Atualmente, os conceitos de prevenção e de preservação das estruturas dentais sadias

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Atualmente, os conceitos de prevenção e de preservação das estruturas dentais sadias"

Transcrição

1 Odontologia

2

3 TCC em Re-vista FIOD JÚNIOR, João Alexandre 15. Avaliação da temperatura e da capacidade de corte da ponta diamantada CVDENTUS, aplicada com diferentes potências de ultrassom, após trinta ciclos de esterilização f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia), Franca- -SP. Orientador: Prof. a Dr. a Luciana Assirati Casemiro. Atualmente, os conceitos de prevenção e de preservação das estruturas dentais sadias têm mobilizado os pesquisadores no sentido do desenvolvimento de instrumentos mais precisos. Este trabalho avaliou a temperatura e a capacidade de corte da ponta diamantada CVDentUS, aplicada com diferentes potências de ultrassom, após trinta ciclos de esterilização. Foi utilizado o método gravimétrico para avaliação da perda de massa, que indicou a capacidade de corte das pontas avaliadas após a esterilização. A variação da temperatura também foi avaliada durante o experimento. Não houve variação significativa de perda de massa dos dentes artificiais ao término do experimento. A temperatura das pontas não foi alterada, permanecendo em 24,6 o C. Palavras-chave: ultrassom; eficiência de corte; esterilização. ARAÚJO, Taísa Reche de. Diabetes mellitus e o tratamento ortodôntico: revisão de literatura f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia), Franca-SP. Orientador: Prof. Dr. Ronaldo Antônio Leite. objetivo deste estudo foi revisar a literatura atual em busca de estudos que relatassem O a relação entre diabetes mellitus e o tratamento ortodôntico. Artigos dos tipos editoriais, cartas e comunicações foram excluídos desta revisão. Estudos que abordassem apenas cuidados de pacientes com diabetes mellitus, o uso de medicamentos e os efeitos do diabetes mellitus sobre proteínas morfogenéticas sem relacioná-los com ortodontia não foram incluídos. Artigos sobre apneia obstrutiva do sono também não foram incluídos. Foram incluídos artigos do tipo caso-controle, relato de caso e revisão de literatura. Foram encontrados 15 FIOD JÚNIOR, João Alexandre. Avaliação da temperatura e da capacidade de corte da ponta diamantada CVDENTUS, aplicada com diferentes potências de ultrassom, após trinta ciclos de esterilização. Indicado como o melhor trabalho no curso de Odontologia, no ano letivo de Recebeu o prêmio Dr. Clovis Eduardo Pinto Ludovice, instituído pela Resolução CONSUV nº 02/2000, o que possibilitou a continuidade dos estudos no curso de pós-graduação desta Universidade.

4 108 TCC em Re-vista 2010 dezesseis artigos relacionando diabetes mellitus e tratamento ortodôntico, dentre os quais foram selecionados onze para este estudo, segundo os critérios adotados. Praticamente todos os estudos apresentados relataram não haver contraindicação ao tratamento ortodôntico em pacientes diabéticos desde que a doença estivesse controlada e apresentaram contraindicação ao tratamento em pacientes sem controle da doença. Os estudos que buscam demonstrar a associação entre diabetes mellitus e o tratamento ortodôntico evidenciaram a necessidade de melhorar a metodologia empregada. Sendo assim estudos que aprofundem os efeitos biológicos e clínicos do diabetes mellitus no tratamento ortodôntico parecem ser necessários para um melhor entendimento dessa associação. Palavras-chave: tratamento ortodôntico; diabetes mellitus; caso controle. FREITAS, Gabriel de Souza. Características dos enxaguatórios bucais comercialmente disponíveis de acordo com as informações contidas na embalagem f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia), Franca-SP. Orientador: Prof. a Dr. a Ioneide Maria Gomes Brandão. E xiste atualmente no mercado nacional grande diversidade de enxaguatórios bucais. Considerando que cabe ao cirurgião-dentista uma correta avaliação clínica do paciente, de forma a estabelecer suas necessidades naquele determinado momento para a correta escolha do enxaguatório a ser ou não prescrito de acordo com as características do mesmo, justifica- -se assim este estudo, que teve como objetivo, analisar as informações presentes no rótulo dos diferentes enxaguatórios livremente comercializados em supermercados e farmácias da cidade de Ituverava, SP. De acordo com os resultados foram analisadas as informações contidas nas embalagens de vinte e nove diferentes produtos, de sete fabricantes distintos, livremente comercializados, apresentando-se os mesmos em vários volumes (ml), cores e composição. Dos produtos analisados, 44,83% apresentavam álcool na sua composição, dos quais nenhum apresentava tal informação na frente de sua embalagem. Dentre os principais componentes ativos foram encontrados o digluconato de clorexidina (n=2), o cloreto de cetil peridínio (n=6), o fluoreto de sódio (n=4); o peróxido de hidrogênio (n=2), o triclosan associado ao fluoreto de sódio (n=3), cloreto de cetil peridínio associado ao fluoreto de sódio (n=7), timol (n=4) e o timol associado ao fluoreto de sódio (n=2) produtos. Todos os produtos que apresentavam flúor (n=16) informavam sua respectiva concentração que foi a equivalente a 0,05% de fluoreto de sódio (uso diário). Considerando as indicações quanto à prescrição

5 TCC em Re-vista de enxaguatórios, associados ao fácil acesso aos produtos analisados pelos consumidores, conclui-se que há necessidade dos fabricantes informarem devidamente os consumidores quanto aos componentes, concentrações e possíveis restrições ao uso, de modo mais objetivo, visível e facilmente compreensível. Palavras-chave: saúde bucal; biofilme dentário; antissépticos bucais. BOTTO, Laísa Ferreira. Inter-relação dos hábitos bucais deletérios com a maloclusão f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia), Franca-SP. Orientador: Prof. M. e Joacir Ferreira Rodrigues. Hábito pode ser definido como a repetição de um ato com determinado fim, que com o passar do tempo torna-se resistente a mudanças. Existem dois tipos de hábitos; os corretos, que caracterizam as funções, e os indesejáveis, que caracterizam as disfunções. Podem ser citados como hábitos bucais deletérios os seguintes: deglutição atípica, hábito de sucção, postura incorreta e onicofagia. A prevenção dos hábitos bucais deletérios é de grande importância, uma vez que a continuidade desses hábitos pode acarretar vários problemas de oclusão para o paciente. Este trabalho teve como objetivo relatar através de uma revisão literária a inter-relação dos hábitos bucais deletérios com a maloclusão. O hábito de sucção digital pode apresentar as seguintes alterações nas estruturas bucais: hipotonia dos músculos labiais, palato estreito e profundo, protrusão dos incisivos superiores e mordida aberta anterior. A deglutição com interposição de língua terá como maloclusão a mordida aberta anterior, vestibuloversão, mordida aberta lateral ou mordida cruzada posterior. A deglutição com interposição de lábio terá como maloclusão Classe II de Angle com sobremordida profunda. Com a presença do hábito de onicofagia o problema de oclusão será a mordida aberta anterior. A maloclusão que caracterizará o hábito de postura incorreta será a mordida cruzada posterior unilateral. A face adenoideana caracteriza a síndrome do respirador bucal e esta terá a mordida cruzada posterior e mordida aberta anterior como maloclusão. Conclui-se que os hábitos bucais deletérios podem ser a etiologia de problemas oclusais, sendo preciso recorrer à correção através de uma terapia multidisciplinar, para a qual a conscientização dos pais é de grande importância. Palavras-chave: hábitos; maloclusão; crescimento e desenvolvimento craniofacial.

6 110 TCC em Re-vista 2010 CAMPOS, Ana Cláudia Maia. Medo e ansiedade do paciente odontopediátrico: revisão de literatura f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia), Franca-SP. Orientador: Prof. a Esp. Vanessa Garcia Martins Oliveira. Atualmente, a melhoria dos atendimentos odontopediátricos vem sendo alcançada através do controle da ansiedade da criança, e para isso é necessário lançar mão de técnicas de manejo comportamental. O objetivo deste trabalho foi avaliar, por meio de uma revisão de literatura, o medo e ansiedade do paciente odontopediátrico frente ao tratamento dentário. Este estudo apresenta uma revisão de literatura com artigos encontrados em periódicos revisados com base no banco de dados do Scielo, Bireme e Pubmed. A seleção e o emprego das técnicas de manejo comportamental são aliados do profissional para melhorar sua conduta clínica, pois o medo e a ansiedade do paciente infantil são evidentes em alguns deles, portanto é necessário que o cirurgião-dentista saiba usar a melhor técnica (se necessário) para cada caso. Concluímos, com base nesta revisão de literatura, que as técnicas não restritivas são preferidas, e as técnicas restritivas são usadas somente quando não há colaboração da criança. O cirurgião-dentista deve estar apto a indicar a melhor técnica para cada caso clínico, visando à melhoria do atendimento do paciente pediátrico que se apresenta com ansiedade e medo. Palavras-chave: ansiedade; medo; odontopediatria.

TCC em Re-vista SOUZA, Talita Telles de. 19. Palavras-chave: escova dental; contaminação; microrganismos. PIMENTA, Bruna Medeiros.

TCC em Re-vista SOUZA, Talita Telles de. 19. Palavras-chave: escova dental; contaminação; microrganismos. PIMENTA, Bruna Medeiros. Odontologia TCC em Re-vista 2011 103 SOUZA, Talita Telles de. 19 Avaliação da ação de uma nova escova dental com propriedades antimicrobianas. 2011. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em

Leia mais

TCC em Re vista FERREIRA, Marília Alves 17. Palavras-chave: dente molar; coroa dentária; dentição permanente; dentição decídua.

TCC em Re vista FERREIRA, Marília Alves 17. Palavras-chave: dente molar; coroa dentária; dentição permanente; dentição decídua. TCC em Re vista 2009 109 FERREIRA, Marília Alves 17. Presença e morfologia do tubérculo molar de acordo com a dentição, hemiarco e sexo. 2009. 8 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)

Leia mais

Avaliação da abrasividade de dentifrícios clareadores sobre esmalte humano pela téc-

Avaliação da abrasividade de dentifrícios clareadores sobre esmalte humano pela téc- TCC em Re-vista 2012 77 OLIVEIRA, Jhennifer Cristiane de 1. Hiperplasia fibrosa inflamatória: estudo de caso clínico da excisão de uma lesão causada por prótese dentária removível. 2012. 14 f. Trabalho

Leia mais

TRATAMENTO DE MORDIDA CRUZADA ANTERIOR: RELATO DE CASO CLÍNICO

TRATAMENTO DE MORDIDA CRUZADA ANTERIOR: RELATO DE CASO CLÍNICO TRATAMENTO DE MORDIDA CRUZADA ANTERIOR: RELATO DE CASO CLÍNICO Autor apresentador : Islana Cléia Carvalho VIEIRA¹ Autor: Thatiana Fernandes SANTOS¹ Autor: Milena CARVALHO Autor: Anne Maria Guimarães LESSA

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COLEGIADO DO CURSO CÓDIGO SAU439 COMPONENTE CURRICULAR E.I. XXIII - ODONTOLOGIA PEDIÁTRICA II CH 180 ATIVIDADE PEDAGÓGICA Teórica

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA - INNOVARE

ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA - INNOVARE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA - INNOVARE DISCIPLINAS DO CURSO, CARGA HORÁRIA E PROFESSOR RESPONSÁVEL 1º SEMESTRE: Total = 348h Disciplina Carga Horária Créditos Docente Responsável Ortodontia Básica 48h

Leia mais

ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DE UMA MÁ OCLUSÃO DENTÁRIA E PERTURBAÇÃO MIOFUNCIONAL ATRAVÉS DA ORTODONTIA E TERAPIA DA FALA

ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DE UMA MÁ OCLUSÃO DENTÁRIA E PERTURBAÇÃO MIOFUNCIONAL ATRAVÉS DA ORTODONTIA E TERAPIA DA FALA * Dr. Miguel Stanley ** Dra. Ana Paz *** Dra. Alessandra Curto **** Dra. Rita Fernandes ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DE UMA MÁ OCLUSÃO DENTÁRIA E PERTURBAÇÃO MIOFUNCIONAL ATRAVÉS DA ORTODONTIA E TERAPIA

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS VI JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA (JOAO) PAINEIS ÁREA 1: DENTÍSTICA, PRÓTESE DENTÁRIA E DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS VI JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA (JOAO) PAINEIS ÁREA 1: DENTÍSTICA, PRÓTESE DENTÁRIA E DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS VI JORNADA ACADÊMICA DE ODONTOLOGIA (JOAO) PAINEIS ÁREA 1: DENTÍSTICA, PRÓTESE DENTÁRIA E DISFUNÇÃO TEMPORO-MANDIBULAR P1-001 FECHAMENTO DE DIASTEMA E RECONTORNO DA CURVATURA

Leia mais

Cronograma de palestras

Cronograma de palestras Cronograma de palestras Dia 15 de Março de 2019 08:00 08:30 09:00 Entrega das credenciais Cerimônia abertura Adriana Lira Ortega 09:50 Coffe Break Oclusão e bruxismo: o que as pesquisas dizem sobre essa

Leia mais

CURSO DE ATUALIZÇÃO SOS RESPIRADOR BUCAL ANAMNESE DIRIGIDA. Dra. Gabriela Dorothy de Carvalho Dr. Germano Brandão Dr. Pedro Pileggi Vinha

CURSO DE ATUALIZÇÃO SOS RESPIRADOR BUCAL ANAMNESE DIRIGIDA. Dra. Gabriela Dorothy de Carvalho Dr. Germano Brandão Dr. Pedro Pileggi Vinha CURSO DE ATUALIZÇÃO SOS RESPIRADOR BUCAL ANAMNESE DIRIGIDA Dra. Gabriela Dorothy de Carvalho Dr. Germano Brandão Dr. Pedro Pileggi Vinha 2011 1 Dados Pessoais Data do exame inicial: Nome: Data de Nascimento:

Leia mais

Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo Arquitetura e Urbanismo TCC em Re vista 2009 9 MARTINS, Ricardo Enge Silva 1. Centro de treinamento de basquetebol. 2009. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) Universidade

Leia mais

TEMAS LIVRES SELECIONADOS PARA APRESENTAÇÃO

TEMAS LIVRES SELECIONADOS PARA APRESENTAÇÃO TEMAS LIVRES SELECIONADOS PARA APRESENTAÇÃO TEMPO: 15 minutos para apresentação + 10 minutos para perguntas e respostas. - O apresentador deverá apresentar-se no auditório 10 minutos antes do horário programado.

Leia mais

82 TCC em Re-vista 2012

82 TCC em Re-vista 2012 82 TCC em Re-vista 2012 MARTINS, Juleide Lopes de Miranda 1. Reflexões sobre a medicalização do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 2012. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação

Leia mais

Engenharia Química e do Meio Ambiente

Engenharia Química e do Meio Ambiente Engenharia Química e do Meio Ambiente 73 JUSTI, Gabriel Henrique; OLIVEIRA JUNIOR, Helio de 10. Modelagem matemática e simulação de sistema binário líquido-vapor. 2009. 92 f. Trabalho de Conclusão de

Leia mais

AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA E CORRELAÇÃO ENTRE ALTERAÇÕES ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO EM RESPIRADORES ORAIS

AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA E CORRELAÇÃO ENTRE ALTERAÇÕES ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO EM RESPIRADORES ORAIS AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA E CORRELAÇÃO ENTRE ALTERAÇÕES ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO EM RESPIRADORES ORAIS Julyane Feitoza Coêlho; Giorvan Ânderson dos Santos Alves Universidade

Leia mais

Classificação das maloclusões

Classificação das maloclusões Classificação das maloclusões O que é maloclusão? Segundo Strang, maloclusão é algum desvio da oclusão normal dos dentes. Fundamentalmente, más posições dentárias são sintomas de erro de crescimento no

Leia mais

EBOOK ODONTOPEDIATRIA

EBOOK ODONTOPEDIATRIA EBOOK ODONTOPEDIATRIA A odontopediatria é área da odontologia que estuda e trata da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes. O odontopediatra tem a importante função de acompanhar o desenvolvimento

Leia mais

Inalde Marília Fernandes Barp PISTAS DIRETAS PLANAS: INDICAÇÕES NA CORREÇÃO DA MORDIDA CRUZADA POSTERIOR E OUTRAS ALTERAÇÕES FUNCIONAIS NA 1ª DENTIÇÃO

Inalde Marília Fernandes Barp PISTAS DIRETAS PLANAS: INDICAÇÕES NA CORREÇÃO DA MORDIDA CRUZADA POSTERIOR E OUTRAS ALTERAÇÕES FUNCIONAIS NA 1ª DENTIÇÃO Inalde Marília Fernandes Barp PISTAS DIRETAS PLANAS: INDICAÇÕES NA CORREÇÃO DA MORDIDA CRUZADA POSTERIOR E OUTRAS ALTERAÇÕES FUNCIONAIS NA 1ª DENTIÇÃO CEO Santo Amaro - Prefeitura Municipal de São Paulo

Leia mais

PRINCIPAIS HÁBITOS BUCAIS DELETÉRIOS E SUAS REPERCUSSÕES NO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO DO PACIENTE INFANTIL

PRINCIPAIS HÁBITOS BUCAIS DELETÉRIOS E SUAS REPERCUSSÕES NO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO DO PACIENTE INFANTIL PRINCIPAIS HÁBITOS BUCAIS DELETÉRIOS E SUAS REPERCUSSÕES NO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO DO PACIENTE INFANTIL Gleycielly Mota Oliveira Souza 1 Guiherme Souza 2 Thaysa Onofre de Melo 3 Kátia Virginia Guerra

Leia mais

Banca: Prof. Dr. Wilson Galhego Garcia- Orientador - (FOA/Unesp) Profa. Dra. Nemre Adas Saliba - Orientadora - FOA/Unesp)

Banca: Prof. Dr. Wilson Galhego Garcia- Orientador - (FOA/Unesp) Profa. Dra. Nemre Adas Saliba - Orientadora - FOA/Unesp) Nome: LUIZA NAKAMA Nível: Doutorado defesa em 12/08/1999 Orientador: Wilson Galhego Garcia Banca: Prof. Dr. Wilson Galhego Garcia- Orientador - (FOA/Unesp) Profa. Dra. Nemre Adas Saliba - Orientadora -

Leia mais

a mordida colapsada posterior com sobreoclusão. Relataram também, que se deve ser tão preciso quanto possível ao descrever a patologia para indicar se são as posições das arcadas ou dos dentes as defeituosas

Leia mais

USO DE SEDAÇÃO ORAL PARA O ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO NO NESO

USO DE SEDAÇÃO ORAL PARA O ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO NO NESO USO DE SEDAÇÃO ORAL PARA O ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO NO NESO FERREIRA JUNIOR, Osmar Martins 1 ; MUNDIM, Ana Paula 2 ; GOMES, Heloisa Sousa 3 ; SAMPAIO, Felipe Calvacanti 4 ; MACHADO, Geovanna de Castro

Leia mais

C E R T I F I C A D O

C E R T I F I C A D O Certificamos que GABRIELA SOUZA DOS SANTOS participou da 28ª UERJ SEM MUROS, realizada no período de 24 a 28 de Setembro de 2018, apresentando o projeto AÇÕES MULTIDISCIPLINARES EM SAÚDE: A INSERÇÃO DA

Leia mais

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS COM DIABETES MELLITUS

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS COM DIABETES MELLITUS TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS COM DIABETES MELLITUS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

(22) Data do Depósito: 25/02/2015. (43) Data da Publicação: 20/09/2016

(22) Data do Depósito: 25/02/2015. (43) Data da Publicação: 20/09/2016 INPI (21) BR 102015003982-4 A2 (22) Data do Depósito: 25/02/2015 *BR102015003982A República Federativa do Brasil Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços Instituto Nacional da Propriedade

Leia mais

Editorial. Maria Isabel de C. de Souza Ricardo G. Fischer German Villoria

Editorial. Maria Isabel de C. de Souza Ricardo G. Fischer German Villoria Editorial A Odontologia é uma área da saúde que durante muito tempo esteve voltada basicamente para os procedimentos técnicos das suas diversas especialidades, deixando de lado sua visão biológica e sua

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA

PROGRAMA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA PROGRAMA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA OBJETIVO: Preparar cirurgiões dentistas clínicos para o atendimento ortodôntico dentro de uma técnica moderna, completa e mundialmente reconhecida. O programa

Leia mais

SÃO LEOPOLDO MANDIC ANO LETIVO 2012

SÃO LEOPOLDO MANDIC ANO LETIVO 2012 1 PLANO DA DISCIPLINA Programa de Curso UNIDADE FACULDADE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC ANO LETIVO 2012 DISCIPLINA ORTODONTIA PREVENTIVA - (cód.) OD-26 PROFESSORES CARGA HORÁRIA HÉLIO ALMEIDA DE MORAES

Leia mais

9. RESUMOS DOS CURSOS

9. RESUMOS DOS CURSOS CURSO#9 WORKSHOP AVALIAÇÃO E ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA O TRATAMENTO DOS DISTÚRBIOS TEMPORO-MANDIBULARES BUTEYKO BREATHING AND BEYOND: RELAÇÃO ENTRE A RESPIRAÇÃO E TERAPIA MIOFUNCIONAL OROFACIAL ORADORA

Leia mais

Mucopolissacaridose Alterações Morfofuncionais Faciais

Mucopolissacaridose Alterações Morfofuncionais Faciais Mucopolissacaridose Alterações Morfofuncionais Faciais Profª.: Viviane Marques Alunas: Évellyn Beatriz Isabella Gomes Jaqueline de Brito Kelly Alfaia Thamyres Almeida O que é Mucopolissacaridose? Glicosaminoglicanos

Leia mais

Questão 1: Sobre as alterações no desenvolvimento dos pacientes com fissuras labiopalatinas, responda: a) Época em que ocorrem essas malformações:

Questão 1: Sobre as alterações no desenvolvimento dos pacientes com fissuras labiopalatinas, responda: a) Época em que ocorrem essas malformações: Questão 1: Sobre as alterações no desenvolvimento dos pacientes com fissuras labiopalatinas, responda: a) Época em que ocorrem essas malformações: b) Fatores etiológicos associados a essas malformações:

Leia mais

CONTROLE QUÍMICO E MECÂNICO DO BIOFILME

CONTROLE QUÍMICO E MECÂNICO DO BIOFILME INAPÓS - Faculdade de Odontologia e Pós Graduação The image cannot be displayed. Your computer may not have enough memory to open the image, or the image may have been corrupted. Restart your computer,

Leia mais

1.11 Equipe Executora Número de Docentes Número de Discentes Número de Técnicos Pessoal Externo

1.11 Equipe Executora Número de Docentes Número de Discentes Número de Técnicos Pessoal Externo 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 1.1 Título: Adoção da Saúde Bucal por pré-escolares de uma creche 1.2 Área temática Principal: ( ) Comunicação ( ) Educação ( ) Direitos Humanos e Justiça ( ) Cultura ( ) Meio

Leia mais

LÂMINAS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO E A ODONTOLOGIA MATERIAL EDUCATIVO PARA PUÉRPERAS

LÂMINAS SOBRE ALEITAMENTO MATERNO E A ODONTOLOGIA MATERIAL EDUCATIVO PARA PUÉRPERAS 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO LÂMINAS SOBRE ALEITAMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - UNICENTRO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - UNICENTRO PARECER CONSUBSTANCIADO DO CEP DADOS DO PROJETO DE PESQUISA Título da Pesquisa: Avaliação miofuncional oral e de oclusão pré e pós realização de cirurgia adenoidectomia e/ou amidalectomia em sujeitos de

Leia mais

CONSIDERAÇÕES GERAIS

CONSIDERAÇÕES GERAIS BIOTIPOS FACIAIS E SUAS CARACTERÍSTICAS MORFODIFERENCIAIS CONSIDERAÇÕES GERAIS As miscigenações étnico-raciais ocorrem em larga escala, e proporciona diferentes matizes biotipológicas entre os seres humanos.

Leia mais

BITE BLOCK. Série Aparelhos Ortodônticos. A mordida aberta é uma má oclusão que preocupa o ortodontista desde os primórdios

BITE BLOCK. Série Aparelhos Ortodônticos. A mordida aberta é uma má oclusão que preocupa o ortodontista desde os primórdios Série Aparelhos Ortodônticos BITE BLOCK A mordida aberta é uma má oclusão que preocupa o ortodontista desde os primórdios da ortodontia. Persiste uma preocupação, não só quanto ao diagnóstico e planificação

Leia mais

Odontologia Bacharelado

Odontologia Bacharelado Página 0001 de 0004 12:00:19 Não 1º Período 6401-04S-20 - Anatomia Humana Aplicada à 80 - - 066,67 6403-02S-20 - Biologia Bucal I 40 - - 033,33 6402-01S-20 - Bioquímica do Meio Bucal 20 - - 016,67 8545-04S-20

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVA

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 19/10/2014 INSTRUÇÕES CADERNO DE PROVA 1. Confira, abaixo, seu nome e número de inscrição. Confira, também, o curso e a série correspondentes à sua inscrição.

Leia mais

Título do projeto: ESTUDO DA SAÚDE BUCAL DE PACIENTES COM SÍDROME DE PRADER-WILLI

Título do projeto: ESTUDO DA SAÚDE BUCAL DE PACIENTES COM SÍDROME DE PRADER-WILLI Área: (ODONTOLOGIA) Pesquisador responsável (ou coordenador do projeto do grupo): PROF. ALEXANDRE VIANA FRASCINO e-mail: prof.alexandreviana@usjt.br / alexandre.frascino@usp.br Outros docentes envolvidos

Leia mais

Objetivo: foi avaliada a atividade antibacteriana de cimentos endodônticos (Sealapex,

Objetivo: foi avaliada a atividade antibacteriana de cimentos endodônticos (Sealapex, TCC em Re vista 2009 127 SILVA, Saulo Patrocínio. 23 Atividade antibacteriana de cimentos endodônticos adicionados com zeólito de prata e zinco frente a bactérias da cavidade bucal. 2008. 28 f. Trabalho

Leia mais

TCC em Re-vista CANGUÇU, Juliana Figueiredo; PERES, Mariana Machado; ROBIM, Sabrina Martins. 12

TCC em Re-vista CANGUÇU, Juliana Figueiredo; PERES, Mariana Machado; ROBIM, Sabrina Martins. 12 Enfermagem TCC em Re-vista 2011 65 CANGUÇU, Juliana Figueiredo; PERES, Mariana Machado; ROBIM, Sabrina Martins. 12 Diarreia infantil e atuação da enfermagem. 2011. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

PISTAS DIRETAS PLANAS MÉTODO SIMPLES E EFICAZ NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO PRECOCE DAS MALOCLUSÕES E DAS ASSIMETRIAS FACIAIS

PISTAS DIRETAS PLANAS MÉTODO SIMPLES E EFICAZ NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO PRECOCE DAS MALOCLUSÕES E DAS ASSIMETRIAS FACIAIS PISTAS DIRETAS PLANAS MÉTODO SIMPLES E EFICAZ NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO PRECOCE DAS MALOCLUSÕES E DAS ASSIMETRIAS FACIAIS A indicação de tratamento precoce das maloclusões tem aumentado muito com o passar

Leia mais

EXAME CLÍNICO, DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO

EXAME CLÍNICO, DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DISCIPLINA DE ODONTOPEDIATRIA EXAME CLÍNICO, DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO Ana Estela Haddad Maria Salete Nahás Pires Correa EXAME CLÍNICO, DIAGNÓSTICO

Leia mais

ALMEIDA, Vanilda de Fátima Oliveira 1.

ALMEIDA, Vanilda de Fátima Oliveira 1. TCC em Re-vista 2012 71 ALMEIDA, Vanilda de Fátima Oliveira 1. Avaliação do comportamento alimentar e do estado nutricional em pacientes com transtornos alimentares que frequentam o grupo de orientação

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ODONTOLOGIA HORÁRIO PERÍODO 2016 INTEGRAL COODENADOR SÉRGIO R R ESTEVES

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ODONTOLOGIA HORÁRIO PERÍODO 2016 INTEGRAL COODENADOR SÉRGIO R R ESTEVES Column1 COORDENAÇÃO DO 1 PERÍODO 2016 INTEGRAL 19:00-22:00 19:00-20:30 19:00-20:30 19:00-22:00 Citologia e Histologia Eliane (ENFERMAGEM) BIOQUÍMICA RAQUEL (ENFERMAGEM) 20:30-22:00 BIOQUÍMICA PRÁTICA -

Leia mais

Classificação de Angle: A Oclusão Normal; B Maloclusão Classe I; C Maloclusão Classe II; D Maloclusão Classe III

Classificação de Angle: A Oclusão Normal; B Maloclusão Classe I; C Maloclusão Classe II; D Maloclusão Classe III CLASSIFICAÇÃO DE ANGLE Edward Harthey Angle (Dental Cosmos, 1899), baseando-se nas relações ântero-posteriores, classificou as maloclusões de acordo com os primeiros molares permanentes, pois eles são

Leia mais

ANEXO A. Figura 1 - Cromatograma / CLAE - EEP Ivinhema/MS Fonte: Pavanelli, 2006.

ANEXO A. Figura 1 - Cromatograma / CLAE - EEP Ivinhema/MS Fonte: Pavanelli, 2006. ANEXO A Figura 1 - Cromatograma / CLAE - EEP Ivinhema/MS Fonte: Pavanelli, 2006. ANEXO B Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Comitê de Ética em Pesquisa /CEP/UFMS C a r t a d e A p r o v a ç ã o

Leia mais

PAINÉIS SELECIONADOS PARA APRESENTAÇÃO

PAINÉIS SELECIONADOS PARA APRESENTAÇÃO PAINÉIS SELECIONADOS PARA APRESENTAÇÃO Horário de Instalação: 10h00 Horário de Retirada: 18h00 Trabalhos instalados e retirados fora do horário estipulado pela Organização, perderão o direito ao certificado.

Leia mais

- ORTODONTIA - O que é Ortodontia?

- ORTODONTIA - O que é Ortodontia? - ORTODONTIA - O que é Ortodontia? Ortodontia é a especialidade da odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decídua (de leite), mista e permanente

Leia mais

FACULDADE DE ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO APRESENTAÇÃO A Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo foi fundada em 1900 como Faculdade de Odontologia e Farmácia. Em 1934 se integra

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ODONTOLOGIA HORÁRIO PERÍODO 2011 DIURNO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ODONTOLOGIA HORÁRIO PERÍODO 2011 DIURNO Column1 COORDENAÇÃO DO CURSO DE ODONTOLOGIA 1 PERÍODO 2011 DIURNO 9:00-10:30 9:00-10:30 09:00-12:00 9:00-10:30 14:00-17:00 Bioquímica T - Profa. Raquel Cito/Histo P1 - Prof. Neto Materiais Dentários T

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE CURSO TÉCNICO PRÓTESE DENTÁRIA FICHA DA SUBFUNÇÃO/COMPONENTE CURRICULAR FUNÇÃO: Recuperação / Reabilitação SUBFUNÇÃO OU COMPONENTE CURRICULAR:

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE PORTO BELO CONHECIMENTOS GERAIS (10 QUESTÕES): SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONCURSO PÚBLICO ESF EDITAL Nº 001/2019 ANEXO I PROGRAMA DE PROVA SISTEMA UNICO DE SAÚDE Legislação do SUS Participação da Comunidade e

Leia mais

RESTAURAÇÃO DE MOLAR DECÍDUO COM RESINA COMPOSTA DE ÚNICO INCREMENTO RELATO DE UM CASO CLÍNICO

RESTAURAÇÃO DE MOLAR DECÍDUO COM RESINA COMPOSTA DE ÚNICO INCREMENTO RELATO DE UM CASO CLÍNICO 1 RESTAURAÇÃO DE MOLAR DECÍDUO COM RESINA COMPOSTA DE ÚNICO INCREMENTO RELATO DE UM CASO CLÍNICO Luana Azevedo Atayde Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Especialista

Leia mais

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Dores na mandíbula e na face.

ODONTOLOGIA PREVENTIVA. Saúde Bucal. Dores na mandíbula e na face. ODONTOLOGIA PREVENTIVA Saúde Bucal Dores na mandíbula e na face. O que é ATM? ATM significa articulação temporomandibular, que é a articulação entre a mandíbula e o crânio. Portanto, temos duas ATM, cada

Leia mais

ANEXO II PROGRAMAS DE ESTUDO DAS PROVAS OBJETIVAS 2017 CONHECIMENTOS GERAIS DE SAÚDE PÚBLICA/ SAÚDE COLETIVA

ANEXO II PROGRAMAS DE ESTUDO DAS PROVAS OBJETIVAS 2017 CONHECIMENTOS GERAIS DE SAÚDE PÚBLICA/ SAÚDE COLETIVA ANEXO II PROGRAMAS DE ESTUDO DAS PROVAS OBJETIVAS 2017 CONHECIMENTOS GERAIS DE SAÚDE PÚBLICA/ SAÚDE COLETIVA N PROFISSÃO/PROGRAMA CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 01 Para todas as categorias profissionais e Programas

Leia mais

1) grade fixa 2) arco palatino 3) banda 4) solda para unir a banda ao arco FIGURA 1 FIGURA 2

1) grade fixa 2) arco palatino 3) banda 4) solda para unir a banda ao arco FIGURA 1 FIGURA 2 Série Aparelhos Ortodônticos GRADE PALATINA GRADE PALATINA A grande preocupação atual em identificar-se as características de uma má oclusão nos sentidos transversal e vertical, deve-se ao fato de que

Leia mais

Tabela de Vendas Pessoa Física e PME

Tabela de Vendas Pessoa Física e PME Tabela de Vendas Pessoa Física e PME Válida a partir de 5 de novembro de 2018 1 Novas linhas de produto 2 Linha Kids Os produtos da linha clássica destinam-se às pessoas que buscam um plano odontológico

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação TCC em Re-vista 2011 121 PAULA, Diego Flávio de; VOLPATO, Tobias. 23 Gerenciamento eletrônico de documentos. 2011. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de

Leia mais

CORRELAÇÃO ENTRE ALTERAÇÕES ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES RESPIRADORES ORAIS

CORRELAÇÃO ENTRE ALTERAÇÕES ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES RESPIRADORES ORAIS CORRELAÇÃO ENTRE ALTERAÇÕES ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES RESPIRADORES ORAIS Autores: JULYANE FEITOZA COÊLHO, FERNANDA PEREIRA FRANÇA, WALESKA OLIVEIRA

Leia mais

Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo Arquitetura e Urbanismo TCC em Re-vista 2011 9 LIMA, Talita Mara de. 1 A cidade dos mortos no mundo dos vivos: discussão e proposta de um cemitério vertical para a cidade de Franca. 2011. 112 f. Trabalho

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE A MORDIDA ABERTA ANTERIOR NA DENTÍÇÃO DECÍDUA MARCOS ANTÔNIO DE ALMEIDA SILVA Orientador Profª MS Maria da Conceição Maggioni

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS VIII PROFESSORA MARIA DA PENHA ARARUNA CENTRO DE CIENCIAS, TECNOLOGIA E SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS VIII PROFESSORA MARIA DA PENHA ARARUNA CENTRO DE CIENCIAS, TECNOLOGIA E SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS VIII PROFESSORA MARIA DA PENHA ARARUNA CENTRO DE CIENCIAS, TECNOLOGIA E SAÚDE CURSO DE ODONTOLOGIA EMILY SALDANHA PESSOA PREVALÊNCIA DE MÁ OCLUSÃO EM PACIENTES

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO CLÍNICA EM ODONTOPEDIATRIA

CURSO DE ATUALIZAÇÃO CLÍNICA EM ODONTOPEDIATRIA CURSO DE ATUALIZAÇÃO CLÍNICA EM ODONTOPEDIATRIA PLANO DE ENSINO Curso Teórico Laboratorial de Odontopediatria Ano 2016 Curso Mensal em 6 módulos Sexta-feira: 8:00hrs às 12:00hrs e 14:00hrs às 18:00hrs

Leia mais

ADITIVO DO EDITAL DE SELEÇÃO

ADITIVO DO EDITAL DE SELEÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI. ADITIVO DO EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ORTODONTIA (5 a Turma) I. Público alvo: Cirurgiões Dentistas II. Prova de seleção: 26 e 27 de Agosto/2016 Dia 26/08/16-08:00

Leia mais

Tabela de Vendas Pessoa Física. Válida a partir de 2 de abril de 2019.

Tabela de Vendas Pessoa Física. Válida a partir de 2 de abril de 2019. Tabela de Vendas Pessoa Física Válida a partir de 2 de abril de 2019. 1 Novas linhas de produto Os produtos da linha clássica destinam-se às pessoas que buscam um plano odontológico que cubra todas as

Leia mais

BANDAS ORTODÔNTICAS. 1. Nome comercial: Bandas

BANDAS ORTODÔNTICAS. 1. Nome comercial: Bandas PÁGINA 1 de 5 1. Nome comercial: Bandas 2. Fabricante: Aditek do Brasil Ltda. Endereço: Cesário Mota, 14 CEP: 14140-000 - Cravinhos SP - Brasil Fone: +55 (16) 3951-9355 / 0800-0159520 CNPJ 64.602.097/0001-95

Leia mais

TRATAMENTO PRECOCE DA CLASSE II: RELATO DE CASO

TRATAMENTO PRECOCE DA CLASSE II: RELATO DE CASO TRATAMENTO PRECOCE DA CLASSE II: RELATO DE CASO Login: rtarruda Senha: 123654 Rafael Tibaldi de ARRUDA 1 Carolina Mattar CRUZ 2 Marcus Vinicius CREPALDI 3 Ana Paula de SANTANA 4 Carlos Henrique GUIMARAES

Leia mais

&CONDIÇÕES DE HIGIENE BUCAL E HÁBITOS

&CONDIÇÕES DE HIGIENE BUCAL E HÁBITOS R e s u m o E x p a n d i d o &CONDIÇÕES DE HIGIENE BUCAL E HÁBITOS EM PACIENTES COM FISSURA LABIOPALATINA Marcos Roberto Tovani Palone 1 Thaieny Ribeiro da Silva 2 Cristiane Denise da Silva Moralejo 3

Leia mais

Os sais de nitrito e nitrato em excesso são prejudiciais à saúde. Portanto, o presente trabalho

Os sais de nitrito e nitrato em excesso são prejudiciais à saúde. Portanto, o presente trabalho TCC em Re vista 2009 101 PAULA, Dayana Cristina de; FRUTUOZO, Jacqueline Roberta; SANTOS, Thatiane Danielly 15. Investigação do teor de nitrito em linguiças do tipo toscana, comercializadas na região de

Leia mais

TÍTULO: OS BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA

TÍTULO: OS BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA 16 TÍTULO: OS BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS

Leia mais

EFEITOS DA ESCOVAÇÃO SUPERVISIONADA EM ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE QUIXADÁ

EFEITOS DA ESCOVAÇÃO SUPERVISIONADA EM ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE QUIXADÁ EFEITOS DA ESCOVAÇÃO SUPERVISIONADA EM ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE QUIXADÁ Lara Leite Gonçalves 1 ; Aíla Evangelma Cavalcante Baia¹; Raymara Cavalcante Cardoso de Almeida¹; Wellington

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação TCC em Re-vista 2010 127 GARCIA, Luiz Humberto 18. Sistema integrado de gerenciamento de delegacia seccional de polícia (SIG-DSP). 2010. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RONDÔNIA - IESUR FACULDADES ASSOCIADAS DE ARIQUEMES FAAr CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RONDÔNIA - IESUR FACULDADES ASSOCIADAS DE ARIQUEMES FAAr CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RONDÔNIA - IESUR FACULDADES ASSOCIADAS DE ARIQUEMES FAAr CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA Edital 3 de Bancas de TCC para o 10º. do Curso de Bacharelado em Farmácia 2018.2

Leia mais

CURSOS ICMDS ODONTOPEDIATRIA

CURSOS ICMDS ODONTOPEDIATRIA CURSOS ICMDS ODONTOPEDIATRIA OBJECTIVOS Este curso destina-se a oferecer conhecimentos científicos actualizados no que se refere aos principais assuntos do dia-a-dia da Odontopediatria. Todos os professores

Leia mais

Mismatch Negativity (MMN) é um potencial evocado auditivo endógeno, que reflete o processamento

Mismatch Negativity (MMN) é um potencial evocado auditivo endógeno, que reflete o processamento TCC em Re vista 2009 109 BURANELLI, Gabriela; BARBOSA, Marcella Brito. 21 Verificação das respostas do Mismatch Negativity (MMN) em sujeitos idosos. 2008. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação

Leia mais

Arcos, Fios e Molas. Variação de Arcos de Nitinol Variação de Arcos de Aço Diversos Fios em Vareta Variedade de Molas de Nitinol

Arcos, Fios e Molas. Variação de Arcos de Nitinol Variação de Arcos de Aço Diversos Fios em Vareta Variedade de Molas de Nitinol Arcos, Fios e Molas Variação de Arcos de Nitinol Variação de Arcos de Aço Diversos Fios em Vareta Variedade de Molas de Nitinol 38 Arcos de Nitinol Termo Ativado Este fio é ativado pelo calor da boca e

Leia mais

CURSOS ICMDS O Dentista no Tratamento da Apneia do Sono e Ressonar

CURSOS ICMDS O Dentista no Tratamento da Apneia do Sono e Ressonar CURSOS ICMDS O Dentista no Tratamento da Apneia do Sono e Ressonar OBJECTIVOS O Dentista no Tratamento da Apneia do Sono e Ressonar DESCRIÇÃO Nas últimas décadas, a Medicina tem destacado a importância

Leia mais

28 E 29 DE OUTUBRO DE 2016 TEATRO EROTIDES DE CAMPOS - PIRACICABA SP

28 E 29 DE OUTUBRO DE 2016 TEATRO EROTIDES DE CAMPOS - PIRACICABA SP 28 E 29 DE OUTUBRO DE 2016 TEATRO EROTIDES DE CAMPOS - PIRACICABA SP Sinopse do Evento A odontologia restauradora atual está vivendo uma era nobre. Com a evolução dos sistemas cerâmicos e a confirmação

Leia mais

Tabela de Vendas Pessoa Física e PME. Válida a partir de 2 de abril de 2019.

Tabela de Vendas Pessoa Física e PME. Válida a partir de 2 de abril de 2019. Tabela de Vendas Pessoa Física e PME Válida a partir de 2 de abril de 2019. 1 Novas linhas de produto Os produtos da linha clássica destinam-se às pessoas que buscam um plano odontológico que cubra todas

Leia mais

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO A PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS: AJUDANDO A INCLUSÃO SOCIAL.

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO A PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS: AJUDANDO A INCLUSÃO SOCIAL. ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO A PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS: AJUDANDO A INCLUSÃO SOCIAL. Bruna Diniz Nastrini, Deusa Maria Mendes Furtado, Ivana Márcia Alves Diniz, Vera Lúcia Silva Resende, Lia Silva

Leia mais

Título: Percepção do Cirurgião-dentista sobre o trabalho no Sistema Único de Saúde

Título: Percepção do Cirurgião-dentista sobre o trabalho no Sistema Único de Saúde Nome: Adriana Cristina Costa Oliva Nível: Doutorado - defesa em 01/10/10 Orientador Profª. Adj. Suzely Adas Saliba Moimaz Banca: Profª. Drª. Suzely Adas Saliba Moimaz Prof. Dr. Renato Moreira Arcieri Prof.

Leia mais

OCLUSÃO OCLUSÃO ESPECIALIZAÇÃO ORTODONTIA ORTOGEO - SJC MALOCLUSÃO OCLUSÃO OCLUSÃO 10/02/2010

OCLUSÃO OCLUSÃO ESPECIALIZAÇÃO ORTODONTIA ORTOGEO - SJC MALOCLUSÃO OCLUSÃO OCLUSÃO 10/02/2010 ESPECIALIZAÇÃO ORTODONTIA ORTOGEO - SJC Ms. Valdeci Lima OCLUSÃO Relação dinâmica, morfológica e funcional entre todos os componentes do sistema mastigatório, incluindo os dentes, tecidos moles de suporte,

Leia mais

2.1 As inscrições somente serão realizadas pelo site do Programa:

2.1 As inscrições somente serão realizadas pelo site do Programa: EDITAL O coordenador do Doutorado e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia faz saber que estarão abertas as inscrições para o preenchimento de vagas no curso de Doutorado, na forma

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Maloclusão de Angle Classe ll; Ortodontia corretiva; Aparelhos ortodônticos funcionais.

PALAVRAS-CHAVE: Maloclusão de Angle Classe ll; Ortodontia corretiva; Aparelhos ortodônticos funcionais. CASO CLÍNICO Tratamento da Má-oclusão de Classe II, Divisão 1 a, com Aparelho Ortopédico Funcional de Avanço Mandibular e Aparelho Ortodôntico Fixo: Relato de Caso Clínico Class II, Division 1 Malocclusion,

Leia mais

Questionário sócio-demográfico

Questionário sócio-demográfico Conhecimento da intervenção dos Terapeutas da Fala na motricidade orofacial (deglutição e fala) por parte de estudantes do ensino superior nas áreas de saúde" Questionário sócio-demográfico Este questionário

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. Cada ml da solução contém 3,25mg de fluoreto de sódio (equivalente a 0,05mg de ião fluoreto/gota).

FOLHETO INFORMATIVO. Cada ml da solução contém 3,25mg de fluoreto de sódio (equivalente a 0,05mg de ião fluoreto/gota). FOLHETO INFORMATIVO FLÚOR LACER 3.25 mg/ml Gotas orais, solução (Fluoreto de Sódio) COMPOSIÇÃO Cada ml da solução contém 3,25mg de fluoreto de sódio (equivalente a 0,05mg de ião fluoreto/gota). 1 ml =

Leia mais

Informações de utilização e cuidados

Informações de utilização e cuidados Informações de utilização e cuidados 2 Cara utilizadora do OPTISLEEP, caro utilizador do OPTISLEEP, Com certeza que reconhecem estes sintomas: Fadiga e cansaço durante todo o dia. O diagnóstico clínico

Leia mais

SISTEMAS AUTOLIGÁVEIS BIOMECÂNICA EFICIENTE

SISTEMAS AUTOLIGÁVEIS BIOMECÂNICA EFICIENTE SISTEMAS AUTOLIGÁVEIS BIOMECÂNICA EFICIENTE Fernando Pedrin Carvalho Ferreira Colaboradores: Renata Rodrigues de Almeida Pedrin Bolivar Pimenta Junior 01. Aparelho Ortodôntico Fixo 02. O Tratamento Ortodôntico

Leia mais

IV Curso Especialização em Ortodontia Clínica

IV Curso Especialização em Ortodontia Clínica IV Curso Especialização em Ortodontia Clínica Outubro 2017 Quinta-feira 12 1.Apresentação do programa/material/regras nas aulas teóricas/práticas / 2.Avaliação 3.Evolução da ortodontia 1.Terminologia em

Leia mais

Ortodontia com Excelência

Ortodontia com Excelência Ortodontia com Excelência n a b u s c a d a p e r f e i ç ã o c l í n i c a SUMÁRIO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 Sistema Autoligado - Biomecânica de Tratamento O Arco do Sorriso na Ortodontia Smile Arc

Leia mais

MORDIDAS CRUZADAS. Etiologia

MORDIDAS CRUZADAS. Etiologia MORDIDAS CRUZADAS Mordida Cruzada é uma alteração da oclusão dentária normal, no sentido ântero-posterior para os dentes anteriores, ou no sentido transversal para os dentes posteriores. Etiologia Baseia-se

Leia mais

EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA ESCOLA: EDUCAR E TRANSFORMAR

EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA ESCOLA: EDUCAR E TRANSFORMAR EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA ESCOLA: EDUCAR E TRANSFORMAR Ruan Carlos de Oliveira Magalhães¹; Nayanne Barros Queiroz¹, Natiane do Nascimento Colares¹, Cosmo Helder Ferreira da Silva² ¹Discente do curso de

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ODONTOLOGIA HORÁRIO PERÍODO INTEGRAL COODENADOR SÉRGIO R R ESTEVES

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ODONTOLOGIA HORÁRIO PERÍODO INTEGRAL COODENADOR SÉRGIO R R ESTEVES Column1 COORDENAÇÃO DO 1 PERÍODO 2019.2 INTEGRAL 9:00-11:15 INTRODUÇÃO À ODONTOLOGIA E BIOSSEGURANÇA profa. Claudia 19:00-20:30 BIOQUÍMICA RAQUEL 15:00-18:00 19:30-21:00 20:30-21:15 21:00-22:30 BIOQUÍMICA

Leia mais

Com base na situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo apontando

Com base na situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo apontando CESPE CEBRASPE SDS/PE Aplicação: 2016 Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso deseje, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE TEXTOS

Leia mais

TRATAMENTO INTERCEPTATIVO DA MORDIDA ABERTA ANTERIOR E MORDIDA CRUZADA POSTERIOR: RELATO DE CASO CLÍNICO

TRATAMENTO INTERCEPTATIVO DA MORDIDA ABERTA ANTERIOR E MORDIDA CRUZADA POSTERIOR: RELATO DE CASO CLÍNICO TRATAMENTO INTERCEPTATIVO DA MORDIDA ABERTA ANTERIOR E MORDIDA CRUZADA POSTERIOR: RELATO DE CASO CLÍNICO INTERCEPTATIVE TREATMENT OF THE ANTERIOR OPEN BITE AND POSTERIOR CROSSBITE: DESCRIPTION OF A CLINICAL

Leia mais

ESTUDO DE CASO CLÍNICO

ESTUDO DE CASO CLÍNICO Universidade Estadual do Oeste do Paraná Unioeste/ Cascavel PR Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Curso de Odontologia Disciplina de Semiologia Bucal e Radiológica ESTUDO DE CASO CLÍNICO DISCIPLINA

Leia mais

1º Período ESTRUTURA CURRICULAR. Carga horária total C-H. Total. C-H. Prática. C-H Teórica. Prérequisitos

1º Período ESTRUTURA CURRICULAR. Carga horária total C-H. Total. C-H. Prática. C-H Teórica. Prérequisitos ESTRUTURA CURRICULAR Habilitação: Bacharelado em Odontologia Carga horária total do curso: 4.383 Horas Turno de Aplicação: Integral Regime: Semestral Vigência: 1º semestre de 2011 Tempo de integralização:

Leia mais