PALESTRANTES. Letícia de Souza Magalhães Damasceno

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PALESTRANTES. Letícia de Souza Magalhães Damasceno"

Transcrição

1 PALESTRANTES Ivanete de Freitas Cerqueira Possui graduação em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira Francês (1995) e mestrado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1999). Doutoranda pela UFBA na linha de pesquisa é Aquisição da linguagem e estudos surdos. Foi professora assistente da Universidade Federal do Acre - UFAC ( ); lecionou no Curso de Letras do Centro Universitário AGES - UniAGES, em Paripiranga-BA. Atualmente, encontra-se como professora de Linguística do Curso Letras/Libras da UFAC. Letícia de Souza Magalhães Damasceno Possui graduação em Graduada em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2013) e em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1999); especialização em Educação Especial com Ênfase em Educação de Surdos pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2008); mestrado do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da UFBA na linha de pesquisa Línguas, Linguagens e Culturas Contemporâneas. Atualmente, é integrante do Núcleo de Estudos das Produções Autorais dos Povos Indígenas nas Américas - NEAI da UFBA; professora auxiliar de Libras como segunda língua na UFBA, Instituto de Letras. Também, atua pela UNEB na oferta semipresencial da Disciplina de Libras (UNEAD), de 2011 ao presente ano, e trabalha como professora da Sala de Recursos Multifuncionais do Colégio Estadual Ruy Barbosa. Tem experiência no ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, em tradução e interpretação Libras/Língua Portuguesa e em pesquisa com a aprendizagem de Libras por pessoas com deficiência visual.

2 Alex Sandrelanio dos Santos Pereira Possui graduação em História; especialização em Neuropsicologia pelo Instituto Brasileiro de Pós-graduação e Extensão IBEX (2005); mestrado em Educação Sócio-comunitária pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo - UNISAL (2015) Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad de San Lorenzo - UNISAL, na linha de pesquisa Educação de surdos intercultural. Atualmente, é professor pela Secretaria Municipal de Educação em Salvador, onde atua como professor de História para alunos surdos (Educação Especial) na AESOS, professor de Libras em Madre-de-Deus/BA, atuando numa perspectiva de professor bilíngue - AEE, e pesquisador do Centro Universitário Salesiano São Paulo - UNISAL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação especial/surdez, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade, escola inclusiva, AEE, surdez, metodologia do ensino de história, libras e história; libras e surdez e membro dos grupos de pesquisa CAIPE/UNISAL, GEPSS/AESOS e NEPS/DEIJAIR. Edileuza Lima Freire Possui graduação em Teologia (2007) pela Faculdade Kúrios - FAK, Letras/Libras pela UFPB (2015) e Pedagogia (2017) pela FAK e; especialização em Libras pela Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo - UCESP (2015) e em Psicopedagogia e Educação Especial pela Universidade Candido Mendes - UCAM (2015); aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos, Didática e Metodologia para formação de tutores e Produção de Material Digital em EaD CED/UFC (2016). Tem experiência na área de Teologia, Libras, interpretação e tradução Libras/Língua Portuguesa. Trabalhou como professora substituta na Universidade Estadual Vale do Acaraú. Atualmente trabalha como professora efetiva na educação presencial e a distância no Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA.

3 Larissa Silva Rebouças Possui habilitação como professora de Libras desde 2005; graduação em Educação Artística, com ênfase em Computação Gráfica pela Universidade Salvador - UNIFACS (2002), Pedagogia pela Faculdade Social da Bahia - FSBA (2008) e Letras/Libras (EaD) na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, no polo UFBA (2011); especialização em Libras pela Universidade de Brasília - UNB/Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos - FENEIS; mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2009). Doutoranda em Educação da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Atualmente, é docente assistente no curso de Letras/Libras da Universidade Federal de Sergipe - UFS; Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Educação dos Surdos de Sergipe (GPESSE); Bolsista do CAPES/PARFOR/UAB da UNEB; Pesquisadora no Núcleo de Grupo de Pesquisa em Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência - NUPPIEG. Desireé De Vit Begrow Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (1990); mestrado em Educação Especial pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS/Centro de Referência Latino-americano para Educação Especial - CELAEE/CUBA (2002); doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia - FACED/UFBA (2009) e pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2015). Atualmente, é professora adjunta no Curso de Fonoaudiologia da UFBA. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fonoaudiologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: fonoaudiologia, surdez, educação especial, linguagem oral e escrita e língua de sinais.

4 Atanael Ribeiro da Silva Weber Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (2016); especialização em Interpretação/tradução e docência em Libras pela Uníntese (2016). Atualmente, é facilitador de dinâmicas de grupo e relações interpessoais; atendimento clínico a adolescentes, adultos e idosos; atendimento psicológico. Realiza palestras e oficinas também em Libras. Ismália da Silva Nasser Possui graduação em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2012). Atualmente, é instrutora de Língua de Sinais Espanhola - LSE e Professora bilíngue para surdos. José Sinésio Torres Gonçalves Filho Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2008) e Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2010). Mestrando em Educação de Matemática pela Universidade do Pará - UFPA. Atualmente, é professor de Libras da Prefeitura Municipal de Belém e professor substituto de Libras da Universidade Estadual do Pará - UEPA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras/Libras e SignWriting, atuando principalmente nos seguintes temas: curso básico Libras, sinais, Libras, icônico e pantomimas.

5 Maurício Damasceno Souza Possui certificação para ensino da Libras pelo ProLibras - MEC/FENEIS (2005/2006); graduação em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, polo Universidade Federal da Bahia - UFBA (2011); especialização em Libras pela Faculdade Dom Pedro II (2013). Atualmente, é professor auxiliar no Departamento de Letras Vernáculas do Instituto de Letras da UFBA. Desenhista profissional especializado em design gráfico. Tem experiência na área de Letras com ênfase em Libras, atuando principalmente nos seguintes temas: escrita de sinais, estudos surdos (cultura, comunidade e identidade surda) e arte surda. Getro Barbosa dos Reis Possui certificação em Proficiência no Ensino e Tradução da Libras emitido pelo MEC/Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC desde 2006; graduação em pelo Centro Universitário da Bahia (2010) e Pedagogia na Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF ( em curso); especialização em Libras pela UNIVASF (2016). Atualmente, é servidor federal da UNIVASF e professor intérprete de itinerância da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, realizando suas funções na Escola Padre Manoel Paiva Neto em Petrolina. Tem experiência como Intérprete e Instrutor de Libras desde 2001, atuando nas seguintes áreas: Linguística e Libras. Lucielma Karla de Vasconcelos Rêgo Possui graduação em Ciências Biológicas pela Autarquia Educacional de Belo Jardim - AEB (2002) e em Letras/Libras pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2013-em curso); especialização em Saúde Pública pelo Centro Universitário Tabosa de Almeida - ASCES/UNITA (2005) e em Língua Brasileira de Sinais e Educação Especial (2010); mestrado em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade pelo Instituto Bioeducação em parceria com a Universidade Gama Filho - UGF (2015). Atualmente, é professora intérprete de Libras na Escola Estadual Professor Vicente Monteiro em Caruaru/PE, professora da disciplina de Libras e Educação Especial do Curso de Extensão Universitária Libras para Todos vinculados ao ASCES/UNITA e professora do Centro Educacional do Ensino em Libras - CEELI.

CONVIDADOS. Beatriz Cardoso Diniz (UFMG) Érica A. B. M.Tavares (UFLA)

CONVIDADOS. Beatriz Cardoso Diniz (UFMG) Érica A. B. M.Tavares (UFLA) CONVIDADOS Beatriz Cardoso Diniz (UFMG) Tradutora e Intérprete de Libras da UFMG no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão - NAI. Pós-graduada em Docência da Libras. Fonoaudióloga graduada pela Universidade

Leia mais

Programação I Fórum de Atividade Física e Promoção de Saúde na Atenção Básica à Saúde

Programação I Fórum de Atividade Física e Promoção de Saúde na Atenção Básica à Saúde 08:00 9:00 ABERTURA Bases epidemiológicas da relação atividade física e saúde Prof. Clarcson Plácido Prof. Dr. Francisco José Godim Pitanga Graduado em Educação Física UCSAL Pós-Doutorado pela Univ. Federal

Leia mais

Programação do Fórum de Atividade Física e Qualidade de vida na atenção básica a saúde 15/04/2016

Programação do Fórum de Atividade Física e Qualidade de vida na atenção básica a saúde 15/04/2016 Programação do Fórum de Atividade Física e Qualidade de vida na atenção básica a saúde 15/04/2016 08:00 9:00 ABERTURA Bases epidemiológicas da relação atividade física e saúde Prof. Clarcson Plácido Prof.

Leia mais

Experiências com as TICs

Experiências com as TICs Francisco Kelsen de Oliveira Organizador Experiências com as TICs Antônia Sandra de Lima Soares Francisca Edna de Oliveira Francisco Kelsen de Oliveira José Rogério Santana Kélvya Freitas Abreu Maria Gilvanise

Leia mais

Universidade Federal Rural de Pernambuco Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia. TUTOR VIRTUAL Licenciatura em Computação

Universidade Federal Rural de Pernambuco Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia. TUTOR VIRTUAL Licenciatura em Computação ONDE SE LÊ: Universidade Federal Rural de Pernambuco EDITAL Nº 003/2018. Seleção Simplificada para Professor Pesquisador e Tutor Virtual - UAEADTec UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ERRATA 2 TUTOR

Leia mais

vol. 5, ano 5, nº

vol. 5, ano 5, nº COLABORADORES DESTE NÚMERO Pareceristas ad. hoc. vol. 5, ano 5, nº 1 2016 ALINE LEMOS PIZZIO Possui doutorado (2011) e mestrado (2006) em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduação

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ANEXO 8 Das Provas

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ANEXO 8 Das Provas PROVAS OBJETIVAS - Eliminatórias ( 80% da Nota Final) do C.0108 1 LINGUAGENS e suas C.0106 1 LINGUAGENS e suas C.0104 1 LINGUAGENS e suas C.0103 1 LINGUAGENS e suas C.0107 1 LINGUAGENS e suas ÁREA HABILITAÇÃO

Leia mais

PROGRAMAÇÃO FÓRUM DE ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA NA ATENÇÃO BÁSICA A SAÚDE 15/04/2016

PROGRAMAÇÃO FÓRUM DE ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA NA ATENÇÃO BÁSICA A SAÚDE 15/04/2016 08:00 9:00 PROGRAMAÇÃO FÓRUM DE ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA NA ATENÇÃO BÁSICA A SAÚDE 15/04/2016 ABERTURA Bases epidemiológicas da relação atividade física e saúde Prof. Clarcson Plácido Prof.

Leia mais

Programa de Pós Graduação FAPAM

Programa de Pós Graduação FAPAM Confraria Nossa Senhora da Piedade da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade Faculdade de Pará de Minas - FAPAM Reconhecida pelo Decreto 79090, de 04/01/77 Rua Ricardo Marinho, 110 - São Geraldo - Pará de

Leia mais

PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA)

PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA) 8H ÀS 18H PROGRAMAÇÃO 2 DE JUNHO (SEXTA-FEIRA) 8h - Mesa de Abertura O trabalho social com famílias no âmbito da Psicologia Rodrigo Monteiro (CRP-23), Ana Carolina Peixoto do Nascimento (CEPPAS), Hareli

Leia mais

Consolidação de Competências na Educação Superior: reflexões sobre currículo, aprendizagem e avaliação.

Consolidação de Competências na Educação Superior: reflexões sobre currículo, aprendizagem e avaliação. Consolidação de Competências na Educação Superior: reflexões sobre currículo, aprendizagem e avaliação. Maceió - AL 2018 17/07/2018 (TERÇA-FEIRA) Temática 1 - Planejamento e prática de estratégias pedagógicas

Leia mais

Código Disciplina/Pré-Requisito Caráter Créditos Carga Horária

Código Disciplina/Pré-Requisito Caráter Créditos Carga Horária Etapa 1 EDU02051 ANÁLISE E PRODUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICO Obrigatória 2 30 EDU03052 EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO Obrigatória 3 45 EDU01043 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA EUROPA E NAS AMÉRICAS Obrigatória 4 60 EDU03050

Leia mais

ANEXO I Quadro de Vagas

ANEXO I Quadro de Vagas ANEXO I Quadro de 0819CED01 0819EEM01 0819FAARTES01 0819FAARTES02 0819FED01 0819FED02 0819FED03 0819FAO01 0819FCA01 CED EEM FAARTES FAARTES FED FED FED FAO FCA de Pós-Graduação Métodos e Técnicas Administração

Leia mais

LIBRAS PÓS-GRADUAÇÃO NATAL/RN TRADUÇÃO / INTERPRETAÇÃO E DOCÊNCIA

LIBRAS PÓS-GRADUAÇÃO NATAL/RN TRADUÇÃO / INTERPRETAÇÃO E DOCÊNCIA PÓS-GRADUAÇÃO LIBRAS TRADUÇÃO / INTERPRETAÇÃO E DOCÊNCIA Aulas presenciais aos finais de semana Professores altamente qualificados Curso com banca de proficiência Metodologia de ensino dinâmica Estrutura

Leia mais

Curso: Ciências Sociais Bacharelado e Licenciatura em Sociologia

Curso: Ciências Sociais Bacharelado e Licenciatura em Sociologia VAGAS CAMPUS MARCO ZERO 1801 - Área de Conhecimento: Ciência Política Curso: Ciências Sociais Bacharelado e Licenciatura em Sociologia Regime de Trabalho: 20 horas Perfil: Graduação em Ciências Sociais,

Leia mais

Desafios na formação de profissionais na área da surdez

Desafios na formação de profissionais na área da surdez Desafios na formação de profissionais na área da surdez Ronice Muller de Quadros - UFSC Licenciada em Pedagogia, Doutora em Linguística e Letras, Coordenadora do curso de graduação em Letras/Libras a Distância,

Leia mais

MARABÁ SEDE DO 2º CPEE REALIZAÇÃO: NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO ACADÊMICA UNIFESSPA

MARABÁ SEDE DO 2º CPEE REALIZAÇÃO: NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO ACADÊMICA UNIFESSPA MARABÁ SEDE DO 2º CPEE - 2016 REALIZAÇÃO: NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO ACADÊMICA UNIFESSPA INSCRIÇÕES: Com trabalhos: 01/09/16 a 30/09/16 Sem trabalhos: A partir de 01/10/16 INFORMAÇÕES: Tel: (94)

Leia mais

CURRÍCULOS DOS CANDIDATOS Eleições Triênio 2018/2020 ANA LÚCIA DA SILVA ALBANO

CURRÍCULOS DOS CANDIDATOS Eleições Triênio 2018/2020 ANA LÚCIA DA SILVA ALBANO CURRÍCULOS DOS CANDIDATOS Eleições Triênio 2018/2020 ANA LÚCIA DA SILVA ALBANO Bibliotecária Documentalista, graduada pelo Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (2013). Atualmente

Leia mais

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 BACHARELADO EM PSICOLOGIA ATOS REGULATÓRIOS Curso Recredenciado pela Portaria

Leia mais

EDITAL Nº 57 DE 15 DE ABRIL DE 2019 RETIFICAÇÃO I

EDITAL Nº 57 DE 15 DE ABRIL DE 2019 RETIFICAÇÃO I EDITAL Nº 57 DE 15 DE ABRIL DE 2019 RETIFICAÇÃO I SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE BOLSISTA PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DE VAGAS PARA O ENCARGO DE PROFESSOR FORMADOR PARA ATUAR NOS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre EDITAL Nº 01, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre EDITAL Nº 01, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2014 EDITAL Nº 0, 28 FEVEREIRO 204 CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO CARGOS PROFESSOR DA CARREIRA DO EDITAL COMPLEMENTAR Nº 09, 0 ABRIL 204 ATRIBUIÇÕES, ÁREA, CARGA HORÁRIA, REQUISITOS E VAGAS São atribuições

Leia mais

Especialização em Ensino de Química

Especialização em Ensino de Química Especialização em Ensino de Química Introdução aos Estudos a Distância 30 Políticas Educacionais e a Prática Docente 30 Educação Inclusiva 30 Epistemologia e o Ambiente de Ensino 30 Avaliação da Aprendizagem

Leia mais

Especialização em Ensino de Química

Especialização em Ensino de Química Especialização em Ensino de Química Disciplinas C. H. Introdução aos Estudos a Distância 30 Políticas Educacionais e a Prática Docente 30 Educação Inclusiva 30 Epistemologia e o Ambiente de Ensino 30 Avaliação

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE VAGAS POR AREA DE CONHECIMENTO. Campus Marco Zero. Campus Marco Zero Campus Marco Zero Campus Marco Zero. Campus Marco.

ANEXO I QUADRO DE VAGAS POR AREA DE CONHECIMENTO. Campus Marco Zero. Campus Marco Zero Campus Marco Zero Campus Marco Zero. Campus Marco. 1901 Arte visuais Ensino de Artes Visuais EDITAL Nº 007/2019, DE 26 DE ABRIL DE 2019 ANEXO I QUADRO DE VAGAS POR AREA DE CONHECIMENTO Cód. Curso Área Vagas Lotação Perfil 1902 Artes Visuais Linguagens

Leia mais

Agildo S. S. de Oliveira. Carolina Oliveira Azevedo. Claudio Manoel de Carvalho Correia. Darcilia Simões. Caderno Seminal Digital

Agildo S. S. de Oliveira. Carolina Oliveira Azevedo. Claudio Manoel de Carvalho Correia. Darcilia Simões. Caderno Seminal Digital Agildo S. S. de Oliveira Carolina Oliveira Azevedo Claudio Manoel de Carvalho Correia Darcilia Simões PERFIL DOS AUTORES Graduado em Letras, mestrando em Letras: Linguagens e Representações UESC, desenvolve

Leia mais

TRILHA I O PROFESSOR E A SALA DE AULA

TRILHA I O PROFESSOR E A SALA DE AULA TRILHA I O PROFESSOR E A SALA DE AULA OFICINA 1 STORYTELLING Segunda, 06/02, das 19h às 22h30 OFICINA 2 PLANEJAMENTO INTELIGENTE Terça, 07/02, das 19h às 22h30 OFICINA 3 APLICAÇÕES DAS TEORIAS DE GRUPO

Leia mais

A. Cargos de Nível Médio (Ensino Médio Habilitação em Magistério) 02 Agente em atividade de Educação 30 R$ 905,33 R$ 796,29

A. Cargos de Nível Médio (Ensino Médio Habilitação em Magistério) 02 Agente em atividade de Educação 30 R$ 905,33 R$ 796,29 Prefeitura Municipal de Itajaí Processo Seletivo - Edital 011/2011 Anexo 1 Cargos/Disciplina/Especialidades, Carga Horária Semanal, Remuneração Mensal e Pré-requisitos. (Consolidado com as Retificações

Leia mais

ANEXO I SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA

ANEXO I SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA ANEXO I SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA Departamento de Ciência do Solo e Engenharia Agrícola Extensão Rural Graduação em Agronomia com Mestrado em Agronomia Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade

Leia mais

FAVENI Matrícula + a vista, ou mensalidade.

FAVENI Matrícula + a vista, ou mensalidade. LISTA DE CURSOS Solicite informações e/ou a matricula no zap 61 99620 6628 ou vocestudando@gmail.com - http://vocestudando.blogspot.com.br/ FAVENI Matrícula + a vista, ou mensalidade. ÁREA EDUCACIONAL

Leia mais

ESTADO DE PERNAMBUCO PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA GRANDE - PE EDITAL Nº 03/2018 SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA ERRATA 3 ANEXO V - DAS VAGAS POR CARGOS.

ESTADO DE PERNAMBUCO PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA GRANDE - PE EDITAL Nº 03/2018 SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA ERRATA 3 ANEXO V - DAS VAGAS POR CARGOS. ESTADO DE PERNAMBUCO - PE EDITAL Nº 03/2018 SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA ERRATA 3 A Prefeitura Municipal de Lagoa Grande torna de conhecimento publico as seguintes alterações deste Edital de Seleção. ONDE

Leia mais

NOME DO CURSO: O Ensino da Língua Brasileira de Sinais na Perspectiva da Educação Bilíngue Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância

NOME DO CURSO: O Ensino da Língua Brasileira de Sinais na Perspectiva da Educação Bilíngue Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância NOME DO CURSO: O Ensino da Língua Brasileira de Sinais na Perspectiva da Educação Bilíngue Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: A distância Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de

Leia mais

Revista Falange Miúda ISSN

Revista Falange Miúda ISSN BUENO, A. de S.; ESPÍRITO SANTO, C. N. B. ELiS: para além da codificação e decodificação dos sinais. Revista Falange Miúda (), v. 3, n. 1, jan.-jun., 2018. ELiS Para além da codificação e decodificação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE ANEXO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE ANEXO I ANEXO I VAGAS STINADAS AO CAMPUS UNIVERSITÁRIO RIO BRANCO 1.1 As áreas de pós-graduação exigidas para o perfil dos candidatos são baseadas na Tabela de Áreas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal

Leia mais

Escrita das LÍNGUAS GESTUAIS MARIANNE STUMPF

Escrita das LÍNGUAS GESTUAIS MARIANNE STUMPF 14 Escrita das LÍNGUAS GESTUAIS MARIANNE STUMPF 7 Nota Prévia UNIDADE 1: Objetivos da Unidade 1: 11 1.1. O registro da cultura surda 11 1.2. Aspectos da História que influenciaram a Educação de Surdos

Leia mais

CURSOS EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

CURSOS EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CURSOS EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CURSOS DE EXTENSÃO NA ÁREA DE SAÚDE Epidemiologia e Vigilância em Saúde História da Saúde no Brasil Gestão de Pessoas na Saúde Política de Saúde no Brasil Gestão de Resíduos

Leia mais

Colaboradores deste número

Colaboradores deste número Colaboradores deste número CARLOS FELIPE DA CONCEIÇÃO PINTO Graduado e mestre em Letras pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é aluno do curso de doutorado em Linguística na Universidade Estadual

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE ANEXO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE ANEXO I ANEXO I VAGAS STINADAS AO CAMPUS UNIVERSITÁRIO RIO BRANCO 1.1 As áreas de pós-graduação exigidas para o perfil dos candidatos são baseadas na Tabela de Áreas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal

Leia mais

ANEXO I EDITAL PRORH Nº 006/2017 SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

ANEXO I EDITAL PRORH Nº 006/2017 SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS ANEXO I EDITAL PRORH Nº 006/2017 SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS Departamento de Física Estágio Curricular Supervisionado em Ensino de Física Licenciatura em Física e Mestrado em Educação, ou em Ensino

Leia mais

Professor assistente de regência de classe - Professor leigo no Ensino Fundamental Professor da área de meio ambiente

Professor assistente de regência de classe - Professor leigo no Ensino Fundamental Professor da área de meio ambiente Professor assistente de regência de classe - Professor leigo no Ensino Fundamental 3321-05 Professor da área de meio ambiente 2331-05 Professor da educação de jovens e adultos do Ensino Fundamental (primeira

Leia mais

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 ATOS REGULATÓRIOS BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO Curso Recredenciado pela

Leia mais

EMENTA - CURSO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA

EMENTA - CURSO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA EMENTA - CURSO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA Descrição O objetivo deste curso é promover um aprimoramento para estudantes e profissionais das áreas de saúde e/ou educação que buscam ampliar seus conhecimentos

Leia mais

Editora Luciana Araújo dos Reis Editores assistentes Argemiro Ribeiro Souza Filho Eduardo Viana Portela Neves,

Editora Luciana Araújo dos Reis Editores assistentes Argemiro Ribeiro Souza Filho Eduardo Viana Portela Neves, A revista Ciência & Desenvolvimento (C&D) é uma realização da Gerência de Pesquisa e Formação Continuada vinculada a Direção Acadêmica da Faculdade Independente do Nordeste FAINOR, cuja missão é registrar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre EDITAL Nº 01, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre EDITAL Nº 01, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2014 EDITAL COMPLEMENTAR Nº 04, DE 07 DE MARÇO DE 2014 O Reitor Pro Tempore, do - IFAC, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Portaria Ministerial nº 1.041, de 20.08.2012, publicada no D.O.U. nº

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, usando da competência

O GOVERNADOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA, usando da competência FEDERAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE SURDOS Escritório Regional de Santa Catarina Rua Padre Roma, 288 Centro Cep 88010 090 Florianópolis/SC Telefax: (48) 3225 9246 PROPOSTA DO ANTEPROJETO DE

Leia mais

ANEXO I UNIDADES DE ENSINO DE NITERÓI CLASSE A: ADJUNTO A - REGIME: 40H DE

ANEXO I UNIDADES DE ENSINO DE NITERÓI CLASSE A: ADJUNTO A - REGIME: 40H DE ANEXO I UNIDADES DE ENSINO DE NITERÓI CLASSE A: ADJUNTO A - REGIME: 40H DE 1- Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente Área de Conhecimento: ARMAZENAMENTO E PROCESSAMENTO

Leia mais

EXAMES ÉPOCA RECURSO E MELHORIA

EXAMES ÉPOCA RECURSO E MELHORIA Artes Visuais e Tecnologias Artísticas Dia Hora Ano Unidade Curricular Sala 09.30 h 2º HA: do Renascimento ao Barroco 3 1º Desenho e Imagem por Computador 16 14.30 h 3º Educação e Dinâmicas Sociais 3 14.30

Leia mais

Plano de Ensino e Aprendizagem

Plano de Ensino e Aprendizagem Plano de Ensino e Aprendizagem Eixo 1: Construindo a Educação Permanente na Atenção Primária em Saúde Módulo 1: Produção do Cuidado e Atenção Integral Horária: 30 horas Créditos: 02 Período: 12 de abril

Leia mais

Edicão Numero 98 de 23/05/2007. Ministério da Educação Gabinete do Ministro

Edicão Numero 98 de 23/05/2007. Ministério da Educação Gabinete do Ministro Edicão Numero 98 de 23/05/2007 Ministério da Educação Gabinete do Ministro! #%# #% ' #0 :,2039,4574.088480 09 ;4/4!74 7,2,&3 ;078 /,/05,7,%4/48!74&3 701070390,480 :3/480208970/0 $%# $% & 34 :84 /0 8:,8,97

Leia mais

Relatório técnico do Censo Inep 2013

Relatório técnico do Censo Inep 2013 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA Autorização Decreto nº 9237/86. DOU 18/07/96. Reconhecimento: Portaria 909/95, DOU 01/08-95 SECRETARIA ESPECIAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (SEAVI) Apresentação Relatório

Leia mais

Os autores. Sudha Swarnakar Ediliane Lopes Leite de Figueiredo Patricia Gomes Germano (Orgs. )

Os autores. Sudha Swarnakar Ediliane Lopes Leite de Figueiredo Patricia Gomes Germano (Orgs. ) Os autores Sudha Swarnakar Ediliane Lopes Leite de Figueiredo Patricia Gomes Germano (Orgs. ) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros SWARNAKAR, S., FIGUEIREDO, ELL., and GERMANO, PG., orgs. Os autores.

Leia mais

Adriano Santana Matos

Adriano Santana Matos Adriano Santana Matos Nada temos a temer quanto ao futuro, a menos que esqueçamos a maneira em que o Senhor nos tem guiado White,E.G. Testemunhos Seletos, v. 03. p. 315 NATURALIDADE: Ribeira do Pombal

Leia mais

DOCENTE TITULAÇÃO LINHAS DE PESQUISA

DOCENTE TITULAÇÃO LINHAS DE PESQUISA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Profissional e Tecnológica Instituto Federal de, Ciência e Tecnologia de Goiás Câmpus Formosa Departamento das Áreas Acadêmicas TCC - Linhas de pesquisa Professores

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO EDITAL DE Nº 28 DE 06 DE MAIO DE 2016 Publicado no D.O.U. em 09/05/2016, seção 3, p.

PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO EDITAL DE Nº 28 DE 06 DE MAIO DE 2016 Publicado no D.O.U. em 09/05/2016, seção 3, p. PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO EDITAL DE Nº 28 DE 06 DE MAIO DE 2016 Publicado no D.O.U. em 09/05/2016, seção 3, p. 71-72 ABERTURA DE INSCRIÇÕES - CONCURSO PÚBLICO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR

Leia mais

PÓS GRADUAÇÕES DA FERA

PÓS GRADUAÇÕES DA FERA FACULDADE DE ENSINO REGION TERNATIVA FERA Rua Marechal Floriano Peixoto, 98. Eldorado Arapiraca. CEP 57306-230 PÓS GRADUAÇÕES DA FERA Denominação Carga Horária Vagas Município UF de Oferta Ensino Religioso

Leia mais

RESULTADO DA CHAMADA PÚBLICA PARA ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

RESULTADO DA CHAMADA PÚBLICA PARA ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA RESULTADO DA CHAMADA PÚBLICA PARA ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A Secretaria de Educação a Distância, da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Leia mais

CORPO DOCENTE CURSO DE DIREITO ÁREA DE CONHECIMENTO DA TITULAÇÃO

CORPO DOCENTE CURSO DE DIREITO ÁREA DE CONHECIMENTO DA TITULAÇÃO CORPO DOCENTE CURSO DE DIREITO 2018.1 NOME ANNE HARLLE LIMA DA SILVA http://lattes.cnpq.br/0686 516878666513 BENEDITO SALAZAR SOUSA http://lattes.cnpq.br/ 6180717503660996 TITULAÇÃO ÁREA DE CONHECIMENTO

Leia mais

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS

LISTA DE TRABALHOS APROVADOS Comunicações orais LISTA DE TRABALHOS APROVADOS O USO DE PLANILHAS GOOGLE DOCS NO CURSO DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM LIVRE NA INTEGRAÇÃO E CONVERGÊNCIA DAS MODALIDADES

Leia mais

ABERTURA DE INSCRIÇÕES - CONCURSO PÚBLICO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR FEDERAL

ABERTURA DE INSCRIÇÕES - CONCURSO PÚBLICO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR FEDERAL PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO EDITAL DE Nº 42 DE 28 DE JUNHO DE 2017 Publicado no D.O.U. em 26/07/2017, seção 3, p. 51 52 1. Incluído pelo edital nº 54 de 04/08/2017, publicado no D.O.U.

Leia mais

EDITAL N 03/2017 DISCIPLINAS OPTATIVAS

EDITAL N 03/2017 DISCIPLINAS OPTATIVAS EDITAL N 03/2017 DISCIPLINAS OPTATIVAS O diretor da Faculdade Network, no uso de suas atribuições legais, torna público o edital a abertura das inscrições para as disciplinas optativas a saber: 1 DA APRESENTAÇÃO:

Leia mais

INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE IMS

INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE IMS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA ANEXO I Campus: Anísio Teixeira Vitória da Conquista INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE IMS Área de conhecimento: Psicanálise e Processos em Saúde Titulação: Graduação

Leia mais

Autoavaliação Institucional Quantitativos por Campus - Número de Respondentes Técnicos Campus

Autoavaliação Institucional Quantitativos por Campus - Número de Respondentes Técnicos Campus UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS GABINETE DA REITORIA PROCURADORIA EDUCACIONAL INSTITUCIONAL Campus A. C. Simões, Av. Lourival Melo Mota, s/n Tabuleiro do Martins 57072-900 Maceió-AL. Telefone: (82) 3214-1006

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Rod. Juscelino Kubitschek Km 2, Jardim Marco Zero Macapá-AP, CEP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Rod. Juscelino Kubitschek Km 2, Jardim Marco Zero Macapá-AP, CEP Rod. Juscelino Kubitschek Km 2, Jardim Macapá-AP, CEP 68.903-419 2ª RETIFICAÇÃO DO ANEXO I QUADRO DE VAGAS POR AREA DE CONHECIMENTO CÓDIGO CURSO ÁREA DE CONHECIMENTO VAGAS LOTAÇÃO PERFIL 1901 Administração

Leia mais

I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE: CAMINHOS E METODOLOGIAS

I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE: CAMINHOS E METODOLOGIAS I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE: CAMINHOS E METODOLOGIAS O I Seminário de Educação Bilingue: Caminhos e Metodologias aconteceu no dia 30 de agosto de 2012.1. Foi um evento simples, organizado em apenas

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL MULTIMÍDIA. Qualificação Profissional: Arquitetura e Urbanismo

CORPO DOCENTE DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL MULTIMÍDIA. Qualificação Profissional: Arquitetura e Urbanismo CORPO DOCENTE DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL MULTIMÍDIA Acilon Himercírio Baptista Cavalcante (Mestre) Regime de Trabalho: Área de Conhecimento: Linguística, Letras e Artes Qualificação Profissional: Arquitetura

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROEN. Pró-Reitora: Aldenira Scalabrin. Pró-Reitor em exercício: Edson Almeida

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROEN. Pró-Reitora: Aldenira Scalabrin. Pró-Reitor em exercício: Edson Almeida Proen PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROEN Pró-Reitora: Aldenira Scalabrin Pró-Reitor em exercício: Edson Almeida Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEN PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO SECRETARIA

Leia mais

Reitor. Prof. Ubaldo César Balthazar. Vice Reitora. Profª. Alacoque Lorenzini Erdmann. Secretário de Planejamento e Orçamento

Reitor. Prof. Ubaldo César Balthazar. Vice Reitora. Profª. Alacoque Lorenzini Erdmann. Secretário de Planejamento e Orçamento Reitor Prof Ubaldo César Balthazar Vice Reitora Profª Alacoque Lorenzini Erdmann Secretário de Planejamento e Orçamento Prof Vladimir Arthur Fey Diretor do Departamento de Planejamento e Gestão da Informação

Leia mais

Cerimônia de Posse Gestão

Cerimônia de Posse Gestão 1 Cerimônia de Posse Gestão 2018-2020 Gestão 2018-2020 Coordenador(a) Profº. Dr. Marcius de Almeida Gomes Universidade do Estado da Bahia Vice-Coordenador(a)[ Profª. Dra. Alessandra Assis Universidade

Leia mais

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Ensino Medio - BNC / PD

Catálogo de Requisitos de Titulação. Habilitação: Ensino Medio - BNC / PD Habilitação: Ensino Medio - BNC / PD Aviso: Este catálogo é constantemente atualizado pelo Centro Paula Souza para obter informações atualizadas consulte o site: www.cpscetec.com.br/crt Ensino Medio -

Leia mais

ANEXO I. Habilitação e Escolaridade exigidas para atuação em escolas da Rede Municipal de Ensino de Mariana. Habilitação e Escolaridade

ANEXO I. Habilitação e Escolaridade exigidas para atuação em escolas da Rede Municipal de Ensino de Mariana. Habilitação e Escolaridade PREFEITURA MUNICIPAL DE MARIANA Secretaria Municipal de Educação Rua Bom Jesus, 18A Centro marianaeducamg@tlook.com ANEXO I exigidas para atuação em escolas da Rede Municipal de Ensino de Mariana. 1. Cargo:

Leia mais

Sobre os Autores. Sobre os Autores AGNALDO ROSSINI

Sobre os Autores. Sobre os Autores AGNALDO ROSSINI Sobre os Autores AGNALDO DE JESUS ROSSINI É Especialista em Administração pela Universidade Estadual de Maringá, com interesse em pesquisa nas áreas de administração de recursos humanos, tópicos em gestão

Leia mais

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ-UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS

Leia mais

Últimos Conceitos CC, CPC e Enade, carga horária de cursos da UFPE

Últimos Conceitos CC, CPC e Enade, carga horária de cursos da UFPE Últimos Conceitos, e Enade, carga horária de cursos da UFPE CAA 101082 ADMINISTRAÇÃO Bacharelado Educação Presencial 3120 4 2011 4 2012 5 2012 CAA 101086 CIÊNCIAS ECONÔMICAS Bacharelado Educação Presencial

Leia mais

Paulo Wanderson Moreira Martins

Paulo Wanderson Moreira Martins TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Paulo Wanderson Moreira Martins Lotação completa: PROC-RML Matrícula: 10214-8 Sigla da unidade: PROC-RML Sigla do cargo: AUFC Função: Chefe de Gabinete Telefone: 61-3316-5109

Leia mais

SERLIBRAS: ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. PALAVRAS - CHAVE: SERLIBRAS, surdos e formação de professores.

SERLIBRAS: ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. PALAVRAS - CHAVE: SERLIBRAS, surdos e formação de professores. SERLIBRAS: ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA Larissa Mota de Cerqueira 1 Maria Caroline Mota de Cerqueira 2 Maria de Jesus Oliveira 3 Universidade Estadual da Bahia- Campus XIV Eixo temático: Formação de professores

Leia mais

RATIFICAÇÕES. Estado da Bahia PREFEITURA MUNICIPAL DE AMARGOSA. Termo de Ratificação: INEXIGIBILIDADE 022/2018

RATIFICAÇÕES. Estado da Bahia PREFEITURA MUNICIPAL DE AMARGOSA. Termo de Ratificação: INEXIGIBILIDADE 022/2018 Termo de Ratificação: INEXIGIBILIDADE 022/2018 Administrativo N 066/2018 regularmente instruído na forma da Lei nº 8.666/93 e alterações posteriores RATIFICO a mencionada declaração de Inexigibilidade

Leia mais

Sobre os organizadores

Sobre os organizadores Sobre os organizadores Robson Pequeno de Sousa Carolina Cavalcanti Bezerra Eliane de Moura Silva Filomema Maria Gonçalves da Silva Moita (orgs.) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros SOUSA, RP.,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Rod. Juscelino Kubitschek Km 2, Jardim Marco Zero Macapá-AP, CEP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Rod. Juscelino Kubitschek Km 2, Jardim Marco Zero Macapá-AP, CEP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Rod. Juscelino Kubitschek Km 2, Jardim Macapá-AP, CEP 68.903-419 ANEXO I QUADRO DE VAGAS POR AREA DE CONHECIMENTO CÓDIGO CURSO ÁREA DE CONHECIMENTO VAGAS LOTAÇÃO PERFIL 1901 Administração

Leia mais

Artes (Base Nacional Comum/ ETIM) Arte (LP) Arte(s) com Habilitação em Artes Visuais ( LP) Arte(s) com Habilitação em Artes Cênicas (LP) Arte(s) com

Artes (Base Nacional Comum/ ETIM) Arte (LP) Arte(s) com Habilitação em Artes Visuais ( LP) Arte(s) com Habilitação em Artes Cênicas (LP) Arte(s) com Artes (Base Nacional Comum/ ETIM) Arte (LP) Arte(s) com Habilitação em Artes Visuais ( LP) Arte(s) com Habilitação em Artes Cênicas (LP) Arte(s) com Habilitação em Artes Plásticas (LP) Arte(s) com Habilitação

Leia mais

Sobre as autoras. Leila Pio Mororó Maria Elizabete Souza Couto Raimunda Alves Moreira de Assis (orgs.)

Sobre as autoras. Leila Pio Mororó Maria Elizabete Souza Couto Raimunda Alves Moreira de Assis (orgs.) Sobre as autoras Leila Pio Mororó Maria Elizabete Souza Couto Raimunda Alves Moreira de Assis (orgs.) SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros MORORÓ, L. P., COUTO, M. E. S., and ASSIS, R. A. M., orgs.

Leia mais

4 DAS VAGAS 4.1 As vagas ofertadas neste Edital encontram-se discriminadas no quadro (I) abaixo:

4 DAS VAGAS 4.1 As vagas ofertadas neste Edital encontram-se discriminadas no quadro (I) abaixo: 4 DAS VAGAS 4.1 As vagas ofertadas neste Edital encontram-se discriminadas no quadro (I) abaixo: QUADRO I OFERTA DE VAGAS PARA PROFESSOR SUBSTITUTO FORMAC A O DE CADASTRO RESERVA 2018/2019 CCSE/UEPA Musical

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE APARECIDA DE GOIÂNIA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE APARECIDA DE GOIÂNIA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA PREFEITURA MUNICIPAL DE APARECIDA DE GOIÂNIA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA CONCURSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO DO QUADRO DE PESSOAL DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE APARECIDA

Leia mais

INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE

INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA ANEXO I Campus: Anísio Teixeira Vitória da Conquista INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE IMS DEPARTAMENTO IMS/UFBA Área de Conhecimento: Alimentação Coletiva Titulação:

Leia mais

Ementário das disciplinas

Ementário das disciplinas Ementário das disciplinas 100 h/a - Teoria e Prática na Educação de Jovens e Adultos Ementa: Estudo das problemáticas de alfabetização de adultos na realidade brasileira. Da alfabetização de jovens e adultos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 05/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 05/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO VAGAS CAMPUS MARCO ZERO 1601 - Área de conhecimento: Administração Geral. Curso: Administração Perfil: Bacharelado em Administração com Especialização, Mestrado ou Doutorado nas seguintes áreas da Administração:

Leia mais

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS / 2018 ATOS REGULATÓRIOS Curso Reconhecido

Leia mais

2. DOS CARGOS 2.1 São objetos deste edital os cargos de Professor do Magistério Superior conforme o quadro a seguir:

2. DOS CARGOS 2.1 São objetos deste edital os cargos de Professor do Magistério Superior conforme o quadro a seguir: PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS E DO TRABALHO EDITAL DE Nº 42 DE 28 DE JUNHO DE 2017 Publicado no D.O.U. em 26/07/2017, seção 3, p. 51 52 1. Incluído pelo edital nº 54 de 04/08/2017, publicado no D.O.U.

Leia mais

Palestrantes Confirmados:

Palestrantes Confirmados: Palestrantes Confirmados: Andrea Michele Freudenheim - Professora Associada da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, Brasil (EEFE-USP), tendo sido Chefe do Departamento de Pedagogia

Leia mais

PROCESSO SELETIVO Nº 1/2016 EDITAL RESUMIDO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

PROCESSO SELETIVO Nº 1/2016 EDITAL RESUMIDO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES A Prefeitura Municipal de Capivari, Estado de São Paulo, através da Secretaria Municipal da Educação, torna pública a abertura de Processo Seletivo para a formação de Cadastro de Reserva visando à contratação

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA Nº 001/ SELEÇÃO DE PROFESSOR PESQUISADOR PARA ATUAR NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - MODALIDADE A DISTÂNCIA - SEMESTRE 2014.

CHAMADA PÚBLICA Nº 001/ SELEÇÃO DE PROFESSOR PESQUISADOR PARA ATUAR NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - MODALIDADE A DISTÂNCIA - SEMESTRE 2014. CHAMADA PÚBLICA Nº 001/2014 - SELEÇÃO DE PROFESSOR PESQUISADOR PARA ATUAR NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO - MODALIDADE A DISTÂNCIA - SEMESTRE 2014.2 A Unidade Acadêmica de Educação a Distância UNEAD UNEB, no uso

Leia mais

LEI DA LIBRAS E O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

LEI DA LIBRAS E O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. LEI DA LIBRAS E O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Rachel Colacique Gomes¹ UNIRIO / INES / GPDOC - UERJ r_colacique@hotmail.com ¹ Mestranda do programa PROPED/UERJ.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Concurso Docentes 2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Concurso Docentes 2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Concurso Docentes 2009 Unidade Departamento Área de Conhecimento Classe RT Vagas Titulação Medicina Veterinária Música Nutrição Politécnica Produção Animal Medicina Veterinária

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO TRABALHO DO CENTRO ESPECIALIZADO NA ÁREA DA SURDEZ DE MARABÁ

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO TRABALHO DO CENTRO ESPECIALIZADO NA ÁREA DA SURDEZ DE MARABÁ RELATO DE EXPERIÊNCIA DO TRABALHO DO CENTRO ESPECIALIZADO NA ÁREA DA SURDEZ DE MARABÁ Categoria: Relato de Experiência Edson rodrigues dos Anjos 1 Iracelma Costa Silva² Hugo de Araujo Freires³ Diego Fiuza

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE TEFÉ EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 001/2014

PREFEITURA MUNICIPAL DE TEFÉ EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 001/2014 (*) Total de Vagas (**) Vagas PcD (*) Total de Vagas (**) Vagas PcD PREFEITURA MUNICIPAL DE TEFÉ EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 001/2014 O Prefeito Municipal de Tefé - AM no uso de suas atribuições legais e

Leia mais

Relatório Coordenadoria de Capacitação de Pessoal em EaD

Relatório Coordenadoria de Capacitação de Pessoal em EaD Relatório Coordenadoria de Capacitação de Pessoal em EaD No ano de 2018 foram realizadas 13 capacitações com 576 participações, com foco no treinamento e aperfeiçoamento da equipe da educação a distância,

Leia mais

Nome Afiliação Institucional Formação Acadêmica Cidade Estado País

Nome Afiliação Institucional Formação Acadêmica Cidade Estado País 129 NOMINATA Vol. 14, N 26, (2017) Agradecemos aos consultores a disponibilidade para avaliar os artigos submetidos à revista IGT na Rede, conferindo-lhe consistência e credibilidade científica. Procuramos

Leia mais

Tabela de valores praticados - Moderna Educacional

Tabela de valores praticados - Moderna Educacional Tabela de valores praticados - Moderna Educacional Atualizada em 27/07/2017 Administração e Contabilidade Modalidade Valor c/ Desconto Valor s/ Desc. ACO000MBA008P GESTAO AGRONEGOCIOS MBA MBA R$2.520,00

Leia mais

VAGAS AC VAGAS PCD DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES INERENTES AOS CARGOS CH RE CARGO FUNÇÃO PRÉ -REQUISITOS

VAGAS AC VAGAS PCD DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES INERENTES AOS CARGOS CH RE CARGO FUNÇÃO PRÉ -REQUISITOS ANEXO I - Cargos disponíveis, Função, pré-requisitos de qualificação para ingresso no cargo, distribuição das vagas da ampla concorrência () e das reservadas às pessoas com deficiência (), descrição sumária

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA. História da Psicologia Psicologia Geral Filosofia Bases Sócio Antropológicas 04 80

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA. História da Psicologia Psicologia Geral Filosofia Bases Sócio Antropológicas 04 80 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA 1 SEMESTRE História da Psicologia 04 Psicologia Geral 02 40 Filosofia 04 Metodologia de Investigação e Escrita Científica 04 Bases Sócio Antropológicas 04 Desenvolvimento

Leia mais

Os direitos da pessoa com TEA e a prática da inclusão na Rede Municipal de Educação de Feira de Santana. Jayana Ribeiro Secretária de Educação

Os direitos da pessoa com TEA e a prática da inclusão na Rede Municipal de Educação de Feira de Santana. Jayana Ribeiro Secretária de Educação Os direitos da pessoa com TEA e a prática da inclusão na Rede Municipal de Educação de Feira de Santana Jayana Ribeiro Secretária de Educação O importante seria que nós não limitássemos a vida humana a

Leia mais