O referido curso foi autorizado pelo Decreto n /87, nos termos do Parecer n 288/87-CEE/SC, com 80 vagas totais anuais.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O referido curso foi autorizado pelo Decreto n /87, nos termos do Parecer n 288/87-CEE/SC, com 80 vagas totais anuais."

Transcrição

1 FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO OESTE CATARINENSE Reconhecimento do curso de Artes Práticas. Arnaldo Niskier I - RELATÓRIO O Diretor Geral da Fundação Educacional do Oeste Catarinense, encaminha a este Conselho pedido de reconhecimento do curso de Artes Práticas,ministrado, em regime especial, pela Faculdade de Educação de Joaçaba, unidade do Centro Integrado' de Ensino Superior, instalado em Joaçaba/SC. O referido curso foi autorizado pelo Decreto n /87, nos termos do Parecer n 288/87-CEE/SC, com 80 vagas totais anuais. Pela Portaria n 178/90-SENESU/MEC, foi designada Comissão Verificadora. constituída pelas Professoras: Marlene Ramires François e Irene Lorenzoni da Universidade de Ijuí-RS e a TAE Vânia Marcia Mesquita Coutinho da DEMEC/SC, para verificar as condições de funcionamento do curso e apresentar relatório conclusivo. 1 - DADOS SOBRE A MANTENEDORA 1.1- Condições Jurídicas e Regularidade Fiscal e Parafiscal A Fundação Universitária do Oeste Catarinense-FUOC foi instituída pela Lei Municipal n 545, de 23/11/68. Posteriormente teve sua denominação modificada, pela Lei 765/74,para Fundação Educacional do Oeste Catarinense.

2 Entidade do direito Privado, sem fins Lucrativos, FUOC possui sede e foro em Joaçaba/SC, com seus Estatutos registrados no Cartório de Registro Civil e Títulos e Documentos sob n 501, ás fls. 300 do Livro A-4. A FUOC obteve no Conselho Nacional de Serviço Social - CNSS, conforme processo /82 em ; Decreto de Utilidade Pública Estadual através da Lei no 4535 de 15 de outubro de 1970; Decreto de Utilidade Pública Federal, através do Decreto n de ; Certificado de Entidade de Fins Filantrópicos em 06 de fevereiro de 1986 pelo CNSS. A Instituição comprova a regularidade Fiscal e Parafiscal. A Situação economico-financeira da instituição é boa como evidencia o orçamento de 1987/89, anexado ao processo Estabelecimentos de Ensino Superior Mantidos A Fundação Educacional do Oeste Catarinense mantém o Centro Integrado de Ensino Superior, com os seguintes estabelecimentos e Cursos: - Faculdade de Administração de Joaçaba. Administração - AG (Rec.) - 80 vagas - Faculdade de Ciências Jurídicas. Direito (Rec) - 50 vagas - Faculdade de Educação de Joaçaba. Estudos Sociais - 1 Graus; EMG;G;H (Rec) - 50 vagas. Pedagogia - MMP 2 ; AE;OE(Rec)M.Série Sociais(Aut) -60 vagas 2 - DADOS SOBRE ESCOLA/CURSO 2.1. Condições Materiais A FUOC, contando com o espaço para Circulação, possui ,80 m 2 de área construída, sendo iniciada a construção de 704,com 2 do 2 Módulo do 2 Bloco, que abrigará:

3 (1) Centro de Informações e Processamento de Dados; (2) Escritório Modelo de Ciências Contábeis; (3) Escritório para Prática Forense; (4) Sala de Professores; (5) Cinco Salas de Aula Sobre este item, a Comissão Verificadora informa que: " A FUOC dispõe de amplo espaço físico para o desenvolvimento das atividades de ensino-aprendizagem. Há na Fundação, para auxiliar o ensino,um centro de Mecanografia, um Laboratório de Ensino com Áudio-Visuais, um Centro de Processamento de Dados, um Escritório Modelo de Ciências Contábeis e o Escritório Jurídico para Prática Forense." As oficinas onde são realizadas as Práticas, estão e- quipadas com máquinas e instrumentos suficientes, em condições de uso, propiciando a realização de experiência significativas Biblioteca observou que: Com relação a biblioteca, a Comissão Verificadora " A Biblioteca da Fundação oferece condições de atendi_ mento em três turnos, aberta também à comunidade regional. Dispõe de recursos humanos especializados e em número suficiente para a demanda. Também faz parte da Biblioteca farto material audio-visual. 0 acervo bibliográfico da FUOC específico para o Curso de Artes Práticas, incluindo a área de Educação, é satisfatório, atendendo às necessidades dos alunos e professores. A consulta é facilitada pela informatização. Além da Biblioteca da FUOC, os núcleos para as práticas oferecem acervo bibliográfico específico, incrementando ainda mais as possibilidades para aquisição de conhecimentos nas áreas de Técnicas Agrícolas, Industriais, Comerciais e Educação Para o Lar."

4 2.3 - Estrutura e Funcionamento O Curso de Artes práticas foi autorizado a funcionar, em regime especial, pelo Decreto no , de 19/08/87, tendo em vista o Parecer n 288/87-CEE/SC, com 80 vagas anuais. Consta do Relatório da Comissão Verificadora;, " O Curso de Artes Práticas oferecido pela FUOC em Regime Especial tem como objetivo valorizar a preparação para o trabalho no Estado de Santa Catarina, através da habilitação dos profissionais capacitados para atuar no ensino de 1 Grau. Foi autorizado o seu funcionamento através do Parecer 88/87 do Conselho Estadual de Educação e pelo Decreto no 94785/87. Nos dois vestibulares realizados através da ACAFE - Associação Catarinense das Fundações Educacionais, foram oferecidas 80 (oitenta) vagas em cada entrada, sendo que o número de inscritos para as duas primeiras turmas ultrapassou a 400 (quatrocentos) candidatos. Constatou-se a procura significativa para este Curso, demonstrando a necessidade de suprir a área com profissionais qualificados. A duração do Curso é de horas e foi estruturado em dois núcleos, abrangendo o primeiro as questões teóricas e o segundo as questões práticas. O Curso obedece as normas legais de uma Licenciatura de Curta Duração, oferecida em Regime Especial em 06 (seis) fases, correspondente a 03 (três) anos. A estrutura do Curso agrupa em uma só Habilitação as 04 (quatro) Técnicas Básicas: Técnicas Industriais, Técnicas Comerciais, Educação Para o Lar e Técnicas Agropecuárias. Os conteúdos previstos para as disciplinas que compõem os 02 (dois) Núcleos encontram-se distribuídos de forma integrada. As atividades de Prática de Ensino Sob a Forma de Estágio Supervisionado, são realizadas em Escolas da Rede Estadual."

5 O currículo do Curso de Artes Práticas obedece às normas legais estabelecidas pelo Parecer n 74/70,aprovado em 30 de janeiro de 1970 do Conselho Federal de Educação,que fixa os mínimos dos conteúdos e duração do Curso de Artes Práticas. O Curso funciona em Regime Especial, por Módulos, e foi estruturado em 02 (dois) Núcleos. Núcleo I - Disciplinas de Formação Geral ou Teóricas 705 horas. Núcleo II- Disciplinas de Formação Profissionalizante Total 1095 horas horas. As disciplinas profissionalizantes são ministradas desenvolvidas no Centro Interescolar, em Joaçaba, que oferece salas-ambiente com todos os materiais e equipamentos necessários para desenvolver os conteúdos programáticos de Técnicos Comerciais, Técnicas Industriais e Técnicas de Educação Para o Lar. A e disciplina de Técnicas Agropecuárias é ministrada e desenvolvida no Colégio Agrícola, em Água Doce, município vizinho, que oferece excelentes condições físicas e materiais. Em visita aos locais onde foram desenvolvidas as disciplinas práticas do Curso verificamos as facilidades de alojamen_ to e alimentação, que propiciam bem como, a viabilização do mesmo. o desempenho do aluno no Curso, Mediante reunião com alunos da 1 e 2 turma do Curso e posterior leitura dos Relatórios de Estágio foi evidenciada a necessidade de antecipação de parte do Estágio Supervisionado que era concentrado na última fase com as 04 (quatro) Técnicas. A Instituição / sensível aos interesses e solicitações dos alunos da 1ª turma, se propôs a antecipar para a penúltima fase o estágio relativo as áreas de Técnicas Agropecuárias e Industriais, ficando para o final da 2a fase o Estágio de Técnicas Comerciais e Educação Para o Lar. Esta antecipação trará benefícios no desenvolvimento das experiências teóricas-práticas para as turmas subsequentes. Quanto ao corpo discente, a Comissão informa que,conforme perfil dos egressos do Curso de Artes Práticas que o mesmo atinge aos objetivos propostos. registrou-se

6 3 - Corno Docente O corpo docente que atua no curso e constituído por 16 professores, cuja qualificação acadêmico-profissional e a seguinte: 06 com Mestrado, 08 com Especialização e 2 com graduação. A maioria possui parecer de aprovação e experiência no magistério superior. 01. ANTÔNIO ADOLFO MARESCH Disc.: Práticas de Técnicas Comerciais Prática de Organização e Direção de Oficina Qual.: Bacharel em Ciências Econômicas pela Fundação de 02. ARISTIDES MADON Estudo Sociais do Paraná Especialização em Ciências Contábeis pela Fundação Educacional da Região de Blumenau Prof. de Estrutura e Análise de Balanços desde 1976 Pareceres: CFE 2.262/77-29/08/77 - EAB CFE 020/78-17/03/78 - ACU Disc: Fundamentos de Orientação Educativa e Vocacional Qual.: Graduado em: Filosofia e Orientação Educacional pela Universidade de Passo Fundo Filosofia Pedagogia - Orient. Educacional Especialista em Orientação Educacional pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Dom Bosco/RS Mestrado em Educação - Área de Métodos e Técnicas de Ensino - PUC/RS Prof. de Orientação Educacional e Vocacional em Pedagogia e Artes Práticas Parecer CFE 7.697/78-15/12/78 - Orientação Vocacional 03. ARLINDO GUIACOMELLI Disc.:Sociologia da Educação Qual.:Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Especialista em Ciências Sociais pela PUC/SP Prof. Sociologia da Educação na Pedagogia FUOC Parecer CFE 2.133/77-01/08/77

7 04. DAVID MANDRYK DISC.: Língua Portuguesa Qual.: Licenciado em Letras (Francês) PUC/PR - Curitiba/PR HELDER BARUFFI Mestre em Lingüística pela Universite de Besançoo. França Prof. de Língua Portuguesa nos cursos de Ciências Contábeis e Administração Parecer CFE 316/86-30/09/86 Língua Portug. Complementos Portug. Disc: Metodologia Científica Qual.: Graduado em Pedagogia e Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras Dom Bosco Mestre em Orientação Educacional pela Universidade do Rio de Janeiro Parecer 170/89-06/03/86 - Metod. Científica 06- JOSÉ MAURO LEIDMKUHL Disc: Filosofia da Educação Qual.: Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Educação pela Universidade de Passo Fundo/RS Especializado em Orientação Educacional pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de DOM BOSCO em Santa Rosa/RS - Cursando Mestrado em Filosofia da Educação Parecer CFE - 50/82-27/04/82 - Filosofia Geral e da Educação p/este curso 07. LUIZ DE LORENSI DINON Disc.: Psicologia da Educação Qual.: Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em MANOEL DO LAGO ALMEIDA Disc: Estudos de Problemas Brasileiros Qual.: Bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Itajaí Especializado em Direito Civil pela FUOC - Joaçaba p/este curso I

8 09. MILTON FRANCISQUINHO DA SILVA Disc: Educação Física- Qual.: Graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física de Assis - São Paulo CEE n 288/87 Parocer-CFE 7.697/78 P/ este curso. 10. SILVIA MARTINELLO Disc.: Prática de Educação para o Lar Qual.: Licenciada em Economia Doméstica pela Universidade de Passos Fundo/RS em Parecer-CEE n 288/87 p/este curso 11. THEREZINHA DE JESUS CUBAS Disc: Didática / Pratica de Ensino sob Forma de Estágio Supervisionado Qual.: Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da União da Vitória no Paraná Especializada em Supervisão Escolar pela Fundação Educacional do Oeste Catarinense de Joaçaba Pereceres CFE: 359/87-29/09/87 - MET.ENS.HISTORIA 376/87-06/10/87 - DID I, II, III - Pode ser aceita p/este curso 12. VELCCINO PACHECO FILHO Disc.: Noções de Economia Qual.: Graduado em Ciências Econômicas - Faculdade Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro /RJ Especialização em Ciências Econômicas da Fundação do Alto Uruguai Catarinense. - Parecer-CEE n 233/87 - Pode ser aceita p/este curso

9 13. Marlene Zenaide Friedrich Disc. Desenho Aplicado/Técnicas de Audio-Visuais em Educarão Qual. Lic. em Educação Artística - Unver. Passo Fundo-RS/1978 Espec. em Artes, Teorias e Métodos Possui experiência profissional e no magistério. p/este curso 14. Elfride Anrain Disc. Praticas e Técnicas Industriais Qual. Grad. em Engenharia Civil/UFSC Mestrado em Engenharia Civil - Hidráulica e Saneamento - Escola de Engenharia de São Carlos - USP/1983 possui experiência profissional 15. Ângelo Mendes Massignan Disc. Praticas e Técnicas Agropecuárias Qual. Graduado em Agronomia - UFSC/1984 Mostrado em Agronomia (Área: Agrometeorologia) USP Possui experiência profissional e no magistério 16.Vicente Paulo Sousa Disc. Estrutura e Funcionamento do Ensino de l Grau Qual. Grad. em Pedagogia- Eab. Administração Escolar - UNIPLAC-FUDC/ Pós-Graduação "Lato Sensu" - Superv. Escolar 360 h/a FEMDC-FUOC/ Possui experiência no magistério. p/este curso

10 II - VOTO DO RELATOR O Relator é de parecer favorável ao reconhecimento do curso de Artes Práticas, ministrado, em regime especial, pela Faculdade de Educação de Joaçaba, unidade do Centro Integrado de Ensino Superior, mantida pela Fundação Educacional do Oeste Catarinense -,FU0C,SC, com 80 (oitenta) vagas totais anuais. III - CONCLUSÃO DA CÂMARA A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator. Sala das Sessões, em 07 de maio de Presidente e Relator

11 IV - DECISÃO DE PLENÁRIO O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade a. Conclusão da Câmara. Sala Barreto Filho, em 09 de 05 de 1991.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIÃO NORTE DO PARANÁ DE ENSINO UF PR RECONHECIMENTO DO CURSO DE DANÇA, MINISTRADO PELAS FACULDADES INTEGRADAS NORTE DO PARANÁ,

Leia mais

CÂMARA OU COMISSÃO CESU

CÂMARA OU COMISSÃO CESU INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO DE ENSINO UNIFICADO DO MARANHÃO UF MA ASSUNTO Reconhecimento do Curso de Letras. < RELATOR: SR. CONS. LAYRTON BORGES DE MIRANDA PARECER Nº 794/93 I - RELATÓRIO CÂMARA OU

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ASSOCIAÇÃO BRASIL CENTRAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Plenificação do curso de Licenciatura de Letras Zilma A Associação Brasil Central de Educação e Cul-tura,

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL DE ARAGUARI

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL DE ARAGUARI FUNDAÇÃO EDUCACIONAL E CULTURAL DE ARAGUARI Reconhecimento do Curso de Estudos Sociais - Licenciatura curta e das habilitações Supervisão Escolar de 1 e 2 Graus e Orientação Educacional do Curso de Pedagogia.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ORGANIZAÇÃO PAULISTA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ASSUNTO; UF SP Autorização (Execução de Projeto) para o funcionamento do curso de

Leia mais

Fundação de Educação e Cultura Espírita "Paraná" - Santa Catarina

Fundação de Educação e Cultura Espírita Paraná - Santa Catarina Fundação de Educação e Cultura Espírita "Paraná" - Santa Catarina PR Reconhecimento das Licenciaturas Plenas em Geografia e História, ministradas pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Curitiba.

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO ESPÍRITO SANTO

SOCIEDADE EDUCACIONAL DO ESPÍRITO SANTO MINISTÉRIO DA EDUCACÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCACÃO INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE EDUCACIONAL DO ESPÍRITO SANTO UF ES ASSUNTO: Autorização (projeto) do curso de Turismo a ser ministrado pelo Centro

Leia mais

PARECER Nº 140/92 CÂMARA OU COMISSÃO APROVADO EM: 19/02/92 CESu PROCESSO N : /92-78

PARECER Nº 140/92 CÂMARA OU COMISSÃO APROVADO EM: 19/02/92 CESu PROCESSO N : /92-78 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO PINHEIRENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA UF SP ASSUNTO: Alteração do currículo pleno do curso de Pedagogia RELATOR. SR. CONS.

Leia mais

M I N I S T É R I O DA EDUCACÃO CONSELHO F E D E R A L DE INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO

M I N I S T É R I O DA EDUCACÃO CONSELHO F E D E R A L DE INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO M I N I S T É R I O DA EDUCACÃO CONSELHO F E D E R A L DE EDUCACÃO INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO UF SP ASSUNTO: Aprovação das Alterações Curriculares dos cursos de Direito, Pedagogia,

Leia mais

Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha.

Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA/MANTENEDORA Fundação de Ensino Eurípedes Soares da Rocha. UF SP ASSUNTO: Autorização para cursos de especialização (pós-graduação lato sensu)

Leia mais

ASSOCIAÇÃO SALGADO DE OLIVEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA. Pós-Graduação lato sensu para especialistas em educação(parecer CFE nº

ASSOCIAÇÃO SALGADO DE OLIVEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA. Pós-Graduação lato sensu para especialistas em educação(parecer CFE nº ASSOCIAÇÃO SALGADO DE OLIVEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA RJ 604/82). Pós-Graduação lato sensu para especialistas em educação(parecer CFE nº ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS I - RELATÓRIO A Diretora-Geral das

Leia mais

Reconhecimento da Licenciatura Plena em Química, habilitação do curso de Ciências. Virgínio Cândido Tosta de Souza

Reconhecimento da Licenciatura Plena em Química, habilitação do curso de Ciências. Virgínio Cândido Tosta de Souza Fundação Educacional de Patos de Minas Reconhecimento da Licenciatura Plena em Química, habilitação do curso de Ciências. Virgínio Cândido Tosta de Souza I - RELATÓRIO - 0 Presidente da Fundação Educacional

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 - FONE: CEP: FAX Nº

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 - FONE: CEP: FAX Nº CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 - FONE: 255.20.44 - CEP: 01045-903 FAX Nº 231-1518 1 PROCESSO CEE N : 943/94 INTERESSADA: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" -

Leia mais

Autorização (Execução do Projeto) para funcionamento do curso

Autorização (Execução do Projeto) para funcionamento do curso INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE JALES UF SP ASSUNTO: Autorização (Execução do Projeto) para funcionamento do curso de Ciências Contábeis, a ser ministrado pela Faculdade de Ciências Contábeis

Leia mais

A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de P r o c e s s a m e n t o de D a d o s

A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de P r o c e s s a m e n t o de D a d o s INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO EDUCACIONAL DE REALENGO UF RJ ASSUNTO: A u t o r i z a ç ã o ( P r o j e t o ) do C u r s o de P r o c e s s a m e n t o de D a d o s RELATOR: SR. CONS. Yugo O k i d a I-RELATÓRIO

Leia mais

FUNDAÇÃO ALTO URUGUAI PARA A PESQUISA E O ENSINO SUPERIOR. Reconhecimento da Licenciatura Plena em Geografia. Pe. Antônio Geraldo Amaral Rosa

FUNDAÇÃO ALTO URUGUAI PARA A PESQUISA E O ENSINO SUPERIOR. Reconhecimento da Licenciatura Plena em Geografia. Pe. Antônio Geraldo Amaral Rosa FUNDAÇÃO ALTO URUGUAI PARA A PESQUISA E O ENSINO SUPERIOR Reconhecimento da Licenciatura Plena em Geografia. Pe. Antônio Geraldo Amaral Rosa 1-RELATÓRIO 0 Presidente da Fundação Alto Uruguai para a Pesqui.

Leia mais

FACULDADES DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ABC

FACULDADES DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ABC INTERESSADO/MANTENEDORA FACULDADES DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ABC ASSUNTO Projeto de Curso de Especialização(Pós-Graduação "Lato Sensu") em gua Portuguesa, nos termos da Res. 12/83-CFE LÍn SP UF RELATOR:

Leia mais

Credenciamento do curso de Pós-Graduação em Enfermagem,em nível de Mestrado.

Credenciamento do curso de Pós-Graduação em Enfermagem,em nível de Mestrado. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UF PB ASSUNTO: Credenciamento do curso de Pós-Graduação em Enfermagem,em nível de Mestrado. RELATOR:

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnologica de Minas Gerais

Centro Federal de Educação Tecnologica de Minas Gerais INTERESSADO MANTENEDOR Centro Federal de Educação Tecnologica de Minas Gerais UF MG ASSUNTO Reconhecimento de Cursos Emergenciais para Graduação de Professores da Disciplinas da Parte de Formação Especial

Leia mais

Resolução 032/94 - CONSEPE

Resolução 032/94 - CONSEPE Resolução 032/94 - CONSEPE Altera grade curricular e define ementas de disciplinas do curso de Pedagogia oferecido pelo Centro de Ciências da Educação - FAED. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL OE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL OE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL OE EDUCAÇÃO NTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE RIOCLARENSE DE ENSINO UF SP ASSUNTO Autorização para a realização de pos-graduação lato sensu, nivel de especialização,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO GILDÃSIO AMADO UF ES ASSUNTO Autorização (Projeto) para funcionamento do curso de ^Administração, a ser ministrado

Leia mais

PROCESSO N 603/15 PROTOCOLO Nº PARECER CEE/CEMEP Nº 450/15 APROVADO EM 14/09/15

PROCESSO N 603/15 PROTOCOLO Nº PARECER CEE/CEMEP Nº 450/15 APROVADO EM 14/09/15 PROTOCOLO Nº 13.285.820-9 PARECER CEE/CEMEP Nº 450/15 APROVADO EM 14/09/15 CÂMARA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI ENSINO FUNDAMENTAL,

Leia mais

PROCESSO N 1791/13 PROTOCOLO Nº PARECER CEE/CEMEP Nº 59/14 APROVADO EM 13/03/14

PROCESSO N 1791/13 PROTOCOLO Nº PARECER CEE/CEMEP Nº 59/14 APROVADO EM 13/03/14 PROTOCOLO Nº 11.683.314-0 PARECER CEE/CEMEP Nº 59/14 APROVADO EM 13/03/14 CÂMARA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL UNIARTE MUNICÍPIO:

Leia mais

Processo n o /86-22

Processo n o /86-22 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA Associação Bauruense de Ensino Superior e Cultura ASSUNTO Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do Curso Superior

Leia mais

PROCESSO N 1030/12 PROTOCOLO N.º PARECER CEE/CEMEP N.º 145/12 APROVADO EM 08/11/12

PROCESSO N 1030/12 PROTOCOLO N.º PARECER CEE/CEMEP N.º 145/12 APROVADO EM 08/11/12 PROTOCOLO N.º 11.487.734-0 PARECER CEE/CEMEP N.º 145/12 APROVADO EM 08/11/12 CÂMARA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTERESSADO: CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CÂMARA ou COMISSÃO APROVADO EM: 27/6/94

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CÂMARA ou COMISSÃO APROVADO EM: 27/6/94 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ACADEMIA DE EDUCAÇÃO MONTENEGRO UF BA ASSUNTO: Reconhecimento do curso de Pedagogia, habilitações em: Magistério das Matérias

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ENCOSTA INFERIOR DO NORDESTE UF RS ASSUNTO Reconhecimento do curso de Pedagogia Habilitação em

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO ALTO TAQUARI DE ENSINO SUPERIOR UF RS Autorização(Execução de Projeto) para funcionamento do curso de Administração,com

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO SANTAMARENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA. Margarida Maria R. B. P.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÃO SANTAMARENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA. Margarida Maria R. B. P. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ORGANIZAÇÃO SANTAMARENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA UF SP ASSUNTO Alteração de turnos de funcionamento de Cursos, extinção

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO GERAL DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO GERAL DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO GERAL DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR Processo n 23001.000727/94-63 Mantenedora: Associação Itaquerense

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 018

ESTADO DE SANTA CATARINA CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 018 ESTADO DE SANTA CATARINA CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 018 Autorização para o funcionamento do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão Escolar, oferecido pela Faculdade Municipal de Palhoça,

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE GURUPI. Reconhecimento do curso de Direito, ministrado pela Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas de Gurupi.

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE GURUPI. Reconhecimento do curso de Direito, ministrado pela Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas de Gurupi. FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE GURUPI TO Reconhecimento do curso de Direito, ministrado pela Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas de Gurupi. Lauro Franco Leitão I - RELATÓRIO 0 Diretor da Faculdade de Filosofia

Leia mais

PROCESSO N 811/15 PROTOCOLO Nº PARECER CEE/CEMEP Nº 473/15 APROVADO EM 16/09/15

PROCESSO N 811/15 PROTOCOLO Nº PARECER CEE/CEMEP Nº 473/15 APROVADO EM 16/09/15 PROTOCOLO Nº 13.405.242-2 PARECER CEE/CEMEP Nº 473/15 APROVADO EM 16/09/15 CÂMARA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CETEP MUNICÍPIO:

Leia mais

PROCESSO N.º 421/08 PROTOCOLO N.º /07 PARECER N.º 487/08 APROVADO EM 06/08/08

PROCESSO N.º 421/08 PROTOCOLO N.º /07 PARECER N.º 487/08 APROVADO EM 06/08/08 PROTOCOLO N.º 9.502.999-0/07 PARECER N.º 487/08 APROVADO EM 06/08/08 CÂMARA DE ENSINO FUNDAMENTAL INTERESSADA: ESCOLA BRANCA DE NEVE - EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL MUNICÍPIO: SÃO SEBASTIÃO DA

Leia mais

M I N I S T É R I O DA EDUCAÇÃO C O N S E L H O F E D E R A L DE INTERESSADO/MANTENEDORA

M I N I S T É R I O DA EDUCAÇÃO C O N S E L H O F E D E R A L DE INTERESSADO/MANTENEDORA M I N I S T É R I O DA EDUCAÇÃO C O N S E L H O F E D E R A L DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UF CENTRO DE ENSINO DE NAVIRAI nº ASSUNTO: Reconhecimento da habilitação Supervisão Escolar de 1º e 2º

Leia mais

I RELATÓRIO: II ANÁLISE:

I RELATÓRIO: II ANÁLISE: INTERESSADA: AUTARQUIA MUNICIPAL DO ENSINO SUPERIOR DE GOIANA FACULDADE DE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE GOIANA ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO NORMAL SUPERIOR RELATOR: CONSELHEIRO ARNALDO CARLOS

Leia mais

Autorizaçaõ(Projeto) para o funcionamento do Curso de Licenciatura Plena em História.

Autorizaçaõ(Projeto) para o funcionamento do Curso de Licenciatura Plena em História. INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO MATOGROSSENSE DE ENSINO SUPERIOR UF MT ASSUNTO Autorizaçaõ(Projeto) para o funcionamento do Curso de Licenciatura Plena em História. RELATOR: SR. CONS. DE. ANTÔNIO Geraldo

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, n 53 FONE: CEP FAX

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, n 53 FONE: CEP FAX PRAÇA DA REPÚBLICA, n 53 FONE: 255-2044 CEP - 01045-903 FAX-231-1518 Processo CEE n : 292/96 Reautuado em 10/06/96 Interessado: Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista Assunto: Autorização

Leia mais

PROCESSO N 47/2008 PROTOCOLO N.º PARECER N.º 456/08 APROVADO EM 06/06/08

PROCESSO N 47/2008 PROTOCOLO N.º PARECER N.º 456/08 APROVADO EM 06/06/08 PROTOCOLO N.º 9.443.982-5 PARECER N.º 456/08 APROVADO EM 06/06/08 CÂMARA DE PLANEJAMENTO INTERESSADO: SENAI - NÚCLEO DE ASSESSORIA ÀS EMPRESAS DE PARANAVAÍ MUNICÍPIO: PARANAVAÍ ASSUNTO: Pedido de Renovação

Leia mais

Universidade Federal do Para. Reconhecimento do Curso de Engenharia Habilitação - Engenharia Elétrica

Universidade Federal do Para. Reconhecimento do Curso de Engenharia Habilitação - Engenharia Elétrica Universidade Federal do Para Reconhecimento do Curso de Engenharia Habilitação - Engenharia Elétrica Nilson Paulo 0 Reitor da Universidade Federal do Pará encaminha a este Conselho pedido de reconhecimento

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: União Dinâmica das Cataratas UDC S/C Ltda. UF: PR ASSUNTO: Credenciamento do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas,

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 - FONE: CEP: FAX N

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 - FONE: CEP: FAX N CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 - FONE: 255.20.44 - CEP: 01045-903 FAX N 231-1518 PROCESSO CEE N : 1472/77 (Reautuado em 25.02.93) INTERESSADA: Escola de Auxiliar de Enfermagem do

Leia mais

SOCIEDADE CARITATIVA E LITERÁRIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS- ZONA NORTE/RS. Aprovação de plano de curso e suspensão temporária de habilitação.

SOCIEDADE CARITATIVA E LITERÁRIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS- ZONA NORTE/RS. Aprovação de plano de curso e suspensão temporária de habilitação. SOCIEDADE CARITATIVA E LITERÁRIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS- ZONA NORTE/RS Aprovação de plano de curso e suspensão temporária de habilitação. Sr.Cons. ANNA BERNARDES DA SILVEIRA ROCHA 1 - RELATÓRIO A Sociedade

Leia mais

Afrânio dos Santos Coutinho

Afrânio dos Santos Coutinho FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SAO PAULO FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO Projeto para autorização - Curso de Arqueologia Afrânio dos Santos Coutinho O curso em epígrafe foi aprovado

Leia mais

PROCESSO N 885/14 PROTOCOLO Nº PARECER CEE/CEMEP Nº 769/14 APROVADO EM 03/11/2014

PROCESSO N 885/14 PROTOCOLO Nº PARECER CEE/CEMEP Nº 769/14 APROVADO EM 03/11/2014 PROTOCOLO Nº 11.882.465-2 PARECER CEE/CEMEP Nº 769/14 APROVADO EM 03/11/2014 CÂMARA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTERESSADO: CEEDUTEC - CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL SEMINÁRIO PAULOPOLITANO

INSTITUTO EDUCACIONAL SEMINÁRIO PAULOPOLITANO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UF INSTITUTO EDUCACIONAL SEMINÁRIO PAULOPOLITANO SP ASSUNTO: Autorização para funcionamento dos cursos de Ciências da Computação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E ULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E ULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E ULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIVERSIDADE DE ALFENAS UF MG ASSUNTO Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamen to de Dados, ministrado

Leia mais

Autorização (Projeto) dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a serem ministrados pela Faculdade de Educação Física do Clube Náutico Mogiano

Autorização (Projeto) dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a serem ministrados pela Faculdade de Educação Física do Clube Náutico Mogiano CLUBE NÁUTICO MOGIANO Autorização (Projeto) dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a serem ministrados pela Faculdade de Educação Física do Clube Náutico Mogiano JÜLIO G. C. MOREJÕN 0 Clube Náutico

Leia mais

Resolução 005/90 - CONSEPE

Resolução 005/90 - CONSEPE Resolução 005/90 - CONSEPE Aprova a estrutura e a organização curricular do curso de licenciatura plena em História, do Centro de Ciências da Educação. O Reitor da Universidade para o Desenvolvimento do

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UF CENTRO DE ENSINO DE NAVIRAÍ MS ASSUNTO Reconhecimento do Curso de Letras, ministrado pelas Faculdades Integradas

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 22/97 Autoriza a reestruturação do Curso de Especialização em Enfermagem Neonatal. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA, no uso da competência que lhe atribui o artigo 11, parágrafo

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 - FONE: CEP: FAX Nº

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 - FONE: CEP: FAX Nº CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 - FONE: 255.20.44 - CEP: 01045-903 FAX Nº 231-1518 PROCESSO CEE Nº: 574/92 - Reautuado em 26-08-94 INTERESSADA: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO ITUMBIARENSE DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO ITUMBIARENSE DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO ITUMBIARENSE DE ENSINO UF GO ASSUNTO Autorização (Projeto) para funcionamento do curso de Letras - habilitação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 25/10/2011, Seção 1, Pág. 22. Portaria n 1536, publicada no D.O.U. de 25/10/2011, Seção 1, Pág. 21. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO / MANTENEDORA SOCIEDADE EDUCACIONAL MAURO PASSOS ASSUNTO UF SE AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE TURISMO (FASE DO PROJETO),

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA OU COMISSÃO CESu

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA OU COMISSÃO CESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UF Associação Vilhenense de Educação e Cultura (AVEC) RO ASSUNTO Reconhecimento do curso de Pedagogia. RELATOR:

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPUBLICA, 53 - FONE CEP FAX Nº

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPUBLICA, 53 - FONE CEP FAX Nº CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPUBLICA, 53 - FONE 255-20-44 - CEP 01045-903 FAX Nº 231-1518 PROCESSO CEE Nº: 949/87 Vols. I e II (Reautuado em 11-11-94) INTERESSADO: Instituto Nacional de Previdência

Leia mais

Sobre as exigências interpostas pela Diligência n 27/95 da Comissão de Especialistas da área de Educação/Licenciaturas - Grupo I, consideramos que:

Sobre as exigências interpostas pela Diligência n 27/95 da Comissão de Especialistas da área de Educação/Licenciaturas - Grupo I, consideramos que: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROCESSO: 23125.000318/94-15 MANTENEDORA: Fundação Universidade Federal do Amapá ESTABELECIMENTO DE ENSINO: Universidade Federal do

Leia mais

RESOLUÇÃO CEE Nº 199/2012

RESOLUÇÃO CEE Nº 199/2012 RESOLUÇÃO CEE Nº 199/2012 Autorização para o funcionamento do Curso de Pós-Graduação lato sensu Alfabetização e Letramento, oferecido pela Faculdade Municipal de Palhoça, mantida pelo Município de Palhoça,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO SERGIPANA DE ADMINISTRAÇÃO. Reconhecimento do curso de Biblioteconomia

ASSOCIAÇÃO SERGIPANA DE ADMINISTRAÇÃO. Reconhecimento do curso de Biblioteconomia ASSOCIAÇÃO SERGIPANA DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento do curso de Biblioteconomia Requereu a Associação Sergipana de Administração man tenedora das Faculdades Integradas Tiradentes, o reconhecimento de

Leia mais

FUNDAÇÃO AMAZONENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA

FUNDAÇÃO AMAZONENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO AMAZONENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA ASSUNTO Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do Curso Superior de Direito, a ser ministrado pelo Centro Integrado de Ensino

Leia mais

Autorização de novo curso de graduação em Psicologia no DGE-20. Reexame do processo 2123/79. João Paulo do Valle Mendes

Autorização de novo curso de graduação em Psicologia no DGE-20. Reexame do processo 2123/79. João Paulo do Valle Mendes SOCIEDADE EDUCACIONAL FLUMINENSE RJ Autorização de novo curso de graduação em Psicologia no DGE-20. Reexame do processo 2123/79. João Paulo do Valle Mendes 0 parecer 326/80, ao examinar o processo 2123/

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS. Universidade da Região de Joinville

ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS. Universidade da Região de Joinville ANEXO I QUADRO DE CURSOS E VAGAS UNIVILLE Campus Joinville Universidade da Região de Joinville ADMINISTRAÇÃO Empresas (146) Noturno 74 Decreto Federal nº 76.148/75 ARQUITETURA E URBANISMO (147) Noturno

Leia mais

PROCESSO Nº 750/15 PROTOCOLO Nº PARECER CEE/CEMEP Nº 531/15 APROVADO EM 21/10/15

PROCESSO Nº 750/15 PROTOCOLO Nº PARECER CEE/CEMEP Nº 531/15 APROVADO EM 21/10/15 PROTOCOLO Nº 13.650.733-8 PARECER CEE/CEMEP Nº 531/15 APROVADO EM 21/10/15 CÂMARA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO HENRIQUE DENCK

Leia mais

ANEXO I. Habilitação e Escolaridade exigidas para atuação em escolas da Rede Municipal de Ensino de Mariana. Habilitação e Escolaridade

ANEXO I. Habilitação e Escolaridade exigidas para atuação em escolas da Rede Municipal de Ensino de Mariana. Habilitação e Escolaridade PREFEITURA MUNICIPAL DE MARIANA Secretaria Municipal de Educação Rua Bom Jesus, 18A Centro marianaeducamg@tlook.com ANEXO I exigidas para atuação em escolas da Rede Municipal de Ensino de Mariana. 1. Cargo:

Leia mais

RECONHECIMENTO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, MINISTRADO PELAS FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS - SP.

RECONHECIMENTO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, MINISTRADO PELAS FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS - SP. FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MIGUEL MOFARREJ - SP. RECONHECIMENTO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, MINISTRADO PELAS FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS - SP. O Diretor da Fundação Educacional Miguel Mofarrej - SP,

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROCESSO CEE nº 191/84 - Reautuado em 19/3/90 INTERESSADO: SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ASSUNTO: Autorização para funcionamento de Unidade Operativa da Rede

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO MANTENEDORA SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - SENAI UF SP ASSUNTO CRIAÇÃO DA HABILITAÇÃO PROFISSIONAL PLENA DE TÉCNICO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO / MANTENEDORA FEBASP SOCIEDADE ASSUNTO CIVIL SP UF Autorização (Projeto) para funcionamento do curso de Comunicação Social - habilitação

Leia mais

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário. CUMPRA-SE. Cuiabá, 11 de agosto de 2004.

Art. 2º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário. CUMPRA-SE. Cuiabá, 11 de agosto de 2004. RESOLUÇÃO N. 265/2004-CEE/MT. Fixa roteiro a ser observado na verificação in loco com vistas ao credenciamento, recredenciamento de instituições de Ensino Superior, à autorização e ao reconhecimento de

Leia mais

Reconhecimento da Licenciatura do Curso de Enfermagem

Reconhecimento da Licenciatura do Curso de Enfermagem UNIVERSIDADE ESTADUAL CO CEARA Reconhecimento da Licenciatura do Curso de Enfermagem O Magnífico Reitor da Universidade Estadual do Ceará - UCe solicita, no processo 23001.000363/88-09, o reconhecimento

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE:

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: PROCESSOS CEE 91/2017 INTERESSADO ASSUNTO RELATORA CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE:20754500 Colégio Integral Inaci Autorização de funcionamento do Curso

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE:

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: PROCESSO CEE 251/2016 INTERESSADO ASSUNTO RELATOR CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE: 2075-4500 Colégio Integral INACI Solicita autorização de funcionamento

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: FAX: Nº

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: FAX: Nº CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE: 3255-2044- FAX: Nº 3231-1518 PROCESSO CEE 541/2005 Reautuado em 22/04/14 INTERESSADA ASSUNTO RELATOR Faculdade de Filosofia,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO / MANTENEDORA FEBASP SOCIEDADE CIVIL ASSUNTO SP UF Autorização (Projeto) para funcionamento do curso de Administração ministrado

Leia mais

FUNDAÇÃO SÃO MIGUEL ARCANJO

FUNDAÇÃO SÃO MIGUEL ARCANJO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO /MANTENEDORA UF ASSUNTO: FUNDAÇÃO SÃO MIGUEL ARCANJO Autorização para funcionamento do Curso de Filosofía (fase de Projeto) GO RELATOR: SR.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Código eletrônico: 157 Interessado: Campus de Cametá Assunto: Aprovação

Leia mais

RESOLUÇÃO CA N o 439 DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005.

RESOLUÇÃO CA N o 439 DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005. RESOLUÇÃO CA N o 439 19 ZEMBRO 2005. Aprova a abertura de vagas em testes seletivos para a contratação de professores colaboradores, na UEPG. O CONSELHO ADMINISTRAÇÃO, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

INDICAÇÃO CEE Nº 53/ CES - Aprovada em CONSELHO PLENO

INDICAÇÃO CEE Nº 53/ CES - Aprovada em CONSELHO PLENO INDICAÇÃO CEE Nº 53/2005 - CES - Aprovada em 14-12-2005 CONSELHO PLENO 1. RELATÓRIO Buscando orientar o Sistema Estadual de Ensino a respeito da qualificação necessária aos docentes para ministrarem aulas

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Portarias/MEC nºs 555/556, publicadas no Diário Oficial da União de 21/2/2006

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Portarias/MEC nºs 555/556, publicadas no Diário Oficial da União de 21/2/2006 PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Portarias/MEC nºs 555/556, publicadas no Diário Oficial da União de 21/2/2006 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: União Norte do Paraná de Ensino

Leia mais

ERRATA 01 EDITAL 005/2018 CARGO ÁREA DE ATUAÇÃO MODALIDADE/DISCIPLINA VAGAS. Núcleo Comum. Língua Portuguesa Matemática. Ciências História Geografia

ERRATA 01 EDITAL 005/2018 CARGO ÁREA DE ATUAÇÃO MODALIDADE/DISCIPLINA VAGAS. Núcleo Comum. Língua Portuguesa Matemática. Ciências História Geografia PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSORES CADASTRO DE RESERVA PARA AS UNIDADES DE ENSINO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE IBITIRAMA/ES Nº 005/2018 ONDE-SE LÊ ERRATA

Leia mais

Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis, ministrado pela Faculdade de Ciências Humanas-ESUDA-Recife/PE.

Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis, ministrado pela Faculdade de Ciências Humanas-ESUDA-Recife/PE. ASSOCIAÇÃO RECIFENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis, ministrado pela Faculdade de Ciências Humanas-ESUDA-Recife/PE. 0 Presidente da Associação Recifense de Educação

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: FAX: Nº

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: FAX: Nº CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE: 3255-2044- FAX: Nº 3231-1518 PROCESSO CEE 213/2010 Reautuado em 14/08/14 INTERESSADA ASSUNTO RELATORA Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 65/2014 CONSUNIV Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia -

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 65/2014 CONSUNIV Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 65/2014 CONSUNIV Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia - Licenciatura, oferecido pela UEA por meio da Escola Normal Superior

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO \ INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO ITUMBIARENSE DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO \ INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO ITUMBIARENSE DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO \ INTERESSADO/MANTENEDORA CENTRO ITUMBIARENSE DE ENSINO UF GO ASSUNTO Autorização (Projeto) para funcionamento do curso de Pedagogia - habilitação

Leia mais

QUÍMICA CENTRO DE LICENCIATURAS

QUÍMICA CENTRO DE LICENCIATURAS QUÍMICA CENTRO DE LICENCIATURAS CENTRO DE LICENCIATURAS O Centro de Licenciaturas da Universidade Positivo engloba seis áreas do conhecimento. Os alunos dos cursos de Licenciatura da Universidade Positivo

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Page 1 of 5 Ministério da Educação Nº 1087 - Terça feira, 6 de janeiro de 2009 Gabinete do Ministro - Portaria nº 1, de 5 de janeiro de 2009 Aprova, em extrato, o instrumento de avaliação para reconhecimento

Leia mais

PROCESSO N 796/05 PROTOCOLO Nº PARECER Nº 786/05 APROVADO EM 09/12/05

PROCESSO N 796/05 PROTOCOLO Nº PARECER Nº 786/05 APROVADO EM 09/12/05 PROTOCOLO Nº 5.673.319-1 PARECER Nº 786/05 APROVADO EM 09/12/05 CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INTERESSADA: FACULDADE INTERMUNICIPAL DO NOROESTE DO PARANÁ - FACINOR MUNICÍPIO: LOANDA ASSUNTO: Pedido de autorização

Leia mais

USP - FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS

USP - FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS USP - FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS Renovação de credenciamento do curso de pós-graduação em Filosofia, em nivel de mestrado e doutorado, O Reitor da Universidade de São Conselho renovação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, Publicado no Diário Oficial da União de 21/05/2007 (*) Portaria/MEC nº 474, publicada no Diário Oficial da União de 21/05/2007 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

Mudança de denominação e aprovação de Regimento Unifi cado e Alteração Curricular. Paulo Alcântara Gomes

Mudança de denominação e aprovação de Regimento Unifi cado e Alteração Curricular. Paulo Alcântara Gomes INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL PLÍNIO LEITE ASSUNTO UF RJ Mudança de denominação e aprovação de Regimento Unifi cado e Alteração Curricular RELATOR: SR. CONS PARECER N 859-9 I - RELATÓRIO

Leia mais

APROVADO EM: 22/02/94

APROVADO EM: 22/02/94 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIÃO DA ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL SUL-MATO-GROSSENSE UF MS ASSUNTO: Autorização (Projeto) do curso de Ciências Econômicas, a ser

Leia mais

Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Ciências Contábeis, a ser oferecido pela Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz -ES.

Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Ciências Contábeis, a ser oferecido pela Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz -ES. INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO SÃO JOÃO BATISTA UF ES ASSUNTO: Autorização (Projeto) para funcionamento do Curso de Ciências Contábeis, a ser oferecido pela Faculdade de Ciências Humanas de Aracruz -ES.

Leia mais

RESOLUÇÃO CEE Nº 198/2012

RESOLUÇÃO CEE Nº 198/2012 RESOLUÇÃO CEE Nº 198/2012 Autorização para o funcionamento do Curso de Pós-Graduação lato sensu - Psicopedagogia, oferecido pela Faculdade Municipal de Palhoça, mantida pelo Município de Palhoça, com sede

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE GUARAPIRA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA ASSUNTO UF PEDIDO DE RECONHECIMENTO

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: FAX: Nº

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: FONE: FAX: Nº PROCESSO CEE 189/2014 INTERESSADOS ASSUNTO RELATOR CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PRAÇA DA REPÚBLICA, 53 CENTRO/SP - CEP: 01045-903 FONE: 3255-2044- FAX: Nº 3231-1518 Centro Estadual de Educação Tecnológica

Leia mais

TÍTULO I DAS ENTIDADES

TÍTULO I DAS ENTIDADES RESOLUÇÃO Nº 421 DE 29 DE SETEMBRO DE 2004 (Revogada pela Resolução nº 436/05) 1121 Ementa: Dispõe sobre a regulação de cursos de pós-graduação lato sensu de caráter profissional. O CONSELHO FEDERAL DE

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI Diretrizes para Elaboração

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI Diretrizes para Elaboração MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Sistema de Acompanhamento de Processos das Instituições de Ensino Superior SAPIEnS/MEC Plano de

Leia mais