Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "http://denilsodelima.blogspot.com"

Transcrição

1 PreposiçõesemInglês DicasparaEntender Tudo SobreElas DENILSODELIMA

2 PreposiçõesemInglês DicasparaEntender Tudo SobreElas DENILSODELIMA

3

4 SobreesteeBook O título deste ebook é, sem dúvidas, bastante pretensioso. Afinal, é praticamente impossível falar tudo sobre as preposições em um ebook ou mesmo em um livro. São tantas coisas para falar a respeito que seriam necessárias várias páginas. No máximo, o que nós autores conseguimos é passar a alunos e alunas algumas dicas sobre como aprender preposições. Porém, estas algumas dicas certamente ajudarão leitores e leitoras a entender quase tudo sobre o assunto. E o que é melhor: dicas que ajudarão cada um a aprender as preposições de um modo natural e sem complicações. Eu sempre digo em meus workshops e palestras para estudantes e professores de inglês que o principal responsável pelo aprendizado linguístico de cada um é a própria pessoa. As escolas, os professores os livros, os blogs, os sites, etc ajudam. No entanto, o interesse, a motivação, a atitude, o hábito de aprender e continuar aprendendo cabe a cada indivíduo. Não há como escapar desta responsabilidade! Portanto, anote aí que você é o principal responsável por aprender tudo [se é que isto é possível] sobre as tais preposições da língua inglesa. Este ebook é apenas uma ferramenta a mais no seu aprendizado. Tudo depende de você!

5 SobreesteeBook Neste ebook mostro como aprender preposições é mais fácil do que você imagina. Claro que você deve estar disposto a parar de se preocupar tanto com elas, de querer regras e mais regras para aprendê-las, de achar que decorando uma a uma você ficará craque em relação a preposições. Espero atingir o meu objetivo! Para isto coloco-me ao seu dispor para receber críticas, sugestões e perguntas referentes aos temas que serão discutidos aqui. Boa leitura e muito aprendizado!

6 ComousaresteeBook De cara digo que este ebook não tem marcação de páginas. A razão para isto é bem simples: espero que você leia todo o ebook desde a primeira página ate à última. Durante a leitura você poderá ir fazendo anotações conforme achar necessário. Poderá também, grifar, rabiscar, circular, etc as ideias que achar mais interessantes ou expressões que considerar curiosas e que você queira aprender. Como não há páginas você terá de prestar muita atenção onde uma informação ou outra está registrada. Considero isto interessante, pois acaba ajudando seu cérebro a memorizar as coisas. Enfim, trata-se de um exercício para o cérebro. Ao longo do texto há algumas atividades que você poderá fazer quando bem quiser. As respostas das atividades de inglês estão no final do ebook. Portanto, você poderá conferir o que faz quando bem quiser. No final há também algumas páginas em branco para que você faça lá suas anotações adicionais. Não precisa anotar coisas que encontra neste ebook. Pode anotar também coisas que encontrar em dicionários, livros, textos, internet, etc. Ou seja, como você perceberá através deste livro, muitas coisas nós aprendemos por observação e por anotarmos estas observações em algum lugar. Assim, você poderá revisar quando bem quiser. Acho que é isto! Boa leitura e muito aprendizado para você!

7 Conteúdo 01. Oquesãopreposições? 02. Preposiçõeseminglêseportuguês 03. Quaissãoaspreposiçõeseminglês? 04. Quaisas10preposiçõesmaisusadaseminglês? 05. Édifícilaprenderaspreposiçõeseminglês? 06. Comonãoaprenderaspreposiçõeseminglês? 07. Comoaprenderaspreposiçõeseminglês? 08. To nemsempreépreposição 09. Preposiçõescomexpressõesdetempo 10. Preposiçõesindicandolocais 11. Ontime ou Intime? 12. Attheend ou Intheend? 13. PrepositionalChunks 14. PraticandocomTextos 15. RespostasdasAtividades

8 OquesãoPreposições? Quando comecei este ebook pensei em escrever aqui a definição que gramáticas e dicionários dão ao termo preposição. Porém, após ler e reler várias definições, achei melhor deixá-las de lado. Afinal, as definições mais confundem do que ajudam. Ainda assim precisei encontrar uma forma simples prática e rápida para que você entendesse o que é uma preposição. Acredito que a melhor maneira é pensar em português. Então, aí vai meu primeiro desafio a você. Imagine que você é professor de língua portuguesa para estrangeiros. Em um belo dia, durante sua maravilhosa aula, um de seus adoráveis alunos pergunta: professor, o que é uma preposição?. Como você responderia a esta pergunta? O que você diria a seu aluno? Afinal, você sabe o que é uma preposição? Isto é muito curioso! Pois falamos português diariamente, lemos em português, escrevemos s em português, escutamos músicas em português, assistimos a novelas em português. Mas em momento algum do dia paramos para pensar no que é uma preposição. Você não se preocupa com as preposições em português. Você apenas fala a língua. Vou continuar com este assunto mais na frente. Por enquanto, temos de definir o que é preposição? Portanto, veja as sentenças abaixo:

9 OquesãoPreposições? I m from São Paulo. [Eu sou de São Paulo.] We re going to London next month. [Nós vamos para Londres no mês que vem. Nós vamos a Londres no mês que vem.] The book is on the table. [O livro está sobre a mesa. O livro está em cima da mesa.] I have a present for Dave. [Tenho um presente para o Dave.] Careful with that knife. [Cuidado com essa faca.] Todas as palavras em destaque nas [em + as] sentenças acima, tanto em inglês quanto em português, são preposições. Como você pode ver as preposições são importantes na [em + a] construção de sentenças [seja escrevendo ou falando]. Uma preposição geralmente mostra a relação de uma palavra com outra palavra. Observe que no parágrafo acima eu destaquei todas as preposições usadas. Fiz isto para que você perceba como as preposições mostram a relação de uma palavra com outra. Se eu não usar preposições quando escrevo ou falo as pessoas simplesmente acharam que tenho algum problema mental ou deficiência na fala. Assim, dizemos que as preposições são palavras importantes em um texto [escrito ou falado]. Não dá para ficarmos [vivermos] sem elas. Elas são importantíssimas se quisermos aprender a nos comunicar corretamente em outra língua. Para concluir o que acabei de dizer:

10 OquesãoPreposições? 1. Se você quer falar a língua, ser capaz de usá-la naturalmente, entender o que dizem e coisas assim não há motivos para entender tecnicamente o que são preposições. Como diria o linguista Luiz Carlos Travaglia, ter conhecimento sobre a língua e/ou ser analista da mesma importa a pouca gente (linguistas, gramáticos, teóricos da língua em geral, professores de língua materna e estrangeira e em menor grau a alguns profissionais que se valem diretamente da linguagem, tais como jornalistas, publicitários, revisores, etc). [em Gramática - Ensino Plural] 2. Gramáticas são importantes na comunicação. É preciso saber usá-las. É preciso saber como, quando e onde são usadas. Sobre isto é o que vamos falar abaixo.

11 PortuguêseInglês! Falar sobre as diferenças entre as preposições em inglês e português é um tema complexo. Posso escrever uns dez ebooks a respeito disto. Porém, esta não é a minha ideia. Afinal, ao longo deste ebook falarei sobre as diferenças mais marcantes. Nesta parte quero apenas falar sobre uma característica das preposições em português que não ocorre em inglês: a contração. A contração ocorre quando usamos algumas preposições com: artigos definidos [o, a, os, as], artigos indefinidos [um, uma, uns, umas], pronomes pessoais [ele, ela, eles, elas], pronomes demonstrativos [aquele, aquela, aquilo, este, esta isto, esse, essa, isso], advérbios [aí, ali] e ainda outros. Para facilitar veja os exemplos: Ela está no trabalho [no = em + o] Estavam falando da gente. [da = de + a] Eu levei o livro comigo. [comigo = com + mi migo] Não gosto destas coisas. [destas = de + estas] Ele não foi à igreja ontem. [à = a + a (sendo que o primeiro a é a o mesmo que a preposição para )] Posso dar ainda inúmeros exemplos. No entanto, este é um Ebook de inglês e não de português. Logo, ressalto que meu objetivo com este assunto aqui é o de mostrar a você que em inglês estas

12 PortuguêseInglês! contrações não ocorrem. Ou seja, no em inglês poderá ser in the [em o]. Não há contração para isto! É importante saber disto para evitar certos erros. Ou até mesmo para evitar perguntas do tipo teacher, how do you say na in English?. Lembre-se bem em inglês as preposições não costumam se contrair como ocorre em português.

13 QuaissãoasPreposições eminglês! Quais são as preposições em inglês? Você certamente conhece as mais comuns: in, on, at, of, from, up, to, for, with, between, behind e ainda outras. Entretanto, há em inglês mais de 100 preposições. Abaixo segue uma lista das preposições conhecidas: aboard, about, above, absent, across, after, against, along, alongside, amid, amidst, among, amongst, around, as, aside, astride, at, athwart, atop, barring, before, behind, below, beneath, beside, besides, between, betwixt, beyond, but, by, circa, concerning, despite, down, during, except, excluding, failing, following, for, from, given, in, including, inside, into, like, mid, minus, near, next, notwithstanding, of, off, on, onto, opposite, out, outside, over, pace, past, per, plus, pro, qua, regarding, round, save, since, than, through, thru, throughout, thruout, till, times, to, toward, towards, under, underneath, unlike, until, up, upon, versus, via, with, within, without, worth Esta lista ainda não está completa. Sempre tem algo novo para ser incluído. Muitas destas preposições são raramente usadas. Outras são mais usadas em textos literários ou em textos jurídicos. E ainda outras são informais [thru e thruout] sendo usadas apenas ao falar com amigos e familiares.

14 QuaissãoasPreposições eminglês! A boa notícia nisto tudo é que você não precisa decorar esta lista. Em se tratando de aprender inglês o mais importante é aprender as preposições mais comuns em inglês. Ou seja, saiba quais são as mais usadas e aprenda a usá-las do jeito certo, na hora certa, com as combinações certas.

15 Top10preposiçõesem inglês Acima você viu que a lista de preposições em inglês ultrapassa a 100. Viu também que muitas daquelas preposições não são usadas frequentemente. Isto significa que você deve dar muito mais atenção àquelas que são mais usadas. E isto faz surgir a seguinte pergunta: quais são as 10 preposições mais usadas em inglês? Atualmente, esta pergunta não é difícil de responder. Tudo o que temos de fazer é pesquisar em um banco de dados da língua inglesa para conseguirmos esta informação. Após dar uma olhada em um banco de dados descubro que a as 10 preposições mais usadas em inglês são: Posição Inglês Escrito Inglês Falado 1ª to to 2ª of of 3ª in in 4ª for for 5ª on on 6ª at about 7ª by at 8ª from out 9ª up up 10ª out from

16 Top10preposiçõesem inglês Observe na lista que em se tratando das preposições mais usadas, as cinco primeiras ocorrem tanto no inglês falado quanto no inglês escrito: to, of, in, for e on. Logo, estas são as preposições que você deve dar muito mais atenção durante seu aprendizado. São elas que devem ser observadas, anotadas, compreendidas... Isto não quer dizer que você deve descartar as demais da lista. Muito pelo contrário, você também deve ficar de olho no uso delas. Agora muita calma! Ter esta lista não significa que você deverá correr atrás de regras gramaticais para entendê-las. Também não vai adiantar pegar um dicionário e tentar decorar tudo o que está lá sobre cada preposição. Nada de desespero! Até o final deste ebook você saberá o jeito certo de aprender preposições. Então, continue lendo!

17 Porqueédifícilaprender preposições? Uma das perguntas mais feitas por quem estuda inglês é por que é difícil aprender preposições em inglês?. Durante minha vida como profissional de ensino de língua inglesa, ouvi muita gente perguntando isto. Já ouvi repostas de todos os tipos também. Aliás, devo confessar que eu mesmo já dei muitas respostas sem fundamento. Com o tempo fui prestando atenção à pergunta e respostas. Minha conclusão foi a seguinte: todo mundo complica o assunto sem necessidade. Aprender preposições pode ser algo muito fácil. Para isto basta que você rompa o paradigma de querer entender tudo do ponto de vista gramatical. O melhor, como dito acima, é deixar os tecnicismos de lado. Outra mudança que você deve fazer esta relacionada ao fato de achar que aprendendo as palavras isoladamente você já saberá tudo sobre a palavra. Ou seja, as pessoas acham que ao lerem uma gramática e um dicionário vão saber tudo sobre preposições em inglês. Isto não é verdade! Por isto eu digo, aprender preposições não é difícil. São as pessoas que deixam elas difíceis sem necessidade.

18 Porqueédifícilaprender preposições? O que você tem de fazer é deixar a mania de querer entender as regras gramaticais das preposições de lado e parar de decorar tudo sobre elas. O dia que você mudar este pensamento, você então perceberá como aprender preposições é muito fácil. Vamos pensar em português para compreender melhor a ideia. Você fala português? Você lê em português? Você assiste a filmes, novelas, seriados, telejornais, etc em português? Você usa a língua portuguesa no seu dia a dia? Tenho certeza que você respondeu sim a todas estas perguntas! Agora responda a esta: em que momento do dia você para uma conversa, pega uma gramática ou um dicionário para ler sobre as preposições em português? Quantas vezes você fez isto hoje? Enquanto lê este parágrafo você parou para analisar as preposições que usei no texto? Mais perguntas para você pensar a respeito: Como você aprendeu as preposições da língua portuguesa? Quando você foi para a escola aos seis anos de idade você já se comunicava em português, certo? Você já usava preposições, certo? Como você as aprendeu? Dos três aos cinco anos de idade você ficou em casa lendo gramáticas e dicionários da língua portuguesa para só então ir para a escola e usá-las corretamente? Observe as sentenças abaixo e complete-as com a preposição que estiver faltando. Eu tive um sonho... você esta noite.

19 Porqueédifícilaprender preposições? Não gosto... filmes assim. Assim que acabar aqui, eu vou... casa. A Márcia decidiu ficar... casa e estudar. O Rafael preferiu ficar... os pais por um tempo. Ele disse que estava... muita fome. A palestra dele é... o meio ambiente. A última vez que estive... São Paulo estava chovendo muito. Ele foi acusado... tentar matar o policial. A gente levou umas duas horas... chegar lá. A Carol passará lá amanhã... manhã bem cedo. Agora responda as perguntas abaixo: Que regras do português você usou para completar as sentenças acima? Você recorreu a uma gramática para completar as sentenças? Por que você resolveu a atividade sem precisar de uma gramática? Que fenômeno explica o fato de você completar as sentenças corretamente? Você aprendeu as preposições da língua portuguesa de modo natural e não mecânico. Não foi por causa de regras! Aliás, você já viu em alguma gramática da língua portuguesa as regras para o uso das preposições? Até onde eu saiba, há apenas informações sobre tipos de preposição e coisas assim. Mas regras eu nunca vi.

20 Porqueédifícilaprender preposições? Ao estudar inglês, as pessoas parecem estar viciadas em regras. Elas pegam a preposição in e ficam se perguntando quais são as regras para usá-la em inglês. Pesquisam na internet, perguntam a professores, buscam informações em gramáticas e dicionários, etc. Desta forma acabam se complicando. É assim que passo para o próximo tópico deste ebook sobre preposições: Como não aprender preposições em inglês?

21 Comonãoaprender preposições? Você certamente já deve ter uma ideia de como não aprender preposições em inglês, não é mesmo? Já percebeu que regras gramaticais podem mais complicar do que ajudar. Afinal, o modo mais difícil é, sem dúvidas, através de regras. Desculpem-me os aficionados das regras gramaticais, mas esta é a mais pura verdade. Nas perguntas que fiz acima esta lógica ficou bem evidente. Caso tenham percebido, não há regras nem mesmo para o uso das preposições em português; portanto, por que é necessário procurar inventar regras em inglês? Se você é daqueles que quer regras gramaticais, sinto desapontá-lo, mas não é assim que você aprenderá as preposições. Aliás, não foi por meio de regras que um falante nativo da língua inglesa [ou portuguesa] aprendeu as preposições. Imagine que um estrangeiro, estudante de português, te faça a seguinte pergunta: o que faço para aprender as preposições do português?. Que dica você daria a ele? Como você mostraria o caminho mais fácil de aprender as preposições em português? Certa vez, perguntei a um americano como eu poderia aprender as preposições em inglês. Minha pergunta foi assim: que técnicas

22 Comonãoaprender preposições? você usou para aprender as preposições na sua língua?. A resposta dele: Não sei nem o que é preposição! Se for algo que uso ao falar, eu simplesmente aprendi a falar deste jeito. Não tive técnicas! Não decorei nada! Simplesmente aprendi o jeito natural, o jeito que todo mundo usa, o jeito que eu ouvia as pessoas a falar e escrever. Enfim, foi assim!. Após ouvir isto, fiquei muito pensativo! Conclui que estava indo pelo caminho mais longo e complicado. Tive de rever meus conceitos! Deixei as gramáticas e as decorebas do dicionário de lado. Foi então que descobri o jeito fácil de como aprender as preposições em inglês.

23 Comoaprender preposições? Em meu livro Inglês na Ponta da Língua método inovador para melhorar o seu vocabulário e também no blog eu falo bastante sobre como aprender as preposições em inglês. Portanto, não vou me estender muito neste assunto aqui. Quero apenas reforçar que a melhor maneira para aprender as preposições e através da observação. Não tem outro jeito! O problema é que as pessoas sempre querem entender o porquê das coisas. Este hábito é péssimo nestas horas. Para facilitar este assunto de observação vamos dar uma olhada no texto que segue abaixo: Every year thousands of people buy a special train ticket called an Inter Raid card. For around three hundred pounds you can travel by train anywhere in Europe for a month. Some people plan where they want to go before they leave. Some people just decide each morning where they are going to travel to. People often take a tent or stay in cheap hotels and hostels. Some just sleep on the trains. [do livro Innovations Elementary, página 48, publicado por Thomson Learning]

24 Comoaprender preposições? No texto encontram-se as seguintes preposições: of, for, around, by, in, to, on. Se você comparar estas preposições com a lista das preposições mais usadas em inglês que vimos acima, notará que as cinco preposições da lista das mais usadas [to, of, in, for, on] estão no texto. Curioso, não é mesmo? Agora que tal circular ou grifar todas as preposições que estão no texto acima. Faça isto antes de continuar lendo as páginas seguintes. Se você marcar as preposições, o texto ficará assim: Every year thousands of people buy a special train ticket called an Inter Raid card. For around three hundred pounds you can travel by train anywhere in Europe for a month. Some people plan where they want to go before they leave. Some people just decide each morning where they are going to travel to. People often take a tent or stay in cheap hotels and hostels. Some just sleep on the trains. É neste momento que entra em cena a tal da observação. Ou seja, enquanto muitos querem entender as regras do uso das preposições, o segredo para aprender é observar como elas foram usadas. Não se preocupe em achar regras. Apenas, observe como elas foram usadas.

25 Comoaprender preposições? Para isto, observe não apenas as preposições. Observe também as palavras que estão próximas a elas. Veja: Every year thousands of people buy a special train ticket called an Inter Raid card. For around three hundred pounds you can travel by train anywhere in Europe for a month. Some people plan where they want to go before they leave. Some people just decide each morning where they are going to travel to. People often take a tent or stay in cheap hotels and hostels. Some just sleep on the trains. Assim você aprende que em inglês dizemos: thousands of people [milhares de pessoas], for around three hundreds [por cerca de trezentas], travel by train [viajar de trem], anywhere in Europe [em qualquer lugar da Europa], for a month [por um mês, durante um mês], travel to [viajar para], stay in cheap hotels [ficar em hotéis baratos], sleep on the trains [dormir nos trens]. Ou seja, ao invés de se preocupar com as regras gramaticais de uso das preposições, você foca apenas em como elas são realmente usadas, como são colocadas em prática. Não adianta tentar entender a razão [a regra] pela qual eles dizem on the train e não in the train ou at the train. O jeito é aprender que em inglês é on the train e não se fala mais nisto.

26 Comoaprender preposições? Quando eu falo isto, algumas pessoas tentam achar uma justificativa. Geralmente elas dizem: Denilso, aprendi que em se tratando de transporte público o certo é usar on. Assim, como o trem é público, então devemos usar on. Eu nunca li esta explicação em dicionários ou gramáticas da língua inglesa. Para mim, trata-se de uma invenção para satisfazer a mente curiosa. Particularmente, eu prefiro saber que em inglês é on the train a ter que ficar imaginando se estamos falando de transporte público ou não. Enfim, prefiro aprender as preposições do modo como elas são usadas. Levando em conta as palavras com as quais elas são combinadas. Afinal, como você viu acima, é assim que aprendemos as preposições em nossa própria língua: naturalmente e sem decoreba de regras. Eu apenas sei que é assim! Quando eu escuto [ou leio] a sentença tive um sonho... você esta noite, automaticamente eu sei que a palavra que falta é com. Como eu sei disto? Porque para mim, falante da língua portuguesa, é o que soa mais natural. Foi assim que cresci ouvindo, lendo, escrevendo e falando. Ninguém me disse que há uma regra.

27 Comoaprender preposições? Se você começa a observar o modo como as preposições são usadas em inglês, você logo se acostumará com isto. Isto se trata do processo natural de aprendizagem. Você não aprenderá por causa de regras, mas sim porque é o modo como é usado, falado, escrito, escutado, lido por qualquer falante nativo da língua inglesa. Levando em consideração as expressões que você encontrou no texto acima, complete as sentenças a seguir. Observe as expressões e você saberá perfeitamente bem que preposição está faltando em cada sentença. There were thousands... people waiting for him outside. The letter was auctioned for... fifty thousand dollars. Are you really going to travel... train? You can buy this kind of thing anywhere... Brazil. She stayed with us... a month. They told us they are going to travel... London next month. We usually stay... fancy hotels. Have you ever slept... a train? Embora algumas palavras sejam diferentes, as preposições serão as mesmas. Pois, trata-se do mesmo uso [função] de cada uma dela.

28 Comoaprender preposições? Você não completa por causa de uma regra, mas sim por saber que é o modo como eles falam, escrevem, leem ou escutam. Para ter certeza que você está entendendo e mudando o seu jeito de encarar as preposições, na página seguinte a outro texto para praticarmos o que foi dito até aqui.

29 ColoqueemPráticaI Segue uma adaptação do texto Why can t I drive? encontrado na página 94 do livro Innovations Elementary, publicado por Thomson Learning. I am waiting for my train. It s half an hour late. There are problems on the line. There are often problems on the line. I know from past experience that when the train company says It s half an hour late, the train is actually an hour late sometimes more! I ll probably arrive in Liverpool at around four o clock [ ]. Quais são as preposições usadas no texto acima? Na tabela abaixo escreva as palavras que estão próximas às preposições for on from in at

30 ColoqueemPráticaI Qual a equivalência das combinações abaixo em português: wait for know from past experience problems on the line arrive in at around four o clock Complete as sentenças abaixo com a preposição correta. 01. They re waiting... you. 02. This test will help determine if there are problems... the line. 03. We all know... past experience that this is a long slow process. 04. Hello, I arrived... Belo Horizonte this month, so I don't know anybody. 05. The next day,... around five o clock, the doorbell rang.

31 To nemsempreé preposição Na lista das preposições mais usadas em inglês acima, você viu que a preposição to aparece como a mais usada entre todas as preposições na língua inglesa. Ela configura como a primeira da lista, pois nem sempre é usada como preposição. Ou seja, a palavra to pode ser usada com outras funções na língua inglesa. É justamente sobre isto que vou falar neste trecho do ebook. Se você der uma rápida olhada no primeiro texto utilizado acima, você encontrará as seguintes sentenças: a. Some people plan where they want to go before they leave b. where they are going to travel to. Nestes dois casos a palavra to em negrito não é preposição. A função dela aí é a de mostrar que se trata do infinitivo do verbo. Caso você não se lembre, em português o infinitivo do verbo é feito com ar, er, ir e or. Ou seja, cantar está no infinitivo assim como correr, sorrir e compor. Isto faz parte da nossa gramática. Agora veja as traduções das sentenças acima: a. Algumas pessoas planejam onde elas querem ir antes de partir. b. para onde elas vão viajar.

32 To nemsempreé preposição Veja que traduzimos want to go por querem ir e are going to travel vão viajar. Note que to go ficou ir e to travel ficou viajar. Veja mais alguns exemplos em inglês e suas equivalências em português: a. I want to talk you. [Eu quero falar com você.] b. We tried to explain. [Nós tentamos explicar.] c. He promised to be here on time. [Ele prometeu estar aqui.] d. She pretended to be reading the newspaper. [Ela fingiu estar lendo o jornal.] Note que nas sentenças acima o to não foi traduzido como para. Este é um erro muito comum entre alunos de inglês. E também uma das dúvidas mais frequentes. Aí você vai perguntar: como aprender isto? Verbos geralmente seguidos por to agree [concordar] deserve [merecer] forget [esquecer] learn [aprender] offer [oferecer] promise [prometer] remember [lembrar-se] want [querer] decide [decidir] fail [falhar, fracasssar] hope [esperar] manage [conseguir] plan [planejar] refuse [recusar] threaten [ameaçar] He learned to speak English. [Ele aprendeu a falar inglês.] She threatened to kill him. [Ela ameaçou matá-lo] They refused to help. [Eles se recusaram a ajudar.] Did you promise to go there? [Você prometeu ir lá?] O jeito é simplesmente aprender os verbos com os quais o to é usado como marcador de infinitivo. E para aprender isto é apenas através da observação novamente. Ou seja, o ideal é não pensar em regras, mas apenas compreender que em inglês é assim e ponto final. Na caixa ao lado você

33 To nemsempreé preposição encontra alguns dos verbos mais comuns e também exemplos para facilitar a compreensão. Além de verbos, é bom lembrar que há expressões e adjetivos com os quais o to também é usado apenas como marcador de infinitivo. Veja a seguir alguns exemplos: It s difficult to understand him. [É difícil de entendê-lo.] Do you think it s safe to do this? [você acha que é seguro fazer isto?] Was he surprised to see you? [Ele ficou surpreso ao ver você?] I m sorry to hear that. [Sinto ouvir isto.] It was impossible to answer that question. [Era impossível responder àquela pergunta.] I think it s dangerous to talk with her now. [Eu acho que é perigoso falar com ela agora.] Por outro lado, o to pode ser uma preposição e neste caso o verbo que usado após ele deverá ser escrito com ~ing em inglês. Veja as sentenças abaixo: I m used to driving on the left. [Estou acostumado a dirigir na esquerda.] I m looking forward to going there again. [Estou ansiosa para ir lá novamente.] Nas duas sentenças acima to é parte das expressões be used to e look forward to. Nestes casos trata-se de uma preposição.

34 To nemsempreé preposição Portanto, o verbo usado após as expressões devem ser escritos com ~ing. Isto é o que chamamos em inglês de infinitivo com ~ing. Em resumo, é importante notar [observar] estas coisas em inglês. Ao se deparar com o to em um texto você deverá observar se ele está sendo usado como preposição ou não. Isto você só conseguirá através da prática, do costume, do hábito da leitura e da observação do uso da língua. Você pode ainda copiar inúmeras listas de exemplos com isto em inglês. Porém, lembre-se que apenas copiar listas e mais listas não é o suficiente. É necessário colocar em prática aquilo que você encontra. Só assim o conhecimento irá aos poucos se fixando em sua mente. Acredite! Em minha opinião, aprender pelo método da observação e compreensão de que em inglês é assim vale muito mais do que ficar se matando tentando encontrar as explicações gramaticais do porque disto. O que você acha? Para encerrar este assunto de vez, tenho de dizer que a única maneira de você aprender isto é tendo um bom dicionário de inglês e saber usá-lo. Desta forma, você poderá consultar o seu dicionário

35 To nemsempreé preposição quando tiver dúvidas. No entanto, ao invés de procurar a preposição procure a palavra principal. Ou seja, digamos que você queira dizer em inglês algo como é interessante ajudar as pessoas. O que fazer? Será que ao dizermos isto em inglês precisaremos do to ou não? Como tirar a dúvida? Pegue seu dicionário e procure a palavra interesting. Leia os exemplos que estão no dicionário. No dicionário que tenho aqui encontrei o seguinte exemplo: It will be interesting to see what happens when he gets a bit older. Observe [note] que no exemplo dado no dicionário encontramos be interesting to see. Portanto, eu assumo que em inglês terei de usar interesting to seguido de verbo normalmente. Desta forma minha sentença é interessante ajudar as pessoas ficará assim em inglês: it s interesting to help people. Caso você não tenha um bom dicionário de inglês, você está muito enganado. Na internet há vários dicionários excelentes publicados pelas grandes editoras [Longman, Cambridge, Oxford, Macmillan, etc]. Os endereços são:

Preposições em Inglês: www.napontadalingua.hd1.com.br

Preposições em Inglês: www.napontadalingua.hd1.com.br Preposições na língua inglesa geralmente vem antes de substantivos (algumas vezes também na frente de verbos no gerúndio). Algumas vezes é algo difícil de se entender para os alunos de Inglês pois a tradução

Leia mais

Lição 24: Preposições de tempo. Como usar preposições de tempo.

Lição 24: Preposições de tempo. Como usar preposições de tempo. Lesson 24: Prepositions of Time (in, on, at, for, during, before, after) Lição 24: Preposições de tempo Como usar preposições de tempo. Reading (Leituras) I was born in 2000. (Eu nasci em 2000.) We work

Leia mais

Como dizer quanto tempo leva para em inglês?

Como dizer quanto tempo leva para em inglês? Como dizer quanto tempo leva para em inglês? Você já se pegou tentando dizer quanto tempo leva para em inglês? Caso ainda não tenha entendido do que estou falando, as sentenças abaixo ajudarão você a entender

Leia mais

Exercícios extras. Na aula de hoje, você deverá arregaçar as

Exercícios extras. Na aula de hoje, você deverá arregaçar as Exercícios extras Assunto do dia Na aula de hoje, você deverá arregaçar as mangas e entrar de cabeça nos exercícios extras, que têm como tema tudo que vimos nas aulas do Segundo Grau. Atenção: 3, 2, 1...

Leia mais

Verbs - Simple Tenses

Verbs - Simple Tenses Inglês Prof. Davi Verbs - Simple Tenses Simple Present Simple Past Simple Future Simple Present - Formação Infinitivo sem o to Ausência do auxiliar (usa-se to do ) Inclusão de s na 3ª pessoa do singular

Leia mais

Centro Educacional Brasil Central Nível: Educação Básica Modalidade: Educação de Jovens e Adultos a Distância Etapa: Ensino Médio APOSTILA DE INGLÊS

Centro Educacional Brasil Central Nível: Educação Básica Modalidade: Educação de Jovens e Adultos a Distância Etapa: Ensino Médio APOSTILA DE INGLÊS Centro Educacional Brasil Central Nível: Educação Básica Modalidade: Educação de Jovens e Adultos a Distância Índice APOSTILA DE INGLÊS Módulo I - EXPRESSÕES PARA USO COTIDIANO - SUBJECT PRONOUNS - VERBO

Leia mais

Eu também passei por esse problema

Eu também passei por esse problema Eu também passei por esse problema Eu também passei por esse problema Eu também passei por esse problema Eu também passei por esse problema Eu também passei por esse problema 1- ACHO QUE NÃO Bem, como

Leia mais

Câmbio MONEY CHANGER. I d like to exchange some money. Gostaria de cambiar um pouco de dinheiro. Where can I find a money changer?

Câmbio MONEY CHANGER. I d like to exchange some money. Gostaria de cambiar um pouco de dinheiro. Where can I find a money changer? MONEY CHANGER Câmbio I d like to exchange some money. Where can I find a money changer? Gostaria de cambiar um pouco de dinheiro. Onde posso encontrar um câmbio? I d like to exchange (I would) Where can

Leia mais

Inglês. Guião. Teste Intermédio de Inglês. Parte IV Interação oral em pares. Teste Intermédio

Inglês. Guião. Teste Intermédio de Inglês. Parte IV Interação oral em pares. Teste Intermédio Teste Intermédio de Inglês Parte IV Interação oral em pares Teste Intermédio Inglês Guião Duração do Teste: 10 a 15 minutos De 25.02.2013 a 10.04.2013 9.º Ano de Escolaridade D TI de Inglês Página 1/ 7

Leia mais

Present Simple Exercises

Present Simple Exercises Present Simple Exercises Antes de fazer as atividades, você pode querer ler as dicas dos links abaixo. Nelas você encontra explicações sobre os usos e as conjugações dos verbos no Present Simple. Ø www.bit.ly/psimple1

Leia mais

Guia de conversação básica em inglês

Guia de conversação básica em inglês 2013 Guia de conversação básica em inglês Centercon Av. Dom Pedro I, 2.053 8º andar (31) 3304-2862 SUMÁRIO 1 CUMPRIMENTOS...3 2 APRESENTAÇÕES...3 3 COMEÇANDO UMA CONVERSA...3 4 DESPEDIDAS...4 5 AGRADECENDO...4

Leia mais

Guião A. Descrição das actividades

Guião A. Descrição das actividades Proposta de Guião para uma Prova Grupo: Ponto de Encontro Disciplina: Inglês, Nível de Continuação, 11.º ano Domínio de Referência: Um Mundo de Muitas Culturas Duração da prova: 15 a 20 minutos 1.º MOMENTO

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER. Projeto: APREDENDO INGLÊS COM MÚSICAS. Angélica MS

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER. Projeto: APREDENDO INGLÊS COM MÚSICAS. Angélica MS ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER Projeto: APREDENDO INGLÊS COM MÚSICAS Angélica MS Novembro/2010 ESCOLA SENADOR FILINTO MÜLLER Projeto elaborado para ser desenvolvido no mês de Novembro do ano letivo

Leia mais

Trabalho de Compensação de Ausência - 1º Bimestre

Trabalho de Compensação de Ausência - 1º Bimestre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Cantagalo 313, 325, 337 e 339 Tatuapé Fones: 2293-9393 e 2293-9166 Diretoria de Ensino Região LESTE 5 Trabalho de Compensação de Ausência

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA SUBDIVISÃO DE ADMISSÃO E DE SELEÇÃO

COMANDO DA AERONÁUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA SUBDIVISÃO DE ADMISSÃO E DE SELEÇÃO Questão: 26 30 41 A questão 26 do código 02, que corresponde à questão 30 do código 04 e à questão 41 do código 06 Nº de Inscrição: 2033285 2041257 2030195 2033529 2032517 2080361 2120179 2120586 2037160

Leia mais

Guião M. Descrição das actividades

Guião M. Descrição das actividades Proposta de Guião para uma Prova Grupo: Inovação Disciplina: Inglês, Nível de Continuação, 11.º ano Domínio de Referência: O Mundo do trabalho Duração da prova: 15 a 20 minutos 1.º MOMENTO Guião M Intervenientes

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 6º ANO BÁSICO Name: Nº Class: Date: / / Teacher: Nota: (1)

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 6º ANO BÁSICO Name: Nº Class: Date: / / Teacher: Nota: (1) ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 6º ANO BÁSICO Name: Nº Class: Date: / / Teacher: Nota: (1) Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários. Agora, você

Leia mais

NOTA: Professor(a): Bispo, Suzamara Apª de Souza Nome: n.º 3º Web. 3ª Postagem Exercícios de reposição ( listening )

NOTA: Professor(a): Bispo, Suzamara Apª de Souza Nome: n.º 3º Web. 3ª Postagem Exercícios de reposição ( listening ) Professor(a): Bispo, Suzamara Apª de Souza Nome: n.º 3º Web Barueri, / / 2009 Trimestre: 3ª Postagem Exercícios de reposição ( listening ) NOTA: ACTIVITY ONE: Put the verses in order according to what

Leia mais

AT A HOTEL NO HOTEL. I d like to stay near the station. Can you suggest a cheaper hotel? Poderia sugerir um hotel mais barato?

AT A HOTEL NO HOTEL. I d like to stay near the station. Can you suggest a cheaper hotel? Poderia sugerir um hotel mais barato? I d like to stay near the station. Can you suggest a cheaper hotel? Gostaria de ficar por perto da estação. Poderia sugerir um hotel mais barato? I d like to stay near the station. (I would ) in a cheaper

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR CAPÍTULOS 01 AO 08 ESTRUTURA DO VERBO TO BE NA SENTENÇA AFIRMATIVA

MATERIAL COMPLEMENTAR CAPÍTULOS 01 AO 08 ESTRUTURA DO VERBO TO BE NA SENTENÇA AFIRMATIVA MATERIAL COMPLEMENTAR CAPÍTULOS 01 AO 08 noções de inglês 2013.1 O VERBO TO BE O verbo to be corresponde no português aos verbos ser ou estar. Ele é utilizado para descrever e identificar pessoas e objetos

Leia mais

Seu Tempo é Precioso. Volume I. Charlles Nunes

Seu Tempo é Precioso. Volume I. Charlles Nunes APRENDA INGLÊS EM CASA Seu Tempo é Precioso Volume I Charlles Nunes Aprenda Inglês em Casa ÍNDICE APRESENTAÇÃO... 3 LESSON 1... 5 LESSON 2... 10 LESSON 3... 16 LESSON 4... 21 2 Charlles Nunes APRESENTAÇÃO

Leia mais

Aula 03 Passado do to be e past continuous

Aula 03 Passado do to be e past continuous Aula 03 Passado do to be e past continuous No passado, o to be se comporta de forma semelhante ao presente, ou seja, as afirmações, negações e questões são feitas da mesma forma. Examples: I was worried

Leia mais

Lição 27: Preposições de direção. Como usar preposições de direção.

Lição 27: Preposições de direção. Como usar preposições de direção. Lesson 27: Prepositions of Direction (from, to, into, onto, away from) Lição 27: Preposições de direção Como usar preposições de direção.. Reading (Leituras) I come from Austria. ( Eu venho da Áustria.)

Leia mais

Inglês 17 Past Perfect

Inglês 17 Past Perfect Inglês 17 Past Perfect O Past Perfect é um tempo verbal utilizado quando temos duas ações que ocorreram no passado, porém uma delas ocorreu antes da outra. When you called, she had just received the bad

Leia mais

Equivalência da estrutura de uma frase em inglês e português

Equivalência da estrutura de uma frase em inglês e português 1 Equivalência da estrutura de uma frase em inglês e português A partir do momento que você souber de cor a função de cada peça do nosso jogo de dominó, você não terá mais problemas para formular frases,

Leia mais

ENSINO MÉDIO 1. MEMBROS DA FAMÍLIA 2. ALIMENTOS 3. DIAS DA SEMANA 4. MESES 5. ESTAÇÕES DO ANO 6. NUMERAIS CARDINAIS E ORDINAIS

ENSINO MÉDIO 1. MEMBROS DA FAMÍLIA 2. ALIMENTOS 3. DIAS DA SEMANA 4. MESES 5. ESTAÇÕES DO ANO 6. NUMERAIS CARDINAIS E ORDINAIS SÍNTESE DA AULA DE INGLÊS ENSINO MÉDIO I VOCABULÁRIO IMPORTANTE: 1. MEMBROS DA FAMÍLIA 2. ALIMENTOS 3. DIAS DA SEMANA 4. MESES 5. ESTAÇÕES DO ANO 6. NUMERAIS CARDINAIS E ORDINAIS II - PERSONAL PRONOUNS

Leia mais

Prova Escrita de Inglês

Prova Escrita de Inglês PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho Prova Escrita de Inglês 6º Ano de Escolaridade Prova 06 / 2.ª Fase 7 Páginas Duração da Prova: 90 minutos. 2014 Prova 06/ 2.ª F.

Leia mais

Há muitas maneiras de se expressar o futuro em Inglês. Vejamos as principais. Diálogo (Mãe e filho ele está com fome)

Há muitas maneiras de se expressar o futuro em Inglês. Vejamos as principais. Diálogo (Mãe e filho ele está com fome) Inglês 13 Future Há muitas maneiras de se expressar o futuro em Inglês. Vejamos as principais. Diálogo (Mãe e filho ele está com fome) F) I m starving. When dinner will be ready? (Estou morto de fome.

Leia mais

To Be. Present Simple. You are (você é / está) He / she / it is (Ele ela é / está)(*) We were (Nos éramos / estávamos) You are (Voces são / estão)

To Be. Present Simple. You are (você é / está) He / she / it is (Ele ela é / está)(*) We were (Nos éramos / estávamos) You are (Voces são / estão) To Be Um dos mais famosos verbos do Inglês. Quem já fez colegial e não ouviu falar dele? Mas você realmente conhece o verbo To Be? Você sabe de todos os tempos compostos que ele ajuda a formar? Você sabe

Leia mais

PRESENT PERFECT. She has ( *She's) lost her passport. ( Ela perdeu o passaporte dela.) Obs: E ainda não o encontrou.

PRESENT PERFECT. She has ( *She's) lost her passport. ( Ela perdeu o passaporte dela.) Obs: E ainda não o encontrou. PRESENT PERFECT Uso: Ações do passado que carregam certa importância ou conexão com o Presente; Ações que aconteceram em um período recente no passado, sem que tenhamos que especificar o momento em ocorreram;

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE INGLÊS

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE INGLÊS COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE INGLÊS Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: Nota: Professor(a): Débora Toledo Valor da Prova: 65 pontos Orientações gerais: 1) Número

Leia mais

Dependent Clauses ( Orações Subordinadas)

Dependent Clauses ( Orações Subordinadas) www.blogpensandoemingles.com www.facebook.com/pensandoeminglesblog Dependent Clauses ( Orações Subordinadas) Para entendermos melhor este assunto será necessário observarmos como ele funciona em português.

Leia mais

Disciplina: Língua Inglesa Professora:Eliane Ano: 8º Turmas: 8.1 e 8.2

Disciplina: Língua Inglesa Professora:Eliane Ano: 8º Turmas: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2013 Disciplina: Língua Inglesa Professora:Eliane Ano: 8º Turmas: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

THE SIMPLE FUTURE TENSE

THE SIMPLE FUTURE TENSE C.E. GISNO Subject: ENGLISH Teacher: ANDRÉ MATA Name: Number: Grade: 8 th Date: / / See the examples: 1. I will travel next week. 2. She will travel tomorrow. 3. You will travel in four months. INFINITIVO

Leia mais

GUIÃO A. Ano: 9º Domínio de Referência: O Mundo do Trabalho. 1º Momento. Intervenientes e Tempos. Descrição das actividades

GUIÃO A. Ano: 9º Domínio de Referência: O Mundo do Trabalho. 1º Momento. Intervenientes e Tempos. Descrição das actividades Ano: 9º Domínio de Referência: O Mundo do Trabalho GUIÃO A 1º Momento Intervenientes e Tempos Descrição das actividades Good morning / afternoon / evening, A and B. For about three minutes, I would like

Leia mais

WELCOME Entrevista Au Pair Care

WELCOME Entrevista Au Pair Care WELCOME Entrevista Au Pair Care MÓDULO 2. ENTREVISTA-PERGUNTAS EXTRAS ENTREVISTA FÓRMULA PARA O SUCESSO Passo 1 Vai ser uma conversa informal, então relaxe! Parte 2 Algumas perguntas vão ser as mesmas

Leia mais

Bem-vindo ao Inspector Stone uma produção da BBC Learning. Vamos começar o espetáculo.

Bem-vindo ao Inspector Stone uma produção da BBC Learning. Vamos começar o espetáculo. The case of the missing ring Script: part three A transcrição abaixo não é uma cópia fiel do áudio. Apresentadora: Bem-vindo ao Inspector Stone uma produção da BBC Learning English. Série 1 o caso da aliança

Leia mais

Colégio de Aplicação UFRGS. Name: Group:

Colégio de Aplicação UFRGS. Name: Group: Present Perfect: FOOD for THOUGHT Colégio de Aplicação UFRGS Name: Group: Present Perfect Simple Os Perfect Tenses são formados com o presente simples do verbo to have (have / has), que, neste caso, funciona

Leia mais

GUIÃO Domínio de Referência: CIDADANIA E MULTICULTURALISMO

GUIÃO Domínio de Referência: CIDADANIA E MULTICULTURALISMO PROJECTO PROVAS EXPERIMENTAIS DE EXPRESSÃO ORAL DE LÍNGUA ESTRANGEIRA - 2005-2006 Ensino Secundário - Inglês, 12º ano - Nível de Continuação 1 1º Momento GUIÃO Domínio de Referência: CIDADANIA E MULTICULTURALISMO

Leia mais

Descrição das actividades

Descrição das actividades Proposta de Guião para uma Prova Grupo: Em Acção Disciplina: Inglês, Nível de Continuação, 11.º ano Domínio de Referência: O Mundo do Trabalho Duração da prova: 15 a 20 minutos Guião D 1.º MOMENTO Intervenientes

Leia mais

Prova Oral de Inglês Duração da Prova: 20 a 25 minutos 2013/2014. 1.º Momento. 4 (A), are you a health-conscious person?

Prova Oral de Inglês Duração da Prova: 20 a 25 minutos 2013/2014. 1.º Momento. 4 (A), are you a health-conscious person? Prova Oral de Inglês Duração da Prova: 20 a 25 minutos 2013/2014 GUIÃO A Disciplina: Inglês, Nível de Continuação 11.º ano Domínio de Referência: O Mundo do Trabalho 1.º Momento Intervenientes e Tempos

Leia mais

Inglês 22 Passive Voice

Inglês 22 Passive Voice Inglês 22 Passive Voice A voz passiva é muito utilizada em inglês. Por sorte, ela não é difícil de entender. Observe como ela é organizada. To be + Participle = Passive Usando-se então o verbo to be, em

Leia mais

WORKING CHILDREN. a) How many children in Britain have part-time jobs?. b) What do many Asian children do to make money in Britain?.

WORKING CHILDREN. a) How many children in Britain have part-time jobs?. b) What do many Asian children do to make money in Britain?. Part A I. TEXT. WORKING CHILDREN Over a million school children in Britain have part-time Jobs. The number is growing, too. More and more teenagers are working before school, after school or on weekends.

Leia mais

www.souvestibulando.com.br MÓDULO DE INGLES

www.souvestibulando.com.br MÓDULO DE INGLES 1 MÓDULO DE INGLES ASSUNTO: AULA 01 THE SIMPLE PRESENT TENSE Esta aula é composta pelo texto da apostila abaixo e por um link de acesso à AULA VIRTUAL gravada. Estude com atenção o texto antes de acessar

Leia mais

Foco da Linguagem. Language Focus

Foco da Linguagem. Language Focus I can t find my wallet. I don t know where I lost it. Não consigo encontrar minha carteira. Não sei onde eu a perdi. I can t find I don t know where my wallet. minha carteira. Não consigo encontrar my

Leia mais

Welcome to Lesson A of Story Time for Portuguese

Welcome to Lesson A of Story Time for Portuguese Portuguese Lesson A Welcome to Lesson A of Story Time for Portuguese Story Time is a program designed for students who have already taken high school or college courses or students who have completed other

Leia mais

Inglês com Inglesar Jota Filho

Inglês com Inglesar Jota Filho Inglês com Inglesar Jota Filho Aula Prática Parte 5 Texto em Inglês: Reddy Fox He was afraid that he would fall through into the water or onto the cruel rocks below. Granny Fox ran back to where Reddy

Leia mais

01-A GRAMMAR / VERB CLASSIFICATION / VERB FORMS

01-A GRAMMAR / VERB CLASSIFICATION / VERB FORMS 01-A GRAMMAR / VERB CLASSIFICATION / VERB FORMS OBS1: Adaptação didática (TRADUÇÃO PARA PORTUGUÊS) realizada pelo Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos. OBS2: Textos extraídos do site: http://www.englishclub.com

Leia mais

Phrasal Verbs, What for?

Phrasal Verbs, What for? Phrasal Verbs, What for? Um dos maiores problemas que o estudante da língua inglesa enfrenta para entender conversas cotidianas, filmes ou músicas em inglês é o uso dos chamados Phrasal Verbs, que tornam

Leia mais

GUIÃO A. What about school? What s it like to be there/here? Have you got any foreign friends? How did you get to know them?

GUIÃO A. What about school? What s it like to be there/here? Have you got any foreign friends? How did you get to know them? GUIÃO A Prova construída pelos formandos e validada pelo GAVE, 1/7 Grupo: Chocolate Disciplina: Inglês, Nível de Continuação 11.º ano Domínio de Referência: Um Mundo de Muitas Culturas 1º Momento Intervenientes

Leia mais

THE INFINITIVE. O infinitivo éa forma original do verbo e pode aparecer com ou sema partícula to.

THE INFINITIVE. O infinitivo éa forma original do verbo e pode aparecer com ou sema partícula to. THE INFINITIVE O infinitivo éa forma original do verbo e pode aparecer com ou sema partícula to. Usa-se o infinitivo sem to: Após os verbos anômalos, os verbos auxiliares doe wille os verbos makee let.

Leia mais

Planificação anual - 2015/2016llllllllllll. Disciplina / Ano: Inglês / 5º ano. Manual adotado: Win!5 (Oxford University Press) Gestão de tempo

Planificação anual - 2015/2016llllllllllll. Disciplina / Ano: Inglês / 5º ano. Manual adotado: Win!5 (Oxford University Press) Gestão de tempo 1º PERÍODO 2º PERÍODO 3º PERÍODO ESCOLA BÁSICA DA ABELHEIRA PLANIFICAÇÃO ANUAL DE INGLÊS DO 5.º ANO 2015/2016 Planificação anual - 2015/2016llllllllllll Disciplina / Ano: Inglês / 5º ano Manual adotado:

Leia mais

Você sabe fazer perguntas em Inglês? Em primeiro lugar observe as frases abaixo: Afirmativo: Ele é estudante Interrogativo: Ele é estudante?

Você sabe fazer perguntas em Inglês? Em primeiro lugar observe as frases abaixo: Afirmativo: Ele é estudante Interrogativo: Ele é estudante? Do you know how to ask questions in English? Você sabe fazer perguntas em Inglês? Em primeiro lugar observe as frases abaixo: Afirmativo: Ele é estudante Interrogativo: Ele é estudante? Note que tanto

Leia mais

SÍNTESE AULÃO INGLÊS ENSINO FUNDAMENTAL

SÍNTESE AULÃO INGLÊS ENSINO FUNDAMENTAL SÍNTESE AULÃO INGLÊS ENSINO FUNDAMENTAL RESUMO DO SIMPLE PRESENT AFIRMATIVO NEGATIVO INTERROGATIVO I work I don t work Do I work...? You work You don t work Do you work...? He works He doesn t work Does

Leia mais

Lição 40: deve, não deve, não deveria

Lição 40: deve, não deve, não deveria Lesson 40: must, must not, should not Lição 40: deve, não deve, não deveria Reading (Leituras) You must answer all the questions. ( Você deve responder a todas as We must obey the law. ( Nós devemos obedecer

Leia mais

(Eu) sempre escrito em letra maiúscula, em qualquer posição na frase. (Tu, você)

(Eu) sempre escrito em letra maiúscula, em qualquer posição na frase. (Tu, você) Nome: nº. 6º.ano do Ensino fundamental Professoras: Francismeiry e Juliana TER 1º BIMESTRE PERSONAL PRONOUNS (Pronomes pessoais) O que é pronome pessoal? O pronome pessoal substitui um nome, isto é um

Leia mais

WELCOME Entrevista Au Pair In America

WELCOME Entrevista Au Pair In America WELCOME Entrevista Au Pair In America MÓDULO 2. ENTREVISTA ENTREVISTA FÓRMULA PARA O SUCESSO Passo 1 Vai ser uma conversa informal, então relaxe! Parte 2 Algumas perguntas vão ser as mesmas do Skype com

Leia mais

Inglês Técnico Instrumental

Inglês Técnico Instrumental Inglês Técnico Instrumental Aula 5 Inglês Técnico Instrumental - Aula 5 1 Objectives Empregar os verbos no passado de modo a exercitar exemplos práticos do cotidiano do técnico em informática; Elaborar

Leia mais

1. Usa-se o Simple Present para falar de hábitos, rotina, acontecimentos ou ações que acorrem regularmente, com frequência. Ex: I always use the

1. Usa-se o Simple Present para falar de hábitos, rotina, acontecimentos ou ações que acorrem regularmente, com frequência. Ex: I always use the 1. Usa-se o Simple Present para falar de hábitos, rotina, acontecimentos ou ações que acorrem regularmente, com frequência. Ex: I always use the computer at night. My brother goes to work every day. 2.

Leia mais

Verbs. Modal Verbs. Conditional Tenses (if clauses) Zero Conditional First Conditional Second Conditional Third Conditional

Verbs. Modal Verbs. Conditional Tenses (if clauses) Zero Conditional First Conditional Second Conditional Third Conditional Inglês Prof. Davi Verbs Modal Verbs Conditional Tenses (if clauses) Zero Conditional First Conditional Second Conditional Third Conditional Modal Verbs Regras especiais Não existem no infinitivo (to can,

Leia mais

Estratégia de Leitura Elementos de Referência. Reference devices ou elementos de referência

Estratégia de Leitura Elementos de Referência. Reference devices ou elementos de referência Estratégia de Leitura Elementos de Referência Reference devices ou elementos de referência Ao ler textos sobre qualquer assunto, em qualquer área de conhecimento, todo leitor percebe uma relação de REFERÊNCIA

Leia mais

PRESENT PERFECT. ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS: 1. Não existe este tempo verbal na Língua Portuguesa;

PRESENT PERFECT. ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS: 1. Não existe este tempo verbal na Língua Portuguesa; ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS: 1. Não existe este tempo verbal na Língua Portuguesa; 2. Associa-se o Present Perfect entre uma ação do passado que tenha uma relação com o presente; My life has changed

Leia mais

Andrew is an engineer and he works in a big company. Sujeito Predicado (e) Suj. Predicado

Andrew is an engineer and he works in a big company. Sujeito Predicado (e) Suj. Predicado Inglês Aula 01 Título - Frases básicas em Inglês As orações em Inglês também se dividem em Sujeito e Predicado. Ao montarmos uma oração com um sujeito e um predicado, montamos um período simples. Estas

Leia mais

Conteúdo Programático Anual

Conteúdo Programático Anual INGLÊS 1º BIMESTRE 5ª série (6º ano) Capítulo 01 (Unit 1) What s your name? What; Is; My, you; This; Saudações e despedidas. Capítulo 2 (Unit 2) Who s that? Who; This, that; My, your, his, her; Is (afirmativo,

Leia mais

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor Curso: Ano: Componente Curricular: Professor (a): Data Ensino Médio 1º INGLÊS Mariana

Leia mais

Inglesar.com.br Aprender Inglês Sem Estudar Gramática

Inglesar.com.br Aprender Inglês Sem Estudar Gramática 1 Sumário Introdução...04 O segredo Revelado...04 Outra maneira de estudar Inglês...05 Parte 1...06 Parte 2...07 Parte 3...08 Por que NÃO estudar Gramática...09 Aprender Gramática Aprender Inglês...09

Leia mais

www.charllesnunes.com apresenta... Não saia de casa sem ele. Charlles Nunes

www.charllesnunes.com apresenta... Não saia de casa sem ele. Charlles Nunes apresenta... Frases Básicas em Inglês Não saia de casa sem ele. Charlles Nunes Como Utilizar Este Livro... E Por Que Ele Funciona Como se soletra seu sobrenome? Tem algum banheiro aqui perto? Quer deixar

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 7º ANO INTERMEDIÁRIO 1º BIM - 2016

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 7º ANO INTERMEDIÁRIO 1º BIM - 2016 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE INGLÊS 7º ANO INTERMEDIÁRIO 1º BIM - 2016 Nome: Nº 7ª Série Data: / / Professor(a): Nota: (Valor 1,0) INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO Neste bimestre, sua media foi

Leia mais

Your Time is Precious BOOK ONE. www.second-language-now.com

Your Time is Precious BOOK ONE. www.second-language-now.com LEARN PORTUGUESE AT HOME Your Time is Precious BOOK ONE Learn Portuguese at Home TABLE OF CONTENTS LESSON 1...3 LESSON 2...8 LESSON 3...14 LESSON 4...19 LESSON 5...21 LESSON 6...27 LESSON 7...29 LESSON

Leia mais

Inglês Instrumental. / NT Editora. -- Brasília: 2013. 75p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Inglês Instrumental. / NT Editora. -- Brasília: 2013. 75p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor José Ricardo Moreira Pós graduado em Literatura e autor de literatura para jovens de todas as idades, como prefere classificar as narrativas alinhadas com os grandes temas da atualidade. Em meados

Leia mais

Searching for Employees Precisa-se de Empregados

Searching for Employees Precisa-se de Empregados ALIENS BAR 1 Searching for Employees Precisa-se de Empregados We need someone who can prepare drinks and cocktails for Aliens travelling from all the places in our Gallaxy. Necessitamos de alguém que possa

Leia mais

PROVA COMENTADA E RESOLVIDA PELOS PROFESSORES DO CURSO POSITIVO

PROVA COMENTADA E RESOLVIDA PELOS PROFESSORES DO CURSO POSITIVO COMENTÁRIO GERAL DOS PROFESSORES DO CURSO POSITIVO Uma prova, para avaliar tantos candidatos deve ser sempre bem dosada como foi a deste ano. Houve tanto questões de interpretação (6) como de gramática

Leia mais

Relatório completo de proficiência da língua inglesa

Relatório completo de proficiência da língua inglesa Relatório completo de proficiência da língua inglesa 1 2 Entenda a avaliação Nesta avaliação de proficiência de inglês como língua estrangeira, quantificamos e identificamos o nível e perfil atual do candidato,

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES Nome Nº Turma 7º Data 04/02/14 Nota Disciplina Recuperação Anual LÌNGUA INGLESA - TRABALHO Prof. RITA DE CÁSSIA

Leia mais

Lesson 17: Can, Cannot, Can...? Lição 17: Poder, Não Poder +?

Lesson 17: Can, Cannot, Can...? Lição 17: Poder, Não Poder +? Lesson 17: Can, Cannot, Can...? Lição 17: Poder, Não Poder +? Reading (Leituras) I can walk. (Eu posso andar.) He can write an email. (Ele pode escrever um e-mail.) You can dance. (Você pode dançar.) They

Leia mais

TEMPOS VERBAIS Passado

TEMPOS VERBAIS Passado LÍNGUA INGLESA TEMPOS VERBAIS Passado Professora Leila Eto Tempo Passado O tempo passado é visto como o tempo anterior ao momento da fala ou escrita. Referências ao tempo passado são mais comumente indicadas

Leia mais

LESSON 1 PRONOUNS ( II ) (LIÇÃO 1 PRONOMES ( II ) )

LESSON 1 PRONOUNS ( II ) (LIÇÃO 1 PRONOMES ( II ) ) LESSON 1 PRONOUNS ( II ) (LIÇÃO 1 PRONOMES ( II ) ) 1. INTERROGATIVE PRONOUNS (PRONO- MES INTERROGATIVOS) Interrogative Tradução Exemplos Pronouns What (O) que? Qual? What does he want? (O que ele quer?)

Leia mais

SUMÁRIO VOLUME 1 LÍNGUA INGLESA

SUMÁRIO VOLUME 1 LÍNGUA INGLESA SUMÁRIO VOLUME 1 "No mar tanta tormenta e dano, Tantas vezes a morte apercebida, Na terra, tanta guerra, tanto engano, Tanta necessidade aborrecida." Os Lusíadas, p. 106, Luís Vaz de Camões Lesson 1 -

Leia mais

Na aula de hoje vamos fazer uma pausa...

Na aula de hoje vamos fazer uma pausa... A UU L AL A Revisão Na aula de hoje vamos fazer uma pausa... Nada de novos temas. Mas não pense que vamos ficar parados. Hoje o tema é revisão. Tudo pronto? Então, tome fôlego e three, two, one... Assunto

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE INGLÊS

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE INGLÊS COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE INGLÊS Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: Nota: Professor(a): Débora Toledo Valor da Prova: 65 pontos Orientações gerais: 1) Número

Leia mais

PRONOMES. Ø Pronomes Pessoais

PRONOMES. Ø Pronomes Pessoais PRONOMES O pronome é uma palavra usada no lugar do nome (substantivo) para evitar a sua repetição e concorda, em gênero e número com o substantivo que representa. Para cada tipo de Pronome há um tipo de

Leia mais

Conteúdo Future: Will or Be going to?

Conteúdo Future: Will or Be going to? Conteúdo Future: Will or Be going to? Habilidade Reconhecer a diferença entre esses dois verbos que indicam futuro. Video: De volta para o futuro Future I will probably go to the movies next weekend. Future

Leia mais

Módulo 1 - Dia dos mortos. Inglês sem Esforço. Caro aluno

Módulo 1 - Dia dos mortos. Inglês sem Esforço. Caro aluno Inglês sem Esforço Caro aluno Você agora será orientado por um dos mais incríveis métodos de aprendizagem da língua inglesa. O método de aprendizagem Effortless English foi desenvolvido pelo renomado professor

Leia mais

3 o ANO ENSINO MÉDIO. Prof. a Christiane Mourão Prof. a Cláudia Borges

3 o ANO ENSINO MÉDIO. Prof. a Christiane Mourão Prof. a Cláudia Borges 3 o ANO ENSINO MÉDIO Prof. a Christiane Mourão Prof. a Cláudia Borges Unidade II Science Health and nature 2 Aula 5.1 Conteúdos Phrasal Verbs in texts 3 Habilidade Identificar os phrasal verbs em textos

Leia mais

Curso EFA - Inglês. A. Ouça a Tzu-Lee e o Jack falar sobre as suas actividades depois da escola. Complete a tabela.

Curso EFA - Inglês. A. Ouça a Tzu-Lee e o Jack falar sobre as suas actividades depois da escola. Complete a tabela. Curso EFA - Inglês Leisure 4 A. Ouça a Tzu-Lee e o Jack falar sobre as suas actividades depois da escola. Complete a tabela. Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Myers, Cathy et al Step Ahead 7 (wkbk)

Leia mais

SIMULADO DE INGLÊS FUNDAMENTAL

SIMULADO DE INGLÊS FUNDAMENTAL NOME: DATA DE ENTREGA: / / Translate into English : 1) Bom dia João. Como vai você? a) ( ) Good evening. João. How are you? b) ( ) Good morning João. How are you? c) ( ) Good afternoon João. How are you?

Leia mais

Inglês 11 The Present Perfect.

Inglês 11 The Present Perfect. Inglês 11 The Present Perfect. O Present Perfect é um tempo verbal em inglês que mostra uma ação que ocorreu no passado, mas os efeitos estão no presente. My grandfather has recovered from his illness.

Leia mais

LEITURA SEMANA 1. Charlles Nunes

LEITURA SEMANA 1. Charlles Nunes Aprenda Inglês em 7 Semanas LEITURA SEMANA 1 Charlles Nunes G SEMANA 1 PALAVRAS 1 A 52 01 the o, a, os, as A Every love is the first one. Todo amor é o primeiro amor. B The best is yet to come! O melhor

Leia mais

Conteúdo: Classroom Language: Expressions and Greetings; Vocabulary: Verbs LÍNGUA INGLESA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES

Conteúdo: Classroom Language: Expressions and Greetings; Vocabulary: Verbs LÍNGUA INGLESA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES Conteúdo: Classroom Language: Expressions and Greetings; Vocabulary: Verbs Habilidades: Cumprimentar e utilizar expressões corriqueiras na Língua Inglesa. Reconhecer os principais verbos na Língua Inglesa

Leia mais

Disciplina: Língua Inglesa Professor (a): Eliane Ano: 8º Turmas: 81 e 82

Disciplina: Língua Inglesa Professor (a): Eliane Ano: 8º Turmas: 81 e 82 Rede de Educação Missionárias Servas do Espírito Santo Colégio Nossa Senhora da Piedade Av. Amaro Cavalcanti, 2591 Encantado Rio de Janeiro / RJ CEP: 20735042 Tel: 2594-5043 Fax: 2269-3409 E-mail: cnsp@terra.com.br

Leia mais

Music by Will Adams / Allen Pineda / Jaime Gomez / Stacy Ferguson

Music by Will Adams / Allen Pineda / Jaime Gomez / Stacy Ferguson Music by Will Adams / Allen Pineda / Jaime Gomez / Stacy Ferguson 2001 DEUSDET COPPEN TRANSCRIPTION PUBLISHING Rights for Black Eyed Peas assigned to MUSIC PUBLISHING CO. Copyright 2001-2008 Transcription

Leia mais

MÉTODO MAIRO VERGARA

MÉTODO MAIRO VERGARA 1 4ª Semana do Inglês Videoaula online Alice in Wonderland Texto de estudo: Alice was beginning to get very tired of sitting by her sister on the bank, and of having nothing to do. Once or twice she had

Leia mais

Teacher Carol. 2 ano

Teacher Carol. 2 ano Teacher Carol 2 ano 1. Supply the Present Perfect of the verbs in parentheses: a) That man has built another house. ( to build) have gone b) We to the country by car. ( to go) has cooked c) She our lunch.

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE INGLÊS. Exercise 1. a) Complete o quadro abaixo com as formas do verbo To Be, no tempo Presente Simples.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE INGLÊS. Exercise 1. a) Complete o quadro abaixo com as formas do verbo To Be, no tempo Presente Simples. ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE INGLÊS Exercise 1 a) Complete o quadro abaixo com as formas do verbo To Be, no tempo Presente Simples. I You He She It We You They b) Reescrevas a s frases a seguir nas formas

Leia mais

Roteiro de Recuperação Língua Inglesa 7º ano

Roteiro de Recuperação Língua Inglesa 7º ano Roteiro de Recuperação Língua Inglesa 7º ano Professor (es) da Disciplina: Christiane Bernardini Lourenço Data: / /16 1º TRIMESTRE Aluno(a): Nº: Ano: 7º ano Fundamental II Período: Matutino EM CASA: Revise

Leia mais

LÍNGUA INGLESA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA AULA. Conteúdo: Future with be going to

LÍNGUA INGLESA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA AULA. Conteúdo: Future with be going to Conteúdo: Future with be going to Habilidades: Aplicar o Be going to para expressar o tempo futuro. Vídeo Future - Be going to Future - Be going to Usamos BE GOING TO para previsões e planos para o futuro.

Leia mais

Working Portuguese. Lições 9-13 (selected items) Orlando R. Kelm orkelm@austin.utexas.edu

Working Portuguese. Lições 9-13 (selected items) Orlando R. Kelm orkelm@austin.utexas.edu Working Portuguese Lições 9-13 (selected items) Orlando R. Kelm orkelm@austin.utexas.edu ING (Ch 9,page 160) AR amar amando, falar falando, cantar cantando ER comer comendo, beber bebendo, viver - vivendo

Leia mais

ACTIVE VOICE X PASSIVE VOICE

ACTIVE VOICE X PASSIVE VOICE www.blogpensandoemingles.com www.facebook.com/pensandoeminglesblog O que é? ACTIVE VOICE X PASSIVE VOICE Active Voice ( Voz Ativa): Ocorre quando o sujeito pratica a ação, e é chamado de agente. Ex: Robert

Leia mais

PLANIFICAÇÃO INGLÊS 6º ANO MANUAL: WIN! ANO LETIVO 2014/2015

PLANIFICAÇÃO INGLÊS 6º ANO MANUAL: WIN! ANO LETIVO 2014/2015 ESCOLA E.B. 2,3 D. AFONSO III PLANIFICAÇÃO INGLÊS 6º ANO MANUAL: WIN! ANO LETIVO 2014/2015 UNIDADES / TÓPICOS 1ºPeríodo +/- 38 aulas STARTER UNIT (Direitos humanos / Dimensão Europeia da Educação) Personal

Leia mais

1. How will you tell the rent-a-car worker that you d like to rent a car? 2. How will you ask the rent-a-car worker the kind of cars they have?

1. How will you tell the rent-a-car worker that you d like to rent a car? 2. How will you ask the rent-a-car worker the kind of cars they have? I d like to rent a car. What kind of car do you have? Gostaria de alugar um carro. Que tipo de carro você tem? I d like to rent a car. return the car to the Airport. Gostaria de alugar um carro. devolver

Leia mais