4 dicas simples que irão melhorar incrivelmente suas fotos de viagem

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "4 dicas simples que irão melhorar incrivelmente suas fotos de viagem"

Transcrição

1 4 dicas simples que irão melhorar incrivelmente suas fotos de viagem por Daniel Duclos Apesar da tensão sempre existente entre fotografar e vivenciar uma viagem, todo turista é um fotógrafo. Fiquei com vontade de compartilhar minhas dicas também. Ah, você não precisa saber grandes regulagens manuais nem ter máquinas enormes pra tirar fotos legais. As câmeras automáticas compactas (em inglês chamadas de "point and shoot", "aponte e clique") cuidam das regulagens necessárias pra maioria dos tipos de foto, e têm uma boa qualidade de imagem. Agora, se você conhecer um tiquinho seu equipamento, e treinar a olhar antes de apontar e clicar, verá que dá pra melhorar bastante. Há certas coisas que uma máquina nunca poderá fazer por você, e uma delas é tirar boas fotos. 1. Preste atenção na Composição Pra melhorar suas fotos, o primeiro passo é passar a pensar nelas, em vez de simplesmente clicar a esmo tudo o que lhe aparece pela frente. Transforme o ato de fotografar em algo consciente e verá suas fotos melhorarem drasticamente sem precisar gastar nada em equipamento. Fotografe primeiro com o seu olho, e depois com a câmera. Composição é a organização de elementos visuais em uma obra de arte. Ou seja, o que, como e onde cada coisa entra na sua foto é a composição, e existem alguns princípios simples que ajudam a melhorá-la.

2 Regra dos terços Uma das mais famosas e básicas regras de composição, é usada não só em fotografia, mas em pintura e design. Imagine duas linhas na horizontal, dividindo a foto em parte iguais. Depois faça o mesmo com duas linhas verticais. Você terá nove partes iguais. Ah, é simples, veja só: Certo? Agora, a regra dos terços diz que os elementos principais da sua composição devem estar ao longo dessas linhas, ou em suas interseções e não, por exemplo, no centro. Então, digamos que você vá tirar foto de uma paisagem. Em vez de usar a linha do horizonte pra dividir a foto, coloque-a no terço de baixo. Se há um elemento principal na paisagem, coloque-o ao longo das linhas verticais. Veja um exemplo: Note a posição do horizonte e do barco. Isso é Londres vista da Tower Bridge. Essa regra vale também quando você estiver tirando fotos de alguém posando em frente a algum lugar: posicione a pessoa mais ao lado, e não no centro da foto.

3 A Carla me clicou deixando dois terços pro Louvre. Sábia decisão. Aproveitando o embalo dos terços, tente sempre deixar o horizonte reto, a não ser que você esteja atrás de algum efeito específico. Algumas máquinas permitem colocar as linhas guias no visor, mas não é necessário ao menos eu nunca usei. Não precisa pirar em acertar tudo milimetricamente, exatamente. A idéia é mais você ter um senso de equilíbrio na foto, e não é porque o horizonte ficou um tico mais pra lá que a sua foto estragou. E lembre-se que existem outras regras de composição além da regra dos terços (ela é apenas o começo). É só pra pensar um pouco antes de sair centralizando tudo, o que é um instinto comum. Novos ângulos Outra coisa que é um instinto comum é olhar algo pela primeira vez, de frente, e bater a foto, plá! Normal, mas por que parar nisso? Nem sempre o primeiro ângulo frontal que todo mundo vê é o mais interessante. Aliás, raramente é. Dê a volta, agache, olhe pra cima, olhe pra baixo. O objeto que você está fotografando é em três dimensões você consegue notar isso na foto? Existem outros ângulos ou recortes que podem ser mais originais e mais interessantes? Aqui nessa foto da famosa Vênus de Milo exposta no Louvre, temos uma visão frontal, óbvia. Além disso, alguns turistas aparecem ao fundo, poluindo a foto, o que pode ser bem comum num museu tão lotado quanto o Louvre. Mas, e se dermos uma voltinha?

4 Agora a Vênus está de costas, e os turistas em vez de poluírem a foto, fazem parte dela: a famosa estátua aparece como alvo e centro das atenções dos turistas-paparazzi insaciáveis, nua e sem braços pra se defender. Já fica um pouco mais interessante do que a a foto chapada de frente, que todo mundo tira, né não? Em vez da mesma visão frontal de sempre, que tal um 3/4? Viena Detalhes e recortes Depois que você tira uma foto mostrando o objeto em sua totalidade, pode ser legal prestar atenção às partes que o compõem. Muitas vezes, há grandes oportunidades escondidas que podem ser exploradas demorando um tiquinho a mais olhando pro objeto, em vez de já sair pro próximo.

5 Essa estátua fica em Viena. Eu cheguei de frente pra ela e tirei essa foto, inclusive um tanto torta. Mas achei os rostos bastante dramáticos e resolvi fotografar individualmente e um pouco de lado. Eu me aproximei, andei mais pra lá em vez de ficar só de frente pra estátua e descolei algumas fotos mais legais.

6 Não olhe apenas pra frente Andando pela rua de Viena, indo de uma atração turística à outra, eu olhei pra cima um pouco e vi isso: Gostei do efeito "praia no céu" e Viena fica em um país sem mar e cliquei. Se tivesse olhando só pra frente, teria perdido. Só cuidado pra não trombar nos outros :) Na Basílica de São Pedro no Vaticano, segui uma nesga de sol, olhei pro alto e acabei encontrando um efeito de luz legal: Preste atenção no que está ao fundo (ou na frente) É facim, facim a gente olhar o visor da câmera e ficar focado somente no nosso objeto, esquecendo o resto. E daí, quando vai ver em casa, no computador, em tamanho maior, aquela foto maravilhosa foi estragada por um cabeção, um turista pondo o dedo no nariz. É legal pausar um segundo antes de tirar a foto (assumindo que você tenha esse segundo) e passar o olho pelo visor todo, buscando elementos que estejam poluindo sua foto.

7 Lembre-se que o olho enxerga de maneira nítida em uma área central muito pequena. A maior parte de nosso campo de visão é composto de visão periférica, de pouca nitidez. Mexa, então, o olho e veja com nitidez o quadro todo. Procure por problemas também nos cantos, como algo vazando no seu enquadramento (embora esse caso seja menos grave, já que é mais fácil de cortar depois). Nem sempre o elemento que está entrando na foto é de outra pessoas. Conhece o famoso dedão na frente da lente? Então. Outro pilantra que adora estragar foto é a alça da câmera. Nessa foto eu tava tão focado nas colunas na Piazza San Pietro no Vaticano que só fui ver o turista com a máquina depois, juro pra você. A foto ficou um lixo, e não só por causa do turista. 2. Leve em conta a luz do dia Sendo que, né, fotografia quer dizer "desenhar com luz", é meio óbvio que a luz do dia interfere totalmente no resultado da sua foto. O primeiro cuidado é entender onde o sol está no horizonte (atrás de você? Na frente? É manhã, meio dia ou entardecer?) e compor sua foto de acordo. Fotografando contra o sol Tem um mito de que o sol deve estar sempre às suas costas. Depende do caso, na verdade. Por exemplo, se você estiver fotografando pessoas, e o sol estiver às suas costas, provavelmente ele irá bater em cheio no rosto do modelo. E aí sai aquelas caras franzidas esquisitas. Dependendo da hora do dia pode ser melhor ter o sol de lado, ou se for um pôr-do-sol, até na sua frente.

8 Às vezes, uma foto contra o sol pode ser muito interessante. Essa foto foi em Roma, no Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II, perto do Coliseu. Fotos com sol a pino O sol alto pode ser bem legal pra tirar fotos de paisagem, com aquele céuzão azul, mas também podem produzir sombras muito marcadas. Um jeito de usar isso como vantagem é regular sua câmera pra preto e branco e explorar esses contrastes marcados:

9 Aprendendo a fotografar: Fórum Romano Fotógrafos experientes desdenham a função preto e branco da câmera, preferindo tirar a foto colorida e depois convertê-la no programa de edição. Fica a seu critério, mas nesse artigo não vou entrar no mundo da pós produção. Fotos no fim do dia: a hora dourada Quando se fala em foto ao fim do dia, todo mundo pensa logo em foto de pôr-do-sol! Mas há antes disso um momento que o sol atinge certa altitude no céu, banhando o mundo em uma luz quente, indireta e difusa (ao contrário da luz do sol a pino, direta). Cores são destacadas e é um momento mágico pra fotografar e aproveitar. Em inglês, é chamada de "golden hour", a "hora dourada". As cores são realçadas na paisagem durante a hora dourada Foto noturna Aqui o bicho pega. Foto noturna é toda uma especialidade, e daquelas avançadas. É um dos casos onde o equipamento pode realmente fazer a diferença. Sem entrar no mérito de câmeras manuais ou lentes, as câmeras compactas fazem um grande esforço para aumentar o ISO (sensibilidade do sensor) sem aumentar muito o ruído (distorções na imagem), inclusive aplicando alguma correção via software pra retirar o ruído.

10 Flash é inútil pra objetos distantes (como ressaltou o José Maurício no seu artigo do Conexão Paris), e concordo quando ele diz que vale investir em um tripé, mesmo que barato, que dará estabilidade pra sua foto noturna. Mas sempre dá pra improvisar, apoiando a câmera em algo: Fotos de pessoas O padrão de foto-turista em viagem é o casal abraçado e sorrindo posando na frente de algum lugar famoso (ou só sorrindo, se estiver sozinho). Ou então dando pulos, com eles congelados no ar e, os clássicos chavonescos, segurando a torre inclinada de Pisa ou a Torre Eiffel entre os dedos a partir do Trocadéro. Eu não vou negar que fiz quase isso tudo (menos segurar as torres), pose com sorriso e tudo. Mas, de novo, não precisa ficar só nisso. Eu gosto de tirar fotos espontâneas da Carla, enquanto a gente caminha. Sem pose, sem nada, apenas captar um momento. Às vezes erro, às vezes acerto, e quando acerto as fotos ficam bem mais legais do que as clássicas fotos-sorriso-congelado-em-frente-à-torre (algumas ficam engraçadas).

11 Mesmo se for posar, não precisa ficar de frente, e congelar o sorrisão. Por exemplo, a foto que eu uso de avatar aqui no Ducs Amsterdam, foi tirada pela Carla às margens do Sena. Eu posei pra foto, mas sentado: Ou, se é pra ter sorriso congelado... Amigos em Praga. Se quiser, eu escrevi um relato da nossa viagem de turismo a Praga. 3. Desligue o flash Um monte de regulagem completamente automática dispara o flash a torto e à direito, e isso pode causar diversos problemas. Primeiro, a luz do flash na hora errada pode simplesmente chapar sua foto, tirando profundidade, criar cores estranhas, refletir em óculos e outras superfícies. Segundo, pra objetos distantes, não adianta ter o flash ligado, mesmo que seja de noite. Você estará apenas gastando sua bateria à toa, e numa viagem uma bateria vazia pode significar muitas fotos perdidas. Existem momentos em que o flash é necessário e tem aplicação, mas em geral, nessas viagens, ele não é, e na dúvida, desligue. Se não souber como, bem, como diz um ditado famoso na área de informáticas: "quando tudo mais falhar, leia o manual"

12 Seja educado: desligue o flash! Além de não ser nenhuma grande vantagem na maioria dos casos, o flash pode se tornar um grande inconveniente para os outros. Em alguns lugares é proibido usar o flash, e por motivos completamente sensatos. Já vi turistas entrando em uma Igreja, apontando a máquina pra um fiel rezando, o que já é completamente inapropriado, e disparando o flash! Sério! E o pior é que depois o lugar proibe as fotos de uma vez e quem não tinha nada que ver com isso fica sem poder tirar foto. 4. Aproveite a viagem Nesse artigo abordei fotografia como complemento da viagem, não como seu foco o que pode muito bem ser, mas é outro assunto. Se você viaja pra fotografar, muito que bem (há gente que é profissional nisso, e há trabalhos maravilhosos de pessoas que viajam só pra fotografar). Mas se você está indo para turismo, lembre-se que não há substituto pra experiência em primeira mão. Não adianta zunir por tudo, correndo e clicando aleatoriamente, pensando que ver depois vai ser a mesma coisa. Não vai. Tem hora que a câmera tem de ficar de lado. Mas também, fotografar me ajudou a melhorar minhas viagens. Longe de ficar fotografando tudo, na ânsia de reter o máximo possível, nem que seja pra ver depois, fotografar me fez observar melhor os lugares que estou visitando. Passei a observar detalhes, momentos, formas que antes eu simplesmente não via. Andar com uma câmera me ajudou a buscar outros ângulos além do primeiro, óbvio e frontal. Se tem uma mensagem desse artigo é justamente prestar atenção no que você está fazendo e no novo ambiente que o cerca. Fotografar pode ajudar, ou atrapalhar nisso. Faça sua escolha.

13 Dicas de fotografia no frio por Daniel Duclos Quando tá frio muito frio, com temperaturas negativas, e nevando ainda por cima, é interessante tomar alguns cuidados pra fotografar o que aprendi do jeito difícil: pela dor (é meu quarto inverno na Europa). Um monte de dicas eu tirei de um excelente artigo (em inglês) no Digital Photography School sobre como fotografar no frio extremo, e vou compartilhar com quem está vindo pra europa e quer tirar fotos legais de paisagens nevadas. Foto da nossa viagem à Praga. Proteja sua câmera: mudança de temperatura Eu uso óculos e, sempre que eu saio de temperatura negativa pra entrar num ambiente aquecido, digamos um café, ou tram, eu paro de enxergar momentaneamente: forma uma condensação imediata nas lentes. Agora, sua câmera tem lentes, certo? Adivinha o que acontece quando você sai com ela do frio pro ambiente aquecido? Yeah, a mesma coisa. E não só nas lentes... imagina isso nos circuitos internos da sua câmera. Um bom jeito de estragar seu equipamento, isso de ficar mudando de temperatura bruscamente. Mas, se você alguma hora vai ter de sair do frio pro aquecimento (assumindo que você não seja um pinguim-imperador disfarçado de fotógrafo), como faz? A Sherry Osborne (autora do artigo da Digital Photography School que eu indiquei) recomenda você usar um ziploc pra por sua câmera dentro antes de entrar em um ambiente aquecido vindo do frio. Funciona. Mas na maior parte das vezes eu desencano do ziploc e coloco a câmera na bolsa dela, e a bolsa dentro da mochila, o que permite que ela se aqueça mais gradualmente e evita a condensação. Espera umas duas horas pra tirar sua câmera da proteção, senão também não adianta. Se tá muito curioso pra ver as fotos quando entrar no café, tire o cartão de memória antes e conecte-o direto no seu computador. Ver foto na câmera só serve mesmo pra revisar rapidamente e corrigir as próximas capturas: selecionar fotos eu faço na tela do computador.

14 Foto do Vondelpark. Proteja sua câmera: neve Quando a neve bate na sua câmera ela imediatamente derrete. Então, é como se você estivesse numa chuvinha leve. Sua câmera irá ficar molhada. A maioria das câmeras aguenta um pouco de umidade e molhado, e quanto mais profissional a câmera, mais ela guenta. Mas é bom não abusar. A Shery Osborne usa um chapéu pra proteger a câmera dela, o que deve ser toda uma atração à parte, isso de andar com uma câmera de chapéu. Eu sou razoavelmente imune a senso do ridículo, mas nunca tentei isso, mas porque não me parece muito prático. Eu coloco a câmera dentro do casaco enquanto eu não tô fotografando (o que prova minha imunidade ao senso do ridículo não, senhor, não preciso de sutiã, essa é minha câmera). Mas mesmo essa não é assim, aquela solução perfeita. É um quebra-galho. Ficar abrindo e fechando o casaco no frio também não é muito prático. Existem capas (mas aí é mais dinheiro que você gasta) e algumas pessoas usam um ziploc com um furo pra lente (e praticam usar o controle da câmera através do plástico), mas no fim, o que eu faço é desencanar de fotografar se a neve fica pesada mesmo. Em neve leve, eu confio no isolamento da câmera pra pouca água com a proteção dentro do casaco.

15 Proteja a você mesmo: frio Frio drena as suas energias muito rapidamente. Uma coisa é tolerar -10 C por meia hora, enquanto você vai de um lugar a outro. Outra coisa é passar horas exposto ao frio, fotografando. Se você não estiver bem agasalhado e seco, citarei as imortais palavras da hiena Hardy: "isso não vai dar certo, Lippy". Quando a gente mudou aqui pra Holanda, nós nos encapotávamos loucamente quando fazia 8 graus positivos (o fenômeno é conhecido como "frozen Brazilians"). Eu percebi que estava acostumando com o frio quando passei a dizer coisas como "esquentou hoje, tá fazendo zero graus!" Eu não uso a tal "segunda pele" (uma underwear pra usar por baixo da calça e camiseta) normalmente guento bem o frio. Mas se vou ficar fora fotografando, bem, aí eu uso. Justamente porque não é mais uma questão de quão frio você tolera, mas por quanto tempo você tolera. Eu fico bem sem a segunda pele em -5 C, mas por menos tempo do que eu aguentaria com ela. E menos tempo no frio é menos tempo fotografando. No frio, quando saio pra compromissos sociais eu me visto bem diferente de quando saio pra fotografar. Então proteja seu peito, e principalmente suas extremidades. Gorrinho, um bom par de botas com meias grossas (eu uso duas meias, se vou andar muito: uma fina, social, e uma grossa por cima ajuda a evitar bolhas quando andando por bastante tempo). Muita gente usa cachecol. Eu não gosto muito, confesso, mas eu uso casaco com a gola fechada. É importante protejer o pescoço.

16 Foto do alto do Aiguille du Midi nos Alpes Franceses (veja como foi). Proteja suas mãos Um cuidado especial deve ser tomado com as mãos. Manipular a câmera com luvas é um treco chato ou impossível, na maioria das vezes. Nisso, eu dei sorte: tenho uma tolerância muito alta pra frio nas mãos. Eu fico sem luva em temperaturas negativas por bastante tempo eu praticamente não uso luvas e aplico a filosofia de enquanto está doendo tá bom, me preocupo quando pára de doer. Mas isso é sério: não siga meu exemplo. Pode ser perigoso e você pode perder sensibilidade na mão (se acontecer, proteja-as imediatamente, no bolso, ou perto de uma parte aquecida do seu corpo, como virilha se você usou o método de esconder a câmera no casaco lá de cima do artigo você já tá acostumado com os olhares estranhos e entre em um ambiente aquecido). Foto de nossa viagem na fronteira da Suíça com a França. O que a Carla (e a maioria das pessoas normais com frio nas mãos) faz é usar duas luvas. Uma fininha e uma grossa por cima. Quando chega a hora do click, tira a grossa, e fotografa com a fina, que te dá sensibilidade nos dedos. Terminou os clicks daquele momento, taca a luva grossa de novo. A Sharon sugere usar mitts aquelas luvas sem os dedos por cima da luva fina. Tome muito cuidado com o vento. O negócio de sensação térmica é sério. Uma rajada de vento quando a temperatura está menos seis pode gelar muito rápido uma mão (ou cabeça) desprotegida. Foi o que aconteceu quando eu fui tirar as fotos da praia com neve em Haia. Estava por aí menos sete, mas quando bateu o vento úmido do mar, o frio ficou sério. O vapor d'água da minha respiração condensava imediatamente na barba e logo virava gelo. Esse foi um dos raros momentos da minha vida que eu tive de sair catando minhas luvas. Estava... gelado.

17 Cuidado com as fotos de "neve azul" Neve é branca, certo (se for amarela, evite, diz o sábio ditado). Não, mas sério, nós enxergamos a neve como branca na maior parte do tempo. Muitas câmeras não conseguem acertar o tom, especialmente com tempo nublado, e deixam a foto toda azulada. A correção disso deve ser feita com o white balance. Sem entrar muito em detalhes técnicos, o white balance é uma característica da sua foto, e pode ser ajustado na câmera, antes de bater a foto, ou na pós produção, em programas como o Photoshop. Mas um truque que aprendi em outro artigo do Digital Photography School é mudar o white balance da sua câmera pra regulagem "sombra". Sim, muitas câmeras tem a regulagem "snow", mas acredito que o efeito com "sombra" fique melhor. A idéia é: experimente com a sua câmera pra achar um balanço melhor. Se deixar no automático, provavelmente você terá "neve azul". Aí o jeito é ajustar no Photoshop (ou, se você usa Flickr, no Picnik). Foto tirada com White Balance de "shade" Foto tirada com White Balance automático

18 Fotografo que não seguiu essas dicas :)

Dicas simples. fotos de viagem. para melhorar suas. por Daniel Duclos www.ducsamsterdam.net

Dicas simples. fotos de viagem. para melhorar suas. por Daniel Duclos www.ducsamsterdam.net Dicas simples para melhorar suas fotos de viagem por Daniel Duclos www.ducsamsterdam.net Apesar da tensão sempre existente entre fotografar e vivenciar uma viagem, todo turista é um fotógrafo. Fiquei com

Leia mais

dicas de fotografia no frio por Daniel Duclos www.ducsamsterdam.net

dicas de fotografia no frio por Daniel Duclos www.ducsamsterdam.net dicas de fotografia no frio por Daniel Duclos www.ducsamsterdam.net Quando tá frio muito frio, com temperaturas negativas, e nevando ainda por cima, é interessante tomar alguns cuidados pra fotografar

Leia mais

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos VERSÃO FOTOGRAFIA 10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos Existem várias formas de alterar o resultado final de uma foto, seja através do ISO, da velocidade do obturador, da abertura

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso

As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso As 10 Melhores Dicas de Como Fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso Nesse artigo quero lhe ensinar a fazer um Planejamento Financeiro Pessoal Poderoso. Elaborei 10 dicas para você fazer um excelente

Leia mais

- solda em conector feita com cola do tipo SuperBonder. E até que realmente segura no lugar! Agora, quanto ao contato elétrico...

- solda em conector feita com cola do tipo SuperBonder. E até que realmente segura no lugar! Agora, quanto ao contato elétrico... Jeitinho brasileiro Autor: Fernando Antônio Bersan Pinheiro Brasileiro é famoso, por sempre dar um "jeitinho" nas coisas. Aparece um problema, e lá vem o brasileiro com uma solução, um modo de fazer as

Leia mais

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro.

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. da Gestão da TI Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. Conteúdo Introdução Os custos escondidos - parte 1 Os custos escondidos - parte 2 Os custos escondidos -

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira?

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira? HISTÓRIA DE LINS EE PROF.PE. EDUARDO R. de CARVALHO Alunos: Maria Luana Lino da Silva Rafaela Alves de Almeida Estefanny Mayra S. Pereira Agnes K. Bernardes História 1 Unidas Venceremos É a história de

Leia mais

10 segredos para falar inglês

10 segredos para falar inglês 10 segredos para falar inglês ÍNDICE PREFÁCIO 1. APENAS COMECE 2. ESQUEÇA O TEMPO 3. UM POUCO TODO DIA 4. NÃO PRECISA AMAR 5. NÃO EXISTE MÁGICA 6. TODO MUNDO COMEÇA DO ZERO 7. VIVA A LÍNGUA 8. NÃO TRADUZA

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR

WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR WWW.MUSICALLEIZER.COM.BR Índice Índice Prefácio Sobre o autor Introdução Como ser produtivo estudando corretamente Você já organizou o seu tempo e os seus dias para estudar? Definir o que vai estudar Organizando

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso

Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 2 Imagens Mentais Por Alexandre Afonso 1ª Edição, 08/04/2016 As novas edições serão sempre disponibilizadas no link: http://alexandreafonso.com.br/e book imagens mentais 2016 alexandreafonso.com.br. Todos

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem EXPLORAÇÃO Busco entender como as coisas funcionam e descobrir as relações entre as mesmas. Essa busca por conexões

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É

CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É CONHECENDO-SE MELHOR DESCOBRINDO-SE QUEM VOCÊ É? 13 PASSOS QUE VÃO AJUDÁ-LO PARA SE CONHECER MELHOR E DESCOBRIR QUE VOCÊ REALMENTE É Descobrindo-se... Fácil é olhar à sua volta e descobrir o que há de

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

COMO GERAR LEADS SEM GASTAR NENHUM CENTAVO

COMO GERAR LEADS SEM GASTAR NENHUM CENTAVO COMO GERAR LEADS SEM GASTAR NENHUM CENTAVO NESTE E-BOOK VOCÊ IRA APRENDER. NÃO EXISTE TRÁFEGO GRATUITO. O QUE É UMA OFERTA IMEDIATA. COMO GERAR TRÁFEGO GRATUITO" AUMENTANDO LISTA USANDO OFERTA IMEDIATA

Leia mais

SOBRE A AUTORA. Alcançou sua independência financeira através da Internet, conseguindo já no primeiro mês de blog R$ 1.215,67.

SOBRE A AUTORA. Alcançou sua independência financeira através da Internet, conseguindo já no primeiro mês de blog R$ 1.215,67. SOBRE A AUTORA Leticia Pietras tem 17 anos, é Empreendedora digital, fundadora do blog www.empreendedora-digital.com. Alcançou sua independência financeira através da Internet, conseguindo já no primeiro

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

DICAS DE BURACO ONLINE

DICAS DE BURACO ONLINE DICAS DE BURACO ONLINE Link: http://www.jogatina.com/dicas-jogar-buraco-online.html Às vezes, conhecemos todas as regras de um jogo, mas na hora de passar da teoria para a prática, as coisas não funcionam

Leia mais

Mostra Cultural 2015

Mostra Cultural 2015 Mostra Cultural 2015 Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais. Iago Faria e Julio César V. Autores:

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais

PACIÊNCIA ZERO. Do atendimento ao cliente chato. De Wellington Rianc Della Sylva

PACIÊNCIA ZERO. Do atendimento ao cliente chato. De Wellington Rianc Della Sylva PACIÊNCIA ZERO Do atendimento ao cliente chato De Wellington Rianc Della Sylva 2013 SINOPSE Você que trabalha ou já trabalhou com atendimento ao usuário por telefone vai dizer que é verdade. Tem usuário

Leia mais

Um amigo, chamado computador!

Um amigo, chamado computador! Um amigo, chamado computador! NARRADOR: Era uma vez uma menina chamada Isa, ela era uma menina muito curiosa e com uma imaginação bastante fértil. Na escola, durante uma aula no laboratório de informática,

Leia mais

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava O Príncipe das Histórias Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava histórias. Ele gostava de histórias de todos os tipos. Ele lia todos os livros, as revistas, os jornais, os

Leia mais

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR

20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR 20 perguntas para descobrir como APRENDER MELHOR Resultados Processo de aprendizagem SENTIDOS (principal) Gosto de informações que eu posso verificar. Não há nada melhor para mim do que aprender junto

Leia mais

ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME

ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME CENA 1. HOSPITAL. QUARTO DE. INTERIOR. NOITE Fernanda está dormindo. Seus pulsos estão enfaixados. Uma enfermeira entra,

Leia mais

O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário

O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário epílogo O mar de Copacabana estava estranhamente calmo, ao contrário do rebuliço que batia em seu peito. Quase um ano havia se passado. O verão começava novamente hoje, ao pôr do sol, mas Line sabia que,

Leia mais

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online

3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online. Por Tiago Bastos, Criador da Máquina de Vendas Online Por Tiago Bastos 1 Se não pode subir a montanha, torne-se uma. Por Tiago Bastos 2 3 Dicas Infalíveis Para Ganhar Dinheiro Online! Por Tiago Bastos Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa

Leia mais

NA LOJA DE CHAPÉUS. Karl Valentin. Personagens. Vendedora. Valentin ATO ÚNICO

NA LOJA DE CHAPÉUS. Karl Valentin. Personagens. Vendedora. Valentin ATO ÚNICO NA LOJA DE CHAPÉUS De Karl Valentin Personagens Vendedora Valentin ATO ÚNICO Bom dia, senhor. O que deseja? Um chapéu. Que tipo de chapéu? Um chapéu pra botar na cabeça. Certamente, meu senhor, um chapéu

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

Geração Graças Peça: Os Cofrinhos

Geração Graças Peça: Os Cofrinhos Geração Graças Peça: Os Cofrinhos Autora: Tell Aragão Personagens: Voz - não aparece mendigo/pessoa Nervosa/Ladrão faz os três personagens Menina 1 Menina 2 Voz: Era uma vez, duas irmãs que ganharam dois

Leia mais

PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP

PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP PROGRAMAÇÃO BÁSICA DE CLP Partindo de um conhecimento de comandos elétricos e lógica de diagramas, faremos abaixo uma revisão para introdução à CLP. Como saber se devemos usar contatos abertos ou fechados

Leia mais

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega.

Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Prezado Editor, Meu nome é Rosângela Gera. Sou médica e mãe de uma garotinha de sete anos que é cega. Gostaria de compartilhar com os demais leitores desta revista, minha experiência como mãe, vivenciando

Leia mais

Equipe OC- Olimpíadas Científicas

Equipe OC- Olimpíadas Científicas Equipe OC- Olimpíadas Científicas Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho 1 de outubro de 2012 Resumo Bem vindo a equipe do OC! Aqui está o resumo de todas as regras que temos no site até o presente momento.

Leia mais

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso

Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Estudo x trabalho: aprenda a vencer a rotina de atividades rumo ao sucesso Sumário introdução 03 Capítulo 5 16 Capítulo 1 Pense no futuro! 04 Aproveite os fins de semana Capítulo 6 18 Capítulo 2 07 É preciso

Leia mais

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE

Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE Guia Prático ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA BANCAR A FACULDADE ÍNDICE 1 Introdução 2 Qual a importância da educação financeira para estudantes? 3 Comece definindo onde é possível economizar 4 Poupar é muito

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 Era domingo e o céu estava mais azul que o azul mais azul que se pode imaginar. O sol de maio deixava o dia ainda mais bonito

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

Como fotografar bebês?

Como fotografar bebês? Como fotografar bebês? Bebês também são energia pura! Porém, ainda precisam do amparo dos pais para suas atividades, principalmente o deslocamento na hora do ensaio. Partindo desse princípio, comece a

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

7 7 E8BOOK7CURSO7DE7 ORATÓRIA7

7 7 E8BOOK7CURSO7DE7 ORATÓRIA7 HTTP://WWW.SUPEREDESAFIOS.COM.BR/SEGREDO/FORMULANEGOCIOONLINE E8BOOKCURSODE ORATÓRIA Prof.DaniloMota Prof.&Danilo&Mota& &Blog&Supere&Desafios& 1 Introdução:Tempodeouvir,tempodefalar. Não saber ouvir bem,

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 2 Data: 18/10/2010 Hora: 16h00 Duração: 23:43 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão

INDICE Introdução 03 Você é muito bonzinho 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade Pg: 05 Evite pedir permissão 1 INDICE Introdução... Pg: 03 Você é muito bonzinho... Pg: 04 Vamos ser apenas amigos dicas para zona de amizade... Pg: 05 Evite pedir permissão... Pg: 07 Não tenha medo de ser você mesmo... Pg: 08 Não

Leia mais

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA GRAVAR SUA ENTREVISTA

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA GRAVAR SUA ENTREVISTA CRIANDO UM BOM AMBIENTE PARA GRAVAR A ENTREVISTA... É importante ter tudo preparado antes de começar. Evite distrações para que o foco esteja em você. Abaixo algumas dicas para criar um bom ambiente para

Leia mais

21 sacadas para levar o seu negócio para o próximo nível

21 sacadas para levar o seu negócio para o próximo nível Para quem é este livro? Este livro é para todas aquelas pessoas que fazem o que amam em seu trabalho mas não estão tendo o retorno que gostariam. Este mini guia com 21 sacadas é um resumo dos atendimentos

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais

E-book Grátis Como vender mais?

E-book Grátis Como vender mais? E-book Grátis Como vender mais? Emissão: 27/01/2015 Responsável: Luiz Carlos Becker Filho Cargo: Diretor Executivo E-book Grátis Como vender mais? Esse conteúdo pode realmente lhe ajudar: Premissas: Olá,

Leia mais

Como Fotografar as Estrelas

Como Fotografar as Estrelas Como Fotografar as Estrelas Texto: John Davenport Fotografia em geral é fácil certo? Você pega a sua câmera, a aponta na direção do que o interessa e aperta o botão. Porém, há muitos níveis de fotografia,

Leia mais

COISAS QUE APRENDI COM MEU PAI SOBRE TRABALHO E EMPREGO COISAS QUE APRENDI PAI TRABALHO E EMPREGO. CITYRH www.cityrh.com.

COISAS QUE APRENDI COM MEU PAI SOBRE TRABALHO E EMPREGO COISAS QUE APRENDI PAI TRABALHO E EMPREGO. CITYRH www.cityrh.com. COISAS QUE APRENDI PAI COM MEU SOBRE TRABALHO E EMPREGO TALENTO Qual é o seu talento? Como descobri-lo? Pense nas coisas que você faz bem e que as pessoas reconhecem e comentam: como você é bom nisto!

Leia mais

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO

COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROLEILOES.COM COMO MINIMIZAR AS DÍVIDAS DE UM IMÓVEL ARREMATADO PROCESSOS QUE PODEM FAZER COM QUE VOCÊ CONSIGA QUITAR DÍVIDAS PENDENTES DE UM ÍMOVEL ARREMATADO EM LEILÃO, PAGANDO MENOS QUE O SEU VALOR

Leia mais

Como Montar um Plano de Estudos Eficiente Para Concurso Público E-book gratuito do site www.concursosemsegredos.com

Como Montar um Plano de Estudos Eficiente Para Concurso Público E-book gratuito do site www.concursosemsegredos.com 1 Distribuição Gratuita. Este e-book em hipótese alguma deve ser comercializado ou ter seu conteúdo modificado. Nenhuma parte deste e-book pode ser reproduzida ou transmitida sem o consentimento prévio

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

como a arte pode mudar a vida?

como a arte pode mudar a vida? como a arte pode mudar a vida? LONGE DAQUI, AQUI MESMO 1 / 2 Longe daqui, aqui mesmo 1 Em um caderno, crie um diário para você. Pode usar a escrita, desenhos, recortes de revista ou jornais e qualquer

Leia mais

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos Lição 3: Alegria LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:23; Gálatas 6:1; 2 Timóteo 2:25; Tito 3; 1 Pedro 3:16 Como seres humanos estamos sempre à mercê de situações sobre

Leia mais

Qual o Sentido do Natal?

Qual o Sentido do Natal? Qual o Sentido do Natal? Por Sulamita Ricardo Personagens: José- Maria- Rei1- Rei2- Rei3- Pastor 1- Pastor 2- Pastor 3-1ª Cena Uma música de natal toca Os personagens entram. Primeiro entram José e Maria

Leia mais

Início Rápido para o Templo

Início Rápido para o Templo Início Rápido para o Templo O FamilySearch.org facilita realizar as ordenanças do templo por seus antepassados. Todo o processo tem apenas alguns passos simples: 1. Descobrir antepassados que precisam

Leia mais

Quem tem medo da Fada Azul?

Quem tem medo da Fada Azul? Quem tem medo da Fada Azul? Lino de Albergaria Quem tem medo da Fada Azul? Ilustrações de Andréa Vilela 1ª Edição POD Petrópolis KBR 2015 Edição de Texto Noga Sklar Ilustrações Andréa Vilela Capa KBR

Leia mais

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

40 dicas para tornar seu site mais eficiente e funcional

40 dicas para tornar seu site mais eficiente e funcional 40 dicas para tornar seu site mais eficiente e funcional Essas 40 dicas são ótimas e assino embaixo. Foram passadas para mim pelo amigo Luiz Rodrigues, aluno também do Curso Online de Design Web. A fonte

Leia mais

Sinopse I. Idosos Institucionalizados

Sinopse I. Idosos Institucionalizados II 1 Indicadores Entrevistados Sinopse I. Idosos Institucionalizados Privação Até agora temos vivido, a partir de agora não sei Inclui médico, enfermeiro, e tudo o que for preciso de higiene somos nós

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL O GUIA PARA COMEÇAR A TER SUCESSO NAS FINANÇAS SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 CONTROLE DE CONTAS 04 ENTENDER E CONTROLAR AS DESPESAS FIXAS E VARIÁVEIS 05 DEFINIR PRIORIDADES 07 IDENTIFICAR

Leia mais

Material complementar para Fogueira Santa

Material complementar para Fogueira Santa Material complementar para Fogueira Santa 4 a 10 anos referência bíblica Gênesis 12.1-4; 15.1-5 alvo da lição Ensinar às crianças que quem vive na fé de Abraão é uma das estrelas que ele viu ao sair da

Leia mais

Casa Templária, 9 de novembro de 2011.

Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Casa Templária, 9 de novembro de 2011. Mais uma vez estava observando os passarinhos e todos os animais que estão ao redor da Servidora. Aqui onde estou agora é a montanha, não poderia ser outro lugar.

Leia mais

AS 3 COISAS PARA NÃO FAZER DURANTE UM ATAQUE DE PÂNICO OU DE ANSIEDADE. Conselhos que a maioria das pessoas jamais ouvirão de seus médicos

AS 3 COISAS PARA NÃO FAZER DURANTE UM ATAQUE DE PÂNICO OU DE ANSIEDADE. Conselhos que a maioria das pessoas jamais ouvirão de seus médicos AS 3 COISAS PARA NÃO FAZER DURANTE UM ATAQUE DE PÂNICO OU DE ANSIEDADE Conselhos que a maioria das pessoas jamais ouvirão de seus médicos 1. Não se envolva com o pensamento "E se...". O gatilho que dispara

Leia mais

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida

1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida 1.000 Receitas e Dicas Para Facilitar a Sua Vida O Que Determina o Sucesso de Uma Dieta? Você vê o bolo acima e pensa: Nunca poderei comer um doce se estiver de dieta. Esse é o principal fator que levam

Leia mais

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Neste inicio de curso de Formação em Coaching e Mentoring do Sistema ISOR, eu quero fazer a seguinte pergunta: o que vocês mais querem da vida hoje? Alguém pode começar?

Leia mais

O que levar na mala da viagem, no calor ou no frio

O que levar na mala da viagem, no calor ou no frio O que levar na mala da viagem, no calor ou no frio Para aconselhar sobre o delicado equilíbrio entre o útil e o confortável, as especialistas em organização pessoal (ou, em inglês, personal organizers

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

INVERNO Um roteiro de Mikael Santiago 25/05/2009

INVERNO Um roteiro de Mikael Santiago 25/05/2009 INVERNO Um roteiro de Mikael Santiago 25/05/2009 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS COPYRIGHT MIKAEL SANTIAGO mikael@mvirtual.com.br RUA ITUVERAVA, 651/305 JACAREPAGUÁ RIO DE JANEIRO - RJ (21)9879-4890 (21)3186-5801

Leia mais

Como escrever um estudo de caso que é um estudo de caso? Um estudo so é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a

Como escrever um estudo de caso que é um estudo de caso? Um estudo so é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a Página 1 1 Como escrever um Estudo de Caso O que é um estudo de caso? Um estudo de caso é um quebra-cabeça que tem de ser resolvido. A primeira coisa a lembre-se de escrever um estudo de caso é que o caso

Leia mais

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015!

MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! MEU PLANO DE AÇÃO EM MASSA 7 PASSOS PARA UM INCRÍVEL 2015! Você sabia que 95% das pessoas que traçam planos de Ano Novo NUNCA os seguem adiante? A razão é que a maioria das pessoas não entende o processo

Leia mais

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak Entrevista com Ezequiel Quem é você? Meu nome é Ezequiel, sou natural do Rio de Janeiro, tenho 38 anos, fui

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

bom, eu gostaria de me sentir uma pessoa útil sem precisar fazer ã-hã...

bom, eu gostaria de me sentir uma pessoa útil sem precisar fazer ã-hã... A eu gostaria de me sentir uma pessoa útil... só não se esqueça, charlie brown, que as pessoas úte is são chamadas para fazer uma porção de coisas... ã-hã... bom, eu gostaria de me sentir uma pessoa útil

Leia mais

PROF. JÚLIO CÉSAR. "A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos". Platão

PROF. JÚLIO CÉSAR. A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos. Platão PROF. JÚLIO CÉSAR "A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos". Platão Lembre-se que o candidato deve estar em frente ao local designado para a prova pelo menos meia hora antes do início

Leia mais

Sumário. Introdução - O novo hábito... 1. Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3. Sobre o vocabulário... 4. Benefícios... 7

Sumário. Introdução - O novo hábito... 1. Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3. Sobre o vocabulário... 4. Benefícios... 7 Sumário Introdução - O novo hábito... 1 Capítulo 1 - Pra que serve tudo isso?... 3 Sobre o vocabulário... 4 Benefícios... 7 Perguntas Frequentes sobre o Orçamento Doméstico... 10 Capítulo 2 - Partindo

Leia mais

TESTE DE ELENCO COM UMA CENA. Por VINICIUS MOURA

TESTE DE ELENCO COM UMA CENA. Por VINICIUS MOURA TESTE DE ELENCO COM UMA CENA Por VINICIUS MOURA * Embora seja uma cena que contenha dois atores os candidatos serão avaliados individualmente. Os critérios de avaliação se darão a partir da performace

Leia mais

OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO

OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO OS SEIS ERROS MENTAIS QUE MAIS ATRAPALHAM SEU JOGO Tênis é em grande parte um jogo mental. Um bom tenista deve ser mentalmente forte para conseguir lidar com as adversidades e manter um jogo consistente.

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

Introdução. Bom, mas antes de começar, eu gostaria de me apresentar..

Introdução. Bom, mas antes de começar, eu gostaria de me apresentar.. Introdução O que você faria se descobrisse um método, altamente lucrativo que te permite trabalhar exclusivamente pela internet? Um método que você pode trabalhar aonde quiser e quando quiser, usando apenas

Leia mais

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Bíblia para crianças apresenta AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

Tomada de decisão. O que é necessário para ser bom? Algumas dicas práticas: Por que ser bom? Como tomamos boas decisões?

Tomada de decisão. O que é necessário para ser bom? Algumas dicas práticas: Por que ser bom? Como tomamos boas decisões? Exercitando o Caráter 4 a 6 anos Tomada de decisão O que é necessário para ser bom? Ser uma pessoa correta é mais do que somente fazer o que deve ser feito. É realmente escolher fazer o que deve ser feito.

Leia mais

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim?

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim? viu? eu não falei pra você? o quê? este ano está igualzinho ao ano passado! foi você que jogou esta bola de neve em mim? puxa, acho que não... essa não está parecendo uma das minhas... eu costumo comprimir

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. "A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz." Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2

3 Dicas Poderosas Para Investir Em Ações. A única maneira de fazer um grande trabalho é. amar o que você faz. Steve Jobs. Por Viva e Aprenda 2 "A única maneira de fazer um grande trabalho é amar o que você faz." Steve Jobs Por Viva e Aprenda 2 Por Viva e Aprenda Declaração De Ganhos Com O Uso De Nossos Produtos A empresa O Segredo Das Ações"

Leia mais

O LAVA JATO MACABRO. Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA

O LAVA JATO MACABRO. Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA O LAVA JATO MACABRO Por JULIANO FIGUEIREDO DA SILVA Rua alameda dom Pedro II n 718 Venda da cruz São Gonçalo. e-mail:jfigueiredo759@gmail.com TEL: (21)92303033 EXT.LAGE DA CASA.DIA Renam está sentado na

Leia mais

André Sanchez Blog Esboçando Ideias E-BOOK GRÁTIS. Uma realização: André Sanchez. www.esbocandoideias.com

André Sanchez Blog Esboçando Ideias E-BOOK GRÁTIS. Uma realização: André Sanchez. www.esbocandoideias.com E-BOOK GRÁTIS 10 maneiras comprovadas de ler a Bíblia mesmo tendo pouco ou nenhum tempo livre Uma realização: André Sanchez www.esbocandoideias.com Se quiser falar com o autor, entre em contato pelo e-mail:

Leia mais

DETALHES IMPORTANTES PARA ATINGIR A BOA COMUNICAÇÃO

DETALHES IMPORTANTES PARA ATINGIR A BOA COMUNICAÇÃO Página 1 de 7 INDICE Nenhuma entrada de sumário foi encontrada. Página 2 de 7 Autor: Alkíndar de Oliveira (alkindar@terra.com.br) Dentre outros atributos, o exercício da oratória exige o conhecimento e

Leia mais

OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR

OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR OFICINA DE JOGOS APOSTILA DO PROFESSOR APRESENTAÇÃO Olá professor, Essa apostila apresenta jogos matemáticos que foram doados a uma escola de Blumenau como parte de uma ação do Movimento Nós Podemos Blumenau.

Leia mais