Registro de Propriedades

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Registro de Propriedades www.doingbusiness.org"

Transcrição

1 Registro de Propriedades Prezada Senhora, Prezado Senhor, Gostaríamos de lhe agradecer pela sua colaboração ao projeto Doing Business. Seu conhecimento na área de registro de propriedades é essencial para o sucesso do relatório Doing Business, uma publicação anual do Banco Mundial e do IFC que faz uma análise comparativa das regulamentações de negócios em 189 economias no mundo todo. O indicador Registro de propriedades é um dos 11 indicadores que constituem o relatório Doing Business, medindo os procedimentos, tempo e custo necessários para transferir uma propriedade. A última edição do relatório, o "Doing Business 2014: Regulamentos Mais Inteligentes para Pequenas e Médias Empresas", lançado em 29 de outubro de 2013, recebeu o número recorde de mais de citações na mídia nas primeiras duas semanas de publicação, incluindo cobertura de todos os principais meios de comunicação global, regional e local, tais como televisão, jornais, rádio e internet. A página do Doing Business na internet recebeu mais de meio milhão de visitas nos primeiros dez dias após o lançamento do relatório. Sem sua colaboração, o projeto Doing Business não poderia disseminar boas práticas regulatórias para os governos do mundo todo que, com interesse, leem nosso relatório anualmente. Nos últimos cinco anos, o projeto Doing Business incentivou 124 reformas regulatórias em 90 países, facilitando assim a transferência de propriedade ao redor do mundo. No ano passado, foram 31 economias. A maioria aumentou a eficiência administrativa, digitalizou seus registros ou reduziu impostos de transferência. Ficaríamos honrados em poder contar com o seu conhecimento para o relatóriodoing Business Por favor siga as seguintes instruções ao completar o questionário: Por favor, revise as suposições do estudo de caso antes de atualizar a informação do ano anterior no questionário. Por favor, descreva em detalhes quaisquer reformas que tenham afetado o processo de transferência e registro de propriedade desde 1 de junho de Este ano, adicionamos novas perguntas em torno da qualidade do sistema administrativo da terra. Elas se encontram no final do questionário. Por favor, prente atenção especial a esta nova seção. Por favor, lembre-se de atualizar seu nome e endereço para que possamos enviar-lhe uma cópia do relatório. Por gentileza retorne o questionário para -- no --. Muito obrigada novamente pela sua contribuição inestimável para o trabalho do Banco Mundial. Cordialmente, Doing Business 1818 H Street NW Washington DC 20433, USA Fax: Web:

2 Informação do Colaborador Principal: Por favor marque a informação que você não queira que seja publicada. Name Não publique Nunca Publicada Título (Sr., Sra., Dr.) «Title» [ ] Primeiro Nome Sobrenome Posição (ex. gerente, associado, sócio) Profissão (ex. juiz, advogado, arquiteto) «FirstName» «LastName» [ ] [ ] «Position» [ ] «ExpertiseName» [ ] Detalhes para contato Não publique Nome da empresa «FirmName» [ ] Website «FirmWebsite» [ ] Não publique « » [ ] Não publique Telefone «Phone» [ ] Nunca Publicada Não publique Fax «Fax» [ ] Telefone celular «MobilePhone» [ ] Endereço Profissional Rua «FirmAddress» [ ] Caixa Postal «FirmPostOffic ebox» Cidade «FirmCity» [ ] Estado/ Província CEP «FirmZipcodePostal Code» «FirmStatePro vince» [ ] [ ] [ ] País «FirmCountry» [ ] «LanguageCode» «crm_dbeconomy» «crm_sfcontributorid» «crm_sfsurveyid» «crm_indicator» «crm_economy» «FbsSurveyID» «FSTokenValue» Colaborador(s): Se existirem mais colaboradores que devam ser reconhecidos por favor nos contate por . Nome Ocupação Telefone Endereço [Título] [Primeiro nome] [Sobrenome] [Nome da empresa] [Posição] [Profissão ] [ ] [Telefone] [Celular] [Rua] [Estado/ Província] [Cidade] [Título] [Primeiro nome] [Sobrenome] [Nome da empresa] [Posição] [Profissão ] [ ] [Telefone] [Celular] [Rua] [Estado/ Província] [Cidade] [Título] [Primeiro nome] [Sobrenome] [Nome da empresa] [Posição] [Profissão ] [ ] [Telefone] [Celular] [Rua] [Estado/ Província] [Cidade] Opção Eletrônica de Certificado e Relatório Complementar: Se desejar preservar papel e recursos: Por favor, envie um com a cópia eletrônica do relatório, bem como meu certificado de apreciação, ao invés de enviar pelo correio uma cópia em papel. Referências: Por favor nos ajude a expandir nossa lista de colaboradores nos indicando o nome de outros especialistas que possam responder à pesquisa sobre o indicador. Primeiro nome Sobrenome Posição Firma Endereço Telefone [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ] [ ]

3 1. Suposições do estudo de caso O indicador Registro de propriedades registra a sequência completa de procedimentos necessários para um negócio adquirir uma propriedade de um outro negócio e transferir a propriedade para o seu nome Cenário Você está ajudando o seu cliente, uma companhia de responsabilidade limitada, na compra de um armazém comercial, que está registrado no registo predial na maior cidade comercial da economia. Este estudo de caso é relacionado à transferência de propriedades e não ao primeiro registro. As seguintes suposições se aplicam a este estudo de caso: Suposições Partes Propriedade Transação O comprador e o vendedor são sociedades de responsabilidade limitada localizadas na maior cidade comercial da economía. São 100% de propriedade nacional e privada (sem capital estrangeiro ou propriedade estatal) e realizam atividades comerciais gerais. A propriedade consiste em um terreno e um armazém de dois pisos: a área do terreno é de 557,4 metros quadrados (6.000 pés quadrados), e o armazém de 929 metros quadrados ( pés quadrados). O valor da propriedade é de --- (equivalente a --- USD - igual a 50 vezes a renda per capita). A propriedade está registrada no registo predial ; e não existem litígios relativos ao título de propriedades, nem hipotecas. A companhia vendedora tem sido o único titular durante os últimos 10 anos. A companhia vendedora aceitou a oferta da companhia compradora de adquirir a propriedade. As partes empreenderão todos os procedimentos exigidos pela lei ou na prática para a transferência de propriedade 1.2. Definições O questionário divide o processo de transferência de uma propriedade em diversos procedimentos e coleta as informações necessárias em relação ao tempo e custo para a finalização de cada um deles de acordo com as seguintes definições: Definições É qualquer interação do comprador ou do vendedor, seus agentes (se legalmente o na prática se requer um agente) ou da propriedade com partes externas, incluindo organismos governamentais, Procedimentos inspetores, cartórios e advogados. Os procedimentos podem ocorrer simultaneamente e estão devidamente especificados na lista de procedimentos. É registrado em dias corridos. Presume-se que o tempo mínimo para cada procedimento seja de 1 dia. Tempo Procedimentos que podem ser completos online e em menos de um dia, o tempo é descrito como "Procedimento online (menos de um dia) " Só reflete os custos e impostos oficiais exigido pela lei, excluíndo qualquer tipo de pagamentos Custo informais ou subornos. O IVA não deve ser incluído no custo. Por favor, refira-se sempre a estes pressupostos e definições ao descrever o proceso de Registro de Propriedades.

4 2. Atualização das reformas 2.1 Você tem conhecimento de alguma reforma administrativa ou legal posta em prática depois de 1 o de Junho, 2013 que tenha mudado o processo de transferência de propriedade? Se SIM: Indique, por favor, o nome e a data da lei: Por favor, se possível, forneça o link para obter a lei ou anexe uma cópia da lei: Descreva, por favor, a reforma: A reforma tem simplificado ou complicado seu trabalho diário no processo de transferência de propriedade? Explique, por favor : Este Ano 2.2 No ano passado, Doing Business registrou o seguinte projeto de "reforma administrativa/legal", que terá impacto no processo de transferência de propriedades. (Se não houver nenhuma reforma registrada, por favor, passe para a questão 2.3). Ano passado Já está em vigor? Se sim, desde quanto? Agora está mais fácil ou mais complexo? Explique, por favor: 2.3 Você tem conhecimento de alguma reforma (na prática ou na lei) relacionada ao processo de transferência e registro de propriedade que esteja em curso e/ou prevista para ser adotada: Explique, por favor: ANTES de 1o de Junho, 2014? DEPOIS de 1o de Junho, 2014? 2.4 Nos últimos cinco anos, houve alguma mudança no processo de transferência de propriedades? Se sim, agora está mais fácil ou mais complexo? Explique, por favor, porque está mais fácil ou mais complexo: 2.5. Quantas propriedades você, ou sua empresa, transferiu no ano passado? Se você selecionou mais de 100, por favor forneça uma estimativa aproximada:

5 3. Lista de Procedimentos necessários para transferir propriedades Para sua conveniência, as respostas do ano passado foram incluídas neste questionário. Elas representam uma resposta unificada baseada em todas as respostas que recebemos de diversos colaboradores. Como representam as respostas de todos colaboradores Doing Business de sua economia, elas podem não condizer especificamente com a sua resposta, ou de seus colegas, no ano passado. Atualize, por favor, os dados com relação à transferência de propriedades levando em consideração as suposições do estudo de caso apresentados na seção 1. Descreva, por favor, quaisquer mudanças nos dados em questão e indique a data em que a mudança foi efetiva. Nós pedimos que você gentilmente especifique se as mudanças indicadas são resultado de: Uma Reforma : Houve uma modificação no processo de transferência de propriedade depois de 1º de Junho de 2013 pode ser uma mudança na prática ou na lei, ou Uma Correção : A resposta unificada estava errada e não refletia a realidade no seu país, ou Outros : Outros fatores externos afetaram o processo de transferência de propriedade. 3.1 Atualização dos dados Procedimento Custo Custo ano passado: Custo este ano: Tempo Tempo ano passado: Tempo este ano: Este procedimento pode ser feito Se sim, desde quando?: Link do website: online?: Procedimento online Este ano: Este ano: Este ano: Agência Agência ano passado: Agência este ano: Details: Detalhes: Seus comentários: Caso tenha feito alguma mudança na informação do ano passado, esta foi devido a:-escolha uma reposta- Por favor explique as mudanças e providencie a base legal:

6 3.2 Procedimentos adicionais no processo de registro de propriedades Especifique, por favor, se algum procedimento novo ou existente não foi incluído na lista acima. Procedimento Nome: Custo: Tempo: Procedimento online Este procedimento pode ser feito online?: Se sim, desde quando? Link do webstite: Agência Detalhes: Caso tenha feito alguma mudança na informação do ano passado, esta foi devido a: Por favor explique as mudanças e providencie a base legal: Por favor, indique a sequência do novo procedimento (por exemplo: entre os procedimentos 2 e 3) ou descreva quando ocorre: Este procedimento pode acontecer simultaneamente com outro procedimento? Se sim, qual/quais? 2

7 4. Perguntas sobre a qualidade do sistema de administração da terra Por favor desconsidere as suposições feitas previamente para o estudo de caso para completar esta seção. 4.1 Confiabilidade Sistema de Registo Predial Comentários a) Existe um sistema operacional para registrar propriedades imóveis? b) Os registros são mantidos em livros (papel) ou de maneira eletrônica (computador)? Se estiverem armazenados de maneira digital, os documentos sao cópias escaneadas ou totalmente digitais? c) O banco de dados do registo predial é geograficamente centralizado? É interligado entre diferentes regiões / cidades ou não é interligado entre regiões / cidades? d) Existe um banco de dados eletrônico para verificar quaisquer ônus ligado ao -Escolha uma respostaimóvel (obrigações, hipotecas, etc.)? Mapeamento topográfico e Sistema de Mapeamento Cadastral Comentários a) Existe um sistema de registro de mapas de parcela de terras (cadastro, índice de terrenos, etc)? -Escolha uma respostab) Os registros são mantidos em livros (papel) ou de maneira eletrônica (computador)? Se estiverem armazenados de maneira digital, os documentos -Escolha uma respostasão cópias escaneadas ou totalmente digitais? c) Com qual frequência são atualizados? d) Existe um banco de dados eletrônico para registrar os limites das -Escolha uma respostapropriedades, verificar mapas e fornecer informações cadastrais (Sistema de Informação Geográfica)? Interconexão Comentários a) O registo predial e o cadastro são unificados em um sistema sob uma agência, ou há um duplo sistema de registro de terras e cadastro em -Escolha uma respostaagências distintas? Caso sejam agências distintas, elas são interligadas? b) O registo predial e o cadastro usam o mesmo número de identificação para -Escolha uma respostaprocurar propriedades? 4.2 Transparência Sistema de registo predial a) Quem é capaz de consultar títulos ou escrituras no registro predial/registro de imóveis? Por favor, selecione todas as opções aplicáveis: Qualquer pessoa As parte interessadas Professionais da área (advogados, notários, etc..) Funcionários do registro Outro: Como eles são consultados? Por favor, selecione todas as opções que se apliquem: Pessoalmente Pelo correio Pela internet. Favor indicar a pagína: Outro: b) A lista de documentos necessários para completar qualquer tipo de transação imobiliária é divulgada publicamente? Por favor, selecione todas as opções aplicáveis: Não Sim, pessoalmente Sim, em murais Sim, na internet. Por favor indique a página: Outro: c) A tabela de preços aplicável ao registro é disponibilizada ao público? Por favor, selecione todas as opções aplicáveis: Não Sim, pessoalmente Sim, em murais Sim, na internet. Por favor indique a página: Outro: d) O registro de imóveis/predial possui padrões de serviço para as transações e outros serviços (por exemplo, de 5 dias úteis para a transferência )? Por favor, selecione todas as opções aplicáveis: Não Sim, pessoalmente Sim, em murais Sim, na internet. Por favor indique a página: Outro:

8 e) Existem estatísticas oficiais de monitoramento do número de transações do registro de imóveis/predial? Se sim, elas são disponibilizadas para o público? Qual é a fonte dessas estatísticas? Quantas transferências de propriedade ocorreram em 2013? f) Existe algum mecanismo específico apresentar alguma queixa através de um número de telefone, correio, ou qualquer outro meio? Por favor indique a informação para contato: Mapeamento topográfico e Sistema de Mapeamento Cadastral a) Quem é capaz de consultar mapas / levantamentos no cadastro? Qualquer pessoa As partes interessadas Professionais da área (advogados, notários, etc..) Funcionários do cadastro Outro: Como eles podem ser consultados? Por favor, selecione todas as opções aplicáveis: Pessoalmente Correio Na internet. Por favor indique a página: Outro b) A tabela de preços para se ter acesso aos mapas e pesquisas é divulgada publicamente? Como está disponível? Por favor selecione todas as opcções aplicáveis: Não Sim, pessoalmente Sim, em murais Sim, na internet. Por favor indique a página: Outro: c) Existe algum mecanismo específico apresentar alguma queixa através de um número de telefone, correio, ou qualquer outro meio? Por favor indique a informação para contato: 4.3 Cobertura Sistema de registo predial a) Todas as parcelas de terra no país foram formalmente registradas no registro de imóveis/predial? b) Todas as parcelas de terreno na maior cidade comercial da economia foram formalmente registradas no registro de imóveis/predial? Mapeamento topográfico e Sistema de Mapeamento Cadastral Se não, qual é a porcentagem de terra que atualmente está registada? Se não, qual é a porcentagem de terra que atualmente está mapeada? Quais são as principais razões para não estar completa? Quais são as principais razões para não estar completa? Existem reformas em curso nesta área (como por exemplo, a formalização de títulos de propriedades imóveis)? Existem reformas em curso nesta área (como por exemplo, a formalização de títulos de propriedades imóveis)? a) Todas as parcelas de terra estão mapeadas no país? b) Todas as parcelas de terra estão mapeadas na maior cidade comercial da economia? 4.4 Disputas

9 4.4.1 Quadro jurídico a) Existe uma lei que regulamenta o registro de direitos de propriedade imóvel? Se sim, qual o nome e ano de publicação? b) A lei exige que todas as transações de propriedade sejam registradas no registro predial para que sejam oponíveis a terceiros? Qual é a base legal? c) O sistema de registro de imóveis e de transferência de propriedades é garantida pelo Estado? Qual a base legal? d) Existe algum mecanismo de compensação para cobrir perdas incorridas por partes de uma transação feita em boa fé com base na informação incorreta obtida no registro de propriedade? Qual é a base legal? Responsabilidade a) Quem é responsável pela verificação da identidade das partes de uma transferência de propriedade? Por favor selecione todas as opções aplicáveis: Registrador(a) Notário(a) Advogado(a) Partes interessadas Ninguém Outro Qual a base legal? Qual a sanção em caso de erro? b) Quem é responsável por fazer uma pesquisa dos títulos/escrituras passadas no caso de uma transferência de propriedade:? Por favor selecione todas as opções aplicáveis: Registrador(a) Notário(a) Advogado(a) Partes interessadas Ninguém Outro Se sim, qual a base legal? Qual é a sanção em caso de erro? A sanção é cumprida na prática? Mecanimos formais de resolução de disputas sobre propriedades a) A lei prevê meios de mediação para disputas de terra? Se sim, qual a base legal? b)a lei prevê quaisquer mecanismos específicos de resolução de disputas de propriedades? Se sim, qual a base legal? c) Quanto tempo demora, em média, para se obter uma decisão em uma disputa de terra sobre uma transferência de propriedade padrão entre duas empresas nacionais, em primeira instância? d) Existem estatísticas sobre o número de disputas de terra, em primeira instância? Se sim, quantas disputas ocorreram em 2013? Qual taxa de disputa de propriedade imóvel (ou seja, a partipação de disputas de propriedade imóvel dentro do número total de disputas em primeira instância)? Qual é a fonte dessas estatísticas? Muito obrigada por completar a nossa pesquisa! Nós agradecemos sinceramente por sua colaboração ao projeto Doing Business. Os resultados da pesquisa serão divulgados no relatório Doing Business 2015 e no nosso website: Sua contribuição será reconhecida em ambos.

Registro de Propriedades - «Survey_Economy» www.doingbusiness.org

Registro de Propriedades - «Survey_Economy» www.doingbusiness.org Registro de Propriedades - «Survey_Economy» www.doingbusiness.org Prezado Sr./Prezada Sra.,«Title» «FirstName» «LastName» Gostaríamos de lhe agradecer pela sua colaboração. Seu conhecimento na área de

Leia mais

Questionário: Obtendo Eletricidade «Survey_Economy_FullName» www.doingbusiness.org

Questionário: Obtendo Eletricidade «Survey_Economy_FullName» www.doingbusiness.org Questionário: Obtendo Eletricidade «Survey_Economy_FullName» www.doingbusiness.org Prezado(a) Sr(a)., Gostaríamos de lhe agradecer pela sua participação no projeto Doing Business. O seu conhecimento sobre

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

Manual do Usuário. SIGAI - versão 1.3. I Funcionalidades do Módulo Internet

Manual do Usuário. SIGAI - versão 1.3. I Funcionalidades do Módulo Internet Manual do Usuário SIGAI - versão 1.3 I Funcionalidades do Módulo Internet 1 Conteúdo PARTE1- MÓDULO INTERNET...4 ACESSANDO O SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ADOÇÃO INTERNACIONAL - SIGAI NA INTERNET...4 SOLICITAÇÃO

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA SPIROL SOLUÇÕES EM FIXAÇÃO LTDA

TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA SPIROL SOLUÇÕES EM FIXAÇÃO LTDA TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS DE VENDA SPIROL SOLUÇÕES EM FIXAÇÃO LTDA Os Termos e Condições Gerais de Venda definidos abaixo e a Confirmação de Pedido enviada por SPIROL SOLUÇÕES EM FIXAÇÃO LTDA., sociedade

Leia mais

Vivendi SEC Settlement Fund Administration P.O. Box 9000 #6371 Merrick, NY 11566-9000 U.S.A.

Vivendi SEC Settlement Fund Administration P.O. Box 9000 #6371 Merrick, NY 11566-9000 U.S.A. Prazo para apresentação: 12 de Junho de 2007 PEDIDO DE INDEMNIZAÇÃO: Número de reivindicação: VIV Vivendi SEC Settlement Fund Administration P.O. Box 9000 #6371 Merrick, NY 11566-9000 U.S.A. *P-VIV$F-APOC/1*

Leia mais

terceiros ou usar um aplicativo desenvolvido por terceiros, um cookie poderá ser colocado por essa página ou aplicativo).

terceiros ou usar um aplicativo desenvolvido por terceiros, um cookie poderá ser colocado por essa página ou aplicativo). Políticas de Privacidade Esta política descreve as formas como coletamos, armazenamos, usamos e protegemos suas informações pessoais. Você aceita essa política e concorda com tal coleta, armazenamento

Leia mais

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA O MERCADO DE CAPITAIS

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA O MERCADO DE CAPITAIS POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA O MERCADO DE CAPITAIS 1. OBJETIVO A presente Política de Divulgação de Informações tem como objetivo geral estabelecer o dever da Companhia em divulgar, de forma

Leia mais

ANEXO II. (Relacione a(s) Parte(s) e entidades privadas e/ou públicas envolvidas na atividade de projeto e informe os dados para contato no Anexo 1.

ANEXO II. (Relacione a(s) Parte(s) e entidades privadas e/ou públicas envolvidas na atividade de projeto e informe os dados para contato no Anexo 1. ANEXO II A. Descrição geral da atividade de projeto A.1 Título da atividade de projeto: A.2. Descrição da atividade de projeto: (Inclua na descrição - o propósito da atividade de projeto - a opinião dos

Leia mais

Verificação de Antecedentes está mudando -- O Que Você Precisa Saber!

Verificação de Antecedentes está mudando -- O Que Você Precisa Saber! Verificação de Antecedentes está mudando -- O Que Você Precisa Saber! O EEC vai agora exigir Informação do Registro de Agressor Sexual (SORI-Sex Offender Registry Information), verificação e averiguação

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1 / 8 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:102558-2016:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Serviços de subscrição de periódicos, publicações informativas, bases de

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:279495-2014:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:279495-2014:text:pt:html 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:279495-2014:text:pt:html Itália-Ispra: Fornecimento, instalação e manutenção de um sistema de armazenamento em baterias

Leia mais

CAPÍTULO XI FINANÇAS

CAPÍTULO XI FINANÇAS CAPÍTULO XI FINANÇAS A. INVESTIMENTO DOS FUNDOS DA ASSOCIAÇÃO As decisões referentes aos investimentos da associação deverão tomar como base as declarações sobre normas de investimentos para o Fundo Geral

Leia mais

Treinamento Proposta Online

Treinamento Proposta Online Treinamento Proposta Online 03 Procedimentos para preenchimento da Proposta Preenchendo a Proposta Online Digitalizando os documentos 06 20 33 Pendências nas Propostas 02 Procedimentos para preenchimento

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:299833-2013:text:pt:html Espanha-Alicante: Serviços de consultoria geral, auditoria, gestão de projetos e estudos 2013/S

Leia mais

Solicitação de Propostas. Apoio à Conexão de Unidades de Ensino e Pesquisa a Redes Estaduais

Solicitação de Propostas. Apoio à Conexão de Unidades de Ensino e Pesquisa a Redes Estaduais Solicitação de Propostas Apoio à Conexão de Unidades de Ensino e Pesquisa a Redes Estaduais RNP/DIV/0085 SDP 01/2002 Solicitação de Propostas Apoio à Conexão de Unidades de Ensino e Pesquisa a Redes Estaduais

Leia mais

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01

Q-Acadêmico. Módulo CIEE - Estágio. Revisão 01 Q-Acadêmico Módulo CIEE - Estágio Revisão 01 SUMÁRIO 1. VISÃO GERAL DO MÓDULO... 2 1.1 PRÉ-REQUISITOS... 2 2. ORDEM DE CADASTROS PARA UTILIZAÇÃO DO MÓDULO CIEE... 3 2.1 CADASTRANDO EMPRESAS... 3 2.1.1

Leia mais

Sistema Integrado CAPES - Programa de Apoio a Eventos no País

Sistema Integrado CAPES - Programa de Apoio a Eventos no País COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE GESTÃO DGES COORDENAÇÃO GERAL DE INFORMÁTICA CGIN COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DE SISTEMAS CSI MANUAL DE UTILIZAÇÃO

Leia mais

VERSÃO ORIGINAL VERSÃO BRASIL. 1. Inscrição e acesso ao Ciclo de Melhoramento Contínuo

VERSÃO ORIGINAL VERSÃO BRASIL. 1. Inscrição e acesso ao Ciclo de Melhoramento Contínuo VERSÃO ORIGINAL 2008 VERSÃO BRASIL 2009 Guia do usuário. Inscrição e acesso ao Ciclo de Melhoramento Contínuo Introdução A melhora da qualidade dos procesos, dentro de cada instituição, começa com a elaboração

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:22100-2015:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:22100-2015:text:pt:html 1/7 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:22100-2015:text:pt:html Alemanha-Karlsruhe: Execução de tarefas de proteção contra as radiações em projetos de desmantelamento

Leia mais

1. MANUAL DO REVENDEDOR - BILLING NETPBX ---------------3

1. MANUAL DO REVENDEDOR - BILLING NETPBX ---------------3 1. MANUAL DO REVENDEDOR - BILLING NETPBX ---------------3 1.1. OBJETIVO ----------------------------------------------------------------------------------------------------------3 1.2. INTRODUÇÃO AO REVENDEDOR---------------------------------------------------------------------------------3

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Disciplina: Tópicos Avançados II 5º período Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 3: Políticas e Declaração de

Leia mais

www.aluminiocba.com.br Manual do Usuário Fornecedor

www.aluminiocba.com.br Manual do Usuário Fornecedor Manual do Usuário Fornecedor Manual do Usuário - Fornecedor Versão 1.2 Página 2 CBA Online Manual do Usuário Fornecedor Versão 1.2 3 de agosto de 2004 Companhia Brasileira de Alumínio Departamento de Tecnologia

Leia mais

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembléias Gerais

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembléias Gerais Política de Exercício de Direito de Voto em Assembléias Gerais Capítulo I: Aplicação e Objeto 1.1. Pelo presente documento, a ARBITRAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. ( Gestora ) vem, nos termos do Código ANBIMA

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PLATAFORMA DE INSCRIÇÕES ONLINE

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PLATAFORMA DE INSCRIÇÕES ONLINE A época de 2012/2013 terá um novo recurso para a Filiação e Inscrições em Provas para os Clubes, Equipas e Agentes Desportivos, tendo sido criada para o efeito uma nova Plataforma de Inscrições Online.

Leia mais

Programa de Compliance

Programa de Compliance Programa de Compliance O que é compliance? Origem: to comply, tradução aproximada: conformidade Em poucas palavras significa observar determinadas normas ou comportar-se de forma a não perturbar a ordem

Leia mais

Termos e Condições do Plano de Suporte Complementar do Smartphone Porsche Design da BlackBerry - Geral (092214) Inglês Página 1 de 5

Termos e Condições do Plano de Suporte Complementar do Smartphone Porsche Design da BlackBerry - Geral (092214) Inglês Página 1 de 5 LEIA ESTE DOCUMENTO COM ATENÇÃO ANTES DE ACEITAR. A BlackBerry (conforme definido abaixo) tem a satisfação de disponibilizar a Você (conforme definido abaixo) o Plano de serviços de suporte complementar

Leia mais

CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA

CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA CAPÍTULO 25 COERÊNCIA REGULATÓRIA Artigo 25.1: Definições Para efeito deste Capítulo: medida regulatória coberta significa a medida regulatória determinada por cada Parte a ser objeto deste Capítulo nos

Leia mais

Escopo do Copilot Optimize - Elaboração de Relatórios

Escopo do Copilot Optimize - Elaboração de Relatórios Descrição do serviço Copilot Optimize - Elaboração de Relatórios CAA-1013 Visão geral do serviço Esta Descrição do serviço ( Descrição do serviço ) é firmada por você, o cliente, ( você ou Cliente ) e

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:293146-2015:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:293146-2015:text:pt:html 1/7 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:293146-2015:text:pt:html Grécia-Tessalónica: Desenvolvimento de tecnologias de informação e informações sobre o mercado

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA COMPRAS E CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS COMPRADORES E FORNECEDORES FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIFESP 2015 ÍNDICE 1. Introdução... 2 2. Dos Objetivos Específicos... 2 3. Dos Envolvidos

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DA GESTÃO DO TRABALHO FRENQUENTLY ANSWER QUESTIONS (FAQ S) ATIVIDADES PARA FORMAÇÃO 1 FORMAÇÃO 1.1 O que é formação? Todas atividades relacionadas ao processo de educação, que

Leia mais

Anúncio de concurso. Fornecimentos

Anúncio de concurso. Fornecimentos 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:333384-2013:text:pt:html Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de um sistema de vídeo para gestão de riscos destinado ao centro

Leia mais

PEDIDO ON-LINE DE SUBSÍDIO GLOBAL

PEDIDO ON-LINE DE SUBSÍDIO GLOBAL Portuguese (PT) PEDIDO ON-LINE DE SUBSÍDIO GLOBAL As imagens a seguir mostram como navegar pelo nosso site para fazer um pedido de Subsídio Global. Para mais informações, visite www.rotary.org/pt/grants.

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES CONSÓRCIO DE IMÓVEIS GAZIN

DÚVIDAS FREQUENTES CONSÓRCIO DE IMÓVEIS GAZIN DÚVIDAS CONSÓRCIO DE IMÓVEIS 1. Posso adquirir mais de uma carta de crédito no consorcio de Imóveis? Sim, o consórcio lhe dá a possibilidade de adquirir mais de uma carta de crédito, mediante análise prévia,

Leia mais

3 Direito de revogação do utilizador final no que diz respeito a contratos de venda à distância - Política de cancelamento

3 Direito de revogação do utilizador final no que diz respeito a contratos de venda à distância - Política de cancelamento I. Termos e Condições Gerais de Venda da MAGIX Software GmbH Estado: junho 2014 1 Âmbito de aplicação 1. Todas as entregas, serviços e ofertas da MAGIX Software GmbH (de ora avante denominada MAGIX ) são

Leia mais

Anúncio de concurso. Obras

Anúncio de concurso. Obras 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:237146-2013:text:pt:html Itália-Ispra: Construção de uma central de trigeração com turbina a gás e respetiva manutenção

Leia mais

Manual do Aluno e Regulamento Interno

Manual do Aluno e Regulamento Interno Manual do Aluno e Regulamento Interno Índice Principais Atividades 3 Cursos 3 Treinamentos 3 Convênios 3 Premiações 3 Certificação 4 Publicações 4 Biblioteca 4 Centro de Memória 4 Visitas à Bolsa 4 Localize-se

Leia mais

Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio.

Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio. Prezado (a) cliente: Para melhor atendê-lo, seguem abaixo todos os formulários e documentos necessários, juntamente com a orientação de como proceder ao envio. Procedimentos para envio dos documentos de

Leia mais

Assembléia Geral da MPC Internacional 2011 25 de Setembro a 1º de Outubro 2011 Denver, Colorado USA

Assembléia Geral da MPC Internacional 2011 25 de Setembro a 1º de Outubro 2011 Denver, Colorado USA Assembléia Geral da MPC Internacional 2011 25 de Setembro a 1º de Outubro 2011 Denver, Colorado USA Inscrição Online Disponível: O melhor método para você realizar sua inscrição na Assembléia Geral 2011

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:40295-2014:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:40295-2014:text:pt:html 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:40295-2014:text:pt:html Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento e instalação de um equipamento de ar condicionado para a ala

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO E CONTROLES INTERNOS CAPITAL GESTÃO E INVESTIMENTOS LTDA

POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO E CONTROLES INTERNOS CAPITAL GESTÃO E INVESTIMENTOS LTDA POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO E CONTROLES INTERNOS CAPITAL GESTÃO E INVESTIMENTOS LTDA MAIO 2016 POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCO E CONTROLES INTERNOS 1 Objetivo Em conformidade com a IN-CVM 558/2015 esse documento

Leia mais

MANUAL DA SECRETARIA

MANUAL DA SECRETARIA MANUAL DA SECRETARIA Conteúdo Tela de acesso... 2 Liberação de acesso ao sistema... 3 Funcionários... 3 Secretaria... 5 Tutores... 7 Autores... 8 Configuração dos cursos da Instituição de Ensino... 9 Novo

Leia mais

Termos de serviço do Movimento Certo Ginástica Laboral Online

Termos de serviço do Movimento Certo Ginástica Laboral Online Termos de serviço do Movimento Certo Ginástica Laboral Online Última atualização: 17 de março de 2015 Obrigado por usar o Movimento Certo! Estes termos de serviço (os "Termos") governam seu acesso aos

Leia mais

Normas Internacionais de Avaliação. Preço Custo e valor Mercado Abordagem de valores Abordagens de avaliação

Normas Internacionais de Avaliação. Preço Custo e valor Mercado Abordagem de valores Abordagens de avaliação Normas Internacionais de Avaliação Preço Custo e valor Mercado Abordagem de valores Abordagens de avaliação Mercado Mercado é o ambiente no qual as mercadorias e serviços são transacionados entre compradores

Leia mais

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo

Política de Divulgação de Informações Relevantes e Preservação de Sigilo Índice 1. Definições... 2 2. Objetivos e Princípios... 3 3. Definição de Ato ou Fato Relevante... 4 4. Deveres e Responsabilidade... 5 5. Exceção à Imediata Divulgação... 7 6. Dever de Guardar Sigilo...

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo:

GUIA DE ORIENTAÇÃO. 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: GUIA DE ORIENTAÇÃO 1- Para acessar o sistema é necessário seguir os passos abaixo: 1.1 - ACESSAR O SITE DA PREFEITURA: 1.2 - CLICAR NA OPÇÃO: SERVIÇOS >> NOTA FISCAAL ELETRÔNICA 1.3 - Aguarde carregar

Leia mais

Guia passo a passo. Como se tornar um pequeno produtor certificado FSC

Guia passo a passo. Como se tornar um pequeno produtor certificado FSC Guia passo a passo Como se tornar um pequeno produtor certificado FSC INTRODUÇÃO AO FSC O que é o FSC? O FSC é uma organização independente, não governamental e sem fins lucrativos criada para promover

Leia mais

REGIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO

REGIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO REGIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO Res. CONSUN nº 49/03, 10/12/03 Art. 1 o O presente documento objetiva fornecer as orientações

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação

Administração de Sistemas de Informação Administração de Sistemas de Informação Aula 3 - Princípios da Teoria de Sistemas e Classificação dos Recursos de um SI Fonte: Luciene Marin Componentes de um Sistema de Informação: Modelo de SI: Um SI

Leia mais

REGRAS E PARÂMETROS DE ATUAÇÃO

REGRAS E PARÂMETROS DE ATUAÇÃO REGRAS E PARÂMETROS DE ATUAÇÃO Esta Sociedade Corretora, em atenção ao disposto no art. 6º da Instrução nº 387/03 da CVM e demais normas expedidas pela BM&F BOVESPA, define através deste documento, suas

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:87482-2014:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:87482-2014:text:pt:html 1/8 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:87482-2014:text:pt:html Grécia-Tessalónica: Criação de uma nova experiência ao nível do utilizador para o portal Web

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Cartografia costeira MARE/2014/10 2014/S 152-272371. Anúncio de concurso. Serviços

Bélgica-Bruxelas: Cartografia costeira MARE/2014/10 2014/S 152-272371. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:272371-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Cartografia costeira MARE/2014/10 2014/S 152-272371 Anúncio de concurso Serviços

Leia mais

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro

6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro TÍTULO : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 6. Pronunciamento Técnico CPC 23 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro 1. Aplicação 1- As instituições

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:286241-2015:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:286241-2015:text:pt:html 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:286241-2015:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Estudo sobre o Certificado Sucessório Europeu eletrónico, os registos nacionais

Leia mais

Itália-Ispra: Contrato-quadro de serviços relativo à manutenção de exaustores no JRC de Ispra Dividido em 3 lotes 2015/S 241-436449

Itália-Ispra: Contrato-quadro de serviços relativo à manutenção de exaustores no JRC de Ispra Dividido em 3 lotes 2015/S 241-436449 1 / 10 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:436449-2015:text:pt:html Itália-Ispra: Contrato-quadro de serviços relativo à manutenção de exaustores no JRC de Ispra

Leia mais

Países Baixos-Haia: Agente de viagens para serviços de viagens de negócios 2015/S 187-337652. Anúncio de concurso. Serviços

Países Baixos-Haia: Agente de viagens para serviços de viagens de negócios 2015/S 187-337652. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:337652-2015:text:pt:html Países Baixos-Haia: Agente de viagens para serviços de viagens de negócios 2015/S 187-337652

Leia mais

Urgente: AVISO DE SEGURANÇA

Urgente: AVISO DE SEGURANÇA A Urgente: AVISO DE SEGURANÇA Designação Comercial do Lente Fáquica Alcon AcrySof CACHET Produto Referência/Data Tipo de Ação do folheto de instruções do produto Exmo. Dr.

Leia mais

TERMOS DO PROGRAMA DE LICENÇA DE ENTIDADE GOVERNAMENTAL ("GOVERMENT ENTITIY LICENSCE PROGRAM")

TERMOS DO PROGRAMA DE LICENÇA DE ENTIDADE GOVERNAMENTAL (GOVERMENT ENTITIY LICENSCE PROGRAM) TERMOS DO PROGRAMA DE LICENÇA DE ENTIDADE GOVERNAMENTAL (última revisão em 25 de agosto de 2014) TERMOS DO PROGRAMA DE LICENÇA DE ENTIDADE GOVERNAMENTAL ("GOVERMENT ENTITIY LICENSCE PROGRAM") Acesso simples

Leia mais

Última alteração: 9 de outubro de 2015. Política de observância dos direitos autorais

Última alteração: 9 de outubro de 2015. Política de observância dos direitos autorais Última alteração: 9 de outubro de 2015 Política de observância dos direitos autorais Esta é a política de observância de direitos autorais (doravante a "Observância aos direitos autorais") para o Site/Aplicativo

Leia mais

1. REGISTRO DE PROJETOS

1. REGISTRO DE PROJETOS 1. REGISTRO DE PROJETOS Nesta aplicação será feito o registro dos projetos/ ações de extensão, informando os dados iniciais do projeto, as classificações cabíveis, os participantes, a definição da região

Leia mais

B-Geel: Fornecimento, instalação e manutenção de um instrumento de contagem de vírus 2013/S 093-157517. Anúncio de concurso.

B-Geel: Fornecimento, instalação e manutenção de um instrumento de contagem de vírus 2013/S 093-157517. Anúncio de concurso. 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:157517-2013:text:pt:html B-Geel: Fornecimento, instalação e manutenção de um instrumento de contagem de vírus 2013/S

Leia mais

Bem-vindo ao tópico Múltiplas filiais.

Bem-vindo ao tópico Múltiplas filiais. Bem-vindo ao tópico Múltiplas filiais. 1 Ao final deste tópico, você estará apto a: Explicar as opções disponibilizadas com o recurso Múltiplas filiais. Definir as configurações necessárias para trabalhar

Leia mais

INSTRUÇÃO Nº 402, DE 27 DE JANEIRO DE 2004

INSTRUÇÃO Nº 402, DE 27 DE JANEIRO DE 2004 Ministério da Fazenda Comissão de Valores Mobiliários INSTRUÇÃO Nº 402, DE 27 DE JANEIRO DE 2004 Estabelece normas e procedimentos para a organização e o funcionamento das corretoras de mercadorias. O

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Apoio a iniciativas voluntárias de promoção da gestão de diversidade no local de trabalho na UE 2014/S 039-063712

Bélgica-Bruxelas: Apoio a iniciativas voluntárias de promoção da gestão de diversidade no local de trabalho na UE 2014/S 039-063712 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:63712-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Apoio a iniciativas voluntárias de promoção da gestão de diversidade no local

Leia mais

Resolução da lista de exercícios de casos de uso

Resolução da lista de exercícios de casos de uso Resolução da lista de exercícios de casos de uso 1. Explique quando são criados e utilizados os diagramas de casos de uso no processo de desenvolvimento incremental e iterativo. Na fase de concepção se

Leia mais

Regime jurídico que regulamenta a compra e venda de fracções autónomas de edifícios em construção

Regime jurídico que regulamenta a compra e venda de fracções autónomas de edifícios em construção Regime jurídico que regulamenta a compra e venda de fracções autónomas de edifícios em construção Actualmente em Macau, designa-se geralmente por compra e venda de fracções autónomas de edifícios em construção

Leia mais

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital

Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Passo a Passo do Cadastro Funcionários no SIGLA Digital Funcionários Página 1 de 12 O cadastro de funcionários permite cadastrar o usuário que vai utilizar o SIGLA Digital e também seus dados pessoais.

Leia mais

Alemanha-Karlsruhe: Organização de cursos de formação em línguas para o ITU 2015/S 188-340301. Anúncio de concurso. Serviços

Alemanha-Karlsruhe: Organização de cursos de formação em línguas para o ITU 2015/S 188-340301. Anúncio de concurso. Serviços 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:340301-2015:text:pt:html Alemanha-Karlsruhe: Organização de cursos de formação em línguas para o ITU 2015/S 188-340301

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÕES CONSÓRCIO DE IMÓVEIS EMBRACON

GUIA DE ORIENTAÇÕES CONSÓRCIO DE IMÓVEIS EMBRACON GUIA DE ORIENTAÇÕES CONSÓRCIO DE IMÓVEIS EMBRACON Estimado Consorciado de imóvel, Parabéns! Você fez um excelente investimento! É um privilégio para nós, tê-lo como nosso cliente! É a oportunidade de juntos,

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO DXA Gestão de Investimentos Ltda. CNPJ/MF: 15.270.516/0001-23 NIRE: 33.2.0919466-6 Av. Rio Branco nº 89, 28º andar, Centro Rio de Janeiro/RJ - CEP 20.040-004 03

Leia mais

MANUAL PARA REGISTRO DE CERTIFICADO DE DEPÓSITO DE VALORES MOBILIÁRIOS - BDR NÍVEL I NÃO PATROCINADO

MANUAL PARA REGISTRO DE CERTIFICADO DE DEPÓSITO DE VALORES MOBILIÁRIOS - BDR NÍVEL I NÃO PATROCINADO MANUAL PARA REGISTRO DE CERTIFICADO DE DEPÓSITO DE VALORES MOBILIÁRIOS - BDR NÍVEL I NÃO PATROCINADO Artigo 1º. Para registro do Certificado de Depósito de Valores Mobiliários - BDR Nível I Não Patrocinado

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/7 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:351310-2012:text:pt:html GR-Tessalónica: Prestação de serviços por parte de um organizador profissional de conferências

Leia mais

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br)

Questionário de avaliação de Práticas X Resultados de projetos - Carlos Magno Xavier (magno@beware.com.br) Obrigado por acessar esta pesquisa. Sei como é escasso o seu tempo, mas tenha a certeza que você estará contribuindo não somente para uma tese de doutorado, mas também para a melhoria das práticas da Comunidade

Leia mais

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO

A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO A SEGUIR ALGUMAS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO CIENTÍFICO DESENVOLVENDO UM PROJETO 1. Pense em um tema de seu interesse ou um problema que você gostaria de resolver. 2. Obtenha um caderno

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ABERDEEN BRASIL EQUITY FUNDO DE INVESTIMENTO AÇÕES

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ABERDEEN BRASIL EQUITY FUNDO DE INVESTIMENTO AÇÕES LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ/MF: Informações referentes a Dezembro de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o ABERDEEN BRASIL EQUITY FUNDO DE INVESTIMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Manual de Utilização das funções básicas do Módulo de Eventos do SIG-UFLA Usuário: Coordenador de Eventos Outubro / 2014 Sumário Introdução...

Leia mais

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009

Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Decreto Nº 13.840 de 21/09/2009 Dispõe sobre estágios no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Estado do Piauí para estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva, vinculados

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA XI CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO CONPEEX

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA XI CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO CONPEEX UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA XI CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO CONPEEX NORMAS DA XI MOSTRA DE EXTENSÃO E CULTURA A XI MOSTRA DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFG acontecerá

Leia mais

ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA

ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA O Governo da República Federativa do Brasil e o Governo

Leia mais

Descrição do Serviço Diagnóstico no Local

Descrição do Serviço Diagnóstico no Local Apresentação do serviço A Dell tem o prazer de fornecer o Serviço de (o Serviço ) de acordo com este documento (a Descrição do Serviço ). Este fornece actividades opcionais de diagnóstico no local na empresa

Leia mais

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE ATO OU FATO RELEVANTE LE LIS BLANC DEUX COMÉRCIO E CONFECÇÕES DE ROUPAS S.A. POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE ATO OU FATO RELEVANTE

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE ATO OU FATO RELEVANTE LE LIS BLANC DEUX COMÉRCIO E CONFECÇÕES DE ROUPAS S.A. POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE ATO OU FATO RELEVANTE POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE ATO OU FATO RELEVANTE LE LIS BLANC DEUX COMÉRCIO E CONFECÇÕES DE ROUPAS S.A. POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO DE ATO OU FATO RELEVANTE I DEFINIÇÕES E ADESÃO 1. As definições utilizadas

Leia mais

Instruções para preenchimento de contratos

Instruções para preenchimento de contratos Instruções para preenchimento de contratos Este documento tem como objetivo esclarecer o correto preenchimento dos contratos de emissão e renovação dos certificados digitais qualificados fornecidos pela

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS MPR/SGP-301-R00 ESTÁGIO PROBATÓRIO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS MPR/SGP-301-R00 ESTÁGIO PROBATÓRIO MANUAL DE PROCEDIMENTOS MPR/SGP-301-R00 ESTÁGIO PROBATÓRIO 11/2015 PÁGINA INTENCIONALMENTE EM BRANCO 2 06 de novembro de 2015. Aprovado, Antonia Valeria Martins Maciel 3 PÁGINA INTENCIONALMENTE EM BRANCO

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS CONCESSÃO DE USO PRIVADO DE ESPAÇO DO DOMÍNIO PÚBLICO NO JARDIM MUNICIPAL PARA INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE DIVERSÕES

CADERNO DE ENCARGOS CONCESSÃO DE USO PRIVADO DE ESPAÇO DO DOMÍNIO PÚBLICO NO JARDIM MUNICIPAL PARA INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE DIVERSÕES CADERNO DE ENCARGOS CONCESSÃO DE USO PRIVADO DE ESPAÇO DO DOMÍNIO PÚBLICO NO JARDIM MUNICIPAL PARA INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE DIVERSÕES Cláusula 1ª Princípio geral O presente Caderno de Encargos compreende

Leia mais