MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO"

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO LUSO-BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA - ASSUNTO ILBEC UF SP Autorização do Curso de Ciências Biológicas nas Faculdades Capital I - RELATÓRIO As Faculdades Capital estão em processo de transformação em Universidade, pela via da autorização, tendo sido sua Carta- Consulta acolhida pelo Parecer nº 198/91. No Projeto de Universidade protocolado neste Conselho, a Instituição solicita a autorização dos cursos de Matemática e Ciências Biológicas, para completar a universalidade de campo nas áreas fundamentais do conhecimento humano. 0 presente parecer trata da análise das condições para a autorização do curso de Ciências Biológicas. A Comissão Verificadora para análise das condições de funcionamento do curso é a mesma que analisou o projeto de universidade designada peias Portarias CFE nº 32 de e no 49 de Em seu relatório, a Comissão analisa as condições de oferta do curso no que se refere aos dados gerais, à concepção e objetivos, ao currículo pleno, ao corpo docente e aos recursos materiais de infra-estrutura e de apoio pedagógico opinando favoravelmente pela sua autorização.

2 Na análise da Comissão e no Projeto apresentado pela Instituição, o curso de Ciências Biológicas, Licenciatura e Bacharelado, objetiva formar professores de Ciências e Biologia para o ensino fundamental e médio e biólogos para o exercício dessa profissão com enfoque ecológico, conciliando a preservação ambiental com as demandas do d e s e n v o l v i m e n t o. 0 projeto apresentado pela instituição define o perfil do curso e do profissional que pretende formar. 0 currículo pleno do curso proposto atende aos requisitos mínimos de conteúdo e duração definidos na Res. CFE S/nº de 04 de fevereiro de 1970, que definiu os mínimos de conteúdo e d u r ação do curso de Ciências Biológicas. 0 Projeto do curso contém a grade curricular, as ementas das d i sciplinas e a bibliografia básica por disciplina. 0 Anexo I contém a grade curricular. Os dados gerais do curso são os seguintes - Denominação:... Ciências Biológicas Licenciatura Plena Bacharelado com ênfase em Ciências Ambientais - Vinculação:... Faculdades Capital - nº de vagas anuais: anuais. - Turnos de func.:... Diurno (tempo i n t egral) - Regime de matrícula:... Seriado anual - Carga horária:... Licenciatura: hs - Duração:... 4 anos Bacharelado: hs - nº de turmas:... A u l a s Teóricas: 1 de 50 alunos Aulas Práticas: 2 de 25 alunos 0 Corpo Docente indicado para o curso, é constituído por 29 docentes, sendo 07 doutores, 14 mestres, 01 especialistas e 02 cursando mestrado. Os demais 5 possuem graduação com d i versos cursos de aperfeiçoamento e experiência profissional, sendo dois com Parecer do CFE para as disciplinas indicadas. Esses docentes, em conjunto, registram a publicação de 92 artigos em periódicos nacionais e 11 em periódicos internacionais e a edição de 15 livros didáticos e 5 não didáticos. 0 Anexo II relaciona os docentes indicados com a respectiva qualificação e disciplinas.

3 Conforme consta do Relatório da Comissão, a infraestrutura das Faculdades Capital, d e t a l h a d a m e n t e descrita no Projeto de Universidade, é dotada de espaços, mobiliário e equipamentos adequados à oferta do curso, apresentando ótima iluminação, conservação e higiene. 0 espaço atual é c o n s t i t u í d o por m2 de área construída, em dois blocos de 5 pavimentos, e está p l a nejada a construção de mais m2. A Biblioteca integra um Centro Cultural, com área de 595 m2, d o tado de moderno Teatro, espaços para leitura, mapoteca e videoteca. 0 acervo é constituído por t ítulos e v olumes e 250 assinaturas de periódicos. A Bibliografia básica do curso, por disciplina, está relacionada às pag. 65 a 83 do p r o jeto do curso. 0 curso de Ciências Biológicas contará com os Laboratórios de Zoologia, Botânica (Ecologia), Química, Geociências (Paleontologia) e Microscopia (Biologia Geral). 0 Projeto do Curso, p á g i n a s 51 a 64, apresenta a discriminação dos equipamentos dos Laboratórios e o plano de implantação. II - CONCLUSÕES E VOTO DA RELATORA Tendo em vista o exposto e considerando, conforme conclui a Comissão Verificadora, que: a) a instituição encontra-se em funcionamento regular; b) os dados relativos a vagas, regime escolar, duração do curso estão adequados às características institucionais e regionais; c) a concepção do curso e o c urrículo das modalidades propostas atendem aos mínimos de conteúdo e duração definidos na Res. CFE de 04 de f evereiro de 1970 e ao perfil profissional requerido para os mesmos; d) o corpo docente indicado apresenta elevada qualificação e atende aos requisitados da Res. CFE 20/77; e) os recursos materiais e de infra-estrutura atendem satisfatoriamente às necessidades i n iciais de implantação do curso, bem como o plano de ampliação dos espaços físicos, laboratórios e biblioteca, permitirá, ao par do desenvolvimento dos cursos, implantar as demais condições previstas para o curso pleno.

4 A Relatora vota favoravelmente à autorização do curso de Ciências Biológicas, Licenciatura Plena e Bacharelado com ênfase em Ciências Ambientais, a ser m i n i s t r a d o peias Faculdades Capital, com 50 (cinqüenta) vagas anuais e funcionamento no período diurno. III - CONCLUSÃO DA COMISSÃO A Comissão Especial de Universidade acompanha o voto da relatora. Sala das Sessões, em 29 de janeiro de 1992.

5 C U R R I C U L A R A N E X O I G R A D E

6 2.4. CURSO E GRADE CURRICULAR - PARECER nº 107/70 DE 04 DE FEVEREIRO DE RESOLUÇÃO CFE S/Nº DE 04 DE FEVEREIRO DE 1970 CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA PLENA 1ª S É R I E DISCIPLINAS Biologia Celular Zoologia (Invertebrados) Botânica (Morfologia vegetal) Fisica Geral e Experimental Matemática Aplicada às Ciências Biológicas Química Geral e Experimental Introdução à Computação T 0 T A L Estudo de Problemas Brasileiros Educação Física TOTAL HORAS AULA ª S É R I E Histologia e Embriologia Zoologia (Vertebrados) Botânica (Sistemática vegetal) Ecologia Geral Química Orgânica Biofísica Bioestatísti ca Estrutura e Func. de Ensino 1º/2º Graus T O T A L Educação Física

7 3ª SÉRIE Genética e Evolução 108 Anatomia e Fisiologia Humanas 108 Botânica (Fisiologia vegetal) Geologia Geral 108 Psicologia da Educação 108 Ecologia Animal Ecologia Vegetal T 0 T A L 648 Educação Física 4ª S É R I E HORAS DISCIPLINAS AULA Fisiologia Comparada Higiene e Saúde Microbiologia e Imunologia Bioquímica Paleontologia Didática Prática de Ensino sob a forma de Estágio Supervisionado 144 Botânica Econômica Metodológia Científica T 0 T A L 0 Educação Física CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO - LICENCIATURA PLENA CARGA HORÁRIA TOTAL - EXCLUÍDO: EPB + ED.FÍSICA 2.736

8 2_4. CURSO E GRADE CURRICULAR - PARECER Nº 107/70 DE 04 DE FEVEREIRO DE RESOLUÇAO CFE S/Nº DE 04 DE FEVEREIRO DE 1970 CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BACHARELADO COM ÊNFASE EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS lã S É R I E DISCIPLINAS HORAS AULA Biologia Celular 108 Zoologia (Invertebrados) 108 Botânica (Morfologia vegetal) 108 Física Geral e Experimental 108 Matemática Aplicada às Ciências Biológicas Química Geral e Experimental Introdução à Computação T 0 T A L 648 Estudo de Problemas Brasileiros Educação Física 792 2ª S É R I E Histologia e Embriologia 144 Zoologia (Vertebrados) 108 Botânica (Sistemática vegetal) 108 Ecologia Geral Química Orgânica Biofísica Bioestatística TOTAL 648 Educação Física

9 3ª S É R I E Genética e Evolução 188 Anatomia e Fisiologia Humanas 108 Botânica (Fisiologia vegetal) Geologia Geral 108 Parasitologia Animal Ecologia Animal Ecologia Vegetal T O T A L 612 Educação Física 4ª S É R I E DISCIPLINAS HORAS AULA Fisiologia Comparada Higiene e Saúde Entomologia Microbiologia e Imunologia Bioquímica Paleontologia Estágio Supervisionado 144 Botânica Econômica Metodologia Científica T 0 T A L 0 Educação Física CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO - BACHARELADO CARGA HORÁRIA TOTAL - EXCLUÍDO: EPB + ED.FÍSICA 2.628

10 A N E X O II C O R P O D O C E N T E

11 CORPO DOCENTE INDICADO PARA O CURSO DE MATEMÁTICA 1. Prof. ALEXANDRE ALBERTO DOS ANJOS Disc. GEOLOGIA GERAL PALEONTOLOGIA Resumo do Currículo Vitae: - Graduacão: Pedagogia, Geografia, Geologia e Letras - Pós-Graduação: Mestre em Reatores Nucleares e Potência - Outros cursos: vários de aperfeiçoamento em Geologia - Doutor em Reatores Nucleares e Potência - Experiência Docente: Em escolas de 2º grau - Outros: Consultor e Pesquisador em empresas 2. Profª ANA CÉLIA RIBEIRO SEVERO Disc. MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA - Graduacão: Farmácia-Bioquimica - Pós-Graduação: Mestre em Biotecnologia - Outros cursos: Vários cursos de aperfeiçoamento - Outros: Pesquisadora em várias empresas 3. Prof. ANTÔNIO MARTINI Disc. E.P.B - Graduacão: Filosofia, Estudos Sociais e Pedagogia - Pós-Graduação: Mestre em Antropologia Social - Outros cursos: Curso de Especialização e Aperfeiçoamento em Sociologia da Comunidade - Experiência Docente: Em escolas de 2º grau e no ensino superior - Outros: Chefe de Departamento, Pesquisador e Diretor.

12 4. Profª CARLOS ANTÔNIO DE CAMPOS LIMA Disc. HIGIENE E SAÚDE GENÉTICA E EVOLUÇÃO - Graduacão: Ciências Biomédicas - Outros cursos: Curso de Especialização e Aperfeiçoamento em Patologia Clínica - Outros cursos: Diversos de aperfeiçoamento - Outros: Diretor-Técnico no Laboratório Santa Casa de Suzana 5. Prof. CARLOS JOSÉ FERRAZ. Disc. INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Resumo do Curriculo Vitae: - Graduacão: Engenharia Industrial Mecânica e Ciências Administrativas - Outros cursos: Diversos cursos de aperfeiçoamento - Experiência Docente: Em escolas de 2º grau e no ensino superior - Outros: Chefe da área de computação da Nadir Figueiredo 6. Profª CLAUDIA LUIZON DIAS LEME Disc. BOTÂNICA (SISTEMÁTICA VEGETAL) BOT&NICA ECONÔMICA Resumo do Currículo Vitae: -- Graduacão: Ciências Biológicas - Pós-Graduação: Mestre em Botânica - Outros cursos: Diversos de aperfeiçoamento na área de Botânica - Experiência Docente: Em escolas de 2º grau e no ensino superior - Outros: Bióloga Pesquisadora 7. Profª CLEONICE FÁTIMA BRACCIOLI Disc. MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO Resumo do Curriculo Vitae: - Graduacão: Matemática - Mestrado: Ciências da Computação e Matemática Financeira

13 Disc. BIOESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Graduacão: Estatística... pós- Graduação: Mestre em Estatística - Pós-Graduação: Doutor em Estatística - Outros cursos: Vários cursos de aproveitamento na área de Estatística - Outros: Assessora em estatística Disc. DIDÁTICA - Graduacão: Artes Industriais e Pedagogia - Pós-Graduação: Mestre em Educação - Outros cursos: Diversos cursos de aperfeiçoamento - Outros: Consultor e Coordenador em empresas 10. Profª GRACIELA DERI DOCINA Disc. METODOLOGIA CIENTÍFICA - Graduacão: Filosofia - Pós-Graduação: Mestre em Filosofia - Concursado: Professor III - Experiência Docente: Em escolas de 2º grau e no ensino superior - Outros: Tradutora e Relatora 11. Profª GRASIELA DIAS DE CAMPOS SEVERI Disc. BIOLOGIA CELULAR ANATOMIA E FIS. HUMANAS Graduação: Ciências Biológicas - Pós-Graduação: Mestrado em Genética - Concursado: Auxiliar Judiciário

14 12. Prof. GUALBERTO LUIZ NUNES GOVEIA Disc. GEOLOGIA GERAL PALEONTOLOGIA Resumo do Currículo Vitae: - Graduacão: Geografia... pós-graduação: Geografia Humana - Outros cursos: Diversos de aperfeiçoamento - Experiência Docente: en, escolas de 2º grau e no ensino superior - Outros: Geógrafo e Chefe de Departamentos em empresas 13. Prof. HÉLCIO LUIS DE ALMEIDA MARQUES Disc. ECOLOGIA ANIMAL - Graduacão: Bel. em Engenharia Agronômica - Pós-Graduação: Mestre em B i o l o g i a - Outros cursos: Especialização em Ecologia e vários cursos de aperfeiçoamento - Concursado: Pesquisador C i entífico - Experiência Docente: Em escolas de 2º grau - Outros: Engenheiro Agrônomo 14. Prof. JANSEN DELL ANTONIA FILHO Disc. ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA HIGIENE E SAÚDE - Graduação: Medicina - Outros cursos: Especialização em Cirurgia Geral e diversos de aperfeiçoamento - Outros: Cirurgião Geral 15. Profª ISABEL CRISTINA EVARISTO DA SILVA Disc. QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL Resumo do Currículo Vitae: - Graduação: Engenharia e Química... pós-graduação: Mestre em Ciências Físico-Químicas - Outros: Vice-Diretor na Univ. Mogi Farias Britto

15 16. Prof. JOSE ALEXANDRE Disc. ZOOLOGIA (INVERTEBRADOS) ZOOLOGIA (VERTEBRADOS) PRÁTICA DE ENSINO: (CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS - 1º GRAU) (BIOLOGIA - 2º GRAU) - Graduação: Ciências Biológicas e Ciências Físicas - Concursados Profº II e III - Experiência Docente: Em escolas de 2º grau e no ensino superior - Outros: Biólogo e Pesquisadr na USP 17. Profª MARIA DA GRAÇA MOREIRA DA SILVA Disc. PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Graduacão: Psicologia - Pós-Graduação: Psicologia Educacional - Outros cursos: Especialização em Mímica e Dactologia - Experiência Docente: Em centros especializados - Outros: Terapeuta em empresas 18. Profa MÍRIAM GIMINEZ Disc. ENTOMOLOGIA - Graduacão: Ciências Biológicas - Pós-Graduação: Mestrado em Entomologia e Doutorado em Zoologia - Outros cursos: Diversos de aperfeiçoamento na área de B i ologia - Outros: Pesquisadora 19. Profª MÍRIAM MENDONÇA MORATO DE ANDRADE Disc. BIOFÍSICA - Graduacão: Lic. e Bacharelado em Ciências Biológicas - Pós-Graduação: Fisiologia e Biofísica - Outros: Pesquisadora na USP

16 20. Prof. OACIR LUCCAS VICENTE Disc. EDUCAÇÃO FÍSICA Resumo do Curriculo Vitae: - Graduacão: Lic. em Educação Fisica - Outros cursos: Vários cursos de aperfeiçoamento em Educação Física - Experiência Docente: Em escolas de 2º grau e no ensino superior - Outros: Assistente de Diretor 21. Prof. OSWALDO ASTORINO Disc. BIOLOGIA CELULAR HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA - Graduacão: História Natural - Pós-Graduação: Doutor e Mestre em F isiologia -- Outros cursos: Diversos cursos de aperfeiçoamento - Outros: Diretor de Faculdades 22. Profª OTÍLIA MARIA LÚCIA BARBOSA STEIFERT Disc. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DE ENSINO (1º E 2º GRAUS) Resumo do Curriculo Vitae: - Graduação: P s i c o l o gia - Pós-Graduação: Doutor em Psicologia da educação e Mestre em Educação - Outros: Pesquisadora em Universidade 23. Profª REGINA MARIA MONTEIRO DE CASTILHO Disc. BOTÂNICA (MORFOLOGIA VEGETAL) BOTÂNICA (FISIOLOGIA VEGETAL) Resumo do Currículo Vitae: - Graduação: Engenharia Agronômica... pós-graduação: Mestre em Botânica - Outros Cursos: Diversos cursos de aperfeiçoamento Outros: Orientadora de estágios na UNESP

17 24. Prof. ROBERTO MEIGIKOS DOS ANJOS Disc. FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL Resumo do Curriculo Vitae: - Graduacão: Bel. em Física - Pós-Graduação: Doutor em Física Nuclear e Experimental e Mestre em Ciências - Outros cursos: Diversos de aperfeiçoamento - Experiência Docente: Em escolas de 2º grau Outros: Pesquisador 25. Profª SANDRA APARECIDA LIEBERG Disc. ECOLOGIA GERAL ECOLOGIA VEGETAL - Graduacão: Lic. em Ciências Biológicas - Pós-Graduação: Meste em Ecologia - Outros cursos: Vários cursos de aperfeiçoamento - Outros: Estagiário e Responsável por projetos 26. Prof. SILVANO PEREIRA Disc. FISIOLOGIA COMPARADA ECOLOGIA GERAL Resumo do Currículo Vitae: - Graduacão: Ciências Biológicas - Pós-Graduação: Doutor e Fisiologia Humana - Outros: Chefe de Departamento na UMC 27. Profª SUELY FERNANDES REYMAO Disc. PARASITOLOGIA ANIMAL - Graduacão: Ciências Biológicas... pós-graduação: Doutor em Patologia Experimental e Mestre em Laboratório de Poluição

18 28. Profª VITALINA ALEGRIA PATINHA Disc. DIDÁTICA - Graduacão: Ciências Políticas - Outros Cursos: Diversos cursos de aperfeiçoamento - Concursada: Profs* de Alfabetização - Experiência Docente: Em escolas do 2º grau e no ensino superior - Outros: Direigente de Creche 29. Prof. WAGNER ANDRÉ PEDRO Disc. ECOLOGIA ANIMAL Graduacão: Ciências Biológicas - Pós-Graduação: Mestre em Ecologia - Outros cursos: Vários cursos de aperfeiçoamento na área - Outros: Estagiário na UNESP

19 IV - DECISÃO DO PLENÁRIO O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou por unanimidade a conclusão da Comissão. Sala Barretto Filho, em 09 de 03 de 1992.

RESOLUÇÃO N 031, DE 13 DE JUNHO DE 2016

RESOLUÇÃO N 031, DE 13 DE JUNHO DE 2016 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 031, DE 13 DE JUNHO DE 2016 Aprova o alinhamento da matriz do curso de Ciências Biológicas

Leia mais

Currículos dos Cursos do CCB UFV BIOQUÍMICA. COORDENADORA DO CURSO BIOQUÍMICA Márcia Rogéria de Almeida marcia@ufv.br

Currículos dos Cursos do CCB UFV BIOQUÍMICA. COORDENADORA DO CURSO BIOQUÍMICA Márcia Rogéria de Almeida marcia@ufv.br 88 Currículos dos Cursos do CCB UFV BIOQUÍMICA COORDENADORA DO CURSO BIOQUÍMICA Márcia Rogéria de Almeida marcia@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2002 89 Bacharelado ATUAÇÃO O curso de Bacharelado em Bioquímica

Leia mais

Pós-Graduação. Ampliação da abrangência da pós-graduação da UFMG, através de mudanças

Pós-Graduação. Ampliação da abrangência da pós-graduação da UFMG, através de mudanças Pós-Graduação Ampliação da abrangência da pós-graduação da UFMG, através de mudanças Na concepção do processo seletivo, de modo a ampliar a abrangência regional e nacional da pós-graduação; Número de Alunos

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - UCS

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - UCS ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - UCS Prof. Matheus Parmegiani Jahn Coordenação do Curso de Ciências Biológicas Universidade de Caxias do Sul Abaixo estão algumas orientações gerais

Leia mais

ANEXO 5 QUADRO DE OFERTA DE DISCIPLINAS 2015.1. Carga Horária. Microbiologia e Parasitologia 90 06 a 15.07.2015 2 Licenciatura em Biologia

ANEXO 5 QUADRO DE OFERTA DE DISCIPLINAS 2015.1. Carga Horária. Microbiologia e Parasitologia 90 06 a 15.07.2015 2 Licenciatura em Biologia ANEXO 5 QUADRO DE OFERTA DE DISCIPLINAS 2015.1 Curso: Licenciatura Plena em Ciências Biológicas Campus/Núcleo Bloco Disciplina Carga Horária Período Vagas Área de Formação de acordo com item 1.2 do Edital

Leia mais

INSTITUIÇÃO TOLEDO DE E NSINO

INSTITUIÇÃO TOLEDO DE E NSINO INTERESADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE E NSINO UF SP ASSUNTO: Remanejamento de Vagas entre cursos das Faculdades Toledo de Araçatuba. RELATOR. SR. CONS. Margarida Maria do R.B.P.Leal PARECER N 780/94

Leia mais

LICENCIATURA EM FÍSICA

LICENCIATURA EM FÍSICA LICENCIATURA EM FÍSICA COORDENADOR Robson Luiz Santos robsonls@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2010 63 ATUAÇÃO O curso de Licenciatura em Física oferece ao estudante a oportunidade de obter ampla formação

Leia mais

CURSO e IFES: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UENF

CURSO e IFES: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UENF Música e Educação Educação de Jovens e Adultos Língua Portuguesa na Educação 2 Licenciatura plena em Letras (todas as habilitações) ou Linguística Teatro e Educação Estágio Curricular Supervisionado 1

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº116/84

DELIBERAÇÃO Nº116/84 DELIBERAÇÃO Nº116/84 Regula o currículo pleno do Curso de Nutrição. O Reitor da UERJ: Faço saber que o Conselho Superior de Ensino e Pesquisa aprovou, conforme Processo nº 1765/84, e eu promulgo a seguinte

Leia mais

Curso: Bacharelado em Psicologia. Portaria de Autorização n 657 de 08/05/2009 Publicado no D.O.U. 11/05/2009

Curso: Bacharelado em Psicologia. Portaria de Autorização n 657 de 08/05/2009 Publicado no D.O.U. 11/05/2009 Curso: Bacharelado em Psicologia Portaria de Autorização n 657 de 08/05/2009 Publicado no D.O.U. 11/05/2009 Área de Formação: Psicologia Diploma em: Bacharel em Psicologia Período de Integralização: Mínimo

Leia mais

ENGENHARIA QUÍMICA. COORDENADOR Cláudio Ferreira Lima cflima@ufv.br

ENGENHARIA QUÍMICA. COORDENADOR Cláudio Ferreira Lima cflima@ufv.br ENGENHARIA QUÍMICA COORDENADOR Cláudio Ferreira Lima cflima@ufv.br 228 Currículos dos Cursos do CCE UFV Engenheiro Químico ATUAÇÃO O Engenheiro Químico tem uma atuação bastante ampla, com enfoque principal

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Concurso Público para provimento efetivo de vagas no cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Concurso Público para provimento efetivo de vagas no cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Concurso Público para provimento efetivo de vagas no cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior Edital Nº 5, de 9 de junho de 06 Anexo III - Quadro de

Leia mais

Currículos dos Cursos do CCE UFV ENGENHARIA QUÍMICA. COORDENADOR Antônio Marcos de Oliveira Siqueira antonio.siqueira@ufv.br

Currículos dos Cursos do CCE UFV ENGENHARIA QUÍMICA. COORDENADOR Antônio Marcos de Oliveira Siqueira antonio.siqueira@ufv.br 278 Currículos dos Cursos do CCE UFV ENGENHARIA QUÍMICA COORDENADOR Antônio Marcos de Oliveira Siqueira antonio.siqueira@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2014 279 Engenheiro Químico ATUAÇÃO O Engenheiro

Leia mais

Reconhecimento do curso de Licenciatura em Ciências - habilitação. Virgínio Cândido Tosta de Souza

Reconhecimento do curso de Licenciatura em Ciências - habilitação. Virgínio Cândido Tosta de Souza SOCIEDADE EDUCACIONAL PROFESSOR NUNO LISBOA Reconhecimento do curso de Licenciatura em Ciências - habilitação em Biologia. Virgínio Cândido Tosta de Souza I - RELATÓRIO A Sociedade Educacional Professor

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação 2013 175. MATEMÁTICA Bacharelado. COORDENADORA Rosane Soares Moreira Viana rsmviana@ufv.br

UFV Catálogo de Graduação 2013 175. MATEMÁTICA Bacharelado. COORDENADORA Rosane Soares Moreira Viana rsmviana@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2013 175 MATEMÁTICA Bacharelado COORDENADORA Rosane Soares Moreira Viana rsmviana@ufv.br 176 Currículos dos Cursos UFV Bacharelado ATUAÇÃO O bacharel em Matemática está apto para

Leia mais

Reconhecimento do curso de Desenho Industrial, ministrado pela Faculdade de Desenho Industrial das Faculdades Integradas Silva e Souza

Reconhecimento do curso de Desenho Industrial, ministrado pela Faculdade de Desenho Industrial das Faculdades Integradas Silva e Souza SILVA E SOUZA SOCIEDADE EDUCACIONAL Reconhecimento do curso de Desenho Industrial, ministrado pela Faculdade de Desenho Industrial das Faculdades Integradas Silva e Souza Jucundino da Silva Furtado CESu,

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : QUÍMICA. CRÉDITOS Obrigatórios: 201 Optativos: 6. 1º Semestre

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : QUÍMICA. CRÉDITOS Obrigatórios: 201 Optativos: 6. 1º Semestre Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:17:07 Curso : QUÍMICA VAGAS

Leia mais

O curso objetiva formar profissionais aptos atuar na área de Biologia, contribuindo para o desenvolvimento social e tecnológico e científico.

O curso objetiva formar profissionais aptos atuar na área de Biologia, contribuindo para o desenvolvimento social e tecnológico e científico. 1 4 - Seu Curso 4.1 - Informações Específicas sobre o Curso O Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia teve seu início, em 1970, como curso de Ciências Licenciatura Curta, na

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE LATICÍNIOS. COORDENADOR José Antônio Marques Pereira

Currículos dos Cursos UFV CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE LATICÍNIOS. COORDENADOR José Antônio Marques Pereira 92 Currículos dos Cursos UFV CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE LATICÍNIOS COORDENADOR José Antônio Marques Pereira jamperei@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2012 93 Ciência e Tecnologia de Laticínios ATUAÇÃO O egresso

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E TRABALHO Parecer nº 036/09 DET /SEED Curitiba, 29 de

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E TRABALHO Parecer nº 036/09 DET /SEED Curitiba, 29 de SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E TRABALHO Parecer nº 036/09 DET /SEED Curitiba, 29 de Janeiro, de 2009. Protocolo: nº 07.328.702-2 Interessado: Colégio

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE LATICÍNIOS. COORDENADOR José Antônio Marques Pereira

Currículos dos Cursos UFV CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE LATICÍNIOS. COORDENADOR José Antônio Marques Pereira 88 CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE LATICÍNIOS COORDENADOR José Antônio Marques Pereira jamperei@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2013 89 Bacharelado ATUAÇÃO O egresso do curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV NUTRIÇÃO. COORDENADORA Ana Íris Mendes Coelho aicoelho@ufv.br

Currículos dos Cursos UFV NUTRIÇÃO. COORDENADORA Ana Íris Mendes Coelho aicoelho@ufv.br 134 NUTRIÇÃO COORDENADORA Ana Íris Mendes Coelho aicoelho@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2013 135 Bacharelado ATUAÇÃO O Nutricionista é um profissional de saúde, legal e tecnicamente habilitado para

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS * 1º PERÍODO* Biologia Celular -------- Zoologia dos Invertebrados I -------- Morfologia Vegetal -------- Leitura e Produção de Texto -------- Metodologia do Trabalho Científico -------- Prática como curricular

Leia mais

PARECER CEE/PE Nº 120/2006-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 03/10/2006 I RELATÓRIO:

PARECER CEE/PE Nº 120/2006-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 03/10/2006 I RELATÓRIO: INTERESSADO: COLÉGIO ÔMEGA ASSUNTO: AUTORIZAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA ENSINO FUNDAMENTAL E ENSIMO MÉDIO RELATOR: CONSELHEIRO JOAQUIM TEIXEIRA MARTINS FERREIRA PROCESSO Nº 93/2006

Leia mais

F.B.P.N FACULDADE DE MEDICINA DE CAMPOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA 1º PERÍODO - 1º SEMESTRE - 2016

F.B.P.N FACULDADE DE MEDICINA DE CAMPOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA 1º PERÍODO - 1º SEMESTRE - 2016 F.B.P.N FACULDADE DE MEDICINA DE CAMPOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA SUJEITO A MODIFICAÇÕES 1º PERÍODO - 1º SEMESTRE - 2016 DIA HORA COMPONENTE CURRICULAR PROFESSORES RESPONSÁVEIS LOCAL Citologia e Genética

Leia mais

FACULDADE ASSIS GURGACZ SAGRES ACADÊMICO GRADE CURRICULAR

FACULDADE ASSIS GURGACZ SAGRES ACADÊMICO GRADE CURRICULAR Página: 1 de 5 01 - - EF13101 - Anatomia Humana - Ativa desde: EF13102 - Antropologia - Ativa desde: EF13103 - Sociologia - Ativa desde: EF13104 - História e Fundamentos da Enfermagem - Ativa desde: EF13105

Leia mais

APROVADO EM: 29/01/92

APROVADO EM: 29/01/92 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO HISPANICO-BRASILEIRO DE CULTURA SP ASSUNTO: ALTERAÇÃO DO CURRÍCULO PLENO DO CURSO DE TURISMO RELATOR: SR. CONS. José Francisco

Leia mais

CAMPUS DO POLO ABATETETUBA ANANINDEUA BELEM BRAGANÇA BREVES CASTANHAL PARAGOMINAS

CAMPUS DO POLO ABATETETUBA ANANINDEUA BELEM BRAGANÇA BREVES CASTANHAL PARAGOMINAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTODE CARGO EFETIVO DA CARREIRA DE MAGISTÉRIODO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO EDITAL

Leia mais

PROCESSO Nº 293/10 PROTOCOLO Nº 10.181.719-9 PARECER CEE/CES Nº 152/10 APROVADO EM 07/04/10 INTERESSADA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL

PROCESSO Nº 293/10 PROTOCOLO Nº 10.181.719-9 PARECER CEE/CES Nº 152/10 APROVADO EM 07/04/10 INTERESSADA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL PROTOCOLO Nº 10.181.719-9 PARECER CEE/CES Nº 152/10 APROVADO EM 07/04/10 CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INTERESSADA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL MUNICÍPIO: LONDRINA ASSUNTO: Renovação do reconhecimento

Leia mais

Currículo do Curso de Química

Currículo do Curso de Química Currículo do Curso de Química Bacharelado ATUAÇÃO O Curso de Bacharelado em Química com Ênfase em Química Ambiental visa a formação de recursos humanos capazes de atuar profissionalmente em indústrias

Leia mais

FACULDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Credenciamento: Portaria Nº 3.494 de 24/11/2003 BACHARELADO EM NUTRIÇÃO 1º SEMESTRE DISCIPLINA T P CR PRÉ- REQUISITO

FACULDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Credenciamento: Portaria Nº 3.494 de 24/11/2003 BACHARELADO EM NUTRIÇÃO 1º SEMESTRE DISCIPLINA T P CR PRÉ- REQUISITO CURRÍCULO PLENO 1º SEMESTRE DISCIPLINA T P CR PRÉREQUISITO Nutrição e Alimentação Humana 72 04 Anatomofisiologia Humana I T 54 04 Anatomofisiologia Humana I P Introdução à Saúde Coletiva 54 03 Histologia

Leia mais

Currículo do Curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios

Currículo do Curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios Currículo do Curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios Bacharelado ATUAÇÃO O egresso do curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios terá competências e habilidades para: aplicar conhecimentos científicos

Leia mais

Faculdade Pitágoras de Linhares Mantenedora: SOCE Sociedade Capixaba de Educação Ltda. Fundada pelo Decreto nº 90.

Faculdade Pitágoras de Linhares Mantenedora: SOCE Sociedade Capixaba de Educação Ltda. Fundada pelo Decreto nº 90. Faculdade Pitágoras de Linhares Mantenedora: SOCE Sociedade Capixaba de Educação Ltda. Fundada pelo Decreto nº 90.569, em 27/11/1984 EDITAL Nº 002/2013 O Diretor da Faculdade Pitágoras de Linhares, no

Leia mais

LEIA-SE: Edital N.º 398/2015-PROGESP Boa Vista, 30 de dezembro de 2015

LEIA-SE: Edital N.º 398/2015-PROGESP Boa Vista, 30 de dezembro de 2015 Edital N.º 3/26-PROGESP Boa Vista, 13 de janeiro de 26. A PRÓ-REITORA DE GESTÃO DE PESSOAS, EM EXERCÍCIO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, considerando

Leia mais

Aprovado no CONGRAD: 25.08.09 Vigência: ingressos a partir 2010/1. CÓD. 1328 - CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL NOITE Currículo nº 03 MATRIZ CURRICULAR

Aprovado no CONGRAD: 25.08.09 Vigência: ingressos a partir 2010/1. CÓD. 1328 - CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL NOITE Currículo nº 03 MATRIZ CURRICULAR Aprovado no CONGRAD: 25.08.09 Vigência: ingressos a partir 2010/1 CÓD. 1328 - CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL NOITE Currículo nº 03 MATRIZ CURRICULAR I - NÚCLEO BÁSICO Metodologia Científica e Tecnológica

Leia mais

Grade Curricular QUÍMICA USP

Grade Curricular QUÍMICA USP Grade Curricular QUÍMICA USP SEMESTRE 1 5910261 Elementos de Cálculo e Aplicações 8 0 8 5910267 Informática Instrumental 5931001 Química Geral Experimental 8 0 8 5931002 Iniciação à Química 8 0 8 5931003

Leia mais

GRADE CURRICULAR LICENCIATURA EM MATEMÁTICA I MATÉRIAS OBRIGATÓRIAS

GRADE CURRICULAR LICENCIATURA EM MATEMÁTICA I MATÉRIAS OBRIGATÓRIAS GRADE CURRICULAR LICENCIATURA EM MATEMÁTICA MATÉRIAS DISCIPLINA I MATÉRIAS OBRIGATÓRIAS 1. Álgebra - Álgebra Elementar - Álgebra I - Álgebra II - Álgebra Linear - Lógica Matemática - Teoria dos Números

Leia mais

Anexo 2 Quadro de Cursos / Vagas

Anexo 2 Quadro de Cursos / Vagas Anexo 2 Quadro de Cursos / Vagas I. Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II / CBMERJ Oficial do Corpo de Bombeiros Militar (candidatos de sexo masculino e feminino) II. Centro Universitário Estadual da

Leia mais

Reconhecimento da habilitação em Educação Mora] Cívica do curso de Estudos Sociais, ministrado pelo Centro Universitário de Três Lagoas-MS.

Reconhecimento da habilitação em Educação Mora] Cívica do curso de Estudos Sociais, ministrado pelo Centro Universitário de Três Lagoas-MS. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Reconhecimento da habilitação em Educação Mora] Cívica do curso de Estudos Sociais, ministrado pelo Centro Universitário de Três Lagoas-MS. Dom Luciano José Cabral

Leia mais

UNIÃO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA

UNIÃO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA UNIÃO BRASILIENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA Autorização do Curso de Licenciatura Plena para Graduação de Professores da Parte de Formação Especial do Currículo de 2º Grau - Esquema I, em regime especial, a

Leia mais

Não jogue este impresso em via pública. Preserve o meio ambiente. Universidade Federal do Espírito Santo. Medicina. Centro de Ciências da Saúde

Não jogue este impresso em via pública. Preserve o meio ambiente. Universidade Federal do Espírito Santo. Medicina. Centro de Ciências da Saúde Não jogue este impresso em via pública. Preserve o meio ambiente. Universidade Federal do Espírito Santo Medicina Centro de Ciências da Saúde Medicina O Curso de Medicina da Ufes começou a funcionar efetivamente,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TAMOIOS DE ENSINO E CULTURA. UF SP ASSUNTO: Autorização Projeto) para funcionamento do curso de Comunicação Social

Leia mais

Carreira 170 Economia Empresarial e Controladoria Ribeirão Preto Curso 35: Bacharelado em Economia Empresarial e Controladoria

Carreira 170 Economia Empresarial e Controladoria Ribeirão Preto Curso 35: Bacharelado em Economia Empresarial e Controladoria Carreira 100 Administração Ribeirão Preto Curso 10: Administração Diurno Curso 11: Administração Noturno Carreira 105 Arquitetura FAU Curso 12: Arquitetura e Urbanismo Carreira 110 Arquitetura São Carlos

Leia mais

PROCESSO N 1091/2006 PROTOCOLO N.º 9.050.249-2 PARECER N.º 464/07 APROVADO EM 04/07/07

PROCESSO N 1091/2006 PROTOCOLO N.º 9.050.249-2 PARECER N.º 464/07 APROVADO EM 04/07/07 PROTOCOLO N.º 9.050.249-2 PARECER N.º 464/07 APROVADO EM 04/07/07 CÂMARA DE PLANEJAMENTO INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL PEDRO MACEDO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL MUNICÍPIO: CURITIBA ASSUNTO:

Leia mais

10. MATRIZ CURRICULAR SEMESTRAL DO CURSO DE AGRONOMIA CAMPUS DE CÁCERES

10. MATRIZ CURRICULAR SEMESTRAL DO CURSO DE AGRONOMIA CAMPUS DE CÁCERES 10. MATRIZ CURRICULAR SEMESTRAL DO CURSO DE AGRONOMIA CAMPUS DE CÁCERES Tabela 2. Matriz Curricular Semestral do Curso de Agronomia Campus de Cáceres 1 - Semestre Carga Horária (h) 1 Citologia 60 3 0 1

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO 1 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 2.009 / 2016/ SED RETIFICAÇÃO (ALTERA o Edital n. 1.960 /2016 / SED) O SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições

Leia mais

PROCESSO N.º 308/04 PROTOCOLO N.º 5.956.970-8 PARECER N.º 342/04 APROVADO EM 02/07/04

PROCESSO N.º 308/04 PROTOCOLO N.º 5.956.970-8 PARECER N.º 342/04 APROVADO EM 02/07/04 PROTOCOLO N.º 5.956.970-8 PARECER N.º 342/04 APROVADO EM 02/07/04 CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INTERESSADA: FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE APUCARANA FECEA MUNICÍPIO: APUCARANA ASSUNTO: Reconhecimento

Leia mais

Página 1 de 5. Matriz Curricular BIBZOOT - Zootecnia S-2015.1. Disciplinas Obrigatórias PERÍODO CO-REQUISITO PRÉ-REQUISITO DISCIPLINA CÓD. BIBZOOT.

Página 1 de 5. Matriz Curricular BIBZOOT - Zootecnia S-2015.1. Disciplinas Obrigatórias PERÍODO CO-REQUISITO PRÉ-REQUISITO DISCIPLINA CÓD. BIBZOOT. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG - Campus Bambuí LEI Nº., DE //00, PUBLICADA NO DOU DE 0//00, SEÇÃO I, PAGS. I - Fazenda

Leia mais

Em 23/2/2005, o Senhor Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação,

Em 23/2/2005, o Senhor Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 28/10/2005 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Ministério da Educação/Secretaria de

Leia mais

PROCESSO N 1613/2007 PROTOCOLO Nº 9.235.072-0 PARECER Nº 887/07 APROVADO EM 12/12/07

PROCESSO N 1613/2007 PROTOCOLO Nº 9.235.072-0 PARECER Nº 887/07 APROVADO EM 12/12/07 PROTOCOLO Nº 9.235.072-0 PARECER Nº 887/07 APROVADO EM 12/12/07 CÂMARA DE PLANEJAMENTO INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL NEWTON FERREIRA DA COSTA ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL MUNICÍPIO: CURITIBA

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRATIVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM ES Curso de Administração reconhecido pelo Decreto Federal nº 78.951, publicado no D.O.U. de 16-12-1976 Curso de Ciências Contábeis

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE)

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) Núcleo de Apoio à Prática Profissional das Licenciaturas CURSOS DE LICENCIATURAS PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO (PAE) ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Atualizado em 17 jun 2016 5º. PERÍODO 4º. PERÍODO

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM LUGAR EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº.001/2013

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM LUGAR EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº.001/2013 ERRATA Nº002/23 A Prefeitura Municipal de Bom Lugar - MA, e a Comissão Organizadora do Concurso Público no uso de suas atribuições legais resolvem alterar o Item 1.1, Anexo I, II (Conteúdo programático

Leia mais

EDITAL GR Nº QUADRO DE VAGAS COMPLEMENTAR AO EDITAL GR Nº 777/2015 - HISTÓRICO ESCOLAR

EDITAL GR Nº QUADRO DE VAGAS COMPLEMENTAR AO EDITAL GR Nº 777/2015 - HISTÓRICO ESCOLAR EDITAL GR Nº QUADRO DE VAGAS COMPLEMENTAR AO EDITAL GR Nº 777/2015 - HISTÓRICO ESCOLAR Edital Complementar referente ao Edital GR Nº 777/2015 de oferta de Vagas em Cursos de Graduação Presenciais da Unisul

Leia mais

5.4 PLANO DE EXECUÇÃO CURRICULAR

5.4 PLANO DE EXECUÇÃO CURRICULAR 5.4 PLANO DE EXECUÇÃO CURRICULAR Bacharelado em Educação Física 429F Plano Curricular de Duração Média 4 anos Autorização: Resolução CEPE nº 55/01, de 18 de setembro de 2001. Carga Horária Mínima CFE:

Leia mais

Autorização (Projeto) dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a serem ministrados pela Faculdade de Educação Física do Clube Náutico Mogiano

Autorização (Projeto) dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a serem ministrados pela Faculdade de Educação Física do Clube Náutico Mogiano CLUBE NÁUTICO MOGIANO Autorização (Projeto) dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a serem ministrados pela Faculdade de Educação Física do Clube Náutico Mogiano JÜLIO G. C. MOREJÕN 0 Clube Náutico

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI CAMPUS SALTO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI CAMPUS SALTO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI CAMPUS SALTO - 2018 1 1.PERFIL INSTITUCIONAL 1.1 Missão 1.2 Visão 1.3 Valores 1.4 Histórico UNIDADES IMPLANTADAS ATÉ AGOSTO 2008

Leia mais

CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. Parecer nº 131/2000-CEDF Processo n.º 030.010231/98 Interessado: Centro Educacional Caiçaras

CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. Parecer nº 131/2000-CEDF Processo n.º 030.010231/98 Interessado: Centro Educacional Caiçaras CONLHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL Homologado em 13/7/2000, publicado no DODF, de 17/7/2000, p.9. Portaria nº 147, de 8/8/2000, publicada no DODF nº 152, de 9/8/2000, p. 11. Parecer nº 131/2000-CEDF

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM. 12 Semiologia e Semiotécnica aplicada à Enfermagem 60 30 90

CURSO DE ENFERMAGEM. 12 Semiologia e Semiotécnica aplicada à Enfermagem 60 30 90 CURSO DE ENFERMAGEM I Curso: Graduação em Enfermagem Carga Horária Total do Curso: 4170 horas Turno de Aplicação: Noturno Regime: Seriado Semestral Vigência: 2016/2 Tempo de Integralização: Mínimo - 05

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO O Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no uso de

Leia mais

Curso: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Curriculo: 100-177/13 DISCIPLINAS EM OFERTA 1ºº Semestre de 2016 - NOTURNO

Curso: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Curriculo: 100-177/13 DISCIPLINAS EM OFERTA 1ºº Semestre de 2016 - NOTURNO GR01156 GR01443 GR02648 GR01560 GR02671 GR01195 1º PERÍODO Carga Horária Docentes Biologia Educacional 36.00 Cornelio Schwambach Didática 72.00 Silvia Iuan Lozza Estudo do Homem Contemporâneo - Humanas

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE: 3255-2044- FAX: Nº 3231-1518

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE: 3255-2044- FAX: Nº 3231-1518 PROCESSO CEE 189/2012 CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE: 3255-2044- FAX: Nº 3231-1518 INTERESSADA ASSUNTO RELATOR USP/Faculdade de Economia, Administração

Leia mais

FICHA DE INSCRIÇÃO PIBID/FAI 2014 Edital 04/2014 Dados do Docente Escola: Nome: CPF: RG: Endereço: Cidade: Telefone: Celular: Email: Área(s) onde o professor concorrerá: Ensino Infantil ( ) Pedagogia Ensino

Leia mais

ANEXO II TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA CURSOS MINISTRADOS EM NITERÓI

ANEXO II TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA CURSOS MINISTRADOS EM NITERÓI CURSO PRETENDIDO ANTROPOLOGIA ARQUIVOLOGIA ARTES BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO BIOMEDICINA ANEXO II TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA CURSOS MINISTRADOS EM NITERÓI CURSO DE ORIGEM REQUISITOS ESPECÍFICOS CARGA

Leia mais

VAGAS OCIOSAS PARA TRANSFERÊNCIA 2016-1 CAMPUS PONTAL - Ituiutaba - MG

VAGAS OCIOSAS PARA TRANSFERÊNCIA 2016-1 CAMPUS PONTAL - Ituiutaba - MG ** Turno matutino aulas/atividades preferencialmente no período da manhã / Turno diurno aulas/atividades preferencialmente nos períodos da manhã e tarde. / ** Turno noturno - aulas/atividades preferencialmente

Leia mais

Corpo Docente ETEC Prof. Marcos Uchôas dos Santos Penchel - 2016

Corpo Docente ETEC Prof. Marcos Uchôas dos Santos Penchel - 2016 Corpo Docente ETEC Prof. Marcos Uchôas dos Santos Penchel - 2016 Professores Formação Adilson José D. Campos Adriana A. Palmeira G. de França Adriano Sene Gonçalves Alessandro Macedo Euzébio Ana Cristina

Leia mais

0 Parecer 174/89 aprovou o pleito e o processo foi encaminhado CESu para análise das demais condições para o funcionamento do curso.

0 Parecer 174/89 aprovou o pleito e o processo foi encaminhado CESu para análise das demais condições para o funcionamento do curso. Fundação Educacional João Ramalho I Redistribuição de Vagas Leda Maria Chaves [ - RELATÓRIO A Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras de São Bernardo do Cam po, mantida pela Fundação Educacional João

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 1 PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Modalidade Licenciatura (período noturno) Modalidade Bacharelado e/ou Licenciatura (período integral) Em atendimento à Resolução UNESP 3, de 05 de janeiro

Leia mais

PROCESSO N.º 638/08 PROTOCOLO N.º 7.058.941-9 PARECER N.º 873/08 APROVADO EM 03/12/08

PROCESSO N.º 638/08 PROTOCOLO N.º 7.058.941-9 PARECER N.º 873/08 APROVADO EM 03/12/08 PROTOCOLO N.º 7.058.941-9 PARECER N.º 873/08 APROVADO EM 03/12/08 CÂMARA DE PLANEJAMENTO INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL DR. SEBASTIÃO PARANÁ ENSINO MÉDIO, PROFISSIONAL E NORMAL MUNICÍPIO: WENCESLAU BRAZ

Leia mais

PROCESSO Nº 1889/13 PROTOCOLO Nº 11.940.255-7 PARECER CEE/CEMEP Nº 372/13 APROVADO EM 11/09/13

PROCESSO Nº 1889/13 PROTOCOLO Nº 11.940.255-7 PARECER CEE/CEMEP Nº 372/13 APROVADO EM 11/09/13 PROTOCOLO Nº 11.940.255-7 PARECER CEE/CEMEP Nº 372/13 APROVADO EM 11/09/13 CÂMARA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTERESSADO: COLÉGIO INTEGRAL ENSINO MÉDIO MUNICÍPIO:

Leia mais

PROCESSO N.º 1026/07 PROTOCOLO N.º 8.692.862-0 PARECER N.º 403/07 APROVADO EM 15/06/07

PROCESSO N.º 1026/07 PROTOCOLO N.º 8.692.862-0 PARECER N.º 403/07 APROVADO EM 15/06/07 PROTOCOLO N.º 8.692.862-0 PARECER N.º 403/07 APROVADO EM 15/06/07 CÂMARA DE PLANEJAMENTO INTERESSADO: SENAI CENTRO INTEGRADO DOS EMPRESÁRIOS E TRABALHADORES DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ CIETEP MUNICÍPIO:

Leia mais

Currículo do Curso de Ciências Biológicas

Currículo do Curso de Ciências Biológicas Currículo do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado ATUAÇÃO O bacharelado em Ciências Biológicas tem como objetivo formar e capacitar profissionais para atuar em pesquisa científica básica/aplicada sobre

Leia mais

PAAF - PLANO ANUAL DE ATIVIDADES FAINTVISA 2013

PAAF - PLANO ANUAL DE ATIVIDADES FAINTVISA 2013 ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO DIREÇÃO ACADÊMICA - COORDENAÇÃO GERAL DE GRADUAÇÃO ANO DE REFERÊNCIA: PAAF - PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 23/08/2017 Currículo de Cursos Hora: 10:01:56

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 23/08/2017 Currículo de Cursos Hora: 10:01:56 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 23/08/2017 Currículo de Cursos Hora: 10:01:56 Curso: Ciências Biológicas - Licenciatura - São Mateus Nível: Ensino Superior Grau Conferido: Licenciado Turno:

Leia mais

Resolução Interna nº 001/DME-JP/UNIR de 06 de novembro de 2013.

Resolução Interna nº 001/DME-JP/UNIR de 06 de novembro de 2013. Resolução Interna nº 001/DME-JP/UNIR de 06 de novembro de 2013. Estabelece procedimentos para a solicitação de quebra de pré-requisito para as disciplinas ofertadas pelo Departamento de Matemática e Estatística

Leia mais

TECNOLOGIA DE LATICÍNIOS

TECNOLOGIA DE LATICÍNIOS 132 TECNOLOGIA DE LATICÍNIOS COORDENADOR DO CURSO DE TECNOLOGIA DE LATICÍNIOS José Alexandrino Andrade Rocha jarocha@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2002 133 CURRÍCULO DO CURSO DE TECNOLOGIA DE LATICÍNIOS

Leia mais

CAPES/DPR/CDI PRODOC - RELAÇÃO DE PROJETOS ENCAMINHADOS NO EDITAL 2007 - PROJETOS RECOMENDADOS - RESULTADO FINAL

CAPES/DPR/CDI PRODOC - RELAÇÃO DE PROJETOS ENCAMINHADOS NO EDITAL 2007 - PROJETOS RECOMENDADOS - RESULTADO FINAL ADMINISTRAÇÃO UFMS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO UFSC ADMINISTRAÇÃO ANTROPOLOGIA UNB ANTROPOLOGIA ANTROPOLOGIA UNICAMP ANTROPOLOGIA SOCIAL ARTES / MÚSICA UFRGS ARTES VISUAIS ARTES / MÚSICA UDESC MÚSICA ARTES

Leia mais

PROCESSO CFE Nº 23001.000583/91-01 DESPACHO DE CÂMARA nº 158/92 INTERESSADO/MANTENEDORA

PROCESSO CFE Nº 23001.000583/91-01 DESPACHO DE CÂMARA nº 158/92 INTERESSADO/MANTENEDORA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROCESSO CFE Nº 23001.000583/91-01 DESPACHO DE CÂMARA nº 158/92 INTERESSADO/MANTENEDORA UF FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA RELATOR LAURO FRANCO

Leia mais

SISU/UFMG 1ª EDIÇÃO DE 2016 Máximos e Mínimos por Curso/Modalidade

SISU/UFMG 1ª EDIÇÃO DE 2016 Máximos e Mínimos por Curso/Modalidade UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Registro Discente Departamento de Registro e Controle Acadêmico SISU/UFMG 1ª EDIÇÃO DE 2016 Máximos e Mínimos por Curso/Modalidade Informações geradas Após após 3ª

Leia mais

SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES. Curso de Ciências Biológicas EDITAL DE SELEÇÃO

SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES. Curso de Ciências Biológicas EDITAL DE SELEÇÃO SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES Curso de Ciências Biológicas EDITAL DE SELEÇÃO O(a) coordenador(a) do curso de Ciências Biológicas, Prof(a). Junia de Sousa Franco, nos termos das regras fixadas pela Pró-Reitoria

Leia mais

RELATÓRIO DE ANÁLISE DOS DADOS DO ÚLTIMO INGRESSANTE NOS CURSOS DA UFPEL, UTILIZANDO O SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU)

RELATÓRIO DE ANÁLISE DOS DADOS DO ÚLTIMO INGRESSANTE NOS CURSOS DA UFPEL, UTILIZANDO O SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO COORDENADORIA DE REGULAÇÃO E ACOMPANHAMENTO PROCURADOR EDUCACIONAL INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE ANÁLISE

Leia mais

- Assinaturas de periódicos - 77-

- Assinaturas de periódicos - 77- Associação Mantenedora do Conservatório Musical de Santos, SP. Autorização (Projeto) da habilitação em Artes Cênicas do curso de Educação Artística a ser ministrada pelo Conservatório Musical de Santos.

Leia mais

CONCURSOS PÚBLICOS DA FEPAM 2014 EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2014 ANEXO

CONCURSOS PÚBLICOS DA FEPAM 2014 EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2014 ANEXO CONCURSOS PÚBLICOS DA FEPAM 204 EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N.º 0/204 ANEXO 0 Quadro demonstrativo dos empregos, do salário, das vagas, das vagas para portadores de 0 - Analista - Administrador 02 - Analista

Leia mais

RENOVAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO CURSO DE DOUTORADO EM MATEMÁTICA

RENOVAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO CURSO DE DOUTORADO EM MATEMÁTICA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA RENOVAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO CURSO DE DOUTORADO EM MATEMÁTICA SYDNEI LIMA SANTOS 1 RELATÓRIO O curso de pós-graduação em Matemática, nas áreas de Algebra, Análise, Geometria

Leia mais

Campus UFSCar de Sorocaba Experiências em Sustentabilidade

Campus UFSCar de Sorocaba Experiências em Sustentabilidade Colóquio Sustentabilidade, Educação Ambiental e Eficiência Energética: um desafio para as instituições de ensino e para a sociedade. CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL Secretaria Especial do

Leia mais

Currículo do Curso de Ciências Biológicas

Currículo do Curso de Ciências Biológicas Currículo do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado ATUAÇÃO O bacharelado em Ciências Biológicas tem como objetivo formar e capacitar profissionais para atuar em pesquisa científica básica/aplicada sobre

Leia mais

Currículo do Curso de Ciências Biológicas

Currículo do Curso de Ciências Biológicas Currículo do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado ATUAÇÃO O bacharelado em Ciências Biológicas tem como objetivo formar e capacitar profissionais para atuar em pesquisa científica básica/aplicada sobre

Leia mais

Curso de Licenciatura em Matemática VITÓRIA

Curso de Licenciatura em Matemática VITÓRIA Curso de Licenciatura em Matemática VITÓRIA Coordenador Antonio Henrique Pinto Horário Matutino Duração 4 anos (8 semestres) Carga horária 3.060 horas de créditos em disciplinas e de estágio obrigatório

Leia mais

DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE A Escola de Ciências da Saúde da Universidade Positivo é composta por 13 cursos que formam profissionais preparados para atuar

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO FINAL PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 001/2016

CLASSIFICAÇÃO FINAL PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 001/2016 CLASSIFICAÇÃO FINAL PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 001/2016 CLASSIFICAÇÃO UNIDADE CURSO DISCIPLINA 1 Guaíba Eng. da Computação Produção Textual 2 Guaíba Eng. da Computação Circuitos Elétricos I 3 Guaíba

Leia mais

CAPÍTULO II DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO II DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente instrumento dispõe sobre as normas e procedimentos a serem observados

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 193/2009/CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 193/2009/CONEPE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 193/2009/CONEPE Aprova as Normas de Atividades Complementares para

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - Pronatec RESOLUÇÃO/FNDE/CD/N 04 DE 16 DE MARÇO DE 2012

PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - Pronatec RESOLUÇÃO/FNDE/CD/N 04 DE 16 DE MARÇO DE 2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO/FNDE/CD/N 04 DE 16 DE MARÇO DE 2012 ANEXO 1 VAGAS/TITULAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA: Função de Professor: Câmpus Laranjal do Jari Cursos Turno Componentes Curriculares C.H. Quant.

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC RESOLUÇÃO/FNDE/CD/N 04 DE 16 DE MARÇO DE 2012

PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO - PRONATEC RESOLUÇÃO/FNDE/CD/N 04 DE 16 DE MARÇO DE 2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA TECNOLOGIA DO AMAPÁ RESOLUÇÃO/FNDE/CD/N 04 DE 16 DE MARÇO DE 22 ANEXO 1 VAGAS/TITULAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA: Função de Professor: Câmpus Laranjal

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo Nível: Grau Conferido: Turno: Tipo: Modalidade: Funcionamento: Ensino Superior Engenheiro Ambiental Matutino Curso Bacharelado Em atividade Documento de Autorização: Resolução/CEPE nº 66/2002-25/11/2002

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR: C/H Sem. TOTAL 23 360 100 460 - C/H Sem. 09 Anatomia Humana II 4 40 40 80 Anatomia Humana I

MATRIZ CURRICULAR: C/H Sem. TOTAL 23 360 100 460 - C/H Sem. 09 Anatomia Humana II 4 40 40 80 Anatomia Humana I MATRIZ CURRICULAR: Nº DISCIPLINA - 1 SEMESTRE 01. Anatomia Humana I 4 40 40 80 Não 02. Fundamentos Antropológicos 2 40-40 Não 03. Fundamentos de Biologia Celular e Genética 4 60 20 80 Não 04. Bioquímica

Leia mais

Introdução ao Pensamento Científico 40 34 Atividades Acadêmico-Científico- Culturais

Introdução ao Pensamento Científico 40 34 Atividades Acadêmico-Científico- Culturais MATRIZ CURRICULAR Licenciatura em Educação Física 1º período da História da Educação Física 40 34 Fundamentos Sociofilosóficos da 60 50 Educação Bases Biológicas 60 50 Anatomia I* 20 + 40* 17 + 34* Psicomotricidade

Leia mais

BACHARELADO I. CURSO: Curso Superior de Graduação Ciências Biológicas Bacharelado (Matriz 1) Carga Horária (CH) Total: Qtd. Créd.

BACHARELADO I. CURSO: Curso Superior de Graduação Ciências Biológicas Bacharelado (Matriz 1) Carga Horária (CH) Total: Qtd. Créd. BACHARELADO I CURSO: Curso Superior de Graduação Ciências Biológicas Bacharelado (Matriz 1) (CH) Total: 3.320 Qtd. Créd. Total: 166 CH Disc. Obrigatórias: 3.240 Qtd. Créd. Disc. Obrig.:162 CH Atividade

Leia mais

FACULDADE DE JAGUARIÚNA

FACULDADE DE JAGUARIÚNA Noturno 01 1 1180215 Anatomia Geral dos Animais Domésticos 80 1 1180132 Bioestatística 1 1180066 Bioquímica Geral 80 1 1180048 Ciências Humanas e Sociais 1 1180216 Citologia 20 20 1 1180004 Ecologia e

Leia mais

Reconhecimento do Curso de Desenho Industrial. José Hamilton Gondim Silva

Reconhecimento do Curso de Desenho Industrial. José Hamilton Gondim Silva Universidade Federal da Paraiba - João Pessoa PB Reconhecimento do Curso de Desenho Industrial José Hamilton Gondim Silva A Universidade Federal da Paraiba, por seu Reitor, solicita a este Conselho, o

Leia mais