F I V A QUESTÕES DE PORTUGUÊS - FORM. DE PALAVRAS / COLOC. PRONOMINAL LOTE Nº

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "F I V A QUESTÕES DE PORTUGUÊS - FORM. DE PALAVRAS / COLOC. PRONOMINAL LOTE Nº"

Transcrição

1 1 Muitas palavras são formadas com a ajuda de sufixos, dando origem a uma palavra de uma classe diferente da classe da palavra primitiva. Assinale a alternativa em que as palavras dadas não seguiram a mesma estratégia de formação. Nesse caso, o único caso de estrangeirismo, entre os vocábulos sublinhados abaixo, é: A) Os clientes solicitaram musse de sobremesa. B) O filme mostrava cenas ousadas. C) Não serviram cachorro-quente na festa. A) liberação / produção B) legalização / prescrição C) aparentemente / teoricamente D) totalidade / profundidade E) mágica / médica 2 Entre as palavras abaixo, aquela que mostra uma formação distinta das demais é: A) promoção; B) proteção; C) internação; D) população; E) prevenção. 3 O vocábulo abaixo que é formado pelo processo de parassíntese é: A) pré-história; B) inconstitucional; C) perigosíssimo; D) embarque; E) desalmado. 4 Segundo Mattoso Câmara, um dos nossos maiores linguistas, estrangeirismo se refere aos empréstimos não integrados na língua nacional, revelando-se estrangeiros nos fonemas, na flexão e até na grafia. D) O menino comeu um hamburger saboroso. E) A menina desligou o abajur e foi dormir. 5 Em relação à formação de palavras na Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta, tendo em vista os exemplos a seguir. A) A palavra atualizado é formada por radical + prefixo + sufixo, ou seja, possui uma derivação parassintética. B) Profissional é uma palavra formada por derivação prefixal. C) A palavra finalidade apresenta composição por justaposição. D) A palavra superioridade apresenta derivação sufixal (radical + sufixo). E) Certamente apresenta composição por aglutinação. 6 As palavras denunciadora e descarregar, presentes no texto, são formadas por A) processos de composição por justaposição. B) processos de composição por aglutinação. C) um processo de derivação sufixal e um processo de derivação prefixal, respectivamente. D) um processo de derivação prefixal e um processo de derivação sufixal, respectivamente. E) processos de composição prefixal e sufixal, simultaneamente.

2 7 Assinale a alternativa em que NÃO ocorre derivação sufixal. B) próclise, pois encontra-se em uma oração subordinada. C) mesóclise, pois está entre um advérbio e um verbo. A) Poderoso. B) Reunissem. C) Supostamente. D) Justamente. E) Humanidade. 8 Assinale a alternativa que apresenta a palavra cujo processo de formação encontrado é o mesmo da palavra freudiano. A) Cientificamente. B) Reaproximar. C)Inconsciente. D) esmascarar. E) Surreal. 9 O texto emprega alguns vocábulos formados com o sufixo ção. Os dois vocábulos abaixo que mostram processo de formação exatamente idêntico são: A) demonstração / coração B) construção / inclinação C) digitação / discrição D) perturbação / equitação E) cassação / ficção 10 Em Aquela situação, porém, não me permitia simplesmente bater em retirada., com relação à colocação pronominal, constata-se que o pronome em destaque está em posição de A) mesóclise, pois encaixa-se em estrutura com verbo no futuro. D) ênclise, pois o precede um advérbio de negação. E) próclise, pois encontra-se depois do advérbio de negação. 11 Assinale a alternativa que indica o uso correto da colocação pronominal. A) Na frase (...) faz questão de manterse atualizado com tudo o que há de novo (...), há uma ênclise, justificada pelo uso do verbo manter no infinitivo. B) Na frase Considerando-se somente o problema do status, certamente você deve achar que isso está distante de você, há uma próclise, justificada pelo uso de um verbo iniciando a frase. C) Em Lembre-se: tais ferramentas são um facilitador e não um substituto absoluto do que acontece fora da internet. há o uso de mesóclise, indicando que o verbo está conjugado no futuro do presente D) Na frase Tente se condicionar a acessar as redes sociais poucas vezes ao dia (...), há o uso da ênclise, justificado pelo tipo de assunto tratado na frase. E) Na frase Nos sentimos carentes de informações e precisamos consumi-las (...), há próclise por haver um verbo de ação na oração. 12 No que se refere à colocação pronominal, assinale a alternativa em que o pronome oblíquo destacado está posicionado INCORRETAMENTE. A) Muito fala-se dos desdobramentos e reflexos dessa mensagem no leitor (...) B) (...) sonha que seu texto inspire e mude a vida de alguém, ou apenas que lhe abra um leve sorriso e aquiete o coração. C) (...) sem ela, ele simplesmente não vive, pois não se expressa.

3 D) O eu lírico do poeta, por exemplo, necessita da poesia para sobreviver, não apenas a faz por hobby ou prazer (...) E) (...) assim como a poesia, que liberta o poeta de suas próprias amarras, trazendo-o à luz de fora da caverna. 13 Leia os fragmentos abaixo, extraídos do texto e alterados quanto à colocação pronominal. Em seguida, assinale a alternativa correta. I. Defensor da ideia de que o Estado deve meter-se... (5. ) II. O movimento negro odeia-me. (1. ) A) No primeiro quadrinho, o termo mãe funciona como um vocativo. B) No segundo quadrinho, a expressão onde se encontra o verbo "lembrar" poderia se apresentar da seguinte forma: nem me lembrei dos números..." C) No segundo quadrinho, a locução verbal acabei votando" indica uma ação acabada, apesar de apresentar o gerúndio votando", que expressa uma ação em curso. D) No terceiro quadrinho, a colocação pronominal em não me enche" está adequada, pois o advérbio não" atrai o pronome. E) Nos três quadrinhos, o termo lá" remete ao mesmo lugar. III. Do lado de cá, eu também irrito-me... (1. ) IV....os admiradores de Monteiro Lobato organizemse... (7. ) V....afirmando que tratava-se de um exagero... (2. ) As colocações corretas são A) Apenas I, II e IV. B) Apenas I, IV e V. C) Apenas II, III e IV. D) Apenas II, III e V. E) Apenas III, IV e V. 14 Analise o texto a seguir e responda a questão 15 Com base no texto, julgue os itens a seguir. I. O fragmento minhas duas filhas estão se preparando pode ser substituído por estão preparando-se. II. O fragmento que se tratava de transposições pode ser substituído por se tratavam. III. O fragmento Não vou me deter pode ser substituído por Não deter-me-ei. IV. A próclise, em Aí tudo se torna e Já me deparei, ocorre devido à presença de expressões indefinidas. Está(ão) correta(s) A) apenas I. B) apenas III. C) apenas I e II. D) apenas II e IV. E) apenas II, III e IV. Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao que se afirma a seguir.

4 COMENTÁRIOS DO PROFESSOR 1. GAB - E a - liberar + ção / produzir + ção b - legal + ção / pre + escrever + ção c - aparente + mente / teorico + mente d - total + idade / profundo + idade e - mágia +ica / médica A) Sufixo/Sufixo B) Sufixo/Sufixo C) Sufixo/Sufixo D) Justaposição/Justaposição - Essa tentou confundir, pois a banca citou sufixo no inicio da questão, mas no comando mesmo ela pediu as que apresentam processos diferentes uma da outra. E) Sufixo/Primitiva Essa é a justificativa pra quem pediu rsrs. 2 GAB. D São palavras formadas por regressão: beijar -beijo chorar choro perder perda 3. GAB E Parassíntese ou derivação parassintética é o processo em que a palavra recebe um sufixo e um prefixo de forma dependente, ou seja, não é possível retirar um desses afixos, pois a palavra que sobra não é uma palavra existente na língua. Observe: Desalmado. (prefixo des e sufixo ado )~~ 4 GAB. D Estrangeirismo é quando NÃO POSSUI MODIFICAÇÃO! a) musse - aportuguesada. b) filme - utilizamos a tradução. c) cachorro-quente - utilizamos a tradução. d) resposta correta, pois a palavra "hamburguer", não pode ser aportuguesada e não comporta tradução. e) abajur - aportuguesada. 5 GA. D promoção --> promover internação --> internar prevenção --> prevenir proteção --> proteger Derivação REGRESSIVA ou DEVERBAL Consiste na retirada da parte final de uma palavra primitiva, obtendo-se, assim, uma palavra derivada. Representa um processo que resulta na formação de substantivos a partir de verbos que indicam sempre uma ação, ora denominados de deverbais. Tal materialização se dá mediante a troca da terminação verbal formada pela vogal temática + desinência de infinitivo ( ar ou er ) por uma das vogais temáticas nominais (-a, -e,-o). Exs.: alcançar alcance ajudar ajuda Composição por Justaposição e por Aglutinação Ocorre composição quando uma palavra é constituída por dois ou mais radicais. Há dois tipos de composição: por justaposição e por aglutinação. Vejamos! Por Justaposição Neste tipo de composição, não há perda de elementos estruturais e fonéticos nos radicais (normalmente separados por hífen): pontapé (ponta + pé), vaivém (vai + vem), passatempo (passa + tempo), paraquedas (para + quedas), girassol (gira + sol), dezoito (dez + oito), joão-bobo (João + bobo), abelha-rainha (abelha + rainha), caixa-d água (caixa + água)*, guarda-chuva (guarda + chuva), maria vai com as outras (maria + vai + outras)*, leva e traz (leva + traz)* etc. *Obs.: As preposições e conjunções não são vistas como radicais, logo ignore-as na análise. Algumas palavras compostas não mais recebem hífen segundo o novo acordo ortográfico, como já vimos no capítulo de Acentuação!

5 Além disso, peço que dê uma olhada no uso do hífen com os prefixos bem (bem-me-quer) e mal (malmequer). O mesmo ocorreu com científico que, após o acréscimo de sufixo, gerou o termo cientificamente. Por Aglutinação Neste tipo de composição, há perda de elementos estruturais e fonéticos nos radicais (não são separados por hífen): boquiaberto (boca + aberta), mundividência (mundo + vidência), alvinegro (alvo + negro), fidalgo (filho de algo), embora (em + boa + hora), aguardente (agua + ardente), petróleo (pedra + óleo), noroeste (norte + oeste), vinagre (vinho + acre), lobisomem (lobo + homem), planalto (plano + alto), pernilongo (perna + longa) etc. Obs.: Pelo amor de Deus, a palavra cadáver é primitiva, pri-mi-ti-va. Está claro? Esse papo de carne dada aos vermes é conversa fiada. Fonte: A Gramática para Concursos Públicos (Fernando Pestana) 6 GAB. C c) um processo de derivação sufixal e um processo de derivação prefixal, respectivamente. denunciar... denunciadora carregar... descarregar 7. GAB. B Reunissem possui dois afixos re- : (prefixo) na qual remete a ideia de acontecer de novo, repetir -ssem : (sufixo) que se trata de um sufixo desinencial verbal de modo Nenhuma outra palavra possui dois afixos, apenas sufixos Complementando: Re/uni/SSE/M: SSE marca uma desinência modo-temporal (pretérito imperfeito do subjuntivo) e M desinência número-pessoal (indica plural e pessoa). 8. GAB. A À palavra Freud foi acrescentado um sufixo, gerando freudiano. É um processo de derivação sufixal. Lembrando que o sufixo é acrescentado após o morfema já existente. Em todas as demais, foi acrescentado algo antes do morfema existente, sendo, portanto, derivações prefixais. se trata de uma palavra formada por sufixação,pois há como separa o sufixo do radical,tanto a palavra freudiano e cientificamente são palavras formadas aparti de um radical o usando para a criação de outras palavras. já as palavras: Reaproximar Inconciente Desmascarar Surreal -são palavras formadas pelo radical mais o prefixo. 9 GAB. B CONSTRUIR - (R) + (ÇÃO) = CONSTRUÇÃO INCLINAR - (R) + (ÇÃO) = INCLINAÇÃO Gente, o próprio enunciado da questão diz que são palavras formadas pro sufixação. a)demonstrar-> demonstra-ção/ coração já é uma palavra primitiva b) construir -> construção/ inclinar- inclinação c) digitar-> digitação/ discrição- discreto( adjetivo) d)equitação é relacionado a cavalos e)ficção é gênero de filme 10. GAB- Próclise: Sua colocação pronominal ocorre com o uso do pronome oblíquo átono antes do verbo. - Palavras com sentido negativo sempre irão atrair o pronome para junto de si. Ênclise: Sua colocação pronominal ocorre com o uso do pronome oblíquo átono depois do verbo. Mesóclise: Na mesóclise o pronome fica no meio do verbo e essa colocação pronominal ocorre nos seguintes tempos verbais: futuro do presente ou futuro do pretérito.

6 11. GAB A CASOS OBRIGATÓRIOS DE PRÓCLISE A) Na frase (...) faz questão de manter-se atualizado com tudo o que há de novo (...), há uma ênclise, justificada pelo uso do verbo manter no infinitivo. Verbo no infinitivo não flexionado precedido de palavras atrativas ou das preposições: para, em, por, sem, de, até, a. Fonte: "A Gramática", autor: Fernando Pestana. B) Na frase Considerando-se somente o problema do status, certamente você deve achar que isso está distante de você, há uma próclise, justificada pelo uso de um verbo iniciando a frase. Na verdade é caso de ênclise e não de próclise, pois não há nenhum fator atrativo para haver próclise. Também não poderia ser porque não se inicia frases com pronomes oblíquos. C) Em Lembre-se: tais ferramentas são um facilitador e não um substituto absoluto do que acontece fora da internet. há o uso de mesóclise, indicando que o verbo está conjugado no futuro do presente Não há também uso de mesóclise, mas de ênclise. Mesóclise só se dar com verbos no presente do futuro ou no futuro do pretérito. D) Na frase Tente se condicionar a acessar as redes sociais poucas vezes ao dia (...), há o uso da ênclise, justificado pelo tipo de assunto tratado na frase. Também não há uso de ênclise, no caso seria próclise, pois está diante de uma locução verbal. Você percebeu que o verbo PRINCIPAL CONDICIONAR está no modo infinitivo? Neste caso, poderia também haver uma ênclise, isso somente quando estiver no infinitivo. E) Na frase Nos sentimos carentes de informações e precisamos consumi-las (...), há próclise por haver um verbo de ação na oração. Não. Houve um caso de ênclise. Estou diante de uma locução verbal, então tanto faz, próclise ou ênclise, mas, no exemplo, houve uma ênclise. 12. GAB. A Muito fala-se dos desdobramentos e reflexos dessa mensagem no leitor (...) ERRADO. Muito se fala dos desdobramentos e reflexos dessa mensagem no leitor (...) - CORRETO > Negativas (não,nunca,jamais,ninguém..) >Advérbio--> oontem,hoje,sempre,muito. (sem vírgula ou outro sinal de pontuação) >Relativos--> (onde,que,cujo..) >Indefinido--> (outro,alguém,tudo,nada) >Subordinadas (conjunções) >Demonstrativos ( esse,essa,este,esta,isto,aquele..) >Gerundio + EM( em se tratando) > Optativas(Deus lhe pague) Obs. casos de expressões intercaladas >> próclise obrigatória >>ignora-se a expressão 13. GAB - A sempre que não houver palavra atrativa será possivel a próclise (antes do verbo) e a enclise (depois do verbo), os únicos casos em que há palavra atrativa são: III. Do lado de cá, eu também irrito-me... (1. ) V....afirmando que tratava-se de um exagero... (2. ) Sempre que houver palavra atrativa será obrigatória a PRÓCLISE I) Correto. "deve meter" é locução verbal. A colocação pronominal é a padrão, ênclise (pronome após a locução verbal). II) Correto. Colocação pronominal é a ênclise. (pronome após o verbo). III) Errado. "também" é advérbio de inclusão e por isso uma palavra atrativa. O pronome fica antes do verbo. Caso de próclise. IV) Correto. Segue o padrão com o pronome após o verbo. Caso de ênclise.

7 V) Errado. Existe a palavra atrativa "que", pronome. A construção correta seria... que se tratava.... Caso de próclise. 14 GAB. E A - Correta ( mãe Vocativo Chama) B - Correta ( NEM atrai proclise obrigatoria) C- correta ( perfeito o comentário da questão) "não" exige a próclise, tornando a mesóclise uma impossibilidade. IV. A próclise, em Aí tudo se torna e Já me deparei, ocorre devido à presença de expressões indefinidas. Errado - "Tudo" é um pronome indefinido e "Já" é advébio. Pronomes indefinidos e Advérbios são palavras atrativas para o uso de próclise! D - mesma explição da letra (A) E - errada ( a palavra LÁ no1 e 2 quadrinho tem o mesmo sentido, porém no 3 NÃO FAÇA AQUI ALGUMAS OBSERVAÇÕES VAMOS ANALISAR A LETRA E vamos supor que o local de votação fosse uma escola!!!! no primeiro quadrinho o menino pergunta( Mãe, como foi a votação LÁ hoje) nesse caso o (LÁ)estar fazendo referencia ao local de votação da mulher!!! no segundo quadrinho (ah filho. Nem lembrei os numeros do meu candidato. Ai acabei votando em qualquer um que achei (LÁ) nesse caso o (LÁ) estar fazendo referencia ao local de votação da mulher, pois foi onde ela votou no terceiro quadrinho temos( Vai LÁ jogar video game não me enche mulekiiiiiii) nesse caso o (LÁ) tbm faz referencia a um local, mas esse local poderia ser uma sala ou um quarto ou qualquer outro lugar da casa. DESSA FORMA TEMOS OS DOIS PRIMEIROS QUADRINHOS FAZENDO REFERÊNCIA AO LOCAL DA VOTAÇÃO E O ULTIMO QUADRINHO FAZENDO REFERÊNCIA AO LOCAL QUE O MULEQUINHO IRIA JOGAR O VIDEO GAME 15. GAB. A A alternativa I está certa, pois se trata do verbo principal no GERÚNDIO, admitindo as duas formas. A alternativa II está errada, pois não admite quando o verbo é pronominal. Exemplo: Precisa-se de funcionários (Não). Alugam-se casas (Sim). II. O fragmento que se tratava de transposições pode ser substituído por se tratavam.errado: a única forma possível é "tratava-se de".errado O -se é índice de indeterminação do sujeito, não havendo portanto forma em plural. III. O fragmento Não vou me deter pode ser substituído por Não deter-me-ei. errado- advérbio de negação

ESTRUTURA E FORMAÇÃO DAS PALAVRAS Profa Giovana Uggioni Silveira

ESTRUTURA E FORMAÇÃO DAS PALAVRAS Profa Giovana Uggioni Silveira ESTRUTURA E FORMAÇÃO DAS PALAVRAS Profa Giovana Uggioni Silveira MORFOLOGIA É o estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras. PALAVRAS COGNATAS Domínio: do latim dominium, significa

Leia mais

ESTRUTURA E FORMAÇÃO DAS PALAVRAS

ESTRUTURA E FORMAÇÃO DAS PALAVRAS ESTRUTURA E FORMAÇÃO DAS PALAVRAS Governo Governa Desgovernado Governadores Ingovernável As palavras do grupo anterior têm um elemento em comum: a forma govern-. Em todas elas há elementos que diferenciam

Leia mais

Estrutura e Processo de Formação da Palavra

Estrutura e Processo de Formação da Palavra Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 1 Ano Professora: Lusia Raquel Estrutura e Processo de Formação da Palavra Caicó RN 2018 RADICAL Há um morfema comum a todas as palavras que

Leia mais

CERT-A CERT-O CERT-A-MENTE CERT-EZA A - CERT - A - R

CERT-A CERT-O CERT-A-MENTE CERT-EZA A - CERT - A - R CERT-A CERT-O CERT-A-MENTE CERT-EZA A - CERT - A - R A palavra é subdivida em partes menores, chamadas de elementos mórficos. MORFEMAS SÃO UNIDADES MÍNIMAS DE SIGNIFICAÇÃO Exemplos: gatinho = gat + inh+o

Leia mais

ESTRUTURA DAS PALAVRAS. A palavra é subdivida em partes menores, chamadas de elementos mórficos. infelizmente = in + feliz + mente

ESTRUTURA DAS PALAVRAS. A palavra é subdivida em partes menores, chamadas de elementos mórficos. infelizmente = in + feliz + mente Haroldo de Campos ESTRUTURA DAS PALAVRAS A palavra é subdivida em partes menores, chamadas de elementos mórficos. Exemplos: gatinho = gat + inh + o infelizmente = in + feliz + mente ELEMENTOS MÓRFICOS

Leia mais

ESTRUTURA E PROCESSOS FORMAÇÃO DAS PALAVRAS

ESTRUTURA E PROCESSOS FORMAÇÃO DAS PALAVRAS ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS ESTRUTURA DAS PALAVRAS A palavra é subdivida em partes menores, esses elementos são chamados elementos mórficos. Exemplos: gatinho = gat + inh + o Infelizmente

Leia mais

Estrutura e formação de palavras. Estrutura das palavras

Estrutura e formação de palavras. Estrutura das palavras Estrutura e formação de palavras Estrutura das palavras Estrutura de palavras A palavra é subdivida em partes menores, chamadas de elementos mórficos. Exemplo: gatinho gat + inho Infelizmente in + feliz

Leia mais

Português 1º ano João J. Processos de Formação de Palavras

Português 1º ano João J. Processos de Formação de Palavras Português 1º ano João J. Processos de Formação de Palavras ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS ESTRUTURA DAS PALAVRAS A palavra é subdivida em partes chamadas de elementos mórficos. menores,

Leia mais

Estrutura e formação de palavras

Estrutura e formação de palavras Estrutura e formação de palavras Estrutura das palavras Toda palavra é formada por partículas denominadas morfemas. escol-a escol-ar escol-arização escol-arizar sub-escol-arização Morfemas formadores de

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1 Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA Súmario Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 15 APRESENTAÇÃO... 17 PARTE I FONÉTICA CAPÍTULO 1 ORTOGRAFIA... 21 1. Introdução... 21 2. O alfabeto...21 3. Emprego das letras

Leia mais

ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS. Patrícia Rocha Lopes

ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS. Patrícia Rocha Lopes ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS Patrícia Rocha Lopes ESTRUTURA DAS PALAVRAS A palavra é subdivida em partes menores, chamadas de elementos mórficos. Exemplos: gatinho = gat + inh + o Infelizmente = in

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itariri. Processo Seletivo - 01/2018 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL

Prefeitura Municipal de Itariri. Processo Seletivo - 01/2018 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL Prefeitura Municipal de Itariri Processo Seletivo - 01/2018 RECURSO CONTRA O GABARITO OFICIAL Recurso: Na pontuação não contem esse sinal --, que esta na frase II da pergunta 3 que diz está correta e sim

Leia mais

Integrado Aulas 45 e 46 Apostila 6 Colocação Pronominal. Prof. Eloy Gustavo

Integrado Aulas 45 e 46 Apostila 6 Colocação Pronominal. Prof. Eloy Gustavo Integrado Aulas 45 e 46 Apostila 6 Colocação Pronominal Colocação Pronominal Definição: conjunto de regras que determinam a colocação dos pronomes oblíquos átonos. Pronomes Oblíquos Átonos: 1ª pessoa 2ª

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO MÉDIO PROF. DENILSON SATURNINO 1 ANO PROF.ª JOYCE MARTINS

LÍNGUA PORTUGUESA ENSINO MÉDIO PROF. DENILSON SATURNINO 1 ANO PROF.ª JOYCE MARTINS LÍNGUA PORTUGUESA 1 ANO PROF.ª JOYCE MARTINS ENSINO MÉDIO PROF. DENILSON SATURNINO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Trabalho a trajetória humana nas produções e manifestações. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14 Sumário Capítulo 1 - Noções de fonética... 2 Fonemas...2 Letra...2 Sílaba...2 Número de sílabas...3 Tonicidade...3 Posição da sílaba tônica...3 Dígrafos...3 Encontros consonantais...3 Encontros vocálicos...4

Leia mais

Colocação pronominal

Colocação pronominal Sumário Visão geral... 3 Visão geral Próclise... 4 Visão geral Mesóclise... 5 CAPQN - Próclise - Visão geral... 6 CAPQN - acrônimo próclise - Palavras que atraem o pronome... 7 CAPQN - acrônimo próclise

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Modalidades da língua 2 1.6 Funções da

Leia mais

Colocação Pronominal. Profªs.: Márcia Cavalcante e Lia Carvalho

Colocação Pronominal. Profªs.: Márcia Cavalcante e Lia Carvalho Colocação Pronominal Profªs.: Márcia Cavalcante e Lia Carvalho Colocação Pronominal Na utilização prática da língua, a colocação dos pronomes oblíquos é determinada pela eufonia, isto é pela boa sonoridade

Leia mais

Estrutura e formação das palavras

Estrutura e formação das palavras Estrutura e formação das palavras Estrutura: 1- Radical (parte invariável da palavra): vidr- vidro, vidraça,... 2- Prefixo (afixo que colocamos no início da palavra): en-caixar, des-leal,... 3- Sufixo

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO...

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 25 1. INTRODUÇÃO... 25 2. REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA... 25 2.1. Proparoxítonas... 25 2.2. Paroxítonas... 26 2.2.1. Observações... 26 2.3. Oxítonas...

Leia mais

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração...

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Sumário Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Apresentação... XV XVII 1. Morfologia... 1 1.1. As 10 classes de palavras... 1 1.2. Os grupos de palavras... 2 2. Artigo... 3 2.1. Emprego

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO...

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 25 1. INTRODUÇÃO... 25 2. REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA... 25 2.1. Proparoxítonas... 25 2.2. Paroxítonas... 26 2.2.1. Observações... 26 2.3. Oxítonas...

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO...

SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... SUMÁRIO PARTE I FONOLOGIA CAPÍTULO 1 ACENTUAÇÃO... 25 1. INTRODUÇÃO... 25 2. REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA... 25 2.1. Proparoxítonas... 25 2.2. Paroxítonas... 26 2.2.1. Observações... 26 2.3. Oxítonas...

Leia mais

Minicurso Pronomes Clíticos

Minicurso Pronomes Clíticos 1 Minicurso Pronomes Clíticos Tabela Pronomes Pessoais, extraído de < https://portugues.uol.com.br/gramatica/pronomes-pessoais-obliquos.ht ml >. Acesso em 25 set. 2018. Pronome: classe gramatical que desempenha

Leia mais

Estrutura e Processos de Formação de Palavras. Professora Raysa

Estrutura e Processos de Formação de Palavras. Professora Raysa Estrutura e Processos de Formação de Palavras Professora Raysa Estrutura de Palavras As palavras são formadas por Morfemas: - Radical (raiz) parte fixa; - Afixos: Prefixo colocado antes do radical. Sufixo

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Formação de palavras I

Bárbara da Silva. Português. Formação de palavras I Bárbara da Silva Português Formação de palavras I Formação das Palavras Existem dois processos básicos pelos quais se formam as palavras: a derivação e a composição. A diferença entre ambos consiste basicamente

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 14 Sintaxe VI Colocação Pronominal

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 14 Sintaxe VI Colocação Pronominal LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 14 Sintaxe VI Colocação Pronominal COLOCAÇÃO PRONOMINAL Vejamos como se devem colocar os pronomes oblíquos átonos ( os clíticos ) Pro + clítico = o pronome

Leia mais

BOLSÃO 2017 / 6º ANO

BOLSÃO 2017 / 6º ANO Você que se inscreveu no Bolsão do Colégio Futuro Vip para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental está BOLSÃO 2017 / 6º ANO Fonética Fonema distinção entre FONEMA e LETRA Sílaba número de sílabas / divisão

Leia mais

Colocação Pronominal. Profª.: Cristiana Ferreira Nunes

Colocação Pronominal. Profª.: Cristiana Ferreira Nunes Colocação Pronominal Profª.: Cristiana Ferreira Nunes Colocação Pronominal Na utilização prática da língua, a colocação dos pronomes oblíquos é determinada pela eufonia, isto é pela boa sonoridade da frase.

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves COLOCAÇÃO PRONOMINAL Em relação ao verbo os pronomes oblíquos átonos (me, nos, te, vos, o, a, os, as, lhe, lhes, se) podem aparecer em três posições distintas: Antes do verbo PRÓCLISE; No meio do verbo

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Variedades linguísticas 2 1.6 Funções da

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 9 Colocação pronominal

Bárbara da Silva. Português. Aula 9 Colocação pronominal Bárbara da Silva Português Aula 9 Colocação pronominal A colocação pronominal observa o posicionamento dos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes) em relação ao verbo.

Leia mais

Aula 05 QUESTÕES OBJETIVAS. 1) Assinale a opção em que houve erro, ao se substituir a expressão sublinhada pelo pronome oblíquo:

Aula 05 QUESTÕES OBJETIVAS. 1) Assinale a opção em que houve erro, ao se substituir a expressão sublinhada pelo pronome oblíquo: Página1 Curso/Disciplina: Português para Concursos Aula: Pronomes e colocação pronominal: questões objetivas 05 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 05 QUESTÕES

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. Colocação pronominal A colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos na

Leia mais

Próclise facultativa Há casos em que se pode usar indiferentemente próclise ou ênclise, próclise ou mesóclise. É o que se entende por próclise

Próclise facultativa Há casos em que se pode usar indiferentemente próclise ou ênclise, próclise ou mesóclise. É o que se entende por próclise Próclise facultativa Há casos em que se pode usar indiferentemente próclise ou ênclise, próclise ou mesóclise. É o que se entende por próclise facultativa ou optativa.._ Com os substantivos. Ex.: O garoto

Leia mais

Português. Formação das Palavras: Composição, Derivação, Hibridismo, Onomatopeia e Abreviação. Professor Arthur Scandelari

Português. Formação das Palavras: Composição, Derivação, Hibridismo, Onomatopeia e Abreviação. Professor Arthur Scandelari Português Formação das Palavras: Composição, Derivação, Hibridismo, Onomatopeia e Abreviação Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português FORMAÇÃO DAS PALAVRAS: COMPOSIÇÃO, DERIVAÇÃO,

Leia mais

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM Sumário Apresentação 11 Lista de abreviações 13 Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM O homem, a linguagem e o conhecimento ( 1-6) O processo da comunicação humana ( 7-11) Funções da

Leia mais

Análise Linguística (CE67C) Prof. Fabio Mesquita EXEMPLO DE ATIVIDADE DE MORFOLOGIA. Parte I Descrição teórica

Análise Linguística (CE67C) Prof. Fabio Mesquita EXEMPLO DE ATIVIDADE DE MORFOLOGIA. Parte I Descrição teórica Análise Linguística (CE67C) Prof. Fabio Mesquita EXEMPLO DE ATIVIDADE DE MORFOLOGIA Parte I Descrição teórica Derivação e Composição Toda língua possui mecanismos ou processos para formar palavras novas.

Leia mais

Profª. Raquel Freitas Sampaio

Profª. Raquel Freitas Sampaio Profª. Raquel Freitas Sampaio COLOCAÇÃO PRONOMINAL Os Pronomes Oblíquos Átonos (me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, os, as, lhes) podem ocupar três posições em relação aos verbos. P O S I Ç Õ E S PRÓCLISE

Leia mais

Profª. Raquel Freitas Sampaio

Profª. Raquel Freitas Sampaio Profª. Raquel Freitas Sampaio COLOCAÇÃO PRONOMINAL Os Pronomes Oblíquos Átonos (me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, os, as, lhes) podem ocupar três posições em relação aos verbos. P O S I Ç Õ E S PRÓCLISE

Leia mais

Gramática A estrutura das palavras

Gramática A estrutura das palavras Gramática A estrutura das palavras Prof.ª Marcela Coimbra Uma questão de prefixo A palavra feliz, em termos fonológicos, é formada por cinco fonemas e, em termos de significado, é uma unidade completa,

Leia mais

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23 Sumário... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância nominal)

Leia mais

COLOCAÇÃO PRONOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira

COLOCAÇÃO PRONOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira COLOCAÇÃO PRONOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS Me Te Se, lhe, o, a Nos Vos Se, lhes, os, as LEMBRANDO... Verbos terminados em r, s ou z, estas consoantes finais alteram-se

Leia mais

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem...

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular COLOCAÇÃO PRONOMINAL. Profª Raquel Sampaio

PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular COLOCAÇÃO PRONOMINAL. Profª Raquel Sampaio PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular COLOCAÇÃO PRONOMINAL Profª Raquel Sampaio Profª. Raquel Freitas Sampaio COLOCAÇÃO PRONOMINAL Os Pronomes Oblíquos Átonos (me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, os, as, lhes)

Leia mais

Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira

Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira VERBO I Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira Que dó dos passarinhos! Quanto vento! Que frio! Chove tanto As roseiras

Leia mais

COLOCAÇÃO PRONOMINAL. A colocação pronominal: Brasil e Portugal

COLOCAÇÃO PRONOMINAL. A colocação pronominal: Brasil e Portugal COLOCAÇÃO PRONOMINAL A colocação pronominal é a parte da gramática normativa que determina qual deve ser a posição ocupada pelos pronomes oblíquos em relação aos verbos, a depender do contexto sintático

Leia mais

GUIA DE AULAS - PORTUGUÊS - SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR

GUIA DE AULAS - PORTUGUÊS - SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR GUIA DE AULAS - PORTUGUÊS - SITE: EDUCADORES.GEEKIELAB.COM.BR Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também quer ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Por isso, oferecemos

Leia mais

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS. Introdução

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS. Introdução PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS Introdução Veja as palavras seguintes: dente dentista dentição dentadura dentada desdentado dentar Unidades mínimas de significação, recebem o nome de morfemas*. A palavra

Leia mais

Cargo: S01 - ADMINISTRADOR Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Resposta Alterada para:

Cargo: S01 - ADMINISTRADOR Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Resposta Alterada para: Cargo: S01 - ADMINISTRADOR Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Questão Gabarito por extenso Justificativa 2 A introspecção, a rotina e a eficácia A questão pede para assinalar a alternativa que contém as características

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL CONCURSOS 1. Com base no texto, analise as sentenças abaixo. Em "...nada ocorreu..." o verbo A) transmite a ideia de uma ação contínua. B) expressa uma ação que está ocorrendo

Leia mais

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e Letra... 3 1.2. Divisão dos Fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro Vocálico... 7 1.5. Encontro Consonantal...

Leia mais

Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação.

Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Pronomes Vamos falar, agora, dos pronomes. Mais simples do que entender a definição é entender quem eles são. Portanto, vamos logo para a classificação.

Leia mais

PORTUGUÊS. Professor Nei Xavier

PORTUGUÊS. Professor Nei Xavier PORTUGUÊS Professor Nei Xavier DERIVAÇÃO E COMPOSIÇÃO DE PALAVRAS Formação de palavras Os processos de formação ocorrem por derivação (palavra em que são acrescidos outros elementos mórficos) e também

Leia mais

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS PROF. GUGA

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS PROF. GUGA PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS PROF. GUGA Derivação É o processo pelo qual a partir de uma palavra se formam outras, por meio do acréscimo de certos elementos que lhe alteram o sentido primitivo ou

Leia mais

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética 1.1. Fonema e letra 1.2. Divisão dos fonemas 1.3. Classificação dos fonemas 1.4. Encontro vocálico 1.5.

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA UPENET/ IAUPE

QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA UPENET/ IAUPE QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA UPENET/ IAUPE 1. Analise a tira da Mafalda e responda à questão Analise as afirmativas abaixo. I. Em "Obrigada pela gentileza, Susanita! São muito bonitas!, o termo sublinhado

Leia mais

O ESTUDO DAS PALAVRAS

O ESTUDO DAS PALAVRAS Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro vocálico... 6 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

FORMAÇÃO DAS PALAVRAS II

FORMAÇÃO DAS PALAVRAS II FORMAÇÃO DAS PALAVRAS II Diferentemente dos demais materiais sobre o conteúdo formação de palavras, exploraremos, inicialmente, conceitos cujo domínio é pré-requisito para que se entenda que o vocabulário

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

JOSÉ ALMIR FONTELLA DORNELLES

JOSÉ ALMIR FONTELLA DORNELLES JOSÉ ALMIR FONTELLA DORNELLES Edição comemorativa de 20 anos. Revista, ampliada, novos exercícios e questões. 20ª edição Brasília 2014 2014 Vestcon Editora Ltda. Todos os direitos autorais desta obra são

Leia mais

Capítulo1. Capítulo2. Índice A LÍNGUA E A LINGUAGEM O PORTUGUÊS: uma língua, muitas variedades... 15

Capítulo1. Capítulo2. Índice A LÍNGUA E A LINGUAGEM O PORTUGUÊS: uma língua, muitas variedades... 15 Capítulo1 Capítulo2 A LÍNGUA E A LINGUAGEM............................................. 9 Linguagem: aptidão inata.............................................. 10 Funções.............................................................

Leia mais

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Índice CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS LIÇÃO 1 FONÉTICA...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 4 1.4. Encontro vocálico... 5 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

Leia Leia este resumo do filme Valente para responder às questões de 1 a 4:

Leia Leia este resumo do filme Valente para responder às questões de 1 a 4: LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LÍNGUA PORTUGUESA DAILY MARQUES ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO FINAL 3ª 35,0 PTS 23,0 12 17 9º A e B ASSUNTOS: - Estrutura e formação das palavras. Instruções: Leia

Leia mais

Introdução à morfologia (propedêutica dos estudos das classes gramaticais)

Introdução à morfologia (propedêutica dos estudos das classes gramaticais) REVISÃO Introdução à morfologia (propedêutica dos estudos das classes gramaticais) CONCEITOS INICIAIS, TIPOS DE MORFEMAS, FORMAÇÃO DE PALAVRAS (E CLASSES GRAMATICAIS) Capítulos 7, 8, 9 e 10 da gramática

Leia mais

Aula 5 Processo de formação de palavras. Professor Guga Valente

Aula 5 Processo de formação de palavras. Professor Guga Valente Aula 5 Processo de formação de palavras Professor Guga Valente Formação de palavras Olho no espelho Espelho no olho Busco o virturreal Num espolho Luis Brandão No poema ao lado, o poeta usa duas palavras

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS: 6º ano Usar a Língua Portuguesa como língua materna, para integrar e organizar o mundo e a própria identidade com visão empreendedora e como pensador capaz de

Leia mais

COLOCAÇÃO PRONOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

COLOCAÇÃO PRONOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira COLOCAÇÃO PRONOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira PRÓCLISE 1. Palavras de sentido negativo não, nunca, jamais, nada, nenhum, nem, ninguém Estrutura: Palavra negativa + Pronome oblíquo + Verbo Ele não

Leia mais

Português. Profa. Flávia Rita

Português. Profa. Flávia Rita Português Profa. Flávia Rita Pergunta da Aluna: Danny Unidade: Para de minas 1- você mencionou em uma de suas aulas sobre pronome que o SE (sendo pronome apassivador) segue a regra dos demais pronomes

Leia mais

Composição Derivação Outros processos. Abreviação Reduplicação (duplicação silábica) Combinação (fragmentação ou palavra-valise) Hibridismo

Composição Derivação Outros processos. Abreviação Reduplicação (duplicação silábica) Combinação (fragmentação ou palavra-valise) Hibridismo Professor Jailton Composição Derivação Outros processos Abreviação Reduplicação (duplicação silábica) Combinação (fragmentação ou palavra-valise) Hibridismo CONCURSO DE ADMISSÃO 2006 ao CFO/QC 2007 (p.5)

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CAP. 7: COLOCAÇÃO PRONOMINAL PROF.º PAULO SCARDUA

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CAP. 7: COLOCAÇÃO PRONOMINAL PROF.º PAULO SCARDUA LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CAP. 7: COLOCAÇÃO PRONOMINAL PROF.º PAULO SCARDUA INTRODUÇÃO Pronominais Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom

Leia mais

Sumário PARTE 1. Gramática

Sumário PARTE 1. Gramática PARTE 1 Gramática Capítulo 1 Fonologia... 25 1. Introdução... 25 1.1 Conceitos básicos da fonologia... 25 1.2 Outros Conceitos Fonológicos... 26 1.3 Polêmicas... 29 2. Divisão silábica... 31 3. Ortografia...

Leia mais

31/01/2019 MORFOLOGIA RECONHECIMENTO, EMPREGO E SENTIDO DAS CLASSES GRAMATICAIS

31/01/2019 MORFOLOGIA RECONHECIMENTO, EMPREGO E SENTIDO DAS CLASSES GRAMATICAIS MORFOLOGIA A Morfologia trata das diversas classes de vocábulos, descrevendo-lhes a estrutura, formação e flexões. RECONHECIMENTO, EMPREGO E SENTIDO DAS CLASSES GRAMATICAIS 1 Para começo de conversa: a)

Leia mais

Cargo: C01 - ADVOGADO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Resposta Alterada para:

Cargo: C01 - ADVOGADO Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Resposta Alterada para: Cargo: C01 - ADVOGADO Incentivá-lo alcançá-lo se lhe associa 6 Explicou por que teve aquela atitude antiética na frente de todos os amigos. O verbo incentivar vem acompanhado do seu objeto direto, que

Leia mais

Português. Colocação Pronominal. Professor Carlos Zambeli.

Português. Colocação Pronominal. Professor Carlos Zambeli. Português Colocação Pronominal Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português COLOCAÇÃO PRONOMINAL Número Pessoa Pronomes Retos Pronomes Oblíquos Singular Plural Primeira Eu Me, mim,

Leia mais

Professor Jailton.

Professor Jailton. Professor Jailton www.professorjailton.com.br Pronome É a palavra variável em gênero, número e pessoa que representa ou acompanha o substantivo, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço

Leia mais

ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA

ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA A. Gomes Ferreira J. Nunes de Figueiredo 2. CICLO Oo Introdução I. ONDE SE FALA A LÍNGUA PORTUGUESA II. A PALAVRA. A FRASE. SINTAXE E MORFOLOGIA MATÉRIA DAS UNIDADES

Leia mais

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 08 MORFOLOGIA Ementa Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

Prof. André Moraes ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS

Prof. André Moraes ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS Prof. André Moraes ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS Morfema é a menor unidade portadora de sentido de uma palavra. (Cereja & Cochar) radical (lexema ou semantema) É o morfema que informa sobre o sentido

Leia mais

Prof. Aramis de Cássio Internet: twitter:

Prof. Aramis de Cássio Internet:    twitter: Prof. Aramis de Cássio Internet: www.blogdoaramis.wordpress.com e-mail: aramisdecassio@rocketmail.com twitter: www.twitter.com/aramisdecassio São palavras que exprimem ação, estado, mudança de estado e

Leia mais

Índice. Fonética e Fonologia 10 Fonética e fonologia 10 Vogais sua classificação 11 Ditongos sua classificação 12 Consoantes sua classificação

Índice. Fonética e Fonologia 10 Fonética e fonologia 10 Vogais sua classificação 11 Ditongos sua classificação 12 Consoantes sua classificação Índice Fonética e Fonologia 10 Fonética e fonologia 10 Vogais sua classificação 11 Ditongos sua classificação 12 Consoantes sua classificação Ortografia e Pontuação 16 Estrutura fonográfica das palavras

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 Aulas Aula Conteúdo Página 1 Emprego das classes e palavras

Leia mais

SUMÁRIO EDITAIS E PLANO DE ESTUDOS CAPÍTULO 1 EDITAIS Introdução... 37

SUMÁRIO EDITAIS E PLANO DE ESTUDOS CAPÍTULO 1 EDITAIS Introdução... 37 SUMÁRIO PARTE I EDITAIS E PLANO DE ESTUDOS EDITAIS... 23 1. Introdução... 23 2. Plano de estudos... 23 3. Editais... 24 3.1. TRT 20 CONSULPLAN (2017).. 24 3.2 TRE PR - FCC (2017)... 25 3.3 TRT SC FGV (2017)...

Leia mais

FORMAÇÃO DE PALAVRAS

FORMAÇÃO DE PALAVRAS FORMAÇÃO DE PALAVRAS Derivação Derivação é o processo pelo qual se obtém uma palavra nova, chamada derivada, a partir de outra já existente, chamada primitiva. Observe o quadro abaixo: MAR TERRA PRIMITIVA

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM PLANO DE CURSO PNLD2017 Ensino Fundamental II MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DE EDIÇÕES SM O momento de escolha de uma coleção aprovada no PNLD pode se transformar em uma fonte de incertezas para o educador das

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense Ensino Fundamental II 2º Bimestre. Verbo. Professora: Caliana Medeiros.

Colégio Diocesano Seridoense Ensino Fundamental II 2º Bimestre. Verbo. Professora: Caliana Medeiros. Colégio Diocesano Seridoense Ensino Fundamental II 2º Bimestre Verbo Professora: Caliana Medeiros. Verbo é a palavra que indica ação (física ou mental praticada ou sofrida pelo sujeito), fato (de que o

Leia mais

Sujeito determinado: ocorre quando a terminação do verbo e o contexto permitem: - reconhecer que existe um elemento ao qual o predicado se refere;

Sujeito determinado: ocorre quando a terminação do verbo e o contexto permitem: - reconhecer que existe um elemento ao qual o predicado se refere; Tipos de sujeito Sujeito determinado: ocorre quando a terminação do verbo e o contexto permitem: - reconhecer que existe um elemento ao qual o predicado se refere; - indicar quem é esse elemento. Exemplo:

Leia mais

GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO

GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO CLASSES GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO CLASSIFICAÇÃO A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo Artigo Adjetivo Numeral

Leia mais

PORTUGUÊS ABEL MOTA PREPARAR OS TESTES

PORTUGUÊS ABEL MOTA PREPARAR OS TESTES 7 PORTUGUÊS ABEL MOTA PREPARAR OS TESTES PARTE 1 LEITURA 1 A IMPRENSA 5 6 A imprensa e os jornais Classificação dos jornais Público-alvo Secções Géneros jornalísticos Do acontecimento ao leitor fazer Escolher

Leia mais

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Introdução aos estudos de língua materna

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Introdução aos estudos de língua materna CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras 2017 5º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Introdução aos estudos de língua materna 04h/a xxx xxx 60 h/a xxx xxx EMENTA Iniciação ao estudo de problemas

Leia mais

ESTUDO DA CRÔNICA SEXA DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO Sexa. In: Comédias para se ler na escola. R. Janeiro: Objetiva, pg

ESTUDO DA CRÔNICA SEXA DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO Sexa. In: Comédias para se ler na escola. R. Janeiro: Objetiva, pg 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Departamento de Letras e Artes DLET Curso de Licenciatura em Letras com a Língua Inglesa JOÃO BOSCO DA SILVA ESTUDO DA CRÔNICA SEXA DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO

Leia mais

PORTUGUÊS III Semestre

PORTUGUÊS III Semestre Universidad Nacional Autónoma de México Facultad de Filosofía y Letras Colegio de Letras Modernas Letras Portuguesas PORTUGUÊS III Semestre 2019-1 Profa. Cristina Díaz Padilla Horário: segunda a sexta

Leia mais

A ORDEM DOS CLÍTICOS EM LÉXIAS VERBAIS SIMPLES: UMA ANÁLISE DAS GRAMÁTICAS TRADICIONAIS Cristiane Jardim Fonseca (UERJ)

A ORDEM DOS CLÍTICOS EM LÉXIAS VERBAIS SIMPLES: UMA ANÁLISE DAS GRAMÁTICAS TRADICIONAIS Cristiane Jardim Fonseca (UERJ) A ORDEM DOS CLÍTICOS EM LÉXIAS VERBAIS SIMPLES: UMA ANÁLISE DAS GRAMÁTICAS TRADICIONAIS Cristiane Jardim Fonseca (UERJ) crisffp@yahoo.com.br É comum encontrar certas divergências em relação às regras propostas

Leia mais

: é o termo da oração que, através de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito.

: é o termo da oração que, através de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito. feita através do predicado. : é o termo da oração que funciona como suporte de uma afirmação : é o termo da oração que, através de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito. A pequena criança

Leia mais

PARTE 1 FONÉTICA CAPÍTULO 1 FONÉTICA...

PARTE 1 FONÉTICA CAPÍTULO 1 FONÉTICA... Sumário PARTE 1 FONÉTICA CAPÍTULO 1 FONÉTICA... 3 1.1. Fonema...3 1.2. Classificação dos fonemas...4 1.3. Encontros vocálicos...5 1.4. Encontros consonantais...5 1.5. Dígrafos...6 1.6. Dífono...7 1.7.

Leia mais

3. O comportamento de realizar ações mecanicamente, sem raciocinar, ou seja, de maneira repetida e impensada.

3. O comportamento de realizar ações mecanicamente, sem raciocinar, ou seja, de maneira repetida e impensada. GABARITO DOS EXERCÍCIOS DO LIVRO LINGUAGENS 7 ANO GRAMÁTICA PROF.ª LORNA Página 27-28 4. a) 1ª conjugação: articular, inspirar. 2ª conjugação: saber, querer, compreender, ser. 3ª conjugação: vir b) Regulares:

Leia mais

Colocação dos pronomes pessoais átonos. Manoel Francisco Guaranha

Colocação dos pronomes pessoais átonos. Manoel Francisco Guaranha Colocação dos pronomes pessoais átonos Manoel Francisco Guaranha Quadro de pronomes pessoais: PRONOMES PESSOAIS PORTUGUÊS BRASILEIRO FORMAL Singular Pessoa Sujeito Complemento 1ª eu Me, mim, comigo 2ª

Leia mais

CONCURSO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS RESPOSTA AOS RECURSOS. Consultor Técnico Legislativo

CONCURSO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS RESPOSTA AOS RECURSOS. Consultor Técnico Legislativo CONCURSO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS RESPOSTA AOS RECURSOS Consultor Técnico Legislativo QUESTÃO: 1 - INDEFERIDO JUSTIFICATIVA: A questão tem como resposta a opção C, e não a opção E, como argumenta

Leia mais