LUCAS LOURENÇO DA LUZ NUNES PRÓTESE FIXA EM ODONTOPEDIATRIA: REVISÃO DE LITERATURA. Cuiabá 2018

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LUCAS LOURENÇO DA LUZ NUNES PRÓTESE FIXA EM ODONTOPEDIATRIA: REVISÃO DE LITERATURA. Cuiabá 2018"

Transcrição

1 LUCAS LOURENÇO DA LUZ NUNES. PRÓTESE FIXA EM ODONTOPEDIATRIA: REVISÃO DE LITERATURA Cuiabá 2018

2 LUCAS LOURENÇO DA LUZ NUNES PRÓTESE FIXA EM ODONTOPEDIATRIA: REVISÃO DE LITERATURA Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade de Cuiabá - UNIC, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Odontologia. Orientador: Laura Maria de Amorim Santana Costa. Cuiabá 2018

3 LUCAS LOURENÇO DA LUZ NUNES PRÓTESE FIXA EM ODONTOPEDIATRIA: REVISÃO DE LITERATURA Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade de Cuiabá - UNIC, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Odontologia. BANCA EXAMINADORA Prof(a). Titulação Nome do Professor(a) Prof(a). Titulação Nome do Professor(a) Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

4 Dedico este trabalho... Primeiramente a Deus pela vida que nos ofereceu dando a oportunidade de realizar este trabalho, aos meus pais pelo apoio e estímulo, por sempre acreditar no meu potencial e não nos deixar desanimar nos momentos de fraqueza, dedico essa conquista como forma de agradecimento.

5 AGRADECIMENTOS Agradeço a ajuda e apoio da minha orientadora Dra. Laura Maria de Amorim Santana Costa pela Paciência infinita e disposição em sempre ajudar quando me perdia no meio do caminho. E todos os amigos que aguentaram pacientemente durante todoo desenvolvimento do trabalho, nossas crises de estresse e desespero.

6 NUNES, Lucas Lourenço da Luz. Prótese Fixa em Odontopediatria: Revisão de Literatura folhas. Trabalho de Conclusão de Curso em Odontologia Universidade de Cuiabá - UNIC, Cuiabá, RESUMO O uso de prótese nos dentes decíduos que são perdidos prematuramente, é indicada para que não haja consequência estéticas, funcionais e psicológicas. As crianças nessa fase, não apresentam cooperação para o uso de prótese removível. Apesar de todos os procedimentos preventivos utilizados na odontopediatria, ainda são frequêntes os casos de crianças com necessidades de reabilitação estético e funcional, deviso a perda dos dentes decíduos por cárie precoce e trauma. Nestes casos, a prótese é um dos recursis a ser utilizado com a finalidade de restaurar a função mastigatória, normalizar a fonação, a estética e facilitar um ajuste social e emocional no paciente. Este estudo apresenta uma revisão de literatura sobre a perda dos dentes decíduos prematuramente, provocada pela cárie e trauma. O diagnóstico e a intervenção no caso de perca precoce são de fundamental importância para evitar danos a saúde física e mental da criança. Palavras-chave: Dentes decíduos; Cárie dentária; Prótese em odontopediatria; Criança.

7 NUNES, Lucas Lourenço da Luz. Fixed Prosthesis in Pediatric Dentistry: Literature Review sheets. Trabalho de Conclusão de Curso em Odontologia Universidade de Cuiabá - UNIC, Cuiabá, ABSTRACT The use of prosthesis in deciduous teeth that are lost prematurely is indicated so that there is no aesthetic, functional and psychological consequences. Children at this stage do not cooperate to use a removable prosthesis. Despite all the preventive procedures used in pediatric dentistry, there are still frequent cases of children with aesthetic and functional rehabilitation needs, I note the loss of deciduous teeth due to early caries and trauma. In these cases, the prosthesis is one of the recurses to be used for the purpose of restoring masticatory function, normalizing phonation, aesthetics and facilitating a social and emotional adjustment in the patient. This study presents a review of the literature on the loss of premature teeth, caused by caries and trauma. The diagnosis and intervention in the case of early perch are of fundamental importance to avoid damages to the physical and mental health of the child. Key-words: Deciduous tooth; Dental cavity; Prosthesis in pediatric dentistry; Child.

8 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO IMPORTÂNCIA DA REABILITAÇÃO ORAL INFANTIL TIPOS DE PRÓTESE E A NECESSIDADE EM RECOMENDA LAS PARA CRIANÇAS IMPORTÂNCIA DOS PAIS NA HIGIENIZAÇÃO ORAL DAS CRIANÇAS CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS... 18

9 9 1. INTRODUÇÃO O Odontopediatra destina-se a implementar procedimentos e atividades educacionais e preventivas para proteger a boa saúde oral da criança. Portanto, existem situações em que ocorre a perca recente dos dentes de leite, sejam elas por carie ou, quando não tem acesso a medidas profiláticas ou, por algum tipo de trauma, período em que a criança está desenvolvendo a coordenação motora, ou também por alterações congênitas, quando há agenesia dos dentes decíduos (SANTANNA et al,2012). No entanto, a perda de dentes decíduos, se não tratada, leva a grandes conseqüências, como a desarmonia oral. Isso depende da idade da perda do dente e do dente perdido. Em relação ao dente perdido, no caso de dentes decíduos posteriores, a provável conseqüência será a inclinação do dente adjacente, o que poderia diminuir o espaço no arco (MARGOLIS, 2001). A perda precoce dos dentes anteriores pode levar a quatro consequências principais: mordida aberta com interposição da língua, posição inadequada da língua, efeitos deletérios na fala e dificuldade na mastigação (ORSI et al, 1999). Além de todas as consequências enfrentadas, os traumas psicológicos que podem afetar tanto a criança quanto a família não podem ser ignorados (Wanderer et al., 2005). A perda dos dentes anteriores pode ser embaraçosa para a criança, principalmente quando considerada diferente de seus pares. Os pais também são responsáveis pela perda de seus dentes e se sentem culpados pela aparência da criança, porque não têm a maturidade adequada (MARGOLIS, 2001). O presente estudo tem como objetivo geral estudar os tipos de próteses e a necessidade de usa-la em crianças que sofrem traumas ou perda precoce por cárie em dentições decíduas. São objetivos específicos, Identificar as prótese e necessidade em recomenda-las para crianças, orientação aos pais quanto ao risco e a necessidade de higenização, entender a importância da reabilitação oral infantil. Foram ultilizados como ferramenta de busca para a revisão de literatua: Pubmed, Medline e Scielo. Utilizando como palavras chaves: dentes decíduos, prótese infantil, prótese parcial, odontopediatria. Artigos utilizados em toda a realização deste trabalho.

10 10 2. MPORTÂNCIA DA REABILITAÇÃO ORAL INFANTIL. A odontologia atual está voltada para os procedimentos educativos e preventivos com objetivos de manter a saúde bucal da criança. Apesar de que existam situações em que ocorre a perca dental precocemente dos dentes decíduos, a cárie dentária ainda constitui um problema na pratica clinica, e muitas vezes são responsáveis por destruição coronária extensas levando a necessidade de tratamento reabilitador, também pode se ter a perca dental precoce por traumatismo dentário e por alterações congênitas (BONECKER,1997). Os dentes decíduos permanecem na boca por um curto período de tempo, porém possuem um papel importante no crescimento e desenvolvimento da criança, atuam nas funções de mastigação, articulação, oclusão, fonação e estética, e são responsáveis pela correta evolução do sistema estomatognático (BIJOOR et al,2005). O estudo realizado por Biancalana et al (1998), diz que, indicações para colocação de uma prótese parcial removível em crianças são: perda precoce de dentes decíduo em paciente de com pouca idade, no qual radiograficamente, o germe do dente permanente encontra-se em estágio antecedente a 7,5 e 8 de Nolla; perda acidental ou não do elemento dentário permanente em caso de anodontia parcial. Segundo Citron (1995), as próteses parciais removíveis em crianças, apresentam vários pontos negativos, as são desvantagens: requerem cooperação do paciente, perdem-se facilmente e precisam ser reembasadas com o passar dos anos. Dentre as vantagens estão: Reabilitar os segmentos anterior e posterior ao mesmo tempo; a instalação no próprio aparelho; curto tempo de trabalho; facilidade de instalação e higienização. Aparentemente estético é o principal motivo pelo qual os pais buscam tratamento reabilitador para seus filhos, que tiveram perca prematura de dente deciduo anterior (CITRON,1995). Orsi et al (1997), relata que quando ocorre a perca de um ou mais dentes decíduos, a primeira opção é a prótese removível, que não cause problemas no crescimento dos dentes permanentes na criança. Além disso, este tipo de tratamento depende da cooperação da criança e da ajuda dos pais, pois na maioria das vezes o aparelho causa náuseas.

11 11 Matos (2002), realizou uma revisão de literatura sobre a perda precoce dos incisivos e molares superiores decíduos sobre o sistema estomatognático. De acordo com o autor, a perda precoce pode causar alterações na articulação das palavras, inclinações dos dentes vizinhos para o espaço do dente perdido; problemas ao desenvolver o emocional da criança e hábitos bucais como interposição lingual e deglutição atípica. A natureza realiza uma fisiologia como a rizólise a fim de permitir que as trocas entre a dentição decídua e dentição permanente fossem realizadas de forma não fosse traumática, respeitando uma cronologia e sequencia de erupção do dente. Com isso, se a cronologia e a sequencia for interrompida ou alterada, surgem problemas que podem afetar a dentição permanente. O autor concluiu em sua revisão de literatura que a perda precoce dos incisivos superiores decíduos, não causa perda de espaço, somente quando ocorre antes da erupção do canino decíduo, e as alterações fonéticas podem sofrer um efeito de maturação. Schnnider et al (2004), realizaram uma revisão de literatura com o objetivo de discutir a reabilitação estética em dentes decíduos, possibilitando um tratamento específico para cada caso. Segundo os autores, a perda precoce de dentes decíduos podem levar a preocupantes problemas para a criança, como a perda da eficiência mastigatória, desvio no padrão da deglutição, disturbios fonéticos, instalação de hábitos indesejáveis, perda de espaço e também como consequência o desequilíbrio oclusal, além de comprometimento estético, com prejuízo no desenvolvimento emocional e psicológico da criança. De acordo com os autores, a odontopediatria deve fazer uso de suas técnicas restauradoras para conservar o dente na cavidade bucal, pois ele é o melhor mantenedor de espaço. Mas quando ocorre a perda precoce dos dentes anteriores da dentição decídua, está indicado o uso de mantenedor de espaço, fixo ou removível. Dominguez et al. (2004), diz em sua revisão de literatura que a reposição dentária dos incisivos centrais superiores é de suma importância para melhorar a fonética, a estética, a deglutição e, principalmente, para evitar a instalação de hábitos como a interposição lingual. Alenca et al.(2007), realizaram uma revisão de literatura, destacando aspectos relacionados a etiologia e alterações oclusais causadas pela perda precoce de dentes decíduos, e suas alterações comportamentais e as condutas para

12 12 o melhor tratamento. De acordo com os autores, a perda dental precoce está relacionada a traumatismos e lesões de cárie, sendo que a perda dental anterior, principalmente de incisivos, tem como principal etiologia o trauma acidental. É importante medidas para manutenção e reestabelecimento não só da função mastigatória, mas também da estética, fonética e dos aspectos psicológicos. Concluíram que é dever do odontopediatra, zelar pela integridade da dentição decídua frente a sua importância para o íntegro desenvolvimento da dentição permanente da criança. Cardoso (2015), também relatou em sua revisão as consequências da perda precoce de um dente decíduo, indicações e contraindicações dos mantenedores de espaço, face às diversas situações clínicas. Como metodologia, inicialmente a pesquisa foi limitada temporalmente aos últimos 10 anos, no entanto, a necessidade de obter mais informações nomeadamente a existente nos artigos clássicos, levou a alargar a busca, tendo recolhido 386 artigos dos quais foram utilizados 40. Constatou então que são várias as consequências que resultam das perdas prematuras em nível dos diferentes setores das arcadas dentárias. De acordo com a revisão, independentemente do tipo de dispositivo utilizado, um mantenedor de espaço não deve influenciar na fonética, mas, é fundamental que seja simples e de fácil higienização, favorecendo a reintegração da criança no meio social. Alguns autores descrevem que a perca precoce de dentes na primeira infância pode acarretar problemas como perca de espaço, instalação de hábitos bucais deletérios, interferências na função mastigatória, e saúde física da criança, no fator estético psicológico. Quando a perda de espaço na região anterior, alguns autores relatam que desde que haja erupção dos caninos decíduos, está perca não ocorrerá. Dependendo do número de dentes perdidos a função mastigatória sofre prejuízos, pois a criança se adapta e modifica sua dieta para alimentos pastosos, podendo desenvolver deglutição atípica.(costa et al,2014). Biancalana (1998), aponta o desenvolvimento de uma fala lenta ou alterada como justificativa para a utilização irrestrita de um mantenedor de espaço Antero superior, pois como muitos sons são feitos com a língua tocando a face palatina dos incisivos superiores, se estes dentes estiverem ausentes, pode se desenvolver uma fonética inapropriada para a criança.

13 13 Segundo Pereira et al. (2010), os mantenedores de espaço podem ser fixos ou removíveis; os mantenedores fixos são confeccionados em aço inoxidável e fixados aos dentes e os removíveis são confeccionados com resina acrílica, podendo ter um parafuso expansor, podendo ser periodicamente ajustado. A indicação depende alguns requisitos como quantidade de elementos dentários perdidos, tipo de oclusão, faixa etária do paciente. Pereira Miasato (2010), realizou uma revisão de literatura com o objetivo de apresentar os fundamentos da reposição protética dos elementos dentários perdidos, por meios de mantenedores de espaço estético-funcional e discutir a etiologia das perdas precoces dos dentes decíduos e suas consequências. Após constatar perda do dente, deve-se partir para exame clínico, radiográfico e análise de modelos para melhor conduta clínica, prevenindo então problemas estéticos, psicológicos e alterações funcionais como deglutição atípica, interposição lingual e distúrbios de fonação e articulação. Possuem várias indicações de uso, entretanto, a maioria dos autores defende que deve ser colocado o mais rápido possível, logo após ter ocorrido à perda do dente. Sendo por sua vez contraindicado quando não existe uma boa higiene oral por parte do paciente, e, portanto, o risco de cáries, inflamações e doença periodontal é alto. No entanto, os pais são responsáveis pelos seus filhos quando não existe uma boa higienização oral, por ainda não tem a capacidade e coordenação motora necessária para a realização de escovação e higienização com fio dental.

14 14 3. TIPOS DE PRÓTESE E A NECESSIDADE EM RECOMENDA LAS PARA CRIANÇAS. Quando as crianças perdem cedo os dentes decíduos, por trauma ou cárie, há necessidade da reabilitação estética e funcional, até que saia os dentes permanentes. Uma maneira mais prática da reabilitação dentária é através de próteses (WANDERLEY et al,1999). Objetivo do aparelho protético é devolver as necessidades básicas ao paciente, como a mastigação, estética, desenvolvimento da fala e desenvolvimento da autoestima (KOTSIOMITI el al,2000). Entre os tipos de próteses dentárias, as mais utilizadas são as próteses removíveis, prótese fixa e prótese total. Entre as vantagens de seu uso, existe a possibilidade de reabilitar simultaneamente os segmentos; instalar dispositivos que impeçam hábitos, como a grade palatina; a recuperação da dimensão vertical da oclusão, além do curto tempo de trabalho; fácil instalação e desinfecção (WANDERLEY et al,1999). As indicações para próteses removíveis são: perda prematura de molares deciduos e manutenção do espaço; quando o exame radiográfico revela que o intervalo entre a perda do dente e a erupção da permanente é maior que seis meses; perda de dentes decíduos e permanentes, como resultado de trauma; a ausência congênita dos dentes. A falta de conscientização das crianças e dos responsáveis pelas instruções sobre o uso e cuidado das próteses em geral é a limitação e principal contraindicação desses dispositivos. (WAGGONER,1996). Segundo Toledo e Otero (2005), as principais vantagens das próteses fixas estão ligadas à ausência de preparo cavitário nos dentes de apoio, à preservação das estruturas dentárias, bem como ao baixo custo, principalmente quando comparadas às próteses convencionais. As próteses fixas anteriores feita com o sistema de barra de tubo, pode ser totalmente acrílica (requer pouco desgaste no suporte dos dentes) ou aço com faceta acrílica. Um tipo de prótese fixa, indicado na ausência de dente decíduo, sendo incluído na prótese como elemento intermediário, foi proposto por Giuzio et al. (1994). As coroas e as próteses fixas, quando bem executadas, instaladas e controladas, apresentam excelentes desempenhos clínicos, funcionais e estéticos para a criança.em decorrência de cárie aguda generalizada em crianças, acabam tendo todos os seus dentes comprometidos. Às

15 15 vezes é impossível realizar qualquer tratamento conservador,por razões de ordem mastigatória, estética, fonética e emocional, pode ser necessário indicar a prótese total (WANDERLEY et al, 1999). Próteses totais também são indicadas no caso de ausência congênita de todos os dentes. (SANTANA, 2003).

16 16 4. IMPORTÂNCIA DOS PAIS NA HIGIENIZAÇÃO ORAL DAS CRIANÇAS. A valorização das técnicas familiar tem sido um papel fundamental para o entendimento de varias sociedades, o que também é observado na área de saúde com o objetivo de aumentar o entendimento sobre o processo saúde-doença das pessoas (COSTA,2004). Para entender esse processo, é importante conhecer a família, história, hábitos e seus costumes, aspectos que estão ligados à história do indivíduo, à sua cultura, seus mitos, suas crenças e seu conceito de saúde e de doença (SCAVUZZI et al,2008). Os pais e responsáveis não conhecem os aspectos relacionados ao início da dentição permanente, pois foi sempre necessário cair um dente decíduo para nascer um dente permanente, e ainda citaram a região anterior como local no qual irrompe o primeiro dente permanente. O que alerta para a necessidade de serem ensinadas ações que orientem aos cuidados com este período de transição entre as duas dentições, explicandosobre os primeiros dentes permanentes a irromper: os primeiros molares, são os quais surgem na região posterior, por volta dos 6 anos de idade e dão início à dentição mista, caracterizada pela presença de dentes permanentes e decíduos na cavidade bucal da criança (COSTA,2004). A Conscientização tem que começar com o pais desde o nascimento da criança, para que quando crescer não venha ter problemas mais graves. É de importância também as campanhas com os cirurgiões dentistas nas escolas de ensino infanti, para reforçar o que os pais ensinam em casa.

17 17 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS A odontopediatria busca uma evolução para a recente perda de dentes temporários, em decorrência da aparência, fala, fonação e desenvolvimento psicológico da criança. Implantes em crianças são após a análise profissional e planejamento cuidadoso, cada caso é tratado separadamente, a análise de todos os fatores envolvidos são: idade da criança, pode rozolise dente perdido, grau de estética que criança é o que é, grau em dificuldade de fonação, colaboração da criança e dos pais, interferência oclusal. Após a confirmação do uso da prótese, a escolha deve ser feita do tipo fixo ou removível, dependendo da colaboração da criança. Quando há perda de um dente decíduo, a opção é ir sem o dente e seguir apenas com o cirurgião-dentista o crescimento permanente do dente, ou a colocação de uma prótese. No entanto, quando usado durante o crescimento de dentes em erupção, implantes removíveis exigem ajustes periódicos. Além disso, esse tipo de tratamento depende da cooperação da criança, como discutido anteriormente. Nestes casos em que não há colaboração da criança ou quando o dispositivo causa desconforto, um tratamento alternativo é o uso de próteses fixas que respeitem o possível crescimento maxilar. Após a colocação da prótese, a recomendação aos pais evita que os alimentos duros não quebrem essa prótese e auxiliem na higiene, que é o processo chave para um tratamento efetivo. Como a criança não é coordenada para a higiene, é importante que os pais sejam considerados responsáveis, instruídos e treinados para isso. Além de promover higiene e higiene bucal, os pais devem sempre levar seu filho na consulta ambulatorial do dentista para analisar o crescimento dos dentes permanentes e manter a prótese, se necessário, analisar os autores descritos na revisão da literatura.. Ao longo dos anos, o conteúdo das próteses infantis fixas nos dentes temporários permanece o mesmo, no entanto, cada autor descreve sua importância e cuidado com os diferentes tipos de crianças e casos.

18 18 REFERÊNCIAS 1. BIANCALANA H, FERREIRA SLM, GUEDES PINTO AC. Prótese na clínica de odontopediatria. In: Guedes-Pinto AC. Odontopediatria clínica. São Paulo: Artes Médicas; p , BIJOOR RR, Kohli K. Contemporary maintenance for the pediatric. N Y State Dent J.71(2):32-5, BONECKER MJS, GUEDES-PINTO AC, WALTER LRF. Prevalência distribuição e grau de cárie dentária em crianças de 0 a 36 meses de idade. Rev. Assoc Paul Cir Dent. 51:535-40, CITRON CI. Esthetics in pediatric dentistry. NY S tate Dent J. 1995; 6: 30-3DENARI W, Correa D. Prótese parcial anterior pelo sistema tubo-barra. Ver Rev. Assoc. Paul. Cir. Dent.; v nov/dez.; 49, n.(6):, p , Nov/dez., COSTA ICC. O paradigma da promoção da saúde e sua interface com a saúde bucal. In: Oliveira AGRC, Ferreira MAF, Lima KC. (Org.). Saúde bucal coletiva: conhecer para atuar. Natal: EDUFRN; p , FERREIRA SLM, BIANCALANA H, GUEDES-PINTO AC. Reabilitação bucal em Odontopedriatria. São Paulo: Santos;, GIUZIO MC, FERRAZ LM, FERREIRA SLM, VEDOVATO E. Prótese fixa anterior em cant-lever na clínica de odontopediatria. Rev Odontoped. 3(2):83-9, GUEDES-PINTO AC. Odontopediatria. 6. Ed. São Paulo: Santos; KOTSIOMITI E, ARAPOSTATHIS K, KAPARI A, KONSTANTINIDIS A. Removable prosthodontics treatment for the primary and mixed dentition. J Clin Pediatr Dent. 24(2):83-9, LAING E, ASHLEY P, NAINI FB, GILL DS. Space maintenance. Iternational Journal of Paediatric DentistryInt Jpaediatr Dent. 19: , MARGOLIS FS. The esthetic space maintainer. Compend cont Educ Dent., v.2001 Nov.;22, n.(11):, p.911-4, Nov ORSI IA, FARIA JFR, BOLSONI I, FREITAS AC, GATTI P. The use of resinbonded denture to replace primary incisors: case report. Pediatr dden., v Jan/Feb.;21, n.(1):, p.64-6, Jan/Feb PEREIRA L,MIASATO JM. Mantenedor de Espaço Estético-funcional em Odontopediatria. Rev Odonto Univ Cid São Paulo. 22(2):154-65, SANTANNA GR, GUARÉ RO CRMD, GUEDES-PINTO AC. Primary anterior tooth replacent with a fixed prothesis using a preciosion connection system: a case report. Quintessence int. apr.; v. 33, n.(4):, p.303-8, Apr

19 SANTANA TD. Contribuição ao estudo das técnicas de confecção de prótese total em crianças: proposição de um protocolo para pacientes com displasia ectodérmica hereditária. (Dissertação de Mestrado). Belo Horizonte: Faculdade de Odontologia da PUCMG; SCAVUZZI AIF, NOGUEIRA PM, LAPORTE ME,CASTRO ALVES AC. Avaliação dos conhecimentos e práticas em saúde bucal de gestantes atendidas no setor público e privado, em Feira de Santana, Bahia, Brasil. Pesq Bras Odontoped Clin Integr. 8(1):39-45, TOLEDO OA, OTERO SAM. Prótese dentária em odontopediatria. In: Toledo OA. Odontopediatria Fundamentos para a prática clínica. 3ª ed. São Paulo: Premier; p , WANDERLEY MT, TRINDADE CP, CORREA MSNP. Recursos protéticos em odontopediatria. In: Correa MSNP. Odontopediatria na Primeira Infância. São Paulo: Liv. Santos Ed.; p , WANDERLEY, M. T.; TRINDADE, C. P.; CORRÊA, M. TRINDADE, C. P.; CORRÊA, M. S. N. P. Reabilitação protética em Odontopediatria. In: CORRÊA, M. S. N. P. Odontopediatria na primeira infância. 2. ed. São Paulo: Liv. Santos, p , WAGGONER WF. Odontologia restauradora para a dentição decídua. In: Pinkham Jr. Odontopediatria: Da Infância à Adolescência. 2ª ed. Trad. de Cássia Cibele Dezan. São Paulo: Artes Médicas; p ,1996.

Módulo Opcional de Aprendizagem

Módulo Opcional de Aprendizagem Anexo 09 FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA 1. Identificação Módulo Opcional

Leia mais

F_LE C_NTE S_RRIA B_IJE

F_LE C_NTE S_RRIA B_IJE F_LE C_NTE S_RRIA B_IJE UM IMPLANTE. UM DIA. UM SORRISO COMPLETO. RECUPERA A TUA VIDA EM SÓ UM DIA Há uma nova forma de voltar a sorrir. Um implante, um dia um sorriso completo. Os implantes dentários

Leia mais

Reabilitação estética em dentes decíduos anteriores com destruições extensas. Professora Marcia T. Wanderley Tutora Juliana S.

Reabilitação estética em dentes decíduos anteriores com destruições extensas. Professora Marcia T. Wanderley Tutora Juliana S. Reabilitação estética em dentes decíduos anteriores com destruições extensas Professora Marcia T. Wanderley Tutora Juliana S. Kimura S Conteúdos abordados S Recursos Pino de fibra de vidro Matriz de acetato

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL. Ficha da Subfunção/Componente Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL. Ficha da Subfunção/Componente Curricular UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL Ficha da Subfunção/Componente Curricular FUNÇÃO: Proteção e Prevenção SUBFUNÇÃO OU COMPONENTE CURRICULAR : Prevenção

Leia mais

EXAME CLÍNICO, DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO

EXAME CLÍNICO, DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DISCIPLINA DE ODONTOPEDIATRIA EXAME CLÍNICO, DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO Ana Estela Haddad Maria Salete Nahás Pires Correa EXAME CLÍNICO, DIAGNÓSTICO

Leia mais

USO DE MANTENEDOR DE ESPAÇO FIXO NÃO FUNCIONAL EM DENTIÇÃO DECÍDUA RELATO DE CASO

USO DE MANTENEDOR DE ESPAÇO FIXO NÃO FUNCIONAL EM DENTIÇÃO DECÍDUA RELATO DE CASO USO DE MANTENEDOR DE ESPAÇO FIXO NÃO FUNCIONAL EM DENTIÇÃO DECÍDUA RELATO DE CASO WITTI, Daiane 1 ARMENIO, Ricardo Villela 2 COSTA, Mariana Machado Teixeira de Moraes 3 GARRASTAZU, Marta Diogo 4 Resumo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO CÓDIGO SAU439 COMPONENTE CURRICULAR E.I. XXIII - ODONTOLOGIA PEDIÁTRICA II CH 180 ATIVIDADE PEDAGÓGICA Teórica

Leia mais

Mantenedores de Espaço e sua Aplicação Clínica

Mantenedores de Espaço e sua Aplicação Clínica REVISÃO DA LITERATURA Mantenedores de Espaço e sua Aplicação Clínica Guidelines on the Use of Space Maintainers Renato Rodrigues de ALMEIDA* Renata Rodrigues de ALMEIDA-PEDRIN** Marcio Rodrigues de ALMEIDA***

Leia mais

IMPLANTES DENTÁRIOS P R O D U Z I D O P O R : O D O N T O M E L O

IMPLANTES DENTÁRIOS P R O D U Z I D O P O R : O D O N T O M E L O IMPLANTES DENTÁRIOS P R O D U Z I D O P O R : O D O N T O M E L O IMPLANTES O que são implantes dentários? Por Edina Melo Imagem. google sem direitos autorais. Os implantes são pequenos pinos de metal

Leia mais

Odontopediatras e Médicos Pediatras: os benefícios dessa Integração

Odontopediatras e Médicos Pediatras: os benefícios dessa Integração Odontopediatras e Médicos Pediatras: os benefícios dessa Integração Author : Dra. Juliana Kuboyama Categories : Odontopediatria Date : 29 de novembro de 2017 Compartilhe conhecimento! 116 Shares Descubra

Leia mais

EBOOK ODONTOPEDIATRIA

EBOOK ODONTOPEDIATRIA EBOOK ODONTOPEDIATRIA A odontopediatria é área da odontologia que estuda e trata da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes. O odontopediatra tem a importante função de acompanhar o desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE TIRADENTES CURSO DE ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE TIRADENTES CURSO DE ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE TIRADENTES CURSO DE ODONTOLOGIA USO DE MANTENEDORES DE ESPAÇO NA REGIÃO ANTERIOR E SUA RELAÇÃO COM A PREVENÇÃO DE HÁBITOS DELETÉRIOS A.c: José Ricardo Ferreira Bispo Filho Aracaju/SE JUNHO/2015

Leia mais

TRATAMENTO DE MORDIDA CRUZADA ANTERIOR: RELATO DE CASO CLÍNICO

TRATAMENTO DE MORDIDA CRUZADA ANTERIOR: RELATO DE CASO CLÍNICO TRATAMENTO DE MORDIDA CRUZADA ANTERIOR: RELATO DE CASO CLÍNICO Autor apresentador : Islana Cléia Carvalho VIEIRA¹ Autor: Thatiana Fernandes SANTOS¹ Autor: Milena CARVALHO Autor: Anne Maria Guimarães LESSA

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL

INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DAS ALTERAÇÕES DA COROA DENTAL Na imagem radiográfica de um dente íntegro todas as partes são facilmente identificáveis, pois já conhecemos a escala de radiopacidade. Agora começamos

Leia mais

- ORTODONTIA - O que é Ortodontia?

- ORTODONTIA - O que é Ortodontia? - ORTODONTIA - O que é Ortodontia? Ortodontia é a especialidade da odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decídua (de leite), mista e permanente

Leia mais

CURSOS ICMDS ODONTOPEDIATRIA

CURSOS ICMDS ODONTOPEDIATRIA CURSOS ICMDS ODONTOPEDIATRIA OBJECTIVOS Este curso destina-se a oferecer conhecimentos científicos actualizados no que se refere aos principais assuntos do dia-a-dia da Odontopediatria. Todos os professores

Leia mais

MORDIDAS CRUZADAS. Etiologia

MORDIDAS CRUZADAS. Etiologia MORDIDAS CRUZADAS Mordida Cruzada é uma alteração da oclusão dentária normal, no sentido ântero-posterior para os dentes anteriores, ou no sentido transversal para os dentes posteriores. Etiologia Baseia-se

Leia mais

OVERDENTURES COMO PRIMEIRA ESCOLHA PARA INDIVÍDUOS DESDENTADOS: UM ESTUDO DE CASO. Francisca Layane de Almeida Oliveira¹; Maurício Pompeu Cariello²

OVERDENTURES COMO PRIMEIRA ESCOLHA PARA INDIVÍDUOS DESDENTADOS: UM ESTUDO DE CASO. Francisca Layane de Almeida Oliveira¹; Maurício Pompeu Cariello² OVERDENTURES COMO PRIMEIRA ESCOLHA PARA INDIVÍDUOS DESDENTADOS: UM ESTUDO DE CASO Francisca Layane de Almeida Oliveira¹; Maurício Pompeu Cariello² 1 Discente do Curso de Odontologia do Centro Universitário

Leia mais

Carie dentaria entre crianças de creches publicas na faixa etária de 0 a 5 anos

Carie dentaria entre crianças de creches publicas na faixa etária de 0 a 5 anos 0 Junia Cláudia de Lima Carie dentaria entre crianças de creches publicas na faixa etária de 0 a 5 anos Monografia apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Minas

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA

PROGRAMA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA PROGRAMA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA OBJETIVO: Preparar cirurgiões dentistas clínicos para o atendimento ortodôntico dentro de uma técnica moderna, completa e mundialmente reconhecida. O programa

Leia mais

Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada ISSN: Universidade Federal da Paraíba Brasil

Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada ISSN: Universidade Federal da Paraíba Brasil Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada ISSN: 1519-0501 apesb@terra.com.br Universidade Federal da Paraíba Brasil Cardoso, Luciana; Zembruski, Cíntia; Sartori Casarin Fernandes, Daniela;

Leia mais

O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes.

O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes. A Clínica O CIOF é uma clínica de odontologia especializada que há mais de 13 anos é comprometida com saúde bucal e o bem estar de seus clientes. Localizada nas cidades de Fortaleza, Itapipoca e Pentecoste,

Leia mais

Perda precoce de molares decíduos em crianças atendidas na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia

Perda precoce de molares decíduos em crianças atendidas na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia Artigo Original / Original Article Perda precoce de molares decíduos em crianças atendidas na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia Early loss of deciduous molars in children assisted

Leia mais

PLACAS ATIVAS PLACA DE HAWLEY COM MOLA

PLACAS ATIVAS PLACA DE HAWLEY COM MOLA PLCS TIVS 02 CPÍTULO PLC DE HWLEY COM MOL placa de Hawley é um aparelho removível muito utilizado em Ortodontia. É usado também após a finalização da Ortodontia corretiva com a finalidade de manter a estabilidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL. Ficha da Subfunção/Componente Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL. Ficha da Subfunção/Componente Curricular UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL Ficha da Subfunção/Componente Curricular FUNÇÃO: Proteção e Prevenção SUBFUNÇÃO OU COMPONENTE CURRICULAR : Prevenção

Leia mais

CARGA HORÁRIA 103,50 Horas - (71,50 Horas teóricas + 32 horas práticas Estágio Clínico Observacional)

CARGA HORÁRIA 103,50 Horas - (71,50 Horas teóricas + 32 horas práticas Estágio Clínico Observacional) 1/5 Formação de Auxiliares de Clínica Dentária De 2017-09-16 a 2018-02-03 Lisboa http://www.maloeducation.com/pt/default.aspx Organização: MALO CLINIC Education Componente prática: SINOPSE O curso destina-se

Leia mais

ANDRESSA CASTRO GUERRA PREVALÊNCIA DA PERDA PRECOCE DE PRIMEIROS MOLARES PERMANENTES

ANDRESSA CASTRO GUERRA PREVALÊNCIA DA PERDA PRECOCE DE PRIMEIROS MOLARES PERMANENTES ANDRESSA CASTRO GUERRA PREVALÊNCIA DA PERDA PRECOCE DE PRIMEIROS MOLARES PERMANENTES PORTO VELHO/RO MAIO/2015 ANDRESSA CASTRO GUERRA PREVALÊNCIA DA PERDA PRECOCE DE PRIMEIROS MOLARES PERMANENTES Trabalho

Leia mais

28 E 29 DE OUTUBRO DE 2016 TEATRO EROTIDES DE CAMPOS - PIRACICABA SP

28 E 29 DE OUTUBRO DE 2016 TEATRO EROTIDES DE CAMPOS - PIRACICABA SP 28 E 29 DE OUTUBRO DE 2016 TEATRO EROTIDES DE CAMPOS - PIRACICABA SP Sinopse do Evento A odontologia restauradora atual está vivendo uma era nobre. Com a evolução dos sistemas cerâmicos e a confirmação

Leia mais

FORMAÇÃO DE AUXILIARES DE CLÍNICA DENTÁRIA

FORMAÇÃO DE AUXILIARES DE CLÍNICA DENTÁRIA FORMAÇÃO DE AUXILIARES DE CLÍNICA DENTÁRIA Lecionado pela Equipa Clínica da MALO CLINIC SINOPSE O curso destina-se a todos os que estejam interessados na área da Medicina Dentária e que pretendam vir a

Leia mais

Implicações da perda precoce em odontopediatria

Implicações da perda precoce em odontopediatria Implicações da perda precoce em odontopediatria Implications of early loss in pediatric dentistry Implicaciones de la pérdida precoz en odontopediatría Mariana Lemos Nóbrega 1, Carla Cristina Neves Barbosa

Leia mais

Overlays oclusais posteriores e facetas anteriores na reabilitação da DVO perdida: método direto-indireto

Overlays oclusais posteriores e facetas anteriores na reabilitação da DVO perdida: método direto-indireto www.kulzer.com.br Charisma Diamond. Daniel Cassiolato Saúde bucal nas melhores mãos. Resumo: Relato de caso clínico Paciente E.T.C. sexo feminino de 64 anos indicada para tratamento reabilitador, relata

Leia mais

Manutenção de Espaço na Dentadura Decídua Relato de Caso Clínico

Manutenção de Espaço na Dentadura Decídua Relato de Caso Clínico Page47 ISSN 2177-5273 Braz J Health, ; 1: 47-53 Manutenção de Espaço na Dentadura Decídua Relato de Caso Clínico Space Maintenance On Deciduous Dentition A Case Report Erika Susana Rodrigues de Sousa,

Leia mais

Sequência clínica em reabilitação oral. Clinical protocol in oral rehabilitation

Sequência clínica em reabilitação oral. Clinical protocol in oral rehabilitation Coluna do Aloísio Aloísio Oro Spazzin 1 Carlos Breitenbach Scherer 2 Jader Sebben 3 Rodrigo Alessandretti 4 Sequência clínica em reabilitação oral Clinical protocol in oral rehabilitation Resumo O objetivo

Leia mais

gustavo cosenza botelho nogueira mauro luiz matheus

gustavo cosenza botelho nogueira mauro luiz matheus gustavo cosenza botelho nogueira mauro luiz matheus 2006 ÍNDICE Grampos de Retenção...3 Confecção do Grampo Adams...4 Acrilização...7 Hawley...8 Hawley Modificado...9 Expansor Móvel...10 Grade Móvel...11

Leia mais

RESTAURAÇÕES INDIRETAS: UMA ALTERNATIVA NA CLÍNICA ODONTOPEDIÁTRICA INDIRECT RESTORATIONS: AN ALTERNATIVE IN PEDIATRIC DENTISTRY

RESTAURAÇÕES INDIRETAS: UMA ALTERNATIVA NA CLÍNICA ODONTOPEDIÁTRICA INDIRECT RESTORATIONS: AN ALTERNATIVE IN PEDIATRIC DENTISTRY CDD: 617.69 RESTAURAÇÕES INDIRETAS: UMA ALTERNATIVA NA CLÍNICA ODONTOPEDIÁTRICA INDIRECT RESTORATIONS: AN ALTERNATIVE IN PEDIATRIC DENTISTRY Alessandro Leite Cavalcanti 1 1 Universidade Estadual da Paraíba

Leia mais

Manual Snap On Smile Página 1

Manual Snap On Smile Página 1 Manual Snap On Smile Página 1 SnapOn Smile redefine o conceito de provisórios. O Snap On Smile não é invasivo, é fácil de usar e seu paciente vai adorar. Chega de procedimentos complicados que requerem

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Como cuidar do sorriso de seus filhos

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Como cuidar do sorriso de seus filhos ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Como cuidar do sorriso de seus filhos A criança que aprende a tratar dos dentes (e da boca) desde cedo, vai manter este hábito por toda a vida. Para fazer o jovem levar

Leia mais

1) grade fixa 2) arco palatino 3) banda 4) solda para unir a banda ao arco FIGURA 1 FIGURA 2

1) grade fixa 2) arco palatino 3) banda 4) solda para unir a banda ao arco FIGURA 1 FIGURA 2 Série Aparelhos Ortodônticos GRADE PALATINA GRADE PALATINA A grande preocupação atual em identificar-se as características de uma má oclusão nos sentidos transversal e vertical, deve-se ao fato de que

Leia mais

REABILITAÇÃO ORAL EM PACIENTES IDOSOS: REVISÃO DE LITERATURA

REABILITAÇÃO ORAL EM PACIENTES IDOSOS: REVISÃO DE LITERATURA REABILITAÇÃO ORAL EM PACIENTES IDOSOS: REVISÃO DE LITERATURA Ellen Cordeiro Costa (1); Renata Guimarães Alves (2); José de Alencar Fernandes Neto (3); Maria Helena Chaves de Vasconcelos Catão (4) (1) Graduanda

Leia mais

Resumo do contrato. Tudo sobre o seu plano de um jeito simples, rápido e claro.

Resumo do contrato. Tudo sobre o seu plano de um jeito simples, rápido e claro. Resumo do contrato Tudo sobre o seu plano de um jeito simples, rápido e claro. Dental WIN ORTO Contratação: Individual Familiar Segmentação assistencial: Exclusivamente odontológica. Área geográfica de

Leia mais

Mestrado Integrado em Medicina Dentária. Instituto Universitário de Ciências da Saúde

Mestrado Integrado em Medicina Dentária. Instituto Universitário de Ciências da Saúde Mestrado Integrado em Medicina Dentária Instituto Universitário de Ciências da Saúde Eu, Ana Amelia Fernández Sampaio, estudante do Curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária do Instituto Universitário

Leia mais

BITE BLOCK. Série Aparelhos Ortodônticos. A mordida aberta é uma má oclusão que preocupa o ortodontista desde os primórdios

BITE BLOCK. Série Aparelhos Ortodônticos. A mordida aberta é uma má oclusão que preocupa o ortodontista desde os primórdios Série Aparelhos Ortodônticos BITE BLOCK A mordida aberta é uma má oclusão que preocupa o ortodontista desde os primórdios da ortodontia. Persiste uma preocupação, não só quanto ao diagnóstico e planificação

Leia mais

Restaurações em dentes anteriores traumatizados - Relato de um caso Apolônias do Bem

Restaurações em dentes anteriores traumatizados - Relato de um caso Apolônias do Bem www.kulzer.com.br Charisma Classic / Charisma Diamond / GLUMA 2Bond Restaurações em dentes anteriores traumatizados. Waleska Marin Bessa Trinkenreich Saúde bucal nas melhores mãos. Resumo: A valorização

Leia mais

TÍTULO AUTORES: INSTITUIÇÃO ÁREA TEMÁTICA OBJETIVOS Objetivo Geral: Objetivos Específicos:

TÍTULO AUTORES: INSTITUIÇÃO ÁREA TEMÁTICA OBJETIVOS Objetivo Geral: Objetivos Específicos: TÍTULO:PROJETO ASSISTÊNCIA À SAÚDE BUCAL NA TERCEIRA IDADE AUTORES: Profª Grácia Maria Salles Maciel Koerich - graciakoerich@uol.com.br Ac. Adriano Marcos Rodrigues Ac. Luiz Fernando Michels T.A. Sergio

Leia mais

PISTAS DIRETAS PLANAS MÉTODO SIMPLES E EFICAZ NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO PRECOCE DAS MALOCLUSÕES E DAS ASSIMETRIAS FACIAIS

PISTAS DIRETAS PLANAS MÉTODO SIMPLES E EFICAZ NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO PRECOCE DAS MALOCLUSÕES E DAS ASSIMETRIAS FACIAIS PISTAS DIRETAS PLANAS MÉTODO SIMPLES E EFICAZ NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO PRECOCE DAS MALOCLUSÕES E DAS ASSIMETRIAS FACIAIS A indicação de tratamento precoce das maloclusões tem aumentado muito com o passar

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS VI JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA (JOAO) PAINEIS ÁREA 1: DENTÍSTICA, PRÓTESE DENTÁRIA E DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS VI JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA (JOAO) PAINEIS ÁREA 1: DENTÍSTICA, PRÓTESE DENTÁRIA E DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS VI JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA (JOAO) PAINEIS ÁREA 1: DENTÍSTICA, PRÓTESE DENTÁRIA E DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR P1-001 FECHAMENTO DE DIASTEMA E RECONTORNO DA CURVATURA

Leia mais

COLEÇÃO MANUAIS DA ODONTOLOGIA

COLEÇÃO MANUAIS DA ODONTOLOGIA COLEÇÃO MANUAIS DA ODONTOLOGIA Características normais da oclusão na dentadura decídua CAPÍTULO 2 O que você irá ver neste capítulo: Alessandra Castro Alves Tatiana Kelly da Silva Fidalgo Introdução Análise

Leia mais

- ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular

- ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Odontologia Extensão Universitária - ADITEME - Atendimento Especial de Pacientes com Disfunção da Articulação Temporomandibular Conceitos Restauradores de Oclusão:

Leia mais

Atualmente, os conceitos de prevenção e de preservação das estruturas dentais sadias

Atualmente, os conceitos de prevenção e de preservação das estruturas dentais sadias Odontologia TCC em Re-vista 2010 107 FIOD JÚNIOR, João Alexandre 15. Avaliação da temperatura e da capacidade de corte da ponta diamantada CVDENTUS, aplicada com diferentes potências de ultrassom, após

Leia mais

OMS ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE

OMS ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE ONU Ancoragem Zigomática REABILITAÇÃO EM MAXILAS ATRÓFICAS Marcelo da Rocha BRASIL 2000 => 25 milhões de edêntulos (15%) 2025 => 33 milhões de habitantes com mais de 65 anos OMS ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS e BIOLOGIA ORAL. Prof. Paulo F. Cesar GLOSSÁRIO ODONTOLÓGICO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS e BIOLOGIA ORAL. Prof. Paulo F. Cesar GLOSSÁRIO ODONTOLÓGICO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DEPARTAMENTO DE BIOMATERIAIS e BIOLOGIA ORAL Prof. Paulo F. Cesar GLOSSÁRIO ODONTOLÓGICO 1 Dente Composição do Dente Esmalte Complexo dentino pulpar Cemento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL. Ficha da Subfunção/Componente Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL. Ficha da Subfunção/Componente Curricular UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO EM SAÚDE BUCAL Ficha da Subfunção/Componente Curricular FUNÇÃO: Proteção e Prevenção SUBFUNÇÃO OU COMPONENTE CURRICULAR : Prevenção

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE SAÚDE BUCAL, CONDIÇÕES SOCIODEMOGRÁFICAS E QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS E SEUS RESPONSÁVEIS REVISÃO DE LITERATURA

RELAÇÃO ENTRE SAÚDE BUCAL, CONDIÇÕES SOCIODEMOGRÁFICAS E QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS E SEUS RESPONSÁVEIS REVISÃO DE LITERATURA RELAÇÃO ENTRE SAÚDE BUCAL, CONDIÇÕES SOCIODEMOGRÁFICAS E QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS E SEUS RESPONSÁVEIS REVISÃO DE LITERATURA Álisson Thiago Lima 1* ; Andreza Cristina de Lima Targino Massoni 2 1 Graduando

Leia mais

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE Data: 14 à 18 de setembro de 2015 Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente todas as suas possibilidades. Importância das diversas técnicas de preparo

Leia mais

CURSOS ICMDS PROSTODONTIA

CURSOS ICMDS PROSTODONTIA CURSOS ICMDS PROSTODONTIA OBJECTIVOS Aprimorar a prática clínica dos profissionais que praticam Prostodontia no seu dia-a-dia e buscam a exelência no planeamento Estético, Mock up, Metal Free, nos Preparos

Leia mais

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES DATA à definir Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente todas as suas possibilidades.

Leia mais

OBJETIVO: Programa social cuja função é oferecer informação e assistência em saúde bucal para o trabalhador.

OBJETIVO: Programa social cuja função é oferecer informação e assistência em saúde bucal para o trabalhador. OBJETIVO: Programa social cuja função é oferecer informação e assistência em saúde bucal para o trabalhador. JUSTIFICATIVA: O acesso ao serviço de saúde bucal na rede privada ainda é considerado complexo

Leia mais

SAÚDE BUCAL. Cuidados Problemas Tratamento Dicas

SAÚDE BUCAL. Cuidados Problemas Tratamento Dicas SAÚDE BUCAL Cuidados Problemas Tratamento Dicas A saúde começa pela boca A saúde literalmente começa pela boca. Seja pelo alimento que comemos ou pela forma que cuidamos da higiene bucal. A falta de atenção

Leia mais

O USO DE PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL PROVISÓRIA DO TIPO OVERLAY NAS REABILITAÇÕES ORAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

O USO DE PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL PROVISÓRIA DO TIPO OVERLAY NAS REABILITAÇÕES ORAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA O USO DE PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL PROVISÓRIA DO TIPO OVERLAY NAS REABILITAÇÕES ORAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA Arthur Antonio Santana (1); Alcione Barbosa Lira de Farias (1); Ana Priscila Lira de Farias

Leia mais

CIMENTOS PROVISÓRIOS EM PRÓTESE FIXA: QUAL ESCOLHER? UMA REVISÃO DA LITERATURA. RESUMO

CIMENTOS PROVISÓRIOS EM PRÓTESE FIXA: QUAL ESCOLHER? UMA REVISÃO DA LITERATURA.   RESUMO CIMENTOS PROVISÓRIOS EM PRÓTESE FIXA: QUAL ESCOLHER? UMA REVISÃO DA LITERATURA Fabricio Bezerra da Silva 1 ; Nayra Evellyn Cavalcante Nobre 1 ; Francisca Mariane de Souza Costa 1 ; Humberto Feitosa Wanderley;

Leia mais

A PREVALÊNCIA DE CÁRIE DENTÁRIA EM ADOLESCENTES DE 12 ANOS NO BRASIL

A PREVALÊNCIA DE CÁRIE DENTÁRIA EM ADOLESCENTES DE 12 ANOS NO BRASIL A PREVALÊNCIA DE CÁRIE DENTÁRIA EM ADOLESCENTES DE 12 ANOS NO BRASIL Heron Teixeira Lima¹; Ana Beatriz Guedes Quirino¹; Maikon Nogueira Lima¹; Zila Daniere Dutra dos Santos¹; Sofia Vasconcelos Carneiro²;

Leia mais

Reabilitação oral: estética e função

Reabilitação oral: estética e função www.kulzer.com.br Caso Clínico Variotime / Optosil / Xantopren / Dente Classic. Frederico Goyatá Saúde bucal nas melhores mãos. Resumo: As reabilitações orais com as próteses totais removíveis contribuem

Leia mais

AGENESIA DO SEGUNDO PRÉ-MOLAR INFERIOR: AVALIAÇÃO OCLUSAL E RADICULAR DO CORRESPONDENTE DECÍDUO

AGENESIA DO SEGUNDO PRÉ-MOLAR INFERIOR: AVALIAÇÃO OCLUSAL E RADICULAR DO CORRESPONDENTE DECÍDUO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE NORTE DISSERTAÇÃO PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM ORTODONTIA AGENESIA DO SEGUNDO PRÉ-MOLAR INFERIOR: AVALIAÇÃO OCLUSAL E RADICULAR DO CORRESPONDENTE DECÍDUO Ana

Leia mais

A MARCA DO SEU IMPLANTE DENTÁRIO FAZ TODA A DIFERENÇA

A MARCA DO SEU IMPLANTE DENTÁRIO FAZ TODA A DIFERENÇA GUIA DO PACIENTE A MARCA DO SEU IMPLANTE DENTÁRIO FAZ TODA A DIFERENÇA A MARCA DE IMPLANTES DENTÁRIOS MAIS UTILIZADA PELOS DENTISTAS NO BRASIL SORRIR COM TRANQUILIDADE É QUALIDADE DE VIDA. Falar em viver

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O SISTEMA CAD/CAM

PLANEJAMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O SISTEMA CAD/CAM PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O Data: 12 a 16 de março de 2018 Atualmente existe uma forte tendência no mercado mundial sobre os Sistemas CAD/CAM. A proposta deste programa é brindar-lhes com toda a informação

Leia mais

Implantes. dentários.... A con ança que você precisa.

Implantes. dentários.... A con ança que você precisa. Implantes dentários....................................... A con ança que você precisa. E-Book Implantes Dentários Este guia foi criado para que você conheça um pouco mais sobre o tratamento com implantes

Leia mais

OBJETIVOS. Promoção à Saúde Bucal de Adolescentes carentes, inscritos no Programa do Adolescente-Florianópolis.

OBJETIVOS. Promoção à Saúde Bucal de Adolescentes carentes, inscritos no Programa do Adolescente-Florianópolis. TÍTULO:PROJETO ATENÇÃO À SAÚDE BUCAL DO ADOLESCENTE AUTORES: Profa. Grácia Maria Salles Maciel Koerich - graciakoerich@uol.com.br Ac. Márcia Regina da Silveira Ac. Liliam Mendes Coelho T.A. Vânia Regina

Leia mais

Motivo do atendimento odontológico na primeira infância

Motivo do atendimento odontológico na primeira infância Motivo do atendimento odontológico na primeira infância Daniela S. Casarin Fernandes Guirian Valesa Klein Alessandra de Oliveira Lippert Natália Girardi de Medeiros Rosimara Port de Oliveira RESUMO Preocupado

Leia mais

INSTRUÇÕES DE PROCESSAMENTO

INSTRUÇÕES DE PROCESSAMENTO INSTRUÇÕES DE PROCESSAMENTO Cores SR Vivodent S PE: 11 Cores PE (01, 1A, 2A, 1C, 2B, 1D, 1E, 2C, 3A, 3E, 4B. Seleção de cores As cores dos dentes são determinadas com a ajuda de uma escala de cores disponível

Leia mais

TRATAMENTO INTERCEPTATIVO DA MORDIDA ABERTA ANTERIOR E MORDIDA CRUZADA POSTERIOR: RELATO DE CASO CLÍNICO

TRATAMENTO INTERCEPTATIVO DA MORDIDA ABERTA ANTERIOR E MORDIDA CRUZADA POSTERIOR: RELATO DE CASO CLÍNICO TRATAMENTO INTERCEPTATIVO DA MORDIDA ABERTA ANTERIOR E MORDIDA CRUZADA POSTERIOR: RELATO DE CASO CLÍNICO INTERCEPTATIVE TREATMENT OF THE ANTERIOR OPEN BITE AND POSTERIOR CROSSBITE: DESCRIPTION OF A CLINICAL

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO Disciplina de Dentística Operatória II PLANO DE AULA. Conceitos de Estética

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO Disciplina de Dentística Operatória II PLANO DE AULA. Conceitos de Estética UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO Disciplina de Dentística Operatória II PLANO DE AULA Conceitos de Estética Professor: Profa Dra Regina Guenka Palma Dibb Tempo de duração:

Leia mais

PERDA PRECOCE DE DENTES DECÍDUOS RELATO DE CASO CLÍNICO

PERDA PRECOCE DE DENTES DECÍDUOS RELATO DE CASO CLÍNICO Vol.29,n.2,pp.28-33 (Jan Mar 2017) Revista UNINGÁ Review PERDA PRECOCE DE DENTES DECÍDUOS RELATO DE CASO CLÍNICO PREMATURE LOSS OF DECIDUOUS TEETH: CLINICAL CASE REPORT CONRADO DE ALMEIDA GUIMARÃES¹, RENATA

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO CLÍNICA EM ODONTOPEDIATRIA

CURSO DE ATUALIZAÇÃO CLÍNICA EM ODONTOPEDIATRIA CURSO DE ATUALIZAÇÃO CLÍNICA EM ODONTOPEDIATRIA PLANO DE ENSINO Curso Teórico Laboratorial de Odontopediatria Ano 2016 Curso Mensal em 6 módulos Sexta-feira: 8:00hrs às 12:00hrs e 14:00hrs às 18:00hrs

Leia mais

Arcos, Fios e Molas. Variação de Arcos de Nitinol Variação de Arcos de Aço Diversos Fios em Vareta Variedade de Molas de Nitinol

Arcos, Fios e Molas. Variação de Arcos de Nitinol Variação de Arcos de Aço Diversos Fios em Vareta Variedade de Molas de Nitinol Arcos, Fios e Molas Variação de Arcos de Nitinol Variação de Arcos de Aço Diversos Fios em Vareta Variedade de Molas de Nitinol 38 Arcos de Nitinol Termo Ativado Este fio é ativado pelo calor da boca e

Leia mais

TABELA DE PROCEDIMENTOS E VALORES ODONTOLÓGICOS - CAASP REDE REFERENCIADA CAPITAL- 2017/2019

TABELA DE PROCEDIMENTOS E VALORES ODONTOLÓGICOS - CAASP REDE REFERENCIADA CAPITAL- 2017/2019 TABELA DE PROCEDIMENTOS E VALORES ODONTOLÓGICOS - CAASP REDE REFERENCIADA CAPITAL- 2017/2019 CÓDIGOS PROCEDIMENTOS Valor 1 - DIAGNOSTICO 1.01 Emergência R$ 1.02 Falta R$ 1.03 Avaliação Diagnóstica - Somente

Leia mais

APRESENTAÇÃO Painéis

APRESENTAÇÃO Painéis APRESENTAÇÃO Painéis - É imprescindível a apresentação do trabalho pelo autor e no horário estipulado. Caso o apresentador se ausente o certificado não será liberado por falta de avaliação; - O título

Leia mais

APLICAÇÃO CLÍNICA E LABORATORIAL DO SISTEMA CAD/CAM

APLICAÇÃO CLÍNICA E LABORATORIAL DO SISTEMA CAD/CAM APLICAÇÃO CLÍNICA E LABORATORIAL Data: 16 a 19 de junho de 2015 Atualmente existe uma forte tendência no mercado mundial sobre os Sistemas CAD/CAM. A proposta deste programa é brindar-lhes com toda a informação

Leia mais

INTRODUÇÃO A dentição permanente é formada por 32 dentes, sendo 16 na arcada superior, e 16 na arcada inferior. De acordo com a anatomia peculiar de c

INTRODUÇÃO A dentição permanente é formada por 32 dentes, sendo 16 na arcada superior, e 16 na arcada inferior. De acordo com a anatomia peculiar de c Original Article ESTUDO MORFOLÓGICO DAS FACES OCLUSAIS DOS SEGUNDOS PRÉ-MOLARES SUPERIORES EM HUMANOS MORFOLOGICAL STUDY OF OCLUSAL SURFACES FROM UPPER SECOND PRE-MOLARS IN HUMANS. Roberto BERNARDINO JÚNIOR*

Leia mais

PERFIL DO PACIENTE ATENDIDO NO PROJETO DE EXTENSÃO:

PERFIL DO PACIENTE ATENDIDO NO PROJETO DE EXTENSÃO: PERFIL DO PACIENTE ATENDIDO NO PROJETO DE EXTENSÃO: ERO - ENDODÔNTIA E REABILITAÇÃO ORAL: RECONSTRUÇÃO DE PROJETO DE VIDA DO PACIENTE COM NEOPLASIA DE CABEÇA E PESCOÇO *Aluno bolsista; ** Aluno Voluntário;

Leia mais

CLASSE IV. RESTAURAÇÕES EM DENTES ANTERIORES ( complexas) Lesões de cárie Fraturas (Trauma) CLASSE IV - Lesões Cariosas. CLASSE IV - Fraturas

CLASSE IV. RESTAURAÇÕES EM DENTES ANTERIORES ( complexas) Lesões de cárie Fraturas (Trauma) CLASSE IV - Lesões Cariosas. CLASSE IV - Fraturas RESTAURAÇÕES EM DENTES ANTERIORES ( complexas) CLASSE IV Lesões de cárie Fraturas (Trauma) CLASSE IV - Lesões Cariosas CLASSE IV - Lesões Cariosas Originam-se de amplas lesões de classe III que afetaram

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Redes de Atenção Materno-infantil; Saúde Bucal; Cuidado da criança.

PALAVRAS-CHAVE Redes de Atenção Materno-infantil; Saúde Bucal; Cuidado da criança. 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

GUIA PRÁTICO DE CUIDADO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA

GUIA PRÁTICO DE CUIDADO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA GUIA PRÁTICO DE CUIDADO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA Isabela Dantas Torres de Araújo; Grasiela Piuvezam; Vilani Medeiros de Araújo Nunes. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, isabeladta@gmail.com; gpiuvezam@yahoo.com.br;

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O SISTEMA CAD/CAM

PLANEJAMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O SISTEMA CAD/CAM PARA AS REABILTAÇÕES ORAIS COM O Data: 27 a 31 de março de 2017 Atualmente existe uma forte tendência no mercado mundial sobre os Sistemas CAD/CAM. A proposta deste programa é brindar-lhes com toda a informação

Leia mais

SUPERIORES DECiDUOS E DOS MOLARES DECiDUOS SOBRE 0 SISTEMA ESTOMATOGNATICO CONSEQÜENCIAS DA PERDA PRECOCE DOS INCISIVOS ANDRESA NOLLA DE MATOS

SUPERIORES DECiDUOS E DOS MOLARES DECiDUOS SOBRE 0 SISTEMA ESTOMATOGNATICO CONSEQÜENCIAS DA PERDA PRECOCE DOS INCISIVOS ANDRESA NOLLA DE MATOS ANDRESA NOLLA DE MATOS CONSEQÜENCIAS DA PERDA PRECOCE DOS INCISIVOS SUPERIORES DECiDUOS E DOS MOLARES DECiDUOS SOBRE 0 SISTEMA ESTOMATOGNATICO Trabalho de conclusão apresentado ao Curso de Especialização

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR FUNÇÃO: Recuperação / Reabilitação SUBFUNÇÃO OU COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

Atrasos na Erupção Dentária: o que os Causa e Como Proceder?

Atrasos na Erupção Dentária: o que os Causa e Como Proceder? Atrasos na Erupção Dentária: o que os Causa e Como Proceder? Author : Dra. Juliana Kuboyama Categories : Odontopediatria Date : 7 de Março de 2018 Compartilhe conhecimento! 84 Shares Descubra os principais

Leia mais

Inscrições na Coordenação de Odontologia da FIMCA:

Inscrições na Coordenação de Odontologia da FIMCA: Inscrições na Coordenação de Odontologia da FIMCA: Atendimento de segunda a sexta-feira de 8:00 às 12:00 e de 14:00 às 18:00. Valor da Inscrição: R$50,00 para alunos e ex-alunos FIMCA. R$80,00 para alunos

Leia mais

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO. Departamento ODT - Odontologia

UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO. Departamento ODT - Odontologia UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA PROGRAMA DE ENSINO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina ODT 7007 Prótese Total Pré-Clínica Departamento ODT - Odontologia

Leia mais

Sala 02 TEMA LIVRE Odontologia Social e Preventiva e Saúde Coletiva

Sala 02 TEMA LIVRE Odontologia Social e Preventiva e Saúde Coletiva Sala 01 Estomatologia, patologia e radiologia 08:00 15492 CONTAGEM DE AGNORS EM CÉLULAS EPITELIAIS DA MUCOSA ORAL DE USUÁRIOS DE CANNABIS SATIVA 08:30 15558 INCIDÊNCIA DAS PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES BUCAIS

Leia mais

MANUTENÇÃO DE ESPAÇO 1. INTRODUÇÃO

MANUTENÇÃO DE ESPAÇO 1. INTRODUÇÃO MANUTTENÇÃO DE ESPAÇO 1. INTRODUÇÃO A manutenção de espaço constitui uma das atividades de maior importância na prevenção das maloclusões. O objetivo da dentição decídua é manter o perímetro do arco para

Leia mais

Remodelação cosmética do sorriso com laminados cerâmicos devido a desgaste dentário patológico

Remodelação cosmética do sorriso com laminados cerâmicos devido a desgaste dentário patológico www.kulzer.com.br GLUMA 2Bond / Variotime Easy Putty e Variotime Light Flow Leonardo Fernandes da Cunha Gabriela Andrade Serpa Carla Castiglia Gonzaga Gisele Maria Correr Saúde bucal nas melhores mãos.

Leia mais

CURSO INTENSIVO CLINICO, CIRÚRGICO E LABORATORIAL PARA CIRURGIÕES DENTISTAS

CURSO INTENSIVO CLINICO, CIRÚRGICO E LABORATORIAL PARA CIRURGIÕES DENTISTAS CURSO INTENSIVO CLINICO, CIRÚRGICO E LABORATORIAL PARA CIRURGIÕES Dr. Dario Adolfi Dr. Gustavo Javier Vernazza Dr. Oswaldo Scopin de Andrade Dr. Paulo Fernando Mesquita de Carvalho Data: 02 a 06 de maio

Leia mais

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES

SIMPLES E EFICIENTES PROCEDIMENTOS PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE DENTES NATURAIS E IMPLANTES PARA AS REABILITAÇÕES ORAIS SOBRE Dr. Dario Adolfi Dr. Oswaldo Scopin de Andrade Dr. Maurício Adolfi Data: 8 a 12 de abril de 2013 OBJETIVOS: Saiba como planejar uma reabilitação total e mostrar ao paciente

Leia mais

Título do projeto: ESTUDO DA SAÚDE BUCAL DE PACIENTES COM SÍDROME DE PRADER-WILLI

Título do projeto: ESTUDO DA SAÚDE BUCAL DE PACIENTES COM SÍDROME DE PRADER-WILLI Área: (ODONTOLOGIA) Pesquisador responsável (ou coordenador do projeto do grupo): PROF. ALEXANDRE VIANA FRASCINO e-mail: prof.alexandreviana@usjt.br / alexandre.frascino@usp.br Outros docentes envolvidos

Leia mais

TABELA DE DESCONTOS. Anexo I. Procedimentos %

TABELA DE DESCONTOS. Anexo I. Procedimentos % Escritório Regional - MA Secretaria : Valéria Contato: 3303 5755 / 9 9618 5792 / 9 8235 1149 Email: sãoluis@vipcartao.com.br TABELA DE DESCONTOS Anexo I CARTÃO DESCONTO - MASTER * * Procedimentos % Descontos

Leia mais

de Odontologia da Universidade do Grande Rio UNIGRANRIO, Campus Duque de Caxias Rio de Janeiro e do Pró-Saúde/UNIGRANRIO.

de Odontologia da Universidade do Grande Rio UNIGRANRIO, Campus Duque de Caxias Rio de Janeiro e do Pró-Saúde/UNIGRANRIO. AVALIAÇÃO DA SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS Aline Bailão Nunes Alves Moraes¹; Amanda Roberta B. Juliasse da Silva¹; Camila Brandão Lobo¹; Marcella Moreira da Silva¹; Maria Eduarda

Leia mais

15. CONEX Resumo Expandido - ISSN PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS CARENTES EM PONTA GROSSA

15. CONEX Resumo Expandido - ISSN PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS CARENTES EM PONTA GROSSA 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO PROMOÇÃO E PREVENÇÃO

Leia mais