Aula 9 - Irã, Arábia Saudita e Iêmen

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 9 - Irã, Arábia Saudita e Iêmen"

Transcrição

1 Aula 9 - Irã, Arábia Saudita e Iêmen

2

3 A disputa regional entre Irã e Arábia Saudita Irã e Arábia, de muitas formas, representam de forma extremada as divisões que existem no mundo islâmico. O Irã é um país de origem persa que segue a linha xiita do islamismo. A Arábia Saudita é de origem árabe e segue o sunismo. Ambos são grandes produtores de petróleo, ambos apresentam governos e sistemas políticos em que a religião tem um papel de destaque.

4 A disputa regional entre Irã e Arábia Saudita São as duas potencias regionais e, como tal, disputam poder misturando economia, etnia e religião. Ambos interferem nos conflitos da região, mesmo que os conflitos e seus agentes não tenham sido criados por eles. Nos atuais conflitos como a Síria e o Iêmen, a Arábia e o Irã apoiam grupos rivais. O Iraque, país também dividido em linhas religiosas, é outro palco desse confronto.

5 A disputa regional entre Irã e Arábia Saudita Grupos xiitas como o Hizbollah libanês recebem apoio do Irã. Grupos sunitas, alguns extremistas, recebem apoio saudita. Arábia e Irã buscam aliados em cada conflito local como forma de manter ou aumentar sua influência. Visões religiosas, políticas e econômicas se misturam.

6 Irã População: origem persa (não-árabe); minorias árabes e curdas. Religião majoritária: islamismo xiita. Presidente: Hassan Rouhani. Líder religioso supremo: aiatolá Ali Khamenei. Potências aliadas: Rússia e China. Outros aliados: Síria e Hizbollah (Líbano)

7 Candidatos e decisões Centro do poder podem sofrer VETO do Conselho dos Guardiões Parlamento Conselho de Guardiões Chefe do judiciário Eleitores Presidente Gabinete (ministros) Forças armadas Assembléia de especialistas (religiosos) Líder religioso supremo Conselho administrativo Eleição direta Indicação/nomeação ou aprovação

8 Irã - Revolução de 1979 e seus desdobramentos Revolução derrubou a monarquia de Reza Pahlevi, governo autoritário e pró-ocidental. Inicialmente a revolução foi popular e ampla, aos poucos foi dominada pelos religiosos. Pahlevi recebeu asilo nos EUA, fortalecendo a sensação de apoio ocidental ao seu governo. O novo governo dos aiatolás (líderes religiosos) respondeu através do segundo choque do petróleo. Grupos religiosos tomaram a embaixada dos EUA no país.

9 Irã - Revolução de 1979 e seus desdobramentos Politicamente o governo iraniano buscou apoio da URSS (hoje o apoio é russo) e transformou-se em um obstáculo à expansão ocidental na região. Outros aliados: governo sírio de Bashar Al Assad e milícia libanesa Hizbollah (após 1982), ambos ligaos aos xiitas. Israel, outro antigo aliado de Pahlevi na região, tornou-se um grande inimigo do Irã, sendo visto como representante dos EUA no Oriente Médio.

10 Irã - Revolução de 1979 e seus desdobramentos Nos anos 1980 o Irã enfrentou o Iraque em um longo conflito ( ). O Iraque contava com apoio ocidental: temia-se que a expansão dos ideais xiitas e antiocidentais do Irã pudesse abalar outros países da região. Saddam Hussein (ditador do Iraque na época) temia que a maioria xiita iraquiana (60% da população) seguisse o exemplo do Irã e derrubasse seu governo.

11 Irã - Programa nuclear, acordo e consequências Irã historicamente alegou que seu programa nuclear buscava apenas fins energéticos e médicos. Para EUA, Europa, Israel e Arábia Saudita, a real intenção era a fabricação de bombas atômicas. Por décadas o programa foi tema central de diversas polêmicas e crises. O país foi alvo de diversas sanções econômicas que prejudicaram muito sua economia. Governos mais moderados nos EUA (Obama) e Irã abriram espaço para um diálogo.

12 Irã - Programa nuclear, acordo e consequências Em 2015 foi fechado o primeiro acordo efetivo. No início de 2016 os primeiros resultados começaram a aparecer. Sanções foram suspensas e o país teve acesso a US$100 bilhões que estavam retidos em outros países. Governo Trump é uma incógnita quanto à relação com o Irã. Arábia Saudita e Israel se opõe ao acordo.

13 Irã Ocidente Redução em 2/3 na quantidade de centrífugas para enriquecimento de Urânio Suspensão gradual das sanções econômicas contra o Irã Redução em 98% no estoque de urânio Suspensão das sanções sobre comércio e vendas de armas Aceitação de inspeções da ONU Sanções podem ser reaplicadas caso Irã não cumpra sua parte no acordo

14 Influência iraniana no Oriente Médio Iraque: 60% da população segue o islamismo xiita; ou seja, em termos religiosos o Irã tem muita influência sobre o Iraque. O Irã é também responsável por grandes investimentos e empreendimentos econômicos e energéticos. Estado Islâmico/ISIS: grupo extremista sunita que tem os xiitas como inimigos religiosos. O Irã e o xiismo são inimigos do ISIS e, dessa forma, estão juntos do ocidente e de outros grupos nessa luta. Apoio iraniano tem sido fundamental.

15 Influência iraniana no Oriente Médio Síria: ditador Bashar Al Assad e seu governo seguem o alauísmo, uma seita islâmica próxima dos xiitas. Irã e Síria são aliados, uma futura resolução da guerra civil da Síria deve incluir o Irã, já que sua influência é real e decisiva. Hizbollah, no Líbano, é uma milícia e também um partido político reconhecido e com representação parlamentar, peça-chave para a política libanesa. O Hizbollah e o Irã são aliados pois o Hizbollah é xiita e conta com apoio iraniano para conseguir armas.

16 Arábia Saudita População: árabe. Religião majoritária: islamismo sunita com forte presença de visões fundamentalistas como a wahhabita. Em sua versão política radical, esta visão é adotada por grupos como o Estado Islâmico/ISIS. Minoria xiita é fortemente reprimida. Política: monarquia absoluta. Potências aliadas: EUA e países europeus dependentes de petróleo.

17 Arábia Saudita - polêmicas Arábia Saudita fornece muito petróleo ao ocidente e por isso recebe apoio ou é perdoada em questões ligadas à repressão política e violações de direitos humanos. O tratamento dado às mulheres é especialmente criticado, mas nada de prático foi feito até hoje. A recente onda de extremismo representada pelo Estado Islâmico e pelos ataques à Europa levou a um debate sobre o papel da monarquia saudita neste fenômemo. Críticos dizem que é impossível combater o terrorismo e ser aliado da Arábia.

18 Arábia Saudita - polêmicas 2016: governo saudita executou um clérigo xiita chamado Nimr al-nimr. O Irã considerou a execução como injusta e como um ataque aos xiitas sauditas. O evento levou a um rompimento de relações diplomáticas, mais um capítulo da antiga disputa entre os dois países. A embaixada saudita no Irã foi invadida e saqueada. No Iraque também houve protestos. Arábia é suspeita de patrocinar grupos extremistas sunitas que agem no Iraque e na Síria.

19 Arábia Saudita - polêmicas Aos poucos os EUA buscam diminuir sua dependência energética. Houve avanços no uso de energias alternativas e na produção doméstica (EUA) de petróleo. Com menos dependência os EUA aos poucos buscam se envolver menos nos conflitos regionais. O apoio aos sauditas tende (ao longo do tempo) a diminuir. Essa redução cria desafios econômicos e políticos e explica em parte as ações da Arábia para tentar reforçar sua posição no cenário regional.

20 Iêmen A crise do Iêmen mistura os reflexos da Primavera Árabe com questões internas ao país e com a disputa entre Irã e Arábia Saudita. Divisão étnica: houthis (minoria) e árabes (maioria). Divisão religiosa: houthis são xiitas, árabes são na maioria sunitas. País mais pobre do mundo árabe. Separatismo (país não era unificado até o início dos anos 1990). Presença de extremistas religiosos como a Al Qaeda.

21 Iêmen: Primavera Árabe e guerra civil Primavera árabe derrubou o governo de Ali Abdullah Saleh. Até este momento a crise seguia o contexto geral das revoltas de 2011: revoltas populares contra o governo. Novo governo de Hadi Mansour (apoiado pela Arábia Saudita) não trouxe mudanças nem democratização. Efeitos: - árabes sunitas que esperavam mais democracia se frustraram. - houthis xiitas perceberam que não ampliariam seu espaço na política do país.

22 Iêmen: Primavera Árabe e guerra civil Revolta dos houthis em busca de mais participação. Queda do governo Hadi Mansour. Setembro de 2014: houthis tomaram Sanaa, a capital do país. Chegada dos houthis ao poder preocupou a Arábia Saudita (que perdeu um aliado) e interessou ao Irã (que ganhou um governo aliado). Irã: apoia o governo houthi e busca ampliar sua influência regional. Arábia Saudita: apoia os partidários de Mansour e ataca os houthis.

23 Iêmen: Primavera Árabe e guerra civil Cenário de caos favorece o crescimento de grupos extremistas. Destaque: Al Qaeda. Posição estratégica do Iêmen torna o país importante: junto com a Somália (também em crise), o Iêmen controla a passagem do Golfo de Aden para o Mar Vermelho, rota que leva ao Canal de Suez. Esta rota é essencial para a navegação mundial. Há grupos extremistas tanto no Iêmen como na Somália, fator que preocupa os países que dependem do comércio que passa pela região.

24

25 Irã e Arábia Disputa regional Xiita Iraque ISIS/EI Síria Hizbollah EUA Grupos extremistas? Europa Sunita Persa Árabe Antiocidental Irã Iêmen Guerra Civil Arábia Saudita Pró-ocidental Petróleo Rússia Israel Petróleo Teocracia Monarquia

Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda

Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda Síria - quadro geral Ditador: Bashar Al Assad (islâmico alauíta). Governo laico. Diversidade étnica e religiosa torna a crise complexa. Etnias principais:

Leia mais

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio. Prof. Marcelo Saraiva

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio. Prof. Marcelo Saraiva ATUALIDADES Atualidades 2017 Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio Prof. Marcelo Saraiva Oriente Médio Conflitos do Mundo Contemporâneo Oriente Médio Porque o Oriente Médio é a zona de maior

Leia mais

Seu objetivo era enfraquecer o movimento fundamentalista que varria o Irã

Seu objetivo era enfraquecer o movimento fundamentalista que varria o Irã Guerra Irã e Iraque Conflito que por cerca de 8 anos, mais precisamente de 1980 a 1988, envolveu as duas nações do Oriente Médio. Irã e Iraque possuem diferenças históricas. Apesar de ambos seguirem a

Leia mais

Aula 7 - Primavera Árabe

Aula 7 - Primavera Árabe Aula 7 - Primavera Árabe Árabe ou muçulmano? Árabe: Etnia majoritária na península arábica e norte da África. Podem ou não ser muçulmanos. Há importantes minorias cristãs entre os árabes, podendo chegar

Leia mais

ATUALIDADES. AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1. Profª Eulália Ferreira

ATUALIDADES. AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1. Profª Eulália Ferreira ATUALIDADES AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1 Profª Eulália Ferreira Al Assad, Putin e a Guerra na Síria De como uma guerra civil se torna uma questão internacional Parte 1 Distribuição de

Leia mais

Mundo árabe: países localizados no norte da África e no Oriente Médio Liga árabe: 22 países membros, formada em 1945 Fatores que ajudam a determinar

Mundo árabe: países localizados no norte da África e no Oriente Médio Liga árabe: 22 países membros, formada em 1945 Fatores que ajudam a determinar A primavera árabe Mundo árabe: países localizados no norte da África e no Oriente Médio Liga árabe: 22 países membros, formada em 1945 Fatores que ajudam a determinar se um indivíduos é árabe ou não Político:

Leia mais

GEOPOLÍTICA NO MUNDO ATUAL. Prof: Judson Lima

GEOPOLÍTICA NO MUNDO ATUAL. Prof: Judson Lima GEOPOLÍTICA NO MUNDO ATUAL Prof: Judson Lima OBJETIVO DA AULA Traçar um panorama do mundo contemporâneo pós-atentado de 11 de setembro; Analisar as consequências econômicas Crise econômica de 2008 e seus

Leia mais

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO OBJETIVO 2016 1º ANO E. M. MÓDULO 28 CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO O Oriente Médio, mais especificamente a área do GOLFO PÉRSICO, é uma região estratégica no cenário mundial. Encontram-se no seu subsolo as

Leia mais

O cenário das revoltas no Norte da África e no Oriente Médio

O cenário das revoltas no Norte da África e no Oriente Médio O cenário das revoltas no Norte da África e no Oriente Médio O mundo árabe é formado por um conjunto de países localizados no norte da África e no Oriente Médio. A maneira mais usual de identificar as

Leia mais

Esse grupo étnico é formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas, possuem uma organização social alicerçada no sistema de clãs.

Esse grupo étnico é formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas, possuem uma organização social alicerçada no sistema de clãs. CURDOS O povo curdo é um grupo étnico que se julga nativo de uma região do Oriente Médio chamada de Curdistão, que abrange parte dos territórios do Irã, Iraque, Síria e Turquia. Esse grupo étnico é formado

Leia mais

Prof. Esp. Franciane Borges

Prof. Esp. Franciane Borges Prof. Esp. Franciane Borges ... religiosos, políticos e econômicos. Autoridade passada por descendência. Seguem o alcorão e a sharia. Fiéis são independentes. Hoje: São os mais radicais, guiados por

Leia mais

GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA

GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA ANTECEDENTES Pressão Internacional sobre o Irã = proibição ao PROJETO NUCLEAR Teerã ameaça criar obstáculos para a travessia de navios petroleiros pelo Estreito de

Leia mais

Aula 6 - Rússia e Ucrânia

Aula 6 - Rússia e Ucrânia Aula 6 - Rússia e Ucrânia Rússia Histórico de expansão e conquista sobre diversos outros povos. Governos autoritários. Século XX: colapso do Império Russo, formação da URSS (União das Repúblicas Socialistas

Leia mais

Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas

Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas AFP GETTY IMAGES- Acordo entre os EUA e a Arábia Saudita prevê um pacote de defesa de US$ 110 bilhões Não foi à toa que o presidente americano, Donald

Leia mais

Síria vive uma "miniguerra mundial": quem são os protagonistas desse conflito?

Síria vive uma miniguerra mundial: quem são os protagonistas desse conflito? Síria vive uma "miniguerra mundial": quem são os protagonistas desse conflito? COMENTE Família síria deixa área de al-muasalat após bombardeio em Aleppo, na Síria Pontos-chave A guerra civil da Síria começou

Leia mais

Povos do Oriente Médio

Povos do Oriente Médio Oriente Médio Povos do Oriente Médio Árabes Os árabes são o maior grupo étnico do Oriente Médio. São maioria no Egito, Jordânia, Síria, Líbano, Iraque, nos países da península Arábica e nos territórios

Leia mais

Posição Geopolítica Estratégica. Petróleo. Escassez de Água. Origem das principais religiões monoteístas

Posição Geopolítica Estratégica. Petróleo. Escassez de Água. Origem das principais religiões monoteístas ORIENTE MÉDIO Posição Geopolítica Estratégica Está localizado entre Europa, África e Ásia. Foi colonizado por países europeus, que dividiram o território de acordo com seus interesses. Petróleo Escassez

Leia mais

ATUALIDADES. Atualidades do Ano de Conflitos do Mundo Contemporâneo África. Prof. Marcelo Saraiva

ATUALIDADES. Atualidades do Ano de Conflitos do Mundo Contemporâneo África. Prof. Marcelo Saraiva ATUALIDADES Atualidades do Ano de 2017 Conflitos do Mundo Contemporâneo África Prof. Marcelo Saraiva África A maior parte do continente africano tem sua identidade construída através do sofrimento e das

Leia mais

Oriente Médio. Palco de instabilidade da política mundial

Oriente Médio. Palco de instabilidade da política mundial Oriente Médio Palco de instabilidade da política mundial Conhecido como Oriente Próximo Está limitado pelo Oceano Índico e pelos mares Mediterrâneo, Negro, Vermelho e Cáspio. Paisagem marcado por áreas

Leia mais

Prof. Esp. Franciane Borges

Prof. Esp. Franciane Borges Prof. Esp. Franciane Borges ... religiosos, políticos e econômicos. Autoridade passada por descendência. Seguem o alcorão e a sharia. Fiéis são independentes. Hoje: São os mais radicais, guiados por

Leia mais

O CURDISTÃO a) Localização/territórios ocupados: O Curdistão é b) Quem são os curdos? Autonomia e identidade autonomia no norte do Iraque

O CURDISTÃO a) Localização/territórios ocupados: O Curdistão é b) Quem são os curdos? Autonomia e identidade autonomia no norte do Iraque O CURDISTÃO a) Localização/territórios ocupados: O Curdistão é uma região cultural e geográfica majoritariamente composta pelos curdos. Com cerca de 500.000 km² concentra-se, em sua maior parte, na Turquia,

Leia mais

Questão Palestina x Israel. Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais!

Questão Palestina x Israel. Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais! Questão Palestina x Israel Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais! Origens!!!! 1897: Fundação do movimento sionista, que visa o retorno dos judeus à Palestina. No início do século XX, já existiam

Leia mais

CAPÍTULO 03 Poder Paralelo.

CAPÍTULO 03 Poder Paralelo. 01/03/2016 8º Ano B CAPÍTULO 03 Poder Paralelo. Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 32 a 36 Item 01. Estrutura Temática Organizações Terroristas e Radicalismo Islâmico. Al Qaeda ORGANIZACÕES RELIGIOSAS

Leia mais

Análise: Bastião da Al Qaeda, Iêmen tem conflitos e extrema pobreza

Análise: Bastião da Al Qaeda, Iêmen tem conflitos e extrema pobreza Análise: Bastião da Al Qaeda, Iêmen tem conflitos e extrema pobreza ALAN YUHAS DO "GUARDIAN 15/01/2015 12h58 Publicidade Uma organização iemenita filiada à Al Qaeda reivindicou o ataque ao semanário francês

Leia mais

Informativo Mensal nº 3. Novembro/2013

Informativo Mensal nº 3. Novembro/2013 Informativo Mensal nº 3 Novembro/2013 ÁSIA/LESTE EUROPEU PAQUISTÃO: DESORDEM DENTRO DO TALIBÃ PAQUISTANÊS Desde o mês de outubro, quando o líder do grupo Talibã paquistanês, Mehsud Hakimullah, foi morto

Leia mais

I. CARACTERÍSTICAS GERAIS:

I. CARACTERÍSTICAS GERAIS: ORIENTE MÉDIO I. CARACTERÍSTICAS GERAIS: Ligação entre Ásia, Europa e África (norteprolongamento do Oriente Médio) Clima predominantemente desértico Escassez de água (principais Bacias Hidrográficas: Tigre

Leia mais

GEOGRAFIA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA

GEOGRAFIA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA GEOGRAFIA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Geopolítica e Poder 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 12.2 Conteúdo Americanos no Iraque e Afeganistão

Leia mais

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO JUDEUS Hebreus; Abraão; Canaã (Palestina); 400 anos no Egito; Moisés e o êxodo; Israel e Judá; 70: destruição do templo de Jerusalém; 131: Diáspora. MUÇULMANOS Beduínos; Maomé

Leia mais

Oriente Médio. Do surgimento as tensões atuais

Oriente Médio. Do surgimento as tensões atuais Oriente Médio Do surgimento as tensões atuais A Região A região do Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para isso, entre eles: a sua própria história; origem

Leia mais

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A:

A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A: A ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR E.U.A: Capitalismo U.R.S.S: Socialismo Antecedentes Panorama geopolítico (2ª Guerra Mundial); Choque entre as potências europeias (Inglaterra, França, Alemanha); Formação de

Leia mais

CONFLITOS E TENSÕES ATUAIS

CONFLITOS E TENSÕES ATUAIS CONFLITOS E TENSÕES ATUAIS GUERRA DA COREIA 1950/53 ANTECEDENTES DO CONFLITO Coreia do Norte Novo sócio do clube atômico Em 2002, o presidente do Estados Unidos, George W Bush, afirmou que a Coreia

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS RAFAEL GIOVANAZ GARCIA

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS RAFAEL GIOVANAZ GARCIA CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS RAFAEL GIOVANAZ GARCIA CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade. Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento

Leia mais

RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA

RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA CARACTERÍSTICAS GERAIS A Rússia é o maior país do mundo (+17 milhões km²) Grande parte do território predomina o clima temperado continental (estações bem definidas e invernos

Leia mais

Irã e Estados Unidos Competição geopolítica no Oriente Médio, por João Fábio Bertonha

Irã e Estados Unidos Competição geopolítica no Oriente Médio, por João Fábio Bertonha Irã e Estados Unidos Competição geopolítica no Oriente Médio, por João Fábio Bertonha Neste último mês, os Estados Unidos anunciaram o envio, para o Oriente Médio, de um novo grupo de batalha de porta-aviões,

Leia mais

2 Alternativa: B. O mapa apresentado na questão refere-se à Mesopotâmia, território do atual Iraque.

2 Alternativa: B. O mapa apresentado na questão refere-se à Mesopotâmia, território do atual Iraque. RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS DE SALA APOSTILA 4 Aulas 49-50 1 Alternativa: A. A teoria do Choque de Civilizações, de Samuel Huntington, trata justamente da relação entre política e cultura, mais precisamente,

Leia mais

QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO?

QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO? ORIENTE MÉDIO QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO? LOCALIZAÇÃO APECTOS FÍSICOS Clima árido é o mais presente no território Na porção norte uma franja de clima Mediterrâneo A região sobre com a carência

Leia mais

Primavera Árabe. Prof. Luiz Fernando L Silva

Primavera Árabe. Prof. Luiz Fernando L Silva Primavera Árabe Prof. Luiz Fernando L Silva Inicia-se no norte da África E propaga-se pelo Oriente Médio Primavera Árabe Período de transformações históricas no rumo da política mundial Onda de protestos

Leia mais

DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 01/11/2018 Ensino Fundamental II Série: NONO ANO Turma: 19B, 19C e 19D

DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 01/11/2018 Ensino Fundamental II Série: NONO ANO Turma: 19B, 19C e 19D DISCIPLINA: Geografia Professor: Alissom Queiroz Data: 01/11/2018 Ensino Fundamental II Série: NONO ANO Turma: 19B, 19C e 19D RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA O EXAME FINAL Conteúdos de estudo relativos ao PRIMEIRO

Leia mais

Menos frequentes no norte. Países mais homogêneos em termos religiosos, culturais e ambientais. Heranças do colonialismo/fronteiras

Menos frequentes no norte. Países mais homogêneos em termos religiosos, culturais e ambientais. Heranças do colonialismo/fronteiras Aula 13 - África África Principais temas e relações Menos frequentes no norte Países mais homogêneos em termos religiosos, culturais e ambientais. Problemas Economia Meio ambiente Perseguição religiosa

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA

ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA Oriente Médio: região geoestratégica É a porção sudoeste da Ásia Área de encontro entre os continentes asiático, africano

Leia mais

30 ANOS DE GOVERNOS CIVIS - BRASIL

30 ANOS DE GOVERNOS CIVIS - BRASIL 30 ANOS DE GOVERNOS CIVIS - BRASIL 1990-1992 1992-1994 1995-2002 2002-2010 2010 -... Sarney Vice de Tancredo (eleito pelo colégio eleitoral); ARENA (suporte a ditadura); Combate a inflação (plano cruzado)

Leia mais

Geopolítica no mundo atual. Prof: Judson Lima

Geopolítica no mundo atual. Prof: Judson Lima Geopolítica no mundo atual Prof: Judson Lima Objetivo da aula Traçar um panorama do mundo contemporâneo pós-atentado de 11 de setembro; Analisar as consequências econômicas Crise econômica de 2008 e seus

Leia mais

Conselho de Segurança Nacional

Conselho de Segurança Nacional Conselho de Segurança Nacional A Guerra civil na Síria no Oriente Médio e o Sistema Internacional Sumário 1. Apresentação do comitê.02 2. A Guerra na Síria...03 3. Posicionamento das Nações..04 4. Bibliografia.

Leia mais

Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais

Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais 1. Oriente Médio: uma visão eurocêntrica A expressão Oriente Médio designa a região da Península Arábica. Oriente Próximo: Turquia, Líbano e Síria. Extremo

Leia mais

A ANTIGA ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR

A ANTIGA ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR A Nova Ordem Geopolítica Mundial A ANTIGA ORDEM GEOPOLÍTICA BIPOLAR Propriedade privada; Lucros destinados aos proprietários das empresas; Salários definidos pelos proprietários das empresas e pelo mercado;

Leia mais

Cristina Soreanu Pecequilo Professora de Relações Internacionais Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Pesquisadora NERINT/UFRGS e UnB

Cristina Soreanu Pecequilo Professora de Relações Internacionais Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Pesquisadora NERINT/UFRGS e UnB Brasil e Oriente Médio: Os Caminhos da Política Externa Brasileira Cristina Soreanu Pecequilo Professora de Relações Internacionais Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Pesquisadora NERINT/UFRGS

Leia mais

Fronteiras políticas e soberania Parte II

Fronteiras políticas e soberania Parte II Fronteiras políticas e soberania Parte II CANADÁ Quebec 80% da população do Quebec é descendente de franceses e católica Em 1969 ocorreu a oficialização da língua francesa no Quebec. Onze anos depois ocorreu

Leia mais

Segundo os dois países, o motivo foi a postura anti-israelense da entidade. Para Israel, a atuação da Unesco tornou-se um "teatro do absurdo".

Segundo os dois países, o motivo foi a postura anti-israelense da entidade. Para Israel, a atuação da Unesco tornou-se um teatro do absurdo. Os EUA cortaram o financiamento à Unesco após o órgão decidir incluir a Autoridade Palestina como membro em 2011, mas mantiveram o escritório na sede da agência em Paris na tentativa de acompanhar e avaliar

Leia mais

TEMA 3. Prof. Janderson Barros

TEMA 3. Prof. Janderson Barros TEMA 3 Prof. Janderson Barros Oriente Médio é um termo que se refere a uma área geográfica à volta das partes leste e sul do mar Mediterrâneo. Prof. Janderson Barros Local estratégico em termos econômicos

Leia mais

a primavera arabe Ditaduras Pobreza Corrupção Radicalismo religioso Internet Desemprego Direitos Humanos Caminhos da Democracia do Mundo Muçulmano

a primavera arabe Ditaduras Pobreza Corrupção Radicalismo religioso Internet Desemprego Direitos Humanos Caminhos da Democracia do Mundo Muçulmano a primavera arabe Corrupção Pobreza Ditaduras Radicalismo religioso Internet Desemprego Direitos Humanos Caminhos da Democracia do Mundo Muçulmano Mapa dos Levantes Os acontecimentos iniciaram na Tunísia

Leia mais

B8-0136/2015 } B8-0137/2015 } B8-0138/2015 } B8-0139/2015 } B8-0140/2015 } B8-0142/2015 } RC1/Alt. 1

B8-0136/2015 } B8-0137/2015 } B8-0138/2015 } B8-0139/2015 } B8-0140/2015 } B8-0142/2015 } RC1/Alt. 1 B8-0142/2015 } RC1/Alt. 1 1 N. 3-A (novo) 3-A. Alerta para o risco de desencadeamento de uma guerra religiosa; salienta, no entanto, que autoridades muçulmanas rejeitam o EI, por não o considerarem nem

Leia mais

O conflito entre Israel e Palestina

O conflito entre Israel e Palestina O conflito entre Israel e Palestina Importância estratégica do Oriente Médio Localizado no sudeste da Ásia, entre três continentes: Europa, Ásia e África Pontos importantes Canal de Suez: ligação artificial

Leia mais

Com base no texto e nos assuntos a ele relacionados, julgue os itens.

Com base no texto e nos assuntos a ele relacionados, julgue os itens. Questões 1 LATTUF, C. 24 jan. 2011. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2015. A charge acima, de Carlos Latuff, indica um efeito dominó propiciado pela

Leia mais

Com aplausos e entoando estrofes do hino nacional, políticos, militantes dos direitos humanos, vítimas da ditadura e familiares dos mortos e desaparecidos do regime saudaram a instalação da Comissão Nacional

Leia mais

HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS

HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS LOCALIZAÇÃO FENÍCIOS MESOPOTÂMIA PERSAS EGITO NÚBIA HEBREUS ABRAÃO Deslocamento de Ur para Canaã (2000 ac) Canaã: Vale do Rio Jordão Patriarcas: Abraão, Isac e Jacó Economia

Leia mais

ALCIDES COSTA VAZ * IMPLICAÇÕES GEOPOLÍTICAS DA CRISE NA TURQUIA

ALCIDES COSTA VAZ * IMPLICAÇÕES GEOPOLÍTICAS DA CRISE NA TURQUIA * Ademais de sua bem conhecida condição de ponte entre a Europa, o Oriente Médio e a Ásia Central, o território da Turquia e seu entorno constituem-se no espaço para o qual convergem dinâmicas de três

Leia mais

Movimentos Nacionalistas

Movimentos Nacionalistas Movimentos Nacionalistas Questão da Ucrânia Questão do Cáucaso Questão dos Bálcãs Esfacelamento da Iugoslávia Questão Irlandesa Questão Basca A Criméia é uma península ucraniana, e a Ucrânia por sua vez,

Leia mais

Aula 10 - Israel e Questão Palestina

Aula 10 - Israel e Questão Palestina Aula 10 - Israel e Questão Palestina Primeira Guerra Mundial Região era parte do Império Turco Otomano 1917: Declaração de Balfour : buscando apoio para vencer o Império Turco na Primeira Guerra Mundial,

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO II - CONFLITOS REGIONAIS Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular OPÇÃO II - CONFLITOS REGIONAIS Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular OPÇÃO II - CONFLITOS REGIONAIS Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Relações Internacionais 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

História B aula 17 As Revoluções Russas.

História B aula 17 As Revoluções Russas. História B aula 17 As Revoluções Russas. Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo Antecedentes do processo revolucionário... Características da Rússia na virada do século XIX: -Governada pelo

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO

ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 26 ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO POPULAÇÃO Grande diversidade étnica: maioria de origem árabe. Dos 16 países, 11 são de etnia árabe, localizados na Península Arábica.

Leia mais

PERCURSO 16 Rússia: a perda de hegemonia e a questão energética. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS

PERCURSO 16 Rússia: a perda de hegemonia e a questão energética. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS PERCURSO 16 Rússia: a perda de hegemonia e a questão energética. Prof. Gabriel Rocha 9º ano - EBS 1 A perda da hegemonia Durante a existência da URSS, a Rússia foi a principal república. Moscou foi o

Leia mais

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 21 Declínio e queda do socialismo nos países europeus Os conflitos do final do século XX

Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 21 Declínio e queda do socialismo nos países europeus Os conflitos do final do século XX Preparatório EsPCEx História Geral Aula 21 Declínio e queda do socialismo nos países europeus Os conflitos do final do século XX O colapso da URSS (I) Os custos da Guerra Fria Área militar com alta demanda

Leia mais

Importante acontecimento do século XX. Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo

Importante acontecimento do século XX. Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo 03. REVOLUÇÃO RUSSA Importante acontecimento do século XX Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo ao capitalismo Rússia no início do século XX

Leia mais

ATIVIDADES 9º ANO. Do texto, depreende-se que a Rússia

ATIVIDADES 9º ANO. Do texto, depreende-se que a Rússia ATIVIDADES 9º ANO 1) (FUVEST-2008) Há oitenta anos, a Rússia era forte por causa do dinamismo revolucionário do comunismo, incluindo o poder de atração da sua ideologia. Há quarenta anos, a Rússia Soviética

Leia mais

A Revolução Iraniana HistoriaZine 29/05/2016

A Revolução Iraniana HistoriaZine 29/05/2016 A Revolução Iraniana HistoriaZine 29/05/2016 Desde o início do século XX, todo país que tinha ou tem reservas de petróleo sofreu, em algum momento, intervenção das chamadas grandes potências querendo explorar

Leia mais

Oriente Médio (Parte 1) Professor Luiz Fernando

Oriente Médio (Parte 1) Professor Luiz Fernando Oriente Médio (Parte 1) Professor Luiz Fernando Aspectos Físicos É uma região da Ásia Climas Secos (área de alta pressão atmosférica) Reflete na agropecuária Predominância de planaltos Principal região

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA PROF OR ELIELTON

LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA PROF OR ELIELTON COLÉGIO MONJOLO LISTA DE EXERCÍCIOS GEOGRAFIA PROF OR ELIELTON Data da Realização: / /2018. Aluno(a): 3ª Série 1. (Uerj simulado 2018) O QUE É E O QUE QUER O ESTADO ISLÂMICO (EI)? O grupo estabeleceu um

Leia mais

O mundo árabe-muçulmano após a Primavera. Prof. Alan Carlos Ghedini

O mundo árabe-muçulmano após a Primavera. Prof. Alan Carlos Ghedini O mundo árabe-muçulmano após a Primavera Prof. Alan Carlos Ghedini Entre as causas da Primavera Árabe podemos citar: Altos índices de desemprego na região Crise econômica Pouca ou nenhuma representação

Leia mais

CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES

CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES Conflitos entre Judeus e Árabes 2 Início dos conflitos Os conflitos ocorrem desde tempos bíblicos; A Diáspora quando os judeus foram expulsos de seu território no ano de

Leia mais

Seis notas sobre a insurgência no Iraque

Seis notas sobre a insurgência no Iraque Seis notas sobre a insurgência no Iraque Aldo Cordeiro Sauda As notas abaixo, redigidas a 10 mil quilômetros de Bagdá, não são, nem pretendem ser, um conjunto de teses ou reflexões acabadas sobre a atual

Leia mais

INSTITUIÇÃO: ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING DE PORTO ALEGRE

INSTITUIÇÃO: ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING DE PORTO ALEGRE Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: A RELAÇÃO ENTRE PODERES NO REGIME POLÍTICO DO IRÃ (PÓS 1979) CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2014-2019 Documento de sessão 16.9.2014 B8-0137/2014 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência de uma declaração da Vice-Presidente da Comissão / Alta Representante da União para

Leia mais

O que é uma Ordem Geopolítica?

O que é uma Ordem Geopolítica? O que é uma Ordem Geopolítica? Potência Mundial: país com capacidade de intervir no espaço mundial devido à força política, econômica, militar e tecnológica Equilíbrio temporário das relações políticas,

Leia mais

02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL?

02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL? 02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL? O que foi a Guerra Fria Disputa pelo poder em escala global Estados Unidos (capitalista) x União Soviética (socialista) Sem conflito armado direto guerra econômica, diplomática

Leia mais

OS (DES)CAMINHOS DA REVOLUÇÃO IRANIANA

OS (DES)CAMINHOS DA REVOLUÇÃO IRANIANA OS (DES)CAMINHOS DA REVOLUÇÃO IRANIANA Paulo Fagundes Visentini 1 As massivas manifestações de rua em Teerã, promovidas pelos apoiadores do candidato reformista Hossein Mousavi e reprimidas pelo regime,

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA

ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA Oriente Médio: região geoestratégica É a porção sudoeste da Ásia Área de encontro entre os continentes asiático, africano e europeu

Leia mais

BEM-VINDOS! GEOGRAFIA Prof.: Janderson Barros OBSERVEM AS IMAGENS A SEGUIR:

BEM-VINDOS! GEOGRAFIA Prof.: Janderson Barros OBSERVEM AS IMAGENS A SEGUIR: BEM-VINDOS! GEOGRAFIA Prof.: Janderson Barros OBSERVEM AS IMAGENS A SEGUIR: GEOGRAFIA Prof.: Janderson Barros Prof. Janderson Barros TEMA 1 Prof. Janderson Barros Determinismo geográfico, em que o homem

Leia mais

O carvão mineral é uma rocha sedimentar combustível, de cor preta ou marrom, que ocorre em estratos chamados camadas de carvão. Existem quatro tipos

O carvão mineral é uma rocha sedimentar combustível, de cor preta ou marrom, que ocorre em estratos chamados camadas de carvão. Existem quatro tipos O carvão mineral é uma rocha sedimentar combustível, de cor preta ou marrom, que ocorre em estratos chamados camadas de carvão. Existem quatro tipos principais de carvão mineral; turfa, linhito, hulha

Leia mais

ATUALIDADES. Top Atualidades Semanal DESTAQUE PROFESSOR MARCOS JOSÉ SEMANA 14 A 20 DE JULHO SEMANA 14 A 20 DE JULHO. Material: Raquel Basilone

ATUALIDADES. Top Atualidades Semanal DESTAQUE PROFESSOR MARCOS JOSÉ SEMANA 14 A 20 DE JULHO SEMANA 14 A 20 DE JULHO. Material: Raquel Basilone Irã e potências assinam acordo nuclear histórico Sonda chega ao ponto mais próximo de Plutão após nove anos de viagem ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ Material: Raquel Basilone PIB chinês surpreende e

Leia mais

O assassinato do Ministro da Indústria do Líbano, Pierre Gemayel, e seus impactos para a política libanesa

O assassinato do Ministro da Indústria do Líbano, Pierre Gemayel, e seus impactos para a política libanesa O assassinato do Ministro da Indústria do Líbano, Pierre Gemayel, e seus impactos para a política libanesa Análise Segurança Prof. Danny Zahreddine 21 de dezembro de 2006 O assassinato do Ministro da Indústria

Leia mais

Correio Braziliense - DF 26/01/2011 Opinião 17

Correio Braziliense - DF 26/01/2011 Opinião 17 Correio Braziliense - DF 26/01/2011 Opinião 17 Intelog - RS 26/01/2011 Artigos / Entrevistas Online O grande jogo de Barack Obama (José Luís Fiori) Nos últimos dois meses de 2010, o presidente Barack

Leia mais

O mundo que se prepare, pois realmente haverá, ou já está havendo uma guerra no momento em que você estiver lendo este artigo.

O mundo que se prepare, pois realmente haverá, ou já está havendo uma guerra no momento em que você estiver lendo este artigo. Poucas vezes na história contemporânea estivemos diante da eclosão de uma guerra anunciada, em questão, o ataque anunciado das forças lideradas pelos EUA ao Iraque, antiga pérsia, terra famosa pelas suas

Leia mais

EGIPTO. O QUE ESTÁ À VISTA? MUDANÇA DE LIDERANÇA OU DE REGIME? (ACTUALIZAÇÃO 1)

EGIPTO. O QUE ESTÁ À VISTA? MUDANÇA DE LIDERANÇA OU DE REGIME? (ACTUALIZAÇÃO 1) 2011/02/01 EGIPTO. O QUE ESTÁ À VISTA? MUDANÇA DE LIDERANÇA OU DE REGIME? (ACTUALIZAÇÃO 1) Até há nove dias atrás - ainda não tinham começado as manifestações de protesto - a grande prioridade da comunidade

Leia mais

QUESTÃO PROPOSTA INTERPRETAÇÃO DA QUESTÃO

QUESTÃO PROPOSTA INTERPRETAÇÃO DA QUESTÃO 1 QUESTÃO PROPOSTA Estudar o atual conflito da Síria em seus aspectos econômicos, sociais e políticos destacando a importância daquela região para o equilíbrio na distribuição do poder no mundo atual.

Leia mais

Histórico do Petróleo

Histórico do Petróleo Fontes de Energia Histórico do Carvão O carvão mineral é uma rocha sedimentar combustível, de cor preta ou marrom, que ocorre em estratos chamados camadas de carvão. Existem quatro tipos principais de

Leia mais

Questões Geopolíticas Contemporâneas

Questões Geopolíticas Contemporâneas Questões Geopolíticas Contemporâneas Questões Geopolíticas Contemporâneas 1. no século XXI como grande foco de tensão mundial: lá se desenvolvem intrincados e importantes conflitos desta nossa época. Suas

Leia mais

EGIPTO. O QUE ESTÁ À VISTA? MUDANÇA DE LIDERANÇA OU DE REGIME? (ACTUALIZAÇÃO 4)

EGIPTO. O QUE ESTÁ À VISTA? MUDANÇA DE LIDERANÇA OU DE REGIME? (ACTUALIZAÇÃO 4) 2011/02/15 EGIPTO. O QUE ESTÁ À VISTA? MUDANÇA DE LIDERANÇA OU DE REGIME? (ACTUALIZAÇÃO 4) Emitem-se muitas e variadas opiniões sobre o futuro do Egipto, mas na verdade o que se diz hoje arrisca-se a valer

Leia mais

O novo arco do extremismo islâmico. Grupos radicais no Oriente Médio e no norte da África são as novas faces do fundamentalismo ligado ao Islã

O novo arco do extremismo islâmico. Grupos radicais no Oriente Médio e no norte da África são as novas faces do fundamentalismo ligado ao Islã Extremismo Islâmico O novo arco do extremismo islâmico Grupos radicais no Oriente Médio e no norte da África são as novas faces do fundamentalismo ligado ao Islã ÀS PRESSAS - Uniforme do Exército do Iraque

Leia mais

Oriente Médio. Petróleo Guerras Desertos. Fonte de conflitos, riquezas e diversidades étnico-religiosas, podemos defini-lo com 03 palavras-chave:

Oriente Médio. Petróleo Guerras Desertos. Fonte de conflitos, riquezas e diversidades étnico-religiosas, podemos defini-lo com 03 palavras-chave: Oriente Médio Fonte de conflitos, riquezas e diversidades étnico-religiosas, podemos defini-lo com 03 palavras-chave: Petróleo Guerras Desertos TÁCIUS FERNANDES PROF. DE HISTÓRIA - CNSA Oriente Médio:

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2014-2019 Documento de sessão 16.9.2014 B8-0110/2014 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência de uma declaração da Vice-Presidente da Comissão / Alta Representante da União para

Leia mais

Dividir para dominar

Dividir para dominar ÁFRICA Contexto histórico África século XV: -Grandes navegações -Estabelecimento de feitorias na África A partir do século XIX: -Colonialismo europeu -Partilha da África (Conferência de Berlim, em 1885)

Leia mais

FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU

FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU FIM DA URSS E A DEMOCRATIZAÇÃO DO LESTE EUROPEU A CRISE ECONÔMICA DA URSS Aumento de gastos com produção de armas, espionagem, repressão; Diminuição do investimento interno, provocando escassez de habitações,

Leia mais

Relações Irã União Européia

Relações Irã União Européia Relações Irã União Européia Por Jorge Muniz de Souza Mortean Geógrafo Político (Universidade de São Paulo), Mestrando em Estudos Iranianos (Escola de Relações Internacionais/MRE Iraniano Teerã, Irã) Brasília,

Leia mais

Patriarcado e a Cultura do Estupro no Brasil

Patriarcado e a Cultura do Estupro no Brasil Patriarcado e a Cultura do Estupro no Brasil Maio de 2016 19 de maio - três garotos arrastaram e trancaram uma menina de 12 anos no banheiro masculino onde a estupraram. 20 de maio - uma garota de 17 anos,

Leia mais

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria.

1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. 1.(Unicamp 2014) O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. O texto diz: Duas infâncias. Na URSS (parte superior) crianças são

Leia mais

AULA CHINA. Programas e Doutrinas Nucleares. Flávio Rocha de Oliveira UFABC Energia Nuclear e Relações Internacionais

AULA CHINA. Programas e Doutrinas Nucleares. Flávio Rocha de Oliveira UFABC Energia Nuclear e Relações Internacionais AULA CHINA Programas e Doutrinas Nucleares Flávio Rocha de Oliveira UFABC Energia Nuclear e Relações Internacionais Geopolítica a Situação Mundial Fim da II Guerra Guerra Civil PC Chinês e Kuomitang Guerra

Leia mais

ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ SEMANA 17 A 23 DE NOVEMBRO SEMANA 17 A 23 DE NOVEMBRO SEMANA 17 A 23 DE NOVEMBRO

ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ SEMANA 17 A 23 DE NOVEMBRO SEMANA 17 A 23 DE NOVEMBRO SEMANA 17 A 23 DE NOVEMBRO Confusão no Congresso tem tiros e prisões. ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ Brasil quer discutir acordos urgentes logo após eleição. Governo Alckimin aceita rediscutir plano se escolas forem desocupadas.

Leia mais

A questão mais incômoda sobre Paris: Riocentro ou Teoria da Falsa Bandeira

A questão mais incômoda sobre Paris: Riocentro ou Teoria da Falsa Bandeira A questão mais incômoda sobre Paris: Riocentro ou Teoria da Falsa Bandeira claudio_tognolli Claudio Tognolli 16 de novembro de 2015 Aqui, os militares meteram uma bomba no Riocentro para culpar os comunas.

Leia mais