PIBIC ( ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( )

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PIBIC ( ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( )"

Transcrição

1 RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC ( ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( ) CNPq ( X ) RUSP ( ) 1 IDENTIFICAÇÃO TITULO DO PROJETO: ESTUDO DA OPINIÃO PÚBLICA SOBRE CENSURA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO NOME DO BOLSISTA: LUCAS RIELLO DE ALMEIDA NOME DO ORIENTADOR: MARIA CRISTINA CASTILHO COSTA VIGÊNCIA: 01/08/2012 A 31/07/2013 AGÊNCIA FINANCIADORA: CNPQ 2. SÚMULA DO PROJETO: A opinião pública configura-se como um dos elementos centrais da prática da censura na atualidade, na medida em que a pressão popular, a voz da maioria ou o interesse mercadológico dos meios de comunicação pela opinião da massa podem privilegiar certos tipos de informação, enquanto suprimem e alteram outros. Dois pontos fundamentais são a expansão dos meios de comunicação, evidenciada principalmente pelo avanço da internet, e a relação de dependência mais intensificada da sociedade com relação à mídia. A internet proporciona maior capacidade de propagação de informações, temporal e espacialmente incluindo a opinião pública. Nesse panorama de concomitância de informações das mais diversas proveniências, a sociedade se torna dependente dos meios de informação durante o contato com esta realidade ampliada. Não apenas isto, as novas mídias criam diferentes perspectivas para a liberdade de expressão. Portanto, ao estudar opinião pública e, mais genericamente, a censura, não se pode deixar de refletir sobre os novos processos de comunicação, principalmente a internet. Este estudo das mídias pode fornecer novas maneiras de compreender o fenômeno da censura, tanto em suas formas consagradas, quanto nas recentes, que são mais sutis, principalmente quando não estão institucionalizadas pelo poder público.

2 3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Atividades de pesquisa Trabalho na Hemeroteca Digital No período de 1 de agosto a 31 de dezembro de 2012, participei do desenvolvimento e da alimentação de dados da Hemeroteca Digital Miroel Silveira, coleção virtual de publicações, artigos, matérias e reportagens relacionadas ao tema da censura. 1 A tarefa principal era recolher diariamente da internet todo o material que se mostrasse dentro das especificações da Hemeroteca. Neste período, o grupo de bolsistas de iniciação encarregados de alimentar a base de dados (Fernanda Drummond, Mariana Fujisawa e eu) inseriu no sistema mais de 500 itens. Em 2013, o Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura (NPCC), do qual a Hemeroteca fazia parte, transformou-se no Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM). Com esta alteração significativa, a Hemeroteca foi inicialmente desativada, enquanto uma nova plataforma virtual é criada. Neste intervalo entre o desenvolvimento de plataformas, os bolsistas estão encarregados de coletar material jornalístico relevante aos temas de pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores do OBCOM. Realização de Enquetes Com o objetivo de examinar mais diretamente a inclinação da opinião pública a respeito da censura sobre questões polêmicas, foi desenvolvido um sistema online de enquetes 2, que permitia o usuário do sistema não apenas votar, mas comentar sobre o tema, de maneira anônima. O tema de cada enquete era discutido entre o grupo de bolsistas, coordenados pelo pós-doutorando Antônio Reis Júnior, e tínhamos como escopo os assuntos de maior recorrência na mídia, durante o período em que a enquete estaria disponível online. Após o encerramento das votações e comentários, os dados eram contabilizados e uma pequena análise era realizada, quantitativa e qualitativamente, conforme as informações recolhidas, sendo posteriormente apresentado o feedback no site do NPCC. Leitura e debate de textos Pierre Bordieu ( A Opinião Pública não existe ) O pós-doutorando Antônio Reis Junior reuniu o grupo de bolsistas para que discutíssemos o texto

3 "A Opinião Pública Não Existe", de Pierre Bourdieu. O autor expõe uma noção corrente de opinião pública, problematizando-a. Considerando o contexto desta pesquisa, o texto foi extremamente útil para delimitar melhor a noção de Opinião Pública, partindo do aspecto seu negativo, ou seja, do que ela não é e de algumas prospectivas da forma que poderia assumir. Eugênio Bucci, "O Desejo de Censura" O pós-doutorando Antônio Reis coordenou uma discussão sobre o artigo do Professor Dr. Eugênio Bucci, intitulado "O Desejo de Censura" (publicado em O Estado de S. Paulo, em 30 de julho de 2011). O professor Bucci aponta o modelo retrógrado das estruturas sócio-políticas brasileiras, especialmente quando suas ações concernem o campo da liberdade de expressão e sua contraparte maior, a censura. Porém, como uma das conclusões que o grupo chegou durante o debate, o artigo concentra a crítica contra a censura togada, arquitetada pelo Estado. Porém, como os diversos estudos do NPCC e do recente OBCOM mostram, a censura togada não prevalece sobre outros tipos mais sutis de amordaçamento da liberdade de expressão. Após a desmontagem dos aparelhos estatais responsáveis pela censura, com o fim da ditadura e a nova Constituição, a opinião pública, a hegemonia econômica e a pressão política, entre outros, assumiram um poder maior como estruturas censórias, ainda que sejam práticas indiretas. Curso Diálogos com Renata Pallottini Entre as atividades desenvolvidas, os bolsistas foram incentivados a participar de uma série de encontros chamada Diálogos com Renata Pallottini. Este curso foi uma realização conjunta do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura da USP (NPCC) e do Centro de Estudos em Telenovela (CETVN) ligados a essa Escola, contando com o apoio do Teatro da USP (TUSP). 3 O curso foi dividido em dois módulos de cinco encontros cada, com duração aproximada de 2 horas: Módulo Dramaturgia e Módulo Teledramaturgia. Tendo em vista a estreita ligação do Arquivo Miroel Silveira com textos do gênero teatral, percebeu-se vantajosa a aproximação dos bolsistas com este tipo de técnica de produção textual, ainda mais considerando o renome da ministrante e suas próprias experiências relacionadas à censura ao meio teatral. Foi de extrema valia a visão de uma autora contemporânea que domina tanto as técnicas de produção de texto para teatro quanto para a TV. Perceber as diferentes linguagens e públicos, além das experiências com a censura ao longo de décadas, implica refletir ainda que de maneira breve - sobre a produção destes textos na atualidade. Curso: "Estudos de dramaturgia: analisando peças em um ato de Tennessee Williams" 4 3 Programação completa do curso e maiores informações: 4 Descrição completa do curso:

4 O curso teve como objetivo principal desenvolver e aprofundar a capacidade de analisar um texto dramatúrgico por meio da leitura e do consequente debate analítico-crítico de um conjunto de peças em um ato do dramaturgo norte-americano Tennessee Williams. O ponto inicial foi a reflexão sobre o texto teatral, discussões sobre gênero literário e composição cênica, além do estudo geral sobre dramaturgia, acompanhado de um grande panorama da evolução teatral ao longo da história da literatura (desde a Poética aristotélica às teorizações recentes de Peter Szondi). Considerando a dificuldade de acesso a cursos específicos sobre teatro e dramaturgia, e considerando a relação que este gênero literário possui com o Arquivo Miroel Silveira, achei interessante realizar este curso, tendo em vista que o foco dele era um autor (Tennessee Williams) que foi muito atacado pela crítica e pela censura dos Estados Unidos Participação em eventos acadêmicos Semana de Pesquisa 5 Assisti a algumas mesas na III Semana de Pesquisa da ECA, realizada nos dias 8 e 9 de outubro de O evento foi coordenado pela professora Dra. Maria Cristina Castilho Costa. Na abertura, assisti a palestra da professora Dra. Giselle Beiguelman e a exposição de obras da artista Tania Fraga, que trabalha com arte computacional interativa. Censura em Debate 6 O evento "A Censura em Debate" foi organizado pelo Núcleo de Comunicação e Censura (NPCC) com o intuito de fomentar um debate atual sobre os desígnios da coerção social, realizado entre os dias 2 e 5 de outubro, no Centro Cultural Marques de Melo, na nova sede da INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Participei da organização do evento (transporte de material e montagem) e também assisti a algumas palestras, nos períodos livres do trabalho da organização. 4. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA :

5 LIVROS COSTA, Maria Cristina Castilho. Censura em cena: teatro e censura no Brasil Arquivo Miroel Silveira. São Paulo: EDUSP: FAPESP: Imprensa Oficial, COSTA, Maria Cristina Castilho (Org.). Censura, repressão e resistência no teatro brasileiro. São Paulo: Editora Annablume: FAPESP, (livro com entrevistas realizadas ao longo do Projeto Temático) COSTA, Maria Cristina Castilho (Org.). Comunicação e censura: o circo-teatro na produção cultural paulista de 1930 a São Paulo: Terceira Margem, (capítulos escritos por pesquisadores do Projeto Temático) COSTA, Cristina. Teatro e censura: Vargas e Salazar. São Paulo: Edusp/FAPESP, (Resultado da pesquisa de pós-doutorado da autora) COSTA, Cristina (Org.). Teatro, comunicação e censura: anais do Seminário Internacional A Censura em Cena Escola de Comunicações e Artes da USP, outubro de São Paulo: Terceira Margem: FAPESP, GOMES, Mayra Rodrigues (Coord.). Palavras proibidas: pressupostos e subentendidos na censura teatral. São José: BlueCom, FAPESP, PAULINO, Roseli Ap. Fígaro. Na cena paulista, o teatro amador: circuito alternativo e popular de cultura ( ). São Paulo: Ícone, MARTINS, Ferdinando Crepalde. Palavra, gesto e espaço: do corpo-discurso ao corpo-emcena sob a ótica do serviço de censura ao teatro em São Paulo. São Paulo : Factash Editora, SOUSA Jr., Walter de. Mixórdia no picadeiro Circo-teatro em São Paulo ( ). São Paulo: Terceira Margem, CAPÍTULOS DE LIVROS COSTA, Maria Cristina Castilho ; FÍGARO, Roseli. Censura como política cultural - na cena

6 o Arquivo Miroel Silveira. In: Manuel Casado Arboniés; Alejandro R. Diez Torre; Paulina Numhauser, Emilio Sola. (Org.). Escrituras silenciadas: historia, memoria y procesos culturales. Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá, 2010, v. 1, p COSTA, Maria Cristina Castilho. A construção de nós mesmos: circo-teatro e censura em São Paulo no início do século XX. In: (Org.). Comunicação e censura: o circo-teatro na produção cultural paulista de 1930 a São Paulo: Terceira Margem, p FÍGARO, Roseli. Circo-teatro e teatro amador. In: COSTA, Maria Cristina (Org.). Comunicação e censura: o circo-teatro na produção cultural paulista de 1930 a São Paulo: Terceira Margem, p GOMES, Mayra Rodrigues. A censura no circo-teatro: um estudo sob o crivo da análise de discurso. In: COSTA, Maria Cristina C. (Org.). Comunicação e censura: o circo-teatro na produção cultural paulista de 1930 a São Paulo: Terceira Margem, p GOMES, Mayra Rodrigues. O jornalismo e seu papel nas sociedades disciplinares. In: KUSHNIR, Beatriz (Org.). Maços na gaveta: reflexões sobre mídia. Rio de Janeiro, Editora EdUFF, 2009 p GOMES, Mayra Rodrigues. Sobre Janus (Prefácio). In: CASADEI, Eliza Bachega. Saiu da história para entrar nas revistas. Enquadramentos da memória coletiva sobre Getúlio Vargas em Veja, Realidade e Time. Rio de Janeiro: E-Papers, 2009, p SOUSA, Walter de. A serragem do picadeiro nos programas de televisão: a contribuição de Arrelia. In: COSTA, Maria Cristina C. (Org.). Comunicação e censura: o circo-teatro na produção cultural paulista de 1930 a São Paulo: Terceira Margem, p ARTIGOS DE PERIÓDICOS COSTA, Maria Cristina Castilho. A cena paulista: um estudo da produção cultural de São Paulo, de 1930 a 1970, a partir do Arquivo Miroel Silveira. Media & Jornalismo, Lisboa, v. 8, p , COSTA, Maria Cristina Castilho. Censura não é educação. Comunicação & Educação, v.

7 XIII, p , COSTA, Maria Cristina Castilho. Etnografia de arquivos - entre o passado e o presente. Matrizes, v. 3, p , COSTA, Maria Cristina Castilho. Imagem e etnografia. Comunicação e Educação (USP), v. 15, p , COSTA, Maria Cristina Castilho; GOMES, Mayra Rodrigues; Fígaro, Roseli Paulino. A Cena Paulista a partir do Arquivo Miroel Silveira. In: FEIRA CULTURAL 17 ANOS DE BOLSA- TRABALHO: MOSTRANDO O QUE FAZ, (13 de setembro) 2006, São Paulo. Caderno de resumos. São Paulo: USP. Coseas, FIGARO, Roseli. Teatro amador - uma rede de comunicação e sociabilidade para a comunidade lusofona na primeira metade do século XX. Media & Jornalismo, Lisboa, v. 7, p , FIGARO, Roseli. Censura ao teatro amador: a intervenção do Estado na produção artística. Plural Pluriel : revue des cultures de Langue Portugaise, n. 2, Disponível em : ao-teatro-amador-a-intervencao-do-estado-na-producao-artistica&catid=52:numero- 02&Itemid=55. Acesso em : 26 mar GOMES, M. R.. Palavras proibidas: conclusões de um estudo sobre expressões censuradas em peças teatrais. Media & Jornalismo, Lisboa, v. 12, p , GOMES, Mayra Rodrigues. A escritura do censor: um estudo da interdição em peças teatrais. Líbero: revista do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero, ano X, n. 20, p , dez GOMES, Mayra Rodrigues. Censura: um poder acima do poder da mídia. Revista Comunicação midiática - Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), n. 5, ano 3, set. 2006, p GOMES, Mayra Rodrigues. Palavras proibidas: um estudo da censura no teatro brasileiro. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo: ESPM, v. 2, n. 5, p , GOMES, Mayra Rodrigues. Prefácio (Jornalismo: poder disciplinar). Kairós: revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia PUC-SP (Caderno Temático Mídia, Velhice e Violência), v. 6, Disponível em:

8 Acesso em: 17 fev GOMES, Mayra Rodrigues; MARTINS, Ferdinando. Comunicação e interdição: a censura moral sobre o corpo e a palavra. Rumores: Revista On-line de Comunicação, Linguagem e Mídia, v. 3, n. 1, jan./abr Disponível em: Acesso: em 27 de agosto de RODRIGUES, Bruno Salerno. Sajunga-Aliança em destaque: o teatro amador lituano. Musu Lietuva: informativo da comunidade lituana, São Paulo, 2007.

9 5. PRIMEIRAS ANÁLISES: Amostragem de material recolhido para a Hemeroteca A partir do trabalho realizado na Hemeroteca Digital Miroel Silveira, que consistiu em recolher material jornalístico referente à censura, contabilizou-se, até o dia 7 de fevereiro de 2013, o seguinte conjunto de material: Tipo de material Quantidade Artigo 209 comentário 6 Entrevista 32 Nota_oficial 7 Nota 31 Notícia 475 Reportagem 188 TOTAL 950 Itens Sistema de Buscas da Hemeroteca Considerando que o sistema da Hemeroteca estava em constante desenvolvimento, sendo estruturado conforme o trabalho de coleta era efetuado, certos mecanismos e funcionalidades ainda estavam em fase inicial. Por este motivo, o mecanismo que permite a busca de material na Hemeroteca ainda não permite uma procura mais efetiva. A ferramenta permite apenas que se busque pelo título do material, o que limita o alcance da pesquisa. Por exemplo, se pesquisarmos o termo Opinião pública no campo de busca, teremos como resultado apenas 1 artigo, intitulado Que opinião pública é essa? 7, enquanto a pesquisa em inglês para o termo traduzido (public opinion) não retorna nenhum resultado. É certo, porém, que na Hemeroteca há material concernente ao tema da opinião pública, ainda que este montante ainda não possa ser precisamente calculado. Por exemplo, é possível pesquisar os títulos a partir do campo semântico da expressão opinião pública. Um campo semântico é o conjunto de signos linguísticos que envolvem um termo (por exemplo, com o termo censura, o campo semântico poderia conter expressões como: violência, ditadura, proibição, voz, liberdade de expressão, manifestação de opinião, etc...). Como amostra do potencial da pesquisa por campo semântico, de modo a suprir as necessidades de uma ferramenta de busca mais 7

10 aprimorada, estabeleci alguns termos que compusessem o campo da expressão opinião pública, apenas como teste. Eis os termos testados: Popular, povo, cidadão, sociedade, democracia, liberdade de expressão. Ainda que os resultados sejam poucos, encontrei mais 1 itens relacionado diretamente à opinião pública. Eis o resultado, de acordo com o termo pesquisado que retornou um item apropriado: Popular O título da matéria é: "Repressão popular: Pesquisa analisa a censura prévia aplicada ao teatro em São Paulo no período anterior ao Ato Institucional n.º 5, que marcou os anos mais repressivos da ditadura militar no Brasil. O estudo mostra que esse tipo de controle era exercido tanto pelo governo quanto pela sociedade". Organizado pela profa. Dra. Cristina Costa, o livro Teatro, comunicação e censura: Anais do Seminário Internacional A Censura em Cena, aponta, segundorelatos de pesquisadores, dramaturgos e outros especialistas, o caráter pungente da opinião pública como uma faceta da censura. Como a própria matéria nos informa, a "censura aos movimentos artísticos no Brasil não acontecia apenas por imposição do governo. Estudo feito na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) mostra que, em alguns casos, a própria sociedade pressionava os governantes para impedir a exibição de peças de teatro na capital paulista". Mas esta é apenas 1 matéria da Hemeroteca, dentre as várias que existem ali. Sabemos da existência de outras matérias pela nossa metodologia de recolha de dados que se dá da seguinte forma: Google alerts Criamos uma conta de no gmail (serviço de s do Google) e programamos alguns alertas, de modo que o serviço de busca do Google rastreie um termo ou expressão específica e, ao encontrar algum material pertinente, envie-nos um com a página que contém tal conteúdo. A partir deste material recebido, os bolsistas realizavam uma triagem e, em seguida, publicavam a matéria na Hemeroteca. Visão sobre a estruturação da Hemeroteca Digital Miroel Silveira O problema central da Hemeroteca é a sua ferramenta de busca. o Google, por exemplo, possui um instrumento de buscas que permite o usuário procurar um determinado termo em um determinado site. Funciona da seguinte maneira:

11 O usuário digita, no campo de busca do Google, a palavra "site:" e indica o site desejado. Por exemplo, "site: Em seguida, digita o termo que deseja buscar dentro deste site. Por exemplo: "site: opinião pública". Esta pesquisa, realizada no dia 8 de fevereiro de 2013, retornou resultados. Ou seja, dentro do site Observatório da Imprensa, há 15:400 páginas com a expressão "opinião pública". Realizei a mesma busca no site da Hemeroteca Digital, ainda especificando que a página de resultado deveria ser um arquivo.pdf, que é a maneira que armazenamos as matérias publicas no site. Logo, a pesquisa no site do Google foi a seguinte: "site: opinião pública filetype:pdf" Essa pesquisa retornou 36 resultados, ou seja, 36 matérias da Hemeroteca cujo arquivo pdf possui a expressão "opinião pública" em seu corpo de texto. Essa pesquisa se mostrou mais eficiente do que a ferramenta de busca da própria Hemeroteca, o que mostra que o sistema deve ser aperfeiçoado, para quando o novo sistema do OBCOM entrar em funcionamento. Ainda assim, é notável o sistema da Hemeroteca, considerando que foi elaborado em poucos meses, em concomitância com o trabalho dos bolsistas. 6. DIFICULDADES ENCONTRADAS: Definição de critérios de relevância de notícias para a base de dados do OBCOM O Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura está desenvolvendo uma plataforma que armazena notícias relacionadas às diversas esferas da censura (censura, liberdade de expressão, classificação indicativa, opinião pública, etc...). A recolha do material é regulada por determinados critérios de relevância, que são aplicados a cada notícia lida. Tais critérios ainda estão sendo estabelecidos, ao longo do desenvolvimento do projeto, mas eles assumem basicamente 4 aspectos principais: proeminência do autor da matéria, extensão/impacto da matéria (em termos de relevância nacional e internacional), pluralidade/polaridade (capacidade da matéria ou conjunto de matérias de apresentar diversos pontos de vista) e o veículo em que a matéria foi publicada. Porém, o estabelecimento de critérios de relevância de uma notícia apresenta grandes dificuldades, pois sempre é possível relativizar ou polarizar a discussão em torno de definições terminológicas, como, por exemplo:

12 "proeminência do autor da matéria" ou "pluralidade de pontos de vista". Como decidir a proeminência de um autor ou, ainda, por que destacá-lo dos demais baseado nesta proeminência? Quais atributos ele possui para tal destaque? Estes elementos de destaque, estas características pelas quais o trabalho de determinado jornalista ganha notoriedade (seja positiva ou negativa) necessariamente possuem alguma relação com o tipo de dados que desejamos coletar? Para cada critério de relevância, uma série de perguntas pode ser levantada, e esta discussão é extremamente necessária para que os responsáveis pela coleta de dados saibam manipular as informações recebidas, dando o devido tratamento a elas. Definição de tema, elaboração da pergunta e modo de proceder com dados coletados na Enquete Uma das atividades desenvolvidas ao longo do primeiro semestre de trabalho foi a elaboração de enquetes. São pesquisas de opinião pública realizadas periodicamente, que funcionavam como ferramenta para identificar o que as pessoas pensavam a respeito de um tema relevante no que diz respeito à liberdade de expressão. Ao final de cada enquete, eram disponibilizadas devolutivas com o objetivo de fornecer um retorno para os participantes em relação aos resultados aferidos e sua análise. As devolutivas continham o resultado quantitativo e qualitativo da enquete, com comentários destacados, entrevistas com especialistas e análises dos pesquisadores do antigo NPCC (Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura). A dificuldade foi desenvolver um modo de tratar estes dados com imparcialidade. 7. ATIVIDADES PREVISTAS PARA O PRÓXIMO SEMESTRE: Com a transição do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura (NPCC) para o Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM), foram realizadas algumas alterações no desenvolvimento das atividades. Uma nova plataforma de recolha de dados está sendo estruturada, a partir da experiência de desenvolvimento empregada na Hemeroteca Digital do Arquivo Miroel Silveira. Com esta alteração, o grupo de bolsistas de iniciação científica está encarregado de desenvolver, em conjunto com os orientadores, novos métodos de trabalho adequados às necessidades e propostas do OBCOM, que envolvem coleta de dados, triagem e classificação do material recolhido e a sua distribuição para outros pesquisadores. As atividades circulam em torno da criação de uma nova base de dados alimentada por notícias que contenham informações relacionadas às várias esferas da censura, comunicação e liberdade de expressão. A partir de uma divisão de trabalho elaborada nas diversas reuniões do grupo de pesquisa, decidiu-se que os bolsistas seriam divididos em grupos, organizados pela língua em que as notícias são escritas. Inicialmente, serão três grupos, baseados nas línguas: português, inglês e espanhol. Eu integro o grupo das notícias em português. Como sumariamente apontado acima, devo, junto com os demais bolsistas, fazer a triagem de notícias escritas em português, que sejam relevantes nas pesquisas realizadas no OBCOM. Os critérios de relevância de notícias estão ainda sendo decididos e melhor elaborados conforme o trabalho se desenvolve, mas eles giram em torno de 4 eixos: proeminência do autor da matéria, extensão/impacto da matéria (em termos de relevância nacional e internacional), pluralidade/polaridade (capacidade da matéria ou conjunto de matérias de apresentar diversos pontos de vista) e o veículo em que a matéria foi publicada.

13 As notícias recolhidas que passarem por todas as etapas da triagem serão entregues aos 10 membros da Comissão de Pesquisa, para que elaborem, cada qual dentro de seu tema, um artigo que relacione as matérias. A apresentação destes artigos se dará num simpósio, ainda em fase de estruturação, a ser realizado em junho. 8. AVALIAÇÃO DO ALUNO SOBRE O PROGRAMA DE INICIAÇÃO: Partindo de uma perspectiva mais terminológica de Iniciação Científica, que pretende ser um período de formação do aluno, de maneira a introduzi-lo nos procedimentos de pesquisa acadêmica, preparando-o para os projetos posteriores mais complexos do mestrado e doutorado, avalio satisfatoriamente este programa de iniciação no qual estou incluso. Considerando todas as atividades que até então participei, me envolvi com diversas etapas de um projeto, que vão desde a coleta quase mecânica de dados, passando pela triagem apurada de informações a serem direcionadas a outros pesquisadores, até a leitura e discussão dos textos bibliográficos, com a produção subseqüente de outros textos, sejam eles artigos científicos, resumos, etc. Foi importante perceber a interligação de uma diversidade de projetos, sejam de iniciação ou não, no sentido de que as pesquisas dependem sempre de um grupo, jamais do indivíduo isolado, ainda que este esteja sob orientação de outro acadêmico. A inter-relação de pesquisas e a convivência com outros pesquisadores foram extremamente importantes para esta percepção desta espécie de contexto acadêmico, ou seja, a capacidade de identificar a dependência entre as pesquisas, ainda mais quando elas estão em torno de um objeto em comum no caso, a censura. 9. APRECIAÇÃO DO ORIENTADOR SOBRE O RELATÓRIO: Seu relatório científico demonstra um excelente desempenho no cumprimento de suas atribuições na medida em que apresenta resultados preliminares satisfatórios no que diz respeito ao estudo da opinião pública sobre censura no Brasil contemporâneo. Seu relatório científico descreve e analisa minuciosamente as atividades alcançadas, os resultados obtidos, bem como as dificuldades encontradas na formulação e consolidação de uma metodologia para prospecção e armazenamento de informações sobre censura e liberdade de expressão que gerou a Hemeroteca Digital Miroel Silveira, coleção de periódicos relevantes disponíveis a consulta a todos os pesquisadores interna e externamente ao OBCOM a procura de fontes na mídia, especialmente na Internet para realização de pesquisas sobre o tema. Neste sentido, dou parecer favorável ao relatório apresentado.

14 10. APRECIAÇÃO DO ORIENTADOR SOBRE O DESEMPENHO DO BOLSISTA: O bolsista de Iniciação Científica Lucas Riello de Almeida realizou atividades relacionadas ao estudo da censura a partir de documentação presente no Arquivo Miroel Silveira (AMS) da ECA- USP com foco no estudo das manifestações da opinião pública sobre o tema no Brasil. Realizou a leitura da bibliografia básica sugerida para iniciação aos estudos da linha de pesquisa em questão e participou dos encontros de pesquisa para debate teórico-metodológico a partir de autores relevantes nesta área. Participou ativamente do aprimoramento do sistema de buscas de notícias relacionadas a censura e a liberdade de expressão, contribuindo de forma significativa para a ampliação da Hemeroteca Digital Miroel Silveira. Participou também dos principais eventos promovidos pelo OBCOM, Observatório de Comunicação, Censura e Liberdade de Expressão em particular do Seminário Censura em Debate realizado na sede da Intercom - e da III Semana de Pesquisa da Escola de Comunicações e Artes além de cursar oficinas de extensão cultural dentro e fora da ECA sobre temas relevantes e vinculados a análise da censura ao teatro paulista, qual sejam, a dramaturgia do texto teatral. Assim, pelas razões apresentadas, avalio como excelente o desempenho do bolsista que cumpriu rigorosamente todas as atribuições desta bolsa de Iniciação Científica contribuindo no coletivo de pesquisa que constitui o OBCOM. 11. RENOVAÇÃO DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: (X)SIM ( )NÃO 12. LOCAL: DATA: ASSINATURA DO ORIENTADOR:

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES Departamento de Comunicações e Artes A censura às artes na atualidade: prospecção e análise de notícias veiculadas na mídia virtual Projeto de Pesquisa

Leia mais

Projeto de Inovação Tecnológica para o gerenciamento e de informações do projeto Liberdade em Cena no site do OBCOM

Projeto de Inovação Tecnológica para o gerenciamento e de informações do projeto Liberdade em Cena no site do OBCOM UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES Departamento de Comunicações e Artes Projeto de Inovação Tecnológica para o gerenciamento e de informações do projeto Liberdade em Cena no site

Leia mais

CURSO: JORNALISMO EMENTAS PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO Estudo do objeto da Comunicação Social e suas contribuições interdisciplinares para constituição de uma teoria da comunicação.

Leia mais

Costa, Cristina. Arte resistências e rupturas. São Paulo, Moderna, p. MONOGRAFIA/LIVRO - NACIONAL [ECA] 701 C837a

Costa, Cristina. Arte resistências e rupturas. São Paulo, Moderna, p. MONOGRAFIA/LIVRO - NACIONAL [ECA] 701 C837a Costa, Cristina. Eu, escultor de mim. São Paulo, 1997. p. 33. Revista Pais e Teens, São Paulo, n. 6, p. 33, 1997. ARTIGO DE PERIODICO-DIVULGACAO - NACIONAL Costa, Cristina. Sociologia. Introdução à ciência

Leia mais

RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. PIBIC ( x ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( ) CNPq ( ) RUSP ( )

RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. PIBIC ( x ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( ) CNPq ( ) RUSP ( ) RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC ( x ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( ) CNPq ( ) RUSP ( ) 1 IDENTIFICAÇÃO TITULO DO PROJETO: Revista Comunicação & Educação Educomunicação e Novas Tecnologias da

Leia mais

RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. PIBIC (x ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( )

RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. PIBIC (x ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( ) RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC (x ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( ) CNPq ( ) RUSP ( ) 1 IDENTIFICAÇÃO Título do projeto: Tipologia documental para o arquivo do Laboratório de informação e memória

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Coordenação do Curso de Jornalismo REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Coordenação do Curso de Jornalismo REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Regulamenta as Atividades Complementares do Curso de Jornalismo do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

Leia mais

Textos produzidos por integrantes do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (Obcom)

Textos produzidos por integrantes do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (Obcom) Textos produzidos por integrantes do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (Obcom) Artigos COSTA, Maria Cristina C. Heranças intelectuais o Arquivo Miroel Silveira: a Censura em

Leia mais

16/05/2012 Gabriella Feola

16/05/2012 Gabriella Feola 16/05/2012 Gabriella Feola Nesta quarta-feira, 16, iniciou-se o III seminário de pesquisa da ECA USP. O evento foi organizado pela Comissão de Pesquisa da ECA e tem como objetivo o incentivo a Pesquisa

Leia mais

DIVULGAÇÃO E COBERTURA DE EVENTOS NOS CAMPOS GERAIS PAUTADOS PELA AGENDA DO SITE CULTURA PLURAL

DIVULGAÇÃO E COBERTURA DE EVENTOS NOS CAMPOS GERAIS PAUTADOS PELA AGENDA DO SITE CULTURA PLURAL 110. ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( x ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA DIVULGAÇÃO E COBERTURA DE EVENTOS

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Coordenação do Curso de Jornalismo REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Coordenação do Curso de Jornalismo REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Regulamenta as Atividades Complementares do Curso de Jornalismo do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

Leia mais

PROJETO Gerenciamento de dados e comunicação virtual do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN)

PROJETO Gerenciamento de dados e comunicação virtual do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN) Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes Pró-Reitoria de Pesquisa da USP Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica PROJETO Gerenciamento de dados e comunicação virtual do

Leia mais

RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC ( ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( )

RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC ( ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( ) RELATÓRIO PARCIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC ( ) PIBITI ( ) SEM BOLSA ( ) CNPq ( ) RUSP ( x ) 1 IDENTIFICAÇÃO TITULO DO PROJETO: A REPRESENTAÇÃO TEMÁTICA DE IMAGENS DE ARQUITETURA EM AMBIENTE COLABORATIVO

Leia mais

Destinado à profissionais de Comunicação, a estudantes de Artes, Comunicação e Humanidades e a interessados em geral.

Destinado à profissionais de Comunicação, a estudantes de Artes, Comunicação e Humanidades e a interessados em geral. JORNALISMO CULTURAL Os profissionais e estudantes que queiram aprofundar seus conhecimentos a respeito da produção artístico-intelectual contemporânea devem conhecer não somente os princípios do jornalismo

Leia mais

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Histórico e conceituação da Comunicação Organizacional. Técnicas de Comunicação Organizacional Veículos impressos e veículos

Leia mais

Ensino em arquitetura e urbanismo: meios digitais e processos de projeto

Ensino em arquitetura e urbanismo: meios digitais e processos de projeto PROJETO DE PESQUISA PÓS-DOUTORADO Ensino em arquitetura e urbanismo: meios digitais e processos de projeto Candidata: Mayara Dias de Souza Supervisor: Prof. Associado Dr. Marcelo Tramontano 1 RESUMO Reflexões

Leia mais

Produção científica do CETVN- ECA-USP e apoio da FAPESP Centro de Estudos de Telenovela Escola de Comunicações e Artes Universidade de São Paulo

Produção científica do CETVN- ECA-USP e apoio da FAPESP Centro de Estudos de Telenovela Escola de Comunicações e Artes Universidade de São Paulo Produção científica do CETVN- ECA-USP e apoio da FAPESP Centro de Estudos de Telenovela Escola de Comunicações e Artes Universidade de São Paulo Coordenação: Profa. Dra. Maria Immacolata Vassallo de Lopes

Leia mais

Grade Curricular - Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino

Grade Curricular - Comunicação Social. Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino Grade Curricular - Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda - matutino SEMESTRE 1 CCA0218 Língua Portuguesa - Redação e Expressão Oral I 4 0 4 CCA0258 Fundamentos de Sociologia Geral

Leia mais

PÁGINA DE APRESENTAÇÃO

PÁGINA DE APRESENTAÇÃO PÁGINA DE APRESENTAÇÃO VII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História Social XIV Semana de História II Encontro das Especializações em História Teorias e Práticas do Fazer Histórico

Leia mais

PAISAGEM PLANEJADA: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA EFETIVIDADE DE PLANOS DIRETORES MUNICIPAIS NA MELHORIA DA QUALIDADE URBANA

PAISAGEM PLANEJADA: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA EFETIVIDADE DE PLANOS DIRETORES MUNICIPAIS NA MELHORIA DA QUALIDADE URBANA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC Internacional 2016-2017 (ORIENTADORA: Profa. Dra. LETÍCIA

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE PELOTAS SECRETARIA DE CULTURA EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE PELOTAS SECRETARIA DE CULTURA EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I DOCUMENTOS DE ACORDO COM A ÁREA EM QUE SE ENQUADRA SEU PROJETO SÃO ACEITAS AS EXTENSÕES DE ARQUIVO: AVI, MP3, MP4, PDF, JPG

Leia mais

2º. Os certificados são emitidos apenas após a autorização do Diretor de Pesquisa, Ensino e Extensão.

2º. Os certificados são emitidos apenas após a autorização do Diretor de Pesquisa, Ensino e Extensão. INSTRUÇÃO INTERNA DE PROCEDIMENTOS - CAMPUS JAGUARIAÍVA IIP 002/2016- INSTRUÇÕES PARA EMISSÃO DE CERTIFICADOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO Considerando a Resolução nº 02 do Conselho

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: 42501 Jornalismo Disciplina: Pauta e Apuração Professor(es): Márcia Detoni (Teórica) Fernando Moraes José Alves Trigo Paulo Ranieri Vinícius

Leia mais

A recepção televisiva em pesquisas historiográficas: apontamentos teóricos-metodológicos

A recepção televisiva em pesquisas historiográficas: apontamentos teóricos-metodológicos A recepção televisiva em pesquisas historiográficas: apontamentos teóricos-metodológicos Monise Cristina Berno Mestranda Unesp/Assis Resumo Esta comunicação busca apresentar minhas reflexões sobre trabalhos

Leia mais

Para contar as histórias do futuro: Jornalismo e Políticas de Internet

Para contar as histórias do futuro: Jornalismo e Políticas de Internet Escola InternetLab 2017 2 A 14 DE ABRIL CONVOCATÓRIA VERSÃO EM PORTUGUÊS Para contar as histórias do futuro: Jornalismo e Políticas de Internet INSCRIÇÕES ATÉ 16 JANEIRO 2017 QUEM SOMOS E O QUE É ESCOLA

Leia mais

INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS Universidade Federal da Paraíba Campus João Pessoa. COORDENADORA: Profª. Drª Emília Maria da Trindade PERÍODO: 2010 A 2014

INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS Universidade Federal da Paraíba Campus João Pessoa. COORDENADORA: Profª. Drª Emília Maria da Trindade PERÍODO: 2010 A 2014 PROJETO DE PESQUISA SOBRE A CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO NÚCLEO DE REFERENCIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIA E MEMÓRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS Universidade Federal

Leia mais

IX SIMPÓSIO NACIONAL

IX SIMPÓSIO NACIONAL IX SIMPÓSIO NACIONAL CIBERCULTURA, DEMOCRACIA E LIBERDADE NO BRASIL CALL FOR PAPERS O Brasil vive hoje intensos conflitos políticos e novas formas de articulação social de afetos. As tecnologias e redes

Leia mais

13ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2016 CIÊNCIA ALIMENTANDO O BRASIL

13ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2016 CIÊNCIA ALIMENTANDO O BRASIL EDITAL 22/2016 NORMAS PARA PARTICIPAÇÃO NO VII SIMPÓSIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO E VI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS BARBACENA 13ª SEMANA NACIONAL

Leia mais

Instituto Superior de Educação Antonino Freire (IEAF), na cidade de Teresina (PI), de 27 a 30 de junho de 2017.

Instituto Superior de Educação Antonino Freire (IEAF), na cidade de Teresina (PI), de 27 a 30 de junho de 2017. II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE ESPANHOL NO BRASIL CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA PROFESSORES DE ESPANHOL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO PIAUÍ III COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS II SEMINÁRIO

Leia mais

Edital PIBIC/CNPq

Edital PIBIC/CNPq Edital PIBIC/CNPq - 2013-2014 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq O Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS faz saber aos interessados que se encontram

Leia mais

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016 Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde Obrigatórias Ementas 2016 Disciplina: Divulgação científica: história, conceitos e modelos O objetivo da disciplina é fazer uma introdução

Leia mais

Regulamento de Atividades Complementares. Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação

Regulamento de Atividades Complementares. Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação Regulamento de Atividades Complementares Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação Regulamento das Atividades Complementares CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1 O presente Regulamento tem por finalidade

Leia mais

Projeto de Inovação Tecnológica para o Gerenciamento de Informações produzidas a partir do Arquivo Miroel Silveira da ECA-USP

Projeto de Inovação Tecnológica para o Gerenciamento de Informações produzidas a partir do Arquivo Miroel Silveira da ECA-USP Projeto de Inovação Tecnológica para o Gerenciamento de Informações produzidas a partir do Arquivo Miroel Silveira da ECA-USP Bolsista: Manuela Aragão Orientadora: Profa. Dra. Maria Cristina Castilho Costa

Leia mais

Sobre pontos, retas e planos: a cenografia na composição em tempo real em dança contemporânea

Sobre pontos, retas e planos: a cenografia na composição em tempo real em dança contemporânea Sobre pontos, retas e planos: a cenografia na composição em tempo real em dança contemporânea On points, lines and planes: the scenography composition on real time in contemporary dance Emilliano Alves

Leia mais

Pontos de Cultura. BARBOSA, Frederico; CALABRE, Lia. (Org.). Pontos de Cultura: olhares sobre o Programa Cultura Viva. Brasília: Ipea, 2011.

Pontos de Cultura. BARBOSA, Frederico; CALABRE, Lia. (Org.). Pontos de Cultura: olhares sobre o Programa Cultura Viva. Brasília: Ipea, 2011. Pontos de Cultura Deborah Rebello Lima 1 BARBOSA, Frederico; CALABRE, Lia. (Org.). Pontos de Cultura: olhares sobre o Programa Cultura Viva. Brasília: Ipea, 2011. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Leia mais

Programa de Iniciação Científica Faculdade Integral Cantareira

Programa de Iniciação Científica Faculdade Integral Cantareira Programa de Iniciação Científica Faculdade Integral Cantareira EDITAL 2017/2018 A Diretoria e o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica (CIPIC) da Faculdade Cantareira tornam público o

Leia mais

( X ) FTD ( ) ( ) LINGUA PORTUGUESA. Escolha a tradicao de quem ENTENDE DE PNLD. PNLD 2012 ENSINO MEDIO

( X ) FTD ( ) ( ) LINGUA PORTUGUESA. Escolha a tradicao de quem ENTENDE DE PNLD. PNLD 2012 ENSINO MEDIO PNLD 2012 ENSINO MEDIO LINGUA PORTUGUESA ( X ) FTD ( ) ( ) Escolha a tradicao de quem ENTENDE DE PNLD. MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA FTD PNLD 2012 ENSINO MÉDIO LINGUAGEM EM MOVIMENTO O envolvimento

Leia mais

UNESP Faculdade de Ciências e Letras Câmpus de Araraquara Curso de Licenciatura em Letras

UNESP Faculdade de Ciências e Letras Câmpus de Araraquara Curso de Licenciatura em Letras UNESP Faculdade de Ciências e Letras Câmpus de Araraquara Curso de Licenciatura em Letras Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/UNESP EDITAL retificado PROCESSO SELETIVO 2018

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares. Faculdade Paulus de Comunicação

Regulamento das Atividades Complementares. Faculdade Paulus de Comunicação Faculdade Paulus de Comunicação CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1 O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as Atividades Complementares, práticas acadêmicas obrigatórias cujo cumprimento

Leia mais

INFORMES DO PPGH. Conferência sobre História das línguas na Amazônia com o Prof. Dr. José Ribamar Bessa Freire

INFORMES DO PPGH. Conferência sobre História das línguas na Amazônia com o Prof. Dr. José Ribamar Bessa Freire INFORMES DO PPGH Informes do PPGH Programa de Pós- Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas Número 4, Agosto de 2013 NESTA SEGUNDA- FEIRA Conferência sobre História das línguas na Amazônia

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ATIVIDADES COMPLEMENTARES Atividades Complementares apresentada ao colegiado do curso de. Proposta baseada nas normas e procedimentos para realização de Atividades Complementares

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES Departamento de Comunicações e Artes Hemeroteca e Censura em Cena: o Arquivo Miroel Silveira da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de

Leia mais

EDITAL DO GRUPO DE ESTUDOS TRANSDISCIPLINAR EM SOCIOLOGIA E TRANSMÍDIA CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

EDITAL DO GRUPO DE ESTUDOS TRANSDISCIPLINAR EM SOCIOLOGIA E TRANSMÍDIA CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES FACULDADE 7 DE SETEMBRO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL DO GRUPO DE ESTUDOS TRANSDISCIPLINAR EM SOCIOLOGIA E TRANSMÍDIA CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente edital disciplina

Leia mais

EDITAL Nº 16/2017-DG/AP/IFRN

EDITAL Nº 16/2017-DG/AP/IFRN EDITAL Nº 16/2017-DG/AP/IFRN Processo de seleção para preenchimento de vagas de orientandos do Núcleo de Linguagens e Códigos O Diretor-Geral do Campus Apodi do Instituto Federal de Educação, Ciência e

Leia mais

RELATÓRIOS DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: ACOMPANHAMENTO DOS PLANOS DE TRABALHO DE IC E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DO ALUNO OU ALUNA/ BOLSISTA

RELATÓRIOS DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: ACOMPANHAMENTO DOS PLANOS DE TRABALHO DE IC E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DO ALUNO OU ALUNA/ BOLSISTA RELATÓRIOS DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: ACOMPANHAMENTO DOS PLANOS DE TRABALHO DE IC E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DO ALUNO OU ALUNA/ BOLSISTA A Coordenação Institucional do PIBIC e o Comitê Local

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: lei de meios; argentina; comunicação.

PALAVRAS-CHAVE: lei de meios; argentina; comunicação. A Lei De Meios E A Concentração Dos Meios De Comunicação: Análise Comparativa Brasil e Argentina Mariana Fernandes da SILVA 1 Carlo José NAPOLITANO 2 Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP RESUMO Trata-se

Leia mais

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS Estudo da relação entre a tecnologia e a comunicação visando a compreensão o fenômeno técnico de forma global.

Leia mais

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA Ementas das Disciplinas EAD Ensino a Distância SP Semipresencial Formato: 12345-02 (código da disciplina - número de créditos) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL NÍVEL I 12224-04 FUNDAMENTOS

Leia mais

EDITAL 30/2017 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Ref.: FEIRA DE CIÊNCIA JÚNIOR DA PUCPR REGULAMENTO

EDITAL 30/2017 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Ref.: FEIRA DE CIÊNCIA JÚNIOR DA PUCPR REGULAMENTO EDITAL 30/2017 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Ref.: FEIRA DE CIÊNCIA JÚNIOR DA PUCPR REGULAMENTO 3ª. FEIRA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR 1ª. MOSTRA PARALELA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR CONCURSO

Leia mais

1. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido, indicando Programa, Curso, Linha de Pesquisa e o Idioma selecionado para o Exame de Proficiência;

1. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido, indicando Programa, Curso, Linha de Pesquisa e o Idioma selecionado para o Exame de Proficiência; EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL - 2017 I - INSCRIÇÃO Nível/Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 15 de agosto a 16 de setembro de 2016 Procedimento obrigatório:

Leia mais

EFA: A URGÊNCIA DA ARTE. Edital Participante Comunicador Modalidade de Trabalho Filosófico

EFA: A URGÊNCIA DA ARTE. Edital Participante Comunicador Modalidade de Trabalho Filosófico EFA: A URGÊNCIA DA ARTE Edital Participante Comunicador Modalidade de Trabalho Filosófico Datas importantes: Período de submissão: de 01/04/18 a 30/04/18; Período de readequação formal dos resumos: de

Leia mais

MANUAL de INSCRIÇÃO DO PIC

MANUAL de INSCRIÇÃO DO PIC MANUAL de INSCRIÇÃO DO PIC Página 1 de 10 Esse manual apresenta as informações gerais, linhas de pesquisa, como se inscrever no programa e as normas de julgamento dos projetos de pesquisa, conforme apresentado:

Leia mais

APONTAMENTOS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA EM RESENHAS ACADÊMICAS

APONTAMENTOS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA EM RESENHAS ACADÊMICAS 221 de 297 APONTAMENTOS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA EM RESENHAS ACADÊMICAS Carla da Silva Lima (UESB) RESUMO Inscrito no campo teórico da Análise do Discurso francesa, o objetivo deste trabalho é defender

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA O PIBITI CNPq Ciclo 2018/2019

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA O PIBITI CNPq Ciclo 2018/2019 Administração Central Unidade do Ensino Superior de Graduação EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA O PIBITI CNPq Ciclo 2018/2019 Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do PIBITI CNPq (Modalidade

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: Núcleo Temático: 42501 Jornalismo Fundamentação específica Disciplina: Código da Disciplina: Ethos Jornalístico ENEX00616 Professor: 1146835

Leia mais

Iniciação Científica sem Bolsa. Manual para inscrição e desenvolvimento de projetos

Iniciação Científica sem Bolsa. Manual para inscrição e desenvolvimento de projetos Iniciação Científica sem Bolsa 2014 Manual para inscrição e desenvolvimento de projetos Escola de Comunicações e Artes Comissão de Pesquisa Iniciação Científica Sem Bolsa Manual para inscrição de projetos

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA CULTURA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA CULTURA ATENÇÃO ARTISTAS, GRUPOS, PRODUTORES CULTURAIS E DEMAIS REALIZADORES! FORAM LANÇADOS OS EDITAIS PROAC 2014. ACOMPANHE AS NOVIDADES DESTA EDIÇÃO! Ficha de inscrição online: disponível no site da Secretaria

Leia mais

Programa de Iniciação Científica da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas PIC DIREITO SP

Programa de Iniciação Científica da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas PIC DIREITO SP Programa de Iniciação Científica da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas PIC DIREITO SP Edital n o 01/2017 Seleção de Projetos de Pesquisa A Coordenadoria do Mestrado Acadêmico e Pesquisa

Leia mais

REGULAMENTO NÚCLEO DE DRAMATURGIA SESI CULTURAL REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE AUTORES PARA FORMAÇÃO DA 4ª TURMA (2018)

REGULAMENTO NÚCLEO DE DRAMATURGIA SESI CULTURAL REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE AUTORES PARA FORMAÇÃO DA 4ª TURMA (2018) REGULAMENTO NÚCLEO DE DRAMATURGIA SESI CULTURAL REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE AUTORES PARA FORMAÇÃO DA 4ª TURMA (2018) O Serviço Social da Indústria, Departamento Regional do Rio de Janeiro, abre inscrições

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ENSINO DE CIÊNCIAS INTERDISCIPLINAR NA PERSPECTIVA HISTÓRICO- CRÍTICA

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ENSINO DE CIÊNCIAS INTERDISCIPLINAR NA PERSPECTIVA HISTÓRICO- CRÍTICA 4 5 GISELLE PALERMO SCHURCH FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ENSINO DE CIÊNCIAS INTERDISCIPLINAR NA PERSPECTIVA HISTÓRICO- CRÍTICA Produto educacional apresentado como requisito parcial para obtenção

Leia mais

ESPAÇO DE CRIAÇÃO DE IMAGEM DA UFRGS COMO LUGAR DE CONHECIMENTO E REFLEXÃO Um estudo crítico sobre o Jornal da Universidade

ESPAÇO DE CRIAÇÃO DE IMAGEM DA UFRGS COMO LUGAR DE CONHECIMENTO E REFLEXÃO Um estudo crítico sobre o Jornal da Universidade ESPAÇO DE CRIAÇÃO DE IMAGEM DA UFRGS COMO LUGAR DE CONHECIMENTO E REFLEXÃO Um estudo crítico sobre o Jornal da Universidade Ânia Chala Antônio Paim Falcetta Everton Cardoso Felipe Ewald Flávio Dutra Jacira

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES Departamento de Comunicações e Artes Censura em Cena: Partilha do sensível, regime das artes e censura no Arquivo Miroel Silveira da Escola de Comunicações

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP EDITAL 2013/2014. Bolsa de Iniciação Científica PIBIC-CNPq, Institucional e Santander

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP EDITAL 2013/2014. Bolsa de Iniciação Científica PIBIC-CNPq, Institucional e Santander PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP EDITAL 2013/2014 Bolsa de Iniciação Científica PIBIC-CNPq, Institucional e Santander PERÍODO DE INSCRIÇÕES: As inscrições estarão abertas no período de 18 de fevereiro

Leia mais

REGULAMENTO DE DRAMATURGIA SESI RIO DE JANEIRO REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE AUTORES PARA FORMAÇÃO DA 3ª TURMA (2017)

REGULAMENTO DE DRAMATURGIA SESI RIO DE JANEIRO REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE AUTORES PARA FORMAÇÃO DA 3ª TURMA (2017) REGULAMENTO DE DRAMATURGIA SESI RIO DE JANEIRO REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE AUTORES PARA FORMAÇÃO DA 3ª TURMA (2017) O Serviço Social da Indústria, Departamento Regional do Rio de Janeiro, abre inscrições

Leia mais

A VISÃO DA COMUNICAÇÃO PARA O FUTURO DO BROADCASTING E NOVAS MÍDIAS

A VISÃO DA COMUNICAÇÃO PARA O FUTURO DO BROADCASTING E NOVAS MÍDIAS A VISÃO DA COMUNICAÇÃO PARA O FUTURO DO BROADCASTING E NOVAS MÍDIAS Prof. Dr. Fernando C. Moura SET/Universidade Anhembi Morumbi A VISÃO DA COMUNICAÇÃO PARA O FUTURO DO BROADCASTING E NOVAS MÍDIAS Nesta

Leia mais

ESCRITA NA UNIVERSIDADE OS UNIVERSITÁRIOS E AS RELAÇÕES ENTRE LEITURA E ESCRITA

ESCRITA NA UNIVERSIDADE OS UNIVERSITÁRIOS E AS RELAÇÕES ENTRE LEITURA E ESCRITA ESCRITA NA UNIVERSIDADE OS UNIVERSITÁRIOS E AS RELAÇÕES ENTRE LEITURA E ESCRITA Aluna: Diana Arruda Orientadora: Tânia Dauster Introdução Esta pesquisa foi pensada a partir de um continuum de outras que

Leia mais

PROJETOS DO LABORATÓRIO DE ENSINO DA ARTE LEA/IART/UERJ

PROJETOS DO LABORATÓRIO DE ENSINO DA ARTE LEA/IART/UERJ PROJETOS DO LABORATÓRIO DE ENSINO DA ARTE LEA/IART/UERJ O Laboratório de Ensino da Arte - LEA - foi criado para oferecer apoio, fomento técnico e desenvolvimento às diversas modalidades de ensino da arte,

Leia mais

IV SEMINÁRIO DISCENTE DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFF. - Temática do evento: Pesquisa e Educação em tempos de crise

IV SEMINÁRIO DISCENTE DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFF. - Temática do evento: Pesquisa e Educação em tempos de crise IV SEMINÁRIO DISCENTE DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFF Síntese da reunião realizada em 27 de setembro de 2017, com início às 10 horas na sala 514, Faculdade de Educação - Bloco D, Campus

Leia mais

REITORIA. EDITAL Nº 27/2013 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC / UVV / CNPq

REITORIA. EDITAL Nº 27/2013 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC / UVV / CNPq REITORIA EDITAL Nº 27/2013 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC / UVV / CNPq O Reitor da Universidade Vila Velha faz saber a todos os interessados que estarão abertas, de 23 de julho à

Leia mais

I Congresso Brasileiro de Dramaturgia São Paulo e Rio de Janeiro

I Congresso Brasileiro de Dramaturgia São Paulo e Rio de Janeiro I Congresso Brasileiro de Dramaturgia São Paulo e Rio de Janeiro DE 20 A 23 DE NOVEMBRO E 3 E 4 DE DEZEMBRO DE 2014 Trabalhos desenvolvidos para este evento: Elaboração e/ou atualização de mailings; Redação

Leia mais

Edital 01/ Bolsa de Iniciação Científica

Edital 01/ Bolsa de Iniciação Científica Edital 01/2018 - Bolsa de Iniciação Científica A Faculdade do Noroeste de Minas Finom/Faculdade Tecsoma, por intermédio do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa NIP, torna público o presente Edital Institucional

Leia mais

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS

REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS MESTRADO PROFISSIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS Disciplinas obrigatórias Memória Social 45 Cultura 45

Leia mais

JORNAL IMPRESSÃO 1. Resumo

JORNAL IMPRESSÃO 1. Resumo JORNAL IMPRESSÃO 1 Marcos Vinícius de Souza MENDES 2 Fabrício Marques de OLIVEIRA 3 Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), Belo Horizonte, MG Resumo O jornal-laboratório Impressão existe há 28

Leia mais

Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2 FAPCOM Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação Diretor: Pe. Ms. Antônio Iraildo Alves de Brito Pró-diretor Acadêmico:

Leia mais

PRÊMIO EDP NAS ARTES RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NA ESCOLA ENTRÓPICA 2018

PRÊMIO EDP NAS ARTES RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NA ESCOLA ENTRÓPICA 2018 PRÊMIO EDP NAS ARTES RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NA ESCOLA ENTRÓPICA 2018 INTRODUÇÃO O Prêmio EDP nas Artes, desde 2009, vem contribuindo para o mapeamento, reconhecimento e formação da atual produção artística

Leia mais

A RELAÇÃO ENTRE ÉTICA E POLÍTICA NA VISÃO DOS DISCENTES DO IF BAIANO, CAMPUS URUÇUCA

A RELAÇÃO ENTRE ÉTICA E POLÍTICA NA VISÃO DOS DISCENTES DO IF BAIANO, CAMPUS URUÇUCA A RELAÇÃO ENTRE ÉTICA E POLÍTICA NA VISÃO DOS DISCENTES DO IF BAIANO, CAMPUS URUÇUCA Amanda Gomes Oliveira da Paixão Camila Costa Texeira Felipe Carlos de Jesus Gabriele Costa de Souza Gilvania Nunes Chaves

Leia mais

PROGRAMAS EDUCANDO PARA A DIVERSIDADE E BEM VIVER PARA EDITAL CONJUNTO N 07/2018 UNESP/SANTANDER

PROGRAMAS EDUCANDO PARA A DIVERSIDADE E BEM VIVER PARA EDITAL CONJUNTO N 07/2018 UNESP/SANTANDER PROGRAMAS EDUCANDO PARA A DIVERSIDADE E BEM VIVER PARA TOD@S EDITAL CONJUNTO N 07/2018 UNESP/SANTANDER Propostas para a realização de ações e atividades visando a integração e qualidade de vida dos estudantes

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015

EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015 EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015 I - INSCRIÇÃO Nível: MESTRADO E DOUTORADO Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 18 de agosto a 26 de setembro de 2014

Leia mais

Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico

Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico Resumo Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico Lembre-se do público leitor!!! Outros pesquisadores da área vão ler o resumo? Meu resumo deve ser acessível a quais leitores? O que

Leia mais

ComDESIGN 2017: Aproximações e Convergências

ComDESIGN 2017: Aproximações e Convergências ComDESIGN 2017: Aproximações e Convergências Painel de Comunicação e Design do XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul 16/06/2017 Universidade De Caxias do Sul (UCS) APRESENTAÇÃO O ComDesign

Leia mais

I JORNADA DE HUMANIDADES IFRJ/CAMPUS NILÓPOLIS REGULAMENTO GERAL Nº 01/2017

I JORNADA DE HUMANIDADES IFRJ/CAMPUS NILÓPOLIS REGULAMENTO GERAL Nº 01/2017 Página 1 de 6 I JORNADA DE HUMANIDADES IFRJ/CAMPUS NILÓPOLIS REGULAMENTO GERAL Nº 01/2017 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS 1.1 A I Jornada de Humanidades (JH) é um evento acadêmico organizado pelo Colegiado de

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003202A - História da Comunicação Docente(s) Maria Cristina Gobbi Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

Leia mais

EDITAL 03/2019 SUBMISSÃO DE TRABALHOS (COMUNICAÇÕES) EM SIMPÓSIO TEMÁTICO I EHAP 2019

EDITAL 03/2019 SUBMISSÃO DE TRABALHOS (COMUNICAÇÕES) EM SIMPÓSIO TEMÁTICO I EHAP 2019 EDITAL 03/2019 SUBMISSÃO DE TRABALHOS (COMUNICAÇÕES) EM SIMPÓSIO TEMÁTICO I EHAP 2019 O Centro de Estudos e Pesquisas em História da Arte e Patrimônio da Universidade Federal de São João del Rei vem por

Leia mais

ESTÁGIO PROBATÓRIO DOCENTE

ESTÁGIO PROBATÓRIO DOCENTE ESTÁGIO PROBATÓRIO DOCENTE RELATÓRIO DO FATOR 4 PRODUTIVIDADE DADOS DO DOCENTE NOME: MATRÍCULA SIAPE: REGIME DE TRABALHO (20, 40, DE): FUNÇÃO: CRITÉRIO DE PARA AVALIAÇÃO (de acordo com o artigo 4º, 2º

Leia mais

CADERNOS DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA PRORROGAÇÃO DA CHAMADA PARA PUBLICAÇÕES DE 08/12/2012 a 08/02/2013

CADERNOS DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA PRORROGAÇÃO DA CHAMADA PARA PUBLICAÇÕES DE 08/12/2012 a 08/02/2013 CADERNOS DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA PRORROGAÇÃO DA CHAMADA PARA PUBLICAÇÕES DE 08/12/2012 a 08/02/2013 Chamada para publicação 02/2012 O Laboratório de História da Ciência torna público a PRORROGAÇÃO da Chamada

Leia mais

O ensino do teatro hoje

O ensino do teatro hoje IX Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais 08 e 09 de Julho de 2016 Campus I da FURB / Teatro Carlos Gomes / Blumenau O ensino do teatro hoje Promoção Universidade de Blumenau FURB Programa de Mestrado

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: 42501 Jornalismo Núcleo Temático: Formação profissional Prática laboratorial Disciplina: Pauta e Apuração Código da Disciplina: ENEX01026

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2016-2017 A Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação da FGV juntamente com a comissão de bolsas da FGV/EBAPE torna público o presente edital

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP EDITAL 2012/2013. Bolsa de Iniciação Científica PIBIC-CNPq, Institucional e Santander

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP EDITAL 2012/2013. Bolsa de Iniciação Científica PIBIC-CNPq, Institucional e Santander PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA USP EDITAL 2012/2013 Bolsa de Iniciação Científica PIBIC-CNPq, Institucional e Santander PERÍODO DE INSCRIÇÕES: As inscrições estarão abertas no período de 06 de fevereiro

Leia mais

4.1. A cota institucional e o valor das bolsas são apresentados na tabela abaixo:

4.1. A cota institucional e o valor das bolsas são apresentados na tabela abaixo: EDITAL UESC Nº 89 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Ensino Médio PIBIC-EM/CNPq Universidade Estadual de Santa Cruz 2017/2018 Modalidade: PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR -

Leia mais

Editais para Bolsa de Pós-Doutoramento

Editais para Bolsa de Pós-Doutoramento Editais para Bolsa de Pós-Doutoramento O Projeto Temático Coletar, identificar, Processar, Difundir. O Ciclo Curatorial e a produção do conhecimento, desenvolvido na Universidade de São Paulo (integrantes:

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

CHAMADA PARA GRUPOS DE TRABALHO (GTs)

CHAMADA PARA GRUPOS DE TRABALHO (GTs) CHAMADA PARA GRUPOS DE TRABALHO (GTs) O XII SIMCOM Simpósio de Comunicação da Região Tocantina, organizado pelo Curso de Comunicação Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA, Campus Imperatriz)

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE OPINIÃO PÚBLICA PELA MÍDIA IMPRESSA - ESTUDO DE CASO DO JORNAL DIÁRIO DA MANHÃ: ANÁLISE DO PERFIL DOS LEITORES 1

CONSTRUÇÃO DE OPINIÃO PÚBLICA PELA MÍDIA IMPRESSA - ESTUDO DE CASO DO JORNAL DIÁRIO DA MANHÃ: ANÁLISE DO PERFIL DOS LEITORES 1 CONSTRUÇÃO DE OPINIÃO PÚBLICA PELA MÍDIA IMPRESSA - ESTUDO DE CASO DO JORNAL DIÁRIO DA MANHÃ: ANÁLISE DO PERFIL DOS LEITORES 1 TUZZO, Simone Antoniaci 2 ; FIGUEIREDO, Lívia Marques Ferrari de 3 Palavras-chave:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS SELEÇÃO DE BOLSAS DO DESTINADA AOS ALUNOS MATRICULADOS NO CURSO DE DOUTORADO EM LETRAS 1. OBJETO DO EDITAL O presente Edital torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo de concessão

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA NO ESTADO DE SÃO PAULO: REFLEXÃO SOBRE O ESTÁGIO E PRÁTICAS DE ENSINO i

CURSO DE PEDAGOGIA NO ESTADO DE SÃO PAULO: REFLEXÃO SOBRE O ESTÁGIO E PRÁTICAS DE ENSINO i 1 CURSO DE PEDAGOGIA NO ESTADO DE SÃO PAULO: REFLEXÃO SOBRE O ESTÁGIO E PRÁTICAS DE ENSINO i LIMA, Vanda Moreira Machado Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP- Presidente Prudente, SP Este artigo apresenta

Leia mais

DOS ARTISTAS E CURADORES

DOS ARTISTAS E CURADORES GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CONVOCATÓRIA PARA OCUPAÇÃO DA GALERIA CANDIDO PORTINARI/COEXPA/DECULT/SR3 A SUB-REITORIA

Leia mais

F A C U L D A D E C Á S P E R L Í B E R O

F A C U L D A D E C Á S P E R L Í B E R O CENTRO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA CIP PROCESSO SELETIVO PARA PESQUISA DISCENTE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2019 Edital O Diretor da Faculdade Cásper Líbero, no uso de suas atribuições, publica o presente edital

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: COMUNICAÇÃO SOCIAL BACHARELADO PUBLICIDADE E PROPAGANDA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS MATRIZ CURRICULAR Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais