4 DICAS DE ORGANIZAÇÃO DO QUARTO INFANTIL. Saiba como transformar seu filho hoje num adulto organizado e independente amanhã. By Priscila Randow

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "4 DICAS DE ORGANIZAÇÃO DO QUARTO INFANTIL. Saiba como transformar seu filho hoje num adulto organizado e independente amanhã. By Priscila Randow"

Transcrição

1 4 DICAS DE ORGANIZAÇÃO DO QUARTO INFANTIL Saiba como transformar seu filho hoje num adulto organizado e independente amanhã By Priscila Randow Personal Organizer

2 Hoje é comum vermos o caos instalado em quartos de crianças, com brinquedos espalhados, roupas pelo chão e tarefas escolares atrasadas. Muitos pais ficam desesperados porque não sabem lidar com a situação e ficam frustrados porque não podem ficar muito tempo com os filhos já que trabalham fora. Se sentem culpados pela ausência na vida dos filhos e acabam deixando o caos como está. Mas será que isso é saudável para a criança?

3 A organização parece um tema dedicado a adultos, mas isso não é verdade. A urgência do tema é maior quando se vai para o universo infantil. A organização não é uma receita, mas a incorporação de hábitos. E demora certo tempo para serem colocados em prática. O que muitos profissionais em organização fazem é dar as ferramentas para que haja a organização. Mas o hábito só vem com o uso diário das ferramentas. E não há melhor fase para criar esse hábito do que quando se é criança.

4 Tudo é um aprendizado e devemos aproveitar isso. Ouve-se muito a frase Eu não crio meu filho para mim, eu crio meu filho para o mundo!. Então pense em qual o filho você está deixando para o mundo: Um organizado e independente? Um desorganizado e dependente? A organização além de deixar tudo no lugar, também promove libertação e independência, a partir do momento em que você tem controle da sua vida, sabendo onde estão seus pertences, planejando melhor o seu dia, sendo mais produtivo. E no universo infantil a organização também traz outras vantagens, como: 1º) Cria hábitos; 2º) Promove autonomia; 3º) Dá responsabilidades; 4º) Ajuda na educação; 5º) Melhora o comportamento; 6º) Aumenta o desenvolvimento motor e cognitivo; 7º) Propicia novas experiências e promove a socialização.

5 Lembre-se que organização não é genético, mas sim um hábito adquirido. Então somente com o exemplo e o estímulo dos pais, a criança se torna organizada. Os pais que trabalham fora de casa muitas vezes se sentem culpados pela ausência e acham que impor organização e disciplina no filho durante os momentos de convívio não são saudáveis para a relação. Não se engane com isso. O estímulo que você dará para a organização não precisa ser uma tortura para o seu filho. Você pode transformar tudo isso em uma brincadeira ou fazer que isso vire um hábito de modo que a criança não perceba mais que isso foi imposto. Aqui vou dar algumas orientações simples e objetivas de como você pode fazer isto: 1 Antes de qualquer coisa, precisamos deixar o ambiente onde a criança fica organizado. Essa organização deve ser pensada sempre na autonomia da criança, facilitando ao máximo para que ela mesma execute as tarefas e seja responsável pela manutenção posterior da organização.

6 2 Toda organização começa com o descarte. Descartar também é chamado de destralhar. Tirar toda a tralha que a criança não usa, que está lá esquecida a um tempão e que só gera poeira e ocupa espaço para o que realmente importa. Eu sei que às vezes é difícil o desapego, mas aqui não estamos dizendo para jogar tudo fora, e sim para refletir sobre cada objeto que a criança possui e verificar realmente se ele merece ser guardado. Essa reflexão não deve levar em consideração o valor, a marca ou a pessoa que deu. Deve-se basear principalmente na utilidade do objeto no presente ou em um futuro próximo. Entenda-se que futuro próximo é daqui no máximo seis meses. Crianças crescem muito rápido e consequentemente perdem mais coisas do que os adultos.

7 Perguntas para ajudar você a destralhar 1º) Esta roupa ainda serve no meu filho? 2º) Há quanto tempo ele não usa esta roupa? 3º) Haverá alguma ocasião para usar esta roupa? 4º) Por que manter esta roupa? 5º) Este brinquedo está em boas condições? 6º) Este objeto ainda é útil? Essas perguntas você pode fazer a si mesmo ou a própria criança quando tiver dúvida sobre o descarte. É importante que a criança, se possível, participe de todo o processo junto com o responsável. Isso mostra que o adulto tem respeito pelos pertences da criança e se interessa em saber sua opinião.

8 Analise bem os itens, principalmente aqueles que te tragam algum sentimento ou boa lembrança. Se você guarda, por exemplo, todo o enxoval usado no primeiro ano de vida e não tem pretensão de ter mais filhos, por que então guardá-los? Tenho certeza de que existem muitas mães com poucas condições financeiras precisando mais desse enxoval do que você. Para guardar uma recordação do enxoval, você pode fazer uma seleção das peças e escolher algumas que realmente são muito significativas. Uma boa ideia e que hoje se usa muito é fazer um quadro com a roupa da maternidade ou do batizado. Chamamos isso de cápsula do tempo. E se você tiver lembranças ruins com algum item não pense duas vezes, se livre dessa energia agora mesmo.

9 Ao fazer o descarte de todos os itens, você tem cinco opções de ação: consertar, reaproveitar, doar, vender ou jogar no lixo. Separe baldes ou sacos identificados para cada ação e coloque os itens dentro. Conserto Alguns itens que estão faltando uma costura ou uma peça podem ser consertados. Mas lembre-se que isso deve ser feito nos próximos dias, senão vai virar outra tralha. Reaproveitamento Você pode também reaproveitar alguns itens que não usa mais, dando uma utilidade para ele. Um exemplo são os quadros de decoração com as roupas da maternidade citado antes.

10 Doação O que você não quiser reaproveitar e estiver em bom estado você pode doar para instituições de caridade, escolas, asilos, brechós ou amigos. Venda E por último, você pode vender as peças em bazares, brechós, pela internet ou fazer trocas com amigos. Lixo Mas aqueles itens que estão quebrados, manchados, rasgados, furados e sem o par devem ir para o lixo.

11 É bom lembrar que ir para o lixo nos dias de hoje não é mais colocar tudo num saco e deixar na porta de casa. É preciso se preocupar com a reciclagem e com o mundo que queremos deixar para as futuras gerações, ou seja, seus filhos e netos! Muitos objetos que colocamos no lixo podem ser reaproveitados para reciclagem, voltando novamente como matéria-prima. Então se separarmos nosso lixo em categorias como: papel, plástico, vidro e metal estamos poupando os recursos da natureza e também evitando que mais lixo seja enterrado, queimado e jogado na rua. Então vamos destralhar com consciência ambiental! E aproveite esse momento para ensinar às crianças sobre cidadania e a importância de cuidar do meio ambiente. Transforme essa tarefa em brincadeira e aprendizado.

12 3 Após separar o que vai e o que fica, basta limpar o guarda-roupa e colocar desumidificadores, caso necessite. 4 Depois de selecionadas as peças, limpo o guarda-roupa e retirado o mofo, é hora de organizar!

13 Uma coisa importante que se deve atentar para o quarto infantil é a setorização, ou seja, ter lugar para cada coisa ou atividade. Isso significa que existe um espaço no quarto para guardar as roupas, sapatos e acessórios, outro espaço exclusivo para guardar os brinquedos, um cantinho para brincar, um cantinho para os livros, um espaço próprio para guardar seu material escolar e fazer suas atividades escolares e um espaço para guardar os itens de esportes, caso pratique. Quando não existe setorização, o quarto das crianças vira um caos porque não conseguem visualizar um espaço próprio para cada coisa e misturam tudo. Não é difícil encontrarmos misturados brinquedos com roupas e material escolar.

14 Na organização do guarda-roupa você pode pensar na categorização das peças em três partes: roupas caseiras, roupas de passeio e uniformes. Uma ideia muito legal e que dá autonomia às crianças, é deixá-las pendurar e escolher suas próprias roupas (método montessoriano). Para facilitar esse processo e evitar a bagunça, tenha um cabideiro na altura das crianças. Muitos guardaroupas tem um cabideiro na parte inferior, usados para calças e serve muito bem para pendurar algumas peças. Além de pendurar as roupas num cabideiro baixo, deixe as peças sempre em conjunto, seja no cabideiro ou na gaveta para facilitar a escolha e evitar o erro na combinação.

15 Quando for guardar os brinquedos e materiais mais utilizados pelas crianças categorize os itens, por exemplo: uma caixa só com carrinhos, outra só com bonecos, outra com os quebra-cabeças, outras com os lápis de cor e assim vai. Se os itens tiverem peças muito pequenas, existem caixas com divisórias que facilitam. E nunca se esqueçam de identificar as caixas para que você e as crianças saibam o que tem dentro. Se as crianças sabem ler, as etiquetas podem ser escritas. Se elas sabem ou estão aprendendo outra língua, coloque também o nome da caixa na língua respectiva. Faça as etiquetas coloridas ou temáticas para chamar a atenção. Mas se as crianças ainda não sabem ler, coloque um desenho ou foto do brinquedo.

16 Estimule a imaginação das crianças e peçam para elas desenharem as etiquetas das caixas e escreva em tamanho menor o nome para sua identificação posterior. Transforme esse momento numa diversão. Na hora de guardar as caixas e cestos identificados lembrem-se da regra: o que é mais utilizado fica nas prateleiras mais baixas para que as crianças tenham autonomia de pegar sozinha; já nas prateleiras mais altas ficam os itens menos utilizados e que precisem de autorização ou acompanhamento para brincar.. Para os outros itens no quarto tenho duas recomendações: 1ª - Tenham sempre ganchos acessíveis às crianças para pendurar mochilas, objetos de uso diário e roupas usadas que precisam tomar ar; 2ª Deixe um cesto de roupas sujas no quarto ou no banheiro para que as crianças possam sozinha colocar suas roupas; 3ª Deixe sempre os livros de histórias em locais de fácil acesso e sempre expostos para que desperte na criança a vontade de ler.

17 Caso você possua mais de um filho, é importante separar os itens de cada um para evitar bagunça e conflitos. Se tiver idades parecidas, etiquete os pertences e as roupas. Hoje existe uma variedade de etiquetas específicas para cada tipo de material. Outra ideia, caso as duas crianças durmam no mesmo quarto, é escolher uma cor para cada criança (pergunte a ela sua cor preferida) e categorizar os cestos, etiquetas, ou se quiser também roupa de cama e parede com essa mesma cor.

18 Essas orientações são os primeiros passos para conseguir uma organização física e funcional do quarto infantil. Mas para manter a organização, ela precisa tornar-se um hábito e não uma obrigação. Só conseguimos isso com a organização mental. Essa consciência precisa vir primeiro dos pais, pois eles são o exemplo e o espelho dos filhos. Depois disso os pais precisam encorajar e estimular constantemente a organização nos filhos. Uma boa dica é criar uma agenda de rotina com tarefas que a criança precisa cumprir. Mas não faça uma tabela como se fosse uma planilha de trabalho. Faça uma rotina lúdica e colorida. Você pode fazer uma rotina temática com o personagem preferido do seu filho, colocar as tarefas com desenhos ao invés de escrever somente, deixar a rotina interativa, onde seu filho possa também participar do planejamento.

19 E lembre que além da organização do próprio quarto, as crianças também podem ajudar nas rotinas domésticas. Mesmo que exista uma pessoa que faça tudo em casa, é importante para a criança ter essas responsabilidades. Isso faz com que ela: 1º) Tenha mais autonomia; 2º) Desperte valores morais; 3º) Melhore o desenvolvimento motor e cognitivo; 4º) Aumente a socialização.

20 A seguir, vou deixar um quadro com algumas tarefas que as crianças podem realizar em cada faixa etária: Com essas orientações simples, mas muito importantes, você pode ajudar seu filho no desenvolvimento e fazer com que ele se torne um indivíduo organizado e independente. Essa lição será muito importante para ele no futuro, seja nas relações pessoais ou na relação com o trabalho. E se sinta orgulhoso por fazer parte desta transformação e proporcionar que o seu filho hoje seja um adulto organizado e independente amanhã.

21 PARA SABER MAIS SOBRE COMO A ORGANIZAÇÃO PODE FACILITAR A SUA VIDA ACESSE O BLOG : SIGA NAS REDES SOCIAIS Youtube: /dicaorganizada CONTATO : (79)

OFICINA DE ORGANIZAÇÃO PESSOAL MARCIA NOLETO PERSONAL ORGANIZER

OFICINA DE ORGANIZAÇÃO PESSOAL MARCIA NOLETO PERSONAL ORGANIZER OFICINA DE ORGANIZAÇÃO PESSOAL MARCIA NOLETO PERSONAL ORGANIZER MEU TEMPO É PRECIOSO ROTINA INSANA CAOS COMIDA PARA FAZER CASA PARA LIMPAR FILHOS PARA CUIDAR TRABALHO COMO SER ORGANIZADA? Processo que

Leia mais

Sobreviva sem armário: veja opções baratas para deixar as roupas em ordem

Sobreviva sem armário: veja opções baratas para deixar as roupas em ordem Sobreviva sem armário: veja opções baratas para deixar as roupas em ordem 91 Silvana Maria Rosso Colaboração para o UOL Não é fácil manter a ordem de roupas, sapatos, acessórios e itens pessoais dentro

Leia mais

Manter a casa arrumada pode ser um verdadeiro desafio. Principalmente se o número de moradores é grande e o espaço nem tanto.

Manter a casa arrumada pode ser um verdadeiro desafio. Principalmente se o número de moradores é grande e o espaço nem tanto. Manter a casa arrumada pode ser um verdadeiro desafio. Principalmente se o número de moradores é grande e o espaço nem tanto. Em residências em que a bagunça e o caos parecem sempre levar a melhor, respira

Leia mais

A Gaveta e a Calçada OPERAÇÃO 2: O GUARDA-ROUPA

A Gaveta e a Calçada OPERAÇÃO 2: O GUARDA-ROUPA A Gaveta e a Calçada OPERAÇÃO 2: O GUARDA-ROUPA Querido quilombense: A Quilombo que teremos é a Quilombo que fizermos! Você quer uma cidade melhor para os seus filhos e netos, para você mesmo e seus amigos,

Leia mais

7 DICAS PARA CRIAR UM FILHO RESPONSÁVEL

7 DICAS PARA CRIAR UM FILHO RESPONSÁVEL 7 DICAS PARA CRIAR UM FILHO RESPONSÁVEL É preciso ensinar o filho a ter responsabilidade desde cedo: O quarto do seu filho é uma bagunça sem fim? Ele vive perdendo os materiais escolares ou quebrando seus

Leia mais

O R G A N I Z A Ç Ã O P R Á T I C A

O R G A N I Z A Ç Ã O P R Á T I C A O R G A N I Z A Ç Ã O P R Á T I C A Lu Iannace Introdução Estou adorando escrever e compartilhar meu ebook, é muito gratificante dividir com vocês as experiências que venho adquirindo nesses anos atuando

Leia mais

Organização de Quarto de Criança

Organização de Quarto de Criança Existe uma ideia pré-estabelecida que quarto de criança é sempre bagunçado. Mas esse tipo de pensamento acaba criando adultos desorganizados. Criança precisa de rotina e limite e para isso se necessita

Leia mais

Enfim, férias! Saiba como planejar esse período de recesso escolar e aproveitar ao máximo com diversão e aprendizado.

Enfim, férias! Saiba como planejar esse período de recesso escolar e aproveitar ao máximo com diversão e aprendizado. Enfim, férias! Saiba como planejar esse período de recesso escolar e aproveitar ao máximo com diversão e aprendizado. As férias de julho estão batendo na porta dos estudantes. O que para muitos é um momento

Leia mais

Panelas lado a lado com suas tampas (Foto: Otavio Dias/Editora Globo)

Panelas lado a lado com suas tampas (Foto: Otavio Dias/Editora Globo) PERSONAL ORGANIZER Deixe nos armários apenas o que vai ser usado no dia a dia, como pratos e copos. Inclusive, o ideal é que esses itens fiquem na altura do rosto. Pratarias, taças de cristais e as louças

Leia mais

Conheça o método de arrumação criado pela japonesa Marie Kondo

Conheça o método de arrumação criado pela japonesa Marie Kondo Conheça o método de arrumação criado pela japonesa Marie Kondo Yahoo Vida e Estilo 4 de fevereiro de 2016 Com apenas 30 anos, a japonesa Marie Kondo ficou conhecida como a guru da arrumação por causa de

Leia mais

TRANSFORMANDO SUA CASA NO MELHOR LUGAR DO MUNDO! O passo a passo para deixar sua casa ainda mais linda com a ajuda da Arquitetura do Abraço

TRANSFORMANDO SUA CASA NO MELHOR LUGAR DO MUNDO! O passo a passo para deixar sua casa ainda mais linda com a ajuda da Arquitetura do Abraço TRANSFORMANDO SUA CASA NO MELHOR LUGAR DO MUNDO! O passo a passo para deixar sua casa ainda mais linda com a ajuda da Arquitetura do Abraço Como sua casa pode ser o seu melhor lugar no mundo? Chegamos

Leia mais

guarda-roupa ORGANIZE SEU COM CINCO DICAS SIMPLES

guarda-roupa ORGANIZE SEU COM CINCO DICAS SIMPLES ORGANIZE SEU guarda-roupa COM CINCO DICAS SIMPLES Diga adeus à bagunça no guarda-roupa e à dificuldade de acomodar todas as peças e acessórios com essas dicas especiais que a Masutti Copat preparou para

Leia mais

Disciplina. Me Ajuda a. Crescer. Vocês gostariam de fazer uns biscoitos?

Disciplina. Me Ajuda a. Crescer. Vocês gostariam de fazer uns biscoitos? 11 10 9 8 7 Disciplina Me Ajuda a Crescer 5 Vocês gostariam de fazer uns biscoitos? Gostaria! E é minha vez de escolher a receita. Não é não! É a minha. Claro que não, Tina! Você escolheu por último. Ai,

Leia mais

EITON EIRI EISO EIKETSU HITSUKE. Programa que melhora a qualidade de vida do ser humano.

EITON EIRI EISO EIKETSU HITSUKE. Programa que melhora a qualidade de vida do ser humano. EITON EIRI EISO EIKETSU HITSUKE Programa que melhora a qualidade de vida do ser humano. O Programa 5S é um conceito que foi trazido do oriente para melhorar a qualidade de qualquer ambiente de trabalho,

Leia mais

QUARTO DOS FILHOS. O passo a passo para deixar sua casa ainda mais linda com a ajuda da Arquitetura do Abraço

QUARTO DOS FILHOS. O passo a passo para deixar sua casa ainda mais linda com a ajuda da Arquitetura do Abraço QUARTO DOS FILHOS O passo a passo para deixar sua casa ainda mais linda com a ajuda da Arquitetura do Abraço Quarto dos filhos O tempo está voando e nossos filhos crescendo muito rápido. Suas necessidades

Leia mais

Dicas para o Desfralde

Dicas para o Desfralde Dicas para o Desfralde sem bicho de 7 cabeças Autor Escola 14 Bis Capa e Diagramação Patrícia Kerr Todos os direitos reservados à Escola 14 Bis Rua Francisco Otaviano, 329 - Jd. Chapadão Campinas - SP

Leia mais

Lição 6 Organize os seus s e encontre o que procura

Lição 6 Organize os seus  s e encontre o que procura 2ª Edição Lição 6 Organize os seus emails e encontre o que procura www.objetivolua.com www.facebook.com/objetivolua Escola Online Objetivo Lua ORGANIZAÇÃO DE EMAILS Muita gente tenta manter uma estrutura

Leia mais

Tabela de Desenvolvimento de Cuidados Pessoais

Tabela de Desenvolvimento de Cuidados Pessoais Tabela de Desenvolvimento de Cuidados Pessoais Tabela de Desenvolvimento de Cuidados Pessoais Habilidades de cuidados pessoais são tarefas diárias realizadas para se preparar para participar de atividades

Leia mais

Benefícios da leitura

Benefícios da leitura A importância da Parceria Família e Escola da Formação de Cidadãos Leitores Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br Benefícios da leitura Quem lê adquire cultura, passa a escrever melhor, tem mais senso

Leia mais

GUIA. de Atividades de Educação Financeira para Crianças

GUIA. de Atividades de Educação Financeira para Crianças GUIA de Atividades de Educação Financeira para Crianças ADiretoria da Vikingprev, engajada com o tema Educação Financeira e Previdenciária, ao completar 20 anos de atividades, presenteia você com este

Leia mais

Como Ajudar o Mundo?

Como Ajudar o Mundo? Como Ajudar o Mundo? Todos dizem como salvar o mundo, mas será mesmo que fazem o que falam? André tem 8 anos. Certo dia estava em uma aula de ciências e sua professora disse que o mundo está sofrendo com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. PIBID PEDAGOGIA Área Letramento e Educação Infantil. Plano: Nº 01 (22/11/16) Fio Condutor do Planejamento

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. PIBID PEDAGOGIA Área Letramento e Educação Infantil. Plano: Nº 01 (22/11/16) Fio Condutor do Planejamento UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PIBID PEDAGOGIA Área Letramento e Educação Infantil Plano: Nº 01 (22/11/16) Nome do bolsista: Laura Sabbado Campos Escola em que atua: EMEI SILVINHA Turma: creche II B Turno:

Leia mais

Powered by TCPDF (www.tcpdf.org)

Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Dicas para uma mudança organizada: Como evitar problemas! Se você vai se mudar e não sabe nem por onde começar, faz bem começando lendo esse artigo. Aqui vamos dar várias

Leia mais

FACA. caixa baralho.indd 1 04/12/16 22:11

FACA. caixa baralho.indd 1 04/12/16 22:11 FACA caixa baralho.indd 1 04/12/16 22:11 de olho na escola de olho na escola IMPRESSÃO caixa baralho.indd 2 04/12/16 22:11 de olho na escola PARTICIPAR TAMBÉM É BRINCAR! INSTRUÇÕES GERAIS Resumo De Olho

Leia mais

Reference to English Interconnections Lesson Exploring Pumpkins pg. 90

Reference to English Interconnections Lesson Exploring Pumpkins pg. 90 1ª Série Lição: Explorando as Abóboras 1 Classificação do Ciclo de vida de uma Abóbora. Reference to English Interconnections Lesson Exploring Pumpkins pg. 90 Science Standard(s): Standard IV, Objective

Leia mais

Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1

Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1 1ª Série Lição: As mudanças na escola - Igual e diferente Reference to English Interconnections Lesson Changes at School p. 14 Social Studies Standard(s): Standard 1, Objective 1 Objetivo(s) do Conteúdo

Leia mais

AULA 5 FINANÇAS PARA CRIANÇAS. Nome: Data: / /. Eu vi uma boneca maravilhosa na televisão, exclamou Sara. Quero comprar uma igual agora mesmo!

AULA 5 FINANÇAS PARA CRIANÇAS. Nome: Data: / /. Eu vi uma boneca maravilhosa na televisão, exclamou Sara. Quero comprar uma igual agora mesmo! AULA 5 FINANÇAS PARA CRIANÇAS Nome: Data: / /. Eu vi uma boneca maravilhosa na televisão, exclamou Sara. Quero comprar uma igual agora mesmo! Antes de conversarmos sobre a boneca, falou dona Dina, quero

Leia mais

Para ler. Aprendendo Desde Cedo

Para ler. Aprendendo Desde Cedo Para ler Aprendendo Desde Cedo Desafio da Educação Financeira O ponto de partida quando falamos em educação financeira é a relação que existe entre as emoções e a razão. Diante das escolhas que envolvem

Leia mais

10 Dicas para deixar sua geladeira em ordem OrganizandU

10 Dicas para deixar sua geladeira em ordem OrganizandU 10 Dicas para deixar sua geladeira em ordem OrganizandU Se a bagunça faz você perder tempo em frente à geladeira procurando o quer. Esse e-book foi feito pra você e com dicas fáceis você vai colocar tudo

Leia mais

20 ideias de conteúdo para o seu blog

20 ideias de conteúdo para o seu blog 20 ideias de conteúdo para o seu blog Oi, tudo bem. Eu sou Ariane Novaes, autora do Blog Escolha Feminina. Nele eu falo sobre empreendedorismo digital e marketing digital para afiliados. Também mostro

Leia mais

8 Segredos para deixar seu canal no Youtube mais dinâmico e atrair mais inscritos

8 Segredos para deixar seu canal no Youtube mais dinâmico e atrair mais inscritos 8 Segredos para deixar seu canal no Youtube mais dinâmico e atrair mais inscritos A internet cada vez mais tem se mostrado o lugar ideal para ver e ser visto, e conquistar mais inscritos em perfis de redes

Leia mais

Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeit

Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeit Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeitamos por estar sujo ou por não tem mais utilidade pode

Leia mais

UC/UFCD: Cultura, Língua e Comunicação Formador [a]: Vítor Dourado Formando: Fernanda Piçarra. Data 10/05/10

UC/UFCD: Cultura, Língua e Comunicação Formador [a]: Vítor Dourado Formando: Fernanda Piçarra. Data 10/05/10 Na minha opinião, o filme retrata muita tecnologia, e espero que, de futuro, não seja nada assim. Pessoalmente assusta-me pensar que iríamos andar na rua e encontrarmo-nos mais robots do que pessoas. Seria

Leia mais

Saiba a importância da autonomia

Saiba a importância da autonomia Saiba a importância da autonomia O desenvolvimento motor da criança também se desenvolve com algumas tarefas A papinha vai à boca, a comida é amassadinha e, na hora de vestir, há sempre um adulto por perto

Leia mais

Como pode ajudar o desenvolvimento do seu filho?

Como pode ajudar o desenvolvimento do seu filho? Como pode ajudar o desenvolvimento do seu filho? A motricidade A alimentação Os cuidados de higiene e a autonomia A comunicação e linguagem A educação e o desenvolvimento da criança A Motricidade A colaboração

Leia mais

TÉCNICAS DE APRENDIZADO WWW.QUEROSERPOLICIAL.COM.BR 1 Sumário TÉCNICAS DE APRENDIZADO - Faça um bom plano de estudo...03 - Motivação nos estudos...04 - Organização nos estudos...04 2 Técnicas de Aprendizado

Leia mais

SEJA MAIS PRODUTIVO: SOLUÇÕES SIMPLES PARA ORGANIZAR SUA VIDA

SEJA MAIS PRODUTIVO: SOLUÇÕES SIMPLES PARA ORGANIZAR SUA VIDA SEJA MAIS PRODUTIVO: SOLUÇÕES SIMPLES PARA ORGANIZAR SUA VIDA CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO E PRODUTIVIDADE Aula 1 Siga os 5 princípios básicos da organização e tenha uma vida com menos estresse Aula 2 Organize

Leia mais

PRODUTIVIDADE CRIATIVA

PRODUTIVIDADE CRIATIVA EXERCÍCIO MÃO NA MASSA! PRODUTIVIDADE CRIATIVA COMO FAZER COISAS LEGAIS E AINDA SOBRAR TEMPO PRA MAIS COISAS LEGAIS VIDA AFORA COMO USAR ESTE EXERCÍCIO Faça o download do PDF (você provavelmente já fez

Leia mais

Autismo Teacch. Módulo IX - Autismo - Perda de contacto com a realidade exterior Educação, Sociedade e Deficiência APS - Portugal

Autismo Teacch. Módulo IX - Autismo - Perda de contacto com a realidade exterior Educação, Sociedade e Deficiência APS - Portugal Autismo Teacch realidade exterior Educação, Sociedade e Deficiência APS - Portugal 1 Funcionamento Este modelo é um modelo que tem por base a estruturação e adequação do ambiente, de forma a diminuir os

Leia mais

Às voltas no supermercado

Às voltas no supermercado Às voltas no supermercado As idas às compras fazem parte da rotina de qualquer família e são muito importantes. Temos de saber comprar de forma inteligente e sustentável. E o que quer dizer sustentável?

Leia mais

Olá! Nós somos a Viraventos,

Olá! Nós somos a Viraventos, Olá! Nós somos a Viraventos, uma escola infantil focada na formação integral de crianças por meio de uma educação personalizada em parceria com a família. Parte do nosso projeto educativo é capacitar e

Leia mais

Quem mexeu na minha bagunça? Como ajudar seu aluno a organizar melhor sua vida, buscando maior produtividade escolar.

Quem mexeu na minha bagunça? Como ajudar seu aluno a organizar melhor sua vida, buscando maior produtividade escolar. Quem mexeu na minha bagunça? Como ajudar seu aluno a organizar melhor sua vida, buscando maior produtividade escolar. Celi Gorodeski Piernikarz Psicóloga Marilucia Ramiro Gonçalves Jornalista As autoras

Leia mais

O Programa 5S nasceu em Maio de 1950 no Japão. O seu objetivo inicial era combater perdas e desperdícios.

O Programa 5S nasceu em Maio de 1950 no Japão. O seu objetivo inicial era combater perdas e desperdícios. PROGRAMA 5S INTRODUÇÃO O Programa 5S nasceu em Maio de 1950 no Japão. O seu objetivo inicial era combater perdas e desperdícios. É fundamentado em 5 regras básicas que promovem intensa mobilização e educação

Leia mais

REVENDO O QUE VOCÊ DEVE E NÃO DEVE FAZER AO ADESTRAR SEU CÃO

REVENDO O QUE VOCÊ DEVE E NÃO DEVE FAZER AO ADESTRAR SEU CÃO Proporcionar ao seu cão pelo menos algum adestramento é a melhor coisa e a maior demonstração de amor que você pode dar a ele. Adestrar seu cão garante que ele esteja sempre em segurança, seja bem-vindo

Leia mais

Atividades de português 1 ano alfabeto

Atividades de português 1 ano alfabeto Atividades de português 1 ano alfabeto Atividades de português 1 ano alfabeto Atividades de português 1 ano alfabeto com atividades de português 1 ano para imprimir, atividades de alfabetização, atividades

Leia mais

Aplicando Feng Shui na Casa

Aplicando Feng Shui na Casa Aplicando Feng Shui na Casa fluir. Inicialmente preciso falar do mais importante, que é a organização. A desorganização, não trás a harmonia do ambiente, e nem deixa a prosperidade Coisas importantes que

Leia mais

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso

ABORDAGEM FRIA. Receita do sucesso ABORDAGEM FRIA Receita do sucesso Para que serve abordagem fria? Realizar uma nova venda; Fidelizar cliente; Novos inícios. Abordagem fria E agora? Como fazer? Para quem não sabe o que é, significa você

Leia mais

A decoração dos ambientes das vitrines. Decore sua vitrine Seja bem-vindo

A decoração dos ambientes das vitrines. Decore sua vitrine Seja bem-vindo Seja bem-vindo Por Thiago Rodrigo O foco na decoração de vitrines é o primeiro passo para chamar a atenção do consumidor A decoração dos ambientes das vitrines das lojas infantis é tão importante quanto

Leia mais

Preserve o que você ajuda a construir

Preserve o que você ajuda a construir 18ª Edição Quarta-feira 7 de novembro de 2012 informativo Meio ambiente Preserve o que você ajuda a construir Além de promover desenvolvimento para uma região, a empresa também se preocupa em conscientizar

Leia mais

Michele Fin. meu Negócio Independente e dar essa oportunidade para quem quiser! em 31 anos de vida! Iniciar. Melhor convite que recebi

Michele Fin. meu Negócio Independente e dar essa oportunidade para quem quiser! em 31 anos de vida! Iniciar. Melhor convite que recebi Melhor convite que recebi em 31 anos de vida! Iniciar meu Negócio Independente e dar essa oportunidade para quem quiser! Michele Fin Diretora Nacional de Vendas Independente Quem te deu a oportunidade

Leia mais

FAMÍLIA COMO PROTEÇÃO AO USO DE DROGAS

FAMÍLIA COMO PROTEÇÃO AO USO DE DROGAS FAMÍLIA COMO PROTEÇÃO AO USO DE DROGAS IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA A família tem papel central na proteção ao uso de drogas. Família é primeira referência. Pode estruturar ou desestruturar. A criança e o adolescente

Leia mais

4º Trimestre de 2017: Os amigos de Jesus

4º Trimestre de 2017: Os amigos de Jesus O PIL KIDS (Programa de Incentivo à Leitura Infantil), foi desenvolvido para ajudar, de forma lúdica, na fixação das lições propostas nas revistas infantis de EBD da Editora Betel. As atividades semanais

Leia mais

Planejando o SEU Sucesso!

Planejando o SEU Sucesso! Planejando o SEU Sucesso! O sucesso começa com um sonho, e o primeiro passo para fazer o sucesso se tornar realidade é saber o que você quer. Tenha uma visão mental de suas metas. Os olhos da mente precisam

Leia mais

9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR

9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR 9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR 9 MENSAGENS DE TEXTO QUE NENHUM HOMEM CONSEGUE RESISTIR Pense nessas mensagens de texto que virão a seguir como as flechas do seu arco. Quando disparado,

Leia mais

RELATO 1º SEMESTRE INTEGRAL 2 e 3 MANHÃ. MONITORA: Aline Pinheiro ASSISTENTES: Rose e Silvania

RELATO 1º SEMESTRE INTEGRAL 2 e 3 MANHÃ. MONITORA: Aline Pinheiro ASSISTENTES: Rose e Silvania RELATO 1º SEMESTRE INTEGRAL 2 e 3 MANHÃ MONITORA: Aline Pinheiro ASSISTENTES: Rose e Silvania QUEM É O INTEGRAL? Um semestre se passou e o grupo já não é mais o mesmo. Descobertas, intensidade e desenvoltura

Leia mais

11 Produtos para crianças

11 Produtos para crianças 11 Produtos para crianças Quem tem, ou já teve, filhos pequenos, ou mesmo netos, sabe que eles influenciam muito as nossas compras. Ou porque insistem em comprar determinados produtos, ou porque somos

Leia mais

Como saber o momento certo para começar

Como saber o momento certo para começar Como saber o momento certo para começar Você se lembra da época em que começou a dirigir, e não via a hora de sair com seus amigos ou quando recebeu seu primeiro salário e podia gastá-lo como quiser? Essa

Leia mais

HOME OFFICE. O passo a passo para deixar sua casa ainda mais linda com a ajuda da Arquitetura do Abraço

HOME OFFICE. O passo a passo para deixar sua casa ainda mais linda com a ajuda da Arquitetura do Abraço HOME OFFICE O passo a passo para deixar sua casa ainda mais linda com a ajuda da Arquitetura do Abraço Home Office Muitas pessoas quando resolvem empreender começam seu trabalho em casa, seja por opção,

Leia mais

Planejando o SEU Sucesso!

Planejando o SEU Sucesso! Planejando o SEU Sucesso! Planejar e agir... duas simples palavras capazes de transformar todo o seu presente e futuro. Junte-as ao seu desejo ardente de vitória, e viva a realidade que tanto sonhou para

Leia mais

Planejamento. Financeiro. de sucesso. Veja seu lucro em apenas um mês, aprenda como!

Planejamento. Financeiro. de sucesso. Veja seu lucro em apenas um mês, aprenda como! Planejamento Financeiro de sucesso Veja seu lucro em apenas um mês, aprenda como! Porque preciso ter planejamento? 92% das famílias Brasileiras que não têm planejamento estão no vermelho. Você pode mudar

Leia mais

Por que é difícil passar no Exame de Suficiência? Aula 1 Estudo direcionado

Por que é difícil passar no Exame de Suficiência? Aula 1 Estudo direcionado Por que é difícil passar no Exame de Suficiência? Aula 1 Estudo direcionado Quem é o Por que é difícil passar no Exame de Suficiência? prof. Osvaldo Marques? Por que é difícil passar no Exame de Suficiência?

Leia mais

@fashionteencurso /Fashionteencurso

@fashionteencurso /Fashionteencurso @fashionteencurso /Fashionteencurso www.fashionteen.com.br O que é FashionTeen? A FashionTeen é uma escola de moda e comportamento para crianças e adolescentes. A escola trabalha com seus alunos atitudes

Leia mais

MANUAL LAVAR E PASSAR

MANUAL LAVAR E PASSAR MANUAL LAVAR E PASSAR Ana Afonso Sumário Apresentação... 4 LAVAR... 5 Como se organizar para lavar roupas... 6 Procedimentos: Pré-lavagem e Molho... 6 Organização da Lavanderia... 8 Produtos para cuidar

Leia mais

1 é Brilhante!!! PARABÉNS A TODAS AS CONSULTORAS QUE JÁ REALIZARAM 1 INÍCIO PESSOAL QUALIFICADO NO MÊS DE SETEMBRO

1 é Brilhante!!! PARABÉNS A TODAS AS CONSULTORAS QUE JÁ REALIZARAM 1 INÍCIO PESSOAL QUALIFICADO NO MÊS DE SETEMBRO 1 é Brilhante!!! PARABÉNS A TODAS AS CONSULTORAS QUE JÁ REALIZARAM 1 INÍCIO PESSOAL QUALIFICADO NO MÊS DE SETEMBRO E tenho certeza que todos vocês podem muito mais...e fechar o mês com 4 Inícios Pessoais

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Cuidando de mim, do outro e do meio Mês: Novembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimulem os alunos a valorizar os

Leia mais

IDENTIDADES. Metamorfose. Nome:Stefany Santos

IDENTIDADES. Metamorfose. Nome:Stefany Santos Metamorfose IDENTIDADES Metamorfose Nome:Stefany Santos ÍNDICE O que significa metamorfose? O que significa metamorfose ambulante? Indagações Metamorfose Frase Citação Musica Considerações finais Dedicado

Leia mais

Planejamento. Financeiro

Planejamento. Financeiro Planejamento Financeiro Porque preciso ter planejamento? 92% das famílias Brasileiras que não têm planejamento estão no vermelho. Você pode mudar esta realidade em sua casa Vamos começar! Você precisa

Leia mais

Sensibilizando para Organização e Limpeza

Sensibilizando para Organização e Limpeza Sensibilizando para Organização e Limpeza Origens 1 9 5 0 Kaoru Ishikawa Japão Pós-Guerra Também conhecido como Housekeeping... promove uma revolução dentro das empresas Objetivos Melhorar a qualidade

Leia mais

Começando Você lembra de quando era um bebê? De quando

Começando Você lembra de quando era um bebê? De quando CAPÍTULO UM Começando Você lembra de quando era um bebê? De quando estava aprendendo a caminhar? De quando estava aprendendo a falar? O mundo parecia IMENSO e, às vezes, assustador. Havia muitas coisas

Leia mais

INTRODUÇÃO ÁREA TEMÁTICA:

INTRODUÇÃO ÁREA TEMÁTICA: 16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Guarda-roupa de 3 portas ref. 1307 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais

Leia mais

EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Carol Oliveira Diretora Futura Executiva de Vendas Independente Mary Kay

EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Carol Oliveira Diretora Futura Executiva de Vendas Independente Mary Kay EDUCAÇÃO FINANCEIRA Carol Oliveira Diretora Futura Executiva de Vendas Independente Mary Kay Primeiro Passo Você já descobriu o porque trabalha com a Mary Kay? Você já parou pra pensar nos objetivos que

Leia mais

CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA. Autoestima.

CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA. Autoestima. CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA Autoestima Autoestima A baixa autoestima é, infelizmente, um estado muito comum. As pessoas geralmente se sentem inseguras, inadequadas, com dúvidas constantes, não têm certeza

Leia mais

Meu Controle Financeiro

Meu Controle Financeiro Meu Controle Financeiro POR TODO BRASIL O Meu Controle Financeiro é uma ação promovida pela FENASBAC Federação de Associações dos Servidores do Banco Central, e integra a programação de ações da 5ª Semana

Leia mais

Reference to English Interconnections Lesson Exploring What is in the Sky Science Standard(s): Standard II Objective 2

Reference to English Interconnections Lesson Exploring What is in the Sky Science Standard(s): Standard II Objective 2 1ª Série Lição: Explorando o céu Reference to English Interconnections Lesson Exploring What is in the Sky Science Standard(s): Standard II Objective 2 Objetivo(s) do Conteúdo Curricular: Objetivo(s) linguístico(s):

Leia mais

SUSTENTA- BILIDADE ATIVIDADE FÍSICA CRIATIVIDADE DIVERSIDADE ALIMENTAÇÃO 5 TEMAS QUE MARCAM A CRIANÇA NOS DIAS DE HOJE

SUSTENTA- BILIDADE ATIVIDADE FÍSICA CRIATIVIDADE DIVERSIDADE ALIMENTAÇÃO 5 TEMAS QUE MARCAM A CRIANÇA NOS DIAS DE HOJE SUSTENTA- BILIDADE ATIVIDADE FÍSICA CRIATIVIDADE DIVERSIDADE ALIMENTAÇÃO 5 TEMAS QUE MARCAM A CRIANÇA NOS DIAS DE HOJE CONTEXTO > Consumo de calorias + < Gasto de energia = Obesidade Infantil Pessoas engajadas

Leia mais

GUIA FERNANDA RESENDE CRISTINA ZANETTI OFICINA DE ESTILO

GUIA FERNANDA RESENDE CRISTINA ZANETTI OFICINA DE ESTILO O GUIA DE DOAÇÕES FERNANDA RESENDE CRISTINA ZANETTI OFICINA DE ESTILO INTRODUÇÃO Esse conteúdo nasceu do nosso aprendizado na prática, em visitas feitas à Associação Beneficente Santa Fé: foi lá, com aquelas

Leia mais

O que fazer com a espinha de peixe?

O que fazer com a espinha de peixe? O que fazer com a espinha de peixe? É preciso paciência para comer peixe. Há aqueles com mais espinhas e com menos. Uma boa anfitriã escolhe aqueles que tem menos mas você, convidado, deve tomar cuidado

Leia mais

cartilha escola:escola 3/5/ :24 Página 1 OU SEM GOSTAR DE LER!

cartilha escola:escola 3/5/ :24 Página 1 OU SEM GOSTAR DE LER! cartilha escola:escola 3/5/2008 12:24 Página 1 OU SEM GOSTAR DE LER! cartilha escola:escola 3/5/2008 12:24 Página 2 2 cartilha escola:escola 3/5/2008 12:24 Página 3 3 cartilha escola:escola 3/5/2008 12:25

Leia mais

Organização do Espaço Físico na Creche

Organização do Espaço Físico na Creche Organização do Espaço Físico na Creche O Espaço Físico não apenas contribui para a realização da educação, mas é em si uma forma silenciosa de educar. Como afirma Antonio Viñao Frago, referindo-se ao espaço

Leia mais

Índice. Amarelinha... Brinquedos de papel... Casa de bonecas... Caracol... Corre cutia... Estátua...

Índice. Amarelinha... Brinquedos de papel... Casa de bonecas... Caracol... Corre cutia... Estátua... Turmas APRESENTAÇÃO Ao longo do ano letivo participamos de várias brincadeiras que fazem parte da cultura brasileira, pesquisamos como se brinca em diferentes lugares e assim, conhecemos novos jeitos de

Leia mais

Introdução ao Conceito de Algoritmo e Programação Estruturada

Introdução ao Conceito de Algoritmo e Programação Estruturada Prof. Alceu Britto Aula Teórica 02 Introdução ao Conceito de Algoritmo e O Conceito de Algoritmo e as Estruturas Básicas de Controle Enquanto existir um quadrado livre e não tenha vencido (ou perdido)

Leia mais

COMO CONSEGUIR 5 DICAS PARA CONSEGUIR OS PRIMEIROS CLIENTES E ALAVANCAR SUAS VENDAS SEM GASTAR NADA TUDO DE SOBRANCELHA

COMO CONSEGUIR 5 DICAS PARA CONSEGUIR OS PRIMEIROS CLIENTES E ALAVANCAR SUAS VENDAS SEM GASTAR NADA TUDO DE SOBRANCELHA COMO CONSEGUIR OS PRIMEIROS CLIENTES 5 DICAS PARA CONSEGUIR OS PRIMEIROS CLIENTES E ALAVANCAR SUAS VENDAS SEM GASTAR NADA TUDO DE SOBRANCELHA 5 Dicas para conseguir seus primeiros clientes Bom, então você

Leia mais

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO

1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Guarda-roupa de 2 portas ref. 1224 Ferramentas: Para limpeza do móvel utilize um pano macio umedecido apenas com água. Etapas para montagem do produto 1º PASSO 2º PASSO 3º PASSO 4º PASSO Preparar Laterais

Leia mais

Como participar? 1. Crie um brinquedo com embalagens cartonadas vazias e outros materiais recicláveis.

Como participar? 1. Crie um brinquedo com embalagens cartonadas vazias e outros materiais recicláveis. O concurso cultural Tirolzinho Transforma Reino Encantado está percorrendo o estado de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, levando brincadeiras e educação ambiental para os alunos das escolas municipais

Leia mais

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: FAIXA ETÁRIA CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DAD - DIREITOS

Leia mais

68 POSTS SOBRE MODA, ESTILO E BELEZA E-BOOK INTERATIVO ÍNDICE CLIQUE AQUI

68 POSTS SOBRE MODA, ESTILO E BELEZA E-BOOK INTERATIVO ÍNDICE CLIQUE AQUI WWW.JANEISATOMAS.COM.BR 68 POSTS SOBRE MODA, ESTILO E BELEZA E-BOOK INTERATIVO ÍNDICE CLIQUE AQUI 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38

Leia mais

E Q U I L I B R A N D O S E U T E M P O D I R E T O R A E X E C U T I V A E L I T E D A N I E L E G O N Ç A LV E S

E Q U I L I B R A N D O S E U T E M P O D I R E T O R A E X E C U T I V A E L I T E D A N I E L E G O N Ç A LV E S E Q U I L I B R A N D O S E U T E M P O D I R E T O R A E X E C U T I V A E L I T E D A N I E L E G O N Ç A LV E S Por detrás de cada realização, pequena ou grande, encontra-se um planejamento. Lembre-se,

Leia mais

Os 5 sensos da qualidade. Mestrando: Rodrigo Andreo Santos Orientador: Fernando Miranda de Vargas Junior

Os 5 sensos da qualidade. Mestrando: Rodrigo Andreo Santos Orientador: Fernando Miranda de Vargas Junior Os 5 sensos da qualidade Mestrando: Rodrigo Andreo Santos Orientador: Fernando Miranda de Vargas Junior Principal objetivo da Técnica dos 5S Melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, diminuindo os

Leia mais

Lição 1: Poder para viver

Lição 1: Poder para viver Lição 1: Poder para viver CONCEITO: Posso ter um relacionamento com Deus através de Jesus FORMAÇÃO ESPIRITUAL: Relacionamento / encontro IDEIAS PRINCIPAIS: - Crianças em todos os lugares precisam caminhar

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CASA DA CRIANÇA DE JAÚ Rua: Botelho de Miranda, 64 Fone: (14) CEP: Jaú SP

ASSOCIAÇÃO CASA DA CRIANÇA DE JAÚ Rua: Botelho de Miranda, 64 Fone: (14) CEP: Jaú SP MÊS JANEIRO- TEMA NOSSAS FÉRIAS Criar um contato com as Educadores, Crianças e Criar um vínculo através da Fazendo parte do dia a dia, crianças e educadores do funcionários da instituição do comunicação.

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA CONSTRUÇÃO CIVIL UNIFEBE Centro Universitário de Brusque Engenharia Civil Construção Civil II SISTEMA DE GESTÃO DA DEFESA CIVIL/SC 300 CASAS QUALIDADE PARA CONSTRUÇÃO CIVIL Prof. Diogo Visconti GESTÃO DA QUALIDADE NORMALIZAÇÃO

Leia mais

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Leia mais

VOCÊ ESTA DESEMPREGADO(A)

VOCÊ ESTA DESEMPREGADO(A) VOCÊ ESTA DESEMPREGADO(A) Precisando de uma renda extra? cantinhodoempreendedor.com.br 1 Olá tudo bem? Meu nome e Simone Ferraz, tenho 29 anos, sou mãe e empreendedora digital. Criei esse e-book para você

Leia mais

Estoque de contatos Imagem Dominar o assunto Fechamento

Estoque de contatos Imagem Dominar o assunto Fechamento Estoque de contatos Imagem Dominar o assunto Fechamento Estoque de nomes Apresentação da oportunidade Fechamento Novo inicio Novo Contato Vantagens x Desvantagens Lista de pessoas próximas (Facebook, Whatsapp,

Leia mais

Que CPII queremos? Colégio Pedro II Campus Humaitá II Informática Educativa e Língua Portuguesa

Que CPII queremos? Colégio Pedro II Campus Humaitá II Informática Educativa e Língua Portuguesa Que CPII queremos? Colégio Pedro II Campus Humaitá II 2018 Informática Educativa e Língua Portuguesa Clique na palavra para saber o que a turma 601 quer para o CPII. A l e x a n d r e e J o ã o V i t o

Leia mais

O QUE É PROCRASTINAR?

O QUE É PROCRASTINAR? O QUE É PROCRASTINAR? Em resumo, procrastinação é o péssimo hábito de adiar para o dia seguinte. É uma das maiores causas da falta de produtividade, e mesmo assim pouquíssimas pessoas fazem algo para evitar

Leia mais

Objetivo: Garantir a continuidade das ações de melhoria no ambiente de trabalho, visando a produtividade e bem estar dos colaboradores da Unidade.

Objetivo: Garantir a continuidade das ações de melhoria no ambiente de trabalho, visando a produtividade e bem estar dos colaboradores da Unidade. Definição: Prática desenvolvida no Japão com o objetivo de manter padrões de organização e limpeza, agilizando atividades diárias e diminuindo tempo e custos. Objetivo: Garantir a continuidade das ações

Leia mais

Como avaliar a leitura na Alfabetização

Como avaliar a leitura na Alfabetização Como avaliar a leitura na Alfabetização Veja uma sugestão de prova para verificar como anda a habilidade dos alunos Foto: Getty Images O fim do ano letivo está bem próximo. Por um lado, penso que todos

Leia mais