Introdução à Computação Engenharia Civil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução à Computação Engenharia Civil"

Transcrição

1 Excel para Engenharia Civil Introdução à Computação Engenharia Civil

2 Objetivo da aula: foco no Excel Trabalhos na área da Engenharia Civil Tese: Proposta de um modelo de planejamento e controle de custos de empreendimentos de construção - Andrea Parisi Kern TCC: Apropriação dos insumos materiais e mão de ora para residências de madeira - Jozelane Antunes Coelho e Mônica Elizabeth Dare. TCC: Gestão de obras em concreto armado com auxílio de planilhas Excel -Vinícius Gustavo Moreira Artigo COBENGE: Planilhas Excel e uso da linguagem VBA em aplicações para as Engenharias. Planilhas prontas na Internet Trabalho de Excel.

3 Motivação O Microsoft Excel é uma das aplicações mais usadas para manipulação de planilhas. Nele é possível inserir diversos tipos de dados e executar cálculos financeiros, matemáticos e estatísticos. Ele possibilita desde a criação de pequenas tabelas para controle pessoal até planilhas automatizadas para controle de processos complexos São utilizadas para administrar, compartilhar e analisar dados, e ajudam profissionais a organizar dados e criar gráficos.

4 Tese de doutorado 2005 Proposta de um modelo de planejamento e controle de custos de empreendimentos de construção - Andrea Parisi Kern Importância da formação de custos em Engenharia Civil. Há incertezas no mercado de capitais. O produto da construção civil é único, necessita de um tempo de maturação, é produzido no próprio local de entrega, é vulnerável a questões climáticas: diversos custos. Alterações podem acontecer ao longo da produção, exigindo acompanhamento (especialmente de custos). Como planejar pagamentos? A importância de estimar custos, planejar e controlar.

5 Tese de doutorado 2005 Identificar como é possível melhorar o planejamento e controle de custos de empreendimento de construção civil. Propôs um modelo (representação abstrata) e fez experimentos em 4 empresas Modelo a ser utilizado em todas as fases da obra. Trabalhou do orçamentistas e outros profissionais Dificuldade em manter tudo atualizado. Diferentes formas de fazer.

6 Tese de doutorado 2005

7 Tese de doutorado 2005

8 Tese de doutorado 2005 Considerações finais: Importância de dispor/organizar de dados. Que os dados possam ser efetivamente utilizados para apoiar a tomada de decisão. Empresas têm concepções e sistemas diferentes para controle. Pessoas e conhecimentos que elas têm sobre a temática são importantes. Identificar esses conhecimentos, documentá-los e utilizá-los. Necessidade de adaptação, aprendizagem, envolvimento e comprometimento Falta de informação é a maior dificuldade. Modelo: não há necessidade de ser complexo utilização do Excel.

9 TCC Civil Apropriação dos insumos materiais e mão de ora para residências de madeira - Jozelane Antunes Coelho e Mônica Elizabeth Dare. A composição do custo unitário é feita a partir de coeficientes técnicos de consumo extraídos de publicações especializadas ou compilados por cada empresa, pelo processo de experiência e erro, em função do planejamento e do controle dos projetos por ela executados (LIMMER, 1997) Identificaram os documentos (4 obras) e organizaram em planilhas.

10 TCC Civil

11 TCC Civil

12 TCC Civil

13 TCC Civil

14 TCC Civil

15 TCC Civil Considerações sobre o trabalho Apropriação dos insumos materiais e mão de ora para residências de madeira Nem todas as informações estão disponíveis (literatura e prática) Estudos específicos de produtividade e desperdício. Obtiveram valores e coeficientes Importância dos estudos de caso (e experiência)

16 TCC Gestão de Obras em Concreto Armado com Auxílio de Planilhas Excel -Vinícius Gustavo Moreira Olhar de carreira autônoma na Engenharia Civil Gerenciar uma obra significa administrar o cumprimento do cronograma e a previsão financeira, buscando qualidade. Ênfase em planejar e gerenciar Defende o uso do Excel visto que é um software simples, acessível e de baixo custo. Uso do Excel para organizar cronogramas, orçamentos, pagamentos e compras de uma obra Elaborou e utilizou uma planilha.

17 Planilhas elaboradas

18 Planilhas elaboradas

19 Planilhas elaboradas

20 Planilhas elaboradas

21 Excel para trabalho técnico/científico

22 Planilhas elaboradas

23 Planilhas elaboradas

24 Planilhas elaboradas

25 Excel para trabalho técnico/científico

26 TCC Gestão de Obras em Concreto Armado com Auxílio de Planilhas Excel - Vinícius Gustavo Moreira: Conclusões A importância do uso da informática para gestão. A quantidade de informações é muito grande, difícil de ser organizada, e mesmo com o uso do computador ainda pode conter erros. Erros as vezes pequenos, mas que no balanço final geram uma grande dor de cabeça para engenheiros. Ainda são muitos os desafios de gerenciar uma obra, e a experiência é a melhor maneira de ser eficiente, mas é um processo lento e gradativo.

27 TCC Gestão de Obras em Concreto Armado com Auxílio de Planilhas Excel -Vinícius Gustavo Moreira: Conclusões Cada obra ou cada engenheiro tem suas próprias necessidades e problemas, o que dificulta a eficácia de uma ferramenta padrão. Tendo uma, pode-se adequar a novas necessidades que surgirem.

28 Artigo COBENGE Apresenta como as planilhas Excel com o apoio da linguagem Visual Basic for Applications (VBA) são didáticas no ensino e úteis nas aplicações não só para o estudante de engenharia como também para o engenheiro. Descreve a forma como as disciplinas de computação ministradas na Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie são complementadas por atividades de extensão.

29 Artigo COBENGE Trabalham em dois aspectos: Planilhas Excel: faixas; células, planilhas e pastas; colunas e linhas; cópias relativas e absolutas; biblioteca de funções; gráficos; regressões; aritmética de matrizes; sistemas de equações lineares algébricas; programação linear com Solver; Visual Basic for Application (VBA): gravação de macros; funções e sub-rotinas; variáveis e tipos; estrutura sequencial; estruturas condicionais; estruturas repetitivas; vetores e matrizes; controles e formulários.

30 Artigo COBENGE Planilha Excel: Conceito de célula com seus conteúdos em forma de textos (sem o símbolo inicial =) e fórmulas (com o símbolo inicial =) Linhas numeradas com dígitos na base 10 e colunas numeradas com letras na base 26; Movimentação pelas células da planilha e pelas planilhas; Princípio de cópia de fórmulas com endereços relativos (sem o símbolo $) e cópia com endereços absolutos (com o símbolo $); Colagem de funções já presentes na biblioteca; Construção de diversos gráficos. Os alunos são incentivados ao uso de computadores em matemática, física, desenho e disciplinas profissionalizantes.

31 Artigo COBENGE

32 Artigo COBENGE Visual Basic for Applications (VBA): mostrar o uso de sub-rotinas e funções VBA na concepção de algoritmos;

33 Artigo COBENGE

34 Artigo COBENGE Pesquisa com 26 alunos de Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil. 96,15% de alunos consideram ser muito importante ou importante a programação na resolução de problemas. A porcentagem de respondentes que indicou ser Excel com VBA um fator importante ou muito importante para motivar um usuário a gostar de utilizar um software foi igual a 76,92% e para facilitar o aprendizado de um software e torná-lo mais fácil de usar foi igual a 88,46%. As planilhas são para estes estudantes um instrumento simples, útil e com um visual interessante, sendo a linguagem VBA simples e de fácil entendimento. As competências e habilidades gerais do engenheiro, quanto à aplicação de conhecimentos matemáticos, científicos e tecnológicos, é incentivada pela aplicação de conceitos e de práticas que envolvem computação, algoritmos e programação. O uso de planilhas Excel com VBA traz tais conceitos e práticas e contribui para a melhoria destas competências e habilidades.

35 Planilhas Prontas na Internet Blog da Engenharia Moderna Planilha-de-Orcamento-para-Obras

36 Planilhas Prontas na Internet Blog da Engenharia Moderna

37 Planilhas Prontas na Internet Blog da Engenharia Moderna

38 Planilhas Prontas na Internet Engenheiro de Custos vídeo explicativo São Paulo

39 Planilhas Prontas na Internet Engenheiro de Custos vídeo explicativo

40 Planilhas Prontas na Internet Engenheiro de Custos vídeo explicativo

41 Considerações Trabalhos disponibilizados na página da disciplina Excel para aplicações técnicas (obra) e científicas (pesquisa) Possibilidade de aprender com facilitada Software disponível Material didático existente Aspectos para a formação profissional. Especificação do trabalho de excel.

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ULBRA Canoas Rio Grande do Sul Brasil. 04, 05, 06 e 07 de outubro de 2017 Minicurso UTILIZAÇÃO DE PLANILHA ELETRÔNICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: ETEC JOSÉ LUIZ VIANA COUTINHO Código: 073 Município: Município: Jales-SP Eixo Tecnológico: Eixo Tecnológico: Gestão e negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGMATE - Licenciatura em Matemática 0. Disciplinas Obrigatórias FGGMATE.090 Filosofia da Educação Matemática FGGMATE.00 Fundamentos de Cálculo FGGMATE.00 Fundamentos de Matemática Elementar

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho EE Esterina Placo (Extensão) Código: 091.01 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGMATE - Licenciatura em Matemática 0. Disciplinas Obrigatórias FGGMATE.090 Filosofia da Educação Matemática FGGMATE.00 Fundamentos de Cálculo FGGMATE.00 Fundamentos de Matemática Elementar

Leia mais

Introdução Capítulo 1: Um Olhar sobre as Funcionalidades e Interface do Microsoft Excel

Introdução Capítulo 1: Um Olhar sobre as Funcionalidades e Interface do Microsoft Excel Introdução... 25 1. Que Usos para o Microsoft Excel?...25 2. Funcionalidades Disponibilizadas pelo Microsoft Excel...25 3. Tabelas e Gráficos Dinâmicos: As Ferramentas de Análise de Dados Desconhecidas...26

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: : GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº aprovado pela portaria Cetec nº de / / Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo Tecnológico: GESTÃO

Leia mais

O que é e como funciona o VBA no excel?

O que é e como funciona o VBA no excel? Este conteúdo faz parte da série: Excel VBA Ver 6 posts dessa série O Excel já é por si só uma ferramenta poderosa de elaboração de planilhas simples e sofisticadas, capazes de oferecer uma infinidade

Leia mais

CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM INFORMÁTICA - PLANO DE DISCIPLINA 2015 LINGUAGEM DE PROGRAMACAO 1 LP1

CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM INFORMÁTICA - PLANO DE DISCIPLINA 2015 LINGUAGEM DE PROGRAMACAO 1 LP1 1. COMPETÊNCIAS Desenvolver algoritmos através de divisão modular e refinamentos sucessivos. Distinguir e avaliar linguagens e ambientes de programação, aplicando-os no desenvolvimento de software. Interpretar

Leia mais

Escola SENAI Morvan Figueiredo. Matrículas Abertas Confira a nossa programação, realize sua matrícula e invista na sua formação profissional

Escola SENAI Morvan Figueiredo. Matrículas Abertas Confira a nossa programação, realize sua matrícula e invista na sua formação profissional Matrículas Abertas Confira a nossa programação, realize sua matrícula e invista na sua formação profissional Mooca São Paulo SP Tel. 2076-3200 Análise de modo e efeito de falha - FMEA FMEA é uma importante

Leia mais

DOMINE O EXCEL ESSENCIAL O QUE TODO PROFISSIONAL PRECISA SABER

DOMINE O EXCEL ESSENCIAL O QUE TODO PROFISSIONAL PRECISA SABER DOMINE O ECEL ESSENCIAL O QUE TODO PROFISSIONAL PRECISA SABER METODOLOGIA DOMINE O ECEL Visão Ser referência no Brasil, quando se fala de metodologia de ensino, conteúdo e melhores práticas com o uso do

Leia mais

Programação de Computadores usando VBA

Programação de Computadores usando VBA Aula 1 Programação de Computadores usando VBA Introdução - 1 Objectivo: aprendizagem das técnicas básicas de programação de computadores Ambiente: Excel e Editor de VBA Requesitos: Conhecimentos de Excel

Leia mais

Planilhas eletrônicas no contexto do profissional contábil perspectivas de profissionais da área contábil financeira

Planilhas eletrônicas no contexto do profissional contábil perspectivas de profissionais da área contábil financeira Planilhas eletrônicas no contexto do profissional contábil perspectivas de profissionais da área contábil financeira Claudio de Souza Miranda csmiranda@usp.br Contextualização Competência: Conjunto de:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº38 aprovado pela portaria Cetec nº 6 de 06/01/2009 Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: : GESTÃO E NEGÓCIOS

Leia mais

ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA

ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA Analista de Informática de Sistemas Codificar e manter aplicações e classes Executar análise, diagnóstico

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ANEXO DA RESOLUÇÃO N o 30/2011, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO Instituto de Ciências Agrárias COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL 1. IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO COMPONENTE CURRICULAR: INFORMÁTICA BÁSICA

Leia mais

Biblioteca de auxílio ao uso de elementos gráficos

Biblioteca de auxílio ao uso de elementos gráficos UFU Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Biblioteca de auxílio ao uso de elementos gráficos Caio de Oliveira Campos Orientador: André Ricardo Backes Uberlândia Março de 2014 Introdução

Leia mais

Modelagem em Engenharia C & A Aula 1- Introdução e informações

Modelagem em Engenharia C & A Aula 1- Introdução e informações 0/08/2016 Modelagem em Engenharia C & A Aula 1- Introdução e informações Objetivos deste curso Introdução de técnicas de modelagem corrente em engenharia civil & ambiental utilizando planilhas eletrônicas

Leia mais

Escrito por Neri Neitzke Ter, 07 de Novembro de :32 - Última atualização Ter, 07 de Novembro de :39

Escrito por Neri Neitzke Ter, 07 de Novembro de :32 - Última atualização Ter, 07 de Novembro de :39 Excel Avançado 2016 O Microsoft Office Excel Avançado, vem oferecer recursos mais avançados para os que já trabalham e conhecem o Microsoft Excel. Neste curso você vai se aprofundar ainda mais nesta poderosa

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 294, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 774, DE 24-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 25-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 37.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO EXCEL NAS EMPRESAS E SUA UTILIZAÇÃO PELOS PROFISSIONAIS DE RH

A IMPORTÂNCIA DO EXCEL NAS EMPRESAS E SUA UTILIZAÇÃO PELOS PROFISSIONAIS DE RH A IMPORTÂNCIA DO EXCEL NAS EMPRESAS E SUA UTILIZAÇÃO PELOS PROFISSIONAIS DE RH O Microsoft Excel foi lançado em 1985 e cresceu para se tornar, sem dúvida, o programa de computador mais importante em locais

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Excel BÁSICO Aula 1 Ambiente Excel. Prof. Cassiano Isler Turma 5

Excel BÁSICO Aula 1 Ambiente Excel. Prof. Cassiano Isler Turma 5 Excel BÁSICO Aula 1 Ambiente Excel Prof. Cassiano Isler 2016.2 - Turma 5 s e Ambiente de comandos Prof. Cassiano Isler Excel BÁSICO - Aula 1 2 / 26 s e GÓMEZ, Luis Alberto. Excel para engenheiros. Visual

Leia mais

Carga Horária: 60 h Créditos: 3 Pré-requisito: Não se aplica Professor(a): A definir Matricula: A definir Titulação: A definir

Carga Horária: 60 h Créditos: 3 Pré-requisito: Não se aplica Professor(a): A definir Matricula: A definir Titulação: A definir PLANO DE ENSINO Centro: Centro de Ciências Tecnológicas Curso: Engenharia Mecânica Departamento: Departamento de Matemática Informática Disciplina: Algoritmos e Programação Código: ASLNCUE085 Carga Horária:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 056, DE 27 DE AGOSTO DE 2015 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado

Leia mais

PRINCÍPIOS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE- AULA 06. Prof.: Franklin M. Correia

PRINCÍPIOS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE- AULA 06. Prof.: Franklin M. Correia 1 PRINCÍPIOS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE- AULA 06 Prof.: Franklin M. Correia NOS CAPÍTULOS ANTERIORES... Atividades de Gerenciamento Planejamento de Projetos Programação de Projeto O QUE TEMOS PARA HOJE!!

Leia mais

Ferramentas de Suporte

Ferramentas de Suporte Cálculo Numérico Módulo I Prof Reinaldo Haas Como estudar Métodos Numéricos? 2 Uso do método numérico Computador Programa Desenvolver Utilizar Verificar validade dos resultados obtidos 3 Programas para

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 92, DE 21 DE SETEMBRO DE 2016 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de

Leia mais

Informática para Engenharia

Informática para Engenharia 1 Informática para Engenharia apresentação com Plano de Ensino 2 professor Weber Martins goianiense, 54 anos, engenheiro eletricista, cientista, doutor em Inteligência Artificial, consultor, professor

Leia mais

GSuite Educação Manual do Aluno

GSuite Educação Manual do Aluno GSuite Educação Manual do Aluno Prezados alunos, Em meados do ano de 2016 a Escola Nova passou a utilizar a plataforma GSuite for Education, um conjunto de ferramentas em nuvem do Google. Este manual irá

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Componente Curricular: Informática. 1. Ementa. 2. Justificativa do Componente Curricular. 3. Objetivo Geral. 4. Objetivos Específicos

PLANO DE ENSINO. Componente Curricular: Informática. 1. Ementa. 2. Justificativa do Componente Curricular. 3. Objetivo Geral. 4. Objetivos Específicos PLANO DE ENSINO Componente Curricular: Informática Carga Horária: 100 horas anuais Créditos: - Turma: EMITAI 2016 Período: 2016 Professor: Ricardo Antonello Contato: ricardo.antonello@luzerna.ifc.edu.br

Leia mais

II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Módulo: Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecn

II Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas do Componente Curricular Componente Curricular: Módulo: Nº Competências Nº Habilidades Nº Bases Tecn Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294. Aprovado pela portaria Cetec nº 774 de 24/09/2009 Etec : Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS CAMPUS MONTES CLAROS 1 PERÍODO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS CAMPUS MONTES CLAROS 1 PERÍODO 6.4 Matriz Curricular do Curso de Ciência da Computação 6.4.1 Componentes curriculares obrigatórios 1 PERÍODO Teórica Prática Hora-aula Horas Cálculo I 6 2 8 144 120 - Geometria Analítica e Vetores - Dados

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 213, aprovado pela Portaria Cetec 134, de 4-10-2012, publicada no Diário Oficial de 5-10-2012 Poder

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC Profª Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Eixo Tecnológico: Gestão e Negócio Habilitação Profissional: Técnico em Administração

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ANEXO DA RESOLUÇÃO N o 30/2011, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO Instituto de Ciências Agrárias COLEGIADO DO CURSO DE AGRONOMIA 1. IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO COMPONENTE CURRICULAR: INFORMÁTICA BÁSICA UNIDADE

Leia mais

QUALIDADE DE SOFTWARE. Princípios de Engenharia de Software

QUALIDADE DE SOFTWARE. Princípios de Engenharia de Software QUALIDADE DE SOFTWARE Princípios de Engenharia de Software Afinal o que é Software? Segundo o dicionário de Informática: Suporte lógico, suporte de programação. Conjunto de programas, métodos e procedimentos,

Leia mais

Matriz Curricular Curso de Licenciatura em Computação Habilitação: Licenciatura em Computação

Matriz Curricular Curso de Licenciatura em Computação Habilitação: Licenciatura em Computação Matriz Curricular Curso de Licenciatura em Habilitação: Licenciatura em LC101 Leitura e produção textual 30-10 40 2 - LC102 Informática e sociedade 30-10 40 2 - LC103 Inglês básico 50-10 60 3-1º LC104

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294. Aprovado pela portaria Cetec nº 774 de 24/09/2015 ETEC: DE TIQUATIRA Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS

Leia mais

Adriano Pataro. Novatec

Adriano Pataro. Novatec Adriano Pataro Novatec Novatec Editora Ltda. 2019. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial, por qualquer processo, sem

Leia mais

Introdução à Lógica de Programação e Aplicativos Instrumentais

Introdução à Lógica de Programação e Aplicativos Instrumentais MATEMÁTICA Tema da aula: Introdução à Lógica de Programação e Aplicativos Instrumentais Professor: Dr. Rodrigo Choji de Freitas 2 Algoritmo AREACIRCUNFERENCIA VAR RAIO, AREA: REAL INÍCIO ESCREVA ( DIGITE

Leia mais

Microsoft Excel Avançado Macros e VBA EDIÇÕES 2017 RIO TINTO

Microsoft Excel Avançado Macros e VBA EDIÇÕES 2017 RIO TINTO Microsoft Excel Avançado Macros e VBA EDIÇÕES 2017 RIO TINTO Microsoft Excel Avançado Macros e VBA PERCURSO MODULAR Microsoft Excel Avançado Macros e VBA - 100 horas (NOTA: com base no Catálogo Nacional

Leia mais

INTEGRADO º - CONHECIMENTO PRÉVIO

INTEGRADO º - CONHECIMENTO PRÉVIO Menezes, Alexandre Moreira de; "Apêndice H", p. 155-166. In: Menezes, Alexandre Moreira de. Os paradigmas de aprendizagem de algoritmo computacional. São Paulo: Blucher, 2015. ISBN: 978-85-8039-103-9,

Leia mais

GQS Medidas. André Luís Duarte. exatasfepi.com.br

GQS Medidas. André Luís Duarte. exatasfepi.com.br exatasfepi.com.br GQS Medidas André Luís Duarte O que adquire entendimento ama a sua alma; o que cultiva a inteligência achará o bem. Provérbios 19:8 Qualidade de software Papel dos números Fontes de ruído

Leia mais

1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3.

1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3. 1 1. Avaliação de impacto de programas sociais: por que, para que e quando fazer? (Cap. 1 do livro) 2. Estatística e Planilhas Eletrônicas 3. Modelo de Resultados Potenciais e Aleatorização (Cap. 2 e 3

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 18 DE AGOSTO DE 2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 18 DE AGOSTO DE 2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.160, DE 18 DE AGOSTO DE 2011 Altera o Art. 8º e os Anexos da Resolução n. 3.942, de

Leia mais

Access Prof. Ari Oliveira

Access Prof. Ari Oliveira Access Prof. Ari Oliveira Definições Importantes Dado x Informação: Dado: Elemento de informação, ou representação de fatos ou de instruções, em forma apropriada para armazenamento, processamento e transmissão

Leia mais

POTENCIALIDADE DE APLICAÇÕES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL EM ENGENHARIA, UTILIZANDO O SOFTWARE MAPLE

POTENCIALIDADE DE APLICAÇÕES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL EM ENGENHARIA, UTILIZANDO O SOFTWARE MAPLE Categoria Exposição de Painel POTENCIALIDADE DE APLICAÇÕES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL EM ENGENHARIA, UTILIZANDO O SOFTWARE MAPLE Cláudia Gomes de Oliveira Santos (UniEVANGÉLICA); João Victor Gomes

Leia mais

GUIA DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO

GUIA DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO GUIA DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO GUIA DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO S U M Á R I O O CURSO...3 COORDENAÇÃO...3 OBJETIVO DO CURSO...3 CARACTERÍSTICAS

Leia mais

Eng. Alimentos PROGRAMA DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA PRÉ-REQUISITOS

Eng. Alimentos PROGRAMA DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA PRÉ-REQUISITOS PROGRAMA DE DISCIPLINA Semestre 2016.1 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA PRÉ-REQUISITOS EXA170 Introdução à Ciência da Computação CURSO DEPARTAMENTO ÁREA Engenharia de Alimentos Ciências Exatas Informática

Leia mais

GERENCIAMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

GERENCIAMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL GERENCIAMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL FSP - Faculdade Sudoeste Paulista Departamento Engenharia Civil ENGª. M.Sc. Ana Lúcia de Oliveira Daré Cap. 10: O CONTROLE DE OBRAS 10.1 GENERALIDADES Controle de Obras

Leia mais

Professor: Rodrigo Rocha Curso: Engenharia Civil Aula 1

Professor: Rodrigo Rocha Curso: Engenharia Civil Aula 1 Professor: Rodrigo Rocha Curso: Engenharia Civil Aula 1 Nome Rodrigo R B Santana Formação Acadêmica Bacharel em SI (FIR) Ênfase: Engenharia de Software Mestre em Ciência da Computação (UFPE) Ênfase em

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ANEXO DA RESOLUÇÃO N o 30/2011, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO Faculdade de Engenharia Química COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA 1. IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO COMPONENTE CURRICULAR: Algoritmos e Programação

Leia mais

AULA 06: PROGRAMAÇÃO EM MÁQUINAS PARALELAS

AULA 06: PROGRAMAÇÃO EM MÁQUINAS PARALELAS ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES II AULA 06: PROGRAMAÇÃO EM MÁQUINAS PARALELAS Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação PROGRAMAÇÃO PARALELA

Leia mais

Curso/Disciplina: Informática para Concursos Aula: Excel - 20 Professor(a): Marcelo Nascimento Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves. Aula nº.

Curso/Disciplina: Informática para Concursos Aula: Excel - 20 Professor(a): Marcelo Nascimento Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves. Aula nº. Página1 Curso/Disciplina: Informática para Concursos Aula: Excel - 20 Professor(a): Marcelo Nascimento Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 20 EXCEL MANIPULAÇÃO DE CELULAS ENTRE PLANILHAS Você

Leia mais

Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre Tecnologia da Informação Rafael Barbosa Neiva rafael@prodados.inf.br Definição - TI É o conjunto de recursos não humanos dedicados ao

Leia mais

Módulo III. Microsoft Excel. Expert. 2016/ horas

Módulo III. Microsoft Excel. Expert. 2016/ horas Microsoft Excel Módulo III Expert 2016/365 24 horas Compatível com as versões 2007, 2010 e 2013 PÚBLICO ALVO Profissionais que necessitem adquirir ou reciclar conhecimento sobre alta produtividade, automação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 233 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e

Leia mais

Condições de relacionar as duas situações: equações lineares e sistemas de equações lineares; A compreensão de conceitos de matrizes e determinantes.

Condições de relacionar as duas situações: equações lineares e sistemas de equações lineares; A compreensão de conceitos de matrizes e determinantes. GUIA DO PROFESSOR DO MÓDULO 6 TÍTULO DO OA: ESCALONADOR CATEGORIA: MATEMÁTICA SUB-CATEGORIA: ESCALONAMENTO DE MATRIZES PARA RESOLUÇÃO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES PÚBLICO ALVO: ENSINO MÉDIO INTRODUÇÃO

Leia mais

Departamento de Matemática, Estatística e Computação - DEMEC

Departamento de Matemática, Estatística e Computação - DEMEC Departamento de Matemática, Estatística e Computação - DEMEC Prof. Dr. Marco Antônio Piteri E-mail: piteri@fct.unesp.br Sala 04 Docente I Fone (Trabalho): (018) 3229 5385 ramal 5378 - Atendimento: Quarta-feira

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Master MS Excel

Sem fronteiras para o conhecimento. Pacote Formação Master MS Excel 1 Sem fronteiras para o conhecimento Pacote Formação Master MS Excel 2 Se torne um verdadeiro Master em Excel O Pacote de Formação Master em Excel contempla todo o processo de Formação em Excel, do básico

Leia mais

Informática Aplicada à Engenharia Florestal

Informática Aplicada à Engenharia Florestal Informática Aplicada à Engenharia Florestal PLANILHAS ELETRÔNICAS PARTE 1 Renato Dourado Maia Instituto de Ciências Agrárias Universidade Federal de Minas Gerais LibreOffice 2/26 Introdução O LibreOffice

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 089 aprovado pela portaria Cetec nº 728 de 10/09/2015 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município:

Leia mais

Resolução De Problemas Em Informática. Docente: Ana Paula Afonso Resolução de Problemas. 1. Analisar o problema

Resolução De Problemas Em Informática. Docente: Ana Paula Afonso Resolução de Problemas. 1. Analisar o problema ALGORITMIA Resolução De Problemas Em Informática Docente: Ana Paula Afonso 2000-2001 Resolução de Problemas 1. Analisar o problema Conhecer o bem o problema Descrever o problema: subdividir, detalhar 2.

Leia mais

Introdução à Computação Engenharia Civil

Introdução à Computação Engenharia Civil Conceitos Básicos Excel Introdução à Computação Engenharia Civil Uma referência básica Material didático disponibilizado na página da disciplina. Elaborado pelo prof. Edmar André Bellorini Excel O Microsoft

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº38 aprovado pela portaria Cetec nº 6 de 06/01/2009 Etec Paulino Botelho - EE Esterina Placo (Extensão) Código: 091-01 Município: São Carlos

Leia mais

1º PERÍODO Carga horária Teórica Prática Total

1º PERÍODO Carga horária Teórica Prática Total MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E SOCIAIS APLICADAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ESTRUTURA CURRICULAR 2008/1

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 160 aprovado pela portaria Cetec nº 138 04/10/2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Informação

Leia mais

Administração de Vendas 40 Pierry Teza, Ms. - Administração Estratégica 40 Pierry Teza, Ms Marisa Santos Sanson, Ms.

Administração de Vendas 40 Pierry Teza, Ms. - Administração Estratégica 40 Pierry Teza, Ms Marisa Santos Sanson, Ms. Curso Técnico Subsequente em Administração CÂMPUS CAÇADOR Instrumentos Regulatórios (Resolução CEPE 27/2016 e CONSUP 23/2016) GRADE CURRICULAR E CORPO DOCENTE Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h

Leia mais

EDITAL Nº 04/2018 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 04 CONTRATO POR SERVIÇOS REDE UNIDA/OPAS

EDITAL Nº 04/2018 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 04 CONTRATO POR SERVIÇOS REDE UNIDA/OPAS EDITAL Nº 04/2018 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 04 CONTRATO POR SERVIÇOS REDE UNIDA/OPAS TÍTULO DO PROJETO: FORMAÇÃO-INTERVENÇÃO-AVALIAÇÃO EM METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO E DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO

Leia mais

Composição de custos Sinapi e setop

Composição de custos Sinapi e setop Composição de custos Sinapi e setop Professor Yuri Construção Civil ii Engenharia civil 8.2 Tabela SINAPI O Decreto 7983/2013 estabelece critérios e regras para elaboração do orçamento de referência de

Leia mais

Nesse artigo falaremos sobre:

Nesse artigo falaremos sobre: Este conteúdo faz parte da série: Excel Dicas Avançadas Ver 11 posts dessa série Nesse artigo falaremos sobre: Deadline para controle de datas Outras funções avançadas Formatação Condicional Tabelas Dinâmicas

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 6 1. OBJETIVO Realizar o gerenciamento dos projetos desde o seu planejamento, desenvolvimento, recebimento, análise crítica, controle e distribuição nas obras. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Manual

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA DESENVOLVIMENTO DE UMA PESQUISA QUANTITATIVA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO

Leia mais

Figura 4.2: Matriz Curricular

Figura 4.2: Matriz Curricular Figura 4.2: Matriz Curricular 3660 Fundamentos de Matemática e Estatística Física Eletrônica Algoritmos e Programação Arquitetura de Computadores Metodologias e Técnicas de Computação Engenharia e Sistemas

Leia mais

Introdução à Informática Engenharia Agrícola

Introdução à Informática Engenharia Agrícola Conceitos Básicos Excel Introdução à Informática Engenharia Agrícola Uma referência básica Material didático disponibilizado na página da disciplina. Elaborado pelo prof. Edmar André Bellorini Tutorial

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ IFAP CÂMPUS MACAPÁ

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ IFAP CÂMPUS MACAPÁ 13 específica, de segunda-feira a sexta-feira e aos sábados, caso seja necessário para complementação do período letivo e/ou carga horária curricular. Cada aula tem durafao de 50min (cinquenta minutos),

Leia mais

Estrutura de Dados e Lógica de Programação. Cátia Alves Marcelo Nunes 102 h/a 17/08/2015 a 12/12/2015

Estrutura de Dados e Lógica de Programação. Cátia Alves Marcelo Nunes 102 h/a 17/08/2015 a 12/12/2015 Curso / Módulo Técnico em Informática Módulo I Componente Curricular Estrutura de Dados e Lógica de Programação Professora Formadora Tutores Carga Horária Período Lucélia Oliveira Cátia Alves Marcelo Nunes

Leia mais

UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL APLICADA AO ENSINO BÁSICO DE ENGENHARIA

UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL APLICADA AO ENSINO BÁSICO DE ENGENHARIA UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL APLICADA AO ENSINO BÁSICO DE ENGENHARIA Lauro H. M. Chueiri - lauroh@bauru.unesp.br Newton C. P. Ferro - ferro@bauru.unesp.br Unesp, Departamento de Engenharia Civil da Faculdade

Leia mais

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes.

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes. RESUMO O software Excel apresenta as melhores condições para se elaborar as ferramentas estratégicas de importância inigualável para o Planejamento das Estruturas, que proporcionam inclusive extrema versatilidade

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 116 aprovado pela portaria Cetec nº de 07 /10 / 2010 Etec : TIQUATIRA Código: 208 Município: Eixo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM MECÂNICA

Leia mais

EDITAL Nº 08/2018 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 06 CONTRATO POR SERVIÇOS REDE UNIDA/OPAS

EDITAL Nº 08/2018 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 06 CONTRATO POR SERVIÇOS REDE UNIDA/OPAS EDITAL Nº 08/2018 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 06 CONTRATO POR SERVIÇOS REDE UNIDA/OPAS TÍTULO DO PROJETO: FORMAÇÃO-INTERVENÇÃO-AVALIAÇÃO EM METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO E DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO

Leia mais

Computação com Mídias na Aprendizagem de Programação Orientada a Objetos em um Curso Técnico de Informática

Computação com Mídias na Aprendizagem de Programação Orientada a Objetos em um Curso Técnico de Informática Computação com Mídias na Aprendizagem de Programação Orientada a Objetos em um Curso Técnico de Informática UEFS Universidade Estadual de Feira de Santana Grupo de Educação em Computação LESS Laboratório

Leia mais

ANEXO F QUADRO RESUMO DOS NÚCLEOS DE SENTIDO POR ESTÁGIO

ANEXO F QUADRO RESUMO DOS NÚCLEOS DE SENTIDO POR ESTÁGIO ANEXO F QUADRO RESUMO DOS NÚCLEOS DE SENTIDO POR ESTÁGIO ESTÁGIO 01 - são professores que não tiveram acesso e/ou formação relevante para o uso do computador na graduação. - participaram de alguma atividade

Leia mais

TREINAMENTO PARA COMPETIÇÕES DE PROGRAMAÇÃO: Estudo de caso nas turmas do técnico em informática integrado do Câmpus Muzambinho RESUMO

TREINAMENTO PARA COMPETIÇÕES DE PROGRAMAÇÃO: Estudo de caso nas turmas do técnico em informática integrado do Câmpus Muzambinho RESUMO TREINAMENTO PARA COMPETIÇÕES DE PROGRAMAÇÃO: Estudo de caso nas turmas do técnico em informática integrado do Câmpus Muzambinho Leonardo S. da COSTA 1 ; Tiago G. BOTELHO 2 RESUMO Competições de programação

Leia mais

Utilização do Software Mathcad Para Resolução de Problemas Termodinâmicos

Utilização do Software Mathcad Para Resolução de Problemas Termodinâmicos UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Utilização do Software Mathcad Para Resolução de Problemas Termodinâmicos Bolsistas: Waldene Alexandre Vieira de Farias e Bárbara Araújo Sampaio Orientador: Gerd Bruno da

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGOCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos - SP Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecatrônica

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais

O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Mônica Cristina Bogoni Savian Universidade Federal de Santa Maria monicabogoni@yahoo.com.br Luciane Flores Jacobi Universidade Federal

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CAMPUS PROF. ALBERTO CARVALHO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CAMPUS PROF. ALBERTO CARVALHO RETIFICAÇÃO Nº 2 DO EDITAL Nº. 01, DE 17 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO O Campus Prof. Alberto Carvalho da Universidade Federal de Sergipe vem através deste, em conformidade com o 7º Edital PRODAP,

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DE SALAS 1º SEMESTRE DE 2017

DISTRIBUIÇÃO DE SALAS 1º SEMESTRE DE 2017 DISTRIBUIÇÃO DE SALAS 1º SEMESTRE DE 2017 Ciência da Computação Poderão ocorrer algumas alterações - Atualizado em 27/03/2017 DISCIPLINA CÓDIGO TURMA SALA HORÁRIO 001 Lab. 4a. 07:30-09:10 001 2054 2a.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 168, aprovado pela portaria Cetec nº 125 de 03/10/2012 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Ambiente

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DATAS DAS AVALIAÇÕES DO PERÍODO LETIVO 2017/1

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DATAS DAS AVALIAÇÕES DO PERÍODO LETIVO 2017/1 I 1 PERÍODO Química Geral I 05/04/2017 07/06/2017 21/06/2017 28/06/2017 Cálculo I 06/04/2017 08/06/2017 22/06/2017 29/06/2017 Vetores e Geometria Analítica 11/04/2017 13/06/2017 20/06/2017 27/06/2017 Sociologia

Leia mais

Softwares livres e sua utilização no ensino de engenharia

Softwares livres e sua utilização no ensino de engenharia Softwares livres e sua utilização no ensino de engenharia Ana Flávia Marques Martins, Frederico Ferreira Alvim de Aguiar, Giordano Moyses Temponi, Luciano Rubinger Júnior, Victor Rangel de Carvalho Resumo

Leia mais

INFORMÁTICA PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À DISCIPLINA E À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

INFORMÁTICA PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À DISCIPLINA E À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS INFORMÁTICA PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À DISCIPLINA E À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Prof. Dr. Daniel Caetano 2018-2 Objetivos Conhecer o professor Conhecer a disciplina Discutir as regras da disciplina Apresentar

Leia mais