Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Lista de Exercícios para a Terceira Unidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Lista de Exercícios para a Terceira Unidade"

Transcrição

1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Lista de Exercícios para a Terceira Unidade Disciplina: Informática Básica Professor: Eberton da Silva Marinho ebertonsm@gmail.com Data: 25/03/2019 Data de entrega: Exercícios Dispositivos de Armazenamento Meios magnéticos Os dados são armazenados magnetizando-se determinados pontos do material magnético, permitindo que os dados sejam mantidos mesmo quando o campo magnético de gravação for retirado. Com isso a leitura posterior dos dados pode ser realizada detectando-se as correntes induzidas pelos campos magnéticos armazenados. O princípio utilizado na gravação e leitura de dados em meios magnéticos é aquele no qual a partir de um ímã é possível produzir outros. Quando o campo magnético é criado, surgem as duas polaridades opostas do imã. Outra maneira de criar um ímã é enrolar uma bobina de fio em volta de uma barra de ferro e passar uma corrente elétrica por essa bobina, um eletroímã. Dependendo do sentido da corrente elétrica na bobina, a polaridade do ímã será alterada. A Figura 1 mostra um exemplo de um campo eletromagnético criado em uma bobina onde a direção da corrente está marcada na ilustração. Figura 1. Ilustração da criação de um eletroímã a partir da passagem de uma corrente elétrica em uma bobina. Quando aproximamos o polo negativo do eletroímã de uma superfície com material magnético, ele produz um campo com polaridade inversa no material. Deste modo, a polaridade do material magnético dos meios de armazenamento é usada para armazenar dados, com a vantagem que o dado é mantido mesmo depois que a fonte de energia é retirada.

2 A gravação é realizada por um cabeçote de gravação que possui um eletroímã e magnetiza o meio magnético com os dados a serem armazenados. Para ler os dados, um cabeçote de leitura sem corrente elétrica passa sobre a superfície onde os dados estão armazenados. As partículas magnéticas induzem uma pequena corrente cujo sentido fica de acordo com a polaridade das partículas. Essas correntes são lidas e interpretadas para que se conheçam os dados gravados. Entre os artefatos que utilizam esse princípio físico para armazenar informação estão fitas magnéticas e discos magnéticos. Fitas magnéticas São tiras plásticas contínuas com uma das faces coberta por material magnético. É um meio barato de armazenamento de dados se comparado a outros meios, e possui grande capacidade de armazenamento. Porém, possui baixa velocidade de acesso. Essas fitas magnéticas são geralmente utilizadas para armazenamento de cópias de segurança, backup de dados. Apesar da grande capacidade de armazenamento, os dados só podem ser acessados de forma sequencial, ou seja, para acessar uma informação em um ponto da fita, é necessário passar por todos os outros pontos anteriores. Discos Magnéticos São superfícies circulares, metálicas ou plásticas, cobertas com material magnético que permitem o acesso direto aos dados armazenados. Para acesso direto aos dados armazenados, um disco deve ter referências (endereços) para que se consiga localizar o dado na posição desejada. Esse endereçamento recebe o nome de formatação. A formatação cria circuitos concêntrico de partículas de material magnético chamadas trilhas que são subdivididas em setores. Entre os discos flexíveis temos: o disquete (floppy disk), zip drive, jaz drive. A Figura 2 mostra alguns mecanismos utilizados para leitura e armazenamento de informações nos discos magnéticos. Figura 2. Ilustração da organização de dados e dos principais mecanismos de um disco magnético. Entre os discos magnéticos rígidos mais utilizados atualmente estão os discos rígidos (Hard Disk - HD). São compostos por vários discos de metal cobertos com material magnético. Os discos empilhados giram em um eixo comum. Cada disco usa duas cabeçotes de leitura/gravação, um para cada face. Todos os cabeçotes estão conectados a um único braço de acesso, fazendo com que se movam ao mesmo tempo.

3 Os cabeçotes de gravação e leitura das unidades de disco rígido não tocam a superfície dos discos, pois flutuam sobre uma camada de ar muito fina gerada pelo drive. A distância entre o cabeçote e a superfície do disco é de aproximadamente 4 µm. Devido a impurezas como poeira ou outros materiais poderem causar danos a superfície do disco, este é lacrado. Meios Ópticos Os meios ópticos armazenam dados que são lidos/gravados por drives que utilizam o raio laser para essa operação. Os meios ópticos podem ser divididos em três categorias: ROM: os dados gravados pelo fabricante são permanentes, não podem ser alterados e podem ser lidos muitas vezes; WORM (Write Once, Read Many): os dados são gravados uma vez e não podem mais ser alterados, porém podem ser lidos várias vezes; Regraváveis: os dados podem ser gravados e alterados um grande número de vezes; Compact Disc (CD) Disco óptico foi criado em 1979 pelas empresas Philips e Sony. Desenvolvido inicialmente para armazenar músicas, logo foi também utilizado para armazenar dados de sistemas de computação. O CD é um disco plástico de 120mm de diâmetro e 1,2mm de espessura com uma camada refletora muito fina de alumínio, que depois é coberta com um verniz protetor. No processo de gravação existe um algoritmo de detecção e correção de erros que permite, até certo ponto, que a superfície do disco seja arranhada sem prejuízo na leitura dos dados armazenados. Os CDs são compostos por quatro camadas, sendo que 99% de toda a sua espessura corresponde a policarbonato. O outro 1% restante é dividido em três camadas: uma refletiva, uma de proteção e, por fim, a etiqueta que decora o disco. O disco de policarbonato fundido tem face dupla, uma destas faces recebe uma camada metálica (normalmente de prata, mas também são encontrados discos com camadas de ouro ou platina) na qual os dados são armazenados. Sobre a camada metálica está a camada seladora, que ajuda a proteger os dados e a manter a integridade do disco. Em cima de tudo isto está a etiqueta impressa. A Figura 3 mostra a composição de um CD.

4 Figura 3. Ilustração da montagem de um CD. CDs normais, como os que você compra com músicas de um artista, não podem ser modificados e são exatamente iguais aos descritos na imagem acima. Porém, discos que permitem a gravação (CD-R) possuem um algo a mais: uma camada adicional que pode ser modificada pelo laser da gravadora. Uma tinta esverdeada (uma resina) é o composto básico desta nova camada, que fica entre a camada de policarbonato e a camada refletora. Assim, o laser é capaz de registrar novos dados no disco, permitindo que se usuários armazenem informação nos discos. Nos discos regraváveis (CD-RW), essa camada de tinta oscila entre transparente e opaca, e o nível de transparência muda de acordo com a temperatura com que o disco é aquecido. Mais quente ele se torna transparente, mais frio ele se torna opaco, e deste modo é possível registrar novos dados em um mesmo disco inúmeras vezes. Digital Video Disc (DVD) A produção de um disco de vídeo digital (DVD) é bastante semelhante à de um CD convencional. Pode haver variações de acordo com a capacidade do disco (como discos com duas camadas ou de dois lados), mas o DVD básico com capacidade de 4,7 GB é criado da seguinte forma: sobre a primeira camada de policarbonato está uma camada específica para a gravação dos dados. Ela fica sob uma camada metálica refletora e também sobre uma nova camada de policarbonato. Fechando a conta está a etiqueta impressa, totalizando cinco camadas, uma a mais do que o CD. Um DVD guarda mais dados do que um CD porque seus sulcos são menores e as faixas estão mais próximas entre si. Em resumo: o DVD aproveita melhor o espaço do disco. Os DVDs podem ser graváveis ou regraváveis, de uma ou duas camadas, de uma ou duas faces. Um disco de dupla camada possui duas camadas para gravação, um de dupla face e o de dupla camada conta com quatro. A Figura 4 mostra a composição de um DVD.

5 Figura 4. Ilustração da montagem de um CD. Blu-ray O Blu-ray tem este sugestivo nome porque usa raios azuis para ler o conteúdo do disco, ao contrário dos DVDs que usam raios vermelhos. Este formato leva vantagem em relação ao DVD pelo fato de empregar uma tecnologia diferente, o que o permite armazenar muito mais conteúdo e ser mais resistente. Um disco de Blu-ray é composto por uma camada dura de revestimento, uma camada de cobertura, uma camada protetora e, somente depois de tudo isso, a camada de gravação. Sobre elas estão ainda uma nova camada protetora, uma camada refletora, uma única camada de policarbonato e, como a cereja do bolo, a etiqueta impressa. Ao todo são oito camadas. O Blu-ray também guarda mais dados do que um DVD por aproveitar melhor o espaço do disco, ocupando menos espaço durante a gravação. Os sulcos também são menores, assim como o a distância entre as faixas também é ainda mais reduzida. O Bluray também possui discos de camada dupla capazes de gravar até 50 GB de dados, ou 4,5 horas de vídeos em alta definição. Além disso, os sulcos da camada de gravação, onde são efetivamente armazenados os arquivos, são menores no Blu-ray, deixando o conteúdo mais compacto. A leitura destas informações é possível devido ao raio azul, que tem feixe menor do que o raio vermelho e focaliza com mais precisão. A Figura 5 mostra a composição de um DVD. Figura 5. Ilustração da montagem de um CD.

6 Tecnologias que usam princípios semelhantes, funcionam de modo parecido, mas que são diferentes em alguns aspectos. CDs, DVDs e Blu-ray possuem todos cerca de 1,2 mm de espessura e, fisicamente e a olho nu, são quase iguais, mas guardam peculiaridades que mostram que cada um dos três tem um uso específico. A Figura 6 mostra os diferentes formatos de gravação em meios ópticos e algumas especificações técnicas das diferenças entre eles. Figura 6. Meios Eletrônicos O principal meio de armazenamento eletrônico é a memória Flash (Flash Memory). Ela é não volátil e pode gravar ou apagar os seus dados armazenados por meio de sinais elétricos. Esse tipo de memória consome pouca energia e ocupa pouco espaço físico. As memórias Flash são utilizadas na forma de cartões de memória e utilizados em câmeras fotográficas, telefones celulares, palms etc, e drives flash USB. Drives de Estado Sólido (Solid State Drive - SSD) SSD (sigla do inglês Solid-State Drive) ou unidade de estado sólido é um tipo de dispositivo, sem partes móveis, para armazenamento não volátil de dados digitais. São, tipicamente, construídos em torno de um circuito integrado semicondutor, responsável pelo armazenamento, diferindo dos sistemas magnéticos (como os HDDs e fitas Magnéticas) ou óticos (discos como CDs e DVDs). Os dispositivos utilizam memória flash (tecnologia semelhante as utilizadas em cartões de memória e pendrives). Vantagens: O tempo de acesso aos dados é muito menor se comparado com os meios magnéticos ou ópticos; A eliminação de partes móveis e eletromecânicas reduz vibrações, tornando-os completamente silenciosos; Por não possuírem partes móveis, são muito mais resistentes que os HDDs comuns contra choques físicos; Menos pesado em relação aos discos rígidos, mesmo os mais portáteis;

7 Consumo reduzido de energia; Possibilidade de trabalhar em temperaturas maiores que os HDDs comuns - cerca de 70 C; Largura de banda muito superior aos demais dispositivos, apresentando até 250 MB/s na gravação e até 700 MB/s nas operações de leitura. Desvantagens: Custo mais elevado; Capacidade de armazenamento inferior aos discos rígidos IDE e SATA. As taxas de leitura e escrita, na maioria dos modelos dos drives SSDs gira em torno dos 500 MB/s, aproximadamente 5x a velocidade das taxas de leitura e escrita num HDD. Em sistemas de alto desempenho, a alta velocidade no acesso é o mais importante, além de reduzir bastante o tempo de boot (inicialização do computador), mas no caso de dispositivos de baixo consumo de energia, ou baixo custo, o critério da redução do consumo de energia é o mais importante. Para os padrões atuais de mercados e aplicações, os dispositivos SSD ainda tem um custo por gigabyte elevado, comparados aos dispositivos magnéticos. Para resolver este problema, parte das máquinas mais modernas, hoje em dia, conta com um SSD onde é instalado o sistema operacional e programas e um HDD onde são gravados os arquivos de uso e backup. Dessa maneira, os micros podem chegar a ter tempo de boot e abertura de programa até 5x menor do que nas máquinas onde só se usa HD magnéticos. Exercícios Como funciona o processo de armazenamento de informações nos discos rígidos? Como se dá o processo de armazenamento de informações em um CD? Qual a diferença no processo de gravação entre um CD, DVD e Blue-ray? Quais as vantagens e desvantagens dos SSDs em relação aos HDs?

Departamento de Engenharia Elétrica - EESC-USP. Organização de Computadores. Memórias Parte 2. Aula 4. Profa. Profa. Luiza Maria Romeiro Codá

Departamento de Engenharia Elétrica - EESC-USP. Organização de Computadores. Memórias Parte 2. Aula 4. Profa. Profa. Luiza Maria Romeiro Codá Departamento de Engenharia Elétrica - EESC-USP SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Memórias Parte 2 Aula 4 Profa. Profa. Luiza Maria Romeiro Codá Memórias Secundárias Hierarquia de Memórias

Leia mais

Departamento de Engenharia Elétrica - EESC-USP. Organização de Computadores. Memórias Parte 2. Aula 5. Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira

Departamento de Engenharia Elétrica - EESC-USP. Organização de Computadores. Memórias Parte 2. Aula 5. Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira Departamento de Engenharia Elétrica - EESC-USP SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Memórias Parte 2 Aula 5 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira Memórias Secundárias Hierarquia de Memórias

Leia mais

Principais componentes de hardware de um computador. Processador; Entrada; Saída; Barramento; Memória.

Principais componentes de hardware de um computador. Processador; Entrada; Saída; Barramento; Memória. Aula 02 Principais componentes de hardware de um computador Processador; Entrada; Saída; Barramento; Memória. Hierarquia Memória Memória RAM Do inglês Random Access Memory (Memória de acesso aleatório

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores -Sistemas de Memória Externa por Helcio Wagner da Silva Discos Magnéticos Os discos são feitos de material plástico ou metálico, coberto por material magnetizante Os cabeçotes

Leia mais

Fita Magnética. Fita Magnética. Disco Magnético. Disco Óptico

Fita Magnética. Fita Magnética. Disco Magnético. Disco Óptico Relacionar os benefícios do armazenamento secundário. Identificar e descrever as mídias de armazenamento que estão disponíveis para computadores pessoais. Estabelecer a diferença entre os principais tipos

Leia mais

Memória Externa. Prof. Leonardo Barreto Campos 1

Memória Externa. Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Memória Externa Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Disco Magnético; RAID; Memória Óptica; Bibliografia. Prof. Leonardo Barreto Campos 2/30 Disco Magnético O disco magnético é constituído de um prato

Leia mais

UFCD:150. Setup de Gravação Digital

UFCD:150. Setup de Gravação Digital UFCD:150 Setup de Gravação Digital Trabalho de : Joaquim Vieira Formador: Paulo Cardoso Gravação Digital é o processo de conversão ou armazenamento de uma informação ou sinal analógico, numa sequência

Leia mais

Ítalo Mendes da Silva Ribeiro. 24 de março de Universidade Federal do Ceará. Memória Principal e Secundária. Ítalo Ribeiro

Ítalo Mendes da Silva Ribeiro. 24 de março de Universidade Federal do Ceará. Memória Principal e Secundária. Ítalo Ribeiro Ítalo Mendes da Silva Ribeiro Universidade Federal do Ceará 24 de março de 2017 1 / 58 Sumário 2 / 58 Sumário 3 / 58 Fatores de divisão de dispositivos de armazenamento: Tempo de acesso Velocidade de operação

Leia mais

Técnicas de Manutenção de Computadores

Técnicas de Manutenção de Computadores Técnicas de Manutenção de Computadores Professor: Luiz Claudio Ferreira de Souza Hd Hard Disk HD é a sigla para Hard Disc (Disco Rígido em português). Trata-se de um aparelho responsável por armazenar

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

ARQUITETURA DE COMPUTADORES ARQUITETURA DE COMPUTADORES Memória Secundária Prof. MSc. Tiago Alves de Oliveira Lembretes Discos magnéticos: Organização do disco magnético em faces, trilhas e setores; Tipos de discos magnéticos Discos

Leia mais

Tecnologias de Computadores. Pedro Pinheiro nº Alexandre Pontes nº Wilson Roque nº 27636

Tecnologias de Computadores. Pedro Pinheiro nº Alexandre Pontes nº Wilson Roque nº 27636 Tecnologias de Computadores Pedro Pinheiro nº 27019 Alexandre Pontes nº 27340 Wilson Roque nº 27636 Unidades ou drives de discos ópticos são dispositivos que lêem e, em alguns casos, também escrevem informação

Leia mais

Merecem atenção por serem o principal dispositivo de armazenamento. Cada disco possui trilhas, que por sua vez são divididas em setores

Merecem atenção por serem o principal dispositivo de armazenamento. Cada disco possui trilhas, que por sua vez são divididas em setores Disco Rígido (HD) Merecem atenção por serem o principal dispositivo de armazenamento Composto por vários discos sobrepostos Cada disco possui trilhas, que por sua vez são divididas em setores Há um mecanismo

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO COMPUTACIONAL MEMÓRIA PRINCIPAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO COMPUTACIONAL MEMÓRIA PRINCIPAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ORGANIZAÇÃO COMPUTACIONAL MEMÓRIA PRINCIPAL PROFESSOR CARLOS MUNIZ MEMÓRIA SECUNDÁRIA MEMÓRIA PRINCIPAL Uma das principais características definidas no projeto de

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1 CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA Montagem e Manutenção de Computadores Prof.: Denis Willian de Moura Diniz HARD DISK PARTE II 2 CONHECENDO O HD POR DENTRO 3 O DISCO A parte responsável pelo armazenamento

Leia mais

DIFERENTES SUPORTES DE ARMAZENAMENTO DE

DIFERENTES SUPORTES DE ARMAZENAMENTO DE 1 DIFERENTES SUPORTES DE ARMAZENAMENTO DE INFORMAÇÃO Os dispositivos de armazenamento têm a capacidade de gravar informação e/ou dados para uso posterior. A gravação dessa informação pode ser feita a partir

Leia mais

Disco Rígido. Disciplina: Montagem e Manutenção de Computadores. Professor: Thiago Siva Prates

Disco Rígido. Disciplina: Montagem e Manutenção de Computadores. Professor: Thiago Siva Prates Disco Rígido Disciplina: Montagem e Manutenção de Computadores Professor: Thiago Siva Prates Disco Rígido HD (hard disk) ou disco rígido é um componente do computador que tem a função de armazenar dados.

Leia mais

DISCO MAGNÉTICO Cabeçote Trilha

DISCO MAGNÉTICO Cabeçote Trilha 1 São os componentes mais importantes da memória externa. É formado por um prato circular coberto de um material que pode ser magnetizado. Os dados são gravados e posteriormente lidos por meio de uma bobina

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES UNIDADES DE MEMÓRIA. Prof: Leandro Coelho

ARQUITETURA DE COMPUTADORES UNIDADES DE MEMÓRIA. Prof: Leandro Coelho 1 ARQUITETURA DE COMPUTADORES UNIDADES DE MEMÓRIA Prof: Leandro Coelho Leandro.coelho@unifacs.br Plano de Aula 2 Memória Interna Registradores Cache L1 L2 Principal (RAM) Secundária Persistente Plano de

Leia mais

Memória Secundária. Prof. Filippo Valiante Filho Memórias Aula 4 de 4 - Versão 2

Memória Secundária. Prof. Filippo Valiante Filho  Memórias Aula 4 de 4 - Versão 2 Memória Secundária Prof. Filippo Valiante Filho http://prof.valiante.info Memórias Aula 4 de 4 - Versão 2 Memória Secundária Armazenam de forma permanente os programas e dados. O termo Memória Externa

Leia mais

Introdução. Princípios

Introdução. Princípios Introdução MSPC Computadores precisam de dispositivos que armazenem informações de forma não volátil (isto é, permanecem mesmo depois de desligados) e que permitam a inclusão, exclusão ou modificação das

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO4: MEMÓRIAPRINCIPAL

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO4: MEMÓRIAPRINCIPAL ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES CAPÍTULO4: MEMÓRIAPRINCIPAL MEMÓRIA Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações que são manipuladas pelo sistema para que possam ser recuperadas

Leia mais

Laboratório de Hardware

Laboratório de Hardware Laboratório de Hardware Prof. Marcel Santos Silva O primeiro disco rígido: - IBM 350 (1956) - Com 50 discos (24 ) - Capacidade 4.36 MB 2 - Os dados são gravados em discos magnéticos, chamados de platters.

Leia mais

http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro Introdução Hierarquia de memória Memória Principal Organização Operações de leitura e escrita Capacidade 2 Componente de um sistema

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Arquitetura e Organização de Computadores Memória Externa II Prof. Sílvio Fernandes Parâmetros

Leia mais

Tópicos da aula. Histórico e Evolução dos Computadores. Noções Básicas de Arquitetura de Computadores

Tópicos da aula. Histórico e Evolução dos Computadores. Noções Básicas de Arquitetura de Computadores Tópicos da aula Introdução Histórico e Evolução dos Computadores Noções Básicas de Arquitetura de Computadores um computador digital Objetivos da aula Identificar os componentes mais comuns de um computador

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COCNEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COMPUTADOR QUANTO AO TIPO COMPUTADOR SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO o Analógico o Digital o Híbrido o Hardware (parte física) o Software

Leia mais

Memória Principal. Tiago Alves de Oliveira

Memória Principal. Tiago Alves de Oliveira Memória Principal Tiago Alves de Oliveira tiago@div.cefetmg.br Memória Principal Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro Introdução Hierarquia de memória Memória Principal Organização Operações de leitura e

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Arquitetura e Organização de Computadores Memória Externa I Prof. Sílvio Fernandes Discos

Leia mais

HARDWARE. Givanaldo Rocha

HARDWARE. Givanaldo Rocha HARDWARE Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Componentes Básicos e Funcionamento Hardware Conjunto de dispositivos elétricos/eletrônicos que englobam a

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

NOÇÕES DE INFORMÁTICA NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO I 1. A placa-mãe (motherboard) de um computador é o hardware responsável por conectar e interligar todos os componentes. Um componente que já vem instalado

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES MEMÓRIA PRINCIPAL CAPÍTULO 4. Cristina Boeres

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES MEMÓRIA PRINCIPAL CAPÍTULO 4. Cristina Boeres FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES MEMÓRIA PRINCIPAL CAPÍTULO 4 Cristina Boeres Memória! É um dos componentes de um sistema de computação! Sua função é armazenar informações que são ou serão manipuladas

Leia mais

ü Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro ü Introdução ü Hierarquia de memória ü Memória Principal ü Memória principal ü Memória cache

ü Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro ü Introdução ü Hierarquia de memória ü Memória Principal ü Memória principal ü Memória cache Departamento de Ciência da Computação - UFF Principal Profa. Débora Christina Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br Principal ü Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro ü Introdução ü Hierarquia de memória

Leia mais

SATA, IDE, RAID o que estas siglas significam?

SATA, IDE, RAID o que estas siglas significam? SATA, IDE, RAID o que estas siglas significam? Estes e outros termos descrevem as várias tecnologias usadas para armazenamento de dados em seu computador. Veja nosso glossário. Termos técnicos podem confundir

Leia mais

Sistemas de entrada/saída

Sistemas de entrada/saída Os dispositivos de E/S são a comunicação do sistema operacional com o mundo externo. Os dispositivos de entrada e saída são controlados pelos sistemas operacionais. O S.O emite comandos para os dispositivos,

Leia mais

Conhecendo o Disco Rígido ou HD (Hard Disk) Maria de Fátima de Freitas Bueno Marcílio

Conhecendo o Disco Rígido ou HD (Hard Disk) Maria de Fátima de Freitas Bueno Marcílio Conhecendo o Disco Rígido ou HD (Hard Disk) Maria de Fátima de Freitas Bueno Marcílio O que é HD? O HD é um dispositivo de armazenamento de dados mais usado nos computadores. Nele, é possível guardar não

Leia mais

Relógios. Prof. Eduardo H. S. Oliveira

Relógios. Prof. Eduardo H. S. Oliveira Relógios O tempo do computador geralmente é medido em ciclos, também denominados pulsos. O termo ciclo se refere a uma oscilação completa de um sinal elétrico fornecido pelo gerador de relógio do sistema.

Leia mais

Prof. Benito Piropo Da-Rin. Arquitetura, Organização e Hardware de Computadores - Prof. B. Piropo

Prof. Benito Piropo Da-Rin. Arquitetura, Organização e Hardware de Computadores - Prof. B. Piropo Prof. Benito Piropo Da-Rin Discos magnéticos: Flexíveis (em desuso) e Rígidos Discos óticos: CD (Compact Disk): CD ROM; CD -/+ R; CD -/+ RW DVD(Digital Versatile Disk): DVD ROM; DVD -/+ R; DVD -/+ RW Discos

Leia mais

Hardware Parte III Memória e Disco Rígido. Prof. Bruno Crestani Calegaro

Hardware Parte III Memória e Disco Rígido. Prof. Bruno Crestani Calegaro Hardware Parte III Memória e Disco Rígido Prof. Bruno Crestani Calegaro Roteiro Memória Tipos Memória Principal RAM e ROM Memória Secundária Disco Rígido (HD) e Flash Memória Todo computador precisa de

Leia mais

Armazenamento de Dados

Armazenamento de Dados Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática IC (2018/02) Introdução Relacionar os objetivos do armazenamento secundário Identificar e descrever as mídias

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores AULA 4 Organização de Sistemas de Computadores s Bits Sumário de Ordem de Bytes Conceitos Básicos Secundária Códigos de Correção de Erros Prof. Edilberto M. Silva Edilberto

Leia mais

ALP Algoritmos e Programação. . Um modelo de Computador

ALP Algoritmos e Programação. . Um modelo de Computador ALP Algoritmos e Programação Iniciação aos computadores. Breve Histórico da Computação. Conceito de Informática. 1 . Computador é uma máquina composta de elementos físicos do tipo eletrônico, que executa

Leia mais

Memórias. Alberto Felipe Friderichs Barros

Memórias. Alberto Felipe Friderichs Barros Memórias Alberto Felipe Friderichs Barros Memória Todo computador é dotado de uma quantidade de memória, que pode variar de máquina para máquina, a qual se constitui de um conjunto de circuitos capazes

Leia mais

MEMÓRIA INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA VINÍCIUS PÁDUA

MEMÓRIA INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA VINÍCIUS PÁDUA MEMÓRIA INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA VINÍCIUS PÁDUA MEMÓRIA O que são as memórias? Armazenamento Instruções de um programa em execução Dados iniciais dos programas Resultados finais a serem transmitidos a

Leia mais

Introdução à Informática. Alexandre Meslin

Introdução à Informática. Alexandre Meslin Introdução à Informática Alexandre Meslin (meslin@nce.ufrj.br) Objetivos Dispositivos de armazenamento Sistemas de arquivos Memória ROM Memória de apenas leitura Utilizada para armazenar programas e dados

Leia mais

Técnicas de Manutenção de Computadores

Técnicas de Manutenção de Computadores Técnicas de Manutenção de es Professor: Luiz Claudio Ferreira de Souza Fonte de Alimentação As fontes de alimentação tem como função a conversão da corrente alternada para a corrente contínua para alimentar

Leia mais

Aula 06 SISTEMAS DE MEMÓRIAS

Aula 06 SISTEMAS DE MEMÓRIAS Aula 06 SISTEMAS DE MEMÓRIAS Sistemas de memórias Uma memória é um dispositivo que permite um computador armazenar dados temporariamente ou permanentemente. Sabemos que todos os computadores possuem memória.

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

ARQUITETURA DE COMPUTADORES ARQUITETURA DE COMPUTADORES Aula 07: Memória Secundária MEMÓRIA SECUNDÁRIA Discos magnéticos: Organização do disco magnético em faces, trilhas e setores; Tipos de discos magnéticos Discos óticos: CD/DVD/BluRay

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores. Prof. Airton Ribeiro

Organização e Arquitetura de Computadores. Prof. Airton Ribeiro Organização e Arquitetura de Computadores Prof. Airton Ribeiro Disco Magnético Ótico Memórias Periféricos (Entrada e Saída) Conceito Geral A estrutura de um computador é composta por partes físicas, lógicas

Leia mais

COMPUTADOR. Adão de Melo Neto

COMPUTADOR. Adão de Melo Neto COMPUTADOR Adão de Melo Neto 1 COMPUTADOR COMPUTADOR Barramento de Endereços: Determina qual a posição de memória que irá ser lida ou escrita (unidirecional). Barramento de Endereços: Transporta o dados

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Campus Ibirama

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Campus Ibirama INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE Campus Ibirama Arquitetura de Hardware Professor Eduardo Stahnke Arquiteturas Grande diversidade das arquiteturas de computadores Componentes básicos do computador Os Principais

Leia mais

Periféricos. Periféricos. Periféricos. Periféricos. Periféricos. Prof. Vágner - Disciplina de ADE (1ºSemestre de 2008) Referência - AULA 04 1

Periféricos. Periféricos. Periféricos. Periféricos. Periféricos. Prof. Vágner - Disciplina de ADE (1ºSemestre de 2008) Referência - AULA 04 1 Periférico de entrada mais comum Permite entrada de textos TECLADO Tipos: Interação,Padrão, Multimídia Conexões com Fio: Din, PS2 (Mini Din) e USB; Conexões sem Fio: Bluetooth e Infravermelho. 1 2 TECLADO

Leia mais

Conceitos e Gerenciamento de Memória

Conceitos e Gerenciamento de Memória Conceitos e Gerenciamento de Memória Introdução Num sistema computacional, temos diferentes tipos de memórias, para diferentes finalidades, que se interligam de forma estruturada e que formam o subsistema

Leia mais

As normas EIDE / ATAPI e SCSI

As normas EIDE / ATAPI e SCSI As normas EIDE / ATAPI e SCSI O padrão ATA (Advanced Technology Attachment) é um interface standard que permite a conexão de periféricos de armazenamento nos computadores de tipo PC; Apesar da denominação

Leia mais

HARDWARE. Objetivo desta aula Detalhar a parte física do computador e seus principais componentes

HARDWARE. Objetivo desta aula Detalhar a parte física do computador e seus principais componentes HARDWARE Objetivo desta aula Detalhar a parte física do computador e seus principais componentes Tópicos abordados Conceito de Hardware Periféricos de entrada Periféricos de saída Periféricos de entrada

Leia mais

Noções de Informática INSS. Novo Curso. Aula 01

Noções de Informática INSS. Novo Curso. Aula 01 127767 Noções de Informática INSS Novo Curso Aula 01 http://facebook.com/profricardobeck contato@profricardobeck.com.br Mensurando Dados Sistema de numeração Binário (0 e 1) Fax/Modem 56 Kbps Placa de

Leia mais

Introdução. Gerenciamento de Armazenamento

Introdução. Gerenciamento de Armazenamento Introdução Gerenciamento de Armazenamento Conteúdo Neste arquivo de apresentação: Introdução - hierarquia e custos; ; Questões de escalonamento e performance; Preparação Lógica; No próximo arquivo de apresentação:

Leia mais

DEFINIÇÃO É TODO AQUELE DISPOSITIVO CAPAZ DE ARMAZENAR INFORMAÇÃO. A

DEFINIÇÃO É TODO AQUELE DISPOSITIVO CAPAZ DE ARMAZENAR INFORMAÇÃO. A U E S C Memória DEFINIÇÃO É TODO AQUELE DISPOSITIVO CAPAZ DE ARMAZENAR INFORMAÇÃO. A Hierarquia de Memória Em um Sistema de computação existem vários tipos de memória que interligam-se de forma bem estrutura

Leia mais

INFORMÁTICA PROFº ROBERTO ANDRADE INFORMÁTICA PROFº ROBERTO ANDRADE 1

INFORMÁTICA PROFº ROBERTO ANDRADE INFORMÁTICA PROFº ROBERTO ANDRADE   1 INFORMÁTICA PROFº ROBERTO ANDRADE WWW.CONCURSOVIRTUAL.COM.BR 1 QUESTÕES DE FIXAÇÃO 2017 HARDWARE: COMPONENTES E FUNCIONAMENTO DO COMPU- TADOR 1 - Esses tipos de periféricos podem possuir diversos modelos.

Leia mais

O DISCO RÍGIDO 1-O INÍCIO

O DISCO RÍGIDO 1-O INÍCIO O DISCO RÍGIDO 1-O INÍCIO O HD ou Disco Rígido é um sistema de armazenamento de alta capacidade que, ao contrário da memória RAM, não perde seus dados quando desligamos o computador, sendo por isso destinado

Leia mais

Introdução à Informática UFRPE - UAST

Introdução à Informática UFRPE - UAST Objetivos Introdução à Informática UFRPE - UAST Um pouco da História Descrever as três características fundamentais dos computadores. Identificar os componentes básicos de um sistema de computador: entrada,

Leia mais

Registradores de Deslocamento e Memórias

Registradores de Deslocamento e Memórias Registradores de eslocamento e Memórias Rodrigo Hausen 1 Registradores de deslocamento Exercício 1 Usando flip-flops do tipo, projete uma máquina de estado com duas entradas, (clock) e d (um bit de dado),

Leia mais

Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas. Alunos: Leandro Pestana, Ricardo Silva e Daniel Jardim. Ano Letivo: 2017/2018

Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas. Alunos: Leandro Pestana, Ricardo Silva e Daniel Jardim. Ano Letivo: 2017/2018 Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas Alunos: Turma: 12º4 Ano Letivo: 2017/2018 Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos Disciplina: SDAC Módulo: M7 Arquitetura de computadores

Leia mais

Informática Básica. Prof. Ulisses Vasconcelos

Informática Básica. Prof. Ulisses Vasconcelos Informática Básica Formado em Ciências da Computação UVA Especialização em Engenharia de Software INTA Experiência com docência 7 anos Experiências na área de computação 7 anos 2 Objetivos de hoje: Componentes

Leia mais

Memória (conceitos) MEMÓRIA VOLÁTIL

Memória (conceitos) MEMÓRIA VOLÁTIL MEMÓRIA 1 MEMÓRIA VOLÁTIL Memória (conceitos) É aquela que perde a informação armazenada quando a energia elétrica desaparece MEMÓRIA DE SEMICONDUTORES Construídas com FLIP-FLOPS (que são construídas com

Leia mais

Arquitetura e Funcionamento do Computador

Arquitetura e Funcionamento do Computador Arquitetura e Funcionamento do Computador Memória É todo componente capaz de ARMAZENAR informações. Memórias Digitais Memórias: são componentes responsáveis por armazenar dados e programas (instruções)

Leia mais

Prof. Alessandro Introdução a Computação Aula 2 Curso Técnico Módulo I. do computador. A placa-mãe é a maior placa encontrada no gabinete.

Prof. Alessandro Introdução a Computação Aula 2 Curso Técnico Módulo I. do computador. A placa-mãe é a maior placa encontrada no gabinete. O processador é responsável pelo fluxo da informação na máquina, dessa forma podemos chamá-lo de CPU (Unidade de Processamento e Controle), o processador é um chip localizado na placa-mãe do computador.

Leia mais

1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de memória RAM?

1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de memória RAM? ALUNO(A): MANUTENÇÃO BÁSICA 1º BIMESTRE DATA: / / PROFESSOR JEAN GALDINO INSTRUÇÕES: RESPONDA INDIVIDUALMENTE E ENTERGUE RESPONDIDA OBJETIVAMENTE. 1. Como você diferencia na prática os diversos tipos de

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 21 de fevereiro de 2017 Noções

Leia mais

Aula 06. Discos e Drives

Aula 06. Discos e Drives Aula 06 Discos e Drives Disquetes São discos magnéticos usados para armazenar dados dos computadores. Podem armazenar textos, imagens, programas, etc. São vendidos normalmente em caixas com 10 unidades.

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

Informática Educativa 2012

Informática Educativa 2012 Informática Educativa 2012 CAP. I pp. 15 à 21 Prof. Gemilson George Periféricos Definição: Dispositivos de entrada e/ou saída de dados em um computador. Tipos de Periféricos Periféricos de Entrada - São

Leia mais

Hardware - Processador

Hardware - Processador Hardware - Processador O processador (ou CPU) é uma das partes principais do hardware do computador e é responsável pelos cálculos, execução de tarefas e processamento de dados. A velocidade com que o

Leia mais

INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA AULA 03. Curso Técnico em Farmácia Professor : Cleber

INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA AULA 03. Curso Técnico em Farmácia Professor : Cleber INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA AULA 03 Curso Técnico em Farmácia Professor : Cleber O QUE É BIT E BYTE? Os computadores "entendem" impulsos elétricos, positivos ou negativos, que são representados por 1 e 0,

Leia mais

MEMÓRIA SECUNDÁRIA E RAID FELIPE G. TORRES

MEMÓRIA SECUNDÁRIA E RAID FELIPE G. TORRES Tecnologia da informação e comunicação MEMÓRIA SECUNDÁRIA E RAID FELIPE G. TORRES MEMÓRIA SECUNDÁRIA OU EXTERNA A memória principal por maior que seja, ainda terá um tamanho pequeno. Com o passar do tempo

Leia mais

Conhecendo um Computador

Conhecendo um Computador Conhecendo um Computador Utilizar computadores tornou-se uma tarefa cotidiana. Enquanto o PC está estável e apresentando bons resultados, ficamos tranquilos. Porém, quando um problema aparece, a preocupação

Leia mais

Montagem e Manutenção de Computadores

Montagem e Manutenção de Computadores Montagem e Manutenção de Computadores Organização dos Computadores Aula de 04/03/2016 Professor Alessandro Carneiro Introdução Um computador consiste de vários dispositivos referidos como hardware: o teclado,

Leia mais

Hardware Central de Cursos Professor Pimentel

Hardware  Central de Cursos Professor Pimentel Hardware Central de Cursos Professor Pimentel Geral Quem perguntou? X X X 1 --- 2, 3, 4, 5 O que é?... é bastante utilizado, principalmente na área de computação, e se aplica à unidade central de processamento,

Leia mais

MEMÓRIAS SEMICONDUTORAS

MEMÓRIAS SEMICONDUTORAS MEMÓRIAS SEMICONDUTORAS Em um sistema computacional subentende-se memória como qualquer dispositivo capaz de armazenar dados, mesmo temporariamente. Atualmente, os métodos de armazenamento de informação

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

Sistemas Operacionais. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto Sistemas Operacionais Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Princípios básicos de hardware Periférico é um dispositivo conectado a um computador de forma a possibilitar sua interação

Leia mais

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware)

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) HARDWARE É a parte física do computador, ou seja, são as peças que compõem um PC; Nesse capítulo iremos aprender a conhecer algumas

Leia mais

Motivação. Sumário. Hierarquia de Memória. Como registramos nossas histórias (num contexto amplo)?

Motivação. Sumário. Hierarquia de Memória. Como registramos nossas histórias (num contexto amplo)? Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Aplicadas e Educação Departamento de Ciências Exatas Motivação ACII: Armazenamento Secundário Prof. Rafael Marrocos Magalhães professor@rafaelmm.com.br

Leia mais

Profa. Leda G. F. Bueno

Profa. Leda G. F. Bueno Profa. Leda G. F. Bueno O computador pode ser descrito como um sistema. Sendo um sistema, este pode ser esquematizado como a entrada de insumos, processamento e saída do produto final No caso do computador

Leia mais

Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos

Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos Introdução à Informática Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos 2 Hardware Parte física do sistema de computação Geralmente não é reconfigurável Software Parte lógica do sistema de

Leia mais

DISCOS DE ESTADO SÓLIDO (SSD)

DISCOS DE ESTADO SÓLIDO (SSD) Universidade Federal de Ouro Preto - ICEA DISCOS DE ESTADO SÓLIDO (SSD) Matheus Fellipe Vinícius Gomes João Monlevade, 25 de Julho de 2016 O Que é Ssd? Evolução de outros componentes, e os HD s? Ssd é

Leia mais

7º ano Ano letivo 2015/2016. Artur Ramísio

7º ano Ano letivo 2015/2016. Artur Ramísio 7º ano Ano letivo 2015/2016 Artur Ramísio Componentes básicos do computador: hardware e software; unidade de sistema; dispositivos de entrada e saída de dados e informação. Realização de ficha de trabalho

Leia mais

AULA 2. Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática. Introdução à Informática Componentes de um Sistema de Informação

AULA 2. Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática. Introdução à Informática Componentes de um Sistema de Informação AULA 2 Prof.: Jadiel Mestre. Componentes de um Sistema de Informação Os componentes de um sistema de informação são divididos em três partes 2 1 Componentes físicos do computador Dispositivos de Entrada/Saída

Leia mais

Memórias. SEL-415 Introdução à Organização dos Computadores. Parte 1. Aula 4. Profa. Luiza Maria Romeiro Codá

Memórias. SEL-415 Introdução à Organização dos Computadores. Parte 1. Aula 4. Profa. Luiza Maria Romeiro Codá Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação EESC-USP SEL-415 Introdução à Organização dos Computadores Aula 4 Memórias Parte 1 Profa. Luiza Maria Romeiro Codá Autores: Prof. Dr. Marcelo Andrade

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Organização de Computadores ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Curso: Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação Ano: 2011 Dentro do disco rígido Os dados são gravados em discos magnéticos, chamados de

Leia mais

Entrada/Saída e Armazenamento

Entrada/Saída e Armazenamento Entrada/Saída e Armazenamento [Introdução à Organização de Computadores] Adriano J. Holanda 23/5/2017 Interconexão de E/S. Processador Cache Interconexão de memória e entrada e saída Memória principal

Leia mais

Memória. Memória Secundária

Memória. Memória Secundária Memória Memória Secundária Revisão - Memória Cache Memória rápida, porem cara e de menor capacidade Contudo, associada à memória principal, (barata e de grande capacidade), resulta num sistema: razoavelmente

Leia mais

COMPUTADORES PC 20/9/2010 CRONOGRAMA INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS O COMPUTADOR, INDEPENDENTE DO TIPO: MAINFRAME NOTEBOOK PALMTOP

COMPUTADORES PC 20/9/2010 CRONOGRAMA INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS O COMPUTADOR, INDEPENDENTE DO TIPO: MAINFRAME NOTEBOOK PALMTOP INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS Prof.: MARCIO HOLLWEG Email: mhollweg@terra.com.br MSN: marciohollweg@hotmail.com Twitter: @mhollweg SMS: (041) 8854-3722 Site: www.marciohollweg.com.br CRONOGRAMA

Leia mais

MEMÓRIAS PAPEL FOTOGRAFIA FITA PERFURADA DISPOSITIVOS MAGNÉTICOS DISPOSITIVOS ÓPTICOS DISPOSTIVOS DE ESTADO SÓLIDO

MEMÓRIAS PAPEL FOTOGRAFIA FITA PERFURADA DISPOSITIVOS MAGNÉTICOS DISPOSITIVOS ÓPTICOS DISPOSTIVOS DE ESTADO SÓLIDO MEMÓRIAS MEIOS: PAPEL FOTOGRAFIA FITA PERFURADA DISPOSITIVOS MAGNÉTICOS DISPOSITIVOS ÓPTICOS DISPOSTIVOS DE ESTADO SÓLIDO TÉCNICAS: IMPRESSÃO CARGAS ELÉTRICAS MODIFICAÇÃO DE ÍNDICES ÓPTICOS DE SUPERFÍCIES

Leia mais

Informática para o MPU. Prof. Jefferson Moreira 1

Informática para o MPU. Prof. Jefferson Moreira 1 Informática para o MPU Prof. Jefferson Moreira 1 Sites e contato Email e msn: jefferson.jbsm@hotmail.com www.projetofuturoservidor.wordpress.com Twitter: @jeff_bala Orkut: Jefferson Moreira Prof. Jefferson

Leia mais

Organização e Arquitetura de computadores. Memórias

Organização e Arquitetura de computadores. Memórias Organização e Arquitetura de computadores Memórias Introdução Funcionamento básico de um sistema microprocessado (Figura 1.10, Gabriel Torres) Programas são armazenados aqui Controlador de memoria Dispositivos

Leia mais

PCS 3115 Sistemas Digitais I

PCS 3115 Sistemas Digitais I PCS 35 Sistemas Digitais I Módulo 7 Introdução às Memórias Edison versão:. (maio de 28). Conceituação Dispositivos que armazenam dados em grandes quantidades. Flip-Flop s e registradores também têm esta

Leia mais

MEMÓRIA DE COMPUTADOR

MEMÓRIA DE COMPUTADOR MEMÓRIA DE COMPUTADOR O que é memória de computador? Na informática, memória representa todos os dispositivos que podem armazenar informações, temporária ou permanentemente. Ou seja, são os componentes

Leia mais

Roteiro. Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos

Roteiro. Sistemas de Computação Hardware. Sistema Central Periféricos Roteiro Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos 1 Sistemas de Computação Hardware Parte física do sistema de computação Geralmente não é reconfigurável Software Parte lógica do sistema

Leia mais

Professor: Lau Cheuk Lung

Professor: Lau Cheuk Lung Introdução à Informática Professor: Lau Cheuk Lung Conceitos Básicos Sistemas computacionais 2 partes básicas: hardware e software HARDWARE SOFTWARE É a parte mecânica e física da máquina, com seus componentes

Leia mais

Capítulo 4. Discos. Disco rígido

Capítulo 4. Discos. Disco rígido Capítulo 4 Discos Disco rígido Um PC bem equipado deve ter um processador rápido, uma boa quantidade de RAM, e um disco rígido de alta capacidade. Também é necessário que o disco rígido tenha um bom desempenho.

Leia mais

Tecnologias. de Informação e Comunicação. 7ºAno. 1.º Período. Aula 7 e Magda Lopes

Tecnologias. de Informação e Comunicação. 7ºAno. 1.º Período. Aula 7 e Magda Lopes Tecnologias de Informação e Comunicação 7ºAno 1.º Período Aula 7 e 8 16 Componentes de um sistema informático Dispositivos de armazenamento mais utilizados: Por meios magnéticos Exemplos:, disquete. Por

Leia mais