SÍNTESE. Não existe adoração num coração dominado pelo ódio, muito menos espiritualidade sadia numa vida envolvida com desonestidade.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SÍNTESE. Não existe adoração num coração dominado pelo ódio, muito menos espiritualidade sadia numa vida envolvida com desonestidade."

Transcrição

1

2

3 TEXTO DO DIA "Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros." (1 TS 4.9)

4 SÍNTESE Não existe adoração num coração dominado pelo ódio, muito menos espiritualidade sadia numa vida envolvida com desonestidade.

5 1 Tessalonicenses Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto quevós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros; 10 Porque também já assim o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a Macedônia. Exortamos-vos, porém, a que ainda nisto continueis a progredir cada vez mais, 11 e procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já volo temos mandado; 12 para que andeis honestamente para com os que estão de fora e não necessiteis de coisa alguma.

6 INTRODUÇÃO Nunca foi tão urgente a presença de uma comunidade de pessoas que espelhe o caráter de Cristo como nos dias atuais. Nacionalmente vivemos em tempos de muita violência. No campo sócio-político, nunca a corrupção esteve em tamanha evidência com sucessivos escândalos. Em Tessalônica não era muito diferente, por isso Paulo orienta amorosamente aquela comunidade.

7 I- QUANTO AO AMOR FRATERNAL

8 1. É o Senhor quem nos ensina a amar Paulo elogia a postura amorosa dos membros da igreja em Tessalônica (1 Ts 4.9). Amar não é algo que aprendemos por meio de métodos humanos, cursos ou livros. É impossível amar a Deus e odiar qualquer pessoa que seja(1 Jo 4.20). Quem usufrui do amor do Pai, podemos transmitilo a todos os que precisam (Lc ). É com o SENHOR que aprendemos a amar (Jo ).. AP Você já aprendeu amar?

9 2. O poder de expansão do amor O amor que não consegue ser expandido, compartilhado, transmitido a outros, não é amor. Esse sentimento é narcisismo, o "amor a si mesmo, um sentimento destrutivo (2 Tm 3.2; 1 Co ). A vivência do amor é contagiante. Exemplos: a Samaritana (Jo ), Levi (Lc ) e Paulo (At ). Essa vivência inspiradora de amor que a igreja precisa para influenciar a sociedade (Tt 3.3-5). AP A sua prática de amor tem contagiado o meio em que você está inserido(a)?

10 3. O amor: uma medida que sempre deve aumentar A medida do amor nunca deve ser para menos, sempre para mais. O amor é uma dívida impagável que não temos apenas para com Deus, mas também com o próximo (Rm 13.8). Exemplo da parábola do credor incompassivo (Mt ). Amar o próximo de forma progressiva é uma evidência do amor ao próprio Deus (1 Jo ). AP A medida de seu amor tem aumentado ou diminuído?

11 PONTO IMPORTANTE Amar é uma atitude que deve transcender o indivíduo e impulsioná-lo para um relacionamento de comunhão com o Pai e com o outro.

12 II- VIVENDO POR FÉ, TRABALHANDO COM HONRA

13 1. Um estilo de vida modesto Vivemos em uma sociedade do consumismo e imediatista. O padrão de vida desejado pela maioria é o das celebridades. Paulo exorta os cristãos a viverem uma vida simples, desapegada e "quieta" (1 Ts 4.11). Focar no essencial e não se deixar levar pela onda do consumismo. O padrão do cristão deve ser diferente do mundo (Fp 2.15), um viver em Cristo (Rm 14.8). AP Qual tem sido o seu estilo de vida?

14 2. Trabalhar nunca deve ser um fardo O ofício humano como uma atividade honrosa e necessária àquele que trabalha na obra de Deus (2 Co ; 2 Ts ). Trabalhar não deve ser um peso para ninguém. A responsabilidade faz parte da essência do ser humano (Gn 1.26; Pv 13.4; 21.25). O ministro não pode explorar financeiramente a fé alheia (At 20.29,30; 1 Tm 6.10). Paulo precisou de apoio financeiro no seu ministério, mas isso foi a exceção, nunca a regra. AP Qual o valor que você dá no trabalho digno?

15 AP Você tem dúvidas quanto á sua vocação ministerial e a vocação profissional? 3. O jovem, a vocação e a profissão A chamada ministerial e o desenvolvimento profissional não são opostos. Os novos obreiros dever ser capacitados para o ministério, mas também na formação secular. Tudo o que há em nossa vida, analisado em conjunto, deve ser para a glória de Deus. Enquanto você não consegue discernir seu ministério, continue estudando e trabalhando. Não há problemas em ser bivocacionado (ministério e trabalho secular). O importante é estar na vontade de Deus.

16 III- SOBRE O CRISTÃO E SEUS NEGÓCIOS

17 1. Honestidade como referencial de testemunho O cuidado de Paulo para com os irmãos em Tessalônica o leva a exortá-los a terem uma vida honesta entre os que ainda não professavam a fé (1 Ts 4.12). O comportamento religioso exemplar dentro da igreja deve ser coerente com o relacionamento na sociedade. O cristão salvo não é desonesto. Ele deve ser honesto em todas as formas de relacionamentos. AP Você tem uma vida honesta?

18 2. Colaboradores e não parasitas sociais 1 Ts 4.12 termina com uma advertência a respeito da necessidade de viver do próprio trabalho. O cristão nunca deve manipular e explorar a fé alheia. No Brasil, com seus enormes abismos sociais, políticas para efetivação de direitos básicos são necessárias. As pessoas veem em algumas instituições, como a igreja, uma forma de refúgio. Não podemos decepcionar essas pessoas. AP Você vive de seu próprio trabalho? Jovem, você que mora com seus pais, ajuda nas despesas?

19 3. O jovem cristão e a geração "nem-nem" A sociedade brasileira passa por uma profunda crise, com sintomas do pecado estrutural. Um grande número de jovens entre 18 e 25 anos que nem trabalham, nem estudam. É nessa ambiência conturbada que o jovem cristão deve lançar suas ansiedades sobre o Senhor (1 Pe 5.7). O jovem cristão deve fazer o seu melhor, nunca acomodar, especialmente em situações adversas. AP Jovem, como você tem enfrentado a crise atual? Tem ido à luta ou se acomodado?

20 CONSIDERAÇÕES FINAIS Hoje aprendemos que: 1. Nossa vocação é para uma vida piedosa, fundamentada em amor e buscando os ideais de justiça e paz. 2. O cristão deve buscar uma vida modesta, com trabalho honrado e dar atenção tanto para a vocação eclesiástica como secular e profissional. 3. O cristão deve ser honesto em todas as suas relações e nunca tirar proveito do próximo, mas ser exemplo de honestidade e caráter ilibado.

21 REFERÊNCIAS ARRINGTON, French L; ARRINGTON e STRONSTAD, Roger (Ed). Comentário Bíblico Pentecostal. 4ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, BRASIL, Thiago. A Igreja do Arrebatamento: o padrão dos tessanolicenses para estes últimos dias. Rio de Janeiro: CPAD, Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, LIÇÕES BÍBLICAS DE JOVENS. A Igreja do Arrebatamento: o padrão dos tessanolicenses para estes últimos dias. 2 TRI Rio de Janeiro: CPAD, RENOVATO, Elinaldo de Lima. 1 e 2 Tessalonicenses. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

22 Pr. Natalino das Neves Facebook: natalino das neves e natalino das neves II Contatos: natalino6612@gmail.com (41) (TIM/WhatsApp)

23 SUBSÍDIOS "(1 Ts 4.9). Paulo agora faz a mudança dos discursos específicos nos quais considerou a pureza sexual, para a chamada geral ao exercício e ao crescimento no 'amor [ou caridade] fraternal'. [...] O ponto principal da mensagem do apóstolo, é que a comunidade cristã deve ser caracterizada pela lealdade e pelo profundo cuidado que imita o nível do comprometimento de Deus para com eles (Jo 13.34,35). A extensão da discórdia ou da divisão que existiu na igreja em Tessalônica não foi em grande escala. Alguns, mais provavelmente uma pequena minoria, estavam ameaçando a harmonia por serem preguiçosos (1 Ts 4.11,12; 5.14; 2 Ts 3.10) e intrometidos (2 Tm 3.11). Porém, a igreja como um todo foi caracterizada pelo amor. Paulo conhece a dinâmica dos relacionamentos, e sabe que a menos que se prestasse uma cuidadosa atenção à harmonia, a igreja estaria a um passo de um conflito generalizado. Coerentemente, incentiva os santos a se dedicarem intensamente à instrução em que foram encaminhados, na qual estavam bastante adiantados. Paulo diz não haver necessidade de escrever aos tessalonicenses sobre a importância do amor fraterno e está confiante de que pode manter a discussão em um nível mínimo" (ARRINGTON, F.L. e STRONSTAD, Roger (Ed). Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, pp. 1390,1391).

24 SUBSÍDIOS "O conteúdo da ética cristã está na vontade de Deus, que deve ser feita com amor, ou seja, 'a fé que opera por caridade [ou amor]' (Gl 5.6). Todo o comportamento de Cristo estava centrado em seu objetivo de servir e de dar sua vida como um resgate (Mt 20.28). Este era seu padrão para os seus seguidores ( ). Paulo o aceitou. Também o fizeram os cristãos tessalonicenses. Eles tinham visto em Paulo o exemplo ('selo') de Cristo que lhes deu significado e entendimento. Eles tomaram esse exemplo para suas próprias vidas, incluindo a aflição (thlipsis, 'pressão, tribulação'). Nesse contexto da ética cristã, em meio ao sofrimento, imitando a vida de Jesus e a conduta de Paulo, aqueles crentes coletivamente e espontaneamente compartilharam um testemunho dinamicamente significativo de Cristo pela Macedônia e pela Acaia. O exemplo cristão, encontrado primeiramente em Jesus e em Paulo resulta no tipo de conduta fiel que efetivamente dá testemunho por meio do corpo combinado da igreja em qualquer outra área, fortalece o testemunho dos cristãos e possibilita que o comportamento dos obreiros (pastores e outros) inspire o rebanho a segui-los. O testemunho cristão bem-sucedido está centrado no exemplo" (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, pp. 729, 730).

TEXTO DO DIA. "Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo." (1 Ts 4.

TEXTO DO DIA. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo. (1 Ts 4. TEXTO DO DIA "Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo." (1 Ts 4.8) SÍNTESE Deus nos convoca para uma compreensão de santidade que transcende

Leia mais

TEXTO DO DIA "Mandamo-vos, porém, irmãos,

TEXTO DO DIA Mandamo-vos, porém, irmãos, TEXTO DO DIA "Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que andar desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebeu." (2 Ts 3.6) SÍNTESE

Leia mais

TEXTO DO DIA. Porque, agora, vivemos, se estais firmes no Senhor. (1 Ts 3.8

TEXTO DO DIA. Porque, agora, vivemos, se estais firmes no Senhor. (1 Ts 3.8 TEXTO DO DIA Porque, agora, vivemos, se estais firmes no Senhor. (1 Ts 3.8 SÍNTESE Muito mais desafiador do que plantar uma Igreja é consolidá-la de tal forma que as pessoas permaneçam na vocação de Deus,

Leia mais

SÍNTESE. Não existem contrariedades que sejam capazes de destruir o projeto de Deus para nós.

SÍNTESE. Não existem contrariedades que sejam capazes de destruir o projeto de Deus para nós. TEXTO DO DIA "Pelo que também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação e cumpra todo desejo da sua bondade e a obra da fé com poder." (2 Ts 1.11) SÍNTESE Não existem

Leia mais

Ano º Trimestre A IGREJA DO ARREBATAMENTO - O padrão dos Tessalonicensses para esses ultimos dias. LIÇÃO 6 VIVENDO AMOROSA E HONESTAMENTE

Ano º Trimestre A IGREJA DO ARREBATAMENTO - O padrão dos Tessalonicensses para esses ultimos dias. LIÇÃO 6 VIVENDO AMOROSA E HONESTAMENTE Ano 2018 2º Trimestre A IGREJA DO ARREBATAMENTO - O padrão dos Tessalonicensses para esses ultimos dias. LIÇÃO 6 VIVENDO AMOROSA E HONESTAMENTE Para melhor aproveitamento do material do apoio destaco a

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 6: SOTERIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

TEXTO AÚREO. "Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna. (1 Jo 3.

TEXTO AÚREO. Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna. (1 Jo 3. TEXTO AÚREO "Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna. (1 Jo 3.15) VERDADE PRÁTICA A vida é um dom de Deus e ninguém tem o direito

Leia mais

UMA VIDA QUE AGRADA A DEUS

UMA VIDA QUE AGRADA A DEUS UMA VIDA QUE AGRADA A DEUS I Tessalonicenses 4.3-12 25/Nov/18 (I Ts 4.3-8) 3 A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. 4 Cada um saiba controlar o seu próprio

Leia mais

TEXTO DO DIA. "O que oprime ao pobre insulta àquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado honra-o." (Pv 14.31)

TEXTO DO DIA. O que oprime ao pobre insulta àquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado honra-o. (Pv 14.31) TEXTO DO DIA "O que oprime ao pobre insulta àquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado honra-o." (Pv 14.31) SÍNTESE Diante da desigualdade e da marginalização social, a ação solidária da

Leia mais

Efésios 4: E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.

Efésios 4: E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. LIÇÃO Nº 1 A FORMAÇÃO DO CARÁTER CRISTÃO Subsídio sendo elaborado por Inacio de Carvalho Neto, atualizado constantemente até 01/04/2017. Email do autor:ibcneto@inaciocarvalho.com.br. Comentários iniciais:

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas." (1 Co 14.39)

TEXTO DO DIA. Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas. (1 Co 14.39) TEXTO DO DIA "Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas." (1 Co 14.39) SÍNTESE Os dons espirituais são presentes dados por Deus à sua Igreja para edificação do Corpo

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 11 IGREJA Ponto de partida: A Igreja ocupa um lugar fundamental no plano de Deus. Quando falamos de Igreja, não estamos

Leia mais

Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. (Ef 4.

Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. (Ef 4. TEXTO AÚREO Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. (Ef 4.32) VERDADE PRÁTICA A benignidade na vida do crente

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

I Ts. 5: PRECEITOS ou INSTRUÇÕES FINAIS

I Ts. 5: PRECEITOS ou INSTRUÇÕES FINAIS PRECEITOS ou INSTRUÇÕES FINAIS I Ts. 5:12-24 TESSALÔNICA: Capital da província romana da Macedônia. IGREJA DE TESSALÔNICA=>Carta escrita pelo Apóstolo Paulo para ANIMAR os cristãos de Tessalônica a continuarem

Leia mais

apóstolo Paulo trata do relacionamento que deve ser mantido entre os cristãos.

apóstolo Paulo trata do relacionamento que deve ser mantido entre os cristãos. O No capítulo 14 da epístola aos romanos, o apóstolo Paulo trata do relacionamento que deve ser mantido entre os cristãos. O O critério orientador dos relacionamentos entre os cristãos deve ser o amor

Leia mais

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - 2º Trimestre de 2017 - Trimestre temático - quase que uma aplicação prática daquilo que estudamos no trimestre passado, quando falamos a respeito das obras da carne e do fruto

Leia mais

"A igreja que eu quero é "

A igreja que eu quero é É comum os crentes mudarem de igreja com facilidade, sempre à procura de uma igreja que os agrade mais "A igreja que eu quero é " Melhor seria buscar a igreja que agrada a Deus e ao Senhor Jesus, o Cabeça

Leia mais

Por que estudar Tessalonicenses?

Por que estudar Tessalonicenses? 04/novembro/2018 Por que estudar Tessalonicenses? 1.Ela é um guia de missões, fonte indispensável para a orientação de missionários e plantadores de igreja hoje. 2. Ela é uma carta pastoral onde Paulo

Leia mais

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9).

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9). ( ) O 6. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos

Leia mais

Formação para fraternidade

Formação para fraternidade Formação para fraternidade artigo 12º da Regra da OFS Livres para o amor de Deus e dos irmãos 12.Testemunhas dos bens futuros e empenhados pela vocação abraçada em adquirir a pureza do coração, desse modo

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 12/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 12/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 12/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Recapitulando S Nas aulas passadas vimos que muitas vezes a fé tem horário e local específico, na Igreja, no domingo, e no horário

Leia mais

ACONSELHAMENTO BÍBLICO

ACONSELHAMENTO BÍBLICO ACONSELHAMENTO BÍBLICO Propósito do Curso: Equipar o aluno para que considere a relevância do aconselhamento bíblico no tratamento da ansiedade e depressão, saiba distinguir o aconselhamento das terapias

Leia mais

Estudo 16 Ser e Fazer a Igreja de Cristo. Em Marcha, IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 16 Ser e Fazer a Igreja de Cristo. Em Marcha, IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 16 Ser e Fazer a Igreja de Cristo Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Voce entende que faz parte da Igreja de

Leia mais

A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei (Rm 13.8).

A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei (Rm 13.8). A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei (Rm 13.8). www.portalebd.org.br Slide 2 Amar a Deus e ao próximo é cumprir plenamente

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DECLARAÇÃO DE FÉ CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DAI-AMTB Departamento de Assuntos Indígenas, Associação de Missões Transculturais Brasileiras Campo Grande, MS: 2016

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

SOMOS VENCEDORES EM CRISTO JESUS. Quero usar a figura de um atleta - é alguém que sabe que tem um potencial pra vencer.

SOMOS VENCEDORES EM CRISTO JESUS. Quero usar a figura de um atleta - é alguém que sabe que tem um potencial pra vencer. SOMOS VENCEDORES EM CRISTO JESUS Quero usar a figura de um atleta - é alguém que sabe que tem um potencial pra vencer. Você sabia que no Reino de Deus todos nós somos atletas de Cristo? Paulo usa essa

Leia mais

4 O que é uma igreja baseada em princípios?

4 O que é uma igreja baseada em princípios? 4 O que é uma igreja baseada em princípios? Essa igreja é uma comunidade local onde todos os membros, vivenciando os princípios apresentados na Palavra de Deus, têm por objetivo glorificar a Deus e cumprir

Leia mais

Lições do 3º Trimestre 2015

Lições do 3º Trimestre 2015 Ev. Jacson Austragésilo 05/07/2015 1 Lições do 3º Trimestre 2015 205/07/2015 Ev. Jacson Austragésilo 05/07/2015 3 405/07/2015 505/07/2015 Ev. Jacson Austragésilo 05/07/2015 6 Objetivo Geral 705/07/2015

Leia mais

Quais são os mandamentos de Cristo? Jesus especificou qual o comportamento daqueles que o amam?

Quais são os mandamentos de Cristo? Jesus especificou qual o comportamento daqueles que o amam? A Obediência Hoje, são muitas as mensagens que dizem que o cristão deve servir e obedecer a Cristo dando-lhe o primeiro lugar em suas vidas. Para uns, servir a Cristo é ter uma religião; outros entendem

Leia mais

RESOLVENDO SEUS PROBLEMAS DO PASSADO: FOCO EM LEMBRANÇAS DO PASSADO

RESOLVENDO SEUS PROBLEMAS DO PASSADO: FOCO EM LEMBRANÇAS DO PASSADO RESOLVENDO SEUS PROBLEMAS DO PASSADO: FOCO EM LEMBRANÇAS DO PASSADO QUAIS LEMBRANÇAS DO PASSADO QUE ME INCOMADAM? 1. INTRODUÇÃO Há um problema geral que todos os seres humanos herdaram: Rm. 3:23 Rm. 5:12

Leia mais

UM P G. chamado. Remanescente

UM P G. chamado. Remanescente UM P G chamado Remanescente CONCEITO Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em

Leia mais

LIÇÃO 12 - PERSEVERANDO NA FÉ. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 12 - PERSEVERANDO NA FÉ. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 12 - PERSEVERANDO NA FÉ Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO PERSEVERANDO NA FÉ Vivemos cotidianamente no enfrentamento das aflições, angústias e dificuldades. A perseverança dos santos

Leia mais

ESTUDOS SOBRE IGREJA

ESTUDOS SOBRE IGREJA 1 ESTUDOS SOBRE IGREJA Lição 09: A Igreja e a comunhão 1 João 1.7 Pr Paulo Marcos PIB de Pouso Alegre 2 Lição 09: A Igreja e a comunhão 1 João 1.7 Introdução É interessante o paradoxo da Igreja quando

Leia mais

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7)

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: missão evangelizadora na Igreja. A PASTORAL DO DÍZIMO A missão da Pastoral do Dízimo,

Leia mais

SÍNTESE. Em tempos de crise moral e política, a Igreja deve ser exemplo íntegro de participação cívica e de combate à corrupção.

SÍNTESE. Em tempos de crise moral e política, a Igreja deve ser exemplo íntegro de participação cívica e de combate à corrupção. TEXTO DO DIA "Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus." (Rm 13.1) SÍNTESE Em tempos de crise

Leia mais

IGREJA. Sua Natureza

IGREJA. Sua Natureza IGREJA Sua Natureza A igreja é a comunidade de todos os cristãos de todos os tempos. Wayne Grudem A igreja é o novo Israel de Deus que revela nesse tempo Sua glória Thiessen A igreja é a a assembléia dos

Leia mais

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução.

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução. Igreja Presbiteriana do Brasil 23 de Agosto de 2016 Mateus 6.5-15 5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos

Leia mais

Wagner Fonseca

Wagner Fonseca 16.06.13 Wagner Fonseca Elementos da Maturidade Introdução Medidor de Maturidade!?! Roupas Linguajar Face Tempo de Igreja Tempo na Igreja 9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais

Leia mais

Buscando a excelência no casamento. Adalberto Vargas da Rosa 6º ENCONTRO

Buscando a excelência no casamento. Adalberto Vargas da Rosa 6º ENCONTRO 6º ENCONTRO SUBMISSÃO: A ALEGRIA DA ESPOSA SUBMISSÃO: A ALEGRIA DA ESPOSA O mundo ordenado por Deus, através das suas instituições, para que as pessoas vivam em harmonia e protegidas. SUBMISSÃO: A ALEGRIA

Leia mais

Duas verdades básicas acerca da igreja

Duas verdades básicas acerca da igreja Igreja Povo de Deus Duas verdades básicas acerca da igreja A igreja é o povo de Deus. Ele precisa da igreja para proclamar sua mensagem ao mundo A igreja é a nossa família maior. Nós precisamos da igreja

Leia mais

Cultivando O Fruto do. Gálatas 5.22

Cultivando O Fruto do. Gálatas 5.22 Cultivando O Fruto do Espírito Santo Gálatas 5.22 Fé / Fidelidade Parte VIII Recapitulando Mansidão Domínio próprio Amor Alegria / Gozo Paz Fidelidade Longanimidade Bondade Benignidade 1 Introdução Fidelidade

Leia mais

S Í N T E S E. Nosso dinheiro e nosso bens materiais devem ser adquiridos mediante o nosso trabalho honesto.

S Í N T E S E. Nosso dinheiro e nosso bens materiais devem ser adquiridos mediante o nosso trabalho honesto. T E X T O D O D I A Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos (1 Ts

Leia mais

RELACIONAMENTO DISCIPULADOR

RELACIONAMENTO DISCIPULADOR RELACIONAMENTO DISCIPULADOR O QUE É DISCIPULO? Dicionário Aprendiz, aluno receptivo a ensinamentos, seguidor devotado e/ou disposto a dar prosseguimento ao trabalho (de seu mestre) DISCIPULOS DE QUEM?

Leia mais

SÍNTESE. As redes sociais podem servir como bênção ou maldição na vida do crente.

SÍNTESE. As redes sociais podem servir como bênção ou maldição na vida do crente. TEXTO DO DIA "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há

Leia mais

Hino do Ano Sacerdotal

Hino do Ano Sacerdotal Hino e Comentário Pe. Ney Brasil Pereira* * O autor é Mestre em Ciências Bíblicas e Professor no ITESC., p. 167-171. 1 Hino 168 Ney Brasil Pereira Refrão: Ano sacerdotal, ano presbiteral, ano vocacional:

Leia mais

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA Como Ler a Bíblia Reserve tempo para ler a Bíblia cada dia. É bom guardar sempre a mesma hora. Dedique tanto tempo quanto seja possível, cuidando para que outras coisas não interrompam

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Sete Escolhidos para ser santos com um viver santo a fim de expressar o Deus santo e nos tornar a cidade santa Leitura bíblica: Lv 18 20; Ef 1:4; 5:26-27; 1Ts 5:23; 1Pe 2:5, 9; Ap 21:2, 9-10 I.

Leia mais

CURSO DE VERÃO 2019 Tema: Mente Cristã

CURSO DE VERÃO 2019 Tema: Mente Cristã CURSO DE VERÃO 2019 Tema: Mente Cristã Tema: A mente cristã para uma vida prática Pb. Ulisses Horst Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim, o coração do homem, ao homem. Pv: 27.19 Mente cristã

Leia mais

Lição Oito. Amando aos Outros. (Desenvolvendo um Estilo Compassivo de Vida)

Lição Oito. Amando aos Outros. (Desenvolvendo um Estilo Compassivo de Vida) Livrinho 2 Pàgina 60 Lição Oito Amando aos Outros (Desenvolvendo um Estilo Compassivo de Vida) O amor fica ao centro real do Cristianismo. Ele resume numa só palavra a própria essência da fé cristã. Foi

Leia mais

Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar. Pr. Alex Mello

Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar. Pr. Alex Mello Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar Pr. Alex Mello COMUNHÃO CULTO PERDÃO PREGAÇÃO ADORAÇÃO AMOR ORAÇÃO MINISTÉRIO A comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar Pr. Alex Mello Leitura

Leia mais

CAMPANHA DE ORAÇÃO E CRESCIMENTO ESPIRITUAL

CAMPANHA DE ORAÇÃO E CRESCIMENTO ESPIRITUAL CONGREGAÇÃO DO SETOR PEDROSO CAMPANHA DE ORAÇÃO E CRESCIMENTO ESPIRITUAL Período: 15 de agosto a 30 de setembro de 2017 Tema: A minha vida é para a Glória de Deus. Texto Bíblico: Efésios, 1: 3-12 Horários:

Leia mais

MODELOS DE FIDELIDADE. Vlademir Hernandes 17/03/2013

MODELOS DE FIDELIDADE. Vlademir Hernandes 17/03/2013 MODELOS DE FIDELIDADE Vlademir Hernandes 17/03/2013 1 INTRODUÇÃO 2 Imitações Reprováveis 3 Imitações por Admiração 4 Modelos Reproduzidos com Exatidão 5 Imitações Louváveis...Porque vocês, irmãos, tornaram-se

Leia mais

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça... Mt 5:10-12

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça... Mt 5:10-12 AS BEM-AVENTURANÇAS Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça... Mt 5:10-12 ENTENDIMENTO DESTA VERDADE ENTENDIMENTO Perseguição que traz felicidade? Como associar o "ser perseguido, insultado

Leia mais

Lição 8: A igreja sob os olhares externos

Lição 8: A igreja sob os olhares externos Lição 8: A igreja sob os olhares externos Texto bíblico: 1Tessalonicenses 2.10-12 De um modo ou de outro, estamos sempre sob os olhares do mundo externo. Nem sempre nos damos conta desse estado de vigilância

Leia mais

Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Uma Exposição de 1ªJoão. (5ª Mensagem) Cristo é Aquele em quem devemos permanecer Parte II. 1Jo 2.

Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Uma Exposição de 1ªJoão. (5ª Mensagem) Cristo é Aquele em quem devemos permanecer Parte II. 1Jo 2. Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna Uma Exposição de 1ªJoão (5ª Mensagem) Cristo é Aquele em quem devemos permanecer Parte II 1Jo 2.7-11 Um dos assuntos mais deturpados e incompreendidos até mesmo

Leia mais

Dinâmica e estrutura do discipulado. Ademir Ifanger

Dinâmica e estrutura do discipulado. Ademir Ifanger Dinâmica e estrutura do discipulado Ide, pregai o evangelho e fazei discípulos, constitui a essência do mandato de Jesus Cristo. Existem duas razões fundamentais no discipulado cristão: 1. Levar o discípulo

Leia mais

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Escuta do evangelho do domingo Festa de Pentecostes Jo 20,19-23; Jesus Ressuscitado sopra o Espírito Santo sobre os discípulos No nosso voto, nos

Leia mais

LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O DIA DO SENHOR EM TODAS AS ÉPOCAS O dia do Senhor representou para Judá e Israel um severo julgamento devido a altivez humana que

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?" (Is 55.2).

TEXTO DO DIA. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? (Is 55.2). TEXTO DO DIA "Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?" (Is 55.2). SÍNTESE Consumo santificado é a chave bíblica para viver com moderação

Leia mais

EU, UM SERVO? VOCÊ ESTÁ BRINCANDO! Marcos (CHARLES SWINDOLL)

EU, UM SERVO? VOCÊ ESTÁ BRINCANDO! Marcos (CHARLES SWINDOLL) EU, UM SERVO? VOCÊ ESTÁ BRINCANDO! (CHARLES SWINDOLL) Marcos 10.45 O que significa ser verdadeiramente servo? Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em

Leia mais

Sua Nova Vida no Espírito Santo. Quem é o Espírito Santo? O que faz o Espírito Santo? O que faz hoje o Espírito Santo?

Sua Nova Vida no Espírito Santo. Quem é o Espírito Santo? O que faz o Espírito Santo? O que faz hoje o Espírito Santo? Sua Nova Vida no Espírito Santo Quem é o Espírito Santo? O que faz o Espírito Santo? O que faz hoje o Espírito Santo? Quem é? É Deus. É uma pessoa. Vive desde sempre em um relacionamento de perfeita harmonia

Leia mais

Moldado para servir a Deus. Série: 40 Dias com Propósitos Semana 5/7 Fernando Leite & Vlademir Hernandes

Moldado para servir a Deus. Série: 40 Dias com Propósitos Semana 5/7 Fernando Leite & Vlademir Hernandes 40 dias de Propósitos Moldado para servir a Deus Série: 40 Dias com Propósitos Semana 5/7 Fernando Leite & Vlademir Hernandes Moldado para servir a Deus Porque somos criação de Deus realizada em Cristo

Leia mais

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR Série A IGREJA QUE AGRADA A DEUS Tem FÉ ESPERANÇA AMOR Qual é a coisa mais importante? Muitos diriam Status, poder, sucesso (competição, egoísmo) Dinheiro (ambição, corrupção, roubo) Corpo (fisicultura,

Leia mais

Treinamento de Instrutores Bíblicos. O Ministério dos Grupos Pequenos

Treinamento de Instrutores Bíblicos. O Ministério dos Grupos Pequenos North American Division Portuguese Ministry Treinamento de Instrutores Bíblicos O Ministério dos Grupos Pequenos O Poder dos Grupos Pequenos 1. Introdução Propósitos Grupo de pessoas que se reúnem para:

Leia mais

LIÇÃO 13 VIVENDO COM A MENTE DE CRISTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 VIVENDO COM A MENTE DE CRISTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 VIVENDO COM A MENTE DE CRISTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A IMAGEM E SEMELHANÇA DE CRISTO Nosso referencial de vida é buscar viver a imagem e semelhança do caráter de Cristo,

Leia mais

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. ONo encerramento do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. OJesus é o nosso exemplo. Slide 2 O O apóstolo Pedro foi incisivo

Leia mais

Primeiro Ciclo- Nascer

Primeiro Ciclo- Nascer Primeiro Ciclo- Nascer LIÇÃO 4 Família Espiritual Texto Básico: Romanos 8.1-17 O próprio Espírito testifica com nosso espírito, que somos filhos de Deus. Romanos 8.16 A partir desse ponto, Jesus passa

Leia mais

por Chuck Pierce - Sábado, 1 de Outubro, 2011

por Chuck Pierce - Sábado, 1 de Outubro, 2011 Dia 5 dos 100 Dias: Chaves para o Sucesso: Leia Mt 6:24-25, 32-34; Filip 4:12-13, Filip 1: 20-21, Filip 3 por Chuck Pierce - Sábado, 1 de Outubro, 2011 Alcançar o sucesso e prosperidade que Deus tem para

Leia mais

Resgatando a Ambição Bíblica. Escola Bíblica de Adultos Outubro e Novembro 2017

Resgatando a Ambição Bíblica. Escola Bíblica de Adultos Outubro e Novembro 2017 Resgatando a Ambição Bíblica Escola Bíblica de Adultos Outubro e Novembro 2017 Data Tema Professor 01/10 Resgatando a Ambição pela Excelência Profissional Dante Stopglia 08/10 Resgatando a Ambição pela

Leia mais

O estudo da Bíblia. Pensar em Cristo. A oração. A busca da sabedoria. A obra do Espírito Santo

O estudo da Bíblia. Pensar em Cristo. A oração. A busca da sabedoria. A obra do Espírito Santo Lição 4 para 27 de janeiro de 2018 A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo. (Tiago 1:27).

Leia mais

Aula II A Igreja, como uma entidade espiritual, espelha numa determinada localidade o próprio Deus e seus propósitos.

Aula II A Igreja, como uma entidade espiritual, espelha numa determinada localidade o próprio Deus e seus propósitos. Aula II A Igreja, como uma entidade espiritual, espelha numa determinada localidade o próprio Deus e seus propósitos. Por que a Igreja existe? Qual o seu propósito? Por que Deus a deixou no mundo? E pôs

Leia mais

SÍNTESE O viver cristão autêntico é capaz de fazer uma diferença substancial na sociedade, não por meio de palavras, mas através de ações verdadeiras.

SÍNTESE O viver cristão autêntico é capaz de fazer uma diferença substancial na sociedade, não por meio de palavras, mas através de ações verdadeiras. TEXTO DO DIA "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus." (Mt 5.16) SÍNTESE O viver cristão autêntico é capaz de

Leia mais

LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 8 BATISMO NO ESPÍRITO SANTO E DONS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO UMA PROMESSA DE DEUS O Batismo no Espírito Santo é uma promessa de Deus a todos os santos com o objetivo de edificar

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO]

ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO] OS DONS ESPIRITUAIS ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO] Êx 18.13-27; At 27.11; 1Co 12.28, Entender os objetivos a curto e a longo prazo de uma determinada parte do trabalho da igreja e elaborar planos eficientes

Leia mais

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA NASCIMENTO Pb. Márcio Tarcísio Mendonça Ferreira 5º) NA NECESSIDADE ABSOLUTA DO PELA GRAÇA DE

Leia mais

Lição 5 A identidade do Espírito Santo

Lição 5 A identidade do Espírito Santo CREMOS ( ) 4. No Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, consubstancial com o Pai e o Filho, Senhor e Vivificador; que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo; que regenera

Leia mais

Vivendo a Vida Santa

Vivendo a Vida Santa Livrinho 2 Pàgina 35 Lição Cinco Vivendo a Vida Santa Pode você descrever numa só palavra a qualidade de vida que procura levar? Muitas e variadas respostas são dadas a essa pergunta. Mas, da perspectiva

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

Um Reino de Sacerdotes

Um Reino de Sacerdotes Um Reino de Sacerdotes 1 PARTE I Vivendo no Corpo de Cristo Ef 4.15,16 devemos crescer em tudo naquele que é o cabeça, Cristo. Como pode então, membros com diferentes funções viverem ligados e encaixados

Leia mais

Módulo III O que anuncia a Catequese?

Módulo III O que anuncia a Catequese? Módulo III O que anuncia a Catequese? Diocese de Aveiro Objectivos Tomar consciência da realidade complexa do ser humano a quem levamos, hoje, uma Boa Nova. Compreender a importância da Sagrada Escritura

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 8 ARREPENDIMENTO Ponto de partida: O Arrependimento é uma das chamadas Doutrinas da Salvação. É essencial ao evangelho

Leia mais

ESTUDOS SOBRE IGREJA

ESTUDOS SOBRE IGREJA 1 ESTUDOS SOBRE IGREJA Lição 10: A Igreja e a Mordomia Cristã (Parte I) Sl 24.1-2; 1Pe 4;10-11 Pr Paulo Marcos PIB de Pouso Alegre 2 Introdução Lição 10: A Igreja e a Mordomia Cristã (Parte I) Sl 24 1-2;

Leia mais

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade.

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. 2ª TESSALONICENSES Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2Pe. 3:18 2ª CARTA DE PAULO AOS

Leia mais

FICHA DE AVALIAÇÃO DO CANDIDATO A ESTUDANTE DO STNB

FICHA DE AVALIAÇÃO DO CANDIDATO A ESTUDANTE DO STNB FICHA DE AVALIAÇÃO DO CANDIDATO A ESTUDANTE DO STNB Nome do Candidato: INSTRUÇÕES: 1. Esta ficha de avaliação deve ser preenchida pelo pastor da igreja e anexada a documentação que encaminha o candidato

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

Mensagem 07/10 Texto: 1Tm 3.2-3; Tt Data: Fernando Leite

Mensagem 07/10 Texto: 1Tm 3.2-3; Tt Data: Fernando Leite Mensagem 07/10 Texto: 1Tm 3.2-3; Tt 1.7-8 Data: 30.10.11 Fernando Leite Introdução Introdução É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, respeitável,

Leia mais

O Objetivo da Vida Cristã. Aula 02 Texto básico: Mateus Hino sugerido: 386 (HNC) - Testemunho

O Objetivo da Vida Cristã. Aula 02 Texto básico: Mateus Hino sugerido: 386 (HNC) - Testemunho O Objetivo da Vida Cristã Aula 02 Texto básico: Mateus 6. 25-34 Hino sugerido: 386 (HNC) - Testemunho Objetivo: Demonstrar que a prática religiosa não é o objetivo da vida cristã, mas o meio pelo qual

Leia mais

Título: Ansiedade Data: 27/01/13 Wagner Fonseca

Título: Ansiedade Data: 27/01/13 Wagner Fonseca Título: Ansiedade Data: 27/01/13 Wagner Fonseca Introdução Como foi a Semana? Murmurou? Teve Medo? Ficou Ansioso??? Você é Ansioso? Há pessoas que só se sentem uteis ou felizes quando estão preocupadas,

Leia mais

Fernando Leite

Fernando Leite 22.09.13 Fernando Leite Introdução 1ª Consideração: O povo de Deus é santo Saúdem a todos os santos em Cristo Jesus. Os irmãos que estão comigo enviam saudações. Fp 4.21 Todos os santos lhes enviam saudações,

Leia mais

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM GRAÇA ARANHA-MA

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM GRAÇA ARANHA-MA "Abre os meus olhos para que eu contemple as maravilhas da tua Lei". Sl.119.18 PLANO DE LEITURA BÍBLICA ANUAL - JANEIRO 01 Gn 1-3 Sl 1 02 Gn 4-7 Sl 2 03 Gn 8-10 Sl 3 04 Gn 11-13 Sl 4 05 Gn 14-17 Sl 5 06

Leia mais

Por que é assim a ordem dos acontecimentos

Por que é assim a ordem dos acontecimentos 1 Deus nos ama? O que significa isso? Nós erramos, certo? Deus esta certo, certo? Então como Ele nos trata? Ele nos perdoa? Mesmo? Nós devemos nos submeter a Cristo? Explica melhor. Como somos um com Deus?

Leia mais

SÍNTESE. Desenvolver uma visão de mundo essencialmente cristã é crucial para discernir a vontade de Deus em uma época cheia de ideologias vãs.

SÍNTESE. Desenvolver uma visão de mundo essencialmente cristã é crucial para discernir a vontade de Deus em uma época cheia de ideologias vãs. TEXTO DO DIA "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Rm 12.2) SÍNTESE

Leia mais

ANSIEDADE. Trazer ao coração ansioso o alívio que provém da fé e confiança em Deus e em Seus planos.

ANSIEDADE. Trazer ao coração ansioso o alívio que provém da fé e confiança em Deus e em Seus planos. ANSIEDADE Trazer ao coração ansioso o alívio que provém da fé e confiança em Deus e em Seus planos. Textos base: Salmos 127; Mateus 6:25-34 Textos para consulta do líder: Lc. 10:41; Lc. 12: 22-29; Lc.

Leia mais

1º Trimestre de 2017 As obras da carne e o fruto do Espírito

1º Trimestre de 2017 As obras da carne e o fruto do Espírito 1º Trimestre de 2017 As obras da carne e o fruto do INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático As obras da carne e o fruto do Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente

Leia mais

O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A IGREJA

O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A IGREJA ESTUDO 20 O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A IGREJA INTRODUÇÃO Para se compreender um pouco o relacionamento do salvo com a igreja, consideremos ligeiramente o conceito de Igreja de acordo com o Novo Testamento.

Leia mais

RREAVIVAMENTO. d!scernimento. reavivamento. Salvaguarda

RREAVIVAMENTO. d!scernimento. reavivamento. Salvaguarda dscernimento A Salvaguarda do VERSO PARA MEMORIZAR: Considera em como amo os Teus preceitos; vivifica-me, ó Senhor, segundo a Tua bondade. As Tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada

Leia mais