A Gestão Estratégica da Informação e a Utilização de Sistemas Gerenciais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Gestão Estratégica da Informação e a Utilização de Sistemas Gerenciais"

Transcrição

1 A Gestão Estratégica da Informação e a Utilização de Sistemas Gerenciais Cristiane Silva do Nascimento Pereira Mestre em Administração Professora orientadora do Pibict Gestão Estratégica da Informação Panorama atual (UCB) pcristianepereira@outlook.com Alberto Quintanilha Alves da Silva Correia Bacharel em Direito Aluno do Pibict Gestão Estratégica da Informação Panorama atual (UCB) albertotus@hotmail.com Sabrina Alves Machado Formanda em Processos Gerenciais Aluna do Pibict Gestão Estratégica da Informação Panorama atual (UCB) sabrina_100prebina@hotmail.com RESUMO O trabalho se trata de um relatório de iniciação científica, pesquisa que objetivou demonstrar os benefícios da gestão estratégica da informação, justificando os meios utilizados para que ela aconteça. Para isso se utilizou pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, abrangendo livros, artigos científicos e sites. Foi abordada a importância do gerenciamento de informações, com enfoque no mundo corporativo demonstrando a relevância da utilização dos sistemas de informação e as possíveis consequências de sua aplicabilidade para as empresas. 1. INTRODUÇÃO A informação possui importância fundamental nas organizações. A gestão moderna exige que a tomada de decisão seja feita com o máximo aparato de conhecimentos. Isso leva a considerar que, a quantidade de informações recebidas pelas empresas e os dados de nelas contidos são, para as empresas, um importante recurso que necessita ser gerido. Para Lira et al. (2008), novas formas de obtenção de informações e de criação de estratégias competitivas surgem em consequência da nova economia. Dessa forma as empresas atuam buscando adaptação e reestruturação na para resolver questões relacionadas à gestão. Tal postura é estratégia adotada para manter a condição competitiva. Este trabalho tem como objetivo demonstrar os benefícios da gestão estratégica da informação e a sua aplicação, que se dá por meio de ferramentas adequadas para que essa gestão ocorra.

2 2. METODOLOGIA Foi aplicada a pesquisa pura, na qual se observa a aquisição do conhecimento de forma teórica (CORDEIRO, 2012) e exploratória, proporcionando conhecimento sobre assunto já conhecido, visto sob nova perspectiva (CASARIN; CASARIN 2012). Compreendeu leitura textual em livros, artigos científicos e sites, abrangendo a realização de reflexões críticas sobre os elementos que compreendem o conjunto multidisciplinar abordado. 3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Siqueira (2005), explica que a informação compõe os principais recursos econômicos das empresas, havendo uma necessidade de valorização, manutenção e desenvolvimento da mesma, a ser realizada com uma devida organização. O autor complementa que administradores e gerentes de tecnologia da informação já perceberam que a experiência, a perícia e o nível de especialização no negócio dos seus profissionais eram os principais ativos que um determinado setor poderia ter. O adequado gerenciamento das informações é um fator que tem sido cada vez mais relevante no mundo dos negócios. Entretanto, é bastante interessante o fato de as regras, por exemplo que governam a economia, serem bastante divergentes em relação à temática informacional. As regras da economia abrangem uma esfera diversa das que comandam o mundo da informação, pois estas não se encontram limitadas pelas barreiras de tempo e espaço, existentes no mundo físico (PITASSI e LEITÃO, 2012, p. 77 e 78). O big data trata-se de um conjunto de softwares que fazem análises complexas a partir de grandes bases eletrônicas de dados (GIARDELLI, 2015). O autor também complementa que essa tecnologia tem modificado, inclusive, a forma de trabalho de profissionais de áreas que não são de tecnologia, o que demonstra uma nova tendência no gerenciamento de informações. No ano de 1990 surgiu o conceito de Business Intelligence - B.I.. Segundo Barbosa (2002), a inteligência empresarial compreende o estudo da natureza da concorrência sob uma perspectiva mais ampla, procurando incorporar, na análise das informações, interfaces de cunho econômico, social e político que possam ser de importância para o sucesso do negócio. O CRM é um termo que nunca foi definido de um modo unificado e formal. É possível dizer que o CRM é a infraestrutura para implementar-se a filosofia one to one de relacionamento com os clientes (PEPPERS e ROGERS, 2004, p. 59). Caiçara Júnior (2015, p. 125 e 127) explica que, os sistemas ERP dividem-se em módulos e que a modulagem é uma das suas principais características. Entre os seus módulos básicos podemos exemplificar as categorias controladoria, finanças planejamento de produção e gerenciamento de materiais. Todas as informações recebidas por uma empresa podem ser gerenciadas estrategicamente, de maneira que atenda às necessidades desejadas pelos gestores (BEUREN e MARTINS, 2001). Souza (2005) consideram bastante importantes as

3 ferramentas computacionais, ou de tecnologia da informática, no que tange ao gerenciamento empresarial, mas ressaltam que, cada ferramenta ou tecnologia tem a sua característica de especificidade para a execução de soluções e limites no que tange à visão holística do cenário real em prol da tomada de decisão, não podendo, por enquanto, substituírem os gerentes. 4. DISCUSSÕES É uma característica da gestão moderna que a tomada de decisão seja feita com o máximo aparato de conhecimentos. Isso leva a considerar que, a quantidade de informações recebidas pelas empresas e os dados de nelas contidos são um importante recurso na rotina dos gestores. Lira et al. (2008) fazem abordagem, e aqui se estende o assunto sobre as novas formas de obtenção de informações e sobre a criação de estratégias competitivas adotadas pelas as empresas, envolvendo todas as áreas corporativas, em especial a gestão. Tal postura de fato é favorável, para que se progrida e avance na condição competitiva dos negócios. Para Giardelli (2015) os sistemas de gerenciamento têm modificado a forma de trabalho e de gestão das informações. Há de se considerar, de fato que um adequado gerenciamento informacional é essencial para uma boa gestão empresarial. Barbosa (2002) aborda a questão da incorporação, na análise das informações, de questões de cunho econômico, social e político, sendo essas imprescindíveis para o sucesso do negócio. Isso representa uma ilustração do favorável alcance em avanços de desenvolvimento organizacional com a utilização estratégica das informações gerenciadas. 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS O presente estudo demonstrou que os sistemas de informação assumem, nas organizações, papel estratégico, auxiliando na celeridade da tomada de decisões e favorecendo para que sejam tomadas medidas acertadas, revitalizando os processos de negócios. Eles tornaram-se recursos indispensáveis no registro e no tratamento dos dados das organizações, de maneira a proporcionar maiores opções nas escolhas das estratégias organizacionais, sendo, portanto, essenciais para o gerenciamento empresarial. A abordagem da gestão estratégica da informação demonstrou a utilidade dos sistemas de informação como ferramentas de gestão da informação, às quais favorecem à realização de estratégias que tendem a proporcionar vantagem competitiva. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BARBOSA, Ricardo. Rodrigues. Inteligência empresarial: uma avaliação de fontes de informação sobre o ambiente organizacional externo. DataGramaZero, v. 3, n. 6, p. A03-0, Disponível em: < Acesso em: 28 de outubro de 2017.

4 CAIÇARA JÚNIOR, Cícero. Sistemas Integrados de Gestão ERP: uma abordagem gerencial. 2. ed. Curitiba: Intersaberes, CASARIN, Helen de Castro Silva; CASARIN, Samuel José. Pesquisa científica: da teoria à prática. Curitiba: Intersaberes, CORDEIRO, Gisele do Rocio; MOLINA, Nilcemara Leal; DIAS, Vanda Fattori [Orgs.]. Orientações e dicas para trabalhos acadêmicos. Curitiba: Intersaberes, CORRÊA, Henrique L.; GIANESI, Irineu G. N.. Just in time, MRP II e OPT: um enfoque estratégico. São Paulo: Atlas, ESTEVES, Vinicius Rodrigues. Utilização do MRP como Ferramenta para o Planejamento e Controle de Produção em uma indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis p Estudo de Caso. X, ,7 cm (EPD/UFJF, Graduação, Engenharia de Produção, 2007) Monografia Universidade Federal de Juiz de Fora, Departamento de Engenharia de Produção. FRADE, Ana Cristina Morado Nascimento; NASCIMENTO, Denise Morado; TOMAÉL, Maria Inês; ALVARENGA NETO. Rivadávia Correa Drummond de. Gestão Estratégica da Informação: a distribuição da informação e do conhecimento. Informação. & Sociedade. João Pessoa, v. 13, n. 2, p , jul./dez Disponível em: < Acesso em: 31 de janeiro de GIARDELLI, Gil. Como o Big Data Está Mudando o Mercado. Revista Exame. 15 de maio, Disponível em: < Acesso em: 28 de outubro de LIRA, Walesca Silveira; CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde; ARAÚJO, Geraldo Maciel de; BARROS, Marcelo Alves de. A Busca e o Uso da Informação nas Organizações. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 13, n.1 p , jan./abr Disponível em: < Acesso em: 31 de janeiro de MASCARENHAS, Sidnei A. [Org.]. Metodologia científica. São Paulo: Pearson, (Série Bibliográfica Universitária Pearson) PEREIRA, Cristiane Silva do Nascimento; CORREIA, Alberto Quintanilha Alves da Silva; LOURENÇO, Fernanda Estevão; OLIVEIRA, Maria Laura da Silva. Comunicação interna e gestão de procedimentos operacionais: interfaces com a educação corporativa. SUCEG - Seminário de Universidade Corporativa e Escolas de Governo, [S.l.], v. 1, n. 1, p , dec Disponível em: < Acesso em: 31 de janeiro de PITASSI, Cláudio; LEITÃO, Sérgio Proença Leitão. Tecnologia de Informação e Mudança: uma abordagem crítica. RAE - Revista de Administração de Empresas. Abr/Jun. 2002, n. 2, p Disponível em: < Acesso em: 27 de outubro de 2017.

5 PRIMAK, Fábio Vinícius. Decisões com B.I. (Business Intelligence). Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, SIQUEIRA, Marcelo Costa. Gestão Estratégica da Informação: como transformar o conteúdo informacional em conhecimento valioso. Rio de Janeiro: Brasport, SOUZA, Helcimara Affonso de. Administração de Sistemas de Informação. Rio de Janeiro: Seses, p.

1ª EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA INTERDISCIPLINAR - Direito, Gestão, Tecnologia, Educação, Saúde e Cibercultura

1ª EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA INTERDISCIPLINAR - Direito, Gestão, Tecnologia, Educação, Saúde e Cibercultura 1ª EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA INTERDISCIPLINAR - Direito, Gestão, Tecnologia, Educação, Saúde e Cibercultura EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS TORNA-SE pública pelo presente Edital a chamada para submissão de trabalhos

Leia mais

Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais

Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais Sistemas Informatizados de Gestão de Empresas (ERP) LES 0202 - Economia e Administração de Sistemas de Produção Agroindustriais Referência principal O BRIEN, J. A.; MARAKAS, G. M. Administração de sistemas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 00 - APRESENTAÇÃO DO PLANO DE ENSINO VERSÃO: 0.1 - SETEMBRO DE 2016 Professor: Luís Rodrigo E-mail: luisrodrigoog@gmail.com Apresentação q q q Professor Luís

Leia mais

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Introdução A Inteligência Empresarial está ligada a gestão organizacional e à redução da incerteza através da busca do conhecimento para auxiliar na

Leia mais

Sistemas Integrados de Gestão

Sistemas Integrados de Gestão Sistemas Integrados de Gestão SISTEMAS INTEGRADOS Uma organização de grande porte tem muitos tipos diferentes de Sistemas de Informação que apóiam diferentes funções, níveis organizacionais e processos

Leia mais

Aula 1. Organização da Aula. Gestão Secretarial: Informação e Arquivística. Tema 1: A Informação e a Gestão Secretarial

Aula 1. Organização da Aula. Gestão Secretarial: Informação e Arquivística. Tema 1: A Informação e a Gestão Secretarial Aula 1 Organização da Aula Gestão Secretarial: Informação e Arquivística 2 A e a gestão secretarial Gestão empresarial contemporânea Prof. Me. Rodrigo Müller 3 Informação para a gestão Níveis de Recursos

Leia mais

Organização. Necessidades de informação para toda a organização

Organização. Necessidades de informação para toda a organização Organização Processos gerenciais e sistemas Necessidades de informação para toda a organização Planejamento e seu vínculo com TI Bibliografia Básica BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de. O uso consciente

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Prof Wellington

Administração de Sistemas de Informação. Prof Wellington Administração de Sistemas de Informação Prof Wellington 1 Metodologia Participação em Sala de aula 0,5 SEMINÁRIO SIG-RH 1,5 DESAFIOS e AVALIAÇÃO CONTINUADA www.maestrocarreira.com.br 2 PROVA OFICIAL 6

Leia mais

NRTKTU VKQSTKO. System.out.println("Evoluindo sempre."); // Display the string. public static void main(string[] args) { e lo ^p NRTKTU VKQSTKO

NRTKTU VKQSTKO. System.out.println(Evoluindo sempre.); // Display the string. public static void main(string[] args) { e lo ^p NRTKTU VKQSTKO Nos últimos anos, o mundo tem passado por profundas e aceleradas transformações sociais, econômicas e culturais influenciadas, principalmente, pelas conseqüências da globalização econômica, das redefinições

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina SSC0531- Gestão de Sistemas de Informação Apresentação da Disciplina Simone S. Souza ICMC/USP 2017 Horário Disciplina Segundas: 21 22:40hs Quartas: 19 20:40hs Sala: 5-004 Responsáveis pela disciplina Profa.

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS 2018-1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ESTUDOS SOCIOANTROPOLÓGICOS Panorama da história das Ciências Sociais, enfatizando seus princípios teóricos e metodológicos propostos. Análise

Leia mais

Pós-Graduação. Gestão Estratégica de Processos de Negócios

Pós-Graduação. Gestão Estratégica de Processos de Negócios Pós-Graduação Gestão Estratégica de Processos de Negócios - 2017 Disciplinas: 1) Introdução a BPM, Contexto Organizacional e Profissional 2) Estratégia e Modelagem do Negócio Aplicada com Foco em BPM 3)

Leia mais

CURSO: ADMINISTRÇÃO EMENTAS PERÍODO

CURSO: ADMINISTRÇÃO EMENTAS PERÍODO CURSO: ADMINISTRÇÃO EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: MATEMÁTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO Equações do primeiro e segundo graus com problemas. Problemas aplicando sistemas; sistemas com três incógnitas;

Leia mais

COORDENAÇÃO: Prof. DSc Luiz Carlos S. Angrisano. 2 Período - Curso de Graduação em Engenharia de Produção

COORDENAÇÃO: Prof. DSc Luiz Carlos S. Angrisano. 2 Período - Curso de Graduação em Engenharia de Produção 2 Período - Curso de Graduação em Engenharia de Produção Cálculo Diferencial e Integral I Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania Ciência do Ambiente Estatística e Probabilidade Desenho Técnico Física

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Apresentação do Plano de Ensino. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Quem sou eu? Site: http://www.luizleao.com Introdução Para aprender a Gerir, Conceber, Desenvolver, Testar, avaliar a qualidade, avaliar a segurança,

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EPR394 Tecnologia da Informação

Programa Analítico de Disciplina EPR394 Tecnologia da Informação 0 Programa Analítico de Disciplina EPR39 Tecnologia da Informação Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: Teóricas Práticas Total

Leia mais

- atividades complementares: 300. - total: 3.630

- atividades complementares: 300. - total: 3.630 agosto/2007 INFORMAÇÕES GERAIS Habilitação: Bacharel em Sistemas de Informação Duração do Curso: semestral - mínimo de 08, máximo de 16 - horas-aula: 3.330 - atividades complementares: 300 - total: 3.630

Leia mais

HORÁRIO - NOITE /2 CIÊNCIAS CONTÁBEIS

HORÁRIO - NOITE /2 CIÊNCIAS CONTÁBEIS Turma 1 CONT 18:40 ÀS 22:40 HORÁRIO - NOITE - 2017/2 CIÊNCIAS CONTÁBEIS CÁLCULO I MICROECONOMIA INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO LABORATÓRIO DE NEGÓCIOS LUCIANA TAVARES PIRES HÉLIO

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - NOTURNO HORÁRIO SEGUNDO SEMESTRE DE 2018

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - NOTURNO HORÁRIO SEGUNDO SEMESTRE DE 2018 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NOTURNO HORÁRIO SEGUNDO SEMESTRE DE 2018 1º PERÍODO Salas: 5RB 217; 3Q 115; 3Q111 1F 235 19:00/19:50 19:50/20:40 20:50/21:40 História do Pensam. Contábil 21:40/22:30 História

Leia mais

Os Sistemas de Informação e sua carreira. Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi

Os Sistemas de Informação e sua carreira. Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi Os Sistemas de Informação e sua carreira Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa PAE Lívia Castro Degrossi Impacto de SI em carreiras de negócios - Contabilidade - Finanças - Marketing - Gestão de operações

Leia mais

HORÁRIO DE AULAS - SEMESTRE LETIVO:

HORÁRIO DE AULAS - SEMESTRE LETIVO: PERÍODO: 1º CCMP5002 90h Marcelo Iury de Sousa Oliveira *1 CCMP5002 (turma extra) *2 90h Héldon José Oliveira Albuquerque *1 CCMP5008 Laboratório de Informática 30h Arthur Diego de Godoy Barbosa *1 ADMT5001

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS 2018-1 3º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERAL Estudo dos conceitos básicos da contabilidade e noções de lançamentos contábeis com ênfase nos principais livros contábeis.

Leia mais

MBA Executivo em Gestão Empresarial

MBA Executivo em Gestão Empresarial MBA Executivo em Gestão Empresarial Coordenador: Dr. Giancarlo Leite Certificado: Especialista MBA Executivo em Gestão Empresarial Duração: 1 ano e 3 meses Carga Horária: 450 h (360 de aulas + 90 complementares)

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Serviço Público Federal Universidade Federal de Santa Catarina Centro Sócio-Econômico Departamento de Ciências da Administração Coordenadoria do Curso de Graduação em Administração Fone/Fax: 3721-9374

Leia mais

ALEXANDRE FRANCISCO DE AZEVEDO E 3 JUR1010 DIREITO ADMINISTRATIVO

ALEXANDRE FRANCISCO DE AZEVEDO E  3 JUR1010 DIREITO ADMINISTRATIVO curso CIÊNCIAS CONTÁBEIS titulação ALEX FERNANDES SIQUEIRA E http://.cnpq.br/0865571981794602 3 CSA1017 ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CSA1201 CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I CSA1202 CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Cristelo Escola Básica de Cristelo Relação de Alunos

Agrupamento de Escolas de Cristelo Escola Básica de Cristelo Relação de Alunos : A 4200 1 Adriano Emanuel Barbosa Bessa 15 S 450 2 Ana Catarina Martins da Silva 15 S 4861 3 Carlos Daniel Sousa Ribeiro 15 S 4154 4 Daniel André Vieira Pinto 15 S 4727 5 Emanuel Moreira Baptista 15 S

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40 CH Prática: 20 CH Total: 60 Créditos: 03 Pré-requisito(s):

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40 CH Prática: 20 CH Total: 60 Créditos: 03 Pré-requisito(s): PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina: Sistemas de Informação Código: SIF11 Professor: Denise Xavier Fortes e-mail: denise.fortes@fasete.edu.br

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO 2ª feira 05/06/2017-6ª. feira 09/06/2017 19h00 21h40 SALA DE EVENTOS SEGUNDA FEIRA

Leia mais

1. DO CURSO 2. DOS OBJETIVOS E DA MISSÃO DO CURSO

1. DO CURSO 2. DOS OBJETIVOS E DA MISSÃO DO CURSO Edital nº 24/2016 de 30 de setembro de 2016 Processo Seletivo para Preenchimento de Vagas no Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Tecnologia da Informação Pelo presente Edital, o Instituto Federal

Leia mais

AULAS ERP: INTRODUÇÃO & VISÃO GERAL

AULAS ERP: INTRODUÇÃO & VISÃO GERAL AULAS ERP: INTRODUÇÃO & VISÃO GERAL SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO Prof. Esp. Tiago A. Silva RIBEIRÃO PRETO 2017 INTRODUÇÃO NESTA AULA VEREMOS: Histórico do ERP Principais Módulos Vantagens e Desvantagens

Leia mais

Professora: Mestre Greyce Lara Pereira Disciplina: Orçamento Empresarial 7º Período Turma: Única Data: 13/02/2017 NOTAS DE AULA

Professora: Mestre Greyce Lara Pereira Disciplina: Orçamento Empresarial 7º Período Turma: Única Data: 13/02/2017 NOTAS DE AULA Professora: Mestre Greyce Lara Pereira Disciplina: Orçamento Empresarial 7º Período Turma: Única Data: 13/02/2017 NOTAS DE AULA Temática: Organização do Sistema de Orçamento Referências: PADOVEZE, Clóvis

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÕES. Prof. M.Sc. João Artur Izzo

SISTEMA DE INFORMAÇÕES. Prof. M.Sc. João Artur Izzo SISTEMA DE INFORMAÇÕES SISTEMAS DE INFORMAÇÕES Sistema de informação é um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros agregados segundo uma sequência lógica para o processamento

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS DE MONITORIA FEAAC TÍTULO DO PROJETO NOME DO ORIENTADOR DEPARTAMENTO RENOVAÇÃO PROJETO NOVO

DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS DE MONITORIA FEAAC TÍTULO DO PROJETO NOME DO ORIENTADOR DEPARTAMENTO RENOVAÇÃO PROJETO NOVO TÍTULO DO PROJETO NOME DO ORIENTADOR DEPARTAMENTO RENOVAÇÃO PROJETO NOVO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E TÉCNICAS DE SECRETARIADO II DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS DE MONITORIA 2012 - FEAAC CONCEIÇÃO DE MARIA PINHEIRO

Leia mais

DATA ADMISS ÃO ESCA LA HORARIO

DATA ADMISS ÃO ESCA LA HORARIO Mês: Junho / 20 Quantidade de Colaboradores: 51 1. ATIVOS EQUIPAMENTO NOME CARGO DATA ADMISS ÃO HORARIO ESCA LA SALÁRIO 20 SALÁRIO 20 BANCO TIPO DE CONTA PIS Vale Aliment ação ADEMIR DA SILVA PORTEIRO

Leia mais

GESTÃO DE PROCESSOS E OPERAÇÕES

GESTÃO DE PROCESSOS E OPERAÇÕES GESTÃO DE PROCESSOS E OPERAÇÕES Guia da Disciplina Informações sobre a Disciplina A Administração de Operações ou Administração da Produção é a função administrativa responsável pelo estudo e pelo desenvolvimento

Leia mais

Informática e as Organizações

Informática e as Organizações Informática e as Organizações Prof. Gerson Volney Lagemann Tecnologia da Informação - TI A TI e seus emergentes recursos evoluíram muito nesses últimos 45 anos, Inovou na formação das pessoas e na gestão

Leia mais

Plano de Ensino. Tasso Aires de Alencar Filho. Ementa:Abordagem sistêmica em logística. Conceitos integrados da cadeia de

Plano de Ensino. Tasso Aires de Alencar Filho. Ementa:Abordagem sistêmica em logística. Conceitos integrados da cadeia de UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP. 29075-910 - ES Brasil -

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Prof. Gildo de Almeida Leonel Profª Lillian Cherrine

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Prof. Gildo de Almeida Leonel Profª Lillian Cherrine TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Gildo de Almeida Leonel Profª Lillian Cherrine EMENTA 2 3 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3 hs/aula semanais. CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60hs/aula Esta disciplina trata da questão do

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1- EMENTA Os novos desafios do mercado decorrentes da globalização e das mudanças tecnológicas; o desenvolvimento do conceito de e seus objetivos; ambiente de ; mercado-alvo; sistema de informações de

Leia mais

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS / 2018 ATOS REGULATÓRIOS Curso Reconhecido

Leia mais

COLOCAÇÕES DOS NOSSOS ALUNOS NA 1ª FASE

COLOCAÇÕES DOS NOSSOS ALUNOS NA 1ª FASE ADRIANA MARIA LOURO GONÇALVES ADRIANA RAQUEL ARAÚJO SOEIRO ANA CAROLINA RAMOS VAZ ANA CATARINA DIOGO MEDEIROS ANA FILIPA CARMO DA SILVA ANA LEONOR FAUSTINO ZÔRRO BATISTA GONÇALVES ANA MARGARIDA DIAS TORRES

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Data Aprovação: 15/03/1999 Data Desativação: Nº Créditos : 6 Carga Horária Total: Carga Horária Teórica: Carga Horária Prática: Carga Horária Teórica/Prátical: Carga Horária Seminário: Carga Horária Laboratório:

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS º PERÍODO CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS - 2017.2 1º PERÍODO DISCIPLINA: MATEMATICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO Equações do primeiro e segundo graus com problemas. Problemas aplicando sistemas; sistemas com três incógnitas;

Leia mais

MÓDULO DE ANÁLISE DE COMPETÊNCIAS EMPRESA SENIOR

MÓDULO DE ANÁLISE DE COMPETÊNCIAS EMPRESA SENIOR MÓDULO DE ANÁLISE DE COMPETÊNCIAS PARA GERENCIAMENTO DE PESSOAS NA EMPRESA SENIOR THIAGO DE MATOS SOARES ORIENTADOR: MARCEL HUGO SEQUÊNCIA DA APRESENTAÇÃO Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Desenvolvimento

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS - SALAS CÓDIGO DISCIPLINA DIAS HORÁRIO SALA PROFESSOR FCC001 CONTABILIDADE GERAL I S/Q 08:50/10:40 FCC1.

CIÊNCIAS CONTÁBEIS - SALAS CÓDIGO DISCIPLINA DIAS HORÁRIO SALA PROFESSOR FCC001 CONTABILIDADE GERAL I S/Q 08:50/10:40 FCC1. CIÊNCIAS CONTÁBEIS - SALAS 2016.1 CÓDIGO DISCIPLINA DIAS HORÁRIO SALA PROFESSOR FCC001 CONTABILIDADE GERAL I S/Q 08:50/10:40 FCC1.1 ANTONIO CARLOS RIBEIRO DA SILVA FCC001 CONTABILIDADE GERAL I T/Q 18:30/20:20

Leia mais

PLANO DE ENSINO. TURNO: Noturno ETAPA: 5ª ANO: 2019 SEMESTRE: 1º TURMA: A PROFESSOR(A): Enir da Silva Fonseca

PLANO DE ENSINO. TURNO: Noturno ETAPA: 5ª ANO: 2019 SEMESTRE: 1º TURMA: A PROFESSOR(A): Enir da Silva Fonseca CURSO: Administração DISCIPLINA: Gestão da Informação CÓDIGO: NX811A CARGA HORÁRIA: 67 H TURNO: Noturno ETAPA: 5ª ANO: 2019 SEMESTRE: 1º TURMA: A PROFESSOR(A): Enir da Silva Fonseca PERFIL DO EGRESSO E

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da Evolução do Pensamento Administrativo I Semestre 1º Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua

Leia mais

aelousada.net página 1 de 1 RESULTADOS Escola: Escola Básica de Lousada Centro, Lousada Código: AMC Classificação Código PET do Aluno

aelousada.net página 1 de 1 RESULTADOS Escola: Escola Básica de Lousada Centro, Lousada Código: AMC Classificação Código PET do Aluno Escola: Escola Básica de Lousada Centro, Lousada Código: AMC do Aluno ANA ISABEL DA SILVA MAGALHÃES 24 Inferior a A2 ANABELA QUEIRÓS MENDES 26 Inferior a A2 ANDRÉ EMANUEL SANTOS BARBOSA 41 Inferior a A2

Leia mais

OS DESAFIOS DA APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA GESTÃO ORGANIZACIONAL. 6 de junho de 2018 Ponta Grossa - Paraná

OS DESAFIOS DA APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA GESTÃO ORGANIZACIONAL. 6 de junho de 2018 Ponta Grossa - Paraná OS DESAFIOS DA APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA GESTÃO ORGANIZACIONAL 6 de junho de 2018 Ponta Grossa - Paraná OS DESAFIOS DA APLICAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA NA GESTÃO ORGANIZACIONAL OS DESAFIOS

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

EVOLUÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS: É UMA SITUAÇÃO REAL?

EVOLUÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS: É UMA SITUAÇÃO REAL? t EVOLUÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS: É UMA SITUAÇÃO REAL? Sandra Stöckli de Vasconcelos Instituição: INPG Campinas sandrastockli@hotmail.com RESUMO: O presente artigo tem por objetivo analisar se as mudanças

Leia mais

HORÁRIO 1º SEMESTRE DE 2019

HORÁRIO 1º SEMESTRE DE 2019 ADMINISTRAÇÃO 1º PERÍODO # TURNO Noite # SALA # Nº DE ALUNOS Metodologia do Português Instrumental Economia Matemática Trabalho Científico Administração I Jane Diniz Juliano Franco Amaral Imaculada Fernandes

Leia mais

Corpo Docente ADMINISTRAÇÃO

Corpo Docente ADMINISTRAÇÃO Corpo Docente ADMINISTRAÇÃO PROFESSORES DISCIPLINA TITULAÇÃO FORMAÇÃO REGIME DE TRABALHO TEMPO DE VÍNCULO COM A IES ALBERTO HENRIQUE AMORIM FUNDAMENTOS DE ECONOMIA; ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E DE MATERIAIS;

Leia mais

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS OBJETIVOS DO CURSO O objetivo geral do Curso de Pós-graduação Lato Sensu MBA Executivo Internacional em Gestão de Negócios é de capacitar os profissionais

Leia mais

CLASSIFICADOS PARA ENTREVISTA / EXAME PRÁTICO ORAL MATEMÁTICA

CLASSIFICADOS PARA ENTREVISTA / EXAME PRÁTICO ORAL MATEMÁTICA LOCAL DE REALIZAÇÃO: SALA 01, PRÉDIO II, CAMPUS I - DIAMANTINA MATEMÁTICA Carliane Batista Dias Carolina da Cruz Mendes Buosi Cláudia Vanice Freire Loyola Cleunice Vieira Tavares Mota Cristiane Santos

Leia mais

Informação nos Últimos 45 Anos

Informação nos Últimos 45 Anos Evolução da Tecnologia T da Informação nos Últimos 45 Anos Evolução nos sistemas de gerenciamento da informação e no perfil il do prof ofissional da área consolidou a TI como importante ferramenta de gestão

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI ASSISTENTE DE LABORATÓRIO - INFORMÁTICA - PIRIPIRI 6027935 JOSÉ BARONNY CARDOSO CASTRO 8 3 5 8 32 ELIMINADO 6001428 LUCAS DE SOUSA CARVALHO 4 4 4 9 30 ELIMINADO 6018702 ANTONIO ARMANDO SOUSA SILVA 4 4

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - INTEGRAL HORÁRIO SEGUNDO SEMESTRE DE 2018

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - INTEGRAL HORÁRIO SEGUNDO SEMESTRE DE 2018 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS INTEGRAL HORÁRIO SEGUNDO SEMESTRE DE 08 º PERÍODO Salas 5RA 35/ 5RB 7 / F35 08:00/08:50 História do Pensamento Contábil 08:50/09:40 09:50/0:40 0:40/:30 História do Pensamento

Leia mais

Instituto de Avaliação Nacional Pág. 1 de 7. Cargo: Matérias. Conselho. Data de nascimento. Total Obj. Redação. Total Geral.

Instituto de Avaliação Nacional  Pág. 1 de 7. Cargo: Matérias. Conselho. Data de nascimento. Total Obj. Redação. Total Geral. 19 ALEXANDRE MEIRA VALENTINO 6º CONSELHO 20/09/1978 4 17 21 8 29 Aprovado 51 ALEXANDRE VELASCO DE ANDRADE 6º CONSELHO 26/05/1978 4 12 16 0 16 Reprovado 85 ANA CLAUDIA VIDAL DA SILVA 5º CONSELHO 07/10/1990

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE VAGAS. Perfil. Graduação em História ou Ciências Sociais ou Filosofia com Especialização, Mestrado ou Doutorado.

ANEXO I QUADRO DE VAGAS. Perfil. Graduação em História ou Ciências Sociais ou Filosofia com Especialização, Mestrado ou Doutorado. ANEXO I QUADRO DE VAGAS Código Curso Qtd. de vagas Perfil Regime de Trabalho Áreas de atuação CC400 Graduação em História ou Sociais ou Filosofia com Especialização, Mestrado ou Filosofia, Ética e Cidadania;

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Os Recursos

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Os Recursos ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS Objetivos Compreender: Os tipos de recursos de uma organização; Conceitos de administração e recurso; O conceito de recursos materiais e sua sequência de operações; O conceito

Leia mais

BOLSAS DE ESTUDO. Ano letivo 2018/ º ANO 1/8 CANDIDATURAS QUE PREENCHEM TODOS OS REQUISITOS. Nº de bolsas a atribuir: 15

BOLSAS DE ESTUDO. Ano letivo 2018/ º ANO 1/8 CANDIDATURAS QUE PREENCHEM TODOS OS REQUISITOS. Nº de bolsas a atribuir: 15 BOLSAS DE ESTUDO 10º ANO CANDIDATURAS QUE PREENCHEM TODOS OS REQUISITOS MARTA SOFIA LOPES GONCALVES PEDRO MIGUEL FERREIRA RODRIGUES PEDRO FERREIRA COELHO RITA CLAUDIA MAGALHÃES CARDOSO DA SILVA RAFAEL

Leia mais

BALANCED SCORECARD COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A CONTROLADORIA

BALANCED SCORECARD COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A CONTROLADORIA 87 BALANCED SCORECARD COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A CONTROLADORIA Vanilse Paula da Silva 1, Michele Rodrigues 2 Resumo: O presente estudo teve como objetivo demonstrar como o Balanced

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E DA SAUDE. Horários de Aula. Época: 2019/1ºSem. Curso: Direito

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E DA SAUDE. Horários de Aula. Época: 2019/1ºSem. Curso: Direito Período: 1 DIR30121 - CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO 01ºD 80 Ricardo Ferreira Sacco DIR30223 - FILOSOFIA 1 EAD 80 DIR30119 - HISTÓRIA DO DIREITO 01ºD 80 Luciana Diniz Duraes Pereira DIR30127

Leia mais

BOLETIM DE SERVIÇO 41/ /03/2018

BOLETIM DE SERVIÇO 41/ /03/2018 BOLETIM DE SERVIÇO 41/2018 23/03/2018 Lei 4.965 de 05.05.66 BOLETIM DE SERVIÇO 41/2018 IFS - 23/03/2018 https://sipac.ifs.edu.br/public PORTARIA N 933, DE 23 DE MARÇO DE 2018 O REITOR DO, no uso 1. Prorrogar,

Leia mais

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS / 2018 ATOS REGULATÓRIOS Curso Reconhecido

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO LEVANTE DA MAIA Sede: Escola Básica e Secundária do Levante da Maia LISTA ORDENADA DOS CANDIDATOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO LEVANTE DA MAIA Sede: Escola Básica e Secundária do Levante da Maia LISTA ORDENADA DOS CANDIDATOS HORÁRIO 14 6 HORAS Educação Física Grupo 260 LISTA ORDENADA DOS CANDIDATOS Ordenação Graduação Profissional Nº Candidato Nome 1 29,510 6968097265 Nuno Miguel Bessa Ferreira 2 29,211 5277013717 Sérgio Duarte

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais. da Cadeia de Suprimento ao ERP e ao CRM

Sistemas de Informações Gerenciais. da Cadeia de Suprimento ao ERP e ao CRM Sistemas de Informações Gerenciais da Cadeia de Suprimento ao ERP e ao CRM Empresa digital 2 Sistema Integrado de Gestão e-commerce e empresas parceiras Compras BACK OFFICE FRONT OFFICE SCM - Supply Chain

Leia mais

MBA Controladoria e Finanças com ênfase em Recursos Humanos

MBA Controladoria e Finanças com ênfase em Recursos Humanos MBA Controladoria e Finanças com ênfase em Recursos Humanos Coordenador: Dr. Giancarlo Leite Certificado: Especialista MBA em Controladoria e Finanças com ênfase em Recursos Humanos Duração: 1 ano e 3

Leia mais

Inteligência de Negócios

Inteligência de Negócios Inteligência de Negócios Sistemas de Gestão Prof. Dilermando Piva Jr Fatec Indaituba Dado x Informação A tecnologia da informação tem sido até agora uma produtora de dados, em vez de informação, e muito

Leia mais

Componente Curricular: Exclusivo de curso ( x) Eixo Comum ( ) Eixo Universal ( ) Etapa: 3ª

Componente Curricular: Exclusivo de curso ( x) Eixo Comum ( ) Eixo Universal ( ) Etapa: 3ª Nome do Componente Curricular: Introdução à Logística Conhecimento dos conceitos básicos de logística. Entendimento das atividades logística e seus inter-relacionamentos com as demais atividades empresariais.

Leia mais

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIAS E CONTABILIDADE

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIAS E CONTABILIDADE FACULDADE DE, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIAS E CONTABILIDADE N.º TÍTULO DO PROJETO NOME DO ORIENTADOR DEPARTAMENTO RENOVAÇÃO PROJETO NOVO VAGA REMUNERADA ATENDIDA PELO GTM VAGA VOLUNTÁRIA ATENDIDA PELO GTM 1

Leia mais

HOMENAGEADOS Colação de Grau Unificada Unidade Acadêmica de Serra Talhada UFRPE/UAST 23 de setembro de h Quadra Poliesportiva da Unidade

HOMENAGEADOS Colação de Grau Unificada Unidade Acadêmica de Serra Talhada UFRPE/UAST 23 de setembro de h Quadra Poliesportiva da Unidade HOMENAGEADOS Colação de Grau Unificada 2016.1 Unidade Acadêmica de Serra Talhada UFRPE/UAST 23 de setembro de 2016-19h Quadra Poliesportiva da Unidade Solicitamos a identificação junto ao Cerimonial para

Leia mais

Relação geral dos Professores da Faculdade

Relação geral dos Professores da Faculdade Relação geral dos Professores da Faculdade PROFESSORES CATEDRAT1COS AFFONSO TEIXEIRA LAGES Direito Civil Rua Gonçalves Dias, 1915. CAIO MARIO DA SILVA PEREIRA Direito Civil Rua Manoel Couto, 339. CELSO

Leia mais

Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar Escola EB 2,3 Abel Salazar - Ronfe. Relação de Alunos

Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar Escola EB 2,3 Abel Salazar - Ronfe. Relação de Alunos : A 423 1 Ana Beatriz Cardoso Vieira 12 S 4172 2 Ana Beatriz Silva Vidal 12 S 4327 3 Ana João Ferreira Neto 12 S 4278 4 Ana Luísa Gonçalves Pereira 11 S 3509 5 António Ricardo Machado Ferreira 13 S 3905

Leia mais

CURSO: CST EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDÚSTRIAL EMENTAS PERÍODO

CURSO: CST EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDÚSTRIAL EMENTAS PERÍODO CURSO: CST EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDÚSTRIAL EMENTAS 2019.1 5 PERÍODO DISCIPLINA: METODOLOGIA CIÊNTIFÍCA Análise crítica do conhecimento e suas distintas dimensões. Estudo e pesquisa dos métodos e técnicas

Leia mais

Portaria n 08 de 24 de março de 2017.

Portaria n 08 de 24 de março de 2017. - Portaria n 08 de 24 de março de 2017. 31 de dezembro de 2014, da Magnífica Reitora, I - Designar os Professores Marco Roberto Bourg de Mello, CPF 190.517.028-92; Paulo Botteon CPF 924.895.677-72; Adelson

Leia mais

ESCOLA DE GESTÃO E DIREITO Curso de Administração - MATUTINO

ESCOLA DE GESTÃO E DIREITO Curso de Administração - MATUTINO 34101 Curso de Administração - MATUTINO 2º PERÍODO - UNIFICADO COM COMÉRCIO EXTERIOR (Currículo 04) Avaliação Modular Avaliação Modular Avaliação Modular Projeto de Ação Social Avaliação Modular 07h30

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina: Sistemas de Informação Código: SIF11 Professor: Denise Xavier Fortes e-mail: denise.fortes@fasete.edu.br

Leia mais

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Recursos Humanos

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Recursos Humanos Habilitação: Recursos Humanos Aviso: Este catálogo é constantemente atualizado pelo Centro Paula Souza para obter informações atualizadas consulte o site: www.cpscetec.com.br/crt Recursos Humanos Aplicativos

Leia mais

MODELO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA MISTA PARA MINIMIZAÇÃO DOS ADIANTAMENTOS E ATRASOS EM FLOW SHOP COM SETUP DEPENDENDE DA SEQUÊNCIA

MODELO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA MISTA PARA MINIMIZAÇÃO DOS ADIANTAMENTOS E ATRASOS EM FLOW SHOP COM SETUP DEPENDENDE DA SEQUÊNCIA MODELO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA MISTA PARA MINIMIZAÇÃO DOS ADIANTAMENTOS E ATRASOS EM FLOW SHOP COM SETUP DEPENDENDE DA SEQUÊNCIA Cristiano Marinho Vaz, cmv02@hotmail.com Vinícius Ferreira da Silva

Leia mais

6. MATRIZ CURRICULAR 6.1. Núcleos de conhecimento estruturais do curso e respectivos componentes curriculares

6. MATRIZ CURRICULAR 6.1. Núcleos de conhecimento estruturais do curso e respectivos componentes curriculares 6. MATRIZ CURRICULAR 6.1. Núcleos de conhecimento estruturais do curso e respectivos componentes curriculares O perfil de profissional a ser formado pelo Curso de Graduação em da UFSCar/Sorocaba baseia-se

Leia mais

CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CBMERJ RESULTADO FINAL DA ETAPA DA PROVA OBJETIVA

CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CBMERJ RESULTADO FINAL DA ETAPA DA PROVA OBJETIVA RESULTADO FINAL DA ETAPA DA QBMP: 05 - QBMP05 0285000026 ROMULO RODRIGUES BARANDIN 28006 7 14,00 5 10,00 19 57,00 31,00 81,00 1 HABILITADO 0285000442 CARLOS EDUARDO HERDY 27473 5 10,00 7 14,00 18 54,00

Leia mais

Portfólio de Serviços PSX Tecnologia Ltda 2016 BR R9b

Portfólio de Serviços PSX Tecnologia Ltda 2016 BR R9b www.psxtecnologia.com.br Portfólio de Serviços PSX Tecnologia Ltda 2016 BR R9b O que fazemos QUEM SOMOS Nossa empresa A PSX Tecnologia é uma empresa especializada em consultoria no segmento empresarial.

Leia mais

CONCURSO DE DOCENTES

CONCURSO DE DOCENTES CONCURSO DE DOCENTES Grupo de Recrutamento 620 - Educação Física ANO ESCOLAR DE 2017/2018 LISTA DEFINITIVA DE NÃO COLOCAÇÃO CONCURSO DE INTEGRAÇÃO EXTRAORDINÁRIO 18-07-2017 Página 1 de 5 Grupo 36 2151899853

Leia mais

RESULTADO DEFINITIVO DO PROCESSO SELETIVO 2018/2 - ERRATA

RESULTADO DEFINITIVO DO PROCESSO SELETIVO 2018/2 - ERRATA RESULTADO DEFINITIVO DO PROCESSO SELETIVO 2018/2 - ERRATA 1. Mestrado Regular 1.1 Alunos Regulares Selecionados em Ordem Classificatória: 1. Flávio Augusto Coelho Resende 2. Caio César Silva Araújo 3.

Leia mais

Inteligência Competitiva

Inteligência Competitiva Inteligência Competitiva Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília 1- Definições e campo de estudo Flexibilidade Plasticidade Adaptabilidade Inovação Vantagem competitiva Renovável Auto-sustentável

Leia mais

EDITAL. Concurso Especial de Acesso ao Ensino Superior para + 23 anos (Decreto Lei n.º 64/2006, de 21de Março) Design de Ambientes N.

EDITAL. Concurso Especial de Acesso ao Ensino Superior para + 23 anos (Decreto Lei n.º 64/2006, de 21de Março) Design de Ambientes N. Design de Ambientes N.º de Vagas: 4 1.Nelson Miguel da Silva Cardoso 2.António Manuel Gonçalves da Silva Carvalho 3. Américo José dos Santos Dias 4. Sérgio Augusto Alves Pereira da Silva 5. Maria Isabel

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE 1. Identificação do Curso a. Nome do Curso: Gestão Estratégica de Vendas b. Área: Administração, Economia e Ciências Contábeis c. Linha de Pesquisa Relacionada: Recursos e Desenvolvimento Empresarial d.

Leia mais

N_PROC Nome LE2 Opção EMR T_11-12

N_PROC Nome LE2 Opção EMR T_11-12 15959 Abel Dinis Cruz Soares Espanhol Dança 8A 17113 Alexandra Sofia Simões Silva Espanhol Dança 8A 17036 Ana Carolina Ferreira Bogalho Espanhol Dança 8A 16179 Ana Carolina Lemos Ferreira Espanhol Dança

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO I D E N T I F I C A Ç Ã O Departamento: Sistemas de Informação Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Pré-Requisitos: - CH: 7 Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Semestre: 2012/2

Leia mais

1 O Problema 1.1 Introdução

1 O Problema 1.1 Introdução 11 1 O Problema 1.1 Introdução O cenário organizacional atual vem tornando-se cada vez mais complexo e dinâmico, com mudanças constantes nos ambientes internos e externos das empresas, passando por reestruturações,

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 2.2 Sistemas Empresariais: ERP SCM 1 Sistema empresarial Constitui uma estrutura centralizada para uma organização e garante que as informações possam ser compartilhadas

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: TECNOLOGIAS DE SUPORTE AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO I 80 HORAS

PLANO DE ENSINO. Disciplina: TECNOLOGIAS DE SUPORTE AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO I 80 HORAS PLANO DE ENSINO Disciplina: TECNOLOGIAS DE SUPORTE AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO I 80 HORAS Professor: LY FREITAS FILHO Objetivo: Proporcionar ao aluno o conhecimento dos conceitos, técnicas e tecnologias

Leia mais

Business Intelligence aplicado à saúde suplementar: uma ferramenta de apoio para tomada de decisão

Business Intelligence aplicado à saúde suplementar: uma ferramenta de apoio para tomada de decisão Business Intelligence aplicado à saúde suplementar: uma ferramenta de apoio para tomada de decisão Samara Gonçalves dos Santos 1, Denise Caluta Abranches 2 1. Graduação em Enfermagem, Especialista em Auditoria

Leia mais

Curso: Bacharelado em Administração

Curso: Bacharelado em Administração EDITAL Nº 026/2019-CCP PUBLICAÇÃO DO RESULTADO DOS PEDIDOS DE DISPENSA DE DISCIPLINAS O Diretor do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, no uso de suas atribuições

Leia mais

Processo Seletivo Sisu ª CONVOCAÇÃO DE SUPLENTES

Processo Seletivo Sisu ª CONVOCAÇÃO DE SUPLENTES 113.***.***-22 [AC] ALESSANDRA CAROLINA COELHO GOMES 027.***.***-27 [AC] ALEXANDRE HOLANDA SILVA 1º semestre letivo (Fortaleza) ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO Bacharelado Integral 070.***.***-04 [L4] AMANDA

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos Turma : A 1342 1 Ana Laura Surrador Ribeiro 14 S 1343 2 Ana Margarida Barbosa da Silva 14 S 1344 3 Ana Sofia Ferreira Coelho 14 S 1440 4 André Filipe Alves Duarte 14 S 1460 5 Diogo Filipe Quintas Rodrigues

Leia mais