Antônio Carlos Ribeiro Unifal - Universidade Federal de Alfenas Deptº de Ciências Humanas e Letras Professor de Ciência

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Antônio Carlos Ribeiro (antonilos@gmail.com) Unifal - Universidade Federal de Alfenas Deptº de Ciências Humanas e Letras Professor de Ciência"

Transcrição

1 Antônio Carlos Ribeiro Unifal - Universidade Federal de Alfenas Deptº de Ciências Humanas e Letras Professor de Ciência Política

2 Estudo comparado: FOCCO/AL; FOCCO/PE; FOCCO/PB. Entrevistas semiestruturadas com 31 membros, realizadas durante o período de 5 a 23 de agosto de Pesquisa Capital social e densidade de rede: a produção da transparência e da fiscalização na gestão pública (GIARS/CPEQS/UFMG) TESE: MUDANÇA E ESTABILIDADE EM CAMPOS INSTITUCIONAIS: estudo de um estilo inovador no campo de fiscalização e promoção da transparência pública.

3 Objetivo: Entender como os processos de cooperação e coordenação entre atores estatais e civis na busca pela produção da transparência e da fiscalização da gestão pública levou a um novo estilo de se promover a fiscalização e a transparência. CGU

4 Simbólico (Narrativas e Mente ) Material (Redes e Corpo ) Subdomínio da ação empreendedora aplicado ao campo da fiscalização e promoção da transparência pública. Meso (Grupo) Micro (Self) Fonte: elaboração própria a partir de Mohr e Neely (2009)

5 conhecer a percepção dos atores sobre a experiência vivenciada nos Fóruns; levantar o perfil dos participantes; investigar os principais desafios, obstáculos, oportunidades, soluções e estratégias vinculados à proposta de integração via FOCCO s; identificar os principais agentes responsáveis pela criação e permanência de cada FOCCOs (empreendedores institucionais da ideia).

6 Origem dos movimentos. Desafios centrais dentro dos FOCCOs. Dinâmica de funcionamento dos FOCCOs. A dinâmica de participação nas reuniões dos FOCCOs. Legados do movimento. Indicativos de desempenho dos FOCCOs: aspectos consolidados e pontos fracos. Motivações: crenças e valores. A rede social de referência dos FOCCOs.

7 O que podemos destacar diferente? A força de iniciativas pessoais, com baixo apoio institucional, que conseguiram conceber e implementar um novo estilo de produzir fiscalização e a transparência pública. "As coisas saíram do âmbito institucional por força das relações pessoais. A gente construiu um grupo de pessoas com o mesmo pensamento e que conseguiu dar muita força ao FOCCO " (entrevistado 28).

8 RCGP/AP RCGP/PA RCGP/MA MARCCO/PI RCGP/AM FOCCO/AC RCGP/RO RCGP/MT RCGP/SE RCGP/BA RCGP/ES RCGP/MS GTCS/RJ FOCCO/SP RCGP/ES RCGP/PR MARCCO/RS FOCCO/Florianópolis???

9 Primeiro momento de difusão da ideia acontece também via iniciativas pessoais. "...em 2009 eu levei a ideia para [o ator 24], mostrei para ele como funcionava na Paraíba e já existia em Pernambuco e já existia no Rio Grande do Norte, no Ceará[...]. Ele maturou a ideia, chamou mais umas outras pessoas [...]. Fizemos uma pesquisa para saber como funcionava e tudo mais [... ] em 2009 a gente criou o FOCCO [em Alagoas]" (entrevistado 19). "Veja, o Fórum de Combate à Corrupção de Pernambuco, ele foi criado a partir da iniciativa do Ministério Público Federal. [...] com a chegada de um procurador da República [...] E ele trouxe essa informação para cá" (entrevistado 63). "[os atores 38 e 52] que são os membros de lá, falaram da existência do FOCCO. Então nós chegamos e conversamos com o pessoal do Ministério Público Federal, [...]. E, ai começou: como que vocês fizeram isso e tal. [...] A gente não tinha nada, só vontade. Vamos convidar o [ator 62] pra vir aqui. E ai fizemos um convite, e ele veio explicar como foi que surgiu o FOCCO/PB. Então ele trouxe pra gente, ai ele, é, trouxe um documento, como é que, aquele termo de compromisso das instituições e tal. E nós começamos a trabalhar em cima do que ele trouxe, tá certo. Fizemos as nossas adaptações". (entrevistado 76).

10 Um novo formato para integração que se desdobra para além dos aspectos formais: as trocas que se realizam nos FOCCOs, emergem antes, durante e depois das reuniões. "Por exemplo, hoje temos o MPC e o MPE, nós hoje temos diversas atuações sendo feitas em conjunto, termo de ajustamento de conduta assinado com relação a gestão da prefeitura de Maceió, na área de assistência social, na área de saúde, na área de educação, que são muitas vezes [...] são tratados numa reunião do FOCCO, enquanto o promotor estava lá a gente conversa: 'vamos tentar fazer alguma coisa juntos nesse sentido'" (entrevistado 9)....o FOCCO é esse espaço que permite a aproximação, uma maior aproximação dos órgãos. E dessa aproximação, dessa conversa mais próxima entre os órgãos, daí surgem essas ações que, muitas vezes, não surgem diretamente daquela reunião, mas surgem porque, como estreitou essa aproximação, vislumbram a oportunidade daqueles dois órgãos... daqueles dois ou três órgãos se juntarem e saírem para fazer aquele tipo de ação de combate à corrupção" (entrevistado 52).

11 Os FOCCOs se tornaram realidade a partir da ação de alguns empreendedores institucionais. "... o coordenador do FOCCO até o ano passado [ator 24], esse homem era um abnegado, esse homem fazia além daquilo que a gente chama de feijão com arroz. " (entrevistado 4). "Hoje tem sido inegável a participação do [ator 19] [...]. Então assim, a perseverança dele é estimulante" (entrevistado 10). "..., tem duas pessoas que são muito importantes [...] que é o [ator 38] e o [ator 52], [...]. São as duas pessoas que sempre abraçaram essa ideia do FOCCO desde o início" (entrevistado 28). "O [ator 51] é uma pessoa de extrema importância na reunião do FOCCO" (entrevistado 38). "...a figura do FOCCO foi criada, estruturada por uma pessoa, no caso o [o ator 62], que chama as pessoas para se reunir, as pessoas dos órgãos que operacionalizam os eventos" (entrevistado 43).

12 Na percepção dos entrevistados houve mudanças significativas no trabalho do dia-a-dia. 1. Aumento da confiança entre os agentes públicos que passaram a ter mais contatos pessoais e a desenvolveram as relações de amizade; 2. Facilidade de comunicação entre os órgãos públicos, que resultou em mais agilidade nos procedimentos e ações que envolvem mais de uma instituição; 3. Afrouxamento dos nós burocráticos próprios dos trâmites formais, única alternativa antes dos FOCCOs; 4. Difusão entre os servidores dos órgãos públicos dos papéis e a Atividades das instituições que compõe o sistema de controle

13 Mudanças nos dia-a-dia. Nós apenas nos conhecemos através de ofícios, telefonemas. E o contato pessoal, a troca de informação direta isto é muito importante para quem trabalha com investigação com troca de informações, porque cria um laço de confiança" (entrevistado 13). "Quando a gente se reuniu, a gente começou a aprender o que o outro fazia e as possibilidades de cada um..." (entrevistada 31). "... a simples aproximação das pessoas que integram o FOCCO, os órgãos que compõem o FOCCO, faz com que haja uma interação de forma simples, não burocrática e formal, que a partir daí surgem ideias, surge um conhecimento do outro órgão" (entrevistado 53). "Os órgãos melhoraram muito. Não há desconfiança, há uma parceria. Você pode ver que quase tudo que a gente faz tem dois órgãos desses, três, hoje em dia. É uma parceria intensa" (entrevistado 62).

14 Ações de prevenção => envolve sociedade civil e órgãos públicos: Exemplos: Parlamento Jovem; Dia Internacional de Combate à Corrupção; Caravana da Cidadania; WorkFOCCO; Feira Contra a Corrupção; Campanhas publicitárias, Colóquio contra a corrupção, etc. Valorização dos programas já existentes. Iniciativas que passam a ser adotadas pelos FOCCOs. Nós temos um programa chamado Diálogo Público. A CGU tem um programa chamado Olho Vivo no Dinheiro Público. O TCE Pernambuco tem Tecendo Cidadania. A AGU criou um em determinado momento. O Ministério Público do Estado tem O Que Você Tem a Ver com Corrupção, um programa no âmbito dos Ministérios Públicos. [...] Sempre que está ocorrendo um evento desses, apesar de a gente continuar sendo do órgão, a gente passou a transformar isso num evento do Fórum (entrevistado 60).

15 Ações de Repressão => envolve órgãos públicos: Exemplos: Notas Técnicas, Recomendações, Orientações, Operações, Investigações, Termos de Conduta. As operações que foram deflagradas, [...], que me vem a memória, a que é muito tocante foi a operação confraria que inclusive resultou na prisão do prefeito da capital, isso foi muito marcante para a atuação do sistema de controle" (entrevistado 28). "Nós fizemos algumas operações em conjunto operação transparência, carta marcada" (entrevistado 40). "O ano passado, por exemplo, nós tivemos uma recomendação do FOCCO sobre licitações e contratos" (entrevistado 52)...., foi feita uma nota técnica voltada especificamente para as eleições. Cuidados, riscos nas eleições, etc. E agora, 2012, que era uma questão municipal, essa questão voltada para o prefeito que sai e o prefeito que entra. " (entrevistado 60).

16 1º) encontrar o equilíbrio entre os esforços ações de prevenção e repressão => aumento da eficiência. Quanto investir em uma ou outra linha de ação?... seria muito importante a gente voltar ao começo e mais uma vez fazer atividades integradas, tentar fortalecer essa integração para que ela enfim possa entrar no DNA das instituições e se institucionalizar" [...] "..., o esforço hoje está muito voltado para o aspecto da prevenção" (entrevistado 28). "o FOCCO em si não tem legitimidade para fazer mais, a gente não tem como chegar lá e (inaudível) um gestor, o que a gente pode fazer é oficiar, promover encontros, fazer capacitações, [...]. O nosso trabalho acaba sendo esse, de mobilizar a sociedade, de despertar" (entrevistado 10). Ainda que complementares, uma linha pode sobressair em relação à outra.

17 2º) Pensar o lugar da sociedade civil no movimento (parceira e agente a ser capacitado): Revisão do modelo original na Paraíba; Em Alagoas, o modelo original é mantido; Em Pernambuco, adota-se o modelo revisto. O caso de Tocantins foi citado nas entrevista com um modelo que não conta com a participação da sociedade civil.

18 O FOCCO/PB reuniões de Fev/2009 à Nov/2012

19 Participação e reuniões. Seleção dos participantes: participação das organizações civis e convite aos órgãos públicos. "Hoje o órgão está composto por instituições, pelo combate da corrupção e que tenham uma atuação. São órgãos que de fato fiscalizam e eles tem este objetivo. Então a gente pensa vai entrar um outro órgão e temos que pensar: qual a finalidade deste órgão? Voltado a que? Não tem sintonia com o FOCCO. Ele não vai agregar nada. Então não temos interesse que este órgão participe" (entrevistado 55). Voluntarismo: "... nós temos as nossas tarefas aqui que não são poucas, são muitas. Então, até você participar de reuniões, você está abrindo mão de participar de alguma coisa" (entrevistado 40).

20 Grupos de trabalhos/comissões temáticas "As reuniões mensais com a participação de todos e essa distribuição em comissões, comissão de órgãos que ai realmente há assuntos que necessitam de um certo sigilo então participam só os órgãos públicos" (entrevistado 26). "Está se discutindo aí a nova Lei de Licitações. Então, a gente definiu que vai ser formado um grupo técnico, que vai estudar um pouco essa proposta e vai fazer um manifesto, ou um entendimento, ou um enunciado do FOCCO... (entrevistado 35). "..., as deliberações deles, já que ele é um GT do FOCCO, [...], eles trazem para a reunião, para colocar para os outros, o que os outros acham, e aí você tem interação do GT formal do FOCCO com os outros atores. Então, as ações desses GT elas são periodicamente trazidas para a reunião maior do FOCCO e vão sendo aglutinadas essas ações" (entrevistado 52).

21 Participação e reuniões. Representação e presença nas reuniões: adesão ao movimento. "E todo mundo tinha um acesso muito bom lá no FOCCO. Depois entrou o [ator 20], não tinha aquela abertura que a gente tinha com o [ator 24]. Mas tinha. O [ator 20] era um cara sério. Mas com o menino, com o [ator 26], a gente sente que o negócio émeio..." (entrevistado 11). a contribuição que ele vai dar naquela reunião vai depender muito se ele acredita ou não naquele trabalho" (entrevistado 52)...., em outros casos, apenas um ou dois atores do órgão é que consideram o fórum importante. Então, (inaudível) ele não se torna importante. [...] Por exemplo, se a gente vai interagir com alguém numa instituição que não está considerando o fórum importante, a tendência é que ele não dê prioridade" (entrevistado 60).

22 Rotatividade nas reuniões; "Hoje, naturalmente, independentemente dos chefes os contatos são mais abertos institucionalmente falando, mas em algum momento eu acho que essa modificação das pessoas contribuiu sim para essa perda da vitalidade [...] " (entrevistado 28). A rotatividade tem um lado negativo, quando estas pessoas que chegam não entendem o que esta acontecendo ou não concordam isto enfraquece a participação daquele órgão" (entrevistado 38). "... ai quando começaram a mudar, a gente dizia: 'ô rapaz, entrou um dirigente que não tinha a mesma visão daquele anterior'. E começamos a perceber que aquela instituição começou a participar formalmente. Quer dizer, ela ia, mas não tinha aquele mesmo empenho. E as vezes nem ia." (entrevistado 76). Uma solução => Membros convidados MARCCO/RN, divulgação dos Fóruns, mobilização de laços de amizade e confiança.

23 Autoridade para assumir compromissos. "...os órgãos federais é mais complicado. Porque o cara não tem o chefe direto aqui. Tudo depende de Brasília" (entrevistado 16). "uma coisa que dificulta é porque às vezes o próprio órgão tem limitações, porque estão entrelaçados a uma lei orgânica e não podem ultrapassar aquele ponto" (entrevistado 19). "A maior dificuldade [...] é levar o compromisso em razão de alguma deliberação que você toma em reuniões dessas para todos os órgãos. Então, às vezes, na hora de executar, tem algum órgão que diz: 'Puxa, eu vou depender da assinatura da pessoa, que eu tenho um chefe lá e isso demora' ou 'o meu chefe não está muito de acordo com isso." (entrevistado 62).

24 Cultura institucional: dificulta a adaptação ao trabalho colaborativo e a troca de informações " "O motivo do Tribunal de Contas da União [...] é de não assinar nenhum documento que a gente faz porque eles alegam que tem recomendações dos ministros do TCU de que não pode subscrever" (entrevistado 4). "E os órgãos públicos eles tem a capacidade de agir, de realizar as fiscalizações, obviamente de acordo aos critérios, cada órgão público tem o seu próprio planejamento " (entrevistado 26). "É lógico que às vezes a gente pode dizer: 'Uma periodicidade maior de encontros'. Mas a gente sabe dessa dificuldade que cada órgão tem com as suas exigências internas de cumprimento metas, de tudo" (entrevistado 53). "Então, esse é um elemento que pesa, o peso que as instituições estão dando. E outra é que as instituições têm estruturas hierárquicas diferenciadas. E estruturas regimentais também diferenciadas. E tempos diferenciados" (entrevistado 60).

25 Pauta das reuniões. "O que mais eu posso dizer sobre o FOCCO?... E outras vezes têm reuniões sobre determinados assuntos, eles são de maior interesse de determinado instituição. É mais interesse do TCU, do CGU, da Procuradoria da República, são verbas federais... E a gente, como nós trabalhamos com verbas estaduais e municipais, aquilo ali é interessante saber o que está sendo feito e tal, mas para a nossa atividade não tem tanta efetividade. Porque nós não temos competência para trabalhar com aquilo" (entrevistado 64).

26 Relações pessoais e confiança. "Facilita bastante, porque você passa a ter uma referência de um colega, uma pessoa a quem procurar na outra instituição, então ele abre esse canal de comunicação". (entrevistado 9) Então, hoje, a gente já começa a perceber que isso, antes mesmo de mandar um ofício, já se entra em contato por ligação, já se conversa. A gente consegue ter uma linha de ação muito mais forte" (entrevistado 35)...., hoje, em cada um desses órgãos tem uma pessoa de contato, próximo, digamos assim, com telefone, com , que eu posso ligar, tirar dúvida, saber de algum trabalho lá a esse respeito" (entrevistado 53). "Porque, às vezes, demorava um mês para o cara falar que não tinha nada. [...]. Então, se o cara liga e fala: '[...], você tem alguma ação nessa área, documento, alguma coisa, fiscalização já realizada?' 'Tenho. Manda o ofício'. Quando o ofício chega, a documentação jáestápronta, na mesma hora vai a documentação. Ou seja, isso agiliza muito. Dentro da burocracia do serviço público isso agiliza de um jeito que..." (entrevistado 56).

27 Integração de ações. "Os caminhos que estão sendo cortados é justamente quebrar aquela duplicidade, triplicidade, ou às vezes quadruplicidade de instâncias para apurar o mesmo fato em sequência" (entrevistado 62). "Até um tempo atrás podia acontecer de o TCE estar fazendo um trabalho numa área, CGU na mesma área, o TCU também, e aquelas informações não se uniam, não eram aproveitadas conjuntamente. Agora está chegando mais próximo, todos podem compartilhar mais as informações" (entrevistada 71). "Você estava trabalhando sobre uma coisa e eu trabalhando sobre outra. Então é isso, eu tava trabalhando como auditor então eu ia fazer isso. E o TCU tava trabalhando sobre a mesma coisa que eu tava fazendo, e ele, o relatório dele, quando eu peguei, era um pouquinho diferente. Pela primeira vez, inclusive, nós fizemos uma auditoria conjunta, TCU, CGU e o Estado, foi justamente um trabalho do MARCCO. Que juntos, o TCU e a CGU, não faziam" (entrevistado 76).

28 Aspectos consolidados "... a gente precisa abrir as portas certas para encontrar informações e buscar elementos que vão subsidiar as investigações, porque as ações geralmente são complexas e demanda um volume grande de informações. E se puder uma facilitação deste trabalho, mais rápido, mais sério este será o nosso resultado. Eu destaco que o FOCCO tem contribuído para mim neste aspecto e, consequentemente, para o Ministério Público" (entrevistado 13). Pontos fracos. "O FOCCO não tem essa capacidade de mobilização, não consegue captar recursos financeiros, as instituições sociais elas sofrem de uma limitação financeira considerável, são poucas as que conseguem doações volumosas que permitem eles fazer um trabalho mais expressivo, você até ouviu um representante da sociedade civil dizer que o instituto sobrevivecom 300 reais por mês de doação" (entrevistado 10). "Eu acho que nós precisamos de estrutura. De menos voluntarismo" (entrevistado 62).

29 "... Nós estamos como órgão, mas o cidadão também está lá" (entrevistado 15). "A minha motivação é que eu quero colaborar para um mundo mais justo mais ético, mais igualitário. Faço o possível para que isto aconteça" (entrevistada 25). "Atua porque as pessoas tem um ideal antes de tudo, tem um senso de justiça, vontade de servir a sociedade. Eu acho que o mais importante que você vê no FOCCO éisso: as pessoas são servidores públicos mesmo, tanto é que participam das reuniões, mesmo mudando a direção do órgão o órgão continua participando" (entrevistado 43). "Agora, a motivação que eu enxergo, que me move, é o desafio mesmo, a paixão por esse trabalho e raiva de ladrão, para ser bem simplesinho. Raiva de ladrão. Eu odeio ladrão. E o pior éque a corrupção administrativa é praticada por pessoas que já recebem um salário para isso. É como se a gente estivesse pagando o cara para o cara roubar a gente. E tem a motivação também de ver esse país evoluir, avançar" (entrevistado 63).

30

31 Coordenadores Representantes Guardião

32 Empreendedores institucionais identificados via sistema interativo Papéis de Centralidade intermediadores 3 medidas 2 medidas 3 papéis 2 papéis Centralidade Papéis de intermediadores 3 medidas 2 medidas 3 papéis 9/AL, 19/AL, 28/PB, 38/PB, 62/PE, 63/PE. - 19/AL, 38/PB, 62/PE /AL, 51/PB, 55/PB /AL, 38/PB, 62/PE 2 papéis 28/PB. 51/PB. - Fonte: Elaboração própria. Dados de Pesquisa, /PB, 51/PB.

33 Obs.: a intensidade das relações foi normalizada pelo coeficiente de Jaccard, o qual fornece o número de eventos que dois atores co-participam como uma proporção dos eventos possíveis de ocorrer a co-participação.

34 Investigar o grau de conexão entre os movimentos do país e a forma com estão tratando as questões aqui levantadas Técnica Bola de Neve => responder e encaminhar a outro possível respondente. Instrumento: Questionário auto aplicável.

35 Obrigado!

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 100 Discurso na cerimónia do dia

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

CHAIR DRYDEN: Continuemos, vamos passar ao último tema do dia. Ainda temos 30 minutos.

CHAIR DRYDEN: Continuemos, vamos passar ao último tema do dia. Ainda temos 30 minutos. LOS ANGELES Grupo de Trabalho do GAC de processo da transição da custódia das funções da (IANA) e o fortalecimento da responsabilidade e a governança da (ICANN) Sábado, 11 de outubro de 2014 17:30 às 18:00

Leia mais

Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013

Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013 Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013 Olá Pessoal Quero desejar as boas-vindas a todos os nossos estudantes, alunos, alunas,

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Neste inicio de curso de Formação em Coaching e Mentoring do Sistema ISOR, eu quero fazer a seguinte pergunta: o que vocês mais querem da vida hoje? Alguém pode começar?

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Jairo Martins da Silva. FOTOs: divulgação

Jairo Martins da Silva. FOTOs: divulgação Jairo Martins da Silva FOTOs: divulgação E N T R E V I S T A Disseminando qualidade e cultura Superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade, Jairo Martins da Silva fala sobre o desafio da qualidade

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 2 Data: 18/10/2010 Hora: 16h00 Duração: 23:43 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2009. Humanos aprimorados versus humanos comuns VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA CONVIVER COM OS HUMANOS APRIMORADOS? http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=voce-esta-preparado-conviver-humanosaprimorados&id=010850090828 Redação do

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 24 Discurso na solenidade de entrega

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim?

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim? viu? eu não falei pra você? o quê? este ano está igualzinho ao ano passado! foi você que jogou esta bola de neve em mim? puxa, acho que não... essa não está parecendo uma das minhas... eu costumo comprimir

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA

DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DA INICIATIVA Como é sabido existe um consenso de que é necessário imprimir qualidade nas ações realizadas pela administração pública. Para alcançar esse objetivo, pressupõe-se

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião da visita à Comunidade Linha Caravaggio Chapecó-SC, 23 de junho de 2006 Presidente: É um programa, talvez

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção

difusão de idéias QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias janeiro/2007 página 1 QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Um processo aberto, um conceito em construção Maria Lucia Machado e Maria Malta Campos: Na maioria dos países

Leia mais

COMO INICIAR O RELACIONAMENTO COM OS LEADS? 8 passos para TER UMA SEQUÊNCIA DE EMAILS BEM SUCEDIDA.

COMO INICIAR O RELACIONAMENTO COM OS LEADS? 8 passos para TER UMA SEQUÊNCIA DE EMAILS BEM SUCEDIDA. COMO INICIAR O RELACIONAMENTO COM OS LEADS? 8 passos para TER UMA SEQUÊNCIA DE EMAILS BEM SUCEDIDA. Uma sequência de e-mail, follow-up ou auto responder é um sistema de resposta automática em uma série

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 67 Discurso na cerimónia de outorga

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Consumidor e produtor devem estar

Consumidor e produtor devem estar A produção científica tem um produtor e um consumidor e, evidentemente, todo produtor é também um consumidor: quanto melhor consumidor ele for, melhor será como produtor. Há pesquisas em psicologia que

Leia mais

30/04/2009. Entrevista do Presidente da República

30/04/2009. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à imprensa estrangeira especializada (Around the Rings, Inside The Games, EFE, AP, Kyodo News, Reuters), após reunião

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 60 Pronunciamento após reunião da

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

Mensagem de Prem Rawat

Mensagem de Prem Rawat Mensagem de Prem Rawat na Conferência de Paz Nórdica 2012 Conf. Nórdica, Página 1 Gostaria de falar-vos sobre paz. Eu sei que quase toda a gente tem a sua interpretação do que é a paz. Para mim, a paz

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013

FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 FORMAÇÃO DE JOGADORES NO FUTEBOL BRASILEIRO PRECISAMOS MELHORAR O PROCESSO? OUTUBRO / 2013 Recentemente, escrevi uma crônica cujo texto apresentava algumas possíveis causas para que o processo de formação

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

COMO GERAR LEADS SEM GASTAR NENHUM CENTAVO

COMO GERAR LEADS SEM GASTAR NENHUM CENTAVO COMO GERAR LEADS SEM GASTAR NENHUM CENTAVO NESTE E-BOOK VOCÊ IRA APRENDER. NÃO EXISTE TRÁFEGO GRATUITO. O QUE É UMA OFERTA IMEDIATA. COMO GERAR TRÁFEGO GRATUITO" AUMENTANDO LISTA USANDO OFERTA IMEDIATA

Leia mais

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República

12/02/2010. Presidência da República Secretaria de Imprensa Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração da Escola Municipal Jornalista Jaime Câmara e alusiva à visita às unidades habitacionais do PAC - Pró-Moradia no Jardim do Cerrado e Jardim Mundo

Leia mais

30/07/2009. Entrevista do Presidente da República

30/07/2009. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em conjunto com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, após encerramento do seminário empresarial Brasil-Chile

Leia mais

É recomendável ordenar e responder apenas àquelas perguntas que podem efetivamente contribuir para um aprofundamento da análise da organização.

É recomendável ordenar e responder apenas àquelas perguntas que podem efetivamente contribuir para um aprofundamento da análise da organização. Roteiro de Apoio Análise da Sustentabilidade Institucional Antonio Luiz de Paula e Silva alpsilva@fonte.org.br 1 O presente documento apresenta uma série de perguntas para ajudar no levantamento de dados

Leia mais

MEMÓRIAS GEOGRÁFICAS À TONA:

MEMÓRIAS GEOGRÁFICAS À TONA: MEMÓRIAS GEOGRÁFICAS À TONA: Uma retomada da história do Curso de Geografia da UFU a partir de uma entrevista com a Profa. Dra. Suely Regina Del Grossi Revista OBSERVATORIUM: Qual (ais) a (s) razão (ões)

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

Thaísa Simplício Carneiro Cristiana Carla Silva Francisca Marta Nonato Abrantes Juliana Alves Bezerra Viegas Kathleen Elane Leal Vasconcelos

Thaísa Simplício Carneiro Cristiana Carla Silva Francisca Marta Nonato Abrantes Juliana Alves Bezerra Viegas Kathleen Elane Leal Vasconcelos UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA Programa Institucional de Iniciação Científica PROINCI/UEPB Campina Grande - Paraíba Conselhos Comunitários de Saúde e Saúde da Família: Thaísa Simplício Carneiro Cristiana

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente. ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 5 Sexo Idade Grupo de Anos de Escola docência serviço Feminino 46 Filosofia 22 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Filosofia, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o processo de avaliação

Leia mais

Resultado da Avaliação das Disciplinas

Resultado da Avaliação das Disciplinas Avaliação Curso Direito Imobiliário Registral Aplicado aos Bens Públicos DISCIPLINAS: 1- Propriedade e demais direitos reais 2- Modos de aquisição e perda da propriedade e demais direitos reais CARGA HORÁRIA:

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt São Paulo-SP, 05 de dezembro de 2008 Presidente: A minha presença aqui

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

30/09/2008. Entrevista do Presidente da República

30/09/2008. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em conjunto com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, com perguntas respondidas pelo presidente Lula Manaus-AM,

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

5 Instrução e integração

5 Instrução e integração SEÇÃO 5 Instrução e integração no meio de trabalho Quando um novo funcionário entra para uma organização, é importante que ele receba um bom apoio para entender sua função e a organização. Instrução é

Leia mais

Planejamento e financiamento para a qualificação das ações de alimentação e nutrição na Atenção Básica à Saúde

Planejamento e financiamento para a qualificação das ações de alimentação e nutrição na Atenção Básica à Saúde Planejamento e financiamento para a qualificação das ações de alimentação e nutrição na Atenção Básica à Saúde Introdução O Município Y tem uma população de aproximadamente 3 milhões de habitantes. A Secretaria

Leia mais

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO

ED WILSON ARAÚJO, THAÍSA BUENO, MARCO ANTÔNIO GEHLEN e LUCAS SANTIGO ARRAES REINO Entrevista Cláudia Peixoto de Moura Nós da Comunicação tendemos a trabalhar com métodos qualitativos, porque, acredito, muitos pesquisadores desconhecem os procedimentos metodológicos quantitativos ED

Leia mais

GUIA DE BOAS PRÁTICAS

GUIA DE BOAS PRÁTICAS GUIA DE BOAS PRÁTICAS A RODADA DE NEGÓCIOS A RODADA DE NEGÓCIOS É UM EVENTO EMPRESARIAL ORGANIZADO PARA PROMOVER NEGÓCIOS E PARCERIAS. Em um mesmo local estão empresas convidadas com interesse em comprar,

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 Era domingo e o céu estava mais azul que o azul mais azul que se pode imaginar. O sol de maio deixava o dia ainda mais bonito

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

10 segredos para falar inglês

10 segredos para falar inglês 10 segredos para falar inglês ÍNDICE PREFÁCIO 1. APENAS COMECE 2. ESQUEÇA O TEMPO 3. UM POUCO TODO DIA 4. NÃO PRECISA AMAR 5. NÃO EXISTE MÁGICA 6. TODO MUNDO COMEÇA DO ZERO 7. VIVA A LÍNGUA 8. NÃO TRADUZA

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

Identificação do projeto

Identificação do projeto Seção 1 Identificação do projeto ESTUDO BÍBLICO Respondendo a uma necessidade Leia Neemias 1 Neemias era um judeu exilado em uma terra alheia. Alguns dos judeus haviam regressado para Judá depois que os

Leia mais

Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores?

Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores? Entrevista Noemi Rodrigues (Associação dos Pescadores de Guaíba) e Mário Norberto, pescador. Por que de ter uma associação específica de pescadores? Noemi: É a velha história, uma andorinha não faz verão,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Discurso na cerimónia de entrega

Leia mais

QUE TIPO DE PESSOA QUERO EM MINHA EQUIPE? Crédito da Apresentação: Diretora Milene Nader

QUE TIPO DE PESSOA QUERO EM MINHA EQUIPE? Crédito da Apresentação: Diretora Milene Nader QUE TIPO DE PESSOA QUERO EM MINHA EQUIPE? Crédito da Apresentação: Diretora Milene Nader VOCÊ CONHECE ALGUÉM QUE: Quer ganhar dinheiro; Quer uma renda extra; Deseja conhecer pessoas e fazer novas amizades;

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas de Campo Limpo

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas de Campo Limpo , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas de Campo Limpo São Paulo-SP, 20 de outubro de 2004 Meus queridos companheiros e minhas queridas companheiras

Leia mais

"Organizar evento é como uma grande orquestra"

Organizar evento é como uma grande orquestra "Organizar evento é como uma grande orquestra" Publicação: 25 de Maio de 2014 às 00:00 O primeiro evento que ela organizou foi aos 12 anos, a festa junina da escola. O que Tânia Trevisan não imaginava

Leia mais

Sua Tríplice de um Curso de Sucesso

Sua Tríplice de um Curso de Sucesso Sua Tríplice de um Curso de Sucesso Um guia para identificar a sua grande idéia para um curso on-line Todo curso on-line de sucesso começa como uma idéia... Existem muitas formas de se identificar idéias

Leia mais

Distintos convidados e demais pessoas nesta sala, é uma grande honra

Distintos convidados e demais pessoas nesta sala, é uma grande honra A PROIBIÇÃO DA DESPEDIDA ARBITRÁRIA NAS LEGISLAÇÕES NACIONAIS: UMA PERSPECTIVA DE DIREITO COMPARADO * Halton Cheadle ** Distintos convidados e demais pessoas nesta sala, é uma grande honra para mim estar

Leia mais

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online Por Tiago Bastos 1 Se não pode subir a montanha, torne-se uma. Por Tiago Bastos 2 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online! Por Tiago Bastos Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 52 Discurso por ocasião da inauguração

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca Visita às Obras da Vila Brejal Minha

Leia mais

Tecnologia sociais entrevista com Larissa Barros (RTS)

Tecnologia sociais entrevista com Larissa Barros (RTS) Tecnologia sociais entrevista com Larissa Barros (RTS) A capacidade de gerar tecnologia e inovação é um dos fatores que distinguem os países ricos dos países pobres. Em sua maioria, essas novas tecnologias

Leia mais

CIP-Brasil. Catalogação-na-fonte Sindicato Nacional dos Editores de Livros, R.J.

CIP-Brasil. Catalogação-na-fonte Sindicato Nacional dos Editores de Livros, R.J. Aline Clark 2006 Copyright 2006 by Aline Clark Projeto gráfico e capa: Pedro Costa Diagramação: Pedro Costa Revisão: João Pinheiro CIP-Brasil. Catalogação-na-fonte Sindicato Nacional dos Editores de Livros,

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo

Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Estratégias adotadas pelas empresas para motivar seus funcionários e suas conseqüências no ambiente produtivo Camila Lopes Ferreir a (UTFPR) camila@pg.cefetpr.br Dr. Luiz Alberto Pilatti (UTFPR) lapilatti@pg.cefetpr.br

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Saúde Bucal

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Saúde Bucal , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Saúde Bucal Sobral-CE, 17 de março de 2004 Meu caro governador do estado do Ceará, Lúcio Alcântara, Meu caro companheiro

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

TIPOS DE REUNIÕES. Mariangela de Paiva Oliveira. mariangela@fonte.org.br. As pessoas se encontram em diferentes âmbitos:

TIPOS DE REUNIÕES. Mariangela de Paiva Oliveira. mariangela@fonte.org.br. As pessoas se encontram em diferentes âmbitos: TIPOS DE REUNIÕES Mariangela de Paiva Oliveira mariangela@fonte.org.br As pessoas se encontram em diferentes âmbitos: no âmbito do pensar: quando acontece uma troca de idéias, opiniões ou informações;

Leia mais

JESUS ALIMENTA 5.000 PESSOAS

JESUS ALIMENTA 5.000 PESSOAS Bíblia para crianças apresenta JESUS ALIMENTA 5.000 PESSOAS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

A CURA DE UM MENINO Lição 31

A CURA DE UM MENINO Lição 31 A CURA DE UM MENINO Lição 31 1 1. Objetivos: Mostrar o poder da fé. Mostrar que Deus tem todo o poder. 2. Lição Bíblica: Mateus 17.14-21; Marcos 9.14-29; Lucas 9.37-43 (Leitura bíblica para o professor)

Leia mais

Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE

Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE Como IDENTIFICAr AS oportunidades E CoNqUISTAr o ClIENTE A abertura de empresas tem uma grande importância na sociedade em que vivemos, pois gera diversos benefícios, como empregos e riquezas para o país.

Leia mais

Por que o financiamento coletivo está se tornando um fenômeno social?

Por que o financiamento coletivo está se tornando um fenômeno social? Diego Reeberg Já pensou em pedir dinheiro para pessoas desconhecidas financiarem um projeto que você não consegue tirar do papel? Você daria dinheiro para uma proposta que vai ao encontro de algo que você

Leia mais

DESIGN DE MOEDAS ENTREVISTA COM JOÃO DE SOUZA LEITE

DESIGN DE MOEDAS ENTREVISTA COM JOÃO DE SOUZA LEITE DESIGN DE MOEDAS ENTREVISTA COM JOÃO DE SOUZA LEITE Por Sérgio Cohn Sergio Cohn: Como foram as suas experiências na criação de cédulas ao lado do Aloísio Magalhães? João de Souza Leite: Eu tive duas experiências

Leia mais

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: um estudo nas redes municipal de Porto Alegre e estadual do Rio Grande do Sul

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: um estudo nas redes municipal de Porto Alegre e estadual do Rio Grande do Sul PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: um estudo nas redes municipal de Porto Alegre e estadual do Rio Grande do Sul Vera Maria Vidal Peroni PPGEDU UFRGS Este trabalho é parte da pesquisa intitulada: PROGRAMA

Leia mais

Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem

Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem Plano de Negócios e Pesquisas de Mercado: Ninguém Vive Sem Henrique Montserrat Fernandez Muitas pessoas, antes de abrir a empresa, já têm uma idéia do que ela produzirá. Mas será que é isso que os clientes

Leia mais

Connections with Leading Thinkers

Connections with Leading Thinkers Instituto de Alta Performance Connections with Leading Thinkers O empreendedor Gustavo Caetano discute oportunidades e desafios para start-ups inovadoras no Brasil. Gustavo Caetano é presidente da Samba

Leia mais

Rica. Eu quero ser... Especial ???????? Luquet. Um guia para encontrar a rota da prosperidade. Apoio: por Mara. Elas&Lucros

Rica. Eu quero ser... Especial ???????? Luquet. Um guia para encontrar a rota da prosperidade. Apoio: por Mara. Elas&Lucros ???????? Apoio: Rica Eu quero ser... Um guia para encontrar a rota da prosperidade por Mara Luquet 81 Era uma vez... Era uma vez uma princesa, dessas que passeiam pelos campos e bosques e são muito bonitas

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE

COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE www.agenciaatos.com.br COMO FUNCIONA NOSSA CONSULTORIA DE MARKETING DIGITAL ESPECIALIZADA EM VENDAS ONLINE APLICAÇÃO DA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE É assim que os resultados são gerados. No entanto, é

Leia mais

Três exemplos de sistematização de experiências

Três exemplos de sistematização de experiências Três exemplos de sistematização de experiências Neste anexo, apresentamos alguns exemplos de propostas de sistematização. Estes exemplos não são reais; foram criados com propósitos puramente didáticos.

Leia mais

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de assinatura de atos e declaração à imprensa

Discurso do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de assinatura de atos e declaração à imprensa , Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de assinatura de atos e declaração à imprensa Porto Príncipe-Haiti, 28 de maio de 2008 Meu caro amigo, presidente René Préval, presidente da República do

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 11 Discurso na cerimónia de assinatura

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

Programa de Estágios do Núcleo de Engenharia Biológica (PEN)

Programa de Estágios do Núcleo de Engenharia Biológica (PEN) Instituto Superior Técnico Programa de Estágios do Núcleo de Engenharia Biológica (PEN) Núcleo de Engenharia Biológica Em primeiro lugar, a direcção do NEB gostaria de deixar claro que a resposta de forma

Leia mais