PROSUB: Construção dos submarinos Scorpene BR avança em Itaguaí-RJ 1. Por Luiz Padilha

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROSUB: Construção dos submarinos Scorpene BR avança em Itaguaí-RJ 1. Por Luiz Padilha"

Transcrição

1 PROSUB: Construção dos submarinos Scorpene BR avança em Itaguaí-RJ 1 Por Luiz Padilha O DAN visitou nesta segunda-feira (4 de junho), o EBN Estaleiro e Base Naval em Itaguaí-RJ, e pode conferir os avanços da construção dos futuros submarinos da Marinha do Brasil. Nesta oportunidade o DAN foi recebido pelo Contra Almirante (EN) Celso Mizutani Koga, Gerente do Empreendimento Modular de Obtenção de Submarinos. O CA Koga fez uma ampla apresentação sobre o PROSUB Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, nos atualizando sobre a evolução da construção dos submarinos Scorpene BR e do desenvolvimento do Submarino Nuclear Brasileiro (SNB), sempre ressaltando os desafios enfrentados sejam de ordem tecnológica, sejam de ordem orçamentária.

2 PROSUB: Construção dos submarinos Scorpene BR avança em Itaguaí-RJ 2 A Marinha do Brasil, desde 1979 quando criou o PNM Programa Nuclear da Marinha, busca incessantemente sua independência para poder chegar ao seu objetivo que é a construção do SNB. Através do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) (sede) e Iperó (Centro Experimental Aramar-CEA), a Marinha alcançou a capacidade de enriquecer Urânio, que foi um grande passo na busca por sua independência. Mas os desafios não param no enriquecimento de Urânio, era preciso ter o conhecimento para avançar e chegar até a construção de um reator nuclear compacto o suficiente para ser instalado dentro de um submarino.

3 PROSUB: Construção dos submarinos Scorpene BR avança em Itaguaí-RJ 3 A construção do Laboratório de geração de Energia Nucleoelétrica LABGENE, tem por finalidade a reprodução da planta de propulsão nuclear do SNB, criando em terra sob condições controladas tudo o que for necessário para o Reator Naval. No próximo dia 8 de junho será acionada a 1ª turbina a vapor, mais um passo importante para o comissionamento do LABGENE em 2020.

4 PROSUB: Construção dos submarinos Scorpene BR avança em Itaguaí-RJ 4 Modelo em escala 1:1 onde será instalado o reator nuclear do SNB A relação Brasil França O Brasil e a França assinaram um contrato para a construção dos quatro submarinos Scorpene do estaleiro francês Naval Group (ex-dcns), e dentro deste contrato veio a transferência de tecnologia para a construção no Brasil dos submarinos convencionais e a tecnologia para a construção do casco do futuro SNB. Importante salientar que a França não passará nada relativo a parte nuclear, a qual a Marinha do Brasil está desenvolvendo como citado acima. Infelizmente o PROSUB sofreu atrasos, mas a determinação da Marinha do Brasil em concluir seu programa, supera toda e qualquer adversidade, mantendo dentro de um cronograma ajustado, suas previsões de entrega dos submarinos. O primeiro, o S-BR1, que será batizado Riachuelo (S 40), deverá ser lançado ao mar no dia 12 de dezembro deste ano (um dia antes do Dia do Marinheiro).

5 PROSUB: Construção dos submarinos Scorpene BR avança em Itaguaí-RJ 5 Na sequência, nos dirigimos ao Main Hall da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), local onde os técnicos e engenheiros da Itaguaí Construções Navais (ICN), trabalham na montagem das seções dos submarinos. O avanço da montagem dos submarinos S-BR2 e S-BR3 estão bem adiantados, como veremos a seguir, e segundo o CA Koga, as peças do S-BR4 já estão prontas na NUCLEP, aguardando que o S-BR2 siga para o Main Hall do Estaleiro e Base Naval. O CA Koga um pouco antes de entramos na UFEM, disse que a cada dia a evolução da construção dos submarinos é visível, e não foi diferente desta vez. Junto ao CA Koga estavam os comandantes Borges e Paiva, que iam nos inteirando dos passos de cada um dos dois submarinos em construção. S-BR2 Humaitá (S 41) Duas peças da proa do S-BR2 estavam do lado de fora da UFEM aguardando o momento de serem unidas ao futuro submarino Humaitá.

6 PROSUB: Construção dos submarinos Scorpene BR avança em Itaguaí-RJ 6 Chamou a nossa atenção os tubos de torpedo já soldados na calota de vante e cobertos pelo tanque de lastro, aparecendo apenas seus prolongamentos que serão cobertos pelas partes que estavam do lado de fora do prédio.

7 PROSUB: Construção dos submarinos Scorpene BR avança em Itaguaí-RJ 7 Andando pelo interior do prédio é fácil fazer confusão sobre qual pertence determinada parte, pois como todas as seções estão bem adiantadas, o único jeito de não confundir S-BR2 com S-BR3 é olhando as placas que ficam ao lado de cada uma. Na foto abaixo vemos o cradle do Comando do S-BR2. Os cradles são instalados como se fossem gavetas dentro do casco de pressão do submarino, e este em especial, é onde será instalado o sistema de combate SUBTICS.

8 PROSUB: Construção dos submarinos Scorpene BR avança em Itaguaí-RJ 8 S-BR3 Tonelero (S 42) Com sua calota de vante já perfurada e com os flanges de inserção dos tubos de torpedo soldados, o S-BR3 Tonelero foi uma grata surpresa nesta visita. O terceiro submarino está com sua montagem bem adiantada. A velocidade maior se deve ao expertise dos operários que construíram o S-BR1 e o S-BR2, pois com a experiência adquirida, o ritmo de construção fica mais rápido.

9 PROSUB: Construção dos submarinos Scorpene BR avança em Itaguaí-RJ 9 Após a visita a UFEM, nos dirigimos ao Estaleiro e Base Naval, para conhecermos o prédio onde estão sendo instalados os

10 PROSUB: Construção dos submarinos Scorpene BR avança em Itaguaí-RJ 10 simuladores que serão usados na preparação das tripulações dos submarinos Scorpene BR. Centro de Simuladores O prédio do centro de Simuladores está praticamente pronto, faltando alguns detalhes de acabamento, porém, isso não está atrapalhando em nada a montagem dos 6 simuladores, que em breve estarão funcionando 100% e preparando as futuras tripulações dos S-Brs.

11 PROSUB: Construção dos submarinos Scorpene BR avança em Itaguaí-RJ 11

12 PROSUB: Construção dos submarinos Scorpene BR avança em Itaguaí-RJ 12 Neste centro, além dos simuladores da classe Riachuelo, serão instalados os simuladores dos submarinos IKL (classe Tupi), que atualmente se encontram no CIAMA. Nas imagens acima, pode-se ver o simulador de navegação, onde todos os movimentos que o submarinos faz, são reproduzidos fielmente através de acionadores elétricos e hidráulicos. Em outra sala, repleta de técnicos e engenheiros da Naval Group, foi possível observar uma tela onde os segredos não estavam expostos. Ali, em vários consoles a tripulação poderá treinar situações de comando e ataque, navegação, conferir em tempo real o funcionamento de todos os sistemas do submarino. Todas as válvulas e bombas são acionadas automaticamente através dos consoles da área de máquinas.

13 PROSUB: Construção dos submarinos Scorpene BR avança em Itaguaí-RJ 13 Em outra sala, temos outro simulador que se assemelha bastante com o Comando do submarino, porém, apesar de ter a capacidade de operar completa com todos os consoles, nesta fase será usada para treinar a tripulação que irá operar os sonares.

14 PROSUB: Construção dos submarinos Scorpene BR avança em Itaguaí-RJ 14 Segundo informações prestadas pelo comandante Do Mar, a primeira tripulação deverá iniciar o curso em outubro próximo. Os outros simuladores ainda estão sendo retirados das caixas e sendo montados em outro andar, e assim encerramos nossa visita ao Centro de Simuladores e seguimos para o Main Hall do EBN. S-BR1 Riachuelo (S 40) Na última vez em que o DAN esteve no EBN, no evento da integração da classe Riachuelo, a visão era totalmente diferente (clique aqui para ver como foi). Desta vez o submarino estava cercado de andaimes e com muitos operários e técnicos trabalhando freneticamente. Todas as partes do casco de pressão estão unidas e o hélice está montado.

15 PROSUB: Construção dos submarinos Scorpene BR avança em Itaguaí-RJ 15 Agora o S-BR1 entra na fase final de instalação dos equipamentos internos, como camarotes, banheiros, cozinha, finalizar todas as ligações elétricas, concluir a montagem do sistema de combate, verificar a montagem de todas as bombas e sensores de segurança, para no final instalar os mastros do radar, do snorkel e dos periscópios. Pelas imagens, pode-se notar o quão complexo é a construção de um submarino. O sistema de controle de quem entra e de quem sai do submarino é feita de forma digital e controlada pelo quadro abaixo. O funcionário passa seu cartão de identificação, digita em qual seção irá trabalhar e automaticamente sua foto seu nome e sua função aparecem no monitor de controle. No caso de qualquer problema, os controladores sabem exatamente onde cada funcionário se encontra a bordo do submarino. (Os nomes foram apagados a pedido do ICN)

16 PROSUB: Construção dos submarinos Scorpene BR avança em Itaguaí-RJ 16 Antes de encerrar a visita, fomos agraciados com um presente do CA Koga, e convidados a entrar no submarino, algo que sinceramente não era esperado. Após dar o nome acompanhamos o CA Koga pelas escadas até a entrada da escotilha, quando descemos e nos deparamos com umas 30 pessoas a bordo trabalhando, passando para lá e para cá com uma fluidez impressionante. Técnicos conferindo ligações elétricas, operários soldando partes internas e um barulho ensurdecedor gerado em parte pelos ventiladores, usados para amenizar o calor interno.

17 PROSUB: Construção dos submarinos Scorpene BR avança em Itaguaí-RJ 17 Quando estiver pronto para ir ao mar, em 12 de dezembro deste ano, o S-BR1 Riachuelo seguirá pelos trilhos abaixo em direção ao Sincro-Lift (elevador com capacidade para até 8 mil toneladas), e ser lentamente colocado no mar, que será a partir de então, o seu habitat natural.

18 PROSUB: Construção dos submarinos Scorpene BR avança em Itaguaí-RJ 18 NOTA DO EDITOR: O DAN gostaria de agradecer ao CA Koga e a toda sua equipe pela amável recepção e paciência, para que nossa visita alcançasse o sucesso. Ao CCSM Rio na pessoa da 1º Ten Vanessa Rosana que nos acompanhou em todos os momentos.

PROSUB: NUCLEP entrega Seção 2B do futuro Submarino Tonelero

PROSUB: NUCLEP entrega Seção 2B do futuro Submarino Tonelero PROSUB: NUCLEP entrega Seção 2B do futuro Submarino Tonelero A NUCLEP realizou, nessa terça-feira (25/07), a cerimônia de transferência da Seção 2B do SBR-3, Submarino Tonelero. A Seção foi entregue à

Leia mais

Israel planeja acelerar introdução de caças F-35*

Israel planeja acelerar introdução de caças F-35* Israel planeja acelerar introdução de caças F-35* De acordo com fontes da imprensa de Israel, a Força Aérea daquele país planeja alcançar o status operacional pleno de seus aviões de combate Lockheed Martin

Leia mais

Mercado de Trabalho para Engenheiro Nuclear : AMAZUL

Mercado de Trabalho para Engenheiro Nuclear : AMAZUL MOTIVAÇÃO para criação OBJETO SOCIAL ESCOPO DE ATUAÇÃO ESTRUTURA ORGANIZACIONAL MODOS DE ATUAÇÃO Mercado de Trabalho para Engenheiro Nuclear : AMAZUL EXPECTATIVAS novos negócios AMAZÔNIA AZUL TECNOLOGIAS

Leia mais

PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA 17 MAIO 2016 FIRJAN / GICAN

PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA 17 MAIO 2016 FIRJAN / GICAN PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA 17 MAIO 2016 FIRJAN / GICAN SUMÁRIO 1. AMAZÔNIA AZUL 2. PROJETOS ESTRATÉGICOS 3. BENEFÍCIOS PARA O PAÍS 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS AMAZÔNIA AZUL AMAZÔNIA AZUL 97% DO COMÉRIO

Leia mais

ATENÇÃO. É obrigatório o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI). É proibido fotografar, filmar ou gravar com qualquer tipo de dispositivo.

ATENÇÃO. É obrigatório o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI). É proibido fotografar, filmar ou gravar com qualquer tipo de dispositivo. ATENÇÃO É obrigatório o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI). É proibido fotografar, filmar ou gravar com qualquer tipo de dispositivo. Verifique se o seu celular está desligado ou no modo silencioso.

Leia mais

TECNOLOGIA NACIONAL EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE

TECNOLOGIA NACIONAL EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE MOTIVAÇÃO para criação OBJETO SOCIAL ESCOPO DE ATUAÇÃO ESTRUTURA ORGANIZACIONAL MODOS DE ATUAÇÃO EXPECTATIVAS novos negócios TECNOLOGIAS DE DEFESA SA TECNOLOGIA NACIONAL EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE Workshop

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINOS (PROSUB) E O PROGRAMA NUCLEAR DA MARINHA DO BRASIL (PNM)

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINOS (PROSUB) E O PROGRAMA NUCLEAR DA MARINHA DO BRASIL (PNM) PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINOS (PROSUB) E O PROGRAMA NUCLEAR DA MARINHA DO BRASIL (PNM) CENTRO TECNOLÓGICO DA MARINHA EM SÃO PAULO CC (EN) Reinaldo de Melo Maeda Dra. Claudia Giovedi Motta Sumário

Leia mais

PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA DO BRASIL CEEEX 22 NOVEMBRO 2016

PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA DO BRASIL CEEEX 22 NOVEMBRO 2016 PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA 22 NOVEMBRO 2016 DO BRASIL CEEEX SUMÁRIO 1. AMAZÔNIA AZUL 2. PROJETOS ESTRATÉGICOS 3. BENEFÍCIOS PARA O PAÍS 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS AMAZÔNIA AZUL AMAZÔNIA AZUL 97% DO

Leia mais

TECNOLOGIA NACIONAL EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE

TECNOLOGIA NACIONAL EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE MOTIVAÇÃO para criação OBJETO SOCIAL ESCOPO DE ATUAÇÃO ESTRUTURA ORGANIZACIO NAL MODOS DE ATUAÇÃO EXPECTATIVAS novos negócios TECNOLOGIAS DE DEFESA SA TECNOLOGIA NACIONAL EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE SIMPÓSIO

Leia mais

Prosub Nacionalização Prensas Schuler na construção dos submarinos

Prosub Nacionalização Prensas Schuler na construção dos submarinos Prosub Nacionalização Prensas Schuler na construção dos submarinos O Brasil está no seleto grupo de países com tecnologia para fabricação de submarinos convencionais e nucleares. O Programa de Desenvolvimento

Leia mais

UFEM Montagem eletromecânica avança em diferentes etapas

UFEM Montagem eletromecânica avança em diferentes etapas UFEM Montagem eletromecânica avança em diferentes etapas Com as obras civis da UFEM em fase final de acabamento, as equipes da montagem eletromecânica começam a tomar conta do canteiro para as tarefas

Leia mais

Brasil terá pronto o novo estaleiro de submarinos em 2018

Brasil terá pronto o novo estaleiro de submarinos em 2018 Brasil terá pronto o novo estaleiro de submarinos em 2018 Por Peter Watson Durante o III Simpósio Internacional de Segurança e Defesa do Peru, realizado em Lima, o almirante Oscar Moreira Da Silva, atual

Leia mais

A obra do Estaleiro de Construção dos submarinos do Prosub

A obra do Estaleiro de Construção dos submarinos do Prosub A obra do Estaleiro de Construção dos submarinos do Prosub O Estaleiro de Construção dos submarinos representa a segunda etapa do cronograma de construção das instalações do Prosub no Município de Itaguaí-RJ.

Leia mais

Programa Nuclear da MB

Programa Nuclear da MB Programa Nuclear da MB Presente e Futuro Alan Paes Leme Arthou INTRODUÇÃO COGESN: Criada em 26SET2008, com as seguintes atribuições de gerenciamento: - Projeto e construção do Estaleiro dedicado aos submarinos;

Leia mais

Estaleiro Saab Kockums se moderniza para construir o futuro submarino A26 1

Estaleiro Saab Kockums se moderniza para construir o futuro submarino A26 1 Estaleiro Saab Kockums se moderniza para construir o futuro submarino A26 1 Estaleiro Saab Kockums em Karlskrona-SE Por Luiz Padilha Durante a viagem do DAN à Karlskrona-SE, quando ocorreu o embarque no

Leia mais

S-BR SN-BR. Balanço do PROSUB e do Desenvolvimento da Indústria Militar

S-BR SN-BR. Balanço do PROSUB e do Desenvolvimento da Indústria Militar DIRETORIA-GERAL DO MATERIAL DA MARINHA COORDENADORIA-GERAL DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINO COM PROPULSÃO NUCLEAR S-BR SN-BR Marinha do Brasil Ministério da Defesa Assunto: Balanço do PROSUB

Leia mais

O Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear e a Indústria Nacional.

O Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear e a Indústria Nacional. DIRETORIA-GERAL DO MATERIAL DA MARINHA COORDENADORIA-GERAL DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINO COM PROPULSÃO NUCLEAR Marinha do Brasil Assunto: Ministério da Defesa O Programa de Desenvolvimento

Leia mais

Foto dos Contratos 27/03/2012 2

Foto dos Contratos 27/03/2012 2 EBN 27/03/2012 1 MARINHA DO BRASIL Foto dos Contratos 27/03/2012 2 MONTAGEM CONTRATUAL O cliente dos contratos é a Marinha do Brasil 3 4 5 5 8 6 1 - - A 1 - B 2 - B 2 - A Compra Local DCNS (1.A) Material

Leia mais

Construção dos Navios. Projeto e Construção

Construção dos Navios. Projeto e Construção Construção dos Navios Projeto e Construção Anteprojeto Navios mercantes As qualidades comerciais de um navio mercante novo são determinadas pelo armador e dependem da sua atividade fim As qualidades técnicas

Leia mais

Marinha confirma os avanços do Programa Nuclear Brasileiro (Vídeo)

Marinha confirma os avanços do Programa Nuclear Brasileiro (Vídeo) Marinha confirma os avanços do Programa Nuclear Brasileiro (Vídeo) O Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Jr. iniciou a palestra afirmando "o lugar do Brasil na economia mundial

Leia mais

Barroso Modificada: Extrato de Dispensa de Licitação

Barroso Modificada: Extrato de Dispensa de Licitação Barroso Modificada: Extrato de Dispensa de Licitação DIRETORIA DE ENGENHARIA NAVAL EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO TJDL N.º 04/2014; Objeto: Contratação de serviços técnicos especializados de assessoramento,

Leia mais

INHA DO BRA SUMÁRIO A importância da Amazônia azul A Missão do Poder Naval Brasileiro Submarinos Principais características

INHA DO BRA SUMÁRIO A importância da Amazônia azul A Missão do Poder Naval Brasileiro Submarinos Principais características SUMÁRIO A importância da Amazônia azul A Missão do Poder Naval Brasileiro Submarinos Principais características Submarino convencional x nuclear Preparação técnica Programa e construção de meios navais

Leia mais

DIRETORIA-GERAL DO MATERIAL DA MARINHA COORDENADORIA-GERAL DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINO COM PROPULSÃO NUCLEAR

DIRETORIA-GERAL DO MATERIAL DA MARINHA COORDENADORIA-GERAL DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINO COM PROPULSÃO NUCLEAR DIRETORIA-GERAL DO MATERIAL DA MARINHA COORDENADORIA-GERAL DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINO COM PROPULSÃO NUCLEAR Marinha do Brasil Ministério da Defesa Assunto: Programa de Desenvolvimento

Leia mais

Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear. CA Alan Paes Leme Arthou

Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear. CA Alan Paes Leme Arthou Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear CA Alan Paes Leme Arthou 12/08/2014 SUPERFÍCIE TERRESTRE 8.5 MI km² MUNDIAL: 5,7% (5º país em extensão) AMÉRICA DO

Leia mais

Senado aprova projeto que cria Sistema Único de Segurança Pública

Senado aprova projeto que cria Sistema Único de Segurança Pública Senado aprova projeto que cria Sistema Único de Segurança Pública Proposta prevê integração de informações de inteligência entre governo federal, DF e estados. Com aprovação, texto seguirá para sanção

Leia mais

O submarino não nuclear mais moderno do mundo: S-80 SSK da Navantia

O submarino não nuclear mais moderno do mundo: S-80 SSK da Navantia O submarino não nuclear mais moderno do mundo: S-80 SSK da Navantia Os engenheiros espanhóis da Navantia projetaram o submarino não nuclear mais avançado do mundo, o S-80. O submarino está em construção

Leia mais

NDM Bahia (G 40) foi homologado pela Marinha 1

NDM Bahia (G 40) foi homologado pela Marinha 1 NDM Bahia (G 40) foi homologado pela Marinha 1 Embarcação comprada da França completou viagem entre Rio e Santos. Navio doca multipropósito Bahia abriga 359 homens de tropa e é capaz de operar três helicópteros.

Leia mais

MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE XII MONTAGEM DE NAVIOS

MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE XII MONTAGEM DE NAVIOS MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE XII MONTAGEM DE NAVIOS Modelo Vista geral do navio Modelo do navio em corte Características e Capacidades Dimensões Principais Deslocamento: 41.700 toneladas Comprimento Global:

Leia mais

DIRETORIA-GERAL DO MATERIAL DA MARINHA COORDENADORIA-GERAL DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINO COM PROPULSÃO NUCLEAR

DIRETORIA-GERAL DO MATERIAL DA MARINHA COORDENADORIA-GERAL DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINO COM PROPULSÃO NUCLEAR DIRETORIA-GERAL DO MATERIAL DA MARINHA COORDENADORIA-GERAL DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINO COM PROPULSÃO NUCLEAR Marinha do Brasil Ministério da Defesa Assunto: Programa de Desenvolvimento

Leia mais

Seu equipamento em suas mãos! Software que permite integração via micro e celular. CLP-Central de Controle

Seu equipamento em suas mãos! Software que permite integração via micro e celular. CLP-Central de Controle Linha MGD TermoChiller Linha MGD Aquecimento e refrigeração em um só equipamento. Preparado para trabalhar com faixa de operação de 10⁰C a 90⁰C. A versão com duas saídas controla dois pontos de água independentes,uma

Leia mais

Nota Oficial da Marinha sobre matéria do PROSUB

Nota Oficial da Marinha sobre matéria do PROSUB Nota Oficial da Marinha sobre matéria do PROSUB ESCLARECIMENTO SOBRE RECENTES MATÉRIAS SOBRE O PROSUB VEICULADAS NA IMPRENSA Em relação às notícias divulgadas recentemente em veículos da imprensa sobre

Leia mais

Transferência de Tecnologia e Nacionalização no PROSUB Benefícios para o Brasil

Transferência de Tecnologia e Nacionalização no PROSUB Benefícios para o Brasil DIRETORIA-GERAL DO MATERIAL DA MARINHA COORDENADORIA-GERAL DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINO COM PROPULSÃO NUCLEAR Marinha do Brasil Ministério da Defesa Assunto: Local: Data: 06 de agosto de

Leia mais

Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. NUCLEP

Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. NUCLEP Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. NUCLEP MISSÃO DA NUCLEP Projetar, desenvolver, fabricar e comercializar componentes pesados relativos a usinas nucleares e a outros projetos, atendendo as demandas estratégicas

Leia mais

Corveta Tamandaré: Consórcio Villegagnon abre espaço para indústria do RJ 1

Corveta Tamandaré: Consórcio Villegagnon abre espaço para indústria do RJ 1 Corveta Tamandaré: Consórcio Villegagnon abre espaço para indústria do RJ 1 Da esquerda para a direita: Flavio Gesca (Mectron), Alice Oliveira (Naval Group), Eric Berthelot (Naval Group), Maurício Almeida

Leia mais

Entrevista com o AE Leal Ferreira Forças Distritais

Entrevista com o AE Leal Ferreira Forças Distritais Entrevista com o AE Leal Ferreira Forças Distritais Forças Distritais DAN Muito pouco se lê sobre as Forças Distritais da MB. O Sr poderia nos falar sobre a modernização de seus meios, os NPa, NaPaFlu,

Leia mais

FOTOGRAFIAS. FOTO N o 1 FOTO N o 2. FOTO N o 3 FOTO N o 4. ENGENHARIA DE PERÍCIAS E AVALIAÇÕES Eng. Ricardo Henrique de Araujo Imamura

FOTOGRAFIAS. FOTO N o 1 FOTO N o 2. FOTO N o 3 FOTO N o 4. ENGENHARIA DE PERÍCIAS E AVALIAÇÕES Eng. Ricardo Henrique de Araujo Imamura FOTOGRAFIAS FOTO N o 1 FOTO N o 2 Vista do Edifício Araqua, situado à Rua Aurora N o 544 Saúde, Capital, sem Garagem, na Diligência de 02/02/2012. Vista do Edifício Araqua na Rua Aurora. FOTO N o 3 FOTO

Leia mais

Smart Own FZE POBOX 38035, Dubai, UAE Tel: Fax:

Smart Own FZE POBOX 38035, Dubai, UAE Tel: Fax: Coast Guard 31 Velocidade e Agilidade para servir e proteger Dimensões básicas Comprimento : 31 (09.40 m) Vau : 09 7 (2.90 m) Draft : 01 07 (0.050 m) Capacidade de combustível : Tanque de combustível de

Leia mais

Saab expande parceria com Akaer*

Saab expande parceria com Akaer* Saab expande parceria com Akaer* A Saab, empresa de defesa e segurança, adquiriu mais 10% das ações da Akaer, uma das maiores empresas brasileiras no desenvolvimento de projetos aeronáuticos, atingindo

Leia mais

Entregar e apresentar dia 26/05. Portão Automático (Ítalo)

Entregar e apresentar dia 26/05. Portão Automático (Ítalo) Portão Automático (Ítalo) Por intermédio de uma única botoeira podem-se realizar a abertura e o fechamento total do portão, além de interromper tais movimentos a qualquer instante. Acoplado mecanicamente

Leia mais

VI Semana de Engenharia Nuclear Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Engenharia Nuclear 16 de outubro de 2018

VI Semana de Engenharia Nuclear Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Engenharia Nuclear 16 de outubro de 2018 Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade AgNSNQ VI Semana de Engenharia Nuclear Universidade Federal do Rio de Janeiro Programa de Engenharia Nuclear 16 de outubro de 2018 Sumário Por que um Regulador

Leia mais

Sala Master tem seu primeiro dia de atividades para a Olimpíada*

Sala Master tem seu primeiro dia de atividades para a Olimpíada* Sala Master tem seu primeiro dia de atividades para a Olimpíada* Faltando 16 dias para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, foi ativada, no Centro de Gerenciamento da Navegação

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 21 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

O Programa de Desenvolvimentode Submarinos em face do Cenário internacional

O Programa de Desenvolvimentode Submarinos em face do Cenário internacional Assunto: Local: O Programa de Desenvolvimentode Submarinos em face do Cenário internacional Sociedade dos Engenheiros Arquitetos do Rio de Janeiro Data: 17 de setembro de 2013 Palestrante: Almirante-de-Esquadra

Leia mais

Visão estratégica da INB a 2034

Visão estratégica da INB a 2034 Visão estratégica da INB - 2009 a 2034 Posição final do Conselho de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro Alfredo Tranjan Filho. 16/06/2009 CONVERSÃO DO U 3 O 8 EM UF 6 MINERAÇÃO E PRODUÇÃO DE

Leia mais

MANUAL DESSUPERAQUECEDOR S705 TIPO VENTURI

MANUAL DESSUPERAQUECEDOR S705 TIPO VENTURI A. Introdução O Dessuperaquecedor de vapor série 705 tipo Venturi, foi projetado para ser aplicado em linhas de vapor de 1" a 8" com a finalidade de condicionar vapor superaquecido a uma temperatura próxima

Leia mais

Smart Own FZE POBOX 38035, Dubai, UAE Tel: Fax:

Smart Own FZE POBOX 38035, Dubai, UAE Tel: Fax: Coast Guard 36 Velocidade e Agilidade para servir e proteger Dimensões básicas Comprimento : 35 10 (10.90 m) Vau : 10 09 (3.30 m) Draft : 01 09 (0.050 m) Capacidade de combustível : Tanque de combustível

Leia mais

TÍTULO: COMANDOS E LÂMPADAS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS Profs.: Oswaldo Tadami Arimura e Norberto Nery

TÍTULO: COMANDOS E LÂMPADAS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS Profs.: Oswaldo Tadami Arimura e Norberto Nery TÍTULO: COMANDOS E LÂMPADAS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS Profs.: Oswaldo Tadami Arimura e Norberto Nery OBJETIVOS: - Identificar as principais características de equipamentos de comando de uma

Leia mais

Paredes de concreto. Passo 1. O nivelamento preciso da fundação, neste caso em radier, assegura a montagem correta do sistema de fôrmas.

Paredes de concreto. Passo 1. O nivelamento preciso da fundação, neste caso em radier, assegura a montagem correta do sistema de fôrmas. Paredes de concreto Sistema, assim como a produtividade, está associado a uso de concreto autoadensável, que não exige vibração. Veja como fazer montagem e desmontagem das fôrmas, bem como o lançamento

Leia mais

A contribuição do Projeto do Submarino Nuclear Brasileiro para a Ciência e Tecnologia

A contribuição do Projeto do Submarino Nuclear Brasileiro para a Ciência e Tecnologia A contribuição do Projeto do Submarino Nuclear Brasileiro para a Ciência e Tecnologia Por Aspirante Mickaello Lins Magalhães Silva Introdução O esforço do aparato público é otimizado ao se utilizar as

Leia mais

PRIDE IPIRANGA RELATÓRIO DE ANDAMENTO DAS OBRAS PERÍODO MARÇO A MAIO DE 2017

PRIDE IPIRANGA RELATÓRIO DE ANDAMENTO DAS OBRAS PERÍODO MARÇO A MAIO DE 2017 PERÍODO MARÇO A MAIO DE 2017 Andamento das Obras Serviços concluídos até 31/05/2017 Fachadas Instalações hidráulicas, elétricas, interfones, alarme de incêndio, sistema de monitoramento e controle de acesso;

Leia mais

MANUAL DESSUPERAQUECEDOR RADIAL SÉRIE 710

MANUAL DESSUPERAQUECEDOR RADIAL SÉRIE 710 saturação em tubulações acima de 30". Equipamento de fácil instalação na linha de vapor. Projetado para obter excelente rendimento tendo como característica em seu funcionamento uma rápida atomização da

Leia mais

ESPELHO DE EMENDAS AO TEXTO DA LEI

ESPELHO DE EMENDAS AO TEXTO DA LEI Página: 1 de 5 Acrescenta 10 ao art. 5º Corpo da lei - Artigo 5 Parágrafo 9 10 As Agências Reguladoras que dispõem de receita própria e vinculada, prevista na respectiva Lei de criação, não serão objeto

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Smart Own. Passenger Boats Specialists

Smart Own. Passenger Boats Specialists Smart Own Passenger Boats Specialists 2 Sobre o Smart Own Atendendo Clientes em Todo o Mundo a Partir de Dubai Com a presença de nossos barcos de passageiros em todos os continentes e em mais de 70 países,

Leia mais

MANUAL DESSUPERAQUECEDOR SÉRIE 700

MANUAL DESSUPERAQUECEDOR SÉRIE 700 A. Introdução Este modelo de dessuperaquecedor de vapor série 700, foi projetado para ser aplicado em linhas de vapor de 6" a 30" com a finalidade de condicionar vapor superaquecido a uma temperatura próxima

Leia mais

FORNECIMENTO DE UM NOVO SISTEMA DE CONTROLE para Serra Behringer 530 CD de Joinville

FORNECIMENTO DE UM NOVO SISTEMA DE CONTROLE para Serra Behringer 530 CD de Joinville ESCOPO PARA EMISSÃO DE PROPOSTAS FORNECIMENTO DE UM NOVO SISTEMA DE CONTROLE para Serra Behringer 530 CD de Joinville Responsabilidades Carlos Humberto Barboza Martins Humberto.martins@villaresmetals.com.br

Leia mais

MARINHA DO BRASIL PROGRAMA NUCLEAR DA MARINHA ARAMAR. CIESP Sorocaba, 30 de abril de CA(EN) Luciano Pagano Jr

MARINHA DO BRASIL PROGRAMA NUCLEAR DA MARINHA ARAMAR. CIESP Sorocaba, 30 de abril de CA(EN) Luciano Pagano Jr MARINHA DO BRASIL MARINHA DO BRASIL PROGRAMA NUCLEAR DA MARINHA ARAMAR CIESP Sorocaba, 30 de abril de 2013 CA(EN) Luciano Pagano Jr SUBMARINOS NUCLEARES S(N) -PROPULSÃO COM ENERGIA PROVENIENTE DE UM REATOR

Leia mais

LEVANTAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTO TREVO BRANCO

LEVANTAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTO TREVO BRANCO LEVANTAMENTO PARA ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTO TREVO BRANCO 1) JATEAMENTO 1.A) Área externa total do casco - 2.162 m 2 1.B) Área interna dos porões - 2.727 m 2 1.C) Área do convés principal - 259 m 2 1.D) Área

Leia mais

Guia de instalação Impressora Térmica EPSON TM-88IV (Linux)

Guia de instalação Impressora Térmica EPSON TM-88IV (Linux) 1. Passo Conecte a impressora à fonte de alimentação elétrica e em seguida acione o botão de ligar a impressora. Conecte um cabo de rede entre a impressora e a placa de rede de um computador qualquer.

Leia mais

5º Seminário de Estratégia Para Conservação de Peixes em Minas Gerais. UHE SÃO MANOEL Rio Teles Pires. Novembro de 2017

5º Seminário de Estratégia Para Conservação de Peixes em Minas Gerais. UHE SÃO MANOEL Rio Teles Pires. Novembro de 2017 5º Seminário de Estratégia Para Conservação de Peixes em Minas Gerais UHE SÃO MANOEL Rio Teles Pires Novembro de 2017 USINA HIDRELÉTRICA DE SÃO MANOEL Agradecimentos Gostaria de registrar meus agradecimentos

Leia mais

TERMOREGULADOR. Esta linha de equipamentos necessitam de uma fonte fria para modular a temperatura. 2

TERMOREGULADOR. Esta linha de equipamentos necessitam de uma fonte fria para modular a temperatura. 2 TERMOREGULADOR Sua variação de controle poder chegar até 0,5ºC, esta precisão se da pelo controle de PID gerido pelo controlador GEFRAN instalado estrategicamente em seu painel frontal e fácil acesso ao

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS 1. Passo Conecte a impressora à fonte de alimentação elétrica e em seguida acione o botão de ligar a impressora. A seguir conecte um cabo de rede entre a impressora e a placa de rede de um computador qualquer.

Leia mais

Entrevista com o AE Leal Ferreira - "PROSUB" Atualizada

Entrevista com o AE Leal Ferreira - PROSUB Atualizada Entrevista com o AE Leal Ferreira - "PROSUB" Atualizada O Defesa Aérea & Naval DAN, gostaria de agradecer ao Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, em conceder esta entrevista, oportunidade

Leia mais

Nº 45. O Programa de Desenvolvimento de Submarinos como Programa de Estado

Nº 45. O Programa de Desenvolvimento de Submarinos como Programa de Estado O Programa de Desenvolvimento de Submarinos como Programa de Estado Nº 45 Diset Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação e Infraestrutura Janeiro de 2019 Israel de Oliveira Andrade Antônio

Leia mais

(Equipamento reformado com aproximadamente h)

(Equipamento reformado com aproximadamente h) KOMATSU WA500-6 VERSÃO HIGH LIFT A Komatsu WA500-6 HIGH LIFT é a solução para quem exige flexibilidade e grande capacidade, quando se trata de manipulação de madeira em serrarias, fábricas de papel e terminais

Leia mais

Saab Kockums - Novos caçaminas para a Marinha do

Saab Kockums - Novos caçaminas para a Marinha do Saab Kockums - Novos caçaminas para a Marinha do Brasil NV Abrolhos (M19) Por Luiz Padilha Criada em 12 de maio de 1962, a Força de Minagem e Varredura da Marinha do Brasil ForMinVar, sediada na Base Naval

Leia mais

Comandante da Marinha se faz ao mar a bordo do Submarino Tupi

Comandante da Marinha se faz ao mar a bordo do Submarino Tupi Comandante da Marinha se faz ao mar a bordo do Submarino Tupi No dia 14 de dezembro de 2017, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira foi recebido na Força de Submarinos

Leia mais

Lista de materiais. 1 Carcaça 1. 2 Placas superior e inferior 2. 3 Molde 6. 4 Roletes de suporte 2. 5 Pinos dos roletes de suporte 2.

Lista de materiais. 1 Carcaça 1. 2 Placas superior e inferior 2. 3 Molde 6. 4 Roletes de suporte 2. 5 Pinos dos roletes de suporte 2. 0 Lista de materiais Código Descrição Unidades 1 Carcaça 1 2 Placas superior e inferior 2 3 Molde 6 4 Roletes de suporte 2 5 Pinos dos roletes de suporte 2 6 Alavanca 1 7 Bolsa de peças de reposição 1

Leia mais

TÍTULO: MONTADORA DE IOIÔ COM AUXILIO DE UM ROBO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA: ENGENHARIAS

TÍTULO: MONTADORA DE IOIÔ COM AUXILIO DE UM ROBO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS SUBÁREA: ENGENHARIAS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: MONTADORA DE IOIÔ COM AUXILIO DE UM ROBO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS

Leia mais

(Publicação dos títulos e das referências das normas harmonizadas ao abrigo da legislação de harmonização da União)

(Publicação dos títulos e das referências das normas harmonizadas ao abrigo da legislação de harmonização da União) 15.6.2018 PT Jornal Oficial da União Europeia C 209/137 Comunicação da Comissão no quadro da execução da Diretiva 2013/53/UE do Parlamento Europeu e do Conselho relativa às embarcações de recreio e às

Leia mais

RS, SC, PR, PE, MG, RJ,

RS, SC, PR, PE, MG, RJ, Nossa História Fundação: 1937 Representa uma classe com cerca de 4.500 indústrias Sede nacional em São Paulo; Sedes Regionais: RS, SC, PR, PE, MG, RJ, Piracicaba (SP), Rib. Preto (SP), S. J. Campos (SP)

Leia mais

A Concepção dos Navios Militares

A Concepção dos Navios Militares A Concepção dos Navios Militares Das Lições da 2ª GG ao Pós-11 de Setembro 16 de Março o de 2010 1 CMG ECN Moreira Guerreiro Tópicos da Apresentação Situação no Final da 2ª GG A Era Nuclear e a Guerra

Leia mais

INACE bate quilha do NHoFlu Rio Branco

INACE bate quilha do NHoFlu Rio Branco INACE bate quilha do NHoFlu Rio Branco No dia 23 de abril, às 10h, em cerimônia presidida pelo Diretor-Geral do Material da Marinha, nas dependências do Estaleiro Inace Indústria Naval do Ceará, em Fortaleza

Leia mais

2. TROCADOR DE CALOR FEIXE TUBULAR

2. TROCADOR DE CALOR FEIXE TUBULAR 3 2. TROCADOR DE CALOR FEIXE TUBULAR 2.1 DESCRIÇÃO DO TROCADOR DE CALOR FEIXE TUBULAR O trocador de calor feixe tubular [5] instalado na planta piloto da Engenharia de Alimentos da Escola de Engenharia

Leia mais

Tecnologias de Acesso Plataforma Elevatória por Cremalheira Engº Rafael Thalheimer

Tecnologias de Acesso Plataforma Elevatória por Cremalheira Engº Rafael Thalheimer Tecnologias de Acesso Plataforma Elevatória por Cremalheira Engº Rafael Thalheimer 1) DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO A plataforma elevatória por cremalheira está baseada no princípio de transmissão através de

Leia mais

Ordem do Dia do Comandante da Marinha

Ordem do Dia do Comandante da Marinha Ordem do Dia do Comandante da Marinha COMANDANTE DA MARINHA BRASÍLIA, DF. Em 13 de dezembro de 2012. ORDEM DO DIA Nº 4/2012 Assunto: Dia do Marinheiro O que significa ser um Marinheiro? Como definir o

Leia mais

NAUTIS CONSULTORES Ltda. MARINE AND CARGO SURVEYORS

NAUTIS CONSULTORES Ltda. MARINE AND CARGO SURVEYORS NAUTIS CONSULTORES Ltda. MARINE AND CARGO SURVEYORS Fortaleza, 11 de Dezembro de 2008 Relatório de Avaliação no. 1437-0908_A O presente certifica que o abaixo assinado vistoriou em 10 de Dezembro de 2008,

Leia mais

sistema de marcação de bancada NetMarker

sistema de marcação de bancada NetMarker sistema de marcação de bancada NetMarker NetMarker Um sistema de marcação de bancada compacto Inovador e com possibilidade de conexão a uma network o sistema de marcação CNC é um campeão quando o assunto

Leia mais

Controle de Acesso para Elevadores Privativos. Automação Cabine Interna dos Elevadores. Bio Elevador EC32

Controle de Acesso para Elevadores Privativos. Automação Cabine Interna dos Elevadores. Bio Elevador EC32 Controle de Acesso para Elevadores Privativos Automação Cabine Interna dos Elevadores Bio Elevador EC32 Passos para implantação do sistema 1 Instalação da Solução no Servidor do cliente já com o Truesafe

Leia mais

Sistemas de Produção: Estudos de Casos

Sistemas de Produção: Estudos de Casos Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Sistemas de Produção I Prof. Dalvio Ferrari Tubino, Dr. Estudo de Caso 4 O Sistema Kanban - Puxar x Empurrar Objetivo: Este estudo de caso tem por finalidade

Leia mais

Robô Móvel Colaborativo

Robô Móvel Colaborativo Lançamento Modernize seu processo produtivo Robô Móvel Colaborativo O Robô Móvel Colaborativo da Omron é um Veículo Autônomo Inteligente (AIV) projetado para aumentar a produtividade em processos industriais

Leia mais

Porque o Brasil do Brasil tem interesse em desenvolver submarinos nucleares

Porque o Brasil do Brasil tem interesse em desenvolver submarinos nucleares Porque o Brasil do Brasil tem interesse em desenvolver submarinos nucleares Roberto Carvalho de Medeiros (*) Propósito Este estudo tem o propósito de contribuir para o entendimento da opção política em

Leia mais

Lançando no Modelador

Lançando no Modelador Lançando no Modelador Acessando os Elementos Inclinados no Modelador Como o lançamento das vigas, pilares e lajes já foram efetuados, precisamos completar o Modelo Estrutural fazendo o lançamento dos elementos

Leia mais

Soluções integradas para geração de energia

Soluções integradas para geração de energia Soluções integradas para geração de energia Reguladores de velocidade para turbinas, proteção elétrica, sistemas de excitação, sincronismo, automação e controle para centrais de geração de energia. Fundada

Leia mais

www.tecnolita.com.br A EMPRESA ADVANCED REFRACTORIES TECNOLITA Industrial é uma indústria Brasileira, especialista na fabricação de concretos refratários e peças especiais de até 15 toneladas. Nossos clientes

Leia mais

Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40

Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40 Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40 A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval, realizou, no dia 11 de março, a Cerimônia de Entrega de duas Lanchas-Patrulha

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO DA ENERGIA NUCLEAR NO BRASIL

O DESENVOLVIMENTO DA ENERGIA NUCLEAR NO BRASIL O DESENVOLVIMENTO DA ENERGIA NUCLEAR NO BRASIL Lançamento do Caderno de Energia Nuclear - FGV Prof. COPPE/UFRJ Abril/2016 Apresentação FGV AS PRINCIPAIS ÁREAS DA ENGENHARIA NUCLEAR GERAÇÃO NUCLEAR APLICAÇÕES

Leia mais

RESPOSTA AO PEDIDO DE ESCLARECIMENTO

RESPOSTA AO PEDIDO DE ESCLARECIMENTO Páginas: 1 de 5 EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA Nº 016/2018 OBJETO: REFORMA DO AMBULATÓRIO (TÉRREO) DAS UNIDADES DE INTERNAÇÃO DO 4º PAVIMENTO - UTI E 6º PAVIMENTO INTERNAÇÃO ONCOLÓGICA DO HOSPITAL DA

Leia mais

Entrada do estaleiruo Navantia em Ferrol

Entrada do estaleiruo Navantia em Ferrol DAN visita o estaleiro Navantia na Espanha 1 Entrada do estaleiruo Navantia em Ferrol Por Luiz Padilha e Guilherme Wiltgen Defesa Aérea & Naval, associado à revista Tecnologia & Defesa, visitou o estaleiro

Leia mais

Os Simuladores de Treino na Marinha 16MAR2010

Os Simuladores de Treino na Marinha 16MAR2010 Os Simuladores de Treino na Marinha CMG EMA Cancela Roque Agenda Introdução Tipos de simuladores Tipos de treino A definição de requisitos Alguns simuladores Perspectivas de evolução Conclusões 2 Conceitos

Leia mais

PRIDE IPIRANGA RELATÓRIO DE ANDAMENTO DAS OBRAS PERÍODO JANEIRO E FEVEREIRO DE 2017

PRIDE IPIRANGA RELATÓRIO DE ANDAMENTO DAS OBRAS PERÍODO JANEIRO E FEVEREIRO DE 2017 PERÍODO JANEIRO E FEVEREIRO DE 2017 Andamento das Obras Realizado Serviços concluídos até 28/02/2017 Instalações hidráulicas nos subsolos, barrilete superior e em todas as unidades residenciais e áreas

Leia mais

É a energização de um novo ponto de fornecimento solicitado pelo consumidor.

É a energização de um novo ponto de fornecimento solicitado pelo consumidor. 6.5.0 PROCEDIMENTO Nova ligação O QUE É? É a energização de um novo ponto de fornecimento solicitado pelo consumidor. O QUE NECESSITA? No momento em que a equipe de eletricistas for realizar a ligação

Leia mais

CONVITE N.º 25/12 CV ANEXO I - RELAÇÃO DE SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS NA ESCOLA FLUTUANTE JOSÉ ROBERTO TADROS CONTEMPLANDO MATERIAL E MÃO-DE-OBRA

CONVITE N.º 25/12 CV ANEXO I - RELAÇÃO DE SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS NA ESCOLA FLUTUANTE JOSÉ ROBERTO TADROS CONTEMPLANDO MATERIAL E MÃO-DE-OBRA CONVITE N.º 25/12 CV ANEXO I - RELAÇÃO DE SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS NA ESCOLA FLUTUANTE JOSÉ ROBERTO TADROS CONTEMPLANDO MATERIAL E MÃO-DE-OBRA ITEM ESPECIFICAÇÃO PREÇO R$ 01 CASCO UNITARIO TOTAL 1.1

Leia mais

Detalhes técnicos. Bolinas. Leme Tanque de água de lastro na popa (tanques laterais) Tanque de água na proa Altura da mastreação Mastreação

Detalhes técnicos. Bolinas. Leme Tanque de água de lastro na popa (tanques laterais) Tanque de água na proa Altura da mastreação Mastreação Detalhes técnicos Comprimento do casco (ISO 666) Comprimento da linha d água (design) Comprimento total (incluindo o gurupés) Comprimento de boca (ISO 666) total Calado máximo até a quilha Peso do barco

Leia mais

Automação de Unidades Armazenadoras

Automação de Unidades Armazenadoras Paulo Carneiro Junqueira Gerente Geral de Armazéns Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano Comigo A automação industrial é muito mais que um simples investimento para modernização

Leia mais

Tecnologia de Estaleiro

Tecnologia de Estaleiro Tecnologia de Estaleiro Processos tecnológicos em Construção Naval- Navios Metálicos Armador Anteprojecto Estaleiro Casco Projecto detalhado Estudo e preparação de trabalho Traçagem e planificação Marcação

Leia mais

A imagem que só apareceu na internet chinesa. O texto diz: "cerimônia para a Construção do destroyer Type 055 nº 1"

A imagem que só apareceu na internet chinesa. O texto diz: cerimônia para a Construção do destroyer Type 055 nº 1 China pode ter iniciado a construção do novo Destroyer Type 055 1 A imagem que só apareceu na internet chinesa. O texto diz: "cerimônia para a Construção do destroyer Type 055 nº 1" A imagem que acaba

Leia mais

www.tecnolita.com.br A EMPRESA ADVANCED REFRACTORIES TECNOLITA Industrial é uma indústria Brasileira, especialista na fabricação de concretos refratários e peças especiais de até 15 toneladas. Nossos clientes

Leia mais

Ships. Instituto Superior TécnicoT

Ships. Instituto Superior TécnicoT Energy in Transports Ships Instituto Superior TécnicoT Objectivo do Navio Cada navio tem uma missão, ou função, e é concebido, construído, equipado e de modo específico e bem caracterizado. Exemplos de

Leia mais