CONCORRÊNCIA AA 03/2015 QUESTIONAMENTO 11

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONCORRÊNCIA AA 03/2015 QUESTIONAMENTO 11"

Transcrição

1 CONCORRÊNCIA AA 03/2015 QUESTIONAMENTO 11 Pergunta: No que tange ao edital: Item 4.2.b: Apresentada que seja a procuração pelo representante legal, esse poderá autorizar que todo e qualquer documento referente à presente licitação seja assinado pelo mandatário. Está correto nosso entendimento? Resposta do BNDES: Sim, desde que observado o previsto no subitem 4.1, II, alíneas b e b.1, do Edital. Item 5.2: Gentileza esclarecer o que deve ser entendimento como cadastramento mínimo parcial; Resposta do BNDES: Cuida o subitem 5.2 do Edital da habilitação parcial no SICAF, o que significa que o participante que esteja cadastrado e habilitado parcialmente no referido sistema, desde que apresentando documentação comprobatória, nos termos do subitem 5.2, I do Edital, ficam obrigados a apresentar no Envelope n.º 01 (Documentação de Habilitação) os documentos elencados no subitem 5.2.2, II c/c com o disposto no subitem Já para o participante que não esteja cadastrado e habilitado parcialmente no referido sistema, os documentos que devem ser apresentados constam no subitem 5.3 c/c subitem 5.4 do Edital. A título de esclarecimento o SICAF consiste em um Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que pressupõe para fins do devido cadastramento pelo interessado da apresentação de uma relação de documentos exigida. Ressaltamos que o cadastramento no SICAF deverá ser realizado pelos interessados em quaisquer das Unidades Cadastradoras situadas em órgão ou entidade da Administração Pública, não sendo o BNDES uma Unidade Cadastradora do SICAF. Apenas o cadastramento no SICAF não torna o Licitante habilitado, tendo em vista que o referido Sistema não contempla todas as exigências para fins de habilitação, conforme exigido no subitem 5 do Edital. Item 6.6: Gentileza esclarecer a que documentos de habilitação se referiria o item; Resposta do BNDES: Os documentos mencionados no item 6.6 do Edital referem-se à prova de inscrição dos advogados na Ordem dos Advogados do Brasil, a qual deve ser apresentada tanto na fase de Habilitação (item 5.3.4, II do Edital) quanto na documentação comprobatória da Proposta Técnica (itens 7.1 e 7.2 do Anexo II do Edital. Essa exigência se justifica na medida em que os envelopes da Habilitação e da Proposta Técnica serão abertos em momentos distintos.

2 Item 6.6: Gentileza esclarecer, para juntada neste item ou em outro, com relação ao advogado associado: deverá ser feita a juntada do contrato de associação registrado na OAB, nos termos do Provimento nº 112/2006 da OAB. Está correto nosso entendimento? Resposta do BNDES: De acordo com o item 5.3.1, I do Edital, os Licitantes deverão apresentar, na fase de Habilitação, o ato constitutivo, devidamente registrado no Conselho Seccional da OAB cuja base territorial tiver sede, com sua(s) respectiva(s) alteração(ões) ou a última consolidação. Ainda, deverá ser apresentada a prova de inscrição dos sócios na Ordem dos Advogados do Brasil, conforme estabelecido no item 5.3.4, II do Edital. Item 6.6: No que tange ao contrato acima mencionado, gentileza esclarecer se deverá ser trazido na fase de habilitação; Resposta do BNDES: Vide resposta ao item 6.6 acima. Item 9.6.II: Será considerada inexequível a proposta que não respeite os limites do Art. 48, 1º da Lei nº 8.666/93. Está correto nosso entendimento? Resposta do BNDES: A proposta apresentada será considerada inexequível após observado o disposto no subitem do Edital. Item : Tendo em vista a impossibilidade de que proposta comercial seja novamente apresentada no processo, norma expressa do item 3.3 do edital, não será possível a adequação prevista neste item questionado. Está correto nosso entendimento? Resposta do BNDES: Não está correto o entendimento. O subitem questionado refere-se à possibilidade de ajuste dos valores ofertados em sede de diligência instaurada para aferição da exequibilidade da proposta, nos termos do subitem do Edital. Item : Caso a resposta seja negativa no questionamento acima, gentileza esclarecer de que forma se conciliaria o item com o previsto no 3.3 do edital; Resposta do BNDES: Conforme explicitado acima, os subitens 3.3 e do Edital referem-se a situações distintas. Item : Inobstante a impossibilidade de substituição de proposta comercial, gentileza esclarecer o que se deveria entender por ajustar, readequada, ajustes realizados previstos no item; Resposta do BNDES: Conforme previsto no subitem do Edital e já explicitado acima, serão possíveis os ajustes decorrentes da diligência. Item 9.6.2: Considerando que a licitação seja pelo menor preço global, gentileza esclarecer como deve ser aplicado o item questionado; Resposta do BNDES: A Licitação em tela é do tipo técnica e preço, e devem ser observados os procedimentos dispostos no Edital, no Projeto Básico e na Lei nº 8.666/93.

3 Item II: Tendo em vista a impossibilidade de que proposta comercial seja novamente apresentada no processo, norma expressa do item 3.3. do edital, não será possível a adequação prevista neste item questionado. Está correto nosso entendimento? Resposta do BNDES: Não está correto o entendimento. O subitem questionado refere-se à possibilidade de ajuste dos valores ofertados em sede de diligência, nos termos do subitem do Edital. Item II: Caso a resposta seja negativa no questionamento acima, gentileza esclarecer de que forma se conciliaria o item com o previsto no 3.3 do edital; Resposta do BNDES: Conforme explicitado acima, os subitens 3.3 e do Edital referem-se a situações distintas. Item II: Gentileza esclarecer o que deve ser entendido por excessividade ; Resposta do BNDES: Serão considerados excessivos os valores unitários que estiverem acima dos valores de referência orçados pelo BNDES e dispostos no subitem 12 do Projeto Básico. Item II: Tendo em vista que a proposta que apresentar valor superior ao orçado seja unitário ou global deve ser desclassificada, por se tratar de ordem expressa do Art. 48, inc. I da Lei nº 8.666/93, este item não se aplica ao caso concreto. Está correto nosso entendimento? Resposta do BNDES: A desclassificação de proposta por inexequível/excessiva somente será realizada após a realização de diligência, nos termos do Edital. Item : Inobstante a impossibilidade de substituição de proposta comercial, gentileza esclarecer o que se deve entender por readequada, justificativas, bem como o prazo para cumprimento da diligência, se cabível; Resposta do BNDES: Conforme previsto no subitem do Edital e já explicitado acima, serão possíveis os ajustes decorrentes da diligência. O prazo da diligência será estipulado pela Comissão Especial de Licitação, de acordo com as peculiaridades do caso. Item 9.10: Gentileza informar qual foi a justificativa específica e prévia à publicação do edital para a escolha do índice 6x4 e as fórmulas de cálculo que foram utilizadas (neste e em outros itens sobre o tema) (não foi localizada a justificativa nos autos); Resposta do BNDES: O item 9 do Edital da Concorrência AA 03/2015 BNDES atribuiu o peso 6 (seis) à Nota Técnica e o peso 4 (quatro) à Nota Comercial privilegiando a técnica, com respaldo na margem de discricionariedade administrativa conferida por lei e reconhecida pela doutrina e pelo Tribunal de Contas da União. A carteira de processos trabalhistas e previdenciários contempla matérias e aspectos de grande relevância do ponto de vista estratégico e econômico para a instituição. Desta forma, além das obrigações contratuais, o Contratado deverá atender às diretrizes de natureza técnica e/ou institucional emanadas pelo Sistema BNDES.

4 Logo, a atribuição do peso 6 (seis) à Nota Técnica evidencia a preocupação e o zelo desta instituição com a qualidade dos serviços a serem executados. Item 10.2: Gentileza esclarecer como deverá ser contado o prazo desse item se a partir da remessa eletrônica ou da física previstas no item e se haverá, para início do prazo, intimação por publicação dos interessados; Resposta do BNDES: O prazo para apresentação de contrarrazões será iniciado no primeiro dia útil subsequente à comunicação aos Licitantes do recurso interposto, conforme subitem 13.5 do Edital. A comunicação será feita por meio do sítio eletrônico e pelo informado pelo licitante no momento do credenciamento. Item 13.12: Ressalvam-se na hipótese os itens questionados e impugnados que não tenham sido respondidos pelo BNDES até a entrega dos envelopes. Está correto nosso entendimento? Resposta do BNDES: Todos os itens questionados e impugnados observando o prazo disposto no subitem 13.1 do Edital serão respondidos até a abertura da sessão pública. No que tange ao Anexo I Projeto Básico: Item 1.1: Gentileza esclarecer se no item estão incluídos apenas os processos em curso perante a Justiça do Trabalho e, por força de recursos nela interpostos, perante o Supremo Tribunal Federal; Resposta do BNDES: De acordo com o item 1.1. do Anexo I ao Edital da Concorrência AA 03/2015 BNDES, constitui objeto da presente contratação a prestação de serviços profissionais de advocacia na área contenciosa trabalhista e previdenciária, para a defesa em juízo dos interesses das empresas que integram o Sistema BNDES, conforme disposto nesta Especificação do Objeto (PROJETO BÁSICO). Conforme se verifica do item 2.6 do mesmo Anexo I, a carteira de processos do Sistema BNDES contava, em outubro de 2014, com 376 processos em trâmite na Justiça Especializada do Trabalho e outros 60 processos ajuizados na Justiça Comum nos quais se discute matéria relacionada com previdência complementar. Logo, os serviços profissionais de advocacia a serem prestados na área contenciosa trabalhista e previdenciária compreendem a defesa dos interesses do Sistema BNDES nos processos que tramitam perante o Poder Judiciário, seja na Justiça Comum ou na Justiça do Trabalho, em sede de 1º grau ou recursal, inclusive junto aos Tribunais Superiores. Item 2.6: Tendo em vista a jurisprudência do TCU, que determina sejam expostas as localizações dos processos e a informação precisa sobre os licitados, sob pena de nulidade do edital por infringência à Lei nº 8.666/93 (Art. 40, 2º, incs. II e IV) gentileza esclarecer:

5 a) dentro de cada Estado, em que Comarca se encontram os processos previstos para os processos de transferência imediata e, no que tange à reserva técnica, para quais Comarcas tradicionalmente são enviados; Resposta do BNDES: A carteira de processos trabalhistas e/ou previdenciários do Sistema BNDES, em outubro de 2014, estava distribuída da seguinte forma: Localidade Nº de processos Comarca Nº Comarca Nº Comarca Nº Rio de Janeiro 339 Rio de Duque de 337 Niteroi 1 Janeiro Caxias 1 Minas Gerais 50 Teófilo 35 Muriaé 14 Belo Otoni Horizonte 1 Distrito Federal 19 Brasilia 19 Espírito Santo 11 Vitoria 11 São Paulo 9 São Paulo 7 Pernambuco 8 Recife 8 TOTAL 436 São Jose dos Campos 1 Sorocaba 1 Conforme previsto nos itens 2.7 e 2.8 do Anexo I ao Edital da Concorrência AA 03/2015 BNDES, a distribuição dos processos do Sistema BNDES pelas localidades acima indicadas poderá ser alterada, conforme o ingresso e o encerramento de ações. As ações novas poderão tramitar em qualquer cidade do território nacional, consequentemente, a carteira de processos poderá conter ações em qualquer Comarca e respectivo Tribunal de Justiça, em qualquer Seção Judiciária Federal e respectivo Tribunal Regional Federal e em qualquer Vara do Trabalho e respectivo Tribunal Regional do Trabalho. b) dentro de cada Estado, quantos processos se encontram no interior e quantos na Capital; Resposta do BNDES: Vide resposta ao item 2.6, a supra. c) dentro de cada Estado, quantos processos se encontram em 1ª ou 2ª instância e perante os Tribunais Superiores; Resposta do BNDES: O Anexo I - ESPECIFICAÇÃO DO OBJETO (PROJETO BÁSICO) ao Edital da Concorrência AA 03/2015 BNDES contem as informações e as especificações indispensáveis ao certame, notadamente quanto aos serviços objeto da presente contratação, à quantidade de processos e à localização das ações que compõem a carteira do Sistema BNDES, observados os dispositivos legais pertinentes à matéria. d) dentro de cada Estado, quantos processos se encontram em fase de conhecimento e quantos se encontram em fase de execução; Resposta do BNDES: O Anexo I - ESPECIFICAÇÃO DO OBJETO (PROJETO BÁSICO) ao Edital da Concorrência AA 03/2015 BNDES contem as informações e as especificações indispensáveis ao certame, notadamente quanto aos serviços objeto da presente contratação, à quantidade de processos e à localização das ações que

6 compõem a carteira do Sistema BNDES, observados os dispositivos legais pertinentes à matéria. e) dentro de cada Estado, qual o número dos processos que serão objeto de transferência; Resposta do BNDES: Vide resposta ao item 2.6, a desse Questionamento. f) no que tange à Justiça Comum: quais as matérias dos processos que são discutidos; Resposta do BNDES: Vide resposta ao Questionamento nº 6, item i. g) no que tange ao conjunto dos processos, quais são as parcelas de maior relevância para fins do Art. 30, 1º, inc. I da Lei nº 8.666/93; Resposta do BNDES: Entendendo que o questionamento refere-se a eventual atribuição de diferentes graus de relevância aos processos do Sistema BNDES, temse que a carteira de processos trabalhistas e previdenciários, como um todo, contempla matérias e aspectos de grande importância do ponto de vista estratégico e econômico para a instituição, não havendo qualquer distinção quanto à relevância atribuída às referidas demandas. Item 4.1: Gentileza esclarecer: a) o que deve ser entendido por matéria trabalhista e o que deve ser entendido por previdência complementar para fins de pontuação; Resposta do BNDES: O item questionado encontra-se assim redigido: 4.1. A Proposta Técnica visa avaliar a efetiva atuação profissional do escritório de advocacia, no patrocínio de ações de matéria trabalhista e de previdência complementar... No que tange ao objeto do presente certame, entende-se por patrocínio de ações de matéria trabalhista a defesa dos interesses das empresas do Sistema BNDES nas ações de competência material da Justiça do trabalho, conforme artigo 114 da Constituição da República e todas as ações destinadas a dirimir conflitos decorrentes da relação de emprego e outras fundadas em suposta relação de trabalho, como exercício do direito de greve, os mandados de segurança, habeas corpus e habeas data, quando o ato questionado envolver matéria sujeita à jurisdição da Justiça laboral, ainda que não ajuizadas na Justiça competente. Por sua vez, entende-se por patrocínio de ações de matéria de previdência complementar (ou privada), no âmbito dessa licitação, a defesa dos interesses das empresas do Sistema BNDES em ações fundadas em suposta relação de seguro previdenciário adicional e desvinculada da Previdência Social obrigatória, para proporcionar fonte de renda complementar. b) no quesito 3, considera-se julgado procedente todo e qualquer caso de êxito obtido nos processos de múltipla natureza previstos (e que poderão ser, por exemplo, negada a segurança pedida contra o empregador ou contra autoridade coatora que integre os quadros do empregador, deferimento liminar, reversão de liminar, reversão

7 de segurança, suspensão de segurança, acordo homologado, acolhimento de exceção de pré-executividade etc); Resposta do BNDES: O escopo desse quesito é avaliar a efetiva atuação profissional do escritório de advocacia nas instâncias superiores em mandado de segurança, ação cautelar, dissídio coletivo ou qualquer outra medida protetiva do empregador, bem como; o oferecimento de exceção de pré-executividade (no juízo de origem) em ações nas quais se discute matéria trabalhista e/ou previdência complementar e julgados procedentes, total ou parcialmente. c) no quesito 7, gentileza explicar o motivo de restrição a dois profissionais; Resposta do BNDES: A Administração considera razoável avaliar unicamente 2 membros integrantes da EQUIPE TÉCNICA na consideração de que ao menos um dos avaliados deverá necessariamente prestar os serviços objeto do contrato, atuando diretamente como responsável pela carteira, pela revisão, coordenação e supervisão dos trabalhos dos demais advogados da EQUIPE TÉCNICA, nos termos do item 9 e seguintes do Anexo I. d) no quesito 8, gentileza esclarecer como será avaliada a natureza de direito do trabalho, previdência complementar e/ou processual trabalhista nos trabalhos jurídicos apresentados; Resposta do BNDES: Os trabalhos jurídicos apresentados no quesito 8 serão avaliados e pontuados por livro, tese, dissertação, monografia e/ou artigo, de conformidade com o conteúdo do material apresentado. e) no quesito 8, gentileza esclarecer o que deve ser entendido por periódico e por revistas jurídicas, bem como se é necessário que as publicações indiquem ISSN ou ISBN; Resposta do BNDES: Segundo conceito extraído do Dicionário Aurélio, 5ª ed. Eletrônica, considera-se periódico o que se repete com intervalos regulares. Entende-se por revista jurídica a publicação periódica de formato variado, em que se divulga resumos ou trabalhos jurídicos, sejam eles originais ou já publicados em livro ou em outra publicação. O artigo 6º, da Lei n , de 30/10/2003, que instituiu a Política Nacional do Livro, estabelece que na editoração do livro, é obrigatória a adoção do Número Internacional Padronizado (ISBN), bem como a ficha de catalogação para publicação. De acordo com a NBR de 29/04/2005, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o código ISSN deve ser impresso em cada fascículo da publicação seriada, em posição destacada, no canto superior direito da capa, na ficha catalográfica e logo acima da legenda bibliográfica da folha de rosto. Contudo, o item 5 desta norma é suficientemente clara ao afirmar que Não existe nenhuma garantia de direito autoral no ato de atribuição do código ISSN ou no seu uso associado com a publicação que ele representa. Sendo assim, não é razoável se exigir a exibição do Número Padrão Internacional para Publicação Seriada (ISSN).

8 f) no quesito 9, gentileza esclarecer quanto à carga horária mínima dos cursos de pós-graduação (conforme Resolução nº 1/2007 do MEC - Resposta do BNDES: Inicialmente observe-se a resposta da Administração ao Questionamento 03. Tem-se que o Quesito 9 objetiva pontuar os 2 (dois) membros integrantes da EQUIPE TÉCNICA indicada pelo escritório em razão da conclusão de curso de especialização ( lato sensu ou stricto sensu ) em Direito do Trabalho, Previdenciário e/ou Processual do Trabalho. O item 9.3 estabelece que apenas serão aceitos diplomas, certificados ou declarações de cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação MEC, o que deverá ser comprovado pelo licitante. g) no quesito 9, gentileza esclarecer se são equiparados às pós-graduações os cursos de MBA e LLM; Resposta do BNDES: Sim. Serão equiparados às pós-graduações os cursos de MBA e LLM desde que atendidas as condições estabelecidas para pontuação no Quesito 9. Item 4.1, quesito 9: Considerando que as titulações nem sempre se dão com os nomes de Direito do Trabalho, Direito Previdenciário e/ou Processual do Trabalho, podendo a titulação se dar por títulos dos gêneros ou das espécie (como, por exemplo, Direito Social, Direito das Relações Sociais, Direito de Empresa, Direito Econômico, Direito Processual, Direito Constitucional ); considerando que em várias Instituições de Ensino hoje os títulos se dão, na verdade, por áreas de concentração (que podem ser, por exemplo, Direito Público que contém Direito Processual e Previdenciário ou Direito Privado que contém Direito do Trabalho) ou por linhas de pesquisa, a identificação da pertinência temática do título poderá ser feita a partir do confrontamento da tese ou trabalho defendido ou da pertinência das disciplinas cursadas. Está correto nosso entendimento? Resposta do BNDES: Inicialmente observe-se a resposta da Administração ao Questionamento 03. Constitui objeto do Edital de CONCORRÊNCIA AA 03/2015 a contratação de serviços profissionais de advocacia na área contenciosa trabalhista e previdenciária, para a defesa em juízo dos interesses das empresas que integram o Sistema BNDES. A documentação comprobatória que comporá a PROPOSTA TÉCNICA dos licitantes será examinada, julgada e pontuada objetivamente, conforme as especificidades próprias de cada quesito. O julgamento objetivo baseia-se em critério e parâmetro concreto, preciso, previamente estipulado e que afaste qualquer subjetivismo quando da análise da documentação. Assim, no Quesito 9 será pontuado o Certificado de conclusão ou Diploma de curso de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu (mestrado ou doutorado) em Direito do Trabalho, Previdenciário e/ou Processual do Trabalho, de qualquer um dos 2 (dois) membros integrantes da EQUIPE TÉCNICA indicada pelo escritório. Item 4.8: Gentileza esclarecer: a) o que venham a ser coeficientes de produtividade ;

9 Resposta do BNDES: A expressão está prevista no artigo 48, inciso II da Lei 8.666/93, constituindo um dos parâmetros legais utilizados para aferir a exequibilidade dos preços propostos. b) quais os critérios objetivos que serão avaliados para fins de exequibilidade das propostas; Resposta do BNDES: Para a demonstração da exequibilidade dos preços, serão avaliadas as suas composições e as respectivas justificativas técnicas que comprovem que os preços dos insumos são coerentes com os de mercado e que os coeficientes de produtividade são compatíveis com a execução do objeto ora licitado. Item 5.3.b: As despesas judiciais serão realizadas diretamente pelo BNDES e apenas em caráter excepcional serão objeto de reembolso. Está correto nosso entendimento? Resposta do BNDES: Conforme se verifica do item 5.3 do Anexo I ao Edital da Concorrência AA 03/2015 BNDES, a) serão ressarcidas as despesas de viagens (hospedagem e passagem aérea e/ou terrestre) para outras cidades, inclusive cidades do Estado do Rio de Janeiro, desde que inerentes aos processos ou para realização de treinamento patrocinado pelo BNDES, desde que autorizadas pelo BNDES, nos termos da Política de Gastos com Viagens praticada pelo BNDES; b) na realização das viagens previstas na alínea a acima, serão ressarcidas as despesas de locomoção (ex: táxi, ônibus), condicionada à apresentação do recibo correspondente; c) serão ressarcidas as despesas processuais, devidamente comprovadas tais como as de fotocópia, correio, autenticações, certidões, desde que inerentes aos processos e conforme previsão do item ; e d) serão ressarcidas as despesas efetuadas com custas processuais, emolumentos judiciais e outras despesas dessa natureza relacionadas aos processos, condicionadas à apresentação do respectivo comprovante e aprovação pelo Sistema BNDES, conforme itens e Por fim, o subitem dispõe que não havendo prazo hábil para o recolhimento supra, o ESCRITÓRIO se obrigará ao pagamento com recursos próprios, que serão reembolsados pelo Sistema BNDES, no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis, contados do pedido de reembolso acompanhado da cópia das respectivas despesas realizadas, observadas as demais regras do capítulo 5. Item 5.5.1: Gentileza esclarecer o que usualmente é tido como prazo hábil ; Resposta do BNDES: Por prazo hábil entende-se o intervalo de tempo necessário para que as empresas do Sistema BNDES realizem o pagamento de custas processuais, emolumentos judiciais, guias de pagamentos e outras despesas dessa natureza, respeitados os prazos judiciais e observados os trâmites internos próprios de cada tipo de recolhimento. Conforme disposto no item do Anexo I ao Edital da Concorrência AA 03/2015 BNDES, é obrigação do Escritório enviar eletronicamente, com antecedência de 3 (três) dias úteis da data prevista para o pagamento, as guias de pagamentos relativos a INSS, IR, depósitos recursais, depósitos para garantia de execução e custas dos processos, ficando os cálculos e o preenchimento das guias a cargo do ESCRITÓRIO, conforme previsto no item 5.5.

10 Itens e 7.1.4: Em ambos os casos, o reembolso será feito pelo valor integral despendido pelo Contratado. Está correto nosso entendimento? Resposta do BNDES: Sim, conforme previsto no item do Anexo I ao Edital da Concorrência AA 03/2015 BNDES, constitui obrigação do Sistema BNDES reembolsar integralmente o ESCRITÓRIO quanto às despesas efetuadas com custas processuais, emolumentos judiciais e outras despesas dessa natureza relacionadas aos processos, condicionadas à apresentação do respectivo comprovante e aprovação pelo Sistema BNDES. Da mesma forma, o Sistema BNDES reembolsará integralmente o ESCRITÓRIO quanto às despesas previstas no item 5.3 do mesmo Anexo, na forma do subitem Item c: Gentileza esclarecer se há software próprio do BNDES que deverá ser alimentado pelo Contratado; Resposta do BNDES: A plataforma de software jurídico utilizado pelo BNDES é o Tedesco. De acordo com o subitem do Anexo I ao Edital da Concorrência AA 03/2015 BNDES, constitui obrigação especial do Contratado utilizar diretamente, caso demandado, a plataforma de software jurídico de gestão de processos e banco de dados do Sistema BNDES. Item f: Gentileza esclarecer o que deve ser entendido por recursos adicionais ; Resposta do BNDES: Entendem-se por recursos adicionais aqueles que o Escritório julgar necessários à adequada execução dos serviços objeto do contrato não previstos no subitem do Anexo I ao Edital da Concorrência AA 03/2015 BNDES. Item 8.1.8: Trata-se de contrato de meio. Está correto nosso entendimento? Resposta do BNDES: Constitui obrigação contratual do Escritório o emprego do necessário zelo, correção, celeridade e exação no trato dos assuntos e interesses do Sistema BNDES sob seus cuidados profissionais, prezando sempre pela escorreita formação das manifestações processuais, bem como pela correção no uso do vernáculo, conforme o Item do Anexo I ao Edital da Concorrência AA 03/2015 BNDES. Assim, o Contratado deverá exercer suas atividades tendo como orientação a conduta descrita acima visando a melhor prestação dos serviços objeto do contrato. Item 8.2.8: A antecedência da remessa levará em consideração o tempo necessário e factível para a confecção das peças que respeitem a diligência requerida no item e o edital. Está correto nosso entendimento? Resposta do BNDES: O Escritório deverá observar o prazo estabelecido no subitem do Anexo I ao Edital da Concorrência AA 03/2015 BNDES, isto é, obriga-se o contratado a enviar, para a análise prévia, o arquivo digital (minuta) das peças processuais, com pelo menos 2 (dois) dias úteis de antecedência da data da audiência ou do encerramento do prazo processual para protocolo, sem prejuízo da obrigação contida no subitem do mesmo Anexo. Item 8.2.7: A responsabilidade na indicação e fiscalização dos prepostos é do BNDES. Está correto nosso entendimento?

11 Resposta do BNDES: Sim, a indicação e fiscalização dos prepostos do BNDES são de responsabilidade do Sistema BNDES, devendo o Escritório, contudo, orientá-lo e instruí-lo antecipadamente, preparando-o para uma atuação eficaz, com vistas a minimizar o risco de insucesso da ação, na forma do subitem do Anexo I ao Edital da Concorrência AA 03/2015 BNDES. Item : Para o atendimento do disposto no item poderá haver contratação de profissionais técnico-especializados. Está correto nosso entendimento? Resposta do BNDES: De acordo com a cláusula 5.2. alínea a, do Anexo I do Edital, a remuneração pelos serviços contratados inclui o serviço de acompanhamento, assistência, assessoramento nas perícias contábeis e a elaboração dos cálculos judiciais e trabalhistas relativos aos processos. Portanto, eventuais despesas decorrentes da contratação de profissionais técnico-especializados, para fins de execução dos serviços mencionados no item 5.2, a do anexo I do Edital, será de responsabilidade do escritório. Item : Por interferir diretamente na proposta comercial, gentileza esclarecer quantos relatórios anuais, qual a periodicidade das informações solicitadas e qual o prazo para seu atendimento; Resposta do BNDES: Todos os custos devem ser considerados na formulação da proposta comercial. Entretanto, não há como precisar a quantidade de relatórios anuais e o prazo para apresentação, tendo em vista que as solicitações dependem da necessidade, o que se insere no âmbito da oportunidade e conveniência da Administração Pública. Item : Por interferir diretamente na proposta comercial, gentileza esclarecer qual a média de solicitações e o prazo para seu atendimento; Resposta do BNDES: Todos os custos devem ser considerados na formulação da proposta comercial. Entretanto, não há como precisar a média de solicitações e o prazo para apresentação, tendo em vista que as solicitações dependem da necessidade, o que se insere no âmbito da oportunidade e conveniência da Administração Pública. Item : Tratam-se de dias úteis. Está correto nosso entendimento? Resposta do BNDES: De acordo com a cláusula , do anexo I do Edital, constitui obrigação especial do escritório comparecer às reuniões para esclarecimento de processos, agendadas a pedido do sistema BNDES, sempre que possível com antecedência mínima de (dois) dias, e participar de eventuais procedimentos preparatórios para a realização de acordos entre o Sistema BNDES e os litigantes. Portanto, a convocação para eventuais reuniões, sempre que possível, será realizada com antecedência mínima de dois dias que poderá ser dia útil ou não.

12 Item : Aplicam-se à hipótese as normas do Estatuto da Advocacia (e seus normativos), bem como a responsabilidade do profissional liberal prevista no Código de Defesa do Consumidor. Está correto nosso entendimento? Resposta do BNDES: As obrigações do escritório a ser contratado estão previstas na cláusula 8ª, do anexo I do Edital. Quaisquer omissões ou atos praticados por seus empregados, prepostos e correspondentes, durante a execução do contrato, serão de responsabilidade do contratado. Item : Gentileza esclarecer qual é a plataforma atual e se há expectativa para, no curso do contrato, haver alteração; Resposta do BNDES: A plataforma de software jurídico utilizado pelo BNDES é o Tedesco. Não há, por ora, expectativa para, no curso do contrato, haver alteração da plataforma de software. Item : Gentileza esclarecer se o prazo de 15 dias deve ser contado antes da extinção ou após a extinção; Resposta do BNDES: O item questionado encontra-se situado no capítulo denominado EXTINÇÃO DO CONTRATO DEVOLUÇÃO DOS PROCESSOS. Sendo assim, a contagem do prazo para o atendimento do aludido item se inicia com a extinção do contrato. Item : A responsabilidade do Contratado pelos prazos e cumprimentos se dá no limite temporal do Art. 5º, 3º da Lei nº 8.906/94, considerando-se a data da renúncia o último dia de vigência do contrato. Está correto nosso entendimento? Resposta do BNDES: O item questionado dispõe que: O ESCRITÓRIO ficará responsável pelo acompanhamento de cada processo, que não for devolvido no prazo do subitem , até que sejam efetivamente transferidos para o Sistema BNDES ou para quem o gestor indicar. Portanto, o escritório continuará responsável pelo acompanhamento do processo até que ocorra a transferência de toda a documentação relativa aos processos para o Sistema BNDES ou para quem o gestor indicar. Item : Não indicado o sucessor pelo BNDES, os processos serão devolvidos diretamente ao Jurídico do BNDES de forma a respeitar o prazo acima indicado. Está correto nosso entendimento? Resposta do BNDES: O questionado item dispõe claramente que a transferência ocorrerá para o Sistema BNDES ou para quem o gestor indicar. Na falta de indicação a transferência ocorrerá para o Sistema BNDES. Item : Considerando que a regra prevista nega vigência a texto de lei, uma vez sendo os honorários de sucumbência de propriedade dos Advogados, será a esses assegurado. Está correto nosso entendimento?

13 Resposta do BNDES: Não há negativa de vigência a texto de lei. Os honorários de sucumbência possuem o mesmo tratamento dos direitos disponíveis, razão pela qual as partes podem pactuar livremente acerca da sua titularidade. Sendo assim, o item questionado dispõe de forma expressa que os honorários de sucumbência, caso deferidos, pertencem integralmente ao Sistema BNDES. Cumpre destacar que, qualquer interessado em participar do certame deverá aderir à todas as regras do Edital. Item : Considerando o disposto no novo Código de Processo Civil, com vigência a partir de março/2016, onde claramente colocado que os honorários de sucumbência pertencem aos Advogado, não se aplicará a regra prevista no item. Está correto nosso entendimento? Resposta do BNDES: Os honorários de sucumbência possuem o mesmo tratamento dos direitos disponíveis, razão pela qual as partes podem pactuar livremente acerca da sua titularidade. Sendo assim, o item questionado dispõe de forma expressa que os honorários de sucumbência, caso deferidos, pertencem integralmente ao Sistema BNDES. Cumpre destacar que, qualquer interessado em participar do certame deverá aderir à todas as regras do Edital. No que tange às planilhas: Gentileza esclarecer, em relação às planilhas de processos, qual a data que gostariam fosse lançada. Resposta do BNDES: Não há no item questionado (12.2.4) qualquer exigência referente à exibição de planilhas.

Caderno de Perguntas e Respostas referentes à Concorrência nº 001/2013 (atualizado em 06/08/2013)

Caderno de Perguntas e Respostas referentes à Concorrência nº 001/2013 (atualizado em 06/08/2013) Caderno de Perguntas e Respostas referentes à Concorrência nº 001/2013 (atualizado em 06/08/2013) Objeto: Contratação de Escritório de Advocacia especializado em Direito Empresarial - com ênfase em Direito

Leia mais

CONCORRÊNCIA AA 03/2015 QUESTIONAMENTO 12. Pergunta: No que tange ao Anexo II Critérios de elaboração e julgamento da proposta técnica:

CONCORRÊNCIA AA 03/2015 QUESTIONAMENTO 12. Pergunta: No que tange ao Anexo II Critérios de elaboração e julgamento da proposta técnica: CONCORRÊNCIA AA 03/2015 QUESTIONAMENTO 12 Pergunta: No que tange ao Anexo II Critérios de elaboração e julgamento da proposta técnica: Item A.I.c: Poderá a apresentação também se dar em pen drive (com

Leia mais

JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO

JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO Referência: Licitação Concorrência Técnica e Preço Processo Administrativo n : 21221.001621/2012-28 1. Cuida-se de reposta ao Pedido de Impugnação ao Edital interposto pela Sociedade

Leia mais

CONCORRÊNCIA CONJUNTA Nº 22/2009 PERGUNTAS E RESPOSTAS

CONCORRÊNCIA CONJUNTA Nº 22/2009 PERGUNTAS E RESPOSTAS CONCORRÊNCIA CONJUNTA Nº 22/2009 PERGUNTAS E RESPOSTAS 1. O item 3.4.1 do Edital pede que a licitante apresente o Ato constitutivo da sociedade, devidamente registrado/averbado na Ordem dos Advogados do

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 TCE-TO de 07 de março de 2012. Dispõe sobre o processo eletrônico no âmbito do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 TCE-TO de 07 de março de 2012. Dispõe sobre o processo eletrônico no âmbito do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01 TCE-TO de 07 de março de 2012. Dispõe sobre o processo eletrônico no âmbito do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO TOCANTINS, no uso de

Leia mais

REGULAMENTO DE CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS DE CONSULTORIA, INSTRUTORIA EM PROJETOS.

REGULAMENTO DE CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS DE CONSULTORIA, INSTRUTORIA EM PROJETOS. REGULAMENTO DE CREDENCIAMENTO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS DE CONSULTORIA, INSTRUTORIA EM PROJETOS. TOLEDO-PR Página 2 de 6 1. OBJETIVO 1.1 O presente regulamento objetiva

Leia mais

Departamento Regional Minas Gerais. Errata Nº 01/2014

Departamento Regional Minas Gerais. Errata Nº 01/2014 Errata Nº 01/2014 Considerando a impugnação apresentada por e-mail no dia 26 de agosto de 2014, a Comissão Permanente de Licitação, no desempenho de suas atribuições, com base na análise dos argumentos

Leia mais

EDITAL 001/2015 PROCEDIMENTO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PMI

EDITAL 001/2015 PROCEDIMENTO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PMI EDITAL 001/2015 PROCEDIMENTO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PMI PROCEDIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PREFEITURA MUNICIPAL DE SORRISO/MT PMI Nº 001/2015, PARA DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA Jundiaí/SP REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º. O estágio de prática jurídica supervisionado

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 001, de 07 de dezembro de 2001.

RESOLUÇÃO N.º 001, de 07 de dezembro de 2001. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA RESOLUÇÃO N.º 001, de 07 de dezembro de 2001. Dispõe sobre o atendimento pelo estabelecimento particular de ensino

Leia mais

PREGÃO 03/2015 ESCLARECIMENTOS. A quem possa interessar, apresentamos abaixo esclarecimentos face aos questionamentos feitos pela empresa a seguir:

PREGÃO 03/2015 ESCLARECIMENTOS. A quem possa interessar, apresentamos abaixo esclarecimentos face aos questionamentos feitos pela empresa a seguir: PREGÃO 03/2015 ESCLARECIMENTOS A quem possa interessar, apresentamos abaixo esclarecimentos face aos questionamentos feitos pela empresa a seguir: A) MACHADO LEITE E BUENO: 1- Informar a quantidade de

Leia mais

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Departamento Geral de Administração e Finanças TERMO DE REFERÊNCIA

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Fazenda Departamento Geral de Administração e Finanças TERMO DE REFERÊNCIA TERMO DE REFERÊNCIA Código de Classificação: 13.02.01.15 1 DO OBJETO: A presente licitação tem por objeto a contratação de empresa para prestação dos serviços de cobertura securitária (seguro) para assegurar

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL

RESOLUÇÃO Nº CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº INSTRUÇÃO Nº CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL Relator: Ministro Gilmar Mendes Interessado: Tribunal Superior Eleitoral Dispõe sobre pesquisas eleitorais para as eleições de 2016. O Tribunal

Leia mais

ATO CONVOCATÓRIO Nº 014/2011 CONTRATO DE GESTÃO IGAM Nº 003/2009

ATO CONVOCATÓRIO Nº 014/2011 CONTRATO DE GESTÃO IGAM Nº 003/2009 ATO CONVOCATÓRIO Nº 014/2011 CONTRATO DE GESTÃO IGAM Nº 003/2009 CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA DISPONIBILIZAR MOTORISTA PROFISSIONAL EM ATENDIMENTO AO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA

Leia mais

NORMA DE AUTUAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS - NOR 206

NORMA DE AUTUAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS - NOR 206 MANUAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS COD. 200 ASSUNTO: AUTUAÇÃO, MOVIMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 109/2013, de 01/07/2013 VIGÊNCIA: 01/07/2013 NORMA DE AUTUAÇÃO E CONTROLE

Leia mais

RESPOSTAS A PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA SOCIEDADE (inciso VI do art. 8º da Lei nº 12.527/2011) SUMÁRIO. 1. Registro Profissional...

RESPOSTAS A PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA SOCIEDADE (inciso VI do art. 8º da Lei nº 12.527/2011) SUMÁRIO. 1. Registro Profissional... SUMÁRIO 1. Registro Profissional... 2 2. Isenção de Anuidade... 3 3. Transferência de Regional... 4 4. Cancelamento de Registro (Pessoa Física)... 5 5. Reativação de Registro Profissional... 6 6. Parcelamento

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº INSTRUÇÃO Nº 539-35.2015.6.00.0000 CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL

RESOLUÇÃO Nº INSTRUÇÃO Nº 539-35.2015.6.00.0000 CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL RESOLUÇÃO Nº INSTRUÇÃO Nº 539-35.2015.6.00.0000 CLASSE 19 BRASÍLIA DISTRITO FEDERAL Relator: Ministro Gilmar Mendes Interessado: Tribunal Superior Eleitoral Dispõe sobre pesquisas eleitorais para o pleito

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO BIBLIOTECA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 4ª REGIÃO BIBLIOTECA PRESIDÊNCIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 25, DE 29 DE SETEMBRO DE 2014. Uniformiza procedimentos de atendimento às partes e advogados no âmbito das secretarias judiciárias do TRF4. O PRESIDENTE DO, no uso de

Leia mais

Minuta de Termo de Referência

Minuta de Termo de Referência Minuta de Termo de Referência Contratação de serviço para elaboração do mapeamento, análise, propostas e implantação de melhorias nos processos de trabalho da Coordenadoria Geral de Licenciamento Ambiental

Leia mais

DOS DADOS CADASTRAIS DOS CLIENTES

DOS DADOS CADASTRAIS DOS CLIENTES BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO 1 / 14 CAPÍTULO XXVI DOS DADOS CADASTRAIS DOS CLIENTES 26.1 DA FICHA CADASTRAL 26.1.1 As Sociedades Corretoras deverão manter cadastros atualizados de seus clientes, contendo,

Leia mais

RELAÇÃO DAS IMPUGNAÇÕES DO EDITAL Nº 1 DPDF/2013 DEFERIDAS

RELAÇÃO DAS IMPUGNAÇÕES DO EDITAL Nº 1 DPDF/2013 DEFERIDAS DEFENSORIA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA NO CARGO DE DEFENSOR PÚBLICO DE SEGUNDA CATEGORIA RELAÇÃO DAS IMPUGNAÇÕES DO EDITAL Nº

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. PREÂMBULO. A Faculdade Cenecista de Osório, no uso de suas atribuições decorrentes da Resolução nº. 1 de junho

Leia mais

EDITAL FAPESB 002/2013 APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS E/OU TECNOLÓGICOS

EDITAL FAPESB 002/2013 APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS E/OU TECNOLÓGICOS EDITAL FAPESB 002/2013 APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS E/OU TECNOLÓGICOS A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia FAPESB, no uso das suas atribuições, torna público o presente Edital

Leia mais

EDITAL PARA CREDENCIAMENTO DE FUNDO DE INVESTIMENTOS E SEUS RESPECTIVOS GESTORES/ADMINISTRADORES

EDITAL PARA CREDENCIAMENTO DE FUNDO DE INVESTIMENTOS E SEUS RESPECTIVOS GESTORES/ADMINISTRADORES EDITAL PARA CREDENCIAMENTO DE FUNDO DE INVESTIMENTOS E SEUS RESPECTIVOS GESTORES/ADMINISTRADORES GOIÁS- EDITAL N.º 003/2014 O GOIÁS, por meio de seu Gestor (a) Grasiene Teobalda De Oliveira, torna público

Leia mais

COMPRA - FASE INTERNA DA LICITAÇÃO PREGÃO, CONVITE, TOMADA DE PREÇOS E CONCORRÊNCIA

COMPRA - FASE INTERNA DA LICITAÇÃO PREGÃO, CONVITE, TOMADA DE PREÇOS E CONCORRÊNCIA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO - SCI FOLHA DE VERIFICAÇÃO - DALC COMPRA - FASE INTERNA DA LICITAÇÃO PREGÃO, CONVITE, TOMADA DE PREÇOS E CONCORRÊNCIA Processo: TRT/SOF nº Volumes: Exercício: Subelemento:

Leia mais

PODER EXECUTIVO. Publicado no D.O de 18.02.2010 DECRETO Nº 42.301 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2010

PODER EXECUTIVO. Publicado no D.O de 18.02.2010 DECRETO Nº 42.301 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2010 Publicado no D.O de 18.02.2010 DECRETO Nº 42.301 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2010 REGULAMENTA O SISTEMA DE SUPRIMENTOS NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O GOVERNADOR

Leia mais

PROJETO SETORIAL CONVÊNIO SOFTEX / APEX 2014 2016

PROJETO SETORIAL CONVÊNIO SOFTEX / APEX 2014 2016 Campinas, 15 de outubro de 2014. EDITAL PARA CONTRATAÇÃO DE AUDITORIA EXTERNA INDEPENDENTE PROJETO SETORIAL CONVÊNIO SOFTEX / APEX 2014 2016 Prezados Senhores, A Associação para Promoção da Excelência

Leia mais

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembléias Gerais

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembléias Gerais Política de Exercício de Direito de Voto em Assembléias Gerais Capítulo I: Aplicação e Objeto 1.1. Pelo presente documento, a ARBITRAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. ( Gestora ) vem, nos termos do Código ANBIMA

Leia mais

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo Índice 1. Definições... 2 2. Objetivos e Princípios... 3 3. Definição de Ato ou Fato Relevante... 4 4. Deveres e Responsabilidade... 5 5. Exceção à Imediata Divulgação... 7 6. Dever de Guardar Sigilo...

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade estabelecer as normas relativas à elaboração, acompanhamento,

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS DO ARAGUAIA - FACISA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS DO ARAGUAIA - FACISA REGULAMENTO DO ESTÁGIO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS DO ARAGUAIA - FACISA I - DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1º Este Regulamento estabelece

Leia mais

CHAMADA DE SELEÇÃO 006 2016 PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PAPCI)

CHAMADA DE SELEÇÃO 006 2016 PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PAPCI) CHAMADA DE SELEÇÃO 006 2016 PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (PAPCI) O Diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Professor Fabio Alves da

Leia mais

TÍTULO I DA NATUREZA, DAS FINALIDADES CAPÍTULO I DA NATUREZA. PARÁGRAFO ÚNICO Atividade curricular com ênfase exclusiva didático-pedagógica:

TÍTULO I DA NATUREZA, DAS FINALIDADES CAPÍTULO I DA NATUREZA. PARÁGRAFO ÚNICO Atividade curricular com ênfase exclusiva didático-pedagógica: REGULAMENTO GERAL PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DO IFRR N A regulamentação geral de estágio tem por objetivo estabelecer normas e diretrizes gerais que definam uma política

Leia mais

PROJETO JARDIM DO CERRADO: DA CASA AO TERRITÓRIO. Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano - IADH

PROJETO JARDIM DO CERRADO: DA CASA AO TERRITÓRIO. Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano - IADH PROJETO JARDIM DO CERRADO: DA CASA AO TERRITÓRIO Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano - IADH Processo Administrativo nº 001/2015, de 13/02/2015 Processo Seletivo nº 001/2015, de 13/02/2015

Leia mais

Programa de Pós Graduação Profissional - Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública ( Programa )

Programa de Pós Graduação Profissional - Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública ( Programa ) Programa de Pós Graduação Profissional - Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública ( Programa ) 1 - ESCOPO O Instituto Unibanco ( Instituto ) acredita na importância do desenvolvimento

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (lato sensu) CAPITULO I DA CONSTITUIÇÃO, NATUREZA, FINALIDADE E OBJETIVOS DOS CURSOS

REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (lato sensu) CAPITULO I DA CONSTITUIÇÃO, NATUREZA, FINALIDADE E OBJETIVOS DOS CURSOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA R E I T O R I A Rua Esmeralda, 430-97110-060 Faixa Nova Camobi Santa

Leia mais

O PREFEITO DE GOIÂNIA, no uso de suas atribuições legais, e CAPÍTULO I DO FUNDO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER

O PREFEITO DE GOIÂNIA, no uso de suas atribuições legais, e CAPÍTULO I DO FUNDO MUNICIPAL DE ESPORTE E LAZER 1 Gabinete do Prefeito DECRETO Nº 4139, DE 11 DE SETEMBRO DE 2013. Regulamenta o Fundo Municipal de Esporte e Lazer e o Incentivo ao Esporte e Lazer e dá outras providências. O PREFEITO DE GOIÂNIA, no

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 114/2013/TCE-RO

RESOLUÇÃO N. 114/2013/TCE-RO RESOLUÇÃO N. 114/2013/TCE-RO Dá nova redação ao artigo 86 e revoga o 1º do artigo 247 e o inciso XII do artigo 187, todos do Regimento Interno do TCE/RO, relativos à vista, carga e devolução de processos

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas

Universidade Federal de São Paulo Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas O CONSELHO DA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO COM PESSOAS INSTITUI REGULAMENTO DE AFASTAMENTO DOS SERVIDORES TÉCNICO ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO / UNIFESP PARA CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO CAPÍTULO I DOS CONCEITOS

Leia mais

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO Nº 001/2012 EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE TERCEIROS PESSOA JURÍDICA TIPO: MELHOR TÉCNICA

COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO Nº 001/2012 EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE TERCEIROS PESSOA JURÍDICA TIPO: MELHOR TÉCNICA COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO Nº 001/2012 EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE TERCEIROS PESSOA JURÍDICA TIPO: MELHOR TÉCNICA O Centro de Estudos de Cultura Contemporânea CEDEC, entidade privada sem fins lucrativos,

Leia mais

EDITAL 10/2014. PROGRAMA MINEIRO DE PÓS-DOUTORADO PMPD lli ACORDO CAPES/FAPEMIG

EDITAL 10/2014. PROGRAMA MINEIRO DE PÓS-DOUTORADO PMPD lli ACORDO CAPES/FAPEMIG EDITAL 10/2014 PROGRAMA MINEIRO DE PÓS-DOUTORADO PMPD lli ACORDO CAPES/FAPEMIG A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais FAPEMIG, atendendo à orientação programática da Secretaria de Estado

Leia mais

Luiz A. Paranhos Velloso Junior Presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro ID. 1919046-8

Luiz A. Paranhos Velloso Junior Presidente da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro ID. 1919046-8 PORTARIA JUCERJA N.º 1.408, DE 25 DE AGOSTO DE 2015. APROVA REGULAMENTO DE CREDENCIAMENTO DE PERITOS GRAFOTÉCNICOS, NO ÂMBITO DA JUCERJA. O PRESIDENTE DA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no

Leia mais

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Dispõe sobre estágios no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Estado do Piauí para estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva, vinculados

Leia mais

SESSÂO DE ABERTURA: Local: Rua Pamplona n.º 1.200, 7º andar São Paulo SP Horário: 10h30 horas do dia 03 de Agosto de 2009

SESSÂO DE ABERTURA: Local: Rua Pamplona n.º 1.200, 7º andar São Paulo SP Horário: 10h30 horas do dia 03 de Agosto de 2009 IMPORTANTE: PARA PARTICIPAR DA LICITAÇÃO O INTERESSADO DEVERÁ RETIRAR O EDITAL SOB PROTOCOLO COM ATÉ 24 HORAS DE ANTECEDÊNCIA DO CERTAME NA SEDE DO CONSELHO SITUADO À RUA PAMPLONA, 1200 JD. PAULISTA CEP

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM CORROSÃO E PROTEÇÃO

QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE PESSOAL EM CORROSÃO E PROTEÇÃO ABRACO 00 de 0 OBJETIVO Esta norma estabelece a sistemática adotada pela Associação Brasileira de Corrosão ABRACO para o funcionamento do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação em Corrosão e Proteção.

Leia mais

CHAMADA CNPq/MCT - MZ nº 047/2012

CHAMADA CNPq/MCT - MZ nº 047/2012 CHAMADA CNPq/MCT - MZ nº 047/2012 CHAMADA PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2012 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CNPq / MINISTÉRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MOÇAMBIQUE DETALHAMENTO GERAL 1. INTRODUÇÃO O Conselho Nacional

Leia mais

Edital PPG-FÍSICA/UFPR nº 1/2016. Seleção de Candidatos ao Mestrado e ao Doutorado para o 1º Semestre de 2016

Edital PPG-FÍSICA/UFPR nº 1/2016. Seleção de Candidatos ao Mestrado e ao Doutorado para o 1º Semestre de 2016 Edital PPG-FÍSICA/UFPR nº 1/2016 Seleção de Candidatos ao Mestrado e ao Doutorado para o 1º Semestre de 2016 O Programa de Pós-graduação em Física da Universidade Federal do Paraná, em conformidade com

Leia mais

PROVIMENTO Nº 38/2012. O Corregedor-Geral da Justiça do Estado de Mato Grosso, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

PROVIMENTO Nº 38/2012. O Corregedor-Geral da Justiça do Estado de Mato Grosso, no uso de suas atribuições legais e regimentais, PROVIMENTO Nº 38/2012 Dispõe sobre o envio, por meio eletrônico, através do Portal Eletrônico do Advogado - PEA, das petições iniciais e em andamento de processos físicos que tramitam na primeira instância

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PROPOSTA DE RESOLUÇÃO Regulamenta a Lei Estadual nº 11.170/2008, dispondo sobre a progressão funcional dos servidores no âmbito do Poder Judiciário do Estado da Bahia. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA

Leia mais

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ?

Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO. 1- Como aderir à proposta AMQ? Dúvidas Freqüentes IMPLANTAÇÃO 1- Como aderir à proposta AMQ? A adesão é realizada através do preenchimento e envio do Formulário de Cadastramento Municipal no site do projeto. O gestor municipal da saúde

Leia mais

ESTADO DO PIAUÍ PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE PAULISTANA

ESTADO DO PIAUÍ PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE PAULISTANA ESTADO DO PIAUÍ PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE PAULISTANA AÇÃO CIVIL PÚBLICA PROCESSO Nº 00000064-20.2012.8.18.000064 AUTOR: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PIAUI RÉUS: MUNICÍPIO DE PAULISTANA/PI e OUTRO

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA DE SAÚDE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N.

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA DE SAÚDE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N. ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA SECRETARIA DE SAÚDE Avenida Atílio Pedro Pagani, 855, Bairro PassaVinte Parque Residencial Pagani Palhoça/SC CEP: 88132-149 FONE/FAX: (48) 3279-1900

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia Mecânica é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO N 0 53, DE 30 DE ABRIL DE 2014 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

CARTA CONSULTA Nº 008/2015

CARTA CONSULTA Nº 008/2015 CARTA CONSULTA Nº 008/2015 A Fundação de Apoio `Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação FAPEB, por intermédio do Chefe do Setor de Licitação, convida as empresas cadastradas a participar da licitação na modalidade

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA REGIMENTO DA EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA EM DERMATOLOGIA EMC-D

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA REGIMENTO DA EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA EM DERMATOLOGIA EMC-D SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA REGIMENTO DA EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA EM DERMATOLOGIA EMC-D CAPÍTULO I DO OBJETIVO DO REGIMENTO Art. 1º - O presente regimento tem por objetivo normatizar a Educação

Leia mais

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TECNOLÓGICOS 1 SUMÁRIO 3 INTRODUÇÃO 4 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 6 RESCISÃO DO CONTRATO DE ESTÁGIO 7 CONCLUSÃO DE CURSO 7 RELATÓRIO TÉCNICO 8 AVALIAÇÃO DE

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 205, DE 2014

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 205, DE 2014 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 205, DE 2014 Dispõe sobre a regulamentação da profissão de sanitarista e técnico sanitarista, e dá outras providências. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Capítulo I Disposição preliminar

Leia mais

ATO CONVOCATÓRIO 008 2014. OBJETO: Credenciamento de Examinadores

ATO CONVOCATÓRIO 008 2014. OBJETO: Credenciamento de Examinadores ATO CONVOCATÓRIO 008 2014 OBJETO: Credenciamento de Examinadores O INSTITUTO QUALIDADE MINAS, pessoa jurídica de Direito privado sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de

Leia mais

RESOLUÇÃO/PRESI 600-26 DE 07 DE DEZEMBRO DE 2009.

RESOLUÇÃO/PRESI 600-26 DE 07 DE DEZEMBRO DE 2009. RESOLUÇÃO/PRESI 600-26 DE 07 DE DEZEMBRO DE 2009. Dispõe sobre o acesso às peças digitais da consulta processual e o recebimento de Petição, por meio eletrônico, no âmbito da Primeira Região. O PRESIDENTE

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XVII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XVII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL A sociedade empresária XYZ Ltda., citada em execução fiscal promovida pelo município para a cobrança de crédito tributário de ISSQN, realizou depósito integral e

Leia mais

EDITAL N.º 009/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

EDITAL N.º 009/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, considerando o Decreto nº 7.485, de 18 de maio de 21,

Leia mais

Management Company TMC) para prestação de serviços de viagens executados por

Management Company TMC) para prestação de serviços de viagens executados por ATA DE JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 11/2011 Ao primeiro dia do mês de abril de 2011, reuniram-se a Pregoeira e os integrantes da Equipe de Apoio para análise e julgamento

Leia mais

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS JUNHO/2011 CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º. Os cursos de Pós Graduação Lato Sensu da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

EDITAL FAPES Nº 003/2010

EDITAL FAPES Nº 003/2010 EDITAL FAPES Nº 003/2010 Seleção de propostas a serem apresentadas pelos Programas de Pósgraduação stricto sensu do estado do Espírito Santo, visando à concessão de quotas de bolsas para formação de recursos

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO DE PRÁTICA JURÍDICA

MANUAL DE ESTÁGIO DE PRÁTICA JURÍDICA MANUAL DE ESTÁGIO DE PRÁTICA JURÍDICA O Curso de Graduação em Direito da Faculdade do Sudeste Goiano (FASUG) é oferecido em conformidade com as Diretrizes do Ministério da Educação (MEC), com observância

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia de Alimentos é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes

Leia mais

Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS

Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS Regulamento de Estágios ORIENTAÇÕES GERAIS Versão 1.0 2015 I. Introdução Consistirá o estágio em um período de trabalho, realizado pelo aluno, sob o controle de uma autoridade docente, em um estabelecimento

Leia mais

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ 1. ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE) A importância do TCLE. A Resolução CNS 196/96 afirma

Leia mais

Universidade Aberta do Brasil Edital Nº. 02 de 31 de julho de 2009 DED/CAPES Edital Pró-Equipamentos

Universidade Aberta do Brasil Edital Nº. 02 de 31 de julho de 2009 DED/CAPES Edital Pró-Equipamentos Universidade Aberta do Brasil Edital Nº. 02 de 31 de julho de 2009 DED/CAPES Edital Pró-Equipamentos A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, sediada no Setor Bancário

Leia mais

-------------------------------------------------------------------------------- RESOLUÇÃO CFM Nº 1772/2005

-------------------------------------------------------------------------------- RESOLUÇÃO CFM Nº 1772/2005 Normas para certificado de atualização profissional O Conselho Federal de Medicina aprovou, em sessão plenária encerrada no dia 12 de agosto, a Resolução 1772/2005, que institui o certificado de atualização

Leia mais

2. DO PRAZO CONTRATUAL

2. DO PRAZO CONTRATUAL TERMO DE REFERÊNCIA OBJETIVANDO A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA FORNECIMENTO DE BALDES DE CLORO GRANULADO PARA A MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS ESPELHOS D ÁGUA DO MUSEU DO AMANHÃ. JUSTIFICATIVA O Museu do

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE CASTANHAL TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE CASTANHAL TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE CASTANHAL TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS Art. 1º. Este Regulamento dispõe sobre o Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Administração é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER

Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER Referência: 2380.009009/201-30 Assunto: Restrição de acesso: Ementa: Órgão ou entidade recorrido (a): Recorrente: Recurso contra Informação

Leia mais

R E G U L A M E N T O

R E G U L A M E N T O R E G U L A M E N T O PRÊMIO CHICO RIBEIRO SOBRE INFORMAÇÃO DE CUSTOS E QUALIDADE DO GASTO NO SETOR PÚBLICO I. DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º Idealizado pelo Instituto Social IRIS, o PRÊMIO CHICO RIBEIRO SOBRE

Leia mais

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA REGIONAL DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DOCENTE N.

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA REGIONAL DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DOCENTE N. UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA REGIONAL DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DOCENTE N.º 011/2005 Informações: 0** 49 33218181 http://www.unochapeco.edu.br

Leia mais

ACESSO AO SISTEMA Por certificado digital Exceção - Ato urgente

ACESSO AO SISTEMA Por certificado digital Exceção - Ato urgente ACESSO AO SISTEMA Por certificado digital Art. 5º Para acesso ao PJe-JT é obrigatória a utilização de assinatura digital a que se refere o inciso II, alínea a, do artigo 3º desta resolução, nas seguintes

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 273, de 14.09.2010

RESOLUÇÃO Nº 273, de 14.09.2010 RESOLUÇÃO Nº 273, de 14.09.2010 (Processo nº 10342/2010) (O Presidente do Tribunal, no uso de suas atribuições legais e regimentais, apresenta diversas considerações e submete ao Pleno desta Corte proposta

Leia mais

Esta Deliberação entra em vigor nesta data. São Caetano do Sul, 09 de setembro de 2013. Prof. Dr. Marcos Sidnei Bassi. Reitor

Esta Deliberação entra em vigor nesta data. São Caetano do Sul, 09 de setembro de 2013. Prof. Dr. Marcos Sidnei Bassi. Reitor DELIBERAÇÃO CONSEPE nº 027/2013, de 09 de setembro de 2013. Aprova Critérios para Credenciamento/Recredenciamento e Descredenciamento de Professores no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS ATRIBUIÇÕES REGIMENTAIS

REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS ATRIBUIÇÕES REGIMENTAIS 1 REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS ATRIBUIÇÕES REGIMENTAIS Art. 1º - Este Regimento Interno estabelece processos e procedimentos necessários ao funcionamento e administração da COOPERATIVA e se regula

Leia mais

TERMO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO 769/CIENTEC/2013

TERMO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO 769/CIENTEC/2013 TERMO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO 769/CIENTEC/2013 1. DO TERMO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO 1.1 A Fundação de Ciência e Tecnologia, torna público o presente Termo de Dispensa de Licitação, autorizada no expediente

Leia mais

Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU ALTERAÇÃO DE NOTAS PRELIMINARES DA PROVA DE TÍTULOS

Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU ALTERAÇÃO DE NOTAS PRELIMINARES DA PROVA DE TÍTULOS Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU ALTERAÇÃO DE NOTAS PRELIMINARES DA PROVA DE TÍTULOS PARA LOCALIZAR SEU RECURSO PRESSIONE OS BOTÕES CTRL+F DO TECLADO

Leia mais

IN- 13-05 RECURSOS HUMANOS ÍNDICE 09/2011 AUXÍLIO-TRANSPORTE GENERALIDADES 1 1/2 NORMAS GERAIS 2 1/5 BENEFICIÁRIOS 3 1/1 PAGAMENTO 4 1/3

IN- 13-05 RECURSOS HUMANOS ÍNDICE 09/2011 AUXÍLIO-TRANSPORTE GENERALIDADES 1 1/2 NORMAS GERAIS 2 1/5 BENEFICIÁRIOS 3 1/1 PAGAMENTO 4 1/3 0 ÍNDICE 09/0 ASSUNTO GENERALIDADES / NORMAS GERAIS /5 BENEFICIÁRIOS 3 / PAGAMENTO 4 /3 DISPOSIÇÕES FINAIS 5 / ANEXOS 6 /3 GENERALIDADES 09/0 I REFERÊNCIAS 0 Medida Provisória.65-36, de 3 de agosto de

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO DE CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DOCENTE CAPÍTULO 1 DA ORGANIZAÇÃO GERAL

REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO DE CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DOCENTE CAPÍTULO 1 DA ORGANIZAÇÃO GERAL REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO DE CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DOCENTE CAPÍTULO 1 DA ORGANIZAÇÃO GERAL Art. 1 - O curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA OBJETIVANDO A AQUISIÇÃO DE ELEVADOR UNIPESSOAL QUICK UP 14 PARA UTILIZAÇÃO DA EQUIPE DE OPERAÇÕES NO MUSEU DO AMANHÃ.

TERMO DE REFERÊNCIA OBJETIVANDO A AQUISIÇÃO DE ELEVADOR UNIPESSOAL QUICK UP 14 PARA UTILIZAÇÃO DA EQUIPE DE OPERAÇÕES NO MUSEU DO AMANHÃ. TERMO DE REFERÊNCIA OBJETIVANDO A AQUISIÇÃO DE ELEVADOR UNIPESSOAL QUICK UP 14 PARA UTILIZAÇÃO DA EQUIPE DE OPERAÇÕES NO MUSEU DO AMANHÃ. JUSTIFICATIVA O Museu do Amanhã será uma das âncoras do plano de

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA INSTRUÇÃO NORMATIVA SJU Nº 02/2014 Versão: 01 Data da Aprovação: 31/03/2014 Ato de Aprovação: Decreto Municipal Nº 075/2014 Unidade Responsável: Procuradoria Geral. I - FINALIDADE: A presente Instrução

Leia mais

FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO

FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO Faculdade Internacional da Paraíba Rua Monsenhor Walfredo Leal nº 512, Tambiá

Leia mais

c Designação do corpo docente, auxiliares, e dos demais profissionais que a atividade necessitar;

c Designação do corpo docente, auxiliares, e dos demais profissionais que a atividade necessitar; CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS 2015 Pelo presente instrumento particular de Contrato de Prestação de Serviços Educacionais de um lado o Centro de Ensino São José Ltda., inscrito no CNPJ:

Leia mais

Conselho da Justiça Federal

Conselho da Justiça Federal RESOLUÇÃO Nº 058, DE 25 DE MAIO DE 2009 Estabelece diretrizes para membros do Poder Judiciário e integrantes da Polícia Federal no que concerne ao tratamento de processos e procedimentos de investigação

Leia mais