TEXTO DO DIA "Mandamo-vos, porém, irmãos,

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEXTO DO DIA "Mandamo-vos, porém, irmãos,"

Transcrição

1

2

3 TEXTO DO DIA "Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que andar desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebeu." (2 Ts 3.6)

4 SÍNTESE Numa sociedade carente de exemplos, o Cristianismo deve apresentar-se como a resposta de Deus para o relativismo moral e a decadência espiritual deste tempo.

5 2 Tessalonicenses Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebeu. 7 Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós, 8 nem, de graça, comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós; 9 não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes. 10 Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto: que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também. 11 Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes, fazendo coisas vãs. 12 A esses tais, porém, mandamos e exortamos, por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão. 13 E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem. 14 Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe. 15 Todavia, não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão.

6 INTRODUÇÃO A segunda epístola aos Tessanolicenses também termina com orientações práticas da comunidade. A ênfase é dada na conduta pública do cristão diante de uma sociedade decadente e imoral. Paulo, pelo seu testemunho, orienta os membros da igreja para seguir seu exemplo.

7 I- EXISTE UM MODELO A SER IMITADO

8 1. Cristo é nosso supremo exemplo Sem dúvida, o modelo supremo para o Cristão é Cristo. Modelo de medida completa de espiritualidade (Hb 7.28; Ef 4.13). Por isso, o autor da Epístola as Hebreus orienta o cristão olhar para Cristo! Instituições, líderes, ou mesmo pessoas próximas podem decepcionar, mas Cristo sempre será um referencial a ser imitado. AP Você tem estudado a vida e obra de Cristo para servir de modelo para sua vida?

9 2. Os heróis da fé devem ser nosso modelo Apesar de Cristo ser o exemplo supremo, a Bíblia apresenta também outros modelos para imitar. A Epístola aos Hebreus apresenta um conjunto de personagens bíblicos e exemplos práticos como referenciais (Hb ). A galeria dos heróis da fé de Hebreus é uma excelente fonte de inspiração para uma vida de comunhão que agrada a Deus. AP Você já estudou a galeria dos heróis da fé? Que tal fazer isso esta semana?

10 3. Ainda existem líderes inspiradores (v.7) Paulo tinha uma convicção e comunhão tão firme com Deus que tinha autoridade para se apresentar como alguém a ser imitado. Nos dias atuais existe uma grande ausência de referenciais a serem imitados. No entanto, ainda existem pessoas que merecem respeito e observância. No entanto, ninguém é perfeito, somente os bons exemplos devem servir como modelo AP Você tem alguém que serve de modelo para sua vida? Você pode ser modelo para alguém?

11 II- COMO SE PORTAR NUMA SOCIEDADE DESORDENADA?

12 1. Um distanciamento precisa ser notório (v.6). O conflito entre o padrão cristão e o padrão do mundo é inevitável (Jo 15.18; 17.14). O distanciamento do mundo pelo cristão não é social (Mt 10.16), deve ser com relação a nossos valores, princípios e modelos. Na oração sacerdotal de Jesus em Jo 17 fica bem claro a necessidade desse relacionamento: Pai, não quero que os tire do mundo, mas... A igreja precisa fazer a diferença no relacionamento com a sociedade. AP Jovem, você acredita que igreja que você congrega faz a diferença na sociedade?

13 2. Não é possível comunhão com todos, mas deve prevalecer o amor (vv.14-15) Exortação para evitar aqueles que se dizem crentes e querem andar segundo o mundo. O comportamento sugerido não é por arrogância e por desprezo pessoal, mas sim, para que haja reconhecimento e mudança de comportamento do desobediente. Todavia, todo caso é um caso, a orientação não deve ser tomada radicalmente, sem contextualizar. "Todavia, não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão (v.15).

14 III- SOMOS CHAMADOS PARA VIVER DE QUE MANEIRA?

15 1. Como filhos de Deus, não como fardos para a sociedade (v.8) Paulo deu seu próprio exemplo de como o cristão deve viver do trabalho e não explorar o próximo. Infelizmente, muitas pessoas tem se aproveitado de seus talentos ou liderança para explorar os já explorados pela sociedade. O cristão deve ser sábio e não se deixar levar por enganadores e barganhadores do evangelho. AP Você tem buscado ser responsável pelas suas despesas pessoais?

16 2. Sossegadamente Não existe fórmula mágica para ser bemsucedido, é preciso muito trabalho e dedicação. Fortunas fáceis geralmente são de origem duvidosa e tendem a desaparecer também de modo súbito. Celebridades com vidas cobiçadas, na maioria das vezes escondem profundas tristezas, opressões e angústias. Aprendamos com Paulo a se contentar com o que tem, ter uma vida simples e não se dar ao consumismo (Fp 4.13ss).

17 3. Em paz Existem múltiplas maneiras de se ter paz. Jesus deixou claro que tem uma paz que somente ele pode dar. Além da paz de Cristo, o cristão deve buscar sabedoria para, no que depender dele, tenha paz com todas as pessoas. O senhor humano que não tem paz perece e sofre muito. AP Você se considera uma pessoa que vive em paz? O que você poder fazer para melhorar?

18 CONSIDERAÇÕES FINAIS Hoje aprendemos que: 1. Além do exemplo de Cristo, a Bíblia apresenta outros modelos como a galeria dos heróis da fé e do próprio Paulo, que podem ser seguidos. 2. O cristão não tem como se separar da sociedade, mas deve ter uma vida de atitudes santas (separadas) no convívio com ela. 3. O cristão foi chamado para viver de seu trabalho e dedicação, ter uma vida simples e em paz.

19 REFERÊNCIAS ARRINGTON, French L; ARRINGTON e STRONSTAD, Roger (Ed). Comentário Bíblico Pentecostal. 4ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, BRASIL, Thiago. A Igreja do Arrebatamento: o padrão dos tessanolicenses para estes últimos dias. Rio de Janeiro: CPAD, Comentário Bíblico Beacon. 1.ed. Vol. 9. Gálatas a Filemom. Rio de Janeiro: CPAD, Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, HENRY, Matthew. Comentário Bíblico Novo Testamento. 2.ed. Atos a Apocalipse. Rio de Janeiro: CPAD, 2010 LIÇÕES BÍBLICAS DE JOVENS. A Igreja do Arrebatamento: o padrão dos tessanolicenses para estes últimos dias. 2 TRI Rio de Janeiro: CPAD, RENOVATO, Elinaldo de Lima. 1 e 2 Tessalonicenses. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

20 Pr. Natalino das Neves Facebook: natalino das neves e natalino das neves II Contatos: natalino6612@gmail.com natalino.neves@ig.com.br natalinoneves@yahoo.com.br (41) (WHATSAPP/TIM)

TEXTO DO DIA. "Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo." (1 Ts 4.

TEXTO DO DIA. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo. (1 Ts 4. TEXTO DO DIA "Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo." (1 Ts 4.8) SÍNTESE Deus nos convoca para uma compreensão de santidade que transcende

Leia mais

TEXTO DO DIA. Porque, agora, vivemos, se estais firmes no Senhor. (1 Ts 3.8

TEXTO DO DIA. Porque, agora, vivemos, se estais firmes no Senhor. (1 Ts 3.8 TEXTO DO DIA Porque, agora, vivemos, se estais firmes no Senhor. (1 Ts 3.8 SÍNTESE Muito mais desafiador do que plantar uma Igreja é consolidá-la de tal forma que as pessoas permaneçam na vocação de Deus,

Leia mais

SÍNTESE. Não existem contrariedades que sejam capazes de destruir o projeto de Deus para nós.

SÍNTESE. Não existem contrariedades que sejam capazes de destruir o projeto de Deus para nós. TEXTO DO DIA "Pelo que também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação e cumpra todo desejo da sua bondade e a obra da fé com poder." (2 Ts 1.11) SÍNTESE Não existem

Leia mais

SÍNTESE. Não existe adoração num coração dominado pelo ódio, muito menos espiritualidade sadia numa vida envolvida com desonestidade.

SÍNTESE. Não existe adoração num coração dominado pelo ódio, muito menos espiritualidade sadia numa vida envolvida com desonestidade. TEXTO DO DIA "Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros." (1 TS 4.9) SÍNTESE Não existe adoração

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas." (1 Co 14.39)

TEXTO DO DIA. Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas. (1 Co 14.39) TEXTO DO DIA "Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas." (1 Co 14.39) SÍNTESE Os dons espirituais são presentes dados por Deus à sua Igreja para edificação do Corpo

Leia mais

Reivindicações Específicas para a Inspiração do Novo Testamento

Reivindicações Específicas para a Inspiração do Novo Testamento Reivindicações Específicas para a Inspiração do Novo Testamento OS ESCRITOS DO NOVO TESTAMENTO SÃO INSPIRADOS PELO ESPÍRITO REINVIDICAÇÕES ESPECÍFICAS DE QUE OS LIVROS DO NOVO TESTAMENTO SÃO INSPIRADOS

Leia mais

Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. (Ef 4.

Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. (Ef 4. TEXTO AÚREO Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. (Ef 4.32) VERDADE PRÁTICA A benignidade na vida do crente

Leia mais

Nº 40 A Domingo XXXIII do Tempo Comum Deus renova todas as coisas

Nº 40 A Domingo XXXIII do Tempo Comum Deus renova todas as coisas Nº 40 A Domingo XXXIII do Tempo Comum-17.11.13 Deus renova todas as coisas Eu tive um sonho. Sonhei que os rios já não estavam poluídos, e as suas águas eram puras e cristalinas. Sonhei que. em vez de

Leia mais

TEXTO AÚREO. "Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna. (1 Jo 3.

TEXTO AÚREO. Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna. (1 Jo 3. TEXTO AÚREO "Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna. (1 Jo 3.15) VERDADE PRÁTICA A vida é um dom de Deus e ninguém tem o direito

Leia mais

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. ONo encerramento do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. OJesus é o nosso exemplo. Slide 2 O O apóstolo Pedro foi incisivo

Leia mais

Lição 3- O Reino de Deus como prioridade de vida

Lição 3- O Reino de Deus como prioridade de vida Lição 3- O Reino de Deus como prioridade de vida Texto Bíblico: Mateus 6.33 INTRODUÇÃO Os bens materiais só adquirem os seus verdadeiros significados depois que o Reino de Deus é colocado em primeiro lugar.

Leia mais

Efésios 4: E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.

Efésios 4: E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. LIÇÃO Nº 1 A FORMAÇÃO DO CARÁTER CRISTÃO Subsídio sendo elaborado por Inacio de Carvalho Neto, atualizado constantemente até 01/04/2017. Email do autor:ibcneto@inaciocarvalho.com.br. Comentários iniciais:

Leia mais

4 O que é uma igreja baseada em princípios?

4 O que é uma igreja baseada em princípios? 4 O que é uma igreja baseada em princípios? Essa igreja é uma comunidade local onde todos os membros, vivenciando os princípios apresentados na Palavra de Deus, têm por objetivo glorificar a Deus e cumprir

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 11 IGREJA Ponto de partida: A Igreja ocupa um lugar fundamental no plano de Deus. Quando falamos de Igreja, não estamos

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente." (Hb 13.8)

TEXTO DO DIA. Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente. (Hb 13.8) TEXTO DO DIA "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente." (Hb 13.8) SÍNTESE Os milagres são eventos naturais para Deus, mas sobrenaturais para os homens. LEITURA BÍBLICA 2 Timóteo 3.1-7 1 Sabe,

Leia mais

S Í N T E S E. Nosso dinheiro e nosso bens materiais devem ser adquiridos mediante o nosso trabalho honesto.

S Í N T E S E. Nosso dinheiro e nosso bens materiais devem ser adquiridos mediante o nosso trabalho honesto. T E X T O D O D I A Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos (1 Ts

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?" (Is 55.2).

TEXTO DO DIA. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? (Is 55.2). TEXTO DO DIA "Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?" (Is 55.2). SÍNTESE Consumo santificado é a chave bíblica para viver com moderação

Leia mais

apóstolo Paulo trata do relacionamento que deve ser mantido entre os cristãos.

apóstolo Paulo trata do relacionamento que deve ser mantido entre os cristãos. O No capítulo 14 da epístola aos romanos, o apóstolo Paulo trata do relacionamento que deve ser mantido entre os cristãos. O O critério orientador dos relacionamentos entre os cristãos deve ser o amor

Leia mais

Santificação e Práticas Cristãs

Santificação e Práticas Cristãs Santificação e Práticas Cristãs EBA IBCU Jul 15 Wagner Fonseca 1ª Aula Introdução do Curso Propostas Santificação na Bíblia... Perspectivas e Movimentos... Disciplinas, Práticas Cristãs... Esforço Humano

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

"A igreja que eu quero é "

A igreja que eu quero é É comum os crentes mudarem de igreja com facilidade, sempre à procura de uma igreja que os agrade mais "A igreja que eu quero é " Melhor seria buscar a igreja que agrada a Deus e ao Senhor Jesus, o Cabeça

Leia mais

Valores de uma Igreja RELACIONAL

Valores de uma Igreja RELACIONAL Valores de uma Igreja RELACIONAL O que já aprendemos... A Igreja deve valorizar e incentivar os relacionamentos Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum... Da multidão dos que creram, uma

Leia mais

Treinamento de Instrutores Bíblicos. O Ministério dos Grupos Pequenos

Treinamento de Instrutores Bíblicos. O Ministério dos Grupos Pequenos North American Division Portuguese Ministry Treinamento de Instrutores Bíblicos O Ministério dos Grupos Pequenos O Poder dos Grupos Pequenos 1. Introdução Propósitos Grupo de pessoas que se reúnem para:

Leia mais

Módulo III O que anuncia a Catequese?

Módulo III O que anuncia a Catequese? Módulo III O que anuncia a Catequese? Diocese de Aveiro Objectivos Tomar consciência da realidade complexa do ser humano a quem levamos, hoje, uma Boa Nova. Compreender a importância da Sagrada Escritura

Leia mais

28/12/2008 Tiago 4:13-17 Vlademir Hernandes

28/12/2008 Tiago 4:13-17 Vlademir Hernandes 28/12/2008 Tiago 4:13-17 Vlademir Hernandes Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros... ...Vós não sabeis o que

Leia mais

Na Bíblia, algumas ocorrências da palavra "modelo" são esclarecedoras:

Na Bíblia, algumas ocorrências da palavra modelo são esclarecedoras: Lição 5 Imitadores do Senhor (modelos de fé) Texto bíblico - 1Tessalonicenses 1.7-9 Você é a cara de seu pai! Foi a frase que ouvi, orgulhoso, alguém dizer para meu filho Arthur Davis. Ainda que o olhar

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 6: SOTERIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

SÍNTESE. As redes sociais podem servir como bênção ou maldição na vida do crente.

SÍNTESE. As redes sociais podem servir como bênção ou maldição na vida do crente. TEXTO DO DIA "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há

Leia mais

ESTUDO INDUTIVO 1 JOÃO

ESTUDO INDUTIVO 1 JOÃO ESTUDO INDUTIVO 1 JOÃO Ao contrário da maioria das epístolas, o autor de 1 João não é mencionado no corpo da carta. Entretanto, a igreja cristã sempre reconheceu a autoria do apóstolo João. A primeira

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

DA DERROTA... À VITÓRIA! ALCIDES J. BAZIOLI LAÉRCIO RIBEIRO

DA DERROTA... À VITÓRIA! ALCIDES J. BAZIOLI LAÉRCIO RIBEIRO DA DERROTA... À VITÓRIA! ALCIDES J. BAZIOLI LAÉRCIO RIBEIRO Uma Jornada em Terreno Minado Natureza Pecaminosa Rm 7: 21-24 Mundo Ef 2:1,2 Satanás 2 Co 4:4; 1 Pe 5:8 Satanás: Adversário Diabo: Diabolos Dado

Leia mais

Ano º Trimestre A IGREJA DO ARREBATAMENTO - O padrão dos Tessalonicensses para esses ultimos dias. LIÇÃO 6 VIVENDO AMOROSA E HONESTAMENTE

Ano º Trimestre A IGREJA DO ARREBATAMENTO - O padrão dos Tessalonicensses para esses ultimos dias. LIÇÃO 6 VIVENDO AMOROSA E HONESTAMENTE Ano 2018 2º Trimestre A IGREJA DO ARREBATAMENTO - O padrão dos Tessalonicensses para esses ultimos dias. LIÇÃO 6 VIVENDO AMOROSA E HONESTAMENTE Para melhor aproveitamento do material do apoio destaco a

Leia mais

DESAFIOS DO CRISTÃO NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL

DESAFIOS DO CRISTÃO NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL Lição nº 12 DESAFIOS DO CRISTÃO NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL Pr. Cleo Harison Bloch 21 DE JUNHO 2015 Texto Áureo Irmãos, certamente vocês se lembram do nosso trabalho esgotante e da nossa fadiga; trabalhamos

Leia mais

Sem a Santificação ninguém verá o Senhor

Sem a Santificação ninguém verá o Senhor Sem a Santificação ninguém verá o Senhor Seguir a paz e a santificação é o mesmo que seguir a justiça, a fé, o amor e a paz. A justiça, a fé (evangelho), o amor e a paz são progressivos? O amor de Deus

Leia mais

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR Série A IGREJA QUE AGRADA A DEUS Tem FÉ ESPERANÇA AMOR I Co 13.13 O QUE É UMA IGREJA? Três coisas, na verdade, permanecerão: fé esperança e amor e a maior delas é o amor O amor é a evidência maior de maturidade

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça... Mt 5:10-12

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça... Mt 5:10-12 AS BEM-AVENTURANÇAS Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça... Mt 5:10-12 ENTENDIMENTO DESTA VERDADE ENTENDIMENTO Perseguição que traz felicidade? Como associar o "ser perseguido, insultado

Leia mais

ESTUDOS SOBRE IGREJA

ESTUDOS SOBRE IGREJA 1 ESTUDOS SOBRE IGREJA Lição 10: A Igreja e a Mordomia Cristã (Parte I) Sl 24.1-2; 1Pe 4;10-11 Pr Paulo Marcos PIB de Pouso Alegre 2 Introdução Lição 10: A Igreja e a Mordomia Cristã (Parte I) Sl 24 1-2;

Leia mais

SÍNTESE O viver cristão autêntico é capaz de fazer uma diferença substancial na sociedade, não por meio de palavras, mas através de ações verdadeiras.

SÍNTESE O viver cristão autêntico é capaz de fazer uma diferença substancial na sociedade, não por meio de palavras, mas através de ações verdadeiras. TEXTO DO DIA "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus." (Mt 5.16) SÍNTESE O viver cristão autêntico é capaz de

Leia mais

O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos

O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos CRISTIANISMO??... O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos Evangelhos, parte integrante do Novo Testamento.

Leia mais

Epístolas Gerais TIAGO. Prof. Paulo Moraes

Epístolas Gerais TIAGO. Prof. Paulo Moraes TIAGO Introdução É um dos escritos mais instrutivos do Novo Testamento Contra erros particulares da época produzidos entre os cristãos judaicos Apresenta um admirável resumo dos deveres práticos de todos

Leia mais

LIÇÃO Nº. 11 ADOTADOS POR DEUS

LIÇÃO Nº. 11 ADOTADOS POR DEUS LIÇÃO Nº. 11 ADOTADOS POR DEUS Subsídio sendo elaborado por Inacio de Carvalho Neto, atualizado constantemente até 09/12/2017. E-mail do autor:ibcneto@inaciocarvalho.com.br. Comentários iniciais: Texto

Leia mais

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - 2º Trimestre de 2017 - Trimestre temático - quase que uma aplicação prática daquilo que estudamos no trimestre passado, quando falamos a respeito das obras da carne e do fruto

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DECLARAÇÃO DE FÉ CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DAI-AMTB Departamento de Assuntos Indígenas, Associação de Missões Transculturais Brasileiras Campo Grande, MS: 2016

Leia mais

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA NASCIMENTO Pb. Márcio Tarcísio Mendonça Ferreira 5º) NA NECESSIDADE ABSOLUTA DO PELA GRAÇA DE

Leia mais

SOMOS VENCEDORES EM CRISTO JESUS. Quero usar a figura de um atleta - é alguém que sabe que tem um potencial pra vencer.

SOMOS VENCEDORES EM CRISTO JESUS. Quero usar a figura de um atleta - é alguém que sabe que tem um potencial pra vencer. SOMOS VENCEDORES EM CRISTO JESUS Quero usar a figura de um atleta - é alguém que sabe que tem um potencial pra vencer. Você sabia que no Reino de Deus todos nós somos atletas de Cristo? Paulo usa essa

Leia mais

Ano º Trimestre A IGREJA DO ARREBATAMENTO - O padrão dos Tessalonicensses para esses ultimos dias. LIÇÃO 2 A ALEGRIA PELA NOVA VIDA EM CRISTO

Ano º Trimestre A IGREJA DO ARREBATAMENTO - O padrão dos Tessalonicensses para esses ultimos dias. LIÇÃO 2 A ALEGRIA PELA NOVA VIDA EM CRISTO Ano 2018 2º Trimestre A IGREJA DO ARREBATAMENTO - O padrão dos Tessalonicensses para esses ultimos dias. LIÇÃO 2 A ALEGRIA PELA NOVA VIDA EM CRISTO Para melhor aproveitamento do material do apoio destaco

Leia mais

Aula 5 COLOSSENSES. Uma vida alinhada com o Senhor

Aula 5 COLOSSENSES. Uma vida alinhada com o Senhor Aula 5 COLOSSENSES Uma vida alinhada com o Senhor Recaptulação A maravilhosa obra de Cristo reconciliação O plano da reconciliação A necessidade reconciliação O meio para a reconciliação O propósito da

Leia mais

Igreja local: um lugar de aperfeiçoamento

Igreja local: um lugar de aperfeiçoamento Igreja local: um lugar de aperfeiçoamento Paulo, chamado para ser apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus

Leia mais

Cheios do Espírito. (Diferente de todos os outros homens, Jesus foi gerado de Deus na condição de homem espiritual e espirito vivificante.

Cheios do Espírito. (Diferente de todos os outros homens, Jesus foi gerado de Deus na condição de homem espiritual e espirito vivificante. Cheios do Espírito A palavra cheio é mal compreendida quando se refere ao Espírito. Ela indica plenitude e não uma gradação, como muitos pensam. Muitos entendem que ser cheio do Espírito é gradativo, como

Leia mais

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood LIVROS APÓCRIFOS Aula 1 Introdução Guilherme A. Wood Perguntas: Por que a Bíblia contém estes livros? Por que a Bíblia Católica contém alguns livros a mais? Por que alguns outros livros despertam o interesse

Leia mais

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade.

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. 2ª TESSALONICENSES Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2Pe. 3:18 2ª CARTA DE PAULO AOS

Leia mais

Título: AS CARTAS AS SETE IGREJAS Autor: J.H.SMITH. Literaturas em formato digital:

Título: AS CARTAS AS SETE IGREJAS Autor: J.H.SMITH. Literaturas em formato digital: Título: AS CARTAS AS SETE IGREJAS Autor: J.H.SMITH. Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

TEXTO DO DIA. "O que oprime ao pobre insulta àquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado honra-o." (Pv 14.31)

TEXTO DO DIA. O que oprime ao pobre insulta àquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado honra-o. (Pv 14.31) TEXTO DO DIA "O que oprime ao pobre insulta àquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado honra-o." (Pv 14.31) SÍNTESE Diante da desigualdade e da marginalização social, a ação solidária da

Leia mais

Deus tem um plano para cada um de nós, com propósitos bem definidos (Pv 16.4).

Deus tem um plano para cada um de nós, com propósitos bem definidos (Pv 16.4). Leitura: Romanos 12.1-8 Deus tem um plano para cada um de nós, com propósitos bem definidos (Pv 16.4). O plano é perfeito e inclui a salvação em Cristo (2 Ts 2.13) e a capacitação para lhe servirmos (2

Leia mais

Lição 13 A fidelidade de Deus

Lição 13 A fidelidade de Deus INTRODUÇÃO Lição 13 A fidelidade de Deus - Terminando o estudo dos exemplos bíblicos de provisão divina, estudaremos a respeito das adversidades sofridas pelo apóstolo Paulo em seu ministério. - A fidelidade

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele." (Hb 10.38)

TEXTO DO DIA. Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. (Hb 10.38) TEXTO DO DIA "Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele." (Hb 10.38) SÍNTESE O retorno à Palavra de Deus pode mudar a fé e o destino de uma pessoa, de uma família e de

Leia mais

A SUPREMA ASPIRAÇÃO DO CRENTE

A SUPREMA ASPIRAÇÃO DO CRENTE A SUPREMA ASPIRAÇÃO DO CRENTE Escola Bíblica Dominical Lição 08 3º trimestre 2013 Para : 25/08/2013 Montagem Slides : TEXTO ÁUREO Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo

Leia mais

LIÇÃO 13 VIVENDO COM A MENTE DE CRISTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 VIVENDO COM A MENTE DE CRISTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 VIVENDO COM A MENTE DE CRISTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A IMAGEM E SEMELHANÇA DE CRISTO Nosso referencial de vida é buscar viver a imagem e semelhança do caráter de Cristo,

Leia mais

LIÇÃO 12 EXORTAÇÕES FINAIS NA GRANDE MARATONA DA FÉ. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 12 EXORTAÇÕES FINAIS NA GRANDE MARATONA DA FÉ. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 12 EXORTAÇÕES FINAIS NA GRANDE MARATONA DA FÉ Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A MARATONA DA FÉ As exortações feitas pelo autor da carta aos hebreus nos dois últimos capítulos nos ensina

Leia mais

TEXTO DO DIA. "E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração." (At 2.

TEXTO DO DIA. E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração. (At 2. TEXTO DO DIA "E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração." (At 2.46) SÍNTESE Os crentes expressam a graça e o amor divino

Leia mais

CONHECIMENTO ESPIRITUAL

CONHECIMENTO ESPIRITUAL CONHECIMENTO ESPIRITUAL II Pedro 1.1-21 19/Maio/19 A VERDADEIRA VIDA CRISTÃ COMEÇA COM UMA PALAVRA BEM PEQUENA MAS QUE, É FUNDAMENTAL PARA TER UMA VIDA PLENA AO LADO DE JESUS F É O início do conhecimento

Leia mais

Agradando adeus. Medite: De longe, o pior hábito é ser constantemente ocupado em vez de produtivo. (Charles Duhigg)

Agradando adeus. Medite: De longe, o pior hábito é ser constantemente ocupado em vez de produtivo. (Charles Duhigg) Agradando adeus Às vezes, procuramos agradar somente as pessoas e nos esquecemos de que devemos manter uma boa comunhão com Deus, confessando os nossos pecados, buscando arrependimento quando erramos,

Leia mais

LIDERANÇA: Cristo, a cabeça. Líderes servos. ORGANIZAÇÃO: A doutrina. A disciplina. MISSÃO.

LIDERANÇA: Cristo, a cabeça. Líderes servos. ORGANIZAÇÃO: A doutrina. A disciplina. MISSÃO. Lição 12 para 22 de dezembro de 2018 Os crentes reconhecem que Cristo é a cabeça da igreja. No entanto, é fundamental que haja certo grau de organização humana para a missão e para a unidade da igreja.

Leia mais

LISTAGEM DAS COLEÇÕES DE AUDIOS

LISTAGEM DAS COLEÇÕES DE AUDIOS R LISTAGEM DAS COLEÇÕES DE AUDIOS C001 Conferências de Set 2001 A Vida no Reino Delcio Meireles 8 C002 Conferências de Nov 2001 A Restauração Delcio Meireles 5 C003 Conferências de Mar 2002 Apocalipse

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO]

ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO] OS DONS ESPIRITUAIS ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO] Êx 18.13-27; At 27.11; 1Co 12.28, Entender os objetivos a curto e a longo prazo de uma determinada parte do trabalho da igreja e elaborar planos eficientes

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS

LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS Todos os direitos reservados por: MINISTÉRIO IGREJA EM CÉLULAS R. Ver. Antônio Carnasciali, 1661 CEP 81670-420 Curitiba-Paraná Fone/fax: (041) 3276-8655 E-mail: trabalhoemconjunto@celulas.com.br edile@celulas.com.br

Leia mais

Diaconia e a Cidade. jovens;

Diaconia e a Cidade. jovens; Diaconia e a Cidade (Pastor Carlos Alberto Radinz, UP de São Paulo) Auxílio para a preparação do encontro de jovens; A nossa Igreja, neste ano, escolheu como tema ViDas em Comunhão, tendo como motivação

Leia mais

Primeiro Ciclo- Nascer

Primeiro Ciclo- Nascer Primeiro Ciclo- Nascer LIÇÃO 4 Família Espiritual Texto Básico: Romanos 8.1-17 O próprio Espírito testifica com nosso espírito, que somos filhos de Deus. Romanos 8.16 A partir desse ponto, Jesus passa

Leia mais

A volta de Jesus é iminente, pois pode acontecer a qualquer momento.

A volta de Jesus é iminente, pois pode acontecer a qualquer momento. LIÇÃO 12 - A VOLTA DE JESUS Texto Bíblico: Apocalipse 19.11-16 Objetivos: Compreender as implicações sobre a segunda vinda de Cristo. Resgatar em sua vida cristã a bendita expectativa da volta de Cristo.

Leia mais

Lição 13. HEBREUS, TIAGO e 1 PEDRO

Lição 13. HEBREUS, TIAGO e 1 PEDRO Lição 13 HEBREUS, TIAGO e 1 PEDRO Introdução Até aqui, já vimos os Evangelhos, o Livro de Atos e as Cartas Paulinas. Aproximamosnos do final do Novo Testamento, onde ainda veremos as Cartas Gerais, a partir

Leia mais

Título: TRÊS COISAS DIÁRIAS Autor: BRUCE ANSTEY. Literaturas em formato digital:

Título: TRÊS COISAS DIÁRIAS Autor: BRUCE ANSTEY. Literaturas em formato digital: Título: TRÊS COISAS DIÁRIAS Autor: BRUCE ANSTEY Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA

DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA DECLARAÇÃO DE FÉ MINISTÉRIO BÍBLICO PALAVRA VIVA A Igreja de Jesus Cristo está comprometida somente com o Antigo e Novo Testamentos como a única autoridade escrita de fé e conduta. A fé e conduta dos crentes

Leia mais

Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono (Ap 3.21).

Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono (Ap 3.21). Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono (Ap 3.21). www.portalebd.org.br Slide 2 A vida cristã exige perseverança, coragem

Leia mais

Por que é assim a ordem dos acontecimentos

Por que é assim a ordem dos acontecimentos 1 Deus nos ama? O que significa isso? Nós erramos, certo? Deus esta certo, certo? Então como Ele nos trata? Ele nos perdoa? Mesmo? Nós devemos nos submeter a Cristo? Explica melhor. Como somos um com Deus?

Leia mais

V Dons espirituais e ministérios na igreja

V Dons espirituais e ministérios na igreja Igreja Povo de Deus V Dons espirituais e ministérios na igreja 22 homens no gramado milhares de pessoas nas arquibancadas Nas arquibancadas, todos sabem como jogar Gritam Criticam mais que aplaudem 1.

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Um divertimento é para o tolo praticar a iniquidade; para o homem inteligente, o mesmo é o ser sábio." (Pv 10.23)

TEXTO DO DIA. Um divertimento é para o tolo praticar a iniquidade; para o homem inteligente, o mesmo é o ser sábio. (Pv 10.23) TEXTO DO DIA "Um divertimento é para o tolo praticar a iniquidade; para o homem inteligente, o mesmo é o ser sábio." (Pv 10.23) SÍNTESE Numa época dominada pela criminalidade virtual, os discípulos de

Leia mais

DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS

DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS Movendo Pessoas da Congregação para os Comprometidos para que não mais sejamos como meninos Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Leia mais

Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja.

Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja. Querido Irmão (a), Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja. Queremos conhecê-lo melhor para poder ajudá-lo na sua caminhada cristã e também para que você nos ajude a

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

LIÇÃO 1 Por que liderança masculina? Atos 14.23; Tito 1.5-9

LIÇÃO 1 Por que liderança masculina? Atos 14.23; Tito 1.5-9 LIÇÃO 1 Por que liderança masculina? Atos 14.23; Tito 1.5-9 1. Considerando as grandes mudanças ocorridas na sociedade, como a igreja deve responder a elas à luz do ensino do NT? A resposta é se adequar

Leia mais

Por que estudar Tessalonicenses?

Por que estudar Tessalonicenses? 04/novembro/2018 Por que estudar Tessalonicenses? 1.Ela é um guia de missões, fonte indispensável para a orientação de missionários e plantadores de igreja hoje. 2. Ela é uma carta pastoral onde Paulo

Leia mais

Um Reino de Sacerdotes

Um Reino de Sacerdotes Um Reino de Sacerdotes 1 PARTE I Vivendo no Corpo de Cristo Ef 4.15,16 devemos crescer em tudo naquele que é o cabeça, Cristo. Como pode então, membros com diferentes funções viverem ligados e encaixados

Leia mais

Conhecer Deus Pessoalmente

Conhecer Deus Pessoalmente 1 2 Conhecer Deus Pessoalmente Introdução Conhecer Jesus.. p. 4 Lição 1 Conhecer a Salvação p. 12 Lição 2 Conhecer a Comunhão.. p. 17 Lição 3 Conhecer o Espírito Santo. p. 22 Lição 4 Conhecer o Crescimento.

Leia mais

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento.

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Capítulo 2 Bibliologia Introdução Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Estudaremos os materiais utilizados: pergaminho, papiro, tipo de escrita, línguas utilizadas,

Leia mais

LIÇÃO 09. Objetivos da lição: Apreender que é preciso manter a esperança em Cristo; Conscientizar-se que deve ter constância na vida cristã.

LIÇÃO 09. Objetivos da lição: Apreender que é preciso manter a esperança em Cristo; Conscientizar-se que deve ter constância na vida cristã. LIÇÃO 09 A ESPERANÇA QUE CONTINUA VIVA Texto Bíblico: João 16.33 Objetivos da lição: Apreender que é preciso manter a esperança em Cristo; Conscientizar-se que deve ter constância na vida cristã. Material:

Leia mais

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR Série A IGREJA QUE AGRADA A DEUS Tem FÉ ESPERANÇA AMOR Qual é a coisa mais importante? Muitos diriam Status, poder, sucesso (competição, egoísmo) Dinheiro (ambição, corrupção, roubo) Corpo (fisicultura,

Leia mais

Curso Bíblico. Lição 3. Santificação

Curso Bíblico. Lição 3. Santificação Curso Bíblico Lição 3 Curso Bíblico Para Novos Discípulos de Jesus Cristo Quando aceitamos o evangelho, cremos em Jesus Cristo como nosso Salvador e Senhor, temos o nascimento espiritual....assim, se alguém

Leia mais

3. Introdução do Livro Depois de ter estudado agora leia a introdução ao livro de Filemom que está no final da lição.

3. Introdução do Livro Depois de ter estudado agora leia a introdução ao livro de Filemom que está no final da lição. Estudando Filemon 1. Competência a ser construída: Criar o hábito de estudar a Bíblia. A prática constrói o hábito! Encontro 05 2. Ouvindo os alunos A maior riqueza desse encontro é ver e ouvir o que os

Leia mais

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7)

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: missão evangelizadora na Igreja. A PASTORAL DO DÍZIMO A missão da Pastoral do Dízimo,

Leia mais

UMA VIDA QUE AGRADA A DEUS

UMA VIDA QUE AGRADA A DEUS UMA VIDA QUE AGRADA A DEUS I Tessalonicenses 4.3-12 25/Nov/18 (I Ts 4.3-8) 3 A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. 4 Cada um saiba controlar o seu próprio

Leia mais

SÍNTESE. Desenvolver uma visão de mundo essencialmente cristã é crucial para discernir a vontade de Deus em uma época cheia de ideologias vãs.

SÍNTESE. Desenvolver uma visão de mundo essencialmente cristã é crucial para discernir a vontade de Deus em uma época cheia de ideologias vãs. TEXTO DO DIA "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Rm 12.2) SÍNTESE

Leia mais

O Espírito Santo é o nosso Ajudador, Consolador e Conselheiro, que nos guia e faz lembrar da Palavra de Deus.

O Espírito Santo é o nosso Ajudador, Consolador e Conselheiro, que nos guia e faz lembrar da Palavra de Deus. Ser cheia do Espírito é o melhor que posso desejar do novo nascimento em Cristo. Nós necessitamos totalmente do Espírito Santo para nossa vida cristã diária. Jamais conseguiremos viver os ensinos de Jesus

Leia mais

A criação toda geme... e conclama à solidariedade (At 11,19-28,13). 2ª parte. A nova justiça do Reino de Deus

A criação toda geme... e conclama à solidariedade (At 11,19-28,13). 2ª parte. A nova justiça do Reino de Deus Círculos bíblicos A Caminhada do Povo de Deus R$5,50 A Economia do Reino. Círculos Bíblicos sobre a Partilha R$5,60 A criação toda geme... e conclama à solidariedade (At 11,19-28,13). 2ª parte A nova justiça

Leia mais

Lição 8: A igreja sob os olhares externos

Lição 8: A igreja sob os olhares externos Lição 8: A igreja sob os olhares externos Texto bíblico: 1Tessalonicenses 2.10-12 De um modo ou de outro, estamos sempre sob os olhares do mundo externo. Nem sempre nos damos conta desse estado de vigilância

Leia mais

EXAME DAS LIÇÕES 1 8 (Nós Cremos)

EXAME DAS LIÇÕES 1 8 (Nós Cremos) EXAME DAS LIÇÕES 1 8 (Nós Cremos) As afirmações seguintes ou são verdadeiras ou são falsas. Circule a resposta certa. 1. há diferença entre a Bíblia e outros grandes livros. 2. Deus é misericordioso mas

Leia mais

Vivendo a Vida Santa

Vivendo a Vida Santa Livrinho 2 Pàgina 35 Lição Cinco Vivendo a Vida Santa Pode você descrever numa só palavra a qualidade de vida que procura levar? Muitas e variadas respostas são dadas a essa pergunta. Mas, da perspectiva

Leia mais

Apostila de Estudo Bíblico

Apostila de Estudo Bíblico Apostila de Estudo Bíblico Igreja Evangélica Rua, nº Bairro: Tel.: ANOTAÇÕES GERAIS: 14 LIÇÃO 1 APRESENTAÇÃO DOS LIVROS DA BÍBLIA I ANTIGO TESTAMENTO 01 Pentateuco (5 livros de Moisés): Gênesis (Gn) Êxodo

Leia mais