Lição II: Incrível Compaixão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lição II: Incrível Compaixão"

Transcrição

1 A história fantástica de Deus continua do Velho Testamento até o Novo Testamento Nós começamos ouvindo como as profecias da promessa de um Salvador foram totalmente cumpridas quando Deus mandou Seu Filho, Jesus em forma de homem. As crianças ouvirão as histórias do nascimento de Jesus, Sua vida e Seus ensinamentos. Nós esperamos criar uma visão sequencial da Bíblia, ligando o Velho ao Novo Testamento. As crianças compreenderão como nos planos de Deus, pessoas e eventos se encaixam, e como nós podemos nos tornar parte da história de Deus. História bíblica Lucas 10:25-37 Jesus ensinou ao povo a parábola do bom samaritano. Um homem judeu fazia uma viagem de Jerusalém para Jericó, quando foi atacado por bandidos. Estes tiraram suas roupas e seu dinheiro, bateram nele e o deixaram quase morto à beira da estrada. Um sacerdote e um levita passaram por ele, mas não o socorreram, mesmo vendo que estava ferido. Mas um samaritano se aproximou do homem, fez curativos em suas feridas, colocou-o sobre seu jumento e levou-o para uma hospedaria, onde cuidou dele. Versículo bíblico Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento e amarás a teu próximo como a ti mesmo. Lucas 10:27 Objetivos O QUÊ DEUS ESTÁ FALANDO? As crianças ouvirão a parábola de Jesus sobre o bom samaritano e aprenderão que Deus é misericordioso e compassivo. O QUE PODEMOS FAZER A RESPEITO? As crianças participarão de um jogo no qual elas serão desafiadas a pensar sobre várias maneiras de demonstrar compaixão pelos outros.

2 Lição espiritual Compaixão e misericórdia. Preparação Prévia Faça cópias e recorte os cartões do versículo bíblico de forma que fique um para cada criança Faça cópias e recorte os cartões Compaixão e Sem Compaixão, um para cada grupo Coloque os itens, acima mencionados, num kit para cada facilitador de Grupo Preparação do Facilitador A história do bom samaritano é um grande exemplo da compaixão de Deus. O bom samaritano parou e socorreu o homem judeu que havia sido agredido e roubado. Os samaritanos eram inimigos dos judeus e o samaritano tinha boas razões para deixar o judeu morrer. Mas o bom samaritano não só fez curativos nas suas feridas, mas ele caminhou uma milha extra! Ele deu mais do que era exigido ou merecido. Ele levou o homem ferido para uma hospedaria, cuidou dele, e pagou ao dono da hospedaria para que o homem permanecesse lá até se recuperar. O bom samaritano foi além do que era útil para mostrar verdadeira compaixão. Esta semana, enquanto você se preparar para o seu tempo em grupo, leia Lucas 10: Considere maneiras pelas quais você pode demonstrar compaixão pelas pessoas na sua vida. Conexão Criança (5 minutos) Dê as boas vindas às crianças ao Geração Futuro.

3 Separe um tempo para que cada criança diga alguma coisa gentil para quem está ao seu lado. Diga: Contem-me sobre alguma coisa gentil que alguém na sua vizinhança tenha feito por outra pessoa. Transição Diga: Na Bíblia, Jesus foi específico sobre como nós devemos amar ao nosso próximo. Ouvimos no Grande Grupo como descobrir quem é o nosso próximo e como nós podemos amá-lo. Tempo de Grupo (20 minutos) AVALIAR Pergunte como foi a semana passada? Vocês gostaram da lição de domingo passado? O que vocês aprenderam? ( converse com elas e instiguem elas a conversarem sobre o que aprenderam na lição passada) Pergunte às crianças: Sobre quem Jesus está falando quando ele fala sobre o próximo? (t o d o m u n d o). De que forma podemos demonstrar nosso amor a Deus e aos outros? (demonstrando compaixão). Diga: No Grande Grupo, nós acabamos de aprender que nós expressamos amor a Deus e aos outros quando nós demonstramos compaixão. Quando nós demonstramos compaixão às pessoas a quem nós não conhecemos ou de quem nós não gostamos, nós estamos demonstrando incrível compaixão. Hoje, no Tempo em Grupo, nós vamos pensar sobre como nós podemos demonstrar compaixão pelas pessoas em nossas vidas.

4 Atividade em Grupo Compassivo ou não, você é o juiz A intenção desta atividade de Pequeno Grupo é ajudar as crianças a pensar sobre diversas maneiras pelas quais elas podem demonstrar compaixão pelas pessoas nas suas vidas. Material providenciado Um cartão escrito Compaixão Um cartão escrito Sem Compaixão Preparação Divida o seu grupo em dois times Instruções Diga às crianças: Nós vamos jogar um jogo que nos ajudará a pensar sobre como demonstrar compaixão pelas pessoas nas nossas vidas. Eu vou ler para vocês (dirigindose para um dos times) uma situação e então levantar um cartão que diz compaixão ou sem compaixão. O time de vocês precisa dramatizar uma forma de demonstrar tanto compaixão como nenhuma compaixão naquela situação específica. Em algumas situações vocês podem usar palavras e, em outras, vocês não podem usar palavras. O outro time precisa adivinhar qual é a resposta e se é ou não uma resposta compassiva. Leia a Situação 1 para o time 1 (sem que o time 2 ouça) e levante ou o cartão compaixão, ou o sem compaixão (sem deixar o time 2 ver).

5 Deixe o time 1 reunir-se e planejar sua resposta. Cada time deve pensar em conjunto e silenciosamente na resposta à situação. O time 1 escolhe uma ou duas pessoas do time para representar a resposta. Autorize o Time 2 a adivinhar a resposta e se foi ou não foi uma reação de compaixão. Pergunte Como esta pessoa deve ter se sentido? Qual seria a reação oposta? Porque foi ou não foi uma reação de compaixão? Repita este processo para o Time 2 e continue até que você termine todas as situações ou que esgote o tempo. Você pode ter ambos os grupos trabalhando ao mesmo tempo, ao invés de um de cada vez, assim você perde menos tempo esperando que os times planejem a dramatização. Situações Situação 1 - não usar palavras Há um garoto na classe de vocês na escola que sempre se machuca, ou finge que se machuca, durante a aula de educação física. Hoje jogando futebol, ele levou uma bolada no rosto e agora ele está sentado no chão segurando seu braço. Que reação demonstra compaixão e qual não demonstra? Situação 2 - não usar palavras Todas as crianças do seu prédio brincam juntas durante as férias de fim de ano, com exceção de Débora. Ninguém gosta dela ou quer brincar com ela. Ela sempre usa a mesma roupa velha e suja e sempre parece malvada. As crianças correm e se escondem sempre que ela aparece. Que reação de-monstra compaixão e qual não demonstra? Situação 3 - não usar palavras Há um garoto na classe de vocês que é muito tímido. Ele sempre senta sozinho durante o recreio. Todos os outros

6 garotos o ignoram como se ele não existisse. Que reação demonstra compaixão e qual não demonstra? Situação 4 - não usar palavras Durante o tempo do Centro de Atividades, vocês vêem uma garota brincando sozinha. Que reação demonstra compaixão e qual não demonstra? Situação 5 - usando palavras Há um garoto na sua vizinhança que recém-chegou de outro país e ele não fala português. Ele parece ser completamente diferente de todo mundo. Ele está sempre andando em volta e tentando fazer amigos, mas vocês não conseguem entender nada do que ele fala. Que reação demonstra compaixão e qual não demonstra? Situação 7 - usando palavras Esta é sem cartão, vocês vão pensar em uma situação. Digam ao seu líder qual a situação que vocês inventaram antes de representá-la. Que reação demonstra compaixão e qual não demonstra? Situação 8 - usando palavras Há uma garota na escola de vocês que anda em cadeira de rodas. Quando ela foi subir no transporte escolar, ela deixou cair seus livros na calçada. Que reação demonstra compaixão e qual não demonstra? Situação 9 - usando palavras Há um garoto grandalhão na classe de vocês que está sempre batendo num outro menino. Os outros garotos cercaram-no e começaram a debochar dele e a xingá-lo. Que reação demonstra compaixão e qual não demonstra?

7 Situação 10 - usando palavras Durante um jogo de futebol, alguém do time adversário de machucou. Que reação demonstra compaixão e qual não demonstra? MAPA Gaste um tempo para que as crianças reflitam sobre a história, ou seja, não passe o conteúdo, mas empenhe-se em retirar delas o que elas estão vendo ou lendo na história MEDITAR DIGA: Vamos ler juntos (ou olhar para as imagens da Bíblia) a história de hoje que está em Lucas 10:25-37 ABRIR 1) O Que Deus está falando para você através dessa história? (Deixe as crianças responderem de acordo com o entendimento dela sobre a lição e o Jogo) É divertido e fácil sentar aqui e pensar em coisas com compaixão que podemos fazer por outras pessoas. Mas é muito, muito mais difícil colocar isso em prática nas nossas vidas. Todos nós temos pessoas em nossas vidas por quem poderíamos ter uma dose extra de amizade ou ajuda. PLANEJAR 2) O Que você vai fazer sobre isso a partir de hoje?

8 Dê o exemplo de como você pode demonstrar compaixão como nosso próximo e como essa pessoa se sentirá amada por Deus com a sua atitude, então vamos colocar em prática o que aprendemos hoje.esta semana, façam um esforço para demonstrar a alguém uma incrível compaixão. Vocês não vão somente fazer com que essa pessoa ganhe o dia, mas vocês também demonstrarão a Deus que O amam. Versículo bíblico Dê um cartão com o versículo bíblico para cada criança e repita o versículo junto com eles. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento e amarás a teu próximo como a ti mesmo. Lucas 10:27 PERGUNTE: O que esse versículo significa? Este versículo diz que quando nós demonstramos amor a outra pessoa, nós demonstramos a Deus o quanto nós O amamos. Deus deseja que nós demonstremos incrível compaixão aos outros. Desafio da semana; Que as crianças devem pensar junto com os pais e em família fazerem um ato de compaixão Oração Querido Deus, Obrigado por sua compaixão. Ajude-nos a sermos corajosos para demonstrar compaixão pelos outros. Amém.

Lição 1: Incrível Mudança

Lição 1: Incrível Mudança A história fantástica de Deus continua do Velho Testamento até o Novo Testamento. Nós começamos ouvindo como as profecias da promessa de um Salvador oram totalmente cumpridas quando Deus mandou Seu Filho,

Leia mais

Lição III: Incrível Doação

Lição III: Incrível Doação A história fantástica de Deus continua do Velho Testamento até o Novo Testamento. Nós começamos ouvindo como as profecias da promessa de um Salvador foram totalmente cumpridas quando Deus mandou Seu Filho,

Leia mais

Lição XIII: Fazendo a conexão: Revisão

Lição XIII: Fazendo a conexão: Revisão A história fantástica de Deus continua do Velho Testamento até o Novo Testamento. Nós começamos ouvindo como as profecias da promessa de um Salvador foram totalmente cumpridas quando Deus mandou Seu Filho,

Leia mais

O QUÊ DEUS ESTÁ FALANDO?

O QUÊ DEUS ESTÁ FALANDO? A história fantástica de Deus continua do Velho Testamento até o Novo Testamento. Nós começamos ouvindo como as profecias da promessa de um Salvador foram totalmente cumpridas quando Deus mandou Seu Filho,

Leia mais

O QUÊ DEUS ESTÁ FALANDO?

O QUÊ DEUS ESTÁ FALANDO? A história fantástica de Deus continua do Velho Testamento até o Novo Testamento. Nós começamos ouvindo como as profecias da promessa de um Salvador foram totalmente cumpridas quando Deus mandou Seu Filho,

Leia mais

Lição IX: Pedro - A Pedra da Igreja

Lição IX: Pedro - A Pedra da Igreja A história fantástica de Deus continua do Velho Testamento até o Novo Testamento. Nós começamos ouvindo como as profecias da promessa de um Salvador foram totalmente cumpridas quando Deus mandou Seu Filho,

Leia mais

E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos. Atos 2:47

E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos. Atos 2:47 A história fantástica de Deus continua do Velho Testamento até o Novo Testamento. Nós começamos ouvindo como as profecias da promessa de um Salvador foram totalmente cumpridas quando Deus mandou Seu Filho,

Leia mais

Lição XII: Paulo: Novas Igrejas vão surgindo

Lição XII: Paulo: Novas Igrejas vão surgindo A história fantástica de Deus continua do Velho Testamento até o Novo Testamento to. Nós começamos ouvindo como as profecias da promessa de um Salvador foram totalmente cumpridas quando Deus mandou Seu

Leia mais

Versículo bíblico Sou eu que conheço os planos que tenho para vocês. Jeremias 29:11

Versículo bíblico Sou eu que conheço os planos que tenho para vocês. Jeremias 29:11 As incríveis Histórias de Deus continuam à medida que olhamos para as peças dos ensinamentos de Jesus, Sua morte e ressurreição, e o começo de sua igreja primitiva. Esse bimestre nós comemoramos a Páscoa

Leia mais

Lição IX: O Caminho Rochoso

Lição IX: O Caminho Rochoso As incríveis Histórias de Deus continuam à medida que olhamos para as peças dos ensinamentos de Jesus, Sua morte e ressurreição, e o começo de sua igreja primitiva. Esse bimestre nós vamos comemorar a

Leia mais

Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Atos 2:44

Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Atos 2:44 A história fantástica de Deus continua do Velho Testamento até o Novo Testamento. Nós começamos ouvindo como as profecias da promessa de um Salvador foram totalmente cumpridas quando Deus mandou Seu Filho,

Leia mais

Lição V: Zaqueu pagou o que devia

Lição V: Zaqueu pagou o que devia -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------As maravilhosas histórias de Deus continuam, ao passo que olhamos os ensinos de Jesus,

Leia mais

Lição VIII: As maiores aventuras

Lição VIII: As maiores aventuras A história fantástica de Deus continua do Velho Testamento até o Novo Testamento Nós começamos ouvindo como as profecias da promessa de um Salvador foram totalmente cumpridas quando Deus mandou Seu Filho,

Leia mais

Eu sou especial para Deus.

Eu sou especial para Deus. Eu sou especial para Deus. História bíblica Salmo 139 Na lição de hoje, as crianças vão aprender que o salmo 139 nos diz que Deus nos fez, que ele conhece cada um de nós intimamente e que ele está sempre

Leia mais

Unidade 3: Acampamento Balaio

Unidade 3: Acampamento Balaio FRUTOS-3 DESAFIO Vivendo a Vida com Deus Unidade 3: Acampamento Balaio LIÇÃO 10 7-8 Anos Fazendo Diferença ao Mostrar Amor, Alegria, Paz, Paciência e Amabilidade Neste Trimestre, as crianças continuarão

Leia mais

Respeitando as diferenças uns dos outros

Respeitando as diferenças uns dos outros Respeitando as diferenças uns dos outros VERSÍCULO BÍBLICO Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor. Pais, não irritem seus filhos, para que eles não se desanimem. Colossenses 3:20,21

Leia mais

DA VIDA UNIDADE 1: PRECISA DE SABEDORIA? A BÍBLIA RESPONDE AS QUESTÕES

DA VIDA UNIDADE 1: PRECISA DE SABEDORIA? A BÍBLIA RESPONDE AS QUESTÕES UNIDADE 1: PRECISA DE SABEDORIA? A BÍBLIA RESPONDE AS QUESTÕES DA VIDA Este Trimestre começa focalizando o Crescimento e a Graça para as crianças de 9 a 11 anos. A Unidade 1 começa apresentando a Bíblia

Leia mais

Currículo: Pessoas especiais para Deus Lição 11: Ester - a rainha bela e corajosa

Currículo: Pessoas especiais para Deus Lição 11: Ester - a rainha bela e corajosa História Bíblica Ester 1-10 Currículo: Pessoas especiais para Deus Lição 11: Ester - a rainha bela e corajosa Na lição de hoje, as crianças ouvirão a história de Ester. Elas vão aprender que Mordecai ajudou

Leia mais

ESTER. Objetivos. Versículo bíblico. "Seja forte e corajoso". Josué 1:7

ESTER. Objetivos. Versículo bíblico. Seja forte e corajoso. Josué 1:7 ESTER História bíblica Ester 1-10 Na lição de hoje, as crianças ouvirão a história de Ester. elas vão aprender que Mordecai ajudou Ester a saber o que era certo, então, Ester orou e pediu a deus para ajudá-la

Leia mais

Lição 3 - PÁSCOA Laranja (7 e 8 anos)

Lição 3 - PÁSCOA Laranja (7 e 8 anos) Lição 3 - PÁSCOA Laranja (7 e 8 anos) HISTÓRIA BÍBLICA: Mateus 28; Marcos 16; Lucas 24; João 20 Jesus foi traído, preso, tentado e finalmente foi crucificado. Três dias depois, ele ressuscitou e viu muitos

Leia mais

O QUE DEUS ESTÁ FALANDO?

O QUE DEUS ESTÁ FALANDO? A História do relacionamento incrível de Deus com Seu povo, de Adão a Abraão, de Abraão a Neemias, e finalmente até o nascimento de Jesus, continua a nos surpreender. As crianças ouvirão até mesmo muito

Leia mais

Lição VI: Jesus ama suas ovelhas

Lição VI: Jesus ama suas ovelhas As maravilhosas histórias de Deus continuam, ao passo que olhamos os ensinos de Jesus, sua morte e ressurreição e o começo da igreja primitiva. Neste trimestre, vamos celebrar a páscoa, que é o cumprimento

Leia mais

Lição 3 - PÁSCOA Verde (9 a 11 anos)

Lição 3 - PÁSCOA Verde (9 a 11 anos) Lição 3 - PÁSCOA Verde (9 a 11 anos) HISTÓRIA BÍBLICA: Mateus 28; Marcos 16; Lucas 24; João 20 Jesus foi traído, preso, tentado e finalmente foi crucificado. Três dias depois, ele ressuscitou e viu muitos

Leia mais

Pequeno Grupo. maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem (Salmo 139:14)

Pequeno Grupo. maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem (Salmo 139:14) Pequeno Grupo História Bíblica: Lucas 1:26-56 Na lição de hoje as crianças aprenderão que Jesus foi um bebê que nasceu na cidade de Belém e que sua mãe era uma jovem que se chamava Maria. Aprenderão que

Leia mais

As maravilhosas histórias de Deus continuam, ao passo que olhamos os ensinos de Jesus,

As maravilhosas histórias de Deus continuam, ao passo que olhamos os ensinos de Jesus, As maravilhosas histórias de Deus continuam, ao passo que olhamos os ensinos de Jesus, sua morte e ressurreição e o começo da igreja primitiva. Neste trimestre, celebramos, a páscoa, que é o cumprimento

Leia mais

Lição XIII: Olhando as Peças: Revisão e Celebração

Lição XIII: Olhando as Peças: Revisão e Celebração As maravilhosas histórias de Deus continuam, ao passo que olhamos os ensinos de Jesus, sua morte e ressurreição e o começo da igreja primitiva. Neste trimestre, vamos celebrar a páscoa, que é o cumprimento

Leia mais

Lição. Versículo Bíblico Deus é Amor. I João 4:16. são os "Frutos" enfatizados

Lição. Versículo Bíblico Deus é Amor. I João 4:16. são os Frutos enfatizados FRUTOS-1 Descoberta Lição 2 4-6 Anos C rescimento e Mutualidade são os "Frutos" enfatizados CONCEITO CHAVE A Bíblia nos fala sobre Deus e nós podemos saber o quanto Ele nos ama. para as crianças de 4 a

Leia mais

LIÇÃO 4 03 a 05 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus

LIÇÃO 4 03 a 05 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus LIÇÃO 4 03 a 05 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus CONCEITO CHAVE: Deus deseja que seus seguidores estejam sempre preparados para contar a história de Jesus, a fim de conduzi-los

Leia mais

Versículo bíblico: Eu a amei com amor eterno Jeremias 31:3.

Versículo bíblico: Eu a amei com amor eterno Jeremias 31:3. As maravilhosas histórias de Deus continuam, ao passo que olhamos os ensinos de Jesus, sua morte e ressurreição e o começo da igreja primitiva. Neste trimestre, vamos celebrar a páscoa, que é o cumprimento

Leia mais

LIÇÃO 4 05 a 11 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus

LIÇÃO 4 05 a 11 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus LIÇÃO 4 05 a 11 anos Pessoas perdidas precisam ouvir a história de Jesus CONCEITO CHAVE: Deus deseja que seus seguidores estejam sempre preparados para contar a história de Jesus, a fim de conduzi-los

Leia mais

Depois do almoço e do soninho da tarde...

Depois do almoço e do soninho da tarde... Marquinhos e sua querida mãe tiveram uma tarde muito especial. Como será que foi? Vamos ver? Mamãe! Mamãe!! Oi, filho! Mamãe! Hoje, lá na Escola das Escrituras, as professoras pediram que nós orássemos

Leia mais

Amor: Decidir amar uns aos outros

Amor: Decidir amar uns aos outros Lição 02 Amor: Decidir amar uns aos outros RESUMO BÍBLICO I João 4:7-21; Jo 13:35 Tudo começou com o amor de Deus por nós. Ele nos amou primeiro e nós precisamos responder a isso. Ele provou seu amor,

Leia mais

Lição 3 - PÁSCOA Azul (5 e 6 anos)

Lição 3 - PÁSCOA Azul (5 e 6 anos) Lição 3 - PÁSCOA Azul (5 e 6 anos) HISTÓRIA BÍBLICA: Mateus 28; Marcos 16; Lucas 24; João 20 Jesus foi traído, preso, tentado e finalmente foi crucificado. Três dias depois, ele ressuscitou e viu muitos

Leia mais

O QUÊ DEUS ESTÁ FALANDO?

O QUÊ DEUS ESTÁ FALANDO? As incríveis histórias de Deus continuam à medida que olhamos para as peças dos ensinamentos de Jesus, Sua morte e ressurreição, e o começo de sua igreja primitiva. Esse trimestre nós vamos comemorar a

Leia mais

Conexão Criança (5 minutos)

Conexão Criança (5 minutos) História Bíblica: Lucas 1:26-56 Na lição de hoje as crianças aprenderão que Jesus foi um bebê que nasceu na cidade de Belém e que sua mãe era uma jovem que se chamava Maria. Aprenderão que Maria ficou

Leia mais

Lição 2 - Conversa de amigo

Lição 2 - Conversa de amigo Lição 2 - Conversa de amigo RESUMO BÍBLICO 1 Tessalonicenses 5:17; Tiago 5:16; Mateus 6:5-9; Provérbios 15:8; Atos 1:14; Filipense 4:6 Uma amizade verdadeira não pode ser construída a base de rituais obrigatórios

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 5 - IRMÃOS, PRESENTES DO MEU AMIGO Olá querido professor (a) da classe Jardim de Infância hoje estarei apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO 1 Samuel 17.12-18,22

Leia mais

Amor: Decidir amar uns aos outros

Amor: Decidir amar uns aos outros Lição 02 Amor: Decidir amar uns aos outros RESUMO BÍBLICO I João 4:7-21; Jo 13:35 Tudo começou com o amor de Deus por nós. Ele nos amou primeiro e nós precisamos responder a isso. Ele provou seu amor,

Leia mais

1ª reação Este foi o tema da minha vida em agosto de ª reação Este tem sido o tema da minha vida desde agosto de 2010.

1ª reação Este foi o tema da minha vida em agosto de ª reação Este tem sido o tema da minha vida desde agosto de 2010. 1ª reação Este foi o tema da minha vida em agosto de 2010. 2ª reação Este tem sido o tema da minha vida desde agosto de 2010. Perguntas que fiz 1. Devo ouvir a voz de Deus apenas quando há problemas? 2.

Leia mais

Lição 3 7 a 10 anos Pessoas que não conhecem a Jesus precisam ouvir a minha História

Lição 3 7 a 10 anos Pessoas que não conhecem a Jesus precisam ouvir a minha História Lição 3 7 a 10 anos Pessoas que não conhecem a Jesus precisam ouvir a minha História HISTÓRIA BÍBLICA (Atos 26) Na Bíblia, ouvimos a história de como Paulo escolheu seguir Jesus. Ouvimos o que aconteceu

Leia mais

O QUÊ DEUS ESTÁ FALANDO?

O QUÊ DEUS ESTÁ FALANDO? A História do relacionamento incrível de Deus com Seu povo, de Adão a Abraão, de Abraão a Neemias, e finalmente até o nascimento de Jesus, continua a nos surpreender. As crianças ouvirão até mesmo muito

Leia mais

LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS. CONCEITO-CHAVE Quando demonstramos amor pelas pessoas, estamos demonstrando amor por Deus.

LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS. CONCEITO-CHAVE Quando demonstramos amor pelas pessoas, estamos demonstrando amor por Deus. LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS RESUMO BÍBLICO I João 4:7-21; Jo 13:35 Tudo começou com o amor de Deus por nós. Ele nos amou primeiro e nós precisamos responder a isso. Ele provou seu amor, através

Leia mais

Lição. Formação Espiritual Fundamento para auto-valorização Crescimento e Mutualidade

Lição. Formação Espiritual Fundamento para auto-valorização Crescimento e Mutualidade FRUTOS-1 Descoberta Lição 5 4-6 Anos C rescimento e Mutualidade são os "Frutos" enfatizados para as crianças de 4 a 6 anos nesse currículo. Nós começamos aprendendo que a Bíblia é o melhor livro da Terra

Leia mais

Lição. Versículo Bíblico Não mintam uns aos outros. Colossenses 3:9

Lição. Versículo Bíblico Não mintam uns aos outros. Colossenses 3:9 FRUTOS-3 Descoberta Lição 7 4-6 Anos Unidade 2: Exterminando o Pecado, Antes que Ele Aconteça Novamente Exterminando o Pecado da Desonestidade A s crianças de quatro e seis anos irão descobrir os desafios

Leia mais

LIÇÃO 3 PG 7 a 10 anos ATITUDES DE CORAGEM

LIÇÃO 3 PG 7 a 10 anos ATITUDES DE CORAGEM LIÇÃO 3 PG 7 a 10 anos ATITUDES DE CORAGEM RESUMO BÍBLICO: Gênesis 45, Ester 7, 1ª Samuel 17, Mateus 3 CONCEITO-CHAVE: Deus nos fala através da sua Palavra que devemos ser corajosos para fazer a coisa

Leia mais

Lição 1: Poder para viver

Lição 1: Poder para viver Lição 1: Poder para viver CONCEITO: Posso ter um relacionamento com Deus através de Jesus FORMAÇÃO ESPIRITUAL: Relacionamento / encontro IDEIAS PRINCIPAIS: - Crianças em todos os lugares precisam caminhar

Leia mais

Estêvão, Herói até o Fim

Estêvão, Herói até o Fim Lição 7 Estêvão, Herói até o Fim História Bíblica: Atos 6:8-15 e 7:1-60 Estevão, cheio de fé e do Espírito Santo. Homem exemplar, honesto, comprometido com Deus e muito sábio. Alguns Judeus, membros das

Leia mais

Unidade 1: Em Treinamento

Unidade 1: Em Treinamento FRUTOS-3 DESAFIO Vivendo a Vida com Deus Unidade 1: Em Treinamento Generosidade x Ganância LIÇÃO 3 7-8 Anos Neste Trimestre, as crianças continuarão a pesquisar os cinco frutos do Trimestre passado. Na

Leia mais

Jesus e Pedro andam sobre as águas

Jesus e Pedro andam sobre as águas Jesus e Pedro andam sobre as águas História bíblica Mateus 14:22-32 Depois de ensinar e alimentar os 5000, Jesus falou para os discípulos irem para o outro lado do mar. Naquela noite veio uma tempestade

Leia mais

Conceito-chave Jesus cresceu com sabedoria, força, amor e Ele quer que eu seja como Ele.

Conceito-chave Jesus cresceu com sabedoria, força, amor e Ele quer que eu seja como Ele. A maravilhosa história de Deus continua com o cumprimento de sua promessa: mandar o Salvador para o mundo, com o nascimento de Jesus, seu Filho. Neste trimestre vamos olhar as peças do quebra-cabeça da

Leia mais

Lição VI: As últimas palavras

Lição VI: As últimas palavras A História do relacionamento incrível de Deus com Seu povo, de Adão a Abraão, de Abraão a Neemias, e finalmente até o nascimento de Jesus, continua a nos surpreender. As crianças ouvirão até mesmo muito

Leia mais

PAULO; Novas igrejas estão surgindo

PAULO; Novas igrejas estão surgindo PAULO; Novas igrejas estão surgindo A história fantástica Saulo que perseguia os judeus, mais um dia ele teve um encontro com Deus e seu nome mudou para Paulo que encorajou e perseverou na fé em Jesus.

Leia mais

Amor: Decidir amar uns aos outros

Amor: Decidir amar uns aos outros Lição 02 Amor: Decidir amar uns aos outros RESUMO BÍBLICO I João 4:7-21; Jo 13:35 Tudo começou com o amor de Deus por nós. Ele nos amou primeiro e nós precisamos responder a isso. Ele provou seu amor,

Leia mais

Lição. Versículo Bíblico "A tua palavra é uma lâmpada que ilumina o caminho por onde eu ando. Ela me ajuda a não tropeçar!".

Lição. Versículo Bíblico A tua palavra é uma lâmpada que ilumina o caminho por onde eu ando. Ela me ajuda a não tropeçar!. FRUTOS-1 Descoberta Lição 4 4-6 Anos C rescimento e Mutualidade são os "Frutos" enfatizados para as crianças de 4 a 6 anos nesse currículo. Nós começamos aprendendo que a Bíblia é o melhor livro da Terra

Leia mais

Você é capaz de se lembrar como se conjuga os verbos? Lembra? É... eu também não gostava muito disso, sabia? Então vamos lembrar juntos:

Você é capaz de se lembrar como se conjuga os verbos? Lembra? É... eu também não gostava muito disso, sabia? Então vamos lembrar juntos: Bem, hoje gostaria de falar sobre algo que talvez você não goste nem um pouco: nossa querida Língua Portuguesa Ah, fala sério pastor! Vai dar aula de Português? Obviamente não! Vou apenas compartilhar

Leia mais

Lição VIII: Jesus meu amigo para sempre

Lição VIII: Jesus meu amigo para sempre As maravilhosas histórias de Deus continuam, ao passo que olhamos os ensinos de Jesus, sua morte e ressurreição e o começo da igreja primitiva. Neste trimestre, vamos celebrar a páscoa, que é o cumprimento

Leia mais

O QUE DEUS ESTÁ FALANDO?

O QUE DEUS ESTÁ FALANDO? A História do relacionamento incrível de Deus com Seu povo, de Adão a Abraão, de Abraão a Neemias, e finalmente até o nascimento de Jesus, continua a nos surpreender. As crianças ouvirão até mesmo muito

Leia mais

Lição 1: Sermão do Monte: Oração

Lição 1: Sermão do Monte: Oração As maravilhosas histórias de Deus continuam, ao passo que olhamos os ensinos de Jesus, sua morte e ressurreição e o começo da igreja primitiva. Neste trimestre, vamos celebrar a páscoa, que é o cumprimento

Leia mais

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Texto: Lucas 10.25-37. Tema: Não basta saber, é preciso fazer! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Não basta saber, é preciso fazer! Essa é uma frase muito conhecida e mostra que o conhecimento

Leia mais

Alegria: A alegria do Senhor é a minha força

Alegria: A alegria do Senhor é a minha força Lição 03 Alegria: A alegria do Senhor é a minha força RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:22; Neemias 8:10; 2 Coríntios 4:7-18 Temos que reconhecer que o velho homem é capaz de produzir uma pseudo alegria, uma descontração

Leia mais

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS

UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS Frutos-3 Impact0 LIÇÃO 13 VIVENDO A VIDA COM DEUS UNIDADE 2: APRENDENDO A BRILHAR REVISÃO E CELEBRAÇÃO PARA PEQUENOS GRUPOS 9-11 Anos HISTÓRIA BÍBLICA João 15:12 A Bíblia nos ensina que Deus quer que sejamos

Leia mais

LIÇÃO 1 7 a 10 anos. Deus se importa com todas as pessoas

LIÇÃO 1 7 a 10 anos. Deus se importa com todas as pessoas LIÇÃO 1 7 a 10 anos Deus se importa com todas as pessoas HISTÓRIA BÍBLICA: Lucas 15:1-7 Na Bíblia, Jesus nos conta a Parábola da Ovelha Perdida. Esta Parábola nos ensina que Deus está diligentemente a

Leia mais

Lição 1 Times Meu maior desejo

Lição 1 Times Meu maior desejo Lição 1 Times Meu maior desejo RESUMO BÍBLICO Salmos 27:4, 63:3; Jeremias 29:13; Filipenses 3:10; Tiago 4:8 Deus possui muitos desejos e nos concedeu a capacidade e a liberdade de termos também. Muitos

Leia mais

igreja acolhedora Visão da Ibaviva

igreja acolhedora Visão da Ibaviva "Uma cidade transformada por uma igreja acolhedora que promove cura social e renovação cultural, formada por autênticos discípulos de Cristo transformados por meio do ensino bíblico." Visão da Ibaviva

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

Friedrich Nietzsche Em sua auto-biográfica de 1888 (Ecce Homo).

Friedrich Nietzsche Em sua auto-biográfica de 1888 (Ecce Homo). Palestra 1: Palestra 2: Palestra 3: Minha experiência dá o direito de desconfiar em princípio dos impulsos chamados desinteressados", e de todo o "amor ao próximo", sempre disposto à palavra e ao ato.

Leia mais

Lição IX: Pedro. E Eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja. Mateus 16:18

Lição IX: Pedro. E Eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja. Mateus 16:18 A História do relacionamento incrível de Deus com Seu povo, de Adão a Abraão, de Abraão a Neemias, e finalmente até o nascimento de Jesus, continua a nos surpreender. As crianças ouvirão até mesmo muito

Leia mais

Fazer o que é certo ou fazer o bem?

Fazer o que é certo ou fazer o bem? Está registrado em Lucas 10.25-37 E eis que se levantou certo doutor da lei e, para o experimentar, disse: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Perguntou-lhe Jesus: Que está escrito na lei? Como

Leia mais

MOISÉS. "De lá buscarás ao Senhor teu Deus e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a rua alma." (Deuteronômio 4:29)

MOISÉS. De lá buscarás ao Senhor teu Deus e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a rua alma. (Deuteronômio 4:29) MOISÉS No começo quando Deus fez a Terra e todas as coisas, também criou o começo de Sua história. Nestas unidades as crianças aprenderão que, em diferentes épocas, Deus conta a Sua história no Velho Testamento.

Leia mais

UNIDADE 3: MUNDO PERDIDO DEUS SE IMPORTA COM AS PESSOAS PERDIDAS, E EU TAMBÉM

UNIDADE 3: MUNDO PERDIDO DEUS SE IMPORTA COM AS PESSOAS PERDIDAS, E EU TAMBÉM Frutos-1 Impact0 LIÇÃO 9 VIVENDO A VIDA COM DEUS 9-11 Anos UNIDADE 3: MUNDO PERDIDO DEUS SE IMPORTA COM AS PESSOAS PERDIDAS, E EU TAMBÉM Este Trimestre começa focalizando o Crescimento e a Graça para as

Leia mais

Lição. Versículo Bíblico Tudo vem de ti. I Crônicas 29:14

Lição. Versículo Bíblico Tudo vem de ti. I Crônicas 29:14 FRUTOS-3 Descoberta Lição 11 4-6 Anos Unidade 3: Aprendendo a Viver Como Um Amigo de Jesus Amigos de Jesus Usam o Dinheiro deles de Maneira Inteligente A s crianças de quatro e seis anos irão descobrir

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 6 ROCHA OU AREIA? Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Quem ouve esses meus ensinamentos e vive

Leia mais

O QUÊ DEUS ESTÁ FALANDO?

O QUÊ DEUS ESTÁ FALANDO? A maravilhosa história de Deus continua através dos ensinos de Jesus. Sua morte e ressurreição, e o começo da Igreja. Neste trimestre nós celebraremos a Páscoa - Deus nos prometeu um Salvador e Ele cumpriu

Leia mais

Lição XII: Tremer, Sacudir e Rolar

Lição XII: Tremer, Sacudir e Rolar A maravilhosa história de Deus continua através dos ensinos de Jesus. Sua morte e ressurreição, e o começo da Igreja. Neste trimestre nós celebraremos a Páscoa - Deus nos prometeu um Salvador e ele cumpriu

Leia mais

Lição 2 11 anos. alcançando pessoas perdidas através de relacionamentos

Lição 2 11 anos. alcançando pessoas perdidas através de relacionamentos Lição 2 11 anos alcançando pessoas perdidas através de relacionamentos Este currículo focaliza na expansão da Graça através da construção de relacionamentos para alcançar o Mundo Perdido, ou seja, as pessoas

Leia mais

Unidade 1: Em Treinamento

Unidade 1: Em Treinamento FRUTOS-3 DESAFIO Vivendo a Vida com Deus Unidade 1: Em Treinamento Humildade x Orgulho LIÇÃO 2 7-8 Anos Neste Trimestre, as crianças continuarão a pesquisar os cinco frutos do Trimestre passado. Na Unidade

Leia mais

O QUE DEUS ESTÁ FANDO?

O QUE DEUS ESTÁ FANDO? A História do relacionamento incrível de Deus com Seu povo, de Adão a Abraão, de Abraão a Neemias, e finalmente até o nascimento de Jesus, continua a nos surpreender. As crianças ouvirão até mesmo muito

Leia mais

Permanecer unido com Cristo

Permanecer unido com Cristo Permanecer unido com Cristo RESUMO BÍBLICO João 15 Conhecemos uma árvore pelo fruto que ela dá. Assim também é possível conhecer uma pessoa pelo fruto que ela apresenta. O Fruto não é uma produção particular

Leia mais

NA PARTILHA. 2ª FEIRA 20 de maio

NA PARTILHA. 2ª FEIRA 20 de maio 2ª FEIRA 20 de maio NA PARTILHA INTRODUÇÃO Bom dia a todos! Nesta semana dedicaremos a nossa oração da manhã ao tema da partilha. Vamos descobrir que a partilha não deve ser apenas de bens, mas também

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 06 UM LUGAR ONDE DEUS FALA Olá querido professor (a) da classe Juniores, hoje estaremos apresentando mais algumas dicas e subsídios para a sua aula. TEXTO BÍBLICO Fala, pois teu servo está escutando!

Leia mais

Evangelho. O Bom Samaritano

Evangelho. O Bom Samaritano Evangelho O Bom Samaritano Lucas 10:25 :25-37 Lucas 10 25 E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 26 E ele lhe disse: Que está

Leia mais

DATA: / / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: %

DATA: / / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 205 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR:

Leia mais

LIÇÃO 2 - PEQUENO GRUPO

LIÇÃO 2 - PEQUENO GRUPO LIÇÃO 2 - PEQUENO GRUPO DESAFIO: Meninos e Meninas. DIGA: Todos os domingos nós receberemos um desafio. Hoje nós ouvimos sobre o desafio lançado de memorizar o versículo. Por isso vamos trazer a Bíblia

Leia mais

Semana de 10/04/17 a 16/04/17

Semana de 10/04/17 a 16/04/17 Semana de 10/04/17 a 16/04/17 DENTRE MUITAS VOZES, OUÇA A VOZ DE DEUS! Estação Cultivo OBJETIVO: Levar as crianças a entenderem que apesar de ouvirmos muitas vozes, devemos sempre optar por seguir a voz

Leia mais

Sobre Nós. André Fontana Ibaviva junho 2018

Sobre Nós. André Fontana Ibaviva junho 2018 André Fontana Ibaviva junho 2018 fé e justiça social Lucas 10.25-37 Lucas 10.25-37 Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: Mestre, o que preciso fazer para herdar

Leia mais

Amar a Deus e ao Próximo. Ano C XV Domingo do Tempo Comum

Amar a Deus e ao Próximo. Ano C XV Domingo do Tempo Comum Amar a Deus e ao Próximo. Ano C XV Domingo do Tempo Comum A Palavra de Deus, que vamos escutar, aponta-nos o caminho para encontrarmos a felicidade da vida eterna. É no amor a Deus sobre todas as coisas

Leia mais

Lição II: Sermão do Monte: Servindo aos outros

Lição II: Sermão do Monte: Servindo aos outros As maravilhosas histórias de Deus continuam, ao passo que olhamos os ensinos de Jesus, Sua morte e ressurreição e o começo da igreja primitiva. Neste trimestre, vamos celebrar a páscoa, que é o cumprimento

Leia mais

OBJETIVOS O QUÊ? (GG):

OBJETIVOS O QUÊ? (GG): VERSÍCULO BÍBLICO Honre o Senhor com todos os seus recursos. Provérbios 3:9 OBJETIVOS O QUÊ? (GG): As crianças assisitirão um programa de auditório chamado Geração Família. E ENTÃO? (GG): Esse programa

Leia mais

Pré Ensino (5 minutos)

Pré Ensino (5 minutos) Unidade 3: A Igreja construída para durar Fazendo conexão: Revisão História Bíblica Hoje durante o Grande Grupo, as crianças irão ouvir a revisão das histórias do último ano do currículo Fazendo a Conexão

Leia mais

membros uns dos outros

membros uns dos outros membros uns dos outros Colossenses 3.16 Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão

Leia mais

Unidade 1: Superheróis reais Derrotando o ganancioso

Unidade 1: Superheróis reais Derrotando o ganancioso Tudo se encaixa na História de Deus: Gênesis-Apocalipse Novo Testamento - Parte 2 Unidade 1: Superheróis reais Derrotando o ganancioso A História do relacionamento incrível de Deus com Seu povo, de Adão

Leia mais

USE A CRIATIVIDADE DESENVOLVIMENTO DA AULA RUMO AO CONHECIMENTO CONHECENDO MAIS E MAIS. Marcos 1:29 a 34

USE A CRIATIVIDADE DESENVOLVIMENTO DA AULA RUMO AO CONHECIMENTO CONHECENDO MAIS E MAIS. Marcos 1:29 a 34 Aprendendo a estar com outros Marcos 1:29 a 34 O Senhor é bondoso com todos e cuida com carinho de todas as criaturas Salmos 145:9 Ministrar o ensino de maneira que o aluno venha: Saber que Jesus nos ama

Leia mais

Lição. Formação Espiritual Confiança/Dependência de Deus Crescimento e Mutualidade

Lição. Formação Espiritual Confiança/Dependência de Deus Crescimento e Mutualidade FRUTOS-1 Descoberta Lição 7 4-6 Anos C rescimento e Mutualidade são os "Frutos" enfatizados para as crianças de 4 a 6 anos nesse currículo. Nós começamos aprendendo que a Bíblia é o melhor livro da Terra

Leia mais

Alegria: A alegria do Senhor é a minha força

Alegria: A alegria do Senhor é a minha força Lição 03 Alegria: A alegria do Senhor é a minha força RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:22; Neemias 8:10; 2 Coríntios 4:7-18 Temos que reconhecer que o velho homem é capaz de produzir uma pseudo alegria, uma descontração

Leia mais

Lição VII: O Rei Jesus está vivo

Lição VII: O Rei Jesus está vivo As maravilhosas histórias de Deus continuam, ao passo que olhamos os ensinos de Jesus, sua morte e ressurreição e o começo da igreja primitiva. Neste trimestre, vamos celebrar a páscoa, que é o Cumprimento

Leia mais

Especial Bíblia e Oração

Especial Bíblia e Oração Especial Bíblia e Oração Crianças de 5 a 11 anos História Bíblica Salmo 119:9, 11, 24; Mateus 22:37, 39 Na lição de hoje as crianças aprenderão que a Bíblia contém tudo que nós precisamos para saber sobre

Leia mais

Lição 2. Alcançando pessoas perdidas, através de. relacionamentos. 7 a 11 anos

Lição 2. Alcançando pessoas perdidas, através de. relacionamentos. 7 a 11 anos Lição 2 Alcançando pessoas perdidas, através de relacionamentos 7 a 11 anos Este currículo focaliza na expansão da Graça através da construção de relacionamentos para alcançar o Mundo Perdido, ou seja,

Leia mais