4 Radiografia do problema

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "4 Radiografia do problema"

Transcrição

1 4 Radiografia do problema O problema do abuso e da exploração sexual (AES) não se restringe a apenas certas missões de paz, apesar do fenômeno ser, sem dúvida, mais latente em algumas operações específicas, especialmente naquelas com maior número de civis e militares, caso da Missão das Nações Unidas no Congo (MONUC) e na Libéria (UNMIL). Isto porque em todos os países-hospedeiros, encontram-se contextos similares: sociedades destruídas pela guerra e pela pobreza, em que um grande número de refugiados são meninas e mulheres que lutam por sua sobrevivência. Frente a sistemas judiciários e policiais fracos ou mesmo ausentes, à existência das imunidades de militares e civis da ONU, à limitação, por parte da Organização, de respostas punitivas adequadas, e, principalmente, à disparidade de poder e de recursos entre os habitantes locais e os participantes das missões, uma série de relações sexuais explorativas são estabelecidas. Níveis distintos de consentimento podem ser encontrados em uma série de interações que vão desde o estupro a relações mais duradouras, mas cujos resultados são similares: o possível aumento do nível de infecção pelo HIV, a dependência, a marginalização, a geração de filhos sem pais. A interação sexual mais comum é, sem dúvida, a troca de relações sexuais por pequenas quantias de dinheiro, comida e outros bens. Mas a ligação da chegada de missões de paz com a prostituição acaba, muitas vezes, por estimular também o crime organizado e o tráfico humano, a exemplo dos casos da Bósnia e da Libéria: Meninas são seqüestradas e transformadas em escravas sexuais para atender à demanda recém-chegada de militares e civis dispostos a pagar por estes serviços. A participação de menores nestas relações, em especial de meninas, mas também de meninos, está, infelizmente, sempre presente. A análise de artigos da mídia sobre o tema demonstra não só que as operações complexas são mais suscetíveis ao AES, mas que a hipótese de que militares de algumas culturas seriam mais propensas a tais comportamentos não se sustenta: perpetradores de todas as raças, religiões e origens sócio-econômicas são citados nestas matérias.

2 Dados gerais sobre AES Através de um levantamento de dados, feito a partir de 1989 em matérias de jornais, documentos da ONU e relatórios de ONGs especializadas, foi possível traçar uma radiografia aproximada dos casos de abuso e exploração sexual por militares em missões de paz 1, com o objetivo de responder às seguintes perguntas: Em que missões os casos acontecem com mais freqüência? Que tipo de relações são estabelecidas entre mulheres e meninas locais e integrantes de operações de paz (OPs)? Quem são os perpetradores? Em que anos se deram mais casos? É extremamente importante lembrar que os relatos contabilizados são apenas alegações 2, e não fatos comprovados (ainda que uma pequena minoria destes tenha sido, de fato, investigada e confirmada). Como analisaremos melhor no capítulo 4, devemos lembrar que algumas denúncias são feitas com o objetivo de receber indenização, o que não é de todo surpreendente dada a situação de miséria em que se encontram a maioria dos países-hospedeiros: As Nações Unidas geralmente pagam uma indenização, através do Civil Claims Unit (Hampson, Kihara-Hunt, 2007) a praticamente todos os tipos de máconduta, tais como batidas de automóvel, destruição de propriedade privada ou mesmo abuso sexual. Cabe ressaltar também que relações consentidas, tais como as interações sexuais entre prostitutas e participantes da missão, ou os relacionamentos mais duradouros, não costumam aparecer na mídia, já que, salvo em casos em que há filhos envolvidos, as mulheres ou meninas em questão não denunciam tais relações. Além disso, estas relações não são proibidas, mas apenas desencorajadas, segundo o Boletim do Secretário-Geral de No capítulo 4 analisaremos mais detalhadamente os problemas metodológicos referentes à coleta de dados sobre AES, como a sub-notificaçao, a confidencialidade das investigações e a confiabilidade das fontes. 2 Segundo Nicola Dahrendorf (2006): A significant number of false allegations have been made against MONUC personnel by other MONUC personnel, alleged victims and the local police. The motivation for a false claim is varied but appears to fall within three main categories: compensation, revenge or to discredit. 3 Organização das Nações Unidas. Secretariado. Special Measure for protection from sexual exploitation and abuse. Documento das Nações Unidas número ST/SGB/2003/13, 9 de outubro de 2003.

3 104 De 125 matérias e documentos analisados no total 4, a Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUC), é, de longe, a missão mais citada, com 34% das referências: o dobro da segunda missão que mais aparece na mídia - a Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH), com 13,3% das citações. Das 17 operações de paz em ação hoje, apenas sete não foram citadas em nenhuma matéria: United Nations Mission for the Referendum in Western Sahara (MINURSO), United Nations Military Observer Group in India and Pakistan (UNMOGIP); United Nations Peacekeeping Force in Cyprus (UNFICYP); United Nations Observer Mission in Georgia (UNOMIG), United Nations Disengagement Observer Force (UNDOF), United Nations Interim Force in Lebanon (UNIFIL) e United Nations Truce Supervision Organization (UNTSO). Tabela 1:Quantidade de citações por missão Missões Porcentagem RDC 34% Haiti 13,3% Libéria 12% Costa do Marfim 9,3% Burundi 4,6% Bósnia 6% Sudão 6% Somália 4,6% Serra Leoa 4% Eritréia/Etiópia 2,6% Timor Leste 2% Camboja 0,6% República C.A. 0,6% É interessante notar que as operações não-citadas são justamente as de observação, em que há menos militares, e estes não interagem tanto com a população 4 A pesquisa analisou a mídia internacional de língua inglesa, francesa e espanhola. Veículos de mídia locais ficaram de fora da pesquisa, o que provavelmente acaba por diminuir a representatividade da análise.

4 105 local 5. Com exceção da UNFICYP, que conta com 922 militares, policiais e observadores militares, da UNDOF, que tem 1041, e da UNIFIL, com , em todas as outras missões não citadas o número de pessoal uniformizado não ultrapassa 230. Com exceção da UNIFIL, todas as maiores OPs da ONU em atividade, como a MONUC, na República Democrática do Congo, com militares e policiais, a UNMIL, na Libéria, com , a UNMIS, com 9960 e a UNAMID, com (ambas no Sudão), a UNOCL, na Costa do Marfim, com 9176, e a MINUSTAH, com , tiveram casos de AES citados na mídia. Assim, de fato parecer haver evidências para acreditarmos que as missões multifuncionais, e aquelas que contam maior número de participantes, parecem ser mais suscetíveis que as pequenas missões de observação a casos de AES. Devemos ter em vista, no entanto, a possibilidade de que as operações de paz clássicas, com menos participantes, não recebam tanta atenção da mídia. Quando tentamos desvendar em quais anos se deram a maioria dos casos, vemos que 2004 e 2005 foram os anos em que mais denúncias foram publicadas na mídia, especialmente após o relatório do Secretário-Geral de abril de , do documento do Office of Internal Oversight Services (OIOS) sobre a MONUC 8, de janeiro de 2005 e do Relatório Zeid 9. Muitas das matérias de 2004 referiam-se às investigações em andamento do OIOS. Devemos levar em conta, ainda, que o crescimento de casos acompanha o crescimento do número de soldados e o aumento da capacidade investigativa por parte da ONU e, ainda, a possibilidade de que a diminuição de casos em 2006 e 2007 não represente uma diminuição real do número de alegações, mas apenas de matérias produzidas pela mídia. 5 A MINURSO tem 226 militares e policiais, a UNMOGIP, 43; a UNOMIG, 145; UNTSO, 151. UN Missions Summary of Military and Police. Disponível em Acesso em 17/03/ Todos os dados foram obtidos em Monthly Summary of Contributors of Military and Civilian Police Personnel. Departamento de Operações de Manutenção da Paz (DPKO). Disponível em Acesso em 03/04/ Organização das Nações Unidas. Secretariado. Special Measure for protection from sexual exploitation and abuse, Secretary-General s Bulletin. Documento das Nações Unidas No. ST/SGB/2003/13, 09/10/ Organização das Nações Unidas. Office of Internal Oversight Services (OIOS). Investigation by the Office of Internal Oversight Services into Allegations of SEA in theunited Nations Organization Mission in the DRC. Documento das Nações Unidas No. A/59/661, 05/01/ Organização das Nações Unidas. Assembléia Geral. A comprehensive strategy to eliminate future sexual exploitation and abuse in United Nations peacekeeping operations. Documento das Nações Unidas No. A/59/710, 24/03/2005.

5 106 O padrão de crescimento de citações na mídia de casos de AES logo após a publicação de relatórios de ONGs ou da ONU está presente em todo o recorte temporal. Assim, percebemos que muitas matérias referem-se aos mesmos casos já publicados oficialmente. Ou seja: a maioria dos meios de comunicação não apura seus casos, mas divulga aqueles já relatados em relatórios da ONU e de ONGS. Assim, parte do grande número de casos relativos à MONUC vem da duplicação de informações, em que vários veículos de mídia reproduzem informações ou de outro órgão de imprensa ou de algum relatório da Organização. Isto não quer dizer que os casos não tenham sido numerosos, mas apenas que o número de citações na mídia de casos de AES não reproduz fielmente a realidade das missões de paz. Gráfico 1 Número de alegações de casos de AES por ano ( ) nº de alegações por ano Sobre os perpetradores, a prática parece ser, de fato, transcultural. Foram citados nas matérias e nos documentos (especialmente de ONGs, já que a ONU preserva a nacionalidade dos envolvidos) militares de países como Bélgica, EUA, Canadá, Alemanha, Irlanda, Itália, Dinamarca, Nova Zelândia, França, Rússia, África do Sul, Guiné, Nigéria, Tunísia, Sri Lanka, e Ucrânia. Os mais citados foram os soldados de Jordânia, Marrocos, Paquistão, Uruguai e Nepal, não por acaso alguns dos países que

6 107 mais contribuem com tropas 10 para missões de paz. Com exceção de Marrocos, todos estes países estão entre os 10 maiores contribuintes das OPs. De toda forma, devemos ter em mente que a maioria das matérias e especialmente dos documentos não cita a nacionalidade dos perpetradores, para protegê-los até que as investigações tenham sido concluídas. 4.2 O abuso e a exploração sexual pelo mundo Nesta seção, analisaremos as missões em que se dão as primeiras alegações de abuso e de exploração sexual por peacekeepers, muito antes que qualquer tipo de política restritiva ou de medidas de combate tenham sido implementadas pela ONU: São as operações da Organização no Camboja, e depois, na Somália. Especialmente no caso do Camboja, a exploração sexual de prostitutas se dava de forma absolutamente aberta por parte de militares e civis. Assim, é esta missão que alertará a ONU, pela primeira vez, para os riscos que tal comportamento possa ter efeitos negativos no apoio local à missão. Depois, analisaremos os casos da missão da ONU na Bósnia, em que alguns integrantes participaram ativamente no tráfico humano de mulheres e meninas e do Timor Leste, em que a chegada da missão foi responsável pelo crescimento da prostituição local. Serão analisados ainda os casos da Libéria - outra situação em que a chegada da operação de paz estimulou o tráfico humano - e de outras missões contemporâneas, como aquelas em Serra Leoa, Burundi, Eritréia e Etiópia, Costa do Marfim e Sudão Primeiros casos: Camboja e Somália Os primeiros relatos de má-conduta em geral, como tortura, violência contra locais, e, especialmente, abuso sexual - tais como estupros e o envolvimento de peacekeepers com redes de prostituição - foram registrados na Somália, em 1992, e no 10 Paquistão é o maior TCC, Nepal o quinto, Jordânia o oitavo, Uruguai o nono, África do Sul o décimo quinto e Marrocos o décimo sétimo. Ranking of Military and Police Contributions to UN Operations. Departamento de Operações de Manutenção da Paz (DPKO), 28/02/2009. Disponível em Acesso em 22/03/2009.

7 108 Camboja, no ano seguinte (Kent, 2007). Em 24 de junho de 1997, fotos de dois militares belgas participantes da Operação Restore Hope torturando um menino somali, fazendo-o beber água salgada e vômito e aparentemente urinando em cima de um corpo foram publicadas na capa da revista semanal americana Village Voice 11. Em 15 de julho, uma segunda série de fotos mostrava soldados belgas torturando com choques elétricos e estuprando uma menina. A revista publicou ainda denúncias de que militares canadenses também teriam torturado um menino somali de 16 anos, chamado Shidane Arone, em março de Em 8 de agosto, militares italianos admitiram que seus soldados haviam torturado e abusado de mulheres somalis, depois de uma reportagem do Washington Post ter afirmado que assassinatos, tortura e estupros haviam sido cometidos por peacekeepers e que drogas e prostitutas circulavam livremente entre as tropas italianas (idem). As denúncias sobre militares canadenses da Canadian Airborne Regiment levaram ao estabelecimento de uma comissão de investigação- Commission of Inquiry into the Deployment of Canadian Forces to Somalia- conhecida como the Somalia Inquiry (Whitworth, 1998, p. 176) 13. A apuração dos casos comprovou as denúncias de tortura e morte de Shidane Arone, trazendo à tona detalhes grotescos do que os militares canadenses chamaram de Operation Snatch Niggers (Idem, p. 93). De certa forma, no entanto, será a má-conduta sexual de militares no Camboja missão considerada como um sucesso da cooperação pós-guerra Fria e da promoção de questões de gênero (Whitworth, 1998, p. 177), que enfatizará que a ligação de militares com a prostituição é um problema muito mais presente que os estupros ou as relações sexuais forçadas, e que pode acarretar prejuízos notáveis à população local dos paíseshospedeiros de missões de paz. O impacto da United Nations Transitional Authority in Cambodia (UNTAC) na indústria sexual cambojana foi visível 14, em uma época em que a política de no-sex ainda 11 GRIGG, William Norman. Beasts in Blue Berets. The New American, 29/09/1997. Disponível em Acesso em 30/09/ Para mais sobre o caso ver Whitworth (1998 e 2004). 13 Para mais sobre a investigação, ver Dishonoured Legacy - The Lessons of the Somalia Affair. Report of the Commission of Inquiry into the Deployment of Canadian Forces to Somalia. Canada: Minister of Public Works and Government Services, An indication of this is that the only display in the Siem Reap Museum of National History covering the UNTAC period in Cambodia is a wax figure of a peacekeeper with his arm around a sex worker (Koyama e Myrttinen, 2007, pg.32).

8 109 não era enfatizada nos poucos treinamentos nacionais aplicados aos militares. De 1992 a 1993, segundo relatório da Refugees International 15, baseado em cifras da Cambodian Women s Development Association, o número de sex houses e de casas de massagem se multiplicaram, e o número de prostitutas aumentou de seis mil para 25 mil, estimulando a prostituição infantil 16. Segundo relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas para HIV/aids (UNAIDS) 17 de 1998, 45% of Dutch navy and marines personnel on peacekeeping duty in Cambodia had sexual contact with sex workers or other members of the local population during a five-month tour. Camisinhas eram raramente usadas. Como conseqüência do aumento da prostituição, afirmam alguns autores, os índices de contaminação pelo HIV cresceram drasticamente (Koyama, Myrttinen, 2007; Whithworth, 1998, p. 179; Leadgerwood, 1994, p. 7): Segundo Whitworth (2004, p. 68), 75% dos doadores de sangue em Phnom Penh estavam infectados pelo vírus, assim como 20% dos militares de um batalhão francês ao final dos seis meses servindo na UNTAC. O aumento da contaminação teria estimulado a demanda por "clean young girls" 18 : Child prostitution was particularly popular because of the better chance that younger prostitutes would not yet have contracted the HIV virus. Child virgins were sold to UN peacekeepers for as much as 500 after which these children were worth considerably less, getting paid on average 10 per soldier (Fetherston, 1998, p. 168). Confrontado com denúncias de que militares estariam cometendo tais atos, o Representante do Secretário-Geral (SRSG) da missão no Camboja, o japonês Yasushi Akashi, diminuiu a gravidade das alegações, afirmando que soldados de sangue-quente de 18 anos têm direito a beber algumas cervejas e ir atrás de bonitas espécies do sexo oposto (Fetherston, 1998, p. 168). Nenhum tipo de medida disciplinar foi implementada, mas apenas recomendações para que os militares fossem mais discretos, não estacionando, por exemplo, os carros com distintivo da ONU na frente de casas de massagem. Militares foram ainda orientados a não freqüentarem bordéis de uniforme (Ledgerwood, 1994, p. 8). Além da prostituição, casos de estupros contra mulheres e 15 Refugees International. Must Boys Be Boys? Ending Sexual Exploitation and Abuse in UN Peacekeeping Missions (2005). Ver nota DEEN, Thalif. L ONU cible exploitation sexuelle par des soldats de la paix. IPS. Disponível em Acesso em 10/09/ UNAIDS. Aids and the Military (1998, p.2). Ver nota MCKAY, Angela. Sex and the peacekeeping soldier: the new UN resolution. PeaceNews, junho-agosto de Disponível em Acesso em 10/10/2008.

9 110 menores e de sexual assault em geral também foram registrados por ONGs locais (Whithworth, 1998, p. 179). Apesar de vários relatos terem sido publicados na mídia local, e uma carta produzida por 170 cambojanos ter sido entregue ao SRSG (Ibidem) com denúncias de que a prostituição e o comportamento indisciplinado como uso excessivo de álcool e acidentes de trânsito- ocorriam em bares, hotéis e até mercados, intimidando mulheres onde elas estivessem, a prostituição por militares da ONU no Camboja não parece ter chegado às linhas dos jornais internacionais. Segundo Koyama e Myrttinen, peacekeepers não só ficaram notórios por comprar serviços sexuais, mas por, em alguns casos, participar ativamente na prostituição: Segundo as autoras, surgiram denúncias de que militares franceses tinham seu próprio bordel, e forças da Bulgária teriam formado sua própria rede de prostituição no norte do país. Os impactos negativos causados pelos cerca de 23 mil militares que passaram pela missão 19 foram não só sociais, mas também políticos: Segundo Ledgerwood (Whitworth, 1998, p. 179), os Khmers Vermelhos acusaram peacekeepers de estarem muito ocupados com as mulheres para controlar a saída dos soldados vietnamitas, o que trouxe consideráveis obstáculos ao processo de paz, uma vez que tal propaganda acabou tendo alguma influência na população local. Some Cambodians were more inclined to believe the Khmer Rouge propaganda that UNTAC was collaborating with the Vietnamese to colonize Cambodia when they saw UNTAC personnel taking Vietnamese wives Bósnia A missão das Nações Unidas na Bósnia e Hezergovina (UNMIBH), iniciada em 1995 e terminada em dezembro de 2002, é representativa não só do envolvimento de militares, civis e policiais com a prostituição, mas especialmente com o tráfico humano. Segundo Pallen (2003, p. 27), com a grande presença de peacekeepers e policiais 19 UNTAC - Facts and Figures. Disponível em Acesso em 03/11/2008.

10 111 internacionais, aliada a um judiciário ainda deficiente e ao conseqüente crescimento do crime organizado, o tráfico de mulheres torna-se um dos negócios mais lucrativos da Bósnia. Segundo a Human Rights Watch 20, em 2000 a Bósnia já havia se tornado um dos maiores centros de uma rede internacional de tráfico de mulheres e meninas - a maioria vindo de Moldávia, Romênia, Ucrânia e Belarus. Um dos primeiros casos a aparecer na mídia, no entanto, foram as alegações de que peacekeepers canadenses teriam mantido relações sexuais com enfermeiras e intérpretes em um hospital mental em Bakovici, em 1993/ , onde também foram violentos com os pacientes e abusaram de bebidas alcoólicas e fizeram transações no mercado negro, incluindo a venda de armas para milícias bósnio-croatas. Apenas 22 dos 60 peacekeepers envolvidos sofreram quaisquer tipos de punição. Ainda em 1993, denúncias de que militares (do Canadá, França, Nova Zelândia e Ucrânia) teriam se envolvido em prostituição com escravas sexuais também foram veiculadas em alguns jornais 22. A situação de miséria também levava várias meninas e mulheres a venderem seus corpos por quantias mínimas de dinheiro, por comida ou outros bens (Simic, 2005). Com pouquíssimas medidas de combate ao abuso sexual, e sem monitoramento de curfews ou de áreas proibidas, a visita de peacekeepers a bordéis era freqüente. Casos de estupros por militares a mulheres e meninas locais também foram relatados (Vandenberg, 2005, p. 153) Matéria de 2002 da BBC News revelava que meninas de até 15 anos trabalhavam como escravas em bordéis e eram obrigadas a fazer sexo com militares e funcionários da ONU 23. Mas a participação de peacekeepers ia além do incentivo econômico ao crime organizado. Kathryn Bolkovac, funcionária da DynCorp (empresa terceirizada americana 20 Citado por Pallen (2003, p. 28). 21 LASALLE, Luann. Not all allegations about peacekeepers can be proved: Baril:22 of 60 disciplined over role in Bosnia. The Hamilton Spectator, 09/06/1998. Disponível em Acesso em 10/09/2008. TURNER, Craig. Abuse Allegations Changes Image Of Canadian Peacekeepers. Los Angeles Times, 11/08/1996. Disponível em Acesso em 16/03/ FERGUSON, Alan. UN probes abuse claims at brothel in Bosnia. Toronto Star, 04/11/1993. Disponível em Acesso em 30/08/ Boys will be boys. BBC News, 14 de junho de Disponível em Acesso em 30/08/2008.

11 112 que prestava serviços para a polícia internacional na Bósnia) encarregada de investigar tais denúncias, afirmou em s para sua empresa que meninas de até 15 anos eram obrigadas a dançar nuas e a fazer sexo com clientes, e que funcionários da ONU e trabalhadores humanitários estavam ligados a redes de prostituição locais. Bolkovac afirmou ainda que as meninas que se recusavam a fazer sexo eram espancadas e estupradas na frente de peacekeepers que nada faziam. Suas denúncias lhe custaram seu emprego na DynCorp 24 : A partir daí, Bolkovac passou a fazer suas alegações publicamente, inclusive na investigação da Câmara de Representantes dos EUA, de , que revelou que membros da International Police Task Force e militares da Stabilisation Force (SFOR) estavam comprando mulheres e participando ativamente no tráfico humano, falsificando documentos e facilitando o comércio 26. Militares paquistaneses também foram acusados de participar ativamente em redes de tráfico de mulheres (Simic, 2005). Em meio às investigações, Madeleine Rees, então chefe do Alto Comissariado para Direitos Humanos da ONU 27, afirmou: There is virtually no dispute any more that the issue of trafficking arose predominantly with the arrival of the peacekeeping troops in Timor-Leste Assim como no Camboja, no Timor Leste a presença de civis e militares teve impacto relevante na indústria sexual local (Koyama e Myrttinen, 2007, p. 31). A prostituição se dava em bordéis, nas ruas, em casas de massagem e em boates, e com a chegada de peacekeepers e trabalhadores humanitários passou a acontecer também em restaurantes e boates freqüentadas pelo UN staff, ainda que, segundo as autoras: (...) the 24 MCGORY, Daniel. The Seamy Side of peacekeeping; whistle-blower vindicated after being fired for exposing UN ties to prostitution racket. The Sunday-Herald Observer, 11/08/2002. Disponível em Acesso em 10/09/ Citado por ALLRED, Keith. Peacekeepers and Prostitutes: How Deployed Forces Fuel the Demand for Trafficked Women and New Hope for Stopping It. Armed Forces and Society,33, no 5, Sex Worker Issues Unsurprising, Former UN official says. UN Wire, 06/09/2001. Disponível em Acesso em 10/10/ Dark Side of Peacekeeping. The Independent,10/07/2003. Disponível em Acesso em 23/09/2008.

12 113 UNTAET/UNMISET missions did not lead to such a highly visible increase in prostitution as was the case with UNTAC in Cambodia (Idem, p. 35). Segundo Koyama e Myrttinen (2007, p. 35), militares, policiais e civis recorriam ao serviço de prostitutas regular e abertamente 28. Com base em trabalho de campo e entrevistas, Koyama e Myrttinen afirmam: (...) We observed UN staff negotiating prices for sexual services in a Dili nightclub in April 2004 (2007, p. 35). Além de profissionais do sexo, localizadas em bordéis e casas de massagens, havia ainda a presença freqüente de mulheres e meninas que ofereciam sexo aos militares e civis em troca de pequena quantia de dinheiro ou de outros itens, como comida ou sabão. Segundo Myrttinen e Koyama (2007, p. 35), a maioria dos clientes da indústria sexual era de civis (funcionários da ONU, trabalhadores humanitários, policiais civis, jornalistas, e outros estrangeiros) e não militar (ainda que estes também tenham tido alguma participação), provavelmente pela imposição de curfews aos peacekeepers. A exceção era o batalhão português (PorBatt), cuja atitude de laissez-faire em relação às atividades noturnas dos militares fez com que estes ganhassem notoriedade em Dili pela presença em casas de massagem, em brigas de bares e pelas denúncias de peacekeeper babies (Idem, p. 36). Os militares jordanianos também ficaram notoriamente conhecidos pelos atos de AES. Em 2001, denúncias de que soldados jordanianos haviam cometido atos de máconduta sexual em maio daquele ano foram veiculadas na mídia, assim como de que dois membros do batalhão paquistanês foram repatriados por comportamento inapropriado para com as mulheres locais 29. Reportagem do The Age de 22 de julho de 2006 afirmava que o jornal havia obtido um relatório confidencial da ONU, que dizia que mais de 20 peacekeepers babies haviam sido abandonados no Timor Leste. O documento afirmava ainda que havia uma cultura de acobertamento das denúncias, em que casos de AES não eram registrados por medo e vergonha, situação típica de um país fortemente religioso No capítulo 2, serão analisadas mais detalhadamente as situações de AES em várias missões: Camboja, Somália, Bósnia, Libéria, Burundi, Serra Leoa e Haiti. 29 UN peacekeepers in Timor face possible sex charges. Reuters, 03/08/2001. Disponível em Acesso em 03/10/ UN s legacy of shame in Timor. The Age, 22/07/2006. Disponível em Acesso em 10/09/2008

13 114 A investigação afirmava ainda que as mães destas crianças eram freqüentemente estigmatizadas em suas comunidades Libéria Em 14 anos de conflito, o estupro foi utilizado extensa e sistematicamente como arma de guerra na Libéria, afetando de 60 a 75% das mulheres no país (Kent, 2007, p. 45). Mais da metade dos casos de estupro são cometidos contra meninas de até 12 anos 31. Até hoje, frente a um sistema judiciário e policial falho, o estupro é o crime mais sério do país, com uma média de oito casos registrados a cada semana 32. Militares da Missão das Nações Unidas na Libéria (UNMIL), uma das maiores missões de paz da ONU, com militares e policiais 33, instituída em 2003, estão entre os perpetradores. Casos de incentivo ao tráfico humano e de envolvimento em prostituição por parte dos participantes da missão (além de trabalhadores humanitários de outros órgãos da ONU e de ONGs) também surgiram na mídia a partir de 2004, quando matéria do Washington Post afirmou que meninas de até 12 anos estavam trocando sexo por comida ou pequenas quantias de dinheiro 34 em boates na cidade de Gbarnga. A situação de extrema pobreza em que se encontram muitas meninas e mulheres incentiva uma grande indústria de exploração sexual. Segundo artigo da Refugees International 35, (...) Sexual exploitation has become a social norm in Liberia. Sex is a survival mechanism for many people. O relatório afirma ainda que algumas meninas se oferecem a civis e militares apenas para terem onde dormir. A organizaçao Save the 31 LEWIS, Stephen. Africa: Peace with sexual violence is still war. Africa Files, 05/06/2008. Disponível em Acesso em 19/03/ DEEN, Thalif. Liberia: Rape, Gender Violence the Norm in Post-War Liberia. AllAfrica.com, 07/03/2009. Disponível em Acesso em 17/03/ UN Missions Summary of Military and Police. Disponível em Acesso em 17/03/ Liberia: UNMIL investigating alleged sexual misconduct by peacekeepers in four incidents. IRIN, 03/05/2005. Disponível em Acesso em 18/03/ Sexual Exploitation in Liberia: Are the conditions ripe for another scandal?. Refugees International, 02/04/2004. Disponível em Acesso em 19/03/2009.

14 115 Children afirmou que meninas de até 8 anos estavam mantendo relações sexuais com trabalhadores humanitários em troca de comida 36. As várias relações sexuais com mulheres locais resultaram ainda em um grande número de baby peacekeepers 37. Segundo Célhia de Lavarène 38, ex - focal point sobre AES da UNMIL, a chegada de um grande número de participantes da missão estimulou um intenso tráfico de meninas do Marrocos para os bordéis locais, freqüentados por militares, policiais e civis da ONU. Estas ficavam presas, em condições subumanas, trabalhando como escravas sexuais. Apesar da política de tolerância zero implementada pelo Representante do Secretário-Geral (SRSG) da missão, Jacques Paul Klein, e da instituição tanto de uma focal point para AES quanto de um Conduct and Discipline Unit, e de uma série de proibições, como locais off limits, Lavarène denuncia que a infra-estrutura de investigação e de proteção às vítimas e o monitoramento dos integrantes da missão é absolutamente falha: Militares e civis freqüentam bordéis sem medo de sofrerem qualquer tipo de represália. Segundo a autora: Não passa um dia sem que eu receba uma queixa de abusos sexual (...) Ao longo das missões, tornei-me fatalista: em qualquer lugar onde houver boinas-azuis, haverá abusos sexuais. Enquanto o DPKO não ousar designar os culpados por medo de desagradar os países-membros, sobretudo os que são grandes fornecedores de tropas, isso não vai mudar. (Lavarène, 2006, p. 284) Apesar de todos estes defeitos, os casos de AES na UNMIL parecem ter diminuído com o tempo. Em 2005, foram registrados 45 casos de AES, dos quais 3 eram relativos a estupros, 9 a prostituição, 18 a exploração sexual, 2 a abuso sexual e 13 a sexo com menores 39. Em 2006 foram 30 casos 40. O relatório da missão sobre AES que cobre o período de janeiro a junho de 2008 afirmava que apenas 5 casos haviam sido registrados. 36 Liberia Sex-for-aid widespread. BBC News, 08/05/2006. Disponível em Acesso em 09/03/ Liberia: Daddy wore a blue helmet.the Economist, 21/04/2005. Disponível em Acesso em 27/02/ Entrevista à autora por , 10/06/2008. Lavarène escreveu ainda um livro sobre o abuso e a exploração sexual na UNMIL, chamado Passaporte para o Inferno: Uma mulher no combate aos mercadores de sexo. São Paulo: Francis, Sexual Exploitation and Abuse: an Update from UNMIL. UNMIL Press Release, 07/06/2006. Diponível em Acesso em 02/03/2009. UNMIL releases 2006 sexual exploitation and abuse report. UNMIL, 09/03/2007. Disponível em Acesso em 10/03/ UN in Liberia report shows decline in sex abuse allegations; envoy says some progress. UN News Centre, 09/03/2007. Disponível em Acesso em 10/03/2009.

15 116 No período de julho a dezembro de 2007, haviam sido 9 casos 41. A atual SRSG da missão, Ellen Margrethe, acredita que a diminuição seja resultado da implementação de um programa de treinamento sobre AES para os participantes da missão 42 e das medidas implementadas em combate ao AES, como os curfews e as áreas proibidas a militares Serra Leoa, Burundi, Eritréia e Etiópia O relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) em conjunto com a organização inglesa Save the Children 43, de 2002, sobre a exploração sexual de refugiados por tropas de peacekeepers e funcionários civis da ONU e de ONGs na África Ocidental citava casos de abuso e exploração em campos de refugiado na Guiné, na Libéria e em Serra Leoa. Mas estas não foram as únicas denúncias de abuso e exploração sexual na Missão das Nações Unidas em Serra Leoa (UNAMSIL), iniciada em Em 2003, relatório do Human Rights Watch entitulado We ll kill you if you cry sobre a violência sexual durante o conflito armado de Serra Leoa afirmava que vários casos de estupro e exploração haviam sido documentados pela organização, entre eles o de uma menina de 12 anos por um soldado da Guiné, em março de 2001, e de uma mulher por dois peacekeepers ucranianos, em abril de Segundo a Human Rights Watch, ( ) there appears to be reluctance on the part of UNAMSIL to investigate and take disciplinary measures against the perpetrators 44. Já nas palavras do UNIFEM: In Sierra Leone, the estimates of young girls involved in the sex trade are even higher. I am the only person who has an income in my family," a 19-year-old commercial sex worker told us in 41 Liberia/ Latest UNMIL Sexual Exploitation and Abuse (SEA) report shows a decline in reported allegations, as UN envoy urges zero tolerance to SEA. African Press Organisation, 20/08/2008. Disponível em Acesso em 10/03/ Sexual Exploitation and Abuse - An update from UNMIL. UNMIL, 07/06/2006. Disponível em Acesso em 19/03/ ACNUR e SAVE THE CHILDREN. Sexual Violence and Exploitation: The Experience of Refugee Children in Guinea, Liberia and Sierra Leone. 22 outubro-30 de novembro de Human Rights Watch. We ll kill you if you cry (2003, p. 28). Disponível em Acesso em 25/09/2008.

16 117 Freetown. "Since UNAMSIL s arrival, I have been able to make enough money to support my family. My clients are mainly peacekeepers 45. Segundo reportagem de 10 de julho de 2003 do Independent, alguns pais afirmavam que mandavam suas filhas nunca entrarem nos veículos dos peacekeepers 46. A matéria também dizia que uma menina de 16 anos havia sido estuprada por soldados da Nigéria em Freetown; e que um menino havia sido estuprado por um peacekeeper de Bangladesh. Artigo do Guardian de seis de abril de 2005 relatava que meninas de até 14 anos se ofereciam livremente aos peacekeepers de Bangladesh, Nigéria e Quênia nas praias de Freetown. A matéria afirmava ainda que: dozens of children have been fathered by UN peacekeepers, many of whom have completed their assignments and left 47. Alegações de má-conduta sexual também aparecem na Operação das Nações Unidas no Burundi (ONUB), que encerrou suas atividades em 31 de dezembro de No final de 2004, dois peacekeepers foram suspensos por fazerem sexo com menores de idade 48. Roxanne Carrillo, code of conduct officer da ONUB, afirmou que existiam casos de exploração sexual de meninas e crianças por militares, policiais e civis, e que pelo menos seis casos haviam sido investigados desde setembro de Segundo Carrillo: In every single location we have addressed the issue of sexual exploitation 50. Em março de 2001, a ONU declarou que investigaria sete peacekeepers dinamarqueses da Missão das Nações Unidas na Etiópia e Eritréia (UNMEE) que supostamente haviam abusado sexualmente uma menina de 13 anos na Eritréia. A investigação dinamarquesa sobre o caso, no entanto, afirmou não ter encontrado 45 REHN, Elisabeth; SIRLEAF, Ellen Johnson. Women, War, Peace: The Independent Experts Assessment on the Impact of Armed Conflict on Women and Women s Role in Peace-Building. (2002). Ver nota Dark Side of Peacekeeping. Independent.co.uk,10/07/2003. Disponível em Acesso em 23/09/ FOFANA, Lansana. Zero tolerance for UN troops involved in sexual abuse. Mail & Guardian Online, 06/04/2005. Disponível em Acesso em 01/20/ UN sex abuse sackings in Burundi. BBC News, 19/07/2005. Disponível em Acesso em 30/09/ Burundi: UN mission sets up units to check sexual abuse. IRIN, 15/11/2004. Disponível em Acesso em 23/09/ UN Reforms Aim to End Sexual Abuse by Peacekeepers. IRIN, 10/05/2005. Disponível em Acesso em 27/09/2008.

17 118 evidências do caso 51. Em 20 de dezembro de 2002, matéria da BBC dizia que um vídeo pornográfico havia sido feito por um soldado irlandês envolvendo uma mulher local de 22 anos, com quem este afirmou ter um relacionamento 52. O peacekeeper foi repatriado (e mais tarde sentenciado a 16 dias de detenção em seu país natal) e sua namorada (supostamente uma prostituta) foi presa. A mulher disse à mídia local que o irlandês lhe dava dinheiro, presentes e que prometera levá-la para a Irlanda; e revelou que vários hotéis e boates locais serviam como pontos de prostituição, e eram freqüentados por peacekeepers. Soldados italianos, dinamarqueses e eslovacos já haviam sido repatriados nos anos anteriores em casos isolados 53, todos de sexo com menores Costa do Marfim e Sudão Em 27 de maio de 2008, extenso documento da Save The Children 54 afirmava que trabalhadores humanitários e peacekeepers estariam abusando de crianças (através de sexo por comida ou dinheiro, ou sexo forçado) no Haiti, na Costa do Marfim, e no Sudão. Denúncias de casos de AES nas missões destes países já haviam sido veiculadas na mídia anteriormente. Em 2007, a ONU já havia suspendido um contingente marroquino inteiro da United Nations Operation in Côte d'ivoire (UNOCI), que conta com 9176 policiais e militares 55, fixados em Bouake, por abuso e exploração sexual 56, supostamente envolvendo menores. 51 LYNCH, Colum. UN to investigate alleged sex abuse by peacekeepers. UN Wire, 02/03/2001. Disponível em Acesso em 30/08/ LAST, Alex. Porn scandal rocks Eritrean peace force. BBC News, 20/12/2002. Disponível em Acesso em 23/09/ WALSH, Declan. Peacekeeper jailed for porn films. The Scotsman, 23/01/2003. Disponível em Acesso em 30/08/ Save the Children UK. No One to Turn To. 27 de maio de Ver nota Organização das Nações Unidas (ONU). Departamento de Operações de Manutenção da Paz (DPKO). UN Missions Summary of Military and Police. Disponível em Acesso em 22/03/ Côte d Ivoire: UN, Moroccan officials meet to address allegations of sexual abuse. UN News Center, 23/07/2007. Disponível em Acesso em 10/09/2008.

18 119 Denúncias de AES, incluindo estupro e pedofilia, por soldados da União Africana em Darfur, no Sudão, foram feitas pelo BBC Channel 4 da Televisão Britânica em março de O jornal Daily Telegraph afirmou que os abusos começaram logo depois da chegada da missão, em março de 2005, e envolviam crianças de até 12 anos. Investigação do UNICEF sobre as denúncias cita entrevistas com cerca de 20 supostas vítimas AU inaugurates inquiry panel on allegations of sexual abuse in Darfur. Sudan Tribune, 16/04/2006. Disponível em Acesso em 30/08/ UN to probe Sudan sex abuse claim. BBC News, 03/01/2007. Disponível em Acesso em 12/09/2008

Natalia Rayol Fontoura. Heróis ou Vilões? O abuso e a exploração sexual por militares em missões de paz da ONU DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Natalia Rayol Fontoura. Heróis ou Vilões? O abuso e a exploração sexual por militares em missões de paz da ONU DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Natalia Rayol Fontoura Heróis ou Vilões? O abuso e a exploração sexual por militares em missões de paz da ONU DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Programa de Pós-Graduação em Relações

Leia mais

1 Introdução. 1 O conceito de operações de paz utilizado nesta pesquisa refere-se a toda missão levada a cabo pelo

1 Introdução. 1 O conceito de operações de paz utilizado nesta pesquisa refere-se a toda missão levada a cabo pelo 1 Introdução A década de 90 assistiu ao aumento da quantidade e da complexidade das operações de paz 1 (OPs) levadas a cabo pelas Nações Unidas (ONU). A incorporação de mais participantes e o exercício

Leia mais

5 Pode o treinamento acabar com o abuso e a exploração sexuais em missões de paz?

5 Pode o treinamento acabar com o abuso e a exploração sexuais em missões de paz? 5 Pode o treinamento acabar com o abuso e a exploração sexuais em missões de paz? Como vimos, a possibilidade de implementação de medidas punitivas pela ONU contra o abuso e a exploração sexual é limitada

Leia mais

estereotipada da mulher como sujeito passivo e do homem como predador sexual fica para trás. A participação das mulheres, especialmente na

estereotipada da mulher como sujeito passivo e do homem como predador sexual fica para trás. A participação das mulheres, especialmente na Conclusão No pós-guerra Fria, as operações de paz (OPs) passam a exercer uma série de novas funções, com o objetivo de construir uma paz duradoura, evitando as tão constantes voltas à violência armada.

Leia mais

OPERAÇÕES DE MANUTENÇÃO DA PAZ

OPERAÇÕES DE MANUTENÇÃO DA PAZ CAPÍTULO 6 OPERAÇÕES DE MANUTENÇÃO DA PAZ As operações de manutenção da paz são estabelecidas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) mediante a adoção de resolução por consenso ou voto afirmativo

Leia mais

TÍTULO: RESOLUÇÕES DA ONU EM RELAÇÃO AOS DESVIOS DE CONDUTA NAS OPERAÇÕES DE MANUTENÇÃO DE PAZ: UMA PERSPECTIVA COMPARADA

TÍTULO: RESOLUÇÕES DA ONU EM RELAÇÃO AOS DESVIOS DE CONDUTA NAS OPERAÇÕES DE MANUTENÇÃO DE PAZ: UMA PERSPECTIVA COMPARADA TÍTULO: RESOLUÇÕES DA ONU EM RELAÇÃO AOS DESVIOS DE CONDUTA NAS OPERAÇÕES DE MANUTENÇÃO DE PAZ: UMA PERSPECTIVA COMPARADA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS

Leia mais

Natalia Rayol Fontoura. Heróis ou Vilões? O abuso e a exploração sexual por militares em missões de paz da ONU DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Natalia Rayol Fontoura. Heróis ou Vilões? O abuso e a exploração sexual por militares em missões de paz da ONU DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Natalia Rayol Fontoura Heróis ou Vilões? O abuso e a exploração sexual por militares em missões de paz da ONU DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Programa de Pós-Graduação em Relações

Leia mais

POLIONU LISTA DE PAÍSES

POLIONU LISTA DE PAÍSES AGH Bolívia 2 Brasil 2 Chile 2 China 2 Colômbia 2 Cuba 2 Equador 2 Espanha 2 Estados Unidos da América 2 França 2 Honduras 2 Israel 2 Itália 2 México 2 Nigéria 2 Panamá 2 Peru 2 Reino Unido 2 Senegal 2

Leia mais

A Relação Entre Operações de Apoio à Paz e Contra terrorismo em África

A Relação Entre Operações de Apoio à Paz e Contra terrorismo em África CENTRO DE COMBATE AO TERRORISMO em West Point A Relação Entre Operações de Apoio à e Contra terrorismo em África Dr. Jason Warner Academia Militar dos EUA (West Point) Estes são soldados da Força de Brigada

Leia mais

Jana Tabak. As Vozes de Ex-Crianças Soldado Reflexões Críticas sobre o Programa de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração das Nações Unidas

Jana Tabak. As Vozes de Ex-Crianças Soldado Reflexões Críticas sobre o Programa de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração das Nações Unidas Jana Tabak As Vozes de Ex-Crianças Soldado Reflexões Críticas sobre o Programa de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração das Nações Unidas DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Leia mais

INTRODUÇÃO. Prezados Delegados,

INTRODUÇÃO. Prezados Delegados, 0 INTRODUÇÃO Prezados Delegados, Este material auxiliar servirá de auxílio no estudo para a simulação do comitê, funcionando como um pontapé inicial nas pesquisas complementares ao Guia de Estudos que

Leia mais

Policy Brief #1. Os BRICS e as Operações de Paz

Policy Brief #1. Os BRICS e as Operações de Paz Policy Brief #1 Maio de 2011 Núcleo de Política Internacional e Agenda Multilateral BRICS Policy Center / Centro de Estudos e Pesquisa BRICS Policy Brief #1 Maio de 2011 Núcleo de Política Internacional

Leia mais

Planejamento de comunicação integrada (Portuguese Edition)

Planejamento de comunicação integrada (Portuguese Edition) Planejamento de comunicação integrada (Portuguese Edition) Click here if your download doesn"t start automatically Planejamento de comunicação integrada (Portuguese Edition) Planejamento de comunicação

Leia mais

Membros da IFC. Corporação Financeira Internacional. Data de afiliação

Membros da IFC. Corporação Financeira Internacional. Data de afiliação Membros da IFC Corporação Financeira Internacional Membro Data de afiliação Afeganistão 23 de setembro de 1957 África do Sul 3 de abril de 1957 Albânia 15 de outubro de 1991 Alemanha 20 de julho de 1956

Leia mais

Membros da MIGA. Agência Multilateral de Garantia de Investimentos. Data de afiliação

Membros da MIGA. Agência Multilateral de Garantia de Investimentos. Data de afiliação Membros da MIGA Agência Multilateral de Garantia de Investimentos Membro Data de afiliação África do Sul 10 de março de 1994 Albânia 15 de outubro de 1991 Alemanha 12 de abril de 1988 Angola 19 de setembro

Leia mais

As Dinâmicas de Segurança/Insegurança em Países da Costa Ocidental da África e seus Reflexos para o Brasil

As Dinâmicas de Segurança/Insegurança em Países da Costa Ocidental da África e seus Reflexos para o Brasil As Dinâmicas de Segurança/Insegurança em Países da Costa Ocidental da África e seus Reflexos para o Brasil Prof. Pio Penna Filho Universidade de Brasília Apresentação 1) Caracterização geral do Continente

Leia mais

Como testar componentes eletrônicos - volume 1 (Portuguese Edition)

Como testar componentes eletrônicos - volume 1 (Portuguese Edition) Como testar componentes eletrônicos - volume 1 (Portuguese Edition) Renato Paiotti Newton C. Braga Click here if your download doesn"t start automatically Como testar componentes eletrônicos - volume 1

Leia mais

INFOGRÁFICOS INFOGRÁFICOS: ARMAS & DIREITOS HUMANOS. Curadoria de Daniel Mack Ilustrações de Cassiano Pinheiro

INFOGRÁFICOS INFOGRÁFICOS: ARMAS & DIREITOS HUMANOS. Curadoria de Daniel Mack Ilustrações de Cassiano Pinheiro INFOGRÁFICOS INFOGRÁFICOS: ARMAS & DIREITOS HUMANOS Curadoria de Daniel Mack Ilustrações de Cassiano Pinheiro 153 ARMAS E DIREITOS HUMANOS AS ARMAS THE WEAPONS ARMAS CONVENCIONAIS pequenas leves Veículo

Leia mais

População estrangeira residente em Portugal, por nacionalidade e sexo, segundo o grupo etário

População estrangeira residente em Portugal, por nacionalidade e sexo, segundo o grupo etário POPULAÇÃO ESTRANGEIRA RESIDENTE E PORTUGAL 263322 12641 13174 16773 18713 27278 33693 32825 28375 21820 15712 10714 8835 7614 15155 143319 6644 7129 8951 9991 13983 18061 18393 16279 12722 8994 5933 4835

Leia mais

Comportamento Organizacional: O Comportamento Humano no Trabalho (Portuguese Edition)

Comportamento Organizacional: O Comportamento Humano no Trabalho (Portuguese Edition) Comportamento Organizacional: O Comportamento Humano no Trabalho (Portuguese Edition) John W. Newstrom Click here if your download doesn"t start automatically Comportamento Organizacional: O Comportamento

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE RECURSOS HUMANOS DA OMS NA REGIÃO AFRICANA. Documento Informativo. ÍNDICE Parágrafos INTRODUÇÃO...1 CATEGORIAS DE CONTRATOS...

RELATÓRIO SOBRE RECURSOS HUMANOS DA OMS NA REGIÃO AFRICANA. Documento Informativo. ÍNDICE Parágrafos INTRODUÇÃO...1 CATEGORIAS DE CONTRATOS... WORLD HEALTH ORGANIZATION REGIONAL OFFICE FOR AFRICA ORGANISATION MONDIALE DE LA ANTÉ BUREAU RÉGIONAL DE L AFRIQUE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE ESCRITÓRIO REGIONAL AFRICANO COMITÉ REGIONAL AFRICANO Quinquagésima-quinta

Leia mais

LISTA DE PAÍSES - POLIONU 2018 AGNU

LISTA DE PAÍSES - POLIONU 2018 AGNU LISTA DE PAÍSES - POLIONU 2018 AGNU África do Sul 1 Alemanha 1 Angola 1 Arábia Saudita 1 Argélia 1 Argentina 1 Bangladesh 1 Brasil 1 Camboja 1 Canadá 1 Cazaquistão 1 China 1 Congo 1 Coreia do Norte 1 Coreia

Leia mais

Vendors Enquiries for RFP 003/2015

Vendors Enquiries for RFP 003/2015 Date: 22/10/2015 Vendors Enquiries for RFP 003/2015 1) Question I am afraid the terms of the RFP cannot be complied by none of the companies we work with, the terms have limited the underwriters ability

Leia mais

As 100 melhores piadas de todos os tempos (Portuguese Edition)

As 100 melhores piadas de todos os tempos (Portuguese Edition) As 100 melhores piadas de todos os tempos (Portuguese Edition) Click here if your download doesn"t start automatically As 100 melhores piadas de todos os tempos (Portuguese Edition) As 100 melhores piadas

Leia mais

Summary Executions by Brazilian Police Death Squads: forms of private justice in the city of Salvador, BA

Summary Executions by Brazilian Police Death Squads: forms of private justice in the city of Salvador, BA Summary Executions by Brazilian Police Death Squads: forms of private justice in the city of Salvador, BA Law and Society Annual Meeting - 2016 New Orleans, LA Authors: Mariana Thorstensen Possas (UFBA)

Leia mais

DIAGNÓSTICO DE MATEMÁTICA

DIAGNÓSTICO DE MATEMÁTICA Não esqueça de se cadastrar no site. Não utilize nenhum rascunho, deixe todas as suas anotações registradas e informe o tempo utilizado na resolução. NOME: TEL: TEMPO UTILIZADO NA RESOLUÇÃO: 1. Macey is

Leia mais

Crianças do MUNDO. Crianças nas guerras. Campanha de Oração pelas Crianças ÞÞ ÞÞ. Parte I

Crianças do MUNDO. Crianças nas guerras. Campanha de Oração pelas Crianças ÞÞ ÞÞ. Parte I Crianças nas guerras Segundo a UNICEF, 87 milhões de crianças no mundo não conhecem outra coisa a não ser a guerra. Elas estão cercadas por morte e destruição, vivem entre bombas e tiros. Isso tem efeitos

Leia mais

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas Referências Bibliográficas ALISON, Miranda. Wartime sexual violence: women s human rights and questions of masculinity. Review of International Studies, v. 33, n.1, p.75-90, 2007. ALLEN, B. Rape Warfare.

Leia mais

Lessons Learnt for Family Policies in Brazil

Lessons Learnt for Family Policies in Brazil February 10, 2016 IFFD Briefing Unated Nations Lessons Learnt for Family Policies in Brazil www.cnef.org.br A família é uma instituição natural e constitui a base da sociedade. O seu fortalecimento é responsabilidade

Leia mais

PORTUGUÊS. Mulheres soldados

PORTUGUÊS. Mulheres soldados PORTUGUÊS TEXTO 2 Mulheres soldados Fardadas e de fuzil na mão, as mulheres podem passar despercebidas no meio de uma tropa, embora estejam conquistando cada vez mais espaço dentro das Forças Armadas em

Leia mais

Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais,

Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais, Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais, realizada sob a orientação científica da Professora Doutora

Leia mais

Clara dos Anjos (Portuguese Edition)

Clara dos Anjos (Portuguese Edition) Clara dos Anjos (Portuguese Edition) Lima Barreto Click here if your download doesn"t start automatically Clara dos Anjos (Portuguese Edition) Lima Barreto Clara dos Anjos (Portuguese Edition) Lima Barreto

Leia mais

daily activity into three 10-minute segments if you re having difficulty finding time to exercise.

daily activity into three 10-minute segments if you re having difficulty finding time to exercise. Atividade extra Questão 01 http://pt.wikipedia.org/wiki/gin%c3%a1stica Get more physical activity. Within two months of starting, frequent aerobic exercise can increase HDL cholesterol by about 5 percent

Leia mais

Inglês 23 Reported speech

Inglês 23 Reported speech Inglês 23 Reported speech Quase sempre que pensarmos no reported speech, ou discurso indireto, devemos ter em mente a seguinte idéia: Um passo para trás e um passo para o lado. Em outras palavras, os verbos

Leia mais

Conversação Para Viagem - Inglês (Michaelis Tour) (Portuguese Edition)

Conversação Para Viagem - Inglês (Michaelis Tour) (Portuguese Edition) Conversação Para Viagem - Inglês (Michaelis Tour) (Portuguese Edition) Antonio Carlos Vilela Click here if your download doesn"t start automatically Conversação Para Viagem - Inglês (Michaelis Tour) (Portuguese

Leia mais

Ganhar Dinheiro Em Network Marketing (Portuguese Edition)

Ganhar Dinheiro Em Network Marketing (Portuguese Edition) Ganhar Dinheiro Em Network Marketing (Portuguese Edition) Click here if your download doesn"t start automatically Ganhar Dinheiro Em Network Marketing (Portuguese Edition) Ganhar Dinheiro Em Network Marketing

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 2015 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINO

Leia mais

Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios

Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância Faculdade de Saúde Pública (USP), Auditório Paula Souza.

Leia mais

INFORMAÇÃO NÃO-VERBAL

INFORMAÇÃO NÃO-VERBAL INFORMAÇÃO NÃO-VERBAL Equal Pay What Is the Gender Pay Gap? The gender pay gap is the difference between the earnings of men and women, expressed as a ratio or a gap. The pay gap is calculated by dividing

Leia mais

Receitas na Pressão - Vol. 01: 50 Receitas para Panela de Pressão Elétrica (Portuguese Edition)

Receitas na Pressão - Vol. 01: 50 Receitas para Panela de Pressão Elétrica (Portuguese Edition) Receitas na Pressão - Vol. 01: 50 Receitas para Panela de Pressão Elétrica (Portuguese Edition) Click here if your download doesn"t start automatically Receitas na Pressão - Vol. 01: 50 Receitas para Panela

Leia mais

O Continente Africano e suas Dinâmicas de Segurança: Reflexos para o Brasil. Prof. Pio Penna Filho Universidade de Brasília

O Continente Africano e suas Dinâmicas de Segurança: Reflexos para o Brasil. Prof. Pio Penna Filho Universidade de Brasília O Continente Africano e suas Dinâmicas de Segurança: Reflexos para o Brasil Prof. Pio Penna Filho Universidade de Brasília Apresentação 1) Caracterização geral do Continente africano; 2) Dinâmicas de Insegurança

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES OUTUBRO / 2015 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES DEZEMBRO 2018 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 QUALQUER PARTE DESTA OBRA PODERÁ SER REPRODUZIDA, DESDE QUE CITADO COMO

Leia mais

Pesquisa Qualitativa do Início ao Fim (Métodos de Pesquisa) (Portuguese Edition)

Pesquisa Qualitativa do Início ao Fim (Métodos de Pesquisa) (Portuguese Edition) Pesquisa Qualitativa do Início ao Fim (Métodos de Pesquisa) (Portuguese Edition) Robert K. Yin Click here if your download doesn"t start automatically Pesquisa Qualitativa do Início ao Fim (Métodos de

Leia mais

Nova geração de operações de paz da ONU?, por Vanessa Matijascic

Nova geração de operações de paz da ONU?, por Vanessa Matijascic Nova geração de operações de paz da ONU?, por Vanessa Matijascic Em 17 de setembro de 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) celebrou oficialmente os 70 anos de existência com a abertura da sessão

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES SETEMBRO / 2015 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4

Leia mais

Biscuit - potes (Coleção Artesanato) (Portuguese Edition)

Biscuit - potes (Coleção Artesanato) (Portuguese Edition) Biscuit - potes (Coleção Artesanato) (Portuguese Edition) Regina Panzoldo Click here if your download doesn"t start automatically Biscuit - potes (Coleção Artesanato) (Portuguese Edition) Regina Panzoldo

Leia mais

Níveis de Desenvolvimento Global (Extremos da Distribuição dos Países - 10/10)

Níveis de Desenvolvimento Global (Extremos da Distribuição dos Países - 10/10) Níveis de Desenvolvimento Global (Extremos da Distribuição dos Países - 10/10) IDH País Pontuação Esperança de vida (anos) Média de anos de Anos de esperados RNBpc PPC em USD 2008 Posição no RNBpc menos

Leia mais

Law Cards - Portuguese Instructions to facilitators

Law Cards - Portuguese Instructions to facilitators Law Cards - Portuguese Instructions to facilitators There are 23 cards listing federal and Massachusetts laws protecting workers in the workplace. The first 15 cards comprise the basic set. Any of the

Leia mais

Meditacao da Luz: O Caminho da Simplicidade

Meditacao da Luz: O Caminho da Simplicidade Meditacao da Luz: O Caminho da Simplicidade Leonardo Boff Click here if your download doesn"t start automatically Meditacao da Luz: O Caminho da Simplicidade Leonardo Boff Meditacao da Luz: O Caminho da

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 2016 SUMÁRIO Pág. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

Leia mais

Clínica Médica e Sistema de Saúde. Milton de Arruda Martins

Clínica Médica e Sistema de Saúde. Milton de Arruda Martins Clínica Médica e Sistema de Saúde Milton de Arruda Martins Countries by Area (Km 2 ) 1 Russia 17,098,242 2 Canada 9,984,670 3 China 9,572,900 4 United States 9,526,468 5 Brazil 8,515,767 6 Australia 7,692,024

Leia mais

Lesson Number 2 Where Onde

Lesson Number 2 Where Onde Where Onde 1 Where is Canada? Onde fica o Canadá? Over there (as in a long way away, but visible) Lá Here Aqui I want (I desire) Eu quero I want to ride Eu quero andar de I want to ride the boat. Eu quero

Leia mais

VISTOS CONSULARES. Afeganistão Sim Sim. África do Sul Não Não. Albânia Sim Sim. Alemanha Não Não. Andorra Não Sim. Angola Sim Sim

VISTOS CONSULARES. Afeganistão Sim Sim. África do Sul Não Não. Albânia Sim Sim. Alemanha Não Não. Andorra Não Sim. Angola Sim Sim VISTOS CONSULARES - Você vai para o exterior? Uma das primeiras providências a ser tomada é procurar saber se o país de seu destino exige visto no passaporte junto à embaixada ou ao consulado para permitir

Leia mais

Active / Passive voice Teacher Liana Mara

Active / Passive voice Teacher Liana Mara Active / Passive voice Teacher Liana Mara Frases na active voice (voz ativa) são aquelas em que o sujeito que pratica a ação está em evidência, já em frases na passive voice (voz passiva), o objeto que

Leia mais

The UN Human Rights System O Sistema de Direitos Humanos das Nações Unidas

The UN Human Rights System O Sistema de Direitos Humanos das Nações Unidas The UN Human Rights System O Sistema de Direitos Humanos das Nações Unidas Oslo Diploma Course in Human Rights NCHR, 23 May 2018 Bård A. Andreassen Outline The structure of human rights system in the UN

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 15/09/2017 Nota: Professor(a): Antonio Marcio Valor da Prova: 40 pontos Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 15 2) Valor das questões: Abertas (5): 4,0

Leia mais

Adinoél Sebastião /// Inglês Tradução Livre 49/2013

Adinoél Sebastião /// Inglês Tradução Livre 49/2013 TEXTO Brazilian Central Bank Increases Interest Rates Third Consecutive Time In another step to combat high inflation, yesterday the Brazilian Central Bank raised interest rates for the third time in a

Leia mais

A dança do corpo vestido: Um estudo do desenvolvimento do figurino de balé clássico até o século XIX (Portuguese Edition)

A dança do corpo vestido: Um estudo do desenvolvimento do figurino de balé clássico até o século XIX (Portuguese Edition) A dança do corpo vestido: Um estudo do desenvolvimento do figurino de balé clássico até o século XIX (Portuguese Edition) Francisca Dantas Mendes Click here if your download doesn"t start automatically

Leia mais

Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada (Portuguese Edition)

Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada (Portuguese Edition) Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada (Portuguese Edition) Naresh K. Malhotra Click here if your download doesn"t start automatically Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada (Portuguese

Leia mais

Ligações Entre NANDA, NOC e NIC. Diagnósticos, Resultados e Intervenções (Em Portuguese do Brasil)

Ligações Entre NANDA, NOC e NIC. Diagnósticos, Resultados e Intervenções (Em Portuguese do Brasil) Ligações Entre NANDA, NOC e NIC. Diagnósticos, Resultados e Intervenções (Em Portuguese do Brasil) Marion Johnson Click here if your download doesn"t start automatically Ligações Entre NANDA, NOC e NIC.

Leia mais

TDD Desenvolvimento Guiado por Testes (Portuguese Edition)

TDD Desenvolvimento Guiado por Testes (Portuguese Edition) TDD Desenvolvimento Guiado por Testes (Portuguese Edition) Kent Beck Click here if your download doesn"t start automatically TDD Desenvolvimento Guiado por Testes (Portuguese Edition) Kent Beck TDD Desenvolvimento

Leia mais

ESCOLA NAVAL DEPARTAMENTO DE MARINHA

ESCOLA NAVAL DEPARTAMENTO DE MARINHA ESCOLA NAVAL DEPARTAMENTO DE MARINHA CIÊNCIA E TÉCNICA NOS ANAIS DO CLUBE MILITAR NAVAL DA FUNDAÇÃO ATÉ 1879 ASPOF Rui Miguel David Coronha MESTRADO EM CIÊNCIAS MILITARES NAVAIS (MARINHA) 2013 ESCOLA NAVAL

Leia mais

Remuneração, Benefícios e Relações de Trabalho: Como Reter Talentos na. Organização (Série Recursos Humanos) (Portuguese Edition)

Remuneração, Benefícios e Relações de Trabalho: Como Reter Talentos na. Organização (Série Recursos Humanos) (Portuguese Edition) Remuneração, Benefícios e Relações de Trabalho: Como Reter Talentos na Organização (Série Recursos Humanos) (Portuguese Edition) By Idalberto Chiavenato Remuneração, Benefícios e Relações de Trabalho:

Leia mais

O som dos acordes (Portuguese Edition)

O som dos acordes (Portuguese Edition) O som dos acordes (Portuguese Edition) Lulu Martin Click here if your download doesn"t start automatically O som dos acordes (Portuguese Edition) Lulu Martin O som dos acordes (Portuguese Edition) Lulu

Leia mais

Voltagens e Configurações de Tomadas

Voltagens e Configurações de Tomadas Afeganistão C, D, F 240 V África Central C, E 220 V África do Sul C, M, 230 V Albânia C, F, L 230 V Alemanha C, F 230 V American Samoa A, B, F, I 120 V Andorra C, F 230 V Angola C 220 V Anguilla A, B 110

Leia mais

Erros que os Pregadores Devem Evitar (Portuguese Edition)

Erros que os Pregadores Devem Evitar (Portuguese Edition) Erros que os Pregadores Devem Evitar (Portuguese Edition) Ciro Sanches Zibordi Click here if your download doesn"t start automatically Erros que os Pregadores Devem Evitar (Portuguese Edition) Ciro Sanches

Leia mais

Asking whether there are commission fees when you withdraw money in a certain country

Asking whether there are commission fees when you withdraw money in a certain country - General Can I withdraw money in [country] without paying fees? Posso sacar dinheiro em [país] sem ter que pagar taxas? Asking whether there are commission fees when you withdraw money in a certain country

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 2017 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

Leia mais

A Queda das Fronteiras no Atual Mundo Globalizado

A Queda das Fronteiras no Atual Mundo Globalizado Prof. Miguel Machado - Mestre em Direitos Difusos e Coletivos - Doutorando em Direito Econômico - Coordenador do Curso de Direito da FMU - Escreveu em co-autoria os livros: Direitos Humanos e Cidadania

Leia mais

Regras Especiais de Procedimento para o Comitê de Políticas Especiais e Descolonização (SpecPol)

Regras Especiais de Procedimento para o Comitê de Políticas Especiais e Descolonização (SpecPol) Regras Especiais de Procedimento para o Comitê de Políticas Especiais e Descolonização (SpecPol) 1. Fluxo do debate 1.1. No debate formal, o tempo limite para discurso será de 2 (dois) minutos. 1.2. Nos

Leia mais

Língua Inglesa Aulas 21 a 24 Ead 2º Ano Profª Carolina Silva. THERE WAS: existia, havia - É usado com substantivos no singular.

Língua Inglesa Aulas 21 a 24 Ead 2º Ano Profª Carolina Silva. THERE WAS: existia, havia - É usado com substantivos no singular. Língua Inglesa Aulas 21 a 24 Ead 2º Ano Profª Carolina Silva There to be - Past THERE WAS: existia, havia - É usado com substantivos no singular. THERE WERE: existiam, havia - É usado com substantivos

Leia mais

1. Portugal no Mundo Promover a Paz e a Segurança PORTUGAL NO MUNDO PROMOVER A PAZ E A SEGURANÇA

1. Portugal no Mundo Promover a Paz e a Segurança PORTUGAL NO MUNDO PROMOVER A PAZ E A SEGURANÇA 1. Portugal no Mundo Promover a Paz e a Segurança PORTUGAL NO MUNDO PROMOVER A PAZ E A SEGURANÇA 2º Encontro Conhecimento e Cooperação - Lisboa, 06-06-2013 2. Portugal no Mundo Promover a Paz e a Segurança

Leia mais

Dados Estatísticos sobre as Comunidades Portuguesas

Dados Estatísticos sobre as Comunidades Portuguesas Dados Estatísticos sobre as Comunidades Portuguesas População portuguesa e de origem portuguesa residente no estrangeiro (estimativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Direcção Geral dos Assuntos

Leia mais

Da Emoção à Lesão: um Guia de Medicina Psicossomática (Portuguese Edition)

Da Emoção à Lesão: um Guia de Medicina Psicossomática (Portuguese Edition) Da Emoção à Lesão: um Guia de Medicina Psicossomática (Portuguese Edition) Geraldo José Ballone, Ida Vani Ortolani, Eurico Pereira Neto Click here if your download doesn"t start automatically Download

Leia mais

Atividade extra. Questão 01. Lingua Estrangeira Inglês

Atividade extra. Questão 01. Lingua Estrangeira Inglês Atividade extra Questão 01 http://www.sxc.hu/photo/1406799 We hear a list of problems affecting the environment almost every day: pollution, acid rain, global warming, and the destruction of rain forest,

Leia mais

02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL?

02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL? 02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL? O que foi a Guerra Fria Disputa pelo poder em escala global Estados Unidos (capitalista) x União Soviética (socialista) Sem conflito armado direto guerra econômica, diplomática

Leia mais

NOMES DE PAÌSES EM PORTUGUÊS. Lista da ONU

NOMES DE PAÌSES EM PORTUGUÊS. Lista da ONU NOMES DE PAÌSES EM PORTUGUÊS Lista da ONU Países-membros das Nações Unidas Segue-se a lista dos 192 países-membros das Nações Unidas, de acordo com a ordem alfabética de seus nomes em português, com as

Leia mais

Dayse Porto Graduanda em Comunicação Institucional pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná

Dayse Porto Graduanda em Comunicação Institucional pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná Dayse Porto d7porto@gmail.com Graduanda em Comunicação Institucional pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná 92 RESUMO Esta resenha pretende discutir os principais pontos abordados no livro Mídia:

Leia mais

Biscuit - potes (Coleção Artesanato) (Portuguese Edition)

Biscuit - potes (Coleção Artesanato) (Portuguese Edition) Biscuit - potes (Coleção Artesanato) (Portuguese Edition) Regina Panzoldo Click here if your download doesn"t start automatically Biscuit - potes (Coleção Artesanato) (Portuguese Edition) Regina Panzoldo

Leia mais

Aspectos Multidisciplinares das Artes Marciais: 1 (Portuguese Edition)

Aspectos Multidisciplinares das Artes Marciais: 1 (Portuguese Edition) Aspectos Multidisciplinares das Artes Marciais: 1 (Portuguese Edition) Marcelo Moreira Antunes (org.) Click here if your download doesn"t start automatically Aspectos Multidisciplinares das Artes Marciais:

Leia mais

Todos os caminhos levam a Roma (Portuguese Edition)

Todos os caminhos levam a Roma (Portuguese Edition) Todos os caminhos levam a Roma (Portuguese Edition) Scott Hahn, Kimberly Hahn Click here if your download doesn"t start automatically Todos os caminhos levam a Roma (Portuguese Edition) Scott Hahn, Kimberly

Leia mais

Relatório Mundial de Saúde 2006

Relatório Mundial de Saúde 2006 170 Relatório Mundial de Saúde 2006 Anexo Tabela 1 Indicadores básicos para todos os Estados-Membros Números computados pela OMS para assegurar comparabilidade a ; não são necessariamente estatísticas

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA FERBASA CARTILHA ILUSTRADA. Versão resumida e ilustrada do Código de Conduta da Ferbasa

CÓDIGO DE CONDUTA FERBASA CARTILHA ILUSTRADA. Versão resumida e ilustrada do Código de Conduta da Ferbasa CÓDIGO DE CONDUTA FERBASA CARTILHA ILUSTRADA Versão resumida e ilustrada do Código de Conduta da Ferbasa sumário Apresentação Princípios fundamentais Integridade Transparência Comportamento esperado Relacionamento

Leia mais

Projectos de Consultoria em SAP e Tecnologias Microsoft: Análise e desenvolvimento de soluções de software à medida

Projectos de Consultoria em SAP e Tecnologias Microsoft: Análise e desenvolvimento de soluções de software à medida Projecto Mestrado Em Gestão De Sistemas De Informação Médica Projectos de Consultoria em SAP e Tecnologias Microsoft: Análise e desenvolvimento de soluções de software à medida Luís Filipe Leal Sismeiro

Leia mais

ACEF/1112/24182 Decisão de apresentação de pronúncia

ACEF/1112/24182 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1112/24182 Decisão de apresentação de pronúncia ACEF/1112/24182 Decisão de apresentação de pronúncia Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da Comissão de Avaliação Externa 1. Tendo recebido

Leia mais

Poder sem limites - o caminho do sucesso pessoal pela programação neurolinguística

Poder sem limites - o caminho do sucesso pessoal pela programação neurolinguística Poder sem limites - o caminho do sucesso pessoal pela programação neurolinguística Anthony Robbins Click here if your download doesn"t start automatically Poder sem limites - o caminho do sucesso pessoal

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES NOVEMBRO 2017 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES

Leia mais

Principais Descobertas

Principais Descobertas Principais Descobertas A 12 de Setembro de 2001, a Campanha Internacional para a Proibição das Minas Terrestres (ICBL em inglês - International Campaign to Ban Landmines) laureada pelo prémio Nobel da

Leia mais

Cerca de 1000 pedófilos localizados graças a criança virtual

Cerca de 1000 pedófilos localizados graças a criança virtual Cerca de 1000 pedófilos localizados graças a criança virtual Date : 6 de Novembro de 2013 O combate à pedofilia é um dos grandes problemas das sociedades actuais. A caça aos predadores de crianças parece

Leia mais

Vaporpunk - A fazenda-relógio (Portuguese Edition)

Vaporpunk - A fazenda-relógio (Portuguese Edition) Vaporpunk - A fazenda-relógio (Portuguese Edition) Octavio Aragão Click here if your download doesn"t start automatically Vaporpunk - A fazenda-relógio (Portuguese Edition) Octavio Aragão Vaporpunk - A

Leia mais

Inglês 8 Pronomes Interrogativos.

Inglês 8 Pronomes Interrogativos. Inglês 8 Pronomes Interrogativos. Estes pronomes são freqüentemente usados para formação de perguntas e também podem ser usados na conexão de sentenças. Vejame aprendam a série de exemplos selecionados.

Leia mais

[:pb]vida pós-ebola: o futuro do sistema de saúde no Oeste Africano[:]

[:pb]vida pós-ebola: o futuro do sistema de saúde no Oeste Africano[:] [:pb]vida pós-ebola: o futuro do sistema de saúde no Oeste Africano[:] por Por Dentro da África - sexta-feira, dezembro 30, 2016 http://www.pordentrodaafrica.com/ciencia/vida-pos-ebola-o-futuro-do-sistema-de-saude-no-oesteafricano

Leia mais

PL/SQL: Domine a linguagem do banco de dados Oracle (Portuguese Edition)

PL/SQL: Domine a linguagem do banco de dados Oracle (Portuguese Edition) PL/SQL: Domine a linguagem do banco de dados Oracle (Portuguese Edition) Eduardo Gonçalves Click here if your download doesn"t start automatically PL/SQL: Domine a linguagem do banco de dados Oracle (Portuguese

Leia mais

Medicina Integrativa - A Cura pelo Equilíbrio (Portuguese Edition)

Medicina Integrativa - A Cura pelo Equilíbrio (Portuguese Edition) Medicina Integrativa - A Cura pelo Equilíbrio (Portuguese Edition) Click here if your download doesn"t start automatically Medicina Integrativa - A Cura pelo Equilíbrio (Portuguese Edition) Medicina Integrativa

Leia mais

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE LÍNGUAS (TURMAS REGULARES E INTENSIVAS) 2015/2016

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE LÍNGUAS (TURMAS REGULARES E INTENSIVAS) 2015/2016 NORMAS DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DE LÍNGUAS (TURMAS REGULARES E INTENSIVAS) 2015/2016 1. Tipos de turma e duração: O CLECS oferece dois tipos de turma: regular e intensivo. Além destas turmas, o CLECS

Leia mais

Letra da música Telephone (Feat. Beyoncé) da Lady Gaga em Português

Letra da música Telephone (Feat. Beyoncé) da Lady Gaga em Português Letra da música Telephone (Feat. Beyoncé) da Lady Gaga em Português Letra da música Telephone (Feat. Beyoncé) da Lady Gaga em Português Telefone (part. Beyoncé) Alô, alô querido, você ligou, não consigo

Leia mais

Visitor, is this is very important contact with you. WATH DO WE HERE?

Visitor, is this is very important contact with you. WATH DO WE HERE? Visitor, is this is very important contact with you. I m Gilberto Martins Loureiro, Piraí s Senior Age Council President, Rio de Janeiro State, Brazil. Our city have 26.600 habitants we have 3.458 senior

Leia mais

A pesquisa foi realizada em 65 países. Foram entrevistas, representando mais de 75% da população adulta global.

A pesquisa foi realizada em 65 países. Foram entrevistas, representando mais de 75% da população adulta global. A WIN é uma associação que reúne as maiores empresas independentes de Pesquisa de Mercado do mundo. É uma plataforma global para intercâmbio de negócios internacionais entre mais de 70 países, presentes

Leia mais

Marcos Vinícius Mesquita Antunes de Figueiredo

Marcos Vinícius Mesquita Antunes de Figueiredo Marcos Vinícius Mesquita Antunes de Figueiredo Direitos humanos, interdependência moral e a redefinição do uso da força pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas o caso da UNPROFOR Dissertação de Mestrado

Leia mais