CONHEÇAM OS CONVIDADOS DO III COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS. Dra. Esther Pillar Grossi

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONHEÇAM OS CONVIDADOS DO III COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS. Dra. Esther Pillar Grossi"

Transcrição

1 CONHEÇAM OS CONVIDADOS DO III COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS Dra. Esther Pillar Grossi Doutora em Psicologia Cognitiva pela École de Hautes Études en Sciences Sociales de l Université de Paris, orientada pelo professsor doutor Gérard Vergnaud. Em 1970 com mais 49 colegas-professores fundou o Geempa - Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação, associação atuante até hoje, da qual é presidente. Da cidade de Porto Alegre orienta pesquisas sobre ensino-aprendizagem embasadas na Teoria dos Campos Conceituais e na definição de uma quarta teoria sobre o aprender, a saber, o Pósconstrutivismo, que vai muito além do Inatismo, do Empirismo e do Construtivismo. Dr. Gérard Vergnaud Emerito Diretor de pesquisa do CNRS ( Conselho Nacional de Pesquisa Científica) da França. Doutor em Psicologia Cognitiva, orientando de Jean Piaget. Doutor honoris causa de diversas universidades, Matemático, Filósofo e Pioneiro na definição de Didática como Ciência. Diretor Emerito de pesquisa do CNRS ( Conselho Nacional de Pesquisa Científica) da França. Doutor em Psicologia Cognitiva, orientando de Jean Piaget. Doutor honoris causa de diversas universidades, Matemático, Filósofo e Pioneiro na definição da Didática como Ciência. Elaborador da Teoria do Campos Conceituais. Orientou mais de 80 teses e dissertações em diversos países. De Paris, continua ativo aprofundando e difundindo os fundamentos da Teoria dos Campos Conceituais.

2 Dra. Ana Cecília Silveira Lins Sucupira Médica formada pela Universidade Federal de Pernambuco (1972), Mestre em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (1981) e Doutora em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é médica-assistente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e médica da Prefeitura Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção neonatal, avaliação, mortalidade infantil, mortalidade neonatal ;saúde escolar, adolescente, relação médico-paciente, medicina de família Dra. Rosana Prinheiro- Machado É cientista social, docente, escritora e pesquisadora. Atualmente é Professora Titular Visitante da Universidade Federal de Santa Maria no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais. É membro da Academia Britânica de Ensino Superior. Foi professora de Desenvolvimento Internacional na Universidade de Oxford de 2013 a Realizou pesquisa de pós-doutorado pela Harvard University, onde também foi Visiting Scholar ( ). Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fez seu doutorado em Antropologia Social pela UFRGS.

3 Dr. João Flávio Cogo Carvalho Técnico Agrícola. Professor de Agricultura pela UFSM. Especialização em Tecnologia de Sementes UFPEL. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutorado em Fitotecnia na ESALQ/USP. Professor da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha campus de São Vicente do Sul. Realiza pesquisa com cobertura de solo com amendoim forrageiro na cultura da videira e sua relação com o desenvolvimento vegetativo, produtivo e composição química das uvas. Dr. Felipe Bruno Martins Fernandes Professor da Universidade Federal da Bahia no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade. Líder do Gira - Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação. Mestre em Educação pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Doutor em Ciências pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui pós-doutorado em Estudos de Gênero (PPGICH/UFSC), em Anthropologie Sociale (EHESS/Toulouse) e em Antropologia da Educação (PPGAS/UFSC). Dra. Denise Cipriano Jabour Psicóloga, psicanalista membro do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro e professora aposentada pela Universidade Federal Fluminense. A formação em pós-graduação inclui mestrado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. Desde 2011 é professora do Geempa.

4 Dra. Line Numa Bocage É uma professora martiniquense, que está hoje em Paris, onde fez doutorado em Psicologia Cognitiva na Universidade René Descartes, orientada por Gérard Vergnaud. Ela é professora na Universidade de Cergy-Pontoise, na França desempenhando várias funções como a de formação de professores de liceus profissionais. Ela é membro do Centro de Pesquisa sobre intervenção educativa da Universidade de Sherbrooke no Canadá e da ARDéCo (Associação pela Pesquisa sobre o Desenvolvimento de Competências). Particularmente, para os participantes desse III Colóquio sobre a Teoria dos Campos Conceituais ela é coorientadora de Nair Tuboiti na sua tese de doutorado sobre a formação de professores na proposta Pós-Construtivista, que será defendida no dia 5 de dezembro de Dra. Beleni Salete Grando Professora da Universidade Federal de Mato Grosso na Faculdade de Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação e Pós-Doutora em Antropologia Social (2011) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Coordena a Rede Ação Saberes Indígenas na Escola da UFMT com a SECADI/MEC, e consolida sua práxis pedagógica numa perspectiva interdisciplinar e intercultural, compreendendo o corpo como a totalidade/centralidade da pessoa que se integra a um grupo social específico por meio da educação e no qual se inscreve a cultura que o identifica. Dr. Gabriel Carvalho Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é colaborador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e professor Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Minas Gerais em Ouro Branco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Campos Conceituais, desenvolvimento cognitivo, conceito, física e ensino.

5 Dra. Candy Estelle Marques Laurendon Doutora em Psicologia Cognitiva em Co-tutela entre a Universidade de Angers (França) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal, Brasil). Pesquisadora do NUPPEM (Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática) da UFPE, Colaboradora do GEEMPA (Grupo de Estudos sobre a Educação, a Metodologia da Pesquisa e a Ação) Possui Mestrado Profissional em Psicologia Intercultural (Universidade Toulouse-le-Mirail, França), e Mestrado Acadêmico em Psicologia do Desenvolvimento e Processo de socialização - Universidade Toulouse-Le-Mirail. Graduada em Psicologia Social. Pósdoutoranda e Professora Colaboradora no Programa de Pós-graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco. Mestre. Sonia Inés Matallana Saadi Bacharel em Educação com especialização em Química e Biologia Universidade Livre da Colômbia. Mestre em Ciências em Educação pela Universidade de San Buenaventura. Diretora da corporação CoNprende, com experiência especializada de ensino para alunos com dificuldades especiais em todos os departamentos colombianos. Participa ativamente do Geempa, sendo a CoNprende a única corporação de ensino, na Colômbia, autorizada pelo Geempa. Mestra Valéria Lopes Redon Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina e mestrado em Educação também Universidade Estadual de Londrina. Assessora na formação dos professores do Grupo de Estudos sobre Educação Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA) além de atuar como professora alfabetizadora na Prefeitura Municipal de Londrina desde Pesquisadora do Geempa sobre aprendizagem de leitura e de escrita, bem como de matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Especialista Josiane Martins Soares Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Foi orientadora pedagógica da Escola Marista Santa Marta, de Santa Maria e do Colégio Santo Rosa, em Porto Alegre. Desenvolve assessoria pedagógica no Grupo de Estudos sobre Educação Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA) e é Mestranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria.

6

Sobre os autores. Luciana Massi Salete Linhares Queiroz (Orgs.)

Sobre os autores. Luciana Massi Salete Linhares Queiroz (Orgs.) Sobre os autores Luciana Massi Salete Linhares Queiroz (Orgs.) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros MASSI, L., and QUEIROZ, SL., orgs. Sobre os autores. In: Iniciação científica: aspectos históricos,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTEGRAL Florianópolis - 2010 ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTEGRAL PROJETO

Leia mais

Sobre os Autores. Aires David de Lima é graduado em Direito pela Unigran (Universidade

Sobre os Autores. Aires David de Lima é graduado em Direito pela Unigran (Universidade Sobre os Autores Aires David de Lima é graduado em Direito pela Unigran (Universidade da Grande Dourados), especialista em Direito do Estado pela Universidade Estácio de Sá, especialista em Direito Civil

Leia mais

Colaboradores deste número

Colaboradores deste número Colaboradores deste número CARLOS FELIPE DA CONCEIÇÃO PINTO Graduado e mestre em Letras pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é aluno do curso de doutorado em Linguística na Universidade Estadual

Leia mais

Meet the Authors Conheçam os Autores

Meet the Authors Conheçam os Autores JOURNAL OF MATHEMATICS AND CULTURE Special Edition Brazil Volume 1: EthnoMathemaTics: cultural plurality in diverse Brasis Edição Especial Brasil Volume 1: EtnoMatemaTicas: pluralidade cultural em diversos

Leia mais

EDITORES DESTE NÚMERO

EDITORES DESTE NÚMERO EDITORES DESTE NÚMERO Flávio Carneiro é pesquisador e professor associado de Literatura Brasileira na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde leciona desde 1995, atuando na graduação e pós-graduação

Leia mais

Curso: Ciências Sociais Bacharelado e Licenciatura em Sociologia

Curso: Ciências Sociais Bacharelado e Licenciatura em Sociologia VAGAS CAMPUS MARCO ZERO 1801 - Área de Conhecimento: Ciência Política Curso: Ciências Sociais Bacharelado e Licenciatura em Sociologia Regime de Trabalho: 20 horas Perfil: Graduação em Ciências Sociais,

Leia mais

Sobre as autoras. Leila Pio Mororó Maria Elizabete Souza Couto Raimunda Alves Moreira de Assis (orgs.)

Sobre as autoras. Leila Pio Mororó Maria Elizabete Souza Couto Raimunda Alves Moreira de Assis (orgs.) Sobre as autoras Leila Pio Mororó Maria Elizabete Souza Couto Raimunda Alves Moreira de Assis (orgs.) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros MORORÓ, L. P., COUTO, M. E. S., and ASSIS, R. A. M., orgs.

Leia mais

Interesse de pesquisa: Arte-educação, Saberes e Formação Docente, Política e História da Educação

Interesse de pesquisa: Arte-educação, Saberes e Formação Docente, Política e História da Educação O corpo docente do MAIE é constituído pelos seguintes professores: Ana Cristina de Moraes Doutora em Educação pela UNICAMP Professora: Faculdade de Educação de Itapipoca - FACEDI Grupo de Pesquisa: Investigações

Leia mais

Rádio WEB Gira Cidadania Eu Sou : construindo um canal de diálogo permanente sobre estudos de gênero e diversidade com a sociedade Prof. Dr.

Rádio WEB Gira Cidadania Eu Sou : construindo um canal de diálogo permanente sobre estudos de gênero e diversidade com a sociedade Prof. Dr. Rádio WEB Gira Cidadania Eu Sou : construindo um canal de diálogo permanente sobre estudos de gênero e diversidade com a sociedade Prof. Dr. Felipe Bruno Martins Fernandes A Rádio WEB Gira "Cidadania Eu

Leia mais

INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE IMS

INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE IMS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA ANEXO I Campus: Anísio Teixeira Vitória da Conquista INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE IMS Área de conhecimento: Psicanálise e Processos em Saúde Titulação: Graduação

Leia mais

PROMOVE. I Seminário de SEXO, AMOR E RELACIONAMENTO

PROMOVE. I Seminário de SEXO, AMOR E RELACIONAMENTO PROMOVE I Seminário de SEXO, AMOR E RELACIONAMENTO Data: sábado, dia 31 de Maio de 2014 das 8h às 18h Local: Auditório da FACEL Rua Vicente Machado, 156, Centro, Curitiba Próximo à Praça Osório Convênio

Leia mais

IVANI CATARINA ARANTES FAZENDA:

IVANI CATARINA ARANTES FAZENDA: 147 EDITORA: IVANI CATARINA ARANTES FAZENDA: Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1963), mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978) doutorado

Leia mais

Sobre os autores. Todo o conteúdo deste trabalho, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença Creative Commons Atribição 4.0.

Sobre os autores. Todo o conteúdo deste trabalho, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença Creative Commons Atribição 4.0. Sobre os autores Maria do Rosário L. Mortatti Estela N. M. Bertoletti Fernando R. de Oliveira Márcia C. de Oliveira Mello Thabatha A. Trevisan (Orgs.) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros MORTATTI,

Leia mais

Agildo S. S. de Oliveira. Carolina Oliveira Azevedo. Claudio Manoel de Carvalho Correia. Darcilia Simões. Caderno Seminal Digital

Agildo S. S. de Oliveira. Carolina Oliveira Azevedo. Claudio Manoel de Carvalho Correia. Darcilia Simões. Caderno Seminal Digital Agildo S. S. de Oliveira Carolina Oliveira Azevedo Claudio Manoel de Carvalho Correia Darcilia Simões PERFIL DOS AUTORES Graduado em Letras, mestrando em Letras: Linguagens e Representações UESC, desenvolve

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA:

CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: 1 CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: MESTRADO E DOUTORADO 1. CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA O

Leia mais

FACULDADE DO NORTE DE MATO GROSSO GUARANTÃ DO NORTE - MT (66)

FACULDADE DO NORTE DE MATO GROSSO GUARANTÃ DO NORTE - MT   (66) MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA 1º Semestre Extensão 1 e Anatomia Humana 4 40 40-80 Bioética e Legislação 2 40 - - 40 Biologia do Desenvolvimento e Genética 3 60 - - 60 Introdução

Leia mais

Consolidação de Competências na Educação Superior: reflexões sobre currículo, aprendizagem e avaliação.

Consolidação de Competências na Educação Superior: reflexões sobre currículo, aprendizagem e avaliação. Consolidação de Competências na Educação Superior: reflexões sobre currículo, aprendizagem e avaliação. Maceió - AL 2018 17/07/2018 (TERÇA-FEIRA) Temática 1 - Planejamento e prática de estratégias pedagógicas

Leia mais

Programação QUADRO SISTEMATICO COM ATIVIDADES DO EVENTO. 15 de maio de de maio de de maio de 2019 Manha

Programação QUADRO SISTEMATICO COM ATIVIDADES DO EVENTO. 15 de maio de de maio de de maio de 2019 Manha Programação QUADRO SISTEMATICO COM ATIVIDADES DO EVENTO 15 de maio de 2019 16 de maio de 2019 17 de maio de 2019 Manha 09h - 12h 09h- 12h Fóruns Temáticos 09h- 12h Fóruns Temáticos Tarde 16 h - 20 h 13h

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 05/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 05/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO VAGAS CAMPUS MARCO ZERO 1601 - Área de conhecimento: Administração Geral. Curso: Administração Perfil: Bacharelado em Administração com Especialização, Mestrado ou Doutorado nas seguintes áreas da Administração:

Leia mais

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40 MATRIZ CURRICULAR Carga Horária: 3.880 horas Duração: 04 anos Reconhecimento Renovado pela Portaria nº 794, de 14/12/2016, Publicada no D.O.U. de 15/12/2016. 1º SEMESTRE História da Educação 80 Formação

Leia mais

ANEXO I EDITAL PRORH Nº 006/2017 SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

ANEXO I EDITAL PRORH Nº 006/2017 SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS ANEXO I EDITAL PRORH Nº 006/2017 SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS Departamento de Física Estágio Curricular Supervisionado em Ensino de Física Licenciatura em Física e Mestrado em Educação, ou em Ensino

Leia mais

Programa para a Prova Escrita e Didática. Disciplinas: Pedagogias da Educação Física; Pré-Estágios e Estágios Supervisionados

Programa para a Prova Escrita e Didática. Disciplinas: Pedagogias da Educação Física; Pré-Estágios e Estágios Supervisionados Vagas Classe 01 Vaga para professor Assistente Titulação Mínima: Licenciado em Educação Física e Mestrado em Educação Física e áreas afins Regime de Trabalho: 40 horas Dedicação Exclusiva Programa para

Leia mais

SEMINÁRIO ECONOMIA ECOLÓGICA: educação para uma mudança de paradigma

SEMINÁRIO ECONOMIA ECOLÓGICA: educação para uma mudança de paradigma SEMINÁRIO ECONOMIA ECOLÓGICA: educação para uma mudança de paradigma Local: Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Agrárias Auditório do Departamento de Zootecnia e Bloco 860 Campus do Pici

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR BOLSISTA DA EAD - UAB EDITAL 88/2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR BOLSISTA DA EAD - UAB EDITAL 88/2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR BOLSISTA DA EAD - UAB EDITAL 88/2018 SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/IFAM PARA CURSOS DA 2017/2-2019/1 O Quadro Anexo I válido para o

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação SÚMULA CURRICULAR

Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação SÚMULA CURRICULAR Profa. Dra. Mirian Jorge Warde SÚMULA CURRICULAR I. Formação: 1. Graduação: Pedagogia Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo 2. Mestrado: Educação (Filosofia da Educação) Instituição:

Leia mais

Sobre os autores. Charliton José dos Santos Machado Idalina Maria Freitas Lima Santiago Maria Lúcia da Silva Nunes orgs.

Sobre os autores. Charliton José dos Santos Machado Idalina Maria Freitas Lima Santiago Maria Lúcia da Silva Nunes orgs. Sobre os autores Charliton José dos Santos Machado Idalina Maria Freitas Lima Santiago Maria Lúcia da Silva Nunes orgs. SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros MACHADO, CJS., SANTIAGO, IMFL., and

Leia mais

Sobre os autores. Leila Miralva Martins Dias

Sobre os autores. Leila Miralva Martins Dias Sobre os autores Leila Miralva Martins Dias SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros NASCIMENTO, AD., and HETKOWSKI, TM., orgs. Memória e formação de professores [online]. Salvador: EDUFBA, 2007. 310

Leia mais

Área de conhecimento ou matéria: Internato Médico e Residência Médica em Pediatria.

Área de conhecimento ou matéria: Internato Médico e Residência Médica em Pediatria. 3 Área de conhecimento ou matéria: Internato Médico e Residência Médica em Pediatria. Número de vagas e carga horária: Uma (01) vaga 24 horas Graduação em Medicina. Especialização em: Residência Médica

Leia mais

PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)

PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA) 8H ÀS 18H PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA) 8h - Mesa de Abertura O trabalho social com famílias no âmbito da Psicologia Rodrigo Monteiro (CRP-23), Ana Carolina Peixoto do Nascimento (CEPPAS), Hareli

Leia mais

O Quadro 2 apresenta a formação acadêmica de cada docente e respectiva vinculação às linhas de pesquisa e projetos de atuação.

O Quadro 2 apresenta a formação acadêmica de cada docente e respectiva vinculação às linhas de pesquisa e projetos de atuação. CORPO DOCENTE Corpo docente e vinculação institucional O presente curso conta com um total de 27 docentes e cinco instituições colaboradoras, cuja vinculação está descrita no Quadro 9. Instituição responsável

Leia mais

Sobre os Autores o USP_PSIEDUC.indb 251 USP_PSIEDUC.indb /10/ :38:11 19/10/ :38:11

Sobre os Autores o USP_PSIEDUC.indb 251 USP_PSIEDUC.indb /10/ :38:11 19/10/ :38:11 Sobre os Autores o Adriana Marcondes Machado adrimarcon@uol.com.br Mestre e doutora em Psicologia Social pelo IPUSP. Docente da graduação e pós-graduação do departamento de Psicologia da Aprendizagem,

Leia mais

Biografia dos Autores

Biografia dos Autores Capítulo 7 Biografia dos Autores Capítulo 1 Produção Tecnológica na IE: prospecção e propriedade intelectual em Informática na Educação Maria Augusta Silveira Netto Nunes Professor Adjunto II do DCOMP-UFS.

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA CORPO DOCENTE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA CORPO DOCENTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA CORPO DOCENTE ANA MARIA SENRA BREITSCHAFT Doutora em Física pela UFRJ, em 1996. Nos últimos cinco anos publicou 2 artigos em periódicos. Coordena o Sistema

Leia mais

FRAN 2º Semestre 2016

FRAN 2º Semestre 2016 FRAN 2º Semestre 2016 PROFESSORES FORMAÇÃO ACADÊMICA TITULAÇÃO Tempo de Registro 01 - Adriano Moreno Jardim Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional UNOESTE Especialização em Gestão Ambiental

Leia mais

Profa. Deise Machado Ferreira de Oliveira

Profa. Deise Machado Ferreira de Oliveira Profa. Deise Machado Ferreira de Oliveira Engenheira Agrônoma, Mestrado em Microbiologia Agrícola( Dissertação- "Avaliação da atividade de fosfatase alcalina em nódulos de rizóbios de soja e feijão"),

Leia mais

EDITAL N.º 5/2019/REI/IFTO, DE 15 DEFEVEREIRO DE 2019

EDITAL N.º 5/2019/REI/IFTO, DE 15 DEFEVEREIRO DE 2019 1 of 7 18/02/2019 17:00 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS REITORIA EDITAL N.º 5/2019/REI/IFTO, DE

Leia mais

Sobre os Autores. Sobre os Autores BRIGATO ÉSTHER ANGELO

Sobre os Autores. Sobre os Autores BRIGATO ÉSTHER ANGELO Sobre os Autores ANGELO BRIGATO ÉSTHER É Mestre em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor e Coordenador do Curso de Administração

Leia mais

09 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA)

09 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA) 09 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA) PALESTRAS PALESTRA PALESTRANTE O artesanato em Mato Grosso do Sul Gilberto Luiz Alves 10h30 Leitura e Literatura: Estratégia de Compreensão Renata Junqueira 16h PAVILHÃO DO

Leia mais

colégio santo américo prosa

colégio santo américo prosa colégio santo américo prosa 2º semestre 2015 Aprendizagem significativa e o ensino de Ciências e Biologia A aprendizagem significativa de conceitos e informações das Ciências será analisada sob a perspectiva

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA DO IF-UFRJ CORPO DOCENTE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA DO IF-UFRJ CORPO DOCENTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA DO IF-UFRJ CORPO DOCENTE ANA MARIA SENRA BREITSCHAFT Doutora em Física pela UFRJ, em 1996. Professora Adjunta (DE) do Depto.de Física Nuclear do IF-UFRJ. Coordena

Leia mais

Pesquisadora Coordenadora

Pesquisadora Coordenadora Pesquisadora Coornadora Maria Martha Costa Hübner [ marthahubner@usp.br ] Possui graduação Psicologia pela Pontifícia Universida Católica São Paulo (1979), mestrado Psicologia (Psicologia Experimental)

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA EAD

CURSO DE PEDAGOGIA EAD CURSO DE PEDAGOGIA EAD Justificativa da oferta do Curso Com a finalidade de caracterizar a necessidade social do Curso de Licenciatura em Pedagogia - EAD, foram levantados dados e informações pertinentes

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DISCIPLINA PROFESSORA

PÓS-GRADUAÇÃO EM DISCIPLINA PROFESSORA PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA COM ÊNFASE EM EDUCAÇÃO INFANTIL DISCIPLINA NEUROPSICOLOGIA E DISTÚRBIOS COGNITIVOS DE APRENDIZAGEM PROFESSORA DRA. NÁDIE CHRISTINA FERREIRA MACHADO SPENCE ALTA FLORESTA

Leia mais

DADOS DOS AUTORES. Graduanda na Licenciatura em Artes Visuais. Universidade do Estado de Santa Catarina

DADOS DOS AUTORES. Graduanda na Licenciatura em Artes Visuais. Universidade do Estado de Santa Catarina DADOS DOS AUTORES Alba Regina Battisti de Souza Professora Associada Participante do Departamento de Pedagogia FAED/UDESC Estágio Pós-Doutoral em Educação - UNISINOS/RS - Coordenadora de área PIBID Pedagogia

Leia mais

CONVIDADOS. Beatriz Cardoso Diniz (UFMG) Érica A. B. M.Tavares (UFLA)

CONVIDADOS. Beatriz Cardoso Diniz (UFMG) Érica A. B. M.Tavares (UFLA) CONVIDADOS Beatriz Cardoso Diniz (UFMG) Tradutora e Intérprete de Libras da UFMG no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão - NAI. Pós-graduada em Docência da Libras. Fonoaudióloga graduada pela Universidade

Leia mais

Diretrizes curriculares nacionais para formação de professores da educação básica: inicial e continuada. Dr. Delarim Martins Gomes

Diretrizes curriculares nacionais para formação de professores da educação básica: inicial e continuada. Dr. Delarim Martins Gomes Diretrizes curriculares nacionais para formação de professores da educação básica: inicial e continuada Dr. Delarim Martins Gomes INTRODUÇÃO As DCN-FIC propõem a ordenação do futuro, alicerçadas na educação

Leia mais

COMPOSIÇÃO DA BANCA EXAMINADORA E PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PARA O VI CONCURSO DE INGRESSO DE DEFENSORES PÚBLICOS 2013

COMPOSIÇÃO DA BANCA EXAMINADORA E PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PARA O VI CONCURSO DE INGRESSO DE DEFENSORES PÚBLICOS 2013 COMPOSIÇÃO DA BANCA EXAMINADORA E PROGRAMA DAS DISCIPLINAS PARA O VI CONCURSO DE INGRESSO DE DEFENSORES PÚBLICOS 2013 1. Direito Constitucional Dr. Guilherme Krahenbuhl Silveira Piccina 2. Direitos Humanos

Leia mais

matraga, rio de janeiro, v.23, n.38, jan/jun

matraga, rio de janeiro, v.23, n.38, jan/jun EDITORES DESTE NÚMERO Angela Corrêa Ferreira Baalbaki é doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2010) e mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). É professora

Leia mais

Comissão Científica. Elsa Vieira, Universidade Aberta Coordenadora do Pólo de Silves,

Comissão Científica. Elsa Vieira, Universidade Aberta Coordenadora do Pólo de Silves, Comissão Científica Mauro Figueiredo, Universidade do Algarve Maria Helena Horta, Universidade do Algarve Cátia Martins, Universidade do Algarve Vítor Gamboa, Universidade do Algarve Catherine Simonot,

Leia mais

TEMA: Os desafios da Educação para 2011

TEMA: Os desafios da Educação para 2011 ENTRADA PROGRAMA PENSAR A EDUCAÇÃO, PENSAR O BRASIL DATA: 14 / 03 / 2011 14 de Março de 2011, 8h05 minutos em BH: Boa Noite! Olha nós aqui, AO VIVO, com o Programa PEPB, na sua Rádio UFMG Educativa, 104,5FM

Leia mais

TRILHA I O PROFESSOR E A SALA DE AULA

TRILHA I O PROFESSOR E A SALA DE AULA TRILHA I O PROFESSOR E A SALA DE AULA OFICINA 1 STORYTELLING Segunda, 06/02, das 19h às 22h30 OFICINA 2 PLANEJAMENTO INTELIGENTE Terça, 07/02, das 19h às 22h30 OFICINA 3 APLICAÇÕES DAS TEORIAS DE GRUPO

Leia mais

O GRUPO DE PESQUISA CULTURA, AMBIENTE E EDUCAÇÃO

O GRUPO DE PESQUISA CULTURA, AMBIENTE E EDUCAÇÃO O GRUPO DE PESQUISA CULTURA, AMBIENTE E EDUCAÇÃO Isabel C. M. Carvalho * APRESENTAÇÃO Este texto se destina a apresentar o Grupo de Pesquisa Cultura, Ambiente e Educação, disponível no Diretório de Pesquisa

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. Trabalho Educativo e os conteúdos escolares: contribuições dos fundamentos da Pedagogia Histórico-crítica

PROGRAMA DE ENSINO. Trabalho Educativo e os conteúdos escolares: contribuições dos fundamentos da Pedagogia Histórico-crítica PROGRAMA DE ENSINO Disciplina Trabalho Educativo e os conteúdos escolares: contribuições dos fundamentos da Pedagogia Histórico-crítica Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração Formação e Prática

Leia mais

INTER-LEGERE AUTORES E AUTORAS AUTORES E AUTORAS

INTER-LEGERE AUTORES E AUTORAS AUTORES E AUTORAS ANDRÉA OSÓRIO Bacharel e licenciada em Ciências Sociais, Mestre em Sociologia e Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/IFCS) da UFRJ. Atuou em Licenciaturas

Leia mais

Dissertações Defendidas

Dissertações Defendidas ARAUJO, Dirceu Carneiro de. O Professor de Ciências Contábeis e os Saberes Envolvidos na Formaçã BARBOSA, Angela Maria. Dimensão humana da formação docente : um estudo a partir de documentos BATISTÃO,

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA

PROGRAMA DA DISCIPLINA UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA Curso: Graduação em Pedagogia - Licenciatura Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento Carga Horária: 75h Teórica: 75 Prática: Semestre: 2013.2 Professor: Rosilande

Leia mais

Candidata: Andréa Beatriz Hack

Candidata: Andréa Beatriz Hack Candidata: Andréa Beatriz Hack Profª do Instituto de Letras da UFBA. Doutora em Letras e Linguística pela UFBA. Áreas de atuação: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura Brasileira e Teoria da Literatura.

Leia mais

Editora Luciana Araújo dos Reis Editores assistentes Argemiro Ribeiro Souza Filho Ana Paula dos Santos Lima

Editora Luciana Araújo dos Reis Editores assistentes Argemiro Ribeiro Souza Filho Ana Paula dos Santos Lima A revista Ciência & Desenvolvimento (C&D) é uma realização da Gerência de Pesquisa e Formação continuada vinculada a Direção Acadêmica da Faculdade Independente do Nordeste FAINOR, cuja missão é registrar

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA MÉDICA

PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA MÉDICA PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA MÉDICA CONSIDERAÇÕES SOBRE VERTENTE PROFISSIONAL E EDUCACIONAL Prof. Dr. Irineu Tadeu Velasco A PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL Modelo Europeu Doutoramento Livre Docência MUDOU para modelo

Leia mais

PALESTRANTES. Letícia de Souza Magalhães Damasceno

PALESTRANTES. Letícia de Souza Magalhães Damasceno PALESTRANTES Ivanete de Freitas Cerqueira Possui graduação em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira Francês (1995) e mestrado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1999). Doutoranda pela UFBA

Leia mais

Os Desafios para os Jovens Pesquisadores Brasileiros

Os Desafios para os Jovens Pesquisadores Brasileiros UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA DEPTO DE CIÊNCIA DO SOLO E ENG. AGRÍCOLA Os Desafios para os Jovens Pesquisadores Brasileiros Prof. Dr. Adriel F. da Fonseca Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Educação Inclusiva APRESENTAÇÃO DE APOIO. 3 Encontro. Pós-graduação em A Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no aluno

Educação Inclusiva APRESENTAÇÃO DE APOIO. 3 Encontro. Pós-graduação em A Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no aluno APRESENTAÇÃO DE APOIO Educação Inclusiva 3 Encontro Pós-graduação em A Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no aluno Educação Inclusiva: pressupostos éticos, epistemológicos e pedagógicos

Leia mais

DIPLOMACIA CORPORATIVA CORPO DOCENTE. Carlos Pio

DIPLOMACIA CORPORATIVA CORPO DOCENTE. Carlos Pio DIPLOMACIA CORPORATIVA CORPO DOCENTE DISCIPLINA: Economia da Globalização e Comércio Internacional Carlos Pio Carlos Pio é acadêmico e consultor com mais de 20 anos de experiência no Brasil e no exterior.

Leia mais

Sobre os Autores. Sobre os Autores HILAL ADRIANA

Sobre os Autores. Sobre os Autores HILAL ADRIANA Sobre os Autores ADRIANA HILAL É Doutora em Negócios Internacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal

Leia mais

Currículo Lattes. Currículo Lattes

Currículo Lattes. Currículo Lattes Nome Bruno Missi Xavier não se aplica Máxima 1 http://lattes.cnpq.br/1349421634240670 Resumo do Possui graduação em Sistemas de Informação pelo União Social Camiliana (ES)(2004) e mestrado em Pesquisa

Leia mais

AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA: ANÁLISE SOBRE O PROCESSO FORMATIVO EM MATO GROSSO

AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA: ANÁLISE SOBRE O PROCESSO FORMATIVO EM MATO GROSSO 3478 - Trabalho Completo - XIV ANPED-CO (2018) GT 08 - Formação de Professores AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA: ANÁLISE SOBRE O PROCESSO FORMATIVO EM MATO GROSSO Neide da Silva Campos - SECRETARIA ESTADUAL

Leia mais

Programa de Pós Graduação FAPAM

Programa de Pós Graduação FAPAM Confraria Nossa Senhora da Piedade da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade Faculdade de Pará de Minas - FAPAM Reconhecida pelo Decreto 79090, de 04/01/77 Rua Ricardo Marinho, 110 - São Geraldo - Pará de

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO COORDENAÇÃO DO CURSO DE QUÍMICA

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO COORDENAÇÃO DO CURSO DE QUÍMICA ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO COORDENAÇÃO DO CURSO DE QUÍMICA SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO PERMANENTE DE EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA (SAPEQ) EGRESSO COM TÍTULO

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PEDAGOGIA

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PEDAGOGIA Matriz Curricular do Curso de Pedagogia 2014-2017 * 1º PERÍODO* Leitura e Produção de Texto -------- Fundamentos Históricos Filosóficos da Educação -------- Fundamentos Socioeconômicos da Educação --------

Leia mais

PESQUISA. Coordenador: Prof. Dr. Jessé Marques da Silva Júnior. Equipe: Prof. Dr. Thiago Matos Profa. Hanah Melo

PESQUISA. Coordenador: Prof. Dr. Jessé Marques da Silva Júnior. Equipe: Prof. Dr. Thiago Matos Profa. Hanah Melo PESQUISA Coordenador: Prof. Dr. Jessé Marques da Silva Júnior Equipe: Prof. Dr. Thiago Matos Profa. Hanah Melo Tem por finalidade: Organizar, propor e acompanhar atividades de pesquisa, estabelecer programas

Leia mais

ANEXO I EDITAL DE ABERTURA Nº. 093/2017 de 29 de dezembro de 2017 CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR DE MAGISTÉRIO SUPERIOR

ANEXO I EDITAL DE ABERTURA Nº. 093/2017 de 29 de dezembro de 2017 CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR DE MAGISTÉRIO SUPERIOR * FACED Administração e Planejamento - DAPLAN Política Educacional Doutorado em Educação, com Licenciatura em Pedagogia ou História ou Geografia ou Filosofia ou Ciências Sociais ou Bacharelado em Serviço

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado - PPGE/UCDB 2015 Boas vindas!

Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado - PPGE/UCDB 2015 Boas vindas! Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado - PPGE/UCDB 2015 Boas vindas! Lato Sensu (cursos de especialização) Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrados edoutorados Acadêmicos(formação do pesquisador

Leia mais

A Transformação da Educação

A Transformação da Educação A Transformação da Educação O SINEPE/PR apresenta o ciclo de palestras A Transformação da Educação, uma profunda análise das mudanças e novas oportunidades que o processo educacional está vivenciando no

Leia mais

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO ATOS REGULATÓRIOS Curso

Leia mais

CURRÍCULO PLATAFORMA LATTES

CURRÍCULO PLATAFORMA LATTES CURRÍCULO PLATAFORMA LATTES Diretório de grupos de pesquisa Sônia Maria de Azevedo Viana Graduada em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional - Universidade Federal de Sergipe (1978); Especialista

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE DIADEMA NÚCLEO PEDAGÓGICO ANOS INICIAIS. Diretoria Regional de Ensino de Diadema - Núcleo Pedagógico

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE DIADEMA NÚCLEO PEDAGÓGICO ANOS INICIAIS. Diretoria Regional de Ensino de Diadema - Núcleo Pedagógico DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE DIADEMA NÚCLEO PEDAGÓGICO ANOS INICIAIS 1 Dirigente Regional de Ensino de Diadema Profª Liane de Oliveira Bayer Supervisora do Núcleo Pedagógico e dos Anos Iniciais Profª

Leia mais

Sobre os Autores R. N

Sobre os Autores R. N ANGELA DA ROCHA É Ph.D em Administração pela Universidad de Navarra, Espanha, Mestre em Administração e Bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Titular da área de Marketing

Leia mais

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 BACHARELADO EM PSICOLOGIA ATOS REGULATÓRIOS Curso Recredenciado pela Portaria

Leia mais

PRESIDENTE DO CONSELHO: PROF. BENEDITO JOSÉ VIANA DA COSTA NUNES

PRESIDENTE DO CONSELHO: PROF. BENEDITO JOSÉ VIANA DA COSTA NUNES PRESIDENTE DO CONSELHO: PROF. BENEDITO JOSÉ VIANA DA COSTA NUNES Foi um dos fundadores da Faculdade de Filosofia do Pará, que depois foi incorporada à Universidade Federal do Pará. Em reconhecimento a

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO SECRETARIA DE GESTÃO DE PESSOAS SUPERVISÃO DE PLANEJAMENTO E PROVIMENTO/CONCURSOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO SECRETARIA DE GESTÃO DE PESSOAS SUPERVISÃO DE PLANEJAMENTO E PROVIMENTO/CONCURSOS EDITAL N. 02/SGP/UFMT/208 ANEXO I - QUADRO DE VAGAS Para as áreas que ofertam vagas reservadas preferencialmente para Pessoa com Deficiência(PcD) ou para Negros, serão aceitas inscrições para ampla concorrência,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA C O N V O C A Ç Ã O

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA C O N V O C A Ç Ã O C O N V O C A Ç Ã O Convocamos os estudantes, relacionados em anexo, a se apresentarem nos locais e horários marcados em suas respectivas Semanas de Formação. Informamos que as Programações destas Semanas,

Leia mais

PALESTRANTES E COORDENADORES DE MESA

PALESTRANTES E COORDENADORES DE MESA PALESTRANTES E COORDENADORES DE MESA REGINA CELIA TAMASO MIOTO Graduada em Serviço Social pela PUC de Campinas (1973), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989), doutora em Saúde

Leia mais

SEMANA DA PEDAGOGIA DE 18 A 21 DE SETEMBRO Novos Tempos para Diálogo, Reflexão e Formação

SEMANA DA PEDAGOGIA DE 18 A 21 DE SETEMBRO Novos Tempos para Diálogo, Reflexão e Formação (Palestras, Música, Teatro, Exposições e Oficinas) Compareça e descubra por que a qualidade move nossas vidas Abertura: 18 de setembro de 2017. Horário: 08h50 às 09h Local: Prédio 07 5º Andar Rua Fagundes

Leia mais

Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade

Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade RESENHA/REVIEW FERNANDES, Edicléa Mascarenhas; ORRICO, Hélio Ferreira; ISSA, Renata Marques (Orgs.). Pedagogia Hospitalar: Princípios, políticas e práticas de uma educação para todos. Curitiba: CRV, 2014.

Leia mais

PORTARIA Nº 29, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2017

PORTARIA Nº 29, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PORTARIA Nº 29, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2017 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UFPR, no uso de suas atribuições conferidas pelo Ar go 20 da

Leia mais

40 horas Professor efetivo do quadro do IF Goiás/Goiano, 40 horas dedicação exclusiva. Metodologia de Pesquisa Científica

40 horas Professor efetivo do quadro do IF Goiás/Goiano, 40 horas dedicação exclusiva. Metodologia de Pesquisa Científica MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO Câmpus Avançado Catalão Av. 20 de Agosto - centro, Catalão, GO Telefone: (64) 3441-7400 NOMINATA : PÓS

Leia mais

Sobre os Autores. Sobre os Autores ALZIRO ÉSAR

Sobre os Autores. Sobre os Autores ALZIRO ÉSAR Sobre os Autores ALZIRO CÉSAR ÉSAR ÉSAR M. R M. RODRIGUES É Doutor em Administração pela École des Hautes Études Commerciales, France. Professor Titular do Departamento de Administração e Coordenador do

Leia mais

ESCOLA DE INVERNO DE BIOMECÂNICA

ESCOLA DE INVERNO DE BIOMECÂNICA ESCOLA DE INVERNO DE BIOMECÂNICA O Grupo de Pesquisa em Biodinâmica da Universidade Federal de Santa Catarina (GPBIO/UFSC), coordenado pelos professores Dr. Fernando Diefenthaeler e Dra. Cíntia de La Rocha

Leia mais

PÓS UP PRESENCIAL E A DISTÂNCIA INSCRIÇÕES ABERTAS PÓS-GRADUAÇÃO COMPLETA COM VOCÊ

PÓS UP PRESENCIAL E A DISTÂNCIA INSCRIÇÕES ABERTAS PÓS-GRADUAÇÃO COMPLETA COM VOCÊ PÓS UP PRESENCIAL E A DISTÂNCIA PÓS-GRADUAÇÃO 2017 COMPLETA COM VOCÊ INSCRIÇÕES ABERTAS UNIVERSIDADE POSITIVO A Universidade Positivo concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais

Leia mais

O olhar crítico para a história da humanidade revela, com muita clareza, que nenhuma sociedade se constitui bem sucedida, se não favorecer, em todas

O olhar crítico para a história da humanidade revela, com muita clareza, que nenhuma sociedade se constitui bem sucedida, se não favorecer, em todas O olhar crítico para a história da humanidade revela, com muita clareza, que nenhuma sociedade se constitui bem sucedida, se não favorecer, em todas as áreas da convivência humana, o respeito à diversidade

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA MATRIZ CURRICULAR CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA BRAGANÇA PAULISTA 2017 MATRIZ CURRICULAR CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 1º Semestre Nº de Aulas Carga Horária Brinquedoteca: jogos e brincadeiras

Leia mais

Programação comunicações orais

Programação comunicações orais Programação comunicações orais Data : 09/06/2016 Local: BLOCO 3D SALA 302 Horário: 14h às 17:30h CAMPUS SANTA MÔNICA 4426 O MÉTODO EXISTENCIAL FENOMENOLÓGICO DE PESQUISA: FUNDAMENTOS QUE DESVELAM O SER-GESTOR-ESCOLAR

Leia mais

Equipe de gestão do projeto

Equipe de gestão do projeto Capacitação dos profissionais do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo (Simase) com Base nos Parâmetros de Gestão Teórico-metodológicos do Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo do Município

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE VAGAS POR AREA DE CONHECIMENTO. Campus Marco Zero. Campus Marco Zero Campus Marco Zero Campus Marco Zero. Campus Marco.

ANEXO I QUADRO DE VAGAS POR AREA DE CONHECIMENTO. Campus Marco Zero. Campus Marco Zero Campus Marco Zero Campus Marco Zero. Campus Marco. 1901 Arte visuais Ensino de Artes Visuais EDITAL Nº 007/2019, DE 26 DE ABRIL DE 2019 ANEXO I QUADRO DE VAGAS POR AREA DE CONHECIMENTO Cód. Curso Área Vagas Lotação Perfil 1902 Artes Visuais Linguagens

Leia mais

Antonio Brand: uma vida dedicada aos povos indígenas Antonio Brand: a life dedicated to indigenous peoples

Antonio Brand: uma vida dedicada aos povos indígenas Antonio Brand: a life dedicated to indigenous peoples Antonio Brand: uma vida dedicada aos povos indígenas Antonio Brand: a life dedicated to indigenous peoples Eva Maria Luiz Ferreira* José Francisco Sarmento Nogueira** Leandro Skowronski*** Rosa S. Colman****

Leia mais

Escolaridade exigida e outros requisitos

Escolaridade exigida e outros requisitos 1.1 DO QUADRO DEMONSTRATIVO 1.1.1 CARGOS DO QUADRO GERAL Cód. Cargo Escolaridade exigida e outros requisitos Vagas e/ou CR (Cadastro de Reserva) Carga Horária Semanal (h) Vencimento Básico 01 Advogado

Leia mais

Palavras-chave: formação de professores; profissão docente; profissionalização docente.

Palavras-chave: formação de professores; profissão docente; profissionalização docente. A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NA REGIÃO CENTRO-OESTE RELATOS DE UM ANO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA (PIBIC) Jackeline Império Soares 1 Resumo Este trabalho tem como objetivo relatar

Leia mais