Elektsolar Innovations Conhecimento e soluções em energia fotovoltaica Curso Online Energia Solar Fotovoltaica: Fundamentos e Aplicações

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Elektsolar Innovations Conhecimento e soluções em energia fotovoltaica Curso Online Energia Solar Fotovoltaica: Fundamentos e Aplicações"

Transcrição

1 Elektsolar Innovations Conhecimento e soluções em energia fotovoltaica Curso Online Energia Solar Fotovoltaica: Fundamentos e Aplicações

2 1 Elektsolar Innovations Energia Solar Fotovoltaica: Fundamentos e Aplicações - Online ELEKTSOLAR INNOVATIONS A Elektsolar Innovations foi constituída por profissionais com sólida formação acadêmica e com experiência nacional e internacional no setor de energia solar fotovoltaica. A empresa traz ao Brasil, desde 2013, o mais moderno conhecimento sobre a tecnologia fotovoltaica, que é empregada para gerar energia elétrica a partir da radiação solar. Acreditando que a qualificação profissional é fundamental para o desenvolvimento do mercado brasileiro de energia solar fotovoltaica, a empresa tem prioridade no âmbito educacional, oferecendo cursos específicos & treinamentos in company no setor. Mais de 20 cursos realizados em algumas das principais capitais nacionais (Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Salvador e Recife): Mais de 800 certificados emitidos em cursos presenciais, online e In Company. Atualmente, os cursos oferecidos pela empresa são: Energia Solar Fotovoltaica: Fundamentos e Aplicações; Instalação de Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede; Projetos de Sistemas Fotovoltaicos conectados à Rede; Análise de Viabilidade Econômico-Financeira de SFVCR; Treinamento & Capacitação em empresas (In company training) RESPOSÁVEL TÉCNICO O Coordenador do curso e responsável técnico pelos projetos fotovoltaicos conectados à rede: Alceu Guimarães Filho, Eng. Eletricista. CREA/SC Projetos Executados em 2015: - SC, Celesc; - SC, Celesc; - SC, Celesc; 1,50 - SC, Celesc; 4,00 - RS, AES- SUL; 8,20 kwp SFVCR, Praia Brav - SC, Celesc; 1,25 - SC, Celesc. 1,75 - SC, Celesc. 3,12 kwp SFVCR, Curitiba, PR, Copel.

3 2 Elektsolar Innovations Energia Solar Fotovoltaica: Fundamentos e Aplicações - Online PÚBLICO-ALVO Destinado ao público em geral apresenta de forma concisa e clara os fundamentos da energia solar e da tecnologia fotovoltaica. O curso destina-se a qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer a energia solar fotovoltaica. A metodologia empregada já foi testada e garante um elevado nível de aproveitamento mesmo para pessoas que não têm conhecimentos técnicos. Na mesma sala de aula já estiveram presentes pessoas de todas as faixas etárias e com níveis de formação diversos como: Engenheiros, arquitetos e técnicos; Profissionais da indústria e comércio; Representantes e revendedores; Projetistas e instaladores; Empreendedores; Estudantes e professores. OBJETIVOS Apresentar os fundamentos da energia solar, da tecnologia fotovoltaica e dos sistemas fotovoltaicos, isolados e conectados à rede, descrever seus componentes, características e aplicações. Em resumo, os objetivos do treinamento são: Conhecimento dos diferentes sistemas fotovoltaicos, suas características e aplicações (Sistemas conectados à rede e sistemas isolados); Noções sobre técnicas de aproveitamento de energia solar e conhecimento dos equipamentos empregados; Panorama mundial das instalações fotovoltaicas; Potencial, normas, regulamentações e perspectivas do setor no Brasil. Por fim, o curso terá um forte caráter participativo, visando discussões e debates entre instrutores e alunos para obter a transferência efetiva do conhecimento ministrado e networking virtual dos alunos ativos.

4 3 Elektsolar Innovations Energia Solar Fotovoltaica: Fundamentos e Aplicações - Online CONTEÚDO ABORDADO Destinado ao público em geral apresenta de forma concisa e clara os fundamentos da energia solar e da tecnologia fotovoltaica. 1. Fundamentos da energia solar: Aproveitamento da Energia Solar; Radiação solar direta, difusa e global Albedo; Conceitos de irradiância e irradiação Medição Unidades; Comportamento horário diário da irradiância; Comportamento sazonal e de longo prazo Variabilidade sazonal e anual; Banco de dados de irradiação solar Atlas Solarimétrico; Programa para estimativa de irradiação em diferentes situações. 2. Fundamentos da Tecnologia Fotovoltaica: Efeito fotovoltaico - Princípio de funcionamento da célula fotovoltaica; Células e módulos fotovoltaicos - Componentes e Processos de fabricação; Curvas e parâmetros característicos; Eficiência de conversão da célula FV e do módulo FV; Módulos fotovoltaicos Certificação Normas Brasileiras (ABNT) e Internacionais; INMETRO. 3. Sistemas Fotovoltaicos: Isolados e conectados à rede elétrica pública Classificação dos sistemas fotovoltaicos Aplicações NBR 11704; Sistemas fotovoltaicos isolados (SFVI); Componentes dos SFVI; Sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica (SFVCR) - BAPV, BIPV e usinas fotovoltaicas; Componentes dos SFVCR; Tipos de inversores Especificações Certificação Normas ABNT e IEC; Aspectos elétricos dos SFVCR; Tipos de integração/aplicação arquitetônica; Panorama mundial das instalações fotovoltaicas; Perspectivas do setor no Brasil; Geração distribuída e centralizada. 4. Potencial, regulamentação e resoluções normativas no Brasil: Resoluções da ANEEL; Normas da ABNT aplicáveis a sistemas fotovoltaicos; Normas da Concessionária local.

5 4 Elektsolar Innovations Energia Solar Fotovoltaica: Fundamentos e Aplicações - Online MATERIAL DE APOIO Alem da apostila digitalizada que acompanha e orientam as videoaulas, os alunos tem acesso a um dossiê completo (disponível para download) contendo, em diferentes formatos (PDF,dwg, doc,xlsx): Normas e notas técnicas; Resoluções normativas; Catálogos (datasheets) de diversos equipamentos fotovoltaicos comercializados no Brasil; Apresentação de softwares para dimensionamento dos sistemas; Materiais de consulta (Planilhas, atlas e estudos/dissertações/teses), relacionados aos assuntos abordados no curso. Instruções da Plataforma Online; Materiais de auxílio à resolução da avaliação final. MODALIDADE ONLINE Com o objetivo de tornar o curso ainda mais acessível, disponibilizamos uma modalidade de ensino a distância. Todo o conteúdo do curso apresentado através de recursos audiovisuais, além do suporte direto dos monitores da Elektsolar Innovations quando preciso. O aluno ganha acesso a uma Plataforma Online, onde são disponibilizadas as atividades e todo Material de Apoio. Através da modalidade online, o aluno pode estudar de qualquer região do mundo seguindo o próprio ritmo (desde que dentro do período de acesso), utilizando os recursos interativos para sanar todas as dúvidas e ter seu desempenho avaliado. PERÍODO DE ACESSO E DURAÇÃO DO CURSO ONLINE O curso tem um período de acesso de 30 dias a partir da data de matrícula e duração equivalente a 8h/aula. Durante este período, o aluno tem acesso a assistir e rever às videoaulas quando e quantas vezes achar necessário; assim como acessar e/ou baixar (download) todo o material de apoio; e realizar a avaliação final quando se sentir preparado. Se o usuário tiver necessidade de prorrogar o período de acesso, será cobrada uma taxa de prorrogação no valor de 10% do valor do curso a cada período (30 dias) a mais que houver interesse ou necessidade.

6 5 Elektsolar Innovations Energia Solar Fotovoltaica: Fundamentos e Aplicações - Online RECURSOS DA PLATAFORMA ONLINE A plataforma conta com diversos recursos virtuais, oferecendo ao aluno o acesso a: Biblioteca Virtual: Todo o Material de apoio em arquivos compactados (formato Zip) disponíveis para download. Links relacionados: o Link de acesso ao Material de Apoio, sem a necessidade de baixá-lo (download), por qualquer dispositivo móvel (Smartphones e Tablets) ou computador de terceiros; o Sites de instituições de fomento e incentivo à tecnologia fotovoltaica com fundos e certificações; o Grupos de pesquisa e diversos links relacionados ao conteúdo como complemento ao curso. Sistema de Avaliações com provas objetivas e dissertativas; Sistema intuitivo de mensagens, sendo possível enviar e receber, entre alunos ativos e monitores, mensagens através da plataforma; Fórum de discussão para colaborar com as dúvidas e sugestões de outros alunos, postar conteúdos e notícias relacionadas ao tema do curso e promover o networking virtual entre os alunos ativos; Certificado Digital. Após o aluno ter sido aprovado, atingindo um resultado mínimo na avaliação final, ele tem acesso ao Certificado de Conclusão do Curso gerado automaticamente. Gerenciador de Turmas: Ideal para empresas e instituições, é um sistema de treinamento online, um LMS corporativo (sigla para Learning Management System), seja para capacitar e selecionar candidatos para ingressarem na instituição ou para treinamento interno dos funcionários e colaboradores já existentes, podendo cadastrar diversos usuários que farão parte dessa turma por meio de um arquivo (.csv); Todas as dúvidas e suporte, desde que correspondentes aos conteúdos abordados neste curso, podem ser enviadas a qualquer momento para a equipe de monitores. Há também fóruns de dúvidas e discussões onde os alunos ativos podem interagir entre si. CERTIFICADOS Todo participante receberá um certificado oficial (Impresso ou digitalizado na versão online). O certificado contém o nome do aluno, o título do curso, a carga horária e a data de realização.

Programa do Curso de Hacker para Usuários e Iniciantes

Programa do Curso de Hacker para Usuários e Iniciantes www.escoladehackers.com.br Programa do Curso de Hacker para Usuários e Iniciantes Aprenda invasão de computadores de usuários para fins de segurança em um curso completo, que vai do básico ao avançado.

Leia mais

Soluções para universidades corporativas

Soluções para universidades corporativas Sobre a NDD A empresa catarinense especialista em desenvolvimento de softwares há 14 anos, está presente em mais de 10 países e conta com uma rede de mais de 20.000 clientes ao redor do mundo. A NDD tem

Leia mais

SISTEMAS FOTOVOLTAICOS

SISTEMAS FOTOVOLTAICOS SISTEMAS PLANO DE ESTUDO - CONCLUSÃO EM 5 DIAS DIA 01 - Definição e Classificação; - Introdução à Tecnologia e Aplicações; - SFCR. DIA 02 - O Sol como fonte de energia; - Potencial Solar Brasileiro; -

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO HÍBRIDO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO HÍBRIDO Í OBJETIVOS: Este curso caracteriza-se por uma abordagem multi e interdisciplinar bastante prática, que visa capacitar professores de todas as disciplinas a utilizar ferramentas tecnológicas presentes

Leia mais

Manual do Tutor PIRELLI TYRE CAMPUS

Manual do Tutor PIRELLI TYRE CAMPUS Manual do Tutor PIRELLI TYRE CAMPUS Sumário 1 Apresentação... 4 1.1 Características e Funcionalidades... 4 1.2 Grupos de Usuários... 5 1.3 Portabilidade... 5 2 Usuários... 6 2.1 Alunos... 6 2.1.1 Pesquisa...

Leia mais

Introdução. Objetivos. Metodologia de Avaliação. Carga Horária

Introdução. Objetivos. Metodologia de Avaliação. Carga Horária Introdução O Curso de Certificação em Intermediação de Crédito garante a obtenção dos conhecimentos e competências exigidas aos singulares e dos membros dos órgãos de administração das pessoas coletivas,

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 2º semestre de 2016 Prof. Alceu Ferreira Alves www.feb.unesp.br/dee/docentes/alceu Objetivos Apresentar os conceitos fundamentais para entendimento da geração de energia

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA. UM NEGÓCIO BRILHANTE PARA O PLANETA E PARA O SEU BOLSO.

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA. UM NEGÓCIO BRILHANTE PARA O PLANETA E PARA O SEU BOLSO. CENTRO DE TREINAMENTO powered by ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA. UM NEGÓCIO BRILHANTE PARA O PLANETA E PARA O SEU BOLSO. Não perca essa oportunidade. Seja um empreendedor ou profissional capacitado em negócios

Leia mais

Guia de Orientações Gerais Curso Código de Conduta

Guia de Orientações Gerais Curso Código de Conduta Guia de Orientações Gerais Curso Código de Conduta Curso: Código de Conduta Modalidade: Educação a Distância (EAD) Carga horária: 4 horas Conteúdo: O curso virtual é composto por conteúdo teórico, apresentado

Leia mais

Esse manual apresenta de forma resumida as informações acadêmicas sobre o Programa em Governança Pública e Gestão Administrativa no que se refere a

Esse manual apresenta de forma resumida as informações acadêmicas sobre o Programa em Governança Pública e Gestão Administrativa no que se refere a do aluno Esse manual apresenta de forma resumida as informações acadêmicas sobre o Programa em Governança Pública e Gestão Administrativa no que se refere a concepção do curso, metodologia e avaliação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ELABORAÇÃO DE MATERIAL, TUTORIA E AMBIENTES VIRTUAIS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online PSICOPEDAGOGIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

SGPEO. Sistema de Gestão de Projetos Elétricos Online Módulo de Geração Distribuída. Tutorial de Uso Usuário PROJETISTA

SGPEO. Sistema de Gestão de Projetos Elétricos Online Módulo de Geração Distribuída. Tutorial de Uso Usuário PROJETISTA SGPEO Sistema de Gestão de Projetos Elétricos Online Módulo de Geração Distribuída Tutorial de Uso Usuário PROJETISTA Funcionalidade INCLUIR PROJETO DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA (versão 12/04/2018) Brasília,

Leia mais

Soluções para universidades corporativas

Soluções para universidades corporativas Soluções para universidades corporativas Módulos Funcionalidades EDITOR E-LEARNING TREINAMENTO PRESENCIAL VÍDEOS BASE DE CONHECIMENTO FÓRUM VISÃO EMPRESA VISÃO ALUNO VIDEOCONFERÊNCIA CHAT WEBINAR SCORM

Leia mais

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA MANUAL DO ALUNO INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 2017 Seja bem-vindo ao Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata! Este manual tem a finalidade de manter o aluno informado sobre suas diretrizes

Leia mais

SGPEO-GD. Tutorial de Uso. Sistema de Gestão de Projetos Elétricos Online Módulo de Geração Distribuída

SGPEO-GD. Tutorial de Uso. Sistema de Gestão de Projetos Elétricos Online Módulo de Geração Distribuída SGPEO-GD Tutorial de Uso Sistema de Gestão de Projetos Elétricos Online Módulo de Geração Distribuída Brasília, janeiro de 2017 Prezado projetista, a CEB-D, seguindo a Resolução n 482 da ANEEL e suas atualizações,

Leia mais

Sistemas Fotovoltaicos (Modalidade Online) Apresentação do Curso

Sistemas Fotovoltaicos (Modalidade Online) Apresentação do Curso Sistemas Fotovoltaicos (Modalidade Online) Apresentação do Curso Sobre a Blue Sol A Blue Sol Energia Solar foi criada em 2008 com a finalidade de se especializar em soluções em energia solar e distribuição

Leia mais

NERGIA RENOVÁVEL. XR301 - Banco de Ensaios em Energia Solar Fotovoltaica. Soluções EXSTO em Educação Tecnológica

NERGIA RENOVÁVEL. XR301 - Banco de Ensaios em Energia Solar Fotovoltaica. Soluções EXSTO em Educação Tecnológica NERGIA RENOVÁVEL XR301 - Banco de Ensaios em Energia Solar Fotovoltaica Soluções EXSTO em Educação Tecnológica ÍNDICE EXSTO TECNOLOGIA 3 CARACTERÍSTICAS 4 MATERIAL DIDÁTICO 5 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 6

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático Ementa do Curso O treinamento ios+swift Intro foi criado pela Catteno com o intuito de introduzir os alunos em programação de Apps para a plataforma ios (tablets e smartphones), utilizando a linguagem

Leia mais

1. Introdução Objetivos do Programa Pandorga de Capacitação em Autismo Estrutura geral dos cursos da Pandorga Formação Virtual...

1. Introdução Objetivos do Programa Pandorga de Capacitação em Autismo Estrutura geral dos cursos da Pandorga Formação Virtual... Novembro/ 2018 Sumário 1. Introdução... 3 2. Objetivos do Programa Pandorga de Capacitação em Autismo... 4 3. Estrutura geral dos cursos da Pandorga Formação Virtual... 5 4. Como proceder para realizar

Leia mais

Manual Moodle Mobile (APP) Aluno e Professor

Manual Moodle Mobile (APP) Aluno e Professor Manual Moodle Mobile (APP) Aluno e Professor Agora o moodle da Uniftec pode ser utilizado através de seu smartphone ou tablet. Para ter acesso a este recurso em seu dispositivo móvel é preciso seguir os

Leia mais

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Amarildo Roberto Ribeiro CASCAVEL- 2016 SUMÁRIO 1. ACESSO AO CURSO... 3 2. LOGIN DO SISTEMA... 4 3. TELA PRINCIPAL DO ALUNO... 5 4. TELA PRINCIPAL DO CURSO...

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE ASTRONOMIA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE QUÍMICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENFERMAGEM DO TRABALHO Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

04. COMO FAÇO PARA ORGANIZAR MEU HORÁRIO DE ESTUDOS?

04. COMO FAÇO PARA ORGANIZAR MEU HORÁRIO DE ESTUDOS? FAQ DOL 2016.2 01. COMO ACESSO A DISCIPLINA ON-LINE? Após realizar a matrícula no seu curso, é só acessar o portal acadêmico da sua instituição de ensino e visualizar o ícone Ambiente Virtual. Acompanhe

Leia mais

Guía Didático Energia Solar Fotovoltaica. Guía Didático 1

Guía Didático Energia Solar Fotovoltaica. Guía Didático 1 Guía Didático Energia Solar Fotovoltaica Guía Didático 1 Guía Didático Energia Solar Fotovoltaica OBJETIVOS Objetivo geral O objetivo geral deste módulo é dotar os alunos dos conhecimentos necessários

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE PLATAFORMAS DE TREINAMENTO A DISTÂNCIA E SUAS APLICAÇÕES

DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE PLATAFORMAS DE TREINAMENTO A DISTÂNCIA E SUAS APLICAÇÕES DESENVOLVIMENTO E APERFEIÇOAMENTO DE PLATAFORMAS DE TREINAMENTO A DISTÂNCIA E SUAS APLICAÇÕES Letícia Capucho Luiz (FATEC Cruzeiro, Bolsista PIBIC/CNPq) E-mail: leticia.luiz@cptec.inpe.br Dr. Luiz Tadeu

Leia mais

Curso em Sistemas de Energia Solar Fotovoltaico

Curso em Sistemas de Energia Solar Fotovoltaico Curso em Sistemas de Energia Solar Fotovoltaico I Curso Ofertado O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará IFPA, em parceria com a Universidade Federal do Pará UFPA, através do CEAMAZON,

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 2º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

INFRAESTRUTURA E MECANISMOS DE QUALIDADE NO SETOR FOTOVOLTAICO

INFRAESTRUTURA E MECANISMOS DE QUALIDADE NO SETOR FOTOVOLTAICO INFRAESTRUTURA E MECANISMOS DE QUALIDADE NO SETOR FOTOVOLTAICO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE LABORATÓRIO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS Roberto Zilles INFRAESTRUTURA E MECANISMOS

Leia mais

Plurall. Aluno Ensino Médio

Plurall. Aluno Ensino Médio Plurall Aluno Ensino Médio Benefícios do Plurall para alunos Ferramenta digital jovem e dinâmica, embasada no material didático do ph. O aluno, desde pequeno, cria o hábito de estudar e realizar as tarefas.

Leia mais

Manual do Módulo do Fabricante

Manual do Módulo do Fabricante PROJETO SAT-ISS SISTEMA DE AUTENTICAÇÃO E TRANSMISSÃO DE DOCUMENTOS FISCAIS ELETRÔNICOS Manual do Módulo do Fabricante Versão: 1.01 (27/05/2014) Para baixar a versão mais atualizada deste documento, acesse:

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS PROGRAMA CAPACITA REDE

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS PROGRAMA CAPACITA REDE Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro PROCESSO DE SELEÇÃO PARA

Leia mais

Programação Completa do Curso de Projetista e Montagem de Sistemas Fotovoltaicos SOLSIST SENAI Carga Horária Total: 21h

Programação Completa do Curso de Projetista e Montagem de Sistemas Fotovoltaicos SOLSIST SENAI Carga Horária Total: 21h Programação Completa do Curso de Projetista e Montagem de Sistemas Fotovoltaicos SOLSIST SENAI Carga Horária Total: 21h O curso de Projetista de Sistemas Fotovoltaicos da Solsist Energia já capacitou mais

Leia mais

XXV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Unidade de Canoas 30 e 31 de outubro e 1º de novembro de 2019

XXV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Unidade de Canoas 30 e 31 de outubro e 1º de novembro de 2019 XXV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Unidade de Canoas 30 e 31 de outubro e 1º de novembro de 2019 1. Apresentação O Salão de Iniciação Científica e Tecnológica constitui-se em um espaço para

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES Modalidade On-line EDITAL DE SELEÇÃO

CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES Modalidade On-line EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES Modalidade On-line EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE EXTENSÃO ONLINE NOME DO CURSO FORMAÇÃO DE TUTORES COORDENAÇÃO Professor Mestre Ivan Carlos Alcântara de Oliveira ÁREA DO CONHECIMENTO

Leia mais

NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO

NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO 2016 ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Av. Cel. Prof. Antonio Esteves, nº 01, Campo de Aviação Resende-RJ CEP: 27.523-000 Tel./Fax: (24) 3383-9000

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - ALUNO 0800 703 3180 SUMÁRIO Apresentação Ambiente Virtual de Aprendizagem 1. Primeiro Acesso 1.1 Navegar em cursos 1.2 Enquete 1.3 Dados Cadastrais 2. Cursos

Leia mais

Sistemas de Energia Solar e Eólica Professor: Jorge Andrés Cormane Angarita

Sistemas de Energia Solar e Eólica Professor: Jorge Andrés Cormane Angarita Sistemas de Energia Solar e Eólica Professor: Jorge Andrés Cormane Angarita Especificações dos Módulos Fotovoltaicos Comerciais Sistemas de Energia Solar e Eólica Identificação e informações gerais Módulo

Leia mais

Para acessar a plataforma basta entrar no site da Proseek com o seu login e senha criados no momento da sua matricula.

Para acessar a plataforma basta entrar no site da Proseek com o seu login e senha criados no momento da sua matricula. 1 Sumário A Proseek... 3 Master In Financial Markets (Online)... 3 A Plataforma... 3 Visualização das Videoaulas... 4 Configurações Técnicas... 4 Material didático... 4 Testes... 4 Cálculo da Média...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNIVASF - SIBI

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNIVASF - SIBI UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNIVASF - SIBI SIBI MAIS PERTO DE VOCÊ: Programa de Atendimento e Treinamento de Usuários e Colaboradores Petrolina PE

Leia mais

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO CRIAÇÃO E DIREÇÃO DE FORMATOS TELEVISIVOS DE NÃO FICÇÃO

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO CRIAÇÃO E DIREÇÃO DE FORMATOS TELEVISIVOS DE NÃO FICÇÃO REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO CRIAÇÃO E DIREÇÃO DE FORMATOS TELEVISIVOS DE NÃO FICÇÃO 1. APRESENTAÇÃO Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos pelo Núcleo de Gestão do

Leia mais

Apresentação. Prezados Professores e Coordenadores de Curso,

Apresentação. Prezados Professores e Coordenadores de Curso, Catálogo de Oficinas Apresentação Prezados Professores e Coordenadores de Curso, Apresentamos a vocês as oficinas que integram as ações promovidas pelo Núcleo de Formação da SEaD e que visam atender às

Leia mais

1. Introdução Objetivos do Programa Pandorga de Capacitação em Autismo Estrutura geral dos cursos da Pandorga Formação Virtual...

1. Introdução Objetivos do Programa Pandorga de Capacitação em Autismo Estrutura geral dos cursos da Pandorga Formação Virtual... 2019 Sumário 1. Introdução... 3 2. Objetivos do Programa Pandorga de Capacitação em Autismo... 4 3. Estrutura geral dos cursos da Pandorga Formação Virtual... 5 4. Como proceder para realizar nossos cursos...

Leia mais

Certificação válida. na EUROPA

Certificação válida. na EUROPA Certificação válida na EUROPA O futuro da indústria não está apenas na diminuição de despesas, mas principalmente na redução do impacto ambiental e, tendo em vista este cenário, a qualificação certificada

Leia mais

Acessar e Visualizar Treinamentos. Treinamento & Desenvolvimento

Acessar e Visualizar Treinamentos. Treinamento & Desenvolvimento Sumário 1. Acessar o Portal RH... 3 2.... 4 3. Solicitar Liberação de Treinamentos... 8 4. Navegar e Realizar um Treinamento... 14 5. A Visão do Gestor... 22 6. Gerar Relatórios... 24 6.1 Relatório de

Leia mais

CARTILHA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: SAIBA COMO É ESTUDAR EAD NA UNINOVE.

CARTILHA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: SAIBA COMO É ESTUDAR EAD NA UNINOVE. CARTILHA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: SAIBA COMO É ESTUDAR EAD NA UNINOVE. A EAD (Educação a Distância), é especialmente para você, que por diversos motivos, não consegue frequentar um curso presencial. Estudando

Leia mais

Manual do aluno EaD. Campus Virtual

Manual do aluno EaD. Campus Virtual Manual do aluno EaD Campus Virtual Campus Virtual É um ambiente virtual desenvolvido para que você mesmo faça cursos on-line, solicitações acadêmicas e financeiras, e acesse a biblioteca virtual, grade

Leia mais

Ferramentas de apoio à geração distribuída

Ferramentas de apoio à geração distribuída Ferramentas de apoio à geração distribuída Paula Scheidt Manoel 1º Workshop para integradores e projetistas de micro e minigeração no Rio de Janeiro 26 de março de 2014 Sobre o Ideal Criado em fevereiro

Leia mais

Instalação de Sistema de Microgeração Solar Fotovoltaico

Instalação de Sistema de Microgeração Solar Fotovoltaico Instalação de Sistema de Microgeração Solar Fotovoltaico Parecer de acesso de sistemas conectados à rede (on-grid) Interpretação da norma resolutiva NR-482 da ANEEL Para a conexão do sistema fotovoltaico

Leia mais

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava

MANUAL DO ALUNO. AVA: treinaremcasa.com.br/ava MANUAL DO ALUNO A Treinar é uma escola com tradição na área de cursos de Informática, Tecnologia, Desenvolvimento Profissional e Educação a Distância. Oferece cursos do nível básico ao avançado, visando

Leia mais

Curso BÁSICO INTENSIVO EM EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO Modalidade EAD - Ensino a Distância em Ambiente On-Line Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem

Curso BÁSICO INTENSIVO EM EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO Modalidade EAD - Ensino a Distância em Ambiente On-Line Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem Curso BÁSICO INTENSIVO EM EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO Modalidade EAD - Ensino a Distância em Ambiente On-Line Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem FORMAÇÃO SÓLIDA E BENEFÍCIOS PARA VOCÊ O curso realizado

Leia mais

SELEÇÃO DE MONITORES PARA CURSOS DE EXTENSÃO DO PROJETO SOCIAL DE INCLUSÃO DIGITAL ANJO DA GUARDA - PSID 2018/1

SELEÇÃO DE MONITORES PARA CURSOS DE EXTENSÃO DO PROJETO SOCIAL DE INCLUSÃO DIGITAL ANJO DA GUARDA - PSID 2018/1 EDITAL Nº 4/2018/ /IFTO, DE 30 DE JANEIRO 2018. SELEÇÃO DE MONITORES PARA CURSOS DE EXTENSÃO DO PROJETO SOCIAL DE INCLUSÃO DIGITAL ANJO DA GUARDA - PSID 2018/1 O DIRETOR GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL RESOLUÇÃO NORMATIVA N o 676, DE 25 DE AGOSTO DE 2015 Estabelece os requisitos necessários à outorga de autorização para exploração e alteração da capacidade instalada

Leia mais

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade.

Manual do Aluno EaD. Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Manual do Aluno EaD Esclareça suas dúvidas e conheça a EaD da UMC Universidade. Sumário 1. O que é educação a distância?... 4 2. Requisitos... 4 3. Dicas para seu estudo... 5 4. O que é Ambiente EaD?...

Leia mais

Guia do Curso. Bem-vindo ao Curso Geral de Propriedade Intelectual à Distância DL 101P BR. Objetivos do Curso

Guia do Curso. Bem-vindo ao Curso Geral de Propriedade Intelectual à Distância DL 101P BR. Objetivos do Curso Guia do Curso Bem-vindo ao Curso Geral de Propriedade Intelectual à Distância DL 101P BR. Objetivos do Curso Os objetivos gerais do curso são os seguintes: Despertar a consciência para os principais conceitos

Leia mais

CURSO DE MEDIAÇÃO EM EAD FORMAÇÃO DE TUTORES

CURSO DE MEDIAÇÃO EM EAD FORMAÇÃO DE TUTORES UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO UEMANET CURSO DE MEDIAÇÃO EM EAD FORMAÇÃO DE TUTORES - REGULAMENTO PARA O ESTUDANTE - 2 SUMÁRIO TÍTULO I CAPÍTULO I DA INSCRIÇÃO

Leia mais

SGPEO-GD. Tutorial de Uso. Sistema de Gestão de Projetos Elétricos Online Módulo de Geração Distribuída. (versão 22/03/2017)

SGPEO-GD. Tutorial de Uso. Sistema de Gestão de Projetos Elétricos Online Módulo de Geração Distribuída. (versão 22/03/2017) SGPEO-GD Tutorial de Uso Sistema de Gestão de Projetos Elétricos Online Módulo de Geração Distribuída (versão 22/03/2017) Brasília, março de 2017 Página2 Prezado projetista, a CEB-D, seguindo a Resolução

Leia mais

1. O que é o Talentos na Tecnologia? O Programa Treinamento Teórico Portal do Aluno Avaliação...

1. O que é o Talentos na Tecnologia? O Programa Treinamento Teórico Portal do Aluno Avaliação... Bem-vindo! Parabéns! Você foi um dos selecionados para participar do programa Talentos na Tecnologia! Este manual do participante foi elaborado para oferecer as informações necessárias para consolidar

Leia mais

SAA Cesurg. SAA Aluno

SAA Cesurg. SAA Aluno SAA Cesurg O SAA Cesurg é o Sistema Acadêmico e Administrativo do Cesurg. Uma plataforma web única sobre a qual todos os agentes do Cesurg desenvolvem os seus trabalhos: alunos, professores, coordenadores,

Leia mais

Manual de Orientação e Elaboração do TCC. Ibmec Online MBA

Manual de Orientação e Elaboração do TCC. Ibmec Online MBA Manual de Orientação e Elaboração do TCC Ibmec Online MBA 1/5 Introdução Os cursos de Pós-Graduação MBA do Ibmec Online têm como obrigatoriedade para sua conclusão a entrega e defesa do trabalho de conclusão

Leia mais

MANUAL PASSO-A-PASSO DISCIPLINAS ONLINE

MANUAL PASSO-A-PASSO DISCIPLINAS ONLINE MANUAL PASSO-A-PASSO OPERAÇÕES BÁSICAS DISCIPLINAS ONLINE BARBACENA 2014 2º Semestre 1 Sumário Acessando o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA... 4 Utilizando o Portal Acadêmico... 6 Avaliação de Desempenho...

Leia mais

Manual do Aluno. A carga horária do curso não é exata. Dependerá do tempo de assimilação de cada aluno.

Manual do Aluno. A carga horária do curso não é exata. Dependerá do tempo de assimilação de cada aluno. Manual do Aluno Este pequeno manual tem o objetivo de orientá-lo na utilização básica do Ambiente Virtual de Ensino SIENGE. Se alguma dúvida não for sanada por este material, entre em contato conosco através

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Arcos PROJETO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Leia mais

INSTITUTO TEOLÓGICO MONTE DAS OLIVEIRAS DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA

INSTITUTO TEOLÓGICO MONTE DAS OLIVEIRAS  DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA INSTITUTO TEOLÓGICO MONTE DAS OLIVEIRAS www.itemol.com.br DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO COORDENAÇÃO DE ENSINO A DISTÂNCIA ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS PARA UTILIZAÇÃO DOS CAMPUS VIRTUAIS DO ITEMOL-EAD. Modular Object-Oriented

Leia mais

Guia Prático. Energia Solar Fotovoltaica. Perguntas & Respostas.

Guia Prático. Energia Solar Fotovoltaica. Perguntas & Respostas. Guia Prático Energia Solar Fotovoltaica Perguntas & Respostas www.sigosol.com.br SOBRE O GUIA Este guia foi elaborado pela SigoSol Energia com objetivo de esclarecer as dúvidas referentes ao sistema de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE BIOLOGIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

1 DESIGN DA SALA A SALA SERÁ DIVIDIDA EM SEÇÕES QUE AUXILIARÃO OS ALUNOS NA AMBIENTAÇÃO DA DISCIPLINA:

1 DESIGN DA SALA A SALA SERÁ DIVIDIDA EM SEÇÕES QUE AUXILIARÃO OS ALUNOS NA AMBIENTAÇÃO DA DISCIPLINA: 1 DESIGN DA SALA A SALA SERÁ DIVIDIDA EM SEÇÕES QUE AUXILIARÃO OS ALUNOS NA AMBIENTAÇÃO DA DISCIPLINA: Espaço de interação Atividade Mediada Apresentação Conteúdo Interativo Revisão Biblioteca Acompanhe

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Universidade Federal do Rio Grande FURG Secretaria de Educação a Distância SEaD FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CRIAÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Planejamento Pedagógico Contexto

Leia mais

APLICAÇÕES E REGULAMENTAÇÃO (sistemas fotovoltaicos domiciliares, miniredes e sistemas interligados)

APLICAÇÕES E REGULAMENTAÇÃO (sistemas fotovoltaicos domiciliares, miniredes e sistemas interligados) II Simpósio Nacional de Energia Solar Fotovoltaica APLICAÇÕES E REGULAMENTAÇÃO (sistemas fotovoltaicos domiciliares, miniredes e sistemas interligados) Dinâmica da eletrificação rural fotovoltaica (Brasil)

Leia mais

O que é o PerformanceWeb Tecnologia Educacional?

O que é o PerformanceWeb Tecnologia Educacional? Dez/2016 O que é o PerformanceWeb Tecnologia Educacional? É uma Plataforma Educacional completa via WEB, com recursos de gestão de negócios e postagem de conteúdos de aprendizagem para instituição de ensino

Leia mais

Formação de Formadores: atuação em. ambiente presencial e e-learning

Formação de Formadores: atuação em. ambiente presencial e e-learning Formação de Formadores: atuação em ambiente presencial e e-learning Apresentação O curso de Formação de Formadores busca preparar profissionais da área da educação para se desenvolverem como formadores

Leia mais

VIII SALÃO DE EXTENSÃO Unidade de Canoas 17 e 18 de outubro de 2016

VIII SALÃO DE EXTENSÃO Unidade de Canoas 17 e 18 de outubro de 2016 VIII SALÃO DE EXTENSÃO Unidade de Canoas 17 e 18 de outubro de 2016 1. Apresentação O Salão de Extensão constitui-se em espaço para a divulgação, promoção e acompanhamento dos projetos de extensão no campus

Leia mais

Formação de Formadores: atuação em. ambiente presencial e e-learning

Formação de Formadores: atuação em. ambiente presencial e e-learning Formação de Formadores: atuação em ambiente presencial e e-learning Apresentação O curso de Formação de Formadores busca preparar profissionais da área da educação para se desenvolverem como formadores

Leia mais

Atenção Básica FAQ. Perguntas e Respostas. Frequentes. Cursos Autoinstrucionais. curso de especialização em. MÓDULO 15 - Metodologia Científica

Atenção Básica FAQ. Perguntas e Respostas. Frequentes. Cursos Autoinstrucionais. curso de especialização em. MÓDULO 15 - Metodologia Científica C U RS O S AU TO I N STRUC I ONA I S Cursos Autoinstrucionais curso de especialização em Atenção Básica MÓDULO 15 - Metodologia Científica Ana Rachel Fonseca de Oliveira Thaís Ferreira Vieira São Luís/MA

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO EMPRESARIAL 1º Semestre de 2018

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO EMPRESARIAL 1º Semestre de 2018 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO EMPRESARIAL 1º Semestre de 2018 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

Programação Completa do Curso de Instalador Fotovoltaico Pleno SOLSIST ENERGIA - SENAI Carga Horária Total: 27 h

Programação Completa do Curso de Instalador Fotovoltaico Pleno SOLSIST ENERGIA - SENAI Carga Horária Total: 27 h Programação Completa do Curso de Instalador Fotovoltaico Pleno SOLSIST ENERGIA - SENAI Carga Horária Total: 27 h O curso de Projetista de Sistemas Fotovoltaicos da Solsist Energia já capacitou mais de

Leia mais

ArchiCAD Versão educacional

ArchiCAD Versão educacional ArchiCAD Versão educacional O ArchiCAD é uma solução de modelagem virtual extremamente popular desenvolvida por arquitetos para arquitetos. Ele formou o núcleo da modelagem de mais de uma milhão de construções

Leia mais

O USO DA ENERGIA SOLAR NAS RESIDÊNCIAS E ESTABELECIMENTOS: UMA VISÃO NO MUNDO, BRASIL E PERNAMBUCO I E-BOOK

O USO DA ENERGIA SOLAR NAS RESIDÊNCIAS E ESTABELECIMENTOS: UMA VISÃO NO MUNDO, BRASIL E PERNAMBUCO I E-BOOK O USO DA ENERGIA SOLAR NAS RESIDÊNCIAS E ESTABELECIMENTOS: UMA VISÃO NO MUNDO, BRASIL E PERNAMBUCO # I E-BOOK #ILUMINADOSPELALUZDOSOL Bem vindo(a) a nova era Tecnológica! O maior desafio da humanidade,

Leia mais

A Copel Atua em 10 estados

A Copel Atua em 10 estados Copel Distribuição A Copel Atua em 10 estados Copel Holding Copel Geração e Transmissão Copel Renováveis Copel Distribuição Copel Telecomunicações Distribuição 4º maior distribuidora de energia do Brasil

Leia mais

Início Rápido: Usar seus benefícios de E-Learning

Início Rápido: Usar seus benefícios de E-Learning Guia do Cliente Este guia é para clientes da Microsoft que usam o Centro de Negócios da Microsoft ou o Centro de Licenciamento por Volume da Microsoft. Onde você estiver localizado no mundo determina qual

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso

Leia mais

DESCRIÇÃO DA PLATAFORMA

DESCRIÇÃO DA PLATAFORMA DESCRIÇÃO DA PLATAFORMA Descrição da plataforma A epromove é uma plataforma de aprendizagem a distância, desenvolvida por profissionais brasileiros com o intuito de atender às necessidades de nossas universidades

Leia mais

A REGULAMENTAÇÃO PARA MICRO E MINI GERAÇÃO DISTRIBUÍDA

A REGULAMENTAÇÃO PARA MICRO E MINI GERAÇÃO DISTRIBUÍDA A REGULAMENTAÇÃO PARA MICRO E MINI GERAÇÃO DISTRIBUÍDA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA E AMBIENTE LABORATÓRIO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS Roberto Zilles resumo da apresentação: A REGULAMENTAÇÃO

Leia mais

Será realizado dia 29 e 30/SET/2018

Será realizado dia 29 e 30/SET/2018 Curso: Elaboração de Projeto de SPDA, MPS e Análise de Risco Curso com proposta de apresentar a parte prática de dimensionamento de SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), envolvendo

Leia mais

Convênio Corporativo.

Convênio Corporativo. Convênio Corporativo www.comschool.com.br Sobre nós Fundada em 2007 sob a marca Ecommerce School, somos uma escola internacional de negócios especializada em cursos de e-commerce, redes sociais, tecnologia,

Leia mais

Manual de Orientação e Elaboração do TCC. Ibmec Online MBA

Manual de Orientação e Elaboração do TCC. Ibmec Online MBA Manual de Orientação e Elaboração do TCC Ibmec Online MBA 1/5 Introdução Os cursos de Pós-Graduação MBA do Ibmec Online têm como obrigatoriedade para sua conclusão a entrega e defesa do trabalho de conclusão

Leia mais

A Fundação. Curso. projetos sociais. Ter um Ter domínio do uso. de editores. de textos. O processo respeitando. de inscrição

A Fundação. Curso. projetos sociais. Ter um Ter domínio do uso. de editores. de textos. O processo respeitando. de inscrição Governo doo Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do d Estado do Rio de Janeiro

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Florianópolis e SENAI Criciúma EDITAL DE PROCESSO SELETIVO

Faculdade de Tecnologia SENAI Florianópolis e SENAI Criciúma EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Faculdade de Tecnologia SENAI Florianópolis e SENAI Criciúma EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Pós-Graduação Lato Sensu em Sistemas Web e Dispositivos Móveis A Faculdade de Tecnologia SENAI/SC em Florianópolis

Leia mais

Centro de Ensino Superior Dom Alberto Faculdade Dom Alberto

Centro de Ensino Superior Dom Alberto Faculdade Dom Alberto Centro de Ensino Superior Dom Alberto Faculdade Dom Alberto REGULAMENTO DE DISCIPLINAS ENSINO A DISTÂNCIA - EAD Santa Cruz do Sul, 2018 REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS EAD Disposições Preliminares São consideradas

Leia mais

SOLUÇÕES ONLINE E A DISTÂNCIA

SOLUÇÕES ONLINE E A DISTÂNCIA SOLUÇÕES ONLINE E A DISTÂNCIA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EAD SEBRAE-SP CURSOS E VIDEOAULAS GRATUITOS PELA INTERNET Para gerir o seu negócio, você precisa estar preparado para enfrentar o mercado e os desafios

Leia mais