Regras do Campeonato

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Regras do Campeonato"

Transcrição

1 Regras do Campeonato

2 1. Geral Regras do Campeonato VPG GP2 Classics 1.1. O campeonato de GP2 da liga VPG é um campeonato online, que utiliza o simulador rfactor e o MOD GP2 Series 1.0 modificado pela liga VPG, com pistas diferentes e skins personalizados Todos os pilotos devem ler e ter conhecimento das regras, sendo que qualquer piloto que viole as mesmas sofrerá as penalizações descritas neste documento Todos os pilotos devem visitar regularmente o site e o fórum do campeonato para ter conhecimento de toda a informação importante Toda a informação sobre os updates e patches necessários à participação no campeonato será dada pela administração Todos os participantes instalam os updates e patches por sua conta e risco, não tendo a organização da liga VPG qualquer responsabilidade nesse campo Os pilotos não devem alterar arquivos originais do jogo ou de updates/patches de forma a não terem mismatchs no servidor e assim serem excluídos da prova A administração reserva-se ao direito de alterar as regras em qualquer momento informando sempre aos participantes as mudanças/atualizações a serem feitas. 2. Inscrição no campeonato 2.1. Os participantes devem utilizar uma cópia válida e legal do rfactor. A única forma de o obter é através de download e compra da licença em Deve instalar o último patch/versão do rfactor (v1.250 atualmente). Se em qualquer altura no decorrer do campeonato aparecer outra atualização, a próxima corrida já o utilizará desde que prove ser estável Cada participante deve estar inscrito no fórum do nosso site, com um válido no registro, pois será para esse que será enviado as senhas de acesso às provas Cada participante deve fazer o download do MOD VPG GP2 CLASSICS Para ter sua inscrição efetivada o participante deve seguir as orientações abaixo: Solicitar sua inscrição no fórum, no tópico relacionado ao 1º Campeonato VPG de GP2 Classics - T Preencher a área Apresentação do nosso fórum, apresentando seu perfil e contando um pouco da sua experiência em Automobilismo Virtual; (caso já tenha feito sua apresentação neste tópico não será necessário refazê-la); Fazer sua inscrição no SLS (Simracing League System) - Sistema de Gerenciamento de Liga Depois de concluído todo o processo escolha o carro que irá participar da competição em: CAR SET GP2 3. Procedimento das Provas Apenas os pilotos inscritos no campeonato podem participar nas provas do mesmo. A duração das provas (treino, qualify e corrida) será de aproximadamente 1h e 20 min.

3 3.1. Formato Treino:.. 20 min Briefing: 5 min Qualify: min Warm-up:... 5 min Durante o Warm-up faremos 3 largadas falsas Race: min mais volta de apresentação O número de voltas será as necessárias para que o tempo de duração da Corrida seja de aproximadamente 40 minutos 3.2. Horários Gerais Dia das provas ============= Domingo Hora de largada virtual ========13:00h Início dos treinos ============ 21:00h Briefing =================== 21:20h Inicio da classificação ======== 21:25h Início do Aquecimento ======== 21:35h Início da Corrida ============ 21:40h Fim da corrida ============== 22:20h aproximadamente Todos os horários referidos são previsões caso tudo ocorra normalmente Caso haja atrasos por motivos técnicos e/ou logísticos o fim de todas as sessões nunca excederá as 24:00h aproximadamente Todos os horários são referentes ao horário do Brasil Classificação (Qualify) Durante o tempo da Sessão de Classificação os pilotos poderão fazer as suas voltas na hora em que acharem mais conveniente; Não há limite de voltas, para os pilotos, para a obtenção do seu tempo de Classificação Todos os pilotos entrarão juntos para a sua tentativa de Classificação O Setup de Classificação é livre Formação do Grid de Largada Grid formado pela classificação na Sessão de Classificação. Os pilotos que não participaram na sessão de Classificação ou que não obtiveram nenhum tempo na mesma partirão dos últimos lugares do grid pela ordem dada pelo rfactor. Os pilotos que não entrarem na pista dentro dos 30 segundos estabelecidos pelo rfactor largarão dos boxes ao sinal verde do box Procedimentos de Corrida (Partidas e Pit Stops) Partida parada (com volta de aquecimento): Assim que as luzes vermelhas se apagam inicia a corrida; Tenham cuidado redobrado no arranque e nas primeiras curvas do circuito. É obrigatório efetuar no mínimo 1 parada nos boxes. Troca de pneus permitida Espectadores (Modo Espectador)

4 É permitido cada equipe levar 1 espectador para as provas oficiais As equipes devem nomear os seus espectadores antes da prova, postando no tópico do fórum da liga criado para o efeito Os espectadores entram na sessão com o modo Espectador ligado (configurar em Connect -> Ajustes) Os espectadores estão proibidos de usar qualquer tipo de chat durante as sessões de Qualify, Warmup e Corrida. Se o fizerem a sua equipe será penalizada. II - Perda pontual III - Exclusão da Prova IV - Exclusão do Campeonato 4. Campeonato e Pontuações 4.1. Haverá uma Classificação por pilotos e por equipes; esta última resulta da soma dos pontos dos membros de cada equipe; 4.2. A pontuação a atribuir por prova é a seguinte: Posições de Corrida 1º 30 Pontos 2º 26 Pontos 3º 22 Pontos 4º 18 Pontos 5º 15 Pontos 6º 12 Pontos 7º 10 Pontos 8º 09 Pontos 9º 08 Pontos 10º 07 Pontos 11º 06 Pontos 12º 05 Pontos 13º 04 Pontos 14º 03 Pontos 15º 02 Pontos 16º 01 Ponto Pole-Position 1 Ponto Volta mais Rápida 1 Ponto 4.3. O ponto pela Volta mais Rápida só será atribuído a quem tiver completado pelo menos 90% das VOLTAS COMPLETAS pelo vencedor da prova; 4.4. Apenas pontuarão na corrida os pilotos que completarem no mínimo 70% das VOLTAS COMPLETAS pelo vencedor da prova; 4.5. Cada piloto terá o direito de descartar uma corrida, a de pior desempenho no campeonato O piloto com maior número de pontos depois de computado o descarte, será declarado campeão do VPG GP2 Classics, com os critérios de desempate a serem pela ordem seguinte: Maior número de vitórias; Segundos lugares;

5 Terceiro lugares; E assim sucessivamente... Todos estes critérios já estarão automaticamente definidos no SLS A equipe com maior número de pontos será declarada campeã VPG GP2 Classics, com os critérios de desempate a serem os mesmos referidos acima para os pilotos Os pontos de um piloto que mude de equipe mantêm-se na equipe com que foram conquistados Cada piloto terá o direito de descartar uma corrida sua ao fim do campeonato. 5. Organização das Provas A lista definitiva de provas será publicada antes do início do campeonato. A administração reserva-se o direito de remover/reorganizar provas devido a problemas técnicos e/ou logísticos avisando os pilotos com a devida antecedência. As provas serão realizadas no servidor de rfactor do VPG e estarão protegidas por senha só divulgada por aos participantes do campeonato. Detalhes sobre cada prova serão afixados em local próprio no fórum. As provas só poderão ocorrer se pelos menos um administrador ou diretor de prova do campeonato estiver presente. A data e hora específica de cada prova estão disponíveis na área de Calendário do Campeonato. Em cada corrida haverá pelo menos um Diretor de Prova (Admin ou não) que estará presente para velar pelo bom funcionamento das provas. As ordens do Diretor de Prova são para ser respeitadas e obedecidas em todas as sessões das Provas. Caso exista alguma anomalia no transcorrer da prova, o Diretor pode, se assim o entender, convocar uma votação com os representantes das equipes presentes para uma tomada de decisão Reinicio/repetição da prova Uma prova será reiniciada nas seguintes condições: Se o servidor cair com menos de 35% da corrida concluída. Caso contrário será dada como terminada e a classificação será atribuída pelas posições dos pilotos na última volta concluída. Sendo a pontuação atribuída conforme os seguintes casos: Caso o servidor caia entre 35% e menos de 70% da distancia total de corrida a pontuação atribuída será metade da pontuação normal. Com mais de 70% da corrida concluída será atribuída a pontuação normal de uma corrida 100% concluída. A prova será repetida noutra data caso: Os atrasos (reinícios do server, etc) não permitam terminar todas as provas pelas 24:00h brasileiras aproximadamente. O servidor não esteja disponível na data da prova. 6. Pilotos e Equipes 6.1. Este campeonato é direcionado a pilotos de língua portuguesa, porém é permitido que pilotos de outras línguas participem As equipes podem inscrever-se no campeonato em qualquer momento ao longo do campeonato O número máximo de carros por prova é Cada equipe é constituída no mínimo por 2 pilotos principais mais os de testes Não é obrigatório as equipes possuírem pilotos de testes Cada equipe partilha do mesmo box Cada equipe deverá ser formada e registrada até 24h antes da próxima prova em que pretenda participar Uma equipe só poderá ter no máximo 2 carros presentes por prova.

6 6.9. Caso uma equipe não apresente os seus carros em prova, será penalizada em termos pontuais: Se não houver aviso nem justificação válida; Faltando com um carro em prova mais que 5 vezes pontuais ou 3 vezes seguidas com aviso prévio ou justificação. II - Perda de 4 pontos III - Perda de 8 pontos IV - Exclusão do Campeonato caso atinja 12 pontos negativos Os pilotos que atingirem 2 faltas seguidas ou 3 alternadas cederão os seus lugares para os pilotos que estão na lista de espera Todos os pilotos estão sujeitos a estas regras e às penalizações provenientes do não cumprimento das mesmas Cada equipe é obrigada a fazer a skin do seu carro, a não ser que fique acordado que não será preciso. (ver ponto 7). Numeração A numeração dos carros será de livre escolha, tendo como referência a Tabela de Numeração de pilotos VPG. Contratações e Mudanças de Pilotos Uma equipe só pode contratar pilotos livremente duas vezes no decorrer do campeonato, só o poderá fazer mais uma vez com uma justificação válida (ex.: um dos pilotos principais não poderá correr mais durante a temporada) dada à administração VPG Um piloto só pode trocar de equipe no máximo 1 vez durante o campeonato Um piloto só fica registrado como sendo de uma equipe após ter participado em alguma sessão oficial (Classificação ou Corrida) pela mesma Os pilotos de uma mesma equipe (pilotos principais e de testes) podem trocar livremente entre si Os pilotos de teste são abrangidos pelas mesmas regras citadas anteriormente para trocas de pilotos entre equipes. 7. Skins dos Carros e Carset (Observação: As skins dos carros foram criadas pelo próprio VPG, não sendo necessária a aplicação das regras do item 7 abaixo) É obrigatório a cada equipe criar as skins para os seus carros devendo estas ser diferentes das restantes equipes e obedecer às regras referidas em seguida Serão permitidas quaisquer referências a entidades ou empresas com as quais a liga não têm qualquer tipo de acordo, ou seja, podem constar na pintura quaisquer logótipo ou nome de "supostos" patrocinadores Não são permitidas imagens com conteúdo Sexual, Erótico, Racista, Xenófobo e/ou Difamatórias. Datas 7.4. Devem ser entregues o mais rápido possível e no máximo até dia para estarem disponíveis para a 1ª prova do campeonato Após o início do campeonato, novas equipes que se inscrevam devem enviar as suas skins até 9 dias antes da próxima prova em que queiram participar e haja possibilidade de atualização do carset do campeonato Só haverá atualizações do carset durante os períodos de intervalo no campeonato, ou seja, os períodos entre duas provas consecutivas separadas por 2 ou mais semanas. Números e Logos do Campeonato 7.7. Os números são definidos baseados na tabela de numeração de pilotos VPG É obrigatório colocar o número no "nariz" do carro.

7 7.9. É opcional colocar o número nas partes laterais da asa traseira e/ou na asa da frente É obrigatório colocar o logotipo da liga VPG nos carros. A organização disponibilizará, às equipes interessadas, os logótipos respectivos. Instruções As skins terão que ser validadas pela administração. Caso não sejam aceites a administração informará a equipe das razões que levaram a essa decisão pedindo a correção das anomalias encontradas Caso alguma equipe tenha dificuldades em fazer uma skin, informe a administração que esta ajudará Será feito e disponibilizado um carset/patch do campeonato, contendo os carros de todas as equipes, que terá que ser obrigatoriamente instalado pelos participantes na sua versão mais recente A física a se aplicar será a do MOD GP2 Séries modificada pela VPG Recomenda-se a instalação do carset/patch do campeonato numa instalação nova do rfactor A instalação do carset/patch deve ser feito segundo o Manual de Instalação As skins devem ser entregues no mail: vpgadm@gmail.com 8. Configurações do Simulador e das Provas 8.1. Ajudas de Condução INVUNERABILIDADE AJUDA DE DIREÇÃO AJUDA DE FRENAGEM CORREÇÃO DE VOLANTE RECUP. RODADA BOXE AUTO CONTROLE DE ESTABILIDADE ANTIBLOQ. DE FRENAGEM CONTROLE DE TRAÇÃO CAMBIO AUTO EMBREAG. AUTO RÉ AUTO LIGADO LIGADO LIGADO (SE NECESSITAR) LIGADO 8.2. Configurações das Provas REGRAS BANDEIRAS SOMENTE PRETA CONSUMO DE COMBUSTÍVEL NORMAL CONSUMO DE PNEUS NORMAL FALHAS MECANICAS PROPORCIONAL AO TEMPO PILOTOS IA NÃO HORARIO INÍCIO PADRÃO PISTA TEMPO DE CORRIDA NORMAL TIPO DE LARGADA PADRÃO DA PISTA TEMPO DE PROVA 40 MINUTOS MULTIPLICAÇÃO DE DANOS 50% PNEUS USADOS PADRÃO DO MOD

8 9. Comportamento On-line e em Pista 9.1. Comportamento On-line Certifique-se que todos os programas que estejam a funcionar em segundo plano estão fechados (ex. emule, msn, skype, etc) Certifique-se de estar presente 10 minutos antes da hora marcada para o treino oficial. A classificação, bem como a corrida são fechadas. É permitido entrar em qualquer uma das outras sessões (Treinos e Warm-up) Pilotos que apresentem problemas técnicos que prejudiquem o bom desenrolar das provas irão ser excluídos da Prova caso não seja possível resolver esses problemas em tempo útil com a ajuda da Administração Não é permitido qualquer tipo de chat durante a classificação e corrida, excetuando comunicações da Administração/Diretor de Prova: Penalização: I - Aviso Instruções da Administração/Diretor de Prova devem ser seguidas: Penalização: I - Aviso Todos os pilotos devem estar presentes no TS(Team Speak) antes do inicio das provas para um Briefing(instruções de corrida e avisos gerais), este acontecerá antes da classificação, o uso de fone e microfone neste momento é fundamental, depois de dada as instruções não é obrigatório a permanência nele. Quem não participar do Briefing será penalizado. Penalização: I - Aviso 9.2. Conduta dos Pilotos em Pista Quando em luta pela posição com outros pilotos certifique-se que deixa sempre algum espaço de segurança para todos e para algum lag que exista. Recordem-se que no outro carro está um ser humano, com decisões próprias e sentimentos Não tente vencer a corrida na primeira volta. Lembre-se que a regularidade é muito mais importante que a velocidade em qualquer desporto motorizado, real ou virtual As bandeiras devem ser obedecidas. Se houver bandeira amarela (acidente) diminua a velocidade. Se lhe for mostrada bandeira azul, deixe espaço para ser ultrapassado logo que possível, tendo 3 curvas para o fazer. II - caso fique classificado em lugares pontuáveis: conforme os casos poderá ser Perda de 1 posição na classificação da Prova (mínimo) até Desclassificação da Prova (máximo) III - caso contrário: conforme os casos poderá ser Perda de 10 posições no Grid de Largada da Próxima Prova (mínimo) até Exclusão da Próxima Prova (máximo) Tenha atenção às entradas do Safety Car e respeite a ordem atrás dele.

9 Ao ultrapassar alguém, faça-o em segurança, sem prejudicar a sua corrida e do piloto a ser ultrapassado Use os espelhos retrovisores, evite acidentes Nunca ande no sentido contrário da pista. Penalização: I - Desclassificação II - Exclusão da Próxima Prova III - Exclusão do Campeonato Ao voltar à pista depois de uma saída de pista, lembre-se que a prioridade é de quem já está nela Ao sair dos boxes preste atenção à luz azul que indica carros se aproximando, a prioridade é sempre de quem está na pista Respeite a linha de saída das boxes Se estais com o seu carro em inferioridade (ex.: uma asa partida), volte para os boxes fora da linha normal de corrida. Se alguém se aproximar desacelere e facilite a passagem. Não lute por posições com o carro desequilibrado Se bater em outro adversário por trás, é classificado como culpado, seja qual for a sua visão do sucedido. Em raras exceções, após análise do incidente pelo Grupo de Avaliação, a culpa poder-lhe-á ser retirada. Penalização: I - caso fique classificado em lugares pontuáveis: conforme os casos poderá ser Perda de 1 posição na classificação da Prova (mínimo) até Desclassificação da Prova (máximo) II - caso contrário: conforme os casos poderá ser Perda de 10 posições na grid de largada da Próxima Prova (mínimo) até Exclusão da Próxima Prova (máximo) É permitido bloquear outros concorrentes que estejam na mesma volta (luta por posição), mesmo que tenha uma estratégia diferente de corrida. Mas só nas seguintes condições: Só pode mudar de linha uma vez por cada reta. Se decidir usar a linha de dentro deve-se manter na mesma, inclusive na zona de travagem. Se estiver lado a lado com outro concorrente não pode mudar de linha Cortes/Atalhos

10 Devem estar sempre duas rodas na pista. As zebras são consideradas pista Não é permitido alargar trajetórias. É considerada pista apenas a parte de asfalto demarcada pelas linhas limitadoras. II - conforme os casos poderá ser Perda de 1 posição na classificação da Prova (mínimo) até Desclassificação da Prova (máximo), com no máximo 5 penalizações numa mesma prova Se atalhar na classificação será penalizado da seguinte forma: II - Partir do último lugar do grid III - Desclassificação da Prova 9.4. Comportamento Pós-corrida Não é permitido os pilotos discutirem incidentes de corrida no fórum VPG ou em qualquer outro lugar público do VPG ou deste campeonato, com trocas de acusações ou comentários que faltem ao respeito um com o outro ou com a organização do VPG. Será tão culpado o piloto que faça a acusação como a resposta da mesma forma por parte de outro Não é permitido os pilotos discutirem decisões do VPG A única forma permitida para Protestos e Apelações está descrita abaixo. II - Perda de 10 posições na grid de largada da Próxima Prova III - Desclassificação da Prova 10. Protestos e Penalizações Incidentes e Protestos Para cada prova a administração analisará a primeira volta para qualquer tipo de incidentes Todos os incidentes devem ser declarados pelos pilotos para o direcao@ligavpg.com Deverão redigir um breve resumo sobre o sucedido, qual o número do participante envolvido e o tempo no replay Os incidentes devem ser reportados num prazo máximo de 48 horas após o fim da prova Todos os pilotos têm direito a apresentar um protesto nas 48 horas seguintes à saída dos resultados oficiais Findo os prazos, todos os protestos entregues depois serão ignorados Depois de receber um protesto o Grupo de Avaliação do VPG irá analisar o incidente e proceder ao anúncio da decisão em local próprio no fórum Apelações Todos os pilotos têm o direito de recorrer das decisões do Grupo de Avaliação Os pilotos que desejem recorrer têm de obedecer às seguintes regras: Formule a apelação contra a decisão oficial dos Administradores de Corrida até 24 horas depois de a decisão ser publicada; Envie a apelação para o direcao@ligavpg.com; Adicione uma pequena descrição do que aconteceu e a razão de discordarem da decisão O Grupo investigará e anunciará a decisão. Mais nenhum protesto é aceito depois. A decisão tomada será final.

11 10.3. Grupo de Avaliação de Incidentes e Penalizações O Grupo de Avaliação para cada incidente será composto por elementos que não sejam intervenientes no mesmo nem sejam companheiros de equipe dos intervenientes, ou seja, Admin + membros não envolvidos Caso este Grupo observe que as regras foram infringidas, estes penalizarão os infratores conforme o descrito nas Regras As penalizações a aplicar a todo o tipo de incidentes não cobertos por estas Regras serão da responsabilidade deste Grupo Este Grupo tem o direito a aplicar Penalizações mais duras que as descritas neste documento em casos de elevada gravidade É da responsabilidade do Diretor de Prova as Penalizações durante as corridas As desclassificações serão atribuídas em casos que tal o exija e podem ser apenas na prova realizada ou por todo o campeonato. O nosso intuito é e sempre será a manutenção da diversão, da adrenalina, da competição e da amizade acima de tudo. Boa competição... Abraços Adriano Max Administração: Adriano Max Giovane Nunes Gumercino Luis Almeida Marcos Wimmer Mike dos Santos Colaboradores: Bruno Gurgel César Godoy Ernesto Brock Eduardo Bonilha Francisco Dog Jayadeva Braga

A. Aceitação. 3. Todos os pilotos devem pautar a sua participação nas provas, dentro e fora de pista, pela mais correcta conduta cívica.

A. Aceitação. 3. Todos os pilotos devem pautar a sua participação nas provas, dentro e fora de pista, pela mais correcta conduta cívica. A. Aceitação 1. Todos os pilotos que participam no GT3 Series Summer Cup organizado pela PTSims Racing assumem conhecer e aceitar as regras que regem todo o portal PTSims. 2. Todos os participantes têm

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PLATAFORMA DE INSCRIÇÕES ONLINE

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PLATAFORMA DE INSCRIÇÕES ONLINE A época de 2012/2013 terá um novo recurso para a Filiação e Inscrições em Provas para os Clubes, Equipas e Agentes Desportivos, tendo sido criada para o efeito uma nova Plataforma de Inscrições Online.

Leia mais

Campeonato Nacional Access 2016

Campeonato Nacional Access 2016 Campeonato Nacional Access 2016 INSTRUÇÕES DE REGATA A autoridade organizadora constituída pelo Marina Yate Club de Albufeira e pela Associação Portuguesa da Classe Access, anuncia a realização da 1ª Prova

Leia mais

Kia Challenge Passatempo PitStop

Kia Challenge Passatempo PitStop Kia Challenge Passatempo PitStop 1- Definições 1.1 A segunda temporada do programa de televisão PitStop,a ser transmitida na RTP Informação e Universo RTP, terá um passatempo com a denominação Kia Challenge.

Leia mais

Manual do Cliente. Alu Tracker Monitoramento Veicular

Manual do Cliente. Alu Tracker Monitoramento Veicular Alu Tracker Monitoramento Veicular Manual do cliente Manual do Cliente Alu Tracker Monitoramento Veicular Introdução Este manual faz parte do contrato de prestação de serviços. Obrigado por escolher a

Leia mais

CLUBE NAVAL DE SANTA MARIA

CLUBE NAVAL DE SANTA MARIA CLUBE NAVAL DE SANTA MARIA INSTRUÇÕES DE REGATA ORGANIZAÇÃO A Entidade Organizadora Clube Naval de Santa Maria, estabelece estas Instruções de Regata para a Prova do Campeonato Vela de Santa Maria 2ª PCV

Leia mais

Índice. 1. Apresentação 2 2. Sobre as regras e infrações 2 3. Comportamentos 2 4. Regas de inscrições 3. 5. Procedimentos de pista 4

Índice. 1. Apresentação 2 2. Sobre as regras e infrações 2 3. Comportamentos 2 4. Regas de inscrições 3. 5. Procedimentos de pista 4 Índice 1. Apresentação 2 2. Sobre as regras e infrações 2 3. Comportamentos 2 4. Regas de inscrições 3-4.1 Requisitos mínimos 3-4.2 Dados e pagamentos 3 5. Procedimentos de pista 4-5.1 Áreas dos boxes

Leia mais

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2

Acessando o SVN. Soluções em Vendas Ninfa 2 Acessando o SVN Para acessar o SVN é necessário um código de usuário e senha, o código de usuário do SVN é o código de cadastro da sua representação na Ninfa, a senha no primeiro acesso é o mesmo código,

Leia mais

MANUAL DE CONDUTA E REGULAMENTAÇÃO CAMPEONATO 2009.1 PORCHE BI TURBO Atualizado em 22 de janeiro de 2009.

MANUAL DE CONDUTA E REGULAMENTAÇÃO CAMPEONATO 2009.1 PORCHE BI TURBO Atualizado em 22 de janeiro de 2009. GTR CARUARU MANUAL DE CONDUTA E REGULAMENTAÇÃO CAMPEONATO 2009.1 PORCHE BI TURBO Atualizado em 22 de janeiro de 2009. 1. INTRODUÇÃO Olá piloto! Este manual visa padronizar os seus procedimentos e condutas

Leia mais

2º Campeonato Mundial de F1 dos Correios PS4 - Regras Específicas

2º Campeonato Mundial de F1 dos Correios PS4 - Regras Específicas 2º Campeonato Mundial de F1 dos Correios PS4 - Regras Específicas Estas são as regras específicas para a realização do 2º Campeonato Mundial de F1 dos Correios, na plataforma PS4 no jogo F1 2015. É necessário

Leia mais

INSTRUÇÕES DE REGATA

INSTRUÇÕES DE REGATA Clube Náutico das Lajes do Pico INSTRUÇÕES DE REGATA 3ª PCR - Lajes do Pico, 26 e 27 de Novembro de 2011 A Federação Portuguesa de Vela estabelece estas Instruções de Regata para a 3ª Prova do Campeonato

Leia mais

Termos de serviço do Movimento Certo Ginástica Laboral Online

Termos de serviço do Movimento Certo Ginástica Laboral Online Termos de serviço do Movimento Certo Ginástica Laboral Online Última atualização: 17 de março de 2015 Obrigado por usar o Movimento Certo! Estes termos de serviço (os "Termos") governam seu acesso aos

Leia mais

2 CLASSIFICAÇÃO / PONTUAÇÃO

2 CLASSIFICAÇÃO / PONTUAÇÃO 1 CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPAS E CONFIGURAÇÃO DOS JOGOS O número de praticantes desportivos por equipa que podem ser inscritos no boletim de jogo é os seguintes: 2º Ciclo: 4 jogadores (Jogos 2x2); 3º Ciclo

Leia mais

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE

1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE 2 1 ACESSO PARA SECRETÁRIA... 4 2 - CONFIGURAR HORÁRIOS DE ATENDIMENTO... 4 2.1 BLOQUEANDO E HABILITANDO HORÁRIOS... 5 3 PRÉ-DEFININDO PARÂMETROS DE ATENDIMENTO... 6 4 - A TELA AGENDA... 7 4.1 - TIPOS

Leia mais

REGULAMENTO 3ª COPA SPORT KART MG - EDIÇÃO 2016/01 VERSÃO 1 08/12/2015

REGULAMENTO 3ª COPA SPORT KART MG - EDIÇÃO 2016/01 VERSÃO 1 08/12/2015 REGULAMENTO 3ª COPA SPORT KART MG - EDIÇÃO 2016/01 VERSÃO 1 08/12/2015 Art. 1º - DA ORGANIZAÇÃO DO CAMPEONATO. 1. Este campeonato de kart amador tem como idealizadora a COMISSÃO ORGANIZADORA SPORT KART

Leia mais

1-O 10º BTT TÁBUA - MK MAKINAS é promovida e organizada pela MK MAKINAS Associação de Desportos e realiza-se no dia 07 de Junho de 2015.

1-O 10º BTT TÁBUA - MK MAKINAS é promovida e organizada pela MK MAKINAS Associação de Desportos e realiza-se no dia 07 de Junho de 2015. Organização 1-O 10º BTT TÁBUA - MK MAKINAS é promovida e organizada pela MK MAKINAS Associação de Desportos e realiza-se no dia 07 de Junho de 2015. 2-Esta é uma associação sem fins lucrativos, com o objetivo

Leia mais

REGULAMENTO CORRIDA SÃO SEBASTIÃOZINHO

REGULAMENTO CORRIDA SÃO SEBASTIÃOZINHO REGULAMENTO CORRIDA SÃO SEBASTIÃOZINHO I PROVA Artigo 1º. A 1ª Corrida De São Sebastiãozinho 2016 Montes Claros será realizada no Domingo, dia 17 de Janeiro de 2016. Artigo 2º. A concentração da prova

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos.

1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos. REGULAMENTO DE BURACO 1-Será disputado pelo sistema de duplas, permitindo-se a inscrição de 02 atletas por equipe, de ambos os sexos. 2-No horário estabelecido pela Comissão Organizadora para início de

Leia mais

FEDERAÇÃO DE AUTOMOBILISMO DO ESTADO DE SANTA CATARINA

FEDERAÇÃO DE AUTOMOBILISMO DO ESTADO DE SANTA CATARINA FEDERAÇÃO DE AUTOMOBILISMO XXIV PROVA DE ARRANCADA INTERNACIONAL DE CAMINHÕES EM BALNEÁRIO ARROIO DO SILVA / SC 1 - DAS INSCRIÇÕES DE 13 A 16 DE MARÇO DE 2014 REGULAMENTO GERAL 1.1 - As inscrições poderão

Leia mais

PN Slot Show Portugal. Regulamento

PN Slot Show Portugal. Regulamento Regulamento PN Slot Show Portugal Capitulo 1 Componente técnica 1. Disposições Gerais O presente Regulamento pretende regulamentar os aspectos técnico e desportivos para o PN Slot Show Portugal. É interdita

Leia mais

REGULAMENTO DO RANKING PARAIBANO 2015

REGULAMENTO DO RANKING PARAIBANO 2015 REGULAMENTO DO RANKING PARAIBANO 2015 DO RANKING, DOS OBJETIVOS E DENOMINAÇÕES Artigo 01. O Ranking Paraibano de Tênis será realizado pelo sistema portal do tênis paraibano, localizado no endereço eletrônico

Leia mais

Manual das planilhas de Obras v2.5

Manual das planilhas de Obras v2.5 Manual das planilhas de Obras v2.5 Detalhamento dos principais tópicos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Gerando previsão de custos da obra (Módulo

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretária de Gestão Estratégica e Participativa da Saúde SGEP. Coordenação de Desenvolvimento dos Sistemas de Saúde - CDESS

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretária de Gestão Estratégica e Participativa da Saúde SGEP. Coordenação de Desenvolvimento dos Sistemas de Saúde - CDESS MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretária de Gestão Estratégica e Participativa da Saúde SGEP Coordenação de Desenvolvimento dos Sistemas de Saúde - CDESS Departamento de Informática do SUS - DATASUS Manual operacional

Leia mais

PROPOSTA DE REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS PORTUGUESES DE DERBY ATRELADO PARA 2009

PROPOSTA DE REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS PORTUGUESES DE DERBY ATRELADO PARA 2009 PROPOSTA DE REGULAMENTO DOS CAMPEONATOS PORTUGUESES DE DERBY ATRELADO PARA 2009 A partir de 1 de Janeiro de 2009 entra em vigor o presente Regulamento revogando o Regulamento do Campeonato de Derbies de

Leia mais

PROJETO PILOTO. Setembro 2015

PROJETO PILOTO. Setembro 2015 PROJETO PILOTO Setembro 2015 Manual completo de funcionamento do projeto: Instruções Iniciais, Perguntas Frequentes e Tutorial de Utilização 1 Projeto Piloto - Aplicativo Di@rio de Classe 1) Instruções

Leia mais

1º CAMPEONATO BRASIL RACE DE GT S - S1/2015

1º CAMPEONATO BRASIL RACE DE GT S - S1/2015 1º CAMPEONATO BRASIL RACE DE GT S - S1/2015 A BRASILRACE realizará no 1º semestre de 2015, durante os meses de janeiro/2015 a maio/2015 o Campeonato de GT s com base no simulador GSC Extreme/Reiza. REQUISITOS:

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO Circular n.º 023/2014 Portal F.P.T. - Inscrições Exmo. Sr. Presidente, No seguimento da Circular Nº 021/2014 Inscrições em Provas F.P.T. e depois de disponibilizarmos a possibilidade de testar/treinar

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.8 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR

Leia mais

REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO

REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO 1 ÍNDICE: NOTA INTRODUTÓRIA 2 ARTIGO 1: DA INSCRIÇÃO 2 ARTIGO 2: DAS ETAPAS DA COMPETIÇÃO 3 ARTIGO 3: DO CRONOGRAMA E HORÁRIOS 3 ARTIGO 4: METODOLOGIA 4 ARTIGO 5: DOS PRÉMIOS

Leia mais

Manual do Aluno e Regulamento Interno

Manual do Aluno e Regulamento Interno Manual do Aluno e Regulamento Interno Índice Principais Atividades 3 Cursos 3 Treinamentos 3 Convênios 3 Premiações 3 Certificação 4 Publicações 4 Biblioteca 4 Centro de Memória 4 Visitas à Bolsa 4 Localize-se

Leia mais

REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL GIRA-PRAIA (SUB. 16,18 e 20)

REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL GIRA-PRAIA (SUB. 16,18 e 20) REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL GIRA-PRAIA (SUB. 16,18 e 20) I DISPOSIÇÔES GERAIS ARTIGO 1º O Campeonato Nacional Gira-Praia é uma competição de Voleibol de Praia de âmbito nacional, organizada pela

Leia mais

Exemplo: Na figura 1, abaixo, temos: Clique aqui para continuar, que é a primeira atividade que você precisa realizar para iniciar seus estudos.

Exemplo: Na figura 1, abaixo, temos: Clique aqui para continuar, que é a primeira atividade que você precisa realizar para iniciar seus estudos. Visão Geral VISÃO GERAL Esse material abordará o acesso ao AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) da Proativa do Pará, com intenção de ilustrar os aspectos na visão do Aprendiz. Essa abordagem dedica-se

Leia mais

Poderá participar qualquer Tenista residente ou não residente na cidade de Paulínia-SP, que esteja de acordo com o regulamento do ranking Itapoan.

Poderá participar qualquer Tenista residente ou não residente na cidade de Paulínia-SP, que esteja de acordo com o regulamento do ranking Itapoan. REGULAMENTO DO RANKING TÊNIS ITAPOAN Versão 3.0 Sumário 1. ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO RANKING 2 2. PARTICIPAÇÃO NO RANKING 2 2.1. Nível Técnico dos Jogadores 2 3. RANKING 2 3.1. Ingresso ao Ranking 3 3.2.

Leia mais

CONTRATO DE LICENÇA DE USO DE SOFTWARE

CONTRATO DE LICENÇA DE USO DE SOFTWARE CONTRATO DE LICENÇA DE USO DE SOFTWARE Ao aceitar eletronicamente este contrato, mediante o clique no Enviar da página de pagamento, o cliente estará automaticamente aderindo e concordando aos termos e

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS NOVOS

PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS NOVOS PROCEDIMENTOS PARA ORGANIZAÇÃO E ENTREGA DE DOCUMENTOS NOVOS Este manual foi elaborado para orientar o Cliente, Órgão/Entidade, sobre os procedimentos necessários a serem seguidos com relação à preparação

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

Inicialmente, faça seu cadastro, depois, use seu CPF e sua Senha para fazer o Login e entrar no sistema quantas vezes quiser.

Inicialmente, faça seu cadastro, depois, use seu CPF e sua Senha para fazer o Login e entrar no sistema quantas vezes quiser. Inicialmente, faça seu cadastro, depois, use seu CPF e sua Senha para fazer o Login e entrar no sistema quantas vezes quiser. Insira aqui o Código de sua empresa, que deverá ser fornecido pelo Gestor da

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.6 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista

Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista Autor: Bruno Leonardo MCP, MCDST, MCSA http://brunoleonardoleal.spaces.live.com 24/06/2007 Configurando o Controle dos Pais no Windows Vista Página 1 de 16 O Controle dos Pais está disponível nas versões

Leia mais

Roteiro para Cadastramento no Módulo PC Online do SiGPC Data de atualização: 10/2/2012

Roteiro para Cadastramento no Módulo PC Online do SiGPC Data de atualização: 10/2/2012 Roteiro para Cadastramento no Módulo PC Online do SiGPC Data de atualização: 10/2/2012 Para começar, tenha em mãos o seguinte: A mensagem eletrônica ou ofício que você recebeu do FNDE contendo Usuário

Leia mais

Em FORMATO E-LEARNING PQ 11.04.A Página 1 de 6

Em FORMATO E-LEARNING PQ 11.04.A Página 1 de 6 Página 1 de 6 1. FUNCIONAMENTO Os cursos na modalidade de e-learning do são frequentados totalmente online, à exceção do Curso de Trabalhador Designado para a Segurança e Saúde no Trabalho em que a 1ª

Leia mais

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi)

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Este módulo irá ensinar-lhe como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica usando o programa Prezi. A produção de uma apresentação

Leia mais

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos

Esse produto é um produto composto e tem subprodutos Indústria - Cadastro de produtos O módulo indústria permite controlar a produção dos produtos fabricados pela empresa. É possível criar um produto final e definir as matérias-primas que fazem parte de

Leia mais

CURSO: Orientações. MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links. Curso 3/3 2009. Contato com o suporte: Nome.: Empresa.: Data.: / / E-mail.

CURSO: Orientações. MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links. Curso 3/3 2009. Contato com o suporte: Nome.: Empresa.: Data.: / / E-mail. CURSO: Orientações MÓDULOS: Orientações/Calendário/Links Curso 3/3 2009 Contato com o suporte: Tel.:11-3857-9007 ramal 4 Fax.: 11-3857-9007 ramal 211 Cellular: 11-9333-21 E-mail.: suporte@webcontabil.com.br

Leia mais

Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center. Versão 5.6

Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center. Versão 5.6 Guia de Usuário do Servidor do Avigilon Control Center Versão 5.6 2006-2015 Avigilon Corporation. Todos os direitos reservados. A menos que seja expressamente concedida por escrito, nenhuma licença será

Leia mais

REGULAMENTO GERAL E TÉCNICO DO 2º Passeio Ciclístico Saúde Center

REGULAMENTO GERAL E TÉCNICO DO 2º Passeio Ciclístico Saúde Center REGULAMENTO GERAL E TÉCNICO DO 2º Passeio Ciclístico Saúde Center ARTIGO 1 DO NOME, TURNO, DATA, HORÁRIOS, ENDEREÇO, LOCALIDADE E ENTREGAS DO KIT DE INSCRIÇÃO DO PASSEIO CICLÍSTICO. PARÁGRAFO 1 - O 1º

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA XI CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO CONPEEX

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA XI CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO CONPEEX UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA XI CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO CONPEEX NORMAS DA XI MOSTRA DE EXTENSÃO E CULTURA A XI MOSTRA DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFG acontecerá

Leia mais

Especificações dos Robôs: 1. O robô deverá caber em um quadrado cujas dimensões internas serão de 20 cm por 20 cm.

Especificações dos Robôs: 1. O robô deverá caber em um quadrado cujas dimensões internas serão de 20 cm por 20 cm. Nome da Modalidade: Sumô controlado por fio Número de robôs por partida: Dois (2) Duração da partida: 3 minutos Classe de peso dos robôs: 3,005 kg Dimensões dos robôs: Conforme abaixo Especificações do

Leia mais

XXXVII COPA NORTE/NORDESTE DE CICLISMO 2014

XXXVII COPA NORTE/NORDESTE DE CICLISMO 2014 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO XXXVII COPA NORTE/NORDESTE DE CICLISMO 2014 Art. 1º - REGULAMENTO OBJETIVO Com o objetivo de desenvolver e difundir o ciclismo em toda a Região Norte e Nordeste, bem

Leia mais

Conhecendo o Decoder

Conhecendo o Decoder Conhecendo o Decoder O Decoder da sua ion TV, ou receptor, também é chamado de STB, sigla em inglês para Set Top Box, que é o aparelho responsável por receber o sinal de TV, decodificá-lo e enviá-lo para

Leia mais

Neste tópico, você aprenderá a criar facilmente um banco de dados para uma nova empresa e a definir configurações comuns de uma empresa no SAP

Neste tópico, você aprenderá a criar facilmente um banco de dados para uma nova empresa e a definir configurações comuns de uma empresa no SAP Neste tópico, você aprenderá a criar facilmente um banco de dados para uma nova empresa e a definir configurações comuns de uma empresa no SAP Business One, em apenas uma etapa usando um assistente guiado.

Leia mais

Winter Challenge 2ª Edição Amparo 2006 Procedimentos

Winter Challenge 2ª Edição Amparo 2006 Procedimentos Winter Challenge 2ª Edição Amparo 2006 Procedimentos Publicado 23 de abril de 2006 1. Introdução No espírito de diversão, entretenimento e segurança, desenvolvemos estes procedimentos e guias para a próxima

Leia mais

REGULAMENTO COUNTER STRIKE GO

REGULAMENTO COUNTER STRIKE GO REGULAMENTO COUNTER STRIKE GO Prémios 1º - 200 euros (em voucher PCBem) 2º - 100 euros (em voucher PCBem) 3º - 50 euros (em voucher PCBem) 4º - 30 euros (em voucher PCBem) Regras Nicknames/in-game alias

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais

Campeonato de Carros Nacionais

Campeonato de Carros Nacionais Campeonato de Carros Nacionais Resumo POTENCIA Ver na lista de carros (em média, 280 CV) PESO 1.200 KG + lastro (lastro dado pelo sistema de lastro, explicado abaixo) PNEU DESPORTIVO MACIO AFINAÇAO PERMITIDA

Leia mais

Os alunos do ensino supletivo deverão comprovar a conclusão de 50% do percurso.

Os alunos do ensino supletivo deverão comprovar a conclusão de 50% do percurso. CURSOS TÉCNICOS 2SEM13 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 1. Das Inscrições 1.1 As inscrições para o processo seletivo para ingresso nos estarão abertas das 14h do dia 04/03/2013 às 21h do dia 25/03/2013,

Leia mais

GUIA PRÁTICO DECLARAÇÃO DE REMUNERAÇÕES ON-LINE INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO DECLARAÇÃO DE REMUNERAÇÕES ON-LINE INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO DECLARAÇÃO DE REMUNERAÇÕES ON-LINE INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático de Declaração de Remunerações On-Line (2026 V4.10) PROPRIEDADE Instituto da Segurança

Leia mais

Localização: Sines. Data: 4 de Julho de 2015. Tipologia de prova: Circuito com +- 6 Km / volta. Organização: Sines Surf Clube

Localização: Sines. Data: 4 de Julho de 2015. Tipologia de prova: Circuito com +- 6 Km / volta. Organização: Sines Surf Clube Localização: Sines Data: 4 de Julho de 2015 Tipologia de prova: Circuito com +- 6 Km / volta Organização: O evento será gerido por uma Comissão Geral que irá acompanhar o processo organizacional até à

Leia mais

COPA CEPEUSP DE FUTEBOL 2016 REGULAMENTO

COPA CEPEUSP DE FUTEBOL 2016 REGULAMENTO CENTRO DE PRÁTICAS ESPORTIVAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO S. EVENTOS COPA CEPEUSP DE FUTEBOL 2016 REGULAMENTO I - DOS OBJETIVOS A COPA CEPEUSP DE FUTEBOL DE CAMPO tem como objetivo a integração dos docentes

Leia mais

TENNIS CLUB DA FIGUEIRA DA FOZ Escola de Ténis

TENNIS CLUB DA FIGUEIRA DA FOZ Escola de Ténis De acordo com o art.º 2º dos estatutos deste clube, o Tennis Club da Figueira da Foz tem uma que se rege pelo presente regulamento. 1. A funciona nas instalações do clube, sito na Avenida 25 de Abril,

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO PROCEDIMENTOS PARA AQUISIÇÃO Acesse o site www.teubilhete.com.br, selecione a opção Teu Online, e clique no botão, preencha o formulário com os dados de sua empresa. Reúna duas vias impressas do Contrato

Leia mais

REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL DE GIRA-PRAIA DE SUB. 16,18 e 20-2014

REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL DE GIRA-PRAIA DE SUB. 16,18 e 20-2014 REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL DE GIRA-PRAIA DE SUB. 16,18 e 20-2014 ARTIGO 1º O Campeonato Nacional de Gira- Praia de Subs é uma competição de Voleibol de Praia de âmbito nacional, organizada pela

Leia mais

Regulamento I Ofir Surf Open

Regulamento I Ofir Surf Open Regulamento I Ofir Surf Open Organização: Câmara Municipal de Esposende & Surfrider Foundation Porto Local: Ofir - Esposende Dates: 14 e 15 de Julho de 2012 Modalidades: Surf, Bodyboard e Longboard Âmbito

Leia mais

1) Cadastros/ Clientes

1) Cadastros/ Clientes Pagina 2 Fone: (17) 3426-5560 www.megaonline.com.br/hoken Segue um passo a passo do que foi alterado/acrescentado na versão 2.2 da Agenda Hoken. 1) Cadastros/ Clientes a. Relatório de CLIENTES sem Agendamento

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR EMPRESAS CONTRIBUINTES DO SENAI-SP 1SEM15 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1. Das Inscrições 1.1 As inscrições para o processo seletivo

Leia mais

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo

Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI. Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Assessoria Técnica de Tecnologia da Informação - ATTI Projeto de Informatização da Secretaria Municipal de Saúde do Município de São Paulo Programa AMG Manual de Operação Conteúdo 1. Sumário 3 2. Programa

Leia mais

Início Rápido para o Templo

Início Rápido para o Templo Início Rápido para o Templo O FamilySearch.org facilita realizar as ordenanças do templo por seus antepassados. Todo o processo tem apenas alguns passos simples: 1. Descobrir antepassados que precisam

Leia mais

Configurando a emissão de boletos no sistema

Configurando a emissão de boletos no sistema Configurando a emissão de boletos no sistema Entre nossos sistemas, o GIM, o GECOB, o GEM, o TRA-FRETAMENTO e os 15 sistemas da linha 4U (GE-COMERCIO 4U, GEPAD 4U, GE-INFO 4U, etc ) possuem funções para

Leia mais

Manual de Utilização do PDV Klavix

Manual de Utilização do PDV Klavix Manual de Utilização do PDV Klavix Página 1/20 Instalando a partir do CD Se você recebeu um CD de instalação, rode o programa Instalador que se encontra no raiz do seu CD. Ele vai criar a pasta c:\loureiro

Leia mais

XXXVII COPA NORTE/NORDESTE DE CICLISMO 2014

XXXVII COPA NORTE/NORDESTE DE CICLISMO 2014 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO XXXVII COPA NORTE/NORDESTE DE CICLISMO 2014 Art. 1º - Art. 2º - Art. 3º - REGULAMENTO OBJETIVO Com o objetivo de desenvolver e difundir o ciclismo em toda a Região Norte

Leia mais

Políticas de troca, devolução e reembolso

Políticas de troca, devolução e reembolso Trocas e Devoluções Políticas de troca, devolução e reembolso Para que você mantenha a sua confiança e total satisfação nas compras realizadas na Marcenaria Tiradentes criamos uma Política de Troca e Devolução

Leia mais

REGULAMENTO NA PRÁTICA 2016

REGULAMENTO NA PRÁTICA 2016 REGULAMENTO NA PRÁTICA 2016 1. OBJETIVO Este instrumento (o Regulamento ) tem por objetivo regular a participação do CANDIDATO no processo de inscrição para os programas i) Catálise, ii) Imersão, iii)

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS FUTSAL ÉPOCA 2009-2010

NORMAS ESPECÍFICAS FUTSAL ÉPOCA 2009-2010 NORMAS ESPECÍFICAS FUTSAL ÉPOCA 2009-2010 FUTSAL NORMAS ESPECÍFICAS As normas específicas são regras estabelecidas pela Direcção Desportiva, em complemento do Código Desportivo, para as provas organizadas

Leia mais

Sistema LigaMagic de Torneios

Sistema LigaMagic de Torneios Sistema LigaMagic de Torneios O Sistema LigaMagic de Torneios (www.ligamagic.com.br) tem como objetivo fortalecer as lojas e organizadores de Magic no Brasil. Para isto estamos criando um sistema de torneios

Leia mais

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO

BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO BAURU 2015 2 BR DOT COM SISPON: MANUAL DO USUÁRIO Manual do usuário apresentado para auxiliar no uso do sistema SisPon. BAURU 2015 3 SUMÁRIO 1 Instalação... 5 1.1 Sispon...

Leia mais

2º Rally de São Luiz do Paraitinga

2º Rally de São Luiz do Paraitinga 2º Rally de São Luiz do Paraitinga 27 A 28 DE FEVEREIRO DE 2016 CAMPEONATO PAULISTA DE RALLY DE VELOCIDADE 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Rally REGULAMENTO PARTICULAR DE PROVA (RPP) Página1 1.1 2º

Leia mais

Neste tópico, veremos como selecionar e copiar informações entre bancos de dados de empresa no SAP Business One.

Neste tópico, veremos como selecionar e copiar informações entre bancos de dados de empresa no SAP Business One. Neste tópico, veremos como selecionar e copiar informações entre bancos de dados de empresa no SAP Business One. 1 Neste tópico, você aprenderá a usar a ferramenta Quick Copy durante um projeto de implementação.

Leia mais

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS?

O QUE É A CENTRAL DE JOGOS? O QUE É A CENTRAL? A Central de Jogos consiste de duas partes: Um site na Internet e um programa de computador (Central) que deve ser instalado em sua máquina. No site www.centraldejogos.com.br, você pode

Leia mais

NORMAS ESPECIFICAS VOLEIBOL. www.inatel.pt

NORMAS ESPECIFICAS VOLEIBOL. www.inatel.pt NORMAS ESPECIFICAS www.inatel.pt NORMAS ESPECÍFICAS As normas específicas são regras estabelecidas pela Direção Desportiva, em complemento do Código Desportivo, para as provas organizadas pela Fundação

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. RELÓGIO ESPIÃO Elegance

MANUAL DE INSTRUÇÕES. RELÓGIO ESPIÃO Elegance MANUAL DE INSTRUÇÕES RELÓGIO ESPIÃO Elegance Antes de manusear leia atentamente todas as instruções deste manual: Este aparelho é constituído de mecanismos internos muito sensíveis e delicados, sendo que

Leia mais

Manual do Usuário. Protocolo

Manual do Usuário. Protocolo Manual do Usuário Protocolo Índice de capítulos Parte I - Processos............................... 01 1 - Buscar................................ 01 2 - Listar................................ 02 3 - Abertura..............................

Leia mais

Problemas básicos nos. Serviços Gladius MP

Problemas básicos nos. Serviços Gladius MP Problemas básicos nos Serviços Gladius MP I. Quando um funcionário não consegue marcar ponto a) Problemas de Nível Operacional b) Um ponto de ajuda c) Identificando em que fase o problema está d) Problemas

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO MEDICINA 2016 Exclusivo a Candidatos do Nível Médio

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO MEDICINA 2016 Exclusivo a Candidatos do Nível Médio EDITAL DO PROCESSO SELETIVO MEDICINA 2016 Exclusivo a Candidatos do Nível Médio São Paulo, 5 de janeiro de 2016. Prezado Candidato, Para que tenhamos sucesso na realização deste processo seletivo, algumas

Leia mais

Tutorial 7 Fóruns no Moodle

Tutorial 7 Fóruns no Moodle Tutorial 7 Fóruns no Moodle O Fórum é uma atividade do Moodle que permite uma comunicação assíncrona entre os participantes de uma comunidade virtual. A comunicação assíncrona estabelecida em fóruns acontece

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE DESPORTOS COORDENADORIA DE EXTENSÃO Fone (48) 3721-9925 extensao.cds@contato.ufsc.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE DESPORTOS COORDENADORIA DE EXTENSÃO Fone (48) 3721-9925 extensao.cds@contato.ufsc. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE DESPORTOS COORDENADORIA DE EXTENSÃO Fone (48) 3721-9925 extensao.cds@contato.ufsc.br CRONOGRAMA E EDITAL ATIVIDADES DE EXTENSÃO 2016/1 A Coordenadoria de

Leia mais

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA - 2015

REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA - 2015 REGULAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA - 2015 Os laboratórios de informática utilizados pelos alunos das Faculdades Integradas Camões se encontram nas duas sedes: Treze de Maio e Muricy, funcionando

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. RELÓGIO ESPIÃO Elegance

MANUAL DE INSTRUÇÕES. RELÓGIO ESPIÃO Elegance MANUAL DE INSTRUÇÕES RELÓGIO ESPIÃO Elegance Antes de manusear leia atentamente todas as instruções deste manual: Este aparelho é constituído de mecanismos internos muito sensíveis e delicados, sendo que

Leia mais

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE VELOCIDADE PARTE B CLASSE CUP REGULAMENTAÇÃO TÉCNICA 2016

CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE VELOCIDADE PARTE B CLASSE CUP REGULAMENTAÇÃO TÉCNICA 2016 1 CONSELHO TÉCNICO DESPORTIVO NACIONAL COMISSÃO NACIONAL DE VELOCIDADE PARTE B CLASSE CUP REGULAMENTAÇÃO TÉCNICA 2016 INTRODUÇÃO Sempre que os presentes regulamentos se referirem à PROMOTORA, a DENER MOTORSPORT

Leia mais

Regras do Concurso do Micro-Rato 97 e Especificações Técnicas

Regras do Concurso do Micro-Rato 97 e Especificações Técnicas Regras do Concurso do Micro-Rato 97 e Especificações Técnicas Fevereiro de 1997 O Robot O robot deverá caber completamente numa caixa com 400 400 400mm. Este limite é válido em qualquer altura. Se o robot

Leia mais

Sistema de Georreferenciamento. Versão 1.0 Manual do Usuário. Copyright 2013 CINTE

Sistema de Georreferenciamento. Versão 1.0 Manual do Usuário. Copyright 2013 CINTE Sistema de Georreferenciamento Versão 1.0 Manual do Usuário Copyright 2013 CINTE Central de rastreamento: (84) 3034-9263 Email: rastreamento@cinte.com.br Sistema de Georreferenciamento 1.0 Manual 2 Índice

Leia mais

GUIA DE APLICAÇÃO EBT

GUIA DE APLICAÇÃO EBT GUIA APLICAÇÃO EBT CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO COORNAÇÃO-GERAL COOPERAÇÃO FERATIVA E CONTROLE SOCIAL SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 PREPARAÇÃO... 4 REGULAMENTAÇÃO... 6 PASSIVA... 7 FIM DA AVALIAÇÃO... 10 REVISÃO...

Leia mais

COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2014

COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2014 COPA DAS FEDERAÇÕES REGULAMENTO GERAL PARA 2014 1. DO CAMPEONATO Anualmente a CBT - Confederação Brasileira de Tênis promoverá a Copa das Federações, para definir o Estado Campeão Brasileiro. A Copa das

Leia mais

COMO IMUNIZAR SEU PENDRIVE CONTRA VÍRUS. Introdução

COMO IMUNIZAR SEU PENDRIVE CONTRA VÍRUS. Introdução COMO IMUNIZAR SEU PENDRIVE CONTRA VÍRUS Introdução Os vírus de computador que infectam os pendrives sempre se infiltram pela raiz do mesmo, que é a primeira área onde o pendrive começa a ser utilizado,

Leia mais

EDITAL Nº 01/2015 1º SIMULADO SAS ENEM

EDITAL Nº 01/2015 1º SIMULADO SAS ENEM EDITAL Nº 01/2015 1º SIMULADO SAS ENEM O Sistema Ari de Sá torna público que estarão abertas, no período indicado no item 1, as inscrições para o 1º Simulado SAS ENEM 2015, para alunos da 3ª série do Ensino

Leia mais