Local: Forte da Capoeira - Largo de Santo Antonio Além do Carmo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Local: Forte da Capoeira - Largo de Santo Antonio Além do Carmo"

Transcrição

1 08 (quinta-feira) ABERTURA OFICIAL Local: Forte da Capoeira - Largo de Santo Antonio Além do Carmo 18h 18h30 19h SOLENIDADE DE ABERTURA Execução do Hino Nacional - Mestre Dinho & Sinfonia de Arame Execução do Hino 02 de julho - Orquestra de Berimbaus, com Mestre Nei Sacramento Roda dos Mestres MESA INSTITUCIONAL DE ABERTURA Governo do Estado da Bahia (governador Jaques Wagner) Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (secretário Albino Rubim) Fundação Palmares Ministério da Cultura Ministério das Relações Exteriores (secretário Paulo Andre Moraes de Lima, representando o embaixador Paulo Cordeiro) Secretaria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia Secretaria Municipal da Reparação Taata Anselmo Santos Minatojy - Terreiro Mokambo - Onzó Nguzo Za Nkisi Dandalunda ye Tempo Antônio Carlos dos Santos Vovô - Presidente do Ilê Aiyê Manoel Nascimento Machado, Mestre Nenel - Filho de Manoel dos Reis Machado, Mestre Bimba MESA-REDONDA: CULTURAS NEGRAS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO Edgardo Ortuño - Professor, historiador e pesquisador da Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação do Centro de Estudos Interdisciplinares do Uruguai (CEIU), é militante político, tornando-se o primeiro afrodescendente eleito como deputado na história do seu país, onde foi ainda subsecretario do Ministro das Indústrias. Como parlamentar, impulsionou a criação do Dia Nacional do Candombe, da Cultura Afrouruguaia e da Equidade Racial, celebrado em 03 de Dezembro. Atualmente, é presidente da Casa da Cultura Afrouruguaia.

2 Liv Sovik (moderadora) - Graduada em English Language and Literature - Yale University (1977), com mestrado em Estudos Latino-Americanos (área de Comunicação) pela University of Texas at Austin (1985) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994), é pós-doutorada pela Goldsmiths College - University of London. É professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalha sob forte influência dos Estudos Culturais, sobretudo o trabalho de Stuart Hall. Partindo muitas vezes de uma visão histórica da música popular brasileira, suas pesquisas versam sobre teorias de cultura e poder, passando pelo pós-moderno, a globalização e o comum, assim como manifestações culturais ligadas a identidades culturais, raciais e de gênero no Brasil contemporâneo. 08 (quinta-feira) Mahomed Bamba - Doutor em Cinema, Estética do Audiovisual e Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professor adjunto na Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisador no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas (PósCom-Facom-UFBA). É membro do conselho deliberativo da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema). Simon Njami Crítico de arte, curador e escritor camaronês, foi editor da revista parisiense Revue Noire, primeira essencialmente consagrada á arte contemporânea, e de 2001 a 2007 foi curador da Bienal de Fotografia de Bamako. Umi Vaughan artista norte americano, antropólogo cultural, especialista na cultura da diáspora africana, trabalha com dança, fotografia e performances. Professor de Estudos Africanos da Universidade da Califórnia, Monterey Bay onde criou uma nova disciplina intitulada Afro Cuba Hip Hop: Music and Dance in the Black Atlantic sobre a história social e as práticas atuais em música e dança na Diáspora Africana. 21h 21h30 APRESENTAÇÃO CULTURAL "Orquestra de Pandeiros" - Tamima Brasil e Yago Avelar. WAJEUN INÍCIO DA PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA NO PELÔ Local: Largos do Pelourinho 20h LARGO TEREZA BATISTA Bankoma (Lauro de Freitas/BA) LARGO PEDRO ARCHANJO I Festival Latitudes Latinas Show Jam Session Afropercussividades. Com Nei Sacramento (BA), Vivi Pozzebón (Argentina), Pablo Suarez (Uruguai), Richard Serraria (RS), Lucas Kinoshita (RS), dentre outros.

3 09 (sexta-feira) MESAS REDONDAS Local: Auditório da Faculdade de Medicina no Pelourinho 9h MESA-REDONDA: CULTURAS NEGRAS NO BRASIL HOJE Ayrson Heráclito - Mestre em Artes Visuais pela UFBA, além de artista visual, pesquisador do GAP (Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Arte e Patrimônio) e curador, professor do quadro permanente do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB. Chico César atual Secretário de Cultura da Paraíba, é cantor, compositor, escritor e jornalista brasileiro, considerado um dos artistas mais inventivos da nova música brasileira. Muniz Sodré jornalista, sociólogo, professor coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultua da UFRJ, diretor da Fundação Biblioteca Nacional no período de 2005 a 2011, autor de obras teóricas sobre cultura brasileira e cultura negra. Paulo Sérgio da Silva Doutorando em Educação PPGEDU/UFRGS, com pesquisa sobre Educação e Cultura em comunidades remanescentes de quilombos, Mestre em Desenvolvimento Rural no PGDR/UFRGS, Especialista em Gestão Pública Participativa pela UERGS e Especialista em Educação Profissonal Integrada a Educação Básica pela FACED/UFRGS. Graduado em História pela FAPA/RS. 15h MESA-REDONDA: CARNAVAIS NEGROS NAS AMÉRICAS Danny González - Professor da Universidade de Barranquilla, Departamento de Atlântico, Colômbia. Eduardo da Luz cantor, compositor e intérprete do Uruguai, dedicado à pesquisa da música tradicional uruguaia e ao candombe. Fred Góes - Compositor, professor da Faculdade de Letras da UFRJ e Pesquisador em cultura popular, carnaval, música e literatura marginal. Gerada Holder - Chefe do Arquivo da Biblioteca Nacional de Trinidad and Tobago.

4 Hortênsia Calvo Diretora da Biblioteca Latino-americana da Universidade Tulane, em New Orleans, Estados Unidos. Paulo Miguez Doutor em Comunicação e Culturas Contemporâneas, professor da UFBA, pesquisador do carnaval. 09 (sexta-feira) PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA Local: Pelourinho 19h RUAS DO PELOURINHO Maracatu Aruenda da Saudade (Paraíba) Encontro de Tambores - regência de Carlinhos Brown e músicos dos blocos Ilê Ayiê, Timbalada, Filhos de Gandhy, Malê, Muzenza, Cortejo Afro, Bankoma, Didá, Os Negões, Okanbí (Salvador/BA) LARGO TEREZA BATISTA Candomblé Puro (Uruguai) Dão e Caravana Black (Salvador/BA) LARGO QUINCAS BERRO D ÁGUA Aloísio Menezes Manos Preto LARGO PEDRO ARCHANJO Apresentações de Dança: - A Reza e "É esse!?" - Cia. de Dança Jovem da FUNCEB - Coreógrafa Marilza Oliveira. - Rapsódia Africana e Boi Gira Bumbá - Cia. de Dança Infanto Juvenil da FUNCEB Coreógrafo Denny Neves Orquestra Rumpilezz (Salvador/BA)

5 10 (sabado) PLENÁRIAS Local: Auditório da Faculdade de Medicina no Pelourinho 9h PLENÁRIA: ENCONTRO DE ESTUDOS DAS CULTURAS NEGRAS Discussão sobre a criação de uma rede de estudos das culturas negras a partir da articulação entre os diversos grupos de estudos já existentes no país e no exterior. Ana Claudia Lemos Pacheco Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campinas (UNICAMP), realiza pesquisas e leciona sobre População Afrobrasileiras; Gênero-Raça, Mulheres Negras, Afetividade, Trabalho Feminino; Feminismo Negro; Juventude; Sociologia do Negro Brasileiro. É vice-presidente da Associação de Pesquisadores (as) Negros (as) da Bahia (APNB). Antônio Godi Antropólogo, ator, escritor e fotógrafo, professor universitário (Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana), da qual recebeu o título de mestre em Cultura Contemporânea e é pós-graduado em Ciências Sociais e Antropologia pela UFBA. Atua principalmente nas áreas de festas, música (reggae), Identidades e Pertencimentos Culturais. Cecília Conceição Moreira Soares Doutora em Antropologia pela Universidade de Pernambuco, professora na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com pesquisas sobre história, cultura, memória, educação, territorialidade, identidade e gênero. Vice-diretora da Revista do Nupe - Departamento de Educação, lidera o grupo de pesquisa GEPMAB (Grupo de Estudo e Pesquisa da Memória Afro - Bai

6 anz) da UFBA, e participa dos grupos Cultura, Poder e Memória da UCSAL e do CER - Centro de Estudos do Recôncavo da Universidade Estadual de Feira de Santana (UCSAL/UEFS). 10 (sabado) Jamile Borges da Silva - Doutoranda em Antropologia pelo Programa de Pós- Graduação em Estudos Étnicos e Africanos e professora da Universidade Federal da Bahia (CEAO/UFBA), desenvolve pesquisa no Centro de Estudos Afro-Orientais /CEAO-UFBA e colabora com o Curso de Estudos Avançados Fábrica de Idéias - CEAO/UFBA/FORDSEPHIS. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Sociologia e Contemporaneidade, atuando principalmente em Educação, EaD, Tecnologia, Cibercultura, Cidadania, Etnicidade, Imagem e Memória, Africanidade e Identidade Cultural. Jefferson Bacelar Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é professor do Programa de Pós- Graduação em Estudos Étnicos e Africanos e Antropologia e coordenador do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO/UFBA). Suas pesquisas são fortemente marcadas por questões que envolvem etnicidade, negro, identidade étnica, migração e ideologia Liv Sovik - Graduada em English Language and Literature - Yale University (1977), com mestrado em Estudos Latino-Americanos (área de Comunicação) pela University of Texas at Austin (1985) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994), é pósdoutorada pela Goldsmiths College - University of London. É professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalha sob forte influência dos Estudos Culturais, sobretudo o trabalho de Stuart Hall. Partindo muitas vezes de uma visão histórica da música popular brasileira, suas pesquisas versam sobre teorias de cultura e poder, passando pelo pós-moderno, a globalização e o comum, assim como manifestações culturais ligadas a identidades culturais, raciais e de gênero no Brasil contemporâneo. 14h PLENÁRIA: REDES DE INTERCÂMBIO E COOPERAÇÃO DAS CULTURAS NEGRAS Estado da arte das redes de intercâmbio e cooperação das culturas negras e articulação das mesmas de maneira a favorecer a interação sistemática entre os seus membros, criando uma plataforma de intercâmbio e cooperação regional, nacional e internacional. Ângelo Flávio - Ator, diretor teatral e ativista é também o diretor da Companhia de Teatro Abdias Nascimento (CAN). Com esta companhia, recebeu seis indicações ao Prêmio Braskem de Teatro e o Prêmio de Revelação, em 2008, com o espetáculo O Dia 14, convidado pela Secretária Municipal da Reparação (SEMUR) para se utilizado como

7 instrumento pedagógico na discussão das políticas de Ações Afirmativas para professores e alunos da rede pública de ensino. Foi diretor ainda de A Casa dos Espectros (2006), com duas indicações ao Prêmio Braskem de Teatro de (sabado) Edgardo Ortuño - presidente da Casa da Cultura Afro-uruguaia e Ministro de cultura do Uruguai; é também professor, historiador e um dos precursores e defensores da cultura afro no Uruguai. Eduardo Krumpholz e Indira Montoya - Representantes da Hipermedula.Org, uma Plataforma Iberoamericana de arte, cultura, novas tecnologias, ensaio e pensamento, com sede na Argentina. O Hipermedula.org é uma plataforma digital de comunicação e produção artística que se propõe a divulgar os produtos e processos culturais gerados a partir da América Latina e da rede de Centros Culturais, além da integração de práticas emergentes, artistas consagrados e processos. Vão ministrar também a oficina de Teoria e prática da comunicação para projetos digitais. Jaqueline Vasconcelos Doutoranda do Programa de Pós Graduação em meios e processos do Audiovisual da escola de Comunicação e Artes da USP. Foi membro do grupo gestor da Rede Sulamericana de Dança, coordenadora Plataforma Internacional de Dança (PID) de 2010, curadora da mostra artística do PID 2011, oordenadora de eventos internacionais, tais como o Seminário Economia da Dança: fluxos colaborativos de gestão para a mobilidade na América Latina (2010) e a Jornada de Discussão e Reflexão em Curadoria (2010). Atualmente atua junto ao Conexão ZAT (Zona Autônoma Temporária), uma ação cultural que propõe novas formas de gestão, produção e criação, criada em São Paulo. Vai ministrar a oficina de Oficina de vídeodança AFROCONTEMPORÂNEO BAHIA, ao lado de Soraya Vargas e Dixon Quitian (da Fundação Imagem em Movimento). Soraya Vargas e Dixon Quitian - Representantes da Fundação Imagem em Movimento, que se traduz como a expressão das personalidades culturais e o do povo. Trabalha a partir de critérios e valores educacionais, cultural, artístico, científico e histórico, partes que se integram no patrimônio cultural de uma nação. Fundada em 1194, no Chile, trabalha no processo de conservação do patrimônio fílmico latino-americano. Vão ministrar a oficina de Oficina de vídeodança AFROCONTEMPORÂNEO BAHIA, ao lado de Jaqueline Vasconcelos (Conexão ZAT).

8 10 (sabado) PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA Local: Pelourinho 19h RUAS DO PELOURINHO/ ITINERANTE Zambiapunga (Nilo Peçanha) Cortejo Cênico - Escola de dança da FUNCEB (Salvador/BA) LARGO TEREZA BATISTA Grupo Madera (Venezuela) Berimbrown (Minas Gerais) LARGO QUINCAS BERRO D ÁGUA Afromusicalidade - com Wilson Carvalho, Matilde, Bié Nô e Carla Lis (Salvador/BA) Dionorina (Feira de Santana/BA) LARGO PEDRO ARCANJO Orquestra Afrosinfônica (Salvador/Ba) Espetáculo teatral PAN-AFRI-CAN-ISMO Cia. Abdias do Nascimento (Salvador/BA) Apresentações de dança (Salvador/BA): - OPAXORÔ - Grupo Gênese de Mestre King - Ato de Homenagem a Mestre King - Coletivo Dançando Nossas Matrizes - Solo "Ogundia" - Diogo Clown - Solo "Batalha" - Luiz Carlos - Solo "Trilhando caminhos" - Raicley Reis - Bantú - NC3 - Núcleo C de Composição Coreográfica- Coreógrafo Ramon Moura - Solo "Oguniada" - Nana Monteiro - Solo "Ogun Camará" - Ana Brito - Solo "Caminhos" - Meryadla Brito - Homens de Ogum Cia. Robson Correia - Coreógrafo Robson Correia 22h TERREIRO DE JESUS Show com Ilê Aiyê e Olodum (Salvador/BA)

9 12 (segunda-feira) MESAS REDONDAS Local: Teatro Dona Canô - Santo Amaro da Purificação 17h 18h APRESENTAÇÃO CULTURAL Samba de Roda - D. Nicinha MESA-REDONDA: DIVERSIDADE DAS CULTURAS NEGRAS DA BAHIA Jaime Sodré - mestre em História da Arte, estudioso da história das culturas negras, é professor da UNEB e CEFET, pesquisador em História Social e religioso do candomblé. Nelson Maca - professor de literatura da Universidade Católica de Salvador e articulador do coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia. É poeta e coordena o Sarau Bem Legal (Infantil) e o Sarau Bem Black. Rosildo do Rosário Coordenador da Casa do Samba/Projeto Rede do Samba e mediador cultural do Nordeste no Colegiado Nacional de Culturas Populares. Raimundo José das Neves (Mestre Macaco) - Mestre de Capoeira, Presidente do Conselho Mun. de Cultura de Santo Amaro, Representante do Território do Recôncavo, Gestor Cultural do Ponto de Cultura. Alberto Pitta artista plástico baiano, presidente do bloco Cortejo Afro e da Liga dos Blocos Afros. 21h30 Apresentação cultural Show do Cortejo Afro (Salvador/Ba)

10 PROGRAMAÇÃO ESPECIAL OFICINAS DE COMUNICAÇÃO E VIDEODANÇA 1. Teoria e prática da comunicação para projetos digitais Com Eduardo Krumpholz e Indira Montoya (Hipermedula.org/Argentina) Data: 08 e 09 de das 14h às 16h Local: Escola de Dança da Funceb/Centro de Formação em Artes (Rua do Bispo, 29/30, Pelourinho). 2.Oficina de vídeodança AFROCONTEMPORÂNEO BAHIA Com Jaqueline Vasconcelos (Conexão ZAT/São Paulo) e Soraya Vargas e Dixon Quitian (Fundação Imagem em Movimento/Colômbia). Data: 07, 08 e 09 de das 9h às 12h Local: Escola de Dança da Funceb/Centro de Formação em Artes (Rua do Bispo, 29/30, Pelourinho).

11 EXPOSIÇÕES PARALELAS "Mulher Angolana Ao Encontro do Desenvolvimento Sustentável?" A exposição com imagens de autoria de sete fotógrafos angolanos (Armando Carmo, Osvaldo Paulo, Carlos Araújo, Jaime Sebastião, Anacleto Próspero, Pedro Paulo e Waldney Oliveira). A exposição conta com 34 cubos retroiluminados com fotos e histórias de mulheres angolanas das mais diversas classes sociais, entre elas, ministras, médicas, professoras, donas de casa e ambulantes. Local: Galeria Solar Ferrão Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Matos, 45, Pelourinho). Visitação: de terça a sexta, das 12h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. Estética dos búzios A exposição, que é fruto do Edital Agosto da Igualdade, promovido pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), é composta por fantasias de Blocos Afros e Afoxés, estampas e tecidos desenhados pelo artista plástico e diretor do Bloco Cortejo Afro, Alberto Pitta. Local: Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira MUNCAB (Rua do Tesouro, Centro Histórico). Visitação: de terça-feira a sexta-feira das 10 às 17h, sábados e domingos, das 14 às 17 horas. "Acervo do Museu Afro-Brasileiro - MAFRO" Exposição do acervo permanente do Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia. Distribuída em três salas distintas, aborda duas grandes temáticas: África e Religiosidade Afro-Brasileira. Em sala especial, encontra-se a exposição do conjunto monumental de talhas do artista plástico Carybé, retratando 27 orixás. Local: Museu Afro-Brasileiro - MAFRO (Faculdade de Medicina da UFBA, Terreiro de Jesus, Pelourinho) Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 16h e aos sábados das 10h às 17h.

08 e 12 de novembro de 2012

08 e 12 de novembro de 2012 08 a 12 de novembro de 2012 Apoio Apoio Apoio Realização Realização Realização 08 e 12 de Proposta novembro da Secretaria de 2012 de Cultura do Estado da Bahia Salvador - Capital Ibero-Americana dos Afrodescendentes

Leia mais

PARECER Nº 13/2009 1- APRESENTAÇÃO

PARECER Nº 13/2009 1- APRESENTAÇÃO PARECER Nº 13/2009 Manifesta-se sobre a declaração de interesse público e social do acervo de Abdias Nascimento, sob a guarda do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros - IPEAFRO 1- APRESENTAÇÃO

Leia mais

Festival de Arte e Cultura Negra - no período de 15 a 30 de

Festival de Arte e Cultura Negra - no período de 15 a 30 de Confira a programação geral do 9o CaraECULTURANEGRA O Instituto MARKA apresenta o 9a edição do CaraECULTURANEGRA - Festival de Arte e Cultura Negra - no período de 15 a 30 de novembro. Serão 15 dias de

Leia mais

FERNANDO PESSOA [Professor de filosofia da UFES e organizador dos Seminários Internacionais Museu Vale]

FERNANDO PESSOA [Professor de filosofia da UFES e organizador dos Seminários Internacionais Museu Vale] Os Seminários Internacionais Museu Vale FERNANDO PESSOA [Professor de filosofia da UFES e organizador dos Seminários Internacionais Museu Vale] O propósito desta introdução, além de apresentar a oitava

Leia mais

Press Release 21 de junho de 2013

Press Release 21 de junho de 2013 Press Release 21 de junho de 2013 O Instituto Sacatar tem a satisfação de anunciar a chegada de um novo grupo de seis artistas premiados, cada um, com um período de residência de oito semanas de duração

Leia mais

RELAÇÃO DOS/AS REPRESENTANTES PARA COMPOR A GESTÃO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA 2012/2016

RELAÇÃO DOS/AS REPRESENTANTES PARA COMPOR A GESTÃO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA 2012/2016 RELAÇÃO DOS/AS REPRESENTANTES PARA COMPOR A GESTÃO DO CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE NEGRA 2012/2016 Nº SEGMENTO TITULAR/SUPLENTE REPRESENTANTE INSTITUIÇÃO 01 Presidente Vera Lúcia Barbosa Promoção

Leia mais

Desafios da Arte em Rede - I Rodada em Cultura, Arte, Tecnociência e Inovação I Rodada A arte em rede e a inovação FRÁGIL, FRÁGIL arte telemática

Desafios da Arte em Rede - I Rodada em Cultura, Arte, Tecnociência e Inovação I Rodada A arte em rede e a inovação FRÁGIL, FRÁGIL arte telemática O evento Desafios da Arte em Rede - I Rodada em Cultura, Arte, Tecnociência e Inovação tem como objetivo dar continuidade às ações conjuntas entre o Ministério da Cultura e a Rede Nacional de Ensino e

Leia mais

RAÇA BRASIL TEMAS & CÓDIGOS GRUPOS TEMÁTICOS

RAÇA BRASIL TEMAS & CÓDIGOS GRUPOS TEMÁTICOS Personalidade Personalidade Carreira 521 Personalidade Personalidade Perfil 412 Estética Cabelos Femininos 157 Negritude Discriminação Racial 130 Sociedade Eventos 122 Estética Moda Feminina & Masculina

Leia mais

A OUTRA COMPANHIA DE TEATRO REDUZINDO DISTÂNCIAS TEATRO BA ACERVO AUDIOVISUAL MESTRE LAURENTINO 80 ANOS DE VIDA ARTE POPULAR PA

A OUTRA COMPANHIA DE TEATRO REDUZINDO DISTÂNCIAS TEATRO BA ACERVO AUDIOVISUAL MESTRE LAURENTINO 80 ANOS DE VIDA ARTE POPULAR PA RESULTADO DA SELEÇÃO DO PROGRAMA OI DE PATROCÍNIOS CULTURAIS INCENTIVADOS DO ANO DE 2007 / 2008 "7" TEATRO RJ A BRUXINHA LILI CINEMA BA A OUTRA COMPANHIA DE TEATRO REDUZINDO DISTÂNCIAS TEATRO BA A PAIXÃO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA PROGRAMA Nº- 042 PALCO SOBRE RODAS Projeto inspirado no clássico modelo de teatro itinerante, através da montagem de um palco móvel que percorre os bairros da cidade, levando cultura. Levar o Palco sobre

Leia mais

Desafios da Arte em Rede - I Rodada em Cultura, Arte, Tecnociência e Inovação I Rodada A arte em rede e a inovação FRÁGIL, FRÁGIL arte telemática

Desafios da Arte em Rede - I Rodada em Cultura, Arte, Tecnociência e Inovação I Rodada A arte em rede e a inovação FRÁGIL, FRÁGIL arte telemática O evento Desafios da Arte em Rede - I Rodada em Cultura, Arte, Tecnociência e Inovação tem como objetivo dar continuidade às ações conjuntas entre o Ministério da Cultura e a Rede Nacional de Ensino e

Leia mais

Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo - UFMG

Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo - UFMG Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo - UFMG Programa de Pós- Graduação em Arquitetura e Urbanismo - UFMG O Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG- NPGAU foi criado

Leia mais

Programação do Carnaval terá show de abertura com Osba, na Barra, Furdunço e Afródromo

Programação do Carnaval terá show de abertura com Osba, na Barra, Furdunço e Afródromo Programação do Carnaval terá show de abertura com Osba, na Barra, Furdunço e Afródromo A programação do Carnaval de Salvador 2014 promete ser mesmo diferente. A prefeitura de Salvador apostou nas inovações,

Leia mais

CURRICULUN VITAE EDUARDO DAVID DE OLIVEIRA FORTALEZA 2003.

CURRICULUN VITAE EDUARDO DAVID DE OLIVEIRA FORTALEZA 2003. CURRICULUN VITAE EDUARDO DAVID DE OLIVEIRA FORTALEZA 2003. 1.0 - DADOS PESSOAIS NOME:Eduardo David de Oliveira. DATA NASC: 20/05/72 idade: 30 anos. EST. CIVIL: Solteiro Sexo: mas. ENDEREÇO: Av. da Unversidade,

Leia mais

2. Objetivos do Projeto:

2. Objetivos do Projeto: 1. Apresentação: O Projeto Cia de Dança Negra Contemporânea Kina Mutembua consiste numa iniciativa da ONG Ação Comunitária do Brasil do Rio de Janeiro selecionada por um edital da Secretaria de Políticas

Leia mais

Preparação Corporal para Dança Iniciação ao Piano e Teclado Página 1 de 5

Preparação Corporal para Dança Iniciação ao Piano e Teclado Página 1 de 5 Preparação Corporal para Dança Trabalha as noções básicas do corpo com relação à dança, abordando aspectos físicos e estéticos da linguagem do movimento. 11/11 (Terça-feira) Iniciação ao Piano e Teclado

Leia mais

Exercícios de desenho utilizando diferentes estratégias de construção de imagens, como transportes, ampliações e colagens.

Exercícios de desenho utilizando diferentes estratégias de construção de imagens, como transportes, ampliações e colagens. Edital SEDAC nº 11/2013 Desenvolvimento da Economia da Cultura FAC - Sociedade Civil Programa de Oficinas do Atelier Subterrânea: do desenho à arquitetura Flávio Gonçalves Oficina: Desenho como Estratégia

Leia mais

Texto a ser submetido ao Prêmio VivaLeitura 2014 UM OLHAR NEGRO: RELATO DA EXPERIÊNCIA DO PONTO DE CULTURA SANTA BÁRBARA

Texto a ser submetido ao Prêmio VivaLeitura 2014 UM OLHAR NEGRO: RELATO DA EXPERIÊNCIA DO PONTO DE CULTURA SANTA BÁRBARA Texto a ser submetido ao Prêmio VivaLeitura 2014 UM OLHAR NEGRO: RELATO DA EXPERIÊNCIA DO PONTO DE CULTURA SANTA BÁRBARA JUSTIFICATIVA Desde 1996, o trabalho social voluntário, voltado para crianças e

Leia mais

Boletim Eletrônico. 1 - Apresentação. 2 Público Alvo. IV Seminário Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo

Boletim Eletrônico. 1 - Apresentação. 2 Público Alvo. IV Seminário Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo Boletim Eletrônico IV Seminário Educação, Relações Raciais e Multiculturalismo II Seminário Memória e Experiência: Elementos de formação da Capoeira Angola II Seminário Internacional Áfricas: Historiografia

Leia mais

1º Seminário Internacional de Arte e Educação do Rio de Janeiro. Programação completa

1º Seminário Internacional de Arte e Educação do Rio de Janeiro. Programação completa 1º Seminário Internacional de Arte e Educação do Rio de Janeiro Programação completa 14/08 Hall de entrada 9h - Credenciamento 10h - Abertura com a presença do Secretário Municipal de Cultura, Emilio Kalil.

Leia mais

Localização R$ % SE Cultura Gestão, manutenção Administração de pessoal 576 servidores DF 48.000.000 32,93 SE Cultura Cultura EP (PEDF) Reforma de

Localização R$ % SE Cultura Gestão, manutenção Administração de pessoal 576 servidores DF 48.000.000 32,93 SE Cultura Cultura EP (PEDF) Reforma de Localização R$ % SE Cultura Gestão, manutenção Administração de pessoal 576 servidores DF 48.000.000 32,93 SE Cultura Cultura EP (PEDF) Reforma de edificações e espaços culturais 1.500 m2 DF 6.996.819

Leia mais

Ciclo de Debates Ações Afirmativas: estratégias para ampliar a democracia

Ciclo de Debates Ações Afirmativas: estratégias para ampliar a democracia Ciclo de Debates Ações Afirmativas: estratégias para ampliar a democracia Apresentação O ciclo de debates Ações afirmativas: estratégias para ampliar a democracia, realizado pela (Seppir) e pela Pontifícia

Leia mais

II Escola Regional de Verão MOST/UNESCO para América Latina e Caribe

II Escola Regional de Verão MOST/UNESCO para América Latina e Caribe PROGRAMA MOST / UNESCO CENTRO LATINOAMERICANO DE ECONOMIA HUMANA (URUGUAI) UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (BRASIL) II Escola Regional de Verão MOST/UNESCO para América Latina e Caribe Políticas e Gestão

Leia mais

JUNHO NO ESPAÇO CULTURAL CITA E PRAÇA DO CAMPO LIMPO

JUNHO NO ESPAÇO CULTURAL CITA E PRAÇA DO CAMPO LIMPO JUNHO NO ESPAÇO CULTURAL CITA E PRAÇA DO CAMPO LIMPO região. TODAS AS SEXTAS DIAS 05, 12, 19 e 26 Das 20:00 às 23:00 * * * PROJETO MAIS RAP * * * Iniciativa de coletivos e MC s de Campo Limpo e região,

Leia mais

Formação acadêmica Bacharelado em Arquitetura / Universidade Federal de Pernambuco 1981

Formação acadêmica Bacharelado em Arquitetura / Universidade Federal de Pernambuco 1981 Maria de Betânia Corrêa de Araújo Recife, Pernambuco 1957 Formação acadêmica Bacharelado em Arquitetura / Universidade Federal de Pernambuco 1981 Pós graduação de Economia da Cultura Universidade Federal

Leia mais

Inventário dos Lugares de Memória do Tráfico Atlântico de Escravos e da História dos Africanos Escravizados no Brasil 7. Patrimônio Imaterial

Inventário dos Lugares de Memória do Tráfico Atlântico de Escravos e da História dos Africanos Escravizados no Brasil 7. Patrimônio Imaterial 7. Patrimônio Imaterial A presença dos africanos no Brasil contemporâneo pode ser identificada na vivência de um patrimônio cultural, expresso em memórias, músicas, versos, cantos, danças e perfomances,

Leia mais

(61) 8162-4991 terrana@terrana.com.br

(61) 8162-4991 terrana@terrana.com.br Carlos Terrana Brasileiro, 57 anos. SCRLN 716 Bloco C ent. 15 kit 201 Asa Norte CEP 70770-533 DF (61) 8162-4991 terrana@terrana.com.br FORMAÇÃO 2012 Pós Graduação em Artes Visuais SENAC (cursando). 2009

Leia mais

CIRCUITO DE VISITAÇÃO E PASSEIO CICLÍSTICO

CIRCUITO DE VISITAÇÃO E PASSEIO CICLÍSTICO Campos dos Goytacazes - UENF UFF/ESR Quinta-feira 02/07/2015 19h às 20h Orquestra de Violões Coordenação: Victor Matos (IFF) Resumo: Orquestra de violões formada por alunos do IFF/Campos, e apresentam

Leia mais

Câmara Municipal de Volta Redonda RJ PROGRAMA Nº - 096

Câmara Municipal de Volta Redonda RJ PROGRAMA Nº - 096 Eventos Culturais PROGRAMA Nº - 096 Levar cultura à população através de shows musicais, espetáculos teatrais, poesia, oficinas de teatro, música, artesanato, artes plásticas e outros. Contratar empresas

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO 01. Razão social* [NÃO ESQUEÇA] 02. CNPJ* [NÃO ESQUEÇA]

IDENTIFICAÇÃO 01. Razão social* [NÃO ESQUEÇA] 02. CNPJ* [NÃO ESQUEÇA] GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA Inscrição N- SECRETARIA DE CULTURA FUNDAÇÃO CULTURAL DO ESTADO DA BAHIA DIRETORIA DAS ARTES DIRART COORDENAÇÃO DE LITERATURA USO EXCLUSIVO DA FUNCEB FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO IMPORTANTE

Leia mais

Dia 19 de Setembro 2013 (quinta-feira)

Dia 19 de Setembro 2013 (quinta-feira) Dia 19 de Setembro 2013 (quinta-feira) Horário: 8h30 às 22h30 Circuito Cultural: Exposição de fotografia Contíguo Distante Local: Galeria LabSG Prédio I Horário: 8h30 às 22h30 Circuito Cultural: Exposição

Leia mais

Profissionais que atuarão como formadores para desenvolver atividades de formação de professores no âmbito do Programa Nas Ondas do Rádio II

Profissionais que atuarão como formadores para desenvolver atividades de formação de professores no âmbito do Programa Nas Ondas do Rádio II Profissionais que atuarão como formadores para desenvolver atividades de formação de professores no âmbito do Programa Nas Ondas do Rádio II Anderson Zotesso Rodrigues: Anderson Zotesso é mestre em Comunicação

Leia mais

Mais Cultura nas Escolas

Mais Cultura nas Escolas Mais Cultura nas Escolas O que é o Programa Mais Cultura nas Escolas? Projeto Andarilha das Letras, Circulação Literária/ FUNARTE É o encontro de projetos pedagógicos de escolas da rede pública com experiências

Leia mais

Página 2. categoria GESTOR PÚBLICO 1º LUGAR:

Página 2. categoria GESTOR PÚBLICO 1º LUGAR: Página 1 categoria GESTOR PÚBLICO Revista Tu Visse?!: registrando e divulgando o patrimônio imaterial da comunidade pesqueira Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas Bombinhas, SC, 2005 Criada em 2005,

Leia mais

DADOS DO INEP Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Ministério da Educação UDESC/ 2005

DADOS DO INEP Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Ministério da Educação UDESC/ 2005 DADOS DO INEP Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Ministério da Educação UDESC/ 2005 Número total de Programas 1 e seus respectivos projetos vinculados, público atendido

Leia mais

EE DR. LUÍS ARRÔBAS MARTINS

EE DR. LUÍS ARRÔBAS MARTINS QUAL É A NOSSA COR? Sala 3 Interdisciplinar EF I EE DR. LUÍS ARRÔBAS MARTINS Professoras Apresentadoras: DÉBORA CARLA M S GENIOLE ELIZABETH REGINA RIBEIRO FABIANA MARTINS MALAGUTI FERNANDA MARIA DE OLIVEIRA

Leia mais

Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história

Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história Tema: Consciência Negra Público-alvo: O projeto é destinado a alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais Duração: Um mês Justificativa:

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DO IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS CONFERÊNCIA DE ABERTURA

PROGRAMAÇÃO DO IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS CONFERÊNCIA DE ABERTURA PROGRAMAÇÃO DO IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS DATA HORÁRIO ATIVIDADE 18/11/2015 14 h - 18h Credenciamento 18 h Abertura Oficial 18:30 h CONFERÊNCIA

Leia mais

Onde: Museu da Cerâmica Udo Knoff, Rua Frei Vicente, nº 03, Pelourinho

Onde: Museu da Cerâmica Udo Knoff, Rua Frei Vicente, nº 03, Pelourinho EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS FEIRA DE CORES E SABORES A mostra, contemplada pelo Fundo de Cultura da Bahia através do IPAC, tem a intenção de valorizar os patrimônios materiais e imateriais da Feira de São Joaquim

Leia mais

Programa Petrobras Cultural 2007/2008 Projetos Contemplados

Programa Petrobras Cultural 2007/2008 Projetos Contemplados Programa Petrobras Cultural 2007/2008 Projetos Contemplados CURTA-SE VIII Festival Ibero-Americano de Curtas-Metragens de Sergipe Protocolo: 4 Proponente: Centro de Estudos Casa Curta-SE Estado do Proponente:

Leia mais

5) Igor Fuser http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4756106u7

5) Igor Fuser http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4756106u7 1) Antônio Pedro Tota http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4789712p4 Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1973), doutorado em História Social pela mesma

Leia mais

Circuito Osmar (Campo Grande)

Circuito Osmar (Campo Grande) Circuito Osmar (Campo Grande) QUINTA-FEIRA, 07/02/2013 19:45 20:00 ATRAÇÕES DA ABERTURA DO CARNAVAL PROJETO ESPECIAL CHICLETE COM BANANA (SEM CORDAS) 20:30 TRIO REI MOMO. 20:45 ALERTA GERAL 21:15 PAGODE

Leia mais

MAIO 2014. Dia Local Evento / Atração Acesso

MAIO 2014. Dia Local Evento / Atração Acesso MAIO 2014 Dia Local Evento / Atração Acesso 01/05 15h/22h - Nelson Rufino 01/05 17h/ - Mr. Armeng (Black Music) 01/05 * Banda Zuluz 02/05 - Na Veia da Nêga 02/05 14h - MUNEAN Semana Nacional da Enfermagem

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO DE DANÇA LICENCIATURA

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO DE DANÇA LICENCIATURA ESTRUTURA CURRICULAR CURSO DE DANÇA LICENCIATURA Código: 03 Matriz Curricular: DANÇA - Laranjeiras - Presencial - Noturno - Licenciatura Plena Período Letivo de Entrada em Vigor 2012-1 Carga Horária: Total

Leia mais

Samara de Souza Freitas

Samara de Souza Freitas Samara de Souza Freitas Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7414385383900832 Última atualização do currículo em 17/12/2012 Graduanda pela Universidade do Estado da Bahia (2012) na área

Leia mais

Valor global: R$ 1.000.000,00 Teto de apoio por proposta: R$ 150.000,00. Seleção

Valor global: R$ 1.000.000,00 Teto de apoio por proposta: R$ 150.000,00. Seleção O Edital Setorial de Artes Visuais apoia propostas culturais com o objetivo de estimular os diversos elos da rede produtiva do setor e ações que dialoguem com outros segmentos, tendo como objeto predominante

Leia mais

Carta Documento: pela construção e implementação de uma Política de Educação do Campo na UNEB

Carta Documento: pela construção e implementação de uma Política de Educação do Campo na UNEB Salvador, 21 de setembro de 2015 Carta Documento: pela construção e implementação de uma Política de Educação do Campo na UNEB Nos dias 19, 20 e 21 de agosto de 2015 realizou-se no Hotel Vila Velha, em

Leia mais

Ação Orçamentária - Padronizada Setorial 14U2 - Implantação, Instalação e Modernização de Espaços e Equipamentos Culturais

Ação Orçamentária - Padronizada Setorial 14U2 - Implantação, Instalação e Modernização de Espaços e Equipamentos Culturais Momento do Tipo de Temático Macrodesafio Fortalecer a cidadania Eixo Desenvolvimento Social e Erradicação da Miséria Valor de Referência para Individualização de Projetos em Iniciativas Esferas Fiscal

Leia mais

Salvador (BA) - Museu de Arte Moderna é reformado

Salvador (BA) - Museu de Arte Moderna é reformado Salvador (BA) - Museu de Arte Moderna é reformado Museu de Arte Moderna. Um dos principais cartões-postais de Salvador, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), localizado no Solar do Unhão, será reinaugurado

Leia mais

AULA 05. Profª Matilde Flório EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL PMSP-DOT- 2008

AULA 05. Profª Matilde Flório EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL PMSP-DOT- 2008 AULA 05 Profª Matilde Flório EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL PMSP-DOT- 2008 FÁBRICA DE IDÉIAS PEDAGÓGICAS CONCURSO PMSP FUND II 2011 (em parceria com a APROFEM e o Jornal dos Concursos)

Leia mais

Ciclo de Debates Ações Afirmativas: estratégias para ampliar a democracia

Ciclo de Debates Ações Afirmativas: estratégias para ampliar a democracia Ciclo de Debates Ações Afirmativas: estratégias para ampliar a democracia Apresentação O ciclo de debates Ações afirmativas: estratégias para ampliar a democracia, realizado pela (Seppir) e pela Pontifícia

Leia mais

II SEMANA DE DIREITOS HUMANOS II MOSTRA DE CULTURA E ARTE DAS GENTES DO PANTANAL

II SEMANA DE DIREITOS HUMANOS II MOSTRA DE CULTURA E ARTE DAS GENTES DO PANTANAL II SEMANA DE DIREITOS HUMANOS II MOSTRA DE CULTURA E ARTE DAS GENTES DO PANTANAL O que há de mais humano que a expressão artística? A arte é a expressão cultural na qual o humano transborda sua emoção

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DOCE CNPJ: 18.316.265/0001-69 CEP: 35442-000 ESTADO DE MINAS GERAIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DOCE CNPJ: 18.316.265/0001-69 CEP: 35442-000 ESTADO DE MINAS GERAIS I FEIRA GASTRO-CULTURAL DE RIO DOCE MG De 24/09 à 01/10/2011, o município de Rio Doce abrigará a I Feira Gastro-Cultural que movimentará a cultura, a arte e a culinária no interior na zona da mata mineira.

Leia mais

Realização de rodas de conversa e de troca de conhecimento para intercâmbio do que foi desenvolvido e produzido.

Realização de rodas de conversa e de troca de conhecimento para intercâmbio do que foi desenvolvido e produzido. Realização de rodas de conversa e de troca de conhecimento para intercâmbio do que foi desenvolvido e produzido. Criar novos mecanismos de intercâmbio e fortalecer os programas de intercâmbio já existentes,

Leia mais

V Simpósio Nacional de Cultura Corporal e Povos Indígenas. I Seminário Internacional de Educação Física, Esportes e Comunidades Tradicionais

V Simpósio Nacional de Cultura Corporal e Povos Indígenas. I Seminário Internacional de Educação Física, Esportes e Comunidades Tradicionais V Simpósio Nacional de Cultura Corporal e Povos Indígenas I Seminário Internacional de Educação Física, Esportes e Comunidades Tradicionais Coordenadores Prof o. Dr o José Luiz dos Anjos UFES Prof a. Dr

Leia mais

Seleção. Conheça a Comissão:

Seleção. Conheça a Comissão: O Edital de Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo apoia propostas culturais nas áreas de Patrimônio Cultural (material e imaterial), Sítios Arqueológicos e Arquitetura e Urbanismo que tenham como

Leia mais

Dia 18 de Setembro 2013 (quarta-feira)

Dia 18 de Setembro 2013 (quarta-feira) Dia 18 de Setembro 2013 (quarta-feira) Horário: 8h30 às 22h30 Circuito Cultural: Exposição de fotografia Contíguo Distante Local: Galeria LabSG Prédio I Horário: 08h30 às 22h30 Circuito Cultural: Exposição

Leia mais

CARNAVAL SALVADOR 2015

CARNAVAL SALVADOR 2015 ** QUARTA 11/02 ** Abertura com Axé Orquestrado - Fred Dantas, Zeca Freitas Paulo Primo e Benutti (18h) Xupisco/ Gravata Doida/ Concentra + Não Sai/ Quero Mais/ Pinguço/ Cachasamba/ Integramed/ As Moças/

Leia mais

ACS Assessoria de Comunicação Social

ACS Assessoria de Comunicação Social PROGRAMAÇÃO Local do Evento: Hotel Praia Mar Avenida São Marcos, Quadra Comercial, nº 04, Ponta da Areia - São Luiz - MA Data: 01 a 03 de junho de 2005 Dia 01...Quarta-feira 14h às 18h - Credenciamento

Leia mais

PROGRAMA MAIS CULTURA - EDITAL MICROPROJETOS TERRITÓRIOS DE PAZ ANEXO 3 FORMULÁRIO PESSOA JURÍDICA 1. IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA TÍTULO: ÁREA

PROGRAMA MAIS CULTURA - EDITAL MICROPROJETOS TERRITÓRIOS DE PAZ ANEXO 3 FORMULÁRIO PESSOA JURÍDICA 1. IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA TÍTULO: ÁREA 1 PROGRAMA MAIS CULTURA - EDITAL MICROPROJETOS TERRITÓRIOS DE PAZ ANEXO 3 FORMULÁRIO PESSOA JURÍDICA 1. IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA TÍTULO: ÁREA: ÁREA Artes Visuais Artes Cênicas Música Literatura Audiovisual

Leia mais

ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA Cultura afro-brasileira é o resultado do desenvolvimento da cultura africana no Brasil, incluindo as influências recebidas das culturas portuguesa e indígena que se manifestam

Leia mais

A ANTROPOLOGIA DE ROBERTO DA MATTA (TÍTULO PROVISÓRIO) CINEMA

A ANTROPOLOGIA DE ROBERTO DA MATTA (TÍTULO PROVISÓRIO) CINEMA RESULTADO DA SELEÇÃO DO PROGRAMA OI DE PATROCÍNIOS CULTURAIS INCENTIVADOS DO ANO DE 2009 / 2010 A ANTROPOLOGIA DE ROBERTO DA MATTA (TÍTULO PROVISÓRIO) CINEMA RJ A JANELA E O JARDIM TEATRO RJ A MARCA DO

Leia mais

Salvador e Lauro de Freitas discutem saúde e religiões afro-brasileiras

Salvador e Lauro de Freitas discutem saúde e religiões afro-brasileiras Salvador e Lauro de Freitas discutem saúde e religiões afro-brasileiras Fotos: Alberto Lima Nos dias 14 e 15 de setembro, as Secretarias da Saúde de Salvador e Lauro de Freitas, Bahia, promoveram o I Seminário

Leia mais

22h00 às 23h30 COQUETEL E LANÇAMENTO Coquetel de boas vindas e Lançamento de livros e revistas Espaço da feira de livros 27/10, TERÇA-FEIRA

22h00 às 23h30 COQUETEL E LANÇAMENTO Coquetel de boas vindas e Lançamento de livros e revistas Espaço da feira de livros 27/10, TERÇA-FEIRA 26/10/, SEGUNDA-FEIRA 20h30 às 22h00 ABERTURA Abertura oficial do 39º Encontro Anual da ANPOCS Anfiteatro Glória Cerimônia de entrega do Prêmio ANPOCS de Excelência Acadêmica - Anfiteatro Glória 22h00

Leia mais

A MAIOR PREMIAÇÃO JOVEM DO MUNDO

A MAIOR PREMIAÇÃO JOVEM DO MUNDO A MAIOR PREMIAÇÃO JOVEM DO MUNDO O Prêmio Jovem Brasileiro (PJB) é a maior premiação jovem do MUNDO, que incentiva e homenageia o protagonismo dos jovens na sociedade. Em 12 anos de história, mais de 500

Leia mais

Departamento de Políticas de Comunicação. Gerência de Patrocínio

Departamento de Políticas de Comunicação. Gerência de Patrocínio Departamento de Políticas de Comunicação Gerência de Patrocínio PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DO DEPARTAMENTO Implementar as estratégias de comunicação para o Sistema BNDES, divulgando sua atuação e programas;

Leia mais

18h30 Abertura da exposição Transmissão, de André Yassuda, no Palacete 10 de Julho

18h30 Abertura da exposição Transmissão, de André Yassuda, no Palacete 10 de Julho Programação 310 Anos de Pindamonhangaba 1 de julho quarta-feira 9h Abertura da exposição Pindamonhangaba em fotos antigas (acervo do Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina) no saguão

Leia mais

Universidade Federal Fluminense IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social Departamento de Comunicação Social Curso de Publicidade e Propaganda

Universidade Federal Fluminense IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social Departamento de Comunicação Social Curso de Publicidade e Propaganda Universidade Federal Fluminense IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social Departamento de Comunicação Social Curso de Publicidade e Propaganda Disciplinas Optativas Publicidade Carga horária total

Leia mais

JOVEM ÍNDIO E JOVEM AFRODESCENDENTE/JOVEM CIGANO E OUTRAS ETNIAS OBJETIVOS E METAS

JOVEM ÍNDIO E JOVEM AFRODESCENDENTE/JOVEM CIGANO E OUTRAS ETNIAS OBJETIVOS E METAS JOVEM ÍNDIO E JOVEM AFRODESCENDENTE/JOVEM CIGANO E OUTRAS ETNIAS OBJETIVOS E METAS 1. Assegurar com políticas públicas e programas de financiamento o direito dos jovens índios, afrodescendentes, camponeses

Leia mais

Fevereiro/2015. Período. 1 a 28 de fevereiro de 2015

Fevereiro/2015. Período. 1 a 28 de fevereiro de 2015 Fevereiro/2015 Período 1 a 28 de fevereiro de 2015 Unidades do Museu da Energia terão horários diferentes durante o Carnaval O feriado do Carnaval pode ser uma excelente oportunidade para o público conhecer

Leia mais

Organizadores. Edson Rosa. Luís Henrique dos Santos. Organização e autoria 201

Organizadores. Edson Rosa. Luís Henrique dos Santos. Organização e autoria 201 Organização e autoria 201 Organizadores Edson Rosa Formado em Teologia pelo Unasp, Campus São Paulo, Pedagogia pela Universidade Hebraica de São Paulo e Mestre em Teologia Pastoral pelo Unasp, Campus Engenheiro

Leia mais

Aprovado na Reunião do CONASU em 21/01/2015.

Aprovado na Reunião do CONASU em 21/01/2015. PROGRAMA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA, CULTURAL, ARTÍSTICA E TECNOLÓGICA Aprovado na Reunião do CONASU em 21/01/2015. O Programa de Produção Científica, Cultural, Artística e Tecnológica visa fortalecer a relação

Leia mais

DOUTORADO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS

DOUTORADO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS DOUTORADO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Tópicos Avançados em Memória Social 45 Tópicos Avançados em Cultura 45 Tópicos Avançados em Gestão de Bens Culturais 45 Seminários

Leia mais

EDITAL PRÊMIO CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS RESULTADO ANÁLISE PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO - FASE DE SELEÇÃO

EDITAL PRÊMIO CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS RESULTADO ANÁLISE PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO - FASE DE SELEÇÃO Nome da Proposta EDITAL PRÊMIO CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS RESULTADO ANÁLISE PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO - FASE DE SELEÇÃO Proponente Unidade da Federação Municipio RESULTADO DA ANÁLISE Projeto Quilombo Cultural

Leia mais

RELATÓRIO DE BOAS PRÁTICAS NOME DA AÇÃO HISTÓRICO DA AÇÃO

RELATÓRIO DE BOAS PRÁTICAS NOME DA AÇÃO HISTÓRICO DA AÇÃO RELATÓRIO DE BOAS PRÁTICAS NOME DA AÇÃO Processos do silêncio: oficina dialógica e criativa HISTÓRICO DA AÇÃO Processos do Silêncio é um projeto contemplado com o II Prêmio Nacional de Expressões Culturais

Leia mais

MESTRADO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS. 1.1 Matriz Curricular Disciplinas obrigatórias

MESTRADO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS. 1.1 Matriz Curricular Disciplinas obrigatórias MESTRADO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS 1.1 Matriz Curricular Disciplinas obrigatórias C/H Memória Social 45 Cultura 45 Seminários de Pesquisa 45 Oficinas de Produção e Gestão Cultural 45 Orientação

Leia mais

Agenda Outubro FUNDAÇÃO CULTURAL

Agenda Outubro FUNDAÇÃO CULTURAL Agenda Outubro FUNDAÇÃO CULTURAL Dia 1º Cine Sesc Dia 3 Rock pelas Crianças Banda Maddock Local: Cine Teatro Municipal Vera Cruz, às 19h entrada gratuita Dia 4 Grupo Teatral Rapa Dura apresenta Circo Rapadura

Leia mais

FESTAS PPGAC. Lúcia Lobato Érico José Souza de Oliveira. Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas

FESTAS PPGAC. Lúcia Lobato Érico José Souza de Oliveira. Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas 20 FESTAS PPGAC Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas Lúcia Lobato Érico José Souza de Oliveira Cadernos do GIPE-CIT Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário

Leia mais

Escola de Cultura - Programa de Estágio e Formação Educacional

Escola de Cultura - Programa de Estágio e Formação Educacional Escola de Cultura - Programa de Estágio e Formação Educacional Resumo: Sistematiza um espaço de formação educacional e profissional, articulando os saberes acadêmicos e culturais, através de estágios,

Leia mais

C O M O L O C A L I Z A R D O C U M E N T O S N A S E S T A N T E S D O C D I?

C O M O L O C A L I Z A R D O C U M E N T O S N A S E S T A N T E S D O C D I? C O M O L O C A L I Z A R D O C U M E N T O S N A S E S T A N T E S D O C D I? Sumário Monografias... 2 Plano de classificação... 2 Cotação... 3 Ordenação das monografias nas estantes/prateleiras... 4

Leia mais

FÓRUM MUNDIAL DE DIREITOS HUMANOS. Data: 10 a 13 de Dezembro de 2013 Local: Brasília

FÓRUM MUNDIAL DE DIREITOS HUMANOS. Data: 10 a 13 de Dezembro de 2013 Local: Brasília FÓRUM MUNDIAL DE DIREITOS HUMANOS Data: 10 a 13 de Dezembro de 2013 Local: Brasília Nome do Evento: Fórum Mundial de Direitos Humanos Tema central: Diálogo e Respeito às Diferenças Objetivo: Promover um

Leia mais

CULTURAS POPULARES Versão Simplificada

CULTURAS POPULARES Versão Simplificada CULTURAS POPULARES Versão Simplificada Uma das novidades dos editais do Fundo de Cultura da Bahia em 2014, a versão simplificada do edital de Culturas Populares objetiva possibilitar uma participação mais

Leia mais

EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E INCLUSÃO: sujeitos, saberes e práticas 17 a 19 de novembro de 2015 CARTA DE ACEITE

EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E INCLUSÃO: sujeitos, saberes e práticas 17 a 19 de novembro de 2015 CARTA DE ACEITE intitulada A MULHER NEGRA E A AFIRMAÇÃO DE SUA IDENTIDADE: uma análise sócio histórica, de autoria de Beatriz Gonçalves da Silva, Maria Beatriz Souza Nascimento foi aceito para ser incluído na programação

Leia mais

Currículo Artístico Profissional

Currículo Artístico Profissional Currículo Artístico Profissional Nome artístico: Camilo Gan RG: MG-9.159.533 / CPF: 048.987.816-40 / PIS: 126.98583.12-8 Tel. (031) 988128277 E-mail: maodetambor@hotmail.com Nascido em 1980 em Belo Horizonte

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA DE PARANAGUÁ "NELSON DE FREITAS BARBOSA"

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARANAGUA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA DE PARANAGUÁ NELSON DE FREITAS BARBOSA "" APÊNDICE 1 Requisitos e demandas dos segmentos culturais para a proposição de projetos. Os projetos culturais propostos deverão respeitar e se enquadrar nas seguintes determinações dos seus respectivos

Leia mais

RELATÓRIO OFICINA ABERTA ECONOMIA CRIATIVA E CROWDFUNDING

RELATÓRIO OFICINA ABERTA ECONOMIA CRIATIVA E CROWDFUNDING RELATÓRIO OFICINA ABERTA ECONOMIA CRIATIVA E CROWDFUNDING SÃO PAULO, 29 DE OUTUBRO DE 2011 1 Sumário Introdução 3 Economia Criativa 4 Crowdfunding 6 Histórico dos convidados 8 Participantes 9 Fotos 10

Leia mais

Currículo Profissional Sintético

Currículo Profissional Sintético Currículo Profissional Sintético DADOS PESSOAIS José de Oliveira Junior Rua Vestal, 65/212, bairro Frei Eustáquio, Belo Horizonte, MG, 30.830-270. 55 31 2512.4094 / 55 31 8469.8957 josejunior@observatoriodadiversidade.org.br

Leia mais

SEMINÁRIO INTERNACIONAL SEMANA INTERNACIONAL DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A FOME E A POBREZA TEMA: MULHERES FOME, POBREZA, EXPLORAÇÃO E TRÁFICO HUMANO

SEMINÁRIO INTERNACIONAL SEMANA INTERNACIONAL DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A FOME E A POBREZA TEMA: MULHERES FOME, POBREZA, EXPLORAÇÃO E TRÁFICO HUMANO SEMINÁRIO INTERNACIONAL SEMANA INTERNACIONAL DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A FOME E A POBREZA TEMA: MULHERES FOME, POBREZA, EXPLORAÇÃO E TRÁFICO HUMANO OBJETIVO Debater a realidade das mulheres e seu papel no

Leia mais

Resumo: Só que sinto cada vez mais que pra ser aceito por você é preciso muito mais do que simplesmente ter boas intenções, Belo Horizonte.

Resumo: Só que sinto cada vez mais que pra ser aceito por você é preciso muito mais do que simplesmente ter boas intenções, Belo Horizonte. Dia 04 de Setembro 2014 (quinta-feira) Circuito Cultural: Venho por meio desta Exposição de Fotografia e Instalação de Isabela Soares, Izabella Dutra, Paulo Cantalice, Thainá Nogueira e Rafael Russano,

Leia mais

Grupo de estudos africanos e afrobrasileiros GEAALC

Grupo de estudos africanos e afrobrasileiros GEAALC Grupo de pesquisa Grupo de estudos africanos e afrobrasileiros em Línguas e Culturas - GEAALC Identificação Situação do grupo: Certificado Ano de formação: 2008 Data da última atualização: 25/04/2014 03:26

Leia mais

Cultura Oficina Litoral Sustentável

Cultura Oficina Litoral Sustentável Cultura Oficina Litoral Sustentável 1 ESTRUTURA DA AGENDA REGIONAL E MUNICIPAIS 1. Princípios 2. Eixos 3. Diretrizes 4. Ações 4.1 Natureza das ações (planos, projetos, avaliação) 4.2 Mapeamento de Atores

Leia mais

Disciplinas Optativas Jornalismo

Disciplinas Optativas Jornalismo Universidade Federal Fluminense IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social Departamento de Comunicação Social Curso de Jornalismo Disciplinas Optativas Jornalismo Carga horária total de optativas: 930

Leia mais

JAM OLIDO DE DANÇAS URBANAS 02 de novembro FESTIVAL CONTEMPORÂNEO DE DANÇA

JAM OLIDO DE DANÇAS URBANAS 02 de novembro FESTIVAL CONTEMPORÂNEO DE DANÇA JAM OLIDO DE DANÇAS URBANAS 02 de novembro Nos anos 80, a estação São Bento do Metrô foi o ponto de encontro da cultura Hip Hop. Todos os sábados dançarinos de todas as regiões de São Paulo se encontravam

Leia mais

Workshop - R.U.A. Realidade Urbana Aumentada: Cartografias Inventadas Ministrante: Profª. Drª. Lilian Amaral IA/UNESP

Workshop - R.U.A. Realidade Urbana Aumentada: Cartografias Inventadas Ministrante: Profª. Drª. Lilian Amaral IA/UNESP Workshop - R.U.A. Realidade Urbana Aumentada: Cartografias Inventadas Ministrante: Profª. Drª. Lilian Amaral IA/UNESP Atividade de Extensão Integrante do Zonas de Compensação coordenado por Profª. Drª.

Leia mais

SERVIDORES DO CCA. Alberto Luis da Silva Pinto Cargo: Assistente em Administração e-mail: alspinto@ufpi.edu.br Setor: Secretaria Administrativa

SERVIDORES DO CCA. Alberto Luis da Silva Pinto Cargo: Assistente em Administração e-mail: alspinto@ufpi.edu.br Setor: Secretaria Administrativa SERVIDORES DO CCA Alberto Luis da Silva Pinto e-mail: alspinto@ufpi.edu.br Setor: Secretaria Administrativa Amilton Gonçalves da Silva Cargo: Auxiliar Operacional Aminthas Floriano Filho Cargo: Técnico

Leia mais

PROJETO RELATÓRIO DE ATIVIDADES OUTUBRO DE 2014. Goiás-GO Novembro de 2014.

PROJETO RELATÓRIO DE ATIVIDADES OUTUBRO DE 2014. Goiás-GO Novembro de 2014. PROJETO RELATÓRIO DE ATIVIDADES OUTUBRO DE 2014 Goiás-GO Novembro de 2014. RELATÓRIO DE ATIVIDADES OUTUBRO DE 2014 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Durante o mês de outubro de 2014, o projeto FICA NA COMUNIDADE,

Leia mais

Matéria no Jornal A PONTE- Sesc Petrolina/PE 2013

Matéria no Jornal A PONTE- Sesc Petrolina/PE 2013 JORNAL DA PARAíBA 25/04/2014 CAPA DO JORNAL DA PARAíBA 25/04/2014 Matéria no Jornal A PONTE- Sesc Petrolina/PE 2013 VIRADA CULTURAL DE SÃO PAULO Virada Poesia- Casa das Rosas Errata: Caravana Tapioca/PE

Leia mais

164 AUTORES palíndromo Ensino de arte 2010 / no4 165

164 AUTORES palíndromo Ensino de arte 2010 / no4 165 164 AUTORES apresentação dos autores Carlos Escaño, Doctor en Bellas Artes, profesor de la Universidad de Sevilla y miembro del grupo de investigación Educación y Cultura Audiovisual. Como autor de libros

Leia mais

BRASÍLIA, 15 DE DEZEMBRO DE 2010 19h01min NOVO GOVERNO MINISTÉRIO DA FAZENDA OFICIALIZA SEUS FUTUROS SECRETÁRIOS

BRASÍLIA, 15 DE DEZEMBRO DE 2010 19h01min NOVO GOVERNO MINISTÉRIO DA FAZENDA OFICIALIZA SEUS FUTUROS SECRETÁRIOS Nota Informativa Executivo Federal BRASÍLIA, 15 DE DEZEMBRO DE 2010 19h01min NOVO GOVERNO MINISTÉRIO DA FAZENDA OFICIALIZA SEUS FUTUROS SECRETÁRIOS Em 15/12/2010, o Ministério da Fazenda (MF) divulgou

Leia mais

universidade estadual de campinas

universidade estadual de campinas UNICAMP universidade estadual de campinas GALERIA DE ARTE» UNICAMP GALERIA DE ARTE < UNICAMP ODILLA MESTRINER AQUARELAS E DESENHOS SETEMBRO/85 APRESENTAÇÃO A primeira característica impressionante na personalidade

Leia mais