Local: Forte da Capoeira - Largo de Santo Antonio Além do Carmo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Local: Forte da Capoeira - Largo de Santo Antonio Além do Carmo"

Transcrição

1 08 (quinta-feira) ABERTURA OFICIAL Local: Forte da Capoeira - Largo de Santo Antonio Além do Carmo 18h 18h30 19h SOLENIDADE DE ABERTURA Execução do Hino Nacional - Mestre Dinho & Sinfonia de Arame Execução do Hino 02 de julho - Orquestra de Berimbaus, com Mestre Nei Sacramento Roda dos Mestres MESA INSTITUCIONAL DE ABERTURA Governo do Estado da Bahia (governador Jaques Wagner) Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (secretário Albino Rubim) Fundação Palmares Ministério da Cultura Ministério das Relações Exteriores (secretário Paulo Andre Moraes de Lima, representando o embaixador Paulo Cordeiro) Secretaria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia Secretaria Municipal da Reparação Taata Anselmo Santos Minatojy - Terreiro Mokambo - Onzó Nguzo Za Nkisi Dandalunda ye Tempo Antônio Carlos dos Santos Vovô - Presidente do Ilê Aiyê Manoel Nascimento Machado, Mestre Nenel - Filho de Manoel dos Reis Machado, Mestre Bimba MESA-REDONDA: CULTURAS NEGRAS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO Edgardo Ortuño - Professor, historiador e pesquisador da Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação do Centro de Estudos Interdisciplinares do Uruguai (CEIU), é militante político, tornando-se o primeiro afrodescendente eleito como deputado na história do seu país, onde foi ainda subsecretario do Ministro das Indústrias. Como parlamentar, impulsionou a criação do Dia Nacional do Candombe, da Cultura Afrouruguaia e da Equidade Racial, celebrado em 03 de Dezembro. Atualmente, é presidente da Casa da Cultura Afrouruguaia.

2 Liv Sovik (moderadora) - Graduada em English Language and Literature - Yale University (1977), com mestrado em Estudos Latino-Americanos (área de Comunicação) pela University of Texas at Austin (1985) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994), é pós-doutorada pela Goldsmiths College - University of London. É professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalha sob forte influência dos Estudos Culturais, sobretudo o trabalho de Stuart Hall. Partindo muitas vezes de uma visão histórica da música popular brasileira, suas pesquisas versam sobre teorias de cultura e poder, passando pelo pós-moderno, a globalização e o comum, assim como manifestações culturais ligadas a identidades culturais, raciais e de gênero no Brasil contemporâneo. 08 (quinta-feira) Mahomed Bamba - Doutor em Cinema, Estética do Audiovisual e Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professor adjunto na Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisador no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas (PósCom-Facom-UFBA). É membro do conselho deliberativo da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema). Simon Njami Crítico de arte, curador e escritor camaronês, foi editor da revista parisiense Revue Noire, primeira essencialmente consagrada á arte contemporânea, e de 2001 a 2007 foi curador da Bienal de Fotografia de Bamako. Umi Vaughan artista norte americano, antropólogo cultural, especialista na cultura da diáspora africana, trabalha com dança, fotografia e performances. Professor de Estudos Africanos da Universidade da Califórnia, Monterey Bay onde criou uma nova disciplina intitulada Afro Cuba Hip Hop: Music and Dance in the Black Atlantic sobre a história social e as práticas atuais em música e dança na Diáspora Africana. 21h 21h30 APRESENTAÇÃO CULTURAL "Orquestra de Pandeiros" - Tamima Brasil e Yago Avelar. WAJEUN INÍCIO DA PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA NO PELÔ Local: Largos do Pelourinho 20h LARGO TEREZA BATISTA Bankoma (Lauro de Freitas/BA) LARGO PEDRO ARCHANJO I Festival Latitudes Latinas Show Jam Session Afropercussividades. Com Nei Sacramento (BA), Vivi Pozzebón (Argentina), Pablo Suarez (Uruguai), Richard Serraria (RS), Lucas Kinoshita (RS), dentre outros.

3 09 (sexta-feira) MESAS REDONDAS Local: Auditório da Faculdade de Medicina no Pelourinho 9h MESA-REDONDA: CULTURAS NEGRAS NO BRASIL HOJE Ayrson Heráclito - Mestre em Artes Visuais pela UFBA, além de artista visual, pesquisador do GAP (Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Arte e Patrimônio) e curador, professor do quadro permanente do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB. Chico César atual Secretário de Cultura da Paraíba, é cantor, compositor, escritor e jornalista brasileiro, considerado um dos artistas mais inventivos da nova música brasileira. Muniz Sodré jornalista, sociólogo, professor coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultua da UFRJ, diretor da Fundação Biblioteca Nacional no período de 2005 a 2011, autor de obras teóricas sobre cultura brasileira e cultura negra. Paulo Sérgio da Silva Doutorando em Educação PPGEDU/UFRGS, com pesquisa sobre Educação e Cultura em comunidades remanescentes de quilombos, Mestre em Desenvolvimento Rural no PGDR/UFRGS, Especialista em Gestão Pública Participativa pela UERGS e Especialista em Educação Profissonal Integrada a Educação Básica pela FACED/UFRGS. Graduado em História pela FAPA/RS. 15h MESA-REDONDA: CARNAVAIS NEGROS NAS AMÉRICAS Danny González - Professor da Universidade de Barranquilla, Departamento de Atlântico, Colômbia. Eduardo da Luz cantor, compositor e intérprete do Uruguai, dedicado à pesquisa da música tradicional uruguaia e ao candombe. Fred Góes - Compositor, professor da Faculdade de Letras da UFRJ e Pesquisador em cultura popular, carnaval, música e literatura marginal. Gerada Holder - Chefe do Arquivo da Biblioteca Nacional de Trinidad and Tobago.

4 Hortênsia Calvo Diretora da Biblioteca Latino-americana da Universidade Tulane, em New Orleans, Estados Unidos. Paulo Miguez Doutor em Comunicação e Culturas Contemporâneas, professor da UFBA, pesquisador do carnaval. 09 (sexta-feira) PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA Local: Pelourinho 19h RUAS DO PELOURINHO Maracatu Aruenda da Saudade (Paraíba) Encontro de Tambores - regência de Carlinhos Brown e músicos dos blocos Ilê Ayiê, Timbalada, Filhos de Gandhy, Malê, Muzenza, Cortejo Afro, Bankoma, Didá, Os Negões, Okanbí (Salvador/BA) LARGO TEREZA BATISTA Candomblé Puro (Uruguai) Dão e Caravana Black (Salvador/BA) LARGO QUINCAS BERRO D ÁGUA Aloísio Menezes Manos Preto LARGO PEDRO ARCHANJO Apresentações de Dança: - A Reza e "É esse!?" - Cia. de Dança Jovem da FUNCEB - Coreógrafa Marilza Oliveira. - Rapsódia Africana e Boi Gira Bumbá - Cia. de Dança Infanto Juvenil da FUNCEB Coreógrafo Denny Neves Orquestra Rumpilezz (Salvador/BA)

5 10 (sabado) PLENÁRIAS Local: Auditório da Faculdade de Medicina no Pelourinho 9h PLENÁRIA: ENCONTRO DE ESTUDOS DAS CULTURAS NEGRAS Discussão sobre a criação de uma rede de estudos das culturas negras a partir da articulação entre os diversos grupos de estudos já existentes no país e no exterior. Ana Claudia Lemos Pacheco Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campinas (UNICAMP), realiza pesquisas e leciona sobre População Afrobrasileiras; Gênero-Raça, Mulheres Negras, Afetividade, Trabalho Feminino; Feminismo Negro; Juventude; Sociologia do Negro Brasileiro. É vice-presidente da Associação de Pesquisadores (as) Negros (as) da Bahia (APNB). Antônio Godi Antropólogo, ator, escritor e fotógrafo, professor universitário (Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana), da qual recebeu o título de mestre em Cultura Contemporânea e é pós-graduado em Ciências Sociais e Antropologia pela UFBA. Atua principalmente nas áreas de festas, música (reggae), Identidades e Pertencimentos Culturais. Cecília Conceição Moreira Soares Doutora em Antropologia pela Universidade de Pernambuco, professora na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com pesquisas sobre história, cultura, memória, educação, territorialidade, identidade e gênero. Vice-diretora da Revista do Nupe - Departamento de Educação, lidera o grupo de pesquisa GEPMAB (Grupo de Estudo e Pesquisa da Memória Afro - Bai

6 anz) da UFBA, e participa dos grupos Cultura, Poder e Memória da UCSAL e do CER - Centro de Estudos do Recôncavo da Universidade Estadual de Feira de Santana (UCSAL/UEFS). 10 (sabado) Jamile Borges da Silva - Doutoranda em Antropologia pelo Programa de Pós- Graduação em Estudos Étnicos e Africanos e professora da Universidade Federal da Bahia (CEAO/UFBA), desenvolve pesquisa no Centro de Estudos Afro-Orientais /CEAO-UFBA e colabora com o Curso de Estudos Avançados Fábrica de Idéias - CEAO/UFBA/FORDSEPHIS. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Sociologia e Contemporaneidade, atuando principalmente em Educação, EaD, Tecnologia, Cibercultura, Cidadania, Etnicidade, Imagem e Memória, Africanidade e Identidade Cultural. Jefferson Bacelar Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é professor do Programa de Pós- Graduação em Estudos Étnicos e Africanos e Antropologia e coordenador do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO/UFBA). Suas pesquisas são fortemente marcadas por questões que envolvem etnicidade, negro, identidade étnica, migração e ideologia Liv Sovik - Graduada em English Language and Literature - Yale University (1977), com mestrado em Estudos Latino-Americanos (área de Comunicação) pela University of Texas at Austin (1985) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994), é pósdoutorada pela Goldsmiths College - University of London. É professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalha sob forte influência dos Estudos Culturais, sobretudo o trabalho de Stuart Hall. Partindo muitas vezes de uma visão histórica da música popular brasileira, suas pesquisas versam sobre teorias de cultura e poder, passando pelo pós-moderno, a globalização e o comum, assim como manifestações culturais ligadas a identidades culturais, raciais e de gênero no Brasil contemporâneo. 14h PLENÁRIA: REDES DE INTERCÂMBIO E COOPERAÇÃO DAS CULTURAS NEGRAS Estado da arte das redes de intercâmbio e cooperação das culturas negras e articulação das mesmas de maneira a favorecer a interação sistemática entre os seus membros, criando uma plataforma de intercâmbio e cooperação regional, nacional e internacional. Ângelo Flávio - Ator, diretor teatral e ativista é também o diretor da Companhia de Teatro Abdias Nascimento (CAN). Com esta companhia, recebeu seis indicações ao Prêmio Braskem de Teatro e o Prêmio de Revelação, em 2008, com o espetáculo O Dia 14, convidado pela Secretária Municipal da Reparação (SEMUR) para se utilizado como

7 instrumento pedagógico na discussão das políticas de Ações Afirmativas para professores e alunos da rede pública de ensino. Foi diretor ainda de A Casa dos Espectros (2006), com duas indicações ao Prêmio Braskem de Teatro de (sabado) Edgardo Ortuño - presidente da Casa da Cultura Afro-uruguaia e Ministro de cultura do Uruguai; é também professor, historiador e um dos precursores e defensores da cultura afro no Uruguai. Eduardo Krumpholz e Indira Montoya - Representantes da Hipermedula.Org, uma Plataforma Iberoamericana de arte, cultura, novas tecnologias, ensaio e pensamento, com sede na Argentina. O Hipermedula.org é uma plataforma digital de comunicação e produção artística que se propõe a divulgar os produtos e processos culturais gerados a partir da América Latina e da rede de Centros Culturais, além da integração de práticas emergentes, artistas consagrados e processos. Vão ministrar também a oficina de Teoria e prática da comunicação para projetos digitais. Jaqueline Vasconcelos Doutoranda do Programa de Pós Graduação em meios e processos do Audiovisual da escola de Comunicação e Artes da USP. Foi membro do grupo gestor da Rede Sulamericana de Dança, coordenadora Plataforma Internacional de Dança (PID) de 2010, curadora da mostra artística do PID 2011, oordenadora de eventos internacionais, tais como o Seminário Economia da Dança: fluxos colaborativos de gestão para a mobilidade na América Latina (2010) e a Jornada de Discussão e Reflexão em Curadoria (2010). Atualmente atua junto ao Conexão ZAT (Zona Autônoma Temporária), uma ação cultural que propõe novas formas de gestão, produção e criação, criada em São Paulo. Vai ministrar a oficina de Oficina de vídeodança AFROCONTEMPORÂNEO BAHIA, ao lado de Soraya Vargas e Dixon Quitian (da Fundação Imagem em Movimento). Soraya Vargas e Dixon Quitian - Representantes da Fundação Imagem em Movimento, que se traduz como a expressão das personalidades culturais e o do povo. Trabalha a partir de critérios e valores educacionais, cultural, artístico, científico e histórico, partes que se integram no patrimônio cultural de uma nação. Fundada em 1194, no Chile, trabalha no processo de conservação do patrimônio fílmico latino-americano. Vão ministrar a oficina de Oficina de vídeodança AFROCONTEMPORÂNEO BAHIA, ao lado de Jaqueline Vasconcelos (Conexão ZAT).

8 10 (sabado) PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA Local: Pelourinho 19h RUAS DO PELOURINHO/ ITINERANTE Zambiapunga (Nilo Peçanha) Cortejo Cênico - Escola de dança da FUNCEB (Salvador/BA) LARGO TEREZA BATISTA Grupo Madera (Venezuela) Berimbrown (Minas Gerais) LARGO QUINCAS BERRO D ÁGUA Afromusicalidade - com Wilson Carvalho, Matilde, Bié Nô e Carla Lis (Salvador/BA) Dionorina (Feira de Santana/BA) LARGO PEDRO ARCANJO Orquestra Afrosinfônica (Salvador/Ba) Espetáculo teatral PAN-AFRI-CAN-ISMO Cia. Abdias do Nascimento (Salvador/BA) Apresentações de dança (Salvador/BA): - OPAXORÔ - Grupo Gênese de Mestre King - Ato de Homenagem a Mestre King - Coletivo Dançando Nossas Matrizes - Solo "Ogundia" - Diogo Clown - Solo "Batalha" - Luiz Carlos - Solo "Trilhando caminhos" - Raicley Reis - Bantú - NC3 - Núcleo C de Composição Coreográfica- Coreógrafo Ramon Moura - Solo "Oguniada" - Nana Monteiro - Solo "Ogun Camará" - Ana Brito - Solo "Caminhos" - Meryadla Brito - Homens de Ogum Cia. Robson Correia - Coreógrafo Robson Correia 22h TERREIRO DE JESUS Show com Ilê Aiyê e Olodum (Salvador/BA)

9 12 (segunda-feira) MESAS REDONDAS Local: Teatro Dona Canô - Santo Amaro da Purificação 17h 18h APRESENTAÇÃO CULTURAL Samba de Roda - D. Nicinha MESA-REDONDA: DIVERSIDADE DAS CULTURAS NEGRAS DA BAHIA Jaime Sodré - mestre em História da Arte, estudioso da história das culturas negras, é professor da UNEB e CEFET, pesquisador em História Social e religioso do candomblé. Nelson Maca - professor de literatura da Universidade Católica de Salvador e articulador do coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia. É poeta e coordena o Sarau Bem Legal (Infantil) e o Sarau Bem Black. Rosildo do Rosário Coordenador da Casa do Samba/Projeto Rede do Samba e mediador cultural do Nordeste no Colegiado Nacional de Culturas Populares. Raimundo José das Neves (Mestre Macaco) - Mestre de Capoeira, Presidente do Conselho Mun. de Cultura de Santo Amaro, Representante do Território do Recôncavo, Gestor Cultural do Ponto de Cultura. Alberto Pitta artista plástico baiano, presidente do bloco Cortejo Afro e da Liga dos Blocos Afros. 21h30 Apresentação cultural Show do Cortejo Afro (Salvador/Ba)

10 PROGRAMAÇÃO ESPECIAL OFICINAS DE COMUNICAÇÃO E VIDEODANÇA 1. Teoria e prática da comunicação para projetos digitais Com Eduardo Krumpholz e Indira Montoya (Hipermedula.org/Argentina) Data: 08 e 09 de das 14h às 16h Local: Escola de Dança da Funceb/Centro de Formação em Artes (Rua do Bispo, 29/30, Pelourinho). 2.Oficina de vídeodança AFROCONTEMPORÂNEO BAHIA Com Jaqueline Vasconcelos (Conexão ZAT/São Paulo) e Soraya Vargas e Dixon Quitian (Fundação Imagem em Movimento/Colômbia). Data: 07, 08 e 09 de das 9h às 12h Local: Escola de Dança da Funceb/Centro de Formação em Artes (Rua do Bispo, 29/30, Pelourinho).

11 EXPOSIÇÕES PARALELAS "Mulher Angolana Ao Encontro do Desenvolvimento Sustentável?" A exposição com imagens de autoria de sete fotógrafos angolanos (Armando Carmo, Osvaldo Paulo, Carlos Araújo, Jaime Sebastião, Anacleto Próspero, Pedro Paulo e Waldney Oliveira). A exposição conta com 34 cubos retroiluminados com fotos e histórias de mulheres angolanas das mais diversas classes sociais, entre elas, ministras, médicas, professoras, donas de casa e ambulantes. Local: Galeria Solar Ferrão Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Matos, 45, Pelourinho). Visitação: de terça a sexta, das 12h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. Estética dos búzios A exposição, que é fruto do Edital Agosto da Igualdade, promovido pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), é composta por fantasias de Blocos Afros e Afoxés, estampas e tecidos desenhados pelo artista plástico e diretor do Bloco Cortejo Afro, Alberto Pitta. Local: Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira MUNCAB (Rua do Tesouro, Centro Histórico). Visitação: de terça-feira a sexta-feira das 10 às 17h, sábados e domingos, das 14 às 17 horas. "Acervo do Museu Afro-Brasileiro - MAFRO" Exposição do acervo permanente do Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia. Distribuída em três salas distintas, aborda duas grandes temáticas: África e Religiosidade Afro-Brasileira. Em sala especial, encontra-se a exposição do conjunto monumental de talhas do artista plástico Carybé, retratando 27 orixás. Local: Museu Afro-Brasileiro - MAFRO (Faculdade de Medicina da UFBA, Terreiro de Jesus, Pelourinho) Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 16h e aos sábados das 10h às 17h.

08 e 12 de novembro de 2012

08 e 12 de novembro de 2012 08 a 12 de novembro de 2012 Apoio Apoio Apoio Realização Realização Realização 08 e 12 de Proposta novembro da Secretaria de 2012 de Cultura do Estado da Bahia Salvador - Capital Ibero-Americana dos Afrodescendentes

Leia mais

FERNANDO PESSOA [Professor de filosofia da UFES e organizador dos Seminários Internacionais Museu Vale]

FERNANDO PESSOA [Professor de filosofia da UFES e organizador dos Seminários Internacionais Museu Vale] Os Seminários Internacionais Museu Vale FERNANDO PESSOA [Professor de filosofia da UFES e organizador dos Seminários Internacionais Museu Vale] O propósito desta introdução, além de apresentar a oitava

Leia mais

Festival de Arte e Cultura Negra - no período de 15 a 30 de

Festival de Arte e Cultura Negra - no período de 15 a 30 de Confira a programação geral do 9o CaraECULTURANEGRA O Instituto MARKA apresenta o 9a edição do CaraECULTURANEGRA - Festival de Arte e Cultura Negra - no período de 15 a 30 de novembro. Serão 15 dias de

Leia mais

RAÇA BRASIL TEMAS & CÓDIGOS GRUPOS TEMÁTICOS

RAÇA BRASIL TEMAS & CÓDIGOS GRUPOS TEMÁTICOS Personalidade Personalidade Carreira 521 Personalidade Personalidade Perfil 412 Estética Cabelos Femininos 157 Negritude Discriminação Racial 130 Sociedade Eventos 122 Estética Moda Feminina & Masculina

Leia mais

Desafios da Arte em Rede - I Rodada em Cultura, Arte, Tecnociência e Inovação I Rodada A arte em rede e a inovação FRÁGIL, FRÁGIL arte telemática

Desafios da Arte em Rede - I Rodada em Cultura, Arte, Tecnociência e Inovação I Rodada A arte em rede e a inovação FRÁGIL, FRÁGIL arte telemática O evento Desafios da Arte em Rede - I Rodada em Cultura, Arte, Tecnociência e Inovação tem como objetivo dar continuidade às ações conjuntas entre o Ministério da Cultura e a Rede Nacional de Ensino e

Leia mais

Desafios da Arte em Rede - I Rodada em Cultura, Arte, Tecnociência e Inovação I Rodada A arte em rede e a inovação FRÁGIL, FRÁGIL arte telemática

Desafios da Arte em Rede - I Rodada em Cultura, Arte, Tecnociência e Inovação I Rodada A arte em rede e a inovação FRÁGIL, FRÁGIL arte telemática O evento Desafios da Arte em Rede - I Rodada em Cultura, Arte, Tecnociência e Inovação tem como objetivo dar continuidade às ações conjuntas entre o Ministério da Cultura e a Rede Nacional de Ensino e

Leia mais

Preparação Corporal para Dança Iniciação ao Piano e Teclado Página 1 de 5

Preparação Corporal para Dança Iniciação ao Piano e Teclado Página 1 de 5 Preparação Corporal para Dança Trabalha as noções básicas do corpo com relação à dança, abordando aspectos físicos e estéticos da linguagem do movimento. 11/11 (Terça-feira) Iniciação ao Piano e Teclado

Leia mais

PARECER Nº 13/2009 1- APRESENTAÇÃO

PARECER Nº 13/2009 1- APRESENTAÇÃO PARECER Nº 13/2009 Manifesta-se sobre a declaração de interesse público e social do acervo de Abdias Nascimento, sob a guarda do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros - IPEAFRO 1- APRESENTAÇÃO

Leia mais

RELAÇÃO DOS/AS REPRESENTANTES PARA COMPOR A GESTÃO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA 2012/2016

RELAÇÃO DOS/AS REPRESENTANTES PARA COMPOR A GESTÃO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA 2012/2016 RELAÇÃO DOS/AS REPRESENTANTES PARA COMPOR A GESTÃO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA 2012/2016 Nº SEGMENTO TITULAR/SUPLENTE REPRESENTANTE INSTITUIÇÃO 01 Presidente Vera Lúcia Barbosa Promoção

Leia mais

CURRICULUN VITAE EDUARDO DAVID DE OLIVEIRA FORTALEZA 2003.

CURRICULUN VITAE EDUARDO DAVID DE OLIVEIRA FORTALEZA 2003. CURRICULUN VITAE EDUARDO DAVID DE OLIVEIRA FORTALEZA 2003. 1.0 - DADOS PESSOAIS NOME:Eduardo David de Oliveira. DATA NASC: 20/05/72 idade: 30 anos. EST. CIVIL: Solteiro Sexo: mas. ENDEREÇO: Av. da Unversidade,

Leia mais

Escola de Cultura - Programa de Estágio e Formação Educacional

Escola de Cultura - Programa de Estágio e Formação Educacional Escola de Cultura - Programa de Estágio e Formação Educacional Resumo: Sistematiza um espaço de formação educacional e profissional, articulando os saberes acadêmicos e culturais, através de estágios,

Leia mais

Boletim Eletrônico. 1 - Apresentação. 2 Público Alvo. IV Seminário Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo

Boletim Eletrônico. 1 - Apresentação. 2 Público Alvo. IV Seminário Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo Boletim Eletrônico IV Seminário Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo II Seminário Memória e Experiência: Elementos de formação da Capoeira Angola II Seminário Internacional Áfricas: Historiografia

Leia mais

Dia 18 de Setembro 2013 (quarta-feira)

Dia 18 de Setembro 2013 (quarta-feira) Dia 18 de Setembro 2013 (quarta-feira) Horário: 8h30 às 22h30 Circuito Cultural: Exposição de fotografia Contíguo Distante Local: Galeria LabSG Prédio I Horário: 08h30 às 22h30 Circuito Cultural: Exposição

Leia mais

V Simpósio Nacional de Cultura Corporal e Povos Indígenas. I Seminário Internacional de Educação Física, Esportes e Comunidades Tradicionais

V Simpósio Nacional de Cultura Corporal e Povos Indígenas. I Seminário Internacional de Educação Física, Esportes e Comunidades Tradicionais V Simpósio Nacional de Cultura Corporal e Povos Indígenas I Seminário Internacional de Educação Física, Esportes e Comunidades Tradicionais Coordenadores Prof o. Dr o José Luiz dos Anjos UFES Prof a. Dr

Leia mais

EE DR. LUÍS ARRÔBAS MARTINS

EE DR. LUÍS ARRÔBAS MARTINS QUAL É A NOSSA COR? Sala 3 Interdisciplinar EF I EE DR. LUÍS ARRÔBAS MARTINS Professoras Apresentadoras: DÉBORA CARLA M S GENIOLE ELIZABETH REGINA RIBEIRO FABIANA MARTINS MALAGUTI FERNANDA MARIA DE OLIVEIRA

Leia mais

AULA 05. Profª Matilde Flório EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL PMSP-DOT- 2008

AULA 05. Profª Matilde Flório EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL PMSP-DOT- 2008 AULA 05 Profª Matilde Flório EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL PMSP-DOT- 2008 FÁBRICA DE IDÉIAS PEDAGÓGICAS CONCURSO PMSP FUND II 2011 (em parceria com a APROFEM e o Jornal dos Concursos)

Leia mais

CIRCUITO DE VISITAÇÃO E PASSEIO CICLÍSTICO

CIRCUITO DE VISITAÇÃO E PASSEIO CICLÍSTICO Campos dos Goytacazes - UENF UFF/ESR Quinta-feira 02/07/2015 19h às 20h Orquestra de Violões Coordenação: Victor Matos (IFF) Resumo: Orquestra de violões formada por alunos do IFF/Campos, e apresentam

Leia mais

Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história

Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história Tema: Consciência Negra Público-alvo: O projeto é destinado a alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais Duração: Um mês Justificativa:

Leia mais

2. Objetivos do Projeto:

2. Objetivos do Projeto: 1. Apresentação: O Projeto Cia de Dança Negra Contemporânea Kina Mutembua consiste numa iniciativa da ONG Ação Comunitária do Brasil do Rio de Janeiro selecionada por um edital da Secretaria de Políticas

Leia mais

II Escola Regional de Verão MOST/UNESCO para América Latina e Caribe

II Escola Regional de Verão MOST/UNESCO para América Latina e Caribe PROGRAMA MOST / UNESCO CENTRO LATINOAMERICANO DE ECONOMIA HUMANA (URUGUAI) UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (BRASIL) II Escola Regional de Verão MOST/UNESCO para América Latina e Caribe Políticas e Gestão

Leia mais

Disciplinas Optativas Jornalismo

Disciplinas Optativas Jornalismo Universidade Federal Fluminense IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social Departamento de Comunicação Social Curso de Jornalismo Disciplinas Optativas Jornalismo Carga horária total de optativas: 930

Leia mais

set-dez 2013 comunidade cabelo seco, marabá cursos projetos ações culturais inscrições 01 a 08 setembro

set-dez 2013 comunidade cabelo seco, marabá cursos projetos ações culturais inscrições 01 a 08 setembro comunidade cabelo seco, marabá set-dez 2013 cursos projetos ações culturais inscrições 01 a 08 setembro Vamos criar uma Universidade Comunitária dos Rios? Querida comunidade de Cabelo Seco! Amigos e amigas

Leia mais

http://www.youtube.com/watch?v=h54vsr wwueo

http://www.youtube.com/watch?v=h54vsr wwueo http://www.youtube.com/watch?v=h54vsr wwueo Site:http://www.ccnma.org.br Coordenador: Carlos Sérgio Ferreira (coordenação cultura e identidade Afro brasileira) O Centro de Cultura Negra do Maranhão é uma

Leia mais

MESTRADO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS. 1.1 Matriz Curricular Disciplinas obrigatórias

MESTRADO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS. 1.1 Matriz Curricular Disciplinas obrigatórias MESTRADO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS 1.1 Matriz Curricular Disciplinas obrigatórias C/H Memória Social 45 Cultura 45 Seminários de Pesquisa 45 Oficinas de Produção e Gestão Cultural 45 Orientação

Leia mais

com.posições.políticas 2010

com.posições.políticas 2010 com.posições.políticas 2010 Seminário Cruzamentos Contemporâneos entre Arte e Política de 12 a 15 de novembro Festival Panorama Instituto Cervantes do Rio de Janeiro e Lona Cultural Municipal Herbert Vianna

Leia mais

A OUTRA COMPANHIA DE TEATRO REDUZINDO DISTÂNCIAS TEATRO BA ACERVO AUDIOVISUAL MESTRE LAURENTINO 80 ANOS DE VIDA ARTE POPULAR PA

A OUTRA COMPANHIA DE TEATRO REDUZINDO DISTÂNCIAS TEATRO BA ACERVO AUDIOVISUAL MESTRE LAURENTINO 80 ANOS DE VIDA ARTE POPULAR PA RESULTADO DA SELEÇÃO DO PROGRAMA OI DE PATROCÍNIOS CULTURAIS INCENTIVADOS DO ANO DE 2007 / 2008 "7" TEATRO RJ A BRUXINHA LILI CINEMA BA A OUTRA COMPANHIA DE TEATRO REDUZINDO DISTÂNCIAS TEATRO BA A PAIXÃO

Leia mais

Dia 19 de Setembro 2013 (quinta-feira)

Dia 19 de Setembro 2013 (quinta-feira) Dia 19 de Setembro 2013 (quinta-feira) Horário: 8h30 às 22h30 Circuito Cultural: Exposição de fotografia Contíguo Distante Local: Galeria LabSG Prédio I Horário: 8h30 às 22h30 Circuito Cultural: Exposição

Leia mais

Valéria Carrilho da Costa

Valéria Carrilho da Costa A FOLIA NA ESCOLA: ENTRE CORES E CANTOS Valéria Carrilho da Costa gmacala@netsite.com.br Prefeitura Municipal de Uberlândia E.M. Profª Maria Leonor de Freitas Barbosa Relato de Experiência Resumo O projeto

Leia mais

Localização R$ % SE Cultura Gestão, manutenção Administração de pessoal 576 servidores DF 48.000.000 32,93 SE Cultura Cultura EP (PEDF) Reforma de

Localização R$ % SE Cultura Gestão, manutenção Administração de pessoal 576 servidores DF 48.000.000 32,93 SE Cultura Cultura EP (PEDF) Reforma de Localização R$ % SE Cultura Gestão, manutenção Administração de pessoal 576 servidores DF 48.000.000 32,93 SE Cultura Cultura EP (PEDF) Reforma de edificações e espaços culturais 1.500 m2 DF 6.996.819

Leia mais

Universidade Federal Fluminense IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social Departamento de Comunicação Social Curso de Publicidade e Propaganda

Universidade Federal Fluminense IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social Departamento de Comunicação Social Curso de Publicidade e Propaganda Universidade Federal Fluminense IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social Departamento de Comunicação Social Curso de Publicidade e Propaganda Disciplinas Optativas Publicidade Carga horária total

Leia mais

Press Release 21 de junho de 2013

Press Release 21 de junho de 2013 Press Release 21 de junho de 2013 O Instituto Sacatar tem a satisfação de anunciar a chegada de um novo grupo de seis artistas premiados, cada um, com um período de residência de oito semanas de duração

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA PROGRAMA Nº- 042 PALCO SOBRE RODAS Projeto inspirado no clássico modelo de teatro itinerante, através da montagem de um palco móvel que percorre os bairros da cidade, levando cultura. Levar o Palco sobre

Leia mais

1º Seminário Internacional de Arte e Educação do Rio de Janeiro. Programação completa

1º Seminário Internacional de Arte e Educação do Rio de Janeiro. Programação completa 1º Seminário Internacional de Arte e Educação do Rio de Janeiro Programação completa 14/08 Hall de entrada 9h - Credenciamento 10h - Abertura com a presença do Secretário Municipal de Cultura, Emilio Kalil.

Leia mais

Onde: Museu da Cerâmica Udo Knoff, Rua Frei Vicente, nº 03, Pelourinho

Onde: Museu da Cerâmica Udo Knoff, Rua Frei Vicente, nº 03, Pelourinho EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS FEIRA DE CORES E SABORES A mostra, contemplada pelo Fundo de Cultura da Bahia através do IPAC, tem a intenção de valorizar os patrimônios materiais e imateriais da Feira de São Joaquim

Leia mais

DADOS DO INEP Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Ministério da Educação UDESC/ 2005

DADOS DO INEP Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Ministério da Educação UDESC/ 2005 DADOS DO INEP Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Ministério da Educação UDESC/ 2005 Número total de Programas 1 e seus respectivos projetos vinculados, público atendido

Leia mais

5) Igor Fuser http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4756106u7

5) Igor Fuser http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4756106u7 1) Antônio Pedro Tota http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4789712p4 Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1973), doutorado em História Social pela mesma

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO DE DANÇA LICENCIATURA

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO DE DANÇA LICENCIATURA ESTRUTURA CURRICULAR CURSO DE DANÇA LICENCIATURA Código: 03 Matriz Curricular: DANÇA - Laranjeiras - Presencial - Noturno - Licenciatura Plena Período Letivo de Entrada em Vigor 2012-1 Carga Horária: Total

Leia mais

Câmara Municipal de Volta Redonda RJ PROGRAMA Nº - 096

Câmara Municipal de Volta Redonda RJ PROGRAMA Nº - 096 Eventos Culturais PROGRAMA Nº - 096 Levar cultura à população através de shows musicais, espetáculos teatrais, poesia, oficinas de teatro, música, artesanato, artes plásticas e outros. Contratar empresas

Leia mais

Bacharelado em Humanidades

Bacharelado em Humanidades UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE CURSO Bacharelado em Humanidades 1. Perfil do Egresso Em consonância

Leia mais

Ciclo de Debates Ações Afirmativas: estratégias para ampliar a democracia

Ciclo de Debates Ações Afirmativas: estratégias para ampliar a democracia Ciclo de Debates Ações Afirmativas: estratégias para ampliar a democracia Apresentação O ciclo de debates Ações afirmativas: estratégias para ampliar a democracia, realizado pela (Seppir) e pela Pontifícia

Leia mais

Regulamento para a participação do Seminário Nordestino de Educação Popular e Economia Solidária

Regulamento para a participação do Seminário Nordestino de Educação Popular e Economia Solidária Regulamento para a participação do Seminário Nordestino de Educação Popular e Economia Solidária 1. Evento 1.2. Temática, data e local 2. Programação 2.1. Programação artístico-cultural e de lazer à noite

Leia mais

Formação acadêmica Bacharelado em Arquitetura / Universidade Federal de Pernambuco 1981

Formação acadêmica Bacharelado em Arquitetura / Universidade Federal de Pernambuco 1981 Maria de Betânia Corrêa de Araújo Recife, Pernambuco 1957 Formação acadêmica Bacharelado em Arquitetura / Universidade Federal de Pernambuco 1981 Pós graduação de Economia da Cultura Universidade Federal

Leia mais

13 de outubro - segunda-feira. Minicurso: Execução de ensaios de solos Local: Lab. de mecânica do solo. Mostra de Filmes Local: Teatro

13 de outubro - segunda-feira. Minicurso: Execução de ensaios de solos Local: Lab. de mecânica do solo. Mostra de Filmes Local: Teatro Programação 13 de outubro - segunda-feira Minicurso: Execução de ensaios de solos Local: Lab. de mecânica do solo Mesa de abertura: A ciência e a tecnologia para o desenvolvimento social Mostra de Filmes

Leia mais

Comunidade cruzeirense e população de cidades vizinhas.

Comunidade cruzeirense e população de cidades vizinhas. P R O J E T O Apresentação O projeto Semana Cultural do Município constitui-se em uma série de eventos com atividades artísticas diversas, previstos para realização na semana do cinquentenário de Cruzeiro

Leia mais

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NAS ATIVIDADES CRIATIVAS E CULTURAIS. Proposta de curso. Edição 2014.

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NAS ATIVIDADES CRIATIVAS E CULTURAIS. Proposta de curso. Edição 2014. GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NAS ATIVIDADES CRIATIVAS E CULTURAIS Proposta de curso Edição 2014. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Título: Gestão da Comunicação nas Atividades Criativas e Culturais Local de realização:

Leia mais

Mulheres Periféricas

Mulheres Periféricas PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, fevereiro de 2011 Mulheres Periféricas Proponente RG: CPF: Rua Fone: E-mail: 1 Índice Dados do Projeto

Leia mais

InfoReggae - Edição 17 Grupos: Makala Música & Dança 01 de novembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 17 Grupos: Makala Música & Dança 01 de novembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

SEMINÁRIO INTERNACIONAL SEMANA INTERNACIONAL DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A FOME E A POBREZA TEMA: MULHERES FOME, POBREZA, EXPLORAÇÃO E TRÁFICO HUMANO

SEMINÁRIO INTERNACIONAL SEMANA INTERNACIONAL DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A FOME E A POBREZA TEMA: MULHERES FOME, POBREZA, EXPLORAÇÃO E TRÁFICO HUMANO SEMINÁRIO INTERNACIONAL SEMANA INTERNACIONAL DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A FOME E A POBREZA TEMA: MULHERES FOME, POBREZA, EXPLORAÇÃO E TRÁFICO HUMANO OBJETIVO Debater a realidade das mulheres e seu papel no

Leia mais

Ministério da Cultura Secretaria da Economia Criativa TÍTULO. / Oportunidades /

Ministério da Cultura Secretaria da Economia Criativa TÍTULO. / Oportunidades / Ministério da Cultura Secretaria da Economia Criativa TÍTULO / Oportunidades / Neste documento você encontrará algumas oportunidades de experiências internacionais oferecidas por instituições interessadas

Leia mais

ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA Cultura afro-brasileira é o resultado do desenvolvimento da cultura africana no Brasil, incluindo as influências recebidas das culturas portuguesa e indígena que se manifestam

Leia mais

29/06/2015 (segunda-feira)

29/06/2015 (segunda-feira) PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES EM FILOSOFIA PROCEF 2015.2 LOCAL: CAMPUS SANTA CRUZ RUA JOEL PRESÍDIO, ITABERABA-BA SABERES, PRÁTICA DOCENTE E O ENSINO DA FILOSOFIA 29/06/2015 (segunda-feira)

Leia mais

Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo - UFMG

Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo - UFMG Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo - UFMG Programa de Pós- Graduação em Arquitetura e Urbanismo - UFMG O Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG- NPGAU foi criado

Leia mais

Realização de rodas de conversa e de troca de conhecimento para intercâmbio do que foi desenvolvido e produzido.

Realização de rodas de conversa e de troca de conhecimento para intercâmbio do que foi desenvolvido e produzido. Realização de rodas de conversa e de troca de conhecimento para intercâmbio do que foi desenvolvido e produzido. Criar novos mecanismos de intercâmbio e fortalecer os programas de intercâmbio já existentes,

Leia mais

Paula Almozara «Paisagem-ficção»

Paula Almozara «Paisagem-ficção» Rua da Atalaia, 12 a 16 1200-041 Lisboa + (351) 21 346 0881 salgadeiras@sapo.pt www.salgadeiras.com Paula Almozara «Paisagem-ficção» No âmbito da sua estratégia internacional, a Galeria das Salgadeiras

Leia mais

Ass. de Comunicação www.ptexto.com.br. Veículo: Coletivo Data: 12/03/2011 Seção: Política Pág.: 5 Assunto: População teve acesso a diversos serviços

Ass. de Comunicação www.ptexto.com.br. Veículo: Coletivo Data: 12/03/2011 Seção: Política Pág.: 5 Assunto: População teve acesso a diversos serviços Veículo: Coletivo Data: 12/03/2011 Seção: Política Pág.: 5 Assunto: População teve acesso a diversos serviços Veículo: Jornal da Comunidade Data: 05 a 11/03/2011 Seção: Nosso Bairro Pág.: 5 Assunto: Ações

Leia mais

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4

Mais informações: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=k4787023h4 Profª. Loussia Penha Musse Felix É Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), mestre em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutora

Leia mais

O teatro de hoje e seu tempo

O teatro de hoje e seu tempo VIII Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais 10 e 11 de Julho de 2015 Campus I da FURB / Teatro Carlos Gomes / Blumenau O teatro de hoje e seu tempo Promoção Universidade de Blumenau FURB Programa

Leia mais

(61) 8162-4991 terrana@terrana.com.br

(61) 8162-4991 terrana@terrana.com.br Carlos Terrana Brasileiro, 57 anos. SCRLN 716 Bloco C ent. 15 kit 201 Asa Norte CEP 70770-533 DF (61) 8162-4991 terrana@terrana.com.br FORMAÇÃO 2012 Pós Graduação em Artes Visuais SENAC (cursando). 2009

Leia mais

Programação do Carnaval terá show de abertura com Osba, na Barra, Furdunço e Afródromo

Programação do Carnaval terá show de abertura com Osba, na Barra, Furdunço e Afródromo Programação do Carnaval terá show de abertura com Osba, na Barra, Furdunço e Afródromo A programação do Carnaval de Salvador 2014 promete ser mesmo diferente. A prefeitura de Salvador apostou nas inovações,

Leia mais

Aprovado na Reunião do CONASU em 21/01/2015.

Aprovado na Reunião do CONASU em 21/01/2015. PROGRAMA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA, CULTURAL, ARTÍSTICA E TECNOLÓGICA Aprovado na Reunião do CONASU em 21/01/2015. O Programa de Produção Científica, Cultural, Artística e Tecnológica visa fortalecer a relação

Leia mais

CHAMADA DE ARTIGOS do SUPLEMENTO TEMÁTICO A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

CHAMADA DE ARTIGOS do SUPLEMENTO TEMÁTICO A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 1 CHAMADA DE ARTIGOS do SUPLEMENTO TEMÁTICO A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE No dia 16 de novembro último, durante o 10o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizado em Porto

Leia mais

Oi FUTURO APRESENTA TERCEIRO ENCONTRO DO CICLO DE ARTE DIGITAL INTER-AGIR

Oi FUTURO APRESENTA TERCEIRO ENCONTRO DO CICLO DE ARTE DIGITAL INTER-AGIR Oi FUTURO APRESENTA TERCEIRO ENCONTRO DO CICLO DE ARTE DIGITAL INTER-AGIR - Evento será no dia 13 de novembro, a partir das 19h, começando com apresentação do grupo Teatro Para Alguém com espetáculo que

Leia mais

Ciclo de Debates Ações Afirmativas: estratégias para ampliar a democracia

Ciclo de Debates Ações Afirmativas: estratégias para ampliar a democracia Ciclo de Debates Ações Afirmativas: estratégias para ampliar a democracia Apresentação O ciclo de debates Ações afirmativas: estratégias para ampliar a democracia, realizado pela (Seppir) e pela Pontifícia

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação 2014 383 COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO. COORDENADORA Mariana Lopes Bretas marianabretas@ufv.br

UFV Catálogo de Graduação 2014 383 COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO. COORDENADORA Mariana Lopes Bretas marianabretas@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2014 383 COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO COORDENADORA Mariana Lopes Bretas marianabretas@ufv.br 384 Currículos dos Cursos do CCH UFV Bacharelado ATUAÇÃO O jornalista é um profissional

Leia mais

A MAIOR PREMIAÇÃO JOVEM DO MUNDO

A MAIOR PREMIAÇÃO JOVEM DO MUNDO A MAIOR PREMIAÇÃO JOVEM DO MUNDO O Prêmio Jovem Brasileiro (PJB) é a maior premiação jovem do MUNDO, que incentiva e homenageia o protagonismo dos jovens na sociedade. Em 12 anos de história, mais de 500

Leia mais

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal.

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal. Educação Não-Formal Todos os cidadãos estão em permanente processo de reflexão e aprendizado. Este ocorre durante toda a vida, pois a aquisição de conhecimento não acontece somente nas escolas e universidades,

Leia mais

Fevereiro/2015. Período. 1 a 28 de fevereiro de 2015

Fevereiro/2015. Período. 1 a 28 de fevereiro de 2015 Fevereiro/2015 Período 1 a 28 de fevereiro de 2015 Unidades do Museu da Energia terão horários diferentes durante o Carnaval O feriado do Carnaval pode ser uma excelente oportunidade para o público conhecer

Leia mais

EDITAL PRÊMIO CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS RESULTADO ANÁLISE PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO - FASE DE SELEÇÃO

EDITAL PRÊMIO CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS RESULTADO ANÁLISE PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO - FASE DE SELEÇÃO Nome da Proposta EDITAL PRÊMIO CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS RESULTADO ANÁLISE PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO - FASE DE SELEÇÃO Proponente Unidade da Federação Municipio RESULTADO DA ANÁLISE Projeto Quilombo Cultural

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Departamento de Arquitetura e Urbanismo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Departamento de Arquitetura e Urbanismo Departamento de Arquitetura e Urbanismo CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA PROVIMENTO DE UM CARGO DE PROFESSOR ADJUNTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERENAMBUCO, ÁREA: TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA,

Leia mais

MINIFÓRUM CULTURA 10. Fórum Permanente para Elaboração do Plano Municipal de Cultura 2012 a 2022 RELATÓRIA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA

MINIFÓRUM CULTURA 10. Fórum Permanente para Elaboração do Plano Municipal de Cultura 2012 a 2022 RELATÓRIA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA MINIFÓRUM CULTURA 10 Fórum Permanente para Elaboração do Plano Municipal de Cultura 2012 a 2022 RELATÓRIA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA Orientação aprovada: Que a elaboração do Plano Municipal de Cultura considere

Leia mais

ACS Assessoria de Comunicação Social

ACS Assessoria de Comunicação Social 1ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial - Conapir Eu tenho um sonho... de que um dia minhas quatro crianças viverão numa nação onde elas não serão julgadas pela cor da sua pele, mas pela

Leia mais

INICIATIVAS PREMIADAS

INICIATIVAS PREMIADAS INICIATIVAS PREMIADAS Gestão Pública 1º LUGAR Programa de Valorização das Culturas Regionais: Cultura em Movimento Secretaria da Cultura do Estado do Ceará 184 municípios (CE) A iniciativa surgiu em 2003

Leia mais

JOVEM ÍNDIO E JOVEM AFRODESCENDENTE/JOVEM CIGANO E OUTRAS ETNIAS OBJETIVOS E METAS

JOVEM ÍNDIO E JOVEM AFRODESCENDENTE/JOVEM CIGANO E OUTRAS ETNIAS OBJETIVOS E METAS JOVEM ÍNDIO E JOVEM AFRODESCENDENTE/JOVEM CIGANO E OUTRAS ETNIAS OBJETIVOS E METAS 1. Assegurar com políticas públicas e programas de financiamento o direito dos jovens índios, afrodescendentes, camponeses

Leia mais

Mais Cultura nas Escolas

Mais Cultura nas Escolas Mais Cultura nas Escolas O que é o Programa Mais Cultura nas Escolas? Projeto Andarilha das Letras, Circulação Literária/ FUNARTE É o encontro de projetos pedagógicos de escolas da rede pública com experiências

Leia mais

JAM OLIDO DE DANÇAS URBANAS 02 de novembro FESTIVAL CONTEMPORÂNEO DE DANÇA

JAM OLIDO DE DANÇAS URBANAS 02 de novembro FESTIVAL CONTEMPORÂNEO DE DANÇA JAM OLIDO DE DANÇAS URBANAS 02 de novembro Nos anos 80, a estação São Bento do Metrô foi o ponto de encontro da cultura Hip Hop. Todos os sábados dançarinos de todas as regiões de São Paulo se encontravam

Leia mais

Texto a ser submetido ao Prêmio VivaLeitura 2014 UM OLHAR NEGRO: RELATO DA EXPERIÊNCIA DO PONTO DE CULTURA SANTA BÁRBARA

Texto a ser submetido ao Prêmio VivaLeitura 2014 UM OLHAR NEGRO: RELATO DA EXPERIÊNCIA DO PONTO DE CULTURA SANTA BÁRBARA Texto a ser submetido ao Prêmio VivaLeitura 2014 UM OLHAR NEGRO: RELATO DA EXPERIÊNCIA DO PONTO DE CULTURA SANTA BÁRBARA JUSTIFICATIVA Desde 1996, o trabalho social voluntário, voltado para crianças e

Leia mais

Workshop - R.U.A. Realidade Urbana Aumentada: Cartografias Inventadas Ministrante: Profª. Drª. Lilian Amaral IA/UNESP

Workshop - R.U.A. Realidade Urbana Aumentada: Cartografias Inventadas Ministrante: Profª. Drª. Lilian Amaral IA/UNESP Workshop - R.U.A. Realidade Urbana Aumentada: Cartografias Inventadas Ministrante: Profª. Drª. Lilian Amaral IA/UNESP Atividade de Extensão Integrante do Zonas de Compensação coordenado por Profª. Drª.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 18/2006 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Ciências Sociais, Bacharelado,

Leia mais

FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ CURSO DE BACHARELADO EM CINEMA E VÍDEO Ano Acadêmico de 2008 MATRIZ CURRICULAR

FACULDADE DE ARTES DO PARANÁ CURSO DE BACHARELADO EM CINEMA E VÍDEO Ano Acadêmico de 2008 MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR Carga Horária Semestral por Disciplina Disciplinas 1º semestre 2º semestre 3º semestre 4º semestre 5º semestre 6º semestre 7º semestre 8º semestre Total Obrigatórias Optativas Fundamentos

Leia mais

Outubro/2014. Período. 1 a 31 de outubro de 2014

Outubro/2014. Período. 1 a 31 de outubro de 2014 Outubro/2014 Período 1 a 31 de outubro de 2014 Museu da Energia de São Paulo promove curso gratuito sobre Educação Patrimonial Essencial para o desenvolvimento cultural, tema será apresentado em um evento

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO 01. Razão social* [NÃO ESQUEÇA] 02. CNPJ* [NÃO ESQUEÇA]

IDENTIFICAÇÃO 01. Razão social* [NÃO ESQUEÇA] 02. CNPJ* [NÃO ESQUEÇA] GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA Inscrição N- SECRETARIA DE CULTURA FUNDAÇÃO CULTURAL DO ESTADO DA BAHIA DIRETORIA DAS ARTES DIRART COORDENAÇÃO DE LITERATURA USO EXCLUSIVO DA FUNCEB FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO IMPORTANTE

Leia mais

Conversando sobre Museu. >> Saiba mais e faça sua inscrição

Conversando sobre Museu. >> Saiba mais e faça sua inscrição Conversando sobre Museu Edição Nº 4 Florianópolis, 02 de maio de 2012 O ciclo de discussão Conversando sobre Museu, uma iniciativa do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), da Fundação Catarinense de Cultura

Leia mais

www.sescoopsp.coop.br

www.sescoopsp.coop.br Gerência: Mario Cesar Ralise PROMOÇÃO E SAÚDE, BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA SESCOOP CULTURAL COOPERATIVIDADE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO PROGRAMAS DE PROMOÇÃO SOCIAL CAMPANHAS EDUCAÇÃO COOPERATIVA CICLO

Leia mais

Currículo do Curso de Comunicação Social - Jornalismo

Currículo do Curso de Comunicação Social - Jornalismo Currículo do Curso de Comunicação Social - Jornalismo Bacharelado ATUAÇÃO O jornalista é um profissional com qualificação técnica e embasamento humanístico para produção, tratamento e gerenciamento dos

Leia mais

Sr. Presidente, Senhoras e senhores Deputados,

Sr. Presidente, Senhoras e senhores Deputados, Dircurso proferido Pela Dep. Socorro Gomes, na Sessão da Câmara dos Deputados do dia 08 de novembro de 2006 acerca da 19ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio

Leia mais

Centro Universitário São Camilo ES Cursos de Comunicação Social e Letras

Centro Universitário São Camilo ES Cursos de Comunicação Social e Letras Centro Universitário São Camilo ES Cursos de Comunicação Social e Letras EVENTOS: X Poster Session 9ª Semana de Comunicação 1º Seminário Interdisciplinar Comunicação e Linguagem PERÍODO: 22 a 27 de novembro

Leia mais

EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E INCLUSÃO: sujeitos, saberes e práticas 17 a 19 de novembro de 2015 CARTA DE ACEITE

EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E INCLUSÃO: sujeitos, saberes e práticas 17 a 19 de novembro de 2015 CARTA DE ACEITE intitulada A MULHER NEGRA E A AFIRMAÇÃO DE SUA IDENTIDADE: uma análise sócio histórica, de autoria de Beatriz Gonçalves da Silva, Maria Beatriz Souza Nascimento foi aceito para ser incluído na programação

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DO IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS CONFERÊNCIA DE ABERTURA

PROGRAMAÇÃO DO IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS CONFERÊNCIA DE ABERTURA PROGRAMAÇÃO DO IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS DATA HORÁRIO ATIVIDADE 18/11/2015 14 h - 18h Credenciamento 18 h Abertura Oficial 18:30 h CONFERÊNCIA

Leia mais

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do sumário Introdução 9 Educação e sustentabilidade 12 Afinal, o que é sustentabilidade? 13 Práticas educativas 28 Conexões culturais e saberes populares 36 Almanaque 39 Diálogos com o território 42 Conhecimentos

Leia mais

FÓRUM MUNDIAL DE DIREITOS HUMANOS. Data: 10 a 13 de Dezembro de 2013 Local: Brasília

FÓRUM MUNDIAL DE DIREITOS HUMANOS. Data: 10 a 13 de Dezembro de 2013 Local: Brasília FÓRUM MUNDIAL DE DIREITOS HUMANOS Data: 10 a 13 de Dezembro de 2013 Local: Brasília Nome do Evento: Fórum Mundial de Direitos Humanos Tema central: Diálogo e Respeito às Diferenças Objetivo: Promover um

Leia mais

C O M O L O C A L I Z A R D O C U M E N T O S N A S E S T A N T E S D O C D I?

C O M O L O C A L I Z A R D O C U M E N T O S N A S E S T A N T E S D O C D I? C O M O L O C A L I Z A R D O C U M E N T O S N A S E S T A N T E S D O C D I? Sumário Monografias... 2 Plano de classificação... 2 Cotação... 3 Ordenação das monografias nas estantes/prateleiras... 4

Leia mais

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FIDÉLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL E TURÍSTICO GESTÃO 2013/2016

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FIDÉLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL E TURÍSTICO GESTÃO 2013/2016 VI Festival Aberto de Poesia Falada de São Fidélis Praça Guilherme Tito de Azevedo 06 a 13 de setembro Feira de Livros Uma parceria com a Associação Brasileira do Livro - RJ PROGRAMAÇÃO Dia 06/09 Sábado

Leia mais

colégio santo américo

colégio santo américo prosa centro de estudos 1º semestre / 2010,,,,, colégio santo américo P a l e s t r a s A arte do desenho na educação O desenho é um fazer criativo e reflexivo, imprescindível na escola. Seu percurso na

Leia mais

Salvador e Lauro de Freitas discutem saúde e religiões afro-brasileiras

Salvador e Lauro de Freitas discutem saúde e religiões afro-brasileiras Salvador e Lauro de Freitas discutem saúde e religiões afro-brasileiras Fotos: Alberto Lima Nos dias 14 e 15 de setembro, as Secretarias da Saúde de Salvador e Lauro de Freitas, Bahia, promoveram o I Seminário

Leia mais

Amcham Brasil Projeto Escola Legal 2008. Projeto Piloto

Amcham Brasil Projeto Escola Legal 2008. Projeto Piloto Amcham Brasil Projeto Escola Legal 2008 Projeto Piloto Apresentação Amcham Fundada em 1919, na capital paulista, a Câmara Americana de Comércio é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos,

Leia mais

Profissionais que atuarão como formadores para desenvolver atividades de formação de professores no âmbito do Programa Nas Ondas do Rádio II

Profissionais que atuarão como formadores para desenvolver atividades de formação de professores no âmbito do Programa Nas Ondas do Rádio II Profissionais que atuarão como formadores para desenvolver atividades de formação de professores no âmbito do Programa Nas Ondas do Rádio II Anderson Zotesso Rodrigues: Anderson Zotesso é mestre em Comunicação

Leia mais

Samara de Souza Freitas

Samara de Souza Freitas Samara de Souza Freitas Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7414385383900832 Última atualização do currículo em 17/12/2012 Graduanda pela Universidade do Estado da Bahia (2012) na área

Leia mais

I FÓRUM SOCIAL DA UFSB-2015 Universidade e Sociedade em diálogo - Projeto Executivo -

I FÓRUM SOCIAL DA UFSB-2015 Universidade e Sociedade em diálogo - Projeto Executivo - I FÓRUM SOCIAL DA UFSB-2015 Universidade e Sociedade em diálogo - Projeto Executivo - Itabuna - julho de 2015. 1/3 I FÓRUM SOCIAL DA UFSB-2015 Universidade e Sociedade em diálogo Objetivo Geral: Fortalecer

Leia mais

#11 RECORDNEWS NOV - GMT.xls. Start Time. Data. Programme Title EPG Synopsis

#11 RECORDNEWS NOV - GMT.xls. Start Time. Data. Programme Title EPG Synopsis Data 01/11/2011 00:15 RECORD NEWS BRASIL 01/11/2011 01:00 JORNAL DA RECORD NEWS Heródoto Barbeiro, e sua colega de bancada, Thalita Oliveira comandam um notíciário dinâmico e moderno 01/11/2011 02:15 ENTREVISTA

Leia mais