Primavera Árabe. Por que Primavera? Referência a primavera dos povos (1848) - despertar do mundo árabe

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Primavera Árabe. Por que Primavera? Referência a primavera dos povos (1848) - despertar do mundo árabe"

Transcrição

1 Primavera Árabe Por que Primavera? Referência a primavera dos povos (1848) - despertar do mundo árabe Causas: Altos índices de desemprego na região Crise Econômica Pouca representação política e pouca liberdade de expressão (ditaduras) Caraterísticas: movimento laico; democratizante; popular. Revolução 2.0???!!! Uso de redes sociais/celulares Onda de democratização???

2 Tunísia: Revolução do Jasmim manifestações populares contra o desemprego e a corrupção contra o governo de Zine el-abidine Ben Ali no poder desde Estopim: suicídio de Mohamed Bouazizi Causas: elevados índices de desemprego e pobreza. Adoção de nova carta constitucional em Jan/2014 Egito: Queda do ditador Hosni Mubarak, inspirada no movimento tunisiano. Causas: Violência policial; Leis do estado de exceção, desemprego, inflação, corrupção

3 Egito Derrubada do presidente Mohamed Morsi, em 3 de julho de 2013, em um golpe militar. Eleito democraticamente em 2012, Morsi se tornou impopular após suas ações contra o Exército, seu acúmulo de poderes, seu autoritarismo e pela influência política da Irmandade Muçulmana no país. Após a derrubada de Morsi, os militares voltaram ao poder e colocaram a Irmandade Muçulmana como terrorista. Morsi responde por espionagem por dar informações ao Irã Irmandade Muçulmana X Exército (apoiados pelos civis) Aprovação em janeiro de 2014 de uma nova constituição que fortalece os poderes do executivo

4 Em fevereiro de 2014, meses antes da realização de novas eleições, o governo interino do Egito renunciou. Primeiro Ministro Hazem Al Beblawi renunciou, juntamento com todo gabinete, abrindo caminho para Al Sisi O marechal Abdel Fattah Al-Sisi, homem forte do Exército e candidato presidencial, também fazia parte do gabinete interino, como ministro da Defesa. O ministro egípcio da Habitação, Ibrahim Mahlab, foi convocado para assumir o governo como premiê.

5 Líbia Protestos populares com reivindicações sociais e políticas Causas: corrupção, opressão aos oposicionistas, Concentração das riquezas Resultado: Guerra Civíl, deposição e morte de Muammar Gaddafi que estava no poder desde 1969; intervenção da OTAN através de operações militares, com EUA, Reino Unido, França, Itália e Canadá à frente Avanço do Estado Islâmico na Líbia/Itália pede a retirada de seus cidadãos (Jan/Fev 2015) Ameação de atentados do ISIS na Itália Fev/2015

6 Outros focos de grande instabilidade: Iêmen: Causas: questões econômicas, desemprego e corrupcão Resultado: Renúncia de Ali Abdullah Saleh Síria: ( mais longo dos casos da primavera árabe) Protestos populares e revolta armada Ditadura Bashar Al-Assad Tentativas de intervenção da Liga Árabe e da ONU/Veto da Rússia e China

7 Rebeldes se aproximam de Damasco Refugiados concentram-se em Damasco e dependem da ajuda da UNRWA (Agencia da ONU de Assistência aos refugiados da Palestina e no Oriente Próximo) agencia de desenvolvimento e assistência humanitária que proporciona cuidados com saúde, educação, e ajuda de emergência a mais de 4 milhões de pessoas que vivem na faixa de gaza, cisjordânia, jordânia, libano e síria. Guerra Civil na Síria Fuga de + 4 milhões de pessoas segundo orgão da ONU para o oriente médio Reeleição de Bashar al Assad

8 Questão Síria "Para os russos, Assad é um bastião contra os extremistas (do autodenominado "Estado Islâmico", o "EI"); já para os americanos, Assad é um elemento que inflama as chamas de um conflito sectário Putin apoia diretamente as forças governamentais sírias. Já Washington, além de participar de bombardeios contra o EI, já apoiou opositores mais moderados ao governo de Damasco. Segundo estimativas da ONU, mais de 200 mil pessoas já morreram nos mais de quatro anos de conflito e há pelo menos 4 milhões de pessoas deslocadas internamente, com alguns milhares chegando diariamente à Europa em busca de refúgio.

9 EUA Opõem-se a Assad e ao "EI" e apoiam grupos rebeldes moderados. Em setembro do ano passado, o presidente Barack Obama fez um discurso em que prometeu destruir o grupo radical islâmico. Após vários esforços diplomáticos, foi formada uma coalizão anti-ei, que, liderada pelos EUA, começou uma campanha aérea no Iraque e na Síria. Participam Canadá, Austrália, França, Reino Unido, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Turquia e vários países árabes. Em pronunciamento recente, Obama defendeu a saída do presidente sírio como medida imprescindível para derrotar o "EI".

10

11 Rússia Os ataques aéreos russos na Síria pegaram de surpresa os países ocidentais envolvidos. E ainda que Moscou insista que seus ataques têm como alvo "os mesmos terroristas" visados pelos americanos, há suspeitas de que os russos também estejam atacando posições rebeldes. Segundo a Casa Branca, os ataques russos tem sido "indiscriminados". Russos buscam o fim das sanções devido a questão ucraniana Após classificar a derrubada do avião de ato terrorista, Putin ordenou uma intensificação dos bombardeios russos na Síria. O país realiza desde o mês passado uma campanha aérea contra o Estado Islâmico e em apoio ao governo sírio no país.

12 Irã Opõe-se ao "Estado Islâmico" e a militantes islâmicos de orientação sunita. Apoia o governo de Assad. Uma das potências da Região, o Irã também tem um histórico de aliança com o regime sírio, a quem já deu apoio militar e financeiro. O Irã tem na Síria um aliado para frear a influência de seu principal rival no Oriente Médio, a Arábia Saudita. Mas o país, que segue a tradição xiita do Islã, tem um inimigo comum com EUA e Rússia: o "EI" na Síria e no Iraque, que vê xiitas como hereges.

13 Arábia Saudita Grande rival do Irã no Oriente Médio, a Arábia Saudita é parte da coalizão liderada pelos EUA para atacar o "EI". Em recente encontro de líderes em Nova York, o governo saudita reiterou seu desejo de ver Assad deposto. O ministro das Relações Exteriores, Adel Al-Jubeir, defendeu uma intervenção militar na Síria ou um armamento mais ostensivo dos rebeldes. A Arábia Saudita é um dos principais financiadores de rebeldes de orientação sunita, incluindo alguns mais radicais. Porém, rechaçou acusações do Irã de que também teria dado dinheiro e armas para o "EI". Autoridades sauditas até expressaram publicamente preocupação com a possibilidade de as atividades do grupo extremista inspirarem movimentos rebeldes em solo saudita. No entanto, diversos sauditas mais ricos já doaram dinheiro à causa jihadista do "EI" e se estima que homens do país tenham viajado para Síria e Iraque e se juntado às fileiras do grupo extremista.

14 Outros países árabes que fazem parte da coalizão liderada pelos EUA são Catar, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Jordânia. Turquia Apoia a coalizão liderada pelos EUA e também grupos rebeldes. Opõese ao regime de Assad e a separatistas curdos. Turquia, país muçulmano também de maioria sunita, é outra potência regional envolvida no conflito sírio. Inicialmente, financiou as atividades do Exército Livre Sírio, o então principal movimento rebelde. O país também deu asilo a ativistas da oposição ao governo de Assad. Também atacou posições curdas na Síria, o que provocou polêmica diante do fato de os curdos estarem lutando contra o "Estado Islâmico".

15 Crise Imigratória para a Europa

16 De acordo com dados da ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de 2,5 mil imigrantes se afogaram no mar Mediterrâneo neste ano vítimas dos muitos barcos superlotados que tentam chegar à costa da Itália e da Grécia O fluxo de pessoas desesperadas que parte da Síria e do norte da África na tentativa de alcançar a Europa já é muito maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Números recentes mostram que milhares de pessoas estão usando uma rota perigosa através dos Bálcãs para chegar à Alemanha e a outros países do norte da União Europeia (UE).

17 Quantas pessoas estão migrando? Mais de 300 mil imigrantes já arriscaram suas vidas tentando atravessar o Mediterrâneo neste ano, segundo as Nações Unidas. Em todo o ano passado, foram 219 mil pessoas. Cerca de 200 mil pessoas desembarcaram na Grécia desde janeiro, enquanto outras 110 mil chegaram à Itália. A maioria dos que chegam às terras gregas optam pela viagem relativamente curta entre a Turquia e as ilhas de Kos, Chios, Lesvos e Samos em frágeis botes de borracha ou em pequenos barcos de madeira. A viagem entre a Líbia e a Itália é mais longa e arriscada.

18 Sobreviventes frequentemente relatam violência e abusos cometidos por traficantes de pessoas. Muitos imigrantes pagam milhares de dólares aos criminosos, e também é comum que sejam alvos de roubos. O caos na Líbia têm deixado os traficantes de pessoas livres para explorar os imigrantes.

19

20 De onde eles vêm? O maior grupo de imigrantes é de sírios, que fogem da violenta guerra civil em curso no país. Afegãos e eritreus vêm em seguida, geralmente tentando escapar da pobreza e de violações aos direitos humanos. Os grupos originários da Nigéria e do Kosovo também são grandes pobres e marginalizados integrantes do povo romà (cigano) são boa parte dos imigrantes vindos do último país. Na Itália, pessoas que chegam da Eritreia formam o maior grupo, seguidas por aquelas que vêm da Nigéria. Na Grécia, porém, os sírios formam a maior população, seguidos pelos afegãos.

21

22 AHungria está construindo uma barreira de 175 km para impedir a entrada de imigrantes. E instou seus parceiros de União Europeia a não enviarem de volta os migrantes que chegam por meio de seu território. A Convenção de Dublin, princípio central para lidar com pedidos de asilo na União Europeia, diz que a responsabilidade de examinar uma solicitação é do primeiro país do bloco em que a pessoa em questão pisou. Outros países enfrentam problemas com o aumento da chegada de imigrantes. A Áustria, por exemplo, espera receber 80 mil pedidos de asilo neste ano. Enquanto isso, milhares estão acampados no entorno de Calais, no norte da França. Muitos deles arriscam suas vidas tentando atravessar o canal da Mancha clandestinamente em direção ao Reino Unido.

23 No ano passado, a Itália pôs fim à sua missão de procura e resgate, chamada Mare Nostrum (do latim Nosso Mar ) após alguns países do bloco incluindo o Reino Unido afirmarem não ter como mantê-la financeiramente. Essa decisão foi duramente criticada por grupos de direitos humanos. Defender os direitos dos imigrantes pobres está difícil em um ambiente econômico sombrio. Muitos europeus estão desempregados e temem a concorrência com os trabalhadores estrangeiros, e os países da União Europeia não se entendem sobre como dividir o problema dos refugiados.

24 Como os imigrantes obtêm asilo na União Europeia? Eles devem provar às autoridades que são alvo de perseguição e poderiam ser feridos ou até mesmo mortos se devolvidos para seu país de origem. De acordo com as regras da União Europeia, pessoas em busca de asilo têm direito a alimentação, a primeiros socorros e a serem abrigadas em um centro de recepção. Também deve ter suas necessidades avaliadas individualmente. As autoridades podem conceder o asilo em primeira instância. Se isso não ocorre, o solicitante pode apelar contra a decisão na Justiça, com chances de ganhar. A pessoa em busca de asilo deve receber o direito de trabalhar em até nove meses após sua chegada.

25 Para onde eles vão depois? País da União Europeia que mais recebe pedidos de asilo, a Alemanha espera a chegada de cerca de 800 mil refugiados neste ano. Rastreamentos recentes mostram milhares de pessoas tentando alcançar a Alemanha e outros países da UE por meio da Grécia e pelo oeste dos Bálcãs. Espera-se que cerca de 3 mil pessoas atravessem a Macedônia todos os dias nos próximos meses, segundo a ONU. Muitos então chegam à Sérvia, que diz já ter registrado a presença de 90 mil imigrantes neste ano. Eles seguem para a Hungria e outros países signatários Tratado de Schengen, entre os quais é mais fácil cruzar fronteiras sem ter de mostrar um passaporte ou outro documento. Só em julho, 34 mil pessoas foram detectadas tentando atravessar a fronteira entre a Sérvia e a Hungria.

26 Noticiário Sobre a Crise Imigratória EUA: Câmara dos Representantes vota contra acolhimento de refugiados (20/11/2015) No rescaldo dos atentados de Paris, a Câmara dos Representantes nos Estados Unidos, dominada pelos republicanos, adotou um projeto de lei que prevê a suspensão do acolhimento de refugiados sírios e iraquianos. Um desafio direto ao presidente democrata, Barack Obama, que prometeu vetar a medida, caso passe também no Senado.

27 Crise: Centenas de imigrantes impedidos de entrar na Europa (25/11/2015) Centenas de migrantes provenientes de Marrocos, Irão, Paquistão e Bangladeche estão há uma semana bloqueados na fronteira entre a Grécia e a Macedónia. Impedidos de prosseguirem viagem para a Europa Ocidental, continuam com os protestos. A situação agravou-se desde que os países dos Balcãs decidiram restringir a passagem de imigrantes, permitindo apenas a passagem de sírios, afegãos e iraquianos, considerados refugiados.

28 Europa tem dois meses para controlar a crise migratória (19/01/2016) A União Europeia tem, no máximo, dois meses para controlar a crise migratória ou irá enfrentar graves consequências, como o colapso do (Espaço) Schengen. O alerta foi lançado, esta terça-feira, por Donald Tusk, no plenário do Parlamento Europeu, em Estrasburgo. O presidente do Conselho Europeu foi mais longe ao afirmar que a Europa irá falhar como projeto político se não conseguir controlar adequadamente as suas fronteiras externas

29 Migrantes: ONU diz que situação nas fronteiras gregas caminha rapidamente para desastre humanitário (02/03/2016) O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados diz que a acumulação de milhares de pessoas nas fronteiras do norte da Grécia está a tornarse rapidamente num desastre humanitário auto-induzido pela Europa. A chanceler alemã frisou, por seu lado, que os confrontos na fronteira com a Macedónia sublinham a urgência com a qual a União Europeia precisa de atuar face à crise.

30 Líderes europeus apresentam "posição comum" sobre refugiados à Turquia (18/03/2016) Os líderes da União Europeia (UE) vão apresentar uma posição comum, acordada e que esperam que permita selar um acordo com Turquia relativamente ao atual fluxo de migrantes na Europa Para a chanceler alemã, Angela Merkel, um acordo entre a Turquia e a UE será uma boa oportunidade para pôr fim ao tráfico de seres humanos. Já o Presidente francês, François Hollande, avisa que não existem garantias de um final feliz. A UE compromete-se a receber o mesmo número de pessoas que seriam reenviadas para a Turquia, apesar de só assegurar o acolhimento de 72 mil pessoas. Contudo, a legalidade e viabilidade deste acordo é posta em causa, uma vez que as Nações Unidas alertam para a ilegalidade de possíveis expulsões colectivas arbitrárias, algo que a Comissão Europeia desmente.

31 Refugiados sírios são 4,8 mi em países vizinhos e 900 mil na Europa, diz ONU (14/03/2016) O número de sírios que buscaram refúgio em países vizinhos desde o início do conflito no país é de mais de 4,8 milhões, enquanto os que fugiram para a Europa chegam a quase 900 mil, segundo divulga nesta segunda-feira (14) o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur). Os dados foram divulgados por ocasião do aniversário da guerra civil na Síria, que completará cinco anos nesta terça-feira (15). De acordo com o órgão, desde 2011 até o dia 3 de março deste ano, sírios deixaram o país para pedir refúgio em países como Egito, Iraque, Jordânia, Líbano e Turquia. Além disso, entre abril de 2011 e dezembro de 2015, quase 900 mil sírios, mais precisamente , pediram asilo em 37 países da Europa.

Fonte: BBC News Brasil

Fonte: BBC News Brasil Fonte: BBC News Brasil. 2015. DE ACORDO COM DADOS DA ONU (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS), CERCA DE 2,5 MIL IMIGRANTES SE AFOGARAM NO MAR MEDITERRÂNEO NESTE ANO VÍTIMAS DOS MUITOS BARCOS SUPERLOTADOS QUE

Leia mais

Povos do Oriente Médio

Povos do Oriente Médio Oriente Médio Povos do Oriente Médio Árabes Os árabes são o maior grupo étnico do Oriente Médio. São maioria no Egito, Jordânia, Síria, Líbano, Iraque, nos países da península Arábica e nos territórios

Leia mais

Aula 7 - Primavera Árabe

Aula 7 - Primavera Árabe Aula 7 - Primavera Árabe Árabe ou muçulmano? Árabe: Etnia majoritária na península arábica e norte da África. Podem ou não ser muçulmanos. Há importantes minorias cristãs entre os árabes, podendo chegar

Leia mais

ATUALIDADES. AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1. Profª Eulália Ferreira

ATUALIDADES. AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1. Profª Eulália Ferreira ATUALIDADES AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1 Profª Eulália Ferreira Al Assad, Putin e a Guerra na Síria De como uma guerra civil se torna uma questão internacional Parte 1 Distribuição de

Leia mais

Mundo árabe: países localizados no norte da África e no Oriente Médio Liga árabe: 22 países membros, formada em 1945 Fatores que ajudam a determinar

Mundo árabe: países localizados no norte da África e no Oriente Médio Liga árabe: 22 países membros, formada em 1945 Fatores que ajudam a determinar A primavera árabe Mundo árabe: países localizados no norte da África e no Oriente Médio Liga árabe: 22 países membros, formada em 1945 Fatores que ajudam a determinar se um indivíduos é árabe ou não Político:

Leia mais

Primavera Árabe. Prof. Luiz Fernando L Silva

Primavera Árabe. Prof. Luiz Fernando L Silva Primavera Árabe Prof. Luiz Fernando L Silva Inicia-se no norte da África E propaga-se pelo Oriente Médio Primavera Árabe Período de transformações históricas no rumo da política mundial Onda de protestos

Leia mais

Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda

Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda Síria - quadro geral Ditador: Bashar Al Assad (islâmico alauíta). Governo laico. Diversidade étnica e religiosa torna a crise complexa. Etnias principais:

Leia mais

ATUALIDADES. Atualidades do Ano de Conflitos do Mundo Contemporâneo África. Prof. Marcelo Saraiva

ATUALIDADES. Atualidades do Ano de Conflitos do Mundo Contemporâneo África. Prof. Marcelo Saraiva ATUALIDADES Atualidades do Ano de 2017 Conflitos do Mundo Contemporâneo África Prof. Marcelo Saraiva África A maior parte do continente africano tem sua identidade construída através do sofrimento e das

Leia mais

Síria vive uma "miniguerra mundial": quem são os protagonistas desse conflito?

Síria vive uma miniguerra mundial: quem são os protagonistas desse conflito? Síria vive uma "miniguerra mundial": quem são os protagonistas desse conflito? COMENTE Família síria deixa área de al-muasalat após bombardeio em Aleppo, na Síria Pontos-chave A guerra civil da Síria começou

Leia mais

O cenário das revoltas no Norte da África e no Oriente Médio

O cenário das revoltas no Norte da África e no Oriente Médio O cenário das revoltas no Norte da África e no Oriente Médio O mundo árabe é formado por um conjunto de países localizados no norte da África e no Oriente Médio. A maneira mais usual de identificar as

Leia mais

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio. Prof. Marcelo Saraiva

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio. Prof. Marcelo Saraiva ATUALIDADES Atualidades 2017 Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio Prof. Marcelo Saraiva Oriente Médio Conflitos do Mundo Contemporâneo Oriente Médio Porque o Oriente Médio é a zona de maior

Leia mais

a primavera arabe Ditaduras Pobreza Corrupção Radicalismo religioso Internet Desemprego Direitos Humanos Caminhos da Democracia do Mundo Muçulmano

a primavera arabe Ditaduras Pobreza Corrupção Radicalismo religioso Internet Desemprego Direitos Humanos Caminhos da Democracia do Mundo Muçulmano a primavera arabe Corrupção Pobreza Ditaduras Radicalismo religioso Internet Desemprego Direitos Humanos Caminhos da Democracia do Mundo Muçulmano Mapa dos Levantes Os acontecimentos iniciaram na Tunísia

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS RAFAEL GIOVANAZ GARCIA

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS RAFAEL GIOVANAZ GARCIA CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS RAFAEL GIOVANAZ GARCIA CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade. Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento

Leia mais

GEOPOLÍTICA NO MUNDO ATUAL. Prof: Judson Lima

GEOPOLÍTICA NO MUNDO ATUAL. Prof: Judson Lima GEOPOLÍTICA NO MUNDO ATUAL Prof: Judson Lima OBJETIVO DA AULA Traçar um panorama do mundo contemporâneo pós-atentado de 11 de setembro; Analisar as consequências econômicas Crise econômica de 2008 e seus

Leia mais

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO OBJETIVO 2016 1º ANO E. M. MÓDULO 28 CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO O Oriente Médio, mais especificamente a área do GOLFO PÉRSICO, é uma região estratégica no cenário mundial. Encontram-se no seu subsolo as

Leia mais

Aula 9 - Irã, Arábia Saudita e Iêmen

Aula 9 - Irã, Arábia Saudita e Iêmen Aula 9 - Irã, Arábia Saudita e Iêmen A disputa regional entre Irã e Arábia Saudita Irã e Arábia, de muitas formas, representam de forma extremada as divisões que existem no mundo islâmico. O Irã é um

Leia mais

TEMA 3. Prof. Janderson Barros

TEMA 3. Prof. Janderson Barros TEMA 3 Prof. Janderson Barros Oriente Médio é um termo que se refere a uma área geográfica à volta das partes leste e sul do mar Mediterrâneo. Prof. Janderson Barros Local estratégico em termos econômicos

Leia mais

Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas

Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas AFP GETTY IMAGES- Acordo entre os EUA e a Arábia Saudita prevê um pacote de defesa de US$ 110 bilhões Não foi à toa que o presidente americano, Donald

Leia mais

A EUROPA DOS 28 Módulo 15 frente 03- Livro 02 páginas: 210 a 212

A EUROPA DOS 28 Módulo 15 frente 03- Livro 02 páginas: 210 a 212 A EUROPA DOS 28 Módulo 15 frente 03- Livro 02 páginas: 210 a 212 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). HISTÓRICO Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo. 1952: CECA

Leia mais

Medidas da UE e dos Estados-Membros para fazer face ao fluxo de refugiados em consequência do conflito na Síria

Medidas da UE e dos Estados-Membros para fazer face ao fluxo de refugiados em consequência do conflito na Síria P7_TA(203)044 Medidas da UE e dos Estados-Membros para fazer face ao fluxo de refugiados em consequência do conflito na Síria Resolução do Parlamento Europeu, de 9 de outubro de 203, sobre as medidas da

Leia mais

Vence a indiferença e conquista a paz

Vence a indiferença e conquista a paz Vence a indiferença e conquista a paz 49º Dia Mundial da Paz (1 de Janeiro de 2016) Mar Mediterrâneo um cemitério de refugiados* De acordo com a Organização Mundial para a Migrações, até 18 de Dezembro

Leia mais

GEOGRAFIA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA

GEOGRAFIA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA GEOGRAFIA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Geopolítica e Poder 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 12.2 Conteúdo Americanos no Iraque e Afeganistão

Leia mais

Com base no texto e nos assuntos a ele relacionados, julgue os itens.

Com base no texto e nos assuntos a ele relacionados, julgue os itens. Questões 1 LATTUF, C. 24 jan. 2011. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2015. A charge acima, de Carlos Latuff, indica um efeito dominó propiciado pela

Leia mais

Refugiados: o limite entre o abrigo e a xenofobia

Refugiados: o limite entre o abrigo e a xenofobia Refugiados: o limite entre o abrigo e a xenofobia Textos motivadores A proteção de refugiados foi estabelecida como missão principal da agência de refugiados da ONU, que foi constituída para assistir,

Leia mais

Posição Geopolítica Estratégica. Petróleo. Escassez de Água. Origem das principais religiões monoteístas

Posição Geopolítica Estratégica. Petróleo. Escassez de Água. Origem das principais religiões monoteístas ORIENTE MÉDIO Posição Geopolítica Estratégica Está localizado entre Europa, África e Ásia. Foi colonizado por países europeus, que dividiram o território de acordo com seus interesses. Petróleo Escassez

Leia mais

Agências Especializadas Banco Mundial; FMI; FAO; UNESCO; OIT; OMS;

Agências Especializadas Banco Mundial; FMI; FAO; UNESCO; OIT; OMS; ONU A Organização das Nações Unidas tem como objetivo manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais, facilitar a cooperação em matéria de direito internacional e promover o desenvolvimento

Leia mais

As recentes decisões do Conselho Europeu em face das mortes em catadupa no Mediterrâneo revelam o que é esta deriva autoritária.

As recentes decisões do Conselho Europeu em face das mortes em catadupa no Mediterrâneo revelam o que é esta deriva autoritária. As recentes decisões do Conselho Europeu em face das mortes em catadupa no Mediterrâneo revelam o que é esta deriva autoritária. Alheada das suas responsabilidades no colapso da mínima réstia de Estado

Leia mais

O grupo autodenominado \"Estado Islâmico\" assumiu a autoria dos ataques na capital

O grupo autodenominado \Estado Islâmico\ assumiu a autoria dos ataques na capital Por que novamente em Paris? Foi o segundo grande ataque a atingir Paris em menos de um ano, e uma das tantas perguntas que surgem é: por que a França novamente? Matéria publicada em 14 de Novembro de 2015

Leia mais

PANORAMA DO REFÚGIO NO SÉCULO XXI: OS REFUGIADOS SÍRIOS NO BRASIL E NO MUNDO

PANORAMA DO REFÚGIO NO SÉCULO XXI: OS REFUGIADOS SÍRIOS NO BRASIL E NO MUNDO PANORAMA DO REFÚGIO NO SÉCULO XXI: OS REFUGIADOS SÍRIOS NO BRASIL E NO MUNDO INTRODUÇÃO A migração aparece, no século XXI, com novos contornos, novas questões jurídicas e políticas (BAENINGER, 2014). Os

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2014-2019 Documento de sessão 16.9.2014 B8-0137/2014 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência de uma declaração da Vice-Presidente da Comissão / Alta Representante da União para

Leia mais

Esse grupo étnico é formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas, possuem uma organização social alicerçada no sistema de clãs.

Esse grupo étnico é formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas, possuem uma organização social alicerçada no sistema de clãs. CURDOS O povo curdo é um grupo étnico que se julga nativo de uma região do Oriente Médio chamada de Curdistão, que abrange parte dos territórios do Irã, Iraque, Síria e Turquia. Esse grupo étnico é formado

Leia mais

Conselho de Segurança Nacional

Conselho de Segurança Nacional Conselho de Segurança Nacional A Guerra civil na Síria no Oriente Médio e o Sistema Internacional Sumário 1. Apresentação do comitê.02 2. A Guerra na Síria...03 3. Posicionamento das Nações..04 4. Bibliografia.

Leia mais

HISTÓRIA. Demandas Políticas e Sociais no Mundo Atual Parte 3. Profª. Eulália Ferreira

HISTÓRIA. Demandas Políticas e Sociais no Mundo Atual Parte 3. Profª. Eulália Ferreira HISTÓRIA Parte 3 Profª. Eulália Ferreira Questão dos Migrantes e dos Refugiados Os migrantes escolhem se deslocar não por causa de uma ameaça direta de perseguição ou morte, mas principalmente para melhorar

Leia mais

NA MIRA - Uma mulher e seu bebê atravessam rua de Aleppo, na Síria: dois anos de guerra interna destruíram boa parte do país

NA MIRA - Uma mulher e seu bebê atravessam rua de Aleppo, na Síria: dois anos de guerra interna destruíram boa parte do país 1 de 7 31/01/2014 23:06 Aumentar a fonte Diminuir a fonte Conflitos Cláudio Soares NA MIRA - Uma mulher e seu bebê atravessam rua de Aleppo, na Síria: dois anos de guerra interna destruíram boa parte do

Leia mais

O mundo árabe-muçulmano após a Primavera. Prof. Alan Carlos Ghedini

O mundo árabe-muçulmano após a Primavera. Prof. Alan Carlos Ghedini O mundo árabe-muçulmano após a Primavera Prof. Alan Carlos Ghedini Entre as causas da Primavera Árabe podemos citar: Altos índices de desemprego na região Crise econômica Pouca ou nenhuma representação

Leia mais

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO JUDEUS Hebreus; Abraão; Canaã (Palestina); 400 anos no Egito; Moisés e o êxodo; Israel e Judá; 70: destruição do templo de Jerusalém; 131: Diáspora. MUÇULMANOS Beduínos; Maomé

Leia mais

QUESTÃO PROPOSTA INTERPRETAÇÃO DA QUESTÃO

QUESTÃO PROPOSTA INTERPRETAÇÃO DA QUESTÃO 1 QUESTÃO PROPOSTA Estudar o atual conflito da Síria em seus aspectos econômicos, sociais e políticos destacando a importância daquela região para o equilíbrio na distribuição do poder no mundo atual.

Leia mais

ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ SEMANA 20 A 26 DE OUTUBRO SEMANA 20 A 26 DE OUTUBRO SEMANA 20 A 26 DE OUTUBRO. Ritmo da China desacelera

ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ SEMANA 20 A 26 DE OUTUBRO SEMANA 20 A 26 DE OUTUBRO SEMANA 20 A 26 DE OUTUBRO. Ritmo da China desacelera ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ Israel prende alto dirigente do Hamas Câmara aprova regras de direitos de respostas nos meios de comunicação Pizzolato poderá deixar regime fechado em 8 meses A desaceleração

Leia mais

O CURDISTÃO a) Localização/territórios ocupados: O Curdistão é b) Quem são os curdos? Autonomia e identidade autonomia no norte do Iraque

O CURDISTÃO a) Localização/territórios ocupados: O Curdistão é b) Quem são os curdos? Autonomia e identidade autonomia no norte do Iraque O CURDISTÃO a) Localização/territórios ocupados: O Curdistão é uma região cultural e geográfica majoritariamente composta pelos curdos. Com cerca de 500.000 km² concentra-se, em sua maior parte, na Turquia,

Leia mais

Questão Palestina x Israel. Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais!

Questão Palestina x Israel. Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais! Questão Palestina x Israel Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais! Origens!!!! 1897: Fundação do movimento sionista, que visa o retorno dos judeus à Palestina. No início do século XX, já existiam

Leia mais

GLOBALIZAÇÃO E POLÍTICA INTERNACIONAL. Professora Luísa Pieniz

GLOBALIZAÇÃO E POLÍTICA INTERNACIONAL. Professora Luísa Pieniz GLOBALIZAÇÃO E POLÍTICA INTERNACIONAL Professora Luísa Pieniz Leornardo Boff Globalização: processo mundial de homogeneização do modo de produção capitalista, de globalização dos mercados e das transações

Leia mais

B8-0136/2015 } B8-0137/2015 } B8-0138/2015 } B8-0139/2015 } B8-0140/2015 } B8-0142/2015 } RC1/Alt. 1

B8-0136/2015 } B8-0137/2015 } B8-0138/2015 } B8-0139/2015 } B8-0140/2015 } B8-0142/2015 } RC1/Alt. 1 B8-0142/2015 } RC1/Alt. 1 1 N. 3-A (novo) 3-A. Alerta para o risco de desencadeamento de uma guerra religiosa; salienta, no entanto, que autoridades muçulmanas rejeitam o EI, por não o considerarem nem

Leia mais

DIRETORIA DE ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS, INFORMAÇÕES E DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL DEPARTAMENTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES

DIRETORIA DE ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS, INFORMAÇÕES E DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL DEPARTAMENTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES PRINCIPAIS PAÍSES DE DESTINO DA EXPORTAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA - 2005 2005 Estados Unidos 421.693.481 25,29 México 124.421.946 7,46 Argentina 73.091.226 4,38 Federação da Rússia 59.379.834 3,56

Leia mais

PEP/2012 5ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA

PEP/2012 5ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA 1 PEP/2012 5ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA 1ª Q UES TÃ O (Valor 6,0) Analisar a Primavera Árabe no Oriente Médio e Norte da África, concluindo sobre suas consequências para

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA. Em 1986 foi criado o fundo de desenvolvimento regional, para ajudar os países mais pobres.

UNIÃO EUROPEIA. Em 1986 foi criado o fundo de desenvolvimento regional, para ajudar os países mais pobres. UNIÃO EUROPEIA UNIÃO EUROPEIA A União Europeia(UE) é uma união econômica e política entre 28 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia,

Leia mais

O conflito entre Israel e Palestina

O conflito entre Israel e Palestina O conflito entre Israel e Palestina Importância estratégica do Oriente Médio Localizado no sudeste da Ásia, entre três continentes: Europa, Ásia e África Pontos importantes Canal de Suez: ligação artificial

Leia mais

Dividir para dominar

Dividir para dominar ÁFRICA Contexto histórico África século XV: -Grandes navegações -Estabelecimento de feitorias na África A partir do século XIX: -Colonialismo europeu -Partilha da África (Conferência de Berlim, em 1885)

Leia mais

Pentágono pode manter Carrier Strike Group no teatro europeu

Pentágono pode manter Carrier Strike Group no teatro europeu Pentágono pode manter Carrier Strike Group no teatro europeu O Harry S. Truman Carrier Strike Group pode permanecer no Mar Mediterrâneo por mais tempo ao invés de ser enviado para o Oriente Médio. O Pentágono

Leia mais

Por uma Europa protetora

Por uma Europa protetora Por uma Europa protetora O Parlamento Europeu pode ter um papel importante na criação de uma política europeia que garanta vias legais e seguras para a proteção. Tu tens #ThePowerofVote www.thepowerofvote.eu

Leia mais

Aula 6 - Rússia e Ucrânia

Aula 6 - Rússia e Ucrânia Aula 6 - Rússia e Ucrânia Rússia Histórico de expansão e conquista sobre diversos outros povos. Governos autoritários. Século XX: colapso do Império Russo, formação da URSS (União das Repúblicas Socialistas

Leia mais

02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL?

02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL? 02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL? O que foi a Guerra Fria Disputa pelo poder em escala global Estados Unidos (capitalista) x União Soviética (socialista) Sem conflito armado direto guerra econômica, diplomática

Leia mais

AVANÇOS EM TECNOLOGIA: - Investimentos crescentes em P&D - Aumento da capacidade não-letal e maior precisão das armas - Custos crescentes dos equipamentos - Automação e robotização - Atuação em rede x

Leia mais

ÁFRICA CONFLITOS RELIGIOSOS.

ÁFRICA CONFLITOS RELIGIOSOS. ÁFRICA CONFLITOS RELIGIOSOS http://www.pordentrodaafrica.com/ CONFLITOS ÉTNICOS NA ÁFRICA O continente africano é palco de uma serie de conflitos consequência da intervenção colonialista, principalmente

Leia mais

Oriente Médio. Palco de instabilidade da política mundial

Oriente Médio. Palco de instabilidade da política mundial Oriente Médio Palco de instabilidade da política mundial Conhecido como Oriente Próximo Está limitado pelo Oceano Índico e pelos mares Mediterrâneo, Negro, Vermelho e Cáspio. Paisagem marcado por áreas

Leia mais

Regras Especiais de Procedimento para o Comitê de Políticas Especiais e Descolonização (SpecPol)

Regras Especiais de Procedimento para o Comitê de Políticas Especiais e Descolonização (SpecPol) Regras Especiais de Procedimento para o Comitê de Políticas Especiais e Descolonização (SpecPol) 1. Fluxo do debate 1.1. No debate formal, o tempo limite para discurso será de 2 (dois) minutos. 1.2. Nos

Leia mais

B8-0832/2015 } B8-0834/2015 } B8-0837/2015 } B8-0842/2015 } RC1/Alt. 4/rev.

B8-0832/2015 } B8-0834/2015 } B8-0837/2015 } B8-0842/2015 } RC1/Alt. 4/rev. B8-0842/2015 } RC1/Alt. 4/rev. 4/rev. Barbara Spinelli Considerando B-A (novo) B-A. Considerando que os Estados-Membros são em parte responsáveis pelo aumento dramático do número de refugiados graças às

Leia mais

Informativo Mensal. Julho/2014

Informativo Mensal. Julho/2014 Informativo Mensal Julho/2014 AMÉRICA/ EUROPA OCIDENTAL EUA ACUSAM RÚSSIA DE DISPARAR ARTILHARIA CONTRA BASES MILITARES UCRANIANAS Dentro do mês de julho, os Estados Unidos e seus aliados europeus acusaram

Leia mais

delicada, e, provavelmente haverá sobressaltos, mas a tendência de longo prazo é a incorporação dos refugiados à sociedade alemã.

delicada, e, provavelmente haverá sobressaltos, mas a tendência de longo prazo é a incorporação dos refugiados à sociedade alemã. Entrevista sobre a atual Crise Migratória com Fabian Domingues, Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul 1. A crise migratória teve seu

Leia mais

Informativo mensal nº 1. Setembro/2013

Informativo mensal nº 1. Setembro/2013 Informativo mensal nº 1 Setembro/2013 ÁFRICA ATENTADOS TERRORISTAS PROTAGONIZADOS PELA MILÍCIA FUNDAMENTALISTA AL-SHABAAB Durante o mês de setembro, ao menos quatro ataques terroristas foram atribuídos

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA PROF OR ELIELTON

LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA PROF OR ELIELTON COLÉGIO MONJOLO LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA PROF OR ELIELTON Data da Realização: / /2018. Aluno(a): 3ª Série 1. (Uerj simulado 2018) O QUE É E O QUE QUER O ESTADO ISLÂMICO (EI)? O grupo estabeleceu um

Leia mais

Atualidades. Terrorismo - Atualização. Prof. BOTELHO

Atualidades. Terrorismo - Atualização. Prof. BOTELHO Atualidades Terrorismo - Atualização Estado Islâmico EI queimou vivo o piloto jordaniano em represália, Jordânia enforcou dois jihadistas iraquianos, incluindo a mulher-bomba Jordânia fez ataque aéreo

Leia mais

Conflitos mundiais PROF. MELK SOUZA

Conflitos mundiais PROF. MELK SOUZA Conflitos mundiais PROF. MELK SOUZA ÍNDIA x PAQUISTÃO A tensa relação entre Índia e Paquistão, pela disputa da região da Caxemira, teve início a partir da independência da Índia do imperialismo britânico,

Leia mais

Aula 10 - Israel e Questão Palestina

Aula 10 - Israel e Questão Palestina Aula 10 - Israel e Questão Palestina Primeira Guerra Mundial Região era parte do Império Turco Otomano 1917: Declaração de Balfour : buscando apoio para vencer o Império Turco na Primeira Guerra Mundial,

Leia mais

Professor Hudson de Paula

Professor Hudson de Paula Professor Hudson de Paula A região que compreende o Oriente Médio está localizada na porção oeste do continente asiático, conhecida como Ásia ocidental. Possui extensão territorial de mais de 6,8 milhões

Leia mais

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS. Aula expositiva 9ºs anos 2º bimestre

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS. Aula expositiva 9ºs anos 2º bimestre ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS Aula expositiva 9ºs anos 2º bimestre PRECEDENTES Início do século XX: - Muitas diferenças culturais, econômicas, políticas, religiosas etc. entre os países. - Muitos conflitos,

Leia mais

O Oriente Médio e a Crise Humanitária do Século

O Oriente Médio e a Crise Humanitária do Século O Oriente Médio e a Crise Humanitária do Século O fluxo de pessoas desesperadas que parte da Síria e do norte da África na tentativa de alcançar a Europa já é muito maior que o registrado no mesmo período

Leia mais

Segundo os dois países, o motivo foi a postura anti-israelense da entidade. Para Israel, a atuação da Unesco tornou-se um "teatro do absurdo".

Segundo os dois países, o motivo foi a postura anti-israelense da entidade. Para Israel, a atuação da Unesco tornou-se um teatro do absurdo. Os EUA cortaram o financiamento à Unesco após o órgão decidir incluir a Autoridade Palestina como membro em 2011, mas mantiveram o escritório na sede da agência em Paris na tentativa de acompanhar e avaliar

Leia mais

TRANSATLANTIC TRENDS PORTUGAL

TRANSATLANTIC TRENDS PORTUGAL TRANSATLANTIC TRENDS PORTUGAL Q1. Pensa que será melhor para Portugal participarmos activamente nas questões mundiais ou afastarmo-nos das questões mundiais? - Participarmos activamente nas questões mundiais

Leia mais

TOP ATUALIDADES. Senado aprova impeachment, Dilma perde mandato e Temer assume SEMANA 30 DE AGOSTO A 05 DE SETEMBRO

TOP ATUALIDADES. Senado aprova impeachment, Dilma perde mandato e Temer assume SEMANA 30 DE AGOSTO A 05 DE SETEMBRO TOP ATUALIDADES Senado aprova impeachment, Dilma perde mandato e Temer assume Itália resgata 3 mil no Mediterrâneo em meio a aumento de chegadas Japão quer novas sanções da ONU contra Coreia do Norte Companhia

Leia mais

Donald Trump, o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e a mudança da Embaixada dos EUA em Israel

Donald Trump, o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e a mudança da Embaixada dos EUA em Israel Anunciado em dezembro pelo presidente americano Donald Trump, o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e a mudança da Embaixada dos EUA em Israel para a cidade são movimentos delicados e que

Leia mais

Por que novamente em Paris? Hugo Bachega - Da BBC Brasil em Londres 14 novembro 2015

Por que novamente em Paris? Hugo Bachega - Da BBC Brasil em Londres 14 novembro 2015 Instituto de Educação Infantil e Juvenil Primavera, 2015. Londrina, Nome: de Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 20 MMXV Fase 1 Grupo Alfa POR QUE PARIS? Por que novamente em Paris? Hugo Bachega

Leia mais

Secretaria Nacional de Justiça

Secretaria Nacional de Justiça Secretaria Nacional de Justiça Refúgio em Números Diagnóstico do sistema de refúgio Cenário Mundial Segundo publicação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados¹ Acnur, no primeiro semestre

Leia mais

ENTREVISTA 1. Fabiano Mielniczuk 2

ENTREVISTA 1. Fabiano Mielniczuk 2 ENTREVISTA 1 Fabiano Mielniczuk 2 1 Entrevista sobre o papel da Rússia no novo cenário internacional. 2 Doutor em Relações Internacionais pelo IRI/PUC-Rio, é mestre em Relações Internacionais pelo mesmo

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa ª Série Turma: FG

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa ª Série Turma: FG COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor: Carlos Alexandre 3 ª Série Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Fronteiras políticas e soberania Parte II

Fronteiras políticas e soberania Parte II Fronteiras políticas e soberania Parte II CANADÁ Quebec 80% da população do Quebec é descendente de franceses e católica Em 1969 ocorreu a oficialização da língua francesa no Quebec. Onze anos depois ocorreu

Leia mais

Atentados terroristas em três países matam dezenas de pessoas

Atentados terroristas em três países matam dezenas de pessoas Atentados terroristas em três países matam dezenas de pessoas Atentados terroristas realizados em três países de três continentes diferentes deixaram dezenas de mortos nesta sexta-feira (26). França, Tunísia

Leia mais

AFEGANISTÃO Contexto:

AFEGANISTÃO Contexto: AFEGANISTÃO Contexto: O Afeganistão, por sua posição geopolítica, marca-se na história como um centro intermediário de relações comerciais e migrações da humanidade ao longo da história. Os fluxos migratórios

Leia mais

CI-CPRI. SOUSA GALITO, Maria (2010). Independência. CI-CPRI, PowerPoint, N.º3, pp. 1-18

CI-CPRI. SOUSA GALITO, Maria (2010). Independência. CI-CPRI, PowerPoint, N.º3, pp. 1-18 CI-CPRI Independência SOUSA GALITO, Maria (2010). Independência. CI-CPRI, PowerPoint, N.º3, pp. 1-18 No contexto das Relações Internacionais, o conceito de Independência de um território implica a reivindicação

Leia mais

Geopolítica no mundo atual. Prof: Judson Lima

Geopolítica no mundo atual. Prof: Judson Lima Geopolítica no mundo atual Prof: Judson Lima Objetivo da aula Traçar um panorama do mundo contemporâneo pós-atentado de 11 de setembro; Analisar as consequências econômicas Crise econômica de 2008 e seus

Leia mais

História. Conflitos na antiga Europa do leste Parte 9. Profª. Eulália Ferreira

História. Conflitos na antiga Europa do leste Parte 9. Profª. Eulália Ferreira História Conflitos na antiga Europa do leste Parte 9 Profª. Eulália Ferreira - Final da guerra da Bósnia não significa o final dos conflitos na região da antiga Iugoslávia - 1998 Conflito em Kosovo (província

Leia mais

EGIPTO. O QUE ESTÁ À VISTA? MUDANÇA DE LIDERANÇA OU DE REGIME? (ACTUALIZAÇÃO 1)

EGIPTO. O QUE ESTÁ À VISTA? MUDANÇA DE LIDERANÇA OU DE REGIME? (ACTUALIZAÇÃO 1) 2011/02/01 EGIPTO. O QUE ESTÁ À VISTA? MUDANÇA DE LIDERANÇA OU DE REGIME? (ACTUALIZAÇÃO 1) Até há nove dias atrás - ainda não tinham começado as manifestações de protesto - a grande prioridade da comunidade

Leia mais

FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU

FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU A CRISE ECONÔMICA DA URSS Aumento de gastos com produção de armas, espionagem, repressão; Diminuição do investimento interno, provocando escassez de habitações,

Leia mais

Seu objetivo era enfraquecer o movimento fundamentalista que varria o Irã

Seu objetivo era enfraquecer o movimento fundamentalista que varria o Irã Guerra Irã e Iraque Conflito que por cerca de 8 anos, mais precisamente de 1980 a 1988, envolveu as duas nações do Oriente Médio. Irã e Iraque possuem diferenças históricas. Apesar de ambos seguirem a

Leia mais

Primavera Árabe. Subtema: A MORTE DE KADAFI

Primavera Árabe. Subtema: A MORTE DE KADAFI Primavera Árabe Subtema: A MORTE DE KADAFI O que é a Primavera Árabe? Os protestos no mundo árabe em 2010-2011, também conhecido como a Primavera Árabe, uma onda revolucionária de manifestações e protestos

Leia mais

MÓDULO I: ACOLHER MARIA ANTÓNIO

MÓDULO I: ACOLHER MARIA ANTÓNIO Acolhimento O conceito de refugiado: Segundo a Convenção de Genebra um refugiado é alguém que temendo ser perseguido por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas, se

Leia mais

30 ANOS DE GOVERNOS CIVIS - BRASIL

30 ANOS DE GOVERNOS CIVIS - BRASIL 30 ANOS DE GOVERNOS CIVIS - BRASIL 1990-1992 1992-1994 1995-2002 2002-2010 2010 -... Sarney Vice de Tancredo (eleito pelo colégio eleitoral); ARENA (suporte a ditadura); Combate a inflação (plano cruzado)

Leia mais

GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA

GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA ANTECEDENTES Pressão Internacional sobre o Irã = proibição ao PROJETO NUCLEAR Teerã ameaça criar obstáculos para a travessia de navios petroleiros pelo Estreito de

Leia mais

O HAMAS NO PODER 2006/04/06. Alexandre Reis Rodrigues

O HAMAS NO PODER 2006/04/06. Alexandre Reis Rodrigues 2006/04/06 O HAMAS NO PODER Não tendo conseguido formar um governo de coligação com a Fatah nem com qualquer outro partido, o Hamas viu-se obrigado a propor um gabinete com apenas membros do seu movimento

Leia mais

Discurso sobre a Dinamarca e a crise dos refugiados. Excelentíssimos Senhora e Senhor Presidentes das Comissões e Excelentíssimos Senhores Deputados.

Discurso sobre a Dinamarca e a crise dos refugiados. Excelentíssimos Senhora e Senhor Presidentes das Comissões e Excelentíssimos Senhores Deputados. Discurso sobre a Dinamarca e a crise dos refugiados Excelentíssimos Senhora e Senhor Presidentes das Comissões e Excelentíssimos Senhores Deputados. Estamos diante de um problema com refugiados que requer

Leia mais

Crianças do MUNDO. Crianças nas guerras. Campanha de Oração pelas Crianças ÞÞ ÞÞ. Parte I

Crianças do MUNDO. Crianças nas guerras. Campanha de Oração pelas Crianças ÞÞ ÞÞ. Parte I Crianças nas guerras Segundo a UNICEF, 87 milhões de crianças no mundo não conhecem outra coisa a não ser a guerra. Elas estão cercadas por morte e destruição, vivem entre bombas e tiros. Isso tem efeitos

Leia mais

Iraque: o rapto e os maus tratos infligidos às mulheres

Iraque: o rapto e os maus tratos infligidos às mulheres PARLAMENTO EUROPEU 2014-2019 TEXTOS APROVADOS P8_TA(2014)0066 Iraque: o rapto e os maus tratos infligidos às mulheres Resolução do Parlamento Europeu, de 27 de novembro de 2014, sobre o Iraque: rapto e

Leia mais

África do Norte. Países que o compõem: Marrocos (Saara Ocidental), Argélia, Tunísia, Líbia, Egito e Sudão

África do Norte. Países que o compõem: Marrocos (Saara Ocidental), Argélia, Tunísia, Líbia, Egito e Sudão ÁFRICA DO NORTE África do Norte Países que o compõem: Marrocos (Saara Ocidental), Argélia, Tunísia, Líbia, Egito e Sudão Localização Geográfica Norte Mar Mediterrâneo e Europa Sul África Subsaariana Leste

Leia mais

Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial Aula 22 Primeira Guerra Mundial 1 Causas Setor 1606 2 Desenvolvimento 3 Conferência de Paris (1919) ealvespr@gmail.com 1.1 Antecedentes Disputas imperialistas Alsácia-Lorena França X Alemanha Inglaterra

Leia mais

Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros, Senhor Comissário Carlos Moedas, Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto,

Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros, Senhor Comissário Carlos Moedas, Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto, Senhor Presidente da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo, Senhor Presidente da Delegação da Assembleia da República à Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo, Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros,

Leia mais

DOCUMENTO DE TRABALHO 1

DOCUMENTO DE TRABALHO 1 PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos 19.7.2013 DOCUMENTO DE TRABALHO 1 sobre a vigilância das fronteiras marítimas externas no contexto da cooperação

Leia mais

A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL MNE DGAE

A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL MNE DGAE A UNIÃO EUROPEIA E O DIÁLOGO INTERCULTURAL O CAMINHO PARA A UNIÃO EUROPEIA O QUE SE COMEMORA NO ANO EUROPEU 2008 QUIZ O CAMINHO PARA A UNIÃO EUROPEIA No século XX, depois das Guerras Mundiais (a 2ª foi

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof.: Zidane e Wilton Pires

GEOGRAFIA. Prof.: Zidane e Wilton Pires GEOGRAFIA Prof.: Zidane e Wilton Pires AGROPECUÁRIA QUESTÕES AGRÁRIAS (DISTRIBUIÇÃO DAS TERRAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS) Concentração fundiária (origem do período colonial: sesmarias, capitanias hereditárias);

Leia mais

Móveis e Artigos para decoração nos Países Árabes

Móveis e Artigos para decoração nos Países Árabes Móveis e Artigos para decoração nos Países Árabes Câmara de Comércio Árabe Brasileira São Paulo Setembro de 2006 Negociando com os Árabes Câmara de Comércio Árabe Brasileira São Paulo Agosto 2006 Os Países

Leia mais

Migrações Internacionais

Migrações Internacionais MIGRAÇÕES Migrações Internacionais O que é????? Movimento migratório ou migração é o deslocamento da população de um lugar para outro podendo ser definitivos ou temporários Diversos motivos levam as pessoas

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2014-2019 Documento de sessão 27.4.2015 B8-0380/2015 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência de declarações do Conselho e da Comissão nos termos do artigo 123.º, n.º 2, do Regimento

Leia mais