TÍTULO: RESOLUÇÕES DA ONU EM RELAÇÃO AOS DESVIOS DE CONDUTA NAS OPERAÇÕES DE MANUTENÇÃO DE PAZ: UMA PERSPECTIVA COMPARADA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TÍTULO: RESOLUÇÕES DA ONU EM RELAÇÃO AOS DESVIOS DE CONDUTA NAS OPERAÇÕES DE MANUTENÇÃO DE PAZ: UMA PERSPECTIVA COMPARADA"

Transcrição

1 TÍTULO: RESOLUÇÕES DA ONU EM RELAÇÃO AOS DESVIOS DE CONDUTA NAS OPERAÇÕES DE MANUTENÇÃO DE PAZ: UMA PERSPECTIVA COMPARADA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS INSTITUIÇÃO: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO AUTOR(ES): TAIS MOLINA DE OLIVEIRA ORIENTADOR(ES): CLÁUDIA ALVARENGA MARCONI

2 1 RESUMO A presente pesquisa apresenta as resoluções da Organização das Nações Unidas perante aos desvios de conduta relacionados à violação dos direitos das mulheres este representado principalmente pela Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher. Para isso, são feitos três estudos de caso, sendo eles referentes a UNOSOM I e II, MONUC e UNMIL. Através da análise das respostas da ONU para esse problema, pode-se perceber a mudança da organização na maneira de encarar os desvios de conduta. Em um primeiro momento, como algo pontual e proveniente dos soldados e, em um segundo momento, como algo estrutural, em que se deve gerar modificações no mandato das Operações de Manutenção de Paz, sendo um marco a divulgação na mídia dos desvios de conduta ocorridos na República Democrática do Congo.

3 2 INTRODUÇÃO A Organização das Nações Unidas tem como seu principal objetivo a manutenção e a promoção da paz e da segurança internacional. Ela tem uma relação íntima com os Direitos Humanos, que durante as décadas de 70 e 80 do século XX, passou por uma fase de crescimento e institucionalização marcada pela especificação de seus sub-temas, como o da igualdade de gêneros, cujo primeiro e grande marco legal foi a Convenção pela Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, datada de Ela define o que é esse tipo de discriminação e estabelece uma agenda para por fim às violações de direitos humanos decorrentes da discriminação baseada no gênero. Essa organização tem como um de seus princípios não só promover esses direitos, mas também segui-los. Porém, isso nem sempre é visto nas atitudes daqueles que operacionalizam o mandato de tal instituição no terreno das Operações de Manutenção da Paz, que consistem em atividades realizadas no local do conflito visando implementar ou monitorar a execução de arranjos relativos ao controle de conflitos e sua solução. Desde a década de 90, múltiplos casos de abusos sexuais cometidos pelos capacetes azuis" foram documentados e divulgados. Esta pesquisa busca analisar, por meio das Operações de Paz da ONU na República Democrática do Congo, na Somália e na Libéria, as políticas adotadas pela organização para combater esse problema, percebendo as mudanças nas resoluções apresentadas.

4 3 OBJETIVOS A pesquisa tem como objetivo estudar a maneira pela qual a Organização das Nações Unidas respondeu aos desvios de conduta ocorridos nas Operações de Manutenção da Paz, em especial aqueles que violam a Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (1979). Para isso, serão feitos três estudos de caso, sendo eles United Nations Operations in Somalia I e II (UNOSOM I e II), United Nations Organization Mission in the Democratic Republic of Congo (MONUC) e United Nations Mission in Liberia (UNMIL). Os objetivos específicos desse trabalho envolvem, primeiramente, compreender e analisar, sob uma perspectiva geral os desvios de conduta dos soldados da ONU nas Operações de Manutenção da Paz, tendo enfoque em um tipo particular de violação aos direitos humanos, aquelas dirigidas às mulheres. Dentro dessa perspectiva, buscar-se-á estudar a Convenção pela Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, documento considerado como a declaração internacional de direitos das mulheres. Ela, por ter sido adotada pela ONU em 1979, tem que ser respeitada e garantida por todos os soldados dessa organização enquanto se realiza a Operação de Paz. Tais violações serão mapeadas a partir da atuação da ONU em missões de paz na República Democrática do Congo, na Somália e na Libéria. A escolha desses três casos é justificada devido ao fato de que eles possibilitam o entendimento da mudança de respostas dadas pela ONU para os desvios de conduta com o decorrer dos anos e com a maior presença desse problema na mídia. Através da leitura de obras como Must Boys be Boys? (MARTIN, 2005) e ainda Gender, Race and the Politics of Peacekeeping (WHITWORTH, 1998), será evidenciada a existência de desvios de conduta por parte dos soldados na ONU para com as mulheres nesses locais em conflito. Também serão utilizados documentos da própria instituição que reconhecem e procuram corrigir esses desvios de conduta por parte dos capacetes azuis, como o Gender Mainstreaming In Peacekeeping Operations Liberia Essa análise a ser realizada tem como objetivo compreender as ações desenhadas pela própria ONU a fim de lidar com tais desvios e impedir que os mesmos sigam sendo reportados.

5 4 METODOLOGIA Os materiais estudados para a concretização da pesquisa foram livros, artigos publicados em periódicos, teses de mestrado e doutorado, documentos e informações disponíveis em páginas oficiais da internet, em especial os documentos referentes à Convenção pela Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (1979) e relatórios do Secretário Geral, como o elaborado na 59ª sessão da Assembleia Geral da ONU, datado de A partir desse material, foram feitas leituras, fichamentos e esquematizações para que haja uma maior compreensão do que é determinado pela ONU no que tange aos desvios de conduta ocorridos nas Operações de Manutenção da Paz. Procura-se realizar uma pesquisa analítica com caráter comparativo, denunciando as diferenças entre as três missões estudadas em relação à posição da ONU para com esse problema, atingindo os objetivos da pesquisa. Esta pesquisa apóia-se na importância de ser fazer inferências descritivas na medida em que os dados e informações relativas aos desvios de conduta nas operações de manutenção da paz são levantados. King, Keohane e Verba, em sua obra Designing Social Inquiry: Scientific Inference in Qualitative Research (1994), sugerem este como sendo um importante recurso metodológico. Tais inferências descritivas serão elaboradas a partir da realização dos diferentes estudos de caso e realizando análises de materiais históricos e jurídicos para o seu desenvolvimento (KEOHANE, KING, VERBA, 1994, p.4). Portanto, a fim dos estudos de caso não começarem e terminarem em descrições e narrativas cronológicas da atuação da ONU nos países supracitados, fez-se uso de inferências descritivas no sentido da feitura de indagações sistematizadas. Para isso, são sempre necessárias descrições e explicações, mesmo que provisórias, posto que somente com elas se é possível fazer inferências. As inferências contemplam não só os fatos diretamente observáveis, mas os não observáveis também. Também contemplam os fatos que não são sistematicamente observáveis. (KEOHANE, KING, VERBA, 1994, p.34).

6 5 DESENVOLVIMENTO Os principais desvios de conduta reportados em Operações de Manutenção de Paz pela literatura específica desse tema a ser especificada durante a presente pesquisa são casos de abuso e exploração sexual, sendo alguns deles prostituição forçada, tráfico de mulheres, estupro, estupro com entrega de dinheiro ou comida após o ato para dar a impressão de que foi consensual, pornografia infantil e a troca de sexo por comida (MARTINICH, 2009, p.1). As medidas tomadas pela ONU para combater e prevenir os desvios de conduta iniciaram-se em 2004, quando foram divulgados desvios de conduta cometidos por capacetes azuis na República Democrática do Congo, principalmente alegações de abusos sexuais. Isso fez com que o Secretário Geral publicasse um relatório que analisava essa situação e que propunha soluções para a mesma. Esse documento é chamado de Relatório Prince Zeid (2005), marcando o começo de 25 uma nova estratégia para solucionar os desvios de conduta e prevenir de ocorrê-los no futuro. (MARTINICH, 2012, p.1) Nesse relatório são apresentadas soluções em quatro diferentes áreas: regras da própria ONU concernentes a abuso e exploração sexual, investigações conduzidas pela ONU, responsabilidade civil da organização e seus comandantes e responsabilidade criminal dos soldados dessa organização. As ações em resposta para esse problema se dão em três sentidos: prevenção de desvios de conduta, reforço de padrões da ONU e ações para remediar as violações já cometidas (MARTINICH, 2012, p.3). Em 2010 foi divulgada a resolução feita pelo Conselho de Segurança - Women, peace and security - cujo objetivo é corroborar a postura da ONU contra qualquer tipo de abuso ou exploração sexual, tanto por parte dos capacetes azuis quanto por parte das partes do conflito. Esse documento defende a presença de um especialista em gênero em cada missão, treinamento especiais para os soldados dessa organização sobre violência sexual, envio de tropas também compostas por mulheres nas Operações de Manutenção de Paz e respeito a política de Tolerância Zero perante a essas questões (FAGANELLO, 2013, p.206).

7 6 Atualmente, a ONU tem um plano de ação sobre as questões de gênero que engloba os anos de 2014 a 2018 nomeado de Gender Forward Looking Strategy. Esse consiste em três objetivos: fortalecer a capacidade de todos aqueles que exercem atividades em Operações de Manutenção da Paz em promover a igualdade de gênero e a agenda proposta na resolução Women, Peace and Security; aumentar a gerência e a accountability para o alcance dessa igualdade de gênero; e mobilizar e engajar parceiros para que esses resultados sejam obtidos. Essa crescente preocupação da ONU para com os desvios de conduta é vista de maneira clara através das análises cronológicas dos estudos de caso, em que na Somália esse problema é visto como pontual e proveniente dos próprios soldados, enquanto na Libéria Operação de Manutenção da Paz mais recente os desvios são vistos como algo estrutural que deve ser combatido. Quando as Operações de Manutenção de Paz na Somália surgiram no início da década de 1990, o caráter multidimensional das missões estava começando a aparecer. A maior parte dos documentos da ONU concernentes a ética e guias de conduta de seus soldados ainda não havia sido publicado e, consequentemente, grande parte dessas questões não havia sido debatida. Assim, durante a UNOSOM I e II não havia tanto uma posição clara da organização em relação aos desvios de conduta - até mesmo porque essa ainda não era uma prática que tinha mostrado-se tão latente nas Operações prévias - quanto instâncias internas que focassem na prestação de denúncias das vítimas e na investigação dos capacetes azuis. Perante a essas situações, a ONU justificava-se através da concepção de que o problema não está nem na organização nem nas Operações, mas sim em soldados específicos que não estavam preparados para as expectativas associadas a esse tipo de missão (WHITWORTH, 1998, p. 9). Era defendido que a cultura militar presente nesses capacetes azuis era repleta de glorificação da força, hierarquia, racismo e violência contra mulher, sendo essas concepções o único porquê dos desvios de conduta (WHITWORTH, 1998, p.13). Já durante a MONUC em 2003, os soldados da ONU foram acusados, ao todo, de 150 violações graves de direitos humanos. Entre elas estão crimes que

8 7 envolvem estupro e prostituição forçada de mulheres e meninas, além de muitas mulheres terem sido engravidadas deles, não recebendo nenhuma assistência necessária. Denúncias de desvios de conduta, até o início dos anos 2000, apesar de ocorrerem, era negligenciadas pelo pessoal da Operação de Manutenção de Paz (RASMUSSEN, 2005, p.1). Somente em 2004, com uma ofensiva da mídia sobre os desvios de conduta, é que a organização passou a reconhecer os abusos e explorações sexuais ocorridos na MONUC e tentou, de alguma forma, implementar medidas - tanto de caráter universal para todas as missões quanto de caráter local - para combater a ocorrência desse tipo de ação. Esse escândalo gerado com a divulgação dos desvios de conduta na República Democrática do Congo pode ser considerado um marco para o ONU em relação a sua preocupação com a violência sexual praticada pelos capacetes azuis em suas missões. Diante dessa conjuntura, a ONU convocou o Office of Internal Oversight Services (OIOS) para investigar as alegações de violência sexual. Outra medida concernente a esse problema tomada especificamente na MONUC é proibir todos os soldados de confraternizarem com os locais e estabelecer um toque de recolher para os mesmos. Também foi com base nos desvios de conduta cometidos na MONUC que, em 2005, o Secretário-Geral Kofi Annan publicou o Relatório Prince Zeid. Ele busca estabelecer condutas para previnir a ocorrência de abuso e exploração sexual, não mais como se fossem alguns poucos soldados que fizessem isso, mas sim de uma maneira sistêmica, incluindo essas medidas em todas as missões, como parte do programa (NOTAR, 2006, p.421). A UNMIL, desde o seu princípio, contém em todo seu mandato a preocupação com a questão de gênero. Isso acontece devido aos escândalos que a organização sofreu devido ao vazamento para a mídia dos desvios de conduta cometidos, então, as Operações de Manutenção de Paz posteriores passaram a, desde seu princípio, ter aspectos voltados para combater a violência sexual. Essa missão, em específico, contém a participação ativa do OIOS para a realização de investigações das denúncias de desvios de conduta. Além disso, essa Operação têm seções de gênero em todas suas atividades, visando a inclusão das mulheres no processo de manutenção da paz e implementação das instituições

9 8 políticas, deixando-as em uma menor situação de vulnerabilidade. Na área de Desarmamento, Desmobilização, Reabilitação e Reintegração, as mulheres são incluídas com as forças armadas; já em relação com a polícia, as mulheres passam a ser recrutadas para fazer parte do corpo dessa instituição; há a participação de ONG s e de determinados programas governamentais para facilitar a implementação e a sustentabilidade de políticas que tragam resultados duradouros para mulheres; também existe um grande número de campanhas de sensibilização contra a violência sexual e uma melhora nos mecanismos de resposta contra estupro e abuso sexual; há a inclusão de mulheres no pessoal da ONU enviado para a missão; e, por fim, há a conexão das mulheres com o processo eleitoral através do fato delas votarem e poderem ser candidatas (OFFICE OF THE GENDER ADVISER,2010, p. 13). Apesar da preocupação da Organização com essas questões e da tentativa da ONU para resolver os desvios de conduta concernentes às mulheres, até mesmo nas Operações mais recentes essa ainda é uma prática recorrente, mostrando a relevância do objeto de pesquisa. Na UNMIL, são registrados casos em que os capacetes azuis estabelecem relações sexuais com mulheres e meninas em troca de dinheiro ou alimento. Também é comum de se ver esses soldados frequentando praias e restaurantes com mulheres traficadas da Ucrânia e Marrocos. Houve também um aumento do número de bordéis, que são frequentados pelos soldados quando esses desrespeitam as regras de toque de recolher e de uso de uniforme (MARTIN, 2005, P.6).

10 9 RESULTADOS E CONSIDERAÇÕES FINAIS A escolha dos três estudos de caso, sendo eles respectivamente UNOSOM I e II, MONUC e UNMIL, permitiu que se pudesse ver a evolução da ONU com relação a medidas tomadas para o combate aos desvios de conduta ligados a violência sexual. Esses desvios vão de encontro aos artigos 3, que garante segurança pessoal e 5, referente a tortura da Declaração Universal de Direitos Humanos. Além disso violam a CEDAW principalmente aos artigos 2, referente a igualdade de leis e oportunidades para todos os gêneros e 6, proibição de tráfico de mulheres e exploração da prostituição. A organização, no início, encarava essa questão como algo pontual e vindo somente daqueles soldados que praticavam abuso e exploração sexual. Conforme as denúncias foram sendo mais recorrentes e, principalmente, mais conhecidas devido a divulgações feitas pela mídia, a ONU passou a identificar esse problema como das próprias Operações de Manutenção da Paz. Consequentemente, passou a ter medidas de prevenção e solução dentro do próprio mandato da missão. A UNMIL pode ser vista como um exemplo claro dessa mudança da organização, ao mesmo tempo que ela também é uma forte expressão de que esse problema ainda é presente, apesar das tentativas da ONU de modifica-lo. É também importante ressaltar que os estudos de caso estavam em conformidade com o estudo prévio sobre os desvios de conduta de maneira geral, complementando-o.

11 10 FONTES CONSULTADAS FAGANELLO, P. L. F. Operações de Manutenção de Paz da década de 1990:casos emblemáticos de violações dos Direitos Humanos. In:. Operações de Manutenção de Paz da ONU: de que forma que os direitos humanos revolucionaram a principal ferramenta internacional da paz. Brasília: FUNANG, P KING, KEOHANE, VERBA. Descriptive Inference. In:. Designing Social Inquiry: Scientific Inference in Qualitative Research. Princeton: Princeton University Press, P KING, KEOHANE, VERBA. Casuality and Causal Inference. In:. Designing Social Inquiry: Scientific Inference in Qualitative Research. Princeton: Princeton University Press, P MARTIN, S. Must boys be boys? Ending Sexual Exploitation and Abuse in Peacekeeping Missions. Disponível em: Último acesso em: 18 e junho de MARTINICH, I. Addressing Misconduct by UN Personnel: How to Hold Offenders Accountable?. Disponível em: Último acesso em 28 de outubro de NOTAR, S. A. Peacekeepers as Perpetrators: Sexual Exploitation and Abuse of Women and Children in the Democratic Republic of the Congo. American University Journal of Gender, Social Policy & the Law. 14, no. 2 (2006): OFFICE OF THE GENDER ADVISER. Best Practices Report: Gender Mainstreaming in Peacekeeping Operations in Liberia Online. Disponível em: Último aceso em: 28 de junho de 2015.

12 11 RASMUSSEN, J. MONUC: Sexual Exploitation and Abuse End of Assignment Report Online. Disponível em: Sexual_Exploit ation_and_abuse_-_end_of_assignment_report.pdf. Último acesso em 24 de julho de WHITWORTH, S. Gender, Race and the Politics of Peacekeeping. In: MOXON-BROWNE, E. In: A Future for Peacekeeping?. Basingstoke: Macmillan Press 1998, p

1 Introdução. 1 O conceito de operações de paz utilizado nesta pesquisa refere-se a toda missão levada a cabo pelo

1 Introdução. 1 O conceito de operações de paz utilizado nesta pesquisa refere-se a toda missão levada a cabo pelo 1 Introdução A década de 90 assistiu ao aumento da quantidade e da complexidade das operações de paz 1 (OPs) levadas a cabo pelas Nações Unidas (ONU). A incorporação de mais participantes e o exercício

Leia mais

Conselho de Segurança

Conselho de Segurança Nações Unidas Conselho de Segurança Distr. Geral 19 de junho de 2008 S/RES/1820 (2008) Resolução 1820 (2008) Aprovada pelo Conselho de Segurança na sua 5916ª reunião, em 19 de junho de 2008 O Conselho

Leia mais

Janus Mulheres e Consolidação da Paz

Janus Mulheres e Consolidação da Paz Janus 2005 Mulheres e Consolidação da Paz Tatiana Moura* Os conflitos armados, em particular os conflitos armados contemporâneos, pelas suas novas características, objectivos e tácticas de terror, têm

Leia mais

Política de Direitos Humanos

Política de Direitos Humanos Política de Direitos Humanos Publicada em 21/06/2018 Resumo do documento: Esta política descreve as regras e diretrizes gerais da atuação dos funcionários do Banco para garantir a proteção e preservação

Leia mais

Integração dos ODS na Estratégia Empresarial. São Paulo, 11/12/2018

Integração dos ODS na Estratégia Empresarial. São Paulo, 11/12/2018 Integração dos ODS na Estratégia Empresarial São Paulo, 11/12/2018 Papel das empresas para o desenvolvimento sustentável António Guterres Secretário-geral das Nações Unidas Uma vez que não pode haver geração

Leia mais

estereotipada da mulher como sujeito passivo e do homem como predador sexual fica para trás. A participação das mulheres, especialmente na

estereotipada da mulher como sujeito passivo e do homem como predador sexual fica para trás. A participação das mulheres, especialmente na Conclusão No pós-guerra Fria, as operações de paz (OPs) passam a exercer uma série de novas funções, com o objetivo de construir uma paz duradoura, evitando as tão constantes voltas à violência armada.

Leia mais

Política de Direitos Humanos

Política de Direitos Humanos Política de Direitos Humanos Publicada em 23/11/2016 Resumo do documento: Esta política descreve as regras e diretrizes gerais da atuação dos funcionários do Banco para garantir a proteção e preservação

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Documento de sessão 24.9.2009 B7-0000/2009 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência das perguntas com pedido de resposta oral B7-0000/2009 e B7-0000/2009 nos termos do

Leia mais

CIDADE 50-50: Todas e todos pela Igualdade ONU Mulheres Fórum Nacional de Instancias de Mulheres nos Partidos Políticos

CIDADE 50-50: Todas e todos pela Igualdade ONU Mulheres Fórum Nacional de Instancias de Mulheres nos Partidos Políticos SUMARIO DEMOCRACIA PARITÁRIA E OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL DIREITOS DAS MULHERES NOS PARTIDOS POLITICOS CIDADE 50-50: Todas e todos pela Igualdade ONU Mulheres Fórum Nacional de Instancias

Leia mais

5 Pode o treinamento acabar com o abuso e a exploração sexuais em missões de paz?

5 Pode o treinamento acabar com o abuso e a exploração sexuais em missões de paz? 5 Pode o treinamento acabar com o abuso e a exploração sexuais em missões de paz? Como vimos, a possibilidade de implementação de medidas punitivas pela ONU contra o abuso e a exploração sexual é limitada

Leia mais

Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra. Direito ao Trabalho. Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria

Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra. Direito ao Trabalho. Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Direito ao Trabalho Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Direito ao Trabalho (...) só se pode fundar uma paz universal e duradoura com base na justiça social (...) Constituição da Organização

Leia mais

ANEXO 3 COMITÊS ESTADUAIS DE ENFRENTAMENTO À HOMO-LESBO-TRANSFOBIA

ANEXO 3 COMITÊS ESTADUAIS DE ENFRENTAMENTO À HOMO-LESBO-TRANSFOBIA ANEXO 3 COMITÊS ESTADUAIS DE ENFRENTAMENTO À HOMO-LESBO-TRANSFOBIA Os Comitês Estaduais de Enfrentamento à Homo-Lesbo-Transfobia são uma iniciativa conjunta da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência

Leia mais

7775/17 jp/fc 1 DGC 2B

7775/17 jp/fc 1 DGC 2B Conselho da União Europeia Luxemburgo, 3 de abril de 2017 (OR. en) 7775/17 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 3 de abril de 2017 para: Delegações COHOM 44 CFSP/PESC 300 DEVGEN

Leia mais

CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS. Monitorização e advocacia no campo da igualdade e não discriminação

CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS. Monitorização e advocacia no campo da igualdade e não discriminação thoi CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS Monitorização e advocacia no campo da igualdade e não discriminação Antecedentes Propósito Natureza Áreas prioritárias Montantes Duração Critérios de elegibilidade

Leia mais

A EXPLORAÇÃO SEXUAL. Vamos entender como juntos podemos proteger crianças e adolescentes dessa grave violação de direitos.

A EXPLORAÇÃO SEXUAL. Vamos entender como juntos podemos proteger crianças e adolescentes dessa grave violação de direitos. A EXPLORAÇÃO SEXUAL Vamos entender como juntos podemos proteger crianças e adolescentes dessa grave violação de direitos. Por que esta causa? É uma das mais graves violações de direitos humanos. Quando

Leia mais

Carta aberta ao Ministério dos Direitos Humanos sobre Recomendações ao Brasil feitas no III Ciclo do Mecanismo de Revisão Periódica Universal (RPU)

Carta aberta ao Ministério dos Direitos Humanos sobre Recomendações ao Brasil feitas no III Ciclo do Mecanismo de Revisão Periódica Universal (RPU) Carta aberta ao Ministério dos Direitos Humanos sobre Recomendações ao Brasil feitas no III Ciclo do Mecanismo de Revisão Periódica Universal (RPU) A REDE NACIONAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA, articulação nacional

Leia mais

MECANISMO DE ARTICULAÇÃO PARA A ATENÇÃO A MULHERES EM SITUAÇÃO DE TRÁFICO INTERNACIONAL

MECANISMO DE ARTICULAÇÃO PARA A ATENÇÃO A MULHERES EM SITUAÇÃO DE TRÁFICO INTERNACIONAL MERCOSUL/CMC/DEC. N 26/14 MECANISMO DE ARTICULAÇÃO PARA A ATENÇÃO A MULHERES EM SITUAÇÃO DE TRÁFICO INTERNACIONAL TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, as Decisões N 05/91,

Leia mais

DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 48/104, de 20 de dezembro de 1993 DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE 2015.

PROJETO DE LEI Nº DE 2015. PROJETO DE LEI Nº DE 2015. Institui a Semana Estadual de Conscientização e Divulgação do Disque Direitos Humanos Disque 100, a ser realizada anualmente no período de 15 a 21 de maio. A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Leia mais

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos [...] devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. (art.

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos [...] devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. (art. Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos [...] devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. (art. I, da DUDH) 1- Introdução: Por que a educação em matéria

Leia mais

OBJETIVOS: - Recolher dados identificados/registados pelas

OBJETIVOS: - Recolher dados identificados/registados pelas OBJETIVOS: - Recolher dados identificados/registados pelas entidades parceiras da RAMSV e outras, que permitam caraterizar o Concelho do Montijo na área da Violência Doméstica e de Género. - Ter um retrato

Leia mais

Nova geração de operações de paz da ONU?, por Vanessa Matijascic

Nova geração de operações de paz da ONU?, por Vanessa Matijascic Nova geração de operações de paz da ONU?, por Vanessa Matijascic Em 17 de setembro de 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) celebrou oficialmente os 70 anos de existência com a abertura da sessão

Leia mais

Brasil e Reino Unido:

Brasil e Reino Unido: Relatório Setembro 2016 Brasil e Reino Unido: Perspectivas atuais e futuras sobre a manutenção da paz BHR Luke Brasil e Reino Unido: Perspectivas atuais e futuras sobre a manutenção da paz Rio de Janeiro,

Leia mais

Mecanismo de monitorização. Convenção do Conselho da Europa relativa à Luta contra o Tráfico de Seres Humanos

Mecanismo de monitorização. Convenção do Conselho da Europa relativa à Luta contra o Tráfico de Seres Humanos Mecanismo de monitorização Convenção do Conselho da Europa relativa à Luta contra o Tráfico de Seres Humanos Quais são os objetivos da convenção? A Convenção do Conselho da Europa relativa à Luta contra

Leia mais

Apêndice J - Quadro comparativo do PNDH 2 e do PNDH 3, por ações programáticas voltadas à população LGBT, por área temática.

Apêndice J - Quadro comparativo do PNDH 2 e do PNDH 3, por ações programáticas voltadas à população LGBT, por área temática. Apêndice J - Quadro comparativo do PNDH 2 e do PNDH 3, por ações programáticas voltadas à população LGBT, por área temática. Legislativo Propor PEC para incluir a garantia do direito à livre orientação

Leia mais

realização de direitos por via judicial e a inércia do legislador

realização de direitos por via judicial e a inércia do legislador ASSUNTO: Direito Público TEMA: Processo e Constituição TÍTULO: Processo e Constituição: os direitos dos homoafetivos: realização de direitos por via judicial e a inércia do legislador Objetivo Geral: Detectar

Leia mais

Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3)

Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3) Apêndice I 23 ações programáticas relativas à população LGBT, previstas no Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH 3) EIXO ORIENTADOR III - UNIVERSALIZAR DIREITOS EM CONTEXTO DE DESIGUALDADES Diretriz

Leia mais

A PLATAFORMA DE ACÇÃO DE PEQUIM: uma síntese

A PLATAFORMA DE ACÇÃO DE PEQUIM: uma síntese A PLATAFORMA DE ACÇÃO DE PEQUIM: uma síntese A Plataforma de Acção de Pequim (PFA), aprovada em 1995 pela IV Conferência Mundial das Nações Unidas sobre as Mulheres, é um programa de acção política a nível

Leia mais

PLANOS DE MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO PAIR

PLANOS DE MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO PAIR S DE MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO PAIR DE MONITORAMENTO E ACOMPANHAMENTO DO PAIR ANÁLISE DA SITUAÇÃO NACIONAL 1. Identificar causas/ fatores de vulnerabilidade e modalidades de violência sexual contra

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Versão 2.0

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Versão 2.0 POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 2.0 Aprovada por meio da RES nº 213/2016, de 02/08/2016 Sumário 1. OBJETIVO... 3 2. CONCEITOS... 3 3. REFERÊNCIAS... 4 4. DIRETRIZES...

Leia mais

Natalia Rayol Fontoura. Heróis ou Vilões? O abuso e a exploração sexual por militares em missões de paz da ONU DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Natalia Rayol Fontoura. Heróis ou Vilões? O abuso e a exploração sexual por militares em missões de paz da ONU DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Natalia Rayol Fontoura Heróis ou Vilões? O abuso e a exploração sexual por militares em missões de paz da ONU DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Programa de Pós-Graduação em Relações

Leia mais

Aspectos jurídicos da Violência intra e extra familiar contra crianças. as e adolescentes INSTITUTO WCF LAÇOS DA REDE

Aspectos jurídicos da Violência intra e extra familiar contra crianças. as e adolescentes INSTITUTO WCF LAÇOS DA REDE Aspectos jurídicos da Violência intra e extra familiar contra crianças as e adolescentes INSTITUTO WCF LAÇOS DA REDE Conceituação do Laboratório da Criança LACRI - USP - Física; - Psicológica; - Negligência;

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE 2015.

PROJETO DE LEI Nº DE 2015. PROJETO DE LEI Nº DE 2015. Torna obrigatória a afixação de cartazes em estabelecimentos comerciais de grande circulação, bancos, terminais rodoviários, aeroviários e ferroviários, contendo informações

Leia mais

Ingrid Leão São Paulo, 03 de maior de 2016

Ingrid Leão São Paulo, 03 de maior de 2016 Ingrid Leão São Paulo, 03 de maior de 2016 2 O que é monitoramento internacional; Como funciona; Por que interessa saber; Como eu posso participar: Relatórios alternativos Recomendações da ONU: incidência

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Leitura e interpretação de textos... 3 Ortografia oficial... 21 Acentuação gráfica... 30 Sinônimos e antônimos... 105 Sentido próprio e figurado das palavras... 10/105 Pontuação... 81

Leia mais

Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 48/104, de de 20 de Dezembro de 1993.

Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 48/104, de de 20 de Dezembro de 1993. DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 48/104, de de 20 de Dezembro de 1993. DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA

Leia mais

VIOLÊNCIA SEXUAL. Entenda e ajude a combater SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES SECRETARIA DE GOVERNO

VIOLÊNCIA SEXUAL. Entenda e ajude a combater SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES SECRETARIA DE GOVERNO VIOLÊNCIA SEXUAL Entenda e ajude a combater SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES SECRETARIA DE GOVERNO Elaboração e distribuição: Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres Secretaria

Leia mais

A nível nacional a definição evoluiu desde.

A nível nacional a definição evoluiu desde. O QUE É O TRÁFICO DE SERES HUMANOS? A nível nacional a definição evoluiu desde. CP 1982 (art. 217º) - Secção dos «Crimes Sexuais», Cap. «Crimes contra os fundamentos ético-sociais da vida social» Quem

Leia mais

DECLARAÇÃO E CHAMADO A AÇÃO PARA A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS EM VIAGENS E TURISMO

DECLARAÇÃO E CHAMADO A AÇÃO PARA A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS EM VIAGENS E TURISMO DECLARAÇÃO E CHAMADO A AÇÃO PARA A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS EM VIAGENS E TURISMO N ós, os participantes da primeira Cúpula Internacional sobre Proteção de Crianças em Viagens e Turismo, organizada pelo Gover

Leia mais

ERRADICAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES MONITORIZAÇÃO E CONCLUSÕES. João Afonso Vereador dos Direitos Sociais

ERRADICAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES MONITORIZAÇÃO E CONCLUSÕES. João Afonso Vereador dos Direitos Sociais ERRADICAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES MONITORIZAÇÃO E CONCLUSÕES João Afonso Vereador dos Direitos Sociais As orientações internacionais e nacionais Plano internacional e europeu: Convenção sobre

Leia mais

P7_TA(2011)0155 Utilização da violência sexual em conflitos no Norte de África e no Médio Oriente

P7_TA(2011)0155 Utilização da violência sexual em conflitos no Norte de África e no Médio Oriente P7_TA(2011)0155 Utilização da violência sexual em conflitos no Norte de África e no Médio Oriente Resolução do Parlamento Europeu, de 7 de Abril de 2011, sobre a utilização da violência sexual em conflitos

Leia mais

Convenção sobre a Proibição das Piores Formas de Trabalho Infantil e a Ação Imediata para a sua Eliminação

Convenção sobre a Proibição das Piores Formas de Trabalho Infantil e a Ação Imediata para a sua Eliminação CONVENÇÃO 182 Convenção sobre a Proibição das Piores Formas de Trabalho Infantil e a Ação Imediata para a sua Eliminação A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho: Convocada em Genebra

Leia mais

A VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS PELAS MISSÕES DE PAZ DA ONU: O CASO HAITI

A VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS PELAS MISSÕES DE PAZ DA ONU: O CASO HAITI A VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS PELAS MISSÕES DE PAZ DA ONU: O CASO HAITI Andressa Oliveira Soares 1.Introdução 2. Missões de Paz da ONU, MINUSTAH, e o Surto de Cólera no Haiti 3. Conclusão 4. Referências

Leia mais

Encontro com Fornecedores Eletrobras O engajamento empresarial na disseminação dos Direitos da Criança e do Adolescente

Encontro com Fornecedores Eletrobras O engajamento empresarial na disseminação dos Direitos da Criança e do Adolescente Encontro com Fornecedores Eletrobras 2017 O engajamento empresarial na disseminação dos Direitos da Criança e do Adolescente Responsabilidade Compartilhada : É responsabilidade da família, da sociedade

Leia mais

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil. Centro Sergio Vieira de Mello

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil. Centro Sergio Vieira de Mello Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil Centro Sergio Vieira de Mello UNIDADE 2 PARTE 1 O Estabelecimento e a Operacionalização dos Mandatos do Conselho de Segurança para as Operações de Manutenção

Leia mais

COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE)

COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) DÉCIMO PRIMEIRO PERÍODO ORDINÁRIO DE SESSÕES OEA/Ser.L/X.2.11 17 de março de 2011 CICTE/DEC.1/11 Washington, D.C. 21 março 2011 Original: inglês DECLARAÇÃO

Leia mais

GUIA PARA A CONDUTA E O COMPORTAMENTO DA POLÍCIA SERVIR E PROTEGER FOLHETO

GUIA PARA A CONDUTA E O COMPORTAMENTO DA POLÍCIA SERVIR E PROTEGER FOLHETO GUIA PARA A CONDUTA E O COMPORTAMENTO DA POLÍCIA SERVIR E PROTEGER FOLHETO Comitê Internacional da Cruz Vermelha 19, avenue de la Paix 1202 Genebra, Suíça T +41 22 734 60 01 F +41 22 733 20 57 Email: shop@icrc.org

Leia mais

S E D S. Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social

S E D S. Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social SEDS Gabinete Conselhos Assessorias Diretoria Geral Núcleos Grupo de Recursos Humanos

Leia mais

cada órgão de segurança, através de publicação, de forma acessível.

cada órgão de segurança, através de publicação, de forma acessível. EIXO I - Gestão Democrática: Controle Social e Externo, Integração e Federalismo 1. Divulgação das atribuições específicas de cada órgão de segurança, através de publicação, de forma acessível. 1 EIXO

Leia mais

POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018.

POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018. 1 POLÍTICA PARA A PREVENÇÃO DE DELITOS 19 de julho de 2018. O Conselho de Administração da NEOENERGIA S.A. ("NEOENERGIA" ou Companhia ) tem a responsabilidade de formular a estratégia e aprovar as Políticas

Leia mais

Convenção No. 182 VERSÃO LIVRE EM PORTUGUÊS VERSÃO OFICIAL EM INGLÊS VER:

Convenção No. 182 VERSÃO LIVRE EM PORTUGUÊS VERSÃO OFICIAL EM INGLÊS VER: Convenção No. 182 VERSÃO LIVRE EM PORTUGUÊS VERSÃO OFICIAL EM INGLÊS VER: http://ilolex.ilo.ch:1567/public/english/docs/convdisp.htm CONVENÇÃO 182, DE 1999, SOBRE AS PIORES FORMAS DE TRABALHO INFANTIL

Leia mais

18 DE NOVEMBRO. DIA EUROPEU PARA A PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E O ABUSO SEXUAl INICIATIVA DE COMPLEMENTO CURRICULAR PRESSE

18 DE NOVEMBRO. DIA EUROPEU PARA A PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E O ABUSO SEXUAl INICIATIVA DE COMPLEMENTO CURRICULAR PRESSE 18 DE NOVEMBRO DIA EUROPEU PARA A PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E O ABUSO SEXUAl INICIATIVA DE COMPLEMENTO CURRICULAR PRESSE ENQUADRAMENTO O PRESSE promove a implementação educação sexual

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 886/XII-4.ª ESTRATÉGIA NACIONAL PARA A PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E OS ABUSOS SEXUAIS

PROJETO DE LEI N.º 886/XII-4.ª ESTRATÉGIA NACIONAL PARA A PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E OS ABUSOS SEXUAIS PROJETO DE LEI N.º 886/XII-4.ª ESTRATÉGIA NACIONAL PARA A PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E OS ABUSOS SEXUAIS A Declaração Universal dos Direitos da Criança foi proclamada pela Organização

Leia mais

SUMÁRIO CÓDIGOS ESTATUTOS. Dispõe sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor e dá outras providências LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR

SUMÁRIO CÓDIGOS ESTATUTOS. Dispõe sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor e dá outras providências LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR SUMÁRIO CÓDIGOS CÓDIGO PENAL MILITAR... 22 CÓDIGO DE PROCESSO PENAL MILITAR... 88 CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO... 192 ESTATUTOS LEI Nº 10.671, DE 15 DE MAIO DE 2003 Dispõe sobre o Estatuto de Defesa do

Leia mais

Senhoras e Senhores Representantes do Corpo Diplomático e organizações Internacionais

Senhoras e Senhores Representantes do Corpo Diplomático e organizações Internacionais Intervenção da Sra Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas, Senhora Ulrika Richardson-Golinski, na Sessão de Abertura da III Conferência sobre Reinserção Social na Justiça- «Experiências Comparadas

Leia mais

Conferência Internacional do Trabalho

Conferência Internacional do Trabalho Conferência Internacional do Trabalho PROTOCOLO À CONVENÇÃO 29 PROTOCOLO À CONVENÇÃO SOBRE TRABALHO FORÇADO, 1930, ADOTADA PELA CONFERÊNCIA EM SUA CENTÉSIMA TERCEIRA SESSÃO, GENEBRA, 11 DE JUNHO DE 2014

Leia mais

Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil e RJ

Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil e RJ Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil e RJ I. Contexto O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente CEDECA Rio de Janeiro, criado em 2009 como associação sem fins lucrativos

Leia mais

14098/15 arg/mjb 1 DG C 1

14098/15 arg/mjb 1 DG C 1 Conselho da União Europeia Bruxelas, 17 de novembro de 2015 (OR. fr) 14098/15 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 17 de novembro de 2015 para: Delegações COAFR 334 CFSP/PESC

Leia mais

PT Unida na diversidade PT A8-0175/89. Alteração. Simona Bonafè, Elena Gentile, Pervenche Berès em nome do Grupo S&D

PT Unida na diversidade PT A8-0175/89. Alteração. Simona Bonafè, Elena Gentile, Pervenche Berès em nome do Grupo S&D 21.3.2019 A8-0175/89 89 Artigo 2 n.º 1 alínea c-a) (nova) (c-a) «Emitente», um emitente cotado tal como definido no artigo 2.º, n.º 1, alínea h), da Diretiva 2003/71/CE do Parlamento Europeu e do Conselho

Leia mais

União Europeia. Instrumento Europeu para Democracia e Direitos Humanos (IEDDH) Convite para a apresentação de propostas

União Europeia. Instrumento Europeu para Democracia e Direitos Humanos (IEDDH) Convite para a apresentação de propostas União Europeia Instrumento Europeu para Democracia e Direitos Humanos (IEDDH) Convite para a apresentação de propostas Referencia: EuropeAid/132-262/L/ACT/MZ Sessão de Informação Delegação da União Europeia

Leia mais

A ONU Mulheres trabalha a nível mundial, regional e local para a igualdade de gênero, raça e etnia e o empoderamento das mulheres.

A ONU Mulheres trabalha a nível mundial, regional e local para a igualdade de gênero, raça e etnia e o empoderamento das mulheres. A ONU Mulheres trabalha a nível mundial, regional e local para a igualdade de gênero, raça e etnia e o empoderamento das mulheres. NOSSO MANDATO É: Normativo Programático Coordenação Combater a violência

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DO PARCEIRO DE NEGÓCIOS

CÓDIGO DE CONDUTA DO PARCEIRO DE NEGÓCIOS CÓDIGO DE CONDUTA DO PARCEIRO DE NEGÓCIOS A LORD Corporation ( LORD ) tem como compromisso conduzir os negócios com integridade e padrões éticos elevados. Também deve respeitar todas as leis e regulamentações

Leia mais

Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios

Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância Faculdade de Saúde Pública (USP), Auditório Paula Souza.

Leia mais

Simulado de Direitos Humanos!

Simulado de Direitos Humanos! POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA Cargo: Sargento Simulado de Direitos Humanos! Instruções: Para que você possa efetivamente testar seus conhecimentos e simular a realização da prova, imprima este simulado

Leia mais

Ações Reunião realizada nos dias 13 a 16 de outubro de 2014

Ações Reunião realizada nos dias 13 a 16 de outubro de 2014 R E L A Ç Õ E S I N T E R N A C I O N A I S Órgão Organização Internacional do Trabalho (OIT) Representação Eventual 18ª Reunião Regional Americana da OIT Representante Lidiane Duarte Nogueira Advogada

Leia mais

ACESSO AOS MECANISMOS EXTRA-CONVENCIONAIS DE PROTEÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS - DOCUMENTO PREPARADO PARA O MÊS DA ONU

ACESSO AOS MECANISMOS EXTRA-CONVENCIONAIS DE PROTEÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS - DOCUMENTO PREPARADO PARA O MÊS DA ONU ACESSO AOS MECANISMOS EXTRA- DE AOS DIREITOS HUMANOS - DOCUMENTO PREPARADO PARA O MÊS DA ONU TEMÁTICAS DANIELA IKAWA QUAIS SÃO OS MECANISMOS DE EXISTENTES NO ÂMBITO GLOBAL? O QUE SÃO MECANISMOS? O QUE

Leia mais

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO ACADEMIA DE POLÍCIA

POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO ACADEMIA DE POLÍCIA manusear e empregar armas de fogo e equipamentos menos letais; portar arma de fogo e atuar em campo com possibilidade de exposição a situações de conflito armado; executar demais atos compatíveis com a

Leia mais

Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra. Direito à Educação. Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria

Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra. Direito à Educação. Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria 2013 Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria 2013 A educação deve visar à plena expansão da personalidade humana e ao reforço dos direitos humanos e das liberdades fundamentais [...] Artigo 26º,

Leia mais

Metropolitano de Lisboa Plano de ação para a igualdade entre mulheres e homens

Metropolitano de Lisboa Plano de ação para a igualdade entre mulheres e homens 2 3 IGEN O nosso Compromisso Igualdade de Género significa que as mulheres e os homens têm igual visibilidade, poder, responsabilidade e participação em todas as esferas da vida pública e privada, bem

Leia mais

Prof. (a) Naiama Cabral

Prof. (a) Naiama Cabral Prof. (a) Naiama Cabral DIREITOS HUMANOS @naiamacabral @monster.concursos Olá pessoal me chamo Naiama Cabral, Sou advogada e professora no Monster Concursos, e há algum tempo tenho ajudado diversos alunos

Leia mais

IV REUNIÃO DE MINISTRAS DA IGUALDADE DE GÉNERO E EMPODERAMENTO DAS MULHERES DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA - CPLP

IV REUNIÃO DE MINISTRAS DA IGUALDADE DE GÉNERO E EMPODERAMENTO DAS MULHERES DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA - CPLP IV REUNIÃO DE MINISTRAS DA IGUALDADE DE GÉNERO E EMPODERAMENTO DAS MULHERES DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA - CPLP "Empoderamento Económico da Mulher, Género e Globalização" Declaração de

Leia mais

DR. AUGUSTO POMBAL CENTRO POLIVALENTE DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO MAPTSS 26 DE JUNHO DE 2015

DR. AUGUSTO POMBAL CENTRO POLIVALENTE DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO MAPTSS 26 DE JUNHO DE 2015 O REGIME DOS TRABALHADORES DOMÉSTICOS NO ÂMBITO DA CONVENÇÃO E DA RECOMENDAÇÃO SOBRE O TRABALHO DECENTE PARA OS TRBALHADORAS E OS TRABALHADORES DOMÉSTICOS DR. AUGUSTO POMBAL CENTRO POLIVALENTE DE FORMAÇÃO

Leia mais

- 1 - AG/RES (XLVII-O/17) PLANO DE AÇÃO DA DECLARAÇÃO AMERICANA SOBRE OS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS ( ) 1/2/

- 1 - AG/RES (XLVII-O/17) PLANO DE AÇÃO DA DECLARAÇÃO AMERICANA SOBRE OS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS ( ) 1/2/ - 1 - AG/RES. 2913 (XLVII-O/17) PLANO DE AÇÃO DA DECLARAÇÃO AMERICANA SOBRE OS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS (2017-2021) 1/2/ (Aprovada na primeira sessão plenária, realizada em 20 de junho de 2017) A ASSEMBLEIA

Leia mais

Decreto-Lei n.º 246/98, de 11 de Agosto

Decreto-Lei n.º 246/98, de 11 de Agosto Decreto-Lei n.º 246/98, de 11 de Agosto A Lei n.º 95/88, de 17 de Agosto, estabeleceu os direitos de actuação e participação das associações de mulheres. Posteriormente a Lei n.º 10/97, de 12 de Maio,

Leia mais

Direitos das Crianças

Direitos das Crianças Direitos das Crianças Art.º 1º (a criança) Criança é todo o ser humano com menos de 18 anos de idade salvo quando, nos casos previstos na lei, atinja a maioridade mais cedo. Art.º 2º (não discriminação)

Leia mais

Normas para fornecedores

Normas para fornecedores Normas para fornecedores Como parte do compromisso contínuo da Arconic com as práticas de negócios éticas e sustentáveis, nos dedicamos a trabalhar em parceria com nossos fornecedores, contratantes e todos

Leia mais

Pacto Global das Nações Unidas - Relatório de Comunicação de Progresso (COP Report)

Pacto Global das Nações Unidas - Relatório de Comunicação de Progresso (COP Report) Direitos Humanos 1 - Apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos proclamados internacionalmente Assistência médica e odontológica A empresa oferece um plano de assistência médica e odontológica

Leia mais

BANCO LUSO BRASILEIRO S.A.

BANCO LUSO BRASILEIRO S.A. Denominação Política de Responsabilidade Socioambiental Área Emitente Número Emissão Atualização Gestão de Riscos P13.06 Ago/2015 Mar/2019 Política de Responsabilidade Socioambiental BANCO LUSO BRASILEIRO

Leia mais

Monitoramento do Pacto pela Erradicação do Trabalho Escravo Plataforma de apoio Balanço 2011/2012 Por: Leandro de Souza Estrutura da apresentação 1. Breve introdução 2. Perfil dos signatários 3. Ações

Leia mais

Recordando os objetivos e princípios das Nações Unidas, conforme enunciados na sua Carta,

Recordando os objetivos e princípios das Nações Unidas, conforme enunciados na sua Carta, DECLARAÇÃO DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS RELATIVOS À CONTRIBUIÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PARA O REFORÇO DA PAZ E DA COMPREENSÃO INTERNACIONAIS, PARA A PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS E PARA O COMBATE

Leia mais

Direitos Humanos das Mulheres

Direitos Humanos das Mulheres Direitos Humanos das Mulheres Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Direitos Humanos O avanço das mulheres e a conquista da igualdade entre mulheres e homens são uma questão de direitos humanos

Leia mais

Monitorização e relatórios da ONU e Anuário da Instituição Nacional Norueguesa de Direitos Humanos

Monitorização e relatórios da ONU e Anuário da Instituição Nacional Norueguesa de Direitos Humanos Monitorização e relatórios da ONU e Anuário da Instituição Nacional Norueguesa de Direitos Humanos ILPI Director Njal Hostmaelingen Mosaiko, Luanda, 24 Junho de 2016 Visão geral A importância da monitorização

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO DO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VERSÃO PRELIMINAR

PLANO ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO DO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VERSÃO PRELIMINAR PLANO ESTADUAL DE ENFRENTAMENTO DO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VERSÃO PRELIMINAR A IMPORTÂNCIA DE UM PLANO ESTADUAL O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes é um

Leia mais

COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE)

COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) COMITÊ INTERAMERICANO CONTRA O TERRORISMO (CICTE) DÉCIMO SEGUNDO PERÍODO ORDINÁRIO DE SESSÕES OEA/Ser.L/X.2.12 7 de março de 2012 CICTE/DEC.1/12 rev. 1 Washington, D.C. 9 março 2012 Original: espanhol

Leia mais

Relação com empregados: Ambiente de trabalho: A empresa trata com dignidade seus empregados, diretos ou indiretos, observando e respeitando os

Relação com empregados: Ambiente de trabalho: A empresa trata com dignidade seus empregados, diretos ou indiretos, observando e respeitando os Código de Conduta 2 A Metalex: Através de melhorias contínuas e de comprometimento permanente com objetivos e metas; buscar as soluções mais adequadas, visando atender as necessidades e a confiança de

Leia mais

Secretaria de Políticas para as Mulheres Presidência da República

Secretaria de Políticas para as Mulheres Presidência da República Secretaria de Políticas para as Mulheres Presidência da República Apresentação de propostas e formalização de Convênios com a SPM - PR Vitória, maio de 2011 Secretaria de Políticas para as Mulheres Criada

Leia mais

anem Saúde Sexual e Reprodutiva Programa Nacional de Consciencialização para os Direitos Sexuais e Reprodutivos Problema Primário

anem Saúde Sexual e Reprodutiva Programa Nacional de Consciencialização para os Direitos Sexuais e Reprodutivos Problema Primário Programa Nacional de Consciencialização para os Direitos Sexuais e Reprodutivos Problema Primário Falta de informação da população acerca dos seus direitos sexuais e reprodutivos e da necessidade de os

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO Parlamento Europeu 2014-2019 Documento de sessão B8-0577/2017 24.10.2017 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência de uma declaração da Comissão nos termos do artigo 123.º, n.º 2, do Regimento sobre

Leia mais

Dra. EVELYN EISENSTEIN BRASÍLIA, 17 DE NOVEMBRO DE 2017

Dra. EVELYN EISENSTEIN BRASÍLIA, 17 DE NOVEMBRO DE 2017 Dra. EVELYN EISENSTEIN BRASÍLIA, 17 DE NOVEMBRO DE 2017 SAÚDE É VIDA CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO, NUTRIÇÃO; MATURAÇÃO CEREBRAL & MENTAL E EMOCIONAL; DIREITOS À SAÚDE, À VIDA, A COMER, A BRINCAR, A ESTUDAR,

Leia mais

A visão da OIT sobre o Trabalho Decente

A visão da OIT sobre o Trabalho Decente Boletim Econômico Edição nº 61 maio de 2015 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico A visão da OIT sobre o Trabalho Decente 1 1. CONCEITO DE TRABALHO DECENTE O conceito de Trabalho

Leia mais

Renata Thereza Fagundes Cunha

Renata Thereza Fagundes Cunha ODS 5 - EMPODERAMENTO DAS MULHERES TRBALAHO E VALORIZAÇÃO Reunião EP Educando para a Sustentabilidade Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial CPCE Renata Thereza Fagundes Cunha Assessoria de Projetos

Leia mais

Eduardo e outros-col. Leis Especiais p Conc-v45.indd 13 25/11/ :33:53

Eduardo e outros-col. Leis Especiais p Conc-v45.indd 13 25/11/ :33:53 ... 21 I... 23 I. Direito Internacional da ONU: breve introdução... 23 II. A Declaração Universal dos Direitos Humanos: apresentação... 24 II. A Declaração Universal dos Direitos Humanos: apresentação...

Leia mais

O TRABALHO INFANTIL ARMINDA MATEUS CACULO

O TRABALHO INFANTIL ARMINDA MATEUS CACULO O TRABALHO INFANTIL ARMINDA MATEUS CACULO SUMÁRIO PERSPECTIVA HISTÓRICA DO TRABALHO INFANTIL INSTRUMENTOS INTERNACIONAIS INSTRUMENTOS REGIONAIS INSTRUMENTOS NACIONAIS O TRABALHO INFANTIL EM ANGOLA CAUSAS

Leia mais

Considerações finais

Considerações finais 6. Considerações finais A partir da década de 1970 vários contextos, no Brasil, contribuíram para o processo de formulação das políticas públicas de gênero e em específico para as políticas públicas voltadas

Leia mais

Jornal da Lei - Quais foram os caminhos da nossa legislação até agora para acompanhar e compreender os cibercrimes, em destaque o pornô de vingança?

Jornal da Lei - Quais foram os caminhos da nossa legislação até agora para acompanhar e compreender os cibercrimes, em destaque o pornô de vingança? JORNAL DA LEI ENTREVISTA Edição impressa de 06/11/2018. Alterada em 06/11 às 01h00min Cibercrimes: criminologia e o 'pornô de vingança' MARCO QUINTANA/JC Caroline Grüne, especial O Projeto Vazou visa recolher

Leia mais

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 458/2017

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 458/2017 PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 458/2017 Dispõe sobre medidas permanentes de combate à pornografia, pedofilia e sexualização infantil. O Prefeito Municipal de Joinville, no exercício de suas atribuições, conforme

Leia mais

OPERAÇÕES DE MANUTENÇÃO DA PAZ

OPERAÇÕES DE MANUTENÇÃO DA PAZ CAPÍTULO 6 OPERAÇÕES DE MANUTENÇÃO DA PAZ As operações de manutenção da paz são estabelecidas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) mediante a adoção de resolução por consenso ou voto afirmativo

Leia mais