Melhores Práticas: Digitalização de Serviços de Acesso Condicionado (SeAC)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Melhores Práticas: Digitalização de Serviços de Acesso Condicionado (SeAC)"

Transcrição

1 Melhores Práticas: Digitalização de Serviços de Acesso Condicionado (SeAC) Por Bruno Ferreira Especialista de Aplicação de Produtos de Telecomunicações APRESENTAÇÃO: O presente artigo tem como objetivo oferecer um guia para os provedores de Internet que queiram aproveitar os benefícios da LEI de 12 de Setembro de 2011 Comunicação Audiovisual de Acesso Condicionado, e com isso passar a oferecer serviços de TV por assinatura. Os passos a seguir servem de apoio a tomada de decisão, e não é uma norma a ser seguida, mas apenas um exemplo dentro das múltiplas opções de se montar um Line Up de canais. podemos ler: Um passo importante é conhecer os canais obrigatórios dispostos no capitulo V da Lei, onde CAPÍTULO V - DO CONTEÚDO BRASILEIRO 2o A empacotadora estará obrigada a cumprir o disposto no caput até o limite de 12 (doze) canais brasileiros de espaço qualificado. Art. 32. A prestadora do serviço de acesso condicionado, em sua área de prestação, independentemente de tecnologia de distribuição empregada, deverá tornar disponíveis, sem quaisquer ônus ou custos adicionais para seus assinantes, em todos os pacotes ofertados, canais de programação de distribuição obrigatória. São eles: TV Câmara, TV Senado, TV Justiça, um canal para prestação de serviços de radiodifusão pública pelo Poder Executivo, um canal oficial do Poder Executivo, dois canais organizados pelo Governo Federal (educativo-cultural e cidadania), um canal comunitário, um canal pro legislativo municipal/estadual e um ou mais canais universitários. Dito isso, passamos ao conhecimento dos programadores de conteúdo e o formato de disponibilização do mesmo por seus receptores. PASSO 1: Conhecendo os Programadores de Conteúdo e seus Receptores: Os programadores de conteúdo são empresas que detêm os direitos de licenciamento para conteúdos já finalizados e disponíveis para multiplataformas. Cada programadora adota modelos de negócio personalizado quando se trata do formato de distribuição do conteúdo. Abaixo listaremos de forma resumida algumas programadoras e seus respectivos formatos de distribuição do sinal e equipamentos utilizados:

2 DISCOVERY NETWORKS: Essa programadora possui dois transponders de satélite os quais estão subdivididos em conteúdos de alta definição (HD) e conteúdos standard (SD). Ela possibilita para o operador existem duas formas de recepção desses sinais, podendo a Operadora optar por receber os canais individualmente ou todos os serviços em um único equipamento. Os equipamentos utilizados são: CISCO D9850 para recepção individual dos serviços (HD ou SD) CISCO D9824 para recepção conjunta dos serviços (HD ou SD) Os canais disponibilizados são: Animal Planet, Discovery Channel (HD e SD), Discovery Civilization, Home & Health, Discovery Kids, Discovery Science, Discovery Turbo, Liv, Travel & Living Channel (HD e SD). DISNEY & ESPN Brasil: Essa programadora tem seus sinais distribuídos em 5 transponders diferentes, onde estão separados os sinais HD dos sinais SD. É disponibilizado à Operadora dois modelos de receptores para a recepção dos canais disponíveis: CISCO D9854 para recepção individual dos serviços (HD ou SD) CISCO D9858 para recepção conjunta dos serviços (HD ou SD) Os canais disponibilizados são: Disney Channel (SD e HD), Disney Jr, Disney XD, ESPN Internacional; ESPN Brasil e ESPN HD FOX Latin América: A FOX disponibiliza seus canais através de 05 transponders onde os serviços estão separados em canais standand ou alta definição. Os canais disponibilizados são: Baby TV, Bem Simples, FOX (HD e SD), FOX Life, FOX News, FX, National Geografic Channel (HD e SD), Nat Geo Wild (HD), Fox Sports, Studio Universal, SyFy. Os equipamentos utilizados para recepção dos canais podem ser: CISCO D9854 para recepção individual dos serviços (HD ou SD)

3 CISCO D9858 para recepção conjunta dos serviços (HD ou SD) GLOBOSAT: A GLOBOSAT utiliza quatro transponders para a transmissão de seus principais serviços. No primeiro transponder podemos encontrar os seguintes canais: VIVA, SPORTV 3, e seu novo canal GLOOB; No segundo transponder temos: PFC (01 ao 04), PREMIERE COMBATE, GLOBO NEWS, SPORTV, SPORTV 2 e MULTISHOW; No terceiro transponder estão: CANAL BRASIL, GNT, TELECINE CULT e UNIVERSAL CHANNEL; O ultimo transponder estão os canais da Rede Telecine: REDE TELECINE (PREMIUM, ACTION, TOUCH, FUN e PIPOCA) e MEGAPIX Os serviços da Rede Telecine, todos são transmitidos em alta definição, e para possibilitar a retransmissão em Standard, é utilizado um receptor diferenciado que provê o sinal em alta definição e standard na mesma saída. É aconselhado o uso em pares de canais, aproveitando um receptor para cada quatro serviços. Exemplo: Receptor 1 Telecine Premium (HD+SD) e Telecine Action (HD+SD) Os receptores utilizados para receber seus sinais são: CISCO D9854 para recepção individual dos serviços (HD ou SD) CISCO D9858 para recepção conjunta dos serviços (HD e SD) HBO: Os canais distribuídos pela HBO podem ser encontrados em dois transponders estando separados em canais do pacote Premium e pacote Básico Os canais disponibilizados para o pacote básico são: A&E, AXN, BIOGRAPHY CHANNEL, CINEMAX, E!, HISTORY CHANNEL, SONY, SONY SPIN e WARNER CHANNEL. Os canais disponibilizados pelo pacote Premium são: HBO, HBO 2, HBO PLUS, HBO FAMILY, HBO SIGNATURE, MAX, MAX HD e MAX PRIME. A programadora disponibiliza dois modelos de receptores para a recepção dos canais, sendo:

4 MOTOROLA DSR 4460 para recepção individual dos serviços (HD ou SD) MOTOROLA DSR 6300 para recepção conjunta dos serviços sendo três serviços por receptor (HD e SD) TURNER: Os canais distribuídos pela TURNER podem ser encontrados em três transponders estando separados da seguinte forma: No primeiro transponder podemos encontrar os seguintes canais: TNT, GLITZ, CARTOON e BOOMERANG; No segundo transponder podemos encontrar os seguintes canais: CNN Internacional e CNN Espanhol; E no terceiro transponder podemos encontrar os seguintes canais: SPACE e TCM. A TURNER utiliza os modelos de receptores da CISCO D9854 sendo um modelo deste para cada transponder, podendo receber mais de um canal para cada equipamento. VIACOM: Os canais distribuídos pela VIACOM podem ser encontrados no mesmo transponder estando disponíveis os seguintes canais: NICKELODEON, NICK JR, COMEDY CENTRAL, VH1 e VH1 MEGAHITS. A VIACOM utiliza o receptor da CISCO D9854 sendo um para cada serviço da Programadora. Passo 2: Exemplo de um diagrama de Operação Agora que temos conhecimento sobre as programadoras de conteúdo, vamos partir para um desenvolvimento de um plano de canais que serão utilizados na operação. O plano exemplificado contém parte de um diagrama de 58 canais onde fazem parte deste os principais canais distribuídos pelas programadoras apresentadas, alguns canais locais e os canais obrigatórios segundo a lei 12485/11.

5 Figura 1-1º Bloco de Canais composto por canais obrigatórios A figura 1 apresenta os serviços que fazem parte dos canais obrigatórios, os quais já foram citados no passo anterior: Os canais TV Justiça, TV Câmara, TV Senado, NBR, TV Brasil e TV Assembléia, podem ser recebidos através do receptor TECSYS TS 7200, que possui uma interface de saída digital em ASI. Na mesma, podemos perceber que o multiencoder TS 9090-M recebe quatro sinais de áudio e vídeo, e os encoda e multiplexa internamente, disponibilizando os quatros canais através de uma única saída. Todos estes serviços são reunidos pelo TS MUX fabricado pela TECSYS. Ao final todos os serviços estão sendo enviados para uma porta especifica da plataforma de processamento, que será tratada mais a frente. Figura 2-2º Bloco de canais composto por serviços locais e canais Globosat A figura 2 apresenta os serviços que fazem parte da Globosat e alguns canais locais: Os canais GLOOB, VIVA, SPORTV, SPORTV 2, SPORTV 3 e GLOBO NEWS podem ser recebidos através do receptor D9854 da CISCO que possui uma interface de saída digital em ASI. Neste exemplo está sendo usado um receptor para cada canal.

6 Na mesma, podemos perceber que o multiencoder TS 9090-M recebe quatro sinais de áudio e vídeo, e os encoda e multiplexa internamente, disponibilizando os quatros canais através de uma única saída digital ASI. Todos estes serviços são reunidos pelo TS MUX fabricado pela TECSYS. Ao final todos os serviços estão sendo enviados para uma porta especifica da plataforma de processamento, que será tratada mais a frente. Figura 3-3º Bloco de canais composto por canais das Programadoras HBO, GLOBOSAT e ESPN A figura 3 apresenta os serviços que fazem da Globosat, do pacote básico da HBO e os canais da ESPN: Os canais GNT, MULTISHOW, ESPN e ESPN BRASIL podem ser recebidos através do receptor D9854 da CISCO que possui uma interface de saída digital em ASI. Neste exemplo está sendo usado um receptor para cada canal. Os canais WARNER, A&E, AXN e E! podem ser recebidos através do MOTOROLA DSR 4460 que possui uma interface de saída digital em ASI. Neste exemplo, está sendo usado um para cada canal conforme sugestão da programadora. Assim como os blocos anteriores, todos estes serviços são reunidos pelo TS MUX fabricado pela TECSYS. Ao final todos os serviços estão sendo enviados para uma porta especifica da plataforma de processamento, que será tratada mais a frente.

7 TLC D. HOME & HEALTH D. KIDS LIV ANIMAL PLANET DISCOVERY CH. D. CIVILIZATION D. TURBO D. SCIENCE ASI ASI ASI ASI NAT GEO SYFY STUDIO UNIVERSAL 8 TS ASI COM 12 CANAIS MULTIPLEXADOS Figura 4-4º Bloco de canais composto por canais da Discovery Networks e canais da FOX Latin America A figura 4 apresenta os serviços que fazem parte da Discovery Networks e do pacote básico da FOX Latin América: Os canais TLC, LIV, ANIMAL PLANET e os DISCOVERY CHANNEL, CIVILIZATION, HOME & HEALTH, KIDS, SCIENCE e TURBO podem ser recebidos através do receptor D9824 da CISCO que possui uma interface de saída digital em ASI. Neste exemplo está sendo usado um receptor para receber todos os canais. Os canais SYFY, NAT GEO e STUDIO UNIVERSAL podem ser recebidos através do CISCO D9854 que possui uma interface de saída digital em ASI. Neste exemplo está sendo usado um para cada canal conforme sugestão da programadora. Neste bloco, todos estes serviços são reunidos pelo TS MUX fabricado pela TECSYS. Ao final todos os serviços estão sendo enviados para uma porta especifica da plataforma de processamento, que será apresentada a seguir. Passo 3: Head End de Multiplataforma : TMP (Tecsys Media Platform) Após a recepção de todos os serviços, agora apresentaremos como será feito seu processamento final através do TMP 900 (Tecsys Media Platfform). A figura 5 apresenta o TMP900 Tecsys Media Platform é a próxima geração de processamento de headend inteligente, equipamento que pode ser transformados em qualquer tipo de headend digital ou realizar todos os tipos de funções de headend existentes. Com uma alta capacidade de processamento em seu núcleo, este equipamento de 1RU vem com 6 slots para módulos independentes.

8 Figura 5 - TMP - Tecsys Media Platform Com diferentes módulos, que possibilitam recepção de canais livres do satélite diretamente pelo equipamento, ou placas multiplex auto ajustáveis de entra ou saída digital ASI. Simplifica substancialmente a implantação de novo sistema de DTV / IPTV para operadoras de cabo, headend em operação, ou provedores de internet que têm interesse em agregar valor a sua operação com serviços de IPTV. TMP900 vem em um chassi compacto 1RU com 2 fontes de alimentação hot-swappable e redundantes. A figura 6 apresenta uma perspectiva do painel traseiro alguns modelos de placas que são exemplificados neste artigo. Painel Traseiro Figura 6 - Perspectiva do painel traseiro e suas conexões Este TMP 900 é composto por duas placas com interface digital em ASI, uma placa com interface digital em TS/IP, uma placa scrambler e duas placas de modulação digital em QAM. A placa ASI pode receber quatro fluxos digitais de fontes diferentes, neste exemplo estas placas estão recebendo a saída dos multiplexadores TS e TS mencionado no passo anterior. A placa TS/IP tem a função de receber o sinal digital em interface IP de um ou mais

9 receptores com essa interface digital disponível. A placa Scrambler é responsável por embaralhar o sinal, esta placa está associada a um Sistema de Acesso Condicional, componente que não abordamos neste artigo, mas é responsável na parte de gerenciamento dos canais disponibilizados para o assinante, funções como autorizações, montagem de pacotes e geração de informações sobre EPG e outros detalhes sobre os canais. A placa QAM é a responsável por levar essas informações dentro de uma freqüência modulada digitalmente em QAM. A placa possui 8 portadoras adjacentes. Todas as placas do TMP 900 podem ser configuradas por meio de um software, onde além de promover a configuração das placas, apresenta status de suas configurações, informações sobre licenças disponíveis no equipamento e outras funções. A figura 7 apresenta a tela de configuração dos serviços. Figura 7 - Tela de Interação entre Entradas e interfaces de saídas Diferente do headend modular tradicional cujo chassis só fornece energia, refrigeração e habitação para módulos sem conexão de dados, o TMP900 centraliza a função de processamento e melhora substancialmente a eficiência do equipamento da confiabilidade, semelhante a uma estrutura de um servidor. Esta unidade pode ser configurada para lidar com seis módulos, sendo cada módulo pode ser configurado individualmente com base nas necessidades especificas de cada cliente, incluindo a recepção, decodificação, codificação, multiplexação por ASI para conversão IP, ou IP para ASI. Todos os seis módulos podem ser hot-swap e hot-insertion para apoiar o

10 crescimento e as necessidades dos operadores de rede. Conclusão: Concluí-se ao final deste artigo que a formação dos canais que serão parte da grade do Operador de SeAC deve-se muito mais ao tipo de tecnologia e quais serão disponibilizados através das Programadoras contratadas. Os equipamentos que são utilizados para o processamento, dependem do tipo de receptor utilizado. Receptores com interfaces de saídas analógicas são conectados a um Encoder que faz o papel de digitalizar o sinal para um formato em ASI. Receptores com interfaces digitais em ASI ou TS/IP podem ser atribuídos diretamente ao equipamento de processamento final, neste artigo citado o TMP 900. A partir dessas informações, é possível o entendimento básico do funcionamento deste novo formato de distribuição e os tipos de equipamentos necessários para tal.

Plano Basico OiTV Ligado Nº Canal Nome do Canal 1 Rede Brasil 2 Mix Tv 6 Rede TV 7 TV Bandeirantes 11 SBT 12 Globo 13 Record 20 TV Brasil 21 TV

Plano Basico OiTV Ligado Nº Canal Nome do Canal 1 Rede Brasil 2 Mix Tv 6 Rede TV 7 TV Bandeirantes 11 SBT 12 Globo 13 Record 20 TV Brasil 21 TV Plano Basico OiTV Ligado Nº Canal Nome do Canal 1 Rede Brasil 2 Mix Tv 6 Rede TV 7 TV Bandeirantes 11 SBT 12 Globo 13 Record 20 TV Brasil 21 TV Justiça 22 TV Senado 23 TV Câmara 24 TV Escola 25 NBR 26

Leia mais

DIRETORIA EXECUTIVA CLARO HDTV

DIRETORIA EXECUTIVA CLARO HDTV DIRETORIA EXECUTIVA CLARO HDTV HISTÓRICO DE PACOTES NÃO MAIS COMERCIALIZADOS Período: de Agosto 2014 a Agosto 2015 Em virtude do cumprimento da Lei Seac Nº 12.485, esse documento retrata os pacotes não

Leia mais

Combo HDTV Cinema 2012. Combo HDTV Cinema 2012. Combo HDTV Cinema 2012. Combo HDTV Cinema 2012. Combo HDTV Cinema 2012. Combo HDTV Cinema 2012

Combo HDTV Cinema 2012. Combo HDTV Cinema 2012. Combo HDTV Cinema 2012. Combo HDTV Cinema 2012. Combo HDTV Cinema 2012. Combo HDTV Cinema 2012 Os pacotes abaixo não estão disponíveis para comercialização. Pacote Canais TV GLOBO REDE RECORD FUTURA SBT TV NOVO TEMPO REDE BANDEIRANTES REDE TV BOA VONTADE TV POLISHOP WOOHOO BANDSPORTS FOX SPORTS

Leia mais

DIRETORIA EXECUTIVA CLARO HDTV

DIRETORIA EXECUTIVA CLARO HDTV DIRETORIA EXECUTIVA CLARO HDTV HISTÓRICO DE PACOTES NÃO MAIS COMERCIALIZADOS Período: de Junho 2014 a Junho 2015 Em virtude do cumprimento da Lei Seac Nº 12.485, esse documento retrata os pacotes não mais

Leia mais

* Composição dos Pacotes a partir de 09/01/14.

* Composição dos Pacotes a partir de 09/01/14. * Composição dos Pacotes a partir de 09/01/14. Nome: SKY FIT 2013-91 canais Nome: NEW SKY LIGHT 2013-126 canais Nome: SKY MIX SD 2013-134 canais Nome: SKY MIX HD 2013-155 canais 450 Canal de Música - Kids

Leia mais

Combo HDTV Cinema 2012. Combo HDTV Cinema 2012. Combo HDTV Cinema 2012. Combo HDTV Cinema 2012. Combo HDTV Cinema 2012. Combo HDTV Cinema 2012

Combo HDTV Cinema 2012. Combo HDTV Cinema 2012. Combo HDTV Cinema 2012. Combo HDTV Cinema 2012. Combo HDTV Cinema 2012. Combo HDTV Cinema 2012 Os pacotes abaixo não estão disponíveis para comercialização. Pacote Canais TV GLOBO REDE RECORD FUTURA SBT TV NOVO TEMPO REDE BANDEIRANTES REDE TV BOA VONTADE TV POLISHOP WOOHOO BANDSPORTS FOX SPORTS

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS CANAIS DE PROGRAMAÇÃO DAS PROGRAMADORAS REGULARMENTE CREDENCIADAS NA ANCINE 06/02/2015

CLASSIFICAÇÃO DOS CANAIS DE PROGRAMAÇÃO DAS PROGRAMADORAS REGULARMENTE CREDENCIADAS NA ANCINE 06/02/2015 CLASSIFICAÇÃO DOS CANAIS DE PROGRAMAÇÃO DAS PROGRAMADORAS REGULARMENTE CREDENCIADAS NA ANCINE 06/02/2015 Em cumprimento ao disposto no art. 22 da Instrução Normativa nº 100 de 29 de maio de 2012, a ANCINE

Leia mais

PLANOS NÃO COMERCIALIZADOS TV A CABO 2013 LEVE HD

PLANOS NÃO COMERCIALIZADOS TV A CABO 2013 LEVE HD PLANOS NÃO COMERCIALIZADOS TV A CABO 2013 LEVE HD Canais Abertos e Obrigatórios - 26 canais Canais Abertos e Obrigatórios - 5 canais HD 2 TV Câmara 194 Cultura HD 3 SBT 196 Bandeirantes HD 5 TV Educativa

Leia mais

COMBO HDTV CINEMA 2012: 5 - TV GLOBO, 7 - REDE RECORD, 8 - FUTURA, 9 - SBT, 14 - TV NOVO TEMPO, 15 - REDE BANDEIRANTES, 16 - REDE TV, 19 - SHOPTIME,

COMBO HDTV CINEMA 2012: 5 - TV GLOBO, 7 - REDE RECORD, 8 - FUTURA, 9 - SBT, 14 - TV NOVO TEMPO, 15 - REDE BANDEIRANTES, 16 - REDE TV, 19 - SHOPTIME, COMBO HDTV CINEMA 2012: 5 - TV GLOBO, 7 - REDE RECORD, 8 - FUTURA, 9 - SBT, 14 - TV NOVO TEMPO, 15 - REDE BANDEIRANTES, 16 - REDE TV, 19 - SHOPTIME, 20 - BOA VONTADE TV, 21 - POLISHOP, 24 - CNN INTERNACIONAL,

Leia mais

Planos não comercializados

Planos não comercializados Planos não comercializados Oi TV Mais HD Oi TV Mais HD Oi TV Mais Telecine HD Oi TV Mais Telecine HD Nº Canal Nome do Canal Nº Canal Nome do Canal Nº Canal Nome do Canal Nº Canal Nome do Canal 1 Rede Brasil

Leia mais

Ranking Audiência. Canais Globosat. Fonte: Ibope MW - Abr/12 a Jun/12 - Pay tv 8 merc

Ranking Audiência. Canais Globosat. Fonte: Ibope MW - Abr/12 a Jun/12 - Pay tv 8 merc Ranking Audiência Fonte: Ibope MW - Abr/12 a Jun/12 - Pay tv 8 merc Canais Globosat UNIVERSO IND c/pay tv HH ABCDE 04+ Rat% {Media(Pond)} Rat# {Media(Pond)} Rat% {Media(Pond)} Rat# {Media(Pond)} Aff% {Org}

Leia mais

DIRETORIA EXECUTIVA CLARO HDTV

DIRETORIA EXECUTIVA CLARO HDTV DIRETORIA EXECUTIVA CLARO HDTV HISTÓRICO DE PACOTES NÃO MAIS COMERCIALIZADOS Período: de Maio 2014 a Maio 2015 Em virtude do cumprimento da Lei Seac Nº 12.485, esse documento retrata os pacotes não mais

Leia mais

Planos comercializados

Planos comercializados Planos comercializados Plano Básico Oi TV (distribuição obrigtória) Oi TV Livre HD Oi TV Livre HD Oi TV Start HD Oi TV Start HD Oi TV Mix HD Oi TV Mix HD Nº Canal Nome do Canal Nº Canal Nome do Canal Nº

Leia mais

Pacotes Vivo TV Plus Tecnologia: Cabo Praça: São Paulo/SP

Pacotes Vivo TV Plus Tecnologia: Cabo Praça: São Paulo/SP 2 Cultura Cultura Cultura Cultura 4 SBT SBT SBT SBT 5 Globo Globo Globo Globo 6 Guia Vivo TV Guia Vivo TV Guia Vivo TV Guia Vivo TV 7 Record Record Record Record 9 RedeTV! RedeTV! RedeTV! RedeTV! 10 Polishop

Leia mais

* Composição dos Pacotes a partir de 30/07/13.

* Composição dos Pacotes a partir de 30/07/13. * Composição dos Pacotes a partir de 30/07/13. Nome: SKY FIT 2013 Nome: NEW SKY LIGHT 2013 Nome: SKY MIX SD 2013 Nome: SKY MIX HD 2013 Adultos Adultos Adultos Adultos Áudio Áudio Áudio Áudio 465 Canal

Leia mais

Pacotes não mais comercializados

Pacotes não mais comercializados Brusque/SC Basic 96 Rede Vida 97 TV Genesis 98 Tv Justiça 6 Canal Comunitário 7 NBR 8 TV Câmara 9 TV Legislativa 10 TV Senado 11 Canal Universitário 12 TV Escola 13 TV CEI 14 TV Cultura 15 TV Canção Nova

Leia mais

Canais Vivo TV Tecnologia: Cabo Digital Praças: São Paulo/SP, Curitiba/PR

Canais Vivo TV Tecnologia: Cabo Digital Praças: São Paulo/SP, Curitiba/PR Tecnologia: Cabo Digital Praças:, 2 Cultura Band 4 SBT SBT 5 Globo CNT 6 Guia Vivo TV Guia Vivo TV 7 Record Record 9 RedeTV! Paraná Educativa 10 Polishop Polishop 11 Gazeta RedeTV! 12 RBI TV Globo 13 Band

Leia mais

Line up de pacotes não mais comercializados pela Viacabo. Basic. Light. Plus. Cachoeiro do Itapemirim/ES. Disponibilizado em Abril de 2014

Line up de pacotes não mais comercializados pela Viacabo. Basic. Light. Plus. Cachoeiro do Itapemirim/ES. Disponibilizado em Abril de 2014 Cachoeiro do Itapemirim/ES Basic 96 TV Câmara 97 TV Legislativa 98 TV Senado 99 TV Justiça 7 Canal Comunitário 8 Rede Vida 9 Canção Nova 10 Genesis 11 RIT 12 TV Escola 13 TV CEI 14 Canal Universitário

Leia mais

Planos comercializados

Planos comercializados Planos comercializados Plano Básico Oi TV (distribuição obrigtória) Oi TV Livre HD Oi TV Livre HD Oi TV Start HD Oi TV Start HD Oi TV Mix HD Oi TV Mix HD Nº Canal Nome do Canal Nº Canal Nome do Canal Nº

Leia mais

O PLC 116 e os serviços de televisão por assinatura no Brasil

O PLC 116 e os serviços de televisão por assinatura no Brasil O PLC 116 e os serviços de televisão por assinatura no Brasil Audiência no Senado Federal 1º de dezembro 2010 Manoel Rangel Diretor-presidente - ANCINE Competição: o principal ponto do PLC 116 Abertura

Leia mais

FIT 2011 FIT 2011 HD + FIT 2011 HD + FIT 2011 HD + FIT 2011 FILMES E FIT 2011 FLEX FIT 2011 HD + + HBO MAX + HD + FIT 2011 MAX TELE- TELE- TELE- CINE

FIT 2011 FIT 2011 HD + FIT 2011 HD + FIT 2011 HD + FIT 2011 FILMES E FIT 2011 FLEX FIT 2011 HD + + HBO MAX + HD + FIT 2011 MAX TELE- TELE- TELE- CINE Д1Х3 + HBO + HBO + MA + + HBO 3 HBO MA HBO MA + + + + HBO 3 MA + + MA + + HBO MA HBO MA MA + + ESPOR- + HBO MA + + HBO + INFAN- + + NOTБ0И1- + + + + HBO 10 + HBO 3 + + MA ESPOR- HBO 3 HBO MA INFAN- + 6

Leia mais

Universal Channel 31 TNT Fox TBS Tru TV Boomerang Plus

Universal Channel 31 TNT Fox TBS Tru TV Boomerang Plus Dourados/MS Basic 3 6 Canal Comunitário 4 7 NBR 5 8 TV Câmara 6 9 TV Assembléia 7 10 TV Senado 8 12 TV Brasil 9 13 TV Justiça 10 14 TV Cultura 11 16 RIT (TV Cidade Modelo) 12 17 Rede Mundo Maior 13 18

Leia mais

PLANOS OFERECIDOS PELA CABOVISÃO GRADE DE CANAIS DE CADA PACOTE E PREÇOS, VIDE ABAIXO

PLANOS OFERECIDOS PELA CABOVISÃO GRADE DE CANAIS DE CADA PACOTE E PREÇOS, VIDE ABAIXO PLANOS OFERECIDOS PELA CABOVISÃO PACOTE "FIQUE TV LIGHT" PACOTE "ESSENCIAL" PACOTE "MULTI" PACOTE "PREMIUM" PACOTES À LARTE DISPONÍVEIS PARA INCLUSÃO NOS PACOTES: ESSENCIAL, MULTI E PREMIUM GRADE DE CANAIS

Leia mais

DIA 24/03/2016 INÍCIO FIM DURAÇÃO CANAIS SATÉLITE

DIA 24/03/2016 INÍCIO FIM DURAÇÃO CANAIS SATÉLITE Informamos que entre os dias 24/03 e 03/04 vamos ter Interferência Solar em alguns canais durante os horários descritos na tabela abaixo: DIA 24/03/2016 13:35:42 13:44:17 00:08:35 13:58:16 14:07:16 00:09:00

Leia mais

DIA 24/03/2014 DIA 25/03/2014

DIA 24/03/2014 DIA 25/03/2014 DIA 24/03/2014 14:00:42 14:05:12 04:30 15:02:01 15:09:31 07:30 DIA 25/03/2014 13:34:56 13:44:41 09:45 13:57:15 14:08:00 10:45 14:59:22 15:11:32 12:10 DIA 26/03/2014 10:10:00 10:13:00 03:00 Record News,

Leia mais

PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO - Pacote FAMILIA CINEMA HD MAIS N 234

PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO - Pacote FAMILIA CINEMA HD MAIS N 234 PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO - Pacote FAMILIA CINEMA HD MAIS N 234 EMPRESA Embratel TV Sat Telecomunicações S.A. EMBRATEL TV SAT. NOME DO PLANO Pacote FAMILIA CINEMA HD MAIS DESCRIÇÃO RESUMIDA Pacote FAMILIA

Leia mais

SD Regional Net, Vivo TV

SD Regional Net, Vivo TV Agronegócio Canal do Boi Neo TV SBa1.com Agronegócio Canal Rural Neo Sky canalrural.com.br Agronegócio Terra Viva Neo TV tvterraviva.band.uol.com.br Animal Planet 12.841.631 animalplanetbrasil.com 15.406.380

Leia mais

Planos Claro Online Turbo Com Desconto

Planos Claro Online Turbo Com Desconto Planos Claro Online Turbo Com Desconto 2 GB 4 GB 5 GB 6 GB 7 GB 9 GB 11 GB 50 MIN 100 MIN 200 MIN 300 MIN 400 MIN 600 MIN 1200 MIN R$89,99 R$121,49 R$144,49 R$178,49 R$194,99 R$262,49 R$329,99 Internet

Leia mais

REGULAMENTO DOS CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS ADICIONAIS DE TV POR ASSINATURA

REGULAMENTO DOS CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS ADICIONAIS DE TV POR ASSINATURA REGULAMENTO DOS CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS ADICIONAIS DE TV POR ASSINATURA Esta Promoção é realizada pela Vivo. A promoção decorre da contratação mensal ou eventual de canais adicionais ( Canais A La Carte

Leia mais

Mercado Audiovisual no Brasil

Mercado Audiovisual no Brasil Mercado Audiovisual no Brasil Cinema Cinema Sobre o Cinema Nacional Ciclo de crescimento: produção nacional vem ocupando o mercado de forma continuada e consistente; Público de filmes brasileiros em 2009:

Leia mais

PACOTE DE TV POR ASSINATURA

PACOTE DE TV POR ASSINATURA PACOTE DE TV POR ASSINATURA PACOTE 016 A. Empresa: Oi Móvel SA B. Nome do Pacote: Oi TV Mega C. Identificação para a Anatel: Oi TV Mega D. Descrição Resumida: Pacote de canais distribuído através da tecnologia

Leia mais

PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO - Pacote FAMILIA TELECINE HD MAIS N 232

PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO - Pacote FAMILIA TELECINE HD MAIS N 232 PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO - Pacote FAMILIA TELECINE HD MAIS N 232 EMPRESA Embratel TV Sat Telecomunicações S.A. EMBRATEL TV SAT. NOME DO PLANO Pacote FAMILIA TELECINE HD MAIS DESCRIÇÃO RESUMIDA Pacote

Leia mais

* Composição dos Pacotes a partir de 11/09/13.

* Composição dos Pacotes a partir de 11/09/13. * Composição dos Pacotes a partir de 11/09/13. Nome: SKY FIT 2013 Nome: NEW SKY LIGHT 2013 Nome: SKY MIX SD 2013 Nome: SKY MIX HD 2013 Adultos Adultos Adultos Adultos Áudio Áudio Áudio Áudio 465 Canal

Leia mais

Algar Telecom lança TV por assinatura via satélite

Algar Telecom lança TV por assinatura via satélite Algar Telecom lança TV por assinatura via satélite Com investimentos de mais de R$ 160 milhões, empresa amplia seu portfólio de serviços São Paulo, 20 de maio de 2010 A Algar Telecom, empresa de telecomunicações

Leia mais

Página 1 de Anotações Não Arquivadas

Página 1 de Anotações Não Arquivadas Recorte de tela efetuado: 22/03/2010; 19:39 Página 1 de Anotações Não Arquivadas Recorte de tela efetuado: 04/08/2010; 06:56 Página 2 de Anotações Não Arquivadas Recorte de tela efetuado: 16/08/2010; 09:38

Leia mais

SINAL PARA PUBLICIDADE OPERADORAS. Independentes, Neo TV. Claro TV, Independentes, Neo TV, Net, Oi TV, Sky. Claro TV, Independentes, Neo TV

SINAL PARA PUBLICIDADE OPERADORAS. Independentes, Neo TV. Claro TV, Independentes, Neo TV, Net, Oi TV, Sky. Claro TV, Independentes, Neo TV Agronegócio Canal do Boi Neo TV SBa1.com Agronegócio Canal Rural TV, Sky canalrural.com.br Agronegócio Terra Viva Neo TV tvterraviva.band.uol.com.br Animal Planet 12.907.538 animalplanetbrasil.com 15.554.548

Leia mais

NET Serviços chega a Vitória e Vila Velha com a mais moderna oferta de serviços de comunicação

NET Serviços chega a Vitória e Vila Velha com a mais moderna oferta de serviços de comunicação NET Serviços chega a Vitória e Vila Velha com a mais moderna oferta de serviços de comunicação Com a integração da ESC 90, a NET Serviços passa a operar em Vitória e Vila Velha e traz para a cidade o seu

Leia mais

* Composição dos Pacotes a partir de 18/03/13.

* Composição dos Pacotes a partir de 18/03/13. * Composição dos Pacotes a partir de 18/03/13. Nome: SKY FIT 2013 Nome: NEW SKY LIGHT 2013 Nome: SKY MIX SD 2013 Nome: SKY MIX HD 2013 Adultos Adultos Adultos Adultos Áudio Áudio Áudio Áudio 465 Canal

Leia mais

1 of 5 14/9/2010 12:58

1 of 5 14/9/2010 12:58 Lista impressa do Portal BSD Satélite e TV Digital www.portalbsd.com.br Satélite: Galaxy 28 (C/Ku) Última Atualização: 03/09/2010 11734 H 6666 11759 H 11800 H 2/3 Feed (Outros SRs: 3330, 4440) DVBS Dados

Leia mais

Cenário Globosat de Distribuição de Conteúdo

Cenário Globosat de Distribuição de Conteúdo Cenário Globosat de Distribuição de Conteúdo 16 de Junho de 2009 Marcio Albernaz A Globosat Sede no Rio Comprido, Rio de Janeiro. Fundada em 1991 04 canais e nenhum assinante. Maior Programadora do Brasil.

Leia mais

Conteúdo Audiovisual em tempos de Convergência Tecnológica

Conteúdo Audiovisual em tempos de Convergência Tecnológica Conteúdo Audiovisual em tempos de Convergência Tecnológica Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal ABTA Alexandre Annenberg 23/08/2007 Os marcos regulatórios

Leia mais

NET chega a Guarulhos

NET chega a Guarulhos NET chega a Guarulhos Com a integração da BIGTV, a NET passa a operar em Guarulhos e traz para a cidade todo seu portfólio de produtos inovadores Guarulhos, 21 de maio de 2009 A NET Serviços, empresa brasileira

Leia mais

JARBAS JOSÉ VALENTE. Presidente Substituto da Agência Nacional de Telecomunicações

JARBAS JOSÉ VALENTE. Presidente Substituto da Agência Nacional de Telecomunicações JARBAS JOSÉ VALENTE Presidente Substituto da Agência Nacional de Telecomunicações Brasília, 4 de junho de 2013 Agenda Lei da Comunicação Audiovisual de Acesso Condicionado (Lei n. 12.485, de 11/09/2012);

Leia mais

Porque a vida é Multi

Porque a vida é Multi MULTIPLAY TV MULTIPLAY TV CINE LIGHT MULTIPLAY TV HBO LIGHT MULTIPLAY TV CINEMA LIGHT 85 canais = 49 canais + 36 canais de áudio/rádio MULTIPLAY TV + CANAIS ABAIXO: MULTIPLAY TV + CANAIS ABAIXO: MULTIPLAY

Leia mais

STANDARD MASTER ADVANCED

STANDARD MASTER ADVANCED STANDARD MASTER ADVANCED MASTER DIGITAL MASTER HD 32 canais 71 Bloomberg 82 RAI 84 Eurochannel 86 Sic Internacional 54 canais 38 SportV 2 56 Disney 60ESPN Internacional 71 Bloomberg 84 Eurochannel 86 Sic

Leia mais

SKY LANÇA NOVOS CANAIS

SKY LANÇA NOVOS CANAIS SKY LANÇA NOVOS CANAIS 13 novos canais entram no line-up, entre eles 12 em alta definição; Operadora chega à marca de até 67 canais HD com esse lançamento; Disposição da grade passará por mudanças e canais

Leia mais

Canal Oi 1006 viva 1036 Playboy TV 1151 Cine Max 1251 Cançao Nova 233 RIT 235 CNT 236 rede brasil 237 tooncats 365 RTPi 442 RAI 449 NHK 458 curta 552

Canal Oi 1006 viva 1036 Playboy TV 1151 Cine Max 1251 Cançao Nova 233 RIT 235 CNT 236 rede brasil 237 tooncats 365 RTPi 442 RAI 449 NHK 458 curta 552 CANALES AMAZONAS NAME CHANNEL SID EPTV sul de minas 1017 TV rio sul 1019 TV bahia 1541 RBS porto alegre 1542 TV Gaceta 2005 TV Justicia 195 TV Escola 198 Rede TV 224 Ideal TV 227 Rede Vida 229 Aparecida

Leia mais

PLANO DE SERVIÇO TV POR ASSINATURA TOP 4K PREMIUM

PLANO DE SERVIÇO TV POR ASSINATURA TOP 4K PREMIUM PLANO DE SERVIÇO TV POR ASSINATURA TOP 4K PREMIUM Plano de Serviço n.29 1. Aplicação Este Plano de Serviço de TV é aplicável a autorizatária Claro S/A (Sucessora por incorporação da Net Serviços de Comunicação

Leia mais

Impactos da Lei de TV Paga

Impactos da Lei de TV Paga Impactos da Lei de TV Paga ABDTIC, Rio de Janeiro, 24 agosto de 2014 Alex PatezGalvão Superintendente de Análise de Mercado Superintendência de Análise de Mercado A apresentação A Superintendência de Análise

Leia mais

TV + INTERNET + FIXO + CELULAR

TV + INTERNET + FIXO + CELULAR COMBO MULTI CLARO (áreas não cabeadas) USO INTERNO Você sabe o que é o Combo Multi? COMBO MULTI É A VENDA COMBINADA DOS SERVIÇOS: + INTERNET + FIXO + CELULAR É VANTAGEM E ECONOMIA PARA TODA A FAMÍLIA!

Leia mais

Roteamento e Comutação

Roteamento e Comutação Roteamento e Comutação Design de Rede Local Design Hierárquico Este design envolve a divisão da rede em camadas discretas. Cada camada fornece funções específicas que definem sua função dentro da rede

Leia mais

Indicadores de mercado: total de assinantes por canal e por Estado. Janeiro de 2010 - Ano XIV

Indicadores de mercado: total de assinantes por canal e por Estado. Janeiro de 2010 - Ano XIV de mercado: total de assinantes por canal e por Estado n ú m e r o 155 Janeiro de 2010 - Ano XIV número 155 - Janeiro de 2009 - Ano XIV Rua Sergipe, 401/Conj. 1.111 Higienópolis 01243-001 São Paulo (SP)

Leia mais

www.vwsolucoes.com Copyright 2013 VW Soluções

www.vwsolucoes.com Copyright 2013 VW Soluções 1 1. Especificação técnicas: Dimensões do módulo 4EA2SA v1.0: 100 mm x 56 mm Peso aproximado: xxx gramas (montada). Alimentação do circuito : 12 ou 24Vcc Tipo de comunicação: RS232 ou RS485 Tensão de referencia:

Leia mais

Fundamentos de Hardware

Fundamentos de Hardware Fundamentos de Hardware Curso Técnico em Informática SUMÁRIO PLACAS DE EXPANSÃO... 3 PLACAS DE VÍDEO... 3 Conectores de Vídeo... 4 PLACAS DE SOM... 6 Canais de Áudio... 7 Resolução das Placas de Som...

Leia mais

Placa Acessório Modem Impacta

Placa Acessório Modem Impacta manual do usuário Placa Acessório Modem Impacta Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. A Placa Modem é um acessório que poderá ser utilizado em todas as centrais

Leia mais

APLICAÇÃO REDE APLICAÇÃO APRESENTAÇÃO SESSÃO TRANSPORTE REDE LINK DE DADOS FÍSICA 1/5 PROTOCOLOS DE REDE

APLICAÇÃO REDE APLICAÇÃO APRESENTAÇÃO SESSÃO TRANSPORTE REDE LINK DE DADOS FÍSICA 1/5 PROTOCOLOS DE REDE 1/5 PROTOCOLOS DE O Modelo OSI O OSI é um modelo usado para entender como os protocolos de rede funcionam. Para facilitar a interconexão de sistemas de computadores, a ISO (International Standards Organization)

Leia mais

PLANO DE SERVIÇO TV POR ASSINATURA

PLANO DE SERVIÇO TV POR ASSINATURA 1. Aplicação PLANO DE SERVIÇO TV POR ASSINATURA Plano nº 200 Pacote Fácil Este Plano de Serviço de TV é aplicável a autorizatária Embratel TV Sat Telecomunicações S.A., denominada doravante como Claro

Leia mais

Aula 02 Conceitos básicos elipse. INFORMÁTICA INDUSTRIAL II ENG1023 Profª. Letícia Chaves Fonseca leticia.chavesfonseca@gmail.com

Aula 02 Conceitos básicos elipse. INFORMÁTICA INDUSTRIAL II ENG1023 Profª. Letícia Chaves Fonseca leticia.chavesfonseca@gmail.com Aula 02 Conceitos básicos elipse INFORMÁTICA INDUSTRIAL II ENG1023 Profª. Letícia Chaves Fonseca leticia.chavesfonseca@gmail.com 1. Introdução O Elipse E3 trabalha totalmente orientado para a operação

Leia mais

Redes de Dados e Comunicações. Prof.: Fernando Ascani

Redes de Dados e Comunicações. Prof.: Fernando Ascani Redes de Dados e Comunicações Prof.: Fernando Ascani Redes Wireless / Wi-Fi / IEEE 802.11 Em uma rede wireless, os adaptadores de rede em cada computador convertem os dados digitais para sinais de rádio,

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Prof. Marcelo Sabaris Carballo Pinto Gerenciamento de Dispositivos Gerenciamento de Dispositivos de E/S Introdução Gerenciador de Dispositivos Todos os dispositivos

Leia mais

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA AS CÂMARAS MUNICIPAIS INTEGRANTES DA REDE LEGISLATIVA DE RÁDIO E TV

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA AS CÂMARAS MUNICIPAIS INTEGRANTES DA REDE LEGISLATIVA DE RÁDIO E TV ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA AS CÂMARAS MUNICIPAIS INTEGRANTES DA REDE LEGISLATIVA DE RÁDIO E TV 1. Nova configuração de transmissão via Satélite A Câmara dos Deputados irá adotar uma nova configuração de

Leia mais

PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO - Pacote Essencial sem Fidelidade N 204

PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO - Pacote Essencial sem Fidelidade N 204 PLANO ALTERNATIVO DE SERVIÇO - Pacote Essencial sem Fidelidade N 204 EMPRESA Embratel TV Sat Telecomunicações S.A. EMBRATEL TV SAT. NOME DO PLANO Essencial sem Fidelidade DESCRIÇÃO RESUMIDA Pacote Essencial

Leia mais

III.2. CABLE MODEMS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS UNIDADE III SISTEMAS HÍBRIDOS

III.2. CABLE MODEMS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS UNIDADE III SISTEMAS HÍBRIDOS 1 III.2. CABLE MODEMS III.2.1. DEFINIÇÃO Cable modems são dispositivos que permitem o acesso em alta velocidade à Internet, através de um cabo de distribuição de sinais de TV, num sistema de TV a cabo.

Leia mais

Sky Brazil on Intelsat 11 at 43.1 W

Sky Brazil on Intelsat 11 at 43.1 W 1 of 9 14/9/2010 13:03 Advertising Assine SKY - TV é Isso Com SKY, Você Assiste o Melhor do Futebol em na sua TV. Aproveite! www.sky.com.br Receptores de TV digital Ofertas com preço muito baixo no Cata

Leia mais

PLANO DE SERVIÇO TV POR ASSINATURA NET TOP HD MAX

PLANO DE SERVIÇO TV POR ASSINATURA NET TOP HD MAX PLANO DE SERVIÇO TV POR ASSINATURA NET TOP HD MAX 1. Aplicação Plano de Serviço Este Plano de Serviço de TV é aplicável a autorizatária Claro S/A (Sucessora por incorporação da Net Serviços de Comunicação

Leia mais

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos MÓDULO 7 Modelo OSI A maioria das redes são organizadas como pilhas ou níveis de camadas, umas sobre as outras, sendo feito com o intuito de reduzir a complexidade do projeto da rede. O objetivo de cada

Leia mais

Software de rede e Modelo OSI André Proto UNESP - São José do Rio Preto andre.proto@sjrp.unesp.br O que será abordado Hierarquias de protocolos (camadas) Questões de projeto relacionadas às camadas Serviços

Leia mais

Projeto de Arquitetura

Projeto de Arquitetura Introdução Projeto de Arquitetura (Cap 11 - Sommerville) UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Curso de Ciência da Computação Engenharia de Software I Prof. Rômulo Nunes de Oliveira Até agora, estudamos: Os

Leia mais

Histórico da Revisão. Versão Descrição Autor. 1.0 Versão Inicial

Histórico da Revisão. Versão Descrição Autor. 1.0 Versão Inicial 1 of 14 27/01/2014 17:33 Sistema de Paginação de Esportes Universitários Documento de Arquitetura de Software Versão 1.0 Histórico da Revisão Data 30 de novembro de 1999 Versão Descrição Autor 1.0 Versão

Leia mais

Visualizando um vídeo através do Servidor de Streaming

Visualizando um vídeo através do Servidor de Streaming Visualizando um vídeo através do Servidor de Streaming Função do Servidor de Streaming Quando existem muitos usuários acessando remotamente uma câmera para realizar a visualização ao vivo ou fazer gerenciamento,

Leia mais

Protocolos de Redes Revisão para AV I

Protocolos de Redes Revisão para AV I Protocolos de Redes Revisão para AV I 01 Aula Fundamentos de Protocolos Conceituar protocolo de rede; Objetivos Compreender a necessidade de um protocolo de rede em uma arquitetura de transmissão entre

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA. Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT)

AUDIÊNCIA PÚBLICA. Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT) AUDIÊNCIA PÚBLICA Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT) Assunto INFORMAÇÕES ACERCA DA APROVAÇÃO PELA AGÊNCIA REGULADORA DE LICENÇA PARA A TELEFÔNICA PRESTAR

Leia mais

A POTÊNCIA DO WiNG SIMPLIFICADA

A POTÊNCIA DO WiNG SIMPLIFICADA A POTÊNCIA DO WiNG SIMPLIFICADA FINALMENTE. CONEXÃO DE REDES SEM FIO DE ALTO DESEMPENHO DE CLASSE EMPRESARIAL SIMPLIFICADA PARA EMPRESAS MENORES. Por menor que seja sua empresa, com certeza tem muitas

Leia mais

Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP

Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP Paulo Fernando da Silva psilva@senior.com.br Sérgio Stringari stringari@furbbr Resumo. Este artigo apresenta a especificação

Leia mais

O Modelo DX sumário executivo

O Modelo DX sumário executivo White Paper O Modelo DX sumário executivo INTRODUÇÃO 2 O MODELO BROADCAST 3 MODELO TRADICIONAL DE BROADCAST 3 O MODELO DX 4 NOVOS MODELOS DE RECEITA 5 O MODELO DX PARA TELAS COLETIVAS 6 1 www.dx.tv.br

Leia mais

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Multiplexadores Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Transmissor 1 Receptor 1 Transmissor 2 Multiplexador Multiplexador Receptor 2 Transmissor 3 Receptor 3 Economia

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO MANUAL DE CONFIGURAÇÃO Índice Conteúdo Página Legendas 3 1.0 Primeiro acesso 5 2.0 Cadastro de login e senha 6 3.0 Configuração do Blocker 7 3.1 Senha de acesso 8 3.2 Grade de Horário 9 3.2.1 Configurando

Leia mais

Arquitetura de Redes: Camadas de Protocolos (Parte I) Prof. Eduardo

Arquitetura de Redes: Camadas de Protocolos (Parte I) Prof. Eduardo Arquitetura de Redes: Camadas de Protocolos (Parte I) Prof. Eduardo Introdução O que é Protocolo? - Para que os pacotes de dados trafeguem de uma origem até um destino, através de uma rede, é importante

Leia mais

Transmissor ATLAS DVA UHF Estado-Sólido da HARRIS.

Transmissor ATLAS DVA UHF Estado-Sólido da HARRIS. Transmissor ATLAS DVA UHF Estado-Sólido da HARRIS. Esta nova série de transmissores, com potências variando entre 2,5 e 30 KW, revoluciona o mercado de transmissão UHF e já entra no Brasil com algumas

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web;

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; CONCEITOS INICIAIS Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; O que é necessário para se criar páginas para a Web; Navegadores; O que é site, Host, Provedor e Servidor Web; Protocolos.

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

Novo cabo HDMI AVIS da Discabos

Novo cabo HDMI AVIS da Discabos sac@discabos.com.br www.discabos.com.br Novo cabo HDMI AVIS da Discabos O primeiro cabo HDMI High Speed (1.4) com Ethernet e retorno de áudio. O padrão HDMI acaba de se tornar muito mais poderoso, com

Leia mais

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express

Tecnologia PCI express. Introdução. Tecnologia PCI Express Tecnologia PCI express Introdução O desenvolvimento de computadores cada vez mais rápidos e eficientes é uma necessidade constante. No que se refere ao segmento de computadores pessoais, essa necessidade

Leia mais

7.Conclusão e Trabalhos Futuros

7.Conclusão e Trabalhos Futuros 7.Conclusão e Trabalhos Futuros 158 7.Conclusão e Trabalhos Futuros 7.1 Conclusões Finais Neste trabalho, foram apresentados novos métodos para aceleração, otimização e gerenciamento do processo de renderização

Leia mais

Leitor MaxProx-Lista-PC

Leitor MaxProx-Lista-PC Leitor MaxProx-Lista-PC O leitor de cartões de proximidade MaxProx-Lista-PC é destinado aos Integradores de Controle de Acesso. Ele foi especialmente projetado para controle de acesso, para ser usado Stand

Leia mais

3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio

3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio 32 3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio Este capítulo apresenta o framework orientado a aspectos para monitoramento e análise de processos de negócio

Leia mais

Rede Corporativa. Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro. Introdução

Rede Corporativa. Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro. Introdução Tutorial 10 mar 2009 Fabio Montoro Rede Corporativa Introdução Rede corporativa é um sistema de transmissão de dados que transfere informações entre diversos equipamentos de uma mesma corporação, tais

Leia mais

Manual dos Serviços de Interoperabilidade

Manual dos Serviços de Interoperabilidade MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Manual dos Serviços de Interoperabilidade Sumário Lista de Figuras...3 Lista de Tabelas...4 Introdução...5

Leia mais

Encontro NEOTV 2012. Regulamento e Processo de Outorgas do SeAC

Encontro NEOTV 2012. Regulamento e Processo de Outorgas do SeAC Encontro NEOTV 2012 Regulamento e Processo de Outorgas do SeAC José Mares Guia Junior Gerente-Geral de Regulamentação, Outorga e Licenciamento de Serviços por Assinatura Ângela Beatriz Cardoso de Oliveira

Leia mais

NET, Claro e Embratel se unem para transformar a oferta de telecomunicações e entretenimento no Brasil

NET, Claro e Embratel se unem para transformar a oferta de telecomunicações e entretenimento no Brasil NET, Claro e Embratel se unem para transformar a oferta de telecomunicações e entretenimento no Brasil Empresas investem na integração das suas redes e lançam a mais completa oferta convergente de serviços

Leia mais

NET revoluciona oferta de HD com novos produtos e conteúdos em alta definição

NET revoluciona oferta de HD com novos produtos e conteúdos em alta definição NET revoluciona oferta de HD com novos produtos e conteúdos em alta definição Pioneira em alta definição no Brasil, NET lança novo decodificador HD e novos pacotes de canais neste formato, disponíveis

Leia mais

5.2 MAN s (Metropolitan Area Network) Redes Metropolitanas

5.2 MAN s (Metropolitan Area Network) Redes Metropolitanas MÓDULO 5 Tipos de Redes 5.1 LAN s (Local Area Network) Redes Locais As LAN s são pequenas redes, a maioria de uso privado, que interligam nós dentro de pequenas distâncias, variando entre 1 a 30 km. São

Leia mais

Newsletter NETUNO DA VENEZUELA É O NOVO CLIENTE ATACADISTA DTH DA MEDIA NETWORKS. NetUno é um dos quatro operadores mais importantes da Venezuela

Newsletter NETUNO DA VENEZUELA É O NOVO CLIENTE ATACADISTA DTH DA MEDIA NETWORKS. NetUno é um dos quatro operadores mais importantes da Venezuela NETUNO DA VENEZUELA É O NOVO CLIENTE ATACADISTA DTH DA MEDIA NETWORKS Veja mais NetUno é um dos quatro operadores mais importantes da Venezuela Somam-se os novos canais Solução perfeita para os pequenos

Leia mais

PLANO DE SERVIÇO TV POR ASSINATURA NET TV EMPRESA COMPACTO HD

PLANO DE SERVIÇO TV POR ASSINATURA NET TV EMPRESA COMPACTO HD PLANO DE SERVIÇO TV POR ASSINATURA NET TV EMPRESA COMPACTO HD 1. Aplicação Plano nº (Denominação do Plano de Serviço) Este Plano de Serviço de TV é aplicável a autorizatária Net Serviços de Comunicação

Leia mais

TELECOMUNICAÇÕES E REDES

TELECOMUNICAÇÕES E REDES TELECOMUNICAÇÕES E REDES 1 OBJETIVOS 1. Quais são as tecnologias utilizadas nos sistemas de telecomunicações? 2. Que meios de transmissão de telecomunicações sua organização deve utilizar? 3. Como sua

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Imagem via Celular (isic) baseado no sistema operacional Android

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Imagem via Celular (isic) baseado no sistema operacional Android MANUAL DO USUÁRIO Software de Imagem via Celular (isic) baseado no sistema operacional Android Software de Imagem via Celular (isic) baseado no sistema operacional Android Esse software possui tecnologia

Leia mais

Funções de Posicionamento para Controle de Eixos

Funções de Posicionamento para Controle de Eixos Funções de Posicionamento para Controle de Eixos Resumo Atualmente muitos Controladores Programáveis (CPs) classificados como de pequeno porte possuem, integrados em um único invólucro, uma densidade significativa

Leia mais