TRANSMISSÃO DE CORRENTE ALTERNADA EXTRA ALTA TENSÃO FACTS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TRANSMISSÃO DE CORRENTE ALTERNADA EXTRA ALTA TENSÃO FACTS"

Transcrição

1 1 TRANSMISSÃO DE CORRENTE ALTERNADA EXTRA ALTA TENSÃO FACTS Lívia M. P. Gazzi e Cleber R. Guirelli Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 930 CEP: São Paulo- Brasil igazzi@zaz.com.br e cguirelli@yahoo.com.br Resumo O aumento da exigência dos consumidores associado é um dos aspectos que com as necessidades, associado com as restrições ambientais e econômicas impostas para a construção de novas linhas de transmissão e centro de geração levou a necessidade de melhorar os sistemas já existentes. Uma nova tendência para a otimização da capacidade de transmissão é a utilização de dispositivos baseados em eletrônica de potência conhecida como FACTS. Estes dispositivos permitem uma maior flexibilidade na operação e controle de sistemas de potência, diminuindo o congestionamento da transmissão e aumentando sua capacidade de transferir potência.

2 2 ABSTRACT Increasing energy consumption associated with environmental restrictions and economic issues imposed in the building of new transmission lines and generation centers, resulted in the need of improvement of the existing systems. The new trend in optimization of transmission capacity is the use of devices based on power electronics known as FACTS. This device allows more flexibility in the operation and control of the power systems, decreasing the stuck in transmission and increasing the power transmission capacity. 1 INTRODUÇÃO Devido ao constante crescimento do consumo de energia e a exigência dos consumidores por qualidade, continuidade de fornecimento e baixo custo, o sistema de transmissão deve ser flexível e eficaz. A indústria de semicondutores vem produzindo chaves que podem operar com elevados limites de tensão e capacidade de corrente. Isto permite aplicar a eletrônica de potência em equipamentos industriais, nos sistemas elétricos de distribuição e transmissão de energia na faixa de dezenas a centenas de MVA, permitindo o atendimento as necessidades dos consumidores. Em sistemas de potência, a utilização de eletrônica de potência teve seu início nos projetos dos sistemas de transmissão CCAT, corrente contínua em alta tensão. Estes sistemas utilizam conversores de corrente alternada para corrente contínua e vice-versa controlados por tiristores.

3 3 A utilização do controle das chaves semicondutoras permite o desenvolvimento de equipamentos capazes de realizar rápidas alterações nas características do sistema elétrico. Estes equipamentos operam dentro dos conceitos FACTS, que é a abreviação da expressão: Flexible Alternating Current Transmission System Systems ou Sistema Flexível de Transmissão em Corrente Alternada, criado por Hingorani. Este estudo fará uma revisão bibliográfica através de livros, artigos e sites especializados, tendo como objetivo apresentar um estudo sobre o processo de compensação e controle de linhas de transmissão de corrente alternada de extra alta tensão denominado FACTS (Flexible Alternating Current Transmission Systems ou Sistema Flexível de Transmissão em Corrente Alternada). 2 SISTEMAS ELÉTRICOS No Brasil, o parque gerador é quase que exclusivamente hidroelétrico de grande porte, e composto por uma série de subsistemas interligados que para terem uma operação adequada exigem uma malha de transmissão e interligações bem dimensionadas, controladas, operando de forma econômica, segura e confiável a fim de permitir a transferência de grandes blocos de energia através do país [1]. As linhas de transmissão estão sujeitas a limites térmicos, de tensão e estabilidade que restringem o nível de potência que pode ser transmitido com segurança. Tais limites criam pontos de estreitamento da transmissão na rede, gerando problemas na transmissão como: pontos de operação não econômicos, baixa capacidade de carregamento ou ainda importação de energia elétrica [2].

4 4 Devido aos problemas encontrados, tornou-se necessário o desenvolvimento de meios para melhor controlar o fluxo de potência do sistema. O controle do fluxo pode direcioná-los para regiões que possuam capacidade ociosa de carregamento, aliviando as regiões de estreitamento da transmissão, resultando na concepção de novos dispositivos para o controle dos fluxos. Uma opção tradicionalmente escolhida no passado para solucionar alguns dos problemas na linha de transmissão no controle de potência reativa, regulação de tensão e correção de fator de potência era a utilização de capacitores e reatores. Porém, a falta de flexibilidade deste processo levou à pesquisa de novas formas de compensação que permitissem um controle contínuo do processo utilizado. Atualmente são utilizados os compensadores baseados em chaves semicondutoras, que permitem maior flexibilidade ao sistema, pois houve um desenvolvimento da tecnologia dos semicondutores [3]. 3 DISPOSITIVOS FACTS Equipamentos com o conceito FACTS começaram a ser implementados a partir do final da década de 60 por grupos diversos, mas o nome FACTS só passou a existir a partir de 1988, quando Hingorani publicou o artigo intitulado Power Eletronics in Electric Utilies: Role of Power Eletronics in Future Power Systems, propondo o uso extensivo de eletrônica de potência para o controle de sistemas de potência CA. A idéia básica era obter, no futuro, sistemas CA com alto nível de flexibilidade como no caso de sistemas de transmissão HVDC ( High Voltage Direct Current - Alta Tensão em Corrente Contínua). O FACTS foi baseado no uso de tiristores de potência, bem como

5 5 no desenvolvimento de novos dispositivos semicondutores autocomutados (disparo e corte controlados) [2]. Os equipamentos FACTS são de grande valia nos estudos da estabilidade dinâmica (frente a pequenas perturbações). No caso dos estudos dinâmicos, maior ênfase é dada aos problemas de natureza eletromecânica cujo espectro de freqüência se situa entre 0,2 e 2 Hz. Devemos levar vantagem do grau de flexibilidade que os sistemas FACTS nos permite, e não deixar que o aumento da flexibilidade destes novos sistemas não venha a degradar a operação hoje existente. Dispositivos baseados em componentes eletrônicos permitem um controle mais rápido das tensões no caso da ocorrência de transitórios, permitido através de uma combinação de ajustes na potência reativa de geradores, compensadores em derivação fixos ou controláveis mecanicamente, e transformadores de tensão, também controláveis mecanicamente [4]. O controlador FACTS tem a vantagem de poder ser aplicado em série ou em paralelo, individualmente ou em conjunto com outros controladores, devido sua flexibilidade; possui uma rápida resposta e permite um inter-relacionamento de parâmetros no sistema de operação, tais como: impedância série, shunt, corrente, tensão, ângulo de fase e a oscilação de diversas freqüências [5]. 4 FACTS NO SISTEMA BRASILEIRO A Interligação Norte-Sul promove a conexão do sistema Norte-Nordeste ao sistema Sul-Sudeste e deverá ser formada por 2 troncos de transmissão em 500 kv.

6 6 Além da sua importância estratégica na integração regional elétrica, traduzida inclusive em termos dos benefícios para o sistema eletro-energético brasileiro [6]. Na fase de análise para a execução, verificou-se que a interligação em corrente alternada dava origem a um modo de oscilação eletromecânica de baixa freqüência (0,17 Hz) e com baixo amortecimento. Estas oscilações não amortecidas representavam uma forte restrição técnica para a transmissão. Tradicionalmente, o problema de oscilação superiores a 0,3 Hz em sistema de potência, vem sendo solucionado através de ajustes adequados do PSS (Sinais Estabilizadores de Potência) dos diversos geradores síncronos do sistema. Para os modos de mais baixa freqüência (inferiores a 0,3 Hz), a solução via PSS é questionável. Esta limitação se deve à necessidade de se introduzir, na entrada do PSS, um filtro para cortar baixas freqüências, evitando que o sinal do PSS seja poluído por oscilações indesejáveis de baixa freqüência. Para solucionar o problema de oscilações interárea sustentadas e viabilizar a alternativa de interligação de corrente alternada, foi proposta a utilização de TCSC na linha de transmissão a ser construída. O TCSC, representado na Figura 1, tem forte potencial para amortecimento de oscilações eletromecânicas e permite o aumento da capacidade de transmissão dos sistemas de potência.

7 7 Figura 1: Diagrama esquemático do TCSC. Dois bancos TCSC são colocados, representado na Figura 2, para eliminar a baixa freqüência de oscilação interárea. O banco TCSC poderá ser locado em 500 kv nos terminais das subestações Imperatriz e Serra da Mesa e trabalhar continuamente entre 5% e 15% da reatância indutiva da linha, com a permanente reatância capacitiva de 6% (15.9Ω - 20% de impedância). O planejamento teve seu início com dois anos de antecedência, tendo sido realizadas viagens dos técnicos envolvidos a diversos fabricantes e instalações similares no exterior [7]. FURNA ELETRONORTE Samambaia S.Mesa TCSC Gurupi Miracema Colinas TCSC Imperatriz Figura 2: Configuração da Interligação.

8 8 O planejamento teve seu início com dois anos de antecedência, tendo sido realizadas viagens dos técnicos envolvidos a diversos fabricantes e instalações similares no exterior [7]. A partir da definição dos vencedores da concorrência para realização do empreendimento (fornecimento, montagem e comissionamento), em dezembro de 1997, foram realizadas reuniões para acompanhamento do programa e cronograma de fabricação, entrega, montagem e comissionamento dos equipamentos. Os bancos de capacitores foram energizados comercialmente em janeiro de CONCLUSÃO Com a finalidade de atender os consumidores, a tendência de hoje é a interconexão do sistema de potência, pois reduz com o custo da eletricidade e melhora do desenvolvimento do sistema de potência [8]. Outra forma de atender a uma nova demanda é a utilização das novas tecnologias em eletrônica de potência [9]. Controladores baseados em eletrônica de potência aumentam os meios de controle das rotas de transmissão, principalmente por permitirem um controle contínuo e operações freqüentes [2]. Com os recentes desenvolvimentos da eletrônica de potência, a aplicação de novos equipamentos como FACTS e de sistemas de controle e automação em sistemas de distribuição vêm atender estas novas demandas dos consumidores [9]. Muito trabalho deve ser feito antes que esse sistema seja reconhecido como seguro, por exemplo: Desenvolvimento de novas chaves semicondutoras de potência; Síntese conversores eletrônicos autocomutados de alta potência;

9 9 Desenvolvimento de controle descentralizado para cada controlador FACTS [2]. Resultados verificados pela utilização do dispositivo FACTS: Baseado nos custos adotados para os dispositivos, a compensação série é a melhor alternativa para controlar os fluxos da potência ativa; Permite a transmissão à potência nas linhas normais em condição de contingência por um custo razoável; A instalação dos dispositivos pode ser justificada considerando somente o custo operacional no período de planejamento; É importante incluir a variação nos limites de estabilidade e tensão no algoritmo de localização da CS; Perdas na transmissão é um fator chave que necessita de ser considerado no problema de sua localização; A redução das restrições impostas pela rede de transmissão, devido à inclusão do deste dispositivo, ocasiona um ótimo despacho das unidades geradoras com baixos custos operacionais [5]. Não se sabe ainda quão maiores serão os carregamentos dos sistemas com equipamento FACTS em relação ao sistema de hoje. Estes dispositivos só poderão ser aceitos pelas indústrias de geração e transmissão de energia elétrica se sua utilidade for comprovada por uma redução de custo e/ou um aumento na segurança de operação.

10 10 Através das diversas técnicas de engenharia, planejadores do sistema de potência, operadores e engenheiros têm aprendido muito com o estudo sobre FACTS A tecnologia FACTS encoraja a nova geração de engenheiros, que querem repensar no sistema de potência futuro, a estudar [8]. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. PEREIRA, Mário V. F.; M., Marciano Filho. Integração do Planejamento da Expansão do Parque Gerador e Sistema de Transmissão Interligado Brasileiro- Aspectos Conceituais e Metodológicos. Revista X SNPTEE, Curitiba, Paraná, Brasil, WATANABE, Edson H., et al. Tecnologia FACTS- Tutorial. Acervo de FURNAS fornecimento COPPE, Universidade Federal de Santa Catarina, IME, CAVALIERE, C.A.C., Comparação Entre os Dispositivos FACTS: STATCOM e o STATCOM PWM. Projeto (Final de Curso)- Departamento de Eletrotécnica/UFRJ, Rio de Janeiro, CAVALIERE, C.A.C.; WATANABE E.H; M.Aredes. Análise de Operação de STATCOM em Sistemas Desbalanceados. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AUTOMÁTICA- SOC. BRASILEIRA DE AUTOMÁTICA CBA2000, Florianópolis, Brasil, OLIVEIRA, E. J., LIMA, J.W. Marangon. Localização ótima de Dispositivos FACTS em sistemas Hidrotérmicos. XV SNPTEE, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, outubro FARIAS, Alexandre Lima, et al. Estudos de Sobretensões da Interligação Norte- Sul- Enfoque Operativo do Impacto sobre o Sistema Sul- Sudeste. XV SNPTEE,Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, outubro 1999.

11 11 7. WANDERLEY, Saulo Salgado; et al. Comissionamento de Bancos de Capacitores Série Convencionais e Controlados. XV SNPTEE, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, outubro HINGORANI, Narain G.; GYUGYI, Laszlo. Understanding FACTS - Concepts and Technology of Flexible AC Transmission Systems. IEEE PRESS USA, GARCIA, Paulo A N.; PEREIRA, José L. R.; CARNEIRO, Sandoval Jr. Fluxo de Potência Trifásico por Injeção de Corrente: Parte 2- Controles e Dispositivos FACTS. Revista Controle e Automação, Rio de Janeiro, v. 12, n 03, set./out./nov./dez

Compensador Ativo de Reativos - SVC

Compensador Ativo de Reativos - SVC Compensador Ativo de Reativos - SVC CEN : Condicionadores de Energia Julho 2013 Compensadores Ativos de Reativos Um compensador de reativos ideal é um dispositivo capaz de realizar ajuste contínuo de sua

Leia mais

STATCOM Static Synchronous Compensator

STATCOM Static Synchronous Compensator STATCOM Static Synchronous Compensator Henrique Katsumi Sasaki Leandro de Orte Stamm Disciplina: Controle de Carga em Sistemas Elétricos (ET7EB) Professor: Dr. Raphael A. de S. Benedito O que é? Aparelho

Leia mais

Controle de Carga em Sistemas Elétricos de Potência Dispositivos FACTS: SVC STATIC VAR COMPENSATOR

Controle de Carga em Sistemas Elétricos de Potência Dispositivos FACTS: SVC STATIC VAR COMPENSATOR Controle de Carga em Sistemas Elétricos de Potência Dispositivos FACTS: SVC STATIC VAR COMPENSATOR VICTOR HABERMANN AVILA MATHIAS SCHIAVUZZO BURIOLLA Introdução Dispositivos com impedância variável Melhoram

Leia mais

UPFC (Unified Power Flow Controller)

UPFC (Unified Power Flow Controller) O QUE É UPFC? UPFC (Unified Power Flow Controller) Compensador Unificado de Fluxo de Potência Proposto em 1992 Formado por dois compensadores avançados, um em série e outro em derivação, com um elo CC

Leia mais

Conversores utilizados em QEE e controle de fluxo de potência

Conversores utilizados em QEE e controle de fluxo de potência Conversores utilizados em QEE e controle de fluxo de potência Eletrônica de Potência para Redes Ativas de Distribuição Refs.: Linha de transmissão sem perdas Fluxo de potência e aonde 2 a: comprimento

Leia mais

MODELAGEM DE UM CONVERSOR ESTÁTICO PARA APLICAÇÃO EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO MONOFÁSICA 1

MODELAGEM DE UM CONVERSOR ESTÁTICO PARA APLICAÇÃO EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO MONOFÁSICA 1 MODELAGEM DE UM CONVERSOR ESTÁTICO PARA APLICAÇÃO EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO MONOFÁSICA 1 Carlos Moises Tiede 2, Taciana Paula Enderle 3. 1 Projeto de Pesquisa realizado no curso de Engenharia Elétrica Câmpus

Leia mais

ESQUEMA DE CONTROLE DE EMERGÊNCIA POR CLP DA INTERLIGACÁO NORTE/SUDESTE CENTRO OESTE E SISTEMA DE 500 KV ASSOCIADO A UHE DE SERRA DA MESA

ESQUEMA DE CONTROLE DE EMERGÊNCIA POR CLP DA INTERLIGACÁO NORTE/SUDESTE CENTRO OESTE E SISTEMA DE 500 KV ASSOCIADO A UHE DE SERRA DA MESA SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GAT - 20 16 a 21 Outubro de 2005 Curitiba - Paraná GRUPO IV GRUPO DE ESTUDO DE ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA - GAT ESQUEMA

Leia mais

Introdução e Conceitos Gerais sobre os Dispositivos FACTS. Geovana Gomes Machado Guilherme Stringari Abreu

Introdução e Conceitos Gerais sobre os Dispositivos FACTS. Geovana Gomes Machado Guilherme Stringari Abreu Introdução e Conceitos Gerais sobre os Dispositivos FACTS Geovana Gomes Machado Guilherme Stringari Abreu O que são FACTS? Flexible AC Transmission Systems - Sistemas Flexíveis de Transmissão CA; Dispositivos

Leia mais

Transmissão em Corrente Contínua

Transmissão em Corrente Contínua Transmissão em Corrente Contínua Panorama Atual e Perspectivas Futuras no Brasil Ultra-High Voltage Transmission Systems Brazilian SC B4 Transmissão em CCAT - Aspectos Conceituais E. H. Watanabe 1 B. Chuco

Leia mais

SVC Static VAr Compensator. Juliano Menezes Luis Gustavo Dias de Souza

SVC Static VAr Compensator. Juliano Menezes Luis Gustavo Dias de Souza SVC Static VAr Compensator Juliano Menezes Luis Gustavo Dias de Souza Introdução Excesso de reativo: Baixo FP; Aumento das correntes que percorrem os condutores, levando a maiores perdas; Punições, multas;

Leia mais

COMPARAÇÃO TÉCNICA E ECONÔMICA DE SOLUÇÕES PARA COLAPSO TRANSITÓRIO DE TENSÃO NA INTERLIGAÇÃO NORTE/NORDESTE

COMPARAÇÃO TÉCNICA E ECONÔMICA DE SOLUÇÕES PARA COLAPSO TRANSITÓRIO DE TENSÃO NA INTERLIGAÇÃO NORTE/NORDESTE SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GAT - 29 16 a 21 outubro de 2005 Curitiba - Paraná GRUPO IV GRUPO DE ESTUDO DE ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA - GAT COMPARAÇÃO

Leia mais

UPFC. Unified Power Flow Controller. Marcel Shunji Aoki Rafael Nogara

UPFC. Unified Power Flow Controller. Marcel Shunji Aoki Rafael Nogara UPFC Unified Power Flow Controller Marcel Shunji Aoki Rafael Nogara O que é: É um dispositivo elétrico projetado para compensar potência reativa rapidamente em redes de transmissão de alta tensão. É o

Leia mais

Geração de Energia Controle de Velocidade de Usinas Hidrelétricas

Geração de Energia Controle de Velocidade de Usinas Hidrelétricas Geração de Energia Controle de Velocidade de Usinas Hidrelétricas Prof. Dr. Eng. Paulo Cícero Fritzen 1 Objetivo da Aula: Definir conceitos e técnicas relacionadas o controle de velocidade na geração de

Leia mais

Controle de Sistemas Interligados. Prof. Glauco Nery Taranto Departamento de Engenharia Elétrica POLI/UFRJ

Controle de Sistemas Interligados. Prof. Glauco Nery Taranto Departamento de Engenharia Elétrica POLI/UFRJ Controle de Sistemas Interligados Prof. Glauco Nery Taranto Departamento de Engenharia Elétrica POLI/UFRJ Regulação de Tensão Curso EEE612 CSI (Prof. Glauco Taranto) 2 Diagrama esquemático de um gerador

Leia mais

INVERSORES DE FREQÜÊNCIA

INVERSORES DE FREQÜÊNCIA INVERSORES DE FREQÜÊNCIA 1. INTRODUÇÃO A eletrônica de potência, com o passar do tempo, vem tornando mais fácil (e mais barato) o acionamento em velocidade variável de motores elétricos. Com isto, sistemas

Leia mais

INTERLIGAÇÃO NORTE/SUL MEDIDAS ESPECIAIS DE CONTROLE/PROTEÇÃO DEFINIDAS PARA O SISTEMA DE FURNAS, DE MODO A PERMITIR UMA OPERAÇÃO INTERLIGADA ADEQUADA

INTERLIGAÇÃO NORTE/SUL MEDIDAS ESPECIAIS DE CONTROLE/PROTEÇÃO DEFINIDAS PARA O SISTEMA DE FURNAS, DE MODO A PERMITIR UMA OPERAÇÃO INTERLIGADA ADEQUADA GOP / 13 17 a 22 de Outubro de 1999 Foz do Iguaçu Paraná - Brasil GRUPO VII GRUPO DE ESTUDO DE PLANEJAMENTO DE SISTEMAS ELÉTRICOS (GPL) INTERLIGAÇÃO NORTE/SUL MEDIDAS ESPECIAIS DE CONTROLE/PROTEÇÃO DEFINIDAS

Leia mais

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015 SVC - STATIC VAR COMPENSATOR COMPENSADOR ESTÁTICO DE REATIVOS - VISÃO SISTÊMICA Elvis Pereira do Amaral 1 ; Antonio Manoel Batista da Silva 2 1 Universidade de Uberaba - UNIUBE, Uberaba - Minas Gerais

Leia mais

Qualidade da Energia Elétrica

Qualidade da Energia Elétrica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Condicionamento de Energia p/sistemas Microc. Qualidade da Energia Elétrica Prof. Clóvis Antônio

Leia mais

GRUPO X GRUPO DE SOBRETENSÕES, COORDENAÇÃO DE ISOLAMENTO E INTERFERÊNCIAS (GSI)

GRUPO X GRUPO DE SOBRETENSÕES, COORDENAÇÃO DE ISOLAMENTO E INTERFERÊNCIAS (GSI) GSI/ 02 17 à 22 de outubro de 1999 Foz do Iguaçu Paraná - Brasil GRUPO X GRUPO DE SOBRETENSÕES, COORDENAÇÃO DE ISOLAMENTO E INTERFERÊNCIAS (GSI) ESTUDOS DE SOBRETENSÕES TRANSITÓRIAS DA INTERLIGAÇÃO NORTE-SUL

Leia mais

Interação entre conversores CCAT em sistemas Multi-Infeed. Uma análise do uso de diferentes tipos de conversores: LCC, VSC e CCC

Interação entre conversores CCAT em sistemas Multi-Infeed. Uma análise do uso de diferentes tipos de conversores: LCC, VSC e CCC Interação entre conversores CCAT em sistemas Multi-Infeed Uma análise do uso de diferentes tipos de conversores: LCC, VSC e CCC Paulo Fischer de Toledo / ABB Curitiba, outubro 22-25, 2017 December 16,

Leia mais

INTRODUÇÃO AO SISTEMA MCSR

INTRODUÇÃO AO SISTEMA MCSR INTRODUÇÃO AO SISTEMA MCSR SKRM e DARVAL SKRM é uma empresa russa de engenharia especializada em fornecimento dos dispositivos de controle flexível de redes elétricas baseado na tecnologia própria desenvolvida

Leia mais

Vantagem da Utilização do Conceito CCC nos Esquemas em HVDC

Vantagem da Utilização do Conceito CCC nos Esquemas em HVDC GAT / 17 17 a 22 de Outubro de 1999 Foz do Iguaçu Paraná - Brasil GRUPO IV GRUPO DE ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA (GAT) Vantagem da Utilização do Conceito CCC nos Esquemas em HVDC Sergio Gomes

Leia mais

Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48)

Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Conversores CA-CC Trifásicos Controlados Prof.: Eduardo Simas eduardo.simas@ufba.br

Leia mais

Alexandre Arcon, M.Sc. ABINEE TEC 2007 Abril, 2007. Soluções para Qualidade e Eficiência em Transmissão de Energia

Alexandre Arcon, M.Sc. ABINEE TEC 2007 Abril, 2007. Soluções para Qualidade e Eficiência em Transmissão de Energia Alexandre Arcon, M.Sc. Gerente Eng. Subest. ABB PSS - Subestações Soluções para Qualidade e Eficiência em Transmissão de Energia ABINEE TEC 2007 Abril, 2007 Sumário Introdução: Qualidade e eficiência em

Leia mais

Fausto de Marttins Netto. Modelagem de Equipamentos Especiais da Rede de Transmissão para Avaliação da Segurança de Tensão DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Fausto de Marttins Netto. Modelagem de Equipamentos Especiais da Rede de Transmissão para Avaliação da Segurança de Tensão DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Fausto de Marttins Netto Modelagem de Equipamentos Especiais da Rede de Transmissão para Avaliação da Segurança de Tensão DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Departamento de Engenharia Elétrica Programa de Pós-Graduação

Leia mais

STATCOM. Alunos: Gabriel Callegari Leonardo Marques Lucas Scherbaty. Professor: Raphael Benedito

STATCOM. Alunos: Gabriel Callegari Leonardo Marques Lucas Scherbaty. Professor: Raphael Benedito STATCOM Alunos: Gabriel Callegari Leonardo Marques Lucas Scherbaty Professor: Raphael Benedito Sumário Definição de STATCOM Componentes Princípio de Operação Inversores Transformadores e Harmônicos Controle

Leia mais

Compensador Estático de Reativos Controlado a Tiristores: Modelagem e Simulação

Compensador Estático de Reativos Controlado a Tiristores: Modelagem e Simulação 1 Compensador Estático de Reativos Controlado a Tiristores: Modelagem e Simulação J. C. de Oliveira, PhD; A. B. de Vasconcellos, Dr.; R. Apolônio, Dr.; M. K. Kawaphara, Dr.; J. E. Carvalho, Eng o e E.

Leia mais

Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Técnicas de Modulação

Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Técnicas de Modulação Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Técnicas de Modulação Prof.: Eduardo Simas eduardo.simas@ufba.br Aula

Leia mais

GRUPO IV GRUPO DE ESTUDO DE ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA GAT

GRUPO IV GRUPO DE ESTUDO DE ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA GAT GAT-006 21 a 26 de Outubro de 2001 Campinas - São Paulo - Brasil GRUPO IV GRUPO DE ESTUDO DE ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA GAT ANÁLISE DO DESEMPENHO DO TCSC DE SERRA DA MESA NO PROGRAMA DE

Leia mais

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO IV GRUPO DE ESTUDO DE ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA GAT

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO IV GRUPO DE ESTUDO DE ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA GAT SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GAT 8 4 a 7 Outubro de 2007 Rio de Janeiro RJ GRUPO IV GRUPO DE ESTUDO DE ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA GAT MODELOS

Leia mais

Seminário Transmissão de Energia Elétrica a Longa Distância. Recursos Tecnológicos para Transmissão em Corrente Alternada sobre Longas Distâncias

Seminário Transmissão de Energia Elétrica a Longa Distância. Recursos Tecnológicos para Transmissão em Corrente Alternada sobre Longas Distâncias Seminário Transmissão de Energia Elétrica a Longa Distância Recife 5 de outubro 2007 P jx -jx U A C A U B B Recursos Tecnológicos para Transmissão em Corrente Alternada sobre Longas Distâncias John Graham

Leia mais

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Aula 01 - Introdução. à Eletrônica de Potência

ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Aula 01 - Introdução. à Eletrônica de Potência EPO I Aula 01 ELETRÔNICA DE POTÊNCIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA DE POTÊNCIA I Aula

Leia mais

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO IV GRUPO DE ESTUDO DE ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA GAT

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO IV GRUPO DE ESTUDO DE ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA GAT SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GAT 29 14 a 17 Outubro de 2007 Rio de Janeiro - RJ GRUPO IV GRUPO DE ESTUDO DE ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA GAT OTIMIZAÇÃO

Leia mais

TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO OUTUBRO/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ ENGENHARIA ELÉTRICA

TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO OUTUBRO/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ ENGENHARIA ELÉTRICA TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO OUTUBRO/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ ENGENHARIA ELÉTRICA ESTUDO E SIMULAÇÃO DE UM DISPOSITIVO COMPENSADOR ESTÁTICO DE REA- TIVOS - SVC (STATIC VAR COMPENSATOR) Janayna

Leia mais

Paulo Max M. Portugal* Carlos Eduardo V. M. Lopes Márcio Goldenberg Sereno Waschington F. Alves ELETROBRÁS ELETROBRÁS FURNAS ELETROBRÁS

Paulo Max M. Portugal* Carlos Eduardo V. M. Lopes Márcio Goldenberg Sereno Waschington F. Alves ELETROBRÁS ELETROBRÁS FURNAS ELETROBRÁS SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GAT - 17 16 a 21 Outubro de 2005 Curitiba - Paraná GRUPO IV GRUPO DE ESTUDO DE ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA - GAT A

Leia mais

* SCN Quadra 06 - Conjunto A - Bloco B - Sala Brasília, DF Telefone : (061) Fax : (061)

* SCN Quadra 06 - Conjunto A - Bloco B - Sala Brasília, DF Telefone : (061) Fax : (061) GAT / 13 17 a 22 de Outubro de 1999 Foz do Iguaçu Paraná Brasil GRUPO IV ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA (GAT) TESTE DE COMISSIONAMENTO PARA VERIFICAÇÃO DO AMORTECIMENTO DAS OSCILAÇÕES DE POTÊNCIA

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II

Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Tecnologia em Automação Industrial 2016 ELETRÔNICA II Aula 22 Fonte chaveada Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com

Leia mais

FALHAS NOS CONVERSORES (RETIFICADORES E INVERSORES)

FALHAS NOS CONVERSORES (RETIFICADORES E INVERSORES) Faculdade de Engenharia Departamento de Engenharia Elétrica Transmissão de Corrente Contínua Prof. Pós- DSc. José Eduardo Telles Villas Turma 01 Período: 2016.2 Alunos : Cristina Souza Gutemberg Carneiro

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SISTEMAS ELÉTRICOS - CESE - ÊNFASE TRANSMISSÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SISTEMAS ELÉTRICOS - CESE - ÊNFASE TRANSMISSÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SISTEMAS ELÉTRICOS - CESE - ÊNFASE TRANSMISSÃO 2013 - www.cese.unifei.edu.br CALENDÁRIO CESE TRANSMISSÃO 2013 1 MÉTODOS COMPUTACIONAIS EM SISTEMAS ELÉTRICOS 11/03/13 a 15/03/13

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO E SISTEMAS- UFSC. Proposta de Tema de mestrado 2016

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO E SISTEMAS- UFSC. Proposta de Tema de mestrado 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO E SISTEMAS- UFSC Proposta de Tema de mestrado 2016 Título: Técnicas de Filtragem Ativa da Componente Alternada da Potência nos Inversores Monofásicos

Leia mais

Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II. Fonte chaveada. Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino

Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II. Fonte chaveada. Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino Tecnologia em Automação Industrial ELETRÔNICA II Fonte chaveada Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com DISPOSITIVOS

Leia mais

Décimo Quinto Encontro Regional Ibero-americano do CIGRÉ Foz do Iguaçu-PR, Brasil 19 a 23 de maio de 2013

Décimo Quinto Encontro Regional Ibero-americano do CIGRÉ Foz do Iguaçu-PR, Brasil 19 a 23 de maio de 2013 DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS DO CIRCUITO PRINCIPAL DE COMPENSADORES ESTÁTICOS INSTALADOS PARA INTEGRAÇÃO AO SISTEMA INTERLIGADO BRASILEIRO DE PARQUES EÓLICOS: O EXEMPLO DO CE EXTREMOZ Manfredo Correia Lima

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS FLEXÍVEIS CONTROLADORES FACTS

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS FLEXÍVEIS CONTROLADORES FACTS INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS FLEXÍVEIS & CONTROLADORES FACTS Abril 2007 ` Prof Dionízio Paschoareli Jr DEE-FEIS/UNESP INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS FLEXÍVEIS & CONTROLADORES FACTS I. FLEXIBILIDADE EM SISTEMAS DE

Leia mais

RETIFICADOR CARREGADOR DE BATERIAS CATÁLOGO GERAL

RETIFICADOR CARREGADOR DE BATERIAS CATÁLOGO GERAL RETIFICADOR CARREGADOR DE BATERIAS CATÁLOGO GERAL Revisão 00 SCEPP Soluções Integradas para Geração de Energia SCEPP CATÁLOGO SOFTRECT Conteúdo DESCRIÇÃO FUNCIONAL DO SISTEMA... 3 1. ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA...

Leia mais

Workshop Conexão de Fontes Renováveis e seus Impactos para a Qualidade de Energia Elétrica

Workshop Conexão de Fontes Renováveis e seus Impactos para a Qualidade de Energia Elétrica Soluções de Qualidade de Energia Elétrica voltadas para Fontes Renováveis Arthur Fernando Bonelli, M.Sc. São Paulo - SP, 05/12/2017 Impactos das Fontes Renováveis no Sistema Elétrico: Necessidade de fornecimento

Leia mais

PEA2503 Laboratório de Qualidade de Energia. Geradores de Reativos - parte I

PEA2503 Laboratório de Qualidade de Energia. Geradores de Reativos - parte I Experiência No.7 PEA2503 Laboratório de Qualidade de Energia Geradores de Reativos - parte I 1. Objetivos Prof. Lourenço Matakas Jr Versão 06/09/05 - Verificação dos transitórios de energização de reatores

Leia mais

Diagrama de Locci. Transmissão de Energia Elétrica II. Impedâncias e Filtros Harmônicos da Rede

Diagrama de Locci. Transmissão de Energia Elétrica II. Impedâncias e Filtros Harmônicos da Rede Transmissão de Energia Elétrica II Aline Falcão Clareana Rangel Mateus Lopes Figueiredo Vinícius Medina Jéssica Ventura Gustavo Ogg Israel Batista Leonardo Bernardes Emanuel José Nonato Muniz Professor:

Leia mais

TE 274 Tópicos Avançados em Eletrônica I. Cap. 7 Variação de tensão em regime permanente. Prof. Mateus Duarte Teixeira (por J.C.

TE 274 Tópicos Avançados em Eletrônica I. Cap. 7 Variação de tensão em regime permanente. Prof. Mateus Duarte Teixeira (por J.C. TE 274 Tópicos Avançados em Eletrônica I Cap. 7 Variação de tensão em regime permanente Prof. Mateus Duarte Teixeira (por J.C. Oliveira) 1. Definição Variações de tensão de longa duração são desvios que

Leia mais

Dentre os mais relevantes itens a serem contemplados na referida especificação, destacam-se:

Dentre os mais relevantes itens a serem contemplados na referida especificação, destacam-se: XXIII SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA FI/GDS/25 18 a 21 de Outubro de 2015 Foz do Iguaçu - PR GRUPO X GRUPO DE ESTUDO DE DESEMPENHO DE SISTEMAS ELÉTRICOS GDS CONSIDERAÇÕES

Leia mais

Controle de Sistemas Interligados. Prof. Glauco Nery Taranto Departamento de Engenharia Elétrica POLI/UFRJ

Controle de Sistemas Interligados. Prof. Glauco Nery Taranto Departamento de Engenharia Elétrica POLI/UFRJ Controle de Sistemas Interligados Prof. Glauco Nery Taranto Departamento de Engenharia Elétrica POLI/UFRJ Sistema de Transmissão 2 Bacias Hidrográficas Brasileiras 3 Bacias Hidrográficas 4 Bacias Hidrográficas

Leia mais

Gradadores e Variadores CA-CA

Gradadores e Variadores CA-CA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Eletrônica de Potência Gradadores e Variadores CA-CA Prof. Clóvis Antônio Petry. Florianópolis,

Leia mais

Agradecimentos. Ao Professor Miguel Chaves pela ajuda, disponibilidade e simpatia demonstrada durante a realização deste trabalho.

Agradecimentos. Ao Professor Miguel Chaves pela ajuda, disponibilidade e simpatia demonstrada durante a realização deste trabalho. Agradecimentos Esta dissertação é o concluir do percurso realizado no ISEL durante o qual várias pessoas foram importantes, que directa ou indirectamente deram o seu contributo para o mesmo, a elas deixo

Leia mais

Aula 08 Retificadores controlados

Aula 08 Retificadores controlados Aula 08 Retificadores controlados Prof. Heverton Augusto Pereira Universidade Federal de Viçosa - UFV Departamento de Engenharia Elétrica - DEL Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência

Leia mais

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS GOP

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS GOP XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Versão 1.0 22 a 25 Novembro de 2009 Recife - PE GRUPO IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS GOP INTERLIGAÇÃO NORTE-SUDESTE

Leia mais

INTEGRANTES: Pedro Alcantara Rafael Cunha Tadeu Cerqueira. Professor e Avaliador: Eduardo Simas Data: 26/03/2013

INTEGRANTES: Pedro Alcantara Rafael Cunha Tadeu Cerqueira. Professor e Avaliador: Eduardo Simas Data: 26/03/2013 INTEGRANTES: Pedro Alcantara Rafael Cunha Tadeu Cerqueira Professor e Avaliador: Eduardo Simas Data: 26/03/2013 1 Sumário Introdução Principais Topologias Derivação ou Paralelo (Shunt) Série Hibrido Princípios

Leia mais

ni.com Série de conceitos básicos de medições com sensores

ni.com Série de conceitos básicos de medições com sensores Série de conceitos básicos de medições com sensores Medições de energia, potência, corrente e tensão Renan Azevedo Engenheiro de Produto, DAQ & Teste NI Henrique Sanches Marketing Técnico, LabVIEW NI Pontos

Leia mais

Aplicação dos dispositivos FACTS na qualidade de Energia Elétrica

Aplicação dos dispositivos FACTS na qualidade de Energia Elétrica Aplicação dos dispositivos FACTS na qualidade de Energia Elétrica Resumo Autor: Angelo Leite da Silva Professor Orientador: Ms. Jim Silva Naturesa* Faculdade Politécnica de Jundiaí Este artigo apresenta

Leia mais

MARIO MASUDA. APLICAÇÃO DO DISPOSITIVO FACTS (Flexible AC Transmission Systems) EM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO - SIMULAÇÃO DE DESEMPENHO

MARIO MASUDA. APLICAÇÃO DO DISPOSITIVO FACTS (Flexible AC Transmission Systems) EM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO - SIMULAÇÃO DE DESEMPENHO MARIO MASUDA APLICAÇÃO DO DISPOSITIVO FACTS (Flexible AC Transmission Systems) EM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO - SIMULAÇÃO DE DESEMPENHO Dissertação apresentada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE MODELOS DE SVC E TCSC PARA ESTUDOS DE COMPORTAMENTO HARMÔNICO DE REDES ELÉTRICAS. Sergio Gomes Jr. CEPEL

COMPARAÇÃO ENTRE MODELOS DE SVC E TCSC PARA ESTUDOS DE COMPORTAMENTO HARMÔNICO DE REDES ELÉTRICAS. Sergio Gomes Jr. CEPEL SP-116 X SEPOPE 1 a 5 de maio de 6 May 1 st to 5 th 6 X SIMPÓSIO DE ESPECIALISTAS EM PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO E EXPANSÃO ELÉTRICA X SYMPOSIUM OF SPECIALISTS IN ELECTRIC OPERATIONAL AND EXPANSION PLANNING

Leia mais

UTILIZAÇÃO DA COMPENSAÇÃO SÉRIE CONTROLADA PARA EVITAR COLAPSO DE TENSÃO DINÂMICA NO SUBSISTEMA INTERLIGADO NORTE/NORDESTE

UTILIZAÇÃO DA COMPENSAÇÃO SÉRIE CONTROLADA PARA EVITAR COLAPSO DE TENSÃO DINÂMICA NO SUBSISTEMA INTERLIGADO NORTE/NORDESTE SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GAT - 30 16 a 21 Outubro de 2005 Curitiba - Paraná GRUPO IV GRUPO DE ESTUDO DE ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA - GAT UTILIZAÇÃO

Leia mais

Análise Efeito Controle

Análise Efeito Controle 146 7 Análise do Efeito do Controle de Tensão com Compensadores Estáticos de Reativos (CER) em um Sistema-Teste de 39 Barras, em Regime Permanente e Dinâmico 7.1 Introdução Neste capítulo, para comprovar

Leia mais

ELETRICIDADE APLICADA PROF. SÉRGIO QUEIROZ. CAPÍTULO II SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO 2.2 Linhas de Transmissão

ELETRICIDADE APLICADA PROF. SÉRGIO QUEIROZ. CAPÍTULO II SISTEMA ELÉTRICO BRASILEIRO 2.2 Linhas de Transmissão 2.2 Linhas de Transmissão 1 2.2 Linhas de Transmissão Estrutura Básica de um SEE 2 2.2 Linhas de Transmissão Estrutura Básica de um Sistema Elétrico 3 2.2 Linhas de Transmissão 4 2.2 Linhas de Transmissão

Leia mais

Disciplina de Eletrônica de Potência ET66B

Disciplina de Eletrônica de Potência ET66B UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA Disciplina de Eletrônica de Potência ET66B amauriassef@utfpr.edu.br paginapessoal.utfpr.edu.br/amauriassef

Leia mais

Universidade de Brasília - UnB Faculdade UnB Gama - FGA Curso de Engenharia de Energia

Universidade de Brasília - UnB Faculdade UnB Gama - FGA Curso de Engenharia de Energia Universidade de Brasília - UnB Faculdade UnB Gama - FGA Curso de Engenharia de Energia O USO DE CONTROLADORES FACTS NOS SISTEMAS DE TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO Autor: Thialei Phillip Caldeira de Oliveira

Leia mais

VI SBQEE. 21 a 24 de agosto de 2005 Belém Pará Brasil

VI SBQEE. 21 a 24 de agosto de 2005 Belém Pará Brasil VI SBQEE 21 a 24 de agosto de 2005 Belém Pará Brasil Código: BEL 02 7605 Tópico: Aplicação de Novas Tecnologias IMPLEMENTAÇÃO E TESTES α DA GERAÇÃO DE REFERÊNCIA E CONTROLE EM UM PROTÓTIPO DE RESTAURADOR

Leia mais

GRUPO XIII GRUPO DE ESTUDO DE INTERFERÊNCIAS, COMPATIBILIDADE ELETROMAGNÉTICA E QUALIDADE DE ENERGIA - GCQ

GRUPO XIII GRUPO DE ESTUDO DE INTERFERÊNCIAS, COMPATIBILIDADE ELETROMAGNÉTICA E QUALIDADE DE ENERGIA - GCQ SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GCQ - 23 16 a 21 Outubro de 2005 Curitiba - Paraná GRUPO XIII GRUPO DE ESTUDO DE INTERFERÊNCIAS, COMPATIBILIDADE ELETROMAGNÉTICA

Leia mais

TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA

TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA Introdução Prof. Me. Jáder de Alencar Vasconcelos Transmissão e Distribuição de Energia Introdução Estrutura do SEP Estrutura do SEP SEP Supervisão e Controle Níveis

Leia mais

PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA

PEA2502 LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA EXPERÊNCA 5 PEA2502 LABORATÓRO DE ELETRÔNCA DE POTÊNCA COMPENSADOR ESTÁTCO DE REATVOS W. KASER 02/2009 1. OBJETVOS Análise e comprovação experimental de um compensador estático monofásico para pequenas

Leia mais

RÔMAN KUIAVA. Controle robusto de dispositivos FACTS para o amortecimento de oscilações em sistemas elétricos de potência

RÔMAN KUIAVA. Controle robusto de dispositivos FACTS para o amortecimento de oscilações em sistemas elétricos de potência 1 RÔMAN KUIAVA Controle robusto de dispositivos FACTS para o amortecimento de oscilações em sistemas elétricos de potência Dissertação apresentada à Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de

Leia mais

SENDI Aplicação de Fluxo de Potência Ótimo na Operação e Planejamento de Curto Prazo

SENDI Aplicação de Fluxo de Potência Ótimo na Operação e Planejamento de Curto Prazo SENDI 2004 Aplicação de Fluxo de Potência Ótimo na Operação e Planejamento de Curto Prazo José Henrique de Oliveira Vilela Companhia Energética de Brasília CEB Brasília/DF Brasil josehenrique@ceb.com.br

Leia mais

TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO OUTUBRO/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ ENGENHARIA ELÉTRICA

TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO OUTUBRO/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ ENGENHARIA ELÉTRICA TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO OUTUBRO/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ ENGENHARIA ELÉTRICA MODELAGEM COMPUTACIONAL E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO SISTEMA HVDC DO RIO MADEIRA Paulo Augusto Pinto Oliveira

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ FACULDADE DE ENGENHARIA ÊNFASE EM SISTEMAS DE POTÊNCIA. Disciplina:Transmissão de Corrente Contínua

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ FACULDADE DE ENGENHARIA ÊNFASE EM SISTEMAS DE POTÊNCIA. Disciplina:Transmissão de Corrente Contínua UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ FACULDADE DE ENGENHARIA ÊNFASE EM SISTEMAS DE POTÊNCIA 1 Disciplina: Filtros DC Alunos: 2 Índice Introdução Problemas dos Harmônicos nas LT s CCAT Topologia

Leia mais

SISTEMAS ELÉTRICOS. Introdução. Jáder de Alencar Vasconcelos

SISTEMAS ELÉTRICOS. Introdução. Jáder de Alencar Vasconcelos SISTEMAS ELÉTRICOS Introdução Jáder de Alencar Vasconcelos Sistemas Elétricos de Potência Introdução Estrutura do SEP Estrutura do SEP SEP Supervisão e Controle Níveis de Tensão no Brasil Níveis de Tensão

Leia mais

Por que explodem os capacitores em instalações elétricas?

Por que explodem os capacitores em instalações elétricas? Por que explodem os capacitores em instalações elétricas? Eng. Jose Starosta, Msc jstarosta@acaoenge.com.br Os capacitores aplicados em instalações elétricas apresentam uma série de benefícios e estão

Leia mais

Modelagem de Aerogeradores em Estudos Elétricos

Modelagem de Aerogeradores em Estudos Elétricos Encontro Internacional de Energia Eólica 3o. Painel Tecnologia e Integração de Centrais Elétricas à Rede Modelagem de Aerogeradores em Estudos Elétricos Natal, RN 22 de Setembro de 2005 Nelson Martins

Leia mais

PLANO DE ENSINO/SEMESTRE 2016/01

PLANO DE ENSINO/SEMESTRE 2016/01 INSTITUTO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica - Centro Tecnológico Universidade Federal de Santa Catarina Caixa Postal 5119, CEP: 88.040-970 - Florianópolis - SC

Leia mais

CONTROLE COORDENADO DE TENSÃO APLICADO A USINAS NUCLEARES ELETRICAMENTE PRÓXIMAS

CONTROLE COORDENADO DE TENSÃO APLICADO A USINAS NUCLEARES ELETRICAMENTE PRÓXIMAS SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GAT 55 19 a 24 Outubro de 23 Uberlândia - Minas Gerais GRUPO IV ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA - GAT CONTROLE COORDENADO

Leia mais

SOLUÇÕES EM QUALIDADE DE ENERGIA Soluções em média e alta tensão

SOLUÇÕES EM QUALIDADE DE ENERGIA Soluções em média e alta tensão SOLUÇÕES EM QUALIDADE DE ENERGIA Soluções em média e alta tensão 2 Moving together 1. PAINÉIS METÁLICOS, FILTROS DE HARMÔNICOS E BANCOS DE CAPACITORES 1. PAINÉIS METÁLICOS, FILTROS DE HARMÔNICOS E BANCOS

Leia mais

Sistemas de Controle 2

Sistemas de Controle 2 Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Engenharia Sistemas de Controle 2 Cap.9 Projeto por Intermédio do Lugar das Raízes Prof. Dr. Marcos Lajovic Carneiro AED Cap.8 8.8 Lugar das Raízes Generalizado

Leia mais

Aplicações de Conversores Estáticos de Potência

Aplicações de Conversores Estáticos de Potência Universidade Federal do ABC Pós-graduação em Eng. Elétrica Aplicações de Conversores Estáticos de Potência Prof. Dr. José Luis Azcue Puma Introdução Semicondutores de Potência 1 Ementa Resumida Introdução

Leia mais

GRUPO IV GRUPO DE ESTUDO DE ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA (GAT)

GRUPO IV GRUPO DE ESTUDO DE ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA (GAT) GAT / 14 17 a 22 de Outubro de 1999 Foz do Iguaçu Paraná - Brasil GRUPO IV GRUPO DE ESTUDO DE ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA (GAT) INTERLIGAÇÃO NORTE-SUL: DESAFIOS, PROBLEMAS, SOLUÇÕES E PERSPECTIVAS

Leia mais

DESAFIOS NA OPERAÇÃO DO BIPOLO ± 800 KV XINGU - ESTREITO. Ana Bárbara F. Neves* Bruno de A. Oliveira Edinoel Padovani ONS ONS ONS

DESAFIOS NA OPERAÇÃO DO BIPOLO ± 800 KV XINGU - ESTREITO. Ana Bárbara F. Neves* Bruno de A. Oliveira Edinoel Padovani ONS ONS ONS DESAFIOS NA OPERAÇÃO DO BIPOLO ± 800 KV XINGU - ESTREITO Ana Bárbara F. Neves* Bruno de A. Oliveira Edinoel Padovani ONS ONS ONS Eduardo H. G. de Oliveira Guilherme Amboni Roberto L. B. da Silva ONS ONS

Leia mais

INFLUENCE OF ITAIPU HVDC ON POWER SYSTEM DYNAMIC PERFORMANCE

INFLUENCE OF ITAIPU HVDC ON POWER SYSTEM DYNAMIC PERFORMANCE INFLUENCE OF ITAIPU HVDC ON POWER SYSTEM DYNAMIC PERFORMANCE Rui Jovita G. C. da Silva Jose Maria Sanchez Tilleria ITAIPU BINACIONAL Introdução Nos setores de 50 Hz e 60 Hz de Itaipu existem registradores

Leia mais

Experimento: controle de velocidade de um motor DC

Experimento: controle de velocidade de um motor DC Experimento: controle de velocidade de um motor DC 0.1 Introdução Controle I Paulo Roberto Brero de Campos Neste experimento será realizado o controle de um sistema real que é composto de um motor CC e

Leia mais

Reatores Chaveados Controlados a Magnetização

Reatores Chaveados Controlados a Magnetização Reatores Chaveados Controlados a Magnetização MCSR Solução de Autoria do Prof. Bryántsev Há cerca 30 anos com aceleração do desenvolvimento de semicondutores em equipamentos de potência, os profissionais

Leia mais

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO IV GRUPO DE ESTUDO DE ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA GAT

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO IV GRUPO DE ESTUDO DE ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA GAT SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GAT 19 14 a 17 Outubro de 2007 Rio de Janeiro - RJ GRUPO IV GRUPO DE ESTUDO DE ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA GAT EXPERIÊNCIA

Leia mais

Estudo de um conversor monofásico bridgeless com saída isolada.

Estudo de um conversor monofásico bridgeless com saída isolada. https://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2017/index Estudo de um conversor monofásico bridgeless com saída isolada. RESUMO Salvador Garcia Neto sgneto.pr@gmail.com Universidade Tecnológica Federal do

Leia mais

Compensação Estática Reativa SVC Relocável Primeira Experiência no Brasil

Compensação Estática Reativa SVC Relocável Primeira Experiência no Brasil Compensação Estática Reativa SVC Relocável Primeira Experiência no Brasil Conteúdo Introdução Sistema Norte Fluminense Porque relocável? Configuração do Compensador Estático Empreendimento Contato Introdução

Leia mais

3.2.7. Diagrama de Impedâncias e Matriz de Admitância de um Sistema Elétrico

3.2.7. Diagrama de Impedâncias e Matriz de Admitância de um Sistema Elétrico Sistemas Elétricos de Potência 3.2.7. Diagrama de Impedâncias e Matriz de Admitância de um Sistema Elétrico Professor: Dr. Raphael Augusto de Souza Benedito E-mail:raphaelbenedito@utfpr.edu.br disponível

Leia mais

O estudo do fluxo de carga

O estudo do fluxo de carga Análise de Sistemas de Potência (ASP) O estudo do fluxo de carga Fluxo de carga ferramenta de análise de redes (regime permanente) Utilização operação em tempo real e planejamento da operação e expansão

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE COMPENSAÇÃO REATIVA ESTÁTICA CONTROLADA EM EMPRESA BRASILEIRA DE ENERGIA ELÉTRICA: TENDÊNCIAS ATUAIS E FUTURAS

UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE COMPENSAÇÃO REATIVA ESTÁTICA CONTROLADA EM EMPRESA BRASILEIRA DE ENERGIA ELÉTRICA: TENDÊNCIAS ATUAIS E FUTURAS SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GSE-23 19 a 24 Outubro de 23 Uberlândia - Minas Gerais GRUPO VIII GRUPO DE ESTUDO DE SUBESTAÇÕES E EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS - GSE UTILIZAÇÃO

Leia mais

Estudo da Viabilidade Econômica da Instalação do Banco de Capacitores Controlado a Tiristor em Redes de Distribuição de Energia Elétrica

Estudo da Viabilidade Econômica da Instalação do Banco de Capacitores Controlado a Tiristor em Redes de Distribuição de Energia Elétrica Estudo da Viabilidade Econômica da Instalação do Banco de Capacitores Controlado a Tiristor em Redes de Distribuição de Energia Elétrica 1 Dionízio Paschoareli Júnior Departamento de Engenharia Elétrica

Leia mais

LT como Quadripolos. Os parâmetros ABCD são conhecidos como constantes genéricas do quadripolo equivalente de uma LT de parâmetros distribuídos:

LT como Quadripolos. Os parâmetros ABCD são conhecidos como constantes genéricas do quadripolo equivalente de uma LT de parâmetros distribuídos: LT como Quadripolos LT como Quadripolos LT como Quadripolos Os parâmetros ABCD são conhecidos como constantes genéricas do quadripolo equivalente de uma LT de parâmetros distribuídos: LT como Quadripolos

Leia mais

Gradadores e Variadores CA-CA

Gradadores e Variadores CA-CA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Eletrônica de Potência Gradadores e Variadores CA-CA Florianópolis, novembro de 2012. Prof. Clóvis

Leia mais

MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE FUNÇÕES DE PROTEÇÃO ELÉTRICA DE PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS (PCHS) UTILIZANDO O SOFTWARE ATP/ATPDraw

MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE FUNÇÕES DE PROTEÇÃO ELÉTRICA DE PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS (PCHS) UTILIZANDO O SOFTWARE ATP/ATPDraw Engenharias - Engenharia Elétrica - Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação - Sistemas Eletrônicos de Medida e de Controle (Engenharia IV) MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE FUNÇÕES DE PROTEÇÃO

Leia mais

* Rua da Quitanda 196, 19º andar - CEP Rio de Janeiro -

* Rua da Quitanda 196, 19º andar - CEP Rio de Janeiro - GAT-021 21 a 26 de Outubro de 2001 Campinas - São Paulo - Brasil GURPO IV GRUPO DE ESTUDO DE ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA - GAT COLAPSO DE TENSÃO: UMA ABORDAGEM SOB ENFOQUE DINÂMICO E UMA

Leia mais

ANÁLISE DO PROCESSO DE COLAPSO DE TENSÃO NO SISTEMA INTERLIGADO 50 Hz ITAIPU-ANDE-FURNAS

ANÁLISE DO PROCESSO DE COLAPSO DE TENSÃO NO SISTEMA INTERLIGADO 50 Hz ITAIPU-ANDE-FURNAS SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GAT-07 19 a 24 Outubro de 2003 Uberlândia - Minas Gerais GRUPO IV GRUPO DE ESTUDO DE ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA -GAT

Leia mais

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GAT 22 a 25 Novembro de 2009 Recife - PE GRUPO - IV GRUPO DE ESTUDO DE ANÁLISE E TÉCNICAS DE SISTEMAS DE POTÊNCIA - GAT AVALIAÇÃO

Leia mais