O exemplo prático das Energias Renováveis como solução na Gestão de Energia e Eficiência Energética.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O exemplo prático das Energias Renováveis como solução na Gestão de Energia e Eficiência Energética."

Transcrição

1 SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS Workshop Gestão de Energia e Eficiência Energética nas Empresas PAINEL II O exemplo prático das Energias Renováveis como solução na Gestão de Energia e Eficiência Energética. Auditório do Museu Municipal de Oliveira de Frades, 25 de Janeiro 2013

2 ÁREAS DE ATIVIDADE A Sunaply tem desenvolvido a sua actividade no fornecimento e instalação/manutenção de equipamentos de energias renováveis, nomeadamente soluções de: Energia Solar Térmica e Biomassa para AQS (Águas Quentes Sanitárias) e Aquecimento; Microprodução Fotovoltaica (Produção de energia elétrica para venda à rede pública); Miniprodução Fotovoltaica (Produção de energia elétrica para venda à rede pública); Sistemas Fotovoltaicos Isolados (Produção de energia elétrica para consumo próprio). Bombas de Água Solar (Captação e Armazenamento de água). Iluminação (tecnologia LED e apoio solar)

3 Energia Solar Térmica e a Biomassa

4 Microprodução Fotovoltaica

5 Sistemas Fotovoltaicos Isolados

6 Bombas de Água Solar

7 Iluminação

8 MINIPRODUÇÃO

9 MINIPRODUÇÃO FOTOVOLTAICA (DECRETO-LEI N.º 34/2011) É a actividade de produção de eletricidade a partir da radiação solar para venda à rede pública, com potência de ligação à rede até 250kW e na condição de que exista consumo de eletricidade no local da instalação. BENEFÍCIOS A Miniprodução dá a possibilidade de vender a totalidade da eletricidade produzida à rede pública com tarifa bonificada e permite ao produtor consumir a eletricidade produzida pela sua Unidade de Miniprodução.

10 REQUISITOS PARA ACEDER À ACTIVIDADE DE MINIPRODUÇÃO a) Dispor de uma instalação de utilização de energia elétrica e ser titular de contrato de compra e venda de electricidade. Pode ser produtor, entidade terceira que ao abrigo de contrato escrito, esteja autorizada pelo titular do contrato de compra de eletricidade; b) A Unidade de Miniprodução tem que ser instalada no local servido pela instalação elétrica de utilização. Não são acumuláveis registos de Unidades de Microprodução e de Miniprodução numa mesma instalação de utilização; c) A potência de ligação à rede da Unidade de Miniprodução não pode ser superior a metade da potência contratada para consumo; d) Consumir pelo menos metade da energia produzida pela Unidade de Miniprodução.

11 COMO ACEDER À ACTIVIDADE DE MINIPRODUÇÃO Registo no SRMini * Inscrição no SRMini em * Pagamento da taxa de registo. Instalação da unidade de miniprodução * A instalação deve ser realizada num período de 180 dias no caso de instalações em Baixa Tensão ou 240 dias no caso de instalações em Média ou Alta Tensão; * Realização de Auditoria Energética que determine a implementação de medidas de eficiência energética viáveis do ponto de vista técnico e económico. Inspeção e certificado de exploração * Na inspeção é verificado o cumprimento da legislação aplicável, dos requisitos de segurança, o funcionamento dos equipamentos e a sua certificação, entre outros; * Após a aprovação da instalação na inspeção é emitido o certificado de exploração. Ligação à rede * Celebração de contrato de compra e venda de energia com o comercializador; * Ligação à rede por parte do operador de rede e início da atividade de produção e venda de eletricidade através da Unidade de Miniprodução.

12 QUADRO RESUMO DA MINIPRODUÇÃO A Miniprodução divide-se em 3 escalões consoante a potência de ligação à rede. No quadro resumo seguinte apresentam-se as principais características de cada escalão de potência das Unidades de Miniprodução: Escalão I Escalão II Escalão III Potência de ligação à rede Até 20kW inclusive Superior a 20kW e inferior ou igual a 100kW Superior a 100kW e inferior ou igual a 250kW Total de potência disponível em 2013* 6MW 9MW 15MW Tarifa bonificada a aplicar em 2013** 151 /MWh Melhor oferta de desconto à tarifa de referência Melhor oferta de desconto à tarifa de referência Implementação das medidas de eficiência energética identificadas em Auditoria Energética com período de retorno do investimento até*** Valor da taxa de registo (A este valor acresce IVA à taxa legal em vigor) 2 anos 3 anos 4 anos 500, , ,00

13 * POTÊNCIA DISPONÍVEL A ATRIBUIR EM 2013 A quota anual de potência de ligação a alocar ao conjunto da atividade de Miniprodução, em 2013, é de 30MW, estando estabelecida a seguinte programação da sua atribuição: Sessões Total Escalão (MW) I II III Janeiro 6,6 1,8 1,8 3 Fevereiro 6 1,2 1,8 3 Março 3 0,6 0,9 1,5 Abril 3 0,6 0,9 1,5 Maio 3 0,6 0,9 1,5 Junho 3 0,6 0,9 1,5 Julho 3 0,6 0,9 1,5 Setembro 2,4-0,9 1,5 Total (MW) A atribuição das potências previstas é realizada no último dia útil de cada mês. A potência eventualmente não atribuída numa das sessões identificadas na tabela anterior transita para a seguinte do mesmo ano, acumulando-se a potência disponível para essa sessão, dentro do mesmo escalão. Escalão I: atribuída segundo a ordem de precedência dos registos aceites à data da referida atribuição que couberem na quota de potência estabelecida. Escalões II e III: atribuída aos registos aceites em cada um destes escalões com maior oferta de desconto à tarifa de referência que couberem na quota de potência estabelecida.

14 ** TARIFA BONIFICADA A tarifa bonificada de referência em 2013 é de 151 /MkWh e aplica-se ao Escalão I. Para os Escalões II e III, funciona em regime de leilão e aplica-se a tarifa mais alta que resultar das maiores ofertas de desconto à tarifa de referência apuradas no respectivo escalão. A tarifa bonificada aplicável é devida desde o início do fornecimento à rede e vigora durante um período de 15 anos. Após esse período de 15 anos, o produtor ingressa no regime geral em que a tarifa de venda observa as regras estabelecidas para a comercialização da produção de eletricidade ao abrigo do regime ordinário, ou seja, em condições de mercado.

15 *** AUDITORIA ENERGÉTICA O acesso à tarifa bonificada depende de realização, até à data da inspeção, de Auditoria Energética que determine a implementação de medidas de eficiência energética, com período de retorno do investimento conforme o quadro resumo anterior. A Auditoria Energética consiste no estudo das condições de utilização de energia na instalação e na identificação de oportunidades de melhoria do desempenho energético da mesma, com o objectivo de reduzir o peso da fatura energética na estrutura de custos globais. É composta por duas fases: - Numa primeira fase é realizado trabalho de campo, onde é feita a descrição da instalação, complementada com plantas, consumos de energia elétrica, térmica e outras formas de energia, entre outros. - Numa segunda fase é feita a análise e tratamento dos elementos recolhidos, de onde resulta a identificação de eventuais medidas de racionalização e de economia de energia viáveis do ponto de vista técnico e económico. As medidas identificadas na auditoria, cujo período de retorno do investimento seja o definido atrás para cada escalão, têm que ser implementadas. O cumprimento das medidas é reportado anualmente à DGEG até à sua total implementação. NOTA: A Sunaply não realiza as Auditorias Energéticas, no entanto tem parcerias com entidades certificadas que dispõem de peritos qualificados para a realização das mesmas.

16 CASOS PRÁTICOS - SOLUÇÕES TIPO De seguida apresentam-se 3 exemplos, um para cada escalão, com soluções tipo. Nota: Os custos de investimento, as receitas anuais e os períodos de retorno do investimento apresentados são valores médios indicativos, sendo que para valores definitivos é necessário verificar todas as condições técnicas e económicas de cada projecto. As simulações apresentadas foram realizadas para a Região de Lafões, considerando que os módulos fotovoltaicos são instalados com orientação para Sul e com inclinação de 30⁰ para o caso dos sistemas fixos instalados em telhados/coberturas ou no solo.

17 EXEMPLO 1: Escalão I - Potência contratada de consumo = 41,4kVA em BTN - Potência de ligação à rede da Unidade de Miniprodução = 20kW - Potência instalada = 22,50kWp (90 módulos fotovoltaicos de 250Wp, área 150m 2 ) - Tarifa de venda = 151 /MWh SISTEMA FIXO: - Investimento em sistema fixo (S/IVA) = ,00 - Produção anual estimada (1.º ano) 33MWh - Receitas anuais (1.º ano) 5.000,00 - Tempo de retorno do investimento 7 anos - Total de receitas ao fim de 15 anos ,00 SISTEMA COM SEGUIDORES SOLARES DE 2 EIXOS: - Investimento em sistema seguidor solar (S/IVA) = ,00 - Produção anual estimada (1.º ano) 46MWh - Total de receitas anuais (1.º ano) 7.000,00 - Tempo de retorno do investimento 6,5 anos - Total de receitas ao fim de 15 anos ,00

18 EXEMPLO 2: Escalão II - Potência contratada de consumo = 200kVA em MT - Potência de ligação à rede da Unidade de Miniprodução = 100kW - Potência instalada = 105kWp (420 módulos fotovoltaicos de 250Wp, área 700m 2 ) - Tarifa de venda = 150 /MWh SISTEMA FIXO: - Investimento em sistema fixo (S/IVA) = ,00 - Produção anual estimada (1.º ano) 150MWh - Receitas anuais (1.º ano) ,00 - Tempo de retorno do investimento 6,5 anos - Total de receitas ao fim de 15 anos ,00 SISTEMA COM SEGUIDORES SOLARES DE 2 EIXOS: - Investimento em sistema seguidor solar (S/IVA) = Produção anual estimada (1.º ano) 215MWh - Total de receitas anuais (1.º ano) ,00 - Tempo de retorno do investimento 6,5 anos - Total de receitas ao fim de 15 anos ,00

19 EXEMPLO 3: Escalão III - Potência contratada de consumo = 500kVA em MT - Potência de ligação à rede da Unidade de Miniprodução = 250kW - Potência instalada = 260kWp (1040 módulos fotovoltaicos de 250Wp, área = 1800m 2 ) - Tarifa de venda = 150 /MWh SISTEMA FIXO: - Investimento em sistema fixo (S/IVA) = ,00 - Produção anual estimada (1.º ano) 380MWh - Receitas anuais (1.º ano) ,00 - Tempo de retorno do investimento 7 anos - Total de receitas ao fim de 15 anos ,00 SISTEMA COM SEGUIDORES SOLARES DE 2 EIXOS: - Investimento em sistema seguidor solar (S/IVA) = ,00 - Produção anual estimada (1.º ano) 530MWh - Total de receitas anuais (1.º ano) ,00 - Tempo de retorno do investimento 7 anos - Total de receitas ao fim de 15 anos ,00

20 Garantias Módulos Fotovoltaicos Garantia contra Defeitos de Fabrico: 10 Anos Garantia de desempenho: - 90% ao fim de 10 anos - 80% ao fim de 25 anos

21 Obrigado pela atenção! Sandro Caldeira Telemóvel: Contatos Gerais: Sunaply, Lda. - Serviços e Equipamentos de Energias Renováveis Sede: Rua da Misericórdia n.º 42 R/C, Oliveira de Frades, Portugal Telefone: (+351) sunaply@gmail.com Internet:

Regime Jurídico das Unidades de Produção (UP) Distribuída

Regime Jurídico das Unidades de Produção (UP) Distribuída Regime Jurídico das Unidades de Produção (UP) Distribuída - Decreto Lei n.º 153/2014 - Portaria n.º 14/2015 Portaria n.º 15/2015 Portaria n.º 60-E/2015 Filipe Pinto 08/11/2015 1 Objetivos Enquadramento

Leia mais

ENERGIAS COM FUTURO.

ENERGIAS COM FUTURO. ENERGIAS COM FUTURO. QUEM SOMOS A Proef Renováveis é uma empresa especializada em serviços e soluções para sistemas energéticos. Disponibilizamos aos nossos clientes soluções chave-na-mão que lhes permitem

Leia mais

AUTOCONSUMO PROEF UM CONCEITO. Workshop

AUTOCONSUMO PROEF UM CONCEITO. Workshop AUTOCONSUMO PROEF UM CONCEITO Workshop INDÍCE Principais características Novo regime DL 153/2014 Autoconsumo Pequena Produção Elementos constituintes Sistema Fotovoltaico Porquê esta Aposta Soluções de

Leia mais

ENERGIA NO SECTOR AGRO-ALIMENTAR

ENERGIA NO SECTOR AGRO-ALIMENTAR ENERGIA NO SECTOR AGRO-ALIMENTAR Lusiaves, um exemplo de sustentabilidade t d energética na indústria i agro- alimentar Miguel Loureiro Jorge Borges de Araújo 1 Agenda 1. Enquadramento: Eficiência energética

Leia mais

REGIME JURÍDICO AUTOCONSUMO. 08 Mai. 15 1

REGIME JURÍDICO AUTOCONSUMO. 08 Mai. 15 1 REGIME JURÍDICO AUTOCONSUMO 1 AGENDA 1 DL 153/2014 - PRODUÇÃO DISTRIBUÍDA 2 UNIDADES DE AUTOCONSUMO (UPAC) 3 UNIDADES DE PEQUENA PRODUÇÃO (UPP) 4 CASO PRÁTICO 5 - CONCLUSÃO 2 1 DL 153/2014 - PRODUÇÃO DISTRIBUÍDA

Leia mais

Instalações de Microprodução Procedimentos de Certificação

Instalações de Microprodução Procedimentos de Certificação 1 Siglas e Definições 2 Limite anual de potência de ligação registada 3 Evolução da tarifa 3.1 Regime bonificado 3.2 Regime geral 4 Cálculo do valor da tarifa de venda de energia 5 Como proceder para inscrever

Leia mais

Prinicipais Características do Novo Regime Autoconsumo e Pequena Produção

Prinicipais Características do Novo Regime Autoconsumo e Pequena Produção Prinicipais Características do Novo Regime Autoconsumo e Pequena Produção Segundo do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia o novo Regime de Produção Distríbuida prevê dois tipos de

Leia mais

A GERAÇÃO FOTOVOLTAICA EM PORTUGAL. 08 Mai. 15 1

A GERAÇÃO FOTOVOLTAICA EM PORTUGAL. 08 Mai. 15 1 A GERAÇÃO FOTOVOLTAICA EM PORTUGAL 1 AGENDA 1 - A ENERGIA FOTOVOLTAICA 2 - EVOLUÇÃO MUNDIAL DA POTÊNCIA PV INSTALADA 3 - ENQUADRAMENTO POLÍTICO DO PV EM PORTUGAL 4 - EVOLUÇÃO POTÊNCIA PV INSTALADA EM PORTUGAL

Leia mais

PRODUÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE FONTES

PRODUÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE FONTES PRODUÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE FONTES RENOVÁVEIS A produção de energia, a partir de fontes renováveis, tem múltiplas vantagens, existindo fortes incentivos para a construção dessas Centrais de Micro Geração

Leia mais

Guia para a certificação de uma unidade de microprodução

Guia para a certificação de uma unidade de microprodução Guia para a certificação de uma unidade de microprodução V 005-07/08 Página 1 Índice Página 0 Alterações efectuadas ao Guia relativamente à versão anterior 3 1 Siglas e definições 3 2 Regime remuneratório

Leia mais

Solar fotovoltaico. Uma medida de eficiência energética. Uma pequena (r)evolução. Manuel Azevedo. solar power for a better world..

Solar fotovoltaico. Uma medida de eficiência energética. Uma pequena (r)evolução. Manuel Azevedo. solar power for a better world.. Solar fotovoltaico Uma medida de eficiência energética Uma pequena (r)evolução Manuel Azevedo Conteúdo Situação energética em Portugal Solar fotovoltaico - Mitos Auto consumo Situação Energética em Portugal

Leia mais

Eficiência Energética e Sistemas de Produção de Energia

Eficiência Energética e Sistemas de Produção de Energia ENERGY FOR YOUR FUTURE Eficiência Energética e Sistemas de Produção de Energia Escola Secundária do Fundão Fevereiro 2015 Hélio Fazendeiro QUEM SOMOS A Starenergy é uma empresa especializada que presta

Leia mais

Proteu a pensar no seu conforto

Proteu a pensar no seu conforto Fotovoltaico Catálogo 1/2015 Proteu a pensar no seu conforto Autoconsumo Com a aprovação do diploma do auto consumo, que é um novo modelo de produção descentralizada de energia a partir de energias renováveis,

Leia mais

Eficiência Energética No Hospital de Santa Maria. Carlos Duarte

Eficiência Energética No Hospital de Santa Maria. Carlos Duarte Eficiência Energética No Hospital de Santa Maria Carlos Duarte 8 Maio 2017 O Hospital de Santa Maria Inicialmente com o nome de Hospital Escolar de Lisboa, o Hospital de Santa Maria foi projetado em 1938

Leia mais

Enquadramento do novo regime de Produção Distribuída. Setembro de 2014

Enquadramento do novo regime de Produção Distribuída. Setembro de 2014 Enquadramento do novo regime de Produção Distribuída Setembro de 2014 Introdução Objectivos da apresentação Apresentar ponto de situação do atual enquadramento legislativo da Micro e Miniprodução Apresentar

Leia mais

O AUTOCONSUMO E A SUA ENVOLVENTE. Seminário APESF 29 de Janeiro de 2015

O AUTOCONSUMO E A SUA ENVOLVENTE. Seminário APESF 29 de Janeiro de 2015 O AUTOCONSUMO E A SUA ENVOLVENTE Seminário APESF 29 de Janeiro de 2015 Introdução Breve Enquadramento As energias renováveis têm vindo a assumir um papel cada vez mais importante na economia Portuguesa

Leia mais

Rede de aquecimento e arrefecimento urbano eficiente. Fábio Manuel Guiso da Cunha Universidade de Coimbra Mestrado em Direito Direito da Energia

Rede de aquecimento e arrefecimento urbano eficiente. Fábio Manuel Guiso da Cunha Universidade de Coimbra Mestrado em Direito Direito da Energia Rede de aquecimento e arrefecimento urbano eficiente Fábio Manuel Guiso da Cunha Universidade de Coimbra Mestrado em Direito Direito da Energia Definição Uma rede de aquecimento e arrefecimento urbano

Leia mais

EFICIÊNCIA NO CONSUMO DE ENERGIA NA INDÚSTRIA COMPORTAMENTOS E MEDIDAS

EFICIÊNCIA NO CONSUMO DE ENERGIA NA INDÚSTRIA COMPORTAMENTOS E MEDIDAS SEMINÁRIO EFICIÊNCIA NO CONSUMO DE ENERGIA NA INDÚSTRIA COMPORTAMENTOS E MEDIDAS Pedro Cardoso Sistemas de Energia APICER 2016 24-02-2016 1 O custo da energia elétrica e o Autoconsumo O custo da energia

Leia mais

Renováveis na hora. DL nº 363/2007, de 2 de Novembro MICROPRODUÇÃO. 1 DGEG Renato Romano

Renováveis na hora. DL nº 363/2007, de 2 de Novembro MICROPRODUÇÃO. 1 DGEG Renato Romano DL nº 363/2007, de 2 de Novembro MICROPRODUÇÃO 1 DGEG Renato Rom Definições (2) Potência de ligação Potência máxima, em kw, que o produtor pode injectar na RESP. No caso de instalações com inversor a DGEG

Leia mais

CONTRATO DE COMPRA e VENDA DE ENERGIA ELÉCTRICA UNIDADES DE MINIPRODUÇÃO

CONTRATO DE COMPRA e VENDA DE ENERGIA ELÉCTRICA UNIDADES DE MINIPRODUÇÃO CONTRATO DE COMPRA e VENDA DE ENERGIA ELÉCTRICA UNIDADES DE MINIPRODUÇÃO Entre [ ], com sede em [ ], com sede em [ ], matriculada na Conservatória do Registo Comercial de [ ], com o número de matrícula

Leia mais

what if... you change?

what if... you change? O Papel das ESCO na promoção da Eficiência Energética Seminário Oportunidades de Eficiência Energética na Indústria Porto, 31 de Maio de 2011 what if... you change? E SE...VOCÊ MUDAR? Pedro Santos pedro.santos@selfenergy.eu

Leia mais

Estratégia pública para a energia solar

Estratégia pública para a energia solar Estratégia pública para a energia solar João Bernardo, DGEG Debate : ENERGIA 2020 Lisboa, 8 de Fevereiro de 2010 A Energia Solar no Programa do XVIII Governo Objectivos gerais Em matéria de energias renováveis,

Leia mais

Instituto Superior Técnico (IST)

Instituto Superior Técnico (IST) Instituto Superior Técnico (IST) Proposta bonificada Março 2016 PROPOSTA DE VALOR EXCLUSIVA PARA COLABORADORES E ASSOCIADOS DO IST Até42%+10% nos termos fixos da eletricidade e gás natural DESCONTOS Certificação

Leia mais

CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE ENERGIA ELÉCTRICA UNIDADES DE MINIPRODUÇÃO

CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE ENERGIA ELÉCTRICA UNIDADES DE MINIPRODUÇÃO CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE ENERGIA ELÉCTRICA UNIDADES DE MINIPRODUÇÃO Entre [ ]., com sede em [ ], matriculada na Conservatória do Registo Comercial de [ ], com o número de matrícula e pessoa colectiva

Leia mais

ENQUADRAMENTO LEGAL IMPLEMENTAÇÃO: MERCADO FOTOVOLTAICO. desenvolvimento do mercado fotovoltaico.

ENQUADRAMENTO LEGAL IMPLEMENTAÇÃO: MERCADO FOTOVOLTAICO. desenvolvimento do mercado fotovoltaico. ENQUADRAMENTO LEGAL E FISCAL IMPLEMENTAÇÃO ENQUADRAMENTO LEGAL IMPLEMENTAÇÃO: MERCADO FOTOVOLTAICO Na Figura 2 apresenta-se o resumo da evolução do quadro legal e fiscal de apoio ao desenvolvimento do

Leia mais

A importância da descentralização da produção de energia elétrica no âmbito da descarbonização da economia.

A importância da descentralização da produção de energia elétrica no âmbito da descarbonização da economia. A importância da descentralização da produção de energia elétrica no âmbito da descarbonização da economia. Raul Cunha dst Solar OERN Evolução da Potência Renovável Instalada em Portugal Produção de Energia

Leia mais

Necessidade urgente de uma legislação que regule o autoconsumo. Jorge Borges de Araújo

Necessidade urgente de uma legislação que regule o autoconsumo. Jorge Borges de Araújo 0 Necessidade urgente de uma legislação que regule o autoconsumo Jorge Borges de Araújo 1 Agenda 1. Contexto atual 2. Projecto decreto-lei resumo comentários APESE 3. Caso de estudo 4. Notas finais 2 APESE

Leia mais

Guia para a certificação de uma unidade de microprodução

Guia para a certificação de uma unidade de microprodução Guia para a certificação de uma unidade de microprodução V 010-02/10 Página 1 Índice Página 0 Alterações efectuadas ao Guia relativamente à versão anterior 3 1 Siglas e definições 3 2 Regime remuneratório

Leia mais

A Democratização da Energia A Solução Fotovoltaica. 3ª Jornadas Electrotécnicas, ISEP - Manuel Azevedo

A Democratização da Energia A Solução Fotovoltaica. 3ª Jornadas Electrotécnicas, ISEP - Manuel Azevedo A Democratização da Energia A Solução Fotovoltaica 1 Índice - Apresentação da Goosun - Situação da energia eléctrica em Portugal - Micro geração em Portugal e objectivos - Soluções fotovoltaicos (ligação

Leia mais

Ligue tudo lá em casa ao sol

Ligue tudo lá em casa ao sol Ligue tudo lá em casa ao sol A energia do sol chegou a sua casa. Agora, com as soluções de energia solar edp já pode produzir e consumir a sua própria eletricidade. Assim, reduz a sua fatura energética

Leia mais

PLANEAMENTO URBANO SOLAR

PLANEAMENTO URBANO SOLAR Miguel Águas Lisboa E-Nova Maria João Rodrigues Wee Solutions INDICE ENQUADRAMENTO ESTRATÉGICO PROJECTO POLIS PLANO SOLAR DE ACÇÃO PARA LISBOA PORTUGAL O PAIS MAIS RICO Entre 2800 e 3000 horas de Sol por

Leia mais

O setor fotovoltaico em Portugal

O setor fotovoltaico em Portugal Fórum Nacional APESF 213 Para uma integração em larga escala do fotovoltaico em Portugal O setor fotovoltaico em Portugal Pedro Cabral, Diretor Geral de Energia e Geologia Lisboa, 9 de Maio de 213 A promoção

Leia mais

Micro-geração e Mini-geração Projectos e Ideias

Micro-geração e Mini-geração Projectos e Ideias Micro-geração e Mini-geração Projectos e Ideias Índice A S.energia Principais áreas de intervenção Projecto ECO-DESAFIO (CMB apoia microgeração) Ideias de projectos futuros para os municípios (minigeração)

Leia mais

As perspetivas e o impacto da Energia Solar na economia portuguesa. Aplicação de paineis fotovoltaicos no ISEL para autoconsumo

As perspetivas e o impacto da Energia Solar na economia portuguesa. Aplicação de paineis fotovoltaicos no ISEL para autoconsumo As perspetivas e o impacto da Energia Solar na economia portuguesa Aplicação de paineis fotovoltaicos no ISEL para autoconsumo Cristina Camus António Moisés ISEL ISEL ISEL ISEL ISEL ISEL ISEL ISEL ISEL

Leia mais

Guia para a certificação de uma unidade de microprodução

Guia para a certificação de uma unidade de microprodução Guia para a certificação de uma unidade de microprodução V 003-05/08 Página 1 Índice Página 1 Siglas e definições 3 2 Regime remuneratório geral 4 3 Regime remuneratório bonificado 5 4 Como proceder para

Leia mais

GREEN BUSINESS WEEK 2017 O solar fotovoltaico na transição para uma economia de baixo carbono

GREEN BUSINESS WEEK 2017 O solar fotovoltaico na transição para uma economia de baixo carbono GREEN BUSINESS WEEK 2017 O solar fotovoltaico na transição para uma economia de baixo carbono Maria José Espírito Santo, Diretora de Serviços de Energia Elétrica Lisboa, 17 de março de 2017 1 O solar fotovoltaico

Leia mais

Catálogo Microprodução.

Catálogo Microprodução. Catálogo 2012 Microprodução geral@endovelico.pt Caros Senhores, A Endovélico-Energias Renováveis, Lda., com o alvará n.º 61421, vem por este meio apresentar Kits fotovoltaicos para ligação à rede Microgeração,

Leia mais

Sessão de Informação para PQII Candidaturas ao PO SEUR. Certificação Energética nos edifícios da Administração Pública

Sessão de Informação para PQII Candidaturas ao PO SEUR. Certificação Energética nos edifícios da Administração Pública Sessão de Informação para PQII Candidaturas ao PO SEUR Certificação Energética nos edifícios da Administração Pública CONTEÚDO 1\ Enquadramento 2\ Avaliação Energética 3\ PO SEUR Enquadramento - O Programa

Leia mais

Chegou a vez das Empresas - Mini Geração -

Chegou a vez das Empresas - Mini Geração - www.hemeraenergy.com Chegou a vez das Empresas - Mini Geração - As coberturas agora passam a valer dinheiro! Pense no Futuro do seu negócio e compreenda o impacto no Aumento de Receitas que os seus telhados/cobertas

Leia mais

REDUÇÃO DA FACTURA ENERGÉTICA A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA ENERGÉTICA EM IPSS

REDUÇÃO DA FACTURA ENERGÉTICA A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA ENERGÉTICA EM IPSS REDUÇÃO DA FACTURA ENERGÉTICA A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA ENERGÉTICA EM IPSS INTRODUÇÃO EDIFÍCIO DOENTE SINTOMAS CAUSAS Factura energética elevada Desconforto térmico Excesso de humidade Ar saturado e/ou

Leia mais

Anexo I Requisitos das medidas e Despesas Elegíveis em Eficiência Energética e Energias Renováveis, por tipologia de operação

Anexo I Requisitos das medidas e Despesas Elegíveis em Eficiência Energética e Energias Renováveis, por tipologia de operação Anexo I Requisitos das medidas e Despesas Elegíveis em Eficiência Energética e Energias Renováveis, por tipologia de operação Requisitos das medidas Intervenções que visem o aumento da eficiência energética

Leia mais

Ligue tudo lá em casa ao sol

Ligue tudo lá em casa ao sol Ligue tudo lá em casa ao sol A energia do sol chegou a sua casa. Agora, com as soluções de energia solar edp já pode produzir e consumir a sua própria eletricidade. Assim, reduz a sua fatura energética

Leia mais

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS DIRETIVA N.º 5/2012

ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS DIRETIVA N.º 5/2012 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS DIRETIVA N.º 5/2012 Tarifas Transitórias de Venda a Clientes Finais de energia elétrica a vigorarem a partir de 1 de julho de 2012 A Entidade Reguladora dos

Leia mais

Eficiência energética e energias renováveis na indústria

Eficiência energética e energias renováveis na indústria 24.10.2013 Eficiência energética e energias renováveis na indústria Eugénia Coelho ecoelho@citeve.pt Artur Serrano serrano@ctcv.pt Instrumentos de eficiência e gestão energética, na indústria: SGCIE (Sistema

Leia mais

Aproveite a energia do sol

Aproveite a energia do sol Aproveite a energia do sol A energia do sol chegou a sua casa. Agora, com as soluções de energia solar edp já pode produzir e consumir a sua própria eletricidade. Assim, reduz a sua fatura energética e

Leia mais

Aproveite a energia do sol

Aproveite a energia do sol Aproveite a energia do sol A energia do sol chegou a sua casa. Agora, com as soluções de energia solar edp já pode produzir e consumir a sua própria eletricidade. Assim, reduz a sua fatura energética e

Leia mais

Composição dos Preços de Eletricidade, incluindo os Custos de Interesse Económico Geral ESTRUTURA DOS PREÇOS DE ELETRICIDADE FIXADOS PARA 2013

Composição dos Preços de Eletricidade, incluindo os Custos de Interesse Económico Geral ESTRUTURA DOS PREÇOS DE ELETRICIDADE FIXADOS PARA 2013 Composição dos Preços de Eletricidade, incluindo os Custos de Interesse Económico Geral ESTRUTURA DOS PREÇOS DE ELETRICIDADE FIXADOS PARA 2013 Índice 1. Componentes que Integram os Preços de Eletricidade

Leia mais

Como ler a sua fatura da

Como ler a sua fatura da Dados da fatura Período de faturação (habitualmente é mensal, salvo contratualizações diferentes), número de fatura (a utilizar caso exista alguma dúvida ou sejam necessários esclarecimentos adicionais),

Leia mais

1 Segurança energética e redução da dependência das importações; 4 Eficiência no fornecimento, distribuição e consumo

1 Segurança energética e redução da dependência das importações; 4 Eficiência no fornecimento, distribuição e consumo 1- POLÍTICA ENERGÉTICA DE CABO VERDE A política energética de Cabo Verde tem por objetivo construir um setor energético seguro, eficiente, sustentável e sem dependência de combustível fóssil. E está assente

Leia mais

SEMINÁRIO A gestão eficiente de energia no setor público

SEMINÁRIO A gestão eficiente de energia no setor público SEMINÁRIO A gestão eficiente de energia no setor público 16 Novembro Teatro Aveirense - Aveiro Os Modelos ESE Sofia Tavares EDP Comercial Agenda 1 2 ESE Empresas de Serviços Energéticos O conceito Eco.AP

Leia mais

MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS MINISTÉRIO DO AMBIENTE, ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E ENERGIA

MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS MINISTÉRIO DO AMBIENTE, ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E ENERGIA 524 Diário da República, 1.ª série N.º 16 23 de janeiro de 2015 MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS Aviso n.º 2/2015 Por ordem superior se torna público que, em 18 de abril de 2012 e em 31 de dezembro

Leia mais

REVISÃO DOS REGULAMENTOS DO SETOR ELÉTRICO

REVISÃO DOS REGULAMENTOS DO SETOR ELÉTRICO REVISÃO DOS REGULAMENTOS DO SETOR ELÉTRICO Comentários da EDP Distribuição às propostas da ERSE decorrentes das alterações ao regime legal da Tarifa Social e da Pequena Produção e Autoconsumo Novembro

Leia mais

CONTRATO DE COMPRA DE ENERGIA ELÉTRICA UNIDADES DE MICROPRODUÇÃO

CONTRATO DE COMPRA DE ENERGIA ELÉTRICA UNIDADES DE MICROPRODUÇÃO CONTRATO DE COMPRA DE ENERGIA ELÉTRICA UNIDADES DE MICROPRODUÇÃO Entre, residente em com o número de contribuinte, adiante designado(a) abreviadamente por Produtor; e EDP Serviço Universal, S.A., com sede

Leia mais

Potencial de poupança energética e principais medidas identificadas em Quarteis de Bombeiros pela AREANATejo - EcoBombeiros - 24 de novembro de 2016

Potencial de poupança energética e principais medidas identificadas em Quarteis de Bombeiros pela AREANATejo - EcoBombeiros - 24 de novembro de 2016 Potencial de poupança energética e principais medidas identificadas em Quarteis de Bombeiros pela AREANATejo - EcoBombeiros - Área de Atuação Diagnósticos/ Auditorias Energéticas Simplificadas a Quartéis

Leia mais

Caso pretenda obter informação adicional sobre este assunto, não hesite em contactar-nos. /

Caso pretenda obter informação adicional sobre este assunto, não hesite em contactar-nos. / Portaria n.º 285/2011, de 28 de Outubro A presente Portaria estabelece uma redução anual de 14% relativamente à tarifa de electricidade aplicável aos consumidores que possuam uma unidade de mini-produção,

Leia mais

Sumário POLÍTICA ENERGÉTICA DE CABO VERDE... 2 PRODUTORES DE ENERGIA... 3 TARIFAS DE ENERGIA EM VIGOR... 5 ELECTRICIDADE ENTREGUE À REDE...

Sumário POLÍTICA ENERGÉTICA DE CABO VERDE... 2 PRODUTORES DE ENERGIA... 3 TARIFAS DE ENERGIA EM VIGOR... 5 ELECTRICIDADE ENTREGUE À REDE... Sumário POLÍTICA ENERGÉTICA DE CABO VERDE... 2 PRODUTORES DE ENERGIA... 3 TARIFAS DE ENERGIA EM VIGOR... 5 ELECTRICIDADE ENTREGUE À REDE... 6 1 1. POLÍTICA ENERGÉTICA DE CABO VERDE A política energética

Leia mais

Novo Regime Jurídico aplicável à energia produzida em Cogeração Decreto Lei nº 23/2010

Novo Regime Jurídico aplicável à energia produzida em Cogeração Decreto Lei nº 23/2010 Novo Regime Jurídico aplicável à energia produzida em Cogeração Decreto Lei nº 23/2010 José Perdigoto Director Geral de Energia e Geologia Lisboa, 09 de Junho 2010 0 Cogeração de Elevada Eficiência (EE)

Leia mais

Produza e armazene a sua própria energia

Produza e armazene a sua própria energia Produza e armazene a sua própria energia Agora, com as soluções de energia solar com baterias edp pode produzir e consumir instantaneamente a sua energia e, se produzida em excesso, armazenar na baterias

Leia mais

Aplicação de Sistemas de Microgeração no Vilamoura Golf & Garden Resort

Aplicação de Sistemas de Microgeração no Vilamoura Golf & Garden Resort Aplicação de Sistemas de Microgeração no Vilamoura Golf & Garden Resort Índice Introdução Apresentação do projecto Dimensionamento dos sistemas Benefícios Conclusões Introdução Caracterização da situação

Leia mais

Aproveite a energia do sol

Aproveite a energia do sol Aproveite a energia do sol A energia do sol chegou a sua casa. Agora, com as soluções de energia solar edp já pode produzir e consumir a sua própria eletricidade. Assim, reduz a sua fatura energética e

Leia mais

[Title O First Novo Page] Regime da Microprodução de Electricidade. [Month Fevereiro Year] [Subtitle 2008 First Page]

[Title O First Novo Page] Regime da Microprodução de Electricidade. [Month Fevereiro Year] [Subtitle 2008 First Page] [Title O First Novo Page] Regime da Microprodução de Electricidade [Month Fevereiro Year] [Subtitle 2008 First Page] Grupo de Projectos Energia A Macedo Vitorino e Associados presta assessoria a clientes

Leia mais

ALBIOMA I SEMINÁRIO MINEIRO DE BIOELETRICIDADE: A ENERGIA ELÉTRICA DA CANA-DE-AÇÚCAR

ALBIOMA I SEMINÁRIO MINEIRO DE BIOELETRICIDADE: A ENERGIA ELÉTRICA DA CANA-DE-AÇÚCAR ALBIOMA I SEMINÁRIO MINEIRO DE BIOELETRICIDADE: A ENERGIA ELÉTRICA DA CANA-DE-AÇÚCAR Outubro 2016 NOSSO OBJETIVO COMUM 1. Disponibilidade de biomassa 2. Tecnologia consolidada 3. Condições econômicas voltam

Leia mais

Como ler a sua fatura da

Como ler a sua fatura da Contactos Saiba os contactos a utilizar em caso de avaria ou se necessitar de informações acerca do seu contrato e/ou serviço. Envio de leituras Neste campo são indicados quais contactos através dos quais

Leia mais

Tarifa Social na Eletricidade e impactes. Aspetos principais

Tarifa Social na Eletricidade e impactes. Aspetos principais Tarifa Social na Eletricidade e impactes Aspetos principais Tarifa Social de eletricidade FATURA MÉDIA ELETRICIDADE CONSUMIDOR MÉDIO NO CONJUNTO DE CLIENTES COM POTÊNCIA CONTRATATADA ATÉ 6,9 kva Valor

Leia mais

NOTA EXPLICATIVA DA INFORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO EM REGIME ESPECIAL

NOTA EXPLICATIVA DA INFORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO EM REGIME ESPECIAL NOTA EXPLICATIVA DA INFORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO EM REGIME ESPECIAL Ago 2009 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Este documento está preparado para impressão em frente e verso Rua Dom Cristóvão da

Leia mais

Certificados RECS e Garantias de Origem. Janeiro

Certificados RECS e Garantias de Origem. Janeiro Certificados RECS e Garantias de Origem 2015 Janeiro ÍNDICE Princípios de Funcionamento Pág. 03 RECS Renewable Energy Certificate System Pág. 11 EEGO Entidade Emissora de Garantias de Origem Pág. 16 2

Leia mais

Essa energia pode então ser injectada e vendida na sua totalidade à rede a uma tarifa bonificada.

Essa energia pode então ser injectada e vendida na sua totalidade à rede a uma tarifa bonificada. O que é a geração fotovoltaica? A microgeração fotovoltaica é a produção, pelo próprio consumidor, de energia elétrica através da captação da radiação solar por um conjunto de painéis solares fotovoltaicos.

Leia mais

Energy Management :: 2007/2008

Energy Management :: 2007/2008 :: 2007/2008 Class # 11P Micro-generation Prof. João Parente joao.parente@dem.ist.utl.pt Gonçalo Cardoso goncalo.cardoso@ist.utl.pt l Novo Regime Renováveis na Hora ENQUADRAMENTO TECNOLÓGICO RELATIVO AOS

Leia mais

RECS Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços

RECS Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços IEE e Classificação Energética Questão 2 Pretende-se emitir um pré-certificado energético (PCE) de um edifício novo da tipologia hotel. O edifício tem uma área total de 124 000 m 2. Considere que o projeto

Leia mais

Regime Jurídico das Unidades de Produção (UP) Distribuída

Regime Jurídico das Unidades de Produção (UP) Distribuída Regime Jurídico das Unidades de Produção (UP) Distribuída Filipe Pinto 20/11/2015 1 Objetivos Enquadramento legislativo e regulamentar para o Autoconsumo e Pequena Produção distribuída Detalhar/Sistematizar

Leia mais

PLANO DE PROMOÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL. RNTGN Rede Nacional de Transporte de Gás Natural Seminário ERSE - 13 de Julho de Lisboa

PLANO DE PROMOÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL. RNTGN Rede Nacional de Transporte de Gás Natural Seminário ERSE - 13 de Julho de Lisboa PLANO DE PROMOÇÃO DO DESEMPENHO AMBIENTAL RNTGN Rede Nacional de Transporte de Gás Natural 2009-2010 Seminário ERSE - 13 de Julho de 2010 - Lisboa RNTGN Rede Nacional de Transporte de Gás Natural TER CCCGT

Leia mais

MANUAL DO SIMULADOR DE POTÊNCIA CONTRATADA

MANUAL DO SIMULADOR DE POTÊNCIA CONTRATADA MANUAL DO SIMULADOR DE POTÊNCIA CONTRATADA Cozinha Lavagem & Secagem Aquecimento & Arrefecimento Sala & Escritório Iluminação Mobilidade elétrica Outros maio 2019 1 Ficha Técnica: Título: Manual de simulador

Leia mais

GUIA PARA O AUTOCONSUMO FOTOVOLTAICO PORTUGAL

GUIA PARA O AUTOCONSUMO FOTOVOLTAICO PORTUGAL GUIA PARA O AUTOCONSUMO FOTOVOLTAICO PORTUGAL APESF e LNEG Lisboa, abril 2019 This project has received funding from the European Union s Horizon 2020 research and innovation programme under grant agreement

Leia mais

NOTA EXPLICATIVA DA INFORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO EM REGIME ESPECIAL

NOTA EXPLICATIVA DA INFORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO EM REGIME ESPECIAL NOTA EXPLICATIVA DA INFORMAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO EM REGIME ESPECIAL Dezembro 2008 ENTIDADE REGULADORA DOS SERVIÇOS ENERGÉTICOS Este documento está preparado para impressão em frente e verso Rua Dom Cristóvão

Leia mais

Gestão de energia: 2009/2010

Gestão de energia: 2009/2010 Gestão de energia: 2009/2010 Aula # T10 Regulamentação de energia em edifícios - RSECE Prof. Miguel Águas miguel.aguas@ist.utl.pt Dr. Eng. João Parente Sistema de certificação energética SCE (Sistema Nacional

Leia mais

INSERÇÃO DE NOVAS FONTES RENOVÁVEIS NO PLANEJAMENTO ENERGÉTICO BRASILEIRO

INSERÇÃO DE NOVAS FONTES RENOVÁVEIS NO PLANEJAMENTO ENERGÉTICO BRASILEIRO INSERÇÃO DE NOVAS FONTES RENOVÁVEIS NO PLANEJAMENTO ENERGÉTICO BRASILEIRO Mecanismos de promoção das fontes renováveis RIO DE JANEIRO, 30/04/2014 COPPE/UFRJ 1 Mecanismos de promoção de renováveis TARIFA

Leia mais

Certificação Energética em Portugal. Keep Cool in Zero Energy Buildings. LNEG, Alfragide, 17 Maio 2010

Certificação Energética em Portugal. Keep Cool in Zero Energy Buildings. LNEG, Alfragide, 17 Maio 2010 Certificação Energética em Portugal Revisão da Directiva Europeia e futuras implicações na regulamentação energética Keep Cool in Zero Energy Buildings LNEG, Alfragide, 17 Maio 2010 Sistema de Certificação

Leia mais

MICRO REDES. 1. Introdução

MICRO REDES. 1. Introdução MICRO REDES 1. Introdução A qualidade de vida de vida do Homem está directamente relacionada com o seu consumo de energia. Com a crescente procura global por energia e a importância do impacto das políticas

Leia mais

Como ler a sua fatura da

Como ler a sua fatura da Identificação Nome do cliente e morada para onde é enviada a fatura. Data de emissão da fatura e período de faturação a que se refere, habitualmente é mensal, salvo contratualizações diferentes. Valor a

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO DA ELETRICIDADE RENOVÁVEL

CONTRIBUIÇÃO DA ELETRICIDADE RENOVÁVEL CONTRIBUIÇÃO DA ELETRICIDADE RENOVÁVEL PARA A DESCARBONIZAÇÃO DA ECONOMIA ANTÓNIO SÁ DA COSTA LISBOA, 17 DE MARÇO DE 2017 EVOLUÇÃO DO SETOR ELETROPRODUTOR PORTUGUÊS 2 EVOLUÇÃO DO MIX DE PRODUÇÃO ELÉTRICO

Leia mais

A GDFV no Brasil: passado, presente e futuro

A GDFV no Brasil: passado, presente e futuro A GDFV no Brasil: passado, presente e futuro Brasília, 12 de junho de 2018 CARLOS EDUARDO CABRAL CARVALHO Assessor da Diretoria da ANEEL ANEEL Missão Missão da ANEEL Planejamento Estratégico 2018-2021

Leia mais

Como ler a sua fatura da

Como ler a sua fatura da Fatura / Recibo Identificação do valor total a pagar pela eletricidade consumida, número e data da fatura (a utilizar caso exista alguma dúvida ou sejam necessários esclarecimentos adicionais) e data limite

Leia mais

A minigeração fotovoltaica é a produção, pelo próprio consumidor, de energia elétrica através da captação da radiação solar por um conjunto de

A minigeração fotovoltaica é a produção, pelo próprio consumidor, de energia elétrica através da captação da radiação solar por um conjunto de A minigeração fotovoltaica é a produção, pelo próprio consumidor, de energia elétrica através da captação da radiação solar por um conjunto de painéis solares fotovoltaicos. Essa energia pode então ser

Leia mais

Custos Padrão por Tecnologias aplicáveis: Sim, para a(s) tipologia(s) de intervenção previstas no Anexo II do Aviso: Envolvente opaca

Custos Padrão por Tecnologias aplicáveis: Sim, para a(s) tipologia(s) de intervenção previstas no Anexo II do Aviso: Envolvente opaca Anexo I (alterado a 14 de dezembro de 2017) Requisitos das medidas e Despesas Elegíveis em Eficiência Energética e Energias Renováveis, por tipologia de operação Requisitos das medidas Despesas Elegíveis

Leia mais

MANUAL DO SIMULADOR DE PREÇOS DE ENERGIA DA ERSE

MANUAL DO SIMULADOR DE PREÇOS DE ENERGIA DA ERSE MANUAL DO SIMULADOR DE PREÇOS DE ENERGIA DA ERSE Eletricidade Gás Natural Eletricidade e Gás Natural maio 2018 1 Ficha Técnica: Título: Manual de Simulador de preços de energia da ERSE Edição: ERSE- Entidade

Leia mais

Microprodução com Sistemas Fotovoltaicos e Eólicos Análise de Rentabilidade Económica e de Impactos no Sistema Eléctrico

Microprodução com Sistemas Fotovoltaicos e Eólicos Análise de Rentabilidade Económica e de Impactos no Sistema Eléctrico Microprodução com Sistemas Fotovoltaicos e Eólicos Análise de Rentabilidade Económica e de Impactos no Sistema Eléctrico André Agostinho 1, Humberto Jorge 1 1 Departamento de Engenharia Electrotécnica

Leia mais

VII Jornadas de Engenharia 27 de outubro

VII Jornadas de Engenharia 27 de outubro E A energia noolano setor da água VII Jornadas de Engenharia 27 de outubro Os objetivos da AdP Energias Os objetivos da AdP Energias Objetivos gerais Maximizar o aproveitamento energético dos ativos e

Leia mais

Soluções BES Ambiente e Energia Sustentável 2011 (Eficiência Energética; Microgeração e Minigeração) Apresentação a clientes

Soluções BES Ambiente e Energia Sustentável 2011 (Eficiência Energética; Microgeração e Minigeração) Apresentação a clientes Soluções BES Ambiente e Energia Sustentável 2011 (Eficiência Energética; Microgeração e Minigeração) Apresentação a clientes Gestão Marketing da Poupança de Empresas e Institucionais. 1. Enquadramento

Leia mais

Otimize suas operações com Soluções Inteligentes em Eficiência Energética. São Paulo, 28 de outubro de 2016

Otimize suas operações com Soluções Inteligentes em Eficiência Energética. São Paulo, 28 de outubro de 2016 Otimize suas operações com Soluções Inteligentes em Eficiência Energética São Paulo, 28 de outubro de 2016 Combinamos os recursos de nossa organização global com as oportunidades de um mundo novo, aberto

Leia mais

Composição dos Preços de Electricidade, incluindo os Custos de Interesse Económico Geral ESTRUTURA DOS PREÇOS DE ELECTRICIDADE FIXADOS PARA 2011

Composição dos Preços de Electricidade, incluindo os Custos de Interesse Económico Geral ESTRUTURA DOS PREÇOS DE ELECTRICIDADE FIXADOS PARA 2011 Composição dos Preços de Electricidade, incluindo os Custos de Interesse Económico Geral ESTRUTURA DOS PREÇOS DE ELECTRICIDADE FIXADOS PARA 2011 Índice 1. Componentes que Integram os Preços de Electricidade

Leia mais