Auto da Barca do Inferno

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Auto da Barca do Inferno"

Transcrição

1 Auto da Barca do Inferno

2 Cena 1 ENTRADA DO FIDALGO O primeiro interlocutor é um Fidalgo, um nobre, que chega com um pajem que carrega para ele um longo manto e um trono. E começa o Comandante da Barca do Inferno, antes que o Fidalgo chegue. Diabo: Olha a barca! Olha a barca! Ei! Temos boa maré! Acerte esta vela! Companheiro do Diabo: Pronto, pronto! Diabo: Muito bem! Estamos atrasados. Estique aquela corda e desocupe aquele banco para as pessoas que virão. Olha a barca! Olha a barca! Hu-hu! Depressa que eu quero partir, com glórias ao Diabo! Ora essa! O que está fazendo? Desocupe todo esse espaço.

3 Companheiro do Diabo: Bem a tempo! Pronto, pronto! Diabo: Tenha cuidado com isto! Ajeite aquele cabo frouxo e afrouxa aquela corda! Companheiro do Diabo: Hu-hu, estica! Hu-hu, levanta! Levanta! Diabo: Oh, que belo barco é este! Levante as bandeiras que é festa. Abaixe as velas, jogue âncora! Oh, poderoso Dom Henrique, o que vem fazer aqui? Que coisa é esta? Vem o Fidalgo chegando à porta infernal, dizendo? Fidalgo: Este barco vai para onde? Está todo equipado. Diabo: Vai para o inferno e já está partindo.

4 Fidalgo: Para lá vai a senhora? Diabo: Não é senhora, é senhor. Fidalgo: Isso parece um cortiço. Diabo: Porque você está vendo de fora. Fidalgo: Para onde vai? Diabo: Para o inferno, senhor. Fidalgo: Essa é uma terra muito sem graça. Diabo: Quê? E ainda zomba aqui? Fidalgo: E que passageiros acha para tal embarcação? Diabo: Você, por exemplo, é uma pessoa certa para vir comigo. Fidalgo: Esta é a sua opinião. Diabo: Espera ter proteção de quem? Fidalgo: Nos que deixei na outra vida, os que rezam por mim.

5 Diabo: Quem reza por você? Hi, hi, hi, hi, hi, hi, hi, hi. E você viveu para sua glória, cuidando para salvar a si mesmo, por que rezariam por você? Embarque! Embarque, pois temos que ir para o Inferno. Coloque sua cadeira logo no barco, como fez o seu pai. Fidalgo: Quê? Quê? Quê? Essa foi a situação dele? Diabo: Vai ou vem, embarque depressa no barco. Conforme escolheu, assim se contentará. Pois precisa cruzar para o Inferno. Fidalgo: Não há outro barco? Diabo: Não para você, que começou a pagar a viagem neste barco antes de morrer. Fidalgo: E o que te dá esta certeza? Diabo: As coisas que te alegravam.

6 Fidalgo: Vou ao outro barco. Ei, você do outro barco! Para onde vai? Ah, barqueiro, não me escuta? Responda-me! (Por Deus, estou arranjado. Isto já é mal...que burros, com perdão da palavra! Pensam que sou papagaio?) Anjo: O que você quer? Fidalgo: Quero que me diga, porque morri sem nenhum aviso, se esta é a barca para o Paraíso? Anjo: É. O que deseja? Fidalgo: Quero que você me deixe entrar. Sou de uma família nobre e antiga, você deve me deixar entrar. Anjo: Prepotência não se embarca aqui. Fidalgo: Não sei qual o problema de eu entrar aqui. Anjo: Para a sua vaidade, esta barca é pequena demais.

7 Fidalgo: Espere aí! Mesmo com o meu status não tenho nenhuma cortesia? Traga a prancha logo para que eu saia daqui! Anjo: Você não vai embarcar aqui de maneira alguma. Naquele outro caberá seu trono, seu manto e sua arrogância. Você irá bem mais espaçoso, com sua pretensão e prepotência, pensando na opressão que exercia sobre os pobres que se lamentavam, mas, apesar de família rica, você os desprezava. Considerou-os inferiores devido à sua arrogância. Diabo: Entre, entre na barca, senhor! Oh! Que maré ótima! Um ventinho de matar e remadores corajosos!

8 O Diabo diz, cantando: Diabo: Você está nas minhas mãos, nas minhas mãos você está! Fidalgo: Ah, é o Inferno mesmo assim. É o Inferno para mim? Oh, que triste! Enquanto vivi, não me preocupei com meus atos. Pensei que o Inferno fosse uma fantasia. Gostava de ser adorado, confiei em minha situação social e não vi que me perdi no caminho. Que venha esta prancha! Entrarei nesta barca de tristezas. Diabo: Embarque a sua doçura, que aqui nos entenderemos. Pegue os remos e veremos como rema. E chegando ao Inferno, todos te servirão bem. Fidalgo: Espere! Voltarei à vida para ver a minha amante por uma última vez. A pobre moça quer se matar por mim!

9 Diabo: Ela quer se matar por você? Fidalgo: Sim, eu tenho certeza. Diabo: Que namorado idiota, o maior que eu já vi! Fidalgo: Como pode achar isso? Ela me escrevia inúmeras vezes. Diabo: E quantas mentiras que você lia! E morrendo de prazer Fidalgo: Isto é zombaria, não havia amor? Diabo: E que você viva o tanto quanto ela te amou. Fidalgo: E isto quanto ao que conheço... Diabo: Pois você estava morrendo e ela estava com outro de uma classe social bem mais baixa que a sua. Fidalgo: Me dê licença, para que eu possa ver minha mulher.

10 Diabo: E ela, por não te ver, deve estar feliz da vida. Tudo o que ela rezou, entre gritos, foi para dar graças infinitas a quem a livrou de grande mal. Fidalgo: Mas ela chorou! Diabo: Não há choro de alegria? Fidalgo: E as lamentações que falava? Diabo: A mãe dela que a ensinara. Entre, entre, entre! Na prancha coloque seu pé, suba a bordo. Fidalgo: Entro... assim que deve ser... Diabo: Ora, senhor, relaxe. Passeie e respire. Virão muito mais pessoas. Fidalgo: Oh, barca. Como é má! Maldito seja quem a embarcar.

11 Diz o Diabo ao Moço que leva o trono: Diabo: Não entre! Você pode ir! A cadeira aqui é desnecessária, pois era da Igreja. Não precisa ser levada junto. Lá darão uma de marfim, enfeitada com dores, de tal modo que ele perderá os sentidos. Entre na barca, boa gente! Que queremos içar as velas! Ice, ice a vela! Virão muitos de bom grado! Oh, mas que barca corajosa!

12 Cena 2 ENTRADA DO ONZENEIRO (AGIOTA) Vem o onzeneiro e pergunta ao diabo: Onzeneiro: Para aonde vai? Diabo: Oh! Que hora ruim de aparecer, onzeneiro, meu parente. Por que você demorou tanto? Onzeneiro: Mas eu quis demorar lá...na tarefa de ganhar dinheiro. Mas quis Deus encurtar minha vida Diabo: Ora me espanto. Não levamos o dinheiro da terra!... Onzeneiro: Só para o barqueiro. Não me deixaram trazer mais. Diabo: Entre! Entre, vamos rápido Onzeneiro: Não! Eu não vou entrar! Diabo: Óh! Como gosto dos seus receios.

13 Onzeneiro: Faleci agora há pouco. Deixa eu buscar o barco além de São Pimentel. Eu nunca vi tanta pressa. Espera, para onde é a viagem? Diabo: Para onde você tem de ir. Onzeneiro: Temos que ir logo? Diabo: Deixa de conversa. Onzeneiro: Para onde é a passagem? Diabo: Para a cidade do inferno Onzeneiro: Ah! Eu não vou nesse barco. A outra tem vantagens Então ele vai a barca do anjo e diz : Onzeneiro: Oh da barca! oh da barca!. Vai partir logo? Anjo: E onde você quer ir? Onzeneiro: Eu espero ir ao Paraíso.

14 Anjo: Quanto a mim, estou bem longe de te levar para lá. Esta barca aqui espera quem você enganou Onzeneiro: Por quê? Anjo: Porque seu bolso está cheio de dinheiro e ocuparia todo o navio. Onzeneiro: Juro por deus que vai vazio. Anjo: Mas não no seu coração Onzeneiro: Deixo-lhes meu dinheiro e outros bens Anjo: Óh! como é ruim essa sua maldição Volta o onzeneiro à barca do inferno e diz : Onzeneiro: Oh! Oh diabo barqueiro! Sabe o que eu me baseio? Quero voltar lá no mundo para te trazer meu dinheiro. O outro marinheiro porque eu vim sem nada, me ofendeu muito.

15 Diabo: Entra! E remarás. Não percamos mais tempo! Onzeneiro: mas... Diabo: É inevitável! Ainda que te custe vai entrar nesta barca! E irá servir o Satanás, porque ele sempre ajudou você. Onzeneiro: Caramba, quem fez isso comigo? Diabo. Chega! Lá você terá tempo para chorar. Entrando o onzeneiro na barca, encontrou o Fidalgo embarcado, e diz tirando o gorro : Onzeneiro: Santa Joana de Valdês*! O senhor aqui? Fidalgo: Dê ao diabo esse tratamento cortês. Diabo: Onde já se viu Fidalgo usar esse tom! Pensa que está em sua casa? Vou te dar tanta pancada com o remo até que você aprenda o tom. * Prostituta conhecida na época.

16 Cena 3 ENTRADA DE JOÃNNE ( O PARVO, O BOBO) O Parvo pergunta ao Diabo: Parvo: -Ei,você da barca? Diabo: -Quem é? Parvo: -Sou eu!e esta barca, de quem é? Diabo: -Dos otários!entra logo! Parvo: -Como assim?que tristeza a minha!em péssimo momento eu fui morrer,e sozinho! Diabo: -De que foi que você morreu? Parvo: -Talvez de caganeira... Diabo: -De quê?

17 Parvo: -De caganeira, ou sarna...já não sei... Diabo: -Entra logo, idiota! Põe o pé aqui dentro! Parvo: -E não vai tombar a barca? Diabo: -Entra logo seu tonto, que devemos ir com a maré! Parvo: -Espere! E para onde vamos? Diabo: -Vamos para o porto de Lúcifer! Parvo: -Ah...Como? Diabo: -Para o Inferno, estúpido! Entra logo!!!!!

18 Parvo: -Para o Inferno?Que hora mais ruim!esse barco do cornudo,do peste,o ordinário,coisa ruim!o escomungado, o cornudo,chifrudo!o demônio!!!o pai de todas as mentiras!!!!!! Come o pão que lhe pariu! Sua mulher fugiu para a Ilha da Madeira! Traído até cansar, coisa ruim! Ha! Ha! Seu pênis é pequeno, seu pênis é pequeno. O Parvo,então se dirige ao Anjo: Parvo: -Ei,você da barca... Anjo: -Quem é? Parvo: -Talvez alguém... Anjo: -Você pode passar, pois não foi por maldade que você errou, tua simplicidade te basta para ir ao céu e gozar dos prazeres celestes!

19 Cena 4 - ENTRADA DO SAPATEIRO Vem um sapateiro com seu avental carregando fôrmas de sapato e, chegando ao barco do inferno, diz: Sapateiro: Oh da barca! Diabo: Quem é você? Santo sapateiro honrado! Por que carrega tantas fôrmas e pecados? Sapateiro: Me mandaram assim...para onde vamos? Diabo: Para o lago dos pecadores. Sapateiro: Qual o destino dos que morrem confessados? Diabo: Não vem com esse papinho! Esta é a tua barca! Sapateiro: amaldiçoo esta festa e a barca! Como isso pode acontecer se sou confessado e comungado? Diabo: Você morreu escomungado: porque não quis confessar seus pecados já que achava que continuaria vivo. Você omitiu seus roubos. Você roubou, durante trinta anos, o povo com seu ofício de sapateiro. Embarque agora que já te esperei demais!

20 Sapateiro: Eu já disse que não quero! Diabo: Mesmo contra vontade, você irá! Sapateiro: Todas as missas que ouvi, não me valerão nada? Diabo: O que adianta ouvir tantas missas se já cometeu tantos roubos o caminho é por aqui. Sapateiro: E o dinheiro que doei à igreja? E as horas que rezei pelos mortos? Diabo: E a recompensa das pessoas que você roubou? Sapateiro: Ah! Para que servia o couro de cabra ou a pele de ovelha se eu, Joanatão, me vejo nesta barca ordinária. Ora, juro por Deus que isso parece brincadeira. O sapateiro vai até a barca do anjo e diz. Sapateiro: Oh da Santa caravela, posso ir junto? Anjo: A sua carga impede. Sapateiro: Não há favor que Deus me faça? Onde quer que seja eu irei.

21 Anjo: Aquela barca do inferno leva quem rouba publicamente. Óh! quantas almas perdidas, envolvidas pelos bens materiais. Sapateiro: Ora eu me maravilho por haver um grande obstáculo quatro forminhas cagadas podem ser colocadas no cantinho deste lugar. Anjo: Se você tivesse vivido corretamente, elas teriam sido desnecessárias. Sapateiro: Já está determinado quem vai ser cozido no Inferno? Anjo: Seu nome já está escrito no caderno das listas infernais. Volta para a barca do inferno e diz: Sapateiro: Oh barqueiro! O que está esperando?vamos logo e me leve pro inferno!não nós impeça mais.

22 Cenas 5 Entrada do Frade (Fernanda, Maria, Luís, Thabata, Leonardo, Bruna 1º B (2014) Chegou o Padre com um par de chuteiras, sua bola debaixo do braço, uma camiseta do Corinthians por baixo de sua túnica, acompanhado por sua mina que fumava um cigarro de maconha e cantando: Padre: "Olha pra frente, pra frente, cintura, cabeça, Tchubirabiron..." Capeta: "Que isso, novinho? Que isso?" Padre: Aleluia! Nasci em berço de ouro Capeta: Você também sabe dançar o Lepo Lepo? Padre : Claro que sim! Olhe para mim, cara.

23 Capeta : Entra aí que vai começar o baile funk. E essa moça é sua amante? Padre : Bem, mais ou menos, ela está sempre comigo. Capeta : Muito bem ela tem suas curvas. E vocês nem precisam se esconder no conventinho de Vossa Senhoria? Padre : Mas os outros fazem o mesmo. Capeta - Interessante! Entra aí, mano Padre : Para onde "nóis" vai? Capeta : Para o fogo do inferno, de onde você nunca se preocupou em fugir. Padre : Meu Deus! Essa roupa não vale nada por aqui? Capeta : Claro que não, seu materialista! O inferno te espera!

24 Padre : Oh meu Jesus Cristo! Sempre fui o melhor dos padres, fui devoto. Escolhido para proclamar o nome de Deus. Consolei as viúvas. Livre-me dessa. Capeta : Cala a boca, pegue o remo e #partiu. Padre :PROTESTO! Capeta : Negativo, a sentença já foi dada. Padre : Pronto, só faltava essa. Já rezei tanto pela minha amada e agora ela vai para o inferno? Capeta : "Cê tá" bem hein parceiro Padre : Muito melhor que você. Capeta : Querido Padre, o senhor está na minha mão. O Padre tirou seu chapéu mostrando sua calvície e disse: Padre :Bendita seja essa coroa sacerdotal.

25 Capeta : Salve ao Padre pouca telha. Por isso Vossa Alteza sempre está de chapeuzinho. Padre : Fica esperto que eu sou artilheiro. Topa uma pelada? Capeta : Nossa! Você realmente deve ser muito bom, vamos ver se é tudo isso mesmo. O Padre tirou sua bola debaixo do braço e começou a mostrar seus dons. Padre : Tente roubar a bola de mim, vamos! Você está vendo a bola? Olha ela aqui! OPA, não está mais. Cadê? cadê? "Dá" carrinho não, mano! Proteja-me Deus, pois sou camisa 10. Capeta : Você manja mesmo hein, cara. Padre : Isso não é nada! Olha essa caneta! Como pode um jogador tão bom ir para o inferno? Você está completamente enganado e irá se arrepender, porque aqui não é meu lugar.

26 Ele pegou sua amada, foi em direção à barca do céu e disse: Frade - Vamos para a barca angelical. Foram os dois de mãos dadas, dançando e cantando: Padre - Bota a mão na cabeça que vai começar O Rebolation, tion. O rebolation. O rebolation, tion, rebolation! Vamos meu amor, com certeza você ficará ao meu lado no céu Joanne (o Parvo): Você roubou a bola, Padre?

27 Padre : Tem razão, não obedeci a Deus, devo ir para o inferno, realmente não mereço alcançar o céu, você está certo. Chegando à barca do Diabo, alegremente, o Capeta vos recebeu e disse: Capeta :Finalmente, se convenceu, Padre? Vamos, apresse sua senhora. O Padre entra no barco e é levado pelo Capeta.

28 Cena 6 Entrada de Brísida Vaz Emily, Thayná, Bárbara e Ana Carolina (1º A 2014) Assim que o Frade embarcou, veio uma cafetina, seu nome era Brísida Vaz, que chegando à barca diz: Diabo: Quem está ai? Brísida Vaz: Brísida Vaz Diabo: Por que está demorando tanto? Entre logo. Diabo 2: Ixi... A bichinha só vem se Joana de Valdês vir também! Diabo: Ora essa! Entre logo, e reme! Brísida Vaz: Ah! não entro não! Sabe como é que é não sou muito fã do calor. Não senhor! Diabo: Ó meu Capiroto, será que estou sentindo cheiro de medo? Ironicamente a confronta Diabo: O que traz nessa mala?

29 Brísida Vaz: Não que isso te interesse, mas só o necessário! Algumas falsas virgindades, joias e roupas alheias, três arcas de feitiço, alguns armários e mentiras, um motel móvel, uma pitadinha de ilusão e o grand finale: as belas moças que vendo! Diabo: Tudo o que eu queria! Brísida Vaz: Mas nem sempre conseguimos tudo que queremos, bebê. E eu quero ir para o Paraíso! Diabo: Pronto, agora mais essa! Não foi você quem disse que nem sempre conseguimos tudo o que queremos? Brísida : tenho que ir na barca do céu, porque eu era uma guerreira. Levei chicotadas e suportei tormentos que poucos aguentariam. Se eu for para o inferno, levo todos comigo!

30 Diabo: Ora! É claro! É só dar o braço a torcer, e juro que faremos uma festa bem quente lá no inferno! Brísida Vaz: Quem dá o braço a torcer é o homem elástico! Brísida, não conformada com o seu destino, vai até a barca do anjo pedir um lugar. Anjo: Tá fazendo o que aqui, minha fia? Brísida Vaz: Peço, humildemente, que me dê um lugar na sua barca. Era eu, a santa, que dava os prazeres aos homens da igreja por meio das minhas belas garotas; garotas muitas vezes em abundância, que eram vendidas aos padres, e impedia o aborrecimento do mesmo. Óh! belo anjo do senhor, lembrai dos divinos serviços que fiz na Terra. Deixe-me acompanhar-lhe nessa divina viajem, por vossa fé, meu amor, minha florzinha, olhos de perolazinha! Fiz tantas coisas boas e milagrosas. Converti mais moças do que o número de gols que o Pelé fez. Nem Santa Úrsula ganha de mim. Todas salvas e educadas por minha pessoa, em carne e osso. Por favor, guerreiro do salvador, deixe-me embarcar!

31 ANJO: Ora, vá para a barca do chifrudo. Aqui, minha senhora, você não entra, então pare de me incomodar. BRÍSIDA Vaz: Mas e meus sacrifícios? Tudo que fiz! Não foram suficientes? ANJO: Pare de me importunar, aqui donzelas da vida não entram. BRÍSIDA Vaz: Que desgosto! Todos esses anos de serviço não serviram para nada! Só infelicidade. Volta Brísida à barca do Inferno, dizendo: BRÍSIDA Vaz: Ó Tinhoso, onde está a barca que eu vou? O destino foi injusto e cruel, deixe-me embarcar logo, pois aqui fora me sinto mal. DIABO: Ora, entre logo, minha senhora, aqui será muito bem acolhida.

32 Cena 7 - Entrada do Judeu Mayara, Júlia, Stefany, Bruna, João Luis, Rafael (1º A 2014) Logo depois que Brísida Vaz embarcou, o judeu chegou com o bode, que fazia parte dos rituais judeus, e chegando ao barco do Diabo disse: Judeu: O que é isto? Hei marinheiro. Diabo: Nossa, que má hora você veio. Judeu: De quem é este barco? Diabo: Este barco é do barqueiro, oras. Judeu: Darei meu dinheiro para tê-lo. Diabo: E o bode? Também vai vir? Judeu: Sim, ele também irá.

33 Diabo: Que passageiro inútil. Judeu: Como poderei ir sem o bode?! Diabo: Eu não posso levá-lo junto com você. Judeu: Estou com quatro reais e pagarei mais se você me deixar passar com ele, quanto você quer? Diabo: Não adianta, nenhum bode vai conosco. Judeu: Por que eu não irei onde a Brísida vai? Senhor juiz, para onde eu irei? O Fidalgo que propôs isso? Diabo: Sim, foi ele quem deu a última palavra. Judeu: O comandante do barco que disse? Dirigindo-se ao fidalgo o Judeu diz: Judeu: Juiz, seu idiota, tolo, desgraçado, não para de colocar fogo na lenha. Que muitas coisas ruins te aconteçam, que Deus te sacuda, filho da mãe.

34 Parvo: Furtou o cabrito, Judeu? Parece que sim, na Vila de Portugal. Diabo: Judeu, lá irão te passar por que lá é mais vazio. Parvo: Ele urinou nos finados da igreja de São Gião e comia carne na Sexta-feira Santa. Diabo: Ok, levantem as velas, o Judeu irá a reboque e o bode irá junto.

35 Cena 8 Entrada do Corregedor Giovana,Henrique,Milena (1ª A 2014) Vem um Corregedor, carregado de processos, e chegando à barca do inferno, com sua vara na mão, diz: Corregedor: Ei, da barca! Diabo: O que você quer? Corregedor: Está aqui o senhor juiz? Diabo: Oh, amador de propinas, que bela carga você traz! Corregedor: Você sabe que não é de boa vontade que carrego todos esses processos. Diabo: Como vai lá o direito?

36 Corregedor: Nos processos você verá. Diabo: Ora pois, entre. Veremos o que diz nesse papel... Corregedor: Onde vai a barca? Diabo: Para o inferno, nós iremos Corregedor: Como? A terra dos demônios há de ir um corregedor? Diabo: Santo descorregedor, entre e remaremos! Ora, entrai, já que veio! Corregedor: Não é o regulamento da lei não! Diabo: Sim, sim! Me dê sua mão! E reme esses remos. Faz de conta que você nasceu para o inferno. O que você faz, preguiçoso? Arruma a prancha. Corregedor: Oh, maldição da viagem! E quem há de me levar? Aqui existe oficial de justiça do mar? Diabo: Aqui não tem esse costume. Corregedor: Não entendo esse barco, isso não pode ser. (falando em latim)

37 Diabo: Você acha que eu não conheço essa linguagem? Entrai logo, corregedor. Corregedor: Ei, vê o que pede, estou acima do poder da majestade. Diabo: Quando era juiz não aceitava suborno? Que atraente esse processo para o fogo que eu conheço. Corregedor: Senhor, lembra de mim! Diabo: Não há tempo, bacharel! Embarcai no barco, porque você foi desonesto no julgamento. Corregedor: Sempre fiz justiça e com imparcialidade! Diabo: E os subornos dos judeus que sua mulher levava? Corregedor: Isso eu não pegava, eram lucros dela! Não é pecado meu, era de minha mulher.

38 Diabo: E vocês não temiam a Deus? Abusava dos trabalhadores ignorantes pecadores, porque não ouvia o que eles pediam. Corregedor: Você não leu que dar propina livra o criminoso da cadeia? A justiça e o direito não servem para nada quando alguém paga suborno. Diabo: Ora, entrai nos destinos desventurados, irei ao lago do inferno e vereis como os outros membros da justiça estão prosperando no inferno. Corregedor: E na terra dos pecados estão os evangelistas? Diabo: Os mestres das fraudes estão bem atormentados.

39 Cena 9 Entrada do Procurador. Giovanna, Fernanda, Laís Jorge e Mariana (1ª A 2014) Estando o Corregedor nesta prática com o Comandante Infernal, chegou um Procurador, carregando livros. Corregedor: E aí, senhor Procurador! Procurador: E aí, juiz. O que diz este aí? Diabo: Que você será um ótimo remador. Entre aí e vai pegando um remo. Procurador: Por que ele está tirando onda com a nossa cara? E esse pessoal aí? Para onde vão? Diabo: Para o inferno, amigo. Procurador: Tá louco? Eu é que não vou entrar aí, tem outro ali muito melhor. Diabo: Você que pensa... Entra logo aí, vai.

40 Corregedor: Você se confessou, doutor? Procurador: Sou Bacharel... Não, não imaginei que minha dor fosse tão forte ao ponto de me matar. E você, Corregedor? Corregedor: Eu me confessei, mas não falei de tudo o que roubei, pois se eu não devolver, não vão querer me absolver e é muito ruim devolver depois de já ter pego. Diabo: E por que não embarcam? Procurador: Porque temos fé em Deus. Diabo: Embarque no meu barco, pra que esperar mais? Ambos vão à barca da Glória e, ao chegar, o Corregedor diz ao anjo: Corregedor: Oh Criatura Celestial, nos deixe embarcar nesta barca! Anjo: Oh pragas, com almas odiosas! Cheios de si, por serem cultos. Corregedor: Oh, tenha pena de nós. E nos deixe entrar como se fossêmos uns dos seus.

41 Parvo: Oh, homens dos grossos livros de direito. Vocês receberam muitas propinas. Corregedor: Ah, não nos rejeite, pois não temos outro lugar. Parvo: Onde estão os policiais? Sou muito bom no latim. Anjo: A justiça divina decreta que vocês devem ir na outra barca. Corregedor: Oh São Marçal, me proteja. É loucura ter tanto mal aqui. Procurador: Que barco seria esse? Parvo: Você me parece um falcão que mesmo adestrado é cagão! Entra no barquinho! Corregedor: Venha cá. Vamos conhecer a terra da qual ele fala. Procurador: De acordo com o Decretum... [livro de direito]

42 Diabo: Entre! Entre! E entraram na barca dos condenados. Quando o Corregedor avistou a Brísida Vaz, a qual ele já conhecia. Corregedor: Ora, ora. Aqui está a senhora Brísida Vaz. Brísida Vaz: Nem aqui estou em paz. Lá eu era vigiada. A cada hora castigada, pois a Justiça manda fazer. Corregedor: E você sempre tramando outra confusão. Brísida Vaz: Senhor Juiz, me diga, e o Pero Lisboa, aquele escrivão famoso da corte? Vamos levá-lo aqui conosco?

43 Cenas 10 e 11 Entradas do Judeu e dos Quatro Cavaleiros Gabriel,Victor,Nicolas,Andressa (1ª A 2014) Estava vindo um homem que morreu enforcado e chegando ao barco dos mal-aventurados foi chamado pelo Diabo Diabo: Olha só quem chegou, o enforcado! O que Garcia Moniz lhe disse? Enforcado: Moniz disse que como eu fui enforcado, serei bem aventurado, e todos os bens feitos por mim, me tornarão santo. Diabo: Entre aqui enforcado, que você pertence a essa barca. Enforcado: Não é a esta barca que pertenço Diabo: Eu que mando, e estou dizendo que aqui que você vai entrar!

44 Enforcado: Não posso entrar aí! Todos que morreram como nós seremos livres de Satanás, Deus me acolherá e me proverá se eu for escolhido, ao céu eu irei. E foi para o meu bem que foram mil ditos incompreensíveis lindíssimos! No meu último instante de vida foi dito que o lugar dos escolhidos era a prisão e a forca e não havia ninguém que fosse santo como os enforcados. Diabo: E isso te consola? Enforcado: Com a corda no pescoço a consolação não é de serventia alguma. Para quem fala serve, pois continuará vivo. Diabo: Entre logo na barca, é para o inferno que você tem que ir!

45 Enforcado: Moniz mentiu para mim? Disse-me que haveria banquetes com os Arcanjos, que como já fui enforcado, por todo o sufoco já passei e agora estavam em luto, Moniz não me avisou que teria que passar por Barcas. Devo ir direto ao Paraíso, pois a minha corda era sagrada, eu não faço parte dessa Barca! Diabo: Ele não te falou do Purgatório? Enforcado: Moniz disse que o Purgatório era a prisão, lá ele orava os salmos e que era feito uma pregação antes do enforcamento do condenado, disse-me que era como missas a São Gregório, o santo protetor das Almas no purgatório. Diabo: Se tudo isso que me falou fosse verdade, talvez você estivesse salvo, mas não é esse o caso, então vamos, empurrem a Barca! E assim embarcou a Barca do inferno.

46 Vindo quatro cavaleiros cantando uma canção sobre a ida deles ao Paraíso, pois morreram defendendo a igreja. E por isso eram Santos. Passando cantando pela frente do Barco, o Diabo lhes chama: Diabo: Cavaleiros estão passando sem falar para onde vão? Cavaleiro¹: Você é o Diabo, imagino eu. Olha com quem fala. Cavaleiro²: Chamou-nos? Você não nos conhece. Morremos na África e não lhe interessa mais nada.

47 Diabo: Entre aqui! Que coisa é essa? Não lhes compreendo. Cavaleiro³: Quem morre por Jesus vai para o céu. Os cavaleiros continuam a cantar à caminho da Barca do Céu. Quando chegam, o Anjo fala: Anjo: Cavaleiros de Deus, estava a espera de vocês. Morreram lutando por Cristo e por isso estão livres de todo mal. E assim embarcaram na Barca do Céu.

48 FIM

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Lc 18.1-8 Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava

Leia mais

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO

AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Bíblia para crianças apresenta AS VIAGENS ESPETACULARES DE PAULO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

Harmonizando a família

Harmonizando a família Harmonizando a família Narrador: Em um dia, como tantos outros, como e em vários lares a, mãe está em casa cuidando dos afazeres doméstic os, tranqüilamente. Porém c omo vem ac ontec endo há muito tempo,

Leia mais

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto.

O Coração Sujo. Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse? Tuca Parece cheiro de gambá morto afogado no esgoto. O Coração Sujo Personagens - Tuca - Teco - Tatá - Tia Tuca e Tatá estão conversando. Teco chega. Teco Oi, meninas, sobre o que vocês estão falando? Tuca Estávamos falando sobre... hm, que cheiro é esse?

Leia mais

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos

LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos Lição 3: Alegria LIÇÃO 8 MANSIDÃO: Agir com mansidão com todos RESUMO BÍBLICO Gálatas 5:23; Gálatas 6:1; 2 Timóteo 2:25; Tito 3; 1 Pedro 3:16 Como seres humanos estamos sempre à mercê de situações sobre

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA

DESENGANO CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA DESENGANO FADE IN: CENA 01 - CASA DA GAROTA - INT. QUARTO DIA Celular modelo jovial e colorido, escovas, batons e objetos para prender os cabelos sobre móvel de madeira. A GAROTA tem 19 anos, magra, não

Leia mais

O NASCIMENTO DE JESUS

O NASCIMENTO DE JESUS Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DE JESUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot Adaptado por: E. Frischbutter; Sarah S. O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a João do Medo Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a mamãe dele. Um dia, esse menino teve um sonho ruim com um monstro bem feio e, quando ele acordou, não encontrou mais

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

1-PORTO SEGURO-BAHIA-BRASIL

1-PORTO SEGURO-BAHIA-BRASIL 1-PORTO SEGURO-BAHIA-BRASIL LUGAR: EUNÁPOLIS(BA) DATA: 05/11/2008 ESTILO: VANEIRÃO TOM: G+ (SOL MAIOR) GRAVADO:16/10/10 PORTO SEGURO BAHIA-BRASIL VOCÊ É O BERÇO DO NOSSO PAIS. PORTO SEGURO BAHIA-BRASIL

Leia mais

A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO

A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO Bíblia para crianças apresenta A MULHER QUE ESTAVA PERTO DO POÇO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15 KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15 A mentira não agrada a Deus Principio: Quando mentimos servimos o Diabo o Pai da mentira. Versículo: O caminho para vida é de quem guarda o ensino, mas o que abandona

Leia mais

"O auto da barca do inferno" (adaptado)

O auto da barca do inferno (adaptado) "O auto da barca do inferno" (adaptado) Auto da barca do Inferno Gil Vicente Adaptado por Ariel Lazari e Luciana Roale Venham, venham, todos! Antes que a maré mude! Levante a vela, agora! Companheiro (amedrontado)

Leia mais

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

SAUL, UM REI BONITO E TOLO

SAUL, UM REI BONITO E TOLO Bíblia para crianças apresenta SAUL, UM REI BONITO E TOLO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses?

INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por ser filho de pais portugueses? Transcrição da entrevista: Informante: nº15 Célula: 5 Data da gravação: Agosto de 2009 Geração: 2ª Idade: 35 Sexo: Masculino Tempo de gravação: 10.24 minutos INQ Já alguma vez se sentiu discriminado por

Leia mais

MULHER SOLTEIRA. Marcos O BILAU

MULHER SOLTEIRA. Marcos O BILAU MULHER SOLTEIRA REFRÃO: Ei, quem tá aí Se tem mulher solteira dá um grito que eu quero ouvir Ei, quem tá aí Se tem mulher solteira dá um grito que eu quero ouvir (Essa música foi feita só prás mulheres

Leia mais

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade.

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade. A Palavra de Deus 2 Timóteo 3:16-17 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. 17 E isso

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 Dois Pais Espirituais Lição 1 (volte para as páginas 4, 5 e 6) Durante a história, Deus tem dado todo individo uma chance para aceitar o seu eterno plano da salvação. É triste, muitas pessoas tem rejeitado

Leia mais

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO.

PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO. Roteiro de Telenovela Brasileira Central de Produção CAPÍTULO 007 O BEM OU O MAL? Uma novela de MHS. PERSONAGENS DESTE CAPÍTULO. AGENOR ALBERTO FERNANDO GABRIELE JORGE MARIA CLARA MARIA CAMILLA MARÍLIA

Leia mais

PEDRO, TIAGO E JOÃO NO BARQUINHO ISRC BR MKP 1300330 Domínio Público

PEDRO, TIAGO E JOÃO NO BARQUINHO ISRC BR MKP 1300330 Domínio Público PEDRO, TIAGO E JOÃO NO BARQUINHO ISRC BR MKP 1300330 Domínio Público Pedro, Tiago, João no barquinho Os três no barquinho no mar da Galiléia Jogaram a rede Mas não pegaram nada Tentaram outra vez E nada

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria

A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria A Cura de Naamã - O Comandante do Exército da Síria Samaria: Era a Capital do Reino de Israel O Reino do Norte, era formado pelas 10 tribos de Israel, 10 filhos de Jacó. Samaria ficava a 67 KM de Jerusalém,

Leia mais

AUTO DE NATAL OUTRO NATAL

AUTO DE NATAL OUTRO NATAL AUTO DE NATAL OUTRO NATAL Escrito em conjunto com Cristina Papa para montagem pelo curso Técnico Ator 2007/2008 do SENAC Araraquara-SP, sob supervisão do professor Carlos Fonseca. PERSONAGENS: CORO / NARRADORES

Leia mais

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62

PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 PREGAÇÃO DO DIA 08 DE MARÇO DE 2014 TEMA: JESUS LANÇA SEU OLHAR SOBRE NÓS PASSAGEM BASE: LUCAS 22:61-62 E, virando- se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou- se da palavra do Senhor, como lhe havia

Leia mais

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:...

ALEGRIA ALEGRIA:... TATY:... ALEGRIA PERSONAGENS: Duas amigas entre idades adolescentes. ALEGRIA:... TATY:... Peça infanto-juvenil, em um só ato com quatro personagens sendo as mesmas atrizes, mostrando a vida de duas meninas, no

Leia mais

HINÁRIO O APURO. Francisco Grangeiro Filho. www.hinarios.org 01 PRECISA SE TRABALHAR 02 JESUS CRISTO REDENTOR

HINÁRIO O APURO. Francisco Grangeiro Filho. www.hinarios.org 01 PRECISA SE TRABALHAR 02 JESUS CRISTO REDENTOR HINÁRIO O APURO Tema 2012: Flora Brasileira Araucária Francisco Grangeiro Filho 1 www.hinarios.org 2 01 PRECISA SE TRABALHAR 02 JESUS CRISTO REDENTOR Precisa se trabalhar Para todos aprender A virgem mãe

Leia mais

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava

Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava O Príncipe das Histórias Era uma vez um príncipe que morava num castelo bem bonito e adorava histórias. Ele gostava de histórias de todos os tipos. Ele lia todos os livros, as revistas, os jornais, os

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

CD UM NOVO DIA. Um Novo Dia Autor: Paulo Cezar

CD UM NOVO DIA. Um Novo Dia Autor: Paulo Cezar CD UM NOVO DIA Um Novo Dia Autor: Paulo Cezar Quantos momentos da vida. Me fazem ver. O que aqui dentro existe. Ouvi dizer. Luto pra conseguir, corro só pra fugir, faço o que posso, mas já não sou vencedor,

Leia mais

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento.

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. museudapessoa.net P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. R Eu nasci em Piúma, em primeiro lugar meu nome é Ivo, nasci

Leia mais

MANUAL. Esperança. Casa de I G R E J A. Esperança I G R E J A. Esperança. Uma benção pra você! Uma benção pra você!

MANUAL. Esperança. Casa de I G R E J A. Esperança I G R E J A. Esperança. Uma benção pra você! Uma benção pra você! MANUAL Esperança Casa de I G R E J A Esperança Uma benção pra você! I G R E J A Esperança Uma benção pra você! 1O que é pecado Sem entender o que é pecado, será impossível compreender a salvação através

Leia mais

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim?

este ano está igualzinho ao ano passado! viu? eu não falei pra você? o quê? foi você que jogou esta bola de neve em mim? viu? eu não falei pra você? o quê? este ano está igualzinho ao ano passado! foi você que jogou esta bola de neve em mim? puxa, acho que não... essa não está parecendo uma das minhas... eu costumo comprimir

Leia mais

Pastora Gabriela Pache de Fiúza

Pastora Gabriela Pache de Fiúza Sementinha Kids Ministério Boa Semente Igreja em células SERIE: AS PARÁBOLAS DE JESUS Lição 8: A ovelha perdida Principio da lição: Não importa onde você está. Deus sempre vai ao seu encontro. Base bíblica:

Leia mais

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal.

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal. -...eu nem te conto! - Conta, vai, conta! - Está bem! Mas você promete não contar para mais ninguém? - Prometo. Juro que não conto! Se eu contar quero morrer sequinha na mesma hora... - Não precisa exagerar!

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO

Roteiro para curta-metragem. Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO Roteiro para curta-metragem Nathália da Silva Santos 6º ano Escola Municipalizada Paineira TEMPESTADE NO COPO SINOPSE Sérgio e Gusthavo se tornam inimigos depois de um mal entendido entre eles. Sérgio

Leia mais

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro!

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro! Capítulo 3 N o meio do caminho tinha uma casa. A casa da Laila, uma menina danada de esperta. Se bem que, de vez em quando, Fredo e Dinho achavam que ela era bastante metida. Essas coisas que acontecem

Leia mais

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e I João 1 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida 2 (pois a vida foi manifestada, e nós

Leia mais

HINÁRIO O APURO. Francisco Grangeiro Filho. Tema 2012: Flora Brasileira Araucária

HINÁRIO O APURO. Francisco Grangeiro Filho. Tema 2012: Flora Brasileira Araucária HINÁRIO O APURO Tema 2012: Flora Brasileira Araucária Francisco Grangeiro Filho 1 www.hinarios.org 2 01 PRECISA SE TRABALHAR Marcha Precisa se trabalhar Para todos aprender A virgem mãe me disse Que é

Leia mais

Uma Conexão Visual entre Trabalhadores da Lavoura de Cana-de-Açúcar, no Brasil, e Suas Famílias

Uma Conexão Visual entre Trabalhadores da Lavoura de Cana-de-Açúcar, no Brasil, e Suas Famílias 1/35 Pai, Estou Te Esperando Uma Conexão Visual entre Trabalhadores da Lavoura de Cana-de-Açúcar, no Brasil, e Suas Famílias Fotos de Emma Raynes, 2007 2/35 Retratos dos Trabalhadores da Lavoura de Cana-de-Açúcar

Leia mais

HINÁRIO. Glauco O CHAVEIRÃO. www.hinarios.org. Glauco Villas Boas 1 01 HÓSPEDE

HINÁRIO. Glauco O CHAVEIRÃO. www.hinarios.org. Glauco Villas Boas 1 01 HÓSPEDE HINÁRIO O CHAVEIRÃO Tema 2012: Flora Brasileira Allamanda blanchetii Glauco Glauco Villas Boas 1 www.hinarios.org 2 01 HÓSPEDE Padrinho Eduardo - Marcha Eu convidei no meu sonho Meu mestre vamos passear

Leia mais

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura.

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Palavras do autor Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Durante três anos, tornei-me um leitor voraz de histórias juvenis da literatura nacional, mergulhei

Leia mais

CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo. CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo

CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo. CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo Tens uma tarefa importante para realizar: 1- Dirige-te a alguém da tua confiança. 2- Faz a pergunta: O que admiras mais em Jesus? 3- Regista a resposta nas linhas.

Leia mais

Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009

Festa da Avé Maria   31 de Maio de 2009 Festa da Avé Maria 31 de Maio de 2009 Cântico Inicial Eu era pequeno, nem me lembro Só lembro que à noite, ao pé da cama Juntava as mãozinhas e rezava apressado Mas rezava como alguém que ama Nas Ave -

Leia mais

ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME

ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME ENTRE FERAS CAPÍTULO 16 NOVELA DE: RÔMULO GUILHERME ESCRITA POR: RÔMULO GUILHERME CENA 1. HOSPITAL. QUARTO DE. INTERIOR. NOITE Fernanda está dormindo. Seus pulsos estão enfaixados. Uma enfermeira entra,

Leia mais

Tudo que você precisa saber a respeito de Deus está esta escrito no Salmo 23. Tudo que você precisa saber a teu respeito está escrito no Salmo 23.

Tudo que você precisa saber a respeito de Deus está esta escrito no Salmo 23. Tudo que você precisa saber a teu respeito está escrito no Salmo 23. Tema: DEUS CUIDA DE MIM. Texto: Salmos 23:1-6 Introdução: Eu estava pesando, Deus um salmo tão poderoso até quem não está nem ai prá Deus conhece uns dos versículos, mas poderosos da bíblia e o Salmo 23,

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

FESTA DO Pai-Nosso. 1º ano. Igreja de S. José de S. Lázaro. 7 de Maio de 2005

FESTA DO Pai-Nosso. 1º ano. Igreja de S. José de S. Lázaro. 7 de Maio de 2005 FESTA DO Pai-Nosso Igreja de S. José de S. Lázaro 1º ano 1 7 de Maio de 2005 I PARTE O acolhimento será feito na Igreja. Cada criança ficará com os seus pais nos bancos destinados ao seu catequista. Durante

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS

SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Bíblia para crianças apresenta SAMUEL, O MENINO SERVO DE DEUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Lyn Doerksen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

#93r. 11.7 O Apocalipse X Mateus 24

#93r. 11.7 O Apocalipse X Mateus 24 11.7 O Apocalipse X Mateus 24 #93r Há uma grande semelhança entre a sequência dos acontecimentos do período da Tribulação, descritos no livro do Apocalipse, com relação a Mateus 24. Vamos hoje, analisar

Leia mais

Alô, alô. www.bibliotecapedrobandeira.com.br

Alô, alô. www.bibliotecapedrobandeira.com.br Alô, alô Quero falar com o Marcelo. Momento. Alô. Quem é? Marcelo. Escuta aqui. Eu só vou falar uma vez. A Adriana é minha. Vê se tira o bico de cima dela. Adriana? Que Adriana? Não se faça de cretino.

Leia mais

Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos

Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos Ernest Hemingway Colinas como elefantes brancos As colinas do outro lado do vale eram longas e brancas. Deste lado, não havia sombra nem árvores e a estação ficava entre duas linhas de trilhos sob o sol.

Leia mais

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM

Roteiro para curta-metragem. Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM Roteiro para curta-metragem Aparecida dos Santos Gomes 6º ano Escola Municipalizada Paineira NÃO ERA ASSIM SINOPSE José é viciado em drogas tornando sua mãe infeliz. O vício torna José violento, até que

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

VOCÊ PERDOA FACILMENTE?

VOCÊ PERDOA FACILMENTE? VOCÊ PERDOA FACILMENTE? Você perdoa facilmente? Ama intensamente? Briga com facilidade? Tem muitos amigos? Confia em muitas pessoas? Sabe dizer quando está certa ou errada? Prefere morrer por quem ama,

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS Data: 03/03/08 COMO A MORTE ENTROU NO MUNDO PECADO Significa errar o alvo, rebelião, desobediência. etc. HERMENEUTICA A arte de interpretar o sentido das palavras em leis, textos, Romanos, 5 : 12 12 Portanto,

Leia mais

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede

PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO. Fome e Sede PERDOAR E PEDIR PERDÃO, UM GRANDE DESAFIO HISTÓRIA BÍBLICA: Mateus 18:23-34 Nesta lição, as crianças vão ouvir a Parábola do Servo Que Não Perdoou. Certo rei reuniu todas as pessoas que lhe deviam dinheiro.

Leia mais

MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta

MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta MERGULHO de Betina Toledo e Thuany Motta Copyright Betina Toledo e Thuany Motta Todos os direitos reservados juventudecabofrio@gmail.com Os 13 Filmes 1 MERGULHO FADE IN: CENA 1 PRAIA DIA Fotografia de

Leia mais

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." 2-Meditação da semana:

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também. 2-Meditação da semana: 10º Plano de aula 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." Provérbio Turco 2-Meditação da semana: Mestre conselheiro- 6:14 3-História da semana: AS três peneiras

Leia mais

Como levar alguém a Jesus Cristo usando o Cubo Evangelístico (Use as setas do cubo para ajudá-lo a abrir as figuras)

Como levar alguém a Jesus Cristo usando o Cubo Evangelístico (Use as setas do cubo para ajudá-lo a abrir as figuras) Como levar alguém a Jesus Cristo usando o Cubo Evangelístico (Use as setas do cubo para ajudá-lo a abrir as figuras) Mostre o "Homem em Pecado" separado de Deus Esta luz (aponte para o lado direito) representa

Leia mais

mundo. A gente não é contra branco. Somos aliados, queremos um mundo melhor para todo mundo. A gente está sentindo muito aqui.

mundo. A gente não é contra branco. Somos aliados, queremos um mundo melhor para todo mundo. A gente está sentindo muito aqui. Em 22 de maio de 2014 eu, Rebeca Campos Ferreira, Perita em Antropologia do Ministério Público Federal, estive na Penitenciária de Médio Porte Pandinha, em Porto Velho RO, com os indígenas Gilson Tenharim,

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI Texto: Sal. 126:6 Durante o ano de 2014 falamos sobre a importância de semear, preparando para a colheita que viria neste novo ano de 2015. Muitos criaram grandes expectativas,

Leia mais

DAVI, O REI (PARTE 1)

DAVI, O REI (PARTE 1) Bíblia para crianças apresenta DAVI, O REI (PARTE 1) Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

O NASCIMENTO DA IGREJA

O NASCIMENTO DA IGREJA Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DA IGREJA Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na

Leia mais

De Luiz Carlos Cardoso e Narda Inêz Cardoso

De Luiz Carlos Cardoso e Narda Inêz Cardoso Água do Espírito De Luiz Carlos Cardoso e Narda Inêz Cardoso EXISTE O DEUS PODEROSO QUE DESFAZ TODO LAÇO DO MAL QUEBRA A LANÇA E LIBERTA O CATIVO ELE MESMO ASSIM FARÁ JESUS RIO DE ÁGUAS LIMPAS QUE NASCE

Leia mais

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira?

HISTÓRIA DE LINS. - Nossa que cara é essa? Parece que ficou acordada a noite toda? Confessa, ficou no face a noite inteira? HISTÓRIA DE LINS EE PROF.PE. EDUARDO R. de CARVALHO Alunos: Maria Luana Lino da Silva Rafaela Alves de Almeida Estefanny Mayra S. Pereira Agnes K. Bernardes História 1 Unidas Venceremos É a história de

Leia mais

sinal de tristeza. Sinal de morte!

sinal de tristeza. Sinal de morte! CULTO FAMÍLIA: Reflexão sobre a morte e o luto Acreditamos que todos nós já sofremos a perda de alguém, seja familiar, amigo, vizinho ou apenas conhecido. Nos sentimos impotentes, indefesos, medrosos diante

Leia mais

História: Vocês querem que eu continue contando a história do Natal? Maria e José seguiam para Belém,

História: Vocês querem que eu continue contando a história do Natal? Maria e José seguiam para Belém, Data: 13/12/2015 Texto Bíblico: Lucas 2:7; 8-20 e Mateus 2:1-12 Versículo para memorizar: Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu único Filho, para que todo aquele que Nele crê não morra,

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13 A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO Romanos 15:13 - Ora o Deus de esperança vos encha de toda a alegria e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. Só Deus pode nos dar uma

Leia mais

Qual o Sentido do Natal?

Qual o Sentido do Natal? Qual o Sentido do Natal? Por Sulamita Ricardo Personagens: José- Maria- Rei1- Rei2- Rei3- Pastor 1- Pastor 2- Pastor 3-1ª Cena Uma música de natal toca Os personagens entram. Primeiro entram José e Maria

Leia mais

(DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina. -Marcadores de várias cores

(DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina. -Marcadores de várias cores (DO LIVRO AS FESTAS DA CATEQUESE PEDROSA FERREIRA) Material a preparar: -Um grande coração de cartolina -Marcadores de várias cores -Folhas cada qual com a sua letra ocantinhodasao.com.pt/public_html Página

Leia mais

Meu filho, não faça isso

Meu filho, não faça isso Meu filho, não faça isso Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 1 Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 04/03/2001 N Jo 9 1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. 2 Os seus discípulos perguntaram:

Leia mais

1º Plano de Aula. 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão

1º Plano de Aula. 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão 1º Plano de Aula 1- Citação: Guardar raiva é o mesmo que, beber veneno e querer que o outro morra. 2- Meditação: Meditação da Compaixão 3- História Perdoar Sempre 4- Música Uma Luz Dentro de mim. Vol:

Leia mais

Vinho Novo Viver de Verdade

Vinho Novo Viver de Verdade Vinho Novo Viver de Verdade 1 - FILHOS DE DEUS - BR-LR5-11-00023 LUIZ CARLOS CARDOSO QUERO SUBIR AO MONTE DO SENHOR QUERO PERMANECER NO SANTO LUGAR QUERO LEVAR A ARCA DA ADORAÇÃO QUERO HABITAR NA CASA

Leia mais

SUMÁRIO Páginas A alegria 10 (A alegria está no coração De quem já conhece a Jesus...) Abra o meu coração 61 (Abra o meu coração Deus!...

SUMÁRIO Páginas A alegria 10 (A alegria está no coração De quem já conhece a Jesus...) Abra o meu coração 61 (Abra o meu coração Deus!... SUMÁRIO Páginas A alegria 10 (A alegria está no coração De quem já conhece a Jesus...) Abra o meu coração 61 (Abra o meu coração Deus!...) A cada manhã 71 (A cada manhã as misericórdias se renovam...)

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR Bíblia para crianças apresenta JACÓ O ENGANADOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot; Lazarus Adaptado por: M Kerr; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children

Leia mais

Superando Seus Limites

Superando Seus Limites Superando Seus Limites Como Explorar seu Potencial para ter mais Resultados Minicurso Parte VI A fonte do sucesso ou fracasso: Valores e Crenças (continuação) Página 2 de 16 PARTE 5.2 Crenças e regras!

Leia mais

MELHORES MOMENTOS. Expressão de Louvor Paulo Cezar

MELHORES MOMENTOS. Expressão de Louvor Paulo Cezar MELHORES MOMENTOS Expressão de Louvor Acordar bem cedo e ver o dia a nascer e o mato, molhado, anunciando o cuidado. Sob o brilho intenso como espelho a reluzir. Desvendando o mais profundo abismo, minha

Leia mais

O ARCO-ÍRIS. Usado em tantas fotos, admirado quando aparece no céu, usado em algumas simbologias... e muitas vezes desconhecido sua origem.

O ARCO-ÍRIS. Usado em tantas fotos, admirado quando aparece no céu, usado em algumas simbologias... e muitas vezes desconhecido sua origem. Origem do Arco-Íris O ARCO-ÍRIS Usado em tantas fotos, admirado quando aparece no céu, usado em algumas simbologias... e muitas vezes desconhecido sua origem. Quando eu era criança, e via um arco-íris,

Leia mais

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados...

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... Apostila de Fundamentos Arrependimento Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... (Atos 3:19) A r r e p e n d i m e n t o P á g i n a 2 Arrependimento É muito importante

Leia mais

ECBR PROFESSORA PRISCILA BARROS

ECBR PROFESSORA PRISCILA BARROS CANTATA DE NATAL 2015 ECBR PROFESSORA PRISCILA BARROS 1. O PRIMEIRO NATAL AH UM ANJO PROCLAMOU O PRIMEIRO NATAL A UNS POBRES PASTORES DA VILA EM BELÉM LÁ NOS CAMPOS A GUARDAR OS REBANHOS DO MAL NUMA NOITE

Leia mais

UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS

UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS Bíblia para crianças apresenta UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Byron Unger; Lazarus Adaptado por: M. Maillot; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

Para início de conversa 9. Família, a Cia. Ltda. 13. Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35. Cardápio de lembranças 53

Para início de conversa 9. Família, a Cia. Ltda. 13. Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35. Cardápio de lembranças 53 Rio de Janeiro Sumário Para início de conversa 9 Família, a Cia. Ltda. 13 Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35 Cardápio de lembranças 53 O que o homem não vê, a mulher sente 75 Relacionamentos: as Cias.

Leia mais

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor.

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor. Capítulo 2 Ela representa um desafio. O simbolismo existe nas imagens coloridas. As pessoas apaixonam-se e desapaixonam-se. Vão onde os corações se abrem. É previsível. Mereces um lugar no meu baloiço.

Leia mais

HINOS DE DESPACHO. www.hinarios.org 01 O DAIME É O DAIME. O Daime é o Daime Eu estou afirmando É o divino pai eterno E a rainha soberana

HINOS DE DESPACHO. www.hinarios.org 01 O DAIME É O DAIME. O Daime é o Daime Eu estou afirmando É o divino pai eterno E a rainha soberana HINOS DE DESPACHO Tema 2012: Flora Brasileira Estrela D Alva www.hinarios.org 1 2 01 O DAIME É O DAIME O é o Eu estou afirmando É o divino pai eterno E a rainha soberana O é o O professor dos professores

Leia mais

Luís Norberto Pascoal

Luís Norberto Pascoal Viver com felicidade é sucesso com harmonia e humildade. Luís Norberto Pascoal Agradecemos aos parceiros que investem em nosso projeto. ISBN 978-85-7694-131-6 9 788576 941316 Era uma vez um pássaro que

Leia mais

Geração Graças Peça: Os Cofrinhos

Geração Graças Peça: Os Cofrinhos Geração Graças Peça: Os Cofrinhos Autora: Tell Aragão Personagens: Voz - não aparece mendigo/pessoa Nervosa/Ladrão faz os três personagens Menina 1 Menina 2 Voz: Era uma vez, duas irmãs que ganharam dois

Leia mais

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES:

1. COMPLETE OS QUADROS COM OS VERBOS IRREGULARES NO PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO E DEPOIS COMPLETE AS FRASES: Atividades gerais: Verbos irregulares no - ver na página 33 as conjugações dos verbos e completar os quadros com os verbos - fazer o exercício 1 Entrega via e-mail: quarta-feira 8 de julho Verbos irregulares

Leia mais

Eu sempre ouço dizer. Que as cores da pele são diferentes. Outros negros e amarelos. Há outras cores na pele dessa gente

Eu sempre ouço dizer. Que as cores da pele são diferentes. Outros negros e amarelos. Há outras cores na pele dessa gente De todas as cores Eu sempre ouço dizer Que as cores da pele são diferentes Que uns são brancos Outros negros e amarelos Mas na verdade Há outras cores na pele dessa gente Tem gente que fica branca de susto

Leia mais