CÁLCULO DE LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA PREVIDENCIÁRIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CÁLCULO DE LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA PREVIDENCIÁRIA"

Transcrição

1 CÁLCULO DE LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA PREVIDENCIÁRIA Sergio Geromes II Profsergiogeromes

2

3 EXECUÇÃO CONTRA A FAZENDA PÚBLICA Artigo 730 do CPC/73: Na execução por quantia certa contra a Fazenda Pública, citar-se-á a devedora para opor embargos em 10 (dez) dias; se esta não os opuser, no prazo legal, observar-se-ão as seguintes regras: I - o juiz requisitará o pagamento por intermédio do presidente do tribunal competente; II - far-se-á o pagamento na ordem de apresentação do precatório e à conta do respectivo crédito.

4 DOS EMBARGOS À EXECUÇÃO Artigo 741 do CPC/73: Na execução contra a Fazenda Pública, os embargos só poderão versar sobre: I falta ou nulidade da citação, se o processo correu à revelia; II - inexigibilidade do título; III - ilegitimidade das partes; IV - cumulação indevida de execuções; V excesso de execução; VI qualquer causa impeditiva, modificativa ou extintiva da obrigação, como pagamento, novação, compensação, transação ou prescrição, desde que superveniente à sentença; Vll - incompetência do juízo da execução, bem como suspeição ou impedimento do juiz.

5 CUMPRIMENTO DE SENTENÇA NO NCPC Artigo 534 NCPC: No cumprimento de sentença que impuser à Fazenda Pública o dever de pagar quantia certa, o exequente apresentará demonstrativo discriminado e atualizado do crédito contendo: I o nome completo e o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica do exequente; II o índice de correção monetária adotado; III os juros aplicados e as respectivas taxas; IV o termo inicial e o termo final dos juros e da correção monetária utilizados; V a periodicidade da capitalização dos juros, se for o caso; VI a especificação dos eventuais descontos obrigatórios realizados.

6 1º Havendo pluralidade de exequentes, cada um deverá apresentar o seu próprio demonstrativo, aplicando-se à hipótese, se for o caso, o disposto nos 1º e 2º do art º A multa prevista no 1º do art. 523 não se aplica à Fazenda Pública.

7 EXECUÇÃO INVERTIDA Possibilidade de a Autarquia Federal (INSS) apresentar a memória de cálculo, denominada, execução invertida, situação na qual será o credor intimado para dizer se concorda com os valores apresentados pelo réu. Tal prática ocorre sem qualquer amparo legal, considerando as facilidades decorrentes da especialização do INSS em razão de sua missão institucional, àquela caba a feitura dos cálculos, reservando-se a Contadoria Jurídica dirimir eventuais divergências. (PROC. nº Turma Recursal da 4ª Região).

8 EXECUÇÃO INVERTIDA - RE RG / RS Recurso extraordinário. Direito Processual. Imposição ao INSS, nos processos em que figure como parte ré, do ônus de apresentar cálculo de liquidação de seu próprio débito. Tema nº 597 da Gestão por Temas da Repercussão Geral do portal do STF. Matéria infraconstitucional. Ausência de questão constitucional. Repercussão geral inexistente. 1. Jurisprudência da Corte no sentido de que a alegada violação dos princípios da legalidade, do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa, em virtude da prolação de sentenças ilíquidas e da definição do ônus de apresentar o cálculo nos juizados especiais não se encontra na Constituição Federal, mas na legislação ordinária, e que eventuais ofensas, caso existam, são reflexas. 2. Reconhecimento da inexistência de questão constitucional e, por conseguinte, de repercussão geral da matéria. 3. Recurso extraordinário do qual não se conhece.

9 Art A Fazenda Pública será intimada na pessoa de seu representante judicial, por carga, remessa ou meio eletrônico, para, querendo, no prazo de 30 (trinta) dias e nos próprios autos, impugnar a execução, podendo arguir:

10 I falta ou nulidade da citação se, na fase de conhecimento, o processo correu à revelia; II ilegitimidade de parte; III inexequibilidade do título ou inexigibilidade da obrigação; IV excesso de execução ou cumulação indevida de execuções; V incompetência absoluta ou relativa do juízo da execução; VI qualquer causa modificativa ou extintiva da obrigação, como pagamento, novação, compensação, transação ou prescrição, desde que supervenientes ao trânsito em julgado da sentença.

11 2º Quando se alegar que o exequente, em excesso de execução, pleiteia quantia superior à resultante do título, cumprirá à executada declarar de imediato o valor que entende correto, sob pena de não conhecimento da arguição. 3º Não impugnada a execução ou rejeitadas as arguições da executada: I - expedir-se-á, por intermédio do presidente do tribunal competente, precatório em favor do exequente, observando-se o disposto na Constituição Federal; 4º Tratando-se de impugnação parcial, a parte não questionada pela executada será, desde logo, objeto de cumprimento.

12 SÚMULA Nº 31 da AGU: "É cabível a expedição de precatório referente a parcela incontroversa, em sede de execução ajuizada em face da Fazenda Pública.

13 5 o Para efeito do disposto no inciso III do caput deste artigo, considerase também inexigível a obrigação reconhecida em título executivo judicial fundado em lei ou ato normativo considerado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal [...]. 6 o No caso do 5 o, os efeitos da decisão do Supremo Tribunal Federal poderão ser modulados no tempo, de modo a favorecer a segurança jurídica. 7 o A decisão do Supremo Tribunal Federal referida no 5 o deve ter sido proferida antes do trânsito em julgado da decisão exequenda. 8 o Se a decisão referida no 5 o for proferida após o trânsito em julgado da decisão exequenda, caberá ação rescisória, cujo prazo será contado do trânsito em julgado da decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal.

14 TRÂNSITO EM JULGADO X CUMP. DE SENTENÇA Artigo 509 do CPC: Quando a sentença condenar ao pagamento de quantia ilíquida, proceder-se-á à sua liquidação, a requerimento do credor ou do devedor: [...] 4 o Na liquidação é vedado discutir de novo a lide ou modificar a sentença que a julgou.

15 EXECUÇÃO PROVISÓRIA Artigo 100 da CF/88 (REDAÇÃO DADA PELA EC 30/2000): [...] 1º-A: Os débitos de natureza alimentícia compreendem aqueles decorrentes de salários, vencimentos, proventos, pensões e suas complementações, benefícios previdenciários e indenizações por morte ou invalidez, fundadas na responsabilidade civil, em virtude de sentença transitada em julgado.

16 RE : A jurisprudência do STF firmou-se no sentido da inaplicabilidade ao Poder Público do regime jurídico da execução provisória de prestação de pagar quantia certa, após o advento da Emenda Constitucional 30/2000. Tema 45 STF: A execução provisória de obrigação de fazer em face da Fazenda Pública não atrai o regime constitucional dos precatórios.

17 AgRg no AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº RS AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO. ADMINISTRATIVO E PROCESSO CIVIL. TÍTULO EXECUTIVO JUDICIAL. TRÂNSITO EM JULGADO PENDENTE DO JULGAMENTO DE RECURSO INTERPOSTO EXCLUSIVAMENTE PELO EXEQUENTE. EXECUÇÃO PROVISÓRIA. POSSIBILIDADE. PRECEDENTES. INOVAÇÃO RECURSAL EM SEDE DE AGRAVO REGIMENTAL. IMPOSSIBILIDADE. AGRAVO IMPROVIDO. 1. A jurisprudência deste Superior Tribunal de Justiça tem asseverado ser cabível o ajuizamento de execução provisória contra a Fazenda Pública quando o trânsito em julgado do título executivo judicial carecer do julgamento de recurso interposto exclusivamente pelo exequente. [...]

18 AGRAVO DE INSTRUMENTO ACIDENTÁRIA. Auxílio-acidente. Caso em que pende de julgamento recurso especial do INSS versando apenas sobre os índices de atualização monetária a serem aplicados às prestações em atraso Cabimento do início da fase de execução, observandose o teor do acórdão, na parte em que já se tornou imutável Recurso provido.

19 IRDR Nº /PR ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. INCIDENTES DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS. DIVERGÊNCIA JURISPRUDENCIAL. TRAMITAÇÃO CONJUNTA. CUMPRIMENTO PARCIAL DE SENTENÇA RELATIVAMENTE À PARTE DA DECISÃO QUE NÃO É OBJETO DE RECURSO. (IN)VIABILIDADE. 1. Suscitados dois incidentes de resolução de demandas repetitivas sobre a mesma controvérsia, a apreciação de ambos deve ser realizada conjuntamente, para evitar decisões conflitantes. 2. Implementados os requisitos previstos no art. 976 do CPC, impõe-se a admissão de incidente de resolução de demandas repetitivas, para a uniformização de tese jurídica - 'nos processos em trâmite nos juizados especiais federais, na justiça federal e na competência delegada, é ou não cabível proceder-se ao cumprimento parcial da sentença, relativamente à parte da decisão que não seja objeto de recurso ainda não definitivamente julgado, ou seja, à parcela incontroversa da sentença?'-, com a imediata suspensão dos processos, individuais e coletivos, que versem sobre o tema no âmbito da 4ª Região, incluído o microssistema dos Juizados Especiais Federais.

20 Artigo 522 do CPC: O cumprimento provisório da sentença será requerido por petição dirigida ao juízo competente. Parágrafo único. Não sendo eletrônicos os autos, a petição será acompanhada de cópias das seguintes peças do processo, cuja autenticidade poderá ser certificada pelo próprio advogado, sob sua responsabilidade pessoal: I - decisão exequenda; II - certidão de interposição do recurso não dotado de efeito suspensivo; III - procurações outorgadas pelas partes; IV - decisão de habilitação, se for o caso; V - facultativamente, outras peças processuais consideradas necessárias para demonstrar a existência do crédito.

21 PAGAMENTO INCONTROVERSO X SALDO REMANESCENTE 1. Pacificou-se neste Tribunal o entendimento de que, na execução do saldo remanescente inferior ao limite de sessenta salários mínimos, a determinação de pagamento por RPV não implica fracionamento da execução, eis que o intento legislativo, referido no art. 128, 1º, da Lei 8.213/91 (reproduzido no 4º do art. 100 da CF/88), é o de evitar que o pagamento do valor originário da execução seja efetuado em duas etapas: até o valor de sessenta salários mínimos, paga-se por RPV; o restante, paga-se por precatório. 2. O valor perseguido no pedido complementar refere-se ao saldo remanescente, diverso portanto do apurado e inscrito em precatório, e decorre da diferença verificada entre a quantia efetivamente paga pelo INSS e a considerada devida pela parte exequente. (TRF4, AG , SEXTA TURMA, Relator JOÃO BATISTA PINTO SILVEIRA, juntado aos autos em 03/10/2017).

22 CUMPRIMENTO DE SENTENÇA X RECURSO Art Cabe agravo de instrumento contra as decisões interlocutórias que versarem sobre: V -rejeição do pedido de gratuidade da justiça ou acolhimento do pedido de sua revogação; X -concessão, modificação ou revogação do efeito suspensivo aos embargos à execução; Parágrafo único. Também caberá agravo de instrumento contra decisões interlocutórias proferidas na fase de liquidação de sentença ou de cumprimento de sentença, no processo de execução e no processo de inventário.

23 CUMPRIMENTO DE SENTENÇA X RECURSO Artigo 203, 1º do CPC: Sentença é o pronunciamento por meio do qual o juiz põe fim à fase cognitiva do procedimento comum, bem como extingue a execução.

24 PRÁTICA Artigo 41-A da Lei nº 8.213/91: O valor dos benefícios em manutenção será reajustado, anualmente, na mesma data do reajuste do salário mínimo, pro rata, de acordo com suas respectivas datas de início ou do último reajustamento, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC, apurado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

25 ÍNDICES DE REAJUSTE DESDE 01/1992

26

27 PRÁTICA REAJUSTE JAN/2017 DIB REAJUSTE (%) até jan/16 6,58 fev/16 4,99 mar/16 4,01 abr/16 3,55 mai/16 2,89 jun/16 1,89 jul/16 1,42 ago/16 0,77 set/16 0,46 out/16 0,38 nov/16 0,21 dez/16 0,14

28 PRÁTICA REAJUSTE JAN/2018

29 PRÁTICA REAJUSTE JAN/2019

30 PRÁTICA REAJUSTE DIB: 10/05/2016 RMI: R$ 2.852,35 1º Reajuste 01/2017

31 Artigo 212 da IN nº 77/2015: Os valores dos benefícios em manutenção serão reajustados na mesma data de reajuste do salário mínimo, pro rata, de acordo com suas respectivas datas de início ou do seu último reajustamento, com base na variação anual do INPC, apurado pela Fundação IBGE, conforme definido no art. 41-A da Lei nº 8.213, de 1991, exceto para o ano de 2010, no qual foi atribuído reajuste excepcional específico pela Lei nº , de 15 de junho de [...] 1º No caso de benefício precedido, para fins de reajuste, deverá ser considerada a DIB anterior. [...]

32 EXERCÍCIO ATENÇÃO!!!!

33 CÁLCULO DE LIQUIDAÇÃO - JUROS MORATÓRIOS SÚMULA 204 DO STJ: Os juros de mora nas ações relativas a benefícios previdenciários incidem a partir da citação válida. OBS: Antes da citação os juros são englobados.

34 EXEMPLO COM BASE EM JUROS MORATÓRIOS NO IMPORTE DE 1% AO MÊS Ajuizamento: 12/2004 Citação: 05/2005 Data do cálculo: 12/2005 Prestações devidas desde 11/2004

35

36 JUROS MORATÓRIOS 1% A PARTIR DE 01/2003 A partir da entrada em vigor do CC/2002, em janeiro de 2003, os juros fluem a 1% ao mês (12%) ao ano, por força do artigo 406 do Código Civil. Anteriormente a essa data, os juros nas ações previdenciárias são de 0,5% ao mês (6%) ao ano (Artigo do CC/16). EXEMPLO: Data do cálculo: 01/2004 Data da citação: 07/2002 Prestações devidas desde 01/2002

37

38 JUROS MORATÓRIOS 0,5% A PARTIR DE 30/06/2009 Artigo 1 o -F da Lei nº 9.494/1997: Nas condenações impostas à Fazenda Pública, independentemente de sua natureza e para fins de atualização monetária, remuneração do capital e compensação da mora, haverá a incidência uma única vez, até o efetivo pagamento, dos índices oficiais de remuneração básica e juros aplicados à caderneta de poupança. (Redação dada pela Lei nº , de )

39 EXEMPLO: Data do cálculo: 01/2010 Data da citação: 12/2008 Prestações devidas desde 10/2008

40

41 JUROS MORATÓRIOS PERCENTUAIS Art CC/1916: 0,5% ao mês (6%) ao ano; Art. 406 CC/2002: 1% ao mês (12%) ao ano; Art. 1 o -F da Lei nº 9.494/1997: partir de (Lei /09). 0,5%* ao mês, a *Art. 12, I, a da Lei 8.177/1991: Juros de 0,5% ao mês aos depósitos de poupança quando a Selic for superior a 8,5% a.a.

42

43 JUROS MORATÓRIOS PERCENTUAIS SETEMBRO/2017: 0,47% OUTUBRO/2017: 0,43% NOVEMBRO/2017: 0,43% DEZEMBRO/2017: 0,40% JANEIRO/2018: 0,40% FEVEREIRO/2018: 0,39% MARÇO/2018: 0,39% ABRIL/2018: 0,39% MAIO/2018 A FEVEREIRO/2019: 0,37%

44 JUROS x PRECATÓRIO SÚMULA VINCULANTE nº 17 STF: Durante o período previsto no parágrafo 1º do artigo 100 da Constituição, não incidem juros de mora sobre os precatórios que nele sejam pagos.

45 RE JUROS DA MORA FAZENDA PÚBLICA DÍVIDA REQUISIÇÃO OU PRECATÓRIO. Incidem juros da mora entre a data da realização dos cálculos e a da requisição ou do precatório.

46 CÁLCULO DE LIQUIDAÇÃO CORREÇÃO MONETÁRIA: É mecanismo de resgate do poder de compra da prestação não paga oportunamente, é medida de proteção contra a corrosão da moeda, não significa acréscimo patrimonial e repercute desde quando as prestações em atraso não prescritas passam a ser devidas, independentemente da data do ajuizamento da ação. É mecanismo de resgate do poder de compra da prestação não paga oportunamente, não significa acréscimo patrimonial.

47 CÁLCULO DE LIQUIDAÇÃO SÚMULA 38 AGU: "Incide a correção monetária sobre as parcelas em atraso não prescritas, relativas aos débitos de natureza alimentar, assim como aos benefícios previdenciários, desde o momento em que passaram a ser devidos, mesmo que em período anterior ao ajuizamento de ação judicial."

48 CÁLCULO DE LIQUIDAÇÃO SÚMULA 28 AGU: O pagamento das parcelas atrasadas de benefício previdenciário deve ocorrer sempre com correção monetária, independentemente de ocorrência de mora e de quem lhe deu causa, vez que representa mera atualização da moeda.

49 CORREÇÃO MONETÁRIA APLICADA ADMINISTRATIVAMENTE

50 CORREÇÃO MONETÁRIA APLICADA ADMINISTRATIVAMENTE Artigo 175 do Decreto 3.048/99: O pagamento de parcela de benefício pago com atraso, será atualizado pelo mesmo índice utilizado para os reajustamentos dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social. Artigo 41-A da Lei nº 8.213/91: INPC.

51 PRÁTICA

52 PRÁTICA

53 PRÁTICA

54 PRÁTICA

55 CORREÇÃO MONETÁRIA - VIA JUDICIAL - PARCELAS DEVIDAS E NÃO PAGAS Artigo 1 o da Lei 6.899/81: A correção monetária incide sobre qualquer débito resultante de decisão judicial, inclusive sobre custas e honorários advocatícios. Artigo 31 da Lei /2003: O pagamento de parcela de benefício pago com atraso, será atualizado pelo mesmo índice utilizado para os reajustamentos dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social. Artigo 41-A da Lei nº 8.213/91: INPC.

56 CORREÇÃO MONETÁRIA - VIA JUDICIAL - PARCELAS DEVIDAS E NÃO PAGAS Artigo 1 o -F da Lei 9.494/97: Nas condenações impostas à Fazenda Pública, independentemente de sua natureza e para fins de atualização monetária, remuneração do capital e compensação da mora, haverá a incidência uma única vez, até o efetivo pagamento, dos índices oficiais de remuneração básica e juros aplicados à caderneta de poupança. (Redação dada pela Lei nº , de 2009) Lei nº 8.177/91: Fixa TR como remuneração à Caderneta de Poupança.

57 CORREÇÃO MONETÁRIA APLICADA NA JUSTIÇA FEDERAL

58 TABELAS DE CORREÇÃO MONETÁRIA JUSTIÇA FEDERAL

59

60 HISTÓRICO DE INDEXADORES Res. 134/10 CJF

61

62

63 TABELA DE CORREÇÃO MONETÁRIA

64 CÁLCULO DE LIQUIDAÇÃO

65

66

67

68 PRECATÓRIOS CORREÇÃO MONETÁRIA Artigo 100 da CF: [...] 12. A partir da promulgação desta Emenda Constitucional, a atualização de valores de requisitórios, após sua expedição, até o efetivo pagamento, independentemente de sua natureza, será feita pelo índice oficial de remuneração básica da caderneta de poupança, e, para fins de compensação da mora, incidirão juros simples no mesmo percentual de juros incidentes sobre a caderneta de poupança, ficando excluída a incidência de juros compensatórios. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 62, de ).

69 CORREÇÃO MONETÁRIA PELA TAXA REFERENCIAL O STF julgando a ADI nº declarou inconstitucional a expressão índice oficial de remuneração básica da caderneta de poupança, constante do 12 do artigo 100, determinando a restabelecimento do IPCA-E (Artigo 27 da Lei nº /2013); e Declarou inconstitucional, por arrastamento, do art. 1º-F da Lei nº 9.494, com a redação dada pelo art. 5º da Lei nº , somente no que diz respeito à correção monetária com base nos índices oficiais da caderneta de poupança.

70 MODULAÇÃO DOS EFEITOS DA ADI Artigo 27 da Lei nº 9.868/99 2) - conferir eficácia prospectiva à declaração de inconstitucionalidade dos seguintes aspectos da ação direta de inconstitucionalidade, fixando como marco inicial a data de conclusão do julgamento da presente questão de ordem ( ) e mantendo-se válidos os precatórios expedidos ou pagos até esta data, a saber: 2.1.) fica mantida a aplicação do índice oficial de remuneração básica da caderneta de poupança (TR), nos termos da Emenda Constitucional nº 62/2009, até , data após a qual (i) os créditos em precatórios deverão ser corrigidos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E) [...];

71 RESOLUÇÃO nº 134/2010 CJF: MANUAL DE CÁLCULOS DA CONTADORIA DA JF/SP; RESOLUÇÃO 267 DE DEZEMBRO DE 2013: Altera a Resolução nº 134/10 CJF e restabelece o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), para sentenças proferidas em ações previdenciárias.

72 HISTÓRICO DE INDEXADORES

73 BIBLIOGRAFIA: ALENCAR, Hermes Arrais. Cálculo de Benefícios Previdenciários. Regime Geral de Previdência Social. Teses Revisionais. Da Teoria a Prática. 9ª Edição. São Paulo: Editora Saraiva, GEROMES, Sergio. Cálculo do Benefício Previdenciário na Prática. Teses Revisionais. 2ª Edição. São Paulo: LTr, SAVARIS, José Antônio. Direito Processual Previdenciário. Curitiba: Editora Alteridade, 2018.

FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC. Prof. Samantha Marques

FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC. Prof. Samantha Marques FASE DE LIQUIDAÇÃO E EXECUÇÃO DO NCPC Prof. Samantha Marques O que se tem de novo? A forma de cumprimento da sentença, nas obrigações de pagar quantia certa, poderá ser realizado de forma provisória ou

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Do Cumprimento de Sentença que Reconheça a Exigibilidade de Obrigação de Prestar Alimentos e Do Cumprimento de Sentença que Reconheça a Exigibilidade de Obrigação de Pagar Quantia

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Cumprimento Provisório da Sentença que Reconhece a Exigibilidade de Obrigação de Pagar Quantia Certa Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Execução Contra a Fazenda Pública. Precatórios e RPV. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Execução Contra a Fazenda Pública. Precatórios e RPV. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Execução Contra a Fazenda Pública. Precatórios e RPV Prof ª. Eliane Conde A Fazenda Pública, nos termos do artigo 910 do CPC, estará dispensada de garantir

Leia mais

CÁLCULO DE LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA PREVIDENCIÁRIA

CÁLCULO DE LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA PREVIDENCIÁRIA CÁLCULO DE LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA PREVIDENCIÁRIA Sergio Geromes II Profsergiogeromes sergiogeromes@hotmail.com EXECUÇÃO CONTRA A FAZENDA PÚBLICA Artigo 730 do CPC/73: Na execução por quantia certa contra

Leia mais

CÁLCULO DE LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA PREVIDENCIÁRIA

CÁLCULO DE LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA PREVIDENCIÁRIA CÁLCULO DE LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA PREVIDENCIÁRIA Sergio Geromes II Profsergiogeromes EXECUÇÃO CONTRA A FAZENDA PÚBLICA Artigo 730 do CPC/73: Na execução por quantia certa contra a Fazenda Pública, citar-se-á

Leia mais

Processo de Execução no Direito Previdenciário

Processo de Execução no Direito Previdenciário Processo de Execução no Direito Previdenciário Introdução ao Processo de Execução. A Execução contra a Fazenda Pública Previdenciária - Noções Gerais: objeto, partes, requisitos, prazos, procedimento Execução

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença II. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença II. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Cumprimento de sentença II Prof. Luiz Dellore 1. Liquidação de sentença: cabível quando o título não determinar exatamente o valor devido pela condenação. Enquanto estiver pendente

Leia mais

Compensação tributária e cumprimento de sentença: implicações da identificação dessas figuras. Rodrigo Dalla Pria Mestre e Doutor PUC/SP

Compensação tributária e cumprimento de sentença: implicações da identificação dessas figuras. Rodrigo Dalla Pria Mestre e Doutor PUC/SP Compensação tributária e cumprimento de sentença: implicações da identificação dessas figuras Rodrigo Dalla Pria Mestre e Doutor PUC/SP DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA QUE RECONHEÇA A EXIGIBILIDADE DE OBRIGAÇÃO

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Cumprimento de Sentença que Reconheça a Exigibilidade de Obrigação de Prestar Alimentos e Do Cumprimento de Sentença que Reconheça a Exigibilidade de Obrigação de Pagar Quantia

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 17 Do cumprimento de sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa. Do Cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa.

Leia mais

CÁLCULO DE LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA PREVIDENCIÁRIA

CÁLCULO DE LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA PREVIDENCIÁRIA CÁLCULO DE LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA PREVIDENCIÁRIA Sergio Geromes II Profsergiogeromes EXECUÇÃO CONTRA A FAZENDA PÚBLICA Artigo 730 do CPC/73: Na execução por quantia certa contra a Fazenda Pública, citar-se-á

Leia mais

PROCESSO CIVIL V 12/05/2019 AULA 9. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução. Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO

PROCESSO CIVIL V 12/05/2019 AULA 9. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução. Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO PROCESSO CIVIL V AULA 9 CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO 1) ARTIGOS DO CPC QUE TRATAM DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA Artigos 523 a 527 : tratam do cumprimento de sentença

Leia mais

CÁLCULO DE LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA PREVIDENCIÁRIA

CÁLCULO DE LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA PREVIDENCIÁRIA CÁLCULO DE LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA PREVIDENCIÁRIA Sergio Geromes II Profsergiogeromes sergiogeromes@hotmail.com EXECUÇÃO CONTRA A FAZENDA PÚBLICA Artigo 730 do CPC/73: Na execução por quantia certa contra

Leia mais

O que é um precatório?

O que é um precatório? Precatórios Já A O que é um precatório? Precatório é uma requisição de pagamento expedida pelo Poder Judiciário a fim de informar a União, Estado, Município, suas Autarquias e fundações públicas que estes

Leia mais

Sumário. Capítulo 1. Considerações Iniciais Capítulo 2. Conceito de Fazenda Pública Capítulo 3

Sumário. Capítulo 1. Considerações Iniciais Capítulo 2. Conceito de Fazenda Pública Capítulo 3 Sumário Capítulo 1 Considerações Iniciais... 19 Capítulo 2 Conceito de Fazenda Pública... 21 Capítulo 3 O tratamento diferenciado para a atuação da Fazenda Pública em juízo no CPC/2015... 27 Capítulo 4

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br JUIZADO ESPECIAL FEDERAL (Lei nº 10.259/2001) Art. 10. As partes poderão designar,

Leia mais

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73.

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. AÇÃO MONITÓRIA Observações iniciais Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts. 1102-A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. No NCPC tal matéria é tratada nos

Leia mais

Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário

Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário Cumprimento provisório da sentença e competência do Juizado Especial Fazendário A Lei n 12.153/09, ao disciplinar os Juizados Especiais Fazendários, omitiu-se quanto ao cumprimento da sentença, porém,

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil FREDERICO OLIVEIRA fjsdeoliveira@gmail.com twitter: @fredoliveira197 Skype: frederico.oliveira42 da Obrigação de r Título Extrajudicial Procedimento 1 opõe Suspensão da execução

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Juizado Especial Federal Parte 10 Prof(a). Bethania Senra Mandado de segurança: Enunciado 88 do FONAJEF - É admissível Mandado de Segurança para Turma Recursal de ato jurisdicional

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I ASPECTOS CONCEITUAIS

SUMÁRIO PARTE I ASPECTOS CONCEITUAIS SUMÁRIO INTRODUÇÃO PARTE I ASPECTOS CONCEITUAIS 1. INTRODUÇÃO AO PROCESSO JUDICIAL PREVIDENCIÁRIO 1.1 Processo Judicial Previdenciário e ação previdenciária 1.2 Princípios do Processo Judicial Previdenciário

Leia mais

Prof. Paulo Isaac Facebook: Paulo Isaac

Prof. Paulo Isaac Facebook: Paulo Isaac Prof. Paulo Isaac Prof.pauloisaac@yahoo.com.br Facebook: Paulo Isaac Advogado Previdenciário Sócio Isaac e Coelho Sociedade de Advogados; Ex servidor INSS Pós Graduado em Direito Previdenciário e em Direito

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. Precatórios. Conceito de Precatório Parte - 1. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. Precatórios. Conceito de Precatório Parte - 1. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO Precatórios Conceito de Precatório Parte - 1 Prof. Thamiris Felizardo -Pressupostos : Ocorrerá sempre que existir uma condenação pecuniária em face da Fazenda Pública. -Regime de inclusão

Leia mais

CÁLCULOS DE REVISÕES DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIOS - RGPS

CÁLCULOS DE REVISÕES DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIOS - RGPS CÁLCULOS DE REVISÕES DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIOS - RGPS Sergio Geromes II Profsergiogeromes sergiogeromes@hotmail.com SALÁRIO-DE-BENEFÍCIO - LEI Nº 9.876/99 Artigo 29 da LB: O salário-de-benefício consiste:

Leia mais

AÇÃO RESCISÓRIA NO JEF. ESTER MORENO DE MIRANDA VIEIRA

AÇÃO RESCISÓRIA NO JEF. ESTER MORENO DE MIRANDA VIEIRA AÇÃO RESCISÓRIA NO JEF ESTER MORENO DE MIRANDA VIEIRA Ester.vieira@globo.com POSSIBILIDADE DE AÇÃO RESCISÓRIA EM RELAÇÃO AS AÇÕES TRAMITARAM PERANTE O JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS? A CONSTITUIÇÃO FEDERAL

Leia mais

Aula 20. CUMPRIMENTO DEFINITIVO DA SENTENÇA (obrigação de pagar quantia certa)

Aula 20. CUMPRIMENTO DEFINITIVO DA SENTENÇA (obrigação de pagar quantia certa) Turma e Ano: Curso de Direito Processual Civil 2015 módulo B Matéria / Aula: Cumprimento da sentença Aula 20 Professor: Edward Carlyle (Juiz Federal) Monitor: Lino Ribeiro Aula 20 CUMPRIMENTO DEFINITIVO

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br EXECUÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE PAGAR EM FACE DA FAZENDA PÚBLICA - Execução por título judicial

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Dos Embargos à Execução Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DOS EMBARGOS À EXECUÇÃO Art. 914. O executado, independentemente de penhora,

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DE CURITIBA

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DE CURITIBA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1ª VARA DA FAZENDA PÚBLICA DE CURITIBA Distribuição por dependência Autos nº 0007616-18.2008.8.16.0004 ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE ADVOGADOS PÚBLICOS, pessoa

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Formas de defesa na Execução. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Formas de defesa na Execução. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução trabalhista Formas de defesa na Execução Prof ª. Eliane Conde Embargos a Execução Constituem ação de conhecimento incidental ao processo de execução. O executado

Leia mais

08/03/2015 APELAÇÃO. Direito Processual Civil II NOÇÃO. Recurso cabível contra as sentenças.

08/03/2015 APELAÇÃO. Direito Processual Civil II NOÇÃO. Recurso cabível contra as sentenças. Direito Processual Civil II FREDERICO OLIVEIRA fjsdeoliveira@gmail.com twitter: @fredoliveira197 Skype: frederico.oliveira42 APELAÇÃO NOÇÃO Recurso cabível contra as sentenças. Art. 162, 1o, CPC atual:

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO Colégio Recursal - Guarulhos Guarulhos-SP ACÓRDÃO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO Colégio Recursal - Guarulhos Guarulhos-SP ACÓRDÃO fls. 59 Registro: 2018.0000099592 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Recurso Inominado nº 1015408-31.2017.8.26.0224, da Comarca de Guarulhos, em que é recorrente FAZENDA PUBLICA DO ESTADO

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. Precatórios. Conceito de Precatório Parte - 2. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. Precatórios. Conceito de Precatório Parte - 2. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO Precatórios Conceito de Precatório Parte - 2 Prof. Thamiris Felizardo -Correção monetária: é sempre devida pois tem o condão de impedir que o efeito tempo corroa o valor do crédito devido.

Leia mais

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ Posição legal Momento processual Necessidade, finalidade, objeto e limites Natureza jurídica Liquidação na pendência de recurso Liquidação concomitante com execução Modalidades Liquidação de sentença Sumário

Leia mais

Sumário. Introdução. Parte Geral. 1 Normas fundamentais do processo civil. 2 Aplicação das normas processuais

Sumário. Introdução. Parte Geral. 1 Normas fundamentais do processo civil. 2 Aplicação das normas processuais Sumário Introdução Parte Geral 1 Normas fundamentais do processo civil 2 Aplicação das normas processuais 3 Institutos fundamentais do direito processual 3.1 Processo 3.2 Jurisdição 3.3 Ação 4 Limites

Leia mais

, de 24 de agosto de 2001, passa a vigorar com a seguinte redação:

, de 24 de agosto de 2001, passa a vigorar com a seguinte redação: "Supremo Tribunal Federal declara inconsitucionais dispositivos da EC 62/2009 (precatórios judiciais), que alterou dispositivos do artigo 100, da Constituição Federal, e acrescentou o artigo 97, no Ato

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Liquidação Prof ª. Eliane Conde Conceito Constitui-se numa fase preparatória da execução. A liquidação para a cobrança de crédito fundar-se-á sempre

Leia mais

Embargos à Execução. Cabimento: Defesa do executado quando a execução está fundada em título executivo extrajudicial.

Embargos à Execução. Cabimento: Defesa do executado quando a execução está fundada em título executivo extrajudicial. AULA 6 Embargos à Execução Cabimento: Defesa do executado quando a execução está fundada em título executivo extrajudicial. Não obstante seja considerado como defesa, possui natureza jurídica de ação de

Leia mais

Centro Nacional de Inteligência da Justiça Federal

Centro Nacional de Inteligência da Justiça Federal Nota Técnica n. 004/2017 Brasília, 27 de fevereiro de 2018. Assunto: Reafirmação da DER mediante o cômputo de tempo de contribuição posterior ao ajuizamento da ação - proposta de afetação para os fins

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Cumprimento da Sentença Disposições Gerais e Do Cumprimento Provisório da Sentença que Reconhece a Exigibilidade de Obrigação de Pagar Quantia Certa Professor Giuliano Tamagno

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 26/06/2018).

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 26/06/2018). CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 26/06/2018). Cumprimento de sentença que reconheça obrigação de fazer, não fazer ou restituir (art. 536 e seguintes

Leia mais

REsp Relator: Ministro NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO Data da Publicação: DJ 17/04/2017 Decisão RECURSO ESPECIAL Nº

REsp Relator: Ministro NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO Data da Publicação: DJ 17/04/2017 Decisão RECURSO ESPECIAL Nº REsp 1420025 Relator: Ministro NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO Data da Publicação: DJ 17/04/2017 Decisão RECURSO ESPECIAL Nº 1.420.025 - RS (2013/0387673-5) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO RECORRENTE

Leia mais

03/11/2018. Professor Hugo Penna

03/11/2018. Professor Hugo Penna Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br 1 Art. 786. A execução pode ser instaurada caso o devedor não satisfaça a obrigação certa, líquida e exigível consubstanciada em título executivo. Parágrafo único.

Leia mais

Bruno Takahashi 04/08/2017

Bruno Takahashi 04/08/2017 Relatividade da Coisa Julgada? Bruno Takahashi 04/08/2017 Segurança Art. 5º Jurídica (...) XXXVI - a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada Art. 5º Justiça (...)

Leia mais

AULA ) Competência de 1 Grau para exame da Tutela Provisória. 12.8) Natureza Jurídica da Decisão da Tutela Provisória

AULA ) Competência de 1 Grau para exame da Tutela Provisória. 12.8) Natureza Jurídica da Decisão da Tutela Provisória Turma e Ano: Master A (2015) 06/07/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 23 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol CONTEÚDO DA AULA: Tutela provisória : AULA 23 12.7) Competência

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MÓDULO I BENEFÍCIOS INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Evolução histórica da Seguridade Social e da Previdência; Modelo Constitucional de Seguridade Social; Princípios da Seguridade Social; Competência

Leia mais

Contextualização Necessária

Contextualização Necessária Contextualização Necessária 1. CPC/1973, Execução e Reformas 1994, Antecipação de tutela: art. 273 em 1994 2001, Obrigações de fazer, não-fazer e entrega de coisa: art. 461 e 461-A 2005, Obrigações de

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Execução Trabalhista Execução Provisória e Definitiva Prof ª. Eliane Conde Execução Provisória cabível quando a decisão está pendente de recurso, pode ser utilizada quando

Leia mais

Impugnação ao Cumprimento de Sentença. André Pagani de Souza

Impugnação ao Cumprimento de Sentença. André Pagani de Souza Impugnação ao Cumprimento de Sentença André Pagani de Souza 10.05.2017 A impugnação prevista no art. 525 do CPC é um instrumento de defesa do executado na fase de cumprimento de sentença. A impugnação

Leia mais

ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT.

ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT. ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT IMPORTÂNCIA DA ATRIBUIÇÃO DO VALOR DA CAUSA Art.291. Atodacausaserá atribuídovalorcerto,ainda que não tenha conteúdo econômico imediatamente aferível. IMPORTÂNCIA DA ATRIBUIÇÃO

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Juizado Especial Parte 11 Prof(a). Bethania Senra Ação Rescisória: Enunciado 44 do FONAJEF - Não cabe ação rescisória no. O artigo 59 da Lei n 9.099/95 está em consonância com

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO Justiça do Trabalho TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO Justiça do Trabalho TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO Justiça do Trabalho TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO G a b i n e t e D e s e m b a r g a d o r a M a r t a C a s a d e i M o m e z z o Fl. 1 PROCESSO TRT/SP Nº 0000681-61.2014.5.02.0013-2ª

Leia mais

3 Institutos fundamentais do direito processual Processo Jurisdição Ação... 36

3 Institutos fundamentais do direito processual Processo Jurisdição Ação... 36 SUMÁRIO Introdução... 1 PARTE GERAL... 5 1 Normas fundamentais do processo civil... 7 2 Aplicação das normas processuais... 21 3 Institutos fundamentais do direito processual... 25 3.1 Processo... 25 3.2

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br EXECUÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE PAGAR EM FACE DA FAZENDA PÚBLICA - Execução por título judicial

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. Precatórios. Crédito de pequeno valor, crédito alimentar e demais créditos. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. Precatórios. Crédito de pequeno valor, crédito alimentar e demais créditos. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO Precatórios Crédito de pequeno valor, crédito alimentar e demais créditos Prof. Thamiris Felizardo -Ordem de pagamentos de precatórios: Art. 100, CF/1988 Os pagamentos devidos pelas

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução II defesa do executado. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Execução II defesa do executado. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Execução II defesa do executado Prof. Luiz Dellore PARTE ESPECIAL LIVRO II DO PROCESSO DE EXECUÇÃO TÍTULO I DA EXECUÇÃO EM GERAL TÍTULO II DAS DIVERSAS ESPÉCIES DE EXECUÇÃO TÍTULO

Leia mais

Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil

Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil Prof. Ms. Gabriel Bressan gabriel.bressan@aglaw.com.br ALMEIDA GUILHERME Advogados Associados www.aglaw.com.br PARTE GERAL www.aglaw.com.br PARTE GERAL

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 A Situação Concreta Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1

Sumário. Capítulo 1 A Situação Concreta Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1 Sumário Capítulo 1 A Situação Concreta... 1 1.1. Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1 Capítulo 2 Petições Cíveis: Procedimento Comum... 7 2.1. Petição Inicial...7

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pós-graduação lato sensu em Prática processual e previdenciária EAD

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pós-graduação lato sensu em Prática processual e previdenciária EAD CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pós-graduação lato sensu em Prática processual e previdenciária EAD MÓDULO I BENEFÍCIOS INTRODUÇÃO AO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Evolução histórica da Seguridade Social e da Previdência;

Leia mais

SUMÁRIO SUMÁRIO... 6 APRESENTAÇÃO DA 5ª EDIÇÃO APRESENTAÇÃO DA 4ª EDIÇÃO APRESENTAÇÃO DA 3ª DIÇÃO APRESENTAÇÃO DA 2ª EDIÇÃO...

SUMÁRIO SUMÁRIO... 6 APRESENTAÇÃO DA 5ª EDIÇÃO APRESENTAÇÃO DA 4ª EDIÇÃO APRESENTAÇÃO DA 3ª DIÇÃO APRESENTAÇÃO DA 2ª EDIÇÃO... SUMÁRIO SUMÁRIO... 6 APRESENTAÇÃO DA 5ª EDIÇÃO... 17 APRESENTAÇÃO DA 4ª EDIÇÃO... 19 APRESENTAÇÃO DA 3ª DIÇÃO... 21 APRESENTAÇÃO DA 2ª EDIÇÃO... 23 APRESENTAÇÃO... 25 CAPÍTULO I DIREITO PROCESSUAL PÚBLICO...

Leia mais

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12 Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Sumário Antecipação dos Efeitos da Tutela Teoria Geral da Execução Execução

Leia mais

LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA

LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA CENÁRIOS DA LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA Artigos 509-513 do CPC SENTENÇA TRANSITADA EM JULGADO Liquidação definitiva - Arbitramento: Convencionado ou pela natureza do objeto (509, I) Risco:

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Parte 8 Prof(a). Bethania Senra Execução dos provimentos dos Juizados da Fazenda Pública: - A execução das sentenças proferidas pelos Juizados Especiais da Fazenda Pública poderá

Leia mais

A Execução Fiscal e o novo CPC. < competência > Prof. Mauro Luís Rocha Lopes

A Execução Fiscal e o novo CPC. < competência > Prof. Mauro Luís Rocha Lopes A Execução Fiscal e o novo CPC < competência > Prof. Mauro Luís Rocha Lopes LEF, art. 5º A competência para processar e julgar a execução da Dívida Ativa da Fazenda Pública exclui a de qualquer outro juízo,

Leia mais

Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento

Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento Direito Processual Civil Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento Embargos de Declaração Art. 1.022: Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para: I - esclarecer obscuridade

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.247.606 - SP (2011/0081765-9) RELATOR RECORRENTE RECORRIDO ADVOGADO : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES : UNIÃO : JOSÉ FERREIRA DE SOUZA : CARLOS ALBERTO SILVA E OUTRO(S) RELATÓRIO

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO MONITÓRIA ARTS. 700 E 702

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO MONITÓRIA ARTS. 700 E 702 AÇÃO MONITÓRIA ARTS. 700 E 702 mandado. A palavra monitória significa ordem ou 1. Conceito de ação monitória A ação monitória possibilita ao credor que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de

Leia mais

Sumário. 1 Capítulo 1. 1 Capítulo 2. 1 Capítulo 3 VAMOS CONHECER A ESTRUTURA DO CPC NORMAS PROCESSUAIS NO CPC/

Sumário. 1 Capítulo 1. 1 Capítulo 2. 1 Capítulo 3 VAMOS CONHECER A ESTRUTURA DO CPC NORMAS PROCESSUAIS NO CPC/ Sumário 1 Capítulo 1 VAMOS CONHECER A ESTRUTURA DO CPC....2 3 1 Capítulo 2 NORMAS PROCESSUAIS NO CPC/2015....2 7 2.1. Neoconstitucionalismo... 27 2.2. Sistema multiportas... 28 2.3. Modelo cooperativo...

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA A palavra agravo significa prejuízo; dano sofrido; ofensa que se faz a alguém; afronta. O termo agravo independente de sua

Leia mais

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 2ª TURMA RECURSAL JUÍZO A

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 2ª TURMA RECURSAL JUÍZO A JUIZADO ESPECIAL (PROCESSO ELETRÔNICO) Nº200870500208531/PR RELATOR : Juiz Federal Leonardo Castanho Mendes RECORRENTE : Roberto Osvaldo Heil RECORRIDO : INSS VOTO DIVERGENTE Trata-se de recurso do autor

Leia mais

DESPESA PÚBLICA EM RAZÃO DE DECISÃO JUDICIAL. INDISPONIBILIDADE DO BEM PÚBLICO impenhorabilidade do bem público

DESPESA PÚBLICA EM RAZÃO DE DECISÃO JUDICIAL. INDISPONIBILIDADE DO BEM PÚBLICO impenhorabilidade do bem público DESPESA PÚBLICA EM RAZÃO DE DECISÃO JUDICIAL INDISPONIBILIDADE DO BEM PÚBLICO impenhorabilidade do bem público + princípio da legalidade na despesa pública art 167 I e II da CRFB ADEQUAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Súmulas e OJ s Material Complementar Atualização Prof. Rogério Renzetti Súmulas e OJ s ATUALIZAÇÃO Súmula nº 124 do TST I o divisor aplicável para o cálculo das

Leia mais

PROCESSO DE EXECUÇÃO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. Prof. Luis Fernando

PROCESSO DE EXECUÇÃO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. Prof. Luis Fernando PROCESSO DE EXECUÇÃO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA Prof. Luis Fernando CPC, 475-L Art. 475-I. O cumprimento da sentença far-se-á conforme os arts. 461 e 461-A desta Lei ou, tratando-se de obrigação por quantia

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO CAPÍTULO I HISTÓRICO, FONTES E INTEGRAÇÃO... 13

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO CAPÍTULO I HISTÓRICO, FONTES E INTEGRAÇÃO... 13 Súmario 5 Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO... 11 CAPÍTULO I HISTÓRICO, FONTES E INTEGRAÇÃO... 13 QUESTÕES... 13 1. Histórico, Fontes e Integração... 13 2. Princípios... 19 DICAS... 29 1. Fontes

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Prazos Capítulo 2 Incompetência: principais mudanças

Sumário Capítulo 1 Prazos Capítulo 2 Incompetência: principais mudanças Sumário Capítulo 1 Prazos 1.1. Forma de contagem: somente em dias úteis 1.2. Prática do ato processual antes da publicação 1.3. Uniformização dos prazos para recursos 1.4. Prazos para os pronunciamentos

Leia mais

ERRATA 5. DO CUMPRIMENTO DA SENTENÇA

ERRATA 5. DO CUMPRIMENTO DA SENTENÇA EDITORA JUSPODIVM ERRATA Doutrina» Volume Único Escrevente Técnico Judiciário TJSP (todas as disciplinas) 1ª edição Autores: Flávia Cristina, Lucas Pavione e Júlio Cesar Franceschet Na parte de Direito

Leia mais

SENTENÇA. Relatório dispensado (art. 38 da Lei 9.099/95).

SENTENÇA. Relatório dispensado (art. 38 da Lei 9.099/95). PROCESSO Nº 0084113-13.2014.4.01.3400 AUTOR: ITAMAR DE OLIVEIRA RÉU: UNIAO FEDERAL (FAZENDA NACIONAL) SENTENÇA TIPO: SENTENÇA Relatório dispensado (art. 38 da Lei 9.099/95). Cuida-se de ação cognitiva

Leia mais

ADIs dos Precatórios 4357/4425 Capítulo de Hoje: Correção Monetária dos Precatórios Data Máxima Venia.

ADIs dos Precatórios 4357/4425 Capítulo de Hoje: Correção Monetária dos Precatórios Data Máxima Venia. ADIs dos Precatórios 4357/4425 Capítulo de Hoje: Correção Monetária dos Precatórios Data Máxima Venia. 27/03/2015 Por Favor! Trata-se de uma QUESTÃO DE ORDEM. Vou abordar este tema que tanto me assombra,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Prof ª. Eliane Conde recursais Os ditos princípios recursais são relevantes quanto à aplicação das regras da Consolidação das Leis do Trabalho

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO E CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS DOS SEGURADOS... 15

SUMÁRIO CAPÍTULO I SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO E CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS DOS SEGURADOS... 15 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 13 CAPÍTULO I SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO E CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS DOS SEGURADOS... 15 1. Noções iniciais e definição do salário de contribuição... 15 2. Limites do salário de

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO RECURSOS PROCESSUAIS Caso... Determinada empresa ficou sabendo a respeito de algumas ações que buscam restituir o ICMS cobrado indevidamente nas contas de energia

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 12/06/2018). Cumprimento de sentença.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 12/06/2018). Cumprimento de sentença. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 12/06/2018). Cumprimento de sentença. Impugnação. Impugnação é o meio de defesa do executado para proteger seus interesses.

Leia mais

Recurso Especial e Recurso Extraordinário

Recurso Especial e Recurso Extraordinário Recurso Especial e Recurso Extraordinário RUBENS KINDLMANN Objetivo Têm por objetivo impedir que as decisões contrariem a Constituição Federal ou as leis federais, buscando a uniformidade de interpretação.

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 212-A DE 2016

SUBSTITUTIVO ADOTADO À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 212-A DE 2016 COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 212-A, DE 2016, DO SENADO FEDERAL, QUE ACRESCENTA ART. 101 AO ATO DAS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS TRANSITÓRIAS PARA

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres Recursos em Espécie: Espécies Prazos (em dias) Atos Recorríveis Embargos de Declaração 5 Qualquer decisão

Leia mais

AGRAVO DE INSTRUMENTO

AGRAVO DE INSTRUMENTO MÓDULO 32 AGRAVO DE INSTRUMENTO Artigos 1.015 a 1.020 do Código de Processo Civil CONCEITO O agravo de instrumento é interposto contra as decisões interlocutórias previstas no artigo 1.015 do Código de

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO E CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS DOS SEGURADOS... 15

SUMÁRIO CAPÍTULO I SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO E CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS DOS SEGURADOS... 15 SUMÁRIO CAPÍTULO I SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO E CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS DOS SEGURADOS... 15 1. Noções iniciais e definição do salário de contribuição... 15 2. Limites do salário de contribuição... 16

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Dos Recursos para o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DOS RECURSOS PARA

Leia mais

SUMÁRIO PARTE 1 PARTE 2 DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA...17 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO...23

SUMÁRIO PARTE 1 PARTE 2 DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA...17 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO...23 SUMÁRIO PARTE 1 DICAS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA BOA PROVA...17 PARTE 2 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO...23 2.1. Gratuidade de justiça...23 2.2. Honorários advocatícios...24 2.3. Homologação

Leia mais

Rua dos Aimorés, 2001 Salas 803/804 CEP: Bairro Lourdes Belo Horizonte MG Tel: (31)

Rua dos Aimorés, 2001 Salas 803/804 CEP: Bairro Lourdes Belo Horizonte MG Tel: (31) DISCIPLINA I INTRODUÇÃO AO REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL 1.1 Evolução histórica da Seguridade Social e da Previdência. Histórico da Proteção Social dos Servidores Públicos Brasileiros. 1.2 Conceito

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 87

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 87 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 21 1.2 Direito estrangeiro... 24 1.3 Denominação... 27 1.4 Conceito... 27 1.5 Abrangência... 27 1.6 Autonomia...

Leia mais

dos salários de contribuição, sem a incidência de limitadores, que deverão incidir apenas por ocasião do pagamento, em cada competência (tetos e

dos salários de contribuição, sem a incidência de limitadores, que deverão incidir apenas por ocasião do pagamento, em cada competência (tetos e DECISÃO: Vistos. Instituto Nacional do Seguro Social - INSS interpõe recurso extraordinário, com fundamento na alínea a do permissivo constitucional, contra acórdão da Sexta Turma do Tribunal Regional

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (10/10/2018). Ação Monitória.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (10/10/2018). Ação Monitória. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (10/10/2018). Ação Monitória. Conceito: a ação monitória possibilita ao credor que afirmar, com

Leia mais