O Homem que Sabia Javanês

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Homem que Sabia Javanês"

Transcrição

1 O Homem que Sabia Javanês O conto O homem que sabia javanês usa equilibradamente uma certa dose de humor, para fazer uma crítica profunda e bem elaborada, que, embora reflita a realidade da época em que foi escrito - ano de pode, cem anos mais tarde, ser encarado como um alerta permanente contra toda a falta de escrúpulos que ainda hoje assola a nossa sociedade. A estória começa com dois amigos à mesa de uma confeitaria - nada mais brasileiro que pedir uma cerveja e dar asas a uma boa conversa - e é assim que Castelo, o personagem principal, começa a contar a seu amigo Castro, como tem conseguido viver bem e tranquilo, de um lugar a outro, aplicando golpes e usando de artifícios dos mais pitorescos, para ludibriar pessoas das mais simples às mais influentes, logrando sempre bom êxito, e tirando sempre vantagem de qualquer tipo de situação. Percebe-se que o autor deseja através de seus personagens, dividir a sociedade em três tipos de pessoas: 1. aquelas que tem o dom de mentir, enganar, roubar, vilipendiar, aproveitar-se dos outros e ainda assim não sentirem o mínimo tipo de constrangimento, remorso ou arrependimento em relação a isso, muito pelo contrário, sentem-se verdadeiramente vitoriosas em relação às suas conquistas; 2. em segundo plano estariam aquelas pessoas que, apesar de não terem coragem, ou pior, apesar de não terem o dom de agir desta mesma maneira, ainda assim admiram e louvam a quem quer que seja capaz de vencer na vida usando de toda espécie de ardis por mais escusos que sejam; são aqueles que inclusive, sentem orgulho de serem seus amigos para talvez poder desfrutar de seu prestígio e influencia de alguma forma, são aqueles para quem um sujeito que leva a vida como o Castelo é um verdadeiro herói; 3. e no terceiro grupo, estão as pessoas que são ludibriadas. O autor faz questão de deixar nas entrelinhas, que existem vários tipos de pessoas que são enganadas, seja por excesso de ingenuidade, ou por ignorância, por excesso de boa-fé nos outros, ou porque isto lhes é conveniente; o autor deixa implícito um questionamento sobre se as pessoas estão sendo realmente enganadas ou se simplesmente estão se deixando enganar, o que seria bem mais contundente; e por fim, o texto faz questão de deixar bem claro que o maior numero de pessoas situa-se exatamente nesta terceira condição. A partir deste ponto de vista, passemos a analisar um pouco mais de perto estas afirmações.

2 O 1º. Grupo de Pessoas OS CASTELOS Já no segundo parágrafo, Lima Barreto faz questão de traçar o perfil do primeiro tipo, que, a seu ver, é capaz de tudo para alcançar o sucesso sem muito esforço; não é uma pessoa iletrada, inculta - é um bacharel (não cita em qual área - talvez propositadamente, levando a supor que há farsantes em todas as áreas do saber ), ainda assim completa a informação nos dando a entender que tal pessoa é capaz de esconder sua real condição e fazer-se passar por outra, se isso convém a seus interesses. - Houve mesmo, uma dada ocasião, quando estive em Manaus, em que fui obrigado a esconder a minha qualidade de bacharel, para mais confiança obter dos clientes, que afluíam ao meu escritório de feiticeiro e adivinho. Contava eu isso. (pag 1). Ao longo do texto, o autor faz questão de deixar pistas que nos confirmam esta primeira informação, como por exemplo, a iniciativa de Castelo em ir à Biblioteca Nacional consultar uma enciclopédia a fim de obter informações para corroborar o seu plano de passar-se por professor de um idioma que sequer conhecia. Insensivelmente dirigi-me à Biblioteca Nacional. Não sabia bem que livro iria pedir; mas, entrei, entreguei o chapéu ao porteiro, recebi a senha e subi. Na escada, acudiu-me pedir a Grande Encicyclopedié letra J, a fim de consultar o artigo relativo a Java e a língua javanesa. Dito e feito. (pág 8). Ou mais à frente, quando já em conversação com o Barão de Jacuecanga, Castelo revela que, somente consegue compreender algo dos escritos antigos a ele apresentados, pelo fato do prefácio ser escrito em inglês, o qual ele compreende e assim apresenta ao ingênuo ancião, uma breve interpretação do propósito do livro. Veio o livro. Era um velho calhamaço, um in-quarto antigo, encadernado em couro, impresso em grandes letras, em um papel amarelado e grosso. Faltava a folha do rosto e por isso não se podia ler a data da impressão. Tinha ainda umas páginas de prefácio, escritas em inglês, onde li que se tratava das histórias do príncipe Kulanga, escritor javanês de muito mérito. Logo informei disso o velho barão que, não percebendo que eu tinha chegado aí pelo inglês, ficou tendo em alta consideração o meu saber malaio. (pág 10). Além disso, em todos os momentos da narrativa, as falas do personagem Castelo - o trapaceiro - são muito bem elaboradas, com palavras cultas e seu procedimento discreto e educado em meio à sociedade em geral, denota a ídéia do autor de que ele é uma pessoa inteligente que sabe muito bem o que está fazendo, sendo graças a essas qualidades, muito bem aceito. Ele é um homem agradável, de boas maneiras, que tanto consegue sair-se bem no convívio em casa do Barão, como perante ministros, sábios e até chefes de estado.

3 O 2º. Grupo de pessoas OS CASTROS O segundo tipo de pessoas ilustrado no texto de Lima Barreto, vem representado no amigo Castro, o amigo de copo de cerveja, ou seja, aquele amigo que, apesar de não ter acesso à toda a vida social e ao prestígio de que o outro desfruta, ainda assim é um bom companheiro para as horas de lazer, pessoa íntima em quem se pode confiar ao ponto de revelar as mais sórdidas empreitadas, na certeza de não perder jamais a sua cota de admiração, muito antes ao contrário, são pessoas perante as quais os Castelos da vida serão sempre muito bem-vindos ao ponto de elevarem-se quase à categoria de um ídolo. Entrando a terceira linha do texto, o autor já nos apresenta a índole deste tipo de personagem, quando na pessoa do próprio Castelo, fala do amigo: O meu amigo ouvia-me calado, embevecido, gostando daquele meu Gil Blas vivido, até que, em uma pausa da conversa, ao esgotarmos os copos, observou a esmo: Tens levado uma vida bem engraçada, Castelo! A descrição da reação de Castro frente aos relatos de Castelo, demonstra que ele está claramente maravilhado com tudo que ouve, ao ponto de estar calado, para poder mais atentamente acompanhar a narrativa. No momento de pausa, a opinião do sujeito que acaba de esgotar mais um copo de cerveja, insinuando com que grande prazer este desfruta da conversa, vem a ser uma verdadeira afronta, pois ele acha a vida de expedientes e negociatas que o amigo empreende, muito engraçada!. Neste ponto, Lima Barreto faz uma alusão ao personagem do folhetim francês do século XVIII, Gil Blas, como a dar uma ideia de qual tema pretende abordar, e também deixa no texto uma pista de qual possa ter sido sua fonte de inspiração ao escrever seu conto. É digno de nota que o romance francês contava a estória de Gil Blas, o qual tendo nascido na miséria e tendo passado por sucessivas situações ora valendo-se do acaso, ora da própria esperteza, acaba por terminar seus dias senhor de um castelo, amigo do rei e secretário do primeiro ministro. E é só isso. O Castro segue como mero plano de fundo que exalta ainda mais a falta de caráter de ambos, quando afirma que o Brasil é imbecil e burocrático. Com poucas porém decisivas linhas, percebe-se a capacidade que o autor tem de expressar exatamente o perfil do Castro, que, absurdamente assim como acontece na vida real, ouve e acompanha passivo o relato de todas as falcatruas cometidas, sempre ao longo do texto, mais preocupado com o bem estar do Castelo em meio às situações comprometedoras em que ele se envolve, do que com o fato de dezenas de pessoas estarem sendo iludidas, lesadas, roubadas e pior que isso, o fato de seu amigo chegar a ser um representante da nação em um cargo de alta importância mesmo sendo desonesto. O Castro parece não se dar conta de nada disso, a única coisa que lhe parece realmente empolgante é o fato do amigo conseguir sempre se dar bem no final, não importa a qual custo.

4 3º. Grupo de pessoas : Os Barões de Jacuecanga e outros afins O texto de Lima Barreto é tão rico no desdobramento destes pontos, que não me parece exagero dizer que facilmente seria possível escrever um livro sobre o tema abordado por ele, atenho-me todavia aos fatos principais, os quais com certeza lançam luz sobre os prévios e demais comentários. Quando descreve o Barão de Jacuecanga, por exemplo, ele começa por descrever em pormenores como era a sua casa, a aparência de desleixo por toda a parte, a começar pelo jardim, o aspecto exterior da casa há muito sem pintura, as telhas faltando, os quadros empoeirados, e em meio a tudo aquilo, um vaso de louça delicado, que salta aos olhos do observador, deixando escapar os traços de personalidade do possuidor daqueles bens, em meio ao que parece um encontro informal. mas, daquelas velhas coisas, sobre as quais a poeira punha mais antiguidade e respeito, a que gostei mais de ver foi um belo jarrão de porcelana da China ou da Índia, como se diz. Aquela pureza da louça, a sua fragilidade, a ingenuidade do desenho e aquele seu fosco brilho de luar, diziam-me a mim que aquele objeto tinha sido feito por mãos de criança, a sonhar, para encanto dos olhos fatigados dos velhos desiludidos... Nota-se que o autor estabelece uma ligação entre a descrição do lugar e a personalidade do Barão, quando no desenrolar da estória, este se mostra tão desleixado em relação aos estudos quanto o é em relação ao cuidado da própria casa, semelhantemente, o ponto que se destaca acerca do vaso de porcelana seria a pureza, a fragilidade, a ingenuidade do velho, que somado ao cansaço da vida o leva a aceitar como solução para um problema difícil, ainda que seja uma mentira, como forma de minimizar seu sofrimento. Além destes traços mais marcantes, a velhice, o desleixo e a ingenuidade, Lima Barreto acrescenta ao perfil do Barão de Jacuecanga ainda outros atributos que fazem dele a vítima perfeita: é mais supersticioso que racional, acredita em tudo que os outros dizem - o velho javanês, o avô e o pai disseram que o livro contém o destino da sua família mesmo sem compreenderem o tal livro - sendo essa mesma atitude que o leva a acreditar em tudo que o Castelo diz que está escrito no livro; é surdo, o que torna quase impossível ouvir alguém que o queira alertar que está sendo enganado, e por fim, o autor nota que ele seja pouco inteligente, pois aprende e desaprende, até que enfim, desiste dos estudos. Embora o Barão de Jacuecanga exemplifique uma grande parcela daqueles que são enganados por pessoas mal intencionadas, nem todo o universo dos ludibriados é composto de pessoas inocentes, ingênuas e de pouca instrução. O autor introduz como exemplo disto, o personagem seguinte: Mas com o que tu vais ficar assombrado, meu caro Castro, é com a admiração que o genro ficou tendo pelo professor de javanês. Que coisa Única! Ele não se cansava de repetir: É um assombro! Tão moço! Se eu soubesse isso, ah! onde estava! O marido de Dona Maria da Glória (assim se chamava a filha do barão), era desembargador, homem relacionado e poderoso; mas não se pejava em mostrar diante de todo o mundo a sua admiração pelo meu javanês. (pág.11).

5 A estória de Castelo sai então do convívio da casa do barão e alça vôo rumo à uma escalada social sem precedentes. Ainda nesse ponto o autor é perfeito quando descreve no rol dos iludidos, outra classe de pessoas, as que apesar da aparente erudição, deixam-se levar pelas amizades e pelo círculo social mais que pela realidade dos fatos, ou seja, confiam em qualquer pessoa que lhes tenha sido apresentada por um amigo ou conhecido do mesmo meio social em que está. É a tão conhecida e tão enraizada na cultura brasileira: síndrome do Q.I., ou seja, quem indicou. A partir daí o autor apenas acrescenta personagens e mais personagens à lista dos engodados pelo esperto Castelo, que passa pelo Visconde de Caruru, o Ministro das Relações Exteriores, um congresso de sábios linguistas na Europa, jornalistas e diplomatas, chefes de estado, e muitos outros em vários países pelo mundo afora, parece mesmo não haver limites nesta lista e seria impossível de serem citados todos... até mesmo o presidente da república! Este tipo de pensamento nos leva a refletir dois tipos de situações possíveis de terem sido propostas pelo próprio autor: será que essas pessoas que são enganadas tem plena consciência disso? - nesse caso se deixam ser enganadas a fim de também usufruir algum nível de proveito desta situação porque lhes é conveniente; ou, pura e simplesmente admite-se que as pessoas que são tidas por sábios e eruditos e ocupam os mais influentes, decisivos e importantes cargos públicos do nosso país dos quais dependem todo o destino da nação, não sejam assim tão inteligentes quanto aparentem ser? Receia-se que, de acordo com o texto, as duas opções possam estar certas. Conclusão: Com tristeza nos deparamos ao final do conto com um quadro nítido de admiração e acomodação por parte do amigo Castro, e com o vaticínio da continuidade da situação deplorável de mentiras e farsas, por parte do Castelo, que o autor tão magistralmente expõe com o uso da palavra vamos. É fantástico, observou Castro, agarrando o copo de cerveja. Olha: se não fosse estar contente, sabes que ia ser? Que? Bacteriologista eminente. Vamos? Vamos. A crítica ácida que Lima Barreto fez há mais de cem anos ainda hoje reflete um fator preponderante que infelizmente tornou-se um dos grandes símbolos do Brasil, tanto aqui como no exterior: a nódoa da corrupção generalizada. A total falta de escrúpulos que insiste em marcar a sociedade brasileira em todas as classes sociais e em todas as direções, nos leva a considerar o fato inegável de que existam atualmente, mais Castelos, mais Castros e mais Barões de Jacuecanga do que gostaríamos de admitir.

6 Lamentamos tão somente o fato de que em seu texto o autor não tenha nos deixado como referencial, um quarto personagem, que poderia bem representar os valores morais, éticos e civis que tanto esperamos ver aflorar e ganhar força no contexto nacional. Ou talvez, ainda, ouso imaginar que, propositalmente, o escritor tenha desejado que este quarto personagem estivesse implícito nas entrelinhas, a todo o tempo, sendo provocado dentro de cada um de nós através da leitura; para que cada um de nós também desejasse ser parte de um outro grupo de tipos de pessoas, que prezem e valorizem conceitos como: verdade, honestidade, dignidade, patriotismo e respeito.... Aluna: LETICIA RACHEL FERNANDES DA SILVA Curso: Letras Inglês 1º. Período c

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de

Leia mais

Guilherme Lima Bruno E Silveira (Graduando UNESP/Bauru)

Guilherme Lima Bruno E Silveira (Graduando UNESP/Bauru) MISCELÂNEA Revista de Pós-Graduação em Letras UNESP Campus de Assis ISSN: 1984-2899 www.assis.unesp.br/miscelanea Miscelânea, Assis, vol.4, jun./nov.2008 FICÇÃO TRÊS TESOUROS PERDIDOS: QUADRINHOS (Graduando

Leia mais

CURSO DE SUPERVISORES

CURSO DE SUPERVISORES 2016 CURSO DE SUPERVISORES [Com Ferramentas de Coaching] AULA 7 Bruno Monteiro AAULA 7 APRENDENDO A DESAFIAR A EQUIPE A CRESCERR Os bons líderes precisam viver o que eu chamo de melhoria contínua. Ou seja,

Leia mais

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Bem-vindos à 4ª semana da Quaresma. 2ª FEIRA 27 DE MARÇO TER JESUS POR AMIGO Esta é a nova imagem que se pode ver no pórtico do bar. Retrata o evangelho do próximo domingo que relata mais uma maravilha

Leia mais

SEGUE-ME! VIVE COMO CRISTÃO! 2ª FEIRA

SEGUE-ME! VIVE COMO CRISTÃO! 2ª FEIRA 2ª FEIRA 24 de Setembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos a começar mais uma nova semana! Certamente, uma semana com novos desafios. Um dos desafios que temos todos os dias é o da vivência da nossa fé. Este

Leia mais

MUITOS AGENDAMENTOS SUCESSO CERTO! Por Sandra Trajano

MUITOS AGENDAMENTOS SUCESSO CERTO! Por Sandra Trajano MUITOS AGENDAMENTOS SUCESSO CERTO! Por Sandra Trajano Equilibrio, objetivo, organização e determinação, são a chave do sucesso para tudo! EQUILIBRIO E OBJETIVO Equilíbrio para saber e entender que nem

Leia mais

Do Vácuo ao Encontro

Do Vácuo ao Encontro Do Vácuo ao Encontro INTRODUÇÃO Todos nós homens já passamos por situações constrangedoras de puxar conversa com uma bela mulher e não obtemos nada além de um Belo de um vácuo, eu mesmo já passei por isso.

Leia mais

SEU SUCESSO NA CARREIRA. em foco!

SEU SUCESSO NA CARREIRA. em foco! SEU SUCESSO NA CARREIRA em foco! Qual seu motivo para fazer inicios? Que benefícios eles te trazem a curto e a longo prazo? Não sou como você Sei que você não é como eu. Você irá se dar bem por

Leia mais

Você pode mudar sua vida.

Você pode mudar sua vida. 1 Você pode mudar sua vida Por Hoje é o seu dia de sorte e pode ser o primeiro dos seus novos e belos dias. Comece pensando assim. Pensamentos têm forças e fazem milagres! Basta você querer de coração,

Leia mais

Lilico, Coelho. Atrapalhado. Matias Miranda

Lilico, Coelho. Atrapalhado. Matias Miranda Matias Miranda Lilico, Um Coelho Atrapalhado Matias Miranda Dedico este livro a você que esta lendo. Jesus te ama e eu também! Lilico era um coelho muito atrapalhado que vivia com sua mãe, seu pai e seus

Leia mais

MINHAS PALAVRAS. 1 Ebook. EscreviNoMeuDiário

MINHAS PALAVRAS. 1 Ebook. EscreviNoMeuDiário MINHAS PALAVRAS 1 Ebook EscreviNoMeuDiário Esse Ebook é composto por vários temas que em várias palavras temos que Esse Ebook é composto por vários temas que em várias palavras temos que abrir a imaginação

Leia mais

29/11/2009. Entrevista do Presidente da República

29/11/2009. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na chegada ao hotel Villa Itália Cascais-Portugal, 29 de novembro de 2009 Jornalista: (incompreensível) Presidente:

Leia mais

RETIRO ESPIRITUAL N

RETIRO ESPIRITUAL N RETIRO ESPIRITUAL N 2-2018 1 Deixa a tua terra, a sua família e a casa do teu pai, e vai até a terra que eu te indicar. Farei de ti uma grande nação, abençoar-te-ei, engrandecerei o teu nome, serás uma

Leia mais

Olhando o Aluno Deficiente na EJA

Olhando o Aluno Deficiente na EJA Olhando o Aluno Deficiente na EJA ConhecendoJoice e Paula Lúcia Maria Santos Tinós ltinos@ffclrp.usp.br Apresentando Joice e Paula Prazer... Eu sou a Joice Eu sou a (...), tenho 18 anos, gosto bastante

Leia mais

Crisálida Vanessa Monique CRISÁLIDA. Crônicas e frases de uma metamorfose ambulante. Vanessa Monique

Crisálida Vanessa Monique CRISÁLIDA. Crônicas e frases de uma metamorfose ambulante. Vanessa Monique CRISÁLIDA Crônicas e frases de uma metamorfose ambulante Vanessa Monique 1 Dedicatória. À Deus Todo Poderoso que me presenteou com o dom de escrever à e todos que algum dia e de alguma forma me incentivaram

Leia mais

AQUI VIVE A ESPERANÇA!

AQUI VIVE A ESPERANÇA! AQUI VIVE A ESPERANÇA! ANTONIO CARLOS COSTA AQUI VIVE A ESPERANÇA! Re exões Abra-se para a vida, pois esta é a única forma de encontrar a felicidade. Mensagens de incentivo à vida Frases - Pensamentos

Leia mais

Educação Física em Revista 2015 vol. 9 nº 3

Educação Física em Revista 2015 vol. 9 nº 3 Educação Física em Revista 2015 vol. 9 nº 3 ENTREVISTA Entrevista com Prof. MsC. LEILA BARROS CARDOSO OLIVEIRA Gerente do Sistema de Bibliotecas da UCB, Bacharel em Biblioteconomia pela UnB, MBA em Gestão

Leia mais

Nossa, até o número é legal! Bonito o número! - Ah, que isso! - É sério! Tem gente que tudo é bonito! Rosto, corpo, papo...

Nossa, até o número é legal! Bonito o número! - Ah, que isso! - É sério! Tem gente que tudo é bonito! Rosto, corpo, papo... Seis ou sete? - Oi. Eu tava te reparando ali, você.. - É mesmo? - Pois é, você me lembra aquela atriz... Como que ela chama mesmo? - Todos me dizem isso. É a Bruna, não é? - Ela mesma! Você é a cara dela.

Leia mais

VÍDEO (terminar o vídeo ao minuto 4:23)

VÍDEO (terminar o vídeo ao minuto 4:23) 2ª FEIRA 22 de Outubro Hoje celebramos um santo de que os nossos pais se lembram: São João Paulo II. Já ouviste falar dele? Vamos ver um pequeno vídeo que nos conta de forma resumida a sua vida. VÍDEO

Leia mais

O MUNDO DE EMY E O MUNDO DOS OUTROS

O MUNDO DE EMY E O MUNDO DOS OUTROS 1 O MUNDO DE EMY E O MUNDO DOS OUTROS 2 O MUNDO DE EMY E O MUNDO DOS OUTROS 3 O MUNDO DE EMY E O MUNDO DOS OUTROS 4 GISELE ELLEN O MUNDO DE EMY E O MUNDO DOS OUTROS Segunda Edição/2017 São Paulo 5 O MUNDO

Leia mais

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis Miguel Cavalcanti AgroTalento Parabéns!! :-) Você não está aqui por acaso Desafio: não seja um aluno, seja um professor Sugestão Pegue um caderno

Leia mais

Abordagem fria. Por que fazer abordagem fria? Onde fazer abordagem fria?

Abordagem fria. Por que fazer abordagem fria? Onde fazer abordagem fria? ABORDAGEM O que significa? R: Abordagem é o termo utilizado para caracterizar um tipo de aproximação, seja entre pessoas ou coisas. Normalmente, a abordagem é o modo como determinada pessoa se aproxima

Leia mais

Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este

Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este Vivo num sonho que não é realidade Faz parte do meu viver Crescer sonhando esquecendo os planos Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este EU Hoje deixei pra lá me esqueci de tudo Vivo minha vida sobre

Leia mais

Coragem Possivelmente a qualidade mais importante rumo ao sucesso.

Coragem Possivelmente a qualidade mais importante rumo ao sucesso. Coragem! Coragem Possivelmente a qualidade mais importante rumo ao sucesso. Sem coragem para fazer o que precisa ser feito, tudo irá fracassar. Coragem para mudar, coragem para deixar para trás o que não

Leia mais

AS FORMAS DE ORGULHO INTELECTUAL QUE IMPEDEM ACEITAR O PROGRAMA 21/02/2018 1

AS FORMAS DE ORGULHO INTELECTUAL QUE IMPEDEM ACEITAR O PROGRAMA 21/02/2018 1 AS FORMAS DE ORGULHO INTELECTUAL QUE IMPEDEM ACEITAR O PROGRAMA 21/02/2018 1 ORGULHO 1 - Sentimento de prazer ou satisfação que uma pessoa sente em relação a algo que ela própria ou alguém a ela relacionado

Leia mais

Microssérie de Cleiton Cardoso. Escrita por. Cleiton Cardoso. Direção *** Direção Geral *** Núcleo *** Personagens deste capítulo

Microssérie de Cleiton Cardoso. Escrita por. Cleiton Cardoso. Direção *** Direção Geral *** Núcleo *** Personagens deste capítulo Microssérie de Cleiton Cardoso Escrita por Cleiton Cardoso Direção *** Direção Geral *** Núcleo *** Personagens deste capítulo Andreia Olga Emiliano Delegado Recepcionista Funcionário 1 funcionário 2 Policiais.

Leia mais

2 TU-AFETIVIDADE E SEXUALIDADE. Meus primeiros amores. Na construção do amor

2 TU-AFETIVIDADE E SEXUALIDADE. Meus primeiros amores. Na construção do amor E acima de tudo isto, o amor, que é vínculo da unidade perfeita. Col. 3,1 1 E acima de tudo isto, o amor, que é vínculo da unidade perfeita. Col 3,1 Te convidamos para ler estas histórias... Um homem de

Leia mais

Projeto Identidades. Experiência de vida. Jacqueline Alves

Projeto Identidades. Experiência de vida. Jacqueline Alves Projeto Identidades Experiência de vida Jacqueline Alves Dedico este livro para todos aqueles que fizeram parte de cada dia da minha vida me dando conselhos, ajudando para que pudesse chegar até aqui ao

Leia mais

INTERVENÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA SESSÃO DE REGRESSÃO DE MEMÓRIA

INTERVENÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA SESSÃO DE REGRESSÃO DE MEMÓRIA INTERVENÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE UMA SESSÃO DE REGRESSÃO DE MEMÓRIA IDENTIFICAÇÃO DO PERSONAGEM 1- Inicial: Cliente pode começar pelo personagem, pelo local, pela situação, pelo sentimento, pela sensação

Leia mais

A importância da família e dos amigos no desenvolvimento da pessoa surda

A importância da família e dos amigos no desenvolvimento da pessoa surda Instruções REDAÇÃO Você deve desenvolver um dos gêneros oferecidos nas propostas de construção textual. O tema é único para os três gêneros e deve ser desenvolvido segundo a proposta escolhida. O texto

Leia mais

Saiba Mais:

Saiba Mais: Saiba Mais: http://www.universodamagica.com/mentalismo/ Saiba Mais: http://www.universodamagica.com/mentalismo/ Saiba Mais: http://www.universodamagica.com/mentalismo/ Apresentação Como Se Apresentar?

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07:

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07: 1 Identificação FL07 Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista 7-10-2012 Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência Lisboa/Lisboa Grau de escolaridade mais elevado Licenciatura

Leia mais

De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História

De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História 1 ADÃo O primeiro homem E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. gênesis 2.15 Característica

Leia mais

IMPORTANTE: Este livro é recomendado para pessoas solteiras. Caso você seja louco comprometido e coloque em prática essas dicas, que seja com seu parc

IMPORTANTE: Este livro é recomendado para pessoas solteiras. Caso você seja louco comprometido e coloque em prática essas dicas, que seja com seu parc IMPORTANTE: Este livro é recomendado para pessoas solteiras. Caso você seja louco comprometido e coloque em prática essas dicas, que seja com seu parceiro(a). O Guia dos Solteiros não se responsabiliza

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 4º BIMESTRE AUTORIA SAMMY CARDOZO DIAS Rio de Janeiro 2013 TEXTO GERADOR I Debate na Folha de São Paulo (Adaptado) Outubro de 2001

Leia mais

Qual o legado que você quer deixar para o mundo?

Qual o legado que você quer deixar para o mundo? O livro PROIBIDO Qual o legado que você quer deixar para o mundo? Como você será lembrado pelos seus filhos? Está vivendo o seu sonho ou o sonho de outras pessoas? Está escrevendo a sua história de vida

Leia mais

A Conversa de Lucila. (No escuro ouve-se o bater de asas. A luz vai lentamente iluminando o quarto de Lucila, o anjo está pousado em uma mesa.

A Conversa de Lucila. (No escuro ouve-se o bater de asas. A luz vai lentamente iluminando o quarto de Lucila, o anjo está pousado em uma mesa. 1 A Conversa de Lucila De Cláudia Barral (No escuro ouve-se o bater de asas. A luz vai lentamente iluminando o quarto de Lucila, o anjo está pousado em uma mesa.) O anjo Lucila, quer montar nas minhas

Leia mais

10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!!

10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!! 10 DICAS PARA AUMENTAR SEU INÍCIOS!!! Internamente usamos a expressão entrevista de início. Não use esta expressão com as potenciais iniciadas, porque elas não sabem o que é isso!! Para suas potenciais

Leia mais

Rodovia do Sucesso X Rotatória. Culpa os outros

Rodovia do Sucesso X Rotatória. Culpa os outros .. Lidere sua Vida Rodovia do Sucesso X Rotatória Nível de energia Atitude Fazer o que tem que fazer na hora que tem que ser feito Seguir os 6 passos Processo Depressivo Falta de Energia Falta de Ação

Leia mais

Linguagem não é só comunicação / Sírio Possenti. Caro Professor:

Linguagem não é só comunicação / Sírio Possenti. Caro Professor: 1 Caro Professor: Essas atividades pós-exibição são a quinta e a sexta, de um conjunto de 7 propostas, que têm por base o primeiro episódio do programa de áudio Quem ri seus males espanta. As atividades

Leia mais

FORMAÇÃO GESTÃO DE EQUIPAS 1. INTRODUÇÃO

FORMAÇÃO GESTÃO DE EQUIPAS 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO A cada encontro com o outro surgem novas opiniões, novas ideias, diferentes projectos ou mesmo discussões, fricções, perdas de tempo e sentimentos feridos. Gerir diferenças entre as pessoas

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. 03. Atente para a sucessão seguinte e determine o valor de x : 2; 10; 12; 16; 17; 18; 19; x. a) 100 b) 200 c) 300 d) 400 e) 500

RACIOCÍNIO LÓGICO. 03. Atente para a sucessão seguinte e determine o valor de x : 2; 10; 12; 16; 17; 18; 19; x. a) 100 b) 200 c) 300 d) 400 e) 500 RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Qual o valor de x na sucessão: 1; 2; 6; 39; x? a) 1522 b) 1523 c) 1524 d) 1525 e) 1526 02. Considerando os onze primeiros elementos do conjunto dos números naturais foi escrita a

Leia mais

Ícones da Cultura POP

Ícones da Cultura POP Ícones da Cultura POP Creio que o que Jesus, Maomé, Buda e todos os outros disseram estava certo. As traduções é que estão erradas. John Lennon Eu vou morrer! Jesus, Alá, Buda Eu amo todos vocês! Homer

Leia mais

O chamado de Zaqueu. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente

O chamado de Zaqueu. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente O chamado de Zaqueu vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Jesus ia para Jerusalém, disse aos discípulos que teria que passar por Jericó, esta era uma cidade amaldiçoada, como também os publicanos,

Leia mais

StORMiE OMARtiAn ESCOLHA O AMOR GUIA DE ORAÇÃO E EstUDO traduzido por MARiA EMíLiA de OLivEiRA MIOLO_Escolha-amor.indd 3 2/2/16 10:47 AM

StORMiE OMARtiAn ESCOLHA O AMOR GUIA DE ORAÇÃO E EstUDO traduzido por MARiA EMíLiA de OLivEiRA MIOLO_Escolha-amor.indd 3 2/2/16 10:47 AM Stormie Omartian ESCOLHA O AMOR GUIA DE ORAÇÃO e estudo Traduzido por Maria Emília de Oliveira Sumário O que preciso fazer antes de começar? 7 Primeira escolha Escolha aceitar o amor de Deus por você 1

Leia mais

SCHERZO PARA O SR. MINISTRO DA CULTURA

SCHERZO PARA O SR. MINISTRO DA CULTURA SCHERZO PARA O DA CULTURA ou UMA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA de Luís Mestre 2010 SCHERZO PARA O DA CULTURA ou UMA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA estreou em Lisboa, no S. Luiz Teatro Municipal, a 16 de Novembro de

Leia mais

Raciocínio Lógico

Raciocínio Lógico Raciocínio Lógico 01. João reuniu-se com seus 12 irmãos na ceia de Natal. Das afirmações abaixo, referentes aos membros da mesma família reunidos, a única necessariamente verdadeira é: a) pelo menos uma

Leia mais

Coragem Possivelmente a qualidade mais importante rumo ao sucesso.

Coragem Possivelmente a qualidade mais importante rumo ao sucesso. Coragem! Coragem Possivelmente a qualidade mais importante rumo ao sucesso. Sem coragem para fazer o que precisa ser feito, tudo irá fracassar. Coragem para mudar, coragem para deixar para trás o que não

Leia mais

Mais do que um retrato

Mais do que um retrato Faculdade Cásper Líbero Mais do que um retrato Os detalhes nas personagens de Van Dick Luciana Fernandes dos Reis 2º JO D História da Arte Jorge Paulino São Paulo/ 2009 A Marquesa Lomellini e os Filhos

Leia mais

Você conhece a GRAÇA?

Você conhece a GRAÇA? Você conhece a GRAÇA? a) Muito feliz b) Feliz c) Triste d) Muito triste Ajustando o foco: 1) De um modo geral, você se considera uma pessoa: Ajustando o foco: 2) Avaliando suas necessidades, você acha

Leia mais

MÃE, QUANDO EU CRESCER...

MÃE, QUANDO EU CRESCER... MÃE, QUANDO EU CRESCER... Dedico este livro a todas as pessoas que admiram e valorizam a delicadeza das crianças! Me chamo Carol, mas prefiro que me chamem de Cacau, além de ser um apelido que acho carinhoso,

Leia mais

Altos da Serra - Capítulo Altos da Serra. Novela de Fernando de Oliveira. Escrita por Fernando de Oliveira. Personagens deste Capítulo

Altos da Serra - Capítulo Altos da Serra. Novela de Fernando de Oliveira. Escrita por Fernando de Oliveira. Personagens deste Capítulo Altos da Serra - Capítulo 03 1 Altos da Serra Novela de Fernando de Oliveira Escrita por Fernando de Oliveira Personagens deste Capítulo Altos da Serra - Capítulo 03 2 CENA 01. CAPELA / CASAMENTO. INTERIOR.

Leia mais

Desde a sua construção, há cinco anos. O lar funciona há 4 anos. 1. Sou Vice-Provedor. Conforme os projectos, a minha intervenção varia.

Desde a sua construção, há cinco anos. O lar funciona há 4 anos. 1. Sou Vice-Provedor. Conforme os projectos, a minha intervenção varia. Entrevista A19 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Desde a sua construção, há cinco anos. O lar funciona há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Sou Vice-Provedor. Conforme os projectos,

Leia mais

REDAÇÃO. Nota 10! Dicas rápidas para perder o medo de escrever. Aprenda a redigir com criatividade e qualidade

REDAÇÃO. Nota 10! Dicas rápidas para perder o medo de escrever. Aprenda a redigir com criatividade e qualidade REDAÇÃO Nota 10! Dicas rápidas para perder o medo de escrever. Aprenda a redigir com criatividade e qualidade A folha em branco é um campo aberto para suas ideias! Questões e mais questões objetivas, testes

Leia mais

Eu, como apóstolo que sou, porque Deus assim quis, por causa da grande. desgraça do referendo de Fevereiro de 2007 sobre o abono, como infelizmente

Eu, como apóstolo que sou, porque Deus assim quis, por causa da grande. desgraça do referendo de Fevereiro de 2007 sobre o abono, como infelizmente PREFÁCIO Eu, como apóstolo que sou, porque Deus assim quis, por causa da grande desgraça do referendo de Fevereiro de 2007 sobre o abono, como infelizmente muita gente não votou, porque não souberam o

Leia mais

Sejam Bem-Vindos! Mary Kay Ash

Sejam Bem-Vindos! Mary Kay Ash Sejam Bem-Vindos! Vislumbrei uma companhia na qual qualquer mulher poderia ter tanto sucesso quanto desejasse. As portas estariam abertas às oportunidades para as mulheres que estiverem dispostas a pagar

Leia mais

Roteiro de recuperação Professora: Cássio Data: / / 2º Trim. Aluno (a): Nº: Nota:

Roteiro de recuperação Professora: Cássio Data: / / 2º Trim. Aluno (a): Nº: Nota: Roteiro de recuperação Professora: Cássio Data: / / 2º Trim. Aluno (a): Nº: Nota: 9 º ano Ensino Médio Período: Matutino Valor: 10,0 Assuntos: Reler a crônica A cartomante de Machado de Assis e estudar

Leia mais

Romanos 8 é um dos mais belos capítulos da Bíblia. Se o capítulo 7 fala de tensão, frustração e derrota temporária, o capítulo 8 fala da vitória.

Romanos 8 é um dos mais belos capítulos da Bíblia. Se o capítulo 7 fala de tensão, frustração e derrota temporária, o capítulo 8 fala da vitória. Romanos 8 é um dos mais belos capítulos da Bíblia. Se o capítulo 7 fala de tensão, frustração e derrota temporária, o capítulo 8 fala da vitória. Um dos símbolos mais conhecidos para simbolizar a vitória

Leia mais

Uma Aflição Imperial.

Uma Aflição Imperial. Uma Aflição Imperial. Amanda Silva C. Prefácio Uma aflição Imperial conta a história de uma garota chamada Anna que é diagnosticada com tipo raro de câncer leucemia sua mãe é paisagista e tem apenas um

Leia mais

Eu te gosto, você me gosta

Eu te gosto, você me gosta Eu te gosto, você me gosta Marcia Kupstas Projeto de trabalho interdisciplinar Guia do professor Este projeto tem em vista a produção de um jornalzinho de perguntas e respostas, elaboradas pelos próprios

Leia mais

5 mentiras que contamos para não sair da zona de conforto

5 mentiras que contamos para não sair da zona de conforto 5 mentiras que contamos para não sair da zona de conforto Você já adiou por muito tempo algum empreendimento ou atividade e depois acabou sendo forçado a tomar uma atitude? Talvez você se veja nessa situação

Leia mais

COMEÇA JÁ A LER LANÇAMENTO MUNDIAL!

COMEÇA JÁ A LER LANÇAMENTO MUNDIAL! COMEÇA JÁ A LER LANÇAMENTO MUNDIAL! 01.11.16 A mãe está sempre a dizer que eu tenho muita sorte por ter a avó Nana a olhar mim, lá do céu. Acho que ela diz isso para me fazer sentir bem, mas eu tenho um

Leia mais

Circuito B4F 11º torneio 2010

Circuito B4F 11º torneio 2010 XI PROVA CIRCUITO 2010 5 Novembro 2010 Agradecemos o apoio do Amazónia Jamor Hotel que, gentilmente, nos cedeu as suas magníficas instalações e o apoio da Nestlé para os nossos prémios mais doces Para

Leia mais

Criando oportunidades em sua vida Mais do que conseguir, é um estado de ser permanente.

Criando oportunidades em sua vida Mais do que conseguir, é um estado de ser permanente. Criando oportunidades em sua vida Mais do que conseguir, é um estado de ser permanente. CARLOS E. ZAGO [ 2 ] 1º Edição São Paulo Edição do Autor 2015 Copyright 2015 Carlos Eduardo Zago Todos os direitos

Leia mais

A todos que de algum modo, pensam fora da caixa.

A todos que de algum modo, pensam fora da caixa. A todos que de algum modo, pensam fora da caixa. 1 Eu tento buscar em minha memória em que momento liguei o meu senso crítico. Só consigo me lembrar de um momento perto do ano de 2001, quando descobri

Leia mais

Fernanda Oliveira. Vida na margem IMPRIMATUR

Fernanda Oliveira. Vida na margem IMPRIMATUR Fernanda Oliveira Vida na margem IMPRIMATUR Sumário [A linha do horizonte] [Às vezes, eu fico muito solta] [Todo ser humano é sensível] [Eu só queria uma alegria verdadeira] [Nós podemos nos tornar enormes]

Leia mais

UM GOVERNO SEM REI NEM ROQUE. É extraordinário como o actual Governo se mantém - contra a vontade da esmagadora maioria dos portugueses - com

UM GOVERNO SEM REI NEM ROQUE. É extraordinário como o actual Governo se mantém - contra a vontade da esmagadora maioria dos portugueses - com UM GOVERNO SEM REI NEM ROQUE É extraordinário como o actual Governo se mantém - contra a vontade da esmagadora maioria dos portugueses - com mentiras sucessivas e sem ter qualquer visão para o futuro,

Leia mais

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

Identificação. F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de nascimento/residência

Identificação. F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Identificação F03 Duração da entrevista 18:12 Data da entrevista 4-5-2011 Ano de nascimento (Idade) 1974 (36) Local de

Leia mais

Altos da Serra - Capítulo Altos da Serra. Novela de Fernando de Oliveira. Escrita por Fernando de Oliveira. Personagens deste Capítulo

Altos da Serra - Capítulo Altos da Serra. Novela de Fernando de Oliveira. Escrita por Fernando de Oliveira. Personagens deste Capítulo Altos da Serra - Capítulo 09 1 Altos da Serra Novela de Fernando de Oliveira Escrita por Fernando de Oliveira Personagens deste Capítulo Altos da Serra - Capítulo 09 2 CENA 01. DELEGACIA INT. / NOITE Sargento

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 8 Gerenciando de Comunicações no Projeto. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 8 Gerenciando de Comunicações no Projeto. Luiz Leão Unidade 8 Gerenciando de Comunicações no Projeto Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Definição de Comunicação O processo da Comunicação Ações de comunicação para

Leia mais

como diz a frase: nois é grossa mas no fundo é um amor sempre é assim em cima da hora a pessoa muda numa hora ela fica com raiva, triste, feliz etc.

como diz a frase: nois é grossa mas no fundo é um amor sempre é assim em cima da hora a pessoa muda numa hora ela fica com raiva, triste, feliz etc. SEGUIR EM FRENTE seguir sempre em frente, nunca desistir dos seus sonhos todos nós temos seu nivel ou seja todos nós temos seu ponto fraco e siga nunca desistir e tentar até voce conseguir seu sonho se

Leia mais

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM FÉ: Primeiro você coloca o pé, depois Deus coloca o chão. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM Para muitos, a

Leia mais

Uma jovem e algumas curtidas

Uma jovem e algumas curtidas Uma jovem e algumas curtidas Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes sociais #embuscadealgumascurtidas As redes socias são uma ótima forma de se comunicar, tanto a distancia quanto por perto, alem

Leia mais

VIVA O SEU SONHO EM Lucélia Delfrate. Diretora Futura Executiva Independente de Vendas

VIVA O SEU SONHO EM Lucélia Delfrate. Diretora Futura Executiva Independente de Vendas VIVA O SEU SONHO EM 2017 Lucélia Delfrate Diretora Futura Executiva Independente de Vendas Antes de iniciar na Mary kay eu vivia para minha filha, meu marido e para a minha casa! Apesar de ser amada e

Leia mais

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Paróquia de Barco Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Missa com crianças Entrada: Linda noite, Linda noite Linda noite de Natal (bis) Introdução A imagem de Maria está aqui ao lado, porque hoje celebramos

Leia mais

O DIZIMISTA... Como é bom viver com dez por cento do salário de alguém!

O DIZIMISTA... Como é bom viver com dez por cento do salário de alguém! O DIZIMISTA... Como é bom viver com dez por cento do salário de alguém! Gente! Não há coisa mais legal que viver com dez por cento do salário de alguém. Como fazer para conseguir isso? Simples, diga que

Leia mais

A vida por trás das redes sociais

A vida por trás das redes sociais A vida por trás das redes sociais Colégio Marista João Paulo II Eu e as redes socias #Embuscadealgumascurtidas Uma reflexão sobre a legitimação do eu através das redes sociais Breno Amorim,Caio Christovam

Leia mais

O conto: modalidade narrativa curta, no qual o espaço e o tempo são reduzidos e com poucas personagens.

O conto: modalidade narrativa curta, no qual o espaço e o tempo são reduzidos e com poucas personagens. O conto: modalidade narrativa curta, no qual o espaço e o tempo são reduzidos e com poucas personagens. Alguns elementos são essenciais: Sabemos que as histórias (ação) são contadas por alguém (narrador),

Leia mais

Script de Ligação Ativa. Saiba como ligar para os seus contatos e gerar agendamentos para realizar uma apresentação de negócio.

Script de Ligação Ativa. Saiba como ligar para os seus contatos e gerar agendamentos para realizar uma apresentação de negócio. Script de Ligação Ativa. Saiba como ligar para os seus contatos e gerar agendamentos para realizar uma apresentação de negócio. Script de Ligação ativa. Temas. Como ligar para os seus amigos?. Como ligar

Leia mais

COMO FORMATAR UM ROTEIRO PARA HQ

COMO FORMATAR UM ROTEIRO PARA HQ COMO FORMATAR UM ROTEIRO PARA HQ A primeira coisa que você deve se lembrar é que um roteiro vai ser lido por alguém. Para ser mais exato, o seu roteiro será lido por um desenhista. E, creia-me, os desenhistas

Leia mais

Técnicas de Vendas. A persistência é o caminho do êxito. Diretora Futura Executiva Nelma Aguiar

Técnicas de Vendas. A persistência é o caminho do êxito. Diretora Futura Executiva Nelma Aguiar Técnicas de Vendas A persistência é o caminho do êxito. Diretora Futura Executiva Nelma Aguiar Nada acontece até que alguém venda algo São palavras de Mary Kay Ash. Esse é o ponto de partida. O início

Leia mais

MEGA PROMO D O A N O

MEGA PROMO D O A N O Seminário de Vendas MEGA PROMO D O A N O E tem muito MAIS! Dicas! Para VOCÊ comprar com muito desconto! Vem ver uma Sugestão de Pedido > de maio!!! Seminário de Vendas Tudo começa no agendamento

Leia mais

7 ATITUDES --- PARA O --- HIPER-RENDIMENTO TAEKWONDO

7 ATITUDES --- PARA O --- HIPER-RENDIMENTO TAEKWONDO 7 ATITUDES --- PARA O --- HIPER-RENDIMENTO foto: REUTERS / Issei Kato GUILHERME MACIEL Coach Taekwondo INTRODUÇÃO Neste Ebook Irei descrever 7 atitudes que entendo ser fundamentais para o Taekwondista

Leia mais

CATEQUESE 6 - A PAZ NA VIDA DO HOMEM

CATEQUESE 6 - A PAZ NA VIDA DO HOMEM CATEQUESE 6 - A PAZ NA VIDA DO HOMEM Em cada frase indicar em que sentido se fala da paz como: dom, conquista ou compromisso. Se a frase tiver vários sentidos, assinalá-lo. CATEQUESE 7 - A VERDADE COMO

Leia mais

Kit Pocket - R$79,00

Kit Pocket - R$79,00 Explosão Red!!! Olimpíadas Mary Kay Kit Pocket - R$79,00 Futura Diretora Promoções Incríveis Promoções Incríveis Promoções Incríveis Olimpíadas Mary Cashes Presença na RU 10 MC Pontualidade RU 10 MC Imagem

Leia mais

O Amor se resume em se sentir bem, especial, incrivelmente Feliz. Um estado espiritual destinado a trazer muitas coisas boas. As vezes ele existe em

O Amor se resume em se sentir bem, especial, incrivelmente Feliz. Um estado espiritual destinado a trazer muitas coisas boas. As vezes ele existe em O Amor O Amor se resume em se sentir bem, especial, incrivelmente Feliz. Um estado espiritual destinado a trazer muitas coisas boas. As vezes ele existe em ter alguém por perto ou fazer algo que goste.

Leia mais

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa:

Como aprender na prática a ganhar dinheiro em casa: Sumário 1º ACREDITAR... 4 2º PERSISTIR... 5 3º TRABALHO DURO... 6 4º EXIGIR... 7 5º CLIENTES... 7 6º RELACIONAMENTO... 8 7º DINHEIRO... 9 8º SEJA INOVADOR... 10 O que você precisa saber antes de começar

Leia mais

TABUADA DAS OBJEÇÕES

TABUADA DAS OBJEÇÕES TABUADA DAS OBJEÇÕES Você já sentiu acuada, sem palavras ao ouvir alguma objeção de sua potencial iniciada!? As pessoas que você vai abordar são tão especiais quanto você e se elas disserem não, lembre-se

Leia mais

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral REDAÇÃO Professor Moacir Cabral Redação (redigir/escrever): ação ou resultado de escrever com ordem e método. Tipos de texto: Narrativo Descritivo Dissertativo Qualidades fundamentais do texto Clareza:

Leia mais

A MULHER VESTIDA DE PRETO

A MULHER VESTIDA DE PRETO A MULHER VESTIDA DE PRETO Uma Mulher abre as portas do seu coração em busca de uma nova vida que possa lhe dar todas as oportunidades, inclusive de ajudar a família. Ela encontra nesse caminho a realização

Leia mais

Presente de Aniversário Vanessa Sueroz

Presente de Aniversário Vanessa Sueroz 2 Autor: Vanessa Sueroz Publicação: Novembro/2013 Edição: 1 ISBN: 0 Categoria: Livro nacional Romance Juvenil Designer: Rodrigo Vilela Leitora Crítica: Ka Alencar Disponível para Prévia do livro Contato:

Leia mais

Opa, seja bem vindo! Aqui Valdinei Martins e pouco abaixo você vai encontrar os 20 Passos para criar cartas de vendas matadoras.

Opa, seja bem vindo! Aqui Valdinei Martins e pouco abaixo você vai encontrar os 20 Passos para criar cartas de vendas matadoras. Opa, seja bem vindo! Aqui Valdinei Martins e pouco abaixo você vai encontrar os 20 Passos para criar cartas de vendas matadoras. Este é um dos processos que eu utilizo para fazer várias vendas de diversos

Leia mais

Exm.º Senhor Presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, na qualidade de entidade empossante.

Exm.º Senhor Presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, na qualidade de entidade empossante. Exm.º Senhor Presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, na qualidade de entidade empossante. 1) Exm.º Senhor Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, 2) Exm.ª Senhora Procuradora-Geral da República,

Leia mais

Até que surgiu o dia certo, a hora certa em que todas estávamos disponíveis: a visita ao atelier transformouse num almoço leve e numa conversa tarde

Até que surgiu o dia certo, a hora certa em que todas estávamos disponíveis: a visita ao atelier transformouse num almoço leve e numa conversa tarde SOFIA AREAL Visitei o atelier da Sofia Areal (Lisboa, 1960) duas vezes. A primeira foi mal sucedida: depois de ter adiado diversas vezes a visita, demorei duas horas a encontrá-lo. Era longe, estava um

Leia mais

Anexo 2.2- Entrevista G1.2

Anexo 2.2- Entrevista G1.2 Entrevistado: E1.2 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 53 anos Masculino Cabo-Verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: 4ª classe Imigrações prévias : -- Língua materna: Outras línguas: Agregado

Leia mais

Ken Robinson. com Lou Aronica O ELEMENTO. Tradução de Ângelo dos Santos Pereira

Ken Robinson. com Lou Aronica O ELEMENTO. Tradução de Ângelo dos Santos Pereira Ken Robinson com Lou Aronica O ELEMENTO Tradução de Ângelo dos Santos Pereira P Índice Agradecimentos...7 Introdução...11 Capítulo Um O Elemento...15 Capítulo Dois Pensar Diferente...39 Capítulo Três Para

Leia mais

Eckhart Tolle O PODER DO SILÊNCIO

Eckhart Tolle O PODER DO SILÊNCIO Eckhart Tolle O PODER DO SILÊNCIO SUMÁRIO Prefácio 7 CAPÍTULO UM Silêncio e calma 11 CAPÍTULO DOIS Além da mente pensante 16 CAPÍTULO TRÊS O eu autocentrado 24 CAPÍTULO QUATRO O Agora 31 CAPÍTULO CINCO

Leia mais