Esse grupo étnico é formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas, possuem uma organização social alicerçada no sistema de clãs.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Esse grupo étnico é formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas, possuem uma organização social alicerçada no sistema de clãs."

Transcrição

1 CURDOS

2 O povo curdo é um grupo étnico que se julga nativo de uma região do Oriente Médio chamada de Curdistão, que abrange parte dos territórios do Irã, Iraque, Síria e Turquia. Esse grupo étnico é formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas, possuem uma organização social alicerçada no sistema de clãs. Atualmente os curdos são a mais numerosa nação sem Estado no mundo.

3

4 Idioma Língua: Curdo. Três dialetos divididos de acordo com a distribuição geográfica: O curmanji ou curdo setentrional é falado pelos curdos na Turquia, Síria e partes da ex-urss. O sorâni ou curdo central é falado no Curdistão iraquiano e no Irã. Quelurí é falado no oeste do Irã.

5

6 Religião Maioria é muçulmana Sunita. Sufistas Xiitas Alevitas (xiismo) Outras religiões: Cristãos Judeus Yazidis* (curdistão Iraquiano) As mulheres curdas tem mais liberdade; ; elas não cobrem seus rostos, seus hijab são menos restritivos, e elas não se vestem com vestidos pretos como o xador iraniano ou a abaya árabe.

7 Território (Curdistão) Região montanhosa, de relevo acidentado. Montanhas da Alta Mesopotâmia, suaviza até os planaltos do norte iraquiano. Rios: Alto Tigre e Alto Eufrates.

8

9 Dividido em Quatros Curdistões : Curdistão Sírio, Iraquiano, Iraniano e Turco. O projeto de um Estado curdo tem opositores dos governos da região, que reprimem com violência os movimentos e partidos separatistas.

10 Curdistão Iraquiano. Localizado no norte do Iraque. Após várias guerras com o governo iraquiano, fugas (Turquia, Irã e Síria) governo autônomo (KGR) em Política: Democracia Parlamentar (Barzani). Uma das principais forças econômicas do Iraque, o Curdistão tem as mais baixas taxas de pobreza e o mais alto padrão de vida do país. Grande parte da economia voltada a venda de petróleo. Atualmente: 2016 intenção de realizar referendo para a independência do país. Papel importante na Guerra da Síria e no Iraque. Principais forças terrestres no combate ao estado islâmicos e outros grupos extremistas.

11

12 Curdistão Turco Sudeste da Turquia. Abriga grande parte da população Curda. Grande opressão por parte do governo turco. Guerras civis e massacres ao longo do tempo, havendo proibição da língua curda em todas as regiões do país. 1993, prisão do lider do PKK Abdulla Ocalan. PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), milícia separatista, guerra contra a Turquia anos 80, 90, 2015 presente. (37 mil mortos). Principais forças terrestres no combate ao estado islâmicos e outros grupos extremistas. (Salvou grande parte dos povos Yazidis). HDP (Partido Democrático dos Povos). Selahattin Demitras Partido que busca maior autonomia para o povo curdo dentro da Turquia 3 Lugar nas eleições de 2014.

13

14 Curdistão Iraniano Região Noroeste e norte do Irã. Curdos sunitas e xiitas (não tem interesse em autonomia). Forte opressão pelo governo Iraniano devido a busca pela autonomia e diferenças religiosas.

15 Curdistão Sírio Norte da Síria. Governo Autônomo de Rojava. Dividido em 3 Cantões. Kobane, Afrin e Jazziré. Atualmente separados pela guerra. Confederalismo Democrático Sistema político aberto em relação a grupos político e facções. É flexível, multicultural, anti-monopolísitco e orientado pelo consenso. (idealizador - Ocalan) Os pilares centrais do confederalismo democrático são a ecologia e o feminismo. PYD - Partido de União Democrática e KNC Conselho Nacional Curdistão. YPG Unidades de Proteção Popular. YPJ Unidade de Proteção Feminina. (Exército). Principais forças terrestres no combate ao estado islâmico e outros grupos extremistas.

16

17 Cenários Atuais. Rússia e EUA principais aliados na Guerra Civil. Criação das Forças Armadas Decocraticas da Síria. Independência das regiões curdas do Iraque (KGR) e Síria (Rojava). Guerra contra os Turcos em andamento (Rojava). Forte pressão dos governos contra a criação dos estados independentes, com o medo de que outras regiões tambem se tornem (Turquia e Irã).

18 Guerra do Golfo (1 Guerra do Golfo). Essa guerra envolveu, primeiramente, dois países: Iraque e Kuwait. Depois, outras nações entraram no conflito, dentre elas, os EUA. Motivo: O presidente iraquiano Saddam Hussein acusou o Kuwait de praticar uma política de super-extração de petróleo causando uma queda nos preços e prejudicando a economia iraquiana. Saddam também ressuscitou problemas antigos e exigiu indenização. Como o Kuwait não aceitou foi invadido por tropas iraquianas.

19 A atitude de Saddam mobilizou o mundo e diversas nações, lideradas pelos EUA, se uniram para tentar reverter esse quadro. ONU autoriza um ataque contra o Iraque e estabeleceu um prazo até 15/01/1991 para que o exército iraquiano se retirasse do Kuwait. Destruição de grande parte do Iraque. Centenas de pessoas morreram, dentre elas civis e militares, milhares de mísseis foram usados e o mundo presenciava, pela primeira vez, uma guerra com a cobertura total da mídia.

20 Segunda Guerra do Golfo - EUA, Inglaterra e seus países apoiadores acusam o ditador do Iraque, Saddam Husseim de desenvolver armas de destruição maçiça. - Os EUA foram à guerra com o apoio do Reino Unido, mas sem o endosso da ONU e sob protestos mundiais. - Inicia-se em 20 de março de Em pouco tempo as forças da coalizão vencem o exercito iraquiano. Saddam Hussein é capturado, julgado e morto.

21 A coligação liderada pelos americanos ocupou o Iraque e tentou estabelecer um novo governo democrático; no entanto falhou na tentativa de restaurar a ordem no país. Aumento de conflitos internos entre Sunitas e Xiitas. País entre em caos e vários grupos extremistas começam a surgir a partir de ex-líderes militares (estado islâmico).

22 Calcula-se que em torno de 1 milhão de pessoas morreram em consequência da guerra e da falta de necessidades básicas. - Término da guerra em 18 de Dezembro de 2008 (retirada das tropas norte-americanas).

O CURDISTÃO a) Localização/territórios ocupados: O Curdistão é b) Quem são os curdos? Autonomia e identidade autonomia no norte do Iraque

O CURDISTÃO a) Localização/territórios ocupados: O Curdistão é b) Quem são os curdos? Autonomia e identidade autonomia no norte do Iraque O CURDISTÃO a) Localização/territórios ocupados: O Curdistão é uma região cultural e geográfica majoritariamente composta pelos curdos. Com cerca de 500.000 km² concentra-se, em sua maior parte, na Turquia,

Leia mais

Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda

Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda Síria - quadro geral Ditador: Bashar Al Assad (islâmico alauíta). Governo laico. Diversidade étnica e religiosa torna a crise complexa. Etnias principais:

Leia mais

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio. Prof. Marcelo Saraiva

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio. Prof. Marcelo Saraiva ATUALIDADES Atualidades 2017 Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio Prof. Marcelo Saraiva Oriente Médio Conflitos do Mundo Contemporâneo Oriente Médio Porque o Oriente Médio é a zona de maior

Leia mais

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO OBJETIVO 2016 1º ANO E. M. MÓDULO 28 CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO O Oriente Médio, mais especificamente a área do GOLFO PÉRSICO, é uma região estratégica no cenário mundial. Encontram-se no seu subsolo as

Leia mais

ATUALIDADES. AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1. Profª Eulália Ferreira

ATUALIDADES. AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1. Profª Eulália Ferreira ATUALIDADES AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1 Profª Eulália Ferreira Al Assad, Putin e a Guerra na Síria De como uma guerra civil se torna uma questão internacional Parte 1 Distribuição de

Leia mais

Seu objetivo era enfraquecer o movimento fundamentalista que varria o Irã

Seu objetivo era enfraquecer o movimento fundamentalista que varria o Irã Guerra Irã e Iraque Conflito que por cerca de 8 anos, mais precisamente de 1980 a 1988, envolveu as duas nações do Oriente Médio. Irã e Iraque possuem diferenças históricas. Apesar de ambos seguirem a

Leia mais

GUIA DE ESTUDOS SITUAÇÃO ATUAL DO PROBLEMA (CSNU)

GUIA DE ESTUDOS SITUAÇÃO ATUAL DO PROBLEMA (CSNU) GUIA DE ESTUDOS SITUAÇÃO ATUAL DO PROBLEMA (CSNU) SÃO PAULO 2017 1 SUMÁRIO 1. O Terrorismo e o Curdistão 3 PKK 3 o,پارتی کار کهرانیردستانو.1.1 1.2. Falcões da Liberdade do Curdistão, o TAK 4 1.3. A Situação

Leia mais

Prof. Esp. Franciane Borges

Prof. Esp. Franciane Borges Prof. Esp. Franciane Borges ... religiosos, políticos e econômicos. Autoridade passada por descendência. Seguem o alcorão e a sharia. Fiéis são independentes. Hoje: São os mais radicais, guiados por

Leia mais

Aula 7 - Primavera Árabe

Aula 7 - Primavera Árabe Aula 7 - Primavera Árabe Árabe ou muçulmano? Árabe: Etnia majoritária na península arábica e norte da África. Podem ou não ser muçulmanos. Há importantes minorias cristãs entre os árabes, podendo chegar

Leia mais

Aula 9 - Irã, Arábia Saudita e Iêmen

Aula 9 - Irã, Arábia Saudita e Iêmen Aula 9 - Irã, Arábia Saudita e Iêmen A disputa regional entre Irã e Arábia Saudita Irã e Arábia, de muitas formas, representam de forma extremada as divisões que existem no mundo islâmico. O Irã é um

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS RAFAEL GIOVANAZ GARCIA

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS RAFAEL GIOVANAZ GARCIA CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS RAFAEL GIOVANAZ GARCIA CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade. Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento

Leia mais

Oriente Médio. Do surgimento as tensões atuais

Oriente Médio. Do surgimento as tensões atuais Oriente Médio Do surgimento as tensões atuais A Região A região do Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para isso, entre eles: a sua própria história; origem

Leia mais

GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA

GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA ANTECEDENTES Pressão Internacional sobre o Irã = proibição ao PROJETO NUCLEAR Teerã ameaça criar obstáculos para a travessia de navios petroleiros pelo Estreito de

Leia mais

B8-0136/2015 } B8-0137/2015 } B8-0138/2015 } B8-0139/2015 } B8-0140/2015 } B8-0142/2015 } RC1/Alt. 1

B8-0136/2015 } B8-0137/2015 } B8-0138/2015 } B8-0139/2015 } B8-0140/2015 } B8-0142/2015 } RC1/Alt. 1 B8-0142/2015 } RC1/Alt. 1 1 N. 3-A (novo) 3-A. Alerta para o risco de desencadeamento de uma guerra religiosa; salienta, no entanto, que autoridades muçulmanas rejeitam o EI, por não o considerarem nem

Leia mais

Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais

Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais 1. Oriente Médio: uma visão eurocêntrica A expressão Oriente Médio designa a região da Península Arábica. Oriente Próximo: Turquia, Líbano e Síria. Extremo

Leia mais

Prof. Esp. Franciane Borges

Prof. Esp. Franciane Borges Prof. Esp. Franciane Borges ... religiosos, políticos e econômicos. Autoridade passada por descendência. Seguem o alcorão e a sharia. Fiéis são independentes. Hoje: São os mais radicais, guiados por

Leia mais

Síria vive uma "miniguerra mundial": quem são os protagonistas desse conflito?

Síria vive uma miniguerra mundial: quem são os protagonistas desse conflito? Síria vive uma "miniguerra mundial": quem são os protagonistas desse conflito? COMENTE Família síria deixa área de al-muasalat após bombardeio em Aleppo, na Síria Pontos-chave A guerra civil da Síria começou

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA

ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA Oriente Médio: região geoestratégica É a porção sudoeste da Ásia Área de encontro entre os continentes asiático, africano

Leia mais

Prof. Carlos Alberto Regalo

Prof. Carlos Alberto Regalo Prof. Carlos Alberto Regalo IRA Exército Republicano Irlandês Desejo: independência da Irlanda do Norte (Inglaterra), e a sua união com a Irlanda do Sul uma única Irlanda Posição da Inglaterra: é contra

Leia mais

Movimentos Nacionalistas

Movimentos Nacionalistas Movimentos Nacionalistas Questão da Ucrânia Questão do Cáucaso Questão dos Bálcãs Esfacelamento da Iugoslávia Questão Irlandesa Questão Basca A Criméia é uma península ucraniana, e a Ucrânia por sua vez,

Leia mais

Mundo árabe: países localizados no norte da África e no Oriente Médio Liga árabe: 22 países membros, formada em 1945 Fatores que ajudam a determinar

Mundo árabe: países localizados no norte da África e no Oriente Médio Liga árabe: 22 países membros, formada em 1945 Fatores que ajudam a determinar A primavera árabe Mundo árabe: países localizados no norte da África e no Oriente Médio Liga árabe: 22 países membros, formada em 1945 Fatores que ajudam a determinar se um indivíduos é árabe ou não Político:

Leia mais

Dividir para dominar

Dividir para dominar ÁFRICA Contexto histórico África século XV: -Grandes navegações -Estabelecimento de feitorias na África A partir do século XIX: -Colonialismo europeu -Partilha da África (Conferência de Berlim, em 1885)

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2014-2019 Documento de sessão 16.9.2014 B8-0137/2014 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência de uma declaração da Vice-Presidente da Comissão / Alta Representante da União para

Leia mais

Com aplausos e entoando estrofes do hino nacional, políticos, militantes dos direitos humanos, vítimas da ditadura e familiares dos mortos e desaparecidos do regime saudaram a instalação da Comissão Nacional

Leia mais

O conflito entre Israel e Palestina

O conflito entre Israel e Palestina O conflito entre Israel e Palestina Importância estratégica do Oriente Médio Localizado no sudeste da Ásia, entre três continentes: Europa, Ásia e África Pontos importantes Canal de Suez: ligação artificial

Leia mais

Mesopotâmia. Guerra Irã-Iraque ( )

Mesopotâmia. Guerra Irã-Iraque ( ) Texto elaborado por Rafael Barossi Mesopotâmia Os vales da mesopotâmia (terra entre rios), originados pelos rios Tigre e Eufrates eram muito férteis, tendo em vista que após as enchentes, ficavam depositados

Leia mais

Fronteiras políticas e soberania Parte II

Fronteiras políticas e soberania Parte II Fronteiras políticas e soberania Parte II CANADÁ Quebec 80% da população do Quebec é descendente de franceses e católica Em 1969 ocorreu a oficialização da língua francesa no Quebec. Onze anos depois ocorreu

Leia mais

GEOGRAFIA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA

GEOGRAFIA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA GEOGRAFIA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Geopolítica e Poder 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 12.2 Conteúdo Americanos no Iraque e Afeganistão

Leia mais

Oriente Médio Características Principais

Oriente Médio Características Principais Oriente Médio é um termo que se refere a uma área geográfica à volta das partes leste e sul do Mar Mediterrâneo. É um território que se estende desde o leste do Mediterrâneo até ao Golfo Pérsico. O Médio

Leia mais

Ásia Capítulo 14. Ásia

Ásia Capítulo 14. Ásia Grande diversidade de paisagens, povos e culturas Área desértica: pessoas concentradas ao longo dos rios Tigre e Eufrates (Mesopotâmia) e Jordão (limite entre Israel e Jordânia). Essa região foi conhecida

Leia mais

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. Walace Vinente

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. Walace Vinente 7. o ANO FUNDAMENTAL Prof. Walace Vinente GEOGRAFIA CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

Menos frequentes no norte. Países mais homogêneos em termos religiosos, culturais e ambientais. Heranças do colonialismo/fronteiras

Menos frequentes no norte. Países mais homogêneos em termos religiosos, culturais e ambientais. Heranças do colonialismo/fronteiras Aula 13 - África África Principais temas e relações Menos frequentes no norte Países mais homogêneos em termos religiosos, culturais e ambientais. Problemas Economia Meio ambiente Perseguição religiosa

Leia mais

Oriente Médio. Palco de instabilidade da política mundial

Oriente Médio. Palco de instabilidade da política mundial Oriente Médio Palco de instabilidade da política mundial Conhecido como Oriente Próximo Está limitado pelo Oceano Índico e pelos mares Mediterrâneo, Negro, Vermelho e Cáspio. Paisagem marcado por áreas

Leia mais

Povos do Oriente Médio

Povos do Oriente Médio Oriente Médio Povos do Oriente Médio Árabes Os árabes são o maior grupo étnico do Oriente Médio. São maioria no Egito, Jordânia, Síria, Líbano, Iraque, nos países da península Arábica e nos territórios

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA

ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA Oriente Médio: região geoestratégica É a porção sudoeste da Ásia Área de encontro entre os continentes asiático, africano e europeu

Leia mais

Força Aérea australiana apoia as operações aéreas sobre o Iraque

Força Aérea australiana apoia as operações aéreas sobre o Iraque Força Aérea australiana apoia as operações aéreas sobre o Iraque Por Guilherme Wiltgen A Royal Australian Air Force (RAAF), tem dado o suporte às operações das aeronaves que estão realizando as missões

Leia mais

Iraque: o rapto e os maus tratos infligidos às mulheres

Iraque: o rapto e os maus tratos infligidos às mulheres PARLAMENTO EUROPEU 2014-2019 TEXTOS APROVADOS P8_TA(2014)0066 Iraque: o rapto e os maus tratos infligidos às mulheres Resolução do Parlamento Europeu, de 27 de novembro de 2014, sobre o Iraque: rapto e

Leia mais

30 ANOS DE GOVERNOS CIVIS - BRASIL

30 ANOS DE GOVERNOS CIVIS - BRASIL 30 ANOS DE GOVERNOS CIVIS - BRASIL 1990-1992 1992-1994 1995-2002 2002-2010 2010 -... Sarney Vice de Tancredo (eleito pelo colégio eleitoral); ARENA (suporte a ditadura); Combate a inflação (plano cruzado)

Leia mais

TEMA 3. Prof. Janderson Barros

TEMA 3. Prof. Janderson Barros TEMA 3 Prof. Janderson Barros Oriente Médio é um termo que se refere a uma área geográfica à volta das partes leste e sul do mar Mediterrâneo. Prof. Janderson Barros Local estratégico em termos econômicos

Leia mais

2 Alternativa: B. O mapa apresentado na questão refere-se à Mesopotâmia, território do atual Iraque.

2 Alternativa: B. O mapa apresentado na questão refere-se à Mesopotâmia, território do atual Iraque. RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS DE SALA APOSTILA 4 Aulas 49-50 1 Alternativa: A. A teoria do Choque de Civilizações, de Samuel Huntington, trata justamente da relação entre política e cultura, mais precisamente,

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO

ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 26 ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO POPULAÇÃO Grande diversidade étnica: maioria de origem árabe. Dos 16 países, 11 são de etnia árabe, localizados na Península Arábica.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA PROF OR ELIELTON

LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA PROF OR ELIELTON COLÉGIO MONJOLO LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA PROF OR ELIELTON Data da Realização: / /2018. Aluno(a): 3ª Série 1. (Uerj simulado 2018) O QUE É E O QUE QUER O ESTADO ISLÂMICO (EI)? O grupo estabeleceu um

Leia mais

CI-CPRI. SOUSA GALITO, Maria (2010). Independência. CI-CPRI, PowerPoint, N.º3, pp. 1-18

CI-CPRI. SOUSA GALITO, Maria (2010). Independência. CI-CPRI, PowerPoint, N.º3, pp. 1-18 CI-CPRI Independência SOUSA GALITO, Maria (2010). Independência. CI-CPRI, PowerPoint, N.º3, pp. 1-18 No contexto das Relações Internacionais, o conceito de Independência de um território implica a reivindicação

Leia mais

A maior nação sem pátria.

A maior nação sem pátria. A maior nação sem pátria. Descendentes do antigo império medopersa (nação a quem pertenceu o Rei Dario, e ante quem serviu o profeta Daniel) os curdos lutaram muito para possuir seu próprio território

Leia mais

Faça Rojava Verde Novamente

Faça Rojava Verde Novamente Faça Rojava Verde Novamente Apoie a revolução ecológica no Norte da Síria Comuna Internacionalista de Rojava Apresentação da campanha em cooperação com o Autogoverno Democrático do Norte da Síria Introdução

Leia mais

ATUALIDADES. Atualidades do Ano de Conflitos do Mundo Contemporâneo África. Prof. Marcelo Saraiva

ATUALIDADES. Atualidades do Ano de Conflitos do Mundo Contemporâneo África. Prof. Marcelo Saraiva ATUALIDADES Atualidades do Ano de 2017 Conflitos do Mundo Contemporâneo África Prof. Marcelo Saraiva África A maior parte do continente africano tem sua identidade construída através do sofrimento e das

Leia mais

Unidade III. Aula 17.1 Conteúdo Países árabes; Turquia. Cidadania e Movimento FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES

Unidade III. Aula 17.1 Conteúdo Países árabes; Turquia. Cidadania e Movimento FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade III Cidadania e Movimento Aula 17.1 Conteúdo Países árabes; Turquia. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Habilidade:

Leia mais

QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO?

QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO? ORIENTE MÉDIO QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO? LOCALIZAÇÃO APECTOS FÍSICOS Clima árido é o mais presente no território Na porção norte uma franja de clima Mediterrâneo A região sobre com a carência

Leia mais

UM CRISTO PARA O NOSSO TEMPO. Um Mundo Dividido

UM CRISTO PARA O NOSSO TEMPO. Um Mundo Dividido UM CRISTO PARA O NOSSO TEMPO Um Mundo Dividido POR QUE UM CRISTO PARA O NOSSO TEMPO? CRISTO É A RESPOSTA! 50 650 1100 1453 1517 1750 2012 2015 MAS CRISTO É A RESPOSTA PARA QUAL PERGUNTA? QUAL ERA O CONTEXTO?

Leia mais

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 21 Declínio e queda do socialismo nos países europeus Os conflitos do final do século XX

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 21 Declínio e queda do socialismo nos países europeus Os conflitos do final do século XX Preparatório EsPCEx História Geral Aula 21 Declínio e queda do socialismo nos países europeus Os conflitos do final do século XX O colapso da URSS (I) Os custos da Guerra Fria Área militar com alta demanda

Leia mais

O cenário das revoltas no Norte da África e no Oriente Médio

O cenário das revoltas no Norte da África e no Oriente Médio O cenário das revoltas no Norte da África e no Oriente Médio O mundo árabe é formado por um conjunto de países localizados no norte da África e no Oriente Médio. A maneira mais usual de identificar as

Leia mais

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO JUDEUS Hebreus; Abraão; Canaã (Palestina); 400 anos no Egito; Moisés e o êxodo; Israel e Judá; 70: destruição do templo de Jerusalém; 131: Diáspora. MUÇULMANOS Beduínos; Maomé

Leia mais

GEOPOLÍTICA NO MUNDO ATUAL. Prof: Judson Lima

GEOPOLÍTICA NO MUNDO ATUAL. Prof: Judson Lima GEOPOLÍTICA NO MUNDO ATUAL Prof: Judson Lima OBJETIVO DA AULA Traçar um panorama do mundo contemporâneo pós-atentado de 11 de setembro; Analisar as consequências econômicas Crise econômica de 2008 e seus

Leia mais

Questão Palestina x Israel. Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais!

Questão Palestina x Israel. Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais! Questão Palestina x Israel Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais! Origens!!!! 1897: Fundação do movimento sionista, que visa o retorno dos judeus à Palestina. No início do século XX, já existiam

Leia mais

Posição Geopolítica Estratégica. Petróleo. Escassez de Água. Origem das principais religiões monoteístas

Posição Geopolítica Estratégica. Petróleo. Escassez de Água. Origem das principais religiões monoteístas ORIENTE MÉDIO Posição Geopolítica Estratégica Está localizado entre Europa, África e Ásia. Foi colonizado por países europeus, que dividiram o território de acordo com seus interesses. Petróleo Escassez

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2014-2019 Documento de sessão 16.9.2014 B8-0110/2014 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência de uma declaração da Vice-Presidente da Comissão / Alta Representante da União para

Leia mais

Governo constitucionalmente eleito toma posse no Iraque. Análise Segurança

Governo constitucionalmente eleito toma posse no Iraque. Análise Segurança Governo constitucionalmente eleito toma posse no Iraque Análise Segurança Tiago Cerqueira Lazier 08 de junho de 2006 Governo constitucionalmente eleito toma posse no Iraque Análise Segurança Tiago Cerqueira

Leia mais

DÉCADA DE 90. Eventos marcantes: Guerra do Golfo Fim da União Soviética Fim da Iugoslávia. Profa. Dra. Regina S. A. Martins

DÉCADA DE 90. Eventos marcantes: Guerra do Golfo Fim da União Soviética Fim da Iugoslávia. Profa. Dra. Regina S. A. Martins Eventos marcantes: Guerra do Golfo Fim da União Soviética Fim da Iugoslávia GUERRA DO GOLFO 2 de agosto de 1990: Iraque, sob governo de Saddam Hussein invade o emirado do Kuwait. Justificativas para invasão:

Leia mais

Capítulo 12 Oriente Médio: zona de tensões

Capítulo 12 Oriente Médio: zona de tensões Capítulo 12 Oriente Médio: zona de tensões Aspectos Físicos Área: 6,8 milhões de km² porção continental e peninsular. Relevo: - Domínio de terras altas: planaltos. - Planície da Mesopotâmia Predomínio

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa ª Série Turma: FG

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE. Programa de Recuperação Paralela. 2ª Etapa ª Série Turma: FG COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor: Carlos Alexandre 3 ª Série Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Aula 27/04 e 14/05 - CH Cultura e Geografia das Religiões Prof. Lucas

Aula 27/04 e 14/05 - CH Cultura e Geografia das Religiões Prof. Lucas Aula 27/04 e 14/05 - CH Cultura e Geografia das Religiões Prof. Lucas Definição de conceitos Aspectos relacionados a cultura Geografia das religiões Conflitos religiosos Atividade Todo aquele complexo

Leia mais

UM RIO DE MONTANHA TEM MUITAS CURVAS. introdução à revolução popular em Rojava

UM RIO DE MONTANHA TEM MUITAS CURVAS. introdução à revolução popular em Rojava UM RIO DE MONTANHA TEM MUITAS CURVAS introdução à revolução popular em Rojava 2 Cizire INFORMAÇÕES BÁSICAS: 4 Nome: Rojava é uma palavra que significa tanto Oeste quanto pôr do sol em curdo. Geografia:

Leia mais

Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas

Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas AFP GETTY IMAGES- Acordo entre os EUA e a Arábia Saudita prevê um pacote de defesa de US$ 110 bilhões Não foi à toa que o presidente americano, Donald

Leia mais

AS AMBIÇÕES ESTRATÉGICAS DA TURQUIA E O PKK

AS AMBIÇÕES ESTRATÉGICAS DA TURQUIA E O PKK 2007/11/05 AS AMBIÇÕES ESTRATÉGICAS DA TURQUIA E O PKK Não faltam precedentes de incursões no norte do Iraque pelas Forças Armadas turcas: nos últimos 23 anos, desde o início do conflito com o PKK, aconteceram

Leia mais

Irã e Estados Unidos Competição geopolítica no Oriente Médio, por João Fábio Bertonha

Irã e Estados Unidos Competição geopolítica no Oriente Médio, por João Fábio Bertonha Irã e Estados Unidos Competição geopolítica no Oriente Médio, por João Fábio Bertonha Neste último mês, os Estados Unidos anunciaram o envio, para o Oriente Médio, de um novo grupo de batalha de porta-aviões,

Leia mais

EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS

EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS EUROPA CONFLITOS ÉTNICOS RELIGIOSOS A Questão do País Basco Espaço: A etnia separatista basca habita o noroeste da Espanha e sudoeste da França. Os Fatores do Conflito A singularidade do povo basco que

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: GEOGRAFIA Série/Ano: 9º ANO Professores: Luís Otávio (LO) e Marcos Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2014-2019 Documento de sessão 9.2.2015 B8-0136/2015 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência de uma declaração da Vice-Presidente da Comissão / Alta Representante da União para

Leia mais

I. CARACTERÍSTICAS GERAIS:

I. CARACTERÍSTICAS GERAIS: ORIENTE MÉDIO I. CARACTERÍSTICAS GERAIS: Ligação entre Ásia, Europa e África (norteprolongamento do Oriente Médio) Clima predominantemente desértico Escassez de água (principais Bacias Hidrográficas: Tigre

Leia mais

RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA

RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA CARACTERÍSTICAS GERAIS A Rússia é o maior país do mundo (+17 milhões km²) Grande parte do território predomina o clima temperado continental (estações bem definidas e invernos

Leia mais

[Gabarito] SEMANA 09

[Gabarito] SEMANA 09 [Gabarito] SEMANA 09 LÍNGUA PORTUGUESA QUESTÃO 01. Letra C. QUESTÃO 03. Letra B. QUESTÃO 04. Letra A. QUESTÃO 05. Letra C. QUESTÃO 06. Letra D. QUESTÃO 07. Letra C. QUESTÃO 08. Letra D. QUESTÃO 09. Letra

Leia mais

OS CONFLITOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE

OS CONFLITOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE OS CONFLITOS MUNDIAIS NA ATUALIDADE Hoje existem cerca de 30 regiões no mundo onde ocorrem conflitos armados. - Os principais motivos dos conflitos são: Étnicos ETNIA grupo de identidade unido por fatores

Leia mais

Oriente Médio (Parte 1) Professor Luiz Fernando

Oriente Médio (Parte 1) Professor Luiz Fernando Oriente Médio (Parte 1) Professor Luiz Fernando Aspectos Físicos É uma região da Ásia Climas Secos (área de alta pressão atmosférica) Reflete na agropecuária Predominância de planaltos Principal região

Leia mais

CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES

CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES Conflitos entre Judeus e Árabes 2 Início dos conflitos Os conflitos ocorrem desde tempos bíblicos; A Diáspora quando os judeus foram expulsos de seu território no ano de

Leia mais

COLÉGIO MONS. JOVINIANO BARRETO

COLÉGIO MONS. JOVINIANO BARRETO GABARITO 3ª ETAPA FÍSICA I E II / GEO COLÉGIO MONS. JOVINIANO BARRETO 52 ANOS DE HISTÓRIA ENSINO E DISCIPLINA Rua Frei Vidal, 1621 São João do Tauape/Fone/Fax: 3272-1295 www.jovinianobarreto.com.br 2º

Leia mais

A Geopolítica da questão curda

A Geopolítica da questão curda A Geopolítica da questão curda GEOPOLÍTICA: AS GRANDES QUESTÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes José Pedro Teixeira Fernandes 9/12/2015 PARTE I As origens da questão

Leia mais

Informativo mensal Abril/2014

Informativo mensal Abril/2014 Informativo mensal Abril/2014 AMÉRICA DIÁLOGO NA VENEZUELA No mês de abril, após solicitação dos chanceleres da UNASUL (União de Nações Sul- Americanas), o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, concordou

Leia mais

Países dos Bálcãs Murilo Fantinato Maruci 9º Ano

Países dos Bálcãs Murilo Fantinato Maruci 9º Ano Países dos Bálcãs Murilo Fantinato Maruci 9º Ano A região dos Bálcãs engloba a península de mesmo nome e está situada entre os mares Adriático, Mediterrâneo e Negro. A maioria dos países dessa região surgiram

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Temas propostos para o FSM 2006 Ásia (Karachi Paquistão) A. Imperialismo, militarização e conflitos

Leia mais

Líbia Tikatok Preview by joiceione

Líbia Tikatok Preview by joiceione Líbia by joiceione Líbia joiceione Text and graphics created by author Copyright 2011 joiceione. All rights reserved. Layout design, boo template and other graphic elements Copyright ato LLC. All rights

Leia mais

UDESC 2017/2 HISTÓRIA. Comentário

UDESC 2017/2 HISTÓRIA. Comentário HISTÓRIA Essa questão apresenta no enunciado a data incorreta (1931) da abdicação de Dom Pedro I, que ocorreu em 1831. Dessa forma, aguardamos o parecer da banca. Erros das demais: Revoltas no período

Leia mais

Atualidades. Terrorismo - Atualização. Prof. BOTELHO

Atualidades. Terrorismo - Atualização. Prof. BOTELHO Atualidades Terrorismo - Atualização Estado Islâmico EI queimou vivo o piloto jordaniano em represália, Jordânia enforcou dois jihadistas iraquianos, incluindo a mulher-bomba Jordânia fez ataque aéreo

Leia mais

AFEGANISTÃO Contexto:

AFEGANISTÃO Contexto: AFEGANISTÃO Contexto: O Afeganistão, por sua posição geopolítica, marca-se na história como um centro intermediário de relações comerciais e migrações da humanidade ao longo da história. Os fluxos migratórios

Leia mais

ATIVIDADES 9º ANO. Do texto, depreende-se que a Rússia

ATIVIDADES 9º ANO. Do texto, depreende-se que a Rússia ATIVIDADES 9º ANO 1) (FUVEST-2008) Há oitenta anos, a Rússia era forte por causa do dinamismo revolucionário do comunismo, incluindo o poder de atração da sua ideologia. Há quarenta anos, a Rússia Soviética

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO Parlamento Europeu 2014-2019 Documento de sessão B8-0160/2016 27.1.2016 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência de uma declaração da Vice-Presidente da Comissão / Alta Representante da União para

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2014-2019 Documento de sessão 16.9.2014 B8-0130/2014 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência de uma declaração da Vice-Presidente da Comissão / Alta Representante da União para

Leia mais

IMPLICAÇÕES GEOPOLÍTICAS DA CRISE NA TURQUIA

IMPLICAÇÕES GEOPOLÍTICAS DA CRISE NA TURQUIA IMPLICAÇÕES GEOPOLÍTICAS DA CRISE NA TURQUIA Prof. Alcides Costa Vaz Centro de Estudos Estratégicos do Exército Brasileiro Núcleo de Estudos Prospectivos 6ª. Reunião Quinzenal 23.08.2016 A tentativa fracassada

Leia mais

Conflitos mundiais PROF. MELK SOUZA

Conflitos mundiais PROF. MELK SOUZA Conflitos mundiais PROF. MELK SOUZA ÍNDIA x PAQUISTÃO A tensa relação entre Índia e Paquistão, pela disputa da região da Caxemira, teve início a partir da independência da Índia do imperialismo britânico,

Leia mais

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Ásia. Prof. Marcelo Saraiva

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Ásia. Prof. Marcelo Saraiva ATUALIDADES Atualidades 2017 Conflito s do Mundo Contemporâneo Ásia Prof. Marcelo Saraiva Ásia Afeganistão A invasão do Afeganistão pelos Estados Unidos ocorreu após os ataques de 11 de setembro no final

Leia mais

QUESTÃO PROPOSTA INTERPRETAÇÃO DA QUESTÃO

QUESTÃO PROPOSTA INTERPRETAÇÃO DA QUESTÃO 1 QUESTÃO PROPOSTA Estudar o atual conflito da Síria em seus aspectos econômicos, sociais e políticos destacando a importância daquela região para o equilíbrio na distribuição do poder no mundo atual.

Leia mais

O assassinato do Ministro da Indústria do Líbano, Pierre Gemayel, e seus impactos para a política libanesa

O assassinato do Ministro da Indústria do Líbano, Pierre Gemayel, e seus impactos para a política libanesa O assassinato do Ministro da Indústria do Líbano, Pierre Gemayel, e seus impactos para a política libanesa Análise Segurança Prof. Danny Zahreddine 21 de dezembro de 2006 O assassinato do Ministro da Indústria

Leia mais

Vence a indiferença e conquista a paz

Vence a indiferença e conquista a paz Vence a indiferença e conquista a paz 49º Dia Mundial da Paz (1 de Janeiro de 2016) Mar Mediterrâneo um cemitério de refugiados* De acordo com a Organização Mundial para a Migrações, até 18 de Dezembro

Leia mais

Revisão 7º Islamismo. Professora Esp. Schirley Pimentel

Revisão 7º Islamismo. Professora Esp. Schirley Pimentel Revisão 7º Islamismo Professora Esp. Schirley Pimentel TEXTO DE REVISÃO PARA A PROVA DE HISTÓRIA O MUNDO ISLÂMICO É denominado de mundo islâmico, ou mundo muçulmano, o conjunto de países que tem como principal

Leia mais

EM UM CONTEXTO DE VIDA OU MORTE, A NÃO-VIOLÊNCIA É PRIVILÉGIO

EM UM CONTEXTO DE VIDA OU MORTE, A NÃO-VIOLÊNCIA É PRIVILÉGIO EM UM CONTEXTO DE VIDA OU MORTE, A NÃO-VIOLÊNCIA É PRIVILÉGIO Ayla Akat Ata Ativista curda lidera projeto radical de democracia feminista, anticapitalista e antinacionalista Por Laura Daudén A sala de

Leia mais

Estado, território, nação. 9º Ano

Estado, território, nação. 9º Ano Estado, território, nação 9º Ano Compreender os conceitos de nação, território, Estado, soberania, país. Entender as razões dos principais conflitos no mundo de hoje, tanto em suas motivações étnicopolíticas

Leia mais

Conflitos no Oriente Médio. Prof a Maria Fernanda Scelza

Conflitos no Oriente Médio. Prof a Maria Fernanda Scelza Conflitos no Oriente Médio Prof a Maria Fernanda Scelza Revolução Iraniana 1953: o Xá (rei) Mohamed Reza Pahlevi passou a governar autoritariamente o Irã; Seu objetivo era ocidentalizar o país, tornando-o

Leia mais

Rojava: uma revolução contra o estado

Rojava: uma revolução contra o estado Rojava: uma revolução contra o estado Dilar Dirik; David Levi Strauss; Michael Taussig; Peter Lambor Wilson (eds.). To Dare Imagining: Rojava Revolution. Nova York: Autonomedia, 2016, 154 p. Eliane K.

Leia mais

CONFEDERALISMO DEMOCRÁTICO

CONFEDERALISMO DEMOCRÁTICO CONFEDERALISMO DEMOCRÁTICO Esta obra foi impressa em papel off-set 75 gramas e composta em tipologia Fourier de corpo dez, em plataforma Linux (Ubuntu), com os softwares livres LaTeX e Texmaker. Tradução

Leia mais

Seis notas sobre a insurgência no Iraque

Seis notas sobre a insurgência no Iraque Seis notas sobre a insurgência no Iraque Aldo Cordeiro Sauda As notas abaixo, redigidas a 10 mil quilômetros de Bagdá, não são, nem pretendem ser, um conjunto de teses ou reflexões acabadas sobre a atual

Leia mais

GUIA DE ESTUDOS CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS (CSNU)

GUIA DE ESTUDOS CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS (CSNU) GUIA DE ESTUDOS CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS (CSNU) SÃO PAULO 2017 1 SUMÁRIO 1. Carta de Apresentação 3 2. Histórico do Comitê 5 3. Histórico do Problema 6 4. Histórico da Relação com Países

Leia mais