Seminário Internacional em Foz debate acessibilidade Por Redação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Seminário Internacional em Foz debate acessibilidade Por Redação"

Transcrição

1 EDITORIA: Cidade DATA: 05/08/2013 VEÍCULO: Gazeta do Iguaçu PÁGINA: CM: 14,5 x 21,5 cm Seminário Internacional em Foz debate acessibilidade Por Redação Cerca de 400 pessoas, entre engenheiros devem acompanhar a programação até terça-feira (6) (Foto: Kiko Seirich) Promover o acesso a todos é o principal objetivo do 2º Seminário Internacional de Acessibilidade, que teve início ontem no Hotel Mabu em Foz do Iguaçu. A cerimônia de abertura teve a participação de diversas autoridades, incluindo o secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior, o prefeito Reni Pereira, presidente do Crea-PR, Joel Krüger, o presidente do Confea, José Tadeu da Silva e o deputado Federal, Sérgio de Oliveira.Para o presidente do Crea-PR, Joel Krüger, o seminário é resultado do constante trabalhado promovido pelo conselho, entre os profissionais da área. A gente tem trabalhado muito forte no Crea, procurando conscientizar a população do dia a dia da importância dos espaços, das calçadas, do prédio serem acessíveis. Esse seminário reflete toda uma ação do Crea que nós temos feito ao longo dos últimos anos, afirmou. (Tamara Soares) Leia mais na edição impressa

2 EDITORIA: Notícias DATA: 05/08/2013 VEÍCULO: Tarobá FM PÁGINA: 2o_seminario_internacional_de_acessibilidade CM: 20 x 18,5 cm Foz do Iguaçu promove 2º Seminário Internacional de Acessibilidade Promover o acesso a todos é o principal objetivo do 2º Seminário Internacional de Acessibilidade, que teve início ontem em Foz do Iguaçu. Para o presidente do Crea-PR, Joel Krüger, o seminário é resultado do constante trabalho promovido pelo conselho, entre os profissionais da área os quais procuram conscientizar a população da importância dos espaços, das calçadas, de prédios serem acessíveis.

3 EDITORIA: Notícias DATA: 05/08/2013 TEMPO: VEÍCULO: Rádio CBN Foz PÁGINA: Segunda, 05 Agosto :53 Organizador fala sobre a programação do Seminário Internacional de Acessibilidade Por Bruno Zanette Para: CBN Foz Começou neste domingo (4) no Hotel Mabu em Foz do Iguaçu e vai até terça-feira (6) o II Seminário Internacional de Acessibilidade.

4 Durante o evento, uma oficia de vivência em acessibilidade (na terça-feira, às 10h10), conduzida pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência em conjunto com o CREA-PR, terá o intuito de mostrar aos participantes do seminário as dificuldades vivenciadas cotidianamente por Pessoas com Deficiência (PcD), a partir da utilização de vendas nos olhos, bengalas, cadeiras de rodas. A proposta é sensibilizar estes profissionais e a sociedade em geral sobre a importância de incluir em obras e serviços os dispositivos de acessibilidade. O seminário terá palestras sobre conceitos e inovações tecnológicas existentes e possíveis de serem implantadas, ministrada pelo conselheiro do CREA-PR e Coordenador da Comissão de Acessibilidade do CREA-PR, engenheiro Sérgio Yamawaki; a apresentação do projeto que utiliza a cartografia para auxílio a PcD com a utilização de aplicativos em celulares, pela Associação Brasileira dos Engenheiros Cartógrafos; além de oficinas com temas como Mobilidade Urbana para PcD, arborização, calçadas e sistemas de trânsito, entre outros.

5 EDITORIA: Notícias DATA: 05/08/2013 TEMPO: VEÍCULO: Rádio CBN Foz PÁGINA: Seminário sobre acessibilidade teve início neste domingo em Foz do Iguaçu Por Guilherme Wojciechowski Para: CBN Foz Teve início na noite deste domingo (04), em Foz do Iguaçu, o II Seminário Internacional de Acessibilidade, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea- PR) no Paraná. O evento acontece no Hotel Mabu e segue até terça-feira (06).

6 A cerimônia de abertura foi prestigiada por autoridades como o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior. A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, estava cotada para comparecer ao evento, porém, mudanças na agenda impediram sua participação na solenidade. Em entrevista à reportagem CBN, o prefeito Reni Pereira revelou que a administração municipal fará o lançamento, nesta semana, de um programa para adaptar os prédios públicos do município às regras de acessibilidade. Ratinho Jr, por sua vez, destacou o lançamento do programa estadual que visa a construção ou adaptação das calçadas existentes nos 399 municípios paranaenses.

7 EDITORIA: Notícias DATA: 02/08/2013 VEÍCULO: Paraná Cidade PÁGINA: &tit=Ratinho-Junior-participa-do-II-Seminario-Internacional-da- Acessibilidade-em-Foz CM: 12 x 21 cm Notícias RATINHO JUNIOR PARTICIPA DO II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA ACESSIBILIDADE, EM FOZ O secreário de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Ratinho Junior, confirmou presença para a abertura do II Seminário Internacional de Acessibilidade. Ele representará o governador Beto Richa no evento que terá inicio às 19 horas deste domingo, 04, no Mabu Thermas e Resort, em Foz do Iguaçu. O seminário, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), tem como foco a tecnologia e as novas formas de inclusão. Faço questão de participar porque apoio as mesmas causas. A acessibilidade prioriza as pessoas, a segurança, a vida e não os carros, enfatiza Ratinho. Na programação do evento há destaque para a palestra ministrada pelo desembargador federal do Trabalho, Ricardo Tadeu da Fonseca, sobre Lei de cotas para as pessoas com deficiência (PcD). O evento é patrocinado pela Itaipu Binacional, COPEL, com o apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu, da Associação dos Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros de Foz do Iguaçu (Aefi) e do Fórum Paranaense de Acessibilidade coordenado pelo engenheiro civil Antônio Borges dos Reis.

8 EDITORIA: Eventos DATA: VEÍCULO: IAB-PR PÁGINA: content&view=article&id=106:seminario-internacional-deacessibilidade&catid=38:eventos&itemid=57 CM: 39 x 23,5 cm Seminário Internacional de Acessibilidade Seminário Internacional de Acessibilidade em Foz do Iguaçú dias 3 e 4 de agosto INSCRIÇÕES GRATUITAS Clique aqui e faça sua inscrição: Programação do Seminário Internacional de Acessibilidade 08:00 Credenciamento 09:00 Abertura DIA 03/AGO - 4ª. feira PAINEL 1 - Políticas Públicas 09:30 às 10:10 Políticas Públicas do Governo Federal para as Pessoas com Deficiência - Secretaria Nacional de Promoção da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República 10:10 às 10:45 Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência - Uma Experiência a Ser Multiplicada - Adm. Irajá de Brito Vaz - Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência da Prefeitura Municipal de Curitiba 10:45 às 11:15 Contribuição de um Conselho Profissional para a Causa da Acessibilidade - Case do CREA-PR - Eng. Agr. Álvaro José Cabrini Junior - Presidente do CREA-PR 11:15 às 12:00 DEBATE COM OS PALESTRANTES Moderador: 12:00 às 14:00 ALMOÇO LIVRE PAINEL 2 - Aspectos Gerais 14:00 às 14:15 Apresentação Artística

9 14:15 às 14:50 Desenho Universal: Realidade na Urbe - Arq. Silvana Cambiaghi - Comissão da Pessoa com Deficiência da Prefeitura Municipal de São Paulo 14:50 às 15:25 Acessibilidade em Moradias Populares - Case da CDHU - Arq. Irene Rizzo - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo 15:25 às 16:00 Desenho Inclusivo: Urbanismo, Turismo e Lazer - Arq. Verônica Camisão Costa - Presidente da International Commission on Technology and Accessibility da América Latina, da Rehabilitation International 15:50 às 16:00 Mobilidade Urbana - Arq. Verônica Camisão - RJ - Consultora para Acessibilidade do Banco Mundial, Vice-Presidente do International Commission on Technology and Accessibility da América Latina, da Rehabilitation International - 16:00 às 16:20 Coffe Break 16:20 às 17:00 A Arborização de Ruas e a Acessibilidade Pública - Eng. Florestal Daniela Biondi - Professora da Universidade Federal do Paraná 17:10h às 18:00 DEBATE COM OS PALESTRANTES Moderador: DIA 04/AGO - 5ª. feira PAINEL 3 - Acessibilidade em Locais e Edificações de Interesse Turístico 08:45 às 09:25 Acessibilidade em Foz do Iguaçu - Eng. Civil Pricila Bevervanço Mantovani - Chefe da Divisão de Operações do FOZTRANS - Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu 09:25 às 10:00 Socorro - Referência Nacional em Acessibilidade no Turismo - Economista Carlos Tavares - Secretário Municipal de Turismo e Cultura da Prefeitura Municipal de Socorro - SP 10:00 às 10:35 Acessibilidade no Parque Nacional Iguazú - Argentina - Sr. Daniel Alberto Crosta - Intendente do Parque Nacional Iguazú 10:35 às 11:10 Acessibilidade em Museus para Pessoas com Deficiência - Licenciada em Educação Artística Viviane Sarraf - Fundação Dorina Nowill para Cegos e Empresa Museus Acessíveis - SP 11:10 às 12:00 DEBATE COM OS PALESTRANTES Moderador: 12:00 às 14:00 ALMOÇO LIVRE PAINEL 4 - Ações e Certificação em Acessibilidade 14:00 às 14:15 Apresentação Artística 14:15 às 14:50 "A importância das Normas - Cases de sucessos e fracassos com Plataformas e Elevadores" - Eng.Mecânico Sérgio Yassuo Yamawaki - Membro do comitê da ABNT para a elaboração das normas nacionais de elevadores e plataformas elevatórias 14:50 às 15:25 Case - Hotel Certificado pelo Instituto Pestalozzi - Sr. Roger Bacchi - Diretor de Acessibilidade da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis 15:25 às 16:00 Certificação de Acessibilidade - A Experiência da Cidade de São Paulo - Eng. Civil Oswaldo Rafael Fantini - Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Cidade de São Paulo 16:00 às 16:20 Coffee Break 16:20 às 17:00 Certificación em Accesibilidad - Experiencia em Uruguay - Arq. Teresita Amarillo - Secretaria Técnica del Comité de Normalización de UNIT - Instituto Uruguayo de Normas Tecnicas 17:00 às 18:00 DEBATE COM OS PALESTRANTES Moderador: 18:00 Cerimônia de Encerramento

10 EDITORIA: Cidades DATA: 04/08/2013 VEÍCULO: O Paraná PÁGINA: CM: 43,5 x 18,5 cm Seminário internacional mostra desafios da inclusão Oficina vai indicar aos participantes de evento as dificuldades vivenciadas cotidianamente por pesso 04/08/ :00 atualizado em: 05/08/ :21 A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, representará a presidente Dilma Rousseff na abertura do 2º Seminário Internacional de Acessibilidade, neste domingo, às 19h, no Mabu Thermas e Resort, em Foz do Iguaçu. Promovido pelo Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) até terça-feira, o evento terá abertura acompanhada também pelo prefeito municipal Reni Pereira, pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Carlos Roberto Massa Junior, pelo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, engenheiro civil José Tadeu da Silva, entre outras autoridades, recepcionadas pelo presidente do Crea-PR, engenheiro civil Joel Krüger. Na programação, destaque para as palestras ministradas pelo desembargador federal do Trabalho, Ricardo Tadeu da Fonseca, sobre Lei de Cotas para as Pessoas com Deficiência, pela líder nacional do movimento Mundo Azul, Berenice Piana, sobre os Direitos às Pessoas com Autismo, pelo juiz federal Roberto Wanderley Nogueira, sobre a Convenção da ONU para as Pessoas com Deficiência e pelo médico geneticista Rui Pilotto, abordando a questão da Acessibilidade para Idosos. Oficina promove vivência em acessibilidade Durante o evento, uma oficina de vivência em acessibilidade (na terça-feira, às 10h10), conduzida pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência em conjunto com o Crea-PR, terá o intuito de mostrar aos participantes do seminário as dificuldades vivenciadas cotidianamente por pessoas com deficiência, a partir da utilização de vendas nos olhos, bengalas, cadeiras de rodas. A proposta é sensibilizar esses profissionais e a sociedade em geral sobre a importância de incluir em obras e serviços os dispositivos de acessibilidade.

11 O seminário terá palestras sobre conceitos e inovações tecnológicas existentes e possíveis de serem implantadas, ministrada pelo conselheiro do Crea-PR e coordenador da Comissão de Acessibilidade do Crea-PR, engenheiro Sérgio Yamawaki; a apresentação do projeto que utiliza a cartografia para auxílio a PcD com a utilização de aplicativos em celulares, pela Associação Brasileira dos Engenheiros Cartógrafos; além de oficinas com temas como Mobilidade Urbana para PcD, arborização, calçadas e sistemas de trânsito, entre outros. O 2º Seminário Internacional de Acessibilidade conta com o patrocínio da Itaipu Binacional e Mútua de Assistência dos Profissionais do Creas e conta com apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Associação dos Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros de Foz do Iguaçu. O presidente do Crea-PR, Joel Krüger, será uma das autoridades presentes no seminário internacional em Foz

12 EDITORIA: Cidades DATA: 04/08/2013 VEÍCULO: PSC Paraná PÁGINA: CM: 25,5 x 13 cm RATINHO JUNIOR PARTICIPA DO II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA ACESSIBILIDADE, EM FOZ Atenção, carinho e preocupação antigos (Em Curitiba) O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Ratinho Junior, confirmou presença para a abertura do II Seminário Internacional de Acessibilidade. Ele representará o governador Beto Richa no evento que terá inicio às 19 horas deste domingo, 04, no Mabu Thermas e Resort, em Foz do Iguaçu. O seminário, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), tem como foco a tecnologia e as novas formas de inclusão. Faço questão de participar porque apoio as mesmas causas. A acessibilidade prioriza as pessoas, a segurança, a vida e não os carros, enfatiza Ratinho. Na programação do evento há destaque para a palestra ministrada pelo desembargador federal do Trabalho, Ricardo Tadeu da Fonseca, sobre Lei de cotas para as pessoas com deficiência (PcD). O evento é patrocinado pela Itaipu Binacional, COPEL, com o apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu, da Associação dos Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros de Foz do Iguaçu (Aefi) e do Fórum Paranaense de Acessibilidade coordenado pelo engenheiro civil Antonio Borges dos Reis. Da Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná SEDU/Paranacidade e Concidades

13 EDITORIA: Notícias DATA: 02/08/2013 VEÍCULO: Secretaria do Desenvolvimento Humano PÁGINA: modules/noticias/article.php?storyid=627 CM: 13,5 x 21 cm Notícias 02/08/2013 Ratinho Junior participa do II Seminário Internacional da Acessibilidade, em Foz O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Ratinho Junior, confirmou presença para a abertura do II Seminário Internacional de Acessibilidade. Ele representará o governador Beto Richa no evento que terá inicio às 19 horas deste domingo, 04, no Mabu Thermas e Resort, em Foz do Iguaçu. O seminário, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), tem como foco a tecnologia e as novas formas de inclusão. Faço questão de participar porque apoio as mesmas causas. A acessibilidade prioriza as pessoas, a segurança, a vida e não os carros, enfatiza Ratinho. Na programação do evento há destaque para a palestra ministrada pelo desembargador fedral do Trabalho, Ricardo Tadeu da Fonseca, sobre Lei de cotas para as pessoas com deficiência (PcD). O evento é patrocinado pela Itaipu Binacional, COPEL, com o apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu, da Associação dos Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros de Foz do Iguaçu (Aefi) e do Fórum Paranaense de Acessibilidade coordenado pelo engenheiro civil Antônio Borges dos Reis.

14 EDITORIA: Cidade DATA: 05/08/2013 VEÍCULO: Rádio Cultura Foz PÁGINA: :seminario-internacional-de-acessibilidade-e-aberto-em-foz CM: 16 x 17 cm Seminário Internacional de Acessibilidade é aberto em Foz Foi aberto na noite de domingo (4), no hotel Mabu, em Foz do Iguaçu, o 2 Seminário Internacional de Acessibilidade. O seminário, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), tem como foco a tecnologia e as novas formas de inclusão.participaram da abertura o secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior, o prefeito Reni Pereira, presidente do Crea-PR, Joel Krüger, o presidente do Confea, José Tadeu da Silva e o deputado Federal, Sérgio de Oliveira. A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que deveria participar do evento representando a presidente Dilma Rousseff, cancelou a agenda. Faço questão de participar porque apoio as mesmas causas. A acessibilidade prioriza as pessoas, a segurança, a vida e não os carros, disse Ratinho.O evento é patrocinado pela Itaipu Binacional, COPEL, com o apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu, da Associação dos Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros de Foz do Iguaçu (Aefi) e do Fórum Paranaense de Acessibilidade coordenado pelo engenheiro civil Antônio Borges dos Reis. O Seminário debate neste início de semana, as boas práticas na área da acessibilidade no país. Ainda serão apresentados os problemas enfrentados diariamente pelos portadores de necessidade.

15 EDITORIA: Cidade DATA: 30/07/2013 VEÍCULO: O Paraná PÁGINA: CM: 26,5 x 18,5 cm Acessibilidade motiva seminário internacional Evento acontecerá de 4 a 6 de agosto, com foco na tecnologia e em novas formas de inclusão Tema bastante debatido na sociedade, a acessibilidade motivou a realização de um seminário internacional em Foz do Iguaçu. Organizado pelo Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), o evento chega à sua segunda edição e ocorre de 4 a 6 de agosto, no Mabu Thermas e Resort. Segundo o presidente do Crea-PR, engenheiro civil Joel Krüger, o seminário é uma oportunidade para os profissionais do Sistema Confea/Crea conhecerem as últimas tecnologias do setor e debater novas formas de inclusão. Atualmente a legislação brasileira estabelece uma série de normas de acessibilidade, que não se limitam a construir rampas de acesso para cadeiras de rodas ou banheiros adaptados. Nosso objetivo é conscientizar todos os envolvidos da importância da acessibilidade no cotidiano dos cidadãos. Permitir que pessoas com deficiência ou com restrição de mobilidade possam ter acesso ao uso de produtos, serviços ou acesso à informação com a mesma facilidade de qualquer outra pessoa, ressalta Krüger. Na programação do evento, destaque para as palestras a serem ministradas pelo desembargador federal do Trabalho, Ricardo Tadeu da Fonseca, sobre Lei de Cotas para as Pessoas com Deficiência, pela líder nacional do movimento Mundo Azul, Berenice Piana, sobre os Direitos às Pessoas com Autismo, pelo juiz federal Roberto Wanderley Nogueira, sobre a Convenção da ONU para as Pessoas com Deficiência e pelo médico geneticista Rui Pilotto, abordando a questão da Acessibilidade para Idosos. Oficina promove vivência

16 Durante o evento, uma oficina de vivência em acessibilidade, conduzida pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência em conjunto com o Crea-PR, terá o intuito de mostrar aos participantes do seminário as dificuldades vivenciadas cotidianamente por pessoas com deficiência, a partir da utilização de vendas nos olhos, bengalas, cadeiras de rodas. A proposta é sensibilizar estes profissionais e a sociedade em geral sobre a importância de incluir em obras e serviços os dispositivos de acessibilidade. O 2 Seminário Internacional de Acessibilidade conta com o patrocínio da Itaipu Binacional e Mútua de Assistência dos Profissionais do Creas e conta com apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Associação dos Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros de Foz do Iguaçu).

17 EDITORIA: Evento de Destaque DATA: VEÍCULO: Revista Vida Interessante PÁGINA: CM: 29,5 x 17,5 cm EVENTO DE DESTAQUE Prefeito estará na abertura do 2 Seminário Internacional de Acessibilidade com ministra e governador Técnicos da Prefeitura de Foz do Iguaçu vão participar do II Seminário Internacional de Acessibilidade que começa neste domingo (4) e segue até terça feira (6), o evento acontece no Mabu Thermas e Resort. O evento é uma oportunidade para os profissionais do Sistema Confea/CREA conhecer as últimas tecnologias no assunto e debater novas formas de inclusão. São esperados para o evento, o presidente do CREA-PR, Eng. Civil Joel Krüger; a Ministra Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; o Prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira; Presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek; Secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior e o Governandor, Beto Richa. Projeto Calçadas Segundo a engenheira de Tráfego do Foztrans, Pricila Mantovani, Foz desenvolve o Projeto Calçadas, inclusive com criação de lei de padronização e confecção de calçadas. A prefeitura por meio do Foztrans trabalha supervisionando e orientando os usuários. Bem como a Secretaria de Fazenda, que faz a fiscalização.

18 A lei visa num prazo máximo de seis anos padronizar todo o passeio público da cidade, calculado hoje, segundo estudos da Secretaria de Planejamento, em mil quilômetros de vias, que tendo seis metros de calçadas, três de cada lado, resultam em seis milhões de metros quadrados, em todo o calçamento previsto na cidade. A busca por uma padronização de calçadas num modelo versátil e moderno foi baseada em 30 itens (entre eles largura, segurança, tipo de piso) adotados pelo Canadá, país norte-americano conhecido pelo desenvolvimento econômico e respeito às normas de proteção ao cidadão, principalmente ao pedestre.

19 EDITORIA: Notícias DATA: 01/08/2013 VEÍCULO: Blog Boca Maldita PÁGINA: CM: 29 x 16,5 cm II Seminário Internacional de Acessibilidade do CREA-PR será de 4 a 6 em Foz 1 de agosto de 2013 A segunda edição do Seminário Internacional de Acessibilidade, promovida pelo Conselho Regional de Engenharia do Paraná (CREA-PR), será de 4 a 6 de agosto em Foz do Iguaçu. O evento, no Hotel Mabu Thermas e Resort, busca incentivar a discussão sobre as necessidades e as condições existentes sobre esta questão. A intenção é garantir o apoio e a mútua cooperação de instituições preocupadas com a acessibilidade e promover uma amplo debate sobre a temática. A programação do seminário inclui debates de assuntos como legislação e saúde, acessibilidade e mobilidade urbana e obtenção de recursos. O evento terá presença de autoridades e profissionais regidos pelo sistema CONFEA/CREA. A acessibilidade está prevista na Constituição Federal Brasileira, de 1988, no artigo 5, inciso XV, como forma de facilitar a aproximação das pessoas em locais com determinado objetivo, ou seja, o direito de ir e vir de qualquer cidadão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (1993), a deficiência não é doença, é sim consequência de uma doença ou acidente.

20 Na maioria dos países, pelo menos uma de cada 10 pessoas têm um impedimento físico, mental ou sensorial e pelo menos 25% da população geral é adversamente atingida pela presença das deficiências. Considera-se PcD (Pessoa com Deficiência) aquela que apresenta, em caráter permanente ou provisório, perdas ou anomalias de sua estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, que geram incapacidade para o desempenho de atividades, dentro do padrão considerado normal para o ser humano. Uma grande empresa americana, a E. I. Dupont de Nemours & Co., conduziu um estudo durante 8 meses sobre seus empregados com deficiência. Principais conclusões: Seguro: Não houve aumento no custo dos prêmios. Adaptação física: Muitas pessoas com deficiência não necessitam que o trabalho lhes seja adaptado. Segurança: 96% dos trabalhadores com deficiência obtiveram classificação média ou acima da média tanto no trabalho como fora dele; mais de 50% deles classificaram-se acima da média. Privilégios especiais: O trabalhador com deficiência deseja ser tratado como um empregado comum. Desempenho profissional: 91% obtiveram classificação média ou acima da média. Assiduidade: 85% obtiveram classificação média ou acima da média. Fonte: National Resource Directory, Newton: NSCIA, 1985, págs

21 EDITORIA: Colunistas DATA: 04/08/2013 VEÍCULO: Gazeta do Povo PÁGINA: &tit=Acessibilidade-e-para-todos PERIODICIDADE: semanal CM: 37,5 x 20 cm Acessibilidade é para todos O 2. Seminário Internacional de Acessibilidade, que o Conselho Regional de Engenharia do Paraná promove no Mabu Thermas Resort, em Foz do Iguaçu, de hoje até a terçafeira, tem uma programação extensa. O evento vai tratar de temas como as inovações tecnológicas existentes, legislação e obtenção de recursos para implementação de projetos, entre outros. A legislação brasileira estabelece uma série de normas que vão além da construção de rampas de acesso ou banheiros adaptados: a norma técnica NBR 9050/04, define acessibilidade como a possibilidade e a condição de alcance, percepção e entendimento para o uso com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário e equipamento urbano. Para disseminar informações sobre o tema, o CREA- PR criou um Fórum de Acessibilidade, programas permanentes internos e também o seminário, que acontece a cada dois anos. O engenheiro Antônio Borges dos Reis, coordenador do Fórum do CREA-PR, conversou com a coluna sobre o assunto.

22 As normas de acessibilidade se aplicam somente a construções novas? Em obras novas a acessibilidade é obrigatória. O profissional que assina a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) da construção se compromete a seguir a legislação. Em reformas temos a questão da adaptação, e nesse aspecto a tecnologia ajuda bastante. Há novos produtos, como elevadores externos acopláveis e outros equipamentos que levam acessibilidade às edificações. Em Antonina, cidade que vai receber recursos para restauração e preservação do patrimônio histórico, fizemos um trabalho pelo Fórum com o município, para conscientizar que nas reformas a acessibilidade pode ser contemplada. Há mais conscientização sobre o tema? Estamos avançando desde 2004, mas ainda falta muito. Os prefeitos com quem conversamos frequentemente pelo Fórum têm demonstrado muita receptividade em agir para tornar as cidades cada vez mais acessíveis, com mais mobilidade, calçadas seguras e equipamentos urbanos adequados. Costumo dizer que acessibilidade não é voltada somente para pessoas com deficiência: é para todos os cidadãos. E entre os engenheiros? Falta avançar na formação dos profissionais. Muitas faculdades de Engenharia ainda não abordam o assunto da acessibilidade.

23 VEÍCULO: Gazeta do Povo EDITORIA: Colunistas PÁGINA: 05 DATA: 04/08/2013 PERIODICIDADE: semanal CM: 19,5 x 20 cm

24 EDITORIA: Jornal da Massa DATA: 05/08/2013 TEMPO: VEÍCULO: Rede Massa PÁGINA:

25 EDITORIA: Inclusão DATA: 06/08/2013 TEMPO: VEÍCULO: RIC Mais PÁGINA: Inclusão Foz do Iguaçu sedia Seminário Internacional de Assessibilidade 6 de agosto de 2013 Você está em: Vídeos > BG Oeste > Foz do Iguaçu sedia Seminário Internacional de Assessibilidade

26

27 EDITORIA: Notícias DATA: 06/08/2013 VEÍCULO: H2 Foz PÁGINA: CM: 11,5 x 16,5 cm CREA-PR promove vivência em acessibilidade com participantes de seminário Nesta terça-feira (6), às 10h, profissionais participantes do 2 Seminário Internacional de Acessibilidade, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) de domingo a terça-feira em Foz do Iguaçu, no Mabu Thermas e Resort, participarão de uma vivência em acessibilidade. Conduzida pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência em conjunto com o CREA-PR, a experiência tem o intuito de mostrar aos profissionais as dificuldades vivenciadas cotidianamente por Pessoas com Deficiência (PcD), a partir da utilização de vendas nos olhos, bengalas, cadeiras de rodas. A proposta é sensibilizar estes profissionais e a sociedade em geral sobre a importância de incluir em obras e serviços os dispositivos de acessibilidade.

28 EDITORIA: Notícias DATA: 06/08/2013 VEÍCULO: Prefeitura de Curitiba PÁGINA: CM: 10 x 17,5 cm Pessoa com deficiência Secretária debate acessibilidade em seminário realizado em Foz do Iguaçu 06/08/ :43:00 A secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdocimo, representa a Prefeitura de Curitiba no 2 Seminário Internacional de Acessibilidade do CREA-PR, que está sendo realizado em Foz do Iguaçu. Ela participou da mesa de abertura do evento, no domingo (04), e nesta terça (06) fala aos participantes sobre o tema superação, em uma mesa de debates que ainda discute inclusão no ambiente de trabalho. Durante o seminário, iniciado no domingo (04), foi realizada oficina de Vivência em Acessibilidade, conduzida pelas técnicas Francielle Henrique Lucena, Denise Maria Amaral de Oliveira Moraes e Sara Beatriz Minuzzo, da Secretaria da Pessoa com Deficiência. O 2 Seminário Internacional de Acessibilidade tem como objetivo fomentar a discussão sobre as necessidades e as condições existentes na sociedade, buscando o apoio e a cooperação de instituições preocupadas com o tema. Debateu assuntos como legislação e saúde, acessibilidade e mobilidade urbana e obtenção de recursos.

29 EDITORIA: Cidades DATA: 06/08/2013 VEÍCULO: O Paraná PÁGINA: CM: 22,5 x 18 cm Cidades Seminário de Acessibilidade termina hoje em Foz do Iguaçu 06/08/ :00 atualizado em: 07/08/ :58 Depois de três dias, Foz do Iguaçu encerra nesta terça-feira o 2ª Seminário Internacional de Acessibilidade, promovido pelo Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) do Paraná. A programação reserva hoje os temas Superação e Acessibilidade Urbana Calçadas e Arborização. Na programação de ontem, destaque para o painel Legislação, Saúde e Lazer, com a participação da gerente do Departamento de Fiscalização do Crea-PR, Vanessa Moura, sobre o tema Fiscalização Integrada de Acessibilidade. Em sua fala, Vanessa explanou as ações de fiscalização de acessibilidade realizadas neste ano em todas as regionais do Conselho, principalmente com foco nas calçadas (em abril) e nos hospitais (em junho). Também apresentou a equipe de fiscais responsável pela fiscalização especializada de acessibilidade. São essas pessoas que possuem conhecimento empírico e prático e atuam como vetores da conscientização junto aos profissionais do Conselho e à sociedade, reforçando a importância do atendimento às normas de acessibilidade, disse. O desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca falou em seguida sobre a Lei de Cotas e as Tentativas de sua Flexibilização, apresentando o atual cenário nacional da acessibilidade e o tratamento às PcD (pessoas com deficiência) no Brasil. Hoje temos 45 milhões de pessoas com deficiência no País, uma questão que afeta direta e indiretamente no mínimo cem milhões de brasileiros, falou. O direito de ir e vir é básico. Se antes as PcD eram vistas como pessoas com defeitos definidos clinicamente e que mereciam tratamento de caráter benemerente, hoje este panorama mudou e a deficiência é definida de forma distinta, a partir da adoção de um conceito político sobre o tema. O 2º Seminário Internacional de Acessibilidade ocorre no Mabu Thermas e Resort, em Foz do Iguaçu, e tem o patrocínio da Itaipu Binacional, Copel e Mútua de Assistência dos Profissionais do Creas e o apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Associação dos Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros de Foz do Iguaçu.

30 EDITORIA: Cotidiano DATA: 05/08/2013 VEÍCULO: Catve.tv PÁGINA: TEMPO: / 35 x 18,5 cm Acessibilidade é tema de seminário em Foz Para especialistas, o direito de ir e vir é para toda a comunidade Acessibilidade - este é o tema do seminário que acontece em Foz do Iguaçu até o dia 6 do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná. Quando se fala de acessibilidade já vem no pensamento das pessoas o direito de ir e vir do deficiente físico. Mas o conselho quer debater a importância deste assunto para toda a sociedade. "As pessoas pensam que acessibilidade é para o deficiente, mas não. Também é para crianças, para idosos e grávidas; ou seja, toda a sociedade precisa de lugares bons", comentou Joel Krüger, presidente CREA/PR. A Legislação Brasileira é apontada pelos especialistas como um das melhores na questão de acessibilidade. O que falta é ela ser coloca em prática e de maneira correta. "Temos que cobrar investimentos nesta questão da acessibilidade dos vereadores, dos prefeitos e

31 demais autoridades, porque senão o debate vira demagogia", comentou Antônio Borges dos Reis, assessor de acessibilidade do CREA/PR. Não tem como discutir a acessibilidade, sem envolver o poder público. "Estamos trabalhando com as prefeituras e com os vereadores, principalmente na questão das calçadas. Não poderia continuar como estava", ressaltou Carlos Roberto Massa Junior, secretário estadual de desenvolvimento urbano. Em Foz, diversas calçadas são adaptadas para os deficientes físicos, mas a área é de responsabilidade do morador e muitas calçadas são feitas de maneira inadequada. No entanto, a prefeitura tem o projeto de corrigir os erros e assumir as áreas em que o morador não tem condições financeiras para a reforma. Mas os problemas com a falta de acessibilidade não terminam com as correções das calçadas. Os prédios públicos, a maioria antigos, não são preparados. A Fundação Cultural, por exemplo, para chegar ao segundo andar, onde acontecem as exposições, somente consegue chegar quem pode subir a escada. O município pretende mudar esta realidade. "Já estamos negociando para que a reforma destes prédios sejam feitas. Vamos começar dando o exemplo em casa", garantiu Reni Pereira, prefeito de Foz. José Leite não enxerga, é cadeirante e conselheiro estadual de acessibilidade. Ele alerta para o que ainda precisa ser feito. "Eu sempre digo o poder público precisa fazer o que está escrito nas leis, e que ainda não fizeram", disse.

32 EDITORIA: Colunistas DATA: 01/08/2013 VEÍCULO: Portal Iguaçu PÁGINA: CM: 38,5 x 14,5 cm Gleisi Hoffmann abre Seminário Internacional de Acessibilidade em Foz neste domingo (4) A ministra-chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann representará a presidente Dilma Rousseff na abertura do 2 Seminário Internacional de Acessibilidade, neste domingo (04), às 19h, no Mabu Thermas e Resort, em Foz do Iguaçu. Promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) até terça-feira (06), o evento terá abertura acompanhada também pelo prefeito municipal Reni Pereira, pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Carlos Roberto Massa Junior (representando o governador Beto Richa), pelo presidente do Conselho Federal

33 de Engenharia e Agronomia (CONFEA), engenheiro civil José Tadeu da Silva, entre outras autoridades, recepcionadas pelo presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger. Na programação, destaque para as palestras ministradas pelo desembargador federal do Trabalho, Ricardo Tadeu da Fonseca, sobre Lei de Cotas para as Pessoas com Deficiência (PcD), pela líder nacional do movimento Mundo Azul, Berenice Piana, sobre os Direitos às Pessoas com Autismo, pelo juiz federal Roberto Wanderley Nogueira, sobre a Convenção da ONU para as Pessoas com Deficiência e pelo médico geneticista Rui Pilotto, abordando a questão da Acessibilidade para Idosos. Oficina promove vivência em acessibilidade Durante o evento, uma oficia de vivência em acessibilidade (na terça-feira, às 10h10), conduzida pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência em conjunto com o CREA-PR, terá o intuito de mostrar aos participantes do seminário as dificuldades vivenciadas cotidianamente por Pessoas com Deficiência (PcD), a partir da utilização de vendas nos olhos, bengalas, cadeiras de rodas. A proposta é sensibilizar estes profissionais e a sociedade em geral sobre a importância de incluir em obras e serviços os dispositivos de acessibilidade. O seminário terá palestras sobre conceitos e inovações tecnológicas existentes e possíveis de serem implantadas, ministrada pelo conselheiro do CREA-PR e Coordenador da Comissão de Acessibilidade do CREA-PR, engenheiro Sérgio Yamawaki; a apresentação do projeto que utiliza a cartografia para auxílio a PcD com a utilização de aplicativos em celulares, pela Associação Brasileira dos Engenheiros Cartógrafos; além de oficinas com temas como Mobilidade Urbana para PcD, arborização, calçadas e sistemas de trânsito, entre outros. O 2 Seminário Internacional de Acessibilidade conta com o patrocínio da Itaipu Binacional e Mútua de Assistência dos Profissionais do CREAs e conta com apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Associação dos Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros de Foz do Iguaçu (Aefi). (CREA-PR)

34 EDITORIA: Notícias DATA: 31/07/2013 VEÍCULO: Click Foz PÁGINA: CM: 31,5 x 19,5 cm Gleisi Hoffmann participa do 2 Seminário Internacional de Acessibilidade em Foz do Iguaçu Evento promovido pelo CREA-PR tem como foco a tecnologia e novas formas de inclusão A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, representará a presidente Dilma Rousseff na abertura do 2 Seminário Internacional de Acessibilidade, neste domingo (4), às 19h, no Mabu Thermas e Resort, em Foz do Iguaçu. Promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) até terça-feira (6), o evento terá abertura acompanhada também pelo prefeito Reni Pereira (PSB), pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Carlos Roberto Massa Junior (representando o governador Beto Richa), pelo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), engenheiro civil José Tadeu da Silva, entre outras autoridades, recepcionadas pelo presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger.

35 Na programação, destaque para as palestras ministradas pelo desembargador federal do Trabalho, Ricardo Tadeu da Fonseca, sobre Lei de Cotas para as Pessoas com Deficiência (PcD), pela líder nacional do movimento Mundo Azul, Berenice Piana, sobre os Direitos às Pessoas com Autismo, pelo juiz federal Roberto Wanderley Nogueira, sobre a Convenção da ONU para as Pessoas com Deficiência e pelo médico geneticista Rui Pilotto, abordando a questão da Acessibilidade para Idosos. Durante o evento, uma oficia de vivência em acessibilidade (na terça-feira, às 10h10), conduzida pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência em conjunto com o CREA-PR, terá o intuito de mostrar aos participantes do seminário as dificuldades vivenciadas cotidianamente por Pessoas com Deficiência (PcD), a partir da utilização de vendas nos olhos, bengalas, cadeiras de rodas. A proposta é sensibilizar estes profissionais e a sociedade em geral sobre a importância de incluir em obras e serviços os dispositivos de acessibilidade. O seminário terá palestras sobre conceitos e inovações tecnológicas existentes e possíveis de serem implantadas, ministrada pelo conselheiro do CREA-PR e Coordenador da Comissão de Acessibilidade do CREA-PR, engenheiro Sérgio Yamawaki; a apresentação do projeto que utiliza a cartografia para auxílio a PcD com a utilização de aplicativos em celulares, pela Associação Brasileira dos Engenheiros Cartógrafos; além de oficinas com temas como Mobilidade Urbana para PcD, arborização, calçadas e sistemas de trânsito, entre outros.

36 EDITORIA: Política DATA: 01/08/2013 VEÍCULO: A Gazeta do Iguaçu PÁGINA: 2%C2%B0-seminario-internacional-de-acessibilidade-em-foz-doiguacu/ CM: 10 x 21,5 cm Gleisi Hoffmann abre 2 Seminário Internacional de Acessibilidade em Foz do Iguaçu Por Redação A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, representará a presidente Dilma Rousseff na abertura do 2? Seminário Internacional de Acessibilidade, neste domingo (4), às 19h, no Mabu Thermas e Resort, em Foz do Iguaçu. Promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) o evento prossegue até terça-feira (6).Na abertura domingo estarão presentes o prefeito Reni Pereira (PSB), o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Carlos Roberto Massa Junior (representando o governador Beto Richa), o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), José Tadeu da Silva, entre outras autoridades, recepcionadas pelo presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger. (Da assessoria) Leia mais na edição impressa

37 EDITORIA: Política DATA: 01/08/2013 VEÍCULO: H2 Foz PÁGINA: CM: 29 x 16 cm Gleisi Hoffmann abre Seminário Internacional de Acessibilidade em Foz do Iguaçu GLEISI MINISTRA A ministra-chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann representará a presidente Dilma Rousseff na abertura do 2 Seminário Internacional de Acessibilidade, neste domingo (04), às 19h, no Mabu Thermas e Resort, em Foz do Iguaçu. Promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) até terça-feira (06), o evento terá abertura acompanhada também pelo prefeito municipal Reni Pereira, pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Carlos Roberto Massa Junior (representando o governador Beto Richa), pelo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), engenheiro civil José Tadeu da Silva, entre outras autoridades, recepcionadas pelo presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger. Na programação, destaque para as palestras ministradas pelo desembargador federal do Trabalho, Ricardo Tadeu da Fonseca, sobre Lei de Cotas para as Pessoas com Deficiência (PcD), pela líder nacional do movimento Mundo Azul, Berenice Piana, sobre os Direitos às Pessoas com Autismo, pelo juiz federal Roberto Wanderley Nogueira, sobre a Convenção da ONU para as Pessoas com Deficiência e pelo médico geneticista Rui Pilotto, abordando a questão da Acessibilidade para Idosos. Oficina promove vivência em acessibilidade Durante o evento, uma oficia de vivência em acessibilidade (na terça-feira, às 10h10), conduzida pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência em conjunto com o CREA-PR, terá o intuito de mostrar aos participantes do

38 seminário as dificuldades vivenciadas cotidianamente por Pessoas com Deficiência (PcD), a partir da utilização de vendas nos olhos, bengalas, cadeiras de rodas. A proposta é sensibilizar estes profissionais e a sociedade em geral sobre a importância de incluir em obras e serviços os dispositivos de acessibilidade. O seminário terá palestras sobre conceitos e inovações tecnológicas existentes e possíveis de serem implantadas, ministrada pelo conselheiro do CREA-PR e Coordenador da Comissão de Acessibilidade do CREA-PR, engenheiro Sérgio Yamawaki; a apresentação do projeto que utiliza a cartografia para auxílio a PcD com a utilização de aplicativos em celulares, pela Associação Brasileira dos Engenheiros Cartógrafos; além de oficinas com temas como Mobilidade Urbana para PcD, arborização, calçadas e sistemas de trânsito, entre outros. O 2 Seminário Internacional de Acessibilidade conta com o patrocínio da Itaipu Binacional e Mútua de Assistência dos Profissionais do CREAs e conta com apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Associação dos Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros de Foz do Iguaçu (Aefi). (Assessoria CREA-PR)

39 EDITORIA: Política DATA: 01/08/2013 VEÍCULO: Blog Joel de Lima PÁGINA: CM: 2,5 x 14 cm quinta-feira, 1 de agosto de 2013 Gleisi participa de atividades em Toledo e Foz do Iguaçu no final de semana A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, estará em Toledo neste sábado (3), às 10 horas. Acompanhada do ministro do Desenvolvimento Agrário, participará da solenidade da entrega de retroescavadeiras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para 33 municípios paranaenses. O Governo Federal já atendeu 323 cidades com equipamentos. No total, 367 municípios serão contemplados. Além das retroescavadeiras, até o final do ano o Governo Federal repassará uma motoniveladora e um caminhão caçamba aos municípios com até 50 mil habitantes. Os municípios beneficiados com a entrega das motoniveladoras são: Assis Chateaubriand, Boa Esperança, Cafelândia, Campo Bonito, Céu Azul, Entre Rios do Oeste, Farol, Goioerê, Guaíra, Ibema, Itaipulândia, Janiópolis, Juranda, Mamboré, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Medianeira, Mercedes, Missal, Moreira Sales, Nova Santa Rosa, Palotina, Pato Bragado, Quarto Centenário, Quatro Pontes, Rancho Alegre do Oeste, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, Serranópolis do Iguaçu, Tapira, Terra Roxa, Tupãssi e Ubiratã. No domingo (4), participará em Foz do Iguaçu do II Seminário Internacional de Acessibilidade, organizado pelo CREA-PR. O evento tem o objetivo de debater as necessidades e condições de acessibilidade no país.

40 EDITORIA: Notícias DATA: 05/08/2013 VEÍCULO: Blog do Lago PÁGINA: CM: 29,5 x 18,5 cm Foz é exemplo de mobilidade urbana e acessibilidade Foz do Iguaçu está sediando até amanhã (6), o II Seminário Internacional de Acessibilidade. Oevento, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná CREA, está recebendo participantes de diversas cidades e estados brasileiros e teve início na noite de ontem (domingo) com a abertura oficial que contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o prefeito Reni Pereira e o secretário de estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior. Os três dias de evento será realizado nas dependências do hotel Mabu e contará com um ciclo de palestras que tem como objetivo principal discutir a inovação tecnológica aplicada à acessibilidade, buscando fomentar discussões sobre as necessidades e as condições existentes na sociedade no tocante ao assunto do seminário. O CREA, segundo o presidente e Engenheiro Civil, Joel Kruger, estará buscando o apoio e a mútua cooperação de instituições preocupadas com o tema, a fim de promover uma grande discussão entre governantes e entidades organizadas. Aos poucos, os governantes estão entendendo que devemos mudar o conceito de qualidade em saúde. A acessibilidade e a mobilidade urbana precisam de uma atenção especial e nós engenheiros, precisamos nos especializar no assunto a fim de promover essa mudança cultural em nosso país. Escolhemos Foz do Iguaçu por ter sido a primeira cidade no Estado do Paraná a implantar um projeto de mobilidade urbana o que nos deixa muito à vontade para discutir o tema com todos os profissionais, disse Kruger ao discursar na abertura do seminário. A alteração e a criação de leis específicas sobre mobilidade urbana e acessibilidade nortearam o tom dos discursos dos representantes do CONFEA Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e do Fórum Paranaense de Acessibilidade, que solicitaram aos governantes uma

41 atenção especial para com o tema. Ao destacar as ações que o Governo do Estado do Paraná está desenvolvendo, o secretário Ratinho Júnior informou que nenhum projeto de mobilidade urbana, enviado pelas prefeituras ao governo estadual para aprovação, está sendo executado sem as devidas aplicações do plano de acessibilidade urbana, infraestrutura e padronização das calçadas. Todos os recursos liberados até o presente momento pela nossa secretaria de Desenvolvimento Urbano, não estão sendo repassados aos municípios sem antes ter um amplo projeto de padronização. Digo isso, porque entendemos, e quando digo entendemos digo, eu e o Governador Beto Richa, que precisamos mudar o conceito de saúde e mobilidade urbana nas cidades paranaenses. Precisamos discutir mais a qualidade de vida e o nosso papel, enquanto governantes, é preparar os 399 municípios paranaenses para uma revolução urbanística pautada pela qualidade que atenda o anseio da comunidade, disse Júnior. O prefeito Reni Pereira, um dos anfitriões do evento ao lado do CREA-Pr, classificou a cidade de Foz do Iguaçu como a cidade das ações. Para Reni Pereira, o projeto calçadas implantado no município nos últimos anos está mudando o conceito de engenharia urbana em diversas outras cidades do Estado. Estamos vivendo um novo tempo. Aos poucos estamos mudando a cara da nossa cidade, promovendo no nosso corredor turístico umas séries de ações que visam atender a necessidade de acessibilidade e mobilidade. Nos bairros, estamos mudando o conceito de diversos lojistas e moradores, porque a adequação de calçadas é uma responsabilidade dos mesmos, disse Pereira ao informar também que a prefeitura de Foz estará passando por um processo de alteração estrutural visando se adequar as normas técnicas específicas. Do evento, que deverá reunir mais de 200 participantes, o CREA-Pr espera formalizar uma carta de intenções ao Governo do Estado buscando sugerir ações rápidas e de resultados que possam mudar o conceito de mobilidade urbana e acessibilidade em diversas cidades paranaenses.

42 EDITORIA: Notícias DATA: 02/08/2013 VEÍCULO: Blog do Lago PÁGINA: CM: 15 x 18 cm Gleisi participa de seminário sobre acessibilidade em Foz A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, vai participar da abertura do II Seminário Internacional de Acessibilidade promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Parará (Crea-PR) que ocorre no próximo domingo (04/08) em Foz do Iguaçu. O objetivo do evento é promover a discussão sobre necessidades e condições existentes na sociedade sobre o tema. O evento ainda visa o apoio e a cooperação de instituições preocupadas com a acessibilidade. O tema acessibilidade faz parte das ações realizadas pelo governo federal, que atualmente conta com o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Viver sem Limite) e tem como finalidade a promoção da cidadania, da autonomia e o fortalecimento da pessoa com deficiência na sociedade. De acordo com informações da Casa Civil, o Banco do Brasil já financiou R$ 60 milhões em operações de crédito dentro do Programa Crédito Acessibilidade que faz parte do Plano. O programa é monitorado pela Casa Civil e coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos com o envolvimento de mais 15 ministérios. De acordo com Gleisi Hoffmann, o Brasil nunca teve uma açãointegrada e coordenada por várias pastas com foco exclusivo na pessoa com deficiência.

43 EDITORIA: Notícias DATA: 05/08/2013 VEÍCULO: Secretária do Desenvolvimento Urbano PÁGINA: modules/noticias/article.php?storyid=629 CM: 13,5 x 21,5 cm Notícias Ratinho Junior destaca a importância do Programa Calçadas do Paraná no II Seminário Internacional da Acessibilidade, em Foz O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Ratinho Junior, destacou a nova visão de gestão pública no Governo do Paraná. Ele representou o governador Beto Richa na abertura do II Seminário Internacional de Acessibilidade, que se iniciou às 19 horas deste domingo, 04, no Mabu Thermas e Resort, em Foz do Iguaçu. O Governo do Estado faz o maior programa de calçadas da história do Paraná. Nesta primeira fase, que envolve 30 municípios, recebe o investimento de R$ 9 milhões. É uma nova visão de gestão pública que prioriza a acessibilidade, as pessoas, a segurança, a vida e não os carros, enfatizou. O seminário, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), tem como foco a tecnologia e as novas formas de inclusão e conta com a presença de personalidades de diversas partes do País que lutam nesta causa. Um dos destaques será a palestra ministrada pelo desembargador federal do Trabalho, Ricardo Tadeu da Fonseca, sobre Lei de Cotas para as Pessoas com Deficiência (PcD). O evento é patrocinado pela Itaipu Binacional, COPEL, com o apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu, da Associação dos Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros de Foz do Iguaçu (Aefi) e do Fórum Paranaense de Acessibilidade coordenado pelo engenheiro civil Antônio Borges dos Reis. Confira a galeria de fotos desta notícia:

44 EDITORIA: Imóveis DATA: 07/08/2013 VEÍCULO: Gazeta do Povo PÁGINA: &tit=Acessibilidade-nas-edificacoes-tem-custo-baixo CM: 53,5 x 20 cm Imóveis Profissionais da engenharia têm a responsabilidade de incluir mobilidade e disseminar o conceito ao projetar obras e reformas, diz o especialista Sérgio Yamawaki Acessibilidade nas edificações tem custo baixo Incluir a mobilidade no projeto das construções sai mais barato que adaptar o imóvel Incluir a acessibilidade dentro de casa, ou em qualquer tipo de empreendimento, é algo que não pode faltar quando se pensa em construir, reformar ou adquirir um imóvel. A legislação brasileira estabelece normas e parâmetros para facilitar a mobilidade nos

45 ambientes, mas nem sempre moradores e profissionais da construção estão cientes dessa necessidade. Este foi um dos temas debatidos no II Seminário Internacional de Acessibilidade, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), que aconteceu em Foz do Iguaçu de domingo até ontem. Custos O engenheiro Sergio Yamawaki, presidente da Comissão de Acessibilidade da instituição, afirma que o custo da reforma de uma edificação com vistas à mobilidade pode ser até 25% maior do que o gasto com uma obra que não inclua acessibilidade. Por isso, o ideal é projetar a construção já pensando nos itens da acessibilidade é o ideal. Se o projeto for adequado, explica Yamawaki, a diferença fica em torno de 1% ou menos. Nas edificações de escolas, restaurantes e shopping centers, o acréscimo de custos na obra que inclui acessibilidade representa apenas um centésimo de 1%. Terrível é, ainda hoje, continuarmos projetando e construindo errado. Se a diferença no preço não é tão significativa e a diferença no custo social é gigantesca, temos que tomar muito cuidado para aumentar a qualificação profissional, para não haver falhas na responsabilidade do engenheiro, analisa Yamawaki. De acordo com a Organização das Nações Unidas, há mais de 1 bilhão de pessoas com deficiência no mundo cerca de 45 milhões no Brasil. Em média, 500 brasileiros se tornam deficientes todos os dias, por acidentes ou por doenças que deixam sequelas. Tecnologia A tecnologia é aliada da acessibilidade. Inúmeras adaptações podem ser feitas dentro de casa para facilitar a rotina de quem está na terceira idade ou tem alguma deficiência. Elevadores residenciais e plataformas são opções para cadeirantes ou pessoas que não podem subir escadas. Entre os dispositivos eletrônicos, cada vez mais adotados não só por pessoas com deficiência ou de terceira idade, estão os sistemas automatizados que controlam ambientes, garantindo a autonomia do usuário. Por meio de uma central com funcionamento via rádio ou wi-fi, por exemplo, dá para abrir e fechar cortinas, janelas e portas, e também controlar televisores e outros aparelhos da casa ou do escritório. Os equipamentos funcionam por controle remoto ou comando de voz. O custo da tecnologia de automação residencial ainda é alto, observa Yamawaki, mas com o tempo os aparatos tendem a se popularizar, como aconteceu com os celulares e outros dispositivos eletrônicos. Urbanismo

46 A importância da inclusão da acessibilidade nos municípios também foi debatida no evento do Crea-PR. O engenheiro José Tadeu da Silva ressaltou que as soluções existem, mas passam pelo conhecimento dos profissionais das áreas tecnológicas. Precisamos refletir formas de aprimorar e melhorar as condições para atender o direito de todo cidadão em mobilidade urbana e inclusão, observa. Joel Kruger, presidente do Crea-PR, lembra que a acessibilidade faz parte do cotidiano da instituição. A inserção do tema na atividade de nossos profissionais torna a acessibilidade uma questão de responsabilidade profissional, diz.

47 EDITORIA: Imóveis DATA: 07/08/2013 VEÍCULO: Gazeta do Povo PÁGINA: Capa CM: 40 x 15 cm

48 EDITORIA: Notícias DATA: 05/08/2013 VEÍCULO: Mútua PÁGINA: acessibilidade-comeca-a-ser-discutida-em-foz-do-iguacu CM: 48 x 21 cm Acessibilidade começa a ser discutida em Foz do Iguaçu A cerimônia iniciou com o lançamento do Catálogo Empresarial do Crea-PR /2014, atualmente em sua 12ª edição e que conta com empresas cadastradas. Hoje editamos o catálogo em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e Paraná, uma iniciativa no estado paranaense, com o apoio do Crea-PR, lembrou o presidente da EBGE Editora Brasileira de Guias Especiais, José Ubiracy, ao entregar um exemplar ao presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva. Em seguida, o presidente do Crea-MS, engenheiro civil Jary de Carvalho e Castro, lançou oficialmente o livro Ir e Vir, que aborda a questão da mobilidade e acessibilidade. A mesa de abertura da solenidade foi composta pelo presidente do Crea-PR, engenheiro civil Joel Krüger, pelo presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva, pelo prefeito municipal Reni Pereira, pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano do Paraná Carlos Roberto Massa Junior (representando o governador Beto Richa), pelo deputado federal Sérgio de Oliveira, pela secretária municipal da Pessoa com Deficiência Mirela Prosdócimo (representando o prefeito de Curitiba Gustavo Fruet), o coordenador do Fórum Paranaense de Acessibilidade do Crea-PR, engenheiro civil Antonio Borges dos Reis, o conselheiro federal e presidente da Abenc nacional (Associação Brasileira de Engenheiros Civis), engenheiro civil Francisco Ladaga e a diretora da Associação dos Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros de Foz do Iguaçu (Aefi), Célia Neto Pereira da Rosa, entre outras autoridades. Este evento reforça a parceria da entidade com o Crea-PR e mostra que estamos alinhados na discussão de um tema universal como a acessibilidade disse a engenheira civil Célia Neto Pereira da Rosa. Este é um assunto que vem sendo pautado diariamente nas atividades do Conselho desde as últimas duas gestões, e sei do compromisso assumido pelo presidente Joel em dar continuidade a este importante debate, afirmou o engenheiro civil Francisco Ladaga. Enalteço a preocupação da atual gestão do Conselho em assumir a missão de levar, através do Fórum, o tema

49 acessibilidade para a discussão das oito regionais do Crea PR, resumiu o coordenador do Seminário, Antonio Borges dos Reis. Parabenizo e reconheço o empenho do Crea-PR ao promover um seminário para tratar da questão da acessibilidade, que aborda um interesse legítimo de todas as pessoas, uma vez que todos caminhamos para um futuro onde enfrentaremos dificuldades, disse o presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva. Dentro deste cenário, existem as soluções, que passam pelo conhecimento dos profissionais das áreas tecnológicas. Precisamos refletir formas de aprimorar e melhorar condições que visam atender o direito de todo cidadão no que diz respeito à mobilidade urbana e inclusão, acrescentou. A secretária Mirela Prosdócimo lembrou que Curitiba é vista como modelo, mas que ainda precisa avançar no sentido de diminuir as barreiras existentes. É preciso multiplicar eventos deste formato, a fim de levar conhecimento e informação para profissionais e a sociedade, disseminando o conceito da acessibilidade e mostrando que ele é muito mais amplo que a mera instalação de barras de apoio no banheiro, ou rampas e vagas de estacionamento reservadas, frisou. O secretário Carlos Roberto Massa Junior mencionou o papel do evento como modificador da cultura dos gestores públicos paranaenses com relação ao tema. Além de ajudar os homens públicos que participam do dia a dia da implantação de um melhor projeto de acessibilidade, o seminário fortalece a consciência a respeito do assunto ao mesmo tempo em que reforça a parceria do Conselho com o poder público, comentou. Para o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, o momento é emblemático e demanda atitude. Hoje temos boas leis e vivemos um divisor de águas, após o tempo da legislação estamos no período de conscientização e ação. O Crea-PR é um grande parceiro e dissemina o conceito da acessibilidade para todo o Estado, pensando na inclusão das pessoas com deficiência e de toda sociedade, disse, informando que a prefeitura está adaptando as escolas municipais em acessibilidade, com término previsto para Por fim, o presidente Krüger abriu oficialmente o seminário apresentando um breve histórico da questão da acessibilidade no cotidiano do Conselho. Estamos intrinsecamente envolvidos com o tema em virtude da inserção cotidiana da acessibilidade na atividade de nossos profissionais, seja na elaboração dos projetos arquitetônicos e de edificação, nos equipamentos mecânicos e elétricos e na arborização urbana, entre outros. Para o Crea-PR, a acessibilidade é uma questão de responsabilidade profissional e este seminário simboliza o coroamento das ações do Conselho, com a oportunidade de discutir o estado da arte, como nos posicionamos atualmente no Paraná e o que é preciso para aprimorar e tornar real a discussão acerca da acessibilidade, encerrou. O evento será promovido pelo Crea-PR até esta terça-feira (06) e tem na programação palestras ministradas pelo desembargador federal do Trabalho, Ricardo Tadeu da Fonseca, sobre Lei de Cotas para as Pessoas com Deficiência (PcD), pela líder nacional do movimento Mundo Azul, Berenice Piana, sobre os Direitos às Pessoas com Autismo, pelo juiz federal Roberto Wanderley Nogueira, sobre a Convenção da ONU para as Pessoas com Deficiência e pelo médico geneticista Rui Pilotto, abordando a questão da Acessibilidade para Idosos. Também no programa, palestras sobre conceitos e inovações tecnológicas existentes e possíveis de serem implantadas, um projeto que utiliza a cartografia para auxílio a PcD com a utilização de aplicativos em celulares e oficinas com temas como mobilidade e acessibilidade urbana para PcD, arborização, calçadas, sistemas de trânsito e obtenção de recursos, entre outros.

50 O 2 Seminário Internacional de Acessibilidade tem o patrocínio da Itaipu Binacional, Copel e Mútua de Assistência dos Profissionais do Creas e conta com apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Associação dos Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros de Foz do Iguaçu (Aefi).

51 EDITORIA: Notícias DATA: 05/08/2013 VEÍCULO: CREA-MS PÁGINA: CM: 34,5 x 16 cm Presidente do Crea-MS lança livro em evento internacional O Crea-PR promove de 4 a 6 de agosto em Foz do Iguaçu o II Seminário Internacional de Acessibilidade. A solenidade de abertura do Seminário contou com a presença do presidente do Crea-PR, engenheiro Joel Krüger, do presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva, do prefeito Reni Pereira, do secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano do Paraná Carlos Roberto Massa Junior (representando o governador Beto Richa), do deputado federal Sérgio de Oliveira, da secretária municipal da Pessoa com Deficiência Mirela Prosdócimo, do coordenador do Fórum Paranaense de Acessibilidade do CREA-PR, engenheiro civil Antonio Borges dos Reis, dentre outros. Durante a abertura do evento o presidente do Crea-MS, engenheiro civil Jary Castro lançou e realizou uma noite de autógrafos do livro Ir e vir Acessibilidade: um compromisso de cada um. O livro traz o relato do trabalho de profissionais que atuam diretamente com a acessibilidade nas áreas do direito, da medicina, odontologia, psicologia, educação, engenharia, arquitetura, esporte, jornalismo, mercado de trabalho e também no legislativo. A ideia da publicação surgiu após o contato de mais de 15 anos do autor com o tema. Neste período, ele tem viajado pelo Brasil e até mesmo por outros países ministrando cursos e palestras sobre acessibilidade. Meu contato maior com a acessibilidade surgiu após um acidente de motocicleta que me deixou imobilizado por vários meses. Após esse período, o tema começou, até mesmo involuntariamente, a fazer parte dos meus trabalhos como engenheiro e da minha atuação na política classista, contou o autor que garante que há muitos bons trabalhos sendo feitos por profissionais e instituições no que se refere ao tema e, que por isso, devem ser valorizados.

52 O livro conta com depoimentos do iatista e medalhista olímpico Larz Grael e da deputada federal Mara Gabrilli, que ficou tetraplégica após um acidente de carro aos 18 anos de idade. Além disso, a publicação mostra o trabalho do paracanoista Rodrigo Figueiredo, do cirurgião dentista José Peixoto Ferrão, da arquiteta Milena Adri, da médica geriatra Maria Regina Gonzales, do desembargador Nery Azambuja, entre outras inúmeras personalidades que vivem a questão ou possuem trabalhos direcionados a pessoas com deficiência. Os relatos dos profissionais anônimos e outros mais conhecidos mostram o resultado de iniciativas que promovem visando à melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, já que a acessibilidade é tema presente em diversas questões cotidianas. O mais impressionante foi ter acesso a iniciativas altamente inovadoras que são desenvolvidas para o atendimento das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, como é o caso da odontologia. Cabe ao dentista, atentar-se ao fato de que a idade cronológica, por muitas vezes, foge literalmente da idade mental, daí a necessidade de se ter a sensibilidade e compreensão técnica e científica de tentar enquadrar o seu paciente na faixa mais adequada, associando o estado mental à idade cronológica, afirma Castro. Publicado pela Gráfica e Editora Gibim, o livro que terá distribuição gratuita conta com o apoio da Águas Guariroba, VBC Engenharia e Ipog. Em Campo Grande, o livro será lançado no dia 16 de agosto, às 15h, no Plenário Júlio Maia, na Assembleia Legislativa. Sobre o evento O Seminário tem na programação palestras ministradas pelo desembargador federal do Trabalho, Ricardo Tadeu da Fonseca, sobre Lei de Cotas para as Pessoas com Deficiência (PcD), pela líder nacional do movimento Mundo Azul, Berenice Piana, sobre os Direitos às Pessoas com Autismo, pelo juiz federal Roberto Wanderley Nogueira, sobre a Convenção da ONU para as Pessoas com Deficiência e pelo médico geneticista Rui Pilotto, abordando a questão da Acessibilidade para Idosos. Também no programa, palestras sobre conceitos e inovações tecnológicas existentes e possíveis de serem implantadas, um projeto que utiliza a cartografia para auxílio a PcD com a utilização de aplicativos em celulares e oficinas com temas como mobilidade e acessibilidade urbana para PcD, arborização, calçadas, sistemas de trânsito e obtenção de recursos, entre outros.

53 EDITORIA: Notícias DATA: 01/08/2013 VEÍCULO: Paraná Oeste PÁGINA: CM: 20 x 22,5 cm Foz é sede de Seminário de Acessibilidade A intenção é garantir o apoio e a mútua cooperação de instituições preocupadas com a acessibilidade A segunda edição do Seminário Internacional de Acessibilidade, promovida pelo Conselho Regional de Engenharia do Paraná (CREA-PR), será de 4 a 6 de agosto em Foz do Iguaçu. O evento, no Hotel Mabu Thermas e Resort, busca incentivar a discussão sobre as necessidades e as condições existentes sobre esta questão. A intenção é garantir o apoio e a mútua cooperação de instituições preocupadas com a acessibilidade e promover uma amplo debate sobre a temática. A programação do seminário inclui debates de assuntos como legislação e saúde, acessibilidade e mobilidade urbana e obtenção de recursos. O evento terá presença de autoridades e profissionais regidos pelo sistema CONFEA/CREA. A acessibilidade está prevista na Constituição Federal Brasileira, de 1988, no artigo 5, inciso XV, como forma de facilitar a aproximação das pessoas em locais com determinado objetivo, ou seja, o direito de ir e vir de qualquer cidadão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (1993), a deficiência não é doença, é sim consequência de uma doença ou acidente. Na maioria dos países, pelo menos uma de cada 10 pessoas têm um impedimento físico, mental ou sensorial e pelo menos 25% da população geral é adversamente atingida pela presença das deficiências. Considera-se PcD (Pessoa com Deficiência) aquela que apresenta, em caráter permanente ou provisório, perdas ou anomalias de sua estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, que geram incapacidade para o desempenho de atividades, dentro do padrão considerado normal para o ser humano.

54 Uma grande empresa americana, a E. I. DuPont de Nemours & Co., conduziu um estudo durante 8 meses sobre seus empregados com deficiência. Principais conclusões: Seguro: Não houve aumento no custo dos prêmios. Adaptação física: Muitas pessoas com deficiência não necessitam que o trabalho lhes seja adaptado. Segurança: 96% dos trabalhadores com deficiência obtiveram classificação média ou acima da média tanto no trabalho como fora dele; mais de 50% deles classificaram-se acima da média. Privilégios especiais: O trabalhador com deficiência deseja ser tratado como um empregado comum. Desempenho profissional: 91% obtiveram classificação média ou acima da média. Assiduidade: 85% obtiveram classificação média ou acima da média.

55 EDITORIA: Imóveis DATA: 07/08/2013 VEÍCULO: Jornal de Londrina PÁGINA: conteudo.phtml?tl=1&id= &tit=acessibilidade-nas-edificacoes-tem-custobaixo CM: 56 x 19 cm Profissionais da engenharia têm a responsabilidade de incluir mobilidade e disseminar o conceito ao projetar obras e reformas, diz o especialista Sérgio Yamawaki Acessibilidade nas edificações tem custo baixo Incluir a mobilidade no projeto das construções sai mais barato que adaptar o imóvel Incluir a acessibilidade dentro de casa, ou em qualquer tipo de empreendimento, é algo que não pode faltar quando se pensa em construir, reformar ou adquirir um imóvel. A legislação brasileira estabelece normas e

56 parâmetros para facilitar a mobilidade nos ambientes, mas nem sempre moradores e profissionais da construção estão cientes dessa necessidade. Este foi um dos temas debatidos no II Seminário Internacional de Acessibilidade, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), que aconteceu em Foz do Iguaçu de domingo até ontem. Custos O engenheiro Sergio Yamawaki, presidente da Comissão de Acessibilidade da instituição, afirma que o custo da reforma de uma edificação com vistas à mobilidade pode ser até 25% maior do que o gasto com uma obra que não inclua acessibilidade. Por isso, o ideal é projetar a construção já pensando nos itens da acessibilidade é o ideal. Se o projeto for adequado, explica Yamawaki, a diferença fica em torno de 1% ou menos. Nas edificações de escolas, restaurantes e shopping centers, o acréscimo de custos na obra que inclui acessibilidade representa apenas um centésimo de 1%. Terrível é, ainda hoje, continuarmos projetando e construindo errado. Se a diferença no preço não é tão significativa e a diferença no custo social é gigantesca, temos que tomar muito cuidado para aumentar a qualificação profissional, para não haver falhas na responsabilidade do engenheiro, analisa Yamawaki. De acordo com a Organização das Nações Unidas, há mais de 1 bilhão de pessoas com deficiência no mundo cerca de 45 milhões no Brasil. Em média, 500 brasileiros se tornam deficientes todos os dias, por acidentes ou por doenças que deixam sequelas. Tecnologia A tecnologia é aliada da acessibilidade. Inúmeras adaptações podem ser feitas dentro de casa para facilitar a rotina de quem está na terceira idade ou tem alguma deficiência. Elevadores residenciais e plataformas são opções para cadeirantes ou pessoas que não podem subir escadas. Entre os dispositivos eletrônicos, cada vez mais adotados não só por pessoas com deficiência ou de terceira idade, estão os sistemas automatizados que controlam ambientes, garantindo a autonomia do usuário. Por meio de uma central com funcionamento via rádio ou wi-fi, por exemplo, dá para abrir e fechar cortinas, janelas e portas, e também controlar televisores e outros aparelhos da casa ou do escritório. Os equipamentos funcionam por controle remoto ou comando de voz.

57 O custo da tecnologia de automação residencial ainda é alto, observa Yamawaki, mas com o tempo os aparatos tendem a se popularizar, como aconteceu com os celulares e outros dispositivos eletrônicos. Urbanismo A importância da inclusão da acessibilidade nos municípios também foi debatida no evento do Crea-PR. O engenheiro José Tadeu da Silva ressaltou que as soluções existem, mas passam pelo conhecimento dos profissionais das áreas tecnológicas. Precisamos refletir formas de aprimorar e melhorar as condições para atender o direito de todo cidadão em mobilidade urbana e inclusão, observa. Joel Kruger, presidente do Crea-PR, lembra que a acessibilidade faz parte do cotidiano da instituição. A inserção do tema na atividade de nossos profissionais torna a acessibilidade uma questão de responsabilidade profissional, diz.

58 EDITORIA: Notícias DATA: 05/08/2013 VEÍCULO: Mútua-SC PÁGINA: CM: 30,5 x 20, 5 cm Crea-PR debate a acessibilidade atrelada à legislação, saúde e lazer A programação da manhã desta segunda-feira do 2 Seminário Internacional de Acessibilidade, promovido pelo Crea-PR de ontem até terça-feira, foi iniciada com o painel Legislação, Saúde e Lazer, começando com a participação da gerente do Departamento de Fiscalização (Defis) do Crea-PR, Vanessa Moura, sob o tema Fiscalização Integrada de Acessibilidade - Crea-PR. Em sua fala, Vanessa explanou as ações de fiscalização de acessibilidade realizadas neste ano em todas as Regionais do Conselho, principalmente com foco nas calçadas (em abril) e nos hospitais (em junho). Também apresentou a equipe de fiscais responsável pela fiscalização especializada de acessibilidade. São estas pessoas que possuem conhecimento empírico e prático e atuam como vetores da conscientização junto aos profissionais do Conselho e à sociedade, reforçando a importância do atendimento às normas de acessibilidade, disse. O desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca falou em seguida sobre a Lei de Cotas e as Tentativas de sua Flexibilização, apresentando o atual cenário nacional da acessibilidade e o tratamento às PcD (pessoas com deficiência) no Brasil. Hoje temos 45 milhões de pessoas com deficiência no País, uma questão que afeta direta e indiretamente no mínimo 100 milhões de brasileiros, falou. O direito de ir e vir é básico. Se antes as PcD eram vistas como pessoas com defeitos definidos clinicamente e que mereciam tratamento de caráter benemerente, hoje este panorama mudou e a deficiência é definida de forma distinta, a partir da adoção de um conceito político sobre o tema. Para ele, a deficiência está na própria sociedade, que não assegura aos cidadãos o acesso pleno aos seus direitos. Grande parte dos direitos humanos se faz na esfera privada, então, se a empresa, o cinema, o teatro, o clube e outros locais não forem acessíveis a todos, 95% dos direitos humanos estarão desatendidos, comentou. O painel seguinte, Acessibilidade aos Idosos, foi ministrado pelo médico geneticista Rui Piloto, que falou sobre a necessidade da prevenção a fim de evitar acidentes com idosos. Com o passar da idade, temos a diminuição da mobilidade, flexibilidade e alcance pela degeneração das articulações, assim como a fragilidade óssea acentuada e a diminuição da força muscular no tronco, pernas e braços. Estes são alguns dos fatores que tornam essencial pensar na acessibilidade, assunto de responsabilidade dos

59 profissionais das áreas tecnológicas e que pede a educação constante dos gestores públicos para ser cada dia mais atendido. A Acessibilidade às Pessoas com Deficiência Mental foi tratada por Berenice Piana, representante do Mundo Azul, grupo de pais de crianças portadoras de autismo. Ela falou sobre a aprovação da Lei n , que leva seu nome, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 2012 e que concedeu os mesmos direitos às pessoas com autismo que são dados às demais PcD. Falamos muito em deixar um planeta melhor para as crianças, mas é necessário pensar em deixarmos crianças melhores para este planeta, comentou. Berenice apresentou alguns mandamentos para o bom desenvolvimento da pessoa com autismo: hiperinvestimento em comunicação, ensino sistematizado e estruturado, engajamento (assistência e tratamento no mínimo de 20 horas semanais), praticas adequadas para o desenvolvimento, contato com crianças típicas (sem autismo) para socializar, atividades físicas, envolvimento e psicoeducação familiar. Ao contrário do que muitos imaginam, os autistas não são solitários. Eles desejam se comunicar, mas não sabe como fazer, precisam apenas de oportunidade, ensinou. A programação matutina foi encerrada com o painel O Direito a Acessibilidade à Luz da Convenção de Nova York, apresentado pelo juiz Federal Roberto Wanderley Nogueira. Esta convenção sintetiza o Tratado Internacional que cuida dos direitos humanos das pessoas com deficiência. No entanto, a simples normatização desse enredo não é suficiente. Mais do que normas, precisamos de atitudes, no sentido inversamente proporcional ao preconceito, acrescentou. O 2 Seminário Internacional de Acessibilidade acontece no Mabu Thermas e Resort, em Foz do Iguaçu, e tem o patrocínio da Itaipu Binacional, Copel e Mútua de Assistência dos Profissionais do Creas e o apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Associação dos Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros de Foz do Iguaçu (Aefi).

60 EDITORIA: Notícias DATA: 01/08/2013 VEÍCULO: Deficiente Online PÁGINA: CM: 23 x 18 cm Gleisi Hoffmann participa em Foz do Iguaçu do 2 Seminário Internacional de Acessibilidadede A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, representará a presidente Dilma Rousseff na abertura do 2 Seminário Internacional de Acessibilidade, neste domingo (4), às 19h, no Mabu Thermas e Resort, em Foz do Iguaçu. Promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) até terça-feira (6), o evento terá abertura acompanhada também pelo prefeito Reni Pereira (PSB), pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Carlos Roberto Massa Junior (representando o governador Beto Richa), pelo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), engenheiro civil José Tadeu da Silva, entre outras autoridades, recepcionadas pelo presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger. Na programação, destaque para as palestras ministradas pelo desembargador federal do Trabalho, Ricardo Tadeu da Fonseca, sobre Lei de Cotas para as Pessoas com Deficiência (PcD), pela líder nacional do movimento Mundo Azul, Berenice Piana, sobre os Direitos às Pessoas com Autismo, pelo juiz federal Roberto Wanderley Nogueira, sobre a Convenção da ONU para as Pessoas com Deficiência e pelo médico geneticista Rui Pilotto, abordando a questão da Acessibilidade para Idosos. Durante o evento, uma oficia de vivência em acessibilidade (na terça-feira, às 10h10), conduzida pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência em conjunto com o CREA-PR, terá o intuito de mostrar aos participantes do seminário as dificuldades vivenciadas cotidianamente por Pessoas com Deficiência (PcD), a partir da utilização de vendas nos olhos, bengalas, cadeiras de rodas. A proposta é sensibilizar estes profissionais e a sociedade em geral sobre a importância de incluir em obras e serviços os dispositivos de acessibilidade. O seminário terá palestras sobre conceitos e inovações tecnológicas existentes e possíveis de serem implantadas, ministrada pelo conselheiro do CREA-PR e Coordenador da Comissão de Acessibilidade do CREA-PR, engenheiro Sérgio Yamawaki; a apresentação do projeto que utiliza a cartografia para auxílio a PcD com a utilização de aplicativos em celulares, pela Associação Brasileira dos Engenheiros Cartógrafos; além de oficinas com temas como Mobilidade Urbana para PcD, arborização, calçadas e sistemas de trânsito, entre outros.

61 EDITORIA: Notícias DATA: 05/08/2013 VEÍCULO: Construbusiness PÁGINA: CM: 15 x 18,5 cm Acessibilidade em debate em Foz do Iguaçu Encerram nesta sexta-feira (26) as inscrições para 2 Seminário Internacional de Acessibilidade, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) de 4 a 6 de agosto, em Foz do Iguaçu, no Mabu Thermas e Resort. Na programação do evento, destaque para as palestras ministradas pelo desembargador federal do Trabalho, Ricardo Tadeu da Fonseca, sobre Lei de Cotas para as Pessoas com Deficiência (PcD), pela líder nacional do movimento Mundo Azul, Berenice Piana, sobre os Direitos às Pessoas com Autismo, pelo juiz federal Roberto Wanderley Nogueira, sobre a Convenção da ONU para as Pessoas com Deficiência e pelo médico geneticista Rui Pilotto, abordando a questão da Acessibilidade para Idosos. O seminário terá palestra sobre conceitos e inovações tecnológicas existentes e possíveis de serem implantadas, ministrada pelo conselheiro do CREA-PR e Coordenador da Comissão de Acessibilidade do CREA-PR, engenheiro Sérgio Yamawaki; a apresentação do projeto que utiliza a cartografia para auxílio a PcD com a utilização de aplicativos em celulares, pela Associação Brasileira dos Engenheiros Cartógrafos; além de oficinas com temas como Mobilidade Urbana para PcD, arborização, calçadas e sistemas de trânsito, entre outros. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do CREA-PR: O evento conta com o patrocínio da Itaipu Binacional e Mútua de Assistência dos Profissionais do CREAs e conta com apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu e da Associação dos Arquitetos, Agrônomos e Engenheiros de Foz do Iguaçu (Aefi).

Seminário internacional mostra desafios da inclusão

Seminário internacional mostra desafios da inclusão Seminário internacional mostra desafios da inclusão Oficina vai indicar aos participantes de evento as dificuldades vivenciadas cotidianamente por pesso Publicado em 04/08/2013-00:00 A ministra-chefe da

Leia mais

IDEB por ordem de classificação. Serranópolis do Iguaçu

IDEB por ordem de classificação. Serranópolis do Iguaçu IDEB/ Para pensar! Dos 52 municípios pertencentes a AMOP: *3 tiveram retorno a meta/2011 *3 tiveram retorno a meta/2013 10 estão na meta/ *9 estão na meta/2017 *2 estão na meta/ *12 já passaram a meta/

Leia mais

PERICIA NA ACESSIBILIDADE

PERICIA NA ACESSIBILIDADE AGOSTO 2017 Eng. Mecânico Sergio Yamawaki Presidente da Comissão de Acessibilidade do CREA-PR PERICIA NA ACESSIBILIDADE Segundo a ONU - 2012 Deficientes no Mundo 1 bilhão Segundo a ONU - 2012 A cada 5

Leia mais

REGULAMENTO BOA VISTA DA APARECIDA

REGULAMENTO BOA VISTA DA APARECIDA REGULAMENTO 1. Objetivos Motivar, incentivar, valorizar e dar visibilidade às boas práticas correlatas aos 12 eixos do Programa Cidades Sustentáveis, desenvolvidas por entidades públicas, privadas e sociedade

Leia mais

DESENHO UNIVERSAL 7 PRINCÍPIOS PARA PROJETAR RENATA MELLO ARQUITETA DA DIVERSIDADE

DESENHO UNIVERSAL 7 PRINCÍPIOS PARA PROJETAR RENATA MELLO ARQUITETA DA DIVERSIDADE DESENHO UNIVERSAL 7 PRINCÍPIOS PARA PROJETAR ARQUITETA DA DIVERSIDADE REFLEXÃO USUÁRIOS COMO SENTEM A ARQUITETURA DE HOJE? COMO SENTEM A ARQUITETURA DE HOJE? 1.CONFORTÁVEL??? ELEMENTO: LONGO PERCURSO LAVATÓRIO

Leia mais

Recomendações sobre Acessibilidade em Instalações Portuárias

Recomendações sobre Acessibilidade em Instalações Portuárias Recomendações sobre Acessibilidade em Instalações Portuárias Agência Nacional de Transportes Aquaviários ANTAQ GTT Náutico, 12 de novembro de 2014 Marco Legal de Acessibilidade Lei 10.048 Lei 10.098 Decreto

Leia mais

INFORMATIVO UNILA NO TERRITÓRIO

INFORMATIVO UNILA NO TERRITÓRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA INFORMATIVO UNILA NO TERRITÓRIO PANORAMA INSTITUCIONAL UNILA ENSINO NA UNILA: Criada pela Lei.89, de de janeiro de 00, a Universidade

Leia mais

Panorama Socioeconômico Do Oeste do Paraná

Panorama Socioeconômico Do Oeste do Paraná Panorama Socioeconômico Do Oeste do Paraná FICHA TÉCNICA Pesquisa de Dados e Informações Jéssica Martins dos Santos Priscila Paz Ferreira Revisão Técnica Flávio de Matos Rocha Elaboração das Ilustrações

Leia mais

Acessibilidade & Mobilidade para todos! Acessibilidade em edificações e mobilidade urbana, uma questão mais que social.

Acessibilidade & Mobilidade para todos! Acessibilidade em edificações e mobilidade urbana, uma questão mais que social. ETEC VASCO ANTONIO VENCHIARUTTI MEIO AMBIENTE/SANEAMENTO/EDIFICAÇÕES Acessibilidade & Mobilidade para todos! Acessibilidade em edificações e mobilidade urbana, uma questão mais que social. lamaripalma@hotmail.com

Leia mais

ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES FÍSICOS NAS PRINCIPAIS PRAÇAS DE IJUÍ- RS 1 ACCESSIBILITY FOR PHYSICAL DISABILITIES IN IJUÍ S MAIN PREMISES

ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES FÍSICOS NAS PRINCIPAIS PRAÇAS DE IJUÍ- RS 1 ACCESSIBILITY FOR PHYSICAL DISABILITIES IN IJUÍ S MAIN PREMISES ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES FÍSICOS NAS PRINCIPAIS PRAÇAS DE IJUÍ- RS 1 ACCESSIBILITY FOR PHYSICAL DISABILITIES IN IJUÍ S MAIN PREMISES Renata Rodrigues De Almeida 2, Kaiolani Schmitt Bittencourt 3,

Leia mais

RELATÓRIO COMUNICAÇÃO:

RELATÓRIO COMUNICAÇÃO: RELATÓRIO COMUNICAÇÃO: Imprensa local: VEÍCULO DATA OBSERVAÇÃO Radio Amanda 24/out Entrevista Radio Mirador 24/out Entrevista Radio Amanda 24/out SPOTs prontos CBIC Jornal Diário do Alto Vale 25/out Reliase

Leia mais

É com muita alegria e satisfação que realizamos hoje em Foz do Iguaçu a solenidade de abertura da 73ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia, maior

É com muita alegria e satisfação que realizamos hoje em Foz do Iguaçu a solenidade de abertura da 73ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia, maior É com muita alegria e satisfação que realizamos hoje em Foz do Iguaçu a solenidade de abertura da 73ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia, maior evento do nosso Sistema Confea/CREA e Mútua. A Semana

Leia mais

Aula 07 Acessibilidade

Aula 07 Acessibilidade Aula 07 Acessibilidade Sumário 1. Introdução 2. Instalações e equipamentos Portas Cozinha Copa / Refeições Sala de estar Banheiro Piso Tátil Elevadores Rampas Cadeiras Elevadoras Plataformas Elevadoras

Leia mais

Caderno de. Patrocínios. De 4 a 6 de outubro de 2017 Foz do Iguaçu - PR

Caderno de. Patrocínios. De 4 a 6 de outubro de 2017 Foz do Iguaçu - PR Caderno de Patrocínios De 4 a 6 de outubro de 2017 Foz do Iguaçu - PR [2] caderno de patrocínios [3] [apresentação] Excelência na Operação É com grande prazer que apresentamos o Seminário Nacional de Operadores

Leia mais

Potencial de geração e aproveitamento de rejeito sólido domiciliar na região Oeste do Paraná. Gihan Teixeira Jebai Camilo Freddy Mendoza Morejon

Potencial de geração e aproveitamento de rejeito sólido domiciliar na região Oeste do Paraná. Gihan Teixeira Jebai Camilo Freddy Mendoza Morejon Potencial de geração e aproveitamento de rejeito sólido domiciliar na região Oeste do Paraná Gihan Teixeira Jebai Camilo Freddy Mendoza Morejon 1. INTRODUÇÃO TECNOLOGIAS DE APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Leia mais

AQUI TEM ACESSIBILIDADE

AQUI TEM ACESSIBILIDADE AQUI TEM ACESSIBILIDADE Apresentação: A Campanha de Inclusão AQUI TEM ACESSIBILIDADE a ser realização em parceria entre a AERO e a ACE, atender a determinação do Decreto de Lei Federal 5296 Art. 11 de

Leia mais

Meio: Jornal do Commercio. Editoria: Política Caderno: - Data: 2/3/16

Meio: Jornal do Commercio. Editoria: Política Caderno: - Data: 2/3/16 Meio: Jornal do Commercio Editoria: Política Caderno: - Data: 2/3/16 Meio: Jornal Maskate Editoria: Economia Caderno: - Data: 2/3/16 Meio: Portal do Holanda Editoria: Amazonas Hora: 10:31h Data: 2/3/16

Leia mais

Programa Corporativo de Acessibilidade

Programa Corporativo de Acessibilidade Case Acessibilidade Programa Corporativo de Acessibilidade Introdução e Justificativa O Programa Corporativo de Acessibilidade, instituído em 2007, é um conjunto de iniciativas, ações e projetos da Copel

Leia mais

Como está a nossa região? Para onde vamos?

Como está a nossa região? Para onde vamos? Como está a nossa região? Para onde vamos? Jandir Ferrera de Lima Professor da UNIOESTE/Campus de Toledo Pesquisador do CNPQ www.jandirlima.com Plano da apresentação Cenário internacional Cenário nacional

Leia mais

HISTÓRICO. Em 52 anos de história, o CREA-SC sediou três vezes a Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia SOEAA:

HISTÓRICO. Em 52 anos de história, o CREA-SC sediou três vezes a Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia SOEAA: HISTÓRICO Em 52 anos de história, o CREA-SC sediou três vezes a Semana Oficial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia SOEAA: 20ª edição - 1962 em Florianópolis 36ª edição - 1979 em Florianópolis 52ª edição

Leia mais

Relatório Final 2018

Relatório Final 2018 Relatório Final 2018 Quem somos A Network Eventos é uma empresa com mais de dezoito anos, especializada na produção de eventos nas áreas de Telecomunicações, Inovação e Tecnologia da Informação, Comunicação,

Leia mais

MAPEAMENTO DA ACESSIBILIDADE DO MOBILIÁRIO PÚBLICO DE CAMPINA GRANDE

MAPEAMENTO DA ACESSIBILIDADE DO MOBILIÁRIO PÚBLICO DE CAMPINA GRANDE MAPEAMENTO DA ACESSIBILIDADE DO MOBILIÁRIO PÚBLICO DE CAMPINA GRANDE Autoria: Laudicéia Araújo Santana (orientadora) FACISA/IFPB E-mail: laudiceia.araujo@hotmail.com RESUMO AMPLIADO O tema da pesquisa

Leia mais

Agenda Preliminar 2018

Agenda Preliminar 2018 Agenda Preliminar 2018 Quem somos A Network Eventos é uma empresa com mais de dezoito anos, especializada na produção de eventos nas áreas de Telecomunicações, Inovação e Tecnologia da Informação, Comunicação,

Leia mais

Público alvo. O Evento. Local do Evento. Material de Apoio. Carga Horária: 26 horas O MAIOR ENCONTRO NACIONAL DE COMPRAS PÚBLICAS

Público alvo. O Evento. Local do Evento. Material de Apoio. Carga Horária: 26 horas O MAIOR ENCONTRO NACIONAL DE COMPRAS PÚBLICAS O Evento Mais do que realizar suas atividades, o Pregoeiro precisa satisfazer os anseios da sociedade. A responsabilidade dos atos diários reflete diretamente no dia a dia do cidadão brasileiro. Por este

Leia mais

O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS SUA MARCA EM EVIDÊNCIA. no maior evento da indústria da construção na América Latina. VISITE FOZ DO IGUAÇU

O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS SUA MARCA EM EVIDÊNCIA. no maior evento da indústria da construção na América Latina. VISITE FOZ DO IGUAÇU O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS SUA MARCA EM EVIDÊNCIA no maior evento da indústria da construção na América Latina. VISITE FOZ DO IGUAÇU 88º ENCONTRO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO TEMA 2016 O futuro nós

Leia mais

28 de Agosto de 2014 São Paulo/SP

28 de Agosto de 2014 São Paulo/SP 28 de Agosto de 2014 São Paulo/SP O Evento: A Network Eventos, empresa especializada na produção de eventos no setor de Telecomunicações e Tecnologia da Informação, comprometida com a inovação, atualização

Leia mais

Julho a Dezembro 2017.

Julho a Dezembro 2017. Julho a Dezembro 2017. HISTÓRIA RÁDIO GRANDE LAGO - AM 580 - "Uma emissora sintonizada com os assuntos da região" Emissora com 2,5 Kw de potência, localizada no município de Santa Helena, na Costa Oeste

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: ECONOMIA

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: ECONOMIA FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 07.12.16 EDITORIA: ECONOMIA CONTINUAÇÃO VEÍCULO: PORTAL NO AR DATA: 06.12.16 VEÍCULO: BLOG ROBSON PIRES DATA: 06.12.16 VEÍCULO: BLOG ROBSON CARVALHO DATA: 06.12.16

Leia mais

Conselho dos Despachantes do Piauí realiza evento no Luxor Hotel

Conselho dos Despachantes do Piauí realiza evento no Luxor Hotel Com autoridades nacionais - 17/03/2011 às 21:27h Conselho dos Despachantes do Piauí realiza evento no Luxor Hotel O evento foi realizado no Luxor Hotel do Piauí, e contou com a presença de várias autoridades

Leia mais

PROFESSORA: ANA MARIA DE SOUSA SANTANA DE OLIVEIRA PATO BRANCO AGOSTO DE 2017

PROFESSORA: ANA MARIA DE SOUSA SANTANA DE OLIVEIRA PATO BRANCO AGOSTO DE 2017 INFORMAÇÕES DE EGRESSOS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIOESTE ATRAVÉS DE FERRAMENTAS DO CREA-PR PROFESSORA: ANA MARIA DE SOUSA SANTANA DE OLIVEIRA PATO BRANCO AGOSTO DE 2017 Etapas do projeto de ensino

Leia mais

II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM ENGENHARIA Educação Empreendedora e Formação em Engenharia: Construindo Conexões e Pontes"

II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM ENGENHARIA Educação Empreendedora e Formação em Engenharia: Construindo Conexões e Pontes II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM ENGENHARIA Engenharia: Construindo Conexões e Pontes" 1. Apresentação do II Seminário de Educação Empreendedora em Engenharia O I Seminário do Grupo de Trabalho

Leia mais

Uma visão 360 o da Pecuária de Corte

Uma visão 360 o da Pecuária de Corte Uma visão 360 o da Pecuária de Corte 21 e 22 de outubro de 2015 Foz do Iguaçu PR Brasil Realização: www.beefexpo.com.br www.facebook.com/beefexpo O evento será realizado nos dias 21 e 22 de outubro de

Leia mais

Soluções Corporativas e Públicas de Mobilidade Urbana Inteligente e Segurança Viária

Soluções Corporativas e Públicas de Mobilidade Urbana Inteligente e Segurança Viária Soluções Corporativas e Públicas de Mobilidade Urbana Inteligente e Segurança Viária Nosso Negócio A Consultoria MOBILIDADE SEGURA desenvolve soluções exclusivas de mobilidade, especializadas na gestão

Leia mais

Fique por dentro das propostas de modificação do Código de Incêndio

Fique por dentro das propostas de modificação do Código de Incêndio Ano V Nº 179 Sexta Feira - Dia 01 de setembro de 2017 NOTÍCIAS & PROVIDÊNCIAS Fique por dentro das propostas de modificação do Código de Incêndio E m 24 de agosto, o Bombeiro Militar Marco Antonio de Araujo

Leia mais

Assistentes sociais e profissionais da área falam de democratização da mídia e afirmam que comunicação é estratégica para o Serviço Social

Assistentes sociais e profissionais da área falam de democratização da mídia e afirmam que comunicação é estratégica para o Serviço Social Assistentes sociais e profissionais da área falam de democratização da mídia e afirmam que comunicação é estratégica para o Serviço Social À esquerda, Daniela Neves, Iara Moura e Rodrigo Murtinho falaram

Leia mais

20 e 21 de Junho de 2017 Porto Alegre - RS

20 e 21 de Junho de 2017 Porto Alegre - RS 20 e 21 de Junho de 2017 Porto Alegre - RS Quem somos A Network Eventos é uma empresa especializada na produção de eventos nas áreas de Telecomunicações, Inovação e Tecnologia da Informação e Comunicação,

Leia mais

Acessibilidade na gestão da cidade Arq. Adriana Romeiro de Almeida Prado

Acessibilidade na gestão da cidade Arq. Adriana Romeiro de Almeida Prado Acessibilidade na gestão da cidade Arq. Adriana Romeiro de Almeida Prado Porto Alegre, 1º de junho de 2015 Construção de um Plano Municipal de Acessibilidade Acessibilidade Desenho Universal Rota Acessível

Leia mais

Soluções de TIC para Gestão de Crises, Mobilidade Urbana, Saúde e Educação

Soluções de TIC para Gestão de Crises, Mobilidade Urbana, Saúde e Educação Soluções de TIC para Gestão de Crises, Mobilidade Urbana, Saúde e Educação O Evento: A Network Eventos, que tem se notabilizado por apontar os caminhos futuros nas áreas de TIC, realizou em parceria com

Leia mais

O Evento: Informações Gerais:

O Evento: Informações Gerais: O Evento: A Network Eventos, empresa especializada na produção de eventos no setor de Telecomunicações e Tecnologia da Informação, comprometida com a inovação, atualização e troca de conhecimentos, em

Leia mais

As diretrizes do Programa de Responsabilidade Social do CREA- RS

As diretrizes do Programa de Responsabilidade Social do CREA- RS As diretrizes do Programa de Responsabilidade Social do CREA- RS Adotar valores e trabalhar com transparência Valorizar os colaboradores Fazer sempre mais pelo meio ambiente Envolver parceiros e fornecedores

Leia mais

UFRJ-CSCE-2016/10/18. ufrj.br/acessibilidade

UFRJ-CSCE-2016/10/18. ufrj.br/acessibilidade UFRJ-CSCE-2016/10/18 ufrj.br/acessibilidade 3 números do censo 2010/IBGE e na UFRJ? A ponte do saber é para tod@s? Censo-IBGE 2010 MOTORA VISUAL AUDITIVA MENTAL 190.732.694 23,60% brasileiros 45.606.048

Leia mais

Feira e Fórum promovem a inclusão de pessoas com deficiência

Feira e Fórum promovem a inclusão de pessoas com deficiência A tecnologia está sendo uma importante ferramenta de inclusão para pessoas com deficiência. É o que mostra a I Feira Estadual Existir, que reúne pesquisadores, fabricantes de equipamentos e tecnologias

Leia mais

Projeto Instituto Brasil Acessível

Projeto Instituto Brasil Acessível Organização Instituto Brasil Acessível Profissional Responsável Regina Gobbo Assessoria Externa KETCHUM ESTRATÉGIA Ano da Premiação 2006 1 / 8 1. Contexto da organização O Instituto Brasil Acessível é

Leia mais

NOTÍCIAS & PROVIDÊNCIAS

NOTÍCIAS & PROVIDÊNCIAS Ano V Nº 182 Sexta Feira - Dia 22 de setembro de 2017 A água das chuvas como possibilidade de economia NOTÍCIAS & PROVIDÊNCIAS A água das chuvas como possibilidade de economia O engenheiro Leonardo Nogueira

Leia mais

1 ENCONTRO INTERNACIONAL. A Criança e os Novos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável _ODS_. Programação 2016

1 ENCONTRO INTERNACIONAL. A Criança e os Novos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável _ODS_. Programação 2016 1 ENCONTRO INTERNACIONAL A Criança e os Novos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável _ODS_ Programação 2016 29 de novembro de 2016 SÃO PAULO Centro de capacitação Paula Souza Auditório verde Rua General

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 22 de agosto de 2018.

Clipping de notícias. Recife, 22 de agosto de 2018. Clipping de notícias Recife, 22 de agosto de 2018. Recife, 22 de agosto de 2018. Recife, 22 de agosto de 2018. Recife, 22 de agosto de 2018. Acontece Agrinordeste terá espaço de moda country e oficina

Leia mais

RESUMO DO CONGRESSO ESTADUAL DE VEREADORES - GRAVATÁ-PE 26 A 28 DE MARÇO DE 2014

RESUMO DO CONGRESSO ESTADUAL DE VEREADORES - GRAVATÁ-PE 26 A 28 DE MARÇO DE 2014 RESUMO DO CONGRESSO ESTADUAL DE VEREADORES - GRAVATÁ-PE 26 A 28 DE MARÇO DE 2014 A cidade de Gravatá sediou o Congresso Estadual de Vereadores, realizado pela União dos Vereadores de Pernambuco, no período

Leia mais

XL REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE ADMINISTRAÇÃO DAS CAPITAIS - FONAC

XL REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE ADMINISTRAÇÃO DAS CAPITAIS - FONAC XL REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE ADMINISTRAÇÃO DAS CAPITAIS - FONAC 08 e 09 de junho de 2006 Salão de Atos - Parque Barigüi Curitiba- Paraná Dia 08 de junho de 2006 Quinta- feira

Leia mais

Cerca de professores de 52

Cerca de professores de 52 2 - Novembro 2017 EDUCAÇÃO Serprof instiga TECNOLOGIA professores do Oeste a buscar cada vez mais Cerca de 1.200 professores de 52 municípios da região participaram no dia 26 de outubro, na Unipar de Cascavel,

Leia mais

Seminário de Segurança Cibernética: Realizações e Desafios

Seminário de Segurança Cibernética: Realizações e Desafios Seminário de Segurança Cibernética: Realizações e Desafios Informações Gerais: Tema: Cyber Security Seminário de Segurança Cibernética: Realizações e Desafios Data: 9 de dezembro de 2014. Local: Kubitschek

Leia mais

Público alvo. O Evento. Local do Evento. Material de Apoio. Carga Horária: 26 horas O MAIOR ENCONTRO NACIONAL DE COMPRAS PÚBLICAS

Público alvo. O Evento. Local do Evento. Material de Apoio. Carga Horária: 26 horas O MAIOR ENCONTRO NACIONAL DE COMPRAS PÚBLICAS O Evento Mais do que realizar suas atividades, o Pregoeiro precisa satisfazer os anseios da sociedade. A responsabilidade dos atos diários reflete diretamente no dia a dia do cidadão brasileiro. Por este

Leia mais

Quem somos. Veja como foram alguns dos nossos últimos eventos:

Quem somos. Veja como foram alguns dos nossos últimos eventos: Quem somos A Network Eventos é uma empresa com mais de dezoito anos, especializada na produção de eventos nas áreas de Telecomunicações, Inovação e Tecnologia da Informação, Comunicação, Setor Bancário,

Leia mais

Centro de Especialidades Odontológicas - CEO 2009/2010 CISCOPAR

Centro de Especialidades Odontológicas - CEO 2009/2010 CISCOPAR Centro de Especialidades Odontológicas - CEO 2009/2010 BRASIL SORRIDENTE Conjunto de ações que visam a melhoria da saúde bucal do brasileiro 17/03/04 Frente de ação são os Centros de Especialidades Odontológicas

Leia mais

A Apil/RS, representada pelo seu presidente, Wlademir Dall Bosco, esteve presente na cerimônia de

A Apil/RS, representada pelo seu presidente, Wlademir Dall Bosco, esteve presente na cerimônia de #1 SET/2017 Informativo especial da Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do RS Além da inauguração da nova sede da Apil/RS em local privilegiado no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ CREA-PR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ CREA-PR EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO 001/2019-DRI DIVULGAÇÃO DO RESULTADO COMISSÃO DE SELEÇÃO A Comissão de Seleção do Edital de Chamamento Público 001/2019-DRI, no uso das atribuições que lhe são conferidas através

Leia mais

deputada federal Christiane Yared destinou R$ 89,5 MILHÕES EM recursos para a melhoria do Paraná. INFORMATIVO MENSAL - MAIO 2018

deputada federal Christiane Yared destinou R$ 89,5 MILHÕES EM recursos para a melhoria do Paraná. INFORMATIVO MENSAL - MAIO 2018 INFORMATIVO MENSAL - MAIO 2018 deputada federal Christiane Yared destinou R$ 89,5 MILHÕES EM recursos para a melhoria do Paraná. Paraná recebe R$ 4 milhões em emendas para Segurança Pública Christiane

Leia mais

APRESENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS

APRESENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS APRESENTAÇÃO A implantação do Plano Nacional de Banda Larga no Brasil abrirá uma nova era para os Estados e Municípios. Estimular o desenvolvimento de novas aplicações e serviços, buscando a eficiência

Leia mais

MODERNIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO POLICIAL. Curitiba - Paraná. 28 a 30 de novembro de 2018

MODERNIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO POLICIAL. Curitiba - Paraná. 28 a 30 de novembro de 2018 MODERNIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO POLICIAL Curitiba - Paraná 28 a 30 de novembro de 2018 APRESENTAÇÃO LOCALIZAÇÃO O Congresso Nacional dos Policiais Federais CONAPEF é um evento bienal que visa consolidar e

Leia mais

Dezesseis times foram confirmados na 9ª Copa Amop de

Dezesseis times foram confirmados na 9ª Copa Amop de 2-2ª quinzena de julho Campeonatos da Amop terão 28 times e R$ 20 mil em premiação Dezesseis times foram confirmados na 9ª Copa Amop de Futebol, que terá R$ 10 mil em premiação e começa no dia 20 de agosto.

Leia mais

Crise Hídrica no Brasil: saneamento ambiental e as interfaces com as mudanças climáticas e preservação hídrica: Ações do Sistema Confea/Crea

Crise Hídrica no Brasil: saneamento ambiental e as interfaces com as mudanças climáticas e preservação hídrica: Ações do Sistema Confea/Crea Crise Hídrica no Brasil: saneamento ambiental e as interfaces com as mudanças climáticas e preservação hídrica: Ações do Sistema Confea/Crea Poços de Caldas-MG Ações do Confea Os números de profissionais

Leia mais

Caderno de patrocínios

Caderno de patrocínios xviii eriac - Caderno de patrocínios - 1-19 a 23 de maio de 2019 em Foz do Iguaçu Paraná Brasil Caderno de patrocínios Realização xviii eriac - Caderno de patrocínios - 2 - APRESENTAÇÃO O Encontro Regional

Leia mais

Boletim informativo semanal do CRP-09 N 17/2008

Boletim informativo semanal do CRP-09 N 17/2008 Boletim informativo semanal do CRP-09 N 17/2008 I Congresso Regional Psicologia e Políticas Públicas: O Diálogo em Construção será realizado no Centro de Convenções de Goiânia, entre os dias 25 e 27 de

Leia mais

Arquiteta Silvana Cambiaghi

Arquiteta Silvana Cambiaghi Novo ambiente regulatório nos projetos de arquitetura Revisão da NBR 9050:2015 Lei Brasileira da Inclusão nº. 13.146/2015 Arquiteta Silvana Cambiaghi ACESSIBILIDADE Possibilidade e condição de alcance,

Leia mais

SESC VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: ROSALIE ARRUDA

SESC VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: ROSALIE ARRUDA SESC VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 16.01.19 EDITORIA: ROSALIE ARRUDA VEÍCULO: BLOG LIEGE BARBALHO DATA: 15.01.19 Do mar ao sertão O ano de 2019 começa na Galeria Sesc Cidade Alta com uma edição especial:

Leia mais

O evento. Informações gerais. Programação

O evento. Informações gerais. Programação O evento O mercado de serviços de telecomunicações na América Latina está florescendo e não mostra sinais de abrandar tão cedo. Ambos os mercados de telefonia fixa quanto móvel estão crescendo, mas as

Leia mais

VISITA TÉCNICA AOS GRANDES PARQUES NACIONAIS DA AMÉRICA DO SUL

VISITA TÉCNICA AOS GRANDES PARQUES NACIONAIS DA AMÉRICA DO SUL VISITA TÉCNICA AOS GRANDES PARQUES NACIONAIS DA AMÉRICA DO SUL Tour 7 Pós-congresso 06 a 13 de outubro Esta viagem foi especialmente preparada para conhecermos um pouco da gestão de Parques Nacionais mais

Leia mais

Auditório principal do evento com capacidade para mais de 600 pessoas.

Auditório principal do evento com capacidade para mais de 600 pessoas. O FBGA - Fórum Brasil de Gestão Ambiental é uma iniciativa quadripartite, sem precedentes no país, idealizado pela ANAMMA Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente. Com o alto poder de

Leia mais

Acessibilidade, conforme a Lei /00: Uma Avaliação da Real Situação do Instituto Federal de Alagoas Campus Marechal Deodoro¹

Acessibilidade, conforme a Lei /00: Uma Avaliação da Real Situação do Instituto Federal de Alagoas Campus Marechal Deodoro¹ Acessibilidade, conforme a Lei 10. 098/00: Uma Avaliação da Real Situação do Instituto Federal de Alagoas Campus Marechal Deodoro¹ Roberta de Sousa Novais², Thaylane Eloise Gomes dos Santos², Givaldo Oliveira

Leia mais

O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS SUA MARCA EM EVIDÊNCIA. no maior evento da indústria da construção na América Latina. VISITE FOZ DO IGUAÇU

O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS SUA MARCA EM EVIDÊNCIA. no maior evento da indústria da construção na América Latina. VISITE FOZ DO IGUAÇU O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS SUA MARCA EM EVIDÊNCIA no maior evento da indústria da construção na América Latina. VISITE FOZ DO IGUAÇU 88º ENCONTRO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO TEMA 2016 O futuro nós

Leia mais

ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA

ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA No âmbito da competência do Ministério da Educação, a Portaria n 3.284, de 07 de novembro de 2003, determina as condições que devem ser cumpridas para garantir ao estudante com necessidades educacionais

Leia mais

I Seminário de Representantes

I Seminário de Representantes I Seminário de Representantes do Sistema Confea/Crea PLS 58/2008 - controle das obras públicas inacabadas altera os Artigos nº 27 e 34 da Lei nº 5.194, de 24/12/1966. (Cada artigo lista, respectivamente,

Leia mais

FICHA CATALOGRÁFICA. Dados Internacionais de Catalogação-na-Publicação (CIP)

FICHA CATALOGRÁFICA.   Dados Internacionais de Catalogação-na-Publicação (CIP) I N TR O DU Esta Coletânea tem como objetivos: contribuir para a divulgação e fortalecimento dos pilares e conceitos do Programa Cultivando Água Boa (CAB), programa socioambiental da Itaipu Binacional

Leia mais

Público alvo. O Evento. Local do Evento. Material de Apoio. Carga Horária: 27 horas O MAIOR ENCONTRO NACIONAL DE COMPRAS PÚBLICAS

Público alvo. O Evento. Local do Evento. Material de Apoio. Carga Horária: 27 horas O MAIOR ENCONTRO NACIONAL DE COMPRAS PÚBLICAS O Evento Mais do que realizar suas atividades, o Pregoeiro precisa satisfazer os anseios da sociedade. A responsabilidade dos atos diários reflete diretamente no dia a dia do cidadão brasileiro. Por este

Leia mais

EDITAL 01/2017 Faculdade Vale do Salgado FVS

EDITAL 01/2017 Faculdade Vale do Salgado FVS EDITAL 01/2017 I SIMPÓSIO EM DERMATOLOGIA: ASSISTÊNCIA INTERPROFISSIONAL NO TRATAMENTO DE LESÕES IX SEMANA DE ENFERMAGEM DA FACULDADE VALE DO SALGADO EDITAL 01/2017 A Faculdade Vale do Salgado - FVS de

Leia mais

Seminário ABRAEX/UDF 2016

Seminário ABRAEX/UDF 2016 Associação Brasiliense de Ex-Bolsistas Brasil-Japão Centro Universitário do Distrito Federal Seminário ABRAEX/UDF 2016 Infraestrutura: o desenvolvimento brasileiro a partir da experiência japonesa Realização:

Leia mais

11 A 15 DE JUNHO DE 2018 FOZ DO IGUAÇU/PR

11 A 15 DE JUNHO DE 2018 FOZ DO IGUAÇU/PR O Contratos Week é um evento registrado no calendário de capacitações brasileiro Em sua 5ª edição, este é o evento com a maior carga horária sobre o tema, voltado especialmente para agentes públicos que

Leia mais

Equipamentos /Obras com Recursos do Governo Federal e Estadual

Equipamentos /Obras com Recursos do Governo Federal e Estadual Secretaria Municipal de Planejamento Equipe: Giovana Graciano de Sá Secretária Municipal de Planejamento Glaúcia Maria da Costa Diretora Municipal de Planejamento José Welinton Moreira Engenheiro Caio

Leia mais

Direito da Acessibilidade nas Escolas: subsídios para a inclusão P R O F ª DRª P R I S CILA M O R E I RA CORRÊA E S E B A /UFU

Direito da Acessibilidade nas Escolas: subsídios para a inclusão P R O F ª DRª P R I S CILA M O R E I RA CORRÊA E S E B A /UFU Direito da Acessibilidade nas Escolas: subsídios para a inclusão P R O F ª DRª P R I S CILA M O R E I RA CORRÊA E S E B A /UFU O DIREITO DA ACESSIBILIDADE NAS ESCOLAS Com a inclusão educacional as escolas

Leia mais

Local do Evento GOVERNANÇA, CONTROLE PÚBLICO E GESTÃO DE RISCOS NAS AQUISIÇÕES 20 A 23 DE AGOSTO DE Por que o evento é fundamental para você

Local do Evento GOVERNANÇA, CONTROLE PÚBLICO E GESTÃO DE RISCOS NAS AQUISIÇÕES 20 A 23 DE AGOSTO DE Por que o evento é fundamental para você Por que o evento é fundamental para você Governança, controle e gestão de riscos são temas correlatos e de fundamental importância para a Administração Pública e entidades que, de um modo geral, operem

Leia mais

PROGRAMAÇÃO. 18 FEVEREIRO (segunda-feira) 19 FEVEREIRO (terça-feira)

PROGRAMAÇÃO. 18 FEVEREIRO (segunda-feira) 19 FEVEREIRO (terça-feira) - Colégio de Presidentes - CP, Colégio de Entidades Nacionais - CDEN, Coordenadorias de Eng. Florestal, Geologia e Minas, Química, Industrial, Agrimensura e Elétrica terão suas reuniões realizadas no Bloco

Leia mais

14 e 15 de maio de 2019 Hotel Master Gramado RS

14 e 15 de maio de 2019 Hotel Master Gramado RS 14 e 15 de maio de 2019 Hotel Master Gramado RS Quem somos A Network Eventos é uma empresa há mais de dezoito anos, especializada na produção de eventos nas áreas de Telecomunicações, Inovação e Tecnologia

Leia mais

2 ª SAMed Semana Acadêmica de Medicina. 1ª Jornada Científica Medicina. Medicina de Família e Comunidade NORMAS PARA ENVIOS DE TRABALHOS

2 ª SAMed Semana Acadêmica de Medicina. 1ª Jornada Científica Medicina. Medicina de Família e Comunidade NORMAS PARA ENVIOS DE TRABALHOS 2 ª SAMed Semana Acadêmica de Medicina 1ª Jornada Científica Medicina Medicina de Família e Comunidade NORMAS PARA ENVIOS DE TRABALHOS Apresentação: A Jornada Científica do Curso de Medicina objetiva o

Leia mais

EDITAL PRÊMIO INOVA OESTE

EDITAL PRÊMIO INOVA OESTE EDITAL PRÊMIO INOVA OESTE 01/2018 A Fundação Parque Tecnológico Itaipu (Fundação PTI), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com apoio do Instituto de Tecnologia Aplicada

Leia mais

Portal da Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais - ABRADILAN Região de Campinas recebe certificado das Nações Unidas

Portal da Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais - ABRADILAN Região de Campinas recebe certificado das Nações Unidas Portal da Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais - ABRADILAN Região de Campinas recebe certificado das Nações Unidas 28/06/2013 DCI Jornalista: Milton Paes O título é concedido

Leia mais

Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial

Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial Apresentação O Instituto Negócios Públicos apresenta o Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial. O encontro é o mais dinâmico

Leia mais

Prefeitura Municipal de Balneário. Camboriú APRESENTA:

Prefeitura Municipal de Balneário. Camboriú APRESENTA: Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú APRESENTA: TRAZEM A BALNEÁRIO CAMBORIÚ: Com Patrocínio e Apoio Institucional de: Com Apoios Conceituais de: Balneário Camboriú Desafios do Amanhã Faz anos que

Leia mais

PROGRAMAÇÃO RIO BRANCO ACESSÍVEL

PROGRAMAÇÃO RIO BRANCO ACESSÍVEL PROGRAMAÇÃO RIO BRANCO ACESSÍVEL DATA HORÁRIO CURSO VAGAS OBJETIVO MINISTRANTE CARGA HORÁRIA LOCAL BLOCO / SALA 24/out 19h ABERTURA 700 14h - 21h30 Espaço Interativo Livre A importância de compreender

Leia mais

SESC VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: NATAL

SESC VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: NATAL SESC VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 09.10.18 EDITORIA: NATAL VEÍCULO: SITE VERSÁTIL NEWS DATA: 09.10.18 Partage Norte Shopping inaugura unidade móvel Sesc Saúde Mulher Dando continuidade ao calendário

Leia mais

I Seminário Latino-Americano sobre Experiências Exitosas em Regulação Brasília 29 de Fevereiro de Objetivos do Seminário:

I Seminário Latino-Americano sobre Experiências Exitosas em Regulação Brasília 29 de Fevereiro de Objetivos do Seminário: Objetivos do Seminário: Fortalecer o entendimento a respeito da criação da LATIN-REG, rede latinoamericana de melhoria regulatória e competitividade; Realizar intercâmbio de boas práticas em regulação

Leia mais

Câmara devolve carro e recursos ao Executivo

Câmara devolve carro e recursos ao Executivo URUAÇU Câmara devolve carro e recursos ao Executivo Euclides Oliveira O vereador e presidente da Câmara Municipal de Uruaçu, Francisco Carlos de Carvalho, o Chiquinho (PDT), marcou uma sessão solene para

Leia mais

1. Introdução Estado da arte

1. Introdução Estado da arte 1. Introdução Apresenta-se no estudo descritivo desta pesquisa a análise e avaliação das condições de acessibilidade das estruturas de circulação abertas públicas voltadas ao pedestre, no centro de Juiz

Leia mais

Relatório Final Fórum Sulamericano de Líderes de TI de Governo.

Relatório Final Fórum Sulamericano de Líderes de TI de Governo. Relatório Final Fórum Sulamericano de Líderes de TI de Governo INFORMAÇÕES GERAIS Evento: Fórum Sulamericano de Líderes de TI de Governo Data: 16 de outubro de 2012 Local: Hotel Mercure Brasília SHN Quadra

Leia mais

Briefing 1º Encontro Nacional do Programa de Extensão Universitária. Dias 2, 3 e 4 de Dezembro de Unique Palace, Brasília/DF.

Briefing 1º Encontro Nacional do Programa de Extensão Universitária. Dias 2, 3 e 4 de Dezembro de Unique Palace, Brasília/DF. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Diretoria de Políticas e Programas de Graduação - DIPES Esplanada dos Ministérios Bloco L 3º Andar Anexo II - Sala 310 70047-900 Brasília DF Telefone:

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE ALAGOAS ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ARTHUR RAMOS PARLAMENTO JUVENIL DO MERCOSUL. João Victor Santos

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE ALAGOAS ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ARTHUR RAMOS PARLAMENTO JUVENIL DO MERCOSUL. João Victor Santos SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE ALAGOAS ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ARTHUR RAMOS PARLAMENTO JUVENIL DO MERCOSUL João Victor Santos Inclusão Educativa Trajetos para uma educação inclusiva Pilar 2016 RESUMO

Leia mais

ONU reconhece a liderança de Campinas na redução do risco de desastres

ONU reconhece a liderança de Campinas na redução do risco de desastres Portal UNISDR - ONU ONU reconhece a liderança de Campinas na redução do risco de desastres 19 de julho de 2013, Campinas, BRASIL O escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR)

Leia mais

Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor

Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor Desenvolvendo líderes e transformando empresas para um mundo melhor Quem Somos A Caput Consultoria chega aos seus dezesseis anos com muito a comemorar! Temos desenvolvido projetos relevantes em companhias

Leia mais

Planejamento e Projeto de Hotéis

Planejamento e Projeto de Hotéis Introdução Planejamento e Projeto de Hotéis O curso apresenta a história da evolução do turismo no mundo e, particularmente, no Brasil. Analisa o momento atual do turismo. Entre outros assuntos, apresenta

Leia mais

Rio de Janeiro 12 e 13 de maio de 2014

Rio de Janeiro 12 e 13 de maio de 2014 Rio de Janeiro 12 e 13 de maio de 2014 Informações Gerais Local: Centro de Convenções SulAmérica Av. Paulo de Frontin, 1 Cidade Nova Centro - Rio de Janeiro - RJ Data: 12 e 13 de maio de 2014 Público-alvo:

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA COMPEDE VERA CRUZ - RS I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊCIA

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA COMPEDE VERA CRUZ - RS I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊCIA PROPOSTAS-1 ( x ) I - Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional Educação com qualidade para todos Atualmente os municípios recebem cotas para cadastrar escolas para receberem equipamentos

Leia mais

INSTANCIA GOVERNANÇA REGIONAL Apontamentos do encontro ocorrido no dia 07/04/2015

INSTANCIA GOVERNANÇA REGIONAL Apontamentos do encontro ocorrido no dia 07/04/2015 INSTANCIA GOVERNANÇA REGIONAL Apontamentos do encontro ocorrido no dia 07/04/2015 1. Introdução: Diferente dos anteriores o encontro mensal da Instância da Governança Regional de abril teve uma particularidade.

Leia mais