica e as suas implicações nas redes de energia e na cibersegurança Seminário Luso-Brasileiro Mobilidade Elétrica Gesel Instituto de Economia da UFRJ INESC Coimbra Universidade de Coimbra

Leia mais

SEMINÁRIO A gestão eficiente de energia no setor público

SEMINÁRIO A gestão eficiente de energia no setor público SEMINÁRIO A gestão eficiente de energia no setor público 16 Novembro Teatro Aveirense - Aveiro Os Modelos ESE Sofia Tavares EDP Comercial Agenda 1 2 ESE Empresas de Serviços Energéticos O conceito Eco.AP

Leia mais

BOLETIM DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS

BOLETIM DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS BOLETIM DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS Agosto 215 Eletricidade de origem renovável em Portugal Portugal Continental A caminho do fim do Verão, Portugal continental contínua com valores de quantidade de precipitação

Leia mais

NOTA EXPLICATIVA DA INFORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO EM REGIME ESPECIAL

NOTA EXPLICATIVA DA INFORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO EM REGIME ESPECIAL NOTA EXPLICATIVA DA INFORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO EM REGIME ESPECIAL Ago 2009 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Este documento está preparado para impressão em frente e verso Rua Dom Cristóvão da

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO DA ELETRICIDADE RENOVÁVEL

CONTRIBUIÇÃO DA ELETRICIDADE RENOVÁVEL CONTRIBUIÇÃO DA ELETRICIDADE RENOVÁVEL PARA A DESCARBONIZAÇÃO DA ECONOMIA ANTÓNIO SÁ DA COSTA LISBOA, 17 DE MARÇO DE 2017 EVOLUÇÃO DO SETOR ELETROPRODUTOR PORTUGUÊS 2 EVOLUÇÃO DO MIX DE PRODUÇÃO ELÉTRICO

Leia mais

Micro e Minigeração Distribuída Light Março/2016

Micro e Minigeração Distribuída Light Março/2016 Micro e Minigeração Distribuída Light Março/2016 Microgeração e Minigeração na Light 133 conexões de Microgeradores e 1 conexão de Minigerador. Todas Fotovoltaicas. (Até 15/03/2016) Fonte: Internet 2015

Leia mais

Produza e armazene a sua própria energia

Produza e armazene a sua própria energia Produza e armazene a sua própria energia Agora, com as soluções de energia solar com baterias edp pode produzir e consumir instantaneamente a sua energia e, se produzida em excesso, armazenar na baterias

Leia mais

ENERGY STORY: Como habilitar os cidadãos a assumir um papel activo no mercado de energia?

ENERGY STORY: Como habilitar os cidadãos a assumir um papel activo no mercado de energia? ENERGY STORY: Como habilitar os cidadãos a assumir um papel activo no mercado de energia? O projeto LEAFS quer envolver os cidadãos na Transição Energética da Europa, estabelecendo novas formas de interagir

Leia mais

Energia Solar Fotovoltaica: o presente e o futuro

Energia Solar Fotovoltaica: o presente e o futuro Energia Solar Fotovoltaica: o presente e o futuro António Joyce LNEG Laboratório Nacional de Energia e Geologia Estrada do Paço do Lumiar, 1649-038 Lisboa, PORTUGAL Edifício Solar XXI Antonio.Joyce@lneg.pt

Leia mais

O Cenário Brasileiro de Expansão na Visão do Empreendedor

O Cenário Brasileiro de Expansão na Visão do Empreendedor O Cenário Brasileiro de Expansão na Visão do Empreendedor Energia Nova no Mundo - Overview 50 by 50 As fontes eólica e solar estão predestinadas a se tornarem quase 50% da geração mundial até 2050 graças

Leia mais

Autoconsumo Fotovoltaico, análise de um caso de estudo em termos de poupança e de rentabilidade

Autoconsumo Fotovoltaico, análise de um caso de estudo em termos de poupança e de rentabilidade UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA GEOGRÁFICA, GEOFÍSICA E ENERGIA Autoconsumo Fotovoltaico, análise de um caso de estudo em termos de poupança e de rentabilidade Pedro

Leia mais

COMPANHIA ENERGÉTICA DE SÃO PAULO USINA HIDRELÉTRICA ENG. SERGIO MOTTA

COMPANHIA ENERGÉTICA DE SÃO PAULO USINA HIDRELÉTRICA ENG. SERGIO MOTTA COMPANHIA ENERGÉTICA DE SÃO PAULO USINA HIDRELÉTRICA ENG. SERGIO MOTTA Projeto 2 O projeto de armazenamento de energia elétrica da CESP Motivação, Arranjo e Equipamentos Motivação, Visão e Missão 3 VISÃO:

Leia mais

Regime Jurídico das Unidades de Produção (UP) Distribuída

Regime Jurídico das Unidades de Produção (UP) Distribuída Regime Jurídico das Unidades de Produção (UP) Distribuída Filipe Pinto 20/11/2015 1 Objetivos Enquadramento legislativo e regulamentar para o Autoconsumo e Pequena Produção distribuída Detalhar/Sistematizar

Leia mais

NOTA EXPLICATIVA DA INFORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO EM REGIME ESPECIAL

NOTA EXPLICATIVA DA INFORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO EM REGIME ESPECIAL NOTA EXPLICATIVA DA INFORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO EM REGIME ESPECIAL Dezembro 2008 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Este documento está preparado para impressão em frente e verso Rua Dom Cristóvão

Leia mais

PLANO NOVAS ENERGIAS (ENE 2020)

PLANO NOVAS ENERGIAS (ENE 2020) PLANO NOVAS ENERGIAS (ENE 2020) 0 Metas da União Europeia para 2020 20% 20% 20% Peso das Renováveis no consumo de energia final Redução do consumo de energia final Redução de gases de efeito de estufa

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 593/XI/2.ª

PROJECTO DE LEI N.º 593/XI/2.ª Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 593/XI/2.ª PROMOVE A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO SECTOR DOS EDIFÍCIOS ATRAVÉS DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENERGIA PARA BENEFÍCIO DOS CONSUMIDORES Exposição de Motivos

Leia mais

WORKSHOP: Inversores Híbridos com Sistemas de Armazenamento de Energia Aplicações dos Inversores Híbridos com Sistema de Armazenamento de Energia

WORKSHOP: Inversores Híbridos com Sistemas de Armazenamento de Energia Aplicações dos Inversores Híbridos com Sistema de Armazenamento de Energia WORKSHOP: Inversores Híbridos com Sistemas de Armazenamento de Energia 1 Aplicações dos Inversores Híbridos com Sistema de Armazenamento de Energia Ildo Bet Ricardo Souza Figueredo Agenda 2 INTRODUÇÃO;

Leia mais

PROGRAMA. 14h30_ Apresentação Rexel Energy Solutions. 14h45_ Balanço de potências nas Instalações com Autoconsumo Fotovoltaico

PROGRAMA. 14h30_ Apresentação Rexel Energy Solutions. 14h45_ Balanço de potências nas Instalações com Autoconsumo Fotovoltaico ROGRAMA 14h30_ Apresentação Rexel Energy Solutions 14h45_ Balanço de potências nas Instalações com Autoconsumo Fotovoltaico 15h20_ Acesso aos rogramas Operacionais Financiados _Apresentação da Status Valor

Leia mais

A regulação do setor energético em Portugal e os seus desafios

A regulação do setor energético em Portugal e os seus desafios A regulação do setor energético em Portugal e os seus desafios VIII Conferência Anual da RELOP São Tomé 2 e 3 de setembro de 2015 Alexandre Silva Santos Agenda 1. Harmonização regulatória regional e europeia

Leia mais

SISTEMAS DE ENERGIA (SIE)

SISTEMAS DE ENERGIA (SIE) SISTEMAS DE ENERGIA (SIE) Prof.: Bruno Gonçalves Martins bruno.martins@ifsc.edu.br Aula 8 Energia Solar RECAPITULANDO... Energia Solar Geração Fotovoltaica Geração Héliotermica PLANO DE AULA Objetivos

Leia mais

Análise da viabilidade económica do armazenamento de energia em autoprodução

Análise da viabilidade económica do armazenamento de energia em autoprodução FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO Análise da viabilidade económica do armazenamento de energia em autoprodução João Miguel de Meira da Silva Carvalho Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica

Leia mais

Atualização Tecnológica como base para inovação nos Processos de Operação em Tempo Real

Atualização Tecnológica como base para inovação nos Processos de Operação em Tempo Real Atualização Tecnológica como base para inovação nos Processos de Operação em Tempo Real 8º SENOP - Seminário Nacional de Operadores de Sistemas e de Instalações Elétricas Foz do Iguaçu 06 de Outubro de

Leia mais

CLEAN ENERGY Energia Limpa para todos os Europeus

CLEAN ENERGY Energia Limpa para todos os Europeus CLEAN ENERGY Energia Limpa para todos os Europeus Conferência Descarbonização da Economia Centro de Congressos de Lisboa, 17 Março 2017 Directivas Regulações O pacote Energia Limpa para todos os Europeus

Leia mais

AUTOCONSUMO FOTOVOLTAICO. Crie a sua Energia!

AUTOCONSUMO FOTOVOLTAICO. Crie a sua Energia! AUTOCONSUMO FOTOVOLTAICO 2017 Crie a sua Energia! INTRODUÇÃO Energia Solar é a designação dada à captação de energia proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia em alguma forma utilizável

Leia mais

Sistemas Fotovoltaicos: Análise de viabilidade técnica e econômica de projetos solares Uma abordagem empresarial

Sistemas Fotovoltaicos: Análise de viabilidade técnica e econômica de projetos solares Uma abordagem empresarial Eficiência Energética: Acelerando o Desenvolvimento do Brasil 31/08 e 01/09 de 2017 Holiday Inn Parque Anhembi São Paulo SP Sistemas Fotovoltaicos: Análise de viabilidade técnica e econômica de projetos

Leia mais