REFORMA DA ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA. A recente reforma da organização judiciária dá sequência aos compromissos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REFORMA DA ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA. A recente reforma da organização judiciária dá sequência aos compromissos"

Transcrição

1 REFORMA DA ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA A recente reforma da organização judiciária dá sequência aos compromissos estabelecidos no Memorando de Entendimento celebrado entre o Estado Português, o Banco Central Europeu, o Fundo Monetário Internacional e a Comissão Europeia, em Maio de 2011, no sentido do alargamento da reorganização iniciada com as três comarcas criadas, em regime piloto, pela Lei n.º 52/2008, de 28 de Agosto. A reforma é norteada por três orientações basilares: o alargamento da base territorial das circunscrições judiciais, a implementação de jurisdições especializadas em todo o território nacional e a criação de um novo modelo de gestão dos tribunais. A estrutura fundamental da reforma assenta em dois diplomas legais, entrados em vigor no dia 1 de Setembro de 2014: A Lei de Organização do Sistema Judiciário (LOSJ), aprovada pela Lei n.º 62/2013, de 26 Agosto e alterada pela Declaração de Retificação n.º 42/2014, de 24 de Outubro, que, conforme o respetivo art.º 1.º, estabelece as normas de enquadramento e organização do sistema judiciário; E o Regime de Organização e Funcionamento dos Tribunais Judiciais (ROFTJ), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 49/2014, de 27 de Março, que, conforme o respetivo art.º 1.º, procede à regulamentação da LOSJ e estabelece o novo regime de organização e funcionamento dos tribunais judiciais. Com a sua entrada em vigor foram revogados os diplomas legais da anterior organização judiciária:

2 A Lei n.º 3/99, de 13 de Janeiro, Lei de Organização e Funcionamento dos Tribunais Judiciais (LOFTJ), e os arts.º 1 a 159 da Lei n.º 52/2008, de 28 de Agosto, que aprovou a primeira; O Decreto-Lei n.º 25/2009, de 26 de Janeiro, organização judiciária das comarcas piloto, e o Decreto-Lei n.º 28/2009, de 28 de Janeiro, regulamentação da LOFTJ quanto a essas comarcas; E o Decreto-Lei n.º 186-A/99, de 31 de Maio, regulamentação da LOFTJ. Quanto à implementação prática da reforma, desde 26 de Agosto de 2014 o sistema informático de apoio à atividade dos tribunais (CITIUS) tem padecido constrangimentos no respetivo acesso e utilização, que têm dificultado ou impedido a prática de atos processuais por essa via. Em virtude deles, no dia 13 de Outubro de 2014 entrou em vigor o Decreto-Lei n.º 150/2014, de 10 de Outubro, destinado a clarificar o regime aplicável à prática de atos processuais na vigência dos constrangimentos. De acordo com o referido diploma: A contagem dos prazos processuais em curso a 26 de Agosto de 2014 ou iniciados a partir de então esteve, sem prejuízo dos atos processuais praticados desde essa data, suspensa desde a mesma e foi retomada a partir da entrada em vigor deste diploma. Os constrangimentos são reconhecidos como justo impedimento à pratica de atos processuais pela plataforma CITIUS, que, assim, podem ser praticados pelas demais vias legalmente previstas. As secretarias dos tribunais podem reconhecer o justo impedimento para a prática dos atos em suporte físico, se o acesso aos autos não for possível também por esta via.

3 Os constrangimentos consideram-se cessados com a publicitação da declaração da completa operacionalidade da plataforma CITIUS, pelo Conselho Diretivo do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça I.P. (IGFEJ, I.P.), que pode ser feita de uma só vez para a totalidade das comarcas, ou comarca a comarca à medida que a operacionalidade nelas for gradualmente sendo conseguida. Já quanto ao seu conteúdo, a reforma traduz-se, fundamentalmente, nas seguintes alterações: 1. Reorganização da divisão judicial do território e especialização da competência dos tribunais judiciais de primeira instância: 1.1. Divisão judicial do território nacional: O território nacional passa a estar judicialmente estruturado em 23 comarcas: Açores, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Lisboa Oeste, Lisboa Norte, Madeira, Portalegre, Porto, Porto Este, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. Em regra as comarcas têm o nome e a área territorial dos respetivos distritos ou regiões autónomas e estão sediadas nas suas capitais. A esta regra excecionam-se as seguintes especificidades: As 3 comarcas do distrito de Lisboa, com as seguintes áreas e sedes: Lisboa - municípios de Lisboa (sede), Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo e Seixal; Lisboa Oeste - municípios de Sintra (sede), Amadora, Cascais, Mafra e Oeiras;

4 Lisboa Norte - municípios de Loures (sede), Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Lourinhã, Odivelas, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira; E as 2 comarcas do distrito do Porto, com as seguintes áreas e sedes: Porto municípios do Porto (sede), Gondomar, Maia, Matosinhos, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Santo Tirso, Valongo e Vila Nova de Gaia; Porto-Este municípios de Penafiel (sede), Amarante, Baião, Felgueiras, Lousada, Marco de Canavezes, Paços de Ferreira e Paredes Especialização da competência dos tribunais judiciais de primeira instância: Os tribunais judiciais de primeira instância são constituídos pelos tribunais de comarca e pelos tribunais de competência territorial alargada Tribunais de comarca: Os tribunais judiciais de primeira instância são, em regra, os tribunais de comarca, que têm o nome, a sede e a área territorial da respetiva circunscrição. A competência material destes tribunais pode ser genérica ou especializada e compreende os processos que não são da competência de outros tribunais. Os tribunais de comarca desdobram-se em instâncias centrais e locais. As instâncias centrais não têm, necessariamente, que estar instaladas apenas na sede da comarca. E integram secções de competência especializada. As secções de competência especializadas podem ser cíveis, criminais, de instrução criminal, de família e menores, de trabalho, de comércio e de execução. Podem, ainda, ser criadas secções de competência especializada mista.

5 As instâncias locais integram secções de competência genérica e secções de proximidade. As primeiras podem, ainda, ser desdobradas em secções cíveis, criminais e de pequena criminalidade. Podem ser realizadas audiências de julgamento e outras diligências judiciais em todas as secções dos tribunais de comarca. Na distribuição da competência material entre as diferentes secções dos tribunais de comarca, destacam-se, nas instâncias centrais, as secções de competência especializada: Cíveis com competência, entre outros casos legalmente previstos, para ações declarativas de processo comum e providências cautelares de valor superior a ,00; e Criminais com competência, entre outros casos legalmente previstos, para o julgamento e termos subsequentes dos processos da competência do tribunal coletivo ou de júri Tribunais de competência territorial alargada: Estes tribunais são aqueles que têm competência sobre mais do que uma comarca ou sobre áreas especialmente referidas na lei. Têm competência especializada, distribuída nos termos legalmente previstos. E são os seguintes: da propriedade intelectual; da concorrência, regulação e supervisão; marítimo; de execução de penas; e central de instrução criminal Departamentos de investigação e ação penal (DIAP): Passam a existir DIAP nas sedes das seguintes comarcas: Açores, Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Lisboa Norte, Lisboa Oeste, Madeira, Porto, Setúbal e Viseu.

6 2. Implementação de um novo modelo de gestão dos tribunais judiciais de primeira instância: O desempenho dos tribunais judiciais de primeira instância é norteado por objetivos estratégicos e processuais legalmente previstos. A gestão dos tribunais de comarca é feita pelos seguintes órgãos: 2.1. Juiz presidente do tribunal de comarca: Cada tribunal de comarca tem um juiz presidente, escolhido pelo Conselho Superior de Magistratura, em comissão de serviço e pelo período de 3 anos passível de renovação, sujeito a curso de formação, que exerce as competências legalmente previstas e pode ser coadjuvado por magistrados judiciais coordenadores de secções do tribunal Magistrado do Ministério Público coordenador de comarca: Os serviços do Ministério Público em cada comarca são dirigidos por um magistrado do Ministério Público coordenador, escolhido pelo Conselho Superior do Ministério Público, em comissão de serviço e pelo período de 3 anos passível de renovação, sujeito a curso de formação, que exerce as competências legalmente previstas e pode ser coadjuvado por magistrados do Ministério Público com funções de coordenação sectorial Administrador judiciário: Cada tribunal de comarca tem, igualmente, um administrador judiciário, nomeado pelo juiz presidente de entre candidatos selecionados pelo Ministério da Justiça e ouvido o magistrado do Ministério Público coordenador, em comissão de serviço e pelo período de 3 anos passível de renovação, sujeito a aprovação em curso de formação, que exerce as competências legalmente previstas, sob a orientação do juiz presidente e do magistrado do Ministério Público coordenador, consoante os casos.

7 2.4. Conselho de gestão e conselho consultivo: Cada comarca tem, também, um conselho de gestão, presidido pelo juiz presidente, que reúne os órgãos de gestão supra vistos e exerce as competências legalmente previstas Conselho consultivo: Cada comarca tem, ainda, um conselho consultivo, presidido pelo juiz presidente, que exerce as competências legalmente previstas e que, para além dos demais membros do conselho de gestão, integra, em mandato não superior a 3 anos, representantes: (i) dos municípios da comarca; (ii) dos juízes, magistrados do Ministério Público, oficiais de justiça, advogados e solicitadores da comarca; e (iii) dos utentes dos serviços de justiça. José Gonçalo Pereira / Maria Macias

Proposta de Lei. Exposição de Motivos

Proposta de Lei. Exposição de Motivos Proposta de Lei Exposição de Motivos O Memorando de Entendimento sobre as Condicionalidades de Política Económica, celebrado entre a República Portuguesa e o Banco Central Europeu, a União Europeia e o

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO. Procuradoria-Geral da República AVISO

MINISTÉRIO PÚBLICO. Procuradoria-Geral da República AVISO MINISTÉRIO PÚBLICO Procuradoria-Geral da República CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO AVISO Nos termos do artigo 133.º, n.º 2 do Estatuto do Ministério Público (Lei n.º 60/98, de 27 de agosto) e do

Leia mais

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONSELHO DIRECTIVO DELIBERAÇÃO

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONSELHO DIRECTIVO DELIBERAÇÃO INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONSELHO DIRECTIVO DELIBERAÇÃO No quadro da implementação de um conjunto de medidas activas de emprego tendo em vista melhorar os níveis de empregabilidade

Leia mais

Lista das Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo

Lista das Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo Lista das Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo (ao abrigo da Lei n.º 144/2015, de 8 de setembro) - CENTROS DE ARBITRAGEM DE COMPETÊNCIA GENÉRICA Centro Nacional de Informação e Arbitragem

Leia mais

Protocolos firmados no âmbito das Autarquias: Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens

Protocolos firmados no âmbito das Autarquias: Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens 1 Abrantes Santarém 2 Águeda Aveiro 3 Albufeira Faro 4 Alcanena Santarém 5 Alcobaça Leiria 6 Alcoutim Faro 7 Alenquer Lisboa 8 Alfândega da Fé Bragança 9 Aljustrel Beja 10 Almada Setúbal 11 Almodôvar Beja

Leia mais

Poder de Compra Concelhio

Poder de Compra Concelhio Poder de Compra Concelhio 2002-2005 Síntese A presente análise baseia-se no índice de poder de compra per capita retirado das últimas duas versões do Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio (EPCC). A

Leia mais

Juízes a considerar Movimento PGD Comarca Município Secções Amares Local 1 DIAP Família e Menores 2 Barcelos

Juízes a considerar Movimento PGD Comarca Município Secções Amares Local 1 DIAP Família e Menores 2 Barcelos PGD Comarca Município Secções Juízes a considerar Movimento 2016-2017 Efetivos Auxiliares Aveiro Águeda / Execução 1 Albergaria a Velha Anadia Local 1 Arouca Local 1 / 1 Central Cível 3 Aveiro Central

Leia mais

COMARCA DO ALENTEJO LITORAL COMARCA DA GRANDE LISBOA NOROESTE COMARCA DO BAIXO VOUGA

COMARCA DO ALENTEJO LITORAL COMARCA DA GRANDE LISBOA NOROESTE COMARCA DO BAIXO VOUGA COMARCA DO ALENTEJO LITORAL COMARCA DA GRANDE LISBOA NOROESTE COMARCA DO BAIXO VOUGA LINHAS ORIENTADORAS DA REFORMA Eficiência da Organização Adequação à Realidade às Pessoas Regime Legal A lei é aplicável,

Leia mais

Mapa de Vagas para ingresso em área de especialização - Concurso IM 2015

Mapa de Vagas para ingresso em área de especialização - Concurso IM 2015 23.11.2015 Mapa de Vagas para ingresso em área de especialização - Concurso IM 2015 Anatomia Patológica Centro Hospitalar de São João, EPE 2 Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil,

Leia mais

MAPA DE VAGAS - IM - 2013 FE

MAPA DE VAGAS - IM - 2013 FE MAPA DE VAGAS - IM - 2013 FE Anatomia Patológica Centro Hospitalar de São João, EPE 2 Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE 1 Unidade Local de Saúde de Matosinhos, EPE 1 Sub-Total

Leia mais

IEFP CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PORTALEGRE SERVIÇO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PONTE DE SOR

IEFP CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PORTALEGRE SERVIÇO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PONTE DE SOR Grupo de Recrutamento Nº Oferta IEFP Tipo Duração Nº Horas Semanais Número Data de Início de Vagas de Oferta Total Data de Fim de Oferta 110 1.º Ciclo do Ensino Básico 285 Centro de Emprego e Formação

Leia mais

MINISTÉRIOS DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA E DA ECONOMIA E DO EMPREGO

MINISTÉRIOS DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA E DA ECONOMIA E DO EMPREGO Diário da República, 1.ª série N.º 31 13 de fevereiro de 2012 725 Entidade Euros MINISTÉRIOS DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA E DA ECONOMIA E DO EMPREGO Município de Vila do Porto....................... 104.836

Leia mais

O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS NO ÂMBITO DA COOPERAÇÃO

O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS NO ÂMBITO DA COOPERAÇÃO O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS NO ÂMBITO DA COOPERAÇÃO PALOP E TIMOR-LESTE ANTÓNIO MORÃO DIAS DIRECTOR-GERAL DO ENSINO SUPERIOR Centro de Congressos de Lisboa, 22 de Abril de 2010 DIRECÇÃO DE SERVIÇOS

Leia mais

Código de Processo Civil

Código de Processo Civil Código de Processo Civil 2019 19ª Edição Atualização nº 1 1 Atualização nº 1 EDITOR EDIÇÕES ALMEDINA, S.A. Rua Fernandes Tomás nºs 76, 78, 80 3000-167 Coimbra Tel.: 239 851 904 Fax: 239 851 901 www.almedina.net

Leia mais

DIREÇÃO-GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA GABINETE DE AUDITORIA INTERNA E APOIO À GESTÃO

DIREÇÃO-GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA GABINETE DE AUDITORIA INTERNA E APOIO À GESTÃO DIREÇÃO-GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA GABINETE DE AUDITORIA INTERNA E APOIO À GESTÃO Junho de 2018 Índice 1. INTRODUÇÃO... 2 2. ATUAÇÃO DO GAIAG... 3 2.1. PERCURSO DO TRATAMENTO DAS RECLAMAÇÕES...

Leia mais

Conselho Superior da Magistratura

Conselho Superior da Magistratura 1 AVISO Movimento Judicial Ordinário de 2008 O movimento judicial ordinário de 2008 obedecerá ao preceituado no Estatuto dos Magistrados Judiciais (doravante E.M.J.), no Regulamento Interno do C.S.M.,

Leia mais

I. GENERALIDADES 7 1. Quanto ao Decreto-Lei nº 49/ Quanto ao Decreto-Lei nº 86/

I. GENERALIDADES 7 1. Quanto ao Decreto-Lei nº 49/ Quanto ao Decreto-Lei nº 86/ À GUISA DE INTRODUÇÃO 5 I. GENERALIDADES 7 1. Quanto ao Decreto-Lei nº 49/2014 7 2. Quanto ao Decreto-Lei nº 86/2016 11 II. REGULAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA JUDICIÁRIO DE 2016 17 1º Objeto 17 2º Redenominação

Leia mais

TRIBUNAL JUDICIAL DA COMARCA DE LISBOA OESTE

TRIBUNAL JUDICIAL DA COMARCA DE LISBOA OESTE REGULAMENTO DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA DA COMARCA De LISBOA OESTE (1) CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS ARTIGO 1.º Objeto 1. O presente regulamento define a estrutura e funcionamento da Procuradoria da República

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA ASSUNTO Aviso do Movimento Judicial Ordinário de 2017 DATA: 09-05-2017 DIVULGAÇÃO N.º 139/2017 Exmo(a) Senhor(a) Juiz(a) Conselheiro(a) Exmo(a) Senhor(a) Juiz(a) Desembargador(a) Exmo(a) Senhor(a) Juiz(a)

Leia mais

COMARCA DO ALENTEJO LITORAL COMARCA DA GRANDE LISBOA NOROESTE COMARCA DO BAIXO VOUGA PROPOSTA DE LEI

COMARCA DO ALENTEJO LITORAL COMARCA DA GRANDE LISBOA NOROESTE COMARCA DO BAIXO VOUGA PROPOSTA DE LEI COMARCA DO ALENTEJO LITORAL COMARCA DA GRANDE LISBOA NOROESTE COMARCA DO BAIXO VOUGA PROPOSTA DE LEI LINHAS ORIENTADORAS DA PROPOSTA Eficiência da Organização Adequação à Realidade às Pessoas ELEMENTOS

Leia mais

MUNICÍPIOS PORTUGUESES

MUNICÍPIOS PORTUGUESES ANUÁRIO FINANCEIRO DOS MUNICÍPIOS PORTUGUESES 2016 ANÁLISE AOS MUNICÍPIOS DE LISBOA JOÃO CARVALHO MARIA JOSÉ FERNANDES PEDRO CAMÕES Apoios: SUSANA JORGE ÍNDICE 1. ANÁLISE ORÇAMENTAL - Estrutura da Receita

Leia mais

A Nova Organização Judiciária

A Nova Organização Judiciária A Nova Organização Judiciária Lei n.º 62/2013, de 26/8 (LOSJ) Decreto-lei n.º 49/2014, de 27/3 (ROFTJ) PAULO PIMENTA Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados 15 de Julho de 2014 1 Lei n.º 3/99,

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DOS 774 POSTOS DE TRABALHO POR ARS/ ACES/ CONCELHO. Administração Regional de Saúde do Norte, I.P.

IDENTIFICAÇÃO DOS 774 POSTOS DE TRABALHO POR ARS/ ACES/ CONCELHO. Administração Regional de Saúde do Norte, I.P. IDENTIFICAÇÃO DOS 774 POSTOS DE TRABALHO POR ARS/ ACES/ CONCELHO Administração Regional de Saúde do Norte, I.P. Entre Douro e Vouga II Aveiro Norte Oliveira de Azeméis 4 Porto I St Tirso/ Trofa Trofa 1

Leia mais

IPS EM NÚMEROS

IPS EM NÚMEROS 2003-2008 FEVEREIRO 2009 ESTUDANTES Caracterização 2007/ 2008 1. Candidaturas e inscrições nos cursos de licenciatura em 2007/2008 CANDIDATURAS INSCRIÇÕES Cursos Concurso Nacional de Acesso Titulares Provas

Leia mais

NOTAS BReVeS SOBRe A lei De ORGANIzAÇÃO DO SISTeMA JUDICIÁRIO (lei n.º 62/2013, de 26 de agosto)

NOTAS BReVeS SOBRe A lei De ORGANIzAÇÃO DO SISTeMA JUDICIÁRIO (lei n.º 62/2013, de 26 de agosto) NOTAS BReVeS SOBRe A lei De ORGANIzAÇÃO DO SISTeMA JUDICIÁRIO (lei n.º 62/2013, de 26 de agosto) Pelo Juiz Conselheiro Dr. J. F. Salazar Casanova( 1 ) SumáRiO: Generalidades. Competência em razão do território.

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA JUIZ SECRETÁRIO

CONSELHO SUPERIOR DA MAGISTRATURA JUIZ SECRETÁRIO ASSUNTO Aviso do Movimento Judicial Ordinário de 2018 DATA: 10-05-2018 DIVULGAÇÃO N.º 127/2018 Exmo(a) Senhor(a) Juiz(a) Conselheiro(a) Exmo(a) Senhor(a) Juiz(a) Desembargador(a) Exmo(a) Senhor(a) Juiz(a)

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DOS 774 POSTOS DE TRABALHO POR ARS/ ACES/ CONCELHO,

IDENTIFICAÇÃO DOS 774 POSTOS DE TRABALHO POR ARS/ ACES/ CONCELHO, IDENTIFICAÇÃO DOS 774 POSTOS DE TRABALHO POR ARS/ / CONCELHO, para efeitos de ordenação, por ordem, decrescente das preferências dos candidatos abrangidos pelo Decreto-Lei n.º 29/2001, ou seja, com incapacidade

Leia mais

Urbanização da Bela Vista, nº 12 A, Cód. Postal: Av. Joaquim Vieira Natividade, nº 13 A, Cód. Postal:

Urbanização da Bela Vista, nº 12 A, Cód. Postal: Av. Joaquim Vieira Natividade, nº 13 A, Cód. Postal: Albufeira Loja de Albufeira Urbanização da Bela Vista, nº 12 A, Cód. Postal: 8200-127 Alcobaça Alcobaça Av. Joaquim Vieira Natividade, nº 13 A, Cód. Postal: 2460-071 Algés Algés Av. Bombeiros Voluntários

Leia mais

Funcionamento dos Tribunais Administrativos e Fiscais

Funcionamento dos Tribunais Administrativos e Fiscais Funcionamento dos Tribunais Administrativos e Fiscais O Conselho Distrital de Lisboa enviou, via mailing electrónico, em 3 de Agosto do corrente ano, a todos os Advogados da sua área de jurisdição, um

Leia mais

PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL

PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL Programa (60 horas) I CONSULTA JURÍDICA 1.1 Consulta jurídica 1.2 Tentativa de resolução amigável 1.3 Gestão do cliente e seu processo II ACESSO AO DIREITO 2.1 Modalidades de acesso

Leia mais

Estudo do Mercado de Reabilitação Urbana

Estudo do Mercado de Reabilitação Urbana Estudo do Mercado de Reabilitação Urbana Isabel Breda Vázquez Paulo Conceição 15.junho.2018 Equipa Coordenação Isabel Breda Vázquez Paulo Conceição Investigadores Catarina Thomaz Filipe Cruz Consultoria

Leia mais

DECRETO-LEI /2011 ALARGAMENTO DO NOVO MAPA JUDICIÁRIO ÀS COMARCAS DA COVA DA BEIRA E DE LISBOA

DECRETO-LEI /2011 ALARGAMENTO DO NOVO MAPA JUDICIÁRIO ÀS COMARCAS DA COVA DA BEIRA E DE LISBOA DECRETO-LEI /2011 ALARGAMENTO DO NOVO MAPA JUDICIÁRIO ÀS COMARCAS DA COVA DA BEIRA E DE LISBOA Versão aprovada no Conselho de Ministros de 12.Maio.2011 O novo mapa judiciário, criado pela Lei n.º 52/2008,

Leia mais

Procuradoria-Geral Distrital do Porto RELAÇÃO DO PORTO

Procuradoria-Geral Distrital do Porto RELAÇÃO DO PORTO Visitas aos círculos judiciais para apresentação do Gabinete de Recuperação de Ativos e do Gabinete de Administração de Bens Constitui objetivo da Procuradoria-Geral Distrital do Porto, para o ano de 2016,

Leia mais

REGIME DE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS TRIBUNAIS JUDICIAIS PROJETO DE DECRETO-LEI PREÂMBULO

REGIME DE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS TRIBUNAIS JUDICIAIS PROJETO DE DECRETO-LEI PREÂMBULO REGIME DE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS TRIBUNAIS JUDICIAIS PROJETO DE DECRETO-LEI PREÂMBULO Com a aprovação e posterior publicação da Lei n.º - Lei de Organização do Sistema Judiciário (LOSJ), fixaram-se

Leia mais

Tabela das correspondências dos cursos de engenharia professados em escolas nacionais e as especialidades estruturadas na Ordem Índice

Tabela das correspondências dos cursos de engenharia professados em escolas nacionais e as especialidades estruturadas na Ordem Índice Tabela das correspondências dos cursos de engenharia professados em escolas nacionais e as especialidades estruturadas na Ordem [de acordo com a alínea h) do artigo 147º do Estatuto da Ordem dos Engenheiros,

Leia mais

RECOLHA DE ÓLEOS. Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados

RECOLHA DE ÓLEOS. Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados RECOLHA DE ÓLEOS Lubrificantes USADOS Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados 2 ECOLUB ECOLUB PORQUE O ÓLEO TEM MAIS VIDAS. Com o apoio da Ecolub, cuidar do ambiente é mais fácil do que parece A Sogilub

Leia mais

Objeto Alteração ao Regulamento que estabelece Normas Comuns sobre o Fundo Social Europeu [ ]

Objeto Alteração ao Regulamento que estabelece Normas Comuns sobre o Fundo Social Europeu [ ] Portaria No âmbito do regime jurídico dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) para o período de programação 2014-2020, a Portaria n.º 60-A/2015, de 2 de março, com as alterações que lhe

Leia mais

MUNICÍPIOS PORTUGUESES

MUNICÍPIOS PORTUGUESES ANUÁRIO FINANCEIRO DOS MUNICÍPIOS PORTUGUESES 2016 ANÁLISE AOS MUNICÍPIOS DE PORTO JOÃO CARVALHO MARIA JOSÉ FERNANDES PEDRO CAMÕES Apoios: SUSANA JORGE ÍNDICE 1. ANÁLISE ORÇAMENTAL - Estrutura da Receita

Leia mais

Rede Oferta de Adultos NUT III

Rede Oferta de Adultos NUT III Rede Oferta de Adultos 2016-2017 - NUT III Ações de Formação de Português para Falantes de Outras Línguas - Atualizada 2016.08.26 PFOL Alentejo Évora Évora Agrupamento de Escolas n.º 2 de Évora 2 2 Alentejo

Leia mais

Rede Oferta de Adultos NUT III

Rede Oferta de Adultos NUT III Rede Oferta de Adultos 2016-2017 - NUT III Cursos de Educação e Formação de Adultos - EFA ESCOLAR Nível Básico Alentejo Évora Arraiolos AE de Arraiolos 0 1 1 1 Alentejo Évora Estremoz ES Rainha Santa Isabel

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA. Conselho Superior do Ministério Público DELIBERAÇÃO

MINISTÉRIO PÚBLICO PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA. Conselho Superior do Ministério Público DELIBERAÇÃO MINISTÉRIO PÚBLICO PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA Conselho Superior do Ministério Público DELIBERAÇÃO Considerando a necessidade de adequar as regras e lugares de concurso para movimento de magistrados

Leia mais

Máquinas Colectivas Parkeon Lista de Instalações em Portugal

Máquinas Colectivas Parkeon Lista de Instalações em Portugal Total de Máquinas Instaladas Ano de Instalação Nº Máquinas 5345 1992 2 1993 41 Número de Explorações 1994 20 128 1995 171 1996 187 1997 271 1998 281 1999 346 2000 254 2001 178 2002 208 2003 265 2004 211

Leia mais

Rede Oferta de Adultos

Rede Oferta de Adultos Rede Oferta de Adultos 2017-2018 Formação de Português para Falantes de Outras Línguas () _julho 18 DSR CIM / AM NUT III Distrito Concelho Entidade Promotora Alentejo Alentejo Central Alentejo Central

Leia mais

PROCURADOR-GERAL-ADJUNTO

PROCURADOR-GERAL-ADJUNTO AVISO Nos termos do artigo 133.º, n.º 2, do Estatuto do Ministério Público (Lei n.º 60/98, de 27 de agosto) e do artigo 20.º do Regulamento Interno da Procuradoria-Geral da República, publicado no D.R.,

Leia mais

AVISO. I Lugares de PROCURADOR-GERAL-ADJUNTO a serem preenchidos, por transferência ou por. Tribunal Central Administrativo Norte

AVISO. I Lugares de PROCURADOR-GERAL-ADJUNTO a serem preenchidos, por transferência ou por. Tribunal Central Administrativo Norte AVISO Nos termos do artigo 133.º, n.º 2, do Estatuto do Ministério Público (Lei n.º 60/98, de 27 de agosto) e do artigo 20.º do Regulamento Interno da Procuradoria-Geral da República, publicado no D.R.,

Leia mais

1.3. O serviço de entrega e instalação do equipamento em casa do cliente está incluído no preço comunicado.

1.3. O serviço de entrega e instalação do equipamento em casa do cliente está incluído no preço comunicado. 1. Objeto e enquadramento 1.1. A presente campanha denominada "Grandes Eletrodomésticos" (adiante abreviadamente designada por "Campanha") é promovida pela EDP Comercial Comercialização de Energia, S.A.,

Leia mais

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Diário da República, 1.ª série N.º 117 20 de Junho de 2011 3303 MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Decreto-Lei n.º 74/2011 de 20 de Junho O presente decreto -lei alarga às comarcas da Cova da Beira e de Lisboa o novo

Leia mais

REGIÕES AUTÓNOMAS 01 N.º DE IDENTIFICAÇÃO FISCAL (NIF) 02 PERÍODO REGIÕES AUTÓNOMAS REPARTIÇÃO DO VOLUME ANUAL DE NEGÓCIOS

REGIÕES AUTÓNOMAS 01 N.º DE IDENTIFICAÇÃO FISCAL (NIF) 02 PERÍODO REGIÕES AUTÓNOMAS REPARTIÇÃO DO VOLUME ANUAL DE NEGÓCIOS MODELO EM VIGOR A PARTIR DE JANEIRO DE 2015 03 R P MINISTÉRIO DAS FINANÇAS AUTORIDADE TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA DECLARAÇÃO D E RENDIMENTOS Volume global de negócios não isento REGIÕES AUTÓNOMAS 01 Nº DE IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

DECRETO No- 7.559, DE 1o- DE SETEMBRO DE 2011

DECRETO No- 7.559, DE 1o- DE SETEMBRO DE 2011 DECRETO No- 7.559, DE 1o- DE SETEMBRO DE 2011 Dispõe sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura - PNLL e dá outras providências. A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art.

Leia mais

Nova Rede de Urgências

Nova Rede de Urgências Nova Rede de Urgências Objectivos Reunião da Comissão Técnica com a Comunicação Social O processo de definição da Rede de Urgências A Comissão Técnica de Apoio ao Processo de Requalificação das Urgências

Leia mais

PARTE C SAÚDE. 21292-(2) Diário da República, 2.ª série N.º 131 11 de julho de 2016. Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde

PARTE C SAÚDE. 21292-(2) Diário da República, 2.ª série N.º 131 11 de julho de 2016. Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde 21292-(2) Diário da República, 2.ª série N.º 131 11 de julho de 2016 PARTE C SAÚDE Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde Despacho n.º 8896-A/2016 Sendo inquestionável que o Serviço Nacional

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DAS NOVAS COMARCAS PILOTO

ORGANIZAÇÃO DAS NOVAS COMARCAS PILOTO Page 1 of 19 DL n.º 25/2009, de 26 de Janeiro (versão actualizada) ORGANIZAÇÃO DAS NOVAS COMARCAS PILOTO [ Nº de artigos:57 ] SUMÁRIO Procede à reorganização judiciária das comarcas piloto do Alentejo

Leia mais

RESULTADOS PRELIMINARES DOS CENSOS DE 2001 UMA ANÁLISE

RESULTADOS PRELIMINARES DOS CENSOS DE 2001 UMA ANÁLISE RESULTADOS PRELIMINARES DOS CENSOS DE 2001 UMA ANÁLISE Organização e Execução do Trabalho de Campo Em Março de 2001 decorreu o XIV Recenseamento Geral da População e o IV Recenseamento Geral da Habitação.

Leia mais

Curso de Formação Avançada. O Direito do Trabalho depois do programa de ajustamento Económico e Financeiro

Curso de Formação Avançada. O Direito do Trabalho depois do programa de ajustamento Económico e Financeiro Objetivos Curso de Formação Avançada O Direito do Trabalho depois do programa de ajustamento Económico e Financeiro Tendo terminado o Programa de Ajustamento Económico negociado entre a União Europeia

Leia mais

Oferta Formativa Ensino Profissional - Ciclo de Formação 2008-2011 Por Família Profissional/Curso

Oferta Formativa Ensino Profissional - Ciclo de Formação 2008-2011 Por Família Profissional/Curso Oferta Formativa Ensino Profissional - Ciclo de Formação 2008-2011 Por Família Profissional/Curso Família Curso Portaria Escola Profissional Localidade Turmas por Turma Artes do Espetáculo - Cenografia,

Leia mais

RECOLHA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES USADOS. Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados

RECOLHA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES USADOS. Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados RECOLHA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES USADOS Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados 2 ECOLUB ECOLUB PORQUE O ÓLEO TEM MAIS VIDAS. Com o apoio da Ecolub, cuidar do ambiente é mais fácil do que parece A Sogilub

Leia mais

ANO LETIVO 2016/2017 Agrupamento de Escolas ou Escolas não Agrupadas com atribuição de Nível III

ANO LETIVO 2016/2017 Agrupamento de Escolas ou Escolas não Agrupadas com atribuição de Nível III AGRUPAMENTO ESCOLA DSR CLDE MODALIDADE DISCIPLINA ESCALÃO GÉNERO Escolas Abade de Baçal, Bragança Escola Secundária Abade de Baçal, Bragança Bragança e Côa Atletismo Vários Misto Escolas Afonso de Albuquerque,

Leia mais

O FLUXO DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS NO ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO

O FLUXO DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS NO ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO O FLUXO DA CAPTAÇÃO DE RECURSOS NO ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO PORTO ALEGRE, 29 DE JUNHO DE 2015 1 MAPEAMENTO DE OPORTUNIDADES NO ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO O FLUXO DAS OPORTUNIDADES O Orçamento Geral da União

Leia mais

DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA PROFESSOR: DR. ALBERTO JUNIOR VELOSO JUIZ

DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA PROFESSOR: DR. ALBERTO JUNIOR VELOSO JUIZ DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA PROFESSOR: DR. ALBERTO JUNIOR VELOSO JUIZ FONTES CONSULTA CF - Constituição Federal contendo Emenda Constitucional 45/2004 CE - Constituição do Estado do Paraná CODJ

Leia mais

Juizados Especiais Cíveis

Juizados Especiais Cíveis Juizados Especiais Cíveis Juiz de Direito/RS 1) O que é Juizado Especial Cível? É uma justiça mais célere, informal, totalmente gratuita, destinada a julgar as causas de menor complexidade. São aquelas

Leia mais

Rede Oferta de Adultos

Rede Oferta de Adultos Rede Oferta de Adultos 2017-2018 Cursos de Educação e Formação de Adultos - EFA ESCOLAR DSR CIM / AM NUT III Distrito Concelho Entidade Promotora Alentejo Alentejo Central Alentejo Central Évora Estremoz

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019 Agrupamento de Escolas ou Escolas não Agrupadas com atribuição de Nível III

ANO LETIVO 2018/2019 Agrupamento de Escolas ou Escolas não Agrupadas com atribuição de Nível III Escolas Alberto Sampaio, Braga Escola Secundária de Alberto Sampaio Norte Braga Desportos Gímnicos Vários Misto Escolas António Correia de Oliveira, Esposende Escola Básica António Correia de Oliveira

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Resolução do Conselho do Governo n.º 142/2011 de 11 de Novembro de 2011

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Resolução do Conselho do Governo n.º 142/2011 de 11 de Novembro de 2011 PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL Resolução do Conselho do Governo n.º 142/2011 de 11 de Novembro de 2011 A promoção da acessibilidade constitui um direito consagrado constitucionalmente, uma vez que é condição

Leia mais

Decreto-Lei n.º 182/2007 de 9 de Maio

Decreto-Lei n.º 182/2007 de 9 de Maio Decreto-Lei n.º 182/2007 de 9 de Maio O Programa do XVII Governo consagra como objectivo central a modernização do sistema de justiça, garantindo a defesa dos direitos e a promoção do desenvolvimento económico.

Leia mais

Estabelecer critérios e procedimentos para publicação de andamento dos processos de Execução Fiscal.

Estabelecer critérios e procedimentos para publicação de andamento dos processos de Execução Fiscal. 111 PUBLICAR ANDAMENTO DE PROCESSOS DE EXECUÇÕES FISCAIS Proposto por: Equipe da Central de Dívida Ativa (CADAT) Analisado por: RAS Coordenador da Central de Dívida Ativa (CADAT) Aprovado por: Juiz Coordenador

Leia mais

Rede Oferta de Adultos NUT III

Rede Oferta de Adultos NUT III Rede Oferta de Adultos 2016-2017 - NUT III Cursos de Educação e Formação de Adultos - EFA Dupla Certificação Nível Básico + + Algarve Faro Monchique Escola Básica Manuel do Nascimento 1 1 0 1 Assistente

Leia mais

Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados

Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados IMP.05.PP.05_v03_04.04.2016 RECOLHA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES USADOS Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados www.sogilub.pt Este documento encontra-se escrito com a ortografia anterior ao novo acordo

Leia mais

PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA

PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA S. R. PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO PLANO DE INSPECÇÕES PARA O ANO 2002 PROCURADORES ADJUNTOS COMARCA Nº MAGISTRADOS SITUAÇÃO ACTUAL INSPECTOR Lisboa 257 Cristina

Leia mais

JORNAL OFICIAL. 2.º Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 13 de maio de 2016. Série. Número 88

JORNAL OFICIAL. 2.º Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 13 de maio de 2016. Série. Número 88 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Sexta-feira, 13 de maio de 2016 Série 2.º Suplemento Sumário SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO Despacho n.º 204/2016 Nomeia, em regime de comissão de serviço por

Leia mais

Ministério Público Eleitoral

Ministério Público Eleitoral Ministério Público Eleitoral O Ministério Público é uma instituição permanente, criada de forma direta pelo texto constitucional. Trata-se de uma instituição essencial à função jurisdicional do Estado,

Leia mais

QUESTIONÁRIO SOBRE JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA

QUESTIONÁRIO SOBRE JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA QUESTIONÁRIO SOBRE JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA 1. O que é jurisdição? 2. Quem representa o Estado quando se trata de jurisdição? 3. Por que o Estado é escolhido? 4. Como e através de que se opera a jurisdição?

Leia mais

1º INQUÉRITO QUESTIONÁRIO NÃO INVESTIDOR

1º INQUÉRITO QUESTIONÁRIO NÃO INVESTIDOR 1º INQUÉRITO QUESTIONÁRIO NÃO INVESTIDOR REG. 0 2 (9) (10) P.1 - Que investimentos possui? P.1a - Classifique por ordem decrescente o valor de cada um dos investimentos, que referiu anteriormente, na repartição

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019 Agrupamento de Escolas ou Escolas não Agrupadas com atribuição de Nível III

ANO LETIVO 2018/2019 Agrupamento de Escolas ou Escolas não Agrupadas com atribuição de Nível III Escolas de Amares Escola Secundária de Amares Norte Braga Voleibol Iniciado Masculino Escolas D. Maria II, Vila Nova de Famalicão Escola Básica D. Maria II Norte Braga Atletismo Iniciado Masculino Escolas

Leia mais

PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA

PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA S. R. PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO PLANO DE INSPECÇÕES PARA O ANO 2002 PROCURADORES ADJUNTOS COMARCA N.º MAGISTRADO SITUAÇÃO ACTUAL INSPECTOR Lisboa 257 Cristina

Leia mais

Rede Oferta de Adultos NUT III

Rede Oferta de Adultos NUT III Rede Oferta de Adultos 2016-2017 - NUT III Cursos de Educação e Formação de Adultos - EFA Dupla Certificação - Atualizada a 2016.09.30 Nível Básico + + TOTA AL TOTA AL Algarve Faro Monchique Escola Básica

Leia mais

Regulamento para Inscrições no XIII Prêmio Innovare

Regulamento para Inscrições no XIII Prêmio Innovare Regulamento para Inscrições no XIII Prêmio Innovare Capítulo I Do Prêmio Innovare e suas finalidades art 1º. O Prêmio Innovare é um instrumento para identificar e disseminar práticas bem sucedidas da Justiça

Leia mais

PARTE D PARTE E. 32698 Diário da República, 2.ª série N.º 214 5 de novembro de 2013 TRIBUNAL DA COMARCA DO CADAVAL MINISTÉRIO PÚBLICO

PARTE D PARTE E. 32698 Diário da República, 2.ª série N.º 214 5 de novembro de 2013 TRIBUNAL DA COMARCA DO CADAVAL MINISTÉRIO PÚBLICO 3298 Diário da República, 2.ª série N.º 214 5 de novembro de 2013 PARTE D TRIBUNAL DA COMARCA DO CADAVAL Anúncio n.º 34/2013 Processo n.º 174 -Q/2000 Prestação de contas (liquidatário) N/Referência: 74523.

Leia mais

5938 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

5938 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o MINISTÉRIO DA JUSTIÇA 5938 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-B N. o 252 30-10-1997 MINISTÉRIO DA JUSTIÇA Portaria n. o 1087/97 de 30 de Outubro On. o 4 do artigo 127. o do Código das Custas Judiciais, aprovado pelo Decreto-Lei n.

Leia mais

1. OBJETIVOS VISADOS E TIPOLOGIA DAS OPERAÇÕES OU INVESTIMENTOS A APOIAR

1. OBJETIVOS VISADOS E TIPOLOGIA DAS OPERAÇÕES OU INVESTIMENTOS A APOIAR FUNDO FLORESTAL PERMANENTE - DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS APOIO AO FUNCIONAMENTO DAS EQUIPAS DE SAPADORES FLORESTAIS 2016 a 2018 (Portaria n.º 77/2015, de 16 de março, alterada pela Portaria n.º

Leia mais

23820 Diário da República, 2.ª série N.º 87 5 de Maio de 2010

23820 Diário da República, 2.ª série N.º 87 5 de Maio de 2010 23820 Diário da República, 2.ª série N.º 87 5 de Maio de 2010 Polícia de Segurança Pública Direcção Nacional Despacho (extracto) n.º 7902/2010 Por despacho do Director -Geral do Ensino Superior n.º 26876/2009,

Leia mais

Alguns casos de sucesso Premium:

Alguns casos de sucesso Premium: Alguns casos de sucesso Premium: Subscreva o plano 150630 - Agrupamento de Escolas de Ribeirão, Vila Nova de Famalicão 150617 - Agrupamento de Escolas de Gondifelos, Vila Nova de Famalicão 150617 - Agrupamento

Leia mais

MINISTÉRIOS DAS FINANÇAS E DA JUSTIÇA Portaria n.º /2014, de.. Nota Explicativa

MINISTÉRIOS DAS FINANÇAS E DA JUSTIÇA Portaria n.º /2014, de.. Nota Explicativa MINISTÉRIOS DAS FINANÇAS E DA JUSTIÇA Portaria n.º /2014, de.. Nota Explicativa A Lei n.º 62/2013, de 26 agosto, aprovou as disposições de enquadramento e de organização do sistema judiciário. A organização

Leia mais

Inconstitucionalidade da obrigação de depósito prévio da totalidade das custas de parte

Inconstitucionalidade da obrigação de depósito prévio da totalidade das custas de parte NEWSLETTER Contencioso Inconstitucionalidade da obrigação de depósito prévio da totalidade das custas de parte O acórdão do Tribunal Constitucional n.º 189/2016, de 30 de Março, julgou inconstitucional

Leia mais

CENTROS DE ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO DE COMPETÊNCIA GENÉRICA. Todo o tipo de conflitos de consumo

CENTROS DE ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO DE COMPETÊNCIA GENÉRICA. Todo o tipo de conflitos de consumo CENTROS DE ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO DE COMPETÊNCIA GENÉRICA Todo o tipo de conflitos de consumo Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo Atuação em todo o território

Leia mais

Ordem dos Advogados. Conselho Geral

Ordem dos Advogados. Conselho Geral Ordem dos Advogados Conselho Geral O Conselho Geral, reunido em sessão plenária de 11 de Julho de 2008, relativamente ao número de lotes (por comarca), deliberou, por unanimidade, aprovar o seguinte: I

Leia mais

LEI DE ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA JUDICIÁRIO PROJETO DE LEI. Exposição de motivos

LEI DE ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA JUDICIÁRIO PROJETO DE LEI. Exposição de motivos LEI DE ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA JUDICIÁRIO PROJETO DE LEI Exposição de motivos Introdução 1. A organização judiciária, no nosso país, tem os seus princípios basilares plasmados na Constituição da República

Leia mais

Código Nome Tipo de Necessidade Horas Grupo Final Candidatura Concelho QZP

Código Nome Tipo de Necessidade Horas Grupo Final Candidatura Concelho QZP www.arlindovsky.net Ofertas de Escola às 15:00 do dia 12-01-2011 Código Nome Tipo de Necessidade Horas Grupo Final Candidatura Concelho QZP 130140 Agrupamento de Escolas de Portel 110-1º Ciclo do Ensino

Leia mais

Voz, Internet e TV. O que precisa de saber sobre. Suspensão de serviços

Voz, Internet e TV. O que precisa de saber sobre. Suspensão de serviços Voz, Internet e TV O que precisa de saber sobre Suspensão de serviços A ANACOM A ANACOM é uma autoridade independente a quem cabe, no quadro das suas competências, definir regras, fiscalizar o cumprimento

Leia mais

Certidão Permanente. Código de acesso: GP-1152-15050-131630-000287 DESCRIÇÃO FRACÇÃO AUTÓNOMA

Certidão Permanente. Código de acesso: GP-1152-15050-131630-000287 DESCRIÇÃO FRACÇÃO AUTÓNOMA Certidão Permanente Código de acesso: GP-1152-15050-131630-000287 DESCRIÇÃO FRACÇÃO AUTÓNOMA COMPOSIÇÃO: GARAGEM no logradouro, com 13 m2, a primeira a contar de sul. O(A) Ajudante Maria de Fátima Felgueiras

Leia mais

Lei n.º 144/2015, de 8 de setembro

Lei n.º 144/2015, de 8 de setembro Lei n.º 144/2015, de 8 de setembro Artigo 18.º - Obrigações dos operadores económicos - Informação aos consumidores sobre as entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo SOU UMA EMPRESA OU

Leia mais

3848 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A N. o de Agosto de 2000

3848 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A N. o de Agosto de 2000 3848 DIÁRIO DA REPÚBLICA I SÉRIE-A N. o 183 9 de Agosto de 2000 Artigo 5. o Requisição de fundos 1 Os tribunais superiores requisitam mensalmente à Direcção-Geral do Orçamento e ao Instituto de Gestão

Leia mais

Lei n.º 144/2015, de 8 de setembro

Lei n.º 144/2015, de 8 de setembro Lei n.º 144/2015, de 8 de setembro Documento explicativo sobre o artigo 18.º que estabelece as obrigações dos operadores económicos - Informação aos consumidores sobre as entidades de Resolução Alternativa

Leia mais

Código dos Contratos Públicos. Secretaria Regional da Agricultura e Florestas Governo dos Açores Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural

Código dos Contratos Públicos. Secretaria Regional da Agricultura e Florestas Governo dos Açores Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural Código dos Contratos Públicos Secretaria Regional da Código dos Contratos Públicos Legislação Aplicável: Directiva n.º 2004/17/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 31 de Março de 2004 Directiva n.º

Leia mais

Rede Oferta de Adultos

Rede Oferta de Adultos Rede Oferta de Adultos 2017-2018 Formação de Português para Falantes de Outras Línguas () Rede homologada _ Atualização _ 17 abril Alentejo Alentejo Central Alentejo Central Évora Évora Agrupamento de

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA 2015

RELATÓRIO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA 2015 RELATÓRIO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA 2015 março 2016 INDÍCE 1 INTRODUÇÃO...3 2 ENQUADRAMENTO...4 3 ATIVIDADE DESENVOLVIDA....5 4 RESULTADOS DE ATIVIDADE... 8 INDÍCE DE QUADROS E GRÁFICOS Quadro 1 Auditorias

Leia mais

Rede Oferta de Adultos

Rede Oferta de Adultos Rede Oferta de Adultos 2016-2017 Cursos de Educação e Formação de Adultos - EFA Dupla Certificação - Atualização 30/11/2016 + + Algarve Faro Monchique EB Manuel do Nascimento 1 1 0 1 Assistente Familiar

Leia mais

S. R. Procuradoria Geral Distrital de Lisboa PRISÃO PREVENTIVA IMPACTO DA ENTRADA EM VIGOR DAS ALTERAÇÕES DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL

S. R. Procuradoria Geral Distrital de Lisboa PRISÃO PREVENTIVA IMPACTO DA ENTRADA EM VIGOR DAS ALTERAÇÕES DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL PRISÃO PREVENTIVA IMPACTO DA ENTRADA EM VIGOR DAS ALTERAÇÕES DO CÓDIGO DE PENAL 1. Os dados respeitantes a 13 de Setembro de 2007 data que precede, em dois dias a entrada em vigor das alterações introduzidas

Leia mais

Dinâmicas Imobiliárias. Dezembro 2011

Dinâmicas Imobiliárias. Dezembro 2011 Dinâmicas Imobiliárias Dezembro 2011 1 Transacções Imobiliárias Evolução da dinâmica imobiliária - Janeiro de 2011 a Dezembro 2011 Dinamismo Imobiliário Nacional (Média de Transacções de 2011 = 100) Jan

Leia mais