Padrões de Objetos de Aprendizagem -

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Padrões de Objetos de Aprendizagem -"

Transcrição

1 Padrões de Objetos de Aprendizagem - Introdução - O avanço das tecnologias de informação e comunicação tem acelerado o desenvolvimento do aprendizado eletrônico (e-learning) possibilitando a utilização de conteúdos didáticos estruturados e mais organizados. Esses conteúdos podem ser disponibilizados na Web em diferentes formatos como hipertextos, vídeos, animações etc. Os objetos de aprendizagem surgem como um importante elemento para auxiliar no desenvolvimento de cursos eletrônicos, desde seu planejamento até a disponibilização e atualização.

2 Introdução Padrões e especificações Agenda Produção Etapas importantes Ferramentas utilizadas Processo de Produção Reutilização

3 Padrões estabelecidos. Padrões e especificações: Programação. Documentação. Armazenamento: Meta-Data, utilizando a linguagem XML. IMS (Instruction( Management System) e EML (Educational( Modeling Languagem) As especificações internacionais (IEEE e IMS, principalmente) e os diversos padrões existentes (SCORM, EML) apontam algumas diretrizes, mas não limitam as aplicações que podem ser desenvolvidas e, muito menos, restringem o aproveitamento do material educacional já desenvolvido. No entanto, o desenvolvimento de novos materiais, muito tem a se beneficiar de uma maior aproximação com o conceito de objetos de aprendizagem e de seu processo de implementação, pela maior organização dos esforços da equipe de desenvolvimento e pela possibilidade de se ter materiais educacionais mais bem elaborados. O objetivo mais importante do projeto Rived é permitir o compartilhamento e a reutilização de suas produções, tanto no aspecto pedagógico como no aspecto técnico. Para que tais objetivos fossem atingidos, o projeto optou por adotar especificações de padrões educacionais, que documentam um objeto de aprendizagem. Esses padrões configuram uma estrutura conceitual de dados concebida após muitas pesquisas no campo pedagógico (que englobam as áreas da psicologia de ensino e instructional design), incluindo também aspectos técnicos sobre os objetos. As especificações selecionadas são: IMS (Instructional Management System) especificação IMS Learning Resource Meta-Data Information Model, que descreve os nomes, as definições, organização e restrições dos elementos da IMS Meta-Data e EML (Educational Modeling Language), que descreve um objeto educacional em seus termos mais pedagógicos. A primeira especificação preocupa-se em documentar um objeto de aprendizagem fisicamente; a segunda preocupa-se em documentar o planejamento pedagógico de um Módulo Educacional, as atividades que o compõe e os objetivos educacionais a serem alcançados com a sua utilização. Uma análise e estudo sobre as duas especificações foram realizados, o que deu origem a uma base de dados (campos e tabelas de um banco de dados), que utiliza informações extraídas das duas especificações, permitindo o armazenamento de informações para pesquisa por um objeto de aprendizagem dentro dos dois aspectos de compartilhamento: o pedagógico e o técnico. Essa base de dados constitui um repositório, onde os objetos de aprendizagem podem ser acumulados e catalogados para uma distribuição ampla. O uso desses padrões facilita a busca, avaliação e utilização de objetos de aprendizagem pelos alunos e professores. Além de permitir o gerenciamento de cada material criado, como versões, autorias, permissões de uso (regras de utilização), entre outros campos.

4 Recurso educacional Objeto de aprendizagem Catalogar Apresentação Criaçao ao de Conteúdo Terminologia adotada Qualquer material educacional utilizado para atingir um objetivo. Versão digital de um recurso educacional. Descrever o uso ou opinar sobre um recurso educacional. Ferramentas e produtos utilizados para exibir ou melhorar o uso de objetos de aprendizagem. Método de criação de conteúdos educacionais ou de novas formas de uso da tecnologia.

5 Especificação IMS e seus objetivos O IMS Global Consortium é um grupo de padronização que trata a forma com a qual um objetos de aprendizagem pode ser tecnicamente empacotado para que sua transmissão através de sistemas de entrega de conteúdo do e/ou ambientes de EAD seja possível vel. O objetivo principal dessa especificação é permitir ambientes de aprendizado distribuídos dos e união do conteúdo de diversos autores. Para isso, produziu especificações que: Permitem a interoperabilidade de objetos criados, ou seja, com as a especificações é possível reutilizar recursos jáj criados dentro de novas produções. Facilita a localização e uso de conteúdo educacional, acompanhamento do progresso de aprendizado, ferramentas administrativas, etc. Especificações são guias e sugestões para implementação de alguma coisa. Elas são ferramentas utilizadas para ajudar os desenvolvedores de um produto a tomar decisões. Especificações, diferentemente de padrões, capturam as linhas gerais do consenso e evoluem rapidamente. Especificações permitem que você administre riscos de pequeno porte pelo desenvolvimento de um vocabulário compartilhado e construções sobre um tópico em particular. Enquanto as especificações são, por natureza incompletas, elas fornecem um contexto para a evolução de um projeto e planos, fornecendo a você o melhor conhecimento acordado por uma comunidade. IMS define e distribui especificações que permitem a interoperabilidade utilizando a linguagem XML para troca de conteúdo educacional e informações sobre estudantes entre componentes de sistemas educacionais. Essas especificações são implementadas e adotadas para tornar o ensino mais fácil de ser distribuído em qualquer lugar e a qualquer hora a um baixo custo. Além disso, a IMS trabalhar na criação de novos mecanismos, produtos e contextos para educação e treinamento. O que é XML? XML é um acrônimo de extensible Markup Language, que estabelece um padrão aberto para a troca de dados e meta-dados pela Internet. As tags XM, de forma semelhante às que são utilizadas no HTML, definem o tipo de informação contida num elemento de dados. As tags XML são criadas e definidas pelos desenvolvedores. Acesse o Formulário IMS, no Café RIVED, para visualizar alguns de seus campos e uma descrição sobre eles. Esse formulário você irá utilizar para realizar a atividade proposta na unidade. Observe que as informações solicitadas por essa especificação são técnicas. Você verá adiante que o padrão EML possui campos que permitem o cadastro de informações mais pedagógicas sobre o módulo e a atividade.

6 Especificação utilizada LMS Learning Management System definir uma estrutura de dados que possa ser usada na troca de conteúdo. Especificação mais técnica t que trabalha com o conceito de Objetos de Aprendizagem dentro da teoria de Orientação a Objetos. A IMS tem uma série de especificações criadas, a utilizada no projeto RIVED foi a chamada Meta- Data, que faz com que o processo de busca e uso de um recurso seja mais eficiente, através de um estrutura de definição de elementos que descrevem ou catalogam o recurso educacional, junto aos requerimentos sobre como os elementos devem ser utilizados e representados.

7 Divisão do Objeto de Aprendizagem A IMS definiu os objetos de aprendizado em três aspectos pedagógicos: gicos: Objetivos Conteúdo Instrucional Prática e Feedback. Além m das especificações da IMS, o projeto RIVED também m utiliza os padrões estabelecidos pela EML Educational Modeling Language. Objetivos: mostra ao estudante o que ele aprenderá partir do estudo do dado objeto, também poderá conter uma lista dos conhecimentos prévios necessários para um bom aproveitamento de todo o conteúdo disponível. Pode ser comparado de uma forma grosseira a ementa de uma disciplina. Conteúdo instrucional: aqui deverá ser apresentado todo o material didático necessário para que no término o aluno possa atingir os objetivos citados no item anterior. Prática e Feedback: uma das características importantes do paradigma de objetos de aprendizagem é que a cada final de utilização julga-se necessário que o aluno verifique seu conhecimento, caso não tenha atingido um nível satisfatório, ele tem a opção de voltar e refazer a atividade novamente, ou quantas vezes ele achar necessário.

8 É uma iniciativa holandesa, que busca suprir algumas limitações da especificação IMS no que tange a prática pedagógica, gica, completando o meta-data com um modelo pedagógico gico que melhor contextualiza e relaciona diferentes tipos de objetos de aprendizagem dentro de um objetivo educacional. Padrão EML Dessa forma, as diretrizes pedagógicas gicas são postas como elemento obrigatório rio na estrutura do curso, levando a criação de objetos de aprendizagem melhores definidos do ponto de vista do seu projeto pedagógico. gico. Acesse o Formulário EML, no Café RIVED, para visualizar alguns de seus campos e uma descrição sobre eles. Esse formulário você irá utilizar para realizar a atividade proposta na unidade. O que são Meta-Data? Meta-data são dados sobre outros dados. Os meta-dados descrevem a natureza de um dado, como seu nome, tamanho, tipo, onde é usado, armazenado, quem o desenvolveu etc. Os Metadados também podem conter informações descritivas sobre o contexto, qualidade, condições de uso ou características do dado.

9 Educational Modeling Language O sistema de notação utilizado pela EML também é o XML, assim como a IMS utiliza. É um padrão que se preocupa muito com os objetivos educacionais do material a ser produzido, sendo de início apresentado o conceito de unidade de estudo, que é a menor parte de uma unidade de estudo, fornecendo ao estudante eventos que satisfazem um ou mais objetivos de aprendizagem. Uma unidade de estudo pode ser descrita usando o EML. A próxima questão que deve ser levantada é como você sai do passo-a-passo de uma idéia básica de uma unidade de estudo para uma unidade completa. EML registra os resultados de um processo, mas isso não facilita o projeto. Uma unidade de estudo pode ser distribuída através do que chamamos de: 1. Aprendizado on-line (completamente através da Web) 2. Aprendizado misturado (combina o aprendizado a Web e a face-a-face) 3. Aprendizado Híbrido (combinação de várias mídias para atingir o objetivo: papel, web, e- books etc.)

10 Criação de Objetos de Aprendizagem Toda a especificação de um objeto de aprendizagem é feita em pelo menos duas etapas: Criação pedagógica: gica: levando em conta a real utilidade da atividade a ser desenvolvida para o aprendizado do aluno. Na verdade, este ponto da criação constitui todo um processo definido pelo projeto RIVED. Desenvolvimento tecnológico: qual a viabilidade tecnológica? É possível desenvolver o objeto proposto? Qual a melhor ferramenta? Quais os desafios da equipe técnica. t São duas etapas diferentes, porém dependentes. Para a criação do ponto de vista pedagógico é importante que o responsável pela criação de um atividade esteja sempre em contato com a equipe técnica, uma vez que o domínio das possibilidades tecnológicas são de conhecimento técnico. Essa interação durante a produção pedagógica é importante pois muitas vezes, os produtores não tem dimensão e domínio dos recursos proporcionados pela tecnologia, o que ocasionam simulações com baixo nível de aproveitamento tecnológico ou sofisticação demasiada. Um Módulo Educacional é formado por um conjunto de informações que fornecem conhecimento sobre um tema abordado. Elas podem ser classificadas como objetos de aprendizagem e são apresentadas em vários formatos, com vários propósitos. Como exemplo, temos: imagens, vídeos, apresentações ou simulações. Sendo as simulações um dos recursos mais interessantes, pois, dependendo da maneira como é desenvolvida, pode apresentar um alto grau de interação com o aluno. As simulações enriquecem o módulo, o aluno pode criar as situações desejadas e testá-las, o que o instiga e o motiva a compreender e a raciocinar sobre os conceitos apresentados, uma vez que são visualmente perceptível, como por exemplo, mudança de comportamento de uma ação. Em termos técnicos, é na simulação que se pode encontrar o nicho tecnológico, pois é na tecnologia que existem os conceitos trabalhados pelas especificações e padronizações utilizadas para permitir o compartilhamento: Reutilização: técnicas de orientação a objetos e uso da linguagem XML para tradução e contextualização pedagógica. Padronização de uma ferramenta para o seu desenvolvimento: foi selecionada a ferramenta Flash para desenvolvimento, na tentativa de uma padronização dos conteúdos: facilitando a integração da equipe de desenvolvimento, padronizando os requisitos técnicos para uso das simulações e permitindo o preparo correto dos laboratórios nas escolas para receber o material do projeto. Objetivos da simulação Uma atividade em computador pode assumir vários papéis para o aprendizado do aluno. Esses papéis são definidos pelos objetivos pedagógicos a serem atingidos pela atividade. Sendo assim, as atividades são definidas em (essas definições são propostas pelos padrões de especificações pedagógicas utilizados pelo projeto RIVED): Motivação, Observação, Reconhecimento, Análise, Experimentação, Resolução de Problemas, Previsão, Prática, Exploração, Discussão.

11 Ferramentas para construção O projeto RIVED preocupou-se em definir ferramentas padrão para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem: Facilita integração de novas equipes; Permite documentação padronizada e Dinamiza o compartilhamento de informação e desenvolvimento de um objeto. Facilita integração de novas equipes pois define os requisitos e conhecimentos que cada membro a compor uma equipe de produção técnica deve ter. Definindo ferramentas padrão para construção de objetos de aprendizagem, é possível estabelecer um modelo de programação a ser seguido, o que nos permite o compartilhamento e entendimento rápido da programação realizada a determinado objeto. Dinamiza o compartilhamento pois todos os integrantes têm conhecimentos de como um objeto deve ser tratado em cada uma das linguagens.

12 Ferramenta utilizada Macromedia Flash: : utilizada em larga escala, pois possui recursos para programação e apresenta alto índice de definição gráfica. Para o Flash, é necessário que o plug-in esteja instalado nos navegadores. O Macromedia Flash e Director são executados apenas na plataforma da família Windows e Macintosh. Não são ferramentas livres. Tópico já discutido na unidade 4B.

Apresentação do Capítulo 4 MDA (Model-Driven Archtecture) ALUNO: DOMENICO SCHETTINI FILHO NÚMERO USP:

Apresentação do Capítulo 4 MDA (Model-Driven Archtecture) ALUNO: DOMENICO SCHETTINI FILHO NÚMERO USP: Apresentação do Capítulo 4 MDA (Model-Driven Archtecture) ALUNO: DOMENICO SCHETTINI FILHO NÚMERO USP: 8429016 Definição de MDA OMG (Object Management Group) propôs uma aplicação abrangente das práticas

Leia mais

2 Conceitos Básicos Educação baseada na Web

2 Conceitos Básicos Educação baseada na Web 2 Conceitos Básicos O trabalho descrito nesta tese engloba uma arquitetura para extração do conteúdo contido em materiais de aprendizagem bem como um meta-modelo para estruturação e representação deste

Leia mais

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo Curso Online de E-commerce Plano de Estudo Descrição do programa O programa oferece metodologias e técnicas necessárias para a implementação de soluções web baseadas no CMS para o suporte, estratégias

Leia mais

Planejamento e Desenvolvimento do Objeto de Aprendizagem Regulação da Liberação dos Hormônios Sexuais Masculinos - RLHSM

Planejamento e Desenvolvimento do Objeto de Aprendizagem Regulação da Liberação dos Hormônios Sexuais Masculinos - RLHSM Planejamento e Desenvolvimento do Objeto de Aprendizagem Regulação da Liberação dos Hormônios Sexuais Masculinos - RLHSM Objeto de Aprendizagem premiado no concurso RIVED 2006 Rede Interativa Virtual de

Leia mais

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo Curso online de Formação em Front-End Plano de Estudo Descrição do programa O Programa de Desenvolvimento Web lhe oferece conhecimentos para desenvolver habilidades necessárias para se tornar um Desenvolvedor

Leia mais

Gestão colaborativa de conteúdo educacional

Gestão colaborativa de conteúdo educacional Gestão colaborativa de conteúdo educacional Liane Tarouco - CINTED/UFRGS Marcelo Schmitt - Escola Técnica/UFRGS Alessandra Rodrigues IF Sul-rio-grandense Rosa Viccari - CINTED/UFRGS 1 Gestão de Conteúdo

Leia mais

REA RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

REA RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS REA RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS Carla Barros Amaral Irene Mari Pereira João José Bignetti Bechara EDM 5053 - Ambientes Virtuais de Aprendizagem Apoiados por recursos da Web. Novos Desafios. Novas Competências

Leia mais

Metadados. Plano de manejo dos parques do trecho sul do Rodoanel

Metadados. Plano de manejo dos parques do trecho sul do Rodoanel 1 Metadados Plano de manejo dos parques do trecho sul do Rodoanel 1 Contexto Os metadados surgiram como pré-requisito para o compartilhamento de informações. Eles fazem parte da Infraestrutura de Dados

Leia mais

6 Trabalhos Relacionados

6 Trabalhos Relacionados 6 Trabalhos Relacionados Existem vários projetos, tais como DILLEO e ILUMINA, que constroem Bibliotecas Digitais de LOs, mas não integram os repositórios nem os ambientes. Portanto, eles retratam abordagens

Leia mais

Objetos de Aprendizagem Conceitos Básicos. Liane Tarouco CINTED/UFRGS

Objetos de Aprendizagem Conceitos Básicos. Liane Tarouco CINTED/UFRGS Objetos de Aprendizagem Conceitos Básicos Liane Tarouco CINTED/UFRGS 1 Cenário atual e tendências Fatores impactando a evolução da aprendizagem a distância Tecnologia disponível e/ou em desenvolvimento

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Dados de Identificação

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Dados de Identificação PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Relatório Dados de Identificação Aluno de Iniciação Científica Nome Victor Honorato Grevett da Silva Curso Sistema de Informação Período a que se refere:

Leia mais

Learning Design, uma especificação mais abrangente para Objetos de Aprendizagem. Renato Luís de Souza Dutra Liane Tarouco Mary Lucia Pedroso Konrath

Learning Design, uma especificação mais abrangente para Objetos de Aprendizagem. Renato Luís de Souza Dutra Liane Tarouco Mary Lucia Pedroso Konrath Learning Design, uma especificação mais abrangente para Objetos de Aprendizagem Renato Luís de Souza Dutra Liane Tarouco Mary Lucia Pedroso Konrath Objetos de Aprendizagem Qualquer recurso, suplementar

Leia mais

Análise de Requisitos

Análise de Requisitos Análise de Requisitos Prof.ª: Érika A. Barrado Analisar x Projetar Análise: significa investigar, descobrir ou desvendar algo; Consiste em encontrar o conjunto de requisitos para um dado software; Definida

Leia mais

GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO

GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO GESTÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO Aula 3 Descrição Arquivística Formas de descrição de documentos e acervos. Os instrumentos de pesquisa. O perfil de metadados. Aplicando os instrumentos de pesquisa: divulgação,

Leia mais

Curso online de Aplicações. Híbridas. Plano de Estudo

Curso online de Aplicações. Híbridas. Plano de Estudo Curso online de Aplicações Híbridas Plano de Estudo Descrição do programa O programa de aplicações híbridas tem um enfoque em desenvolvimento para dispositivos móveis que combina os pontos fortes do desenvolvimento

Leia mais

Professor Emiliano S. Monteiro

Professor Emiliano S. Monteiro Professor Emiliano S. Monteiro To-Do Doing Done Conhecer os processos de desenvolvimento habilita o aluno a realizar uma melhor escolha de processo para uso em projetos futuros. A vantagem de conhecer

Leia mais

Metamodelos para Banco de Dados. Carlos Julian Menezes Araújo Prof. Dr. Robson do Nascimento Fidalgo

Metamodelos para Banco de Dados. Carlos Julian Menezes Araújo Prof. Dr. Robson do Nascimento Fidalgo Metamodelos para Banco de Dados Carlos Julian Menezes Araújo cjma@cin.ufpe.br Prof. Dr. Robson do Nascimento Fidalgo 1 Agenda Metadados MDA MOF Metamodelos CWM Pacote Relacional Referências 2 Metadados

Leia mais

PEP: Prontuário Eletrônico do Paciente

PEP: Prontuário Eletrônico do Paciente PEP: Prontuário Eletrônico do Paciente Revisando... O Prontuário Eletrônico é... um repositório onde todas as informações de saúde, clínicas e administrativas, ao longo da vida de um indivíduo estão armazenadas,

Leia mais

R eusabilidade de objetos educacionais

R eusabilidade de objetos educacionais R eusabilidade de objetos educacionais Liane Margarida R ockenbach T arouco Marie-Christine Julie Mascarenhas Fabre Fabrício R aupp T amusiunas Programa de Pós-Graduação em I nformática na Educação (PGI

Leia mais

ESTRUTURAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO SISTEMA GROA

ESTRUTURAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO SISTEMA GROA ESTRUTURAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO SISTEMA GROA Raquel Mello de Miranda 1, Antônio Carlos da Rocha Costa 12 1 Instituto de Informática Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Caixa Postal

Leia mais

10º ENTEC Encontro de Tecnologia: 28 de novembro a 3 de dezembro de 2016 ESTUDO VIRTUAL: AMBIENTE DE ENSINO E APRENDIZAGEM ONLINE

10º ENTEC Encontro de Tecnologia: 28 de novembro a 3 de dezembro de 2016 ESTUDO VIRTUAL: AMBIENTE DE ENSINO E APRENDIZAGEM ONLINE ESTUDO VIRTUAL: AMBIENTE DE ENSINO E APRENDIZAGEM ONLINE Paulo Eduardo Ap. M. dos Santos 1 ; Vitor Panuci 2 ; José Roberto Almeida 3 1,2,3 UNIVERSIDADE DE UBERABA vitorpanuci@gmail.com; jose.almeida@uniube.br

Leia mais

Visualizando Padrões: A visualização do Universo de Metadados

Visualizando Padrões: A visualização do Universo de Metadados Fonte: Riley, J. Seeing Standards: a visualization of the metadata universe. USA: Indiana University Libraries, 2009-2010. Visualizando Padrões: A visualização do Universo de Metadados Compilação, tradução

Leia mais

O aluno como co-construtor construtor e desenvolvedor de jogos educacionais

O aluno como co-construtor construtor e desenvolvedor de jogos educacionais O aluno como co-construtor construtor e desenvolvedor de jogos educacionais Liane Margarida R. Tarouco Mary Lúcia Pedroso Konrath Anita Raquel da Silva Grando VI Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias

Leia mais

INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE

INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE INF1013 MODELAGEM DE SOFTWARE Departamento de Informática PUC-Rio Ivan Mathias Filho ivan@inf.puc-rio.br Programa Capítulo 1 O Paradigma Orientado a Objetos A Linguagem UML Descrição da Arquitetura 1 Programa

Leia mais

1 Introdução. 1.1.Motivação

1 Introdução. 1.1.Motivação 1 Introdução Nesse capítulo são apresentados a motivação, os objetivos e a organização da tese. Na primeira seção faz-se uma breve descrição do assunto, apresentando os ambientes de aprendizagem e de biblioteca

Leia mais

Soluções para universidades corporativas

Soluções para universidades corporativas Soluções para universidades corporativas Módulos Funcionalidades EDITOR E-LEARNING TREINAMENTO PRESENCIAL VÍDEOS BASE DE CONHECIMENTO FÓRUM VISÃO EMPRESA VISÃO ALUNO VIDEOCONFERÊNCIA CHAT WEBINAR SCORM

Leia mais

Acadêmica: Jerusa Cristina Duarte Casas Orientador: Oscar Dalfovo

Acadêmica: Jerusa Cristina Duarte Casas Orientador: Oscar Dalfovo DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA AS ORGANIZAÇÕES BASEADO EM BALANCED SCORECARD Acadêmica: Jerusa Cristina Duarte Casas Orientador: Oscar Dalfovo 1 Roteiro Introdução Objetivos do trabalho Fundamentação

Leia mais

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO PRESENCIAL:

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO PRESENCIAL: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO PRESENCIAL: Construção de objetos de aprendizagem a partir de conteúdos digitais existentes Lafayette BATISTA MELO Sobre o autor Graduação em Ciência da

Leia mais

Considerações sobre a Produção e uso de Objetos de Aprendizagem

Considerações sobre a Produção e uso de Objetos de Aprendizagem 19 a 21 de mar o de 2010 077 Considerações sobre a Produção e uso de Objetos de Aprendizagem Júlia M. C. da Silva, Grassiane Rosa da Silva, Anita Maria da Rocha Fernandes Laboratório de Inteligência Aplicada

Leia mais

TUTORIAL PARA AUXILIAR NO APRENDIZADO A DISTÂNCIA DO WINDOWS 98. Formando: Dante Ozório Machado. Orientador: Carlos Eduardo Negrão Bizzotto

TUTORIAL PARA AUXILIAR NO APRENDIZADO A DISTÂNCIA DO WINDOWS 98. Formando: Dante Ozório Machado. Orientador: Carlos Eduardo Negrão Bizzotto TUTORIAL PARA AUXILIAR NO APRENDIZADO A DISTÂNCIA DO WINDOWS 98 Formando: Dante Ozório Machado Orientador: Carlos Eduardo Negrão Bizzotto ROTEIRO - Objetivo - Ensino a distância - Informática na educação

Leia mais

1. INTRODUÇÃO Motivação

1. INTRODUÇÃO Motivação 1. INTRODUÇÃO Neste capítulo serão apresentados os problemas que motivaram a escolha da pesquisa da tese, os objetivos a serem atingidos durante o seu desenvolvimento, as contribuições relevantes à área

Leia mais

- -

-  - MÓDULO DE AVALIAÇÃO DE SOFTWARES AVALIADOR: DATA: / / SOFTWARE AVALIADO: VERSÃO AVALIADA: Por favor, responda as questões a seguir, conforme indicação da legenda: Legenda S: Sim P - : Parcialmente com

Leia mais

XIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação. Temática: Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais

XIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação. Temática: Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais XIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação Temática: Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL Carmen Vieira Mathias 1, Janilse Fernandes

Leia mais

CESTA Coletânea de Entidades de Suporte ao uso de Tecnologia na Aprendizagem

CESTA Coletânea de Entidades de Suporte ao uso de Tecnologia na Aprendizagem CESTA Coletânea de Entidades de Suporte ao uso de Tecnologia na Aprendizagem Liane Tarouco Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação UFRGS I Seminário internacional sobre o uso de objetos

Leia mais

4 Concepção de objetos de aprendizagem contemplando serviços e modelados como Web Services

4 Concepção de objetos de aprendizagem contemplando serviços e modelados como Web Services 4 Concepção de objetos de aprendizagem contemplando serviços e modelados como A definição mais genérica de learning objects propõe que são qualquer entidade, digital ou não-digital, que pode ser usada,

Leia mais

1 Introdução. 1 World Wide Web Consortium -

1 Introdução. 1 World Wide Web Consortium - 1 Introdução A internet é uma ampla fonte de disseminação de informações, abrangendo praticamente todas as áreas de conhecimento. A maioria das informações disponíveis hoje para a grande parte dos usuários

Leia mais

Análise e projeto de sistemas

Análise e projeto de sistemas Análise e projeto de sistemas Conteúdo: UML O processo de desenvolvimento de software Prof. Patrícia Lucas A linguagem de modelagem unificada (UML) A UML teve origem em uma tentativa de se unificar os

Leia mais

Autoarquivamento de Recursos Educacionais Abertos no Lume

Autoarquivamento de Recursos Educacionais Abertos no Lume Autoarquivamento de Recursos Educacionais Abertos no Lume Manuela Klanovicz Ferreira, Zaida Horowitz, Adriana Jouris, Caterina Groposo Pavão, Janise Silva Borges da Costa Sumário Motivação Recursos Educacionais

Leia mais

Mapas Conceituais como Árvore Navegacional de Conteúdos Web: Um Estudo de Caso Sobre Cognitor

Mapas Conceituais como Árvore Navegacional de Conteúdos Web: Um Estudo de Caso Sobre Cognitor Mapas Conceituais como Árvore Navegacional de Conteúdos Web: Um Estudo de Caso Sobre Cognitor Junia Coutinho Anacleto Alessandro José Francisco Carlos Ana Luiza Dias Aparecido Fabiano Pinatti de Carvalho

Leia mais

Manual do Tutor PIRELLI TYRE CAMPUS

Manual do Tutor PIRELLI TYRE CAMPUS Manual do Tutor PIRELLI TYRE CAMPUS Sumário 1 Apresentação... 4 1.1 Características e Funcionalidades... 4 1.2 Grupos de Usuários... 5 1.3 Portabilidade... 5 2 Usuários... 6 2.1 Alunos... 6 2.1.1 Pesquisa...

Leia mais

Diagrama de Classes Módulo de Treinamento FIGURA 19: DIAGRAMA DE CLASSES DO MÓDULO DE TREINAMENTO

Diagrama de Classes Módulo de Treinamento FIGURA 19: DIAGRAMA DE CLASSES DO MÓDULO DE TREINAMENTO 5.3.3.4 Diagrama de Classes Módulo de Treinamento FIGURA 19: DIAGRAMA DE CLASSES DO MÓDULO DE TREINAMENTO 101 5.3.4 Definição das Classes - Módulo Pedagógico 5.3.4.1 Classe GrupoCurso A classe GrupoCurso

Leia mais

Prof. Esp. Fabiano Taguchi

Prof. Esp. Fabiano Taguchi UML Prof. Esp. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@hotmail.com UML COMPETÊNCIA: Conhecer e desenvolver estudos de caso usando modelagem orientada a objeto. HABILIDADE: Conhecer

Leia mais

1 Introdução e Motivação

1 Introdução e Motivação Introdução e Motivação 1 Introdução e Motivação Este trabalho apresenta uma proposta para utilizar a tecnologia de banco de dados para armazenamento e gerência de objetos de aprendizado em uma federação

Leia mais

Repositório. de Componentes em Delphi. Josiane Gianisini Orientador Marcel Hugo

Repositório. de Componentes em Delphi. Josiane Gianisini Orientador Marcel Hugo Repositório de Componentes em Delphi Josiane Gianisini Orientador Marcel Hugo Roteiro de Apresentação Introdução Reutilização de Software Reutilização de Componentes de Software Repositório Componentes

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE QUÍMICA III. Aula

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE QUÍMICA III. Aula ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE QUÍMICA III Estágio Supervisionado em Ensino de Química INTRODUÇÃO Neste capítulo estarão expostos objetivos e metas, bem como as orientações necessárias para o desenvolvimento

Leia mais

Moodle para Professores e Equipes de Apoio (MOOD-PROF) Entenda as peculiaridades da EAD e aprenda a utilizar o Moodle

Moodle para Professores e Equipes de Apoio (MOOD-PROF) Entenda as peculiaridades da EAD e aprenda a utilizar o Moodle Moodle para Professores e Equipes de Apoio (MOOD-PROF) Entenda as peculiaridades da EAD e aprenda a utilizar o Moodle 14 de agosto a 15 de outubro de 2006 Objetivo Geral Os participantes terão uma visão

Leia mais

Sistema Gestor de Bancos de Dados (SGBD)

Sistema Gestor de Bancos de Dados (SGBD) Sistema Gestor de Bancos de Dados (SGBD) Conceitos Gerais Prof. Guilherme Tomaschewski Netto guilherme.netto@gmail.com Roteiro! Contextualização! Apresentação, um pouco de história Legendas! Nesta apresentação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CHAMADA PÚBLICA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N 02/2019

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CHAMADA PÚBLICA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N 02/2019 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CHAMADA PÚBLICA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N 02/2019 A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em conjunto com a Fundação

Leia mais

CELINE LIP: UM FRAMEWORK QUE UTILIZA O MODELO IMS LIP EM APLICAÇÕES WEB JEE. Marcelo Gonzaga. Orientador: Prof. Adilson Vahldick

CELINE LIP: UM FRAMEWORK QUE UTILIZA O MODELO IMS LIP EM APLICAÇÕES WEB JEE. Marcelo Gonzaga. Orientador: Prof. Adilson Vahldick CELINE LIP: UM FRAMEWORK QUE UTILIZA O MODELO IMS LIP EM APLICAÇÕES WEB JEE. Marcelo Gonzaga Orientador: Prof. Adilson Vahldick Roteiro da Apresentação Introdução Fundamentação teórica Desenvolvimento

Leia mais

UML Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada

UML Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada UML Unified Modeling Language Linguagem de Modelagem Unificada Prof. Gilberto Porto e-mail: porto@gilbertoporto.com.br A linguagem UML n UML (Unified Modeling Language) Linguagem de Modelagem Unificada

Leia mais

Universidade Luterana do Brasil- ULBRA- Campus GUAÍBA. Implementação de Objetos de Aprendizagem Aplicada sobre questões do ENEM

Universidade Luterana do Brasil- ULBRA- Campus GUAÍBA. Implementação de Objetos de Aprendizagem Aplicada sobre questões do ENEM Universidade Luterana do Brasil- ULBRA- Campus GUAÍBA Implementação de Objetos de Aprendizagem Aplicada sobre questões do ENEM GOMES, T 1, SCHÜNKE, M.A 2, ZEVE, C.M.D. 3. Palavras-Chave: Objetos de Aprendizagem,

Leia mais

Figura 1 - Uma possível forma de acesso à informação compartilhada.

Figura 1 - Uma possível forma de acesso à informação compartilhada. 14 1 Introdução Uma das técnicas de simulação numérica largamente utilizada para calcular esforços e o comportamento de estruturas em engenharia, mediante a utilização de computadores, é a Análise de Elementos

Leia mais

Versão: 1.0 Doc Manager

Versão: 1.0 Doc Manager Plano de Gerenciamento de Configuração versão 1.0 Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Documentos Doc Manager Cliente: São José Agroindustrial Representante do cliente: Paulo José de Souza 1 Data: 10/04/2016

Leia mais

OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UM APOIO ÀS AULAS DE BIOQUÍMICA À DISTÂNCIA. 11 de maio de 2008

OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UM APOIO ÀS AULAS DE BIOQUÍMICA À DISTÂNCIA. 11 de maio de 2008 1 OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UM APOIO ÀS AULAS DE BIOQUÍMICA À DISTÂNCIA 11 de maio de 2008 Solange Tieko Sakaguti UNIGRAN Centro Universitário da Grande Dourados solange@unigran.br Categoria: C Setor Educacional:

Leia mais

2

2 ANÁLISE DE SISTEMAS (processo de desenvolvimento de sistemas) por Antônio Maurício Pitangueira 1 2 Levantamento de requisitos Análise de requisitos Projeto Implementação Testes Implantação Foco da disciplina

Leia mais

RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO BOLSISTA

RELEVÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO BOLSISTA PROJETO PERMANECER IDENTIFICAÇÃO Desenvolvendo atividades digitais de aprendizagem PROPONENTE: Anna Friedericka Schwarzelmüller DESCRIÇÃO O Laboratório de Ambientes Digitais de Aprendizagem (L@DA) é associado

Leia mais

SCORM e portabilidade: motivação e possibilidades. Liane Tarouco Barbara Avila Renato Dutra Anita Grando CINTED/UFRGS

SCORM e portabilidade: motivação e possibilidades. Liane Tarouco Barbara Avila Renato Dutra Anita Grando CINTED/UFRGS SCORM e portabilidade: motivação e possibilidades Liane Tarouco Barbara Avila Renato Dutra Anita Grando CINTED/UFRGS Motivação Interface SCORM em ambientes virtuais de aprendizagem comerciais e baseados

Leia mais

TCC EM SISTEMAS DA INFORMAÇÃO. Aula 2- Eixo temático 1 Tecnologias para acesso participativo e universal do cidadão ao conhecimento

TCC EM SISTEMAS DA INFORMAÇÃO. Aula 2- Eixo temático 1 Tecnologias para acesso participativo e universal do cidadão ao conhecimento Aula 2- Eixo temático 1 Tecnologias para acesso participativo e universal do cidadão ao conhecimento Objetivo desta segunda aula Tecnologias para acesso participativo e universal do cidadão ao conhecimento.

Leia mais

Soluções para universidades corporativas

Soluções para universidades corporativas Sobre a NDD A empresa catarinense especialista em desenvolvimento de softwares há 14 anos, está presente em mais de 10 países e conta com uma rede de mais de 20.000 clientes ao redor do mundo. A NDD tem

Leia mais

6 Conclusão Contribuições da Dissertação

6 Conclusão Contribuições da Dissertação 6 Conclusão Neste trabalho, foi apresentado um sistema colaborativo capaz de controlar as versões das edições de um vídeo no formato MPEG-2, sem que os editores estejam no mesmo local, ao mesmo tempo.

Leia mais

Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s

Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s Introdução Contribuição do Capítulo 2: discutir modelos de dados definir conceitos de esquemas e instâncias descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD mostrar o ambiente de programas

Leia mais

Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem. [ perspectiva do usuário ]

Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem. [ perspectiva do usuário ] Instrumento para a Avaliação da Qualidade de Objetos de Aprendizagem [ perspectiva do usuário ] Gilda Helena Bernardino de Campos gilda@ccead.puc-rio.br Igor Martins igor@ccead.puc-rio.br Bernardo Pereira

Leia mais

Web Services - Definição. Web Services - Introdução. Universidade Federal de Santa Catarina. DSOOII Web Services

Web Services - Definição. Web Services - Introdução. Universidade Federal de Santa Catarina. DSOOII Web Services Universidade Federal de Santa Catarina DSOOII Web Services Web Services - Introdução Havia inconsistência de plataformas, sistemas operacionais e/ou linguagens de programação; Acadêmicos: Ariane Talita

Leia mais

FURBMOBILE: UMA APLICAÇÃO PARA VISUALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA MATRIZ CURRICULAR

FURBMOBILE: UMA APLICAÇÃO PARA VISUALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA MATRIZ CURRICULAR Departamento de Sistemas e Computação FURB Curso de Ciência da Computação Trabalho de Conclusão de Curso 2016/1 FURBMOBILE: UMA APLICAÇÃO PARA VISUALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA MATRIZ CURRICULAR Acadêmico:

Leia mais

Livro 10 Gerenciamento de Projetos com PMI SOA

Livro 10 Gerenciamento de Projetos com PMI SOA 1 Sumário Parte I - Gerenciamento de Projetos com PMI Parte II - SOA PMI SOA Introdução; Certificação PMP; Introdução; PMBOK Introdução; Áreas de Conhecimento; Conjuntos de Conhecimento; Processos; Estruturas

Leia mais

Submódulo 1.2. Guia de Elaboração dos Procedimentos de Rede

Submódulo 1.2. Guia de Elaboração dos Procedimentos de Rede Submódulo 1.2 Guia de Elaboração dos Procedimentos de Rede Rev. N.º Motivo da Revisão 0 Este documento foi motivado pela criação do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Data de Aprovação pelo CA Data

Leia mais

Engenharia de Requisitos

Engenharia de Requisitos Engenharia de Requisitos Criado: mar/2001 Atualizado: set/2005 Tópicos Definição de Requisitos Participantes Processo Documento de Requisitos (SRS) Evolução dos Requisitos 2 Referência I.Sommerville. Sw

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA RICH INTERNET APPLICATIONS

PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA RICH INTERNET APPLICATIONS PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA RICH INTERNET APPLICATIONS Prof. Dr. Daniel Caetano 2011-2 Visão Geral 1 2 3 4 5 Conceito das RIA Desafios Atuais Características das RIA Considerações e Benefícios Situação

Leia mais

IOPackager Desenvolvimento de uma ferramenta automática conversora de objetos educacionais em pacotes de conteúdo SCORM 3rd Edition

IOPackager Desenvolvimento de uma ferramenta automática conversora de objetos educacionais em pacotes de conteúdo SCORM 3rd Edition IOPackager Desenvolvimento de uma ferramenta automática conversora de objetos educacionais em pacotes de conteúdo SCORM 3rd Edition Ricardo Donato Iop Roseclea Duarte Medina UFSM Organização da apresentação

Leia mais

INFORMÁTICA. Instruções: Para responder às questões de números 71 e 72, considere o texto a seguir:

INFORMÁTICA. Instruções: Para responder às questões de números 71 e 72, considere o texto a seguir: INFORMÁTICA Prova de Agente Fiscal de Rendas do ICMS-SP/2013 - FCC. Por Ana Lucia Castilho* Instruções: Para responder às questões de números 71 e 72, considere o texto a seguir: A equipe de TI da empresa

Leia mais

8 MÓDULOS CONFIGURÁVEIS + SEUS REQUISITOS + SERVIÇOS = PROJETOS SOB MEDIDA Plataforma RDP A Plataforma RDP, em seus mais de 15 anos, tem sido submetida a um constante processo de atualização, engendrado

Leia mais

SREI. Sistema de Registro Eletrônico Imobiliário. Parte 5 Documentos auxiliares. D1 - A Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE).

SREI. Sistema de Registro Eletrônico Imobiliário. Parte 5 Documentos auxiliares. D1 - A Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE). SREI Sistema de Registro Eletrônico Imobiliário Parte 5 Documentos auxiliares D1 - A Infraestrutura Nacional de Título Dados Espaciais (INDE). Versão Versão 1.1 release 2 Data da liberação 16/12/2011 Classificação

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Engenharia de Software Requisitos de Software Professor: Charles Leite Engenharia de requisitos Os requisitos de um sistema são as descrições do que o sistema deve fazer, os serviços que oferece e as restrições

Leia mais

JADEX: A BDI REASONING ENGINE. Alexander Pokahr, Lars Braubach e Winfried Lamersdorf Springer US - Multi-Agent Programming 2005 pp.

JADEX: A BDI REASONING ENGINE. Alexander Pokahr, Lars Braubach e Winfried Lamersdorf Springer US - Multi-Agent Programming 2005 pp. JADEX: A BDI REASONING ENGINE Alexander Pokahr, Lars Braubach e Winfried Lamersdorf Springer US - Multi-Agent Programming 2005 pp. 149-174 Volume 15 Motivação Existem muitas plataformas para desenvolvimento

Leia mais

3 Arquitetura para a Coordenação e a Composição de Artefatos de Software

3 Arquitetura para a Coordenação e a Composição de Artefatos de Software Uma Arquitetura para a Coordenação e a de Artefatos de 23 3 Arquitetura para a Coordenação e a de Artefatos de Resumo Este capítulo apresenta a arquitetura ACCA, que é a parte central deste trabalho. A

Leia mais

Introdução XML. Vanessa Braganholo

Introdução XML. Vanessa Braganholo Introdução XML Vanessa Braganholo {vanessa@ic.uff.br} Curso baseado em mini-cursos apresentados no SBBD. Autores: Carlos Heuser, Carina Dorneles e Vanessa Braganholo O que é XML? } XML = extensible Markup

Leia mais

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Atmosfera. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos

Universidade sem Fronteiras GIED Grupo de Informática Educativa. Atmosfera. Resumo Iconográfico. Pré-requisitos técnicos Atmosfera Resumo Iconográfico Duração Pré-requisitos Pré-requisitos técnicos Estratégias Avaliação LEGENDA Uma hora-aula de 45 minutos Conhecimentos adquiridos em aulas passadas Conhecimentos de Informática

Leia mais

OFICINA VIRTUAL DE VÍDEO E VIDEOCONFERÊNCIA 1

OFICINA VIRTUAL DE VÍDEO E VIDEOCONFERÊNCIA 1 OFICINA VIRTUAL DE VÍDEO E VIDEOCONFERÊNCIA 1 INTRODUÇÃO A videoconferência e a gravação/transmissão de vídeo tornaram-se recursos importantes para apoiar a comunicação em cursos a distância. No entanto,

Leia mais

REMAR: Uma Plataforma de Apoio à Publicação e Customização de Jogos Educacionais Abertos

REMAR: Uma Plataforma de Apoio à Publicação e Customização de Jogos Educacionais Abertos REMAR: Uma Plataforma de Apoio à Publicação e Customização de Jogos Educacionais Abertos Delano M. Beder Joice L. Otsuka Gustavo do C. Braghim Hugo L. M. A. de Barros Lucas Y. S. Aciole Pedro H. R. Garcia

Leia mais

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS NUCLEARES EM METODOLOGIAS E MATERIAIS E-LEARNING

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS NUCLEARES EM METODOLOGIAS E MATERIAIS E-LEARNING Segundo Simposio Internacional sobre Educación, Capacitación, Extensión y Gestión del Conocimiento en Tecnología Nuclear, Buenos Aires, Argentina, 13 al 17 de noviembre de 2017. FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO

Leia mais

AEOLLICUS - SISTEMA DE GERENCIAMENTO E SIMULAÇÃO DE FAZENDAS EÓLICAS

AEOLLICUS - SISTEMA DE GERENCIAMENTO E SIMULAÇÃO DE FAZENDAS EÓLICAS AEOLLICUS - SISTEMA DE GERENCIAMENTO E SIMULAÇÃO DE FAZENDAS EÓLICAS Anderson Nunes Coelho 1 Alex de Paula Pinheiro 1 Alaine Margarete Guimarães 2 Jorim Sousa das Virgens Filho 3 RESUMO: O sucesso dos

Leia mais

Escopo: PROCESSOS FUNDAMENTAIS

Escopo: PROCESSOS FUNDAMENTAIS Escopo: PROCESSOS FUNDAMENTAIS Etapa:Desenvolvimento de software Disciplina: Auditoria & Qualidade em Sistemas de Informação Professor: Lucas Topofalo Integrantes: Joel Soares de Jesus Luiz R. Bandeira

Leia mais

Professor: João Macedo

Professor: João Macedo Programação Páginas Web O HTML (HyperText Markup Language) é a linguagem mais utilizada para criar páginas Web com hipertexto. Utilizando a linguagem HTML podemos criar páginas em que certos itens (palavras

Leia mais

Tecnologia e Educação: colaboração e liberdades O Caso do Brasil

Tecnologia e Educação: colaboração e liberdades O Caso do Brasil Tecnologia e Educação: colaboração e liberdades O Caso do Brasil Brasilia, 08 de julho de 2010. Camara dos Deputados. Carolina Rossini Fellow da Universidade de Harvard O fornecimento recursos educacionais

Leia mais

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) PARA A DISCIPLINA DE MODELAGEM E SIMULAÇÃO DINÂMICA

PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) PARA A DISCIPLINA DE MODELAGEM E SIMULAÇÃO DINÂMICA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) PARA A DISCIPLINA DE MODELAGEM E SIMULAÇÃO DINÂMICA Felipe Katsumy Naganava Universidade Estadual de Maringá - felipenaganava@gmail.com

Leia mais

Requisitos de Software e UML Básico. Janaína Horácio

Requisitos de Software e UML Básico. Janaína Horácio Requisitos de Software e UML Básico Janaína Horácio janaina@les.inf.puc-rio.br Agenda Requisitos O que é? Objetivos? Atividades?... UML O que é? Modelos... Casos de Uso O que é? Componentes 2 Requisitos

Leia mais

OLÁ! CONHEÇA O LMS DA E-LEAD+

OLÁ! CONHEÇA O LMS DA E-LEAD+ E-LEAD+ LMS 4weet. LMS 4weet 01 OLÁ! CONHEÇA O LMS DA E-LEAD+ www.e-lead.com.br O LMS 4weet é mais um canal para a capacitação de colaboradores. Através dele o gestor pode avaliar as estratégias e resultados

Leia mais

Informática. Cloud Computing e Storage. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Cloud Computing e Storage. Professor Márcio Hunecke. Informática Cloud Computing e Storage Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPUTAÇÃO EM NUVEM Cloud Computing ou Computação em Nuvem pode ser definido como um modelo no

Leia mais

O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE TELEDUC COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL NO CONTEXTO DA MATEMÁTICA

O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE TELEDUC COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL NO CONTEXTO DA MATEMÁTICA 1 O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE TELEDUC COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL NO CONTEXTO DA MATEMÁTICA CELINA APARECIDA ALMEIDA PEREIRA ABAR Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Brasil

Leia mais

SGP+Formulários do PMO

SGP+Formulários do PMO SGP+Formulários do PMO Janeiro 2017 Objetivo Manual de utilização dos formulários do PMO contemplado no projeto de Implantação do PMO Corporativo. Formulários: Canvas; Termo de Abertura do Projeto; Plano

Leia mais

Engenharia Software. Ení Berbert Camilo Contaiffer

Engenharia Software. Ení Berbert Camilo Contaiffer Engenharia Software Ení Berbert Camilo Contaiffer Características do Software Software não é um elemento físico, é um elemento lógico; Software é desenvolvido ou projetado por engenharia, não manufaturado

Leia mais

Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado.

Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado. Tema 4 Bases para elaboração de design didático digital contextualizado. Workshop 2: Projeto didático individual: Planejamento. Momento 1: Apresentação do tema Definição do contexto (levantamento de informações).

Leia mais

Aplicação de metadados

Aplicação de metadados PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CULTURA E INFORMAÇÃO Mestrado profissional em Gestão da informação MPI4002 Bibliotecas Digitais: Implementação e Avaliação de Sistemas e Serviços Digitais

Leia mais

Projeto. Observatório Nacional de Clima e Saúde

Projeto. Observatório Nacional de Clima e Saúde Projeto Observatório Nacional de Clima e Saúde Coordenação Técnica Institucional: Fiocruz e INPE Coordenação Nacional CGVAM- Coordenação Geral de Vigilância Ambiental Secretaria de Vigilância em Saúde

Leia mais

Desenvolvedor Android: Avançado. Plano de Estudo

Desenvolvedor Android: Avançado. Plano de Estudo Desenvolvedor Android: Avançado Plano de Estudo Descrição do programa A Certificação Android fornece as ferramentas necessárias para projetar e implementar aplicativos para dispositivos Android, com base

Leia mais

Padrões para Definição de Metadados

Padrões para Definição de Metadados Padrões para Definição de Metadados Marcos Vinícius Salgado Monteiro mvsmonteiro@midiacom.uff.br 1- Introdução 2- MPEG-7 3- TV-Anytime 4- RDF 4.1- OWL 5- Conclusão Roteiro Introdução Hoje em dia, cada

Leia mais

Introdução à Gestão de Processos de Negócios

Introdução à Gestão de Processos de Negócios Introdução à Gestão de Processos de Negócios Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 2. Semestre de 2016 SSC0531 - Gestão de Sistemas de Informação Slides inicialmente preparados por Roberto Rocha e Prof. João

Leia mais

Unidade II MODELAGEM DE PROCESSOS. Profa. Gislaine Stachissini

Unidade II MODELAGEM DE PROCESSOS. Profa. Gislaine Stachissini Unidade II MODELAGEM DE PROCESSOS Profa. Gislaine Stachissini Modelagem de sistemas A fase do desenvolvimento do sistema exige: esforço; dedicação; envolvimento; um único objetivo. Estilo de desenvolvimento

Leia mais

Requisitos de Software

Requisitos de Software Requisitos de Software Engenharia de requisitos Estabelece os serviços que o cliente requer de um sistema e as restrições sob as quais tal sistema operará e será desenvolvido. Tais serviços e restrições

Leia mais

Engenharia de Requisitos

Engenharia de Requisitos Engenharia de Requisitos Introdução a Engenharia de Requisitos Professor: Ricardo Argenton Ramos Engenharia de Software I 2013.2 Slide 1 Objetivos Introduzir a noção de requisitos do sistema e o processo

Leia mais