SEMINÁRIO ECONOMIA ECOLÓGICA: educação para uma mudança de paradigma

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEMINÁRIO ECONOMIA ECOLÓGICA: educação para uma mudança de paradigma"

Transcrição

1 SEMINÁRIO ECONOMIA ECOLÓGICA: educação para uma mudança de paradigma Local: Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Agrárias Auditório do Departamento de Zootecnia e Bloco 860 Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra Período: 21 a 23 de março de 2017 Objetivo: O Seminário visa refletir sobre as contribuições da economia ecológica para a reflexão sobre como a educação pode atuar nesse momento de crise de paradigmas mundiais, no âmbito social, econômico, político e ambiental. Além disso, o seminário espera divulgar o curso de graduação em Economia Ecológica da UFC e iniciar a aproximação do corpo discente e docente com a Sociedade Internacional de Economia Ecológica e a Sociedade Brasileira de Economia Ecológica. PROGRAMAÇÃO Dia 21 de março terça feira 14 às 18h MINICURSO INTRODUÇÃO À ECONOMIA ECOLÓGICA Manoel Osório de Lima Viana Bacharel em Ciências Econômicas pela UFC; Mestre em Economia Agrícola pela University of California, Berkeley; Livre-Docente em Desenvolvimento Sustentável pela UFC; Fellow do Lead Institute (Lideranças para o Desenvolvimento e Meio Ambiente); Especialista pelo Institut d Etudes du Développement Economique et Social IEDES - Université de Paris; Foi Professor da UFC: Departamento de Teoria Econômica/FEAAC, CAEN e PRODEMA; Foi Economista dos Departamentos de Análise de Projetos e de Planos e Programas, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Foi TDE do BNB.

2 18:30h MESA DE ABERTURA COM AUTORIDADES PRESENTES Francisco Casimiro, Coordenador do Curso de Graduação em Economia Ecológica e Suely Chacon, Coordenadora do Seminário 19:00 às 21:00h - CONFERÊNCIA DE ABERTURA ECONOMIA ECOLÓGICA NO MUNDO: A PRODUÇÃO ACADÊMICA, TENDÊNCIAS, LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA CIÊNCIA PÓS-NORMAL Manoel Osório de Lima Viana Bacharel em Ciências Econômicas pela UFC; Mestre em Economia Agrícola pela University of California, Berkeley; Livre-Docente em Desenvolvimento Sustentável pela UFC; Fellow do Lead Institute (Lideranças para o Desenvolvimento e Meio Ambiente); Especialista pelo Institut d Etudes du Développement Economique et Social IEDES - Université de Paris; Foi Professor da UFC: Departamento de Teoria Econômica/FEAAC, CAEN e PRODEMA; Foi Economista dos Departamentos de Análise de Projetos e de Planos e Programas, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Foi TDE do BNB. Clóvis Cavalcanti - Graduado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1963), especialização em Teoria Econômica pelo Fundação Getúlio Vargas RJ (1964) e mestre em Economia pela Yale University (1965). Professor aposentado da UFPE e pesquisador aposentado da Fundação Joaquim Nabuco. Atualmente atua como economista ecológico. Foi eleito Presidente da ISEE (Sociedade Internacional de Economia Ecológica). É Presidente de Honra da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica. Dia 22 de março quarta feira 14:00 às 18:00h - MINICURSOS: 14:00 às 16:00h - PRÁTICAS DE CUIDADO E BEM VIVER Verônica do Nascimento - Psicóloga, com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pós-Doutorado pelo programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase nos estudos sobre Juventudes, Escola e Cultura de Paz. É professora da Universidade Federal do Ceará. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER- UFCA). Participa do grupo de pesquisas Laboratório de Estudos Avançados em

3 Desenvolvimento Regional Sustentável (LEADERS) e coordena o grupo de estudos JUVENTUDES, Políticas Públicas e Psicologia Social. 16:00 às 18:00h - SUSTENTABILIDADE E RELAÇÕES DE PODER Suely Chacon - Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1990), Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1994) e Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é Professora e Pesquisadora do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC). É também Diretora da Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica, Diretora da Regional Nordeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS), Avaliadora Institucional do MEC/INEP, Líder do Grupo de Pesquisas Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional Sustentável (LEADERS) e Pesquisadora da Rede Clima (MCT-INPE-UnB-UFC). 18:30 às 21:30: MESA TEMÁTICA DIÁLOGO ENTRE ECONOMIA ECOLÓGICA E AGROECOLOGIA Aécio Alves de Oliveira - Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1969), Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1975) e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é Professor Universidade Federal do Ceará. É vice coordenador do Curso de Economia Ecológica Guillermo Gamarra - Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Alagoas (1985), mestrado em Ciências Agrárias pela Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia (1994) e doutorado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002). Atualmente é bolsista do CNPQ na modalidade Exp-B e professor do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará. É membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Economia Ecológica. Dia 23 de março quinta feira 9:00 às 12:00h - REUNIÃO ENTRE O CORPO DOCENTE DO CURSO DE ECONOMIA ECOLÓGICA E A SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA ECOLÓGICA.

4 14:00 às 18:00h - MINICURSOS: 14:00 às 16:00h - A CRISE HÍDRICA NO CEARÁ Berthyer Peixoto - graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará (1994) e Doutor em Engenharia Agrícola na área de concentração de manejo de bacias hidrográficas no semiárido pela Universidade Federal do Ceará (2016). Tem experiência na área de Gestão de Recursos Hídricos e Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: operação e manutenção dos sistemas hídricos, gerenciamento de bacias hidrográficas, comitê de bacias hidrográficas, irrigação e drenagem, culturas olerícolas, manejo, aluvião eutrófico e potencialidades de irrigação, projetos de irrigação, adutoras e estações de bombeamento, enquadramento dos corpos d água, diagnóstico e prognóstico de bacias hidrográficas, negociação de conflito entre múltiplos usuários. Atualmente é gerente de segurança de barragens da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH). 16:00 às 18:00h - COMO ECOSSISTEMAS FORNECEM BENS E SERVIÇOS? Rafael Costa - Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2011). É professor do Curso de Economia Ecológica da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de ecologia vegetal, com ênfase em ecologia de populações de plantas e fitossociologia. 18:30 às 20:30h - MESA TEMÁTICA O ESTADO DA ARTE DO ENSINO EM ECONOMIA ECOLÓGICA NO BRASIL E A SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA ECOLÓGICA Fabio Maia Sobral - Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1995), mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2003) e doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008). Atualmente é professor da Universidade Federal do Ceará dos cursos de graduação em Economia Ecológica e em Economia e do mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFC. É Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Economia Ecológica.

5 Daniel Caixeta Andrade Professor do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (IEUFU). Economista pela Universidade Federal de São João del Rei (2004). Mestre em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2006) e o doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP (2010). Pósdoutorado na Flinders University of South Australia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia. Diretor regional (região Sudeste) da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECO-ECO). - Serão emitidos Certificados para o Seminário para quem participar de pelo menos duas palestras. - Será emitido Certificado para cada Minicurso. Vagas limitadas: 30 vagas para cada Minicursos. - PARA INSCRIÇÕES: enviar nome completo, e curso para o do Seminário: seminarioecoeco@gmail.com Mais Informações: ou pelo do Seminário. REALIZAÇÃO Universidade Federal do Ceará (UFC) Curso de Economia Ecológica - UFC APOIO Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFC) Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECO-ECO) Sociedade Internacional de Economia Ecológica (ISEE)

SEMINÁRIO RECUPERAÇÃO HIDROAMBIENTAL

SEMINÁRIO RECUPERAÇÃO HIDROAMBIENTAL SEMINÁRIO RECUPERAÇÃO HIDROAMBIENTAL LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) PERÍODO: 11 E 12 DE FEVEREIRO DE 2014 INTRODUÇÃO O seminário visa promover a difusão e o diálogo das experiências e perspectivas

Leia mais

Summer School. Curso de Atualização em Direito Ambiental e Ecológico. (Foco Transdisciplinar) 19 a 21 de outubro

Summer School. Curso de Atualização em Direito Ambiental e Ecológico. (Foco Transdisciplinar) 19 a 21 de outubro Summer School Curso de Atualização em Direito Ambiental e Ecológico (Foco Transdisciplinar) 19 a 21 de outubro A quem se aplica Estudantes de Graduação e Pós-Graduação Direito Biologia Administração Engenharia

Leia mais

MINICURSOS XIV JEPEX MINICURSOS TURNO: MANHÃ DIA (TERÇA-FEIRA) PRÉDIO BIOLOGIA MINICURSO 1

MINICURSOS XIV JEPEX MINICURSOS TURNO: MANHÃ DIA (TERÇA-FEIRA) PRÉDIO BIOLOGIA MINICURSO 1 MINICURSOS XIV JEPEX MINICURSOS TURNO: MANHÃ DIA 18.11.2014 (TERÇA-FEIRA) PRÉDIO BIOLOGIA MINICURSO 1 Técnicas de biologia molecular aplicadas ao diagnóstico de doenças. Teórico-Prático/ 30 vagas. Ministrantes:

Leia mais

TRILHA I O PROFESSOR E A SALA DE AULA

TRILHA I O PROFESSOR E A SALA DE AULA TRILHA I O PROFESSOR E A SALA DE AULA OFICINA 1 STORYTELLING Segunda, 06/02, das 19h às 22h30 OFICINA 2 PLANEJAMENTO INTELIGENTE Terça, 07/02, das 19h às 22h30 OFICINA 3 APLICAÇÕES DAS TEORIAS DE GRUPO

Leia mais

Executivo de excelência para o mundo corporativo.

Executivo de excelência para o mundo corporativo. Todos os anos, os concluintes dos cursos oferecidos pela Universidade São Judas Tadeu, apresentam um evento durante uma semana com temas relevantes de suas áreas para o corpo docente, discente e para a

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação ENGENHARIA AMBIENTAL. COORDENADORA Ana Augusta Passos Rezende

UFV Catálogo de Graduação ENGENHARIA AMBIENTAL. COORDENADORA Ana Augusta Passos Rezende UFV Catálogo de Graduação 2014 223 ENGENHARIA AMBIENTAL COORDENADORA Ana Augusta Passos Rezende ana.augusta@ufv.br 224 Currículos dos Cursos do CCE UFV Engenheiro Ambiental ATUAÇÃO O curso de Engenharia

Leia mais

Curso: A Gestão de Recursos Hídricos no Brasil: da Teoria à Prática

Curso: A Gestão de Recursos Hídricos no Brasil: da Teoria à Prática Curso: A Gestão de Recursos Hídricos no Brasil: da Teoria à Prática Período: 29 de setembro a 02 de outubro de 2014. Horário: das 18 às 22h. Carga horária: 16h. Local: Associação Brasileira de Municípios

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV ENGENHARIA AMBIENTAL. COORDENADORA Ann Honor Mounteer

Currículos dos Cursos UFV ENGENHARIA AMBIENTAL. COORDENADORA Ann Honor Mounteer 100 Currículos dos Cursos UFV ENGENHARIA AMBIENTAL COORDENADORA Ann Honor Mounteer ann@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2012 101 Engenheiro Ambiental ATUAÇÃO O curso de Engenharia Ambiental da UFV habilita

Leia mais

Seminário ABRAEX/UDF 2016

Seminário ABRAEX/UDF 2016 Associação Brasiliense de Ex-Bolsistas Brasil-Japão Centro Universitário do Distrito Federal Seminário ABRAEX/UDF 2016 Infraestrutura: o desenvolvimento brasileiro a partir da experiência japonesa Realização:

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : ENGENHARIA AGRÍCOLA. CRÉDITOS Obrigatórios: 264 Optativos: 6. 1º Semestre

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : ENGENHARIA AGRÍCOLA. CRÉDITOS Obrigatórios: 264 Optativos: 6. 1º Semestre Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:18:33 Curso : ENGENHARIA

Leia mais

Sobre os autores. Luciana Massi Salete Linhares Queiroz (Orgs.)

Sobre os autores. Luciana Massi Salete Linhares Queiroz (Orgs.) Sobre os autores Luciana Massi Salete Linhares Queiroz (Orgs.) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros MASSI, L., and QUEIROZ, SL., orgs. Sobre os autores. In: Iniciação científica: aspectos históricos,

Leia mais

I SEMINÁRIO DESCOR DE PESQUISA Relatório e estatísticas Dias 07, 08 e 09 de 2016

I SEMINÁRIO DESCOR DE PESQUISA Relatório e estatísticas Dias 07, 08 e 09 de 2016 I SEMINÁRIO DESCOR DE PESQUISA Relatório e estatísticas Dias 07, 08 e 09 de 206 http://www.ufjf.br/descor/ I Seminário DESCOR de Pesquisa Nos dias 07, 08 e 09 de novembro de 206 foi realizado o I Seminário

Leia mais

Programação do Fórum de Atividade Física e Qualidade de vida na atenção básica a saúde 15/04/2016

Programação do Fórum de Atividade Física e Qualidade de vida na atenção básica a saúde 15/04/2016 Programação do Fórum de Atividade Física e Qualidade de vida na atenção básica a saúde 15/04/2016 08:00 9:00 ABERTURA Bases epidemiológicas da relação atividade física e saúde Prof. Clarcson Plácido Prof.

Leia mais

ENGENHEIRO AGRÔNOMO: ATRIBUIÇÕES, FORMAÇÃO, PERFIL PROFISSIONAL E MERCADO DE TRABALHO

ENGENHEIRO AGRÔNOMO: ATRIBUIÇÕES, FORMAÇÃO, PERFIL PROFISSIONAL E MERCADO DE TRABALHO ENGENHEIRO AGRÔNOMO: ATRIBUIÇÕES, FORMAÇÃO, PERFIL PROFISSIONAL E MERCADO DE TRABALHO 0110113 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA AGRONÔMICA PIRACICABA 22/02/2016 ATRIBUIÇÕES Biológicas (23%) 1. Biologia Geral 2.

Leia mais

Plano de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O plano de bacias tem como objetivo a programação de ações no âmbito de cada bacia hidrográfica.

Plano de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O plano de bacias tem como objetivo a programação de ações no âmbito de cada bacia hidrográfica. Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD - 2537 Água em Ambientes Urbanos Plano de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco Elídio Nunes Vieira, Henrique Leite Agostinho, Lauro Dela Libera

Leia mais

DOCENTE TITULAÇÃO LINHAS DE PESQUISA

DOCENTE TITULAÇÃO LINHAS DE PESQUISA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Profissional e Tecnológica Instituto Federal de, Ciência e Tecnologia de Goiás Câmpus Formosa Departamento das Áreas Acadêmicas TCC - Linhas de pesquisa Professores

Leia mais

GEOGRAFIA. COORDENADOR Eduardo José Pereira Maia

GEOGRAFIA. COORDENADOR Eduardo José Pereira Maia GEOGRAFIA COORDENADOR Eduardo José Pereira Maia eduardomaia@ufv.br 314 Currículos dos Cursos do CCH UFV Currículo do Curso de Geografia Bacharelado ATUAÇÃO O profissional de Geografia deve ter um perfil

Leia mais

Curso reconhecido pelo MEC em 12/05/2008 segundo Avaliação Cód , Processo nº

Curso reconhecido pelo MEC em 12/05/2008 segundo Avaliação Cód , Processo nº Coordenação: Roberto Vieira Pordeus e Joaquim Odilon Pereira Curso reconhecido pelo MEC em 12/05/2008 segundo Avaliação Cód. 36626, Processo nº 20060015666 ENSINO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA NO BRASIL HISTÓRICO

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV. GEOGRAFIA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR Leonardo Civale

Currículos dos Cursos UFV. GEOGRAFIA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR Leonardo Civale 150 Currículos dos Cursos UFV GEOGRAFIA Bacharelado e Licenciatura COORDENADOR Leonardo Civale civale@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2013 151 Bacharelado ATUAÇÃO O profissional de Geografia deve ter

Leia mais

2 Workshop de Engenharia de Petróleo. Tema - O Engenheiro de Petróleo e o Mercado de Trabalho. Programação

2 Workshop de Engenharia de Petróleo. Tema - O Engenheiro de Petróleo e o Mercado de Trabalho. Programação 2 Workshop de Engenharia de Petróleo. Tema - O Engenheiro de Petróleo e o Mercado de Trabalho. Programação Data Conteúdo Programático CH 31/05 14 às 15h Palestra de Abertura: O Engenheiro de 1h petróleo

Leia mais

II SEMINÁRIO IBRACON SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA CIVIL

II SEMINÁRIO IBRACON SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA CIVIL II SEMINÁRIO IBRACON SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA CIVIL II SEMINÁRIO IBRACON SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA CIVIL OBJETIVO DEBATER A QUALIDADE E A ATUALIDADE DO ENSINO DE ENGENHARIA CIVIL NO BRASIL VISANDO

Leia mais

Área de conhecimento ou matéria: Internato Médico e Residência Médica em Pediatria.

Área de conhecimento ou matéria: Internato Médico e Residência Médica em Pediatria. 3 Área de conhecimento ou matéria: Internato Médico e Residência Médica em Pediatria. Número de vagas e carga horária: Uma (01) vaga 24 horas Graduação em Medicina. Especialização em: Residência Médica

Leia mais

Universidade Estadual do Maranhão Centro de Ciências Agrárias II SEMANA ACADÊMICA DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS São Luís/MA, 28 a 30 de agosto de 2013

Universidade Estadual do Maranhão Centro de Ciências Agrárias II SEMANA ACADÊMICA DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS São Luís/MA, 28 a 30 de agosto de 2013 PROGRAMAÇÃO 28 DE AGOSTO DE 2013 HORÁRIO ATIVIDADES LOCAL 08:00h 09:00h Recepção aos participantes e entrega de material Área de vivência 09:00h 12:00h 12:00h 13:30h Solenidade de abertura Auditório 1

Leia mais

Sobre os Autores. Sobre os Autores TAMAYO ALVARO

Sobre os Autores. Sobre os Autores TAMAYO ALVARO Sobre os Autores ALVARO TAMAYO É Doutor em Psicologia pela Université de Louvain, Bélgica. Professor Titular do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, além de Diretor da O&T Consultoria e

Leia mais

QUINTO PERÍODO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA HORÁRIO Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira 1 8:00-8:55

QUINTO PERÍODO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA HORÁRIO Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira 1 8:00-8:55 QUINTO PERÍODO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA 1 8:00-8:55 2 8:55-9:50 3 10:00-10:55 Melhoramento Vegetal Fitopatologia Geral Fitopatologia Geral Entomologia Geral Turma E Laboratório de Microscopia Zootecnia

Leia mais

ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSO DE TURISMO

ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSO DE TURISMO PROFESSOR: Ana Cristina Rosado França Tesserolli EMAIL: Anacristina.rosado@gmail.com RESUMO DO CURRÍCULO LATTES DIAS DESTINADOS ÀS MEIER Professora há 14 anos, Jornalista, Mestre em Avaliação pela Cesgranrio,

Leia mais

Currículo do Curso de Geografia

Currículo do Curso de Geografia Currículo do Curso de Geografia Bacharelado ATUAÇÃO O profissional de Geografia deve ter um perfil que o capacite a compreender os elementos e processos concernentes ao espaço natural e ao espaço construído,

Leia mais

AGRONOMIA. COORDENADOR Carlos Alberto de Oliveira

AGRONOMIA. COORDENADOR Carlos Alberto de Oliveira AGRONOMIA COORDENADOR Carlos Alberto de Oliveira calberto@ufv.br 42 Currículos dos Cursos UFV Engenheiro Agrônomo ATUAÇÃO Compete ao Engenheiro Agrônomo desempenhar as atividades profissionais previstas

Leia mais

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA 2010 APRESENTAÇÃO Os programas das Áreas de Concentração foram

Leia mais

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BAP/IFPB M O DA L I DA D E A D I S T Â N C I A

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BAP/IFPB M O DA L I DA D E A D I S T Â N C I A BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BAP/IFPB M O DA L I DA D E A D I S T Â N C I A Administração e seu Significado O quadrado perfeito, representando a convergência de esforços para atingir um objetivo

Leia mais

ANEXO I EDITAL PRORH Nº 006/2017 SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

ANEXO I EDITAL PRORH Nº 006/2017 SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS ANEXO I EDITAL PRORH Nº 006/2017 SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS Departamento de Física Estágio Curricular Supervisionado em Ensino de Física Licenciatura em Física e Mestrado em Educação, ou em Ensino

Leia mais

ENGENHARIA AMBIENTAL. COORDENADORA Ann Honor Mounteer

ENGENHARIA AMBIENTAL. COORDENADORA Ann Honor Mounteer ENGENHARIA AMBIENTAL COORDENADORA Ann Honor Mounteer ann@ufv.br 172 Currículos dos Cursos do CCE UFV Currículo do Curso de Engenharia Engenheiro ATUAÇÃO Na Resolução n 1010, de 22.08.2005, que dispõe sobre

Leia mais

EXCLUIR, do Anexo Único do referido Edital, as matérias/disciplinas abaixo:

EXCLUIR, do Anexo Único do referido Edital, as matérias/disciplinas abaixo: PORTARIA Nº 0278, de 15 de fevereiro de 2012. O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB, no uso de suas atribuições legais, na forma estabelecida pela Lei Estadual nº 7.176, de 10/09/97,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ REITORIA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA RELAÇÃO DE CURSOS ATENDIDOS PELO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ REITORIA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA RELAÇÃO DE CURSOS ATENDIDOS PELO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ REITORIA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA RELAÇÃO DE CURSOS ATENDIDOS PELO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFC Biblioteca Curso de Graduação Curso de Biblioteca Central do Campus do Pici

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS MATRIZ CURRICULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS MATRIZ CURRICULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS MATRIZ CURRICULAR Curso: AGRONOMIA Grau Acadêmico: BACHARELADO Campus: SAMAMBAIA Turno: INTEGRAL Modalidade: PRESEIAL Matriz: 53BI3 N o H Componente Curricular UA PRÉREQUISITO

Leia mais

EDITAL Nº 471, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2016 RETIFICAÇÃO

EDITAL Nº 471, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2016 RETIFICAÇÃO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Diretora de Educação a Distância EDITAL Nº 471, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2016 RETIFICAÇÃO

Leia mais

O curso de Mestrado e Doutorado envolvem as seguintes áreas de concentração:

O curso de Mestrado e Doutorado envolvem as seguintes áreas de concentração: O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da UFPE tem como objetivo básico a formação de recursos humanos de alto nível para desempenhar papel significativo no desenvolvimento auto-sustentado

Leia mais

EDITAL Nº 01, DE 03 DE JANEIRO DE ª RETIFICAÇÃO

EDITAL Nº 01, DE 03 DE JANEIRO DE ª RETIFICAÇÃO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Diretora de Educação a Distância EDITAL Nº 01, DE 03 DE JANEIRO DE 2017 2ª RETIFICAÇÃO

Leia mais

Sobre os Autores R. N

Sobre os Autores R. N ANGELA DA ROCHA É Ph.D em Administração pela Universidad de Navarra, Espanha, Mestre em Administração e Bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Titular da área de Marketing

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BOTÂNICA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 101, de 15 de dezembro

Leia mais

CNPq - Bolsas no país: número de bolsas-ano (1) e investimentos segundo modalidade Paraná (2)

CNPq - Bolsas no país: número de bolsas-ano (1) e investimentos segundo modalidade Paraná (2) CNPq - Bolsas no país: número de bolsas-ano (1) e investimentos segundo modalidade - 2001-2004 Paraná (2) Modalidade 2001 2002 2003 2004 Qtd R$ mil Qtd R$ mil Qtd R$ mil Qtd R$ mil Aperfeiçoamento Atividade

Leia mais

Programação. Entrega do Prêmio Mérito Consad de Gestão Pública

Programação. Entrega do Prêmio Mérito Consad de Gestão Pública Horário Dia 5 de julho de 2017 14h30 Solenidade de abertura Auditório Master 15h30 Entrega do Prêmio Mérito Consad de Gestão Pública 16 horas Conferência magna Gestão dos serviços públicos: o protagonismo

Leia mais

Sobre os Autores. Sobre os Autores JÚNIOR FELINTO ADALBERTO

Sobre os Autores. Sobre os Autores JÚNIOR FELINTO ADALBERTO Sobre os Autores ADALBERTO FELINTO DA CRUZ JÚNIOR Doutorando em Ciência da Informação e Mestre em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). Analista do Banco Central do Brasil. Suas áreas de interesse

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE XXX DEPARTAMENTO DE XXX

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE XXX DEPARTAMENTO DE XXX SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE XXX DEPARTAMENTO DE XXX CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 101, de 15 de dezembro de 2014, publicado no

Leia mais

Sobre os Autores. Aires David de Lima é graduado em Direito pela Unigran (Universidade

Sobre os Autores. Aires David de Lima é graduado em Direito pela Unigran (Universidade Sobre os Autores Aires David de Lima é graduado em Direito pela Unigran (Universidade da Grande Dourados), especialista em Direito do Estado pela Universidade Estácio de Sá, especialista em Direito Civil

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL Matriz Curricular válida para os acadêmicos ingressantes a partir

Leia mais

EDITAL Nº 527, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2016 RETIFICAÇÃO

EDITAL Nº 527, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2016 RETIFICAÇÃO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Diretora de Educação a Distância EDITAL Nº 527, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2016 RETIFICAÇÃO

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÍCOLAS Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 19/06/2012-17:19:38 Curso : LICENCIATURA

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL E NA UFG

AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL E NA UFG Seminário de Pós-Graduação PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO (PRPG) AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL E NA UFG Prof. Dr. José Alexandre Felizola Diniz Filho Sumário 1. Produção científica

Leia mais

Cursos de Dança no Brasil. Dulce Aquino

Cursos de Dança no Brasil. Dulce Aquino Cursos de Dança no Brasil Dulce Aquino Cursos de Dança no Brasil Instituições Federais Instituições Estaduais 3 cursos 9 cursos Total 3 Total de Cursos de Dança nas IES - 3 3 11 Norte - 3 Nordeste - 11

Leia mais

HORÁRIOS DE AULA DO CURSO DE AGRONOMIA Turma AG 01 HORÁRIO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA

HORÁRIOS DE AULA DO CURSO DE AGRONOMIA Turma AG 01 HORÁRIO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA Turma AG 01 Tecnologia de Processamento de Plantas Espontâneas 15h Tecnologia de Processamento de Forragicultura e Silvicultura 45h 08-10h Produtos Agropecuários Fisiologia Pós-Colheita 15h Produtos Agropecuários

Leia mais

PARADIGMAS NA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM CIÊNCIAS FLORESTAIS REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL

PARADIGMAS NA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM CIÊNCIAS FLORESTAIS REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL PARADIGMAS NA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM CIÊNCIAS Alba Valéria Rezende Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais EFL FT - UnB REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL Organização A Pós-Graduação em Ciências

Leia mais

Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado no Diário Oficial da União nº 211, de 05 de NOVEMBRO de 2015.

Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado no Diário Oficial da União nº 211, de 05 de NOVEMBRO de 2015. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE NÚCLEO DE DESIGN CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 74, de NOVEMBRO de 2015, publicado

Leia mais

Nivelamento 09 a 12/03

Nivelamento 09 a 12/03 Mestrado em Gestão Universidade Positivo Grade Horária 2015 Nivelamento 09 a 12/03 SEGUNDA (09/03) TERÇA (10/03) QUARTA (11/03) QUINTA (12/03) SEXTA (13/03) Aula inaugural Operações e Notação P Bilotta

Leia mais

ADITAMENTO N.º 1 AO EDITAL N.º 1/2013 UAB/UNEMAT SELEÇÃO DE DOCENTES 2013

ADITAMENTO N.º 1 AO EDITAL N.º 1/2013 UAB/UNEMAT SELEÇÃO DE DOCENTES 2013 ADITAMENTO N.º 1 AO EDITAL N.º 1/2013 UAB/UNEMAT SELEÇÃO DE DOCENTES 2013 A Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT, através da Diretoria de Gestão a Educação a Distância e Coordenação da Universidade

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO SEMESTRALIZADO 10 SEMESTRES

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO SEMESTRALIZADO 10 SEMESTRES CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO SEMESTRALIZADO 10 SEMESTRES Situação Legal: Reconhecido Integralização: Mínimo 5 anos / Máximo 8 anos Carga Horária: 2.820h (188 créditos)

Leia mais

AGROECOLOGIA TECNÓLOGO Oferta por meio do SiSU 2º semestre

AGROECOLOGIA TECNÓLOGO Oferta por meio do SiSU 2º semestre AGROECOLOGIA TECNÓLOGO Oferta por meio do SiSU 2º semestre DESCRIÇÃO DO CURSO: O Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia forma profissionais para desenvolver, de modo pleno e inovador, as atividades

Leia mais

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA 2013 APRESENTAÇÃO Os programas das Áreas de Concentração

Leia mais

ANEXO I DOS CARGOS E DAS VAGAS, POLO E CAMPI DE LOTAÇÃO

ANEXO I DOS CARGOS E DAS VAGAS, POLO E CAMPI DE LOTAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTODE CARGO EFETIVO DA CARREIRA DE MAGISTÉRIODO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO EDITAL

Leia mais

Currículos dos Cursos do CCE UFV ENGENHARIA AMBIENTAL. COORDENADOR DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL José Carlos Bohnenberger

Currículos dos Cursos do CCE UFV ENGENHARIA AMBIENTAL. COORDENADOR DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL José Carlos Bohnenberger 132 ENGENHARIA AMBIENTAL COORDENADOR DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL José Carlos Bohnenberger bohnen@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2002 133 ATUAÇÃO O Engenheiro Ambiental deverá apresentar competência

Leia mais

CEU-IICS ESCOLA DE DIREITO

CEU-IICS ESCOLA DE DIREITO CEU-IICS ESCOLA DE DIREITO O CEU-IICS Escola de Direito, fundado em 1972 em São Paulo, pelo eminente jurista Dr. Ives Gandra da Silva Martins, tem como missão formar profissionais de excelência e sentido

Leia mais

Reitoria da Universidade Federal do Ceará, em 24 de setembro de

Reitoria da Universidade Federal do Ceará, em 24 de setembro de UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ RESOLUÇÃO N o 16/CEPE, DE 24 DE SETEMBRO DE 2010. Aprova o Calendário Universitário da Universidade Federal do Ceará para o Ano de 2011. O PRÓ-REITOR DE ADMINISTRAÇÃO, RESPONDENDO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 49, de 09

Leia mais

96 Currículos dos Cursos do CCA UFV ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL. COORDENADOR Francisco de Assis de Carvalho Pinto

96 Currículos dos Cursos do CCA UFV ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL. COORDENADOR Francisco de Assis de Carvalho Pinto 96 Currículos dos Cursos do CCA UFV ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL COORDENADOR Francisco de Assis de Carvalho Pinto facpinto@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2015 97 Engenheiro Agrícola e ATUAÇÃO Compete

Leia mais

Apresentação do Treinamento Conversas Essenciais para Líderes - Formação de Leader Coach - Etapa Final.

Apresentação do Treinamento Conversas Essenciais para Líderes - Formação de Leader Coach - Etapa Final. Conversas Essenciais para Líderes - Formação de Leader Coach - Etapa Final. Formação Leader Coach - Duas Etapas Segunda e Última Etapa - Primeiro semestre: 23 e 24 de junho - 16 horas. Dois dias (sexta-feira

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições;

A Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições; SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 10/2009 Aprova a Estrutura Curricular do Curso de Engenharia Ambiental, da Unidade

Leia mais

CORPO DOCENTE DE SECRETARIADO

CORPO DOCENTE DE SECRETARIADO CORPO DOCENTE DE SECRETARIADO PROFESSOR TITULAÇÃO DISCIPLINAS/ÁREAS DE ATUAÇÃO MINICURRÍCULO Andreia Cristiane Stamger Dr. Processo Decisório e Criatividade Possui graduação em Bacharelado Em Informática

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV. HISTÓRIA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR Fábio Adriano Hering

Currículos dos Cursos UFV. HISTÓRIA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADOR Fábio Adriano Hering 164 HISTÓRIA Bacharelado e Licenciatura COORDENADOR Fábio Adriano Hering fahering@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2013 165 Bacharelado ATUAÇÃO O historiador formado na UFV poderá atuar em instituições

Leia mais

UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DE RIO CLARO-SP

UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DE RIO CLARO-SP UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DE RIO CLARO-SP CENTRO DE ESTUDOS DE INSETOS SOCIAIS PARCERIA: INSTITUTO BIOLÓGICO DE SÃO PAULO CURSO

Leia mais

Janeiro/2012 Mossoró-RN

Janeiro/2012 Mossoró-RN UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E TECNOLÓGICAS Prof. Rafael Oliveira Batista Coordenador Prof. José Francismar de Medeiros

Leia mais

REGULAMENTO DO VI SIMPÓSIO DE CIÊNCIA, INOVAÇÃO & TECNOLOGIA

REGULAMENTO DO VI SIMPÓSIO DE CIÊNCIA, INOVAÇÃO & TECNOLOGIA Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Av. Dr. José Sebastião da Paixão, s/nº. Lindo Vale Cx. Postal 45 - Rio Pomba MG 36180-000 Tel. Geral: (32) 3571-5700 Gabinete: (32) 3571-5715 e-mail: dppg.riopomba@ifsudestemg.edu.br

Leia mais

ANEXO I DOS CARGOS E DAS VAGAS, POLO E CAMPI DE LOTAÇÃO

ANEXO I DOS CARGOS E DAS VAGAS, POLO E CAMPI DE LOTAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTODE CARGO EFETIVO DA CARREIRA DE MAGISTÉRIODO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO EDITAL

Leia mais

Recife recebe o VI Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância

Recife recebe o VI Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância Recife recebe o VI Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância Realizado no Nordeste pela primeira vez e organizado pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), o evento reunirá especialistas

Leia mais

DIPLOMACIA CORPORATIVA CORPO DOCENTE. Carlos Pio

DIPLOMACIA CORPORATIVA CORPO DOCENTE. Carlos Pio DIPLOMACIA CORPORATIVA CORPO DOCENTE DISCIPLINA: Economia da Globalização e Comércio Internacional Carlos Pio Carlos Pio é acadêmico e consultor com mais de 20 anos de experiência no Brasil e no exterior.

Leia mais

ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSO DE DIREITO

ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CURSO DE DIREITO E-MAIL: ANDRÉ BRUGNI DE AGUIAR abrugni@gmail.com ÇÕES MÉIER Mestre em Direito das Cidades pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de

Leia mais

Instituições e Políticas Públicas

Instituições e Políticas Públicas Instituições e Políticas Públicas Raízes nº 18 Edição especial temática, dedicada ao XVIII ENCONTRO NACIONAL DA APIPSA, realizado em Campina Grande - PB, entre 25 e 29 de novembro de 1996. Organizadores:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO DOUTORADO EM DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM

Leia mais

MBA Gestão Ambiental Integrada PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU)

MBA Gestão Ambiental Integrada PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) Raio-X O curso, com 390 horas de carga horária, será desenvolvido na modalidade semipresencial com 02 encontros para cada disciplina, um de abertura e outro de

Leia mais

EDITAL n. 01/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS-PESQUISADORES DO INSTITUTO DE DIÁLOGOS CONSTITUCIONAIS

EDITAL n. 01/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS-PESQUISADORES DO INSTITUTO DE DIÁLOGOS CONSTITUCIONAIS EDITAL n. 01/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS-PESQUISADORES DO INSTITUTO DE DIÁLOGOS CONSTITUCIONAIS O Diretor do Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento ICPD e o Presidente do Instituto de

Leia mais

UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DE RIO CLARO-SP

UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DE RIO CLARO-SP UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DE RIO CLARO-SP CENTRO DE ESTUDOS DE INSETOS SOCIAIS PARCERIA: INSTITUTO BIOLÓGICO DE SÃO PAULO CURSO

Leia mais

ONCOLOGIA ORTOPÉDICA

ONCOLOGIA ORTOPÉDICA Programa de Capacitação Profissional ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes

Leia mais

Sobre os organizadores

Sobre os organizadores Sobre os organizadores Robson Pequeno de Sousa Carolina Cavalcanti Bezerra Eliane de Moura Silva Filomema Maria Gonçalves da Silva Moita (orgs.) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros SOUSA, RP.,

Leia mais

EDITAL. SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UnB "Diferenças que somam, ideias que multiplicam"

EDITAL. SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UnB Diferenças que somam, ideias que multiplicam EDITAL SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UnB - 2016 "Diferenças que somam, ideias que multiplicam" O Reitor da Universidade de Brasília torna pública a realização da Semana Universitária da UnB - 2016, com o tema

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO GRATUITO DE DIREITO PARA JORNALISTAS DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO GRATUITO DE DIREITO PARA JORNALISTAS DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO GRATUITO DE DIREITO PARA JORNALISTAS DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas divulga neste edital a abertura do processo

Leia mais

EDITAL 003/16 - FAPESQ/CAPES

EDITAL 003/16 - FAPESQ/CAPES EDITAL 003/16 - FAPESQ/CAPES A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da FAPESQ, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em conformidade com o cronograma de

Leia mais

Professor Temporário Graduação em Física (Licenciatura ou Bacharelado) Especialização em Supply Chain Management

Professor Temporário Graduação em Física (Licenciatura ou Bacharelado) Especialização em Supply Chain Management INFORMAMOS PARA FINS DE CONTRATAÇÃO, QUE APÓS O PERÍODO DE INSCRIÇÃO, A FORMAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA PARA AS VAGAS QUE TIVERAM APROVADOS NA SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA PROFESSOR TEMPORÁRIO 2012.2, OBJETO DO EDITAL

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV AGRONEGÓCIO. COORDENADOR Carlos Antônio Moreira Leite

Currículos dos Cursos UFV AGRONEGÓCIO. COORDENADOR Carlos Antônio Moreira Leite 68 Currículos dos Cursos UFV AGRONEGÓCIO COORDENADOR Carlos Antônio Moreira Leite caml@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2013 69 Currículo do Curso de Bacharelado ATUAÇÃO O profissional em será capacitado

Leia mais

CURSOS CIRRA PROGRAMADOS PARA 2017

CURSOS CIRRA PROGRAMADOS PARA 2017 CURSOS CIRRA PROGRAMADOS PARA 2017 CURSO 1 QUINTA FEIRA, DIA 02 DE MARÇO Tema: Conservação e Reúso de Água como Instrumentos de Gestão Bacias Hidrográficas, Municípios (reúso potáveis e não potáveis),

Leia mais

Currículo do Curso de Agronomia

Currículo do Curso de Agronomia Currículo do Curso de Agronomia Engenheiro Agrônomo ATUAÇÃO Compete ao Engenheiro Agrônomo desempenhar as atividades profissionais previstas na Resolução nº 218, de 29.6.73, do CONFEA, e atuar nos seguintes

Leia mais

Laboratório de Conservação, Gestão e Governança Costeira

Laboratório de Conservação, Gestão e Governança Costeira Laboratório de Conservação, Gestão e Governança Costeira O Laboratório de Conservação, Gestão e Governança Costeira atua há mais de 20 anos no litoral desanta Catarina com o objetivo de diagnosticar, planejar

Leia mais

IX ENCONTRO NACIONAL DE CERIMONIAL UNIVERSITÁRIO

IX ENCONTRO NACIONAL DE CERIMONIAL UNIVERSITÁRIO IX ENCONTRO NACIONAL DE CERIMONIAL UNIVERSITÁRIO PROGRAMAÇÃO Curitiba junho/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANÁ FORCIES IX ENCONTRO NACIONAL DE CERIMONIAL UNIVERSITÁRIO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIRURGIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIRURGIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE CIRURGIA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 56, de 16 de junho de 2016,

Leia mais

Curso de Filosofia - UFRN. apresentação

Curso de Filosofia - UFRN. apresentação Curso de Filosofia - UFRN apresentação 1. Dados do curso Centro: CCHLA Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado e Licenciatura Diploma: Bacharel em Filosofia e Licenciado

Leia mais

Projetos submetidos x curso de graduação projeto do aluno descrição descrição Total

Projetos submetidos x curso de graduação projeto do aluno descrição descrição Total Page 1 of 5 SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 21-07-2010 11:05 Avaliador CNPQ (cnpq4, 5, ) [Seminário de Iniciação Científica] versão 0.0.1c publicações Comitê Externo submissões sair 2010 Projetos submetidos

Leia mais

IV FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA

IV FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA IV FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA IV FIPED UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ UFPI Campus de Parnaíba 19 a Departamento de Educação - DE 21 de junho de 2012 - Parnaíba/PI 1ª CIRCULAR O Departamento de Educação

Leia mais

Providing global solutions for a healthier world

Providing global solutions for a healthier world Providing global solutions for a healthier world Curso RLM 2010 RLM 3.2 (Programa de Formulação de Rações de Lucro Máximo) Introdução RLM 3.2 (Programa de Formulação de Rações de Lucro Máximo) Desenvolvido

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

IDENTIFICAÇÃO DO CURSO IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Denominação do curso Informática Atos legais autorizativos Resolução nº 018 de 18 de Junho de 2014 Portaria nº 0813 de 18 de Junho de 2014 Modalidade oferecida Integrado Título acadêmico

Leia mais

INSCRIÇÕES. A inscrição poderá ser feita em português, inglês ou espanhol. Será necessário enviar, por , até 21/07/2017 os seguintes documentos:

INSCRIÇÕES. A inscrição poderá ser feita em português, inglês ou espanhol. Será necessário enviar, por  , até 21/07/2017 os seguintes documentos: Processo Seletivo para Mestrado Acadêmico e Doutorado em Administração de Empresas e em Administração Pública e Governo, exclusivamente destinado a candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de pós-graduação

Leia mais

FLO032 - Gênese, Física e Classificação do Solo- 75 h ZOO042 Metodologia Científica xxx

FLO032 - Gênese, Física e Classificação do Solo- 75 h ZOO042 Metodologia Científica xxx MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA Estrutura Curricular - vigência a partir de 2008 (Alteração

Leia mais