Secretaria de Portos Companhia das Docas do Estado da Bahia. Código de Conduta. Salvador BA 2013

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Secretaria de Portos Companhia das Docas do Estado da Bahia. Código de Conduta. Salvador BA 2013"

Transcrição

1 7

2 8 Secretaria de Portos Companhia das Docas do Estado da Bahia Código de Conduta Salvador BA 2013

3 9 COMISSÃO DE ÉTICA Maria Suely de Castro Martins - Presidente Matildes de castro L. Figueiredo Titular Maria Angely Nunes V. de Andrade Titular Tânia Maria Passos de Figueiredo - Suplente Deivson de Sena Pinto - Titular Paulo Leal Veiga Suplente Giselly Ferreira Parente Sena Secretária Executiva Companhia das Docas do Estado da Bahia CODEBA. Código de Conduta / Companhia das Docas do Estado da Bahia CODEBA. _ Salvador: CODEBA, p.. Aprovado na 494ª Reunião Ordinária, de Conduta. 2. Ética. I. Título.

4 10 Chamamos de Ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de Caráter. Oscar Wilde

5 11 SUMÁRIO 1. Introdução Direcionadores Objetivos Princípios Éticos Código de Conduta Relação no Trabalho Relação com a Sociedade Relação com a Comunidade Relação com os Clientes, Parceiros e Concorrentes Relação com os Fornecedores e Prestadores de Serviços Relação com os Acionistas Relação com os Sindicatos Relação com a Impressa Relação com o Meio Ambiente Compromissos com a Ética Considerações Finais Aprovação Pág.

6 12 1. INTRODUÇÃO A credibilidade de uma instituição é o reflexo da prática de seus valores. A Companhia das Docas do Estado da Bahia CODEBA compromete-se com os valores da ética (transparência, imparcialidade e justiça); da legalidade (aplicação da Lei na sua integridade); da valorização dos empregados; do respeito ao meio ambiente e da integração com a comunidade. A Ética é o ideal de comportamento (procedimento moral) que orienta o ser humano, em relação aos seus semelhantes. Orienta não somente decidir entre o legal e o ilegal, mas também decidir entre o bom e mau (o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno e, principalmente, entre o honesto e o desonesto), visando o bem comum, à honra e à tradição dos serviços públicos. Norteia o teor das decisões, o que devo fazer, como também o processo para tomada de decisão, como devo fazer. A Ética é o arcabouço da instituição, aí compreendidos a empresa, seus empregados e colaboradores. Cada pessoa tem seu próprio padrão de valores. Por isso, torna - se imperativo que cada empregado, colaborador faça sua reflexão, de modo a compatibilizar seus valores individuais com valores da CODEBA. O empregado, colaborador deve agir, em seu relacionamento com colegas de trabalho, clientes, fornecedores e a sociedade, de acordo com o Código de Conduta, conjunto de comportamentos fundamentados nos Princípios Éticos, independentemente do cargo ou função que ocupem. Em sua atuação, o empregado, colaborador deve levar em consideração, ainda, a legislação aplicável, as normas internas da Companhia e os Códigos de Ética das categorias profissionais. Diante de situações não previstas, deve ser escolhida sempre a alternativa que gere maior retorno ou benefício para a CODEBA e a Sociedade. O Código de Conduta da CODEBA, adiante apresentado, se constitui, assim, ao mesmo tempo, num compromisso individual, coletivo e institucional.

7 13 2. DIRECIONADORES Missão Fomentar a atividade portuária, promovendo, controlando e disponibilizando infraestrutura com eficiência, de forma econômica e sócio-ambientalmente sustentável. Visão Ser reconhecida como autoridade portuária pró-ativa alinhada com as demandas do mercado. Valores Ética (transparência, imparcialidade, justiça); Legal: Aplicação da lei na sua integridade; Valorização dos empregados; Respeito ao meio ambiente; Integração com a comunidade. Negócio Autoridade Portuária: promovendo, controlando e disponibilizando infraestrutura.

8 14 3. OBJETIVOS O presente código tem por objetivos: ser fonte de referência para conduta pessoal e profissional de todos os empregados, colaboradores da CODEBA, independentemente do cargo ou função que ocupem, objetivando tornar-se um padrão de relacionamento interno com a comunidade portuária e demais segmentos da sociedade; viabilizar comportamento ético pautado em valores incorporados por todos, por serem justos e pertinentes; minimizar a subjetividade das interpretações pessoais sobre princípios morais e éticos; fortalecer e valorizar a imagem da Companhia e de seus empregados e colaboradores junto à sociedade.

9 15 4. PRINCIPIOS ÉTICOS Na CODEBA, as decisões e ações dos diretores, coordenadores, assessores, líderes de gestão, empregados e demais colaboradores¹ deverão ser pautadas pela honestidade, dignidade, respeito, lealdade, zelo, eficácia, legalidade e competência em observância dos princípios éticos: a) Desenvolver condutas de Responsabilidade Social²; b) Respeitar o ser humano, às diferenças individuais e a liberdade de expressão; c) Exercer atividade profissional com zelo e responsabilidade; d) Preservar o exercício dos direitos e das obrigações de forma igualitária com integridade e honestidade em todas as relações; e) Otimizar o uso dos recursos públicos, combatendo toda forma de desperdício; f) Fornecer informações internas e externas verdadeiras, de forma ágil, usando uma relação de respeito e transparência com seus empregados, demais colaboradores e a sociedade; g) Respeitar a vida particular dos empregados e colaboradores. 1 Todos aqueles que, de forma direta ou indireta, contribuem para o desenvolvimento da Empresa. 2 Ações sociais desenvolvidas junto à comunidade e práticas de diálogo e interação com os demais segmentos da sociedade.

10 16 5. CÓDIGO DE CONDUTA DA CODEBA 5.1. RELAÇÃO DO TRABALHO Disposições Preliminares Este código estabelece os padrões de conduta profissional dos dirigentes, empregados, colaboradores, ocupantes de cargo de comissão ou função de confiança ou assessoramento, terceirizados, estagiários e todos aqueles que embora transitoriamente, com ou sem remuneração exerçam atividade sediada no âmbito da CODEBA, norteando deveres, direitos e obrigações Do exercício de cargo ou função É exigido dos empregados e colaboradores da CODEBA: a) buscar o melhor resultado global para a Companhia, mantendo sempre uma atitude de respeito e colaboração com os colegas de trabalho, representante dos empregados e a sociedade, representada pelos clientes, parceiros, fornecedores, concorrentes, meios de comunicação, governo e acionistas; b) exercer suas atribuições com eficácia e eficiência, evitando situações que possam levar a erros e atrasos na prestação do serviço; c) respeitar a propriedade intelectual, reconhecendo os méritos relativos aos trabalhos desenvolvidos por colegas, independente de sua posição hierárquica; d) fomentar e estimular mecanismos que possibilitem melhorar a comunicação interna; e) agir de forma cortês, com urbanidade, disponibilidade e atenção com todas as pessoas, respeitando a capacidade e as limitações individuais de cada um, sem qualquer espécie de preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social; f) estimular a manifestação de idéias, quando alinhadas com os objetivos da Companhia e discutidas em fóruns próprios; g) ser assíduo e frequente ao serviço, na certeza de que sua ausência provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema; h) manter limpo em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os métodos mais adequados à sua organização e distribuição; i) cultivar uma aparência pessoal e vestuário compatíveis com o ambiente institucional e cultural em que atuam;

11 17 j) manter-se atualizado com as instruções, as normas internas e as legislações pertinentes à CODEBA onde exerce suas funções; k) resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de razões morais, ilegais ou aéticas e denunciá-las; l) divulgar e informar a todos empregados e colaboradores de sua área sobre a existência deste Código de Conduta, estimulando o seu integral cumprimento; m) zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida, da segurança coletiva e pelo patrimônio da Companhia É vedado aos empregados e colaboradores da CODEBA: a) usar cargo, função, atividade, facilidades, posição e influência, gratuitamente ou não, com o fim de obter qualquer favorecimento para si ou para outrem; b) criar dificuldades artificiais no exercício de seu cargo, função ou atribuição, com o objetivo de supervalorizar sua atuação profissional ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material; c) alterar ou deturpar o teor de qualquer documento, informação ou dados; d) prejudicar a ação de colegas, coordenadores, assessores, líderes e demais colaboradores por meio de julgamentos preconceituosos, falso testemunho, informações não fundamentadas ou qualquer outro subterfúgio; e) ameaçar e/ou praticar comportamento que caracterize qualquer forma de assédio; f) omitir-se no exercício ou proteção dos direitos da CODEBA; g) ser conivente com erro ou infração a este código de Conduta ou ao Código de Ética de sua profissão; h) permitir que simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores; i) retirar da CODEBA, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente à Companhia; j) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros; k) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso;

12 18 l) deixar de utilizar os avanços tecnológicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento de suas funções; m) apresentar-se no serviço embriagado ou sob efeito de drogas ilícitas; n) dar sua cooperação a qualquer instituição que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana; o) aceitar convites de caráter pessoal para hospedagens, viagens e outras atrações que possam gerar danos à imagem e/ou aos interesses da companhia; p) deixar-se influenciar na tomada de uma decisão em conseqüência de relações pessoais com clientes, fornecedores, parceiros e concorrentes; q) constituir-se em sócio, gerente, assessor, procurador, ou intermediário em qualquer entidade que transacione com a CODEBA ou que seja competidora de empresas do sistema portuário na produção de bens e serviços; r) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação, presente ou vantagem de qualquer espécie, para si, seus familiares ou qualquer outra pessoa ou influenciar outro colega para o mesmo fim, no exercício de suas atividades profissionais, em participação de eventos comemorativos; s) fazer indicações de consultorias ou de candidatos para o preenchimento de quadro de pessoal de clientes, fornecedores ou parceiros com os quais se relacionam profissionalmente; t) aceitar presentes de clientes, fornecedores, parceiros e concorrentes, executandose brindes claramente identificados e sem valor comercial significativo. Os presentes de valor significativo que, por qualquer motivo, não possam ser devolvidos serão obrigatoriamente incorporados ao patrimônio da Companhia O empregado ou colaboradores que tiver conhecimento de qualquer comportamento irregular, aliciamento, ato ou omissão que julgam contrários e que visem à obtenção de vantagens indevidas deve informar imediatamente aos seus superiores hierárquicos ou a Comissão de Ética, para as providencias cabíveis, desde que devidamente fundamentada Das críticas, elogios e advertências As críticas construtivas, feitas às claras e através dos canais adequados, devem ser consideradas como uma demonstração de lealdade à CODEBA e aos colegas O elogio deve ser considerado como uma forma de orientar o desempenho do empregado e reconhecer seu esforço para melhorar o resultado do trabalho.

13 As advertências verbais devem ser aplicadas em caráter reservado e de forma construtiva Da tolerância ao erro Os empregados devem aprender com base nos seus próprios erros, eliminando suas causas, evitando sua repetição e avaliando sistematicamente seus erros e acertos, com a participação da chefia imediata, visando melhorar continuamente a qualidade de seu trabalho Quando não se consideram capacitados para executar alguma tarefa, devem procurar auxilio aos colegas e chefias a fim de obter os meios para superar essas limitações Do gerenciamento de desempenho Garantir aos seus empregados o direito de saber como está o seu desempenho. Para isso, a Companhia deverá adotar um processo transparente de gerenciamento de desempenho, com orientação individual ao empregado sobre o assunto que, direta ou indiretamente, afetem seu trabalho Garantir aos seus empregados o direito de conhecer os critérios de promoção e aumento por mérito, e a sua avaliação decorrente desses critérios Preparar seus empregados para a aposentadoria, como forma de melhoramento de sua qualidade de vida, através de atividades sistemáticas de orientação e aconselhamento, voltadas para aos aspectos psicológicos e de planejamento financeiro, assim como, valorizar a disseminação interna do conhecimento para preservar a memória da Companhia Das informações pessoais e funcionais É dever da CODEBA: a) manter permanentemente atualizado o cadastro funcional e fornecer quando solicitado pelos empregados e colaboradores esclarecimentos sobre seus direitos e vantagens; b) assegurar a disponibilidade e transparência das informações que afetam os seus empregados e colaboradores, preservando os direitos de privacidade no manejo de informações médicas, funcionais e pessoais nos termos da legislação vigente e atos normativos Do ambiente de trabalho Os direitos individuais são legítimos e devem ser respeitados, e sempre compatibilizados com o bem-estar coletivo e normas da companhia.

14 Garantir aos empregados e colaboradores um ambiente de trabalho adequado, disponibilizando mobiliários e equipamentos ergonômicos, de proteção pessoal (EPI), coletiva (EPC), fardamento quando exigido pela função, visando à segurança, à higiene, à saúde e ao bem-estar Os empregados e colaboradores deverão observar todas as normas, práticas e leis que se aplicam às suas atividades para segurança e saúde, assim como, tomar as precauções necessárias para sua proteção, de seus colegas de trabalho e visitantes Do conflito de interesses É vedado aos empregados: a) envolver-se em qualquer atividade que seja de interesse conflitante com os negócios da CODEBA; b) prestar assistência técnica ou consultoria de qualquer espécie a fornecedores, clientes e prestadores de serviços atuais da CODEBA ou àqueles que estejam em processo de ingresso no cadastro ou, ainda, àqueles que estejam participando de licitações; c) envolver-se em quaisquer atividades que conflitem com o horário de trabalho, sua atenção e tempo à CODEBA; d) utilizar recursos da CODEBA (apostilas, slides, informações, micros, impressoras, horários de trabalho, celular, etc.) para atender a interesses particulares; 5.2. RELAÇÃO COM A SOCIEDADE Do atendimento ao público Cabe aos empregados e colaboradores da CODEBA: a) tratar a todos de maneira respeitosa e cordial, procurando aperfeiçoar os processos de comunicação e de relacionamento, evitando discussões presenciais ou por telefone; b) manter informados aqueles que estiverem à espera de solução sobre as ações que estão em curso para atendê-los; c) não utilizar artifícios que causem atrasos ou prejuízos ao exercício regular do direito de todos.

15 Da veiculação de informações, comunicação e uso de ferramentas corporativas Os empregados e colaboradores devem divulgar ou repassar informações verdadeiras, pautando-se em procedimentos e análises fundamentadas, disponibilizando-as de forma igualitária para todos os interessados, quando autorizados pela esfera competente da Companhia; Os empregados e colaboradores não devem repassar informações corporativas sem a devida autorização para terceiros ou ex-funcionários As comunicações devem ser claras e exatas, evitando exageros, linguagem figurada ou especulações É responsabilidade do empregado ou colaborador que utiliza os canais de comunicação da Companhia ( , rede, internet, intranet, telefone e outros) a qualidade e conteúdo da informação, não disseminando ou repassando mensagens, cuja origem seja duvidosa ou de cunho ilegal RELAÇÃO COM A COMUNIDADE A CODEBA apoiará as ações sócio-ambientais voltadas para o exercício da cidadania e para o desenvolvimento local, regional e nacional, em especial aquelas direcionadas para a melhoria das condições de vida das comunidades onde tem atividade RELAÇÃO COM OS CLIENTES, PARCEIROS E CONCORRENTES A CODEBA deve fornecer serviços de qualidade buscando sempre a melhoria, com atendimento transparente e eficaz visando à satisfação de seus Clientes, e acima de tudo, respeitando-os, não só a estes, como também a seus Parceiros e Concorrentes RELAÇÃO COM OS FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS A CODEBA deve selecionar e contratar empresas prestadoras de serviços baseando-se em critérios legais e técnicos, exigindo qualidade e perfil ético em suas práticas de gestão, de responsabilidade social e ambiental, não aceitando o trabalho infantil, trabalho forçado, compulsório ou quaisquer outras práticas contrárias aos princípios deste Código.

16 A CODEBA deve requerer das empresas prestadoras de serviços através de seus contratos, que seus empregados respeitem e adotem os princípios éticos e os compromissos de conduta definidos neste Código, enquanto perdurarem seus contratos com a Companhia RELAÇÃO COM OS ACIONISTAS Aos empregados da CODEBA cabe buscar níveis crescentes de competitividade e lucratividade, de modo a remunerar os acionistas de forma justa e compatível com o capital investido RELAÇÃO COM OS SINDICATOS A CODEBA reconhecerá o direito de livre associação de seus empregados, respeitando sua participação em sindicatos e não praticará qualquer tipo de discriminação e/ou retaliação aos empregados sindicalizados RELAÇÃO COM A IMPRENSA A Diretoria da CODEBA ou empregado autorizado para tal finalidade, esclarecerá de imediato sempre que os meios de comunicações veicularem notícias ou dados inverídicos que afetarem sua imagem ou a de seus empregados RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE Cabe à CODEBA: a) aplicar sua política ambiental, aderindo ao princípio do desenvolvimento sustentável, assegurando a continuidade de seus projetos, empreendimentos e serviços para as gerações futuras, considerando os impactos e benefícios nas dimensões ambiental, econômica e social; b) desenvolver e implementar programas de educação, capacitação e comunicação, buscando sempre a preservação da biodiversidade através das melhores práticas de gestão que visem minimizar os impactos potenciais das atividades portuárias Cabe aos empregados e Colaboradores da CODEBA: a) participar dos programas de educação e capacitação promovidos pela Companhia;

17 23 b) contribuir para a preservação do meio ambiente, buscando a redução do consumo, a reciclagem e a reutilização de materiais, através de ações próprias e/ou coleta seletiva; c) comunicar ao setor competente acidentes ou eventuais situações que possam causar riscos ou danos ambientais. 6. COMPROMISSOS COM A ÉTICA 6.1. De Conduta O presente Código de Conduta constitui-se num compromisso individual e coletivo dos dirigentes, empregados, colaboradores, ocupantes de cargo de comissão ou função de confiança ou assessoramento, terceirizados e estagiários em cumpri-lo e promover seu cumprimento nas suas relações com todas as partes interessadas Os empregados e colaboradores da CODEBA respeitarão as leis, normas, procedimentos da Companhia e este Código de Conduta As violações aos princípios éticos deste Código de Conduta são passíveis de censura ética aplicada pela Comissão de Ética A CODEBA não permitirá nenhuma forma de punição, medida disciplinar ou retaliação contra colaboradores por atos decorrentes do cumprimento deste Código de Conduta Da Comissão de Ética A Comissão de Ética da CODEBA será constituída por três membros titulares e três suplentes, aprovados pelo Diretor-Presidente e firmada através de Portaria. Os mandatos obedecerão ao Art.11, da Resolução nº10/2008, da Comissão de Ética Pública No caso de impedimento ou vacância do presidente da Comissão, será substituído pelo membro mais antigo da Comissão No caso de vacância, o cargo do Presidente da Comissão será preenchido mediante nova escolha efetuada pelos seus membros A Comissão de Ética da CODEBA atuará em suas apurações conforme recebimento interno próprio da Comissão, sugerindo à DEX o envio aos setores competentes para exame das eventuais transgressões disciplinares.

18 O procedimento de apuração pela Comissão de Ética será instaurado de ofício ou em razão de representação fundamentada, e observará os princípios do contraditório e da ampla defesa Denúncias anônimas, não fundamentadas, não são condizentes com os princípios éticos explicativos deste Código A Comissão de Ética deve manter sigilo à identidade das pessoas que apresentarem denúncias ou reclamações. 7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7.1. Este Código em nada exclui os regramentos estabelecidos nos seguintes instrumentos normativos: a) Código de Ética Profissional do Servidor Público do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto nº 1.171/1994; b) Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto 6.029/2007; c) Código de Conduta da Alta Administração Federal; d) Lei de Improbidade Administrativa - Lei nº 8.429/1992; e) Código Penal Brasileiro nos dispositivos cabíveis e f) Resoluções da Comissão de Ética Pública Os empregados e colaboradores da CODEBA tomarão conhecimento formal deste Código, que será amplamente divulgado, por meio impresso e eletrônico Toda e qualquer representação, denúncia ou outra demanda será dirigida à Comissão de Ética da CODEBA, podendo ser protocolada com a Secretária Executiva da Comissão, encaminhada por via postal ou através do etica@codeba.com.br Cabe à Comissão de Ética da CODEBA propor atualizações, sempre que necessário do presente Código de Conduta por ela elaborado A aprovação da versão inicial e das atualizações do presente Código de Conduta são de competência da Diretoria Executiva da CODEBA.

19 25 8. APROVAÇÃO 8.1. O presente Código de Conduta foi aprovado pela Diretoria Executiva, na sua 494ª Reunião ordinária, realizada em 27 de maio de José Muniz Rebouças Diretor Presidente

20 26

COMPROMISSO HONESTIDADE PARCERIA TRANSPARÊNCIA CÓDIGO DE ÉTICA INTEGRIDADE VALORES RESPEITO SUCESSO. Versão 01-13

COMPROMISSO HONESTIDADE PARCERIA TRANSPARÊNCIA CÓDIGO DE ÉTICA INTEGRIDADE VALORES RESPEITO SUCESSO. Versão 01-13 COMPROMISSO HONESTIDADE PARCERIA TRANSPARÊNCIA CÓDIGO DE ÉTICA INTEGRIDADE VALORES RESPEITO SUCESSO Versão 01-13 1 C Ó D I G O D E É T I C A Introdução A ÉTICA é o ideal de conduta humana, desenvolvido

Leia mais

OBJETIVO DO CÓDIGO DE CONDUTA: Trabalho com ÉTICA HONESTIDADE HUMILDADE TRANSPARÊNCIA RESPONSABILIDADE EMPREENDEDORISMO

OBJETIVO DO CÓDIGO DE CONDUTA: Trabalho com ÉTICA HONESTIDADE HUMILDADE TRANSPARÊNCIA RESPONSABILIDADE EMPREENDEDORISMO OBJETIVO DO CÓDIGO DE CONDUTA: O CÓDIGO DE CONDUTA do GRUPO BAHAMAS, composto pelo Supermercado Bahamas e Bahamas Card (BTR), foi elaborado com o objetivo de orientar o trabalho de forma que as nossas

Leia mais

Os Princípios Éticos e o Código de Conduta compõem o Código de Ética do IRB-Brasil Re.

Os Princípios Éticos e o Código de Conduta compõem o Código de Ética do IRB-Brasil Re. 1. Código de Ética 1.1. Introdução Os Princípios Éticos e o Código de Conduta compõem o Código de Ética do IRB-Brasil Re. O IRB-Brasil Re valoriza a reflexão ética como forma de aprimorar comportamentos

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE SUPRIMENTO DE MATERIAL E SERVIÇOS GSS CÓDIGO DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS

SUPERINTENDÊNCIA DE SUPRIMENTO DE MATERIAL E SERVIÇOS GSS CÓDIGO DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS CÓDIGO DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS ELETRONORTE SUPERINTENDÊNCIA DE SUPRIMENTO DE MATERIAL E SERVIÇOS GSS CÓDIGO DE RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES DE BENS E SERVIÇOS 1 2

Leia mais

O Banrisul no relacionamento com os diversos setores da sociedade terá suas posições e ações baseadas nas seguintes disposições:

O Banrisul no relacionamento com os diversos setores da sociedade terá suas posições e ações baseadas nas seguintes disposições: 1.0 - CÓDIGO DE ÉTICA DO BANRISUL Preâmbulo O compromisso maior da instituição deve ser o de possibilitar continuamente a consecução de sua missão, a saber: Ser o agente financeiro do Estado para promover

Leia mais

ÉTICA. Guarda Municipal 2012

ÉTICA. Guarda Municipal 2012 ÉTICA Guarda Municipal 2012 Conceito MORAL ÉTICA -Prático imediato -Restrito -Histórico -Relativo -Virtudes disposição habitual fazer o bem -Reflexão filosófica sobre a moral -Procura justificar a moral

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA PROATIVA. Rio de Janeiro, RJ 26/07/2008

CÓDIGO DE ÉTICA PROATIVA. Rio de Janeiro, RJ 26/07/2008 CÓDIGO DE ÉTICA DA PROATIVA Rio de Janeiro, RJ 26/07/2008 Índice Mensagem do Fundador 2 Introdução 3 Aplicação 4 Capítulo I Conduta 5 Capítulo II Atitude Capítulo III Comprometimento Capítulo IV Direitos

Leia mais

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020

PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 PUBLICADO EM 01/08/2015 VÁLIDO ATÉ 31/07/2020 INDICE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1. Objetivo...2 2. Aplicação...2 3. implementação...2 4. Referência...2 5. Conceitos...2 6. Políticas...3

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO

CÓDIGO DE ÉTICA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO CÓDIGO DE ÉTICA DA AGÊNCIA DE FOMENTO DE GOIÁS S/A GOIÁSFOMENTO 0 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO... 2 2 - ABRANGÊNCIA... 2 3 - PRINCÍPIOS GERAIS... 2 4 - INTEGRIDADE PROFISSIONAL E PESSOAL... 3 5 - RELAÇÕES COM

Leia mais

O Banrisul no relacionamento com os diversos setores da sociedade terá suas posições e ações baseadas nas seguintes disposições:

O Banrisul no relacionamento com os diversos setores da sociedade terá suas posições e ações baseadas nas seguintes disposições: 1.0 - CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA DO BANRISUL Preâmbulo O compromisso é servir como Guia Prático de Conduta Pessoal e Profissional, a ser utilizado por todos os Colaboradores do Banrisul, possibilitando a

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta O Código de Ética e Conduta do ESA - Externato Santo Antônio estabelece o comportamento esperado de todos aqueles que trabalham na, para e com a instituição, e tem por objetivo

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Banco Cooperativo Sicredi S.A. Versão: Julho/2015 Página 1 de 1 1 INTRODUÇÃO O Sicredi é um sistema de crédito cooperativo que valoriza a

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. BADESUL Desenvolvimento S.A- Agência de Fomento 0800 642 6800 - Rua Gen. Andrade Neves, 175 - Porto Alegre - RS - CEP: 90010-210

CÓDIGO DE ÉTICA. BADESUL Desenvolvimento S.A- Agência de Fomento 0800 642 6800 - Rua Gen. Andrade Neves, 175 - Porto Alegre - RS - CEP: 90010-210 CÓDIGO DE ÉTICA Introdução O Código de Ética do BADESUL explicita os valores éticos que regem o desempenho de sua missão: Contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul, através

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta Estrutura do Código de Ética e Conduta 1. Introdução pág. 03 2. Mensagem da Diretoria pág. 04 3. Relações no Ambiente de Trabalho pág. 05 4. Relacionamento Externo pág. 07 5.

Leia mais

Código de Conduta Ética

Código de Conduta Ética SUMÁRIO 1 Objetivo... 03 2 Abrangência... 03 3 Valores... 03 4 - Conduta ética da PPL com os diversos públicos 4.1 - Cliente: Foco de nossa atuação... 03 4.2 - Relação e interação com fornecedores e parceiros...

Leia mais

MANUAL DE NORMAS DA EMBRAPA

MANUAL DE NORMAS DA EMBRAPA Sumário 1. Objetivo 2. Campo de aplicação 3. Referências 4. Siglas e abreviaturas 5. Princípios e Valores Fundamentais 6. Do Relacionamento da Embrapa com seus Empregados 7. Do Relacionamento dos Empregados

Leia mais

Código de Ética. SPL Consultoria e Informática Ltda.

Código de Ética. SPL Consultoria e Informática Ltda. Código de Ética SPL Consultoria e Informática Ltda. Introdução Segundo o dicionário Aurélio ética é o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto

Leia mais

Câmara Municipal de Barueri. Conheça a Norma SA8000. Você faz parte!

Câmara Municipal de Barueri. Conheça a Norma SA8000. Você faz parte! Câmara Municipal de Barueri Conheça a Norma SA8000 Você faz parte! O que é a Norma SA 8000? A SA 8000 é uma norma internacional que visa aprimorar as condições do ambiente de trabalho e das relações da

Leia mais

Código de Ética e de Conduta

Código de Ética e de Conduta Preâmbulo A CASES, consciente do seu papel no âmbito da economia social, considera importante colocar a questão da ética como prioridade na sua agenda. O presente documento apresenta os princípios gerais

Leia mais

DIRECIONADORES DA AÇÃO EMPRESARIAL

DIRECIONADORES DA AÇÃO EMPRESARIAL DIRECIONADORES DA AÇÃO EMPRESARIAL Na ASBRASIL, já foram estabelecidas as direções básicas da ação empresarial, conforme estabelecido em nosso plano de negócios que deseja se consolidar em uma cultura

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta Introdução A Eucatex, através deste Código de Ética e Conduta, coloca à disposição de seus colaboradores, fornecedores e comunidade, um guia de orientação para tomada de decisões

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA DA FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA FADISMA

CÓDIGO DE ÉTICA DA FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA FADISMA CÓDIGO DE ÉTICA DA FACULDADE DE DIREITO DE SANTA MARIA FADISMA Título I Das Disposições Gerais Art. 1º - São destinatários deste Código, para fim de observância de seus preceitos, os dirigentes, docentes,

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Padrões Nidera para Parceiros de Negócio

Padrões Nidera para Parceiros de Negócio Padrões Nidera para Parceiros de Negócio Caro Parceiro de Negócio, A história da nossa empresa inclui um compromisso de longa data em estar de acordo com as leis onde quer que atuemos e realizar nossos

Leia mais

Política de Relacionamento com Fornecedores

Política de Relacionamento com Fornecedores Política de Relacionamento com Fornecedores Publicado em: 25/06/2013 1. Conceito O Santander tem como compromisso promover a sustentabilidade, conduzindo seus negócios em plena conformidade com a legislação

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Versão 2015.2 Editada em julho de 2015 SUMÁRIO 1. Objetivo da Política...3 2. Abrangência...3 3. Princípios...3 4. Das Diretrizes Estratégicas...4 5. Da Estrutura

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL Índice CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL 3 5 6 7 INTRODUÇÃO ABRANGÊNCIA PRINCÍPIOS RELACIONAMENTOS CONSELHO DE ÉTICA SANÇÕES DISPOSIÇÕES FINAIS INTRODUÇÃO Considerando que a paz,

Leia mais

Apresentação Plano de Integridade Institucional da Controladoria-Geral da União (PII)

Apresentação Plano de Integridade Institucional da Controladoria-Geral da União (PII) PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria-Executiva Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Plano de Integridade Institucional (PII) 2012-2015 Apresentação Como

Leia mais

Código de Ética Rastru

Código de Ética Rastru CÓDIGO DE ÉTICA RASTRU O objetivo desse Código de É tica é definir com clareza os princípios éticos que norteiam as ações e os compromissos da organização Rastru, tanto da parte institucional como da parte

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras Setembro de 2010 Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente

Leia mais

Cliente Empreendedorismo Metodologia e Gestão Lucro Respeito Ética Responsabilidade com a Comunidade e Meio Ambiente

Cliente Empreendedorismo Metodologia e Gestão Lucro Respeito Ética Responsabilidade com a Comunidade e Meio Ambiente Código de Ética OBJETIVO Este código de ética serve de guia para atuação dos empregados e contratados da AQCES e explicita a postura que deve ser adotada por todos em relação aos diversos públicos com

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA PROGRAMA NACIONAL DA GESTÃO PÚBLICA E DESBUROCRATIZAÇÃO GESPÚBLICA

CÓDIGO DE ÉTICA PROGRAMA NACIONAL DA GESTÃO PÚBLICA E DESBUROCRATIZAÇÃO GESPÚBLICA CÓDIGO DE ÉTICA PROGRAMA NACIONAL DA GESTÃO PÚBLICA E DESBUROCRATIZAÇÃO GESPÚBLICA 1. Preâmbulo O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA, instituído pelo Decreto Nº 5.378,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS RESOLUÇÃO Nº xx/xxxx CONSELHO UNIVERSITÁRIO EM dd de mês de aaaa Dispõe sobre a criação

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA DO BANCO DA AMAZÔNIA

CÓDIGO DE ÉTICA DO BANCO DA AMAZÔNIA CÓDIGO DE ÉTICA DO BANCO DA AMAZÔNIA APRESENTAÇÃO O Banco da Amazônia S.A., consciente da importância da ética nas relações com a comunidade em que atua, divulga este Código de Ética, que contém os padrões

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. ANS nº 41431.0

CÓDIGO DE ÉTICA. ANS nº 41431.0 CÓDIGO DE ÉTICA Aprovado pelo Conselho Consultivo da Saúde BRB Caixa de Assistência em sua 37ª Reunião Extraordinária, realizada em 10.12.2010. Brasília, 22 de fevereiro de 2011 I - APRESENTAÇÃO CÓDIGO

Leia mais

Conjunto de pessoas que formam a força de trabalho das empresas.

Conjunto de pessoas que formam a força de trabalho das empresas. 1. OBJETIVOS Estabelecer diretrizes que norteiem as ações das Empresas Eletrobras quanto à promoção do desenvolvimento sustentável, buscando equilibrar oportunidades de negócio com responsabilidade social,

Leia mais

PREÂMBULO TOV colaboradores, Compliance Outubro/2010

PREÂMBULO TOV colaboradores, Compliance Outubro/2010 PREÂMBULO A TOV, ciente da importância da ética nas relações profissionais nas comunidades onde atua e dos benefícios advindos do comprometimento e execução de diretrizes de conduta ética, divulga a todos

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO DO BANRISUL

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO DO BANRISUL POLÍTICA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO DO BANRISUL A Política de Prevenção à Corrupção tem como objetivo dar visibilidade e registrar os princípios e valores éticos que devem nortear a atuação dos empregados,

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA (Julho de 2005)

CÓDIGO DE ÉTICA (Julho de 2005) CÓDIGO DE ÉTICA (Julho de 2005) I. INTRODUÇÃO O Código de Ética da São Bernardo tem por objetivo refletir o padrão de conduta e os valores ético-morais a serem aplicados e demonstrados por todos aqueles

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA RECEBA MAIS QUE TECNOLOGIA

CÓDIGO DE ÉTICA RECEBA MAIS QUE TECNOLOGIA CÓDIGO DE ÉTICA RECEBA MAIS QUE TECNOLOGIA Código de Ética e de Responsabilidade Social Propósitos A ACE Schmersal tem uma atuação corporativa pautada em valores éticos e morais. Estes mesmos valores regem

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA ABRANGÊNCIA Este Código de Ética e Conduta destina-se aos colaboradores e, no que couber, aos prestadores de serviços, visitantes e fornecedores da Panificação Tocantins. INTEGRIDADE

Leia mais

Identidade Organizacional. Prezado,

Identidade Organizacional. Prezado, Prezado, Apresentamos a todos os colaboradores, o Código de Conduta da Bolt Transportes, que foi minuciosamente elaborado de acordo com os valores que acreditamos ser essenciais para o um bom relacionamento

Leia mais

1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS

1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS 1. COMPETÊNCIAS DAS DIRETORIAS 1.1. Diretoria Executiva (DEX) À Diretora Executiva, além de planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar as atividades da Fundação, bem como cumprir e fazer cumprir

Leia mais

PORTARIA N o 1.516, DE 12 DE SETEMBRO DE 2006. O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA, no uso de suas atribuições, e

PORTARIA N o 1.516, DE 12 DE SETEMBRO DE 2006. O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA, no uso de suas atribuições, e PORTARIA N o 1.516, DE 12 DE SETEMBRO DE 2006 O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA, no uso de suas atribuições, e CONSIDERANDO a necessidade de reafirmar o compromisso público e formal do Ministério da Justiça

Leia mais

NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT]

NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT] NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT] 1. Os Tribunais de Contas somente podem realizar suas tarefas quando são independentes da entidade auditada e são protegidos

Leia mais