SCHOENSTATT NEWS Julho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SCHOENSTATT NEWS Julho"

Transcrição

1 SCHOENSTATT NEWS Julho Neste mês de julho nosso Schoenstatt News está um pouquinho diferente, mais longo, porém com algumas informações importantes quanto ao Jubileu em Schoenstatt, Roma, mas também orientações que podemos seguir como Família de Schoenstatt do Brasil para nossas celebrações jubilares. Que as portas abertas pelas quais queremos passar neste mês de nossa novena, nos ajudem a ver a atuação de Deus por trás de cada acontecimento de nossa vida e seguir seus planos de sabedoria e amor em inquebrantável fidelidade! Ficamos nisto! Iniciamos com a carta de Ir. M. Verônica do Team Estimados Membros da Presidência Internacional Membros da Presidência Nacional Diretores do Movimento Responsáveis nos diversos países Pessoas de contato Introdução para as celebrações principais da peregrinação jubilar de 16 a 19 de outubro de SCHOENSTATT INTERNACIONAL 2014 TEAM CENTRAL 2014/ PROGRAMA Pater-- Josef-- Kentenich-- Straße Vallendar / Germany info@schoenstatt2014.org Tel: Schoenstatt, 1º de julho 2014 O caminho do peregrino Faltam somente poucas semanas até chegarmos, como peregrinos do mundo inteiro, ao fim do caminho, percorrido como Movimento internacional de Schoenstatt ao longo de tantos anos. Triênio Este foi o caminho que nos vinculou ainda mais aos lugares, que fazem brotar a força de vida de Schoenstatt:

2 A relação com nosso Pai e Fundador e seu carisma, a relação com o Santuário em todas as suas dimensões e a relação com o envio (a missão) e seu poder missionário. 2 No dia 18 de outubro de 2013, nossa peregrinação foi coroada com a graça da abertura do Ano Jubilar, celebrando o ano da Aliança de Amor. A Aliança de Amor é nosso carisma e missão. Peregrinação mundial do Símbolo do Pai Durante estes anos, nossa peregrinação espiritual foi acompanhada pela peregrinação mundial do Símbolo do Pai, presente do Padre Kentenich para o Santuário Original. No dia 18 de outubro, será colocado no Santuário como expressão de tudo o que fez amadurecer nossa Aliança de Amor nestes 100 anos de história. Peregrinação Jubilar uma grande peregrinação de muitas nações ao Santuário Original Depois destes anos de preparação, nossa peregrinação concluirá em outubro deste ano com nossa grande festa jubilar. Com muita gratidão, alegria e grande expectativa, peregrinamos a Schoenstatt. Para muitos de nós será a primeira vez que visitaremos o lugar de origem. Será a primeira oportunidade de rezar no Santuário Original e junto ao túmulo de nosso Pai e Fundador. Santuário Original e Arena de Peregrinos Os quatro dias de nosso jubileu serão uma única grande festa. A meta de nossa peregrinação é o Santuário Original. Todos terão a possibilidade de rezar no Santuário e selar sua Aliança de Amor. Nós nos reuniremos para os atos centrais na Arena de Peregrinos. Aqui, será possível encontrar-nos como uma grande família internacional, que se reúne para celebrar, que agradece pelos frutos da Aliança e põe os fundamentos para os próximos cem anos. A Arena de Peregrinos foi criada para a celebração do centenário de nosso Pai e Fundador, em 1984, e foi utilizada pela última vez no festival da juventude, antes do Encontro Mundial da Juventude em Colônia, em Os quatro dias do encontro 1º dia: Quinta-feira, 16 de outubro (chegada) Chegar em casa O primeiro dia de nossa festa, oferece-nos a oportunidade de saborear o chegar em casa, ao lugar de nossa origem. Ao chegarem, os grupos de peregrinos dos diferentes países terão um tempo para rezar no Santuário Original. Entregamos nossos presentes e contribuições para o Capital de Graças e, assim, enchemos as 6 grandes talhas que se encontram no Santuário Original. Convidamos todos os países a trazer também as contribuições para o Capital de Graças das pessoas que não poderão estar presentes no Santuário Original.

3 3 Meu nome minha Aliança O caminho ao Santuário Original conduz até um grande rolo de pergaminho com o texto do Documento de Fundação. Todos terão a oportunidade de assinar o Documento de Fundação e expressar assim: com a assinatura do meu nome selo pessoalmente minha Aliança de Amor neste dia 18 de outubro de Este grande rolo será levado ao Santuário Original durante a celebração da renovação da Aliança de Amor. Enchemos as talhas A visita aos lugares principais durará até à tarde e termina com a festa das boas-vindas e a Santa Missa. O Símbolo do Pai volta de sua peregrinação mundial. Permanecerá na Igreja da Adoração até ser colocado definitivamente no Santuário Original. Para o ofertório, representantes de todos os continentes levarão para frente as grandes talhas, nas quais se encontram as contribuições para o Capital de Graças enviadas pelas pessoas do mundo inteiro. Antes de iniciar a Celebração, a Mãe Peregrina Original entrará no meio desta corrente missionária. Esta apresentação mostra que a Mãe Peregrina caminha conosco e sempre está perto de nós. A Mãe Peregrina Original estará presente em todas as celebrações principais. Nos intervalos, será possível visitá-la na Universidade dos Palotinos. 2º dia: Sexta-feira, 17 de outubro de 2014 (Vigília) Expectativa O segundo dia de nossa festa (dia da vigília) é um dia de expectativa, que nos prepara para o nosso grande dia de Aliança. Missas votivas ao Espírito Santo (por línguas) caracterizam as liturgias deste dia. Vigília Olhamos para o Padre Kentenich que estava sempre muito atento e disponível para os desejos de Deus. Ele escuta e atende o chamado de Deus em sua vida, no contato com seus alunos, num artigo de uma revista, nas dificuldades da guerra mundial. O Padre Kentenich vive o tempo antes do dia 18 de outubro com a atitude de Maria na Anunciação, aberto à mensagem de Deus. Esta festa não é uma nova Anunciação para a Família de Schoenstatt no mundo inteiro? Qual é a vontade de Deus em relação ao futuro de Schoenstatt e de cada um de nós? Como isso se manifesta hoje? A vigília, na tarde anterior à renovação da Aliança, preparada pela juventude, nos convida, a unir-nos ao nosso Fundador na sua fé na Providência e a comprometernos com o chamado de Deus a nós. Na vigília deixamo-nos inflamar pelo fogo do anseio que ardeu no Padre Kentenich e nos primeiros (congregados) no início de Schoenstatt.

4 4 O fato de que esta chama ainda arde em nós é representado pelas alas que acompanham a tocha que chega à Arena dos Peregrinos. Correram durante 9 dias numa corrida de revezamento, trazendo a tocha do Vale de Pompeia, na Itália, e chegam justamente neste momento a Schoenstatt. Vale de Pompeia: Um artigo sobre este lugar de peregrinação inspirou o Padre Kentenich a perguntar-se a si próprio se, também em Schoenstatt, Deus queria presentear um Santuário à Mãe de Deus. A tocha que será levada à Arena dos Peregrinos simboliza o fogo do chamado de Deus. Com as palavras do Documento de Fundação, vossos corações se inflamaram, olhamos para nossos heróis na história de Schoenstatt e deixamo-nos inflamar por seu amor. As contribuições para o Capital de Graças das talhas do Santuário Original serão queimadas. Estas contribuições serão um convite a Maria para que ela sele novamente conosco a Aliança de Amor. A noite do Santuário A vigília continua como uma noite de oração da juventude, a Noite do Santuário A Noite do Santuário é fruto da Jornada Mundial da Juventude de Desde então, esta noite de oração e de encontro com o Santuário Original realiza-se todos os anos. Também quando celebramos 100 anos, deve ser a juventude a concluí-los e a iniciar os novos 100 anos de Schoenstatt no Santuário Original. 3º dia: Sábado, 18 de outubro de 2014 (Jubileu) O dia do jubileu é um dia de festa especial. Os eventos principais são o ato e a Missa festiva na parte da manhã e a Celebração da Aliança de Amor. Ato e Missa festiva O ato começa com a entrada das bandeiras de todos os países. Altos representantes políticos se pronunciam e acolhem os participantes e será apresentado um vídeo que resume nossos cem anos de história, expressando assim nosso agradecimento e a alegria pelo presente que é Schoenstatt. A Santa Missa é presidida pelo delegado papal. Com esta Missa mariana queremos entoar, com Maria, o Magnificat. Na Oração Universal tornará visível a eficácia e força da Aliança de Amor nos diversos projetos sociais. A coleta será para o Santo Padre e o apóio a seus projetos sociais. Celebração da Aliança de Amor Meditações audiovisuais nos transportam aos inícios da Aliança de Amor. O acontecimento central é a renovação da Aliança de Amor numa perspectiva missionária. Símbolos desta nova Aliança para nosso tempo : O quadro da MTA no Santuário Original será novamente entronizado. Colocação do Símbolo o Pai, presenteado pelo nosso Fundador para o Santuário Original.

5 5 O rolo de pergaminho com o Documento de Fundação, assinado por todos os peregrinos, como símbolo do Nada sem nós. Como símbolo do envio, cada peregrino receberá uma cruz da unidade especial, que será abençoada pelo Papa em Roma. A saudação do Papa Francisco, entregue pelo seu delegado, e as palavras do Padre Heinrich Walter, presidente da Presidência Internacional, nos darão orientação para nosso caminho ao futuro. 4º dia Domingo, 19 de outubro de 2014 (Envio) Pôr-se a caminho Queremos partir na alegria e na força de uma renovada Aliança de Amor. O domingo nos dá a oportunidade para saborear as vivências dos dias anteriores e preparar-nos interiormente para a partida. As diversas comunidades e ramos terão encontros internacionais. Bênção de encerramento junto ao túmulo do Pai e no Santuário Original Esta bênção é um envio para o segundo grande momento da nossa celebração jubilar, nossa partida a Roma. Uma festa para a MTA Neste jubileu celebramos nossa Aliança de Amor. Celebramos a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, a quem agradecemos a bênção desta Aliança. Olhando para ela inserimos nossa história de Aliança no contexto da grande Aliança de Deus com seu povo. A vida de Maria permite-nos entrar na História da Salvação. Em cada uma das celebrações centrais recordamos alguma situação da vida de Maria. Na oração de abertura da quinta-feira, recordamos as bodas de Caná. Depositamos nas talhas tudo que trazemos para esta festa. Na vigília contemplamos a fundação há 100 anos à luz da anunciação. A Missa Jubilar une nossa alegria e agradecimento ao Magnificat. Na celebração da Aliança de Amor recordamos Maria aos pés da cruz, momento em que ela se torna a Mãe de todos nós. Durante o dia do envio recordamos Maria no caminho a sua prima Isabel. Nosso caminho a Roma deve ser uma vivência de Cenáculo. Na alegria de nosso Jubileu e em nome de todo os que trabalham na preparação do programa, saúda-as cordialmente do Santuário Original Irmã M. Veronika Riechel Team central 2014/Programa

6 6 Coletiva de imprensa: mostrar Schoenstatt ao mundo Karen Bueno Vários repórteres da Alemanha se reuniram em Schoenstatt para uma coletiva de imprensa no dia 26 de junho. A intenção do Team 2014 era divulgar o Movimento e anunciar a todos que 2014 é o ano jubilar. Entre os convidados estava o Cardeal Francisco Javier Errazuriz Ossa, que pertence ao chamado G8 papal, o grupo dos oito conselheiros do Papa Francisco. Dom Javier é Arcebispo Emérito de Santiago/Chile e membro do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt. Os conferencistas foram o Pe. Heinrich Walter, Presidente da Presidência Geral do Movimento Apostólico de Schoenstatt, falando sobre a estrutura do Movimento; Arcebispo Robert Zollitsch que contou sobre a Pastoral Familiar; Ir. Veronika Riechel, falando sobre a celebração do jubileu; e Dom Robert Zollitsch, Arcebispo de Friburgo/Alemanha. Confira algumas falas do Cardeal Francisco Javier Errazuriz durante a conferência em Cardeal Errazuriz: A Mãe e Rainha respeita e enriquece a cultura dos povos. O que Cardeal Errazuriz espera do jubileu? Neste ano jubilar, queremos agradecer de coração esse novo Pentecostes que experimentamos nestes 100 anos de vida de Schoenstatt, que levou o Movimento a falar tantas línguas nos cinco continentes, que abriu tantos caminhos para a santidade, de autêntica comunhão missionária, como Família eclesial de Cristo e da Virgem Maria, e queremos comprometer-nos novamente com a missão de Schoenstatt e com o envio missionário do Santo Padre. *As falas do Cardeal Errazuriz foram retiradas de schoenstatt.org Entrevista Original: Espanhol Tradução Maria de Lurdes Dias, Lisboa, Portugal

7 7 Programa Jubilar da Juventude de Schoenstatt em Roma. Matías Cerviño Precisamos de sinais claros e concretos que mostrem quem somos, afirmou Pe. Alfredo Pereira ao falar sobre o que move o programa para a Juventude durante as celebrações do Centenário em Roma. Pe. Alfredo, jovem sacerdote paraguaio, membro do Instituto dos Padres de Schoenstatt, trabalha na Itália há alguns anos e é o responsável pela Tenda da Juventude lugar de encontro dos jovens durante o jubileu em Schoenstatt. O sacerdote acrescentou que a Tenda é um sinal bem concreto que se une à corrente missionária que, há mais de dez anos, move a Juventude Internacional de Schoenstatt nos diversos continentes. Durante os dias festivos em Roma, de 23 a 26 de outubro, a Juventude Apostólica de Schoenstatt dos diversos países terá dois momentos especiais para encontrar-se e celebrar. O primeiro encontro será na sexta-feira, dia 24 de outubro, às 20 horas. Nesse primeiro momento terá uma peregrinação partindo da Igreja São Salvatore, em Onda onde está enterrado São Vicente Pallotti até a Praça de São Pedro. O segundo encontro será logo após a conferência com o Papa Francisco, no dia 25 de outubro, quando os jovens partirão em missão por Roma. Uma peregrinação juvenil para toda a Família de Schoenstatt A peregrinação é uma expressão concreta do presente de Schoenstatt para a Igreja. Significa vivenciar o Tudo para Schoenstatt, Schoenstatt para a Igreja, a Igreja para a Santíssima Trindade. É amar a Igreja, comenta Manuel Albuquerque, da Juventude Masculina de Portugal, que é o responsável por essa peregrinação junto com Maria Villar. A peregrinação é um presente da Juventude a todos os peregrinos da Família de Schoenstatt. Após a celebração jubilar na Alemanha, depois que cada delegação tenha visitado as Basílicas de Roma e os Santuários, todos voltarão a unir-se nessa peregrinação. Deilton Coelho, seminarista dos Padres de Schoenstatt e encarregado de acompanhar a programação dos jovens, define o espírito da

8 8 peregrinação como olhar a nossa história de maneira agradecida e levá-la como presente ao coração da Igreja. Missões na cidade de Roma O Papa Francisco enviará todo o Movimento a missionar. Ao terminar o encontro com o Santo Padre, os jovens se reunirão nas proximidades da Sala Paulo VI e, a partir dali, sairão por diversos lugares de Roma como a paróquia dos Padres de Schoenstatt na cidade, o parque Villa Panfhili, a Praça de São Pedro para missionar, para fazer de Schoenstatt um Movimento em saída. Como símbolo do jubileu centenário e da Geração Missionária, queremos entregar em Roma, no Coração da Igreja, esse calor que faz parte do nosso carisma, comenta Pe. Alfredo Pereira. É a nossa maneira original de nos unirmos à Igreja de Francisco. Desta maneira, a nossa celebração concentra-se na vida que há muitos anos marca a nossa Juventude e no constante convite do Papa Francisco, que nos pede para anunciar Jesus Cristo, de ser uma Igreja que vai às ruas. Posteriormente acrescentou que isso fala de quem somos e de quem queremos ser. Queremos estar no coração dessa Igreja que se está construindo, esta Igreja à qual nos convida o Papa, uma Igreja em saída. Tarde de missão A tarde do dia 25 de outubro foi reservada para missão. Às 20 horas os jovens voltarão a reunir-se na Igreja de São Francisco e Santa Catarina (sob a responsabilidade dos Padres de Schoenstatt), na zona de Trastevere, para celebrar a Missa e fazer o encerramento das missões, terminando com um jantar. Deilton definiu o coração desta atividade como um dar espaço para a Juventude, como protagonista de um novo tempo, onde eles possam levar o fogo, a herança que recebemos, até os tempos vindouros. Queremos celebrar esse protagonismo e esse fogo que recebemos. O grupo de jovens italianos que está organizando a atividade acredita que essa missão é um sinal concreto da Mãe para que a Juventude italiana continue a sua caminhada e o carisma de Schoenstatt possa ser mais conhecido na Itália. O seu desejo é: esperamos que daqui saiam missionários que queiram unir-se ao projeto de Roma, jovens que desejam vir a Roma e ajudar nos projetos que se desenvolvem nesta cidade. Original: Espanhol. Trad: Team 2014/Maria de Lurdes Dias, Lisboa, Portugal. Fonte: schoenstatt.org

9 9 Palavras de Ir. M. Luciane Machens Ir. M. Luciane Machens - Team Central 2014 A contagem regressiva continua: faltam 100 dias para o grande jubileu. Somente 100 dias para como Família entrar no segundo século de Schoenstatt. Faltam 100 dias para que peregrinos do mundo inteiro, reunidos no lugar de origem, renovem seu SIM à Aliança de Amor e à missão do Pe. Kentenich. De 8 a 10 mil pessoas chegarão à Schoenstatt, para essa peregrinação jubilar, em 18 de outubro. Tudo está sendo preparado! Você estará presente? No Secretariado 2014 se trabalha ombro a ombro buscando o máximo possível para que os peregrinos que vêm de 50 nações experimentem um encontro profundo como Família e com a MTA no lugar de fundação. Nas semanas passadas, os preparativos para a peregrinação começaram a se tornar mais dinâmicos: A arena dos peregrinos está sendo reformada ali acontecerão as missas campais nos dias do jubileu em Schoenstatt. Em Roma, a equipe responsável pela preparação da audiência com o Papa Francisco, que será dia 25 de outubro, teve encontros com representantes de várias Comunidades da Igreja. O livro do peregrino que cada participante receberá no momento da chegada em Schoenstatt já está pronto em alemão e foi encaminhado para tradução nos diversos idiomas. No Secretariado Internacional de Tickets chegam cada vez mais pedidos de cartões de participação por parte dos países. Ainda temos muito a fazer nestes 100 dias! Uma observação importante: Se você ainda não fez sua inscrição, por favor, inscreva-se o mais rápido possível com a pessoa responsável em seu país. Convide seus amigos e conhecidos para participar desta histórica hora de graças. O Secretariado 2014 agradece suas orações. Há cinco anos iniciamos esta preparação em nível internacional. Com o Triênio foram movidas as correntes que estavam presentes e vivas no mundo inteiro. Nestes últimos 100 dias, queremos agradecer à nossa querida Mãe por seu atuar rico em graças e bênçãos e preparar nosso coração para poder receber as graças deste jubileu. Fonte:

10 10 Envie a sua inscrição para a Equipe de Organização IMNPS - Há muitos brasileiros que irão participar das celebrações do Centenário da Aliança de Amor em Schoenstatt, na Alemanha. Muitos estão nos grupos organizados pela Central Nacional de Assessores, outros irão com outras empresas e até mesmo com a família, sem estarem unidos a um grupo maior. A Equipe Internacional das Celebrações em Schoenstatt solicita que cada um que irá participar lá, em Schoenstatt, entre em contato com eles para informar sua participação e obter mais informações: ticket-info@schoenstatt2014.org Nota: Os peregrinos que estão inscritos pela Central Nacional de Assessores não precisam desse comunicado, pois já constam como participantes. Fonte:

11 11 Para lá se dirigem nossos passos Pai, pise firme, pois seguirei teus passos. Karen Bueno Mais um produto do centenário da Aliança de Amor é lançado. Dessa vez trata-se de um chinelo, desenvolvido especialmente para o Dia dos Pais. O design do chinelo é composto pelo símbolo do Movimento Apostólico de Schoenstatt dividido ao meio. A frase Somos teus pés! Ao novo tempo envia-nos! faz referência ao Hino do Centenário, no trecho que diz Somos tuas mãos, teus pés e tua voz, ao novo tempo, envia-nos!. Na alça do chinelo vem escrita a palavra Schoenstatt, também com o símbolo do Movimento desenhado. Acompanha o produto um cartão de felicitações pelo Dia dos Pais. Apenas para os pais? Assim como o Mater Gourmet foi lançado para o Dia das Mães, a data que homenageia os pais não poderia ser deixada de lado. Pe. José Kentenich sempre apontou a importância do ser paternal e da presença do pai na vida familiar e pessoal de cada um. Por isso, neste ano jubilar é preciso celebrar a festa do Dia dos Pais com algo especial. Contudo, jovens, os que não tem filhos e também as mulheres são convidadas a se colocarem como pés desta Obra grandiosa, e adquirir o

12 12 produto. O chinelo está disponível com uma variedade de numerações, que permite tanto aos pais e mães como aos filhos usarem. Os números vão de a A ideia do produto partiu da Família de Schoenstatt de Belo Horizonte/MG, sendo um bom exemplo de contribuição na divulgação do centenário. Onde comprar? O produto está disponível nos centros de Schoenstatt espalhados pelo Brasil. Para dúvidas entre em contato com o Shop Aliança, em Atibaia/SP, pelo telefone (11) Preste sua homenagem àquele que, com carinho, lhe ensinou a caminhar. Coloque nos pés o que vai no coração: somos instrumentos da Mãe e Rainha, enviados por ela para a edificação da cultura da Aliança. Celebração marca os cem dias de espera pelo jubileu. Ir. M. Olindina Margoti - A Família de Schoenstatt da diocese de Frederico Westphalen/RS reuniu-se à sombra do Santuário Tabor Porta do Céu no dia 9 de julho. Essa noite foi dedicada a celebrar os 104 anos da primeira missa presidida pelo fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt, Pe. José Kentenich, e começar a contagem regressiva para o grande dia do centenário da Aliança de Amor. Os schoenstattianos presentes receberam um panfleto com a explicação e preparação espiritual do presente que a Família de Schoenstatt local entregará à Mãe no dia do centenário: uma telha do Santuário Original. Todos puderam refletir sobre o significado dessa telha, qual simbologia ela

13 13 carrega, e se incluir na preparação internacional, cantando o Hino do Centenário. Durante a Santa Missa, que foi logo em seguida na Tenda, houve a entrada das bandeiras dos ramos do Movimento. Ao final da celebração, a Juventude Apostólica de Schoenstatt Juventude Feminina e Juventude Masculina fez o envio da telha para a primeira paróquia da diocese. A Família seguiu até o Santuário, com velas acesas, e criou um número 100 luminoso, com as velas no chão. Nesse dia também foi colocado, dentro do Santuário, um cartaz com a contagem regressiva dos 100 dias para o jubileu. Nas mãos um pedaço da telha do Santuário Original: presente para o jubileu. A jovem Mayara Oliveira, da Juventude Feminina de Schoenstatt (Jufem) conta: A vivência ao final da Santa Missa, à sombra de nosso Santuário Tabor Porta do Céu, me fez sentir que o momento mais lindo e especial do nosso Movimento está cada vez mais perto, e eu vou e estou fazendo parte desta história. Juventude empolgada As jovens da Jufem encerraram a celebração visitando a MTA no Santuário e colocando-se, novamente, como Geração A intenção era de que fossem abrasadas pelo espírito dos primeiros heróis, sendo instrumentos aptos nas mãos da Mãe e tornando Schoenstatt um farol para a Igreja e para o mundo. É um presente fazer parte desta missão, desta história, de levar Schoenstatt a todos. Com os grandes exemplos de nossos heróis, queremos ser instrumentos da Mãe para uma nova geração. Levamos isso tudo com muito orgulho, pois esta é a herança do Pai e Fundador e dos primeiros congregados, que em 1914 selaram a Aliança de Amor com a Mãe de Deus, diz Mayara. Informações retiradas de jufem.com.br

14 14 Testemunho de uma voluntária Primeiramente me apresento, eu sou a Sumaya Botega, pertenço à Juventude Feminina de Londrina e, este ano, estou como voluntária em Schoenstatt para ajudar nos preparativos da grande festa de outubro... Mas, o que significa ser voluntária em Schoenstatt neste ano? A Família Voluntários 2014 é constituída por 28 jovens de diferentes nações: Alemanha, Espanha, Hungria, México, Equador, Estado Unidos, Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil Esta comunidade que formamos faz com que a vivência de família se torne muito forte em nossas vidas... Mesmo que somos tão diferentes culturalmente, a Aliança de Amor e nosso Pai Fundador nos une de maneira incrível e as diferenças se tornam novas experiências de vida e somam à cultura de cada um... Nossa aspiração para este ano jubilar gira em torno da responsabilidade pelos próximos 100 anos... Queremos marcar a história e estamos convictos de que o Pai convocou cada um para estar, este ano, à sombra do Santuário... E assim como, em 1914, Deus elegeu os primeiros para fundar Schoenstatt, Ele também nos elegeu para refundar Schoenstatt para os próximos 100 anos. E nós aceitamos seu convite e podemos dizer: Sim Pai, nós somos a Nova Geração! Como grupo de jovens, e em união com a Juventude Feminina do mundo inteiro, estamos conquistando uma coroa para nossa querida Mãe e para ajudar-nos nesta sublime conquista elegemos, como símbolo, a escada, que nos impulsiona a subir a cada dia um degrau, cada dia estar disponível, servir à Obra, pois para isso estamos aqui! E também na conquista de nossa santidade. Neste sentido, o lema que nos impulsiona ao heroísmo neste ano centenário é: Adsum! Tudo por ti, Rainha! O dia a dia de um voluntário... Bom, estando à sombra do Santuário Original, temos a graça de ter a Missa no lugar de origem todos os dias, mas esta oferta é livre. Apenas na terçafeira, pela manhã, temos uma Missa especial dos voluntários, na capela da nossa casa... Também participamos da bênção da noite, que é dada todos os dia às 21h e levamos um caráter internacional para este momento, com diversos cantos dos diferentes países de onde viemos. Na quarta-feira, rezamos o Terço Internacional, e trazemos as intenções de todos aqueles que nos escreveram pedindo orações... Bom, esta é a parte espiritual. Agora o nosso trabalho. Isso é o que não falta! Eu, particularmente, trabalho com traduções. A grande parte das notícias que temos em nosso site ou na página do facebook em português, eu ajudo a traduzir. Mas, além disso, trabalhamos em diferentes áreas... Por exemplo: jornalismo, logística, trabalhos de secretaria, alguns trabalham para as Tendas da Cultura da Aliança, outros são responsáveis por fotos e vídeos... E tem trabalhos como: cuidar e limpar o Jardim, pintar e reformar

15 15 alguns lugares, fazer arranjos de flores, enfim fazemos um pouco de tudo para que esteja tudo em ordem para a grande festa de outubro, onde esperamos receber entre 8 a 10 mil peregrinos do mundo inteiro. Dos lugares sagrados de Schoenstatt, desejo a todos um abençoado ano jubilar e uma boa preparação para a grande festa de outubro onde unidos como irmãos, renovaremos nossa Aliança de Amor! Aos que virão a Schoenstatt, os espero com alegria! E aos que celebrarão no Brasil, estaremos unidos no coração da Mãe de Deus que habita nos Santuários espalhados não só no Brasil, mas no mundo inteiro! Sumaya Botega

Vigília Jubilar. Vigília do dia 17 para 18. Abrir às 21 horas do dia 17/10 e encerrar às 6h da manhã do dia 18/10.

Vigília Jubilar. Vigília do dia 17 para 18. Abrir às 21 horas do dia 17/10 e encerrar às 6h da manhã do dia 18/10. Vigília Jubilar Vigília do dia 17 para 18. Abrir às 21 horas do dia 17/10 e encerrar às 6h da manhã do dia 18/10. Material: Uma Bíblia Vela da missão Velas para todas as pessoas ou pedir que cada pessoa

Leia mais

SOLENE CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA

SOLENE CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA SOLENE CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA Antes da Solene celebração, entregar a lembrança do centenário No Final terá um momento de envio onde cada pessoa reassumirá a missão. O sinal deste momento será a colocação

Leia mais

Vivendo a Liturgia - ano A / outubro 2011

Vivendo a Liturgia - ano A / outubro 2011 Vivendo a Liturgia - ano A / outubro 2011 27ºDOMINGO DO TEMPO COMUM (02/10/11) Parábola dos Vinhateiros Poderia ser feito um mural específico para esta celebração com uma das frases: Construir a Igreja

Leia mais

Entrada da Palavra: Comentário da Palavra: Permaneçamos em pé para acolher o Livro Santo de Nossa Fé, a Palavra de Deus, cantando.

Entrada da Palavra: Comentário da Palavra: Permaneçamos em pé para acolher o Livro Santo de Nossa Fé, a Palavra de Deus, cantando. Celebração de Encerramento PREPARAR 1. Bíblia e velas para a Procissão de Entrada da Palavra 2. Sementes de girassóis para cada catequista depositar num prato com terra diante do altar durante a homilia

Leia mais

Vivendo a Liturgia Ano A

Vivendo a Liturgia Ano A Vivendo a Liturgia Junho/2011 Vivendo a Liturgia Ano A SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR (05/06/11) A cor litúrgica continua sendo a branca. Pode-se preparar um mural com uma das frases: Ide a anunciai

Leia mais

Lembrança da Primeira Comunhão

Lembrança da Primeira Comunhão Lembrança da Primeira Comunhão Jesus, dai-nos sempre deste pão Meu nome:... Catequista:... Recebi a Primeira Comunhão em:... de... de... Local:... Pelas mãos do padre... 1 Lembrança da Primeira Comunhão

Leia mais

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA

CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA PARÓQUIA DE SANTA MARIA DE BORBA CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA Feliz o homem que ama a Palavra do Senhor e Nela medita dia e noite (Sl 1, 1-2) 4º ANO da CATEQUESE 17 de Janeiro de 09 ENTRADA PROCESSIONAL

Leia mais

NOVEMBRO Visita Missionária

NOVEMBRO Visita Missionária NOVEMBRO Visita Missionária No dia 03, as Irmãs da Comunidade Casa Cardeal Guarino em Madalena/CE, realizaram visita missionária em São Nicolau, interior de Madalena. Servindo-se da ocasião, as Irmãs realizaram

Leia mais

Voluntariado Internacional em Schoenstatt

Voluntariado Internacional em Schoenstatt Convocação Voluntariado Internacional em Schoenstatt O Movimento Internacional de Schoenstatt celebra, em outubro de 2014, os cem anos de sua fundação. Centenas de milhares de pessoas renovarão a Aliança

Leia mais

FESTA DO Pai-Nosso. 1º ano. Igreja de S. José de S. Lázaro. 7 de Maio de 2005

FESTA DO Pai-Nosso. 1º ano. Igreja de S. José de S. Lázaro. 7 de Maio de 2005 FESTA DO Pai-Nosso Igreja de S. José de S. Lázaro 1º ano 1 7 de Maio de 2005 I PARTE O acolhimento será feito na Igreja. Cada criança ficará com os seus pais nos bancos destinados ao seu catequista. Durante

Leia mais

Igreja "em saída" missionária

Igreja em saída missionária Mês das Missões O mês de outubro é, para a Igreja, o período no qual são intensificadas as iniciativas de animação e cooperação em prol das Missões em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar, despertar

Leia mais

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA 1 40 dias vivendo para Jesus 12/05/2013 At 1 4 Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai

Leia mais

JANEIRO Escola para formadores

JANEIRO Escola para formadores JANEIRO Escola para formadores De 02 a 28, as Irmãs da casa de formação, tiveram a oportunidade de participar da escola para formadores. A mesma é promovida pela Associação Transcender, com sede em São

Leia mais

Avisos. Domingo VI do Tempo Comum De 14 de Fevereiro de 2010 a 21-2-2010. AVISOS PAROQUIAIS sempre disponíveis em www.vidaparoquial.blogspot.

Avisos. Domingo VI do Tempo Comum De 14 de Fevereiro de 2010 a 21-2-2010. AVISOS PAROQUIAIS sempre disponíveis em www.vidaparoquial.blogspot. Quarta-Feira Quinta-Feira Quinta-Feira Avisos Domingo VI do Tempo Comum De 14 de Fevereiro de 2010 a 21-2-2010 Jagardo Para os cristãos começa na próxima quarta-feira o tempo mais importante da fé, o ciclo

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES

PERGUNTAS FREQUENTES PERGUNTAS FREQUENTES O que é a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)? É o maior encontro mundial de jovens católicos com o papa. A jornada começou com o Papa João Paulo II, em 1984, no Vaticano. Desde então

Leia mais

Músicos, Ministros de Cura e Libertação

Músicos, Ministros de Cura e Libertação Músicos, Ministros de Cura e Libertação João Paulo Rodrigues Ferreira Introdução Caros irmãos e irmãs; escrevo para vocês não somente para passar instruções, mas também partilhar um pouco da minha experiência

Leia mais

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11)

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11) Vivendo a Liturgia Julho/2011 SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11) É Importante lembrar que o Sagrado Coração de Jesus é o Padroeiro de nossa Diocese,

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA A IMPORTÂNCIA DAS OBRAS DE FÉ William Soto Santiago Cayey Porto Rico 16 de Março de 2011 Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br E-mail:

Leia mais

A transmissão da fé na Família. Reunião de Pais. Família

A transmissão da fé na Família. Reunião de Pais. Família A transmissão da fé na Família Reunião de Pais Família Plano Pastoral Arquidiocesano Um triénio dedicado à Família Passar de uma pastoral sobre a Família para uma pastoral para a Família e com a Família

Leia mais

MENSAGEM À FAMÍLIA MARIANISTA

MENSAGEM À FAMÍLIA MARIANISTA JORNADA DE ORAÇÃO 2010 MENSAGEM À FAMÍLIA MARIANISTA Apresentação do santuário de NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO (Padroeira do Haiti) Porto Príncipe, República do Haiti Jornada Mundial de Oração 10

Leia mais

Leitor 2 Este é o dia que o Senhor fez para nós! SL 118

Leitor 2 Este é o dia que o Senhor fez para nós! SL 118 Acolhida Jubilar Recepção de todas as famílias. Acolher com cantos de boas-vindas. Abertura Jubilar Material a ser usado: Coreografia com as cores do Centenário: vermelho, laranja e verde estas cores simbolizam

Leia mais

A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa.

A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa. Encontro com a Palavra Agosto/2011 Mês de setembro, mês da Bíblia 1 encontro Nosso Deus se revela Leitura Bíblica: Gn. 12, 1-4 A Bíblia seja colocada em lugar de destaque, ao lado de uma vela acesa. Boas

Leia mais

Caros irmãos e amigos. A graça e a paz do Senhor Jesus. Grandes coisas tem feito o Senhor por nós por isso estamos alegres.

Caros irmãos e amigos. A graça e a paz do Senhor Jesus. Grandes coisas tem feito o Senhor por nós por isso estamos alegres. Caros irmãos e amigos A graça e a paz do Senhor Jesus. Grandes coisas tem feito o Senhor por nós por isso estamos alegres. Chegamos na metade do ano de 2015, graças a Deus, porque devido a tantas lutas,

Leia mais

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM A Tua Frase Poderosa Coaches Com Clientes: Carisma Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM Introdução Neste pequeno texto pretendo partilhar contigo onde os coaches falham ao apresentarem-se

Leia mais

Vinho Novo Viver de Verdade

Vinho Novo Viver de Verdade Vinho Novo Viver de Verdade 1 - FILHOS DE DEUS - BR-LR5-11-00023 LUIZ CARLOS CARDOSO QUERO SUBIR AO MONTE DO SENHOR QUERO PERMANECER NO SANTO LUGAR QUERO LEVAR A ARCA DA ADORAÇÃO QUERO HABITAR NA CASA

Leia mais

SUMÁRIO Páginas A alegria 10 (A alegria está no coração De quem já conhece a Jesus...) Abra o meu coração 61 (Abra o meu coração Deus!...

SUMÁRIO Páginas A alegria 10 (A alegria está no coração De quem já conhece a Jesus...) Abra o meu coração 61 (Abra o meu coração Deus!... SUMÁRIO Páginas A alegria 10 (A alegria está no coração De quem já conhece a Jesus...) Abra o meu coração 61 (Abra o meu coração Deus!...) A cada manhã 71 (A cada manhã as misericórdias se renovam...)

Leia mais

Colégio Marista São José-Tijuca. Reunião de Pais 1ª Eucaristia 18 de novembro de 2015

Colégio Marista São José-Tijuca. Reunião de Pais 1ª Eucaristia 18 de novembro de 2015 Colégio Marista São José-Tijuca Reunião de Pais 1ª Eucaristia 18 de novembro de 2015 A EUCARISTIA: ONDE COMEÇA? A Eucaristia: presença viva de Jesus Cristo ressuscitado. Sacramento da unidade, restaurador

Leia mais

TAREFAS DO II RETIRO DIOCESANO DAS SMP

TAREFAS DO II RETIRO DIOCESANO DAS SMP SECRETARIADO DE PASTORAL TAREFAS DO II RETIRO DIOCESANO DAS SMP 1.COORDENAÇÃO GERAL DO RETIRO 2. Faixa grande SMP 3. Banner com os Objetivos e outro com a oração 4. Ver como fazer a escolha definitiva

Leia mais

EDITAL DO II FESTIVAL DE MÚSICA TEMA - ENUR 20 ANOS

EDITAL DO II FESTIVAL DE MÚSICA TEMA - ENUR 20 ANOS EDITAL DO II FESTIVAL DE MÚSICA TEMA - ENUR 20 ANOS ENUR 20 Anos Estamos a pouco tempo do XV Encontro Nacional Universidades Renovadas. Luquinhas do Brasil inteiro, de diversas gerações, estão mobilizados

Leia mais

Catecumenato Uma Experiência de Fé

Catecumenato Uma Experiência de Fé Catecumenato Uma Experiência de Fé APRESENTAÇÃO PARA A 45ª ASSEMBLÉIA DA CNBB (Regional Nordeste 2) www.catecumenato.com O que é Catecumenato? Catecumenato foi um método catequético da igreja dos primeiros

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

Apresentação. (Solicitação do saudoso Santo Padre o Beato João Paulo II)

Apresentação. (Solicitação do saudoso Santo Padre o Beato João Paulo II) Apresentação A Renovação Carismática Católica do Estado do Piauí, movimento eclesial da Igreja Católica, tem por objetivo proporcionar às pessoas uma experiência concreta com Jesus Cristo, através do Batismo

Leia mais

Caridade quaresmal. Oração Avé Maria. Anjinho da Guarda. S. João Bosco Rogai por nós. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Bom dia a todos!

Caridade quaresmal. Oração Avé Maria. Anjinho da Guarda. S. João Bosco Rogai por nós. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Bom dia a todos! 2ª feira, 09 de março: Dar esmola Esta semana iremos tentar aprender a dar. A dar aos que mais precisam. E vamos ver que Dar é BRU TAL!!!! Um dia, uma mulher vestida de trapos velhos percorria as ruas

Leia mais

Começando pela realidade da assembléia, antes de mais nada é preciso perguntar-se: Qual a realidade desta comunidade reunida?

Começando pela realidade da assembléia, antes de mais nada é preciso perguntar-se: Qual a realidade desta comunidade reunida? Agora você vai conhecer dicas indispensáveis para o ministério de música no serviço à liturgia. Mas as orientações aqui apresentadas não dispensam as observações do celebrante. É ele quem preside e, por

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

O Exorcista-Mor do Vaticano afirma que ainda não se fez a Consagração da Rússia

O Exorcista-Mor do Vaticano afirma que ainda não se fez a Consagração da Rússia O Exorcista-Mor do Vaticano afirma que ainda não se fez a Consagração da Rússia pelo Padre Gabriele Amorth Portanto, com a Consagração de 1984 não se realizou uma adequada Consagração da Rússia. E eu estava

Leia mais

Imaculado Coração de Maria

Imaculado Coração de Maria Trezena em honra ao Imaculado Coração de Maria EDITORA AVE-MARIA Introdução A Editora Ave-Maria, ao apresentar ao público católico esta Trezena em honra ao Imaculado Coração de Maria, convida todos a se

Leia mais

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai BOM DIA DIÁRIO Segunda-feira (04.05.2015) Maria, mãe de Jesus e nossa mãe Guia: 2.º Ciclo: Padre Luís Almeida 3.º Ciclo: Padre Aníbal Afonso Mi+ Si+ Uma entre todas foi a escolhida, Do#- Sol#+ Foste tu,

Leia mais

1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015

1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 1º Domingo de Julho Conexão Kids -05/07/2015 Sinalizar o Amor de Deus através da obediência e do respeito! Objetivo: Mostrar a importância de respeitar as regras e obedecer aos pais e responsáveis. Reforçar

Leia mais

Informativo da Congregação Pobres Servos da Divina Providência Delegação Nossa Senhora Aparecida. Permanece conosco

Informativo da Congregação Pobres Servos da Divina Providência Delegação Nossa Senhora Aparecida. Permanece conosco Notícias de Família Informativo da Congregação Pobres Servos da Divina Providência Delegação Nossa Senhora Aparecida 06 JUNHO 2014 Permanece conosco Vivemos dias de graça, verdadeiro Kairós com a Celebração

Leia mais

Sal da TERRA e luz do MUNDO

Sal da TERRA e luz do MUNDO Sal da TERRA e luz do MUNDO Sal da terra e luz do mundo - jovens - 1 Apresentação pessoal e CMV Centro Missionário Providência Canto: vós sois o sal da terra e luz do mundo... MOTIVAÇÃO: Há pouco tempo

Leia mais

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Bíblia para crianças apresenta SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Editorial. Bendito Aquele que vem em nome do Senhor! págs. 06 e 07. IV Arrastão do Senhor pág. 09

Editorial. Bendito Aquele que vem em nome do Senhor! págs. 06 e 07. IV Arrastão do Senhor pág. 09 Informativo Diocesano Patos de Minas - Segunda quinzena de outubro de 2008 - n. 176 - ano 12 Órgão Informativo da Diocese de Patos de Minas I Informativo Diocesano Mons. Frei Claudio Editorial Bendito

Leia mais

Boa sorte e que Deus abençoe muito seu esforço.

Boa sorte e que Deus abençoe muito seu esforço. Aqui está um tipo de apresentação que pode ser usada para fins específicos. Poderá servir para um encontro de oração, um retiro, uma reflexão sobre o perdão ou sobre a Misericórdia e grandeza do coração

Leia mais

A VIDA DO REI SALOMÃO

A VIDA DO REI SALOMÃO Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 17/08//2014 A VIDA DO REI SALOMÃO Versículos para Decorar: 1 - Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente,

Leia mais

Tens Palavras de Vida Eterna

Tens Palavras de Vida Eterna Catequese 40ano Tens Palavras de Vida Eterna Agenda da Palavra de Deus pela minha vida fora ANO A Durante as férias, mantenho-me em contato! CONTATOS DA PARÓQUIA Morada: Telefone: Correio eletrónico: Sítio:

Leia mais

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO PROFISSÃO DE FÉ AMBIENTAÇÃO Irmãos, celebramos hoje o Domingo de Pentecostes, dia por excelência da manifestação do Espírito Santo a toda a Igreja. O Espírito manifesta-se onde quer, como quer e a quem

Leia mais

SEMANA PASTORAL DA ESCOLA MARISTA CHAMPAGNAT DE NATAL

SEMANA PASTORAL DA ESCOLA MARISTA CHAMPAGNAT DE NATAL SEMANA PASTORAL DA ESCOLA MARISTA CHAMPAGNAT DE NATAL O Corte da fita pela equipe da Escola Champagnat marcou a abertura oficial da Semana Pastoral. O espaço foi decorado conforme o caráter da semana ao

Leia mais

sinal de tristeza. Sinal de morte!

sinal de tristeza. Sinal de morte! CULTO FAMÍLIA: Reflexão sobre a morte e o luto Acreditamos que todos nós já sofremos a perda de alguém, seja familiar, amigo, vizinho ou apenas conhecido. Nos sentimos impotentes, indefesos, medrosos diante

Leia mais

Após a leitura do texto em apresentação de imagens, Cleide a partir da metodologia de leitura popular da Bíblia utilizada pelo CEBI indagou:

Após a leitura do texto em apresentação de imagens, Cleide a partir da metodologia de leitura popular da Bíblia utilizada pelo CEBI indagou: A segunda noite da Semana de Fé e Política 2013 - Juventude, Cultura e Espiritualidade ocorr eu ontem no Centro Pastoral S ã o Jos é do Bel é m com cerca de 60 participantes, dentre estes um significativo

Leia mais

CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo. CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo

CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo. CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo Tens uma tarefa importante para realizar: 1- Dirige-te a alguém da tua confiança. 2- Faz a pergunta: O que admiras mais em Jesus? 3- Regista a resposta nas linhas.

Leia mais

PESQUISA DOS PADRES SOBRE AS PRIORIDADES ESTRATÉGICAS PARA A ARQUIDIOCESE DE BOSTON

PESQUISA DOS PADRES SOBRE AS PRIORIDADES ESTRATÉGICAS PARA A ARQUIDIOCESE DE BOSTON PESQUISA DOS PADRES SOBRE AS PRIORIDADES ESTRATÉGICAS PARA A ARQUIDIOCESE DE BOSTON Esta pesquisa vai pedir para você comentar e dar a sua opinião sobre as prioridades estratégicas propostas pelo Gabinete

Leia mais

Plano Pedagógico do Catecismo 6

Plano Pedagógico do Catecismo 6 Plano Pedagógico do Catecismo 6 Cat Objetivos Experiência Humana Palavra Expressão de Fé Compromisso PLANIFICAÇÃO de ATIVIDADES BLOCO I JESUS, O FILHO DE DEUS QUE VEIO AO NOSSO ENCONTRO 1 Ligar a temática

Leia mais

COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ PASTORAL EDUCATIVA REUNIÃO DE PAIS E CATEQUISTAS 09 DE FEVEREIRO DE 2010

COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ PASTORAL EDUCATIVA REUNIÃO DE PAIS E CATEQUISTAS 09 DE FEVEREIRO DE 2010 COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ PASTORAL EDUCATIVA REUNIÃO DE PAIS E CATEQUISTAS 09 DE FEVEREIRO DE 2010 ORAÇÃO DE ABERTURA CANTO (REPOUSAR EM TI) Música de Tânia Pelegrino baseada na obra Confissões, de

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

Preparar o ambiente com Bíblia, Cruz, velas, fotos e símbolos missionários. 1. ACOLHIDA

Preparar o ambiente com Bíblia, Cruz, velas, fotos e símbolos missionários. 1. ACOLHIDA Preparar o ambiente com Bíblia, Cruz, velas, fotos e símbolos missionários. 1. ACOLHIDA Animador(a): Neste ano, em preparação para as comemorações de seu Centenário, a Diocese de Guaxupé iniciou, na quinta-feira

Leia mais

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos Bom Crédito Lembre-se de que crédito é dinheiro É. Benjamin Franklin, Político Americano e inventor quase impossível passar a vida sem pedir dinheiro emprestado. Seja algo básico como usar um cartão de

Leia mais

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo.

Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Curso: Diagnóstico Comunitário Participativo. Material referente ao texto do Módulo 3: Ações Básicas de Mobilização. O conhecimento da realidade é a base fundamental ao desenvolvimento social, que visa

Leia mais

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37

MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 MOISÉS NO MONTE SINAI Lição 37 1 1. Objetivos: Ensinar que quando Moisés aproximou-se de Deus, os israelitas estavam com medo. Ensinar que hoje em dia, por causa de Jesus, podemos nos sentir perto de Deus

Leia mais

Confira a programação completa da Semana Santa em algumas paróquias de Curitiba:

Confira a programação completa da Semana Santa em algumas paróquias de Curitiba: PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA NA ARQUIDIOCESE DE CURITIBA Organizada pela Arquidiocese de Curitiba, a Semana Santa terá início na quinta-feira, às 9 horas, com a Missa com Sagração dos Santo Óleos e Renovação

Leia mais

Plano Diocesano da Animação Bíblico-Catequética

Plano Diocesano da Animação Bíblico-Catequética Plano Diocesano da Animação Bíblico-Catequética 2 0 1 2-2 0 1 5 DIOCESE DE FREDERICO WESTPHALEN - RS Queridos irmãos e irmãs, Com imensa alegria, apresento-lhes o PLANO DIOCESANO DE ANIMAÇÃO BÍBLICO -

Leia mais

(DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina. -Marcadores de várias cores

(DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina. -Marcadores de várias cores (DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina -Marcadores de várias cores -Folhas cada qual com a sua letra ocantinhodasao.com.pt/public_html Página

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt São Paulo-SP, 05 de dezembro de 2008 Presidente: A minha presença aqui

Leia mais

CALENDARIO DE ATIVIDADES PAROQUIAIS SAGRADA FAMÍLIA - 2012

CALENDARIO DE ATIVIDADES PAROQUIAIS SAGRADA FAMÍLIA - 2012 FEVEREIRO 03 Missa do Apostolado da Oração 15h e Adoração das 16h às 18:45 04 Reunião com os Catequistas 14:30 horas 04 Curso de Batismo 19h às 21:30 horas 04 Noite do Cachorro Quente resp. Grupo de Jovens

Leia mais

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Paulo escreveu uma carta à Igreja de Roma, mas não foi ele o instrumento que Deus usou para fazer acontecer uma Agência do Reino de Deus

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

EDITAL 2014/01. Página 1 de 5. EDITAL 2014/1: Escolha do hino tema por ocasião do Ano Jubilar em comemoração aos cinquenta anos de evangelização.

EDITAL 2014/01. Página 1 de 5. EDITAL 2014/1: Escolha do hino tema por ocasião do Ano Jubilar em comemoração aos cinquenta anos de evangelização. PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA - DIOCESE DE COLATINA/ES Rua Mafalda Galimberti 380, Vila Lenira Colatina/ES (27)3722-1821 www.paroquiansgloria.org.br EDITAL 2014/01 Por ocasião da abertura do Ano Jubilar

Leia mais

A CD BABY APRESENTA: Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows

A CD BABY APRESENTA: Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows A CD BABY APRESENTA: Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows Criando Eventos de Sucesso no Facebook Catorze regras para lotar os seus shows Músicos vêm debatendo

Leia mais

Comunidade D Descobrir (Discípulos) (Novembro/Dezembro) I Integrar (Comunidade) (Janeiro/Fevereiro/Março) P Proclamar (Evangelho) (Abril/Maio/Junho)

Comunidade D Descobrir (Discípulos) (Novembro/Dezembro) I Integrar (Comunidade) (Janeiro/Fevereiro/Março) P Proclamar (Evangelho) (Abril/Maio/Junho) Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil Diocese de Coimbra Ano Pastoral 2013-2014 Vós sois o corpo de Cristo e cada um, pela sua parte, é um membro (1 Cor 12,27) Enquadramento - Comunidade DIP É chegado

Leia mais

Quero estar preparado para Te abrir a porta, Senhor. Quero estar preparado para Te abrir a porta, Senhor. Mostra-me o Teu amor, dá-me a Tua salvação.

Quero estar preparado para Te abrir a porta, Senhor. Quero estar preparado para Te abrir a porta, Senhor. Mostra-me o Teu amor, dá-me a Tua salvação. I Domingo do Advento I Domingo do Advento Quero estar preparado para Te abrir a porta, Senhor. Mostra-me o Teu amor, dá-me a Tua salvação. Podes contar comigo. Estou atento para Te escutar e para que tenhas

Leia mais

GOSTARIAMOS DE APRESENTAR A VOCÊ:

GOSTARIAMOS DE APRESENTAR A VOCÊ: GOSTARIAMOS DE APRESENTAR A VOCÊ: O PROJETO MISSIONÁRIO EU AMO MISSÕES E VOCÊ? O projeto Missionário Eu Amo Missões e Você? Nasceu no ano de 2014 quando decidimos realizar a primeira viagem ao Sertão Nordestino,

Leia mais

Paróquia Jesus, Maria e José Grupo de Oração Fonte de Misericórdia RCC/ Beberibe

Paróquia Jesus, Maria e José Grupo de Oração Fonte de Misericórdia RCC/ Beberibe Paróquia Jesus, Maria e José Grupo de Oração Fonte de Misericórdia RCC/ Beberibe Jovens sois forte a palavra de Deus permanece em vós. 1 Jo 2,14 O EVENTO: EMANUEL EMANUEL é o cumprimento da palavra que

Leia mais

IIIDomingo Tempo Pascal- ANO A «..Ficai connosco, Senhor, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite

IIIDomingo Tempo Pascal- ANO A «..Ficai connosco, Senhor, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite Ambiente: Os comentadores destacaram, muitas vezes, a intenção teológica deste relato. Que é que isto significa? Significa que não estamos diante de uma reportagem jornalística de uma viagem geográfica,

Leia mais

OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM

OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM Era o dia 22 de dezembro. O Natal aproximava-se e o Pai Natal estava muito atarefado a preparar os sacos com os brinquedos. Muito longe dali, em Portugal, um menino chamado João

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

CARTA ABERTA AOS PARTICIPANTES DO ENCONTRO MUNDIAL DE JOVENS DA RCC

CARTA ABERTA AOS PARTICIPANTES DO ENCONTRO MUNDIAL DE JOVENS DA RCC CARTA ABERTA AOS PARTICIPANTES DO ENCONTRO MUNDIAL DE JOVENS DA RCC Queridos jovens, Pelotas, 1ºJulhode 2012. É chegada a hora em que a Palavra de Deus se cumprirá em nossa vida na passagem que diz: Em

Leia mais

HINOS DE DESPACHO. www.hinarios.org 01 O DAIME É O DAIME. O Daime é o Daime Eu estou afirmando É o divino pai eterno E a rainha soberana

HINOS DE DESPACHO. www.hinarios.org 01 O DAIME É O DAIME. O Daime é o Daime Eu estou afirmando É o divino pai eterno E a rainha soberana HINOS DE DESPACHO Tema 2012: Flora Brasileira Estrela D Alva www.hinarios.org 1 2 01 O DAIME É O DAIME O é o Eu estou afirmando É o divino pai eterno E a rainha soberana O é o O professor dos professores

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

Por isso, redescobrir a Eucaristia na plenitude é redescobrir o CRISTO. Hoje queremos agradecer este grande dom, que Cristo nos deu.

Por isso, redescobrir a Eucaristia na plenitude é redescobrir o CRISTO. Hoje queremos agradecer este grande dom, que Cristo nos deu. O Pão da Vida Na solenidade de Corpus Christi, queremos recordar que os atos redentores de Cristo, que culminam na sua morte e ressurreição, atualizam-se na Eucaristia, celebrada pelo Povo de Deus e presidida

Leia mais

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund*

Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1 Estudos bíblicos sobre liderança Tearfund* 1. Suporte para lideranças Discuta que ajuda os líderes podem necessitar para efetuar o seu papel efetivamente. Os seguintes podem fornecer lhe algumas idéias:

Leia mais

MISSÃO PAÍS. Manual da Missão País

MISSÃO PAÍS. Manual da Missão País MISSÃO PAÍS Manual da Missão País Introdução Nos dias de hoje, quando ouvimos falar de missão, pensamos logo em acções de voluntariado em países subdesenvolvidos onde é preciso todo o tipo de ajuda para

Leia mais

Sou grato a Deus por ter conhecido tantas pessoas boas, de coração aberto e firme.. Presidente Nilton A. Fogaça

Sou grato a Deus por ter conhecido tantas pessoas boas, de coração aberto e firme.. Presidente Nilton A. Fogaça 1º Edição / Fev -2015 PALAVRA DO PRESIDENTE Nunca estamos sós, é verdade. É bom saber que temos amigos em quem podemos confiar. Pessoas que nos apoiam e nos acolhem com tanto carinho. É certo que tenho

Leia mais

Para facilitar a realização do

Para facilitar a realização do Para facilitar a realização do sugerimos 10 passos que consideramos primordiais para o sucesso da ação. Este livreto traz um resumo desse percurso. A versão completa da Cartilha dos 10 passos está disponível

Leia mais

PASCOM. A PASCOM agradece a todos que colaboraram com esta edição do INFORMATIVO DA PENHA nos mandando fotos,

PASCOM. A PASCOM agradece a todos que colaboraram com esta edição do INFORMATIVO DA PENHA nos mandando fotos, PASCOM A PASCOM agradece a todos que colaboraram com esta edição do INFORMATIVO DA PENHA nos mandando fotos, t e x t o s e i d é i a s p a r a a s matérias! Nossa Senhora da Penha, que sabe o nome de cada

Leia mais

Documento do MEJ Internacional. O coração do Movimento Eucarístico Juvenil

Documento do MEJ Internacional. O coração do Movimento Eucarístico Juvenil Documento do MEJ Internacional Para que a minha alegria esteja em vós Por ocasião dos 100 anos do MEJ O coração do Movimento Eucarístico Juvenil A O coração do MEJ é a amizade com Jesus (Evangelho) B O

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

"Ajuntai tesouros no céu" - 2

Ajuntai tesouros no céu - 2 "Ajuntai tesouros no céu" - 2 Jesus nos ensinou a "alinharmos" os nossos valores aos valores de seu Reino, comparando em sua mensagem aquilo que é terreno e passageiro com aquilo que é espiritual e eterno.

Leia mais

DIA DE ORAÇÃO PELA JMJ RIO2013

DIA DE ORAÇÃO PELA JMJ RIO2013 ROTEIRO PARA O DIA DE ORAÇÃO PELA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE RIO2013 Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude - CNBB CANTO DE ENTRADA (Canto a escolha) (Este momento de oração pode ser associado

Leia mais

COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral

COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral COLÉGIO INTERNATO DOS CARVALHOS Equipa de Animação Pastoral Advento 2014 (Campanha de Preparação para o Natal) A ALEGRIA E A BELEZA DE VIVER EM FAMÍLIA. O tempo do Advento, que devido ao calendário escolar

Leia mais

Tema ASCENSÃO DO SENHOR

Tema ASCENSÃO DO SENHOR Encontro n. 6 ema ASCENSÃO DO SENHOR I. ACOLHIDA Ambiente: Lenço branco sobre a mesa, como sinal de despeida; uma cadeira vazia ou um banco próximo ao altar. Bíblia sobre o altar, vela acesa, com flores.

Leia mais

Rita de Sá Freire. Maria: a Mãe do Eterno e Sumo Sacerdote - Homenagem ao Dia do Padre 4 de agosto

Rita de Sá Freire. Maria: a Mãe do Eterno e Sumo Sacerdote - Homenagem ao Dia do Padre 4 de agosto Rita de Sá Freire Maria: a Mãe do Eterno e Sumo Sacerdote - Homenagem ao Dia do Padre 4 de agosto No dia 4 de agosto, a Igreja comemora São João Maria Vianney, Padroeiro dos Padres. Gostaria de prestar

Leia mais

Lausperene. Senhor Jesus, Eu creio que estais presente no pão da Eucaristia. Senhor, eu creio em Vós.

Lausperene. Senhor Jesus, Eu creio que estais presente no pão da Eucaristia. Senhor, eu creio em Vós. Lausperene Cântico: Dá-nos um coração Refrão: Dá-nos um coração, grande para amar, Dá-nos um coração, forte para lutar. 1. Homens novos, criadores da história, construtores da nova humanidade; homens novos

Leia mais

Apresentação. 8-11 de Abril 2015: Seminário para Formadores/ as. 23-26 de Setembro 2015: Congresso para jovens consagrados/as

Apresentação. 8-11 de Abril 2015: Seminário para Formadores/ as. 23-26 de Setembro 2015: Congresso para jovens consagrados/as Nota pastoral da Conferência Episcopal sobre o Ano da Vida Consagrada Chamados a levar a todos o abraço de Deus ) Para além da abertura (30 de Novembro de 2014 e do encerramento (2 de Fevereiro de 2016,

Leia mais

Celebração do Dia Nacional do Catequista 30 de agosto de 2015

Celebração do Dia Nacional do Catequista 30 de agosto de 2015 Celebração do Dia Nacional do Catequista 30 de agosto de 2015 Introdução: Educar na fé, para a paz, a justiça e a caridade Este ano a Igreja no Brasil está envolvida em dois projetos interligados: a lembrança

Leia mais

E quando Deus diz não?

E quando Deus diz não? E quando Deus diz não? 1 Cr 17:1-27 Como é ruim ouvir um não! Enquanto ouvimos sim, enquanto as coisas estão acontecendo ao nosso favor, enquanto Deus está aprovando ou permitindo o que fazemos, enquanto

Leia mais

Cântico: Dá-nos um coração

Cântico: Dá-nos um coração Cântico: Dá-nos um coração Refrão: Dá-nos um coração, grande para amar, Dá-nos um coração, forte para lutar. 1. Homens novos, criadores da história, construtores da nova humanidade; homens novos que vivem

Leia mais

NOVENA DOS PAIS QUE ORAM PELOS FILHOS

NOVENA DOS PAIS QUE ORAM PELOS FILHOS Pe. Nilton César Boni, cmf NOVENA DOS PAIS QUE ORAM PELOS FILHOS EDITORA AVE-MARIA Apresentação Aos membros da família cristã podem aplicar-se de modo particular as palavras com que Cristo promete a sua

Leia mais

COMUNIDADE DO TAQUARAL

COMUNIDADE DO TAQUARAL COMUNIDADE DO TAQUARAL Histórico Taquaral, localizada na região da morraria era uma sesmaria, que originou aos primeiros tempos da fundação da então Vila Maria do Paraguai. É um povoado antigo e tradicional,

Leia mais