SUPLEMENTO DE ATIVIDADES NOME: N O : ESCOLA: SÉRIE: 1 Honoré de Balzac ficou mundialmente famoso por sua enorme A comédia humana, obra que reúne quase cem romances e constitui um grande painel da sociedade do século XIX. Dotado de impressionante capacidade criativa e de análise humana, sua obra é uma precursora do Realismo. A novela O coronel Chabert trata de alguns temas centrais desse grande autor: dinheiro, glória, poder, justiça. As atividades a seguir pretendem ampliar a compreensão dessa obra e desse tempo. Desenvolva-as após a leitura do livro, dos Diários de um Clássico, da Contextualização Histórica e da Entrevista Imaginária.
UMA OBRA CLÁSSICA 1. Quais os principais temas tratados pela obra O coronel Chabert? 2. Por que o coronel pode ser visto como uma síntese da passagem do Antigo Regime para a sociedade burguesa? 2
3. Em relação ao espaço cênico de O coronel Chabert, responda: a) Qual o ambiente representado? 3 b) Qual a novidade dessa representação para a literatura? c) Qual o principal espaço metropolitano descrito na novela? Ele está ligado a que atividade?
A NARRATIVA 4. Descreva a estrutura geral do enredo de O coronel Chabert e seus principais tópicos. 4 5. Qual é o ponto máximo da narrativa em termos de conflito?
6. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as frases a seguir: ( ) Chabert é um oportunista que está se fazendo passar por um famoso coronel. ( ) A esposa de Chabert o recebe de braços abertos. ( ) Finalmente alguns advogados se interessam pelo caso de Chabert e resolvem ajudá-lo. ( ) Chabert morreu na batalha de Waterloo. ( ) A narrativa de Balzac trata do poder, do dinheiro e do amor. ( ) Chabert termina seus dias anônimo em um asilo. ( ) Chabert ressuscitou milagrosamente após sua morte no campo de batalha. O NARRADOR 7. Qual o tempo narrativo e a técnica empregada pelo narrador de O coronel Chabert? 5 8. Vez ou outra, o narrador concede voz aos personagens para que eles narrem suas histórias. a) Quando isso acontece?
b) Na sua opinião, por que motivo o narrador faz isso? PERSONAGENS 9. Como podemos descrever a senhora Ferraud, antiga mulher de Chabert? O que ela representa no universo ficcional de Balzac? 6 10. O que Chabert representa, em termos sociais e humanos?
11. Indique as principais características relacionadas a cada personagem: a) Coronel Chabert: b) Senhora Ferraud: c) Senhor Ferraud: d) Advogados: 7 INTERTEXTUALIDADE 12. Leia o trecho abaixo, de Baudelaire: Nem todos podem tomar um banho na multidão: ter o prazer da turba é uma arte. Só assim se pode oferecer, à custa do gênero humano, um banquete de vitalidade a quem uma fada insuflou, no berço, o gosto da dissimulação e da máscara, o ódio ao domicílio e a paixão da viagem. BAUDELAIRE, Charles. Pequenos poemas em prosa. Tradução de Paulo M. Oliveira. Rio de Janeiro: Athena Editora, 1937.
Em que sentido o poema em prosa de Baudelaire dialoga positiva e negativamente com a novela de Balzac? Justifique. 13. Temos, quase que simultaneamente a Balzac, outra representação das cidades, porém mais detida nos mistérios e crimes que povoam esse universo às vezes sombrio, labiríntico, mas na maioria das vezes fascinante. É o caso da obra de Edgar Allan Poe; sobretudo seus contos ambientados em Paris, que apresentam um admirável contraste com a visão de Balzac sobre essa cidade. Pesquise sobre a vida e a obra de Edgar Allan Poe e tente estabelecer algumas conexões entre os dois autores, levando em conta o tema da cidade. 8
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA A seguir, responda a algumas questões relacionadas à seção Contextualização Histórica, encontrada na parte final do livro. 14. Leia o trecho a seguir: Durante um século e meio, a atividade literária cotidiana se movera em torno dos periódicos. Por volta de 1830, as belas-letras lograram um mercado nos diários. As alterações trazidas na imprensa pela Revolução de Julho se resumem na introdução do folhetim. BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Obras Escolhidas Volume III. São Paulo: Brasiliense, 1989, p. 23-25. Em que sentido a constatação de Walter Benjamin se liga à obra de Balzac? 9 15. Leia agora este trecho, de William Cereja: No século XIX, o público consumidor da literatura romântica era eminentemente formado pela burguesia. As origens populares dessa classe não condiziam com o refinamento da arte clássica, cuja compreensão exige conhecimento das culturas grega e latina. CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar. Literatura brasileira: em diálogo com outras literaturas e outras linguagens, 3. ed. São Paulo: Atual, 2005, p. 238-239.
Como podemos explicar o ambiente de O coronel Chabert à luz dessa constatação? A NOVA DO CADÁVER - A SUA ENTREVISTA IMAGINÁRIA Agora é com você, caro leitor. Valendo-se das orientações desta edição e das respostas formuladas durante as atividades de leitura que realizou, elabore uma nova entrevista com o autor. Isso mesmo! Ainda que Honoré de Balzac não esteja mais entre nós, sua obra está viva e defende muitos valores atuais. A linguagem e a maneira crítica de abordar os costumes sociais; a grande importância que os realistas, do qual ele foi um precursor, tiveram para a literatura do século XIX; tudo isso poderá ser usado por você nessa conversa. Os assuntos podem abordar a composição dos personagens, a importância da observação da realidade para a criação do romance e até aspectos mais difíceis, como as teorias em que o autor se baseava para escrever suas obras. Também há o lado político de sua obra, a relação com a Revolução Francesa, além de outros aspectos. Tudo o que Balzac viu e viveu serviu de material para seus romances, e o lado crítico que empregou é o resultado final desse processo infinito de escrita. Na verdade, o objetivo de Balzac sempre foi mostrar a sociedade como um caleidoscópio: todas as facetas, nuanças, atividades, profissões e características humanas que estivessem a seu alcance. Uma maneira audaciosa de conceber a literatura e também sua função social, não? Porque assim pensamos a vida como uma grande enciclopédia que precisa ser recolhida e imortalizada nas páginas dos livros. Procure elaborar as respostas a partir de afirmações do autor, dos personagens ou do narrador, tanto de O coronel Chabert como de outras obras de Honoré de Balzac. Capriche, e bom trabalho! 10