Marketing Legal Lei Geral da Copa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Marketing Legal Lei Geral da Copa"

Transcrição

1 Marketing Legal Lei Geral da Copa Temas que serão abordados: Lei Geral da Copa Host City Agreement Marcas registradas Área de restrição comercial Conflito de patrocinadores Marketing de emboscada Mercado informal

2 Regulamentação Lei , de 5 de junho de 2012, a Lei Geral da Copa, veio para regular o acordo firmado entre o Brasil FIFA, para realização da Copa do Mundo de Os principais pontos da LGC são: Proteção e exploração de direitos comerciais da FIFA e dos patrocinadores oficiais Propriedade Intelectual das marcas e símbolos da FIFA Área de restrição comercial e vias de acesso Venda e distribuição de ingressos O marketing de emboscada Host City Agreement acordo celebrado entre a FIFA e a Cidade Sede. O Host City Agreement regula, entre outros: A propaganda oficial da Fifa O embelezamento da Cidade (Host City Decoration Programme) A Área de Restrição Comercial e Área de Segurança A fiscalização e o direito de repreensão da FIFA **O Host City Agreement usado no Brasil é semelhante ao aplicado na África do Sul

3 Marcas Registradas O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) promoverá a anotação em seus cadastros das marcas que consistam nos seguintes Símbolos Oficiais de titularidade da FIFA: I - emblema FIFA; II - emblemas da Copa das Confederações FIFA 2013 e da Copa do Mundo FIFA 2014; III - mascotes oficiais da Copa das Confederações FIFA 2013 e da Copa do Mundo FIFA 2014; e IV - outros Símbolos Oficiais de titularidade da FIFA, indicados pela referida entidade em lista a ser protocolada no INPI, que poderá ser atualizada a qualquer tempo. Todos os sinais, emblemas, marcas, logomarcas, mascotes, lemas, hinos e qualquer outro símbolo de titularidade da FIFA só podem ser utilizados, exclusivamente, pelos Patrocinadores Oficiais.

4 Marcas Registradas A FIFA também é titular de uma série de marcas nominativas, incluindo, mas não se limitando, às seguintes: FIFA COPA 2014 COPA DO MUNDO [Cidade Sede ] JUNTOS NUM SÓ RITMO BRASIL FIFA Wolrd Cup 2014 FIFA World Cup Brazil FIFA World Cup World Cup 2014 World Cup 2014 Brasil Football World Cup Soccer World Cup Mundial 2014 Mundial de Futebol Brasil A FIFA não precisa comprovar a condição de alto renome das suas marcas; -O INPI tem 60 dias para se manifestar quanto ao pedido de registro da marca; -A FIFA está dispensada do pagamento da taxas do INPI A tabela de jogos da Copa do Mundo também é protegida por direito autorais. Assim, encartes com marcas de não patrocinadores são considerados ilegais. * Por conta do expressivo número de marcas registradas da FIFA recomenda-se uma pesquisa junto ao INPI, caso a empresa opte por desenvolver bordão relacionado à Copa. * Pode ser utilizar elementos do futebol em geral, como bolas, bandeiras dos países e seleções. Frases como Futebol no Brasil também são permitidas. Dessa forma, camisetas, bolas, etc. podem conter esses elementos.

5 Áreas de Restrição Comercial Áreas de Restrição Comercial: São Locais Oficiais pré definidos pela FIFA e pela Cidade Sede, a serem explorados exclusivamente pela FIFA e pelos Patrocinadores Oficiais - Perímetro máximo de 2 quilômetros ao redor dos locais oficiais de competição, incluindo as principais vias públicas de acesso. As Áreas de Restrição Comercial ainda não foram definidas. Locais Oficiais Estádios, Campos de Treinamento, Hotéis, Fan Fests e outros locais de evento oficiais. Objetivos Privilegiar o direito de publicidade da FIFA e dos patrocinadores oficiais. Manter o controle, fiscalização e monitoramento das atividades de marketing nos arredores dos locais oficiais de competição.

6 Áreas de Restrição Comercial Direitos e Limites dos residentes e comerciantes locais Serão respeitadas as atividades de estabelecimentos comerciais já existentes e regularmente instalados dentro das áreas de restrição Princípio da livre iniciativa. Os proprietários de imóveis localizados nas Áreas de Restrição Comercial poderão locar o imóvel/área para divulgação de patrocinadores oficiais e/ou para realização de eventos no caso de não patrocinadores, apenas para eventos sem divulgação exterior. Proibição de vendedores ambulantes não cadastrados. Proibição de circulação de torcedores ou terceiros portando brindes/materiais de empresa não patrocinadoras. A proibição de publicidade fora do perímetro que possa ser visível de dentro da área de restrição. A FIFA junto com o Comitê Local vistoriarão as áreas demarcadas a fim de identificar os estabelecimentos, outdoor e outros materiais publicitários que deverão ser adaptados ou cobertos durante a realização de uma partida.

7 Áreas de Restrição Comercial Aspectos Práticos: A atividade de um estabelecimento vinculado a uma não patrocinadora localizada no interior da Área de Restrição Comercial poderá funcionar normalmente. Contudo, não poderá associar-se ao evento da Copa do Mundo utilizando-se de símbolos oficiais ou qualquer atividade que possa ser considerada como Marketing de Emboscada tais como: venda do espaço para empresas não patrocinadoras, sorteios de ingressos e outras atividades promocionais conexas ao evento da Copa do Mundo.

8 Áreas de Restrição Comercial X Perímetro de Segurança As Áreas de Restrição Comercial não se confundem com o Perímetro de Segurança. Perímetro de Segurança: São as áreas estratégicas da Área de Restrição Comercial, tais como centro de mídia, estacionamento credenciado, portões de acesso e outras áreas no entorno do Estádio. Objetivos: Promover a segurança dos torcedores, garantir o acesso ao Estádio e facilitar o desenvolvimento operacional do evento, garantindo o bom e fiel desempenho das atividades do pessoal credenciado. Aspectos Práticos: Os estabelecimentos ou comércios localizados dentro dos limites considerados pertencentes ao Perímetro de Segurança estarão impedidos de funcionar durante as competições.

9 MODELO DE ÁREA DE RESTRIÇÃO MINEIRÃO/MG Áreas de Restrição Comercial

10 Ingressos É proibida a utilização de ingressos, convites ou qualquer outra credencial dos eventos da FIFA para fins de publicidade, venda, promoção, benefício, brinde, concursos, competições, promoções e outros. É proibida a venda ou aquisição de ingressos em pontos não oficiais. Os ingressos serão personalizados com a identificação do comprador. Os fiscais da FIFA poderão impedir a entrada de torcedores que portarem ingressos adquiridos ou fornecidos de forma indevida. Se o ingresso for um presente, os beneficiário deverá comprovar o parentesco ou a licitude da aquisição do ingresso sob pena de ser impedido de participar do evento.

11 Publicidades expressamente proibidas Publicidade ostensiva em veículos automotores, estacionados ou circulando pelos Locais Oficiais de Competição, em suas principais vias de acesso, nas áreas a que se refere o art. 11 ou em lugares que sejam claramente visíveis a partir daqueles. O carregamento de produtos aos estabelecimentos que estão na Área de Restrição Comercial deverá ser feito antes do fechamento deste perímetro pelas autoridades. De madrugada, por exemplo.

12 Publicidades expressamente proibidas Publicidade aérea ou náutica, inclusive por meio do uso de balões, aeronaves ou embarcações, nas Áreas de Restrição Comercial ou em locais claramente visíveis a partir daquelas. Exibição de partidas em locais públicos ou privados de acesso público associado à promoção comercial de produto, marcas ou serviço ou em que seja cobrado ingresso. Qualquer atividade publicitária em locais de eventos (provas de comidas, provas de bebidas, distribuição de amostras ou outros materiais publicitários.

13 Conflito de Patrocinadores Patrocinadores das Seleções Patrocinadores das Seleções podem explorar a exposição de suas marcas nos materiais esportivos (camisas, chuteiras, etc.) fazendo associação publicitária da marca com a seleção patrocinada. Não podem explorar os eventos da Copa (dentro da Área de Restrição Comercial) e não podem fazer referência à FIFA, suas marcas e Símbolos Oficiais. Os jogadores, quando não estiverem representando a seleção e não estiverem na Área de Restrição Comercial, poderão cumprir com seus patrocinadores pessoais. Caso para reflexão: * jogadores da Seleção Brasileira, devidamente uniformizados, podem tomar Coca-Cola no lobby do hotel? E fora do hotel? E sem o uniforme? * jogadores da seleção podem utilizar eletrônicos (celular, fones de ouvido) enquanto à serviço da Seleção ou na Área de Restrição Comercial?

14 Marketing de Emboscada

15 Marketing de Emboscada Para garantir os contratos firmados com os patrocinadores oficiais, a FIFA exige dos Países Sedes, o tratamento rígido e específico do marketing de emboscada. Em 2006, mais de 3300 advertências por quebra de direitos foram registradas em 84 países. Na Copa de 2010, foram verificados mais de 2 mil casos de violação às leis de marketing da FIFA. Até o momento, já foram abordados 100 casos de marketing de emboscada relativo à Copa de A propaganda de guerrilha está no ato de comunicar de modo diferente, captando a atenção do público de maneira pouco comum, porém com meios surpreendentemente adequados ao produto ou serviço anunciado. (DORRIAN; LUCAS, 2006 apud DANTAS, 2009, p. 9).

16 Marketing de Emboscada Até a vigência da LGC, o marketing de emboscada era tratado diretamente pela Lei de Propriedade Intelectual, a título de concorrência desleal, e pelo Código do Conar. Lei de Propriedade Intelectual - LPI Art Comete crime de concorrência desleal quem: III - emprega meio fraudulento, para desviar, em proveito próprio ou alheio, clientela de outrem; IV - usa expressão ou sinal de propaganda alheios, ou os imita, de modo a criar confusão entre os produtos ou estabelecimentos; VI - substitui, pelo seu próprio nome ou razão social, em produto de outrem, o nome ou razão social deste, sem o seu consentimento; VII - atribui-se, como meio de propaganda, recompensa ou distinção que não obteve; Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.

17 Marketing de Emboscada CONAR - Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária: Artigo 31: Este Código condena os proveitos publicitários indevidos e ilegítimos, obtidos por meio de "carona" e/ou "emboscada", mediante invasão do espaço editorial ou comercial de veículo de comunicação. Parágrafo único: Consideram-se indevidos e ilegítimos os proveitos publicitários obtidos: a. mediante o emprego de qualquer artifício ou ardil; b. sem amparo em contrato regular celebrado entre partes legítimas, dispondo sobre objeto lícito; c. sem a prévia concordância do Veículo de comunicação e dos demais titulares dos direitos envolvidos.

18 Marketing de Emboscada por Associação Marketing de Emboscada LGC Art. 18. Divulgar marcas, produtos ou serviços, com o fim de alcançar vantagem econômica ou publicitária, por meio de associação direta ou indireta com os Eventos ou Símbolos Oficiais, sem autorização da FIFA ou de pessoa por ela indicada, induzindo terceiros a acreditar que tais marcas, produtos ou serviços são aprovados, autorizados ou endossados pela FIFA: Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa. Parágrafo único. Na mesma pena incorre quem, sem autorização da FIFA ou de pessoa por ela indicada, vincular o uso de ingressos, convites ou qualquer espécie de autorização de acesso aos Eventos a ações de publicidade ou atividades comerciais, com o intuito de obter vantagem econômica.

19 Marketing de Emboscada Marketing de Emboscada por Intrusão Art. 19. Expor marcas, negócios, estabelecimentos, produtos, serviços ou praticar atividade promocional não autorizados pela FIFA ou por pessoa por ela indicada, atraindo de qualquer forma a atenção pública nos Locais Oficiais dos Eventos, com o fim de obter vantagem econômica ou publicitária: Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa. Bavaria (Copa da África do Sul/2010) Grupo de 36 holandesas vestidas de laranja no jogo entre a Holanda e Dinamarca, sendo que tais vestidos foram distribuídos pela marca de cerveja holandesa Bavaria. FIFA interviu tendo em vista que a Ambev, através da Budweiser, era a patrocinadora oficial da Copa.

20 Marketing de Emboscada Banco do Brasil (Copa das Confederações/2013).

21 Marketing de Emboscada Caso Brahma (Copa do Mundo 1994): Patrocinadoras Coca-cola e Kaiser a cerveja brasileira Brahma pagou todos os jogadores para que levantassem o dedo indicador em cada gol que marcassem - "Brahma, a cerveja nº 1".

22 Marketing de Emboscada Apresentação de Götze e Kirchhoff no Bayern de Munique

23 Marketing de Emboscada Burger King x McDonalds: O Burger King, nas Olimpíadas de 2012 atrelaram sua marca ao evento esportivo. Assim como o COI, a FIFA não permite este tipo de marketing.

24 Marketing de Emboscada Na Olimpíada de 1996 em Atlanta, Linford Christie, defendendo o título dos 100m, compareceu na entrevista coletiva usando lentes de contato azuis com o Logo da Puma. Na manhã seguinte, o logo da Puma estava em todos os jornais do mundo inteiro.

25 Mercado Informal BARCELONA - Olímpiadas de 1992: mercado informal foi completamente proibido. SEUL - Olímpiadas de 1998: processo de higienização da cidade - vendedores ambulantes removidos das principais ruas. ÁFRICA DO SUL - Copa de 2010: mercado informal proibido em um raio de 100 metros das áreas de restrição comercial. BRASIL - Copa de 2014: A Lei Geral da Copa, art.11º, prevê que os limites das áreas de exclusividade relacionadas aos locais oficiais de competição serão considerados de acordo com os requerimentos da Fifa ou de terceiros por ela indicados, observado o perímetro máximo de 2 Km (dois quilômetros) ao redor dos referidos locais oficiais de competição.

26 Cidade Limpa Concessões à FIFA em relação à Lei Cidade Limpa na Copa das Confederações foram permitidos cartazes pela cidade com o logo da competição e também símbolos do Mundial. Para a Copa do Mundo de 2014 até o momento há previsão contratual para que isso ocorra novamente.

27 Cidade Limpa Exemplo Copa das Confederações Avenida 23 de Maio - estavam tomadas por cartazes sobre o evento e também com bandeiras dos países participantes. Mascote do Mundial - inscrição da Coca-Cola - ao lado do Parque do Ibirapuera. O Diário Oficial autorizou ainda a instalação de bolas gigantes da Adidas em áreas populares da capital paulista, como no Ibirapuera e na Av. Paulista.

28 Penalidades Penalidades aplicáveis aos anunciantes Irregulares Responsabilidade civil -Perdas e Danos -Lucros Cessantes -Na impossibilidade de se apurar os danos, lucros cessantes ou vantagem indevidamente obtida, será cobrado com base no valor da cota de patrocínio correspondente a do titular do direito violado. Responsabilidade Criminal -Às previstas na LGC para marketing de emboscada e na LPI para concorrência desleal Responsabilidades da FIFA -Serão assumidas pela União.

29 Conflito de Patrocinadores PATROCINADORES OFICIAIS:

30 MARKETING LEGAL NA COPA DO MUNDO 2014 Luiz Cassio dos Santos Werneck Netto

São Paulo, 9 de abril de 2014

São Paulo, 9 de abril de 2014 São Paulo, 9 de abril de 2014 1.1 Marketing 1.2 Sponsoring/Sponsorship (patrocínio) (a) ferramenta de comunicação empresa/mercado (b) apoio financeiro e/ou material à pessoa, grupo de pessoas, ou organização

Leia mais

CONTEXTO OLÍMPICO LIMITAÇÕES ÀS ATIVIDADES DE MARKETING EM EVENTOS ESPORTIVOS

CONTEXTO OLÍMPICO LIMITAÇÕES ÀS ATIVIDADES DE MARKETING EM EVENTOS ESPORTIVOS CONTEXTO OLÍMPICO LIMITAÇÕES ÀS ATIVIDADES DE MARKETING EM EVENTOS ESPORTIVOS Lei Geral da Copa e Ato Olímpico 1. Introdução Com a proximidade dos eventos esportivos que serão realizados no Brasil, como

Leia mais

Ambush Marketing: Marco Legal. Valdir Rocha Valdir.rocha@veirano.com.br

Ambush Marketing: Marco Legal. Valdir Rocha Valdir.rocha@veirano.com.br Ambush Marketing: Marco Legal Valdir Rocha Valdir.rocha@veirano.com.br Marco Legal Tratado de Nairóbi Promulgado no Brasil pelo Decreto 90.129/1984 Art. 1º Qualquer Estado que seja parte do presente Tratado

Leia mais

O Marketing de Associação na Lei Geral da Copa e as restrições ao livre comércio e à atividade de publicidade e propaganda

O Marketing de Associação na Lei Geral da Copa e as restrições ao livre comércio e à atividade de publicidade e propaganda Anexo Biblioteca Informa nº 2.209 O Marketing de Associação na Lei Geral da Copa e as restrições ao livre comércio e à atividade de publicidade e propaganda Autores André Zonaro Giacchetta Márcio Junqueira

Leia mais

O que é uma Área de Restrição Comercial?

O que é uma Área de Restrição Comercial? A FIFA entende que as Sedes e as autoridades locais serão demandadas a explicar as razões e os possíveis impactos das Áreas de Restrição Comercial, principalmente para os comerciantes e moradores das referidas

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº.,DE 2009

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº.,DE 2009 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº.,DE 2009 Dispõe sobre a utilização de espaços publicitários, denominações, bandeiras, lemas, hinos, marcas, logotipos e símbolos relativos à Copa do Mundo da Federação Internacional

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE DO SENADO FEDERAL. Proposta de alteração do Ato Olímpico Federal e Lei Pelé

AUDIÊNCIA PÚBLICA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE DO SENADO FEDERAL. Proposta de alteração do Ato Olímpico Federal e Lei Pelé AUDIÊNCIA PÚBLICA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE DO SENADO FEDERAL Proposta de alteração do Ato Olímpico Federal e Lei Pelé Brasília, 20 de abril de 2010 André Zonaro Giacchetta ROTEIRO DA APRESENTAÇÃO

Leia mais

A PROPRIEDADE INTELECTUAL NO ÂMBITO DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS

A PROPRIEDADE INTELECTUAL NO ÂMBITO DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS A PROPRIEDADE INTELECTUAL NO ÂMBITO DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS Gustavo Piva de Andrade gpa@dannemann.com.br 07/04/2011 Propriedade Intelectual e eventos esportivos - Eventos como a Copa do Mundo FIFA e

Leia mais

Ref.: Pedido de informação sobre o protocolo de segurança pública durante a Copa do Mundo 2014 na cidade de São Paulo

Ref.: Pedido de informação sobre o protocolo de segurança pública durante a Copa do Mundo 2014 na cidade de São Paulo São Paulo, 28 de janeiro de 2014 Ilmo. FERNANDO GRELLA VIEIRA Secretário de Estado de Segurança Pública Secretaria de Segurança Pública do Estado São Paulo Ilmo. CORONEL BENEDITO ROBERTO MEIRA Comandante

Leia mais

LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE 1996

LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE 1996 LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE 1996 Regula Direitos e Obrigações Relativos à Propriedade Industrial. TÍTULO V DOS CRIMES CONTRA A PROPRIEDADE INDUSTRIAL CAPÍTULO I DOS CRIMES CONTRA AS PATENTES Art. 183.

Leia mais

Guia de Proteção às Marcas

Guia de Proteção às Marcas Guia de Proteção às Marcas Setor de Turismo, Hotelaria e Lazer VERSÃO 2 Guia de Proteção às Marcas Setor de Turismo, Hotelaria e Lazer Guia de Proteção às Marcas Rio 2016 para o Setor de Turismo, Hotelaria

Leia mais

Altamente profissionalizados e por dependerem dos recursos oriundos da comunicação de massa - especialmente a TV, os eventos esportivos modernos,

Altamente profissionalizados e por dependerem dos recursos oriundos da comunicação de massa - especialmente a TV, os eventos esportivos modernos, O esporte é um poderoso filão a ser explorado na criação publicitária - e também caminho certo para custosas dores de cabeça se for utilizado sem autorização de quem detém os direitos de uso de marcas

Leia mais

Termos e Condições Gerais para o Uso de Ingressos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM

Termos e Condições Gerais para o Uso de Ingressos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM Termos e Condições Gerais para o Uso de Ingressos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM 1. Aceitação dos TCGs pelo Detentor de Ingresso O uso dos ingressos de partidas da Copa do Mundo FIFA 2014 ( Competição

Leia mais

Política de Integridade

Política de Integridade Política de Integridade 1. INTRODUÇÃO Os procedimentos aqui descritos são complementares às diretrizes do Código de Conduta da empresa, e são norteados pelo compromisso assumido junto ao Pacto Empresarial

Leia mais

Lojas Virtuais Venda de Produtos Falsificados e Uso de Marcas de Terceiros: Repercussões penais Reflexos Criminais da Pirataria Eletrônica

Lojas Virtuais Venda de Produtos Falsificados e Uso de Marcas de Terceiros: Repercussões penais Reflexos Criminais da Pirataria Eletrônica Lojas Virtuais Venda de Produtos Falsificados e Uso de Marcas de Terceiros: Repercussões penais Reflexos Criminais da Pirataria Eletrônica Eduardo Reale Ferrari eduardo@realeadvogados.com.br Tel : (11)

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS PARA O USO DE INGRESSO ( TCGS ) versão completa

TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS PARA O USO DE INGRESSO ( TCGS ) versão completa TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS PARA O USO DE INGRESSO ( TCGS ) versão completa 1. ACEITAÇÃO DOS TCGS PELO DETENTOR DE INGRESSO 1.1. O uso dos ingressos para sessões de treinamento abertas ao público das seleções

Leia mais

1954 - Almap é fundada por José de Alcântara Machado e seu irmão Caio de Alcântara Machado

1954 - Almap é fundada por José de Alcântara Machado e seu irmão Caio de Alcântara Machado 1954 - Almap é fundada por José de Alcântara Machado e seu irmão Caio de Alcântara Machado A Almap BBDO que conhecemos hoje é resultado da associação dos publicitários Marcello Serpa, José Luiz Madeira

Leia mais

LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE 1996. Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial.

LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE 1996. Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE 1996. Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. TÍTULO V DOS CRIMES CONTRA A PROPRIEDADE INDUSTRIAL CAPÍTULO I DOS CRIMES CONTRA AS PATENTES- Excludentes

Leia mais

Gestão Legal no Varejo

Gestão Legal no Varejo SEMINÁRIO GVCEV: Gestão Legal no Varejo Aspectos Práticos da Gestão de Propriedade Intelectual Antonio Carlos Siqueira da Silva A PROPRIEDADE INTELECTUAL ESTÁ PRESENTE NO COTIDIANO DO VAREJO! Gestão de

Leia mais

Aspectos Jurídicos da Copa da FIFA no Brasil

Aspectos Jurídicos da Copa da FIFA no Brasil WLADIMYR CAMARGOS FIESP MARÇO -2013 Aspectos Jurídicos da Copa da FIFA no Brasil Lei Geral da Copa (Lei 12663/2012) PROJEÇÕES ECONÔMICAS DA COPA DO MUNDO 2014 TOTAL DO INVESTIMENTO PREVISTO: R$ 183 bilhões

Leia mais

Palestra de Proteção às Marcas. Morgana Andrade

Palestra de Proteção às Marcas. Morgana Andrade Palestra de Proteção às Marcas Morgana Andrade Rio de Janeiro 06 de novembro de 2015 Agenda 1. O Projeto Rio 2016 2. As marcas dos Jogos Rio 2016 3. Os Parceiros dos Jogos Rio 2016 4. Razões para proteger

Leia mais

Circular Sinapro-SP Nº 03.2016

Circular Sinapro-SP Nº 03.2016 Circular Sinapro-SP Nº 03.2016 A/C: Deptos: Diretoria Financeira / RH Ref.: Publicidade com vinculação aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 São Paulo, 19 de janeiro de 2016. CIRCULAR SINAPRO-SP Nº

Leia mais

Guia de Proteção às Marcas. Organizações Esportivas

Guia de Proteção às Marcas. Organizações Esportivas Guia de Proteção às Marcas Organizações Esportivas Guia de Proteção às Marcas Organizações Esportivas Guia de Proteção às Marcas Rio 2016 para Organizações Esportivas Esta publicação é um instrumento

Leia mais

A Copa do Mundo, culturalmente, causa a nós brasileiros enorme comoção, especialmente quando realizada em nosso país, como a deste ano de 2014.

A Copa do Mundo, culturalmente, causa a nós brasileiros enorme comoção, especialmente quando realizada em nosso país, como a deste ano de 2014. Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 2014 Of. Circ. Nº 023/14 Ref.: Marcas da FIFA Copa do Mundo 2014. Senhor Presidente, A Copa do Mundo, culturalmente, causa a nós brasileiros enorme comoção, especialmente

Leia mais

Capítulo II - Do acesso aos estádios, ginásios e campos desportivos, para o fim de assistir a jogos

Capítulo II - Do acesso aos estádios, ginásios e campos desportivos, para o fim de assistir a jogos CORREGEDORIA-GERAL DE JUSTIÇA DIREÇÃO DO FORO - COMARCA DE BELO HORIZONTE VARA CÍVEL DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE PORTARIA Nº 2/2013 Disciplina a entrada e permanência de crianças e adolescentes em estádios,

Leia mais

Propriedade Intelectual - Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Setembro de 2012 ABPI

Propriedade Intelectual - Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Setembro de 2012 ABPI Propriedade Intelectual - Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 Setembro de 2012 ABPI Agenda 1 Lançamento das Marcas dos Jogos Rio 2016 2 O Impacto dos Jogos 3 Propriedade Intelectual dos Jogos 4 Fontes

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO CONSULTORIA E ASSESSORAMENTO LEGISLATIVO ESTUDO TÉCNICO 1 Nº 2/2015/CAL/MD/CMRJ Assunto: Competência legislativa municipal para dispor sobre comercialização e consumo

Leia mais

Prospecto para Patrocínadores

Prospecto para Patrocínadores Esporte Clube São Bento Prospecto para Patrocínadores Apresentação A Ogli Consultoria e Gestão de Negócios, terá a responsabilidade de gerir todo o projeto desde a captação de recursos, formação de elenco

Leia mais

DIRETORIA MARCAS E PATENTES LTDA

DIRETORIA MARCAS E PATENTES LTDA Informamos que o processo de registro junto ao INPI da vossa Empresa, encontra-se em aberto até o devido momento, ou melhor em domínio publico. Queremos ressaltar que de nossa parte, tomamos todas as providências

Leia mais

PROPRIEDADE INTELECTUAL INTELLECTUAL PROPERTY. 06.mai.08 MARCAS

PROPRIEDADE INTELECTUAL INTELLECTUAL PROPERTY. 06.mai.08 MARCAS PROPRIEDADE INTELECTUAL INTELLECTUAL PROPERTY 06.mai.08 MARCAS 1 1. Consolidação Patrimonial IMPORTÂNCIA DA MARCA RANK BRAND VAL USD MILLIONS VAR COUNTRY 2005 2004 2005 2004 OWNERSHIP 01 01 67.525 67.394

Leia mais

Utilização dos Símbolos, Terminologia e Imagem Olímpica

Utilização dos Símbolos, Terminologia e Imagem Olímpica Utilização dos Símbolos, Terminologia e Imagem Olímpica Conteúdo 1. Propriedades Olímpicas 2. Parceiros Olímpicos 3. Protecção Legal 4. O poder da Opinião Pública 5. Utilização de bilhetes para os Jogos

Leia mais

DECRETO Nº 55.010, DE 9 DE ABRIL DE 2014

DECRETO Nº 55.010, DE 9 DE ABRIL DE 2014 Secretaria de Documentação Equipe de Documentação do Legislativo DECRETO Nº 55.010, DE 9 DE ABRIL DE 2014 Dispõe sobre as Áreas de Restrição Comercial, previstas na Lei Geral da Copa, e as atribuições

Leia mais

CONAR: NOVAS RESTRIÇÕES PARA A PUBLICIDADE DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

CONAR: NOVAS RESTRIÇÕES PARA A PUBLICIDADE DE BEBIDAS ALCOÓLICAS : NOVAS RESTRIÇÕES PARA A PUBLICIDADE DE BEBIDAS ALCOÓLICAS Conheça todas as novidades que o Conar está implantando a partir de 10 de abril de 2008 para a publicidade de cervejas, vinhos, aguardentes,

Leia mais

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 477, DE 2012

COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 477, DE 2012 COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 477, DE 2012 Redação final do Projeto de Lei da Câmara nº 10, de 2012 (nº 2.330, de 2011, na Casa de origem). A Comissão Diretora apresenta a redação final do Projeto de Lei

Leia mais

Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 DIRETRIZES PÚBLICAS Marcas Oficiais da FIFA Estas Diretrizes Públicas serão atualizadas periodicamente. Consulte o site da FIFA no endereço www.fifa.com para acessar Edição

Leia mais

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL

PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL PLANO DE PATROCÍNIO EVENTO REGIONAL VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL Dir. Nac. de Marketing Jun/13 APRESENTAÇÃO As emoções da Copa Espírito Santo de Futebol estão de volta. A Rede Vitória, pelo sexto ano consecutivo,

Leia mais

Publicidade na Odontologia: como fazer. Um guia de como evitar penalidades e divulgar seus serviços de acordo com a legislação.

Publicidade na Odontologia: como fazer. Um guia de como evitar penalidades e divulgar seus serviços de acordo com a legislação. Publicidade na Odontologia: como fazer Um guia de como evitar penalidades e divulgar seus serviços de acordo com a legislação. Você sabia que nos anúncios, placas e impressos publicitários, por exemplo,

Leia mais

A CONCORRÊNCIA DESLEAL E O CRIME DE FALSA ALEGAÇÃO DE DIREITO DE EXCLUSIVA A LIVRE CONCORRÊNCIA COMO REGRA NO DIREITO BRASILEIRO

A CONCORRÊNCIA DESLEAL E O CRIME DE FALSA ALEGAÇÃO DE DIREITO DE EXCLUSIVA A LIVRE CONCORRÊNCIA COMO REGRA NO DIREITO BRASILEIRO A CONCORRÊNCIA DESLEAL E O CRIME DE FALSA ALEGAÇÃO DE DIREITO DE EXCLUSIVA Patrícia Carvalho da Rocha Porto 1 A LIVRE CONCORRÊNCIA COMO REGRA NO DIREITO BRASILEIRO No Brasil a livre iniciativa é prevista

Leia mais

PROTOCOLO CERIMÔNIAS COMPETIÇÕES RESPONSABILIDADE SOCIAL CREDENCIAMENTO SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS SERVIÇOS AOS ESPECTADORES DOPING

PROTOCOLO CERIMÔNIAS COMPETIÇÕES RESPONSABILIDADE SOCIAL CREDENCIAMENTO SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS SERVIÇOS AOS ESPECTADORES DOPING CLIQUE NA ÁREA DESEJADA PARA SABER MAIORES INFORMAÇÕES. APÓS CONHECER MELHOR A ÁREA CLIQUE EM VOLTAR PARA RETORNAR AO MENU PRINCIPAL CERIMÔNIAS COMPETIÇÕES CREDENCIAMENTO DOPING GERENCIAMENTO DE VOLUNTÁRIOS

Leia mais

REGRAS PARA FORMAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS NA SELEÇÃO BRASILEIRA DE TRIATHLON

REGRAS PARA FORMAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS NA SELEÇÃO BRASILEIRA DE TRIATHLON REGRAS PARA FORMAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS NA SELEÇÃO BRASILEIRA DE TRIATHLON Conforme lei federal n 9.615 de 24 de março de 1998 e decreto n 2.574 de 29 de abril de 1998, Estatutos e regulamentos

Leia mais

PARECER. LEI GERAL DA COPA (Lei nº 12.663/2012) E PL 728/2011

PARECER. LEI GERAL DA COPA (Lei nº 12.663/2012) E PL 728/2011 PARECER LEI GERAL DA COPA (Lei nº 12.663/2012) E PL 728/2011 ANÁLISE DA PARTE CRIMINAL Adriana Filizzola D Urso Advogada criminalista, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP,

Leia mais

Emissão de Ingressos para a Copa do Mundo da FIFA 2014. P&R Versão 1

Emissão de Ingressos para a Copa do Mundo da FIFA 2014. P&R Versão 1 Emissão de Ingressos para a Copa do Mundo da FIFA 2014 P&R Versão 1 Quem é responsável pela emissão dos ingressos? Quem está encarregado das vendas dos ingressos? Quem são os responsáveis pela tomada de

Leia mais

COPA CRIATIVA IBMR REGULAMENTO

COPA CRIATIVA IBMR REGULAMENTO A Copa Criativa IBMR visa premiar a criação de camisas personalizadas pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda, tendo como tema a Copa do Mundo, o IBMR e seus alunos. 1. PARTICIPAÇÃO 1.1. Podem

Leia mais

Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 - Cidade de Manaus

Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 - Cidade de Manaus Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 - Cidade de Manaus Projeto 1 Estádio PROJETO 1 - ESTÁDIO VIVALDO LIMA (VIVALDÃO) OBJETIVO: Atender os requerimentos estabelecidos pela FIFA (Fédération Internationale

Leia mais

Estratégias de Comunicação Ferramentas Utilizadas para Comunicação de Marketing

Estratégias de Comunicação Ferramentas Utilizadas para Comunicação de Marketing Estratégias de Comunicação Ferramentas Utilizadas para Comunicação de Marketing Profa. Waléria Macaciel Comunicação de marketing É o meio pelo qual as empresas buscam informar, persuadir e lembrar os consumidores,

Leia mais

ESTATUTO DE DEFESA DO TORCEDOR Lei n.º 10.671/2003

ESTATUTO DE DEFESA DO TORCEDOR Lei n.º 10.671/2003 ESTATUTO DE DEFESA DO TORCEDOR Lei n.º 10.671/2003 A CARTILHA DOS DIREITOS E DEVERES DO CONSUMIDOR DO ESPORTE Comissão de Direito Desportivo da 33ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil Jundiaí/SP

Leia mais

Promoção Embaixadores Cruzeiro

Promoção Embaixadores Cruzeiro Promoção Embaixadores Cruzeiro BSA BEBIDAS LTDA. Av. Antarctica, n o 1.891 (parte) Fazenda Santa Úrsula CEP 13820-000 Jaguariúna São Paulo CNPJ/MF: 00.838.818/0001-88 COMPANHIA DE BEBIDAS DAS AMÉRICAS

Leia mais

VII ETAPA NACIONAL PORTO ALEGRE (RS)

VII ETAPA NACIONAL PORTO ALEGRE (RS) VII ETAPA NACIONAL PORTO ALEGRE (RS) A Confederação Brasileira de Badminton e a Associação de Badminton de Porto Alegre BADPOA tem a honra de convidá-los para competir na 20ª Copa Sul de Badminton, válida

Leia mais

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PRÓ REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS MARKETING ESPORTIVO POR DENISE SALTARELLI

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PRÓ REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS MARKETING ESPORTIVO POR DENISE SALTARELLI UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PRÓ REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS MARKETING ESPORTIVO POR DENISE SALTARELLI ORIENTADOR PROFº MARCO ANTONIO CHAVES Rio de Janeiro,

Leia mais

1.1 A promoção terá início em 01 de fevereiro de 2014 e término em 19 de março de 2014, e será realizada em todo o território nacional.

1.1 A promoção terá início em 01 de fevereiro de 2014 e término em 19 de março de 2014, e será realizada em todo o território nacional. Regulamento Promoção Comercial PIC DA COPA CIA ITAÚ DE CAPITALIZAÇÃO Praça Alfredo Egydio de Souza Aranha nº 100 Torre Olavo Setubal, Térreo Parque Jabaquara São Paulo SP CEP: 04344-902 CNPJ: 23.025.711/0001-161

Leia mais

Noções de Direito e Legislação da Informática FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Noções de Direito e Legislação da Informática FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LUIZ GUILHERME JULIANO PIROZZELLI TULIO TSURUDA WISLIY LOPES Noções de Direito e Legislação da Informática GOIÂNIA JUNHO DE 2014 RELACIONAR

Leia mais

06/10/13. Turismo e Copa

06/10/13. Turismo e Copa Turismo e Copa 1 Pergunte para as pessoas de gostos e poder aquisi3vo variados, que des3no dariam ao dinheiro, caso ganhassem uma bolada numa loteria, por exemplo. AFINAL O QUE É TURISMO? 2 ORIGEM (Núcleo

Leia mais

SENTENÇA. Vistos etc. Não obstante dispensado o relatório, nos moldes do artigo 38 da lei 9099/95, passo a um breve relato dos fatos.

SENTENÇA. Vistos etc. Não obstante dispensado o relatório, nos moldes do artigo 38 da lei 9099/95, passo a um breve relato dos fatos. PROCESSO: 0071508-03.2014.8.05.0001 AUTOR(es): PAULO EDUARDO MUNIZ BITTENCOURT Tribunal de Justiça do Estado da Bahia PODER JUDICIÁRIO SALVADOR 1ª VSJE DE CAUSAS COMUNS (LIBERDADE MATUTINO) - PROJUDI SÃO

Leia mais

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO ARENAS E TRANSMISSÕES. Manual de Normatização Arenas e Transmissões NBB 2012-2013

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO ARENAS E TRANSMISSÕES. Manual de Normatização Arenas e Transmissões NBB 2012-2013 MANUAL DE NORMATIZAÇÃO ARENAS E TRANSMISSÕES TEMPORADA 2012-2013 Manual de Normatização Arenas e Transmissões NBB Com o compromisso pela busca constante em desenvolver um campeonato moderno, profissional

Leia mais

A. D. HANDEBOL MASCULINO 15 DE PIRACICABA PROJETO DE PATROCÍNIO TEMPORADA 2010

A. D. HANDEBOL MASCULINO 15 DE PIRACICABA PROJETO DE PATROCÍNIO TEMPORADA 2010 A. D. HANDEBOL MASCULINO 15 DE PIRACICABA PROJETO DE PATROCÍNIO TEMPORADA 2010 A História da Modalidade O Handebol: O jogo de "Urânia" era praticado com as mãos na antiga Grécia com uma bola do tamanho

Leia mais

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO DE GINÁSIOS E TRANSMISSÕES

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO DE GINÁSIOS E TRANSMISSÕES MANUAL DE NORMATIZAÇÃO DE GINÁSIOS E TRANSMISSÕES Este manual tem o intuito de oferecer, de forma clara e eficaz, as informações necessárias ao uso de propriedades comerciais, propriedades de arena, uniformes,

Leia mais

Concurso Cartaz para Um Campeonato, Entre Vários Países, de Um Certo Esporte Bretão.

Concurso Cartaz para Um Campeonato, Entre Vários Países, de Um Certo Esporte Bretão. Concurso Cartaz para Um Campeonato, Entre Vários Países, de Um Certo Esporte Bretão. 1 OBJETIVO Promover reflexão sobre o design paranaense e macro evento que acontecerá na cidade de Curitiba, incentivando

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE SÃO PAULO

CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE SÃO PAULO CONTRATO DE CREDENCIAMENTO DE REPRESENTANTES COMERCIAIS PARA A COMERCIALIZAÇÃO DE ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS E COTAS DE PATROCÍNIO CT 0025/2014 Processo nº 26/2014 Credenciamento n 01/2014. Aos 12 dias de setembro

Leia mais

MANUAL DE PRÁTICAS COMERCIAIS PORTAL AREDE

MANUAL DE PRÁTICAS COMERCIAIS PORTAL AREDE MANUAL DE PRÁTICAS COMERCIAIS PORTAL AREDE 1. A Compra do espaço publicitário 1.1 A tabela de preços Todos os formatos publicitários do PORTAL AREDE, com suas características técnicas e seus preços estão

Leia mais

LEI GERAL DA COPA Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados http://bd.camara.gov.br

LEI GERAL DA COPA Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados http://bd.camara.gov.br Brasília 2012 LEI GERAL DA COPA Série Legislação LEI GERAL DA COPA Mesa da Câmara dos Deputados 54ª Legislatura 2ª Sessão Legislativa 2011-2015 Presidente Marco Maia 1ª Vice-Presidente Rose de Freitas

Leia mais

Ferramentas de Comunicação

Ferramentas de Comunicação Professora: Luciana Moura 1 Ferramentas de Comunicação Assessoria de Imprensa Boletim Informativo Bonificação Brinde Broadside Calhau Call Center Catálogo Clipping Concurso Convenção Divulga as atividades

Leia mais

A REGULAÇÃO DO MARKETING DE EMBOSCADA EM GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL: UMA BREVE ANÁLISE DA LEI Nº. 12.663 DE 05 DE JUNHO DE 2012

A REGULAÇÃO DO MARKETING DE EMBOSCADA EM GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL: UMA BREVE ANÁLISE DA LEI Nº. 12.663 DE 05 DE JUNHO DE 2012 A REGULAÇÃO DO MARKETING DE EMBOSCADA EM GRANDES EVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL: UMA BREVE ANÁLISE DA LEI Nº. 12.663 DE 05 DE JUNHO DE 2012 Kone Prieto Furtunato Cesário 1 Marina Affonso Silva 2 Resumo:

Leia mais

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário

Ministério do Esporte. Cartilha do. Voluntário Ministério do Esporte Cartilha do Voluntário O Programa O Brasil Voluntário é um programa de voluntariado coordenado pelo Governo Federal, criado para atender à Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013

Leia mais

Prioridades do Registro

Prioridades do Registro Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Propriedade industrial / Aula 03 Professor: Marcelo Tavares Conteúdo: Marcas (cont.), Desenho Industrial (início). continuação de Marcas Quanto a forma de apresentação:

Leia mais

Marketing Esportivo. os desafios e as oportunidades. Claudinei P. Santos. Delft Consultores - ABRAESPORTE - INNE

Marketing Esportivo. os desafios e as oportunidades. Claudinei P. Santos. Delft Consultores - ABRAESPORTE - INNE Marketing Esportivo os desafios e as oportunidades Delft Consultores - ABRAESPORTE - INNE Algumas provocações... Incentivo ao esporte Integração social pelo esporte Patrocínio Copa 2014 Olimpíadas 2016

Leia mais

ÍNDICE GERAL - OBJETIVO 2 - DIANTE DOS CONSUMIDORES. 2.1 Práticas Proibidas. 2.2 Explicação e Demonstração. 2.3 Respostas e Perguntas.

ÍNDICE GERAL - OBJETIVO 2 - DIANTE DOS CONSUMIDORES. 2.1 Práticas Proibidas. 2.2 Explicação e Demonstração. 2.3 Respostas e Perguntas. ÍNDICE GERAL - OBJETIVO 2 - DIANTE DOS CONSUMIDORES 2.1 Práticas Proibidas. 2.2 Explicação e Demonstração. 2.3 Respostas e Perguntas. 2.4 Promessas Verbais. 3 Diante do Plano de Marketing 4 - Conselhos

Leia mais

A maior festa popular do planeta

A maior festa popular do planeta A maior festa popular do planeta As coisas boas do Rio ... e o Carnaval! A maior festa popular do planeta Em 2012, o Carnaval carioca atraiu mais de 1 milhão turistas para a cidade, o que gerou uma ocupação

Leia mais

Apresentação FIPTUR. Jay Neuhaus 7 de Junho de 2011

Apresentação FIPTUR. Jay Neuhaus 7 de Junho de 2011 Apresentação FIPTUR Jay Neuhaus 7 de Junho de 2011 Agenda A Organização da FIFA; A Estrutura Comercial da FIFA; Associando-se com a Copa do Mundo da FIFA. A Missão da FIFA A FIFA tem a missão corporativa

Leia mais

Atingir Escolinhas de Futebol e Futsal em todos os Estados Brasileiros, oferecendo uma competição de alto nível, planejada, organizada e contínua;

Atingir Escolinhas de Futebol e Futsal em todos os Estados Brasileiros, oferecendo uma competição de alto nível, planejada, organizada e contínua; A ABEFF A ABEFF é uma associação sem fins lucrativos que visa oportunizar, organizar, representar e defender as entidades que se denominam Escolinhas de Futebol e de Futsal e Futsete, setor este, que tem

Leia mais

Copa 2014 Desafios e Oportunidades

Copa 2014 Desafios e Oportunidades Copa 2014 Desafios e Oportunidades A Copa 2014 tem dono... A Copa é da FIFA Exigências atribuladas no caderno de encargos Com a Copa de 2010, o único continente que ainda não sediou o evento foi a Oceania

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Publicidade de bebidas alcoólicas - Novos rumos perante legislação Cássio Zill Henke * As discussões envolvendo a modificação do conceito de bebidas alcoólicas previsto no artigo

Leia mais

São Paulo realiza jantar nas alturas Canais Marketing Promocional Promoview

São Paulo realiza jantar nas alturas Canais Marketing Promocional Promoview Page 1 of 5 Registrar-se Login Buscar promoção marketing promocional eventos Adobe Flash Player. Adobe Flash Player. Jantar nas alturas chega ao Brasil 04/11/2009-6:20 Canais: Eventos 0 comentários Conforme

Leia mais

COPA DO MUNDO BRASIL 2014

COPA DO MUNDO BRASIL 2014 SERGS DEBATES 2008 Wesley Cardia COPA DO MUNDO BRASIL 2014 Porque Investir Nessa Idéia? INTRODUÇÃO Sport has a huge influentce in our lives. After work, it is the largest form of mass civil participation,

Leia mais

Marcas e Publicidade e Mercado Ilegal de Produtos de Consumo

Marcas e Publicidade e Mercado Ilegal de Produtos de Consumo Marcas e Publicidade e Mercado Ilegal de Produtos de Consumo Luana Leticia Brazileiro - Sao Paulo, 27/08/2012 O que vem à mente quando se pensa em PepsiCo? 2 Marcas fortes e portfólio completo 19 US$ 1B

Leia mais

Federação Paulista de Futebol RUA FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL, 55 SÃO PAULO - SP Telefone 2189-7000 Fax 2189-7022

Federação Paulista de Futebol RUA FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL, 55 SÃO PAULO - SP Telefone 2189-7000 Fax 2189-7022 Federação Paulista de Futebol RUA FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL, 55 SÃO PAULO - SP Telefone 2189-7000 Fax 2189-7022 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA 46ª COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR - 2015 I - DAS FINALIDADES

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA O título reservado aos crimes contra a fé pública divide-se em quatro capítulos, com as seguintes epígrafes: Da moeda falsa, Da falsidade de títulos e outros papéis públicos,

Leia mais

8. Inscrição e valores As inscrições somente serão realizadas pela Internet através dos sites www.xtry.com.br e www.chiptiming.com.br.

8. Inscrição e valores As inscrições somente serão realizadas pela Internet através dos sites www.xtry.com.br e www.chiptiming.com.br. O Evento APRESENTAÇÃO Os participantes do evento de corrida OAB Centro Histórico terão a oportunidade de conhecer os principais monumentos históricos da cidade de Santo André, e ainda desfrutar de um percurso

Leia mais

COMUNICADO OFICIAL N.: 5 DATA: 2012.07. 07.10 ALTERAÇÕES ÀS LEIS DO JOGO DE FUTEBOL ONZE 2012/13

COMUNICADO OFICIAL N.: 5 DATA: 2012.07. 07.10 ALTERAÇÕES ÀS LEIS DO JOGO DE FUTEBOL ONZE 2012/13 ALTERAÇÕES ÀS LEIS DO JOGO DE FUTEBOL ONZE 2012/13 Para conhecimento geral, informa-se que a FIFA, através da sua Circular Nº 1302 de 31.05.2012, divulgou as alterações às leis do jogo 2012/13, que se

Leia mais

Coberturas Opção 03 Palestras, Reuniões, Seminários e Cursos Similares.

Coberturas Opção 03 Palestras, Reuniões, Seminários e Cursos Similares. COBERTURA BÁSICA N.º 115 - PROMOÇÃO DE EVENTOS ARTÍSTICOS, ESPORTIVOS E SIMILARES CONDIÇÕES ESPECIAIS 1 - RISCO COBERTO 1.1 - O risco coberto é a responsabilização civil do Segurado por DANOS CORPORAIS

Leia mais

TÍTULO II DOS CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO CAPÍTULO I DO FURTO

TÍTULO II DOS CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO CAPÍTULO I DO FURTO TÍTULO II DOS CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO CAPÍTULO I DO FURTO Furto Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa. 1º - A pena aumenta-se

Leia mais

Book de Patrocínio. 24 a 26 de setembro de 2015 Expominas Belo Horizonte Minas Gerais Brasil. Realização

Book de Patrocínio. 24 a 26 de setembro de 2015 Expominas Belo Horizonte Minas Gerais Brasil. Realização Book de Patrocínio 24 a 26 de setembro de 2015 Expominas Belo Horizonte Minas Gerais Brasil Realização índice Patrocinador Oficial... 04 Patrocinador Diamante... 08 Patrocinador Ouro... 11 Patrocinador

Leia mais

REGULAMENTO TEMPORADA DOS CAMPEÕES 2014 FUTEBOL - TAÇA OURO SERIE A CAPÍTULO I

REGULAMENTO TEMPORADA DOS CAMPEÕES 2014 FUTEBOL - TAÇA OURO SERIE A CAPÍTULO I REGULAMENTO TEMPORADA DOS CAMPEÕES 2014 FUTEBOL - TAÇA OURO SERIE A CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º - A Temporada dos Campeões 2014 tem por finalidade promover a integração dos colaboradores das empresas

Leia mais

O Torneio Gol de Letra

O Torneio Gol de Letra O Torneio Gol de Letra Um evento que promove uma disputa amistosa entre empresas comprometidas com a responsabilidade social Todos os recursos revertidos para a Fundação Gol de Letra 20 empresas participantes

Leia mais

Regulamento do concurso

Regulamento do concurso MASCOTE do Campeonato Mundial Escolar de Voleibol 2014, da International School Sport Federation, organizado pela Direção Geral de Educação / Divisão do Desporto Escolar (DGE/DE) e pela Direção Geral dos

Leia mais

3º A proteção aos direitos de que trata esta Lei independe de registro.

3º A proteção aos direitos de que trata esta Lei independe de registro. Lei Nº 9.609 CAPÍTULO II DA PROTEÇÃO AOS DIREITOS DE AUTOR E DO REGISTRO Art. 2º O regime de proteção à propriedade intelectual de programa de computador é o conferido às obras literárias pela legislação

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL 1 LEI Nº 5.556, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2015 (Autoria do Projeto: Poder Executivo) Dispõe sobre medidas relativas aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 no âmbito do Distrito Federal. O GOVERNADOR DO

Leia mais

Paul Anwandter não recolherá informações de visitantes às nossas páginas web / wap, a menos que você nos fornecer sua informação

Paul Anwandter não recolherá informações de visitantes às nossas páginas web / wap, a menos que você nos fornecer sua informação Política De Privacidade Esta política de privacidade descreve os tipos de informações coletadas pelo nome do cliente no site e como usamos e proteger. Esta Política de Privacidade aplica-se apenas a este

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO PORTARIA N 13 /2013

PODER JUDICIÁRIO PORTARIA N 13 /2013 PODER JUDICIÁRIO 1a VARA DA INFÂNCIA E PA JUVENTUDE DA COMARCA DE SALVADOR - BAHIA Rua Agnelo de Brito, n.72, Garibaldi,Salvador- Bahia j Telefones: (71) 3203-9300 - 9306 PORTARIA N 13 /2013 Dispõe sobre

Leia mais

Sumário. Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996

Sumário. Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996 Sumário Proposta da coleção Leis especiais para concursos... 13 Apresentação da 2ª edição... 15 Apresentação... 17 Abreviaturas utilizadas nas referências e nos comentários... 19 Lei nº 9.279, de 14 de

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO CULTURAL SIGNIFICADO DE ESTILO E BEM ESTAR

REGULAMENTO DO CONCURSO CULTURAL SIGNIFICADO DE ESTILO E BEM ESTAR REGULAMENTO DO CONCURSO CULTURAL SIGNIFICADO DE ESTILO E BEM ESTAR 1. Objeto e Prazo 1.1. O Concurso Cultural Significado de Estilo e Bem Estar, doravante denominado CONCURSO, será promovido pela Lojas

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Concorrência lícita. Publicidade comparativa não denigre marca alheia Marcel Thiago de Oliveira* Resumo: O presente estudo visa investigar a publicidade comparativa à luz do ordenamento

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS EXPOSITORES DA EXPOFRED 2016

REGULAMENTO GERAL DOS EXPOSITORES DA EXPOFRED 2016 REGULAMENTO GERAL DOS EXPOSITORES DA EXPOFRED 2016 1 Sumário ATENÇÃO... 3 2. INFORMAÇÕES GERAIS... 3 2.1. PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO.... 3 2.2. COMUNICAÇÃO, CORRESPONDÊNCIA E CONTRATOS.... 3 2.3. LOCAL DA FEIRA...

Leia mais

Apresentação. Entendendo a Copa A Copa em Porto Alegre Oportunidades

Apresentação. Entendendo a Copa A Copa em Porto Alegre Oportunidades Apresentação Entendendo a Copa A Copa em Porto Alegre Oportunidades Impactos Econômicos Mega Eventos 2010 2013 Construção Civil Móveis Tecnologia da Informação 2013... Comércio e Serviços Turismo Produção

Leia mais

Copa do Mundo de Futebol Brasil 2014

Copa do Mundo de Futebol Brasil 2014 Copa do Mundo de Futebol Brasil 2014 Pesquisa de opinião pública nacional Janeiro/Fevereiro 2012 População não quer bebida alcoólica na Copa De acordo com pesquisa realizada pelo DataSenado, 80% dos brasileiros

Leia mais

2 Importância e contribuição dos eventos na atividade econômica, 3

2 Importância e contribuição dos eventos na atividade econômica, 3 Apresentação, xiii 1 Conceito e expressão de um evento, 1 2 Importância e contribuição dos eventos na atividade econômica, 3 3 Tipos e características dos eventos, 5 3.1 Banquete/jantar de gala, 6 3.2

Leia mais

Leonardo de Medeiros Garcia. Coordenador da Coleção

Leonardo de Medeiros Garcia. Coordenador da Coleção Leonardo de Medeiros Garcia Coordenador da Coleção Marcelo André de Azevedo Promotor de Justiça no Estado de Goiás. Assessor Jurídico do Procurador-Geral de Justiça e Coordenador da Procuradoria de Justiça

Leia mais