TEXTO DO DIA. "E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração." (At 2.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEXTO DO DIA. "E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração." (At 2."

Transcrição

1

2

3 TEXTO DO DIA "E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração." (At 2.46)

4 SÍNTESE Os crentes expressam a graça e o amor divino na sociedade quando partilham o alimento com os famintos.

5 LEITURA BÍBLICA Lucas

6 12 E já o dia começava a declinar; então, chegando-se a ele os doze, disseram-lhe: Despede a multidão, para que, indo aos campos e aldeias ao redor, se agasalhem e achem o que comer, porque aqui estamos em lugar deserto. 13 Mas ele lhes disse: Dai-lhes vós de comer. E eles disseram: Não temos senão cinco pães e dois peixes, salvo se nós próprios formos comprar comida para todo este povo. 14 Porquanto estavam ali quase cinco mil homens. Disse, então, aos seus discípulos: Fazei-os assentar, em grupos de cinquenta em cinquenta. 15 E assim o fizeram, fazendo-os assentar a todos. 16 E, tomando os cinco pães e os dois peixes e olhando para o céu, abençoou-os, e partiu-os, e deu-os aos seus discípulos para os porem diante da multidão. 17 E comeram todos e saciaram-se; e levantaram, do que lhes sobejou, doze cestos de pedaços.

7 INTRODUÇÃO Todo ser humano necessita de alimentação e sente fome. Apesar de tanto alimento no mundo, um grande parcela da humanidade passa fome. A fome está presente em boa parte das narrativas bíblicas. A Igreja de Cristo deve fazer a diferença no atendimento aos necessitados, como aqueles que passam fome.

8 I - A FOME NAS ESCRITURAS SAGRADAS

9 1. Origem da fome Deus criou a Terra com fartura, produzindo mantimento suficiente para a sobrevivência do homem (Gn 1.11,12,28,29). Todavia, o ser humano ao longo da história procurou tirar vantagens imediatas e benefício próprio (Gn ). Quando uma pessoa tira vantagem alguém está sendo prejudicado, alguns, inclusive, com suas próprias necessidades. Situações de endividamento + escravidão + fome.

10 2. A fome e o pecado O comportamento egoísta do ser humano produz condições de fome, guerras, governos injustos, corrupção, consumo descontrolado, entre outros males (Pv 19.15; Lc 15.14). As Escrituras relatam vários casos de fome (Gn 12.10; Gn 26.1; Gn 41.56,57; Rt 1.1; 2 Sm 21.1; 1 Rs 18.2; 2 Rs 6.25; 2 Rs Desobediência à Deus = problemas sociais.

11 Pense O propósito original de Deus é fartura e abundância para a humanidade.

12 Ponto Importante A Queda ocasionou condições sociais e comportamentos responsáveis pelo aumento da fome, guerras, governos injustos, egoísmo, ociosidade, corrupção e consumo descontrolado.

13 II - A FOME COMO SINAL ESCATÓLÓGICO

14 1. Profecia escatológica No sermão proferido no Monte das Oliveiras, Jesus predisse que a fome seria um dos sinais escatológico (Mt 24.7). Vinda de Jesus ou sinais que antecedem a destruição de Jerusalém e do Templo em 70 d.c? O fim dos tempos é caracterizado pelo aumento da iniquidade (Mt 24.12), o colapso dos padrões morais (2 Tm 3.1-5) e a operação da injustiça (2 Ts 2.7). Fome + guerras + terremotos = proliferação da miséria em todo o mundo.

15 2. O esfriamento do amor O esfriamento do amor (Mt 24.12) é também um dos fatores responsáveis pela pobreza extrema Pessoas com compaixão e solidárias podem amenizar a situação de miséria e fome. Como a igreja tem contribuído nessa área? A igreja tem sido um exemplo de amor e solidariedade?

16 3. A fome e o amor de Deus A Bíblia também preconiza que haverá um tempo de fome; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. As pessoas irão errantes de um lado para outro, e do norte até ao oriente; correrão por toda a parte, buscando a Palavra do Senhor, mas não a acharão (Am 8.11,12). Você tem aproveitado o seu tempo para: se alimentar espiritualmente da Palavra de Deus? Oferecer o pão (Palavra de Deus) aos famintos espirituais?

17 Pense O principal motivo da fome dos últimos dias não será a falta de comida, mas a ausência de amor.

18 Ponto Importante No sermão proferido no Monte das Oliveiras Jesus predisse que a fome seria um dos sinais do tempo da sua volta.

19 III - A FOME NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

20 1. Má distribuição e desperdício Existem hoje cerca de 800 milhões de pessoas que passam fome no mundo, e pelo menos 2 milhões sofrem de deficiências nutritivas graves. Cerca de 3,5 milhões de crianças morrem anualmente pela falta de refeição básica e doenças relacionadas com a desnutrição. Apesar dos avanços científicos da civilização e do aumento da produção de alimentos, as altas cifras de pessoas famintas comprovam a má distribuição e o desperdício de alimentos no mundo todo.

21 1. Má distribuição e desperdício O Brasil está entre os dez países mais impactados pela fome: Mais de 7 milhões de brasileiros convivem com esse problema; e 15 milhões de crianças são consideradas desnutridas. A igreja não pode ser indiferentes a essa situação!

22 2. Dando de comer aos famintos Diante desse cenário, aos servos de Deus cabe testemunhar do amor cristão da verdadeira religião (Tg 2.17). Dar pão ao faminto é, também, uma forma de fazer a vontade de Deus (Mt 25.40). Milagre de multiplicação de pães e peixes operados por Jesus que se compadeceu da multidão faminta (Mc ; ; Lc ). A ordem do Mestre aos discípulos em relação ao povo é significativa e continua a reverberar: "Dailhes vós de comer" (Lc 9.13).

23 3. Pentecostalismo solidário A Igreja Primitiva expandiu-se de uma forma extraordinária. Na igreja havia "abundante graça" (At 4.33). Os discípulos, enquanto anunciavam com ousadia a Palavra de Deus, também ajudavam os necessitados (At 2.42; 4.34). Os primeiros crentes viviam um pentecostalismo solidário. Será que é isso que temos visto em nossas igrejas?

24 Pense Antes de desperdiçar alimentos, lembre-se daqueles que passam fome.

25 Ponto Importante A partilha do alimento, portanto, não foi algo ignorado pelo pentecostalismo primitivo, especialmente com os domésticos da fé. Os primeiros crentes viviam um pentecostalismo solidário.

26 CONSIDERAÇÕES FINAIS 1. A fome existe praticamente deste o início da humanidade e continua a ser um grave problema social dos tempos atuais. 2. O comportamento iníquo do ser humano que produz a diferença de classes e a indiferença ao outro. 3. A igreja primitiva deu exemplo de como impactar o mundo pela pregação da Palavra e serviço.

27 REFERÊNCIAS AYRES, Antônio Tadeu. 1.ed. Reflexos da Globalização Sobre a Igreja: Até que ponto as últimas tendências mundiais afetam o Corpo de Cristo. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, COLSON, C.; PEARCEY. E Agora, Como Viveremos? 2.ed., Rio de Janeiro: CPAD, LIÇÕES BÍBLICAS JOVENS. Seguidores de Cristo: testemunhando uma sociedade em ruinas. 4º Trim., Edição Professor, Rio de Janeiro, CPAD, NASCIMENTO, Valmir. Seguidores de Cristo: testemunhando uma sociedade em ruinas. Rio de Janeiro: CPAD, RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, RICHARDS, Lawrence. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

28 Pr. Natalino das Neves Facebook: Contatos: (41) (TIM)

2 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

2 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA * Roteiro 2 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo VI Aprendendo com Fatos Extraordinários * Interpretar, à luz do Espiritismo,

Leia mais

TEXTO DO DIA. "O que oprime ao pobre insulta àquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado honra-o." (Pv 14.31)

TEXTO DO DIA. O que oprime ao pobre insulta àquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado honra-o. (Pv 14.31) TEXTO DO DIA "O que oprime ao pobre insulta àquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado honra-o." (Pv 14.31) SÍNTESE Diante da desigualdade e da marginalização social, a ação solidária da

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?" (Is 55.2).

TEXTO DO DIA. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? (Is 55.2). TEXTO DO DIA "Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?" (Is 55.2). SÍNTESE Consumo santificado é a chave bíblica para viver com moderação

Leia mais

Juanribe Pagliarin explica mais uma passagem bíblica: A primeira multiplicação dos pães e dos peixes.

Juanribe Pagliarin explica mais uma passagem bíblica: A primeira multiplicação dos pães e dos peixes. Juanribe Pagliarin explica mais uma passagem bíblica: A primeira multiplicação dos pães e dos peixes. Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto de uma cidade chamada Betsaida,

Leia mais

TEXTO DO DIA. "A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência." (Gn 6.11)

TEXTO DO DIA. A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. (Gn 6.11) TEXTO DO DIA "A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência." (Gn 6.11) SÍNTESE "A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas." (1 Co 14.39)

TEXTO DO DIA. Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas. (1 Co 14.39) TEXTO DO DIA "Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas." (1 Co 14.39) SÍNTESE Os dons espirituais são presentes dados por Deus à sua Igreja para edificação do Corpo

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente." (Hb 13.8)

TEXTO DO DIA. Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente. (Hb 13.8) TEXTO DO DIA "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente." (Hb 13.8) SÍNTESE Os milagres são eventos naturais para Deus, mas sobrenaturais para os homens. LEITURA BÍBLICA 2 Timóteo 3.1-7 1 Sabe,

Leia mais

TEXTO AÚREO. "Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna. (1 Jo 3.

TEXTO AÚREO. Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna. (1 Jo 3. TEXTO AÚREO "Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna. (1 Jo 3.15) VERDADE PRÁTICA A vida é um dom de Deus e ninguém tem o direito

Leia mais

SÍNTESE. Em tempos de crise moral e política, a Igreja deve ser exemplo íntegro de participação cívica e de combate à corrupção.

SÍNTESE. Em tempos de crise moral e política, a Igreja deve ser exemplo íntegro de participação cívica e de combate à corrupção. TEXTO DO DIA "Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus." (Rm 13.1) SÍNTESE Em tempos de crise

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS, O.CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Terça-feira depois da Epifania Ó Deus, cujo Filho

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Um divertimento é para o tolo praticar a iniquidade; para o homem inteligente, o mesmo é o ser sábio." (Pv 10.23)

TEXTO DO DIA. Um divertimento é para o tolo praticar a iniquidade; para o homem inteligente, o mesmo é o ser sábio. (Pv 10.23) TEXTO DO DIA "Um divertimento é para o tolo praticar a iniquidade; para o homem inteligente, o mesmo é o ser sábio." (Pv 10.23) SÍNTESE Numa época dominada pela criminalidade virtual, os discípulos de

Leia mais

SÍNTESE O viver cristão autêntico é capaz de fazer uma diferença substancial na sociedade, não por meio de palavras, mas através de ações verdadeiras.

SÍNTESE O viver cristão autêntico é capaz de fazer uma diferença substancial na sociedade, não por meio de palavras, mas através de ações verdadeiras. TEXTO DO DIA "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus." (Mt 5.16) SÍNTESE O viver cristão autêntico é capaz de

Leia mais

SÍNTESE. Desenvolver uma visão de mundo essencialmente cristã é crucial para discernir a vontade de Deus em uma época cheia de ideologias vãs.

SÍNTESE. Desenvolver uma visão de mundo essencialmente cristã é crucial para discernir a vontade de Deus em uma época cheia de ideologias vãs. TEXTO DO DIA "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Rm 12.2) SÍNTESE

Leia mais

SÍNTESE. As redes sociais podem servir como bênção ou maldição na vida do crente.

SÍNTESE. As redes sociais podem servir como bênção ou maldição na vida do crente. TEXTO DO DIA "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há

Leia mais

O Desafio de Manifestar Jesus num Mundo de Injustiças

O Desafio de Manifestar Jesus num Mundo de Injustiças O Desafio de Manifestar Jesus num Mundo de Injustiças Um mundo de injustiças possui muitas faces Qual o papel da igreja diante das inúmeras faces da injustiça? Movimento de Lausanne 1974 Lausanne I Final

Leia mais

ACOLHIMENTO Incentivamos nossas crianças, jovens e adultos à descoberta de novas amizades e ao desenvolvimento de relacionamentos sadios, duradouros

ACOLHIMENTO Incentivamos nossas crianças, jovens e adultos à descoberta de novas amizades e ao desenvolvimento de relacionamentos sadios, duradouros ACOLHIMENTO Incentivamos nossas crianças, jovens e adultos à descoberta de novas amizades e ao desenvolvimento de relacionamentos sadios, duradouros e de mútuo suporte. VIDA Comunicamos os ensinamentos

Leia mais

Discipulado Anos 70/80

Discipulado Anos 70/80 Discipulado Anos 70/80 Cultos dominicais Escola Bíblica Cultos doutrinários Foco na informação e não na formação Conteúdo sem sequência ou sinergia Discipulado Anos 70/80 Cultos dominicais Escola Bíblica

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Sábado da 5ª Semana do Tempo Comum Velai, ó Deus, sobre a vossa família, com incansável amor;

Leia mais

Capítulo 15 A tradição dos anciaãos Mt 15:1 Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo:

Capítulo 15 A tradição dos anciaãos Mt 15:1 Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo: 1 Capítulo 15 A tradição dos anciaãos Mt 15:1 Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo: Mt 15:2 Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo." (1 Ts 4.

TEXTO DO DIA. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo. (1 Ts 4. TEXTO DO DIA "Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo." (1 Ts 4.8) SÍNTESE Deus nos convoca para uma compreensão de santidade que transcende

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele." (Hb 10.38)

TEXTO DO DIA. Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. (Hb 10.38) TEXTO DO DIA "Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele." (Hb 10.38) SÍNTESE O retorno à Palavra de Deus pode mudar a fé e o destino de uma pessoa, de uma família e de

Leia mais

TEXTO DO DIA "Mandamo-vos, porém, irmãos,

TEXTO DO DIA Mandamo-vos, porém, irmãos, TEXTO DO DIA "Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que andar desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebeu." (2 Ts 3.6) SÍNTESE

Leia mais

Mc 8:2 Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não têm quê comer.

Mc 8:2 Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não têm quê comer. 1 Capítulo 8 A segunda multiplicação dos pães e peixes Mc 8:1 Naqueles dias, havendo uma grande multidão, e não tendo quê comer, Jesus chamou a si os seus discípulos, e disse-lhes: Mc 8:2 Tenho compaixão

Leia mais

Martin Luther King Jr.

Martin Luther King Jr. Martin Luther King Jr. Martin Luther King Jr. "Qualquer um pode ser grande, pois qualquer um pode servir." O maior entre vocês deverá ser servo. Jesus Cristo Mateus 23.11 COMO SER RELEVANTE Mateus 14.13-21

Leia mais

TEXTO DO DIA. "E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas, antes, condenai-as." (Ef 5.11)

TEXTO DO DIA. E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas, antes, condenai-as. (Ef 5.11) TEXTO DO DIA "E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas, antes, condenai-as." (Ef 5.11) SÍNTESE Com sabedoria e discernimento, o servo de Deus é capaz de interagir adequadamente com os

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 02/08/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Vivendo Teologicamente S O que a teologia tem a ver com a vida diária? S A teologia geralmente é considerada como algo abstrato.

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

A TEOLOGIA DA MESA: A COMENSALIDADE DE JESUS. Lucas

A TEOLOGIA DA MESA: A COMENSALIDADE DE JESUS. Lucas A TEOLOGIA DA MESA: A COMENSALIDADE DE JESUS Lucas 24.28-35 DEFINIÇÃO Comensalidade - qualidade de comensal; Comensal - pessoa que come habitualmente com outros em mesa comum; cada uma das pessoas que

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

LINHA DE AÇÃO 1 - IGREJA QUE SAI PARA SERVIR Ícone Bíblico - A Parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37):

LINHA DE AÇÃO 1 - IGREJA QUE SAI PARA SERVIR Ícone Bíblico - A Parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37): LINHA DE AÇÃO 1 - IGREJA QUE SAI PARA SERVIR Ícone Bíblico - A Parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37): Quem é o meu próximo? perguntou o Doutor da Lei a Jesus, que em seguida lhe contou a Parábola do

Leia mais

Santificação e Práticas Cristãs

Santificação e Práticas Cristãs Santificação e Práticas Cristãs EBA IBCU Jul 15 Wagner Fonseca 1ª Aula Introdução do Curso Propostas Santificação na Bíblia... Perspectivas e Movimentos... Disciplinas, Práticas Cristãs... Esforço Humano

Leia mais

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS ESTÁ VOLTANDO! Breve Jesus Voltará! Pouco se fala ou se ensina sobre a volta de Jesus para buscar

Leia mais

- A evangelização deve superar as deficiências de algumas pessoas.

- A evangelização deve superar as deficiências de algumas pessoas. INTRODUÇÃO - Na sequência dos aspectos específicos da evangelização, estudaremos a evangelização das pessoas com deficiência. - A evangelização deve superar as deficiências de algumas pessoas. I A REALIDADE

Leia mais

Buscando o Modelo de Igreja que Deus quer PARTE 1

Buscando o Modelo de Igreja que Deus quer PARTE 1 2 Buscando o Modelo de Igreja que Deus quer PARTE 1 Precisamos ver a igreja dentro do modelo de Deus 1 Co 14:26-32 Hc 3:1-2 Jl 2:28-29 Hc 1:5 Que fazer pois quando vos reunis? A pergunta é feita a todos

Leia mais

Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. (Ef 4.

Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. (Ef 4. TEXTO AÚREO Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. (Ef 4.32) VERDADE PRÁTICA A benignidade na vida do crente

Leia mais

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O ARREBATAMENTO DA IGREJA O arrebatamento da igreja do Senhor Jesus, será o mais extraordinário

Leia mais

Marcas de uma igreja Viva. Atos 2: 41-47

Marcas de uma igreja Viva. Atos 2: 41-47 Marcas de uma igreja Viva Atos 2: 41-47 O propósito de Deus ao edificar sua igreja Livrar as pessoas do isolamento Prepara-las para usar os dons recebidos Prepara-las para viverem juntas por roda a eternidade

Leia mais

Treinamento de Instrutores Bíblicos. Princípios de Testemunho Pessoal

Treinamento de Instrutores Bíblicos. Princípios de Testemunho Pessoal North American Division Portuguese Ministry Treinamento de Instrutores Bíblicos Princípios de Testemunho Pessoal Princípios de Testemunho Pessoal CRESCIMENTO DA IGREJA NO NOVO TESTAMENTO - Atos 1:15 -

Leia mais

A dieta bíblica. Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. (At 10:14)

A dieta bíblica. Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. (At 10:14) A dieta bíblica Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. (At 10:14) OBJETIVO Ajudar o estudante da Escola Bíblica a entender e a defender o que cremos acerca

Leia mais

O FRUTO DO ESPÍRITO I. INTRODUÇÃO: QUE É UM CRISTÃO?

O FRUTO DO ESPÍRITO I. INTRODUÇÃO: QUE É UM CRISTÃO? O FRUTO DO ESPÍRITO I. INTRODUÇÃO: QUE É UM CRISTÃO? Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos (At 11.26). A gente se pergunta: Por que os descrentes, que se opunham a Jesus

Leia mais

temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. seja, a doutrina da salvação.

temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. seja, a doutrina da salvação. O4º Trimestre de 2017 Trimestre temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. OEstudaremos a Soteriologia, ou seja, a doutrina da salvação. www.portalebd.org.br Slide 2 O O

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA Pe. Lucas - Nao faltou pão para ninguem - Mateus 14, 13-21 EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração SEGUNDA-FEIRA DA XVIII SEMANA DO

Leia mais

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA ANO SANTO DA MISERICÓRDIA Misericordiae Vultus O rosto da misericórdia. Diz o Papa Francisco na Bula Misericordiae Vultus : Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria,

Leia mais

LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O DIA DO SENHOR EM TODAS AS ÉPOCAS O dia do Senhor representou para Judá e Israel um severo julgamento devido a altivez humana que

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM º CICLO Ano Letivo 05/06 PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC)- 3ºANO Documento(s) Orientador(es): Programa de EMRC de 8 junho de 04; Metas

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 5. Na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo podem restaurá-lo a Deus (Rm;3:23; At.3:19). www.portalebd.org.br

Leia mais

TEXTO DO DIA. Porque, agora, vivemos, se estais firmes no Senhor. (1 Ts 3.8

TEXTO DO DIA. Porque, agora, vivemos, se estais firmes no Senhor. (1 Ts 3.8 TEXTO DO DIA Porque, agora, vivemos, se estais firmes no Senhor. (1 Ts 3.8 SÍNTESE Muito mais desafiador do que plantar uma Igreja é consolidá-la de tal forma que as pessoas permaneçam na vocação de Deus,

Leia mais

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa 1 Evangelho de João Este evangelho tem 21 capítulos. Evangelho do Filho de Deus / Divino. 1 - Autor: João, o apóstolo, ele foi o último dos apóstolos a morrer. 2 - Data: Alguns escritores acreditam que

Leia mais

Lc 9:1 E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades.

Lc 9:1 E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. 1 Capítulo 9 Lc 9:1 E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. Lc 9:2 E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos.

Leia mais

6:66, O "PIOR" VERSÍCULO DA BÍBLIA. 29 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Desde então muitos dos Seus discípulos tornaram para trás,

6:66, O PIOR VERSÍCULO DA BÍBLIA. 29 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Desde então muitos dos Seus discípulos tornaram para trás, 6:66, O "PIOR" VERSÍCULO DA BÍBLIA 29 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Desde então muitos dos Seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ELE" 1 / 5 (João 6:66) Todas as

Leia mais

Conhecer Deus Pessoalmente

Conhecer Deus Pessoalmente 1 2 Conhecer Deus Pessoalmente Introdução Conhecer Jesus.. p. 4 Lição 1 Conhecer a Salvação p. 12 Lição 2 Conhecer a Comunhão.. p. 17 Lição 3 Conhecer o Espírito Santo. p. 22 Lição 4 Conhecer o Crescimento.

Leia mais

Igreja de Deus Unida,

Igreja de Deus Unida, Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Guias de Estudo Bìblico Para a Juventude Volume 1 Lição 7 O Espírito Santo Deus, nosso Criador, compreende que todos nós enfrentamos circunstâncias que

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Quarta-feira da 23ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

LIÇÃO 02: SÓ A GRAÇA O PREÇO DE DEUS. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi,

LIÇÃO 02: SÓ A GRAÇA O PREÇO DE DEUS. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, LIÇÃO 02: SÓ A GRAÇA O PREÇO DE DEUS TEXTO BÁSICO: Marcos 10:48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! INTRODUÇÃO Graça quer

Leia mais

A vontade de Deus agora é que esse mesmo Reino que entrou na sua vida alcance todos os homens.

A vontade de Deus agora é que esse mesmo Reino que entrou na sua vida alcance todos os homens. Lição 05 A VISÃO DA IGREJA Introdução Você já entrou no. Satanás e seu domínio foram derrotados pela morte e ressurreição de Jesus. Os seus pecados foram perdoados, pois você os confessou e o Senhor Jesus

Leia mais

Lição 13 Uma vida de frutificação

Lição 13 Uma vida de frutificação INTRODUÇÃO - O ensino de Jesus a respeito da videira verdadeira mostra que não pode haver um indivíduo que seja salvo e não produza o fruto do Espírito Santo. - Estamos frutificando? Somos verdadeiramente

Leia mais

Tema: Jesus Alimenta Uma Multidão

Tema: Jesus Alimenta Uma Multidão Tema: Jesus Alimenta Uma Multidão Texto Bíblico: João 6.1-13 Versículo para memorizar: Portanto, sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todos... Gálatas 6.10a. Principio Bíblico: Nosso alvo é ensinar

Leia mais

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Alvo da lição Saber Conhecer as principais contribuições do mundo judaico para o evangelho. Sentir Demonstrar gratidão a Deus por ter preservado importantes

Leia mais

Pois%o%Filho%do%homem%veio%buscar%e%salvar% (Lucas%19.10)%

Pois%o%Filho%do%homem%veio%buscar%e%salvar% (Lucas%19.10)% Pois%o%Filho%do%homem%veio%buscar%e%salvar% o%que%estava%perdido.% % % % %%%%%%%%% (Lucas%19.10)% 30 Os apóstolos reuniram-se a Jesus e lhe relataram tudo o que tinham feito e ensinado. 31 Havia muita

Leia mais

Índice. Apresentação... 3

Índice. Apresentação... 3 Índice Apresentação... 3 Tempo do Advento 1. O Ano Litúrgico... 9 2. Origem do Ano Litúrgico... 10 3. O que quer dizer Advento?... 11 4. O que fazer no Advento?... 12 Primeiro Domingo do Advento... 14

Leia mais

TEXTO DO DIA "Disse eu no meu coração: Ora, vem, eu te provarei com a alegria; portanto, goza o prazer; mas eis que também isso era vaidade." (Ec 2.

TEXTO DO DIA Disse eu no meu coração: Ora, vem, eu te provarei com a alegria; portanto, goza o prazer; mas eis que também isso era vaidade. (Ec 2. TEXTO DO DIA "Disse eu no meu coração: Ora, vem, eu te provarei com a alegria; portanto, goza o prazer; mas eis que também isso era vaidade." (Ec 2.1) SÍNTESE A cultura da busca incessante pelo prazer

Leia mais

SÍNTESE. Aquele que vive segundo o ritmo deste mundo sofre danos emocionais, físicos e espirituais.

SÍNTESE. Aquele que vive segundo o ritmo deste mundo sofre danos emocionais, físicos e espirituais. TEXTO DO DIA "[...] e eu irei como guia pouco a pouco, conforme o passo do gado que está diante da minha face e conforme o passo dos meninos [...]." (Gn 33.14) SÍNTESE Aquele que vive segundo o ritmo deste

Leia mais

VIII. Pentecostes a explosão do avivamento de Jesus

VIII. Pentecostes a explosão do avivamento de Jesus VIII. Pentecostes a explosão do avivamento de Jesus Uma ordem, uma promessa Antes de subir aos céus, Jesus deu uma ordem e reiterou uma antiga promessa "Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa

Leia mais

FAMÍLIA CRISTÃ SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROJETO DE REDENÇÃO EM CRISTO

FAMÍLIA CRISTÃ SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROJETO DE REDENÇÃO EM CRISTO FAMÍLIA CRISTÃ SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROJETO DE REDENÇÃO EM CRISTO Prof. Roney Cozzer FAMÍLIA CRISTÃ SUA IMPORTÂNCIA PARA O PROJETO DE REDENÇÃO EM CRISTO Prof. Roney Cozzer TEXTO BÍBLICO BASE 26. Também

Leia mais

Apesar dos avanços tecnológicos e sociais, a única esperança de um mundo melhor temos na promessa de Jesus: Virei outra vez (João 14:3).

Apesar dos avanços tecnológicos e sociais, a única esperança de um mundo melhor temos na promessa de Jesus: Virei outra vez (João 14:3). Lição 7 para 19 de maio de 2018 E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. (Romanos 13:11)

Leia mais

Frei Vanildo Luiz Zugno Curso de Teologia Popular

Frei Vanildo Luiz Zugno Curso de Teologia Popular POR QUE ESTUDAR CRISTOLOGIA? a) Por causa de nossa fé: Quem dizeis vós que eu sou? (Mc 8,29). Ser cristão é, basicamente, responder a essa pergunta... b) Por pertencermos a uma Igreja cristã. O jeito de

Leia mais

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. - A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério

Leia mais

O Reino de Deus. Estudo Bíblico e Sistemático

O Reino de Deus. Estudo Bíblico e Sistemático O Reino de Deus Estudo Bíblico e Sistemático Antigo Testamento Sl 103.19 Deus é visto como o rei da criação, tendo domínio sobre todos os aspectos da criação (inanimados, animados e humanos). Ao criar

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus RELEMBRAR A MISSÃO NOS EVANGELHOS 1. Jesus Cristo homem é o exemplo padrão para o exercício da Missão de Deus (intimidade

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 8 ARREPENDIMENTO Ponto de partida: O Arrependimento é uma das chamadas Doutrinas da Salvação. É essencial ao evangelho

Leia mais

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução.

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução. Igreja Presbiteriana do Brasil 23 de Agosto de 2016 Mateus 6.5-15 5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos

Leia mais

Como Transicionar para a Visão Celular. Introdução

Como Transicionar para a Visão Celular. Introdução Como Transicionar para a Visão Celular Introdução Introdução Olá Graça e Paz, seja bem vindo a mais um treinamento promovido pelo Portal GOYE, neste treinamento você vai aprender passo a passo como transitar

Leia mais

LIÇÃO 13 HAVERÁ UMA SEGUNDA VINDA DE JESUS? Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 HAVERÁ UMA SEGUNDA VINDA DE JESUS? Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 HAVERÁ UMA SEGUNDA VINDA DE JESUS? Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A NOSSA GRANDE ESPERANÇA O estudo sistemático acerca das últimas coisas nos coloca na esperança de contemplarmos

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro

2ª FEIRA 26 de novembro 2ª FEIRA 26 de novembro NA MISERICÓRDIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Vamos dedicar esta semana ao tema da Misericórdia. Dar e receber misericórdia faz de nós pessoas melhores, mais atentas

Leia mais

EM IGREJA SANTIDADE. 2ª FEIRA 29 de outubro

EM IGREJA SANTIDADE. 2ª FEIRA 29 de outubro 2ª FEIRA 29 de outubro Bom dia a todos e boa semana! Esta semana abreviada vamos dedica-la a preparar a Festa de Todos os Santos. Falar de santidade é acolher o dom maior que Deus tem para nos oferecer:

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.

evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério terreno do Nosso Senhor

Leia mais

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico?

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico? O ANO LITÚRGICO Chama-se Ano Litúrgico o tempo em que a Igreja celebra todos os feitos salvíficos operados por Deus em Jesus Cristo. "Através do ciclo anual, a Igreja comemora o mistério de Cristo, desde

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme Sua soberana vontade para o que for útil (I Co.12:1-12). www.portalebd.org.br Slide 2 O Uma

Leia mais

PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL

PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 2016-17 DEPARTAMENTO CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS GRUPO DISCIPLINAR DE EMR 10º Ano 1.º Período APRESENTAÇÃO O programa da disciplina, a Pastoral, a Companhia de Jesus e

Leia mais

EVANGELHO DE SÃO MATEUS Frei Ildo Perondi Autor: Mateus significa "dom de Deus" (Matatias, no hebraico) é um dos Doze

EVANGELHO DE SÃO MATEUS Frei Ildo Perondi Autor: Mateus significa dom de Deus (Matatias, no hebraico) é um dos Doze EVANGELHO DE SÃO MATEUS Frei Ildo Perondi ildo@sercomtel.com.br Autor: Mateus significa "dom de Deus" (Matatias, no hebraico) é um dos Doze Apóstolos. Foi chamado enquanto estava sentado na sua banca,

Leia mais

S Í N T E S E. Nosso dinheiro e nosso bens materiais devem ser adquiridos mediante o nosso trabalho honesto.

S Í N T E S E. Nosso dinheiro e nosso bens materiais devem ser adquiridos mediante o nosso trabalho honesto. T E X T O D O D I A Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos (1 Ts

Leia mais

A EBD de férias Continua: O Sentido: felicidade plena, em Deus.

A EBD de férias Continua: O Sentido: felicidade plena, em Deus. A EBD de férias Continua: O Sentido: felicidade plena, em Deus. 1 A aula de hoje, junto com as duas primeiras, fecha um ciclo: Ciclo: a felicidade do homem, em Deus. 2 Aula 1: Felicidade como um objetivo

Leia mais

IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira

IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira AULA 7 CULTO: CRESCENDO JUNTOS NA ALEGRIA, NA COMUNHÃO E NA ADORAÇÃO A DEUS IGREJA E CULTO Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira EBD CONSOLIDAÇÃO 2015 O Ano da Adoração

Leia mais

Com Compaixao. Na passagem que lemos hoje nos vimos de que assim que ficou sabendo sobre a

Com Compaixao. Na passagem que lemos hoje nos vimos de que assim que ficou sabendo sobre a Com Compaixao Ministerio de Lingua Portuguesa da Segunda Igreja Batista de Richmond VA Mateus 14:13-21 Na passagem que lemos hoje nos vimos de que assim que ficou sabendo sobre a morte de seu primo e amigo

Leia mais

Panorama Bíblico O Pentateuco

Panorama Bíblico O Pentateuco Panorama Bíblico O Pentateuco AULA 1 GÊNESIS 01 INTRODUÇÃO A palavra Gênesis é um termo grego que significa origem, fonte, geração ou principio. No hebraico esta palavra é bereshith e significa No Princípio.

Leia mais

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio.

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. CAPÍTULO III QUINTA CARTA, À IGREJA DE SARDES 1 E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de Deus e as sete

Leia mais

Escola da Fé. 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS

Escola da Fé. 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS Escola da Fé 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS Na Sagrada Escritura aparece sempre ligada a uma relação com pessoas concretas. A REVELAÇÃO DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO

Leia mais

TEXTO DO DIA. "Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça." (2 Pe 3.13)

TEXTO DO DIA. Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. (2 Pe 3.13) TEXTO DO DIA "Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça." (2 Pe 3.13) SÍNTESE Deus sempre esteve no controle de tudo. O fim da história será a prova disso.

Leia mais

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores (Romanos 5:8)

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores (Romanos 5:8) MENSAGEM PREGADA PELO PASTOR GUILHERME DE AMORIM ÁVILLA GIMENEZ NA IGREJA BATISTA BETEL EM 07 DE OUTUBRO DE 2012 ÀS 18:00 HORAS. SÉRIE: CRISTÃO 100% TEMA: A IMPORTÂNCIA DA LIBERALIDADE INTRODUÇÃO Nossa

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 6: SOTERIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

Apostila de Estudo Bíblico

Apostila de Estudo Bíblico Apostila de Estudo Bíblico Igreja Evangélica Rua, nº Bairro: Tel.: ANOTAÇÕES GERAIS: 14 LIÇÃO 1 APRESENTAÇÃO DOS LIVROS DA BÍBLIA I ANTIGO TESTAMENTO 01 Pentateuco (5 livros de Moisés): Gênesis (Gn) Êxodo

Leia mais

OS OFÍCIOS DE CRISTO REI. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. - Rei:

OS OFÍCIOS DE CRISTO REI. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. - Rei: OS OFÍCIOS DE CRISTO REI vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente - Rei: Para se entender a plenitude do reinado de Cristo é de extrema importância que se tenha em mente que este reinado é espiritual.

Leia mais

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade Tanto o Documento de Aparecida (248) como a Exortação Apostólica Verbum Domini (73) se referem à uma nova linguagem e a um novo passo na questão bíblica:

Leia mais

Profº Daniel Seidel, membro da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB.

Profº Daniel Seidel, membro da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB. Profº Daniel Seidel, membro da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB. Um prínc ipe foi s a lvo da morte por dois c a mpone s e s. Agrade c ido, deu a c ada c amponês um s ac o de s e me nte s es pe

Leia mais

Prosperidade. É incrível a inversão de valores que há em nossos dias: as pessoas querem comer do evangelho e trabalhar para viver diante de Deus.

Prosperidade. É incrível a inversão de valores que há em nossos dias: as pessoas querem comer do evangelho e trabalhar para viver diante de Deus. Prosperidade Prosperidade Querer ser sustentado por Deus de forma milagrosa em suas aflições e necessidades cotidianas é tentar a Deus assim como fizeram os filhos de Jacó no deserto. Prosperidade É incrível

Leia mais

1. Qual a necessidade de uma aliança?

1. Qual a necessidade de uma aliança? 1 Aliança, segundo Jesus de Nazaré Essência #3 (fim da série) Lc 22:14-20 (14) Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram- se à mesa. (15) E disse- lhes: "Desejei ansiosamente comer esta

Leia mais