Comemorações do Bicentenário do Concelho do Cartaxo [ ]

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Comemorações do Bicentenário do Concelho do Cartaxo [1815-2015]"

Transcrição

1 Comemorações do Bicentenário do Concelho do Cartaxo [ ] Plano de Actividades A Comissão Organizadora: Miguel Montez Leal Berta Pereira Cristiana Cera Frederico Corado João Pedro Barroca Mário Silva Samuel Vieira

2

3 Comemorações dos 200 anos de Elevação do Cartaxo a Concelho - Plano de Actividades (em construção) Actividade Mês Previsto Local Breve Descrição Exposição Cartaxo de Outros Tempos: Plantas da Antiga Vila e Suas Casas ( ) De Novembro 2015 a Fevereiro 2016 Museu Rural e do Vinho Exposição com foco no património edificado do Concelho do Cartaxo, abrangendo também plantas de ruas. Contém: Fotografia, documentos e objectos. Exposição 200 anos Teatro no Cartaxo De Dezembro 2015 a Janeiro 2016 Centro Cultural do Cartaxo Exposição representativa da actividade teatral no Concelho do Cartaxo de há 200 anos até à actualidade. Cerimónia de Abertura das Comemorações Dezembro 2015 Centro Cultural do Cartaxo Cerimónia oficial de Comemoração de elevação do Cartaxo a Concelho. Concurso Visões do Cartaxo Lançamento do Concurso - Janeiro 2016; Recepção de filmes: Abril 2016; Votação do público no Youtube: Maio 2016; Visionamento dos 15 filmes mais votados, decisão do vencedor e cerimónia de entrega do prémio: Junho 2016 Cerimónia de entrega dos prémios: Centro Cultural do Cartaxo ou Auditório da SFIP Concurso curtas-metragens com telemóvel, em que o objecto é o Concelho do Cartaxo. Público-alvo: pessoas residentes no Cartaxo com mais de 16 anos. Pretende-se que esta iniciativa passe a acontecer todos os anos. Em cada ano haverá um tema específico. Nesta 1ª edição, o tema será o Rio Tejo. Os filmes serão apresentados no canal Youtube do Concurso onde estarão sujeitos à votação do público. Os 15 filmes mais votados serão exibidos e julgados por um júri, que irá determinar o vencedor em cerimónia no Centro Cultural do Cartaxo ou na SFIP. Nota: actividade será divulgada junto dos alunos do Secundário. Arquivo fotográfico e de imagem em movimento do Cartaxo Lançamento da iniciativa: Janeiro 2016; Recolha: De Janeiro a Outubro 2016; Digitalizações e Conservação: De Janeiro a Outubro 2016; Lançamento do Site: Novembro 2016 Teatro na Escola De Janeiro a Maio 2016 Escolas do Concelho + Centro Cultural do Cartaxo (apresentações das peças) Projecto de introdução do teatro no 1º ciclo. Sob o tema do Bicentenário.

4 No Meu Tempo De Janeiro a Junho 2016 Escolas do Concelho (1º Ciclo) Avós deslocam-se às escolas para partilhar com as crianças o modo de viver de outros tempos no Cartaxo. Cápsula do Tempo Lançamento: Fevereiro 2016; Recolha de material: Abril 2016; Evento: Abril 2016 Para esta cápsula do tempo, a população irá ser convidada a deixar um objecto à sua escolha. A cápsula será aberta daqui a 50 anos. Será ainda divulgada junto das escolas (do 1º ciclo ao secundário). Conversas Com História Fevereiro 2016 Pontével Ciclo de conversas sobre a História do Concelho Ciclo de Piano - Canções do Botto Março 2016 Centro Cultural do Cartaxo Recital de Canto e Piano. Cantares de António Botto. Com Samuel Vieira (Tenor) e Nuno M. Lopes (piano). Masterclass de canto Março e Abril 2016 Centro Cultural do Cartaxo Programa. Conversas Com História Março 2016 Centro Cultural do Cartaxo Ciclo de conversas sobre a História do Concelho Olimpíadas do Bicentenário Março e Abril 2016 Escolas do Concelho + Estádio Olímpiadas no âmbito do Desporto Escolar. Bosque dos 200 anos Março 2016 Proposta da Eco-Cartaxo. Pretende-se colocar em prática a ideia de plantar 200 árvores ou arbustos neste dia, que é o sábado mais próximo do Dia Mundial da Árvore. Por outro lado, 19 de Março é o Dia do Pai, a ideia é convidar todos os pais para trazerem os seus filhos e, juntos, plantarem uma árvore ou arbusto. Conversas com História Abril 2016 Vila Chã de Ourique Ciclo de conversas sobre a História do Concelho Assembleias Municipais Jovens Abril e Maio 2016 A realizar em colaboração com os Agrupamentos Escolares do concelho e com os Serviços de Educação e Juventude, e a integrar no Plano Educativo Municipal. Sessões por nível de escolaridade ( 3 sessões entre 11 e 22 de Abril, para apresentação e discussão das propostas); Sessão final conjunta para apreciação e deliberação das propostas - entre 9 e 13 de Maio). Encontro de Bandas Filarmónicas do Concelho Abril 2016 Praça 15 de Dezembro À semelhança do que se fez em 2015, pretende-se que este Encontro integre as Comemorações oficiais do 25 de Abril. O último tema terá a participação dos Grupos Corais do Concelho (Va Pensiero - Nabucco, de Verdi).

5 Criação do Kit "Cartaxo Empreende" Maio 2016 Corrida do Bicentenário Maio 2016 Praça de Touros Pretende-se com esta iniciaitiva facultar aos novos empreendedores e empresários do Concelho do Cartaxo ferramentas técnicas que facilitem e alavanquem a sua atividade empresarial. Para esta iniciativa será ainda criada uma plataforma on-line. Nota: actividade será também dinamizada junto dos alunos do Secundário. Corrida de Touros. Em parceria com as Gentes do Cartaxo. Criação do Curso de Capacitação em Gestão de Associações Sem Fins Lucrativos Fortalecer e Capacitar o Movimento Associativo para os próximos 200 anos". Com este curso, pretende-se capacitar e qualificar os dirigentes associativos do Concelho para um modelo de gestão sustentável das suas associações. Piquenique da Quinta-Feira da Espiga Maio 2016 Valada Pretende-se assinalar a 5ª feira da Espiga e recuperar a tradição de trazer a população do Concelho a Valada. Momentos de animação com as colectividades. Tendo em conta que muitos dos habitantes do Concelho trabalham fora e não podem gozar o feriado, direccionar esta actividade para a população reformada. Dinamizar junto das Universidades Séniores e junto das escolas do 1º ciclo, para que as crianças incentivem os pais a participar ou participem com os avós. Inauguração Salão das Artes da Biblioteca Marcelino Mesquita Maio 2016 Biblioteca Reabilitação da sala polivalente da Biblioteca, assim como do Jardim adjacente (Jardim das Letras). Pretende-se baptizar esta sala com o nome de "Salão das Artes". Criação de uma exposição permanente, com obras de José Tagarro, Rosa Mendes, Jorge Maltieira, entre outros. Visitas guiadas à exposição permanente do Salão das Artes (para alunos do 1º, 2º e 3º Ciclo) De Maio a Dezembro 2016 Biblioteca - Salão das Artes Organização de visitas guiadas à exposição permanente do Salão das Artes, com uma actividade de expressão plástica após a visita.

6 Cartaxo com História - Musical dos 200 anos Maio e Junho 2016 Cartaxo, Pontével, Lapa, Vale da Pinta e Vila Chã Trabalho elaborado com cianças do 1º Ciclo e com o Coro da EB2,3 Marcelino Mesquita. Intenção de formar uma banda do concelho, básicamente juvenil para acompanhamento do espetáculo. Musical dirigido por Rolando Ferreira. Noite de Jazz Junho 2016 Jardim da Biblioteca Numa lógica de dinamização da Biblioteca enquanto pólo cultural do Cartaxo, este concerto terá como convidados a Small Band do Agrupamento D. Sancho I. Final do Concurso Como Imaginas o Cartaxo daqui a 200 anos? Junho 2016 Este concurso é direccionado às escolas. Trata-se de um concurso de artes plásticas e literatura, que pretende acima de tudo estimular a imaginação dos estudantes do Concelho (do 1º ciclo ao Secundário). Cartaxo X 200 Junho 2016 Praça 15 de Dezembro Espectáculo sobre os 200 anos envolvendo associações, ranchos, figuras emblemáticas do concelho, etc, a ter lugar frente à CMC mas usando todos os prédios envolventes. Produzido pela Área de Serviço. Possibilidade de integrar as Festas da Cidade (em estudo). Projecção do filme "Aldeia da Roupa Branca" Setembro e Outubro 2016 Freguesias do Concelho Numa lógica de recuperar as sessões de cinema itinerante de antigamente, pretende-se com esta acção levar o filme "Aldeia da Roupa Branca" a todas as freguesias do Concelho. Projecção na rua, aproevitando (esperamos) o bom clima. Esta acção estará conciliada com a homenagem a Ramada Curto. Assembleia Municipal Histórica Outubro a Dezembro 2016 Assembleia Municipal Histórica, em cooperação com antigos deputados e membros das Mesas das assembleias Municipais desde Será realizada no 3º trimestre de Responsáveis: Augusto Parreira; Délio Modesto Pereira. Atribuição de medalhas de mérito ou distinções a membros das Assembleias Municipais Serão realizadas em vários momentos do ano das comemorações, em cooperação com a Câmara Municipal e a Comissão dos 200 anos; Responsáveis pela A.M. : Augusto Parreira; Délio Modesto Pereira.

7 200 anos de concelho num ano Recolha de dados sobre personalidades ilustres do concelho do Cartaxo que viveram nos últimos 200 anos; Criação de Pagina WEB no portal do Município, pagina no Facebook e cartazes para exposição itinerante - Em colaboração com as Juntas de Freguesias, instituições, coletividades e outros parceiros. Responsáveis pela A.M. : Teresa Nogueira; Helder Anacleto. Exposição sobre a Assembleia Municipal do Cartaxo Exposição que percorrerá as freguesias do concelho durante o Ano das Comemorações dos 200 anos. Recolha de Informação e preparação de exposição. Responsáveis pela A.M. : Gentil Duarte; Ana Bernardino Assembleias Municipais: Organização, funções e competências Assembleia Municipal temática com a colaboração de especialistas convidados. (Prof.António Cândido Gouveia (U. Minho), que já deu a sua confirmação; Presidente da A. Municipal de Mirandela, Presidente da A. Municipal de Lisboa, Presidentes de Câmara e outros responsáveis políticos); 15 e 30 de Junho. Responsáveis pela A.M.: Membros da Comissão da A. M. coordenados pelo Gentil Duarte. Feira de Artes e Ofícios Setembro 2016 Mercado Municipal Apresentação do Coro Cosme Delgado Outubro 2016 Igreja Feira de artes e ofícios, a realizar no pátio do Mercado Municipal. Com actuações de grupos folclóricos. Exposição simultânea das miniaturas do Ateneu A. Cartaxense. Durante as comemorações, será criado um grupo coral com o nome do compositor Cosme Delgado. Neste dia será o concerto inaugural, que terá como tema "A música do tempo do Convento". Inauguração Exposição Ramada Curto + projecção de 3 filmes Outubro 2016 Centro Cultural do Cartaxo Tendo como mote as ligações de Ramada Curto à freguesia de Vale da Pinta, esta exposição pretende homenagear o dramaturgo Ramada Curto. Terá a presença do seu neto, Diogo Ramada Curto. Colóquio de História Local Outubro 2016 Centro Cultural do Cartaxo Este colóquio terá a presença de historiadores locaios e nacionais.

8 Exposição "O Convento do Espírito Santo do Cartaxo" Outubro 2016 Exposição temporária sobre o convento de São Francisco do Cartaxo, complementada com as esculturas policromadas existentes na igreja, com uma leve intervenção de conservação. Para escolas do 1º, 2º e 3º Ciclo, haverão visitas guiadas, com actividade de expressão dramática no final. Edição de monografia sobre o Convento do Espírito Santo Apresentação de livro sobre os 200 anos do Concelho Outubro 2016 Novembro 2016 Salão das Artes da Biblioteca Marcelino Mesquita Edição da monografia de Cristiana Tristão Cera, sobre o Convento do Espírito Santo do Cartaxo. De autoria dos Comissários, este livro pretende ficar para memória futura sobre o que foram os 200 anos do Cartaxo enquanto concelho. Apresentação de Brochura / Publicação biográfica dos Presidentes de Camâra do Cartaxo de 1815 a 2015 Novembro 2016 Publicação com histórico de todos os Presidentes de Câmara do Cartaxo desde Dia Municipal do Empreendedorismo //// Concurso de ideias de negócio no Concelho os melhores negócios para os próximos 200 anos Novembro 2016 Fomentar o empreendedorismo e o espírito de iniciativa em toda a população do Concelho do Cartaxo. Pretende-se implementar este dia a 31 Outubro ou 1 de Novembro, integrando assim a ExpoCartaxo e todo a dinamização empresarial característica deste evento. Ciclo de Piano - Canções Báquicas Novembro 2016 Centro Cultural do Cartaxo Recital de Canto e Piano, sob o tema Canções Báquicas (Canções do Vinho). Com Ana Paula Russo, João de Oliveira, Samuel Vieira e João Paulo Santos Cerimónia de Encerramento Dezembro 2016 Centro Cultural do Cartaxo Programa Toponímia Janeiro a Dezembro 2016 Inauguração de ruas do Cartaxo, que neste momento se encontram sem nome. Percursos BTT Proposta enviada pelo Clube de Ciclismo Marco Chagas Roteiros Republicanos Proposta efectuada por Ana Carina Azevedo que, em conjunto com Pedro Fernnades e Vânia Sousa, escreveu, em 2010, o roteiro republicano do Cartaxo, ou seja, um texto que relata a história do Cartaxo, sobretudo na lógica do republicanismo, entre 1870 e 1933, e que esteve para ser editado na colecção Roteiros Republicanos da Comissão do Centenário da República. No entanto, a Comissão apenas conseguiu publicar as capitais de distrito e os autores ficaram com o texto terminado, surgindo então esta proposta para ser editado no âmbito das comemorações, em e- book.

9 Valor global do orçamento A azul: iniciativas de pessoas ou associações locais A verde: iniciativas da Assembleia Municipal

ABRIL PROGRAMA LOURES COMEMORAÇÕES 23 MARÇO > 15 MAIO ENTRADA LIVRE

ABRIL PROGRAMA LOURES COMEMORAÇÕES 23 MARÇO > 15 MAIO ENTRADA LIVRE 25 ABRIL LOURES 2016 COMEMORAÇÕES 23 MARÇO > 15 MAIO PROGRAMA ENTRADA LIVRE CELEBRAR ABRIL SEMPRE Aproxima-se mais uma comemoração do 25 de Abril, data da revolução que devolveu ao povo e ao país a liberdade

Leia mais

NORMAS DO CONCURSO PARTICIPA VII FEIRA SANTA MARIA DA FEIRA APRESENTAÇÃO PÚBLICA 18 MARÇO CINETEATRO ANTÓNIO LAMOSO

NORMAS DO CONCURSO PARTICIPA VII FEIRA SANTA MARIA DA FEIRA APRESENTAÇÃO PÚBLICA 18 MARÇO CINETEATRO ANTÓNIO LAMOSO NORMAS DO CONCURSO APRESENTAÇÃO PÚBLICA 18 MARÇO CINETEATRO ANTÓNIO LAMOSO VII FEIRA SANTA MARIA DA FEIRA PARTICIPA CONCURSO 02 Concurso Normas 1. Inserido no Programa da Feira de Artes Performativas,

Leia mais

Morada: Rua Professor José Francisco Cabrita, Urbanização Lagoa Sol Lagoa. Telefone:282380200. Fax:282380219.

Morada: Rua Professor José Francisco Cabrita, Urbanização Lagoa Sol Lagoa. Telefone:282380200. Fax:282380219. MÊS da LEITURA 2011 Nome dos estabelecimentos: Escola E.B.2,3 Jacinto Correia Lagoa Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira E.B.1/JI de Lagoa E.B.1 /JI de Porches EB1 Vale d el Rei EB1/ JI

Leia mais

Município de Vila Pouca de Aguiar

Município de Vila Pouca de Aguiar Município de Vila Pouca de Aguiar António Alberto Pires Aguiar Machado, Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, torna público, nos termos do disposto na alínea g) do nº 1 do artigo 25º

Leia mais

COMEMORAÇÕES DOS 80 ANOS ORFEÃO DA COVILHÃ 1926 2006 COMEMORAÇÕES DOS 45 ANOS DO CONSERVATÓRIO REGIONAL DE MÚSICA DA COVILHÃ 1961 2006

COMEMORAÇÕES DOS 80 ANOS ORFEÃO DA COVILHÃ 1926 2006 COMEMORAÇÕES DOS 45 ANOS DO CONSERVATÓRIO REGIONAL DE MÚSICA DA COVILHÃ 1961 2006 COMEMORAÇÕES DOS 80 ANOS ORFEÃO DA COVILHÃ 1926 2006 COMEMORAÇÕES DOS 45 ANOS DO CONSERVATÓRIO REGIONAL DE MÚSICA DA COVILHÃ 1961 2006 80 Anos ao Serviço da Cultura Covilhã, 2006 Organização: Orfeão da

Leia mais

1 Plano Anual de Actividades (2008/2009)*

1 Plano Anual de Actividades (2008/2009)* 1 Plano Anual de Actividades (2008/2009)* Meses Actividades Objectivos Recursos Materiais Recursos Humanos Local Setembro Não se irão realizar actividades orientadas. Contribuir para a adaptação e integração

Leia mais

REGULAMENTO DO PRÉMIO. CAPÍTULO 1 Disposições gerais Artigo 1.º

REGULAMENTO DO PRÉMIO. CAPÍTULO 1 Disposições gerais Artigo 1.º REGULAMENTO DO PRÉMIO CAPÍTULO 1 Disposições gerais Artigo 1.º 1.A Fundação Ilídio Pinho, o Ministério da Educação e Ciência e o Ministério da Economia celebraram um Protocolo com vista à instituição de

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL REPÚBLICA E A JUVENTUDE REPBÚLICARTE CHAMADA PARA PARTICIPANTES 2 5 DE OUTUBRO, ALMADA 5 DE OUTUBRO, LISBOA, TERREIRO DO PAÇO

SEMINÁRIO NACIONAL REPÚBLICA E A JUVENTUDE REPBÚLICARTE CHAMADA PARA PARTICIPANTES 2 5 DE OUTUBRO, ALMADA 5 DE OUTUBRO, LISBOA, TERREIRO DO PAÇO CHAMADA PARA PARTICIPANTES SEMINÁRIO NACIONAL REPÚBLICA E A JUVENTUDE 2 5 DE OUTUBRO, ALMADA REPBÚLICARTE 5 DE OUTUBRO, LISBOA, TERREIRO DO PAÇO Actividades a desenvolver no âmbito das comemorações do

Leia mais

INICIATIVAS DO PLANO NACIONAL

INICIATIVAS DO PLANO NACIONAL REUNIÃO ANUAL COM AS COMISSÕES DE ACOMPANHAMENTO DO PLANO INICIATIVAS DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO FINANCEIRA 2015 13 de maio de 2016 INICIATIVAS DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO FINANCEIRA - 2015 Educação

Leia mais

arquitectura em outubro

arquitectura em outubro arquitectura em outubro COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DA ARQUITECTURA 15 PATROCINADOR arquitectura em outubro DESTAQUES 5 PRÉMIO FERNANDO TÁVORA CONFERÊNCIA DO VENCEDOR DA 10.ª EDIÇÃO LANÇAMENTO DA 11.ª

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE TECNOLOGIAS E CIÊNCIAS REGULAMENTO PRÉMIO DE PROMOÇÃO AO EMPREENDEDORISMO

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE TECNOLOGIAS E CIÊNCIAS REGULAMENTO PRÉMIO DE PROMOÇÃO AO EMPREENDEDORISMO INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE TECNOLOGIAS E CIÊNCIAS REGULAMENTO PRÉMIO DE PROMOÇÃO AO EMPREENDEDORISMO Luanda, Junho de 2015 ÍNDICE PRÊAMBULO...2 I. OBJECTIVO...2 II. CATEGORIA...2 III. ELEGIBILIDADE...3

Leia mais

Hospital dos Bonequinhos

Hospital dos Bonequinhos O Núcleo de Estudantes de Medicina e o Hospital de Braga estão a organizar, nos próximos dias 12, 13 e 14 de Novembro, uma nova edição do Hospital dos Bonequinhos, a ser realizada, à semelhança do ano

Leia mais

Regulamento do Projeto Educativo do Madeira Film Festival 2014

Regulamento do Projeto Educativo do Madeira Film Festival 2014 Regulamento do Projeto Educativo do Madeira Film Festival 2014 Enquadramento e Objectivos 1. Este concurso é organizado pelo Madeira Film Festival com a colaboração da Direcção Regional de Educação da

Leia mais

PORTIMÃO COMEMORA CERIMÓNIAS OFICIAIS FESTIVIDADES

PORTIMÃO COMEMORA CERIMÓNIAS OFICIAIS FESTIVIDADES PORTIMÃO COMEMORA CERIMÓNIAS OFICIAIS FESTIVIDADES CERIMÓNIAS OFICIAIS De 20 a 25 de ABRIL 3ª EDIÇÃO - HÁ LIVROS NO MERCADO FEIRA DO LIVRO USADO LOCAL Mercado Municipal de Portimão ORG. Clube de Leitura

Leia mais

Projeto de salvaguarda dos arquivos das associações de cultura, recreio e desporto: Diagnóstico e estratégia

Projeto de salvaguarda dos arquivos das associações de cultura, recreio e desporto: Diagnóstico e estratégia Projeto de salvaguarda dos arquivos das associações de cultura, recreio e desporto: Diagnóstico e estratégia Apresentação: Pedro Penteado (DGLAB/DSAN) pedro.penteado@dglab.gov.pt Março de 2016 Movimento

Leia mais

Regulamento do Orçamento Participativo. Município da Ribeira Grande

Regulamento do Orçamento Participativo. Município da Ribeira Grande Regulamento do Orçamento Participativo do Município da Ribeira Grande O Orçamento Participativo, cujas regras aqui se apresentam, visa estimular o exercício de uma cada vez mais ativa, qualificada e concreta

Leia mais

1. CONSTITUIÇÃO DA COMISSÃO MUNICIPAL PARA A IGUALDADE 2. PLANO DE ACÇÃO - ACTIVIDADES

1. CONSTITUIÇÃO DA COMISSÃO MUNICIPAL PARA A IGUALDADE 2. PLANO DE ACÇÃO - ACTIVIDADES PLANOS PARA A IGUALDADE ACTA Nº 1 CONSTITUIÇÃO DA COMISSÃO MUNICIPAL PARA A IGUALDADE 15 JULHO de 2011 ORDEM DE TRABALHOS 1. CONSTITUIÇÃO DA COMISSÃO MUNICIPAL PARA A IGUALDADE 2. PLANO DE ACÇÃO - ACTIVIDADES

Leia mais

AGENDA CULTURAL julho 2016

AGENDA CULTURAL julho 2016 AGENDA CULTURAL julho 2016 Agenda Cultural LOUSADA 12 1, 2 e 3 de julho Teatro de Rua A Viagem do Elefante Projeções Videomapping Paços do Concelho Tribunal Edifício dos Serviços Técnicos Capela do Senhor

Leia mais

Agrupamento Vertical de Redondo Plano Anual de Actividades

Agrupamento Vertical de Redondo Plano Anual de Actividades Agrupamento Vertical de Redondo Plano Anual de Actividades Ano Lectivo 2008/2009 Calendarização: 2º Período Área Problema Actividades Metas a atingir Intervenientes Proposta Custos Família,Sociedade e

Leia mais

OTIC- IPS Oficina de Transferência de Tecnologia e Conhecimento

OTIC- IPS Oficina de Transferência de Tecnologia e Conhecimento INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL OTIC- IPS Oficina de Transferência de Tecnologia e Conhecimento 28 de Novembro de 2006 Agenda Como surgiu Missão Objectivos Estrutura organizativa Principais linhas de

Leia mais

REGULAMENTO DO I CONCURSO ESTUDANTIL DE VÍDEO DIGITAL DE ITIQUIRA

REGULAMENTO DO I CONCURSO ESTUDANTIL DE VÍDEO DIGITAL DE ITIQUIRA REGULAMENTO DO I CONCURSO ESTUDANTIL DE VÍDEO DIGITAL DE ITIQUIRA Objetivos: Envolver os estudantes do ensino fundamental e médio, para que sejam promotores e multiplicadores de novas perspectivas acerca

Leia mais

FORMULÁRIO DE PRÉ-PROJECTO

FORMULÁRIO DE PRÉ-PROJECTO FORMULÁRIO DE PRÉ-PROJECTO iniciativa CENTROS DE EXCELÊNCIA :: iniciativa :: gestão :: financiamento ÍNDICE NOTAS EXPLICATIVAS PARA PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO PRÉ-PROJECTO 3 I - INFORMAÇÃO GERAL 5 1.

Leia mais

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM DE BOTICAS. Preâmbulo. O Orçamento Participativo Jovem vem introduzir mais um meio

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM DE BOTICAS. Preâmbulo. O Orçamento Participativo Jovem vem introduzir mais um meio NORMAS DE FUNCIONAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM DE BOTICAS Preâmbulo O Orçamento Participativo Jovem vem introduzir mais um meio de atuação, para além dos existentes, junto da população juvenil

Leia mais

Regulamento. CONCURSO NACIONAL DE LEITURA Edição 2012/2013 FINAL DISTRITAL- BEJA. Nota Introdutória

Regulamento. CONCURSO NACIONAL DE LEITURA Edição 2012/2013 FINAL DISTRITAL- BEJA. Nota Introdutória Regulamento CONCURSO NACIONAL DE LEITURA Edição 2012/2013 FINAL DISTRITAL- BEJA Nota Introdutória O Concurso Nacional de Leitura (CNL) tem como objectivo principal promover a leitura, de uma forma lúdica,

Leia mais

Descrição da prática. 1. Identificação. Escola onde desenvolveu a prática: Agrupamento de Escolas de Estremoz Escola Básica 2,3 Sebastião da Gama

Descrição da prática. 1. Identificação. Escola onde desenvolveu a prática: Agrupamento de Escolas de Estremoz Escola Básica 2,3 Sebastião da Gama Descrição da prática 1. Identificação Escola onde desenvolveu a prática: Agrupamento de Escolas de Estremoz Escola Básica 2,3 Sebastião da Gama Nome da prática/projecto: A minha escola contra a discriminação

Leia mais

NEWSLETTER CULTURAL. Câmara Municipal de Almeida J A N E I R O 2 0 1 6 2 0 1 4

NEWSLETTER CULTURAL. Câmara Municipal de Almeida J A N E I R O 2 0 1 6 2 0 1 4 NEWSLETTER CULTURAL Câmara Municipal de Almeida J A N E I R O 2 0 1 6 2 0 1 4 O Pavilhão Multiusos de Vilar Formoso acolhe a 8ª Edição da Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural, de 29 a 31 de Janeiro,

Leia mais

CENTRO DE REABILITAÇÃO DE PONTE DE LIMA

CENTRO DE REABILITAÇÃO DE PONTE DE LIMA Município de Ponte de Lima Associação Cultural CAL Comunidade Artística Limiana Associação dos Amigos de Arte Inclusiva Dançando com a Diferença (AAIDD) Associação Nacional de Arte e Criatividade de e

Leia mais

Projeto Crescer com as Árvores

Projeto Crescer com as Árvores Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Solum e Solum Sul Projeto Crescer com as Árvores Parcerias: Câmara Municipal de Coimbra Junta de Freguesia de St.º António

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PARLAMENTO DOS JOVENS

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PARLAMENTO DOS JOVENS APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA PARLAMENTO DOS JOVENS O programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos

Leia mais

Escola Secundária de Pinheiro e Rosa de Faro

Escola Secundária de Pinheiro e Rosa de Faro Escola Secundária de Pinheiro e Rosa de Faro Curso Tecnológico de Desporto Disciplina de Organização e Desenvolvimento Desportivo Seminário: Os benefícios da Actividade Física Divulgação do programa FitnessGram

Leia mais

Continuidade dos ateliês senior nas IPSS s do Concelho Continuidade do atendimento personalizado pelas localidades do concelho através do Balcão de Pr

Continuidade dos ateliês senior nas IPSS s do Concelho Continuidade do atendimento personalizado pelas localidades do concelho através do Balcão de Pr Janeiro Fevereiro Março www.cm-armamar.pt Continuidade dos ateliês senior nas IPSS s do Concelho Continuidade do atendimento personalizado pelas localidades do concelho através do Balcão de Proximidade

Leia mais

santa maria da feira espaço público, espaço de liberdade regulamento

santa maria da feira espaço público, espaço de liberdade regulamento regulamento teatro dança música circo performance 2 5 regulamento 1. Âmbito O Mais Imaginarius visa incentivar os artistas a encontrar representações contemporâneas que sejam capazes de confrontar e integrar

Leia mais

EDITAL BATALHA DE BANDAS 6º CANGAÇO ROCK FEST SERRA TALHADA-PE

EDITAL BATALHA DE BANDAS 6º CANGAÇO ROCK FEST SERRA TALHADA-PE 1. Objetivo EDITAL BATALHA DE BANDAS 6º CANGAÇO ROCK FEST SERRA TALHADA-PE 2016 1.1 Este edital estabelece as regras de participação na batalha de bandas 6º Cangaço Rock Fest. 1.2 A batalha de bandas tem

Leia mais

Normas de Funcionamento II EDIÇÃO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DO MUNICÍPIO DE GONDOMAR NOTA JUSTIFICATIVA

Normas de Funcionamento II EDIÇÃO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DO MUNICÍPIO DE GONDOMAR NOTA JUSTIFICATIVA Normas de Funcionamento II EDIÇÃO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DO MUNICÍPIO DE GONDOMAR NOTA JUSTIFICATIVA Considerando que, nos termos do artigo 48º da Constituição da República Portuguesa, todos os cidadãos

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE PAREDES BIBLIOTECA ESCOLAR

ESCOLA SECUNDÁRIA DE PAREDES BIBLIOTECA ESCOLAR ESCOLA SECUNDÁRIA DE PAREDES BIBLIOTECA ESCOLAR 2015-2016 Equipa da BE Coordenadora: Ana Elisabete Lourenço Assistentes Operacionais: D.ª Maria José Magalhães Professores: Ana Maria Matos (Matemática)

Leia mais

Festival Curtas-Metragens 2015

Festival Curtas-Metragens 2015 Festival Curtas-Metragens 2015 REGULAMENTO PREÂMBULO No decurso da terceira edição do CINANTROP Festival Internacional de Cinema Etnográfico, a organização do evento, com o importante apoio dos Municípios

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CAMARATE D. NUNO ÁLVARES PEREIRA SEDE: ESCOLA EB 2,3 MÁRIO DE SÁ CARNEIRO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015 / 16 1º CICLO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CAMARATE D. NUNO ÁLVARES PEREIRA SEDE: ESCOLA EB 2,3 MÁRIO DE SÁ CARNEIRO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015 / 16 1º CICLO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CAMARATE D. NUNO ÁLVARES PEREIRA SEDE: ESCOLA EB 2,3 MÁRIO DE SÁ CARNEIRO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 2015 / 16 1º CICLO ATIVIDADE Início do ano letivo/ receção a do 1º ano. Dia

Leia mais

Artigo 1º. (Objeto) Incentivar a participação conjunta e organizada de toda a comunidade escolar na construção de uma escola verde;

Artigo 1º. (Objeto) Incentivar a participação conjunta e organizada de toda a comunidade escolar na construção de uma escola verde; ANEXO VI REGULAMENTO DO CONCURSO ESCOLAS VERDES - 2013 DISPOSIÇÕES GERAIS O Concurso Escolas Verdes destina-se a reconhecer e distinguir a participação das Escolas em projetos de índole ambiental promovidos

Leia mais

MUSEU MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA NÚCLEO DE ALVERCA. Serviço Educativo

MUSEU MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA NÚCLEO DE ALVERCA. Serviço Educativo MUSEU MUNICIPAL DE VILA FRANCA DE XIRA NÚCLEO DE ALVERCA Serviço Educativo O serviço educativo do Núcleo de Alverca do Museu Municipal de Vila Franca de Xira tem sido constante desde a data da sua inauguração

Leia mais

CONCURSO ESCOLAR A MINHA ESCOLA ADOPTA: UM MUSEU, UM PALÁCIO, UM MONUMENTO ANO LECTIVO 2010/2011 REGULAMENTO 1. APRESENTAÇÃO

CONCURSO ESCOLAR A MINHA ESCOLA ADOPTA: UM MUSEU, UM PALÁCIO, UM MONUMENTO ANO LECTIVO 2010/2011 REGULAMENTO 1. APRESENTAÇÃO CONCURSO ESCOLAR A MINHA ESCOLA ADOPTA: UM MUSEU, UM PALÁCIO, UM MONUMENTO ANO LECTIVO 2010/2011 REGULAMENTO 1. APRESENTAÇÃO O concurso escolar A minha escola adopta um museu, um palácio, um monumento...

Leia mais

www.jeve.pt O que é?

www.jeve.pt O que é? O que é? A Plataforma para a Educação do Empreendedorismo em Portugal (PEEP) em parceria com a K-Evolution desenvolveram o JEVE Jovens para o Empreendedorismo Verde e Empregabilidade, um projeto experimental

Leia mais

PROJETO DE REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE NORDESTE Nota Justificativa

PROJETO DE REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE NORDESTE Nota Justificativa PROJETO DE REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE NORDESTE Nota Justificativa A Câmara Municipal de Nordeste reconhece que os orçamentos participativos são um símbolo da participação e intervenção efetiva

Leia mais

NORMAS REGULAMENTARES

NORMAS REGULAMENTARES ENQUADRAMENTO À Escola é hoje exigida uma organização curricular centrada em territórios educativos, que assenta num equilíbrio entre a identidade dos projetos e a valorização dos diversos intervenientes

Leia mais

75% 6 9 de Novembro de 2014 Feira Internacional de Luanda Pavilhão de Portugal ANGOLA - FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE JOVENS E QUADROS

75% 6 9 de Novembro de 2014 Feira Internacional de Luanda Pavilhão de Portugal ANGOLA - FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE JOVENS E QUADROS ANGOLA - FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE JOVENS E QUADROS U M A A P O S T A E S T R A T É G I C A P A R A 2013/2017 UMA OPORTUNIDADE PARA O SEU SECTOR CO-FINANCIADO 75% 1ª PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA DA FILEIRA

Leia mais

Regulamento. Esta iniciativa tem por base promover a divulgação do que melhor se faz ao nível de produção musical a nível Nacional.

Regulamento. Esta iniciativa tem por base promover a divulgação do que melhor se faz ao nível de produção musical a nível Nacional. 1 Âmbito Regulamento Esta iniciativa tem por base promover a divulgação do que melhor se faz ao nível de produção musical a nível Nacional. 2 Destinatários Podem concorrer todos os projectos que ainda

Leia mais

Isabel Raposo INAG, I.P.

Isabel Raposo INAG, I.P. Isabel Raposo INAG, I.P. E se no futuro não tivermos água? O Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água (PNUEA) aprovado em 2005, pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 113/2005, de 30 de Junho,

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS A universalização da inclusão digital, através do desenvolvimento de uma Política Pública de Inclusão Digital, que contemple a criação de um Sistema Municipal de Inclusão Digital,

Leia mais

CONCURSO SARDINHAS FESTAS DE LISBOA'16 REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO

CONCURSO SARDINHAS FESTAS DE LISBOA'16 REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO CONCURSO SARDINHAS FESTAS DE LISBOA'16 REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO Artigo 1.º (Objeto) 1. O Concurso Sardinhas Festas de Lisboa'16 é uma iniciativa da EGEAC Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação

Leia mais

Regulamento. Normas de Funcionamento

Regulamento. Normas de Funcionamento Regulamento Normas de Funcionamento 1. A Câmara Municipal de S. João da Madeira organiza de 6 a 10 de Junho de 2012 o evento A Cidade no Jardim, semana dedicada às associações e instituições concelhias,

Leia mais

Férias em Grande Série 2

Férias em Grande Série 2 MUNICÍPIO DE VALPAÇOS Projecto Férias em Grande Série 2 A Amizade Continua Município de Valpaços A Amizade Continua 1 Índice 1 - Introdução... 2 2 Objectivos do Projecto... 3 3 Planeadas... 4 4 Descrição

Leia mais

Relatório Consulta Jovem2020

Relatório Consulta Jovem2020 Relatório Consulta Jovem2020 Lagos II Escola Secundária Júlio Dantas, Janeiro, 2013 PARCEIROS: Contextualização Data: 21 de Janeiro 2013 Horário: das 15h00 às 18h00 (3horas) Local: Escola Secundária Júlio

Leia mais

DATA ATIVIDADE LOCAL OBJETIVOS DESTINATÁRIOS INTERVENIENTES/RESPONSÁVEIS Cerimónia de entrega dos Diplomas do Quadro Auditório da Escola

DATA ATIVIDADE LOCAL OBJETIVOS DESTINATÁRIOS INTERVENIENTES/RESPONSÁVEIS Cerimónia de entrega dos Diplomas do Quadro Auditório da Escola DATA ATIVIDADE LOCAL OBJETIVOS DESTINATÁRIOS INTERVENIENTES/RESPONSÁVEIS Cerimónia de entrega dos Diplomas do Quadro Auditório da Escola do Agrupamento Intervenientes: Lara Rodrigues (flauta) e de Valor

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO CENTRO COMUNITÁRIO

REGULAMENTO INTERNO CENTRO COMUNITÁRIO REGULAMENTO INTERNO CENTRO COMUNITÁRIO INTRODUÇÃO A cultura comunitária é a expressão concreta de tentar proporcionar aqueles que mais precisam a ajuda necessária para começar de novo a viver. O Centro

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA E RECREATIVA DO LOUREIRO

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA E RECREATIVA DO LOUREIRO ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA E RECREATIVA DO LOUREIRO PLANO DE ACTIVIDADES ANO DE 2011 Associação Desportiva e Recreativo do Loureiro Canto da rua Loureiro 3040-787 Cernache E-mail adr.loureiro@sapo.pt www.adrloureiro.com

Leia mais

Município de Leiria Câmara Municipal. Orçamento Participativo

Município de Leiria Câmara Municipal. Orçamento Participativo Carta de Princípios A de Leiria reconhece, com a criação e implementação do, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição de um rumo para o concelho. A participação dos cidadãos nas decisões sobre

Leia mais

COLÉGIO LAURA VICUNHA ANO LETIVO 2015/2016 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

COLÉGIO LAURA VICUNHA ANO LETIVO 2015/2016 PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 1º Período Calendarização Departamento Atividades Curriculares Pastorais Destinatários Local 14 de setembro Todos os departamentos Abertura do ano letivo Salão de Festas do 9 de outubro Pastoral Eucaristia

Leia mais

Cascais com Rugby Projeto para escolas do 1ºCiclo Ano Letivo 2013/2014. Projeto Cascais com Rugby, nas escolas do 1º Ciclo

Cascais com Rugby Projeto para escolas do 1ºCiclo Ano Letivo 2013/2014. Projeto Cascais com Rugby, nas escolas do 1º Ciclo Cascais com Rugby Projeto para escolas do 1ºCiclo Ano Letivo 2013/2014 Introdução A Federação Portuguesa de Rugby (FPR) acordou com o Gabinete Coordenador do Desporto Escolar dar inicio ao Programa Nestum,

Leia mais

Intervenção do Deputado do Partido Socialista Berto Messias. Participação Cívica dos Jovens

Intervenção do Deputado do Partido Socialista Berto Messias. Participação Cívica dos Jovens Intervenção do Deputado do Partido Socialista Berto Messias Participação Cívica dos Jovens Sr. Presidente Sras. e Srs. Deputados Sr. Presidente do Governo Sras. e Srs. Membros do Governo Está plasmado

Leia mais

Plano de Regeneração Urbana. Zona Histórica de Beja. Concurso de Ideias (conceção) Instituto Politécnico de Beja ARTIGO 1º.

Plano de Regeneração Urbana. Zona Histórica de Beja. Concurso de Ideias (conceção) Instituto Politécnico de Beja ARTIGO 1º. Plano de Regeneração Urbana Zona Histórica de Beja Concurso de Ideias (conceção) Instituto Politécnico de Beja ARTIGO 1º Enquadramento A CIP Confederação Empresarial de Portugal tem vindo a desenvolver

Leia mais

Reunião da Comissão de Honra

Reunião da Comissão de Honra 3 / 11 Dezembro 2011 Reunião da Comissão de Honra FIL, 7.Novembro.2011 Ordem de Trabalhos 1. Apresentação da Equipa Executiva 2. Apresentação da Comissão de Honra Contributos e Competências da Comissão

Leia mais

USALMA: um projeto de Cidadania Ativa

USALMA: um projeto de Cidadania Ativa USALMA: um projeto de Cidadania Ativa Em 2003, um grupo de professores do concelho de Almada, dando expressão a uma antiga aspiração da classe, criou a Associação de Professores do Concelho de Almada(Apcalmada).

Leia mais

DESPACHO IPP/PR-48/2006

DESPACHO IPP/PR-48/2006 DESPACHO IPP/PR-48/2006 HOMOLOGAÇÃO DO REGULAMENTO DO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO UNIDADE DE APOIO À ESCOLA INCLUSIVA Considerando que: 1- A aprovação pelo Conselho Geral, na sua reunião de 08.03.2006 da criação

Leia mais

CONCURSO DE DESENHO LIVRE

CONCURSO DE DESENHO LIVRE CONCURSO DE DESENHO LIVRE ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE PARA TODOS REGULAMENTO Artigo 1º OBJECTIVO O presente concurso tem como objectivo sensibilizar os alunos do Ensino Básico e a comunidade em geral,

Leia mais

o Aluno : qualquer aluno do 3 o ano do MIEI que se encontre nas condições expressas neste documento para inscrição na disciplina;

o Aluno : qualquer aluno do 3 o ano do MIEI que se encontre nas condições expressas neste documento para inscrição na disciplina; Normas de Funcionamento da Disciplina Actividade Prática de Desenvolvimento Curricular Vertente de Estágio Mestrado Integrado em Engenharia Informática Preâmbulo Este documento destina-se a regulamentar

Leia mais

Regulamento do Concurso de DESENHO

Regulamento do Concurso de DESENHO Évora 2005 Regulamento do Concurso de DESENHO ENQUADRAMENTO O concurso AS PROFISSÕES DA MINHA COMUNIDADE é um concurso integrado no evento a decorrer de 13 a 15 de Abril de 2005, em Évora, organizado pelo

Leia mais

CONCURSO DE DESENHO A Minha Nota de Euro

CONCURSO DE DESENHO A Minha Nota de Euro CONCURSO DE DESENHO A Minha Nota de Euro 1ª edição março de 2015 REGULAMENTO Quanto vale a tua nota? Para que serve? O que farias com ela? Desenha a tua nota e fala-nos do valor do dinheiro 1 REGULAMENTO

Leia mais

Regulamento do Orçamento Participativo do Município de Ovar

Regulamento do Orçamento Participativo do Município de Ovar Regulamento do Orçamento Participativo do Município de Ovar NOTA JUSTIFICATIVA DA ALTERAÇÃO Na sequência da aprovação pela Assembleia Municipal de Ovar, em reunião realizada no dia 20 de Dezembro de 2013,

Leia mais

REGULAMENTO Concurso de ideias para Logótipo da Biblioteca Municipal de Montemor-o-Velho

REGULAMENTO Concurso de ideias para Logótipo da Biblioteca Municipal de Montemor-o-Velho REGULAMENTO Concurso de ideias para Logótipo da Biblioteca Municipal de Montemor-o-Velho ÍNDICE 1. [OBJECTO] 2. [DESTINATÁRIOS] 3. [CARACTERÍSTICAS DAS PROPOSTAS] 4. [APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS] 5. [FORNECIMENTO

Leia mais

Museu Nacional do Teatro Lisboa

Museu Nacional do Teatro Lisboa Museu Nacional do Teatro Lisboa 19 Museu Nacional do Teatro APRESENTAÇÃO O Museu Nacional do Teatro encontra-se instalado no Palácio do Monteiro-Mor, um edifício do século XVIII. A exposição permanente

Leia mais

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS.

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS. CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS Maio/2010 1º Dia PROGRAMAÇÃO 08h00 às 09h00 - Credenciamento 09h00 às 09h30 Abertura Boas vindas! 09h30 às 10h15 Exposição dialogada: Retrospectiva Luta por Direitos

Leia mais

Pedido de apoio ao Curso de Verão de 2008

Pedido de apoio ao Curso de Verão de 2008 Pedido de apoio ao Curso de Verão de 2008 Portugal - 1 de 11 - Introdução O BEST Board of European Students of Technology é uma associação sem fins lucrativos, políticos ou religiosos que reúne estudantes

Leia mais

Temas relevantes da agenda federativa

Temas relevantes da agenda federativa Relatório produzido nos termos do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, 2011.

Leia mais

Calendário Anual de Eventos Culturais- São Brás de Alportel

Calendário Anual de Eventos Culturais- São Brás de Alportel Calendário Anual de Eventos Culturais- São Brás de Alportel 1.º Trimestre Jan> Março CHAROLAS, A FORÇA DA TRADIÇÃO Início de Janeiro Actuação de Grupos de Charolas do concelho, em digressão pelos sítios

Leia mais

As rectificações divulgadas nesta adenda, após a publicação da 1.ª edição do Guia da Candidatura n.º 69, já estão integradas na 2.

As rectificações divulgadas nesta adenda, após a publicação da 1.ª edição do Guia da Candidatura n.º 69, já estão integradas na 2. As rectificações divulgadas nesta adenda, após a publicação da 1.ª edição do Guia da Candidatura n.º 69, já estão integradas na 2.ª edição deste Guia. ao Guia do Ensino Superior n.º 69 ENSINO SUPERIOR

Leia mais

Plano de Actividades e Orça

Plano de Actividades e Orça Plano de Actividades e Orça çamento 2008 Índice ÍNDICE 2 INTRODUÇÃO 3 DESPORTO 4 Cultura 5 Lazer e Recreio 6 Formação 7 Resumo Orçamental 8 Contactos Úteis 9 Plano de Actividades e Orçamento 2008 2 Introdução

Leia mais

Concurso de Livro de Contos Infantis Histórias da Ajudaris: Pequenos Gestos Grandes Corações. Regulamento. Artigo 1º Apresentação

Concurso de Livro de Contos Infantis Histórias da Ajudaris: Pequenos Gestos Grandes Corações. Regulamento. Artigo 1º Apresentação Concurso de Livro de Contos Infantis Histórias da Ajudaris: Pequenos Gestos Grandes Corações Regulamento Artigo 1º Apresentação A Ajudaris, a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e o Plano Nacional de Leitura

Leia mais

CONCURSO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS IMAGENS CONTRA A CORRUPÇÃO

CONCURSO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS IMAGENS CONTRA A CORRUPÇÃO CONCURSO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS IMAGENS CONTRA A CORRUPÇÃO Organização Destinatários: Turmas de alunos do 4º ano - do1º ciclo das redes pública e privada do Inscrições até 31 de Outubro de 2013 Entrega

Leia mais

O Livro: Reflexões sobre o Conhecimento. Luís Alenquer. xposição escultura. maio2008 galeria municipal. Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço

O Livro: Reflexões sobre o Conhecimento. Luís Alenquer. xposição escultura. maio2008 galeria municipal. Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço O Livro: Reflexões sobre o Conhecimento Luís Alenquer xposição escultura maio2008 galeria municipal Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço galeria municipal É com grande satisfação que recebemos, na

Leia mais

AGA - Associação de Guitarra do Algarve

AGA - Associação de Guitarra do Algarve AGA - Associação de Guitarra do Algarve Plano de actividades e orçamento 2015 Dando cumprimento à alínea b) do artigo 22º dos nossos estatutos, a Direcção da Associação de Guitarras do Algarve vem apresentar

Leia mais

Regulamento para. Atribuição de Apoios pela Reitoria da Universidade do Porto

Regulamento para. Atribuição de Apoios pela Reitoria da Universidade do Porto Regulamento para Atribuição de Apoios pela Reitoria da Universidade do Porto Reitoria da Universidade do Porto Setembro de 2006 1. Introdução A U.Porto, através da sua Reitoria, tem um programa para conceder

Leia mais

museu marítimo de ílhavo

museu marítimo de ílhavo museu marítimo de ílhavo tel.: 234 329 990 fax: 234 321 797 www.museumarítimo.cm-ilhavo.pt museuilhavo@cm-ilhavo.pt 10.º Aniversário do Renovado Museu Marítimo de Ilhavo Com o intuito de celebrar os dez

Leia mais

Programa de Festas de 2011. Moita 9 a 18 de Setembro de 2011. Festas em Honra de N.ª Sr.ª da Boa Viagem

Programa de Festas de 2011. Moita 9 a 18 de Setembro de 2011. Festas em Honra de N.ª Sr.ª da Boa Viagem Programa de Festas de 2011 Moita 9 a 18 de Setembro de 2011 Festas em Honra de N.ª Sr.ª da Boa Viagem Sexta feira, 09 de Setembro 21:00h - Recepção às Entidades Oficiais nos Paços do Concelho 21:30h -

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO PLANO DE ATIVIDADES DO

CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO PLANO DE ATIVIDADES DO PLANO DE ATIVIDADES DO SERVIÇO EDUCATIVO DA CULTURA 2012/2013 MUSEU BERNARDINO MACHADO Coordenadora Técnica: Paula Lamego Responsável: Suzana Salazar Contatos Morada: Rua Adriano Pinto Basto, n.º 79 4760

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO. - Formação Pedagógica Inicial De Formadores B-learning. (Curso homologado pelo IEFP / Acesso ao CCP)

PROGRAMA DO CURSO. - Formação Pedagógica Inicial De Formadores B-learning. (Curso homologado pelo IEFP / Acesso ao CCP) PROGRAMA DO CURSO - Formação Pedagógica Inicial De Formadores B-learning (Curso homologado pelo IEFP / Acesso ao CCP) Em parceria com: Índice 1. Destinatários Pág. 3 2. Objectivo Geral Pág. 3 3. Objectivo

Leia mais

Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra

Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra 02.2015D 03.2015D A indisciplina e os seus contornos: prevenção e ação (a) Alcançar resultados desejáveis. Os desafios da escola. Papel do Professor. Ensinos Básico e Secundário Educadores de Infância

Leia mais

1MISC1105013 REGULAMENTO

1MISC1105013 REGULAMENTO REGULAMENTO 1MISC1105013 ART.º 1.º Do objectivo Geral dos Prémios Pfizer de Investigação Com o objectivo de contribuir para a dinamização da investigação em Ciências da Saúde em Portugal, a Sociedade das

Leia mais

REGULAMENTO DA EXPOMORTÁGUA FLORESTA, ENERGIA, AMBIENTE & TURISMO. A floresta desempenha um papel de relevo na economia e sustentabilidade da vida do

REGULAMENTO DA EXPOMORTÁGUA FLORESTA, ENERGIA, AMBIENTE & TURISMO. A floresta desempenha um papel de relevo na economia e sustentabilidade da vida do REGULAMENTO DA EXPOMORTÁGUA FLORESTA, ENERGIA, AMBIENTE & TURISMO NOTA JUSTIFICATIVA A floresta desempenha um papel de relevo na economia e sustentabilidade da vida do Concelho. Por forma a potenciar,

Leia mais

Concurso para a Criação do Hino dos Jogos Desportivos da CPLP

Concurso para a Criação do Hino dos Jogos Desportivos da CPLP Concurso para a Criação do Hino dos Jogos Desportivos da CPLP Considerando que os Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, reunidos em Salvador,

Leia mais

Ponte de Lima. Agenda Cultural Julho 2014

Ponte de Lima. Agenda Cultural Julho 2014 Ponte de Lima Agenda Cultural Julho 2014 Espetáculos Festival Percursos da Música 8 a 17 julho (Org. do MPL e da Academia de Música Fernandes Fão) VI Feira de Caça, Pesca e Lazer 18 a 20 julho Expolima

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO CONCURSO RECOLHA DE ÓLEOS ALIMENTARES USADOS NAS ESCOLAS 2012

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO CONCURSO RECOLHA DE ÓLEOS ALIMENTARES USADOS NAS ESCOLAS 2012 Fe RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO CONCURSO RECOLHA DE ÓLEOS ALIMENTARES USADOS NAS ESCOLAS 2012 RESÍDUOS DO NORDESTE, EIM Agosto de 2012 1. INTRODUÇÃO A Empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste, EIM, responsável

Leia mais

Resumo. Apresentam-se, ainda, os mais recentes materiais de divulgação do projecto Geoparque Açores, produzidos pela Associação.

Resumo. Apresentam-se, ainda, os mais recentes materiais de divulgação do projecto Geoparque Açores, produzidos pela Associação. Newsletter 5 Março 2011 Resumo No decorrer do primeiro trimestre de 2011 a GeoAçores - Associação Geoparque Açores continuou a divulgação do projecto Geoparque Açores, através da realização de sessões

Leia mais

CONCURSO DE IDEIAS ACESSIBILIDADE DO EDIFICADO E ESPAÇO PÚBLICO ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE PARA TODOS

CONCURSO DE IDEIAS ACESSIBILIDADE DO EDIFICADO E ESPAÇO PÚBLICO ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE PARA TODOS CONCURSO DE IDEIAS ACESSIBILIDADE DO EDIFICADO E ESPAÇO PÚBLICO ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE PARA TODOS Normas de Participação Artigo 1.º OBJETIVO O presente concurso tem como objetivo sensibilizar os alunos

Leia mais

Regulamento de Utilização do Teatro Municipal Baltazar Dias

Regulamento de Utilização do Teatro Municipal Baltazar Dias Regulamento de Utilização do Teatro Municipal Baltazar Dias Nota justificativa Considerando que o Teatro Municipal Baltazar Dias é um espaço nobre da cidade do Funchal, cuja finalidade é a apresentação

Leia mais

(Versão de trabalho) Programa de atividades 2016

(Versão de trabalho) Programa de atividades 2016 (Versão de trabalho) Programa de atividades 2016 Programa de atividades 2016 (Documento de trabalho) Lisboa, 2016 Plano Nacional de Formação Financeira www.todoscontam.pt Edição Conselho Nacional de Supervisores

Leia mais

AÇÃO SOCIAL. Concurso Logótipo SEMPRE PERTO!

AÇÃO SOCIAL. Concurso Logótipo SEMPRE PERTO! AÇÃO SOCIAL REGULAMENTO Preâmbulo A Ação Social do P.Porto pretende ser uma organização inovadora, com o foco nos interesses dos estudantes, potenciando a unidade de objetivos das políticas de ação social

Leia mais

ESTIEM. Apresentação 31 PAÍSES 60.000 ESTUDANTES +150 EVENTOS/ANO ESTIEM IS AN EXCITING NETWORK OF OPEN-MINDED STUDENTS

ESTIEM. Apresentação 31 PAÍSES 60.000 ESTUDANTES +150 EVENTOS/ANO ESTIEM IS AN EXCITING NETWORK OF OPEN-MINDED STUDENTS Descrição do Evento Apresentação ESTIEM European Students of Industrial Engineering and Management O que é a ESTIEM? A ESTIEM reúne estudantes europeus de Engenharia Industrial e Gestão de 79 universidades

Leia mais

Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Santa Maria Sintra

Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Santa Maria Sintra Sabia que Nunca é tarde para aprender? Aprende ao longo da vida e em diversos contextos? O que aprende fora da escola também é válido para a obtenção de uma qualificação? Num Centro Novas Oportunidades

Leia mais

Linhas de Leitura Concurso Municipal de Leitura

Linhas de Leitura Concurso Municipal de Leitura Linhas de Leitura Concurso Municipal de Leitura Regulamento Artº 1º - Objectivos Procurando aprofundar e divulgar o conhecimento histórico-científico da Guerra Peninsular (1807-1814) e, particularmente,

Leia mais

NORMAS DE ATRIBUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DO TRANSPORTE ESCOLAR

NORMAS DE ATRIBUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DO TRANSPORTE ESCOLAR 1 NORMAS DE ATRIBUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DO TRANSPORTE ESCOLAR A intervenção do Município de Vendas Novas em matéria de transportes escolares consiste na oferta de um serviço dentro dos parâmetros estabelecidos

Leia mais

DATA ATIVIDADE LOCAL OBJETIVOS DESTINATÁRIOS INTERVENIENTES/RESPONSÁVEIS Cerimónia de entrega dos Diplomas do Quadro Auditório da Escola

DATA ATIVIDADE LOCAL OBJETIVOS DESTINATÁRIOS INTERVENIENTES/RESPONSÁVEIS Cerimónia de entrega dos Diplomas do Quadro Auditório da Escola DATA ATIVIDADE LOCAL OBJETIVOS DESTINATÁRIOS INTERVENIENTES/RESPONSÁVEIS Cerimónia de entrega dos Diplomas do Quadro Auditório da Escola do Agrupamento Intervenientes: Lara Rodrigues (flauta) e de Valor

Leia mais